Sie sind auf Seite 1von 19

1.

Conhecendo o Gerador de Relatrios

Assim que o Gerador de Relatrios aberto, a tela abaixo exibida. Descrio dos componentes da tela principal da rotina. 1) Aba Relatrios: Nesta aba esto contidos todas as pastas e relatrios criados. 2) Aba Opes de Filtros: Nesta aba so exibidos os filtros disponveis para o relatrio selecionado no momento. 3) Pasta: As pastas so identificadas pela fonte em negrito, e pelo boto de expanso/retrao localizado antes de seu nome. 4) Relatrio: Os relatrios so identificados como os itens comuns da aba Relatrios. Os mesmos so escritos com fontes normais, e no possuem boto de identificao. 5) Acesso rpido a relatrios: Este campo destinado ao acesso rpido aos relatrios, apenas digitando-se o cdigo do relatrio e teclando ENTER tem-se acesso aba de Filtros do Relatrio. 6) Boto de opes: atravs deste boto possvel acessar as seguintes opes: a. Novo Relatrio: Esta opo possibilita iniciar o processo de criao de um novo relatrio ou de novas pastas, nas quais os relatrios podem ser salvos. b. Editar SQL: Esta opo possibilita editar o script de pesquisa do relatrio selecionado. c. Editar Layout: Esta opo possibilita editar o layout de impresso do relatrio selecionado. d. Editar Filtro: Esta opo possibilita editar as opes de filtros de pesquisa do relatrio selecionado. e. Salvar Como Modelo: Esta opo permite que um modelo de relatrio seja criado a partir de um relatrio existente, para que seja utilizado futuramente na criao de novos relatrios.

2 1 3

6 5

Roteiro para criao de pastas

- Clique em Opes - Clique em Novo Relatrio / Nova Pasta

- Clique no boto Nova Pasta

- Digite o nome da pasta a ser criada e clique em OK. Roteiro para criao de relatrios

- Clique em Opes - Clique em Novo Relatrio / Nova Pasta

- Digite o nome do relatrio a ser criado - Selecione a pasta onde o mesmo ser armazenado - Clique em Avanar

- Caso desejar, selecione um modelo de relatrio para reaproveitar o script de pesquisa do mesmo. - Clique em Avanar.

- Edite o script SQL conforme desejado ou utilize o Assistente. - Clique em Avanar.

- Configura os filtros da pesquisa conforme desejado. - Clique em Avanar. 5

- Caso desejar criar um layout de impresso, deixe a opo da tela selecionada. - Clique em Confirmar.

Pesquisando dados do Relatrio

- Selecione o relatrio desejado - V par a aba Opes de Filtros. Esta aba pode ser acionada das seguintes maneiras: - Clique simples sobre a aba, aps selecionar o relatrio desejado. - Clique duplo sobre o relatrio desejado.

- Informe os filtros desejados - Clique no boto F3 Pesquisar ou pressione a tecla F3.

Imprimindo o Relatrio

- Selecione o relatrio desejado - V par a aba Opes de Filtros. A aba Opes de Filtros pode ser acionada das seguintes maneiras: - Clique simples sobre a aba, aps selecionar o relatrio desejado. - Clique duplo sobre o relatrio desejado.

10

- Informe os filtros desejados - Clique no boto Imprimir ou pressione as tecla Ctrl + P.

11

12

Editando SQL de relatrios

- Selecione o relatrio que deseja editar o script SQL

- Clique em Opes - Clique em Editar SQL Nota: o menu de opes tambm pode ser acionado com clique com o boto direito, aps ter selecionado o relatrio desejado.

13

Boto Formatar SQL O boto formatar SQL tem como finalidade ajustar todo o script para uma forma padro de indentao, facilitando o entendimento do script em casos de manuteno. Aps editar o script SQL conforme desejado, clique em Avanar. O prximo passo ser conferir e efetuar as alteraes necessrias na configurao dos filtros.

14

Aps efetuar a conferncia e alteraes necessrias nos filtros, clique em Avanar. O prximo passo ser editar (ou no) o layout do relatrio.

Clique em confirmar para finalizar o processo. 15

Editando Filtros de relatrios

- Selecione o relatrio que deseja editar os filtros de pesquisa

- Clique em Opes - Clique em Editar Filtro Nota: o menu de opes tambm pode ser acionado com clique com o boto direito, aps ter selecionado o relatrio desejado.

16

Aps efetuar as alteraes necessrias nos filtros, clique em Avanar. O prximo passo ser editar (ou no) o layout do relatrio.

Clique em confirmar para finalizar o processo. 17

Nota: importante lembrar que, nos processos de edio de SQL e edio de Filtros, as alteraes realizadas so salvas somente no momento em que se clica no boto Confirmar, na tela que d opo para editar ou no o layout do relatrio. Caso o processo seja cancelado em algum momento, todas as alteraes sero perdidas. Editando Layout de relatrios

- Selecione o relatrio que deseja editar o layout de impresso.

- Clique em Opes - Clique em Editar Layout Nota: o menu de opes tambm pode ser acionado com clique com o boto direito, aps ter selecionado o relatrio desejado. 18

Com o layout do relatrio aberto, efetue as alteraes desejadas. Aps efetuar as alteraes, o layout do relatrio deve ser salvo atravs do menu Arquivo, Salvar. Aps salvar as alteraes, a tela de edio de layout pode ser fechada.

19

Das könnte Ihnen auch gefallen