Sie sind auf Seite 1von 32

1

Sumrio
Sumrio ............................................................................................................................................................................. 2 PROGRAMA DISCIPLINAR LETRAMENTO E COMPETNCIA INFORMACIONAL - Cdigo 309072 2. SEMESTRE DE 2012 .................................................................................................................................................................................. 3 1. PLANO DE ENSINO................................................................................................................................................. 3

2. CRONOGRAMA DA DISCIPLINA ................................................................................................................................. 5 A COMPETNCIA INFORMACIONAL .................................................................................................................................. 6 LEITURA E LETRAMENTO................................................................................................................................................. 10 A FORMAO DO LEITOR EM UNIDADES DE INFORMAO .......................................................................................... 14 AS NECESSIDADES DE INFORMAO .............................................................................................................................. 18 A RELAO ENTRE A INCLUSO SOCIAL, O LETRAMENTO E A COMPETNCIA INFORMACIONAL ................................. 22 OS MODELOS DE ESTUDOS DE USURIOS POR UNIDADES DE INFORMAO E NECESSIDADES INFORMACIONAIS ..... 27 DECLARAO DE MACEI SOBRE A COMPETNCIA EM INFORMAO: 2011 .............................................................. 32

PROGRAMA DISCIPLINAR LETRAMENTO E COMPETNCIA INFORMACIONAL - Cdigo 309072 2. SEMESTRE DE 2012


1. PLANO DE ENSINO
CURSO: BIBLIOTECONOMIA COMPONENTE CURRICULAR: LETRAMENTO E COMPETNCIA
INFORMACIONAL

CDIGO 309072

SEMESTRE/ANO 2/2012 SEMANAL

CARGA HORRIA SEMESTRAL 60 h/a

4 horas/aula PROFESSORA: VALRIA APARECIDA BARI

COMPETNCIAS / HABILIDADES Desenvolvimento de habilidades e competncias para o estabelecimento de prticas leitoras junto aos segmentos da comunidade de usurios servida por uma unidade de informao. Mediao de leitura e promoo da leitura, como prtica de lazer cultural. Preparao de usurios para as prticas da educao continuada e atualizao por meio da leitura. Apresentao da leitura como fonte de informao, segundo seus diferentes suportes e linguagens. Desenvolvimento assistido da competncia informacional, na situao de excluso social. Conhecimento das polticas nacionais e internacionais relacionadas formao do leitor. Aprendizagem das boas prticas bibliotecrias no contexto da formao do leitor. Desenvolvimento do letramento e a formao de ambientes de leitura aliados s prticas pedaggicas na educao formal. EMENTA Por meio do estudo do Letramento e da formao de Competncia informacional como quesito da relao bibliotecrio/usurio, estabelecer a relao entre o pleno usufruto da produo material e cultural da sociedade e o desenvolvimento de habilidades, competncias, hbitos e gostos no mbito da leitura.

METODOLOGIA
Os contedos so apresentados atravs de aulas expositivas, ministradas pela Professora ou palestrantes especialmente convidados, assim como snteses de leituras, estudos de campo e outras atividades extraclasse. A aprendizagem dos contedos pelos alunos ser avaliada por meio de apresentao roteiros de observao e desempenho em prova escrita.

RECURSOS DIDTICOS NECESSRIOS


Data-show conectado a computador com aplicativo MS Office 2000 ou 1998, programa Power Point instalado e leitor de DVD ou porta USB funcional. Quadro negro com giz e apagador ou lousa branca com pincis atmicos apropriados e apagador.

COMPOSIO DAS AULAS


Aulas de cunho expositivo, complementadas por palestras e atividades de campo, como visitas monitoradas (tambm de cunho expositivo) e pesquisas de campo. A carga de 60 horas/aula est subdividida em 15 aulas expositivas, aulas de exerccios, roteiros de observao extraclasse, 2 avaliaes individuais.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO
A avaliao ser composta por: Provas tericas individuais Roteiros de observao de campo e exerccios em sala de aula

REFERNCIAS
Bsicas: AGRASSO Neto, Manoel ; ABREU, Aline Frana de. Conhecimento Cientfico: subsdios para gesto de servios de referncia e informao. Florianpolis: Editora da UFSC, 2009. BARBALHO, Clia Regina Simonetti (org) et all. Londrina: ABECIN, 2012. Espaos e ambientes para leitura e informao.

RIBEIRO, Vera Massago. Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2004. Complementares: CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: funo educativa do bibliotecrio na escola. Belo Horizonte: Autntica, 2009. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leituras nos oceanos da internet. Rio de Janeiro: Cortez, 2003. REY, Germn et all. Hbitos de lectura: asistencia a bibliotecas y consumo de libros en Colombia. Bogot: Ministerio de Cultura, 2006. ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania M. K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. So Paulo: Global, 2009.

2. CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

DATA
29

NOVEMBRO
Apresentao da disciplina e do plano de ensino.

DEZEMBRO
6 13 20 A competncia informacional Leitura e letramento Debate: Conhecimento Cientfico

JANEIRO
17 24 31 A formao do leitor em unidades de informao A formao do leitor em unidades de informao - continuao As necessidades de informao

FEVEREIRO
21 28 Prova terica Relao entre a incluso social, o letramento e a competncia informacional

MARO
7 14 21 28 Debate: Espaos e ambientes para leitura e informao Os Modelos de Estudos de Usurios Por Unidades de Informao e as Necessidades Informacionais Os Modelos de Estudos de Usurios Por Unidades de Informao e as Necessidades Informacionais -- Continuao Prova terica

ABRIL
4 11 18 Reviso disciplinar Prova terica substitutiva Atividade externa: visita BICOM Coordenador do Curso

Profa Dra Valria Aparecida Bari

A COMPETNCIA INFORMACIONAL
A capacidade individual de acessar e produzir a informao, dentro de critrios de preciso e atualizao, assim como o desenvolvimento do senso crtico necessrio para articular essa informao e transform-la em conhecimento so chamados, na Cincia da Informao, de Competncia Informacional (Information Literacy). O termo surgiu em 1974, no documento The information service enviroment relationships and priorities, elaborado pelo bibliotecrio norte-americano Paul Zurkowsky. Segundo ele:
[...] os recursos de informao deveriam ser utilizados no trabalho para se lidar com as lacunas ou a resoluo de problemas associados tomada de decises. Isso seria possvel atravs do desenvolvimento de tcnicas e habilidades para usar as ferramentas de informao, que possibilitassem a busca de informaes no ambiente de trabalho. (ZURKOWSKY apud SILVA, 2009, p. 21)

DEMANDAS DA COMPETNCIA INFORMACIONAL As tcnicas e habilidades citadas por Zurkowsky, juntamente com o fenmeno da convergncia das mdias para os suportes digitais, ao longo dos anos 90, fizeram com que as necessidades atuais de comunicao, de obteno de conhecimento e de fruio esttica se deem em nvel informacional, progressivamente utilizando interfaces tecnolgicas. Para atender a essa nova demanda social, constituiu-se a Cincia da Informao, de configurao interdisciplinar, agregando os conhecimentos da lingustica, da sociologia, da matemtica e das tecnologias s aplicaes das disciplinas tradicionais do campo terico da Informao.

LETRAMENTO O conceito de Letramento, internacionalmente conhecido como Literacy, consolida o perfil interdisciplinar da Competncia Informacional medida que determina todo o ambiente social, as mdias e suas linguagens, assim como os ambientes educacionais reais e virtuais como mediadores de informaes e conceitos, que necessitam de Gesto da Informao para que a difuso e a apropriao sejam democratizadas. Segundo Britto:
A introduo do termo letramento no Brasil resulta, como se sabe, da verso do termo ingls literacy, o qual tradicionalmente era traduzido por alfabetizao. A opo por dar palavra inglesa uma nova traduo advm dos sentidos que ela adquiriu devido s novas compreenses do que significaria objetivamente ser alfabetizado na sociedade contempornea (particularmente nos pases do Primeiro Mundo, onde a universalizao da educao bsica j ocorrera h pelo menos meio sculo) e ao desenvolvimento de pesquisas sobre escrita, compreendendo-a como algo mais que a cpia infiel da fala ou a usurpadora do lugar original desta. Pode-se dizer, portanto, que a formulao e aplicao desse novo conceito resultaram das necessidades tericas e prticas vrias, em funo dos avanos do modo de compreender as relaes interhumanas, dos processos de participao social e do acesso ao e construo do conhecimento. (BRITTO, 2003, p. 51).

QUESTES DO LETRAMENTO NO BRASIL Apontadas como questes vitais do Letramento, que influenciam diretamente a Competncia Informacional, esto a formao de leitores e a oferta, pelas instituies sociais, de acesso leitura de lazer e de formao continuada. Como ocorre exatamente o contrrio, ou seja, as estruturas sociais no oferecem mnimas condies de acesso livre leitura; o que ocorre que a Educao e a Cincia da Informao no atingem seus objetivos plenamente, pois a leitura no se insere nas prticas sociais cotidianas. Percebe-se claramente na sociedade a ausncia de Bibliotecas Pblicas, Bibliotecas Escolares, salas de leitura, desenvolvimento de acervos pessoais e familiares, entre outros que tais.

FLUNCIA INFORMACIONAL O conceito de Fluncia Informacional tambm desenvolvido por estudiosos da informao. Snteses tericas como as de Suzana Muller e Jaime Robredo, muito embora sem a utilizao do termo, apontam para a vinculao entre os sistemas de informao e os prprios aspectos da psique humana, numa relao de fluncia e trnsito do conhecimento sem delimitaes institucionais. Segundo Robredo:
[...] parece ficar cada dia mais evidente que necessrio seja-me permitida a metfora derrubar os muros e paredes que ainda delimitam os espaos institucionais de bibliotecas, arquivos, centros e servios de informao e documentao, recolocando-os num ambiente de mxima visibilidade que os integre como componentes fundamentais de um sistema social, cuja misso servir mais e melhor seus integrantes individuais ou coletivos. (ROBREDO, 2003, p. 123)

CONDIES PARA A FLUNCIA INFORMACIONAL Para adquirir Fluncia Informacional, o leitor precisa passar a visualizar a informao contida no conhecimento registrado em diferentes linguagens e suportes, como uma superestrutura que rene, organiza e direciona o conjunto dos textos pesquisados. Na pesquisa, em mbito escolar e universitrio, significa que o pesquisador-estudante seja capaz de utilizar duas fontes ou mais na elaborao de um texto prprio, de forma que essas fontes no sejam recortadas-e-coladas, mas interpretadas e sintetizadas em texto prprio, com partes relevantes de conceitos e juzos citadas ao longo da redao prpria.

ABRANGNCIA ATUAL DA COMPETNCIA INFORMACIONAL A Competncia Informacional, mais recentemente denominada Competncia em Informao, ento, no apenas compreendida como Incluso Digital pela Cincia da Informao, mas abrange os aspectos da leitura, compreenso, produo intelectual prpria, habilidades e competncias para ensinar o que se sabe e aprender continuamente, apropriao de bons hbitos informacionais e gosto prprio pela leitura de lazer e de formao intelectual continuada.

ADVENTO DAS TICS As modificaes tecnolgicas que transformaram o ciclo da informao e geraram a Cincia da Informao, determinaram novos paradigmas de produo, comunicao e uso, assim como inversamente determinaram o conjunto de competncias informacionais necessrias ao pleno usufruto dos conhecimentos, saberes e informaes produzidas. Atualmente, todas as disciplinas tradicionais da Informao superaram, em sua funo social, a denominao inicial, pois a convergncia das mdias assim o determinou.

NOVOS DESAFIOS DA CINCIA DA INFORMAO Se inicialmente a Cincia da Informao se preocupou com o desenvolvimento de instrumentos e tcnicas de recuperao da informao em todos os suportes de conhecimento tarefa na qual esteve sempre coroada de xito , a atualidade atribui um desafio ainda mais abrangente. preciso tambm educar as pessoas, para que cada indivduo possa desfrutar competentemente do conhecimento construdo coletivamente pela humanidade e sistematizado pela Cincia da Informao. Neste sentido, a Gesto da Informao rea de prticas sociais em desenvolvimento no campo da Cincia da Informao , bem como o conceito e as aplicaes da Competncia Informacional, tornam-se progressivamente interdisciplinares, medida que existe uma apropriao de premissas, do campo da Educao e de vrios outros campos da Cincia, para o pleno desenvolvimento das aes requeridas na Gesto da Informao.

COMPETNCIA INFORMACIONAL E INCLUSO SOCIAL Existe uma relao cada vez mais estreita entre a Competncia Informacional e a Incluso Social. O n grdio da Incluso Social no Brasil, dessa forma, exatamente a inexistncia de estruturas sociais que caracterizem os ambientes de leitura desde a infncia, como as bibliotecas familiares, escolares, pblicas, comunitrias e associativas, que esto disponveis apenas para determinados grupos sociais; os mesmos que at ento ocuparam as cadeiras das melhores universidades e cursos superiores de maior status social do pas. Isso sem contar com a escassez de obras bibliogrficas em suportes amigveis aos portadores de necessidades especiais, at o recente advento das mdias digitais.

CONSIDERAES FINAIS Apesar das constataes acadmicas e do aumento de responsabilidades evidentes para profissionais da Informao e Educao, fica claro que as estruturas sociais, os equipamentos pblicos e a legislao no acompanham as necessidades da Sociedade da Informao na velocidade e abrangncia desejvel. Em consequncia direta, as Competncias Informacionais tm sido desenvolvidas de forma heterognea entre os membros da sociedade, numa determinao futura de novos grupos sociais hegemnicos, em detrimento da verdadeira Incluso Social.
8

REFERNCIAS
BRITTO, Luiz Percival Leme. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participao. In: RIBEIRO, Vera Massago (Org.) Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2003. p. 47-63. ROBREDO, Jaime. Da cincia da informao revisitada aos sistemas humanos de informao. Braslia: Thesaurus, 2003. SILVA, Lucia Vera da. Competncias em informao dos estudantes de graduao para a elaborao dos trabalhos acadmicos: a contribuio das bibliotecas universitrias da UFBA. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2009.

LEITURA E LETRAMENTO
As primeiras pesquisas no campo da leitura e da formao do leitor se deram no campo terico da Psicologia, uma vez que o fenmeno do letramento foi compreendido como um processo psicolgico superior e que poderia ser objeto de investigaes dessa natureza. Assim, os estudos pioneiros identificados foram os de Wundt Von Leipzig que, no final do sculo XIX, vinculou a memria e o processamento da linguagem escrita, assim como os estudos de E. B. Huey, sobre a psicologia e pedagogia da leitura. Baseado nestes primeiros estudos, Emile Javal posteriormente desenvolveu um estudo laboratorial muito especfico, onde identificou pores de signos que poderiam ser processados, pelo movimento ocular executado na leitura. Assim, ele foi o primeiro pesquisador a verificar que os olhos no se movem linearmente para frente na leitura, fazem um movimento de vai e vem, que chamou de movimento sacdico. Entre os movimentos sacdicos, o leitor faz a fixao de letras, signos e smbolos (em grupos cada vez maiores) nos momentos de fixao ocular. A leitura, para Javal, se definia como uma percepo conjuntural, no apenas uma mera decodificao dos cdigos da escrita. Um aprofundamento destes estudos atestou ainda que os leitores novatos fazem pausas maiores e mais freqentes, que vo diminuindo durante a escolarizao. Enfocando estas descobertas no processo leitor, os discpulos de Javal verificaram que a leitura no evolua como uma mera sonorizao do texto escrito, mas na apreenso de significados e na compreenso do texto lido. Ou seja, a interpretao e apropriao de contedos foram inseridas no prprio ato de ler, priorizada sobre a aprendizagem mecnica dos smbolos e sons, o que se aproxima muito do atual conceito de letramento. Porm, estas constataes iniciais foram deixadas de lado, pela emergncia da perspectiva condutista, que determinava o carter naturalista da psicologia e a cognio da leitura como um processo mecnico, sujeita ao controle, estmulo programado e resposta previsvel. Seus principais tericos, como Pavlov, Watson e Skinner, desvincularam a leitura das prticas culturais e da afetividade, concentrando-se na chamada conduta textual. Antes do final dos anos 1950, contudo, Noam Chomsky e seus discpulos tiveram as suas crticas reconhecidas pela Academia, retomando o caminho que vincula a formao do leitor cultura e afetividade. Assim, foram retomadas estratgias que enfatizam a empatia do leitor pelo texto, apesar do prosseguimento de algumas aproximaes tericas do chamado funcionalismo. Desta forma, os estudos sobre a leitura ainda estavam definidos como objetos da Psicologia, encontrando-se isolados de outras disciplinas, com exceo da Pedagogia e alguns campos restritos de estudo das Letras. Somente nos anos 1970, outras aproximaes tericas, tambm iniciadas nos anos 1950, iriam preponderar sobre as teorias condutivas e funcionalistas. Os estudos de Jean Piaget na Frana e Lev Vygotsky, Luria e Leontiev, na Unio Sovitica, enfatizariam que a cognio humana em geral se constri no de forma alheia aos controles, mas pela aquisio e construo de conhecimentos. Assim, segundo esta linha terica, a cognio ocorre pela
10

experincia pessoal, pela convivncia, pelas brincadeiras e os gostos particulares, enfim, pela oportunidade de construir conhecimentos com personalidade prpria e sentimentos. No entanto, enquanto Piaget se concentra na expresso natural da mente em amadurecimento, por meio da construo do conhecimento, Vygotsky identifica a explorao ambiental da criana, por meio da simulao e imitao presentes nas brincadeiras e aprendizagens infantis, caracterizando a zona de reconhecimento proximal. De forma diferenciada, ambas as aproximaes tericas enfatizam que a tanto a aquisio quanto a atividade lingustica esto inseridas na participao da criana no mundo das vivncias sociais. A emergncia da teoria construtivista e da aproximao scio-histrica modificou a viso acadmica da formao do leitor, agora inserida em um universo de experincias socialmente constitudas. Em consequncia, os estudos da leitura e da formao do leitor se estenderam para os campos do conhecimento onde a prtica da leitura se constitui como rea concreta de aplicao. Com isso, a teoria da Educao, a teoria da Informao e a teoria da Comunicao encontraram uma plataforma comum: a leitura e a escrita. No s a evoluo e superposio dos modelos tericos oferecidos para a explicao do ato de ler foram aprofundando a viso deste processo: tambm as mudanas sociais contriburam para isso, ampliando por si o mbito de significaes do ato de ler. Na atual sociedade do conhecimento, o ato de ler adquire uma nova significao, j que no se restringe mais apropriao de informaes, conhecimentos e enredos que se encontram em suportes bibliogrficos, mas representa tambm o acesso aos diferentes tipos de suporte, mdias e linguagens, assim como a capacidade crtica de seleo, apreciao e prospeco. Pode-se dizer que a leitura evoluiu de um ato de decodificao para um ato de transversalizao da escrita, da imagem, do som e do movimento, na constituio de um discurso e significado, onde o processo tanto protagonizado pelo escritor quanto pelo leitor. Neste sentido, a leitura de histrias em quadrinhos pode e deve ser vista como preparatria para a apropriao de grande parte dos textos compreendidos nos diferentes suportes miditicos, sejam eles analgicos, como o papel, ou digitais, como a Internet. Para Aurora Cuervas Cerver, a formao da leitura e a promoo da leitura tornam-se objetos da Cincia da Informao. Isto ocorre devido ao fato de o fluxo de informaes relevantes sociedade atualmente encontrar-se diretamente relacionado com a universalizao de habilidades, competncias e gostos pela leitura. Esta nova abordagem retira a exclusividade das reas de Psicologia e Pedagogia, pois
O modelo de alfabetizao necessrio, segundo sustentamos ao longo desta pesquisa, o modelo de Alfabetizao em Informao, no qual a leitura, entendida no sentido amplo e integrador, absolutamente imprescindvel, pois a chave de acesso Sociedade do Conhecimento. [...] As bibliotecas constituem a armao imprescindvel no desenvolvimento de uma sociedade leitora e se impe como uma instituio chave de uma sociedade igualitria, ao garantir o exerccio de um direito cidado bsico. (CUERVAS CERVER, 2005, p. 283)

11

Esta nova conceituao e compreenso da leitura, na qual esto inseridas premissas como a acessividade, as habilidades e competncias, o prazer, a apropriao e uso livre das informaes, traz o entendimento mais claro da importncia do letramento, como situao que compreende uma relao ideal entre o leitor e as leituras. A diversificao das leituras democratiza e oportuniza a comunidade o acesso leitura por diferentes caminhos, que cada indivduo vai trilhar em conformidade com a sua idiossincrasia, seja por uma obra clssica da literatura, seja por um lbum de histrias em quadrinhos, seja por um peridico digital, com menor direcionamento e controle do comportamento e mais nfase nas mediaes estabelecidas no processo de leitura. No Brasil, dois termos distintos so adotados para este redimensionamento da leitura: letramento e literacia. A palavra letramento, j existente na lngua portuguesa, comporta exatamente o conceito delimitado por Magda Soares, como
[...] o desenvolvimento para alm dessa aprendizagem bsica [da alfabetizao], da habilidades, conhecimentos e atitudes necessrios ao uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita. (SOARES, 2003, p.89) .

No entanto, para o mesmo conceito, alguns pesquisadores criaram e adotaram o neologismo literacia (p.ex.: TRINDADE, 2002), partindo do termo ingls literacy, que no ser adotado nesta tese, aparecendo apenas em citaes literais dos especialistas que o adotam, e deve sempre ser considerado pelo leitor em sinonmia com o termo mais adequado da lngua, que letramento. A alfabetizao e o letramento, embora sejam processos interdependentes, so distintos, pois o primeiro se refere ao domnio lingustico da semiologia das diferentes linguagens de recorrncia bibliogrfica, enquanto o segundo se remete concretizao destes conhecimentos em vivncias subjetivas e objetivas na vida das pessoas, como a produo de textos relevantes, a fruio de lazer cultural, a apropriao das regras sociais descritas bibliograficamente para uso prprio, a aprendizagem autnoma e a educao continuada, a atualizao da informao com um numero mnimo de intermediaes. Por serem processos complementares, a alfabetizao e o letramento ocorrem, com diferentes nfases, compartilhando os mesmos espaos pblicos e privados. O vnculo entre a alfabetizao e letramento se d, contudo, no processo social da escolarizao, pois
[...]para refletir sobre as relaes entre letramento e escolarizao, a palavra escolarizao considerada em ambos os sentidos: por um lado, a fim de discutir as relaes entre nveis de aprendizado escolar e nveis de letramento, toma-se a palavra com o complemento pessoa: considera-se a escolarizao da criana, do jovem, do adulto; por outro lado, em busca das relaes entre prticas sociais e prticas escolares de leitura e de escrita, toma-se a palavra com o complemento contedo: considera-se a escolarizao da escrita como objeto de aprendizagem. [...] a concepo corrente que a criana vai escola para aprender a ler e a escrever. (SOARES, 2003, p.93)

De certa forma, contudo, h uma diferena relevante entre o letramento pretendido pelas atividades escolares e pelas instncias sociais voltadas para a leitura pblica. Em um conceito de letramento escolar, as atividades de leitura e escrita so autnomas em relao s circunstncias de produo e uso do texto,
12

criando seus prprios eventos de contato com a leitura, enquanto o letramento social exercido mediante a apropriao de contedos, discursos e mensagens que se vinculam ao leitor, dadas s circunstncias de produo, veiculao, recepo, apropriao ou reao aos contedos (SOARES, 2003:97-113). O letramento escolar , sem sombra de dvida, essencial para uma continuidade coerente da educao formal e atua no mbito da construo de conhecimentos apoiada nos registros bibliogrficos. Porm, para os demais momentos da vida, o letramento social representa a possibilidade de vincular-se ou estar marginalizado, em uma sociedade onde a informao ganha espao e valor em todos os momentos, seja de atuao cidad, seja de lazer cultural, seja de consumo de bens culturais tangveis e intangveis em sua subjetividade. O que muitos pesquisadores da leitura, em mbito mundial, discutem sob diferentes epstemes, que o letramento escolar e o letramento social, embora situados em diferentes espaos e vivncias pessoais, so partes dos mesmos processos sociais mais amplos. Assim, h expectativa de que as pesquisas nos campos da Informao, Educao e sobre os suportes bibliogrficos e hbridos propiciados pelas linguagens das mdias convergidas digitalmente sejam enfticas nos aspectos positivos para a evoluo cultural e social da humanidade, mas no podero omitir-se das crticas inerentes ao prprio paradigma dialtico, para no perder a criticidade, a politizao e a solidez tica to necessria s cincias sociais aplicadas.

REFERNCIAS CUERVAS CERVER, Aurora. La promocin a la lectura como modelo de alfabetizacin en informacin en bibliotecas escolares. Getafe: Universidad Carlos III, 2005. (Tesis doctoral) SOARES, Magda. Letramento e Escolarizao. In: RIBEIRO, Vera Masago (org). Letramento no Brasil. So Paulo: Editora Global, 2003. p. 89-113.

13

A FORMAO DO LEITOR EM UNIDADES DE INFORMAO


A unidade de informao, dentro de seus ideais de difuso da informao, divulga, produz e controla os padres de qualidade da informao disponibilizada aos seus usurios por meio da divulgao do material adquirido ou acessvel. O controle dos padres de qualidade da informao acontece no momento da representao da informao, proporcionando aos usurios a recuperao da informao que necessitam. Constatou-se que, nas unidades de informao voltadas para o ensino superior, pesquisa e desenvolvimento ou servios especializados, as necessidades informacionais principais so voltadas informao estratgica, pois esta fundamental no processo de tomada de deciso. Observa-se que para trabalhar com a informao estratgica necessita de informaes que possibilitem tomadas de decises fundamentadas, informao correta, em tempo hbil e o local adequado. A esse respeito McGee e Prusak (1994), afirmam que a capacidade de adquirir, interpretar e utilizar a informao de forma eficaz poder garantir, na economia da informao, a diferenciao. Ou seja, a formao do leitor oportuniza a interpretao e a difuso da informao, voltada para os objetivos de vida e trabalho, alm de proporcionar oportunidades de reflexo que levam ao progresso da sociedade e suas instituies.

INTERPRETAO E DIFUSO DA INFORMAO

Ao adquirir capacidades e competncias voltadas para a obteno e interpretao da informao, usurios e profissionais da informao se veem envolvidos em processos nos quais fica clara a interdependncia de fatores, para que haja a sua difuso. A este respeito Strong, Lee e Wang (apud LIMA, 2007) ressaltam dez possveis fontes de problemas que afetam diretamente a qualidade dos servios informacionais e da prpria informao em uma unidade de informao (e na organizao por ela servida) com relao s etapas de produo, armazenamento e utilizao das informaes.

14

Conforme quadro abaixo:

ETAPAS PRODUO DA INFORMAO

PROBLEMAS Mltiplas fontes da mesma informao produzem diferentes valores. A informao produzida utilizando critrios subjetivos, levando a inconsistncia. Erros sistmicos na produo da informao levam a perdas.

CONSEQUNCIAS Problemas financeiros e legais.

Problemas financeiros e legais.

Perda ou distoro da informao

ARMAZENAMENTO DA INFORMAO

Grandes volumes de informaes armazenadas tornam difcil o acesso em tempo razovel. Sistemas distribudos heterogneos levam a definies, formatos e valores inconsistentes. Informaes no-numricas possuem dificuldades de indexao.

Tempo excessivo para extrair e agrupar informaes. Informaes inconsistentes, difceis de acessar e agrupar. Custos de armazenamento mais elevado com pouco retorno. Anlise de imagem e texto em formato eletrnico ainda limitados. Desalinhamento entre informao

UTILIZAO DA INFORMAO

Anlise automatizada de contedo sobre colees de informaes ainda no disponvel. Devido s mudanas de tarefas e de ambiente da organizao, a relevncia e utilidade da informao pode variar. Acesso fcil de informao deve conflitar privacidade com e

disponvel a que necessria.

Mecanismos de segurana impedem acesso, ento a informao

necessidades

segurana,

confidencialidade Falta de recursos computacionais suficientes limitam o acesso.

classificada (censurada). Limitam a qualidade da informao.

Ao tratar dos fatores que interferem ou podem interferir na qualidade da informao disponibilizada aos seus usurios. Constatou-se que os fatores que interferem na qualidade da informao so: relevncia, disponibilidade, objetividade, veracidade, acessibilidade e segurana, alm dos processos de entrevista aos usurios em relao ao problema informacional e o processo de identificao da real necessidade informacional.

Os atributos envolvidos na produo da informao so: exatido (grau de liberdade do erro da informao); alcance (integralidade da informao); convenincia (relevncia da informao); clareza (grau que a informao est livre de ambiguidade);
15

oportunidade (tempo decorrido no ciclo produtivo da informao); acessibilidade (facilidade com que a informao pode ser obtida pelo consumidor).

Os atributos que qualificam a informao em sua unidade informacional so: confiabilidade das fontes impressas; confiabilidade das fontes digitais ou digitalizadas; confiabilidade da representao descritiva e temtica.

Muitas vezes, a qualidade da informao confundida com a qualidade dos atributos que a qualificam em determinada unidade de informao. Portanto, necessrio que os profissionais da informao se preocupem com a metodologia aplicada na avaliao e desenvolvimento desses atributos e em sua significao em relao ao usurio: Desenvolvimento de Colees: Avaliao qualitativa das fontes e equilbrio do acervo em relao s necessidades informacionais dos usurios; Representao da informao: Escolha de instrumentos e padres ou desenvolvimento de instrumentos e padres prprios peculiaridade dos servios informacionais prestados e adequados ao perfil do usurio; Servio de Informao e Referncia: Desenvolvimento de estratgias de busca adequadas s necessidades informacionais e ao perfil do usurio; Capacitao: Adequada a aproximao do perfil do usurio atual ao perfil do usurio desejvel, aumentando sua competncia informacional e preparando-o para um uso mais autnomo e crtico da informao. Algumas caractersticas da prpria informao dificultam a gesto para a produo, armazenamento e utilizao: a informao pode surgir de vrias formas (explcita, implcita); existe escassez de informao correta; difcil criar informao; fcil reproduzi-la; a informao no se deprecia da mesma forma que os bens de capital, seu valor pode ser eterno ou perecvel (dependendo das circunstncias); o valor da informao aumenta com o uso e com a preciso

16

REFERNCIAS

DAVENPORT, T; PRUSACK, L. Ecologia da informao: por que s a tecnologia no basta para o sucesso na era da informao. So Paulo: Futura, 2002. LIMA, L. F. R. Qualidade da informao na indstria bancria: o caso dos bancos pblicos. Dissertao (Mestrado) Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Escola de Administrao, 2007. 107f. Disponvel em: <http//:www.lume.ufrg.br>. Acesso em 15 de novembro de 2011. McGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratgico da informao: aumente a competitividade e a eficincia de sua empresa utilizando a informao como ferramenta estratgica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

17

AS NECESSIDADES DE INFORMAO

PROBLEMATIZAO A unidade de informao deve conhecer o comportamento e as necessidades informacionais dos usurios, para que possa atender competente e satisfatoriamente seu pblico alvo. As bibliotecas priorizam adequar/adaptar colees as necessidades de seus usurios, ordenando a demanda no uso do servio para satisfao destes. As equipes bibliotecrias no tem se detido no estudo dos usurios e do uso que os mesmos fazem das colees.

IMAGEM INSTITUCIONAL O estudo de usurio possibilita, alm do planejamento de servios, produtos e o desenvolvimento de colees, um enfoque mercadolgico , no qual sero utilizados instrumentos sistematizados e fundamentados em noes de pesquisa e segmentao de mercado, alm da anlise do consumidor. Ao conhecer a imagem que a unidade de informao tem para os usurios, possvel trabalhar com a construo de um relacionamento de melhor qualidade entre pblico usurio, pblico interno e equipe bibliotecria, assim como melhorar o status da unidade de informao na instituio ou segmento administrativo.

PERFIL DO USURIO MEDIANTE A NI A determinao das necessidades de informao necessita de pesquisas quantitativas e qualitativas, estabelecendo mdias que definam os indicadores como coletivos. Pode-se perceber que a necessidade de informao de cada usurio influenciada pela formao do usurio, treinamento que possui na utilizao das fontes, acesso aos servios de informao, grau de instruo, conhecimento de lnguas, tempo disponvel para buscar informao, grupo social, imagem que cada um tem da informao e experincias anteriores (difundida informalmente entre os iguais).

DIAGNSTICO INICIAL Verifica-se que a equipe bibliotecria, a partir do diagnstico inicial, pode fazer intervenes no sentido de alterar o quadro inicial, que sero tanto eficientes quanto carem no gosto do usurio. So os requisitos de sua necessidade que ditam os valores ser agregados durante o julgamento da interface biblioteca/usurio.
18

DADO E INFORMAO DADO: Informao indicativa (um ndice ou indicador) que est solta, nica, isolada, bruta, no trabalhada, sem nenhum valor agregado a ela. INFORMAO: o produto resultante da anlise de uma somatria de dados, elaborada para determinada finalidade), isto , a informao normalmente acrescida de um valor agregado. A informao , portanto, a formatao de diversos dados para um determinado fim.

NECESSIDADE INFORMACIONAL A Necessidade Informacional se compe da demanda de um indivduo ou grupo social por informao, que dever estar organizada em nvel adequado para sua decodificao, compreenso, apropriao e aplicao, nos quesitos: Adequao de lngua, linguagem e suporte; Adequao tcnico-cientfica; Adequao gestora; Adequao social e poltica.

LIGAO ENTRE AS NECESSIDADES E COMPETNCIAS INFORMACIONAIS

COMPETNCIAS INFORMACIONAIS As Competncias Informacionais se referem a capacidade individual ou coletiva de um grupo social na obteno, decodificao, compreenso, apropriao e aplicao de informao, nos quesitos: Comunicao e Expresso; Tcnico-Cientfico; Gestor; Poltico e social.

COMPETNCIAS DE COMUNICAO E EXPRESSO As Competncias de Comunicao e Expresso se referem ao domnio da fala e escrita na exposio de ideias complexas: Letramento pleno ou parcial, ou seja, escrever, ler, expressar oralmente e difundir por escrito, possuir gostos, preferncias, hbitos e aplicaes para informaes em suporte bibliogrfico.
19

COMPETNCIAS TCNICO-CIENTFICAS As Competncias Tcnico-Cientficas se referem ao domnio de linguagens, suportes e contedos complexos: Domnio de suportes tradicionais e digitais, assim como dos artefatos necessrios a sua leitura; Domnio da lngua predominante ou da linguagem especializada nas fontes onde se encontram as informaes necessrias.

COMPETNCIAS GESTORAS AS Competncias Gestoras se referem a capacidade individual ou coletiva de aplicar as informaes contidas nas fontes disponibilizadas, uma vez compreendidas: Administrao de situaes de produo ou de servios especializados; Soluo de problemas reais; Planejamento de aes em nvel estratgico, ttico e operacional.

COMPETNCIAS SOCIAIS E POLTICAS As Competncias Sociais e Polticas se referem ao posicionamento individual ou coletivo mediante circunstncias de convvio em sociedade: Colocao adequada no mercado de trabalho; Contribuio social contratada ou voluntria; Obedincia s leis e regras de convvio, busca e reivindicao adequada de direitos; Atitude crtica mediante os problemas sociais e a gesto pblica dos mesmos.

INSTRUMENTOS DE PESQUISA DE PERFIL DE USURIOS Questionrio estruturado aplicvel (Survey); Roteiro de observao; Apurao de demandas referenciais; Estudo de uso da coleo; Estudos de perfil scio-histrico de associados; Pesquisa sobre o perfil da comunidade servida (em fontes oficiais).

20

PRINCIPAIS TEORIAS
ABORDAGEM Valor Adicionado AUTORES Taylor, McMullin, Hall, Ford, Garvey, Mohr, Paisley, Farradane, Figueiredo. TEORIA Foco na utilidade que o usurio traz para o sistema. nfase na soluo de problemas. Foco no uso da informao pelo usurio. nfase no preenchimento de lacunas cognitivas na formao de sentido. Foco na viso incompleta de situaes problemticas. nfase nas estratgias de busca da informao lacunar.

Construo de Sentido Ferreira (1997) desdobrou em: processo e sensemaking. Anomalia Cognitiva

Dervin, Fraser, Edelstein, Grunig, Stamm, Atwood, Palmour, Carter, Warner, Chen, Burger, Hernon, Ferreira.

Belkin, Oddy, Ofori-Dwumfuo, Le Coadic, Choo, Wilson, Auster.

CONSIDERAES FINAIS A nfase nas necessidades informacionais, que veio at mesmo a conceituar a Unidade de Informao, apresenta um novo regime de trabalho, no qual a sociedade busca ao mesmo tempo facilitar o acesso a todo tipo de informao, assim como preparar as pessoas para apropriar-se deste recurso. Na Academia, isto representa tambm uma nova postura com referncia divulgao dos progressos cientficos, pois a compreenso da populao leva crtica e influencia as opes metodolgicas, seja do ponto de vista cientfico ou poltico.

21

A RELAO ENTRE A INCLUSO SOCIAL, O LETRAMENTO E A COMPETNCIA INFORMACIONAL


O conceito de Competncia Informacional, oriundo da Cincia da Informao, est atraindo para si a centralidade da gesto da informao em todos os espaos da sociedade, como conseqncia do uso dos princpios do letramento como novo escopo da escolarizao fundamental. Em favor de um futuro para a educao formal e a academia, necessrio que as prticas pedaggicas e andraggicas sejam acrescidas das mdias, suas linguagens, artefatos, assim como sua geografia digital e as vias de informao que por ela transitam. Isso, em mbito acadmico, se reflete para alm da instituio de espaos laboratoriais, para uma modificao nas prticas de ensino superior, acrescidas de formas de avaliao de aprendizagem de novas habilidades e competncias nas vivncias digitalizadas. Na situao universitria brasileira atual, a incluso social emerge como um dos tpicos de grande destaque e controvrsia, implicando na apropriao de bens culturais e nveis informacionais antes inexpugnveis a maioria da populao, situao na qual se insere a funo bibliotecria e docente na implementao da Competncia Informacional nos ambientes presenciais e virtuais do ensino superior. Programas como o REUNI, PROUNI e a poltica de cotas scio-econmicas e etnicas1 de ingresso no ensino superior, transformam as universidades pblicas federais em espaos de incluso social representativos de um novo tempo para o Brasil, mas devem garantir a homogeneidade de formao dos egressos, mediante a heterogeneidade dos discentes ingressantes. As questes relacionadas com os diferentes nveis de letramento e familiaridade com linguagens e suportes miditicos so enfatizadas nos contextos de ensino superior, nos quais as formas de mediao dos docentes no correspondem bagagem cultural discente. No h correspondncia clara, inclusive em relao disponibilidade de tempo e retaguarda financeira dos protagonistas, indicando a reflexo de que a referida incluso requer tratamento e disponibilidade de recursos diferenciados, para que os efeitos da educao superior resultem em turmas egressas mais homogneas, no desenvolvimento de habilidades de competncias. No contexto atual da Globalizao, as formas de produo de bens esto sofrendo profundas mudanas. Os cientistas sociais falam em Sociedade Informacional, simbolizando o fim da Sociedade Industrial, com as profundas modificaes no modo de vida que isso pode acarretar. Tem-se, por exemplo, a modificao do conceito de emprego, de consumo, de comunicao, tudo determinado pelo advento das tecnologias digitais. Os novos desafios da sociedade, em um mbito global, referem-se ao aprofundamento das diferenas sociais. Em algumas partes do mundo as pessoas morrem de fome e verminose, vivendo pior do que os ancestrais rupestres. Em outros lugares as pessoas ficam doentes pelo excesso de comida e fartura, mas no sentem segurana social para sair s ruas. O advento das tecnologias digitais de comunicao
1

Internacionalmente, as cotas de ingresso no ensino superior representam um favorecimento que visa a incluso de um grupo social desfavorecido. No Brasil, as principais polticas de cotas so: tnicas (tambm chamadas Raciais) e Socioeconmicas.

22

trouxe vista de todos os cidados do mundo esse profundo desequilbrio e excluso, construindo um conhecimento novo, que vem para despertar em cada um a busca pela igualdade de condies e qualidade de vida. Muito embora existam ainda grandes potncias polticas internacionais agindo de forma egosta, h a possibilidade de modificar a realidade de excluso para todos os seres humanos. Quem vai garantir a energia necessria para a implementao dessas modificaes e um futuro mais generoso e feliz para as futuras geraes ser a Educao, em seus diferentes nveis e modalidades. O mundo tem chance de se modificar, sob a gide de valores edificantes, que superem os preconceitos, aceitem as identidades e diferenas individuais e proporcionem a todos a chance da participao social, por efeito de uma educao libertadora, que desenvolva habilidades, competncias, aplicabilidades ticas, amor gape e solidariedade em todos os mbitos da vida pblica. A distribuio equnime dos recursos materiais do mundo, assim como o seu consumo responsvel, vir como consequncia natural de uma sociedade bem educada e de mentalidade evoluda, que adotar a incluso social como ideal buscado mundialmente. As implicaes dessas novas demandas sociais, sobretudo no ambiente universitrio, enfatizam a importncia do desenvolvimento da Competncia Informacional como foco de discusso no campo terico da Cincia da Informao, assim como uma preocupao inerente s prticas de seus agentes sociais, nos ambientes consagrados ao ensino e pesquisa superior no Brasil, sobretudo nas prticas profissionais ambientadas na Biblioteca Universitria.

SITUAO CONTROVERSA Na situao universitria brasileira atual, a incluso social emerge como um dos tpicos de grande destaque e controvrsia, implicando na apropriao de bens culturais e nveis informacionais antes inexpugnveis a maioria da populao, situao na qual se insere a funo bibliotecria e docente na implementao da Competncia Informacional nos ambientes presenciais e virtuais do ensino superior.

MEDIAES PEDAGGICAS E INFORMACIONAIS NA UNIVERSIDADE Diferentes nveis de letramento e familiaridade com as mdias e linguagens: Cotistas e egressos do ensino pblico, ou de regies onde no se popularizou o uso de mdias digitais, como as cidades do interior ou o campo; Egressos de escolar da rede privada ou de famlias com mdio e alto poder aquisitivo, residentes em grandes capitais. As questes relacionadas com os diferentes nveis de letramento e familiaridade com linguagens e suportes miditicos so enfatizadas nos contextos de ensino superior, nos quais as formas de mediao dos docentes no correspondem bagagem cultural discente.

23

COMPETNCIA INFORMACIONAL O conceito de Competncia Informacional, oriundo da Cincia da Informao, est atraindo para si a centralidade da gesto da informao em todos os espaos da sociedade, como consequncia do uso dos princpios do letramento como novo escopo da escolarizao fundamental. Incluir grupos sociais na capacitao para o trabalho em nvel superior, mas tambm incluir no pensamento, na reflexo, na fruio cultural superior, so novos objetivos desejveis para a formao universitria, buscando a conceituao correta e as premissas bsicas que diferenciam o paternalismo e o clientelismo da verdadeira incluso social, por meio da apropriao e da produo autnoma de informao e conhecimento. Nesse sentido, cabe a instituio universitria desenvolver um conjunto de aes no sentido de implementar a competncia informacional nos ingressantes heterogneos, no sentido de cuidar da homogeneidade dos egressos.

CONCEITO DE LETRAMENTO O conceito de Letramento, internacionalmente conhecido como Literacy, consolida o perfil interdisciplinar da Competncia Informacional medida que determina todo o ambiente social, as mdias e suas linguagens, assim como os ambientes educacionais reais e virtuais como mediadores de informaes e conceitos, que necessitam de Gesto da Informao para que a difuso e a apropriao sejam democratizadas.

ASPECTOS ATUAIS DA COMPETNCIA INFORMACIONAL A Competncia Informacional, ento, no apenas compreendida como Incluso Digital pela Cincia da Informao, mas abrange os aspectos da leitura, compreenso, produo intelectual prpria, habilidades e competncias para ensinar o que se sabe e aprender continuamente, apropriao de bons hbitos informacionais e gosto prprio pela leitura de lazer e de formao intelectual continuada. Um conjunto emergente de fontes de informao determina a necessidade da competncia informacional para o ensino e a pesquisa universitria.

OS REPOSITRIOS DIGITAIS Os alunos das universidades medievais de diferentes nveis depositavam seus cadernos de anotaes e seus apontamentos de pesquisa na biblioteca universitria, como forma de gerar um repositrio prprio do conhecimento ali produzido. Perdida na Idade Moderna, a funo do repositrio foi recuperada por meio das novas tecnologias, contemplando as necessidades de compartilhamento e atualizao de milhes de estudantes.

24

A VIA VERDE E A VIA DOURADA A partir do conjunto de condies proporcionadas pelo advento das mdias digitais e do novo modo de produo da cincia, a comunicao cientfica progressivamente deixa de ocorrer efetivamente de forma presencial, sncrona e peridica, para se tornar distancial, contnua e assncrona. Dessa forma, se constituem duas vias informacionais que criam um ambiente de inteligncia conectiva e globalizada: A Via Verde - Tambm chamada de Green Road, a Via Verde constitui um conjunto de instituies e publicaes que integram o Movimento Internacional do Acesso Aberto. Tambm chamada de Gold Road, a Via Dourada constitui um conjunto de publicaes, geralmente caracterizadas como revistas, totalmente de acesso aberto, tanto do ponto de vista da publicao quanto do ponto de vista da consulta.

VIAS GEIS DE COMUNICAO INTERPESSOAL A Blogosfera promove uma aproximao no hierarquizada, descontnua e motivada por relaes interpessoais que podem passar ao largo das grandes instituies de amparo, fomento, ensino e pesquisa cientfica. Em maro de 2010, a Biblioteca do Congresso Norte Americano (Library of Congress) adquiriu para seu acervo todos os arquivos j veiculados pelo Twitter, que supera os 50 milhes de mensagens dirias na atualidade, representando um acervo de bilhes de comunicaes interpessoais.

A RENOVAO DA BIBLIOTECA UNIVERSITRIA As pesquisas preditivas da Cincia da Informao indicam mudana profunda nos produtos e servios informacionais das Bibliotecas Universitrias, pois so elas que podem representar o espao coletivo dinmico de apropriao cultural, diminuio do desnvel inicial na situao de ingresso por cotas ou programas; facilitadora da converso de materiais de estudo para portadores de limitao sensorial, apresentadora das diferentes fontes de informao, conhecimento, e fruio e lazer cultural.

DOIS NOVOS MODELOS DE BIBLIOTECA UNIVERSITRIA Existem dois novos modelos de Biblioteca Universitria em implantao internacional, superando o modelo atual e que, na dcada que se iniciar em 2010, determinaro as novas formas de trabalhar e avaliar os produtos e servios: a Library Without Walls LWW (modelo desenvolvido no Reino Unido) e o Centro de Recursos para el Aprendizaje y Investigacin CRAI (modelo desenvolvido na Espanha).

QUALIDADE NA BIBLIOTECA UNIVERSITRIA A atual situao universitria e as implicaes de novos modelos de educao superior em mbito mundial, mais voltados para a profissionalizao do que para o pensamento superior, indicam duas tendncias para
25

conceituar a qualidade em Bibliotecas Universitrias e renovar os instrumentos internacionais de avaliao: a qualidade pode ser determinada pela acessividade distancial das necessidades informacionais (informaes propriamente ditas, documentos, textos integrais); a qualidade pode ser, pelo contrrio, determinada pelos produtos e servios possibilitados pela frequncia e vivncia em um espao voltado para a leitura e para o desenvolvimento de Competncia Informacional, que supere o utilitarismo.

CONSIDERAES FINAIS A Biblioteca Universitria, nessa nova situao de incluso, agrega para si a responsabilidade atual do desenvolvimento da Competncia Informacional, sem que lhe fosse anteriormente garantida condio material e as qualidades inerentes ao acervo, que deve incorporar as funes de lazer cultural alm da formao continuada, alm das prticas de pesquisa e aprendizagem superior. Promover a incluso universitria no uma situao de paternalismo, uma oportunidade de crescimento real da intelectualidade brasileira e da formao de discursos sociais transversos e diferenciados, por meio da prospeco de potenciais intelectuais antes desperdiados.

26

OS MODELOS DE ESTUDOS DE USURIOS POR UNIDADES DE INFORMAO E NECESSIDADES INFORMACIONAIS


EVOLUO DA TERMINOLOGIA Os estudos iniciais, desenvolvidos na ndia e nos Estados Unidos, apontavam para a figura do consulente, pois as necessidades eram analisadas de forma individual. O termo consulente se tornou obsoleto e foi substitudo nas tradicionais bibliotecas e nos estudos de comunidade por Leitor. O termo Consumidor, utilizado por Taube (1958, apud Pinheiro, 1982) e por Allen (1977, apud Pinheiro, 1982), trata dos padres de consumo de informao na biblioteca. O termo mais utilizado na literatura Usurio, verbete que no dicionrio Buonacore (1976) registra como pessoa que faz um aproveitamento intensivo, ativo e assduo, no apenas do servio leitura, mas tambm de outros servios proporcionados pela biblioteca. Para Sanz Casado (1994, p. 19), Usurio da Informao aquele indivduo que necessita informao para desenvolver suas atividades. Para Cunha; Cavalcanti (2008) a pessoa que utiliza os servios da biblioteca, utente, cliente, leitor etc. No enfoque de gesto empresarial de acordo com Sheith (2001), o termo designa pessoa ou unidade organizacional que desempenha um papel na consumao, e se aplica tanto para o mercado industrial, empresas de servios bsicos, empresas financeiras, profissionais autnomos e outras, quanto para o mercado de bens de consumo; portanto, consumidor. Esporadicamente se utiliza o termo cliente como consumidor de informao.

MODIFICAO NO OBJETO DE ESTUDO Estudo de Comunidade se constitui em uma anlise das caractersticas de determinado grupo de indivduos observando seus aspectos econmicos, sociais, educacionais, culturais etc., com vista a identificar suas necessidades e comportamento individual e do grupo, a fim de que a biblioteca possa suprir as carncias informacionais dos indivduos e da comunidade como um todo. Conforme Figueiredo (1979, p. 45), Os padres mnimos estabelecidos para as bibliotecas pblicas em 1976 do nfase necessidade do estudo da comunidade e para torn-las parte integrante da comunidade. Segundo Figueiredo (1979, p. 49), os dois primeiros estudos empricos sobre comunidade datam de 1908 e 1919, no entanto, os estudos pioneiros, clssicos, de carter cientfico, foram os de Gray e Monroe (1929): Interesse de leitura e hbitos de adultos e de Waples e Taylor (1931) Sobre o que as pessoas querem ler. Esses estudos se multiplicam nos anos 1930 como instrumento de administrao de bibliotecas, porm mais como tarefa acadmica dos peritos da Escola de Chicago do que como uma atividade dos bibliotecrios.

27

A partir da surgiram outros estudos enfocando o no-usurio da biblioteca, assim como as caractersticas sociais e a leitura dos indivduos. Para Martin (1944, apud Figueiredo, 1979) o nvel econmico numa comunidade til para a seleo de livros. Com nfase no hbito da leitura e no uso da biblioteca ainda constantes nos anos 40, esses estudos continuam a ser aplicados nos anos 50 e subsequentes. Nos anos 60 se destacam os trabalhos publicados pela American Library Association (ALA), em especial um manual para estudo das necessidades e da educao de adultos.

METODOLOGIAS DE COLETA DE DADOS So muitos os mtodos e tcnicas de coletas de dados que podem ser utilizados e todos apresentam vantagens e desvantagens; portanto, nenhum melhor que o outro, mas h mtodos que melhor se aplicam a determinado problema ou populao, e a juno de mais de um mtodo garante maior confiabilidade aos resultados. Na atualidade, tambm se utilizam metodologias provenientes de outros campos do conhecimento, como histria, antropologia e cincias humanas em geral. Embora siga sendo repetido e publicado o modelo dos trabalhos pioneiros sobre usurio, marcados pela nfase na abordagem quantitativa, centrados mais na informao e no material do que no indivduo, algumas vezes confundidos com estudo de avaliao de coleo, em geral com foco no usurio da informao cientfica e tecnolgica, em usurios de bibliotecas especializadas ou universitrias, e em menor escala de bibliotecas pblicas, a literatura corrente tem difundido estudos com novos paradigmas, abordagens alternativas focalizando tendncias atuais. Portanto, o usurio est voltando a ser o objeto em evidncia e reiterando Costa; Silva; e Ramalho (2009):
Nunca um termo foi to utilizado nos diversos campos disciplinares dedicados aos estudos de informao, seja pelas Cincias da Computao, Cincias da Informao, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Comunicao Social, Administrao, Cincias Contbeis, entre outras.

A partir dos anos 90, com a proliferao do uso das tecnologias da informao surge novo foco, nova abordagem para os estudos de usurio de bibliotecas digitalizadas, de sistemas de informao ou web sites, que diferem dos estudos de uso de coleo; versam sobre usabilidade de softwares, usabilidade de sistemas de informao, usurios da informao para tomadas de decises enquanto gestores no mbito empresarial, etc. Por conseguinte, surgem novas tipologias de usurios alm da clssica diviso em Usurios Reais e Potenciais ou no-usurios: so os usurios da informao no ambiente organizacional, usurios presenciais, remotos ou distncia, e, de acordo com Silva (2008), h o grupo dos considerados principiantes e o grupo dos instrudos na busca de informao por meio da tecnologia, ou seja, aqueles que superam os bloqueios na usabilidade do sistema. De acordo com Ferreira (2003, apud Silva, 2008), usabilidade a caracterstica que determina se o manuseio de um produto fcil e rapidamente aprendido, com baixa incidncia de erros
28

operacionais e alto grau de satisfao, atingindo seus objetivos. O fato de ser eficaz, eficiente e de fcil utilizao, um sistema amigvel (user-friedly) garante usabilidade e pode garantir a satisfao do usurio ao executar tarefas impostas pelo sistema e tambm o acesso informao, mas no garantem o acesso ao contedo da informao nem a satisfao da real necessidade de informao do usurio, pois esses fatores esto diretamente relacionados ao background do usurio e pertinncia do contedo para a demanda. . Vrios modelos tm sido usados para estudar o usurio em maior amplitude, como, entre outros, o modelo de Elli, que criou seis categorias, acrescidas posteriormente de mais duas por Elli, Cox e Hall (1993, apud Barros; Saorim; Ramalho, 2008): Iniciar, Encadear, Navegar, Diferenciar, Monitorar, Extrair, Verificar e Finalizar. O Modelo de Kuhlthau (1994, apud Lira et al., 2008) se baseou numa teoria construtivista nas reas de filosofia, psicologia e educao sobre as fases de aquisio do conhecimento e no foco da necessidade de informao no conceito de estados anmalos do conhecimento de Belkin, Oddy e Brooks (1982, apud Lira et al., 2008) e na teoria do focus continuum de Taylor (1968, apud Lira et al., 2008), segundo a qual a necessidade de informao muda numa perspectiva crescente e contnua. A abordagem psicolgica e metodolgica do modelo ISP Information Search Process, de Kuhlthau, sobre busca e uso da informao, caracterizada por mudanas nos estados fsicos (aes), cognitivos (pensamentos) e afetivos (sentimentos). O modelo ISP de Kulthau aplicado aos estudantes universitrios e usurios de biblioteca detectou padres comuns na experincia dos usurios e se distingue dos modelos tradicionais de pesquisa em bibliotecas por certos princpios que envolvem o papel ativo do bibliotecrio em parceria com o professor, no sentido de motivar o uso da coleo e o desenvolvimento de pesquisa que resultem publicao (Lira 2008). Choo (2003) aborda trs propriedades que interferem na busca e no uso da informao: o significado que o indivduo d com base em suas estruturas emocionais e cognitivas; a situao do meio profissional ou situacional do indivduo, portanto o uso da informao situacional e tambm dinmico na medida em que os elementos cognitivos, emocionais e situacionais do ambiente interagem e impulsionam o processo de busca da informao. Choo (2003, p. 66) faz um mapeamento da pesquisa sobre necessidade e uso da informao e afirma que O estudo de como as pessoas se comportam quando buscam e usam a informao tem uma longa histria, que remota ao ano de 1948. A abordagem cognitiva do sense-making (dar sentido) de Brenda Dervin (1986, apud Venncio; Nassif, 2008) evidencia uma realidade que no completa nem constante, mas permeada de descontinuidades difusas e vazios (gap) e se constituem de premissas conceituais e mtodos de avaliao que procuram compreender como as pessoas constroem sentido em suas realidades. O foco dessa abordagem compreender como se processa a atividade humana de observao e interpretao do mundo exterior. A abordagem do sense-making (visto como um esquema pessoal e de referncias ) enfatiza o indivduo e seu mundo interno, no atentando para as dimenses coletivas do processo de construo de sentido. Porm, de acordo com Venncio; Nassif (2008), para superar tal viso individualista, Dervin (1993) reala a
29

importncia da ao descritiva pelo verbo, construda na linguagem e em uma construo coletiva e social, substituindo a antiga nfase dada ao substantivo e passa a dar nfase s aes e movimentos realizados pelos indivduos que revelam na linguagem as motivaes cognitivas e emocionais no processo de busca de informao para solucionar um problema. As abordagens cognitivistas que pressupem a existncia de um mundo anterior experincia do indivduo (passivo) a uma realidade externa capaz de modificar as suas estruturas cognitivas j esto sendo consideradas tradicionais e inadequadas em relao s tendncias contemporneas da cognio situada. Na abordagem da cognio situada a informao construda pelos sujeitos a partir das realidades scio-histricas vivenciadas e de suas interaes com o mundo. Portanto, de acordo com Venncio; Nassif (2008), o usurio um ser ativo que vive uma srie de experincias pessoais e intransferveis, determinadas por sua estrutura biolgica e histrica particular, mas que ao mesmo tempo permanece em contnua interao com outros sujeitos em diversos domnios de ao, operando emocionalmente e na linguagem. Para Venncio (2008), a cognio situada em oposio abordagem cognitivista refere-se a um conjunto de teorias que abordam a cognio sob um ponto de vista contemporneo e integrado que integra e redefine as relaes entre a biologia humana, a cognio, a linguagem e a emoo. Esse novo paradigma, tambm conhecido como mente incorporada, ou ecologia da mente, segundo Nassif (2008) vem sendo crescentemente utilizado na construo de sistemas inteligentes. Embora haja crticas falta de teorias e modelos que deem base aos estudos de usurios, a literatura nacional nos contempla com abordagens provenientes de estudos estrangeiros perfeitamente adaptveis e aplicveis a qualquer pas, e por isso tais paradigmas devem ser estudados e sua eficcia avaliada para a realidade nacional. Obviamente a universidade o local mais apropriado tanto para o estudo quanto para a aplicao desses modelos em projetos de pesquisa.

REFERNCIAS
BAPTISTA, S. G.; CUNHA, M. B. Estudo de usurio: viso global dos mtodos de coleta de dados. Perspec. Cin. Inf.; Belo Horizonte, v. 12, n. 2, mai/ago. 2007. Disponvel em www.scielo.br. Acesso em 09 set. 2009. BARROS, D.S.; SAORIM, R.N.S.; RAMALHO, F.A. Necessidades informacionais e comportamento de busca da informao dos vereadores da Cmara Municipal de Joo Pessoa- Paraba. Inf. & Soc.: Est., Joo Pessoa, v. 18, n.3, p. 171-184, set./dez. 2008. Disponvel em: www.informcaoesociedade.ufpb.br. Acesso em: 05. mai. 2009. BUONOCORE, D. Diccionario de bibliotecologa: trminos relativos a la bibliologa, bibliografa, biblioteconoma, archivologa, documentologa, tipografa y materias afines. Buenos Aires: Mayamar, 1976. CHOO, C.W. A organizao do conhecimento: como as organizaes usam a informao para criar significado, construir conhecimento e tomar decises. So Paulo: Senac, 2003. COELHO, B.A. de S. et al. Estudos de usurios e comunicao cientfica: relaes implcitas e explicitas. Ci. Inf. Braslia, v. 18, n. 1, p. 62-72, jan./jun 1989. CORUJEIRA, L.A. Congressos Brasileiros de Biblioteconomia e Documentao: Bibliografia. R. Bibliotecon. de Braslia. Braslia, v.5, n.1, jan./jun. 1977.

30

COSTA, L.F.; SILVA, A.C.P. da; RAMALHO, F.A. (Re)visitando os estudos de usurio: entre s tradio e o alternativo. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v. 10, n.4, ago. 2009. CUNHA, M.B.da; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionrio de Biblioteconomia e Arquivologia. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2008. FIGUEIREDO, R.C. Estudo comparativo de julgamentos de relevncia do usurio e no-usurio de servios de disseminao seletiva da informao. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 69-78, 1978. FIGUEIREDO, Nice. M. de. Avaliao de Colees e estudo de usurios. Braslia: Associao dos Bibliotecrios do Distrito federal, 1979. FONSECA, E. N. da. Problemas brasileiros de documentao. Braslia: IBICT, 1988. FOSKET, D. J. A contribuio da psicologia para os estudos de usurio da informao tcnico cientfica. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. LIMA, Ademir Benedito Alves. Aproximao crtica teoria dos estudos de usurio de biblioteca. Londrina: EMBRAPA CNPq; Braslia: EMBRAPA SPI, 1994 LIRA, W.S. et al. A busca e uso da informao nas organizaes. Perspect. Cnci. Inf.; Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 166-183, 2008. MONGE, F. Los usurios de la informacin agrcola. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 75-78, 1977. MOURO, J.L. et al. A importncia do estgio na formao profissional do bibliotecrio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BILIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 10, Curitiba, 1975. Anais... Curitiba: ABP, 1979. NASSIF. M. E. Anlise de pesquisa sobre o comportamento informacional de decisores sob o ponto de vista da cognio situada. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v. 9, n.6, dez. 2008. Disponvel em www.dgz.org.br. Acesso em: 05 mai. 2010. NASCIMENTO, M. de Jesus. Planos de ensino de Usurio da Informao nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v. 10, n.1, fev. 2010. Disponvel em www.dgz.org.br. Acesso em: 23.fev. 2010. PEREIRA, M.N.F. et al. A aplicao da tcnica do incidente crtico em estudos de usurios da informao tcnico-cientfica: uma abordagem comparativa. In: A contribuio da psicologia para os estudos de usurio da informao tcnico cientfica. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. PINHEIRO, Lena Vnia Ribeiro. Usurio Informao: o contexto da cincia e da tecnologia. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A.: IBICT, 1982. NASCIMENTO, Maria De Jesus. Usurio da informao como produo cientfica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil. In: Revista Digital De Biblioteconomia E Cincia Da Informao. Campinas:Unicamp,, V.8, N. 2, P. 41-71, Jan./Jun. 2011 Issn: 1678-765x. RANGANATHAN, S. R. Psicologia e natureza do trabalho dos usurios. In: A contribuio da psicologia para os estudos de usurio da informao tcnico cientfica. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. SANZ CASADO, Elas. Manual de estdios de usurio. Madrid: Funacin Germn Sanches Ruiprez; Madrid: Pirmed, 1994. SOUZA, F.das C. de. Modernizao e Biblioteconomia nova no Brasil. Florianpolis: NUP/CED/UFSC, 2003. VENNCIO, L.S.; NASSIF, M.E. O comportamento de busca de informao sob o enfoque da cognio situada: um estudo emprico qualitativo. Ci. Inf. v.37, n.1, p.95-106, jan./abr.2008 WILSON, T.D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, Vol. 62 Iss: 6, pp.658 670, 2006.

WILSON-DAVIS, K. The Center for research on users studies: aims and functions. Aslib proceedings, v. 29, n. 2, p. 67-73, 1977. RAMALHO, F.A. (Re)visitando os estudos de usurio: entre s tradio e o alternativo. DataGramaZero Revista de Cincia da Informao, v. 10, n.4, ago. 2009.

31

DECLARAO DE MACEI SOBRE A COMPETNCIA EM INFORMAO: 2011


Vivemos em uma sociedade mediada pela informao, porm, os recursos para seu acesso, uso, avaliao e comunicao so insuficientes para atender s demandas da cidadania. Em decorrncia, necessria a formao para o desenvolvimento da Competncia em Informao que atenda a essas demandas. Os Grupos de Trabalho do Seminrio Competncia em Informao: cenrios e tendncias, realizado no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao, consideram importante transmitir sociedade as suas principais reflexes: 1. As bibliotecas e outras instituies relacionadas com a informao esto conclamando a fomentar a melhoria dos nveis educacionais de toda a populao, mediante formao para o desenvolvimento humano e profissional, atividades de promoo da leitura, para o exerccio da cidadania e o aprendizado ao longo da vida. 2. As bibliotecas e outras instituies relacionadas com a informao devem estabelecer parcerias para aes estratgicas e polticas pblicas envolvendo o sistema de educao obrigatria. Destaca-se a base inicial para a capacitao no uso da informao, o papel social da biblioteca escolar como centro de recursos para a aprendizagem e o desenvolvimento de Competncia em Informao. 3. As escolas de formao em Biblioteconomia e Cincia da Informao devero integrar contedos relativos Competncia em Informao nos seus projetos poltico-pedaggicos. 4. As associaes profissionais devero dar prioridade a oferta de atividades de formao contnua, incluindo desafios decorrentes da necessidade da competncia em Informao, a fim de propiciar atualizao de acordo com as tendncias contemporneas. 5. As bibliotecas, instituies, organismos e profissionais interessados no fomento e promoo da Competncia em Informao devero estabelecer relaes locais, regionais, nacionais e internacionais, para a coordenao e desenvolvimento de aes conjuntas.

Os participantes do Seminrio sobre Competncia em Informao: cenrios e tendncias se comprometem a envidar esforos junto s instituies, organismos e associaes de sua abrangncia profissional e geogrfica, para conquistar o apoio pblico no reconhecimento das consideraes deste documento. Macei, Alagoas, Brasil, 09 de agosto de 2011.

32

Das könnte Ihnen auch gefallen