Sie sind auf Seite 1von 32

HERESIOLOGIA

NDICE

INTRODUO PARTE I ETIMOLOGIA E CONCEITOS PARTE II POR QUE SE FAZ NECESSRIO ESTUDAR HERESIOLOGIA? PARTE III FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DE UMA SEITA PARTE IV COMO IDENTIFICAR UMA SEITA PARTE V OS CREDOS PARTE VI SEITAS JUDAICAS PARTE VII OS ISMOS RELIGIOSOS PARTE VIII MOVIMENTOS RELIGIOSOS ATUANTES CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

INTRODUO

direito de todo cidado professar a sua f na religio que bem quiser. Isso garantido na Constituio Brasileira, a Lei mxima que rege nosso pas. Mesmo que qualquer cidado tenha o direito de escolher sua religio, isso no quer dizer que todas as religies so boas ou que seus fundadores e seguidores preguem o verdadeiro ensino de Jesus Cristo que o Evangelho de Salvao. Quando acompanhamos a trajetria de vida de Jesus, atravs da Bblia Sagrada, onde Ele ensina aos seus seguidores, nos deparamos com um Cristo que profere duras palavras aos adeptos dos movimentos religiosos daquela poca, ficando provada sua indignao quando o homem enganado com ensinos herticos: ...ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que fechais aos homens o reino dos cus; e nem vs entrais nem deixais entrar aos que esto entrando. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um proslito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vs. Serpentes, raa de vboras! como escapareis da condenao do inferno? (Mt 2313,15,33) Existe uma frase bem conhecida que diz: Todos os caminhos levam a deus, e enquanto cristos que somos, nos faz refletir sobre o perigo que corremos quando heresias como esta so disseminadas por toda a terra atravs de simples palavras escritas em adesivos, panfletos ou propagandas dos mais diversos tipos. Jesus deixou bem claro que: Ele o caminho a verdade e a vida e ningum vai at o Pai seno por Ele, o prprio Jesus Cristo (Jo 14:6).

O que quero dizer com estas palavras que este trabalho no pretende esgotar todo o assunto sobre heresias, mas pretendo levar ao conhecimento do leitor, de forma simples e satisfatria, aquilo que bsico para servir ao Senhor com mais seriedade e compromisso, tomando os devidos cuidados para no ser levado por ventos de doutrinas (Ef 4:14).

Se no houvesse seitas, pelas quais o diabo nos despertasse, tornarnos-amos demasiadamente preguiosos, dormiramos roncando para a morte. A f e a Palavra de Deus seriam obscurecidas e rejeitadas em nosso meio. Agora essas seitas so, para ns, como esmeril para nos polir; elas nos amolam e esto lustrando nossa f e nossa doutrina, para se tornarem limpas como um espelho brilhante. Tambm chegamos a conhecer satans e seus pensamentos e seremos hbeis em combatlo. Assim, a Palavra de Deus torna-se mais conhecida. (Martinho Lutero)

PARTE I

ETIMOLOGIA E CONCEITOS Heresiologia o estudo que possibilita aprendermos a identificar ensinos ministrados por determinados grupos, geralmente interessados em propagarem suas crenas, as quais denominamos heresias.

HERESIA Deriva do vocbulo grego (airesis) e significa: seita religiosa (At 5:17; At 26:5); seita cismtica (At 24:5,14; 28:22); dissenso, diviso(I Co 11:19; Gl 5:20); opinio, dogma, doutrina hertica (II Pe 2:1). Sob o ponto de vista cristo, refere-se ao indivduo ou grupo de indivduos que se afasta dos ensinos bblicos, adotando e divulgando suas prprias idias ou idias de outros, no campo religioso.

SEITA - Doutrina ou sistema que diverge da opinio geral e seguido por muitos. Originalmente a palavra no tinha sentido pejorativo (de sentido torpe, obsceno ou desagradvel). Quando o cristianismo foi chamado de seita (At 24:5) ...seita dos nazarenos., no foi em sentido depreciativo. Os lderes judaicos viam os cristos como mais um grupo dentro do Judasmo. Em termos teolgicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas anti-bblicas, defendidas pelo grupo. Assim sendo, podemos dizer que possvel um cristo imaturo ou despreparado, ensinar alguma heresia, sem contudo, fazer parte de uma seita.

PARTE II

POR QUE SE FAZ NECESSRIO ESTUDAR HERESIOLOGIA?

Para responder tal pergunta, preciso meditar no que diz o texto de (II Pe 2:1-3)

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim tambm haver entre vs falsos mestres, os quais introduziro, dissimuladamente, heresias destruidoras, at ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruio. E muitos seguiro as suas prticas libertinas, e, por causa deles, ser infamado o caminho da verdade; tambm, movidos por avareza, faro comrcio de vs, com palavras fictcias; para eles o juzo lavrado h longo tempo no tarda, e a sua destruio no dorme.
Muitos ensinos herticos tm sido disseminados, devido quantidade de seitas que tm surgido ao longo dos sculos. J no primeiro sculo as igrejas crists excluram de sua comunidade os adeptos do Gnosticismo (filosofia religiosa do segundo sculo da era crist) , que rejeitavam doutrinas fundamentais como: a criao, a ressurreio dos mortos; proibiam o casamento, o uso de carne e apregoavam uma vida asctica. Com o passar dos anos, a veiculao de falsos ensinos tem tomado uma proporo ainda maior, devido a facilidade para tornarem pblicas as idias e fundamentos das Seitas. O pastor ou lder cristo, comprometido com a verdade bblica, tem o dever de conhecer as bases dos ensinos herticos das Seitas, para combat-las, ao ponto de torn-las enfraquecidas ou at mesmo erradicadas. A Bblia a Palavra de Deus inspirada, ela o nico padro para distinguir o certo do errado, no entanto, qualquer movimento religioso que rejeita os credos formulados pela Igreja Crist Seita, sendo assim, inimigo do Cristianismo bblico e precisa ser combatido. Estudar Heresiologia portanto, preparar-se para responder a todo aquele que vos pedir a razo da f que h em vs (I Pe 3:15). O que se faz necessrio, pois muitos cristos, ainda leigos, no sabem o perigo que correm no conhecendo tal assunto.

... ouvi a vs do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Is 6:8)

PARTE III

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DE UMA SEITA As Seitas no surgem num vazio, sem causa. Elas so movimentos que ocorrem na histria das religies por diversos motivos, geralmente criando um clima de insatisfao entre determinado grupo de pessoas contra a liderana local. como uma resistncia a tudo aquilo que a liderana local ministra para seus fiis. Com isso, apegados a certos fatores, decidem formar seu prprio grupo para pregar aquilo em que acreditam. FATORES: Tradio Crist Algumas igrejas, muito institucionalizadas, burocratizadas, que no permitem seus membros participarem da liderana ou dos servios religiosos e no envolvem as pessoas, quanto a participao dos cultos, acabam perdendo seus membros ou simpatizantes para alguma seita, onde a espontaneidade e a participao so os pontos fortes.

Excesso de Mundanismo Alguns membros, materialistas e amantes da vida secular, por agirem dessa forma, transmitem uma prtica crist fria e sem piedade, o que leva outros a optarem por um lugar onde a simplicidade do evangelho, a busca do espiritual e a valorizao da pobreza mais intensa no meio de seus adeptos.

Insatisfao com a Obra Social Algumas igrejas do privilgios aos ricos e diplomados em detrimento dos demais; no cuida devidamente dos pobres e necessitados. Assim, a falsa esperana afasta os membros mais pobres para os grupos sectrios.

Interesse pelo Misticismo A necessidade e o interesse do homem ocidental de envolver-se com o mstico, com o transcendental e com o sobrenatural levam-no a ingressar nas seitas orientais. Estas seitas enfatizam uma experincia diferente por intermdio da prtica da Ioga, da meditao, da busca do eu e do pensamento positivo.

Desero Espiritual - Muitos cristos no esto comprometidos com o Evangelho, amam mais ao mundo do que o Reino de Deus, buscam as seitas por causa da imaturidade espiritual, da subverso (insubordinao) espiritual e ainda a soberba intelectual de muitos.Etc. PARTE IV

COMO IDENTIFICAR UMA SEITA A quantidade de seitas existentes chega a ser incontvel, tanto quanto incontrolvel. Alm do cuidado em agir de maneira bem sutil, afim de conquistar mais adeptos, tambm no deixam de trabalhar incansavelmente para transmitir tudo aquilo no que crem. preciso estar atento ao menor sinal, o qual o levar a identificar, de imediato, se aquilo que est sendo transmitido trata-se de uma verdade bblica ou no. Por isso vale a pena praticar aquilo que Jesus ensina em (Mt 10:16) Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.

Prudncia qualidade de quem busca evitar tudo o que julga ser fonte de erro. ser cauteloso. Geralmente uma seita se caracteriza por: a) Apresentar novas revelaes de Deus; b) Apresentar novas interpretaes da Bblia; c) Apresentar um outro Jesus; d) Rejeitar o Cristianismo ortodoxo (gr. orths/reto; gr. doxa/opinio = Crena correta); e) Ter uma liderana forte; f) Mudar constantemente sua teologia; g) Apresentar falsas profecias; h) Pregar a Salvao pelas obras. i) Acentuado esprito proselitista Como se no bastasse, os sectrios ainda negam a Doutrina da Trindade (buscam a salvao em si prprios e por isso a Trindade para eles um insulto); So exclusivistas Ensinam que a salvao exclusiva de seu grupo religioso; Negam a autoridade da Bblia Determinadas seitas negam explicitamente a autoridade da Bblia. Chegam at mesmo acrescentarem algo ao texto bblico alm de colocarem outros livros e lderes humanos como tendo a mesma autoridade das Escrituras Sagradas ou acima delas; Negam a divindade de Jesus Cristo.

PARTE V

OS CREDOS (Hb 6:1,2)

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lanar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem morte, da f em Deus, da instruo a respeito de batismos, da imposio de mos, da ressurreio dos mortos e do juzo eterno.
Nestes versculos esto mencionados pelo menos seis princpios elementares que fundamentam a doutrina do Cristianismo. So eles:
1.

2.

3. 4.

5.

6.

Arrependimento Mudana de opinio que leva a pessoa a desviar-se do pecado e voltar-se para Deus; F em Deus um complemento do arrependimento. voltar-se para a luz de Deus; Instruo sobre Batismo morrer para o pecado e nascer para Deus; Imposio de mos Praticada nas ordenaes, na cura de enfermos etc.; Ressurreio dos mortos A ressurreio de todas as pessoas nos ltimos dias; Juzo eterno O destino dos que rejeitam a graa de Deus e persistem no pecado.

A FORMULAO DOS CREDOS A palavra credo deriva do latim e significa creio. Na histria do Cristianismo, o credo, mais que um conjunto de crenas, tornou-se uma confisso de f. Tem como objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confisses pblicas e conservar a doutrina contra as heresias. O primeiro credo da Bblia est em (Dt 6:4) Oua, Israel: O Senhor nosso Deus, o nico Senhor e foi citado por Jesus como o primeiro de todos os mandamentos em (Mc 12:29) Respondeu Jesus: O mais importante este: Ouve, Israel, o Senhor, o nosso Deus, o nico Senhor. Ainda hoje recitado pelos judeus religiosos trs vezes ao dia.

CREDO DOS APSTOLOS Histria o mais antigo dos credos. Diz a tradio que ele foi formulado pelos apstolos logo aps a ressurreio de Jesus, e que cada um deles apresentou um artigo de f. O texto mais antigo desse credo datado de 700 d.C. Muitos crem que esse documento constitua a confisso batismal daquela poca. Creio em Deus Pai todo poderoso e em Jesus Cristo Seu nico Filho, nosso Senhor, que nasceu do Esprito Santo e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao cu, e est sentado direita do Pai, de onde h de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo; na santa Igreja; na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. A Igreja catlica por sua prpria conta acrescentou Ave Maria no credo original. CREDO DE CESARIA

Cremos em um s Deus, Pai onipotente, criador de todas as coisas visveis e invisveis; e em um s Senhor, Jesus Cristo, Verbo de Deus, de toda a criao, por quem foram feitas todas as coisas; o qual foi feito carne para nossa salvao, tendo vivido entre os homens. Sofreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao Pai e novamente vir em glria para julgar os vivos e os mortos. Cremos tambm em um s Esprito Santo.

CREDO DE NICIA

Cremos em um s Deus, Pai onipotente, criador de todas as coisas visveis e invisveis; e em um s Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unignito, isto , sendo da mesma substncia do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, gerado, no feito, de uma s substncia com o Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas, as que esto no cu e as que esto na terra; o qual, por ns homens e por nossa salvao, desceu, encarnou-se e se fez homem. Sofreu, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao cu, e novamente vir para julgar os vivos e os mortos. Cremos no Esprito Santo. E a todos que dizem: Ele era quando no era, e antes de nascer Ele no era, ou que foi feito do no existente, bem como aqueles que alegam ser o Filho de Deus de outra substncia ou essncia, ou feito, ou mutvel, ou altervel a todos esses a Igreja catlica e apostlica anatematiza.

PARTE VI

SEITAS JUDAICAS

FARISEUS Era a seita mais segura da religio judaica. Foi criada no perodo anterior guerra dos Macabeus, com a finalidade de oferecer resistncia ao esprito helnico que se havia manifestado entre os judeus, tendendo a adotar os costumes da Grcia. Todos quantos aborreciam a prtica desses costumes pagos, foram levados a criar forte reao para observar estritamente as leis de Moiss. A feroz perseguio de Antoco Epifnio contra eles (175-164 aC), levou-os a organizarem-se em partido. Antoco queria que os judeus abandonassem a sua religio em troca da f idlatra da Grcia, tentou destruir as Santas Escrituras e mandou castigar com a morte a quantos fossem encontrados com o livro da Lei. Os

Hasidianos, que eram homens valentes de Israel, juntamente com todos que se consagravam voluntariamente defesa da lei, entraram na revolta dos Macabeus como um partido distinto. Parece que este partido era o mesmo dos Fariseus. Quando terminou a guerra em defesa de sua liberdade religiosa, passaram a disputar a supremacia poltica. Foi ento que os Hasidianos se retraram. Os fariseus aparecem com este nome nos dias de Joo Hircano (135-105). Este Joo Hircano pertencia seita dos fariseus, da qual se separou para tornar-se adepto das doutrinas dos Saduceus. Seu filho e sucessor, Alexandre Janeu, tentou extermin-los espada. Porm sua esposa Alexandra, que o sucedeu no ano 78, reconhecendo que a fora fsica era impotente para combater as convices religiosas, favoreceu a seita dos Fariseus. Da por diante sua influncia dominava a vida do povo judeu. Os Fariseus sustentavam a doutrina da predestinao que consideravam em harmonia com o livre arbtrio. Criam na imortalidade da alma, na ressurreio do copo e na existncia do esprito; criam nas recompensas e castigos na vida futura, de acordo com o modo de viver neste mundo; que as almas dos mpios eram lanadas em priso eterna, enquanto que as dos justos, revivendo, iam habitar em outros corpos. Por estas doutrinas se distinguiam eles dos Saduceus, mas no constituam a essncia do farisasmo, que o resultado final e necessrio daquela concepo religiosa, que faz consistir a religio em viver de conformidade com a Lei, prometendo a graa divina somente queles que fazem o que a Lei manda. Deste modo, a religio consistia na prtica de atos externos, em prejuzos das disposies do corao. A interpretao da Lei e a sua aplicao aos pormenores da vida ordinria, veio a ser um trabalho de graves conseqncias; os doutores cresciam em importncia para explicar a Lei, e suas decises eram irrevogveis. Josefo, que tambm era Fariseu, diz que eles no somente aceitavam a Lei de Moiss, interpretando-a com muita percia, como tambm haviam ensinado ao povo mais prticas de seus antecessores, que no estavam escritas na Lei de Moiss e que eram as interpretaes tradicionais dos antigos, que nosso Senhor considerou de importncia secundria (Mt 15:2,3,6).

A princpio era muito arriscado pertencer seita dos Fariseus, eles eram pessoas de grande valor religioso e constituam a parte melhor da nao judaica. Subseqentemente tornou-se uma crena hereditria, professada por homens de carter muito inferior que a ela se filiavam. Com o decorrer do tempo, os elementos essencialmente viciosos desta seita desenvolveram-se a tal ponto de fazerem dos Fariseus objeto de geral reprovao. Joo batista, dirigindo-se a eles e aos Saduceus, chamou-os de raa de vboras. muito conhecida a linguagem de Jesus, pela qual denunciou severamente estas seitas pela sua hipocrisia e orgulho, pelo modo por que desprezavam as coisas essenciais da Lei para darem ateno a mincias das prticas externas (Mt 5:20; 16:6,11,12; 23:1-39). Alm disso, formavam uma corporao de intrigantes, tomaram parte na conspirao contra a vida de Jesus(Mc 3:6).

SADUCEUS Nome de um partido oposto seita dos Fariseus. Compunhase de um nmero reduzido de homens educados ricos e de boa posio social. Dizem os rabinos que o partido tirou o nome de Zadoc, seu fundador, que viveu pelo ano de 300 aC. Porm, compondo-se este partido de elementos da alta aristocracia sacerdotal, cr-se geralmente que o nome Zadoque se refere ao sacerdote de igual nome que oficiava no reinado de Davi, e em cuja famlia se perpetuou a linha sacerdotal at a confuso poltica na poca dos Macabeus. Os descendentes deste Zadoque tinham o nome de zadoquitas ou Saduceus. Em oposio aos Fariseus, defensores das tradies dos antigos, os saduceus limitavam o seu credo s doutrinas que encontravam no texto sagrado. Sustentavam que s a palavra da Lei escrita os obrigava; defendiam o direito do juzo privado na interpretao da Lei; cingiam-se letra das Escrituras mesmo nos casos mais severos da administrao da justia. Distinguiam-se do Fariseus nos seguintes pontos: 1) Negavam a ressurreio e o juzo futuro, afirmavam que a alma morre com o corpo (At 23:8); 2) Negavam a existncia dos anjos e dos espritos;

3) Negavam o fatalismo em defesa do livre arbtrio, ensinando que todas as nossas aes esto sujeitas ao poder da vontade, de forma que ns somos a causa dos atos bons; que os males que sofremos resultam de nossa prpria insensatez, e que Deus no intervm nos atos de nossa vida, quer sejam bons, quer no. Negavam a imortalidade e a ressurreio, baseando-se na ausncia destas doutrinas na Lei mosaica, no defendiam a f patriarcal na existncia de Sheol, no s por no se achar bem defendida, como por no conter os germes das doutrinas bblicas acerca da ressurreio do corpo e das recompensas futuras. No se pode negar que os patriarcas criam na existncia futura da alma alm da morte. Negando a existncia da alma e dos espritos, os Saduceus entravam em conflito com a angelogia do judasmo elaborada no seu tempo, e ainda iam ao outro extremo: no se submetiam ao ensino da Lei (Ex 3:2; 14:19). A princpio davam relevo doutrina a respeito da interferncia divina nas aes humanas, punindo-as ou recompensando-as neste mundo, de acordo com seu carter moral. Se realmente ensinavam, como afirma Josefo, que Deus no intervm em nossos atos, bons ou maus, repudiavam os ensinos claros da Lei de Moiss em que professavam crer. possvel que comeassem negando as doutrinas expressamente ensinadas na letra da Escritura. E, rendendo-se influncia da filosofia grega, adotaram os princpios aristotlicos, recusando-se a aceitar qualquer doutrina que no pudesse ser provada pela razo pura. Quanto a origem e desenvolvimento dos Saduceus, Shurer de parecer que a casa sacerdotal de Zadoque, que estava testa dos negcios da Judia no IV e III sculos aC, quando sob o domnio persa e grego, comeou, talvez inconscientemente, a colocar a poltica acima das consideraes religiosas . No tempo de Esdras e de Neemias, a famlia do sumo sacerdote era mundana e inclinada a consentir a juno de judeus com os gentios. No tempo de Antoco Epifnio, grande nmero de sacerdotes amava a cultura grega. O povo postou-se ao lado dos Macabeus para defender a pureza da religio de Israel. Quando este partido triunfou, os Macabeus tomaram conta do sacerdcio e obrigaram os zadoquitas a se retirarem para as fileiras da poltica, onde continuaram a

desprezar os costumes e as tradies dos antigos e a favorecer a cultura e a civilizao grega. Os Saduceus e os fariseus que iam ao encontro de Joo Batista no deserto, foram por ele denominados raa de vboras (Mt 3:7); unidos aos Fariseus, pediram a Jesus que lhes fizessem ver algum prodgio do cu (Mt 16:1-4); tentaram a Jesus propondo-lhe um problema a respeito da ressurreio. Tanto os Fariseus quanto os Saduceus achavam-se no sindrio quando acusavam o apstolo Paulo, que, aproveitando-se das suas divergncias de doutrina, habilmente os atirou uns contra os outros (At 23: 6-10).

ESSNIOS Nome de uma ordem religiosa asctica, existente desde cerca de 150 aC, composta por cerca de 4.000 homens que se dedicavam a uma vida asctica, moravam em comunidades monsticas e em vilas por toda a Palestina, perto do Mar Morto. Provavelmente o nome deriva da raiz de uma palavra hebraica cuja significao piedoso. Com intuito de observar religiosamente a lei cerimonial, formaram colnias em vrias cidades da Judia e no deserto de Engadi. Cada uma destas colnias possua a sua prpria sinagoga, consistindo em um largo salo que servia igualmente para as refeies, para as reunies e para guardar os objetos indispensveis aos banhos dirios em guas correntes. Por abstinncia estrita e pelo asseio, os essnios esforavam por atingir absoluta pureza religiosa. Tinham as refeies costumeiras como festas sacrificatrias. Seus dias eram preenchidos com exerccios espirituais, ilustraes e trabalho agrcola ou com artes mecnicas. Eram proibidos de negociar, jurar e ungir-se com leo. Presenteavam incenso para o templo de Jerusalm, porm, como eram diferentes dos judeus ortodoxos, rejeitavam todos os sacrifcios de animais. Oravam com o rosto voltado para o Sol levante, que contemplavam como o esplendor de Deus e acreditavam que sendo o corpo essencialmente pecaminoso, era incapaz de ressurreio. Qualquer pessoa que desejasse fazer parte da ordem, obrigava-se a abrir mo de tudo o que possua, em favor dela. Liam a Lei de Moiss dia e noite, e esforavam-se a regular-se por ela nos menores

pontos. Adotavam hbitos muito simples no vesturio e na alimentao. Passavam o dia cultivando as hortas e aplicando-se a vrias indstrias. No precisavam de muito dinheiro, produzindo pelas prprias mos o que lhes era mais necessrio para viver. Em viagem achavam sempre abrigo e alimentos gratuitos com seus irmos. Condenavam a escravido e no reconheciam distines entre os homens, seno entre puros e impuros. Aprovavam o casamento mas abstinham-se dele, exceto uma de uma das suas colnias. Prometiam honrar a Deus, ser justos para com todos os homens, no fazer mal a ningum, odiar o mal, promover o bem, ser fiis uns para com os outros e principalmente para com as autoridades, amar a verdade, desmascarar os mentirosos, guardas as mos contra os furtos e conservar a conscincia livre de negcios ilcitos. Essa seita no foi mencionada no Novo Testamento, e at a poca do Mestre, aparentemente exercia pouca influncia sobre a vida nacional.

ZELOTES O mesmo que zeloso. Membro de um partido nacionalista. O apstolo Simo e outros distinguiam-se de Simo Pedro pelo apelido de zelote (Lc 6:15). Este partido converteu-se em centro de resistncia aos romanos no tempo de Cirnio, sob a direo de Judas Galileu. Crescendo em fanatismo, provocou a guerra com o imprio dos Csares. Ultimamente perdeu sua caracterstica primitiva e tem transformado-se em um corpo de assassinos ou sicrios.

PARTE VII

OS ISMOS RELIGIOSOS

A busca do saber por parte do homem conhecida teoricamente por Filosofia, de phlos, "amigo", "amante", e sopha, "conhecimento, saber", formado do adjetivo e substantivo gr. philsophos, "que ama o saber", "amigo do conhecimento". A filosofia, segundo a tradio que remonta a Aristteles, comea historicamente no sculo VI a.C., nas colnias gregas da sia Menor, entretanto, sabemos que o ser humano comeou a filosofar desde que intentou no seu corao afastar-se de Deus (Gnesis 3.1-7). Infelizmente, o pensamento humano, no intuito de descobrir ou redescobrir sua natureza, origem e razo de ser, tem criado os "smos" que na realidade afastam cada vez mais a criatura do seu Criador. A pregao apostlica combate ferrenhamente a filosofia (I Corntios 1.22; Colossenses 2.8; I Timteo 6.20) ou sabedoria dos gregos e ensina que a verdadeira sabedoria vem do alto, de Deus e nunca de esforos humanos: "Se, porm, algum de vs necessita de sabedoria, pea-a a Deus que a todos d liberalmente e nada lhes impropera; e serlhe- concedida." (Tiago 1.5) Aqui esto reunidas as escolas de pensamento filosfico mais conhecidas, e as suas falsas filosofias, no intuito de mostrar uma sntese do esforo intil do homem atravs dos sculos no propsito de adquirir a sua prpria salvao ou redeno. O mais importante que essas escolas de pensamento fornecem s falsas religies e seitas o material necessrio sua pregao. H vestgios de uma ou mais filosofias seculares no contexto doutrinrio de cada religio ou seita falsa em detrimento das verdades divinas registradas na Palavra de Deus. Um exame cuidadoso e sincero mostrar isso.

Agnosticismo - O vocbulo agnosticism foi forjado em 1869 por Thomas


H. Huxley, calcado, por oposio ao gnosticismo, no adjetivo gr. gnstos, "ignorante, incogniscvel". Filosofia naturalista e afeita s coisas e relaes da cincia experimental. " o sistema que ensina que no sabemos, nem podemos saber se Deus existe ou no. Dizem: a mente finita no pode alcanar o infinito. Ora, no podemos abarcar a terra, mas podemos toc-la! (I Joo 1.1). A frase

predileta do Agnosticismo : "No podemos crer". Um resumo de seu ensino o seguinte: o atesmo absurdo, porque ningum pode provar que Deus no existe. O tesmo no menos absurdo, porque ningum pode provar que Deus existe. No podemos crer sem provas evidentes. Mentores do Agnosticismo: Huxley, Spencer e outros. Esto todos puramente enganados, porque Deus facilmente compreensvel pela alma sequiosa, honesta e constante. Ler (Rm 1:.20).

Animismo - Uma das caractersticas do pensamento primitivo, que


consiste em atribuir a todos os seres da natureza uma ou vrias almas. Segundo Edward Burnett Tylor (1832-1917) tambm toda a doutrina de ndole espiritualista, em oposio ao materialismo. Essa teoria considera a alma como a causa primria de todos os fatos.

Ascetismo - Teoria e prtica da abstinncia e da mortificao dos


sentidos. Tem como objetivo assegurar a perfeio espiritual, submetendo o corpo alma. H ainda o ascetismo natural (busca da perfeio por motivos independentes das relaes do homem com Deus) que foi praticado pela escola pitagrica. muito praticado pelas religies e seitas orientais.

Atesmo - Teoria que nega a existncia de um Deus pessoal. Desde a


Renascena, o termo passou a indicar a atitude de quem no admite a existncia de uma divindade. Chamam-se ateus os que no admitem a existncia de um ser Absoluto, dotado de individualidade e personalidade reais, livre e inteligente.

Ceticismo - Se caracteriza por uma atitude antidogmtica de indagao,


que torne evidente a inconsistncia de qualquer posio, definindo como nica posio justa a absteno de aceit-las. Foi fundada por Pirro, filsofo grego em 360 a.C. Ensina que visto que s as sensaes, instveis ou ilusrias, podem ser a base dos nossos juzos sobre a realidade, deve-se praticar o repouso mental em que h insensibilidade e em que nada se afirma ou se nega, de modo a atingir a felicidade pelo equilbrio e a tranqilidade. Tais pessoas no vivem, vegetam...

Desmo - O desmo distingue-se radicalmente do tesmo. Para o tesmo,


Deus o autor do mundo, entidade pessoal revelada aos homens, dramaticamente, na histria. Para o desmo, Deus o princpio ou causa do mundo, infuso ou difuso na natureza, como o arquiteto do universo. Elaborado dentro do contexto da chamada religio natural, cujos dogmas so demonstrados pela razo, o conceito desta de Deus pode confundir-se com o conceito de uma lei, no sentido racional-natural do termo. Trata-se do Deus de todas as religies e seu conceito no est associado s idias de pecado e redeno, providncia, perdo ou graa, considerados "irracionais". antes um Deus da natureza do que um Deus da humanidade e, como um eterno gemetra, mantm o universo em funcionamento, como se fosse um relgio de preciso. (History of Engiish thought in the eighteenth century) O desmo surgiu dentro do contexto dos primrdios do racionalismo sob a influncia de Locke e Newton. Voltaire, um dos maiores contestadores da Bblia dos ltimos tempos, era desta.

Dualismo - Em sentido tcnico rigoroso, dualismo significa a doutrina ou o


sistema filosfico que admite a existncia de duas substncias, de dois princpios ou de duas realidades como explicao possvel do mundo e da vida, mas irredutveis entre si, inconciliveis, incapazes de sntese final ou de subordinao de um ao outro. No sentido religioso so tambm dualistas as religies ou doutrinas que admitem duas divindades sendo uma positiva, princpio do bem, e outra, sua oposta, destruidora, negativa, princpio do mal operando na natureza e no homem. Descartes (1596-1650) quem estabelece essa doutrina no campo da filosofia moderna.

Ecletismo - Sistema filosfico que procura conciliar teses de sistemas


diversos conforme critrios de verdade determinados. Procura aproveitar o que h de melhor de todos os sistemas. No sculo XIX o ecletismo espiritualista, que se preocupava com o uso do mtodo introspectivo, deu origem ao chamado espiritualismo contemporneo.

Empirismo - Posio filosfica segundo a qual todo o conhecimento


humano resultaria da experincia (sensaes exteriores ou interiores) e

no da razo ou do intelecto. Afirma que o nico critrio de verdade consistiria na experincia. essa a teoria do "ver para crer".

Epicurismo - Nome que recebe a escola filosfica grega fundada por


Epcuro (341-270 a.C.). Afirma o princpio do prazer como valor supremo e finalidade do homem, e prescreve: 1) aceitar todo prazer que no produza dor; 2) evitar toda dor que no produza prazer; 3) evitar o prazer que impea um prazer ainda maior, ou que produza uma dor maior do que este prazer; 4) suportar a dor que afaste uma dor ainda maior ou assegure um prazer maior ainda. Por prazer entende a satisfao do esprito, proveniente de corpo e alma sos, e nunca de Deus. Buscar prazer e satisfao apenas na sade ou no intelecto no ter desejo de encontrar a verdadeira fonte da felicidade.

Esoterismo - Sistema filosfico religioso oculto. Doutrina secreta s


comunicada aos iniciados. O esoterismo ocultista e caracteriza-se pelo estudo sistemtico dos smbolos. H simbologia em tudo o que existe e no estudo dessa simbologia o homem poder compreender as razes fundamentais de sua existncia. Vem a ser uma ramificao do Espiritismo.

Espiritualismo - Denominao genrica de doutrinas filosficas segundo


as quais o esprito o centro de todas as atividades humanas, seja este entendido por substncia psquica, pensamento puro, conscincia universal, ou vontade absoluta. O esprito a realidade primordial, o bem supremo. O Espiritualismo dualista, pluralista, testa, pantesta e agnstico. o espiritismo com um nome mais sofisticado. doutrina de demnios. Aceita a reencarnao e a evoluo do esprito.

Estoicismo Escola filosfica grega fundada por Zeno de Ctio (334


262 a.C.), sua doutrina e a de seus seguidores. O nome deriva do gr. stoa (portada) porque Zeno ensinava no prtico de Pecilo em Atenas. O estoicismo afirma que a sabedoria e a felicidade derivam da virtude. Essa consiste em viver conforme a razo, submetendo-se s leis do universo, a fim de obter-se a imperturbabilidade de esprito (ataraxia). uma forma

de pantesmo empirista que pretende tornar o homem insensvel aos males fsicos pela obedincia irrestrita s leis do universo.

Evolucionismo - O Evolucionismo uma filosofia cientfica que ensina que


o cosmos desenvolveu-se por si mesmo, do nada, bem como o homem e os animais que existem por desenvolvimento do imperfeito at chegar ao presente estado avanado. Tudo por meio de suas prprias foras. preciso mais f para crer nas hipteses da Evoluo do que para crer nos ensinos da Bblia, isto , que foi Deus que criou todas as coisas. (Gn 1.1; 1.21,24, 25).

Gnosticismo - Do verbo gr. gnstiks "capaz de conhecer, conhecedor".


Significa, em tese, o conhecimento mstico dos segredos divinos por via de uma revelao. Esse conhecimento compreende uma sabedoria sobrenatural capaz de levar os indivduos a um entendimento completo e verdadeiro do universo e, dessa forma, sua salvao do mundo mau da matria. Ope-se radicalmente ao mundo e ensina a mortificao do corpo e a rejeio de todo prazer fsico. pantesta e, segundo a tradio, (Atos 8.9-24) deve-se a Simo Mago com o qual o apstolo Pedro travou polmica em Samaria a sua difuso no meio cristo.

Humanismo - a filosofia que busca separar o homem e todo o seu


relacionamento, da idia de Deus. O homem, nessa filosofia, o centro de todas as coisas, o centro do universo e da preocupao filosfica. O seu surto se verificou no fim do sculo XIV. Marx o fundador do humanismo comunista.

Liberalismo - liberdade mental sem reservas. Esse sistema afirma que


o homem em si mesmo bom, puro e justo. No h um inferno literal. O nosso futuro incerto, a Bblia falvel e Deus um Pai universal, de todos, logo, por criao somos todos seus filhos, tendo nossa felicidade garantida.

Materialismo - Afirma que a filosofia deve explicar os fenmenos no


por meio de mitos religiosos, mas pela observao da prpria realidade.

Ensina que a matria, incriada e indestrutvel, a substncia de que todas as coisas se compem e qual todas se reduzem e que a gerao e a corrupo das coisas obedecem a uma necessidade no sobrenatural, mas natural, no ao "destino", mas a leis fsicas. Segundo essa filosofia, a alma faz parte da natureza e obedece s mesmas leis que regem seu movimento e o homem matria, como todas as demais coisas.

Monismo - Os sistemas monistas so variados e contraditrios,


entretanto tm uma nota comum: a reduo de todas as coisas e de todos os princpios unidade. A substncia, as leis lgicas ou fsicas e as bases do comportamento se reduzem a um princpio fundamental, nico ou unitrio, que tudo explica e tudo contm. Esse princpio pode ser chamado de "deus", "natureza", "cosmos", "ter" ou qualquer outro nome.

Pantesmo - Do gr. pas, pan, "tudo, todas as coisas" thos, "deus". Como
o prprio nome sugere, a doutrina segundo a qual Deus e o mundo formam uma unidade; so a mesma coisa, constituindo-se num todo indivisvel. Deus no transcendente ao mundo, dele no se distingue nem se separa; pelo contrrio, lhe imanente, confunde-se com ele, dissolve-se nele, manifesta-se nele e nele se realiza como uma s realidade total, substancial.

Pietismo - Teve incio no sculo XVIII atravs da obra de Philipp Spener


e August Francke. uma teoria do protestantismo liberal que d nfase correo doutrinria sem deixar lugar para a experincia da f. Interpreta as doutrinas do Cristianismo apenas luz da experincia sentimental de cada indivduo.

Pluralismo - No bem uma Escola de Pensamento, mas uma doutrina que


aceita a existncia de vrios mundos ou planos habitados, oferecendo um mbito universal para a evoluo do esprito. Naturalmente, para cada "mundo", um tipo de "deus". a doutrina desposada pelas filosofias espritas ou espiritualistas.

Politesmo - Crena em mais de um Deus. As foras e elementos da


natureza so deuses. H deuses para os sentimentos, para as atividades humanas e at mesmo deuses domsticos. Os hindus tm milhes de deuses que associam s suas diversas religies.

Positivismo - Doutrina filosfica pregada por Auguste Comte, (17981857) que foi inspirado a criar uma religio da humanidade. Em 1848 fundou a Sociedade Positivista, da qual se originou a Igreja Positivista. O positivismo religioso ensina que nada h de sobrenatural ou transcendente. Suas crenas so todas baseadas na cincia, com culto, templos e prticas litrgicas. o culto s coisas criadas em lugar do Criador (Romanos 1.25).

Racionalismo - A expresso racionalismo deriva do substantivo razo e,


como indica o prprio termo, a filosofia que sustenta a primazia da razo, da capacidade de pensar. Considera a razo como a essncia do real, tanto natural quanto histrico. Ensina que no se pode crer naquilo que a razo desconhece ou no pode esquadrinhar.

Unitarismo - Fundado na Itlia por Llio e Fausto Socino. Segue a linha


racionalista de Erasmo de Rotterdan. Filosofia religiosa que nega a Divindade de Jesus Cristo, embora o venere. uma filosofia criada dentro do protestantismo que afirma dentre outras coisas, a salvao de todos. No cr em toda a Bblia, no pecado nem na Trindade. Semelhante ao Universalismo.

Universalismo - Pensamento religioso da Idade Mdia que estendia a


salvao ou redeno a todo gnero humano. , talvez, o precursor do movimento ecumnico moderno. O centro da histria o povo judeu, por sua aliana com Deus e depois, a Igreja crist. Afirma que a redeno universalmente imposta a todas as criaturas...

( extraido do livro "Religies, Seitas e Heresias" - J. Cabral - Universal Produes.)

PARTE VIII

MOVIMENTOS RELIGIOSOS ATUANTES

Alguns movimentos religiosos, apesar de antigos, permanecem vivos e atuantes atravs dos sculos, renovando seus mtodos de evangelismo, tornando-se mais atrativos, com intuito de somar adeptos e consequentemente facilitar seu caminho para a perdio espiritual.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias Mrmons (1830)
- Consideram que Deus Pai (Elohim) composto de matria, ainda que

imortal e habita em um sistema da estrela Kolob. um deus diferente de Jeov (seu filho), que encarnou como Jesus de Nazar. Originalmente praticavam a poligamia (sc. XIX); - Consideram somente a terceira pessoa da Trindade como no-corprea; - Fundaram sua prpria cidade santa Salk Lake City. - Crem que Deus encarnou em Ado e que antes foi uma pessoa como ns, por isso consideram que todos podemos chegar a ser deuses de diferentes sistemas solares; - Acreditam que a Igreja de Cristo deixou de existir com a morte do ltimo apstolo; - No crem que Jesus tenha sido gerado pelo Esprito Santo, mas que foi gerado "pelo mesmo personagem que esteve no jardim do den e nosso Pai que est nos cus". - Praticam o "batismo pelos mortos"; - So milenaristas e crem no "selamento para a eternidade", onde uma pessoa pode se casar inclusive com algum desaparecido;

Espiritismo (1857)
- Crem que Deus inteligncia suprema, o princpio e o fim de todas as coisas, o Criador de tudo, Suprema Energia e fonte inesgotvel de amor; - Jesus foi somente um esprito bom e evoludo; - Crem na reencarnao, na lei do carma, na possibilidade de que j vivemos em outros mundos e nos trs princpios: corpo, perisprito (cordo de prata) e alma; - Praticam a mediunidade com os mortos; - No aceitam o batismo; - Crem na salvao s pela caridade e no pela f.

Hare Krishna (Sociedade Internacional para a Conscincia de Krishna - 1965)


- So membros da "Sociedade Internacional de Conscientizao de Crxena", uma forma missionria de hindusmo devocional. Seu fundador, o

falecido A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, levou esta mensagem para os Estados Unidos em 1965. Ela retm certos elementos do ascetismo hindusta, centraliza-se na adorao do deus Crxena, e d destaque ao entoar a mantra "Hare Krishna". Bhaktivedanta considerava a simples recitao do nome de Deus suficiente para a salvao. - Praticam a filosofia Advaita. - Crem que as distines so ilusrias e a realidade nodual, em sua essncia. Isto significa que o Eu individual, mesmo que percebido comoser distinto , em ltima instncia, idntico ao absoluto (Brahman). - Tambm crem que a purificao da alma se alcana diretamente por experincia e no por ritual. Este conhecimento do absoluto da liberao da vida, erradica a ignorncia e as iluses, que , em si, a erradicao do carma acumulado nas vidas anteriores. - Cantam um mantra 1728 vezes por dia, no mnimo e no praticam jogos de azar ou entretenimento. - Os homens utilizam um cinto de castidade que ajustado com vrias voltas em torno de suas genitais para impedir a funo do mesmo.

Igreja da Unificao (Moon - 1954)


- Crem que o reverendo Moon o Messias. - Crem que Jesus (o primeiro Messias) tinha intenes de se casar e formar uma famlia. Foi crucificado, morreu e fracassou em sua inteno de redeno

Umbanda (entre os sc. XVIII e XX)


- um culto sincretista formado em base do cristianismo, espiritismo e cultos animistas africanos. - Crem em deuses, na possesso dos espritos e sacrificam animais

Rosacruz (Formada hipoteticamente no sc. XII, redescoberta no sc. XV e historicamente formada entre 1888 e 1915. Foi reconhecida em 1939)
- Crem em um ser supremo, no carma e na reencarnao. - Consideram a Jesus como uma reencarnao de Cristo. - Praticam a astrologia e crem que Lcifer foi quem abriu os olhos aos homens. - Jeov foi para eles um guia a cujo cargo esteve a parte especial da criao (um dos Elohim). Como regente da lua, tem a seu cargo aos seres degenerados e malignos que h l. Mora no Sol visvel. - No crem no inferno, so vegetarianos, praticam meditao e suas idias provm de um amplo sincretismo cristo, gnstico, maniqueu, budista, hindu e espiritista com filosofia helnica. - Em alguns ramos so decididamente luciferistas - Reconhecem a Cristo como fundador da Religio Universal do futuro e asseguram que Jeov a cabea das religies de raa (Taosmo, Budismo, Hinduismo, Judasmo, etc.); assim como tambm a identidade do "Pai" a quem Cristo entregar o reino em seu devido tempo. - Certa pessoa que apareceu na Palestina h 2000 anos, de quem se fala ser Jesus Cristo, dizem que na verdade era s um indivduo e que um erro crer que ele foi o Filho de Deus.

Igreja Adventista do Stimo Dia (Origem)


A Igreja adventista tem duas origens distintas. A primeira est ligada ao nome ADVENTISTA. No era para ser uma nova igreja, mas era uma crena na segunda vinda de Cristo pregada pelo pastor Guilherme Miller. A segunda est ligada ao nome STIMO DIA, totalmente contrria a f de Miller e implantado por uma mulher chamada Ellen G. White.

A crena do adventismo foi iniciada em 1818, por Guilherme Miller, um fazendeiro americano. Sua famlia foi toda batista. Havia entre seus primos alguns que eram pastores batistas. Mesmo assim desviou-se em 1810, e s regressou depois de ter servido o exrcito em 1814. Ao aceitar Jesus mergulhou ele num profundo exame da Bblia. Atraram-no particularmente as passagens de Daniel e do Apocalipse, levando-o a investigar a data mais provvel do fim do mundo. J em 1818, fixara Miller a data do fim do mundo (ou advento, de onde vem o nome adventistas), para o ano de 1843. Diz ter ouvido uma voz interior que lhe insistiu: "V e di-lo ao mundo". Desde ento, ajudado por muitas igrejas batistas, metodistas e congregacionais, proclamava o ADVENTO. Pregou o advento durante dez anos por toda a costa oriental dos EUA. Muitos de seus ouvintes comearam a pregar tambm. Assim o advento se espalhou como uma febre. Pessoas houve que comearam a preparar o vesturio para o dia da ascenso. Passando o ano de 1843 sem o fim do mundo, o profeta Miller marcou-o para o dia 21 de Maro de 1844. Neste dia, milhares de pessoas, vestidas de branco, passaram a noite toda esperando Jesus. Foram decepcionados. Miller descobriu que estava errado. Voltou sua congregao e pediu desculpas por to grave erro. At voltou a ser um pastor batista. Infelizmente o mesmo no se deu com alguns de seus seguidores, que a partir de 1844, formaram o movimento do ADVENTISMO. De 1844 a 1860, os seguidores de Miller, sendo uma boa porcentagem deles batistas excludos, foram conhecidos apenas como adventistas. Continuaram na insistncia por datas. Quase uma por ano at 1877. Entre os fiis seguidores de Miller estava a senhora Ellen G. White, que, depois de ver fracassadas outras tentativas de marcao de datas, afirmou ter tido vises dos cus que lhe revelaram toda a verdade. Afirmava ela que o santurio de Daniel 8,13-14, est no cu e no na terra. Cristo teria vindo em 22 de Outubro de 1844 a esse santurio celestial. A prxima viso de Ellen foi sobre a guarda do sbado, de onde

surgiu o complemento do nome Adventista do Stimo Dia. Diz a Sra. White que teve uma viso onde havia uma arca no cu e nela estavam escritos os dez mandamentos. Dos mandamentos se destacava o quarto, porque se apresentava dentro de um crculo de luz. Entendeu ela que esse mandamento precisava receber maior ateno que os outros. Sua mensagem foi aceita pelos membros do adventismo surgindo assim, a Igreja Adventista do Stimo dia.

Testemunhas de Jeov (Origem)


Esta seita foi formada por um homem que sentia verdadeiro dio pelas comunidades crists. Seu nome era Charles Taze Russel, nascido na Pensilvania em 1852. De origem presbiteriana, passou pela igreja Congregacional e se tornou membro da nova seita, a dos Adventistas do Stimo Dia. Durante muito tempo foi um verdadeiro f do adventismo. Tomando o seu prprio caminho, comeou a fazer estudos bblicos semanais com um grupo composto inclusive de pessoas de outras igrejas evanglicas. No demorou muito, lanou sua prpria profecia, em ntida semelhana ao fundador do adventismo: A Segunda vinda de Cristo se daria em 1914. Logo comeou a discordar de muitos pontos doutrinrios dos adventistas e, em 1872, reunindo alguns simpatizantes de suas idias, comeou a organizar o movimento que hoje conhecido como "Testemunhas de Jeov". Antes desse nome tiveram muitos outros. Somente entre os anos de 1817 a 1826, mudaram suas doutrinas nada menos que 148 vezes. Negam que Jesus Deus. Dizem que o Espirito Santo no uma pessoa inteligente. Jesus era o arcanjo Miguel. No existe inferno, alm de muitas outras heresias.

CONCLUSO

bem verdade que em grande parte do mundo, milhares de pessoas se rendem aos ensinamentos tericos e prticos de heresias, atravs das muitas seitas existentes, tornando suas vidas cada vez mais perdidas, no que diz respeito ao campo espiritual, mas no podemos negar que muitos seminrios, institutos bblicos e denominaes comprometidos com a verdade bblica, tambm esto fazendo sua parte para tornar conhecida a Palavra que transforma vidas e traz Salvao atravs do sacrifcio de Jesus Cristo. No podemos parar de fazer o que nos cabe, enquanto cristos que somos, ou seja, tornar conhecido o Evangelho a qualquer custo, pois nossos opositores no mediro esforos para tentar nos convencer de que, aquilo que acreditam e ensinam em suas seitas a verdade que preenche o vazio espiritual do homem. Portanto, conhecer as armas que o inimigo tem nas mos estar em vantagem na hora do combate. Da a importncia de conhecer as mais diversas heresias propagadas e que so verdadeiras armas para o inimigo enganar as pessoas, tornando-as cegas e desorientadas. Que esta apostila possa ajud-lo no combate aos ensinamentos herticos e dessa forma, enfraquecer todo movimento contrrio ao Cristianismo bblico. Deus abenoe a sua vida!!!

Tende cuidado para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias e vs sutilezas, segundo a tradio dos homens, segundo os rudimentos do mundo e no segundo cristo (Cl 2:8))

BIBLIOGRAFIA

Bblia Apologtica, ICP Instituto Cristo de Pesquisas, 1 Edio, ICP Editora, 2000. Bblia de Estudo Almeida, Sociedade Bblica do Brasil, 2 Edio, 1999. Bblia de Estudo Nova Verso Internacional, Editora Vida, 2000. Bblia de Estudo Temas em Concordncia, 5 Edio, Editora Central Gospel, 2005. O Novo Comentrio da Bblia, Vol. I e II, Edies Vida Nova. Dicionrio da Bblia, John D. Davis, 14 Edio, Editora Juerp, 1987. Dicionrio da Bblia de Almeida, Werner Kaschel e Rudi Zimmer, SBB, 1999. Enciclopdia de Apologtica, Norman Geisler, Editora Vida, 2002. Revista de Apologtica do ICP - Defesa da F, www.icp.com.br. Apostila Seitas e Heresias, Prof. Moiss Arajo Revista de Estudos Realizao Origem e Desenvolvimento das Seitas, Juerp.

Das könnte Ihnen auch gefallen