Sie sind auf Seite 1von 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N.

10358/09 Objeto: Pedido de Prorrogao de Prazo Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Interessado: Claudino Csar Freire Advogados: Dr. rio Dantas da Nbrega e outros DECISO SINGULAR DS1 TC 00067/12 Trata-se de pedido de prorrogao de prazo para apresentao de defesa, formulado pelo Prefeito Municipal de Gurinhm/PB, Sr. Claudino Csar Freire. A referida pea processual est encartada aos autos, fl. 4.059, onde o interessado no feito pleiteia a dilao do lapso temporal, alegando, sumariamente, a dificuldade em localizar todos os documentos necessrios instruo de sua contestao, notadamente diante das inovaes processuais detectadas pelos peritos do Tribunal. o relatrio. Decido. Compulsando o presente feito, constata-se que a solicitao protocolizada nesta Corte de Contas no deve ser conhecida, pois os pedidos de prorrogao de prazo para apresentao de defesa somente podem ser requeridos na vigncia do lapso temporal fixado para envio da contestao, consoante estabelecido no art. 220 do Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado da Paraba RITCE/PB, in verbis:

Art. 220. Os pedidos de prorrogao de prazo s podero ser protocolizados na vigncia do prazo processual objeto do requerimento.

Com efeito, considerando que a intimao do interessado foi publicada no Dirio Oficial Eletrnico do TCE/PB de 20 de novembro de 2012 e que o dies a quo o primeiro dia til seguinte ao considerado como data da divulgao eletrnica, ou seja, o dia 21 de novembro, o requerimento de dilao de termo intempestivo, tendo em vista que o dies ad quem foi o dia 05 de dezembro, vide fl. 4.058, enquanto a petio foi protocolizada no Tribunal em 06 de dezembro do corrente ano, ou seja, com 01 (um) dia de atraso. Neste sentido, imperioso salientar que as normas processuais seguem regras rgidas de ordem pblica, sendo, portanto, impositivas, cogentes, imperativas, ou seja, no admitem qualquer tipo de criao extra legem. Dignos de referncia so os ensinamentos dos festejados doutrinadores Luiz Rodrigues Wambier, Flvio Renato Correia de Almeida e Eduardo Talamini, in Curso Avanado de Processo Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento, 5. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, vol. 1, p. 57, verbatim:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N. 10358/09
Quanto ao grau de obrigatoriedade das normas, temos que o direito processual composto preponderantemente de regras cogentes, imperativas ou de ordem pblica, isto , normas que no podem ter sua incidncia afastada pela vontade das partes.

Ante o exposto, no tomo conhecimento do pedido e determino o retorno dos autos Secretaria da eg. 1 Cmara do Tribunal para as providncias cabveis. Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Gabinete do Relator Joo Pessoa, 13 de dezembro de 2012

Auditor Renato Srgio Santiago Melo Relator

Das könnte Ihnen auch gefallen