Sie sind auf Seite 1von 5

Enunciados do I Frum Interdisciplinar de Uniformizao de Condutas Jurisdicionais

ENUNCIADOS - JURISDIO CRIMINAL ENUNCIADO 01 -A condenao do ru ao pagamento de indenizao (art. 387, IV, do CPP) caracteriza cerceamento de defesa, se no houver meno a respeito na denncia ou discusso durante a instruo. ENUNCIADO 02 - possvel, na instruo dos processos de competncia do tribunal do jri, a depender das circunstncias, que o juiz determine a oferta de alegaes finais por memoriais, no obstante a determinao do art. 411 do CPP. ENUNCIADO 03 - No processo criminal, a inquirio de testemunha da defesa antes da oitiva de testemunha ministerial ausente audincia, no configura nulidade, desde que haja anuncia da parte r. ENUNCIADO 04 - Nas condenaes por trfico de drogas, o regime de cumprimento da pena deve ser inicialmente fechado por fora do que dispe o art. 2, 1, da lei 11.464/07. ENUNCIADO 05 - Nas aes penais pblicas condicionadas representao da ofendida de que trata a lei 11340/06 (Lei Maria da Penha), dever o juiz, por cautela, designar audincia prvia para oitiva da vtima, objetivando a ratificao ou renncia do direito de representar, antes do recebimento da denncia. ENUNCIADO 06 - A carta precatria expedida com objetivo de colocar em liberdade ru preso dever ser acompanhada do alvar de soltura. ENUNCIADO 07 - Nos crimes de menor potencial ofensivo submetidos justia comum ou ao tribunal do jri, em virtude de conexo ou continncia, sero observados os institutos da transao e composio dos danos cveis. ENUNCIADO 08 - O no comparecimento da vtima audincia especial do art. 16 da Lei 11.340, intimada ou no, implica no prosseguimento do feito, no incidindo na renncia ao direito de representao, s podendo esta ser feita na presena do Juiz. ENUNCIADO 09 - O Juiz pode absolver sumariamente o denunciado, independentemente do oferecimento de resposta escrita. ENUNCIADO 10 - Os quesitos relativos tentativa ou desclassificao precedem aos demais quesitos defensivos, mesmo queles que possam levar absolvio. ENUNCIADO 11 - Tendo a defesa tcnica ou pessoal (autodefesa) suscitado exclusivamente a tese de negativa de autoria, no ser formulado o quesito genrico de absolvio.

ENUNCIADOS - JURISDIO CVEL 1. ENUNCIADO 01 - abusiva a cobrana de TAC e TEC, bem como de outras tarifas administrativas contratuais de idntica natureza. 2. ENUNCIADO 02 - A prescrio do seguro DPVAT, nas hipteses de invalidez ou debilidade permanente, interrompe-se por requerimento administrativo perante a seguradora ou por solicitao para requisio policial de realizao de laudo pericial perante rgo oficial, recomeando aps a cincia inequvoca das respostas. ENUNCIADO 03 ilegal a negativa de autorizao, por parte do plano de sade, a procedimento cirrgico de obesidade mrbida, por se tratar de tratamento essencial vida do paciente. De igual modo, a consequente cirurgia para retirada do excesso de pele, dado o carter no esttico desta. ENUNCIADO 04 - A busca e apreenso fundada no DL 911/69 cabvel se o consumidor, voluntariamente, deixar de pagar os valores contratados e a ilegalidade do contrato se restringir aos encargos moratrios. ENUNCIADO 05 - Na relao de consumo, a falta de juntada de cpia do contrato petio inicial de reviso contratual no elide o princpio constitucional de acesso justia, eis que a inexistncia do documento pode ser suprida pela regra de inverso do nus probatrio. ENUNCIADO 06 - A substituio ou o reforo de penhora no reabre o prazo para impugnao ao cumprimento de sentena, salvo se a irresignao versar sobre a segunda constrio. ENUNCIADO 07 - obrigatrio o custeio de stents, rteses e prteses necessrios ao sucesso do ato cirrgico coberto pelo plano de sade contratado, conforme prescrio mdica. ENUNCIADO 08 - Designada a audincia preliminar, recomendvel, em nome da celeridade processual, o estrito cumprimento da norma prevista no art. 331 do CPC, que impe, caso inviabilizada a composio amigvel, fixar os pontos controvertidos, decidir questes pendentes e determinar as provas relevantes a serem produzidas. ENUNCIADO 09 - Havendo dvida razovel, pode o magistrado, de ofcio, exigir prova da situao de penria do requerente, para efeito de concesso do benefcio da justia gratuita. ENUNCIADO 10 - O simples aviso encaminhado por rgo restritivo de crdito, desacompanhado de posterior inscrio, no configura dano moral. ENUNCIADO 11 - No h ilegalidade no repasse s tarifas de energia eltrica do valor correspondente ao PIS e COFINS. ENUNCIADO 12 - O percentual da perda, devidamente apurado, determinar o grau de invalidez permanente do segurado e o valor da indenizao prevista na Lei n. 6.194/74, com as alteraes da Lei n. 11.945/2009.

ENUNCIADO 13 - A competncia para julgar e processar as aes previdencirias previstas no art. 109, 3 da CF no privativa das Varas da Fazenda Publica Estadual. ENUNCIADO 14 -O ajuizamento de ao revisional no obsta a concesso nem suspende a eficcia de medida liminar em sede de busca e apreenso fundada no DL 911/69 ou em ao de reintegrao de posse de veculo. ENUNCIADOS - JURISDIO CVEL (Famlia) ENUNCIADO 15 - Em ao de Direito de Famlia, o despacho inicial designar audincia de conciliao. ENUNCIADO 16 - A guarda compartilhada ser concedida, apenas, quando houver convico do juiz quanto a estabilidade da relao entre os pais, realizando, se necessrio, estudo psicossocial. ENUNCIADO 17 - No despacho inicial de citao em ao de interdio, deve ser ordenado ao Oficial de Justia que certifique se o interditando possui aparente condio fsica de comparecer audincia de interrogatrio. ENUNCIADO 18 - Os genitores e os avs no podem figurar, concomitantemente, no polo passivo da ao de alimentos, havendo necessidade de ao autnoma complementar no tocante aos parentes mais distantes. ENUNCIADO 19 - No divrcio com citao por edital, cujo nico objetivo seja o rompimento do vnculo matrimonial, desnecessria a realizao da audincia de instruo e julgamento. ENUNCIADO 20 - A cpia da sentena, que altera estado civil ou filiao, servir como mandado de registro no cartrio competente. ENUNCIADO 21 - Em regra, no h interesse processual na ao de guarda de menor, ajuizada por qualquer parente, quando este reside no mesmo endereo de algum dos genitores. ENUNCIADO 22 - O art. 98, II, do ECA, atrai a competncia da ao de guarda ao juzo da infncia e juventude, no caso em que alegada a falta ou omisso dos pais. ENUNCIADO 23 - No mandado de citao de ao de investigao de paternidade, deve constar a advertncia prevista na Smula 301 do STJ: A recusa do suposto pai em submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade. ENUNCIADO 24 - No processo de execuo de alimentos, com relao s parcelas vencidas no curso da lide, possvel a decretao de sucessivas prises. ENUNCIADO 25 - O juiz pode determinar que o oficial de justia, no cumprimento do mandado, diligencie diretamente parte sobre a realizao de exames e sobre eventual mudana de endereo da parte contrria. ENUNCIADOS - JURISDIO CVEL ( Juizados Especiais) ENUNCIADO 26 - A parte deve ser intimada pessoalmente, por aviso de recebimento ou mandado, para o cumprimento da obrigao de fazer, ainda que conste prazo na sentena, a teor da Smula

410 do STJ. ENUNCIADO 27 - A correo monetria, na ao de repetio do indbito que discuta clusula abusiva, deve ser aplicada a partir do pagamento de cada parcela em que ocorreu o efetivo prejuzo na forma da Smula 43 do STJ. ENUNCIADO 28 - A prescrio de dez anos na ao de reviso contratual, com ou sem repetio de indbito, nos termos do artigo 205 do Cdigo Civil, por no se considerar vcio do servio, mesmo se tratando de relao de consumo, a teor do artigo 27 do CDC, nem enriquecimento sem causa, na forma do 3, inciso IV, do artigo 206 do Cdigo Civil (trs anos). ENUNCIADO 29 - A competncia para julgamento, nas aes decorrentes de seguro DPVAT, do domiclio do autor ou do local do fato, nos termos do artigo 4, inciso III, da Lei n 9.099/95, a no observncia implicar na extinta da ao nos termos do art. 51, inc.III do mesmo diploma. ENUNCIADO 30 - O bloqueio, via BACENJUD, de quantia irrisria em relao ao valor da execuo, poder ser liberados imediatamente. ENUNCIADO 31 - Nas cobranas relativas ao seguro DPVAT, com fundamento em debilidade permanente, aplica-se a gradao prevista no anexo da Lei n 6.194/74. ENUNCIADO 32 - A intimao exclusiva de determinado advogado est condicionada ao seu cadastramento prvio no sistema de processo judicial eletrnico. ENUNCIADO 33 - Para fins de aplicao da multa prevista no art. 475-J do CPC, dispensa-se intimao especfica posterior ao trnsito em julgado, independentemente da condio de revel, ante a especificidade do rito previsto na Lei n 9.099/95 (art. 19, 2). ENUNCIADO 34 - Dispensvel a intimao das partes de sentenas homologatrias de acordo regularmente firmado nos termos do art. 41 da Lei n. 9.099/95. ENUNCIADO 35 - abusiva a cobrana das tarifas TAC e TEC e assemelhadas, cuja devoluo dar-se- sempre em dobro. ENUNCIADO 36 - Nos casos de seguro DPVAT com debilidade permanente, aplica-se a gradao prevista na tabela da MP n 451, convertida na Lei n 11.945/2009, a partir da sua vigncia. ENUNCIADO 37 - Os bens que guarnecem a residncia do devedor, desde que no essenciais habitabilidade, so penhorveis. ENUNCIADO 38 - Entre os Juizados Virtuais, a expedio de carta precatria deve ser feita diretamente pelo juzo deprecante ao juzo deprecado atravs de distribuio direta no e-jus, atravs do analista judicirio devidamente cadastrado como distribuidor e autorizado pelo magistrado titular. ENUNCIADOS - JURISDIO DA FAZENDA PBLICA ENUNCIADO 01 - No se inclui na competncia de vara da Fazenda Pblica, nos termos do art.165, I, da LOJE, a ao em que for interessada pessoa jurdica de direito privado do sistema S (SESC, SENAI, SESI e SENAC).

ENUNCIADO 02 - A recusa injustificada de autoridade administrativa, integrante do Poder Pblico proponente da ao demolitria, em fornecer apoio logstico (homens e mquinas) para cumprimento de ordem judicial de demolio resultar na conduo do responsvel autoridade policial, a fim de apurar crime de prevaricao. ENUNCIADO 03 - A penhora eletrnica de ativos financeiros na execuo fiscal independe da existncia de outros bens penhorveis. ENUNCIADO 04 - Os embargos execuo fiscal somente devem ser recebidos mediante a garantia do juzo, ainda que parcial quando no localizados outros bens para garantia integral. ENUNCIADO 05 - A execuo fiscal de valor irrisrio, desproporcional aos dispndios para o ajuizamento ou manuteno da ao, acarreta prejuzo ao errio pblico e desprezo pela utilidade da jurisdio, sendo causa de extino do processo sem resoluo do mrito, por ausncia do interesse de agir, conforme entendimento do STF e STJ. ENUNCIADO 06 - A ao de servidor contra ente de direito pblico deve ser analisada, exclusivamente, sob a tica da relao de trabalho administrativo-estatutrio, no cabendo ao juzo estadual condenar em pagamento de verbas nsitas ao regime celetista, a exemplo de aviso prvio e de FGTS. ENUNCIADO 07 - A penhora on line cautelar no pode ser deferida antes da citao, sem a efetiva demonstrao na petio inicial de esvaziamento patrimonial fraudulento da parte executada.

Das könnte Ihnen auch gefallen