Sie sind auf Seite 1von 14

FORMAO DE AUDITORES INTERNOS

DESENVOLVIMENTO Eng. MIGUEL HERNANDEZ


.

DIAGRAMAO RONALDO COSTA RODRIGUES


.

Tudo o que produzirmos ser somente o reflexo do empenho e da qualidade aplicados em nosso trabalho. Lembre-se disso desde as mais simples tarefas s mais complexas, e o resultado ser o xito.

1
2 3

-Exerccio
-Definio -Ciclo da Auditoria -Responsabilidades -Diferena -Processos (Conceito e Modelo)

4
5 6 7 8

-Checklist
-ISO 9001:2000

Exerccio
Responder as seguintes perguntas: 1 O que AUDITAR?
- Verificar o cumprimento do Sistema da Qualidade e monitorar objetivos.

2 - Porqu a Organizao faz auditorias?


- Para poder avaliar a situao atual.

3 - Quais benefcios a Organizao obtm das auditorias?


- Melhorar, melhorar, melhorar continuamente...

CONCLUSO
Uma das ferramentas mais importante de um sistema de gesto so as Auditorias.

As Auditorias so suportes, apoios, sugestes... ... e no buscar erros!

Definio

Auditoria: Processo sistemtico, independente e documentado para se obter evidncias e avali-las de forma objetiva, com a finalidade de determinar a extenso em que se cumprem os critrios auditados.

Importante
A Auditoria no um inqurito. O Auditor deve conseguir um bom clima;

O Auditor deve ser franco;


As Auditorias buscam Conformidades, e no No Conformidades;

Sua atividade principal: buscar evidncias objetivas.


O Auditado deve entender quando algo est mal. A dvida favorece ao Auditado. O Auditado o protagonista. O Auditor o responsvel pela Auditoria.
1 2 3 4 5 6 7 8

Ciclo da Auditoria
PROGRAMAR ANLISE
A.C.
ACOMPANHAMENTO

ALCANCE

DOCUMENTAR

PLANEJAMENTO

AUDITAR
1 2 3 4 5 6 7 8

Responsabilidades
OsA Gernciadesignados responsvel por: por: auditores da Qualidade responsvel por: O Gerente de rea so responsveis
Preparao do setor para a auditoria interna, em em conta a Definir o alcance da auditoria. Planejar um programa de auditorias levando relao a fornecer documentao, acesso aos locais de trabalho, realizao de os importncia dos processos e as rea a auditar, bem como Tomar conhecimento e inteirar-se dos procedimentos aplicveis no verificaes, fornecer informaes, evidncias objetivas etc... resultados das auditorias anteriores. setor a auditar. Propor aes corretivas e/ou preventivas. Designao de auditores. Se considerarem necessrio, preparar listas de verificao (checklist) afim de facilitar a auditoria e a os resultados e informes das Execuo dasregistros com posterior avaliao. Manter os aes corretivas. auditoras. Fornecer evidncias objetivas que permitam dar por atendidas as Elaborar o relatrio com os resultados e as observaes da auditoria aes corretivas. e entregar Gerncia dadas aoes corretivas. Acompanhamento Qualidade. Verificar e Gerente de rea as aes corretivas necessrias. Sugerir ao fazer cumprir que cada subordinado seja auditado no Informar Direo. mnimo uma vez por ano.

Auditando Procedimentos para CONFORMIDADE

Diferenas

Auditando Processos da Organizao para EFETIVIDADE

1994
Fazemos o que dissemos fazer?
Benefcios: Confirma que fazemos o que dissemos fazer. Enfocada na importncia de seguir os procedimentos. Ajuda para que os procedimentos sejam mantidos atualizados e pode ajudar a identificar onde os procedimentos esto incompletos ou no so funcionais. Pode-se usar Checklists standard. Limitaes: No necessariamente focado no Cliente. Pouca ateno em verificar se os procedimentos nos levam a atingir os objetivos. Tendncia em ver a Organizao por partes isoladas em vez de ver o sistema em sua totalidade. No necessariamente identifica melhorias. (Ex. Eficcia dos Processos) Pode ser vista como buscador de detalhes em vez de agregar valor.

2000
O que fazemos proporciona satisfao aos nossos CLIENTES?

Processos
PROCEDIMENTO: Modo especfico de realizar uma atividade ou um processo. PROCESSO: Um sistema de atividades inter-relacionadas que utilizam recursos para transformar: Insumos / Entradas (Inputs)

em
Produtos / Sadas (Outputs)

Modelo de Processo
CONTROLE
Treinamento Procedimentos Especificaes Legislao Objetivos & metas

ENTRADA INPUT
Materiais Informaes

PROCESSO

SADA OUTPUT
Produtos Documentos

MECANISMO
1 2 3 4 5 6
Equipamentos Pessoas (Mo de Obra) 7 8

CHECKLIST PARA O PROCESSO DE AUDITORIA


Controles Como est definido o processo? Quem responsvel pelo processo e como foi definida esta responsabilidade e autoridade? Quais requisitos legais / regulamentares so aplicveis? Quais so os requisitos dos Clientes e como foram definidos? Quais so as especificaes do produto / servio e como foram definidas? Que objetivos e metas so relevantes para o processo? Que controle / pontos de inspeo, existem? Que critrios de aceitao existem?

Entradas / Imputs O qu inicia o processo? Que entradas so necessrias? - Informaes - Materiais De onde vm as entradas? So recebidas em tempo? So adequadas ao propsito?

Processo Quais so as entradas do processo? O qu ocorre em cada etapa? Quais documentos / registros so gerados? O processo foi implementado conforme o descrito nos procedimentos, instrues ou projetos? Os controles so aplicados como descrito? As atividades foram realizadas por pessoal responsvel?

Sadas / Outputs Qual o produto / servio resultante deste processo? Os produtos so medidos para se assegurar de que atendem os requisitos? Como se medem os processos? So efetuadas as medies do produto e do processo? Que retroinformaes se recebem dos clientes internos / externos sobre o processo?

Mecanismos
Equipamentos: Que equipamentos ou recursos so necessrios para completar o processo? Os equipamentos so adequados e tm sua mmanuteno em dia? Pessoal: Quais so os requisitos de competncia para estas atividades? H evidncia que demonstre que o pessoal foi devidamente treinado?

Checagem / Verificao da Efetividade Qual o propsito do Processo? De que modo atinge: - o Cliente? - os Processos e Atividades seguintes? H evidncias de que os objetivos e metas de qualidade desse processo esto sendo alcanados? Onde pode-se observar o impacto da efetividade desse processo? Onde se identificariam / detectariam as falhas desse processo?

ISO 9001:2000
1 1.1 1.2 2 3 4 4.1 4.2 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 Objetivo e campo de aplicao Generalidades Aplicao Referncias normativas Termos e definies Sistema de Gesto da Qualidade Requisitos Gerais Requisitos da Documentao Responsabilidade da Direo Compromisso da Direo Enfoque do Cliente Poltica da Qualidade Planejamento Responsabilidade, Autoridade e Comunicao Reviso pela Direo 6 6.1 6.2 6.3 6.4 7 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 8 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 Gesto de Recursos Proviso dos Recursos Recursos Humanos Infraestrutura Ambiente de Trabalho Realizao do Produto Planejamento da Realizao do Produto Processos relacionados com o Cliente Projeto e Desenvolvimento Compras Produo e Prestao de Servios Controle dos Dispositivos de medio e acompanhamento Medio, Anlise e Melhoria Generalidades Medio e Acompanhamento Controle de Produto No-Conforme Anlise de Dados Melhoria

5.6

FORMAO DE AUDITORES INTERNOS

Tudo o que produzirmos ser somente o reflexo do empenho e da qualidade aplicados em nosso trabalho. Lembre-se disso desde as mais simples tarefas s mais complexas, e o resultado ser o xito.

Das könnte Ihnen auch gefallen