Sie sind auf Seite 1von 7

Bahco 2444

Ficha tcnica: Comprimento total : 21,8cm Comprimento lminal : 10,2cm Comprimento efetivo do fio: 10,6cm Largura max da lmina: 2cm Formato: drop point Perfil: scandi Espessura max da lmina: 2mm Empunhadura: polmeo rgido injetado revestido por uma camada emborrachada texturizada Largura max da empunhadura: 3,1cm Espessura Max da empunhadura: 2,1cm Detalhes: guarda e pomo em polmero laranja Ao: Sandvik 12C27 Dureza: 57/58 RC Peso com bainha: 104g Peso faca: 75g Apesar de no gostar de scandis comprei esta faca Bahco que um clone de um modelo das Moras, acho que a Clipper, s que em ao inox ao invs de carbono, pelo preo: 42 reais com frete incluso e aqui no Brasil! Mais barato que no ebay!!!

Ela veio super afiada, mais afiada inclusive que minhas Moras quando vieram... J li muita reclamao sobre o acabamento destas Bahco; o que posso dizer que o acabamento no mesmo patamar das Moras. OK, a espinha da lmina vem com rebarbas, mas minha Mora Classic tambm veio e esta reclamao generalizada no tocante as Moras mais baratas... O polimento na lmina exatamente igual ao da minha Mora 2010, um espelhado fosco ( acetinado ). Seu desbaste scandi tem exatos 10,5 graus de cada lado. S que esta minha Bahco no uma scandi verdadeira, pois veio com um micro-fio de exatos 20 graus de cada lado ( me poupou o trabalho hehehehehehe ). A primeira coisa que fiz assim que a tirei da caixa, antes mesmo de testar seu fio, foi testar sua dureza! Primeiro contra a Guepardo Police, pois tinha lido que a dureza das Bahco ficaria na casa dos 55 RC. Marcou a Police e no foi marcada! Fui para um SAK Victorinox: ambos marcaram, mas o SAK um pouco mais. Novo teste contra outro SAK Victorinox, e resultado idntico. Parti ento para um CRKT Desert Cruiser de 57 RC em AUS8; marcas muito semelhantes porm fiquei com impresso que a Bahco marcou um pouco menos. Ento fui para a Mora 2010 e o resultado se inverte: agora a Bahco marca um pouquinho de nada mais que a Mora 2010. Ento a coloco como 57/58 RC sendo um chute abalizado 57,5 RC.

As pequenas pintas azuis nas espinhas so de caneta para CD para marcar as indentaes j sofridas nos testes de dureza, para no confundir novas com velhas marcas... A faca um verdadeiro peso leve, pois com a bainha pesa exatos 104g e sem a bainha 75g! Isso peso de canivete, e dos meio-leves! O tang como nas Moras, indo apenas at cerca de 3cm do fim da empunhadura. Testei usando um im de neodmio, pois no vi necessidade de lev-la ao consultrio para radiografar para constatar o bvio! Sua empunhadura bastante ergonmica e confortvel, permitindo uma pega segura nas mais diversas posies, tradicional, invertida, reversa, etc. Este modelo em particular fabricado na Sucia e pelo fio fino praticamente 100% de certeza que o ao usado o Sandvik 12C27, um ao de qualidades reconhecidas mundialmente mas que tambm um ao muito barato, principalmente na prpria Sucia onde produzido pela afamada Sandvik. Vale observar que a prpria Sandvik salvo engano at o ano 2000 era dona da Bahco. A partir disto, pode-se esperar desta faca o mesmo desempenho das Moras com configurao semelhante. Dizem inclusive, que estas Bahco seriam produzidas nas mesmas plantas fabris que as Moras... pelo nvel de acabamento da lmina, simetria do grind e geometria geral, no acho difcil de ser factvel!

A bainha numa cor laranja bem chamativa no mesmo padro das Moras. Na verdade sua ala/clip para cinto tem a curva superior mais robusta que a da minha Mora 2010. H um furo na ponta para drenagem de gua e dois pares de trilhos internos com pequenos recessos em seu incio que travam a faca quando corretamente inserida. No uma trava forte, mas eficiente o suficiente para se balanar o conjunto de cabea para baixo sem a faca se despreender. Ao se fazer isso percebe-se que a ponta da faca joga e o fio colide contra as paredes. E justamente nesta parte do fio, mais ou menos no meio da curva ascendente da ponta h uma ligeira perda da agudez, provavelmente provocada pelos impactos contra a parede de plstico.

Se eu no gosto de scandis, ento comprei esta faca somente pelo preo mais baixo? Sim e no! Como est muito barata, comprei com a firme inteno de modific-la. Inicialmente minha inteno era pass-la para FFG ( full flat ground ). Mas agora estou mais inclinado a transform-la em saber grind alto ou at mesmo um high flat. Fazendo-se um furo no pomo de plstico para passar um lanyard/fiel, acredito que esta faca seja uma escolha imbatvel para pescarias, pois seu ao apresenta boa tolerncia corroso, um formato de lmina extremamente verstil, muito, mas muito leve se algum est se perguntando se ela flutua, a resposta no! Eu testei... -, absolutamente nenhuma reentrncia ou gap onde possa entrar leo ou restos orgnicos e um fio com

boa durabilidade ( micro-fio de 20 graus, mas pode ser que o original apresente-se um pouco mais frgil por questo de fadiga do ao ao ser afiada industrialmente ).

Claro que pescaria apenas uma das aplicaes possveis! Seu uso para bushcraft, no s possvel como recomendado, lembrando sempre de dar a devida utilizao! Uma faca com apenas 2mm de espessura de lmina no para funcionar como alavanca! Battoning com esta faca no recomendado pela sua falta de espessura, mas isto no quer dizer que ela no resista pancadas na espinha usando um malho de madeira; ela s no ser to eficiente por falta de seco transversal para melhor clivagem e tender a entrar no malho que estiver em uso devido sua espinha fina, mas se a correta tcnica for empregada, seu risco de fratura mnimo. Mas para que abusar?! Com sua pouca espessura ela mais voltada para entalhes e trabalhos de cortes finos e preparo de alimentos. Para ter uma idia, fiz um teste simples e rpido. Para ter um parmetro, utilizei minha Mora 2010 que a que mais se aproxima em geometria e ao da Bahco. A Mora 2010 est com um desbaste scandi de 11,5 graus de cada lado e tem 2,5mm de espinha com 58 RC de dureza e micro-fio de 20 graus de cada lado ( o mesmo aplicado Bahco ). A Bahco vocs j sabem...

E claro, para ser mais justo usei apenas a metade da lmina mais prxima empunhadura de ambas por serem igualmente scandi. Pois bem, iniciei por uma ma para cada uma ( e as 2 para mim pois eu precisava de energia para os testes). A Bahco fatia um pouco melhor dada sua menor espessura e ngulo um pouco menor. Pedaos mais grossos de maa tendem a lascar com a Mora; esta tendncia com a Bahco menor, isto graas menor seco transversal de sua lmina com apenas 2mm contra os 2,5mm da Mora. Com as lminas ainda com o suco da ma decidi desmontar ( picotar ) a caixa de papelo* em que veio a Bahco. De cara a Bahco fatia mais fcil tambm pela menor espessura e ngulo menor. Foram efetuados mais de 100 cortes com cada faca, tirando fatias de 0,5cm de largura em mdia, em sequncias de 10 ou de 5 cortes seguidos para cada faca na mesma tira de papelo. Nenhuma das 2 apresentou micro-dentes. Nenhuma das 2 apresentou uma linha visvel reflexiva de luz sob magnificao de 20x. Ambas cortavam bem papel fino, porm com um pouquinho de aspereza, enquanto que antes do teste deslizavam suavemente. Ambas ainda rapavam cabelo da coxa, mas com dificuldade. * O papelo fino. Ou seja, at aqui a Bahco est se saindo melhor que a encomenda!!!

Resumindo, uma faca leve, robusta, verstil, bem construda e acima de tudo, com um custo benefcio quase inigualvel para sua categoria! Com certeza, como dizem, voc recebe muito mais faca do que seu dinheiro pagou!!! Se a faca me agradou? Vamos colocar da seguinte forma: aps checar a dureza e me certificar de que era razovel, comprei outra do mesmo vendedor e j recebi a confirmao de pedido aceito e preparando para envio!!!!

** Observao: infelizmente com a alta procura por estas facas aps as avaliaes feitas por mim e alguns amigos, o lojista aumentou o preo em 20%! A faca boa, mas tomara que encalhe nas prateleiras pela falta de respeito em relao ao consumidor. Por este motivo no vou divulgar o nome da loja onde comprei!

Das könnte Ihnen auch gefallen