Sie sind auf Seite 1von 38

ADVENTO E NATAL M.

OLA
Natal

Advento E

EMRC-M.OLA

O que o Advento? _________________ ________________ ________________ ________________ ________________

OA n o Li tr gi co

ADVENTO: Espera para o nascimento de Jesus!

Com quatro semanas antecedendo o Natal, o Advento, prprio do Ocidente, tem sua origem desde o sculo IV. um tempo que nos coloca em permanente expectativa da vinda, da manifestao de Deus e de seu Reino em nossa realidade.

Joo Batista diz: uma voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; Mc 1, 2-3

Abre-nos para o encontro com o Jesus que vem nos acontecimentos da vida do dia a dia e que fica connosco para sempre.

Essa manifestao d-se em dois aspectos: a manifestao na nossa carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda, e sua manifestao gloriosa, no fim dos tempos, sua segunda vinda.

Joo Batista pregava, dizendo: Aps mim vem aquele que mais poderoso do que eu, do qual no sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandlias. Mc 1,7

O Advento tem duas etapas: a primeira que vai do primeiro domingo do Advento ao dia 16 de dezembro e a segunda; como preparao mais imediata para a festa do Natal, do dia 17 ao dia 24 de dezembro.

Os textos bblicos propostos para os domingos deste tempo fazem emergir este duplo carter do Advento. Assim, o primeiro domingo orienta para a vinda final, o segundo e o terceiro chamam ateno para a vinda cotidiana do Senhor; o quarto domingo prepara-nos para o nascimento de Cristo, ao mesmo tempo apresentando seu sentido e sua histria.

Recordamos no Advento a grande verdade de que nossa histria, com todos os seus dramas, contradies, conquistas e retrocessos o lugar da atuao salvfica de Deus, para quem nada impossvel: aterrar vales, aplanar montanhas, fazer florir desertos, fazer conviver lees e cordeiros; transformar armas de guerra em instrumentos de trabalho e cultivo de vida.

Advento
Dimenso Espiritual...

Nesse perodo, conduzidos por grandes figuras bblicas, como

Isaas, Joo Batista, Maria, Jos, Isabel, Zacarias... modelos


dos pobres que esperam e confiam nas promessas de Deus, entramos em ritmo mais intenso de espera e esperana...

...de alegre e cuidadosa vigilncia, como uma noiva que se enfeita, ansiosa e feliz, para a chegada de seu amado, como um incansvel vigia anseia pelo amanhecer, como a terra seca deseja ardentemente a chuva para o germinar das sementes.

De modo semelhante ao que ocorreu com Maria, o Esprito SANTO NOS enche da Palavra, fazendo crescer em ns uma atitude de humilde expectativa, de f comprometida com a fora escondida da vida, na certeza de uma nova etapa da salvao no nosso tempo, ainda to marcado por decepes, desesperanas e incertezas.

O tempo do Advento nos leva-nos a cultivar uma atitude nova diante da realidade humana e intensifica nosso desejo de felicidade plena, de relaes fraternas verdadeiras e duradouras, e fortalece nossa vocao de testemunhas da esperana, superando todo o pessimismo e desencanto que nos possam abater.

Uma enorme quantidade de desejos far apressar a vinda do Reino, com nossa atitude solidria nas lutas pela defesa da vida, pela transformao do mundo, em que todos sejamos, igualitariamente, livres e felizes.

Neste tempo, em que a religio do mercado faz das festas natalicias, o grande sacramento do lucro, somos convidados a proclamar profeticamente que o Senhor est chegando como libertador.

Seus sinais se manifestam diariamente, nas lutas dos pobres e de todos os que com eles se fazem solidrios na busca de melhores condies de vida, de dignidade humana, de paz universal e de preservao da natureza.

No s ns, cristos, mas toda a humanidade e a criao inteira esto em clima de Advento, de ansiosa espera. Aguardam a manifestao cada vez mais visvel do Reino de Deus em que justia e paz se abracem, todos os povos culturas desabrochem felizes e reconciliados e toda a terra se abra ao amor.

Toda a celebrao crist uma contnua vinda de Jesus nossa vida pessoal, a nossa comunidade e a nossa histria. Ele vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado.

Ele caminheiro fiel na grande peregrinao que fazemos rumo casa do Pai. Ele o Emanuel, o Deus-conosco com quem descobrimos sempre de novo quem somos, o que queremos e para onde vamos.

Elementos Simblicos e rituais:

Alguns smbolos, gestos e aes simblico-rituais expressam intensamente a verdade dessa espera em nossas celebraes.

O Advento tempo oportuno de aprofundar e melhorar nossas relaes e nossa convivncia na famlia, na comunidade, na vizinhana, como sinal visvel da chegada do Reino entre ns. A esperana se reacende quando relaes novas e fraternas se estabelecem entre as pessoas.

Cantar o Advento! Os cantos e as msicas tm papel importante, evocando os temas bblicos aprofundados, as experincias vividas, os sentimentos de espera, de expectativa pela vinda do Reino.

No Advento usa-se o roxo como cor litrgica deste tempo. Porm, a cor rosa indicada para o terceiro domingo, traz aos olhos e ao corao, o sentido de uma alegre espera, chama-se o Domingo da alegria

A coroa do Advento, feita com ramos verdes, com as quatro velas que progressivamente se acendem, com um rito apropriado, no incio da celebrao, retoma o costume judaico de celebrar a vinda da luz humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais, expressa nossa prontido e abertura ao Senhor que vem e quer nos encontrar acordados e com nossas lmpadas acesas.

As celebraes de reconciliao e penitncia durante tempo do Advento possibilitam s comunidades um caminho de converso e a retomada do projeto de Jesus.

O QUE O NATAL? ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

Prespio de Barro, onde Reis e Pastores Adoram o Menino, a Virgem e S. Jos, O pinheiro enfeitado com luz, brilho e cores, O sapato a dormir na chamin E a acordar coberto de lembranas, Que bonito que ! Antnio Manuel Couto viana
Antnio Manuel Couto Viana 60 Anos de Poesia Vol II
P. 80 Natal/Antinatal

Faltam ainda mais trs meses para o Natal? O ltimo Natal? Talvez. Meu Deus, como tu vs, Vou na recta final. Mas, se escapo ao destino, Procurarei que tudo seja Como quando eu menino: ir beijar-te, o Menino Igreja. Depois a ceia igual quela de meus pais: Sem ela, perde o gosto e aromas o Natal. E um velho que quer mais?

O afago dos netos, Uma lgrima quente Tu sabes como sou guloso dos afectos, Do mimo generoso de um presente.
Faltam ainda, mais de trs Meses para o Natal o derradeiro? Pela ltima vez Vou rezar-te ao Prespio, enfeitar o pinheiro.
Antnio Manuel Couto Viana P. 369 Para o ltimo Natal 9 de Setembro de 1998

Das könnte Ihnen auch gefallen