Sie sind auf Seite 1von 10

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTRIO DAS RELAES EXTERIORES Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior

Manual de Servio Consular e Jurdico


TOMO I
CAPTULO 5
NACIONALIDADE

TOMO I Captulo 5

Pgina 1 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

Pgina propositadamente deixada em branco

TOMO I Captulo 5

Pgina 2 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

CAPTULO 5 NACIONALIDADE
SEO 1 NACIONALIDADE BRASILEIRA ORIGINRIA

5.1.1 A Constituio Federal de 1988, com a redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 07.06.1994, estabeleceu que so brasileiros natos: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; e c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira. 5.1.2 A Autoridade Consular proceder ao registro de nascimento dos menores nascidos nas hipteses previstas nas alneas b e c do artigo 12 da Constituio de 1988, antes ou aps a Emenda Constitucional de Reviso n 3, de 07/06/1994, e que ainda no completaram 12 anos de idade. 5.1.3 No h qualquer restrio quanto mltipla nacionalidade de brasileiros que possuam nacionalidade originria estrangeira, seja em virtude de nascimento (jus soli) ou de ascendncia (jus sanguinis). (V. NSCJ 5.3.1 (b) e 12.1.41). 5.1.4 Quando um dos pais for estrangeiro, residente no Pas a servio de seu Governo e o outro for brasileiro, o filho(a) nascido(a) no Brasil ser brasileiro(a) por fora do artigo 12, I, a da Constituio. 5.1.5 A Autoridade Consular dever recomendar sempre aos brasileiros que efetuem o registro de seus filhos na Repartio Consular, por constituir prova de filiao e de nacionalidade brasileira condicionada. 5.1.6 Aos filhos de brasileiro(s) nascidos no exterior aps 07.06.1994, cujo(s) genitor(es) no estivesse(m) a servio do Governo brasileiro e que houverem sido registrados em Repartio Consular brasileira, ser expedido, at a maioridade, documento de viagem brasileiro com a seguinte anotao: O titular deve optar pela nacionalidade brasileira como condio para conserv-la aps atingida a maioridade, na forma do artigo 12, I, c da Constituio Federal. 5.1.7 Aos filhos de brasileiro(s) nascidos no exterior e cujo(s) genitor(es) no estivesse(m) a servio do Governo brasileiro se menores de 18 anos e no registrados em
TOMO I Captulo 5 Pgina 3 de 10 Verso 2.00 (20/10/2005)

Repartio Consular at os 12 anos de idade poder ser concedido documento de viagem brasileiro desde que com a seguinte anotao: O titular deve, aps atingida a maioridade, optar pela nacionalidade brasileira para que esta lhe seja reconhecida, na forma do artigo 12, I, c da Constituio Federal. 5.1.8 Aos filhos de brasileiro(s) nascidos no exterior e cujo(s) genitor(es) no estivesse(m) a servio do Governo brasileiro se tiverem mais de 18 anos e no houverem optado pela nacionalidade brasileira dever ser concedido Passaporte para Estrangeiro com validade limitada para viajar ao Brasil e proceder opo, contanto que no tenham direito a documento de viagem estrangeiro, em virtude de nacionalidade estrangeira que possurem, e desde que com a seguinte anotao: O titular deve optar pela nacionalidade brasileira para que esta lhe seja reconhecida, na forma do artigo 12, I, c da Constituio Federal, e para que lhe possa ser expedido um novo passaporte brasileiro. 5.1.9 Os filhos de brasileiro(s) nascidos no exterior e cujo(s) genitor(es) no estivesse(m) a servio do Governo brasileiro, a fim de conservar ou ter reconhecida a nacionalidade brasileira, devero: 1) vir a residir no Brasil; 2) requerer ao Juiz do Registro Civil de seu domiclio seja feita a transcrio do registro consular de seu nascimento ou, caso no tenha sido registrado em Repartio Consular at os 12 anos, requerer quele Juiz o seu registro de nascimento, com base em certido de nascimento estrangeira, autenticada pela Autoridade Consular e traduzida no Brasil por tradutor pblico juramentado; 3) apresentar comprovante de nacionalidade brasileira de um dos seus genitores; 4) aps atingida a maioridade, fazer a opo pela nacionalidade brasileira perante Juiz Federal. 5.1.10 O estabelecido na NSCJ 5.1.1, Item (c) ....."venham a residir na Repblica Federativa do Brasil", vigora para fins da condio de optante, sem prazo definido de residncia. 5.1.11 Embora possam ser concedidos passaportes nos casos indicados nas NSCJ 5.1.6 a 5.1.8, os interessados no estaro habilitados ao Alistamento Militar e Eleitoral, se no comprovarem, perante as autoridades competentes, j ter sido feita a opo pela nacionalidade brasileira. 5.1.12 A Autoridade Consular no dever reconhecer como vlida a naturalizao de menor brasileiro. 5.1.13 Aos filhos de brasileiro(s) naturalizado(s), nascidos aps a aquisio da nacionalidade brasileira do pai ou da me, aplicar-se- o disposto na NSCJ 5.1.1 (b) ou (c). 5.1.14 vedada qualquer distino entre brasileiros natos e naturalizados.

5.1.15 Nos documentos pblicos, a indicao da nacionalidade brasileira alcanada mediante naturalizao far-se- sem referncia a esta circunstncia. 5.1.16 Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos na Constituio Federal de 1988.
TOMO I Captulo 5 Pgina 4 de 10 Verso 2.00 (20/10/2005)

CAPTULO 5 NACIONALIDADE
SEO 2 NACIONALIDADE BRASILEIRA DERIVADA: NATURALIZAO

5.2.1 A concesso de nacionalidade brasileira, nos casos a que se refere a legislao em vigor, especificados na NSCJ seguinte, faculdade exclusiva do Poder Executivo e ser feita por meio da Diviso de Nacionalidade e Naturalizao do Departamento de Estrangeiros do Ministrio da Justia. 5.2.2 Podero naturalizar-se: a) os originrios de pases de lngua portuguesa, exigindo-se, para tanto, residncia na Repblica Federativa do Brasil de apenas um ano ininterrupto e prova de idoneidade moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira; c) os que, de acordo com a legislao em vigor, atendam as seguintes condies: 1) capacidade civil, segundo a lei brasileira; 2) ser registrado como permanente no Brasil; 3) residncia continua no territrio nacional, pelo prazo mnimo de 4 (quatro) anos, imediatamente anterior ao pedido de naturalizao; 4) ler e escrever a lngua portuguesa, consideradas as condies do naturalizando; 5) exerccio de profisso ou posse de bens suficientes manuteno prpria e da famlia; 6) bom procedimento; 7) inexistncia de denncia, pronncia ou de condenao no Brasil ou no exterior por crime doloso a que seja cominada pena mnima de priso, abstratamente considerada, superior a um ano; e 8) boa sade. 5.2.3 A regra, como observado, a da residncia contnua de 4 (quatro) anos, do estrangeiro no Brasil, como permanente, prazo esse que no ser prejudicado por eventuais ausncias ao exterior, se determinadas por motivo relevante, a critrio do Ministro da Justia e se a soma dos perodos de durao dessas no ultrapassar 18 (dezoito) meses. 5.2.4 O prazo de 4 (quatro) anos, no entanto, poder ser reduzido se o naturalizando preencher qualquer das seguintes condies: a) a 1 (um) ano:
TOMO I Captulo 5 Pgina 5 de 10 Verso 2.00 (20/10/2005)

- ter filho ou cnjuge brasileiro; - ser filho de brasileiro; - haver prestado ou poder prestar servios relevantes ao Brasil, a juzo do Ministro da Justia; b) a 2 (dois) anos: - recomendar-se por sua capacidade profissional, cientfica ou artstica; ou c) a 3 (trs) anos: - ser proprietrio, no Brasil, de bem imvel, cujo valor seja igual, pelo menos, a mil vezes o maior valor de referncia; ou ser industrial que disponha de fundos de igual valor; ou possuir cotas ou aes integralizadas de montante, no mnimo idntico, em sociedade comercial ou civil, destinada principal e permanentemente, explorao de atividade industrial ou agrcola. 5.2.5 Dispensar-se- o requisito da residncia, exigindo-se apenas a estada no Brasil por trinta dias, quando se tratar: a) de cnjuge estrangeiro casado h mais de cinco anos com diplomata brasileiro em atividade; b) de estrangeiro que, empregado em Misso Diplomtica ou em Repartio Consular do Brasil, contar mais de dez anos ininterruptos de servio. 5.2.6 A Repartio Consular dever instruir os interessados sobre os passos a serem seguidos, no Brasil, para a aquisio da nacionalidade brasileira. A publicao "Guia Prtico para Orientao dos Estrangeiros no Brasil", editada pelo Ministrio da Justia, contm o amparo legal e o procedimento a ser seguido para a aquisio da nacionalidade brasileira por naturalizao. 5.2.7 So privativos de brasileiro nato os cargos: a) b) c) d) e) f) g) de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; de Presidente da Cmara dos Deputados; de Presidente do Senado Federal; de Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomtica; de oficial das Foras Armadas; e de Ministro de Estado da Defesa.

TOMO I Captulo 5

Pgina 6 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

CAPTULO 5 NACIONALIDADE
SEO 3 PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

5.3.1

Perder a nacionalidade o brasileiro: a) que tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; b) que adquirir outra nacionalidade, salvo (V. NSCJ 12.1.41) nos casos de: 1) reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; 2) imposio de naturalizao, como condio para permanncia em pas estrangeiro ou para o exerccio de direitos civis.

5.3.2 A perda de nacionalidade, nos casos da NSCJ anterior, decorre de decreto do Presidente da Repblica, apuradas as causas em processo. 5.3.3 Ao apresentar-se brasileiro que tenha adquirido voluntariamente outra nacionalidade, sem ainda haver sido declarada a perda de sua nacionalidade brasileira por Decreto, a Autoridade Consular dever continuar a trat-lo como cidado brasileiro, abstendo-se de apor visto em seu passaporte estrangeiro. 5.3.4 A Autoridade Consular dever esclarecer aos interessados que a perda de nacionalidade s ocorrer nos casos em que a vontade do indivduo seja de, efetivamente, mudar de nacionalidade, expressamente demonstrada por intermdio de carta, requerendo a declarao de perda da nacionalidade brasileira. 5.3.5 Aos cidados que estejam respondendo a processo de perda de nacionalidade brasileira assegurado o uso de passaporte brasileiro, no qual dever ser feita anotao de que o titular responde ao referido processo e de que tambm portador de passaporte da nacionalidade adquirida. 5.3.6 Nos casos previstos nas NSCJ 5.3.1(b), a Autoridade Consular procurar orientar o brasileiro no sentido de regularizar sua situao perante os Registros Pblicos no Brasil. Para tanto, sero necessrios os seguintes documentos: a) carta dirigida Autoridade Consular, declarando a aquisio voluntria da nacionalidade estrangeira e seu desejo de perder a brasileira; (MODELO NSCJ 5.3.7-B) b) certificado de naturalizao; c) certido de nascimento (original ou cpia); d) ficha com exemplar da assinatura do interessado; e
TOMO I Captulo 5 Pgina 7 de 10 Verso 2.00 (20/10/2005)

e) comprovante de mudana de nome, se houver ocorrido e no constar no certificado de naturalizao (ex: certido de casamento). 5.3.7 Obtidos os documentos de que trata a NSCJ 5.3.6, a Autoridade Consular tomar as seguintes providncias: (MODELO NSCJ 5.3.7-A) a) adicionar a ficha de que trata a NSCJ 5.3.6(d) ao Livro de Firmas da Repartio Consular; b) reconhecer, na carta referida pela NSCJ 5.3.6(a), a assinatura do interessado; c) extrair, na prpria Repartio Consular, cpia do certificado de naturalizao, autentic-lo e, excepcionalmente, proceder sua traduo no-oficial; d) extrair, na Repartio Consular, cpia da certido de nascimento (caso tenha sido apresentado o original), dispensando a sua autenticao; e) encaminhar, pela Guia de Perda de Nacionalidade (GEPEN), SERE/DJ os documentos assim preparados, acrescidos de comprovantes de mudana de nome, se este no constar do certificado de naturalizao. A GEPEN ser preenchida em quatro vias, numeradas pelo posto em ordem consecutiva; f) entregar ao interessado declarao de recebimento dos documentos. (MODELO NSCJ 5.3.7-C ) 5.3.8 gratuito o processamento dos documentos relativos perda de nacionalidade.

5.3.9 Recebida da Secretaria de Estado a comunicao da publicao do decreto de perda de nacionalidade, a Repartio Consular encaminhar a informao, por carta ao interessado, para conhecimento e futura referncia.

TOMO I Captulo 5

Pgina 8 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

CAPTULO 5 NACIONALIDADE
SEO 4 REAQUISIO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

5.4.1 O brasileiro que houver perdido a nacionalidade brasileira em virtude do disposto no artigo 12, II, da Constituio Federal de 1988 (V. NSCJ 5.3.1 (b)), poder solicitar sua reaquisio mesmo que esteja residindo no exterior, por meio da apresentao de requerimento de revogao do decreto de sua perda de nacionalidade brasileira, que ser encaminhado pelo Servio Consular SERE/DJ. (MODELO NSCJ 5.4.1) 5.4.2 No necessrio que o ex-nacional, para postular a reaquisio da nacionalidade, seja portador de visto permanente.

TOMO I Captulo 5

Pgina 9 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

Pgina propositadamente deixada em branco

TOMO I Captulo 5

Pgina 10 de 10

Verso 2.00 (20/10/2005)

Das könnte Ihnen auch gefallen