Sie sind auf Seite 1von 5

Direito Subjectivo

Instituto Politecnico de Beja Escola Superior de Educaao

23-11-2011

Direito Subjectivo
O Direito subjectivo a possibilidade de aco que uma pessoa humana possui, variando de pessoa para pessoa, um poder ou domnio da vontade do homem o direito que a lei d a um indivduo, para fazer ou no fazer algo, a autorizao para exigir ao Poder Pblico ou processos legais o cumprimento da lei infringida ou a reparao do mal sofrido, o direito de invocar a lei para sua proteco e aplicao na defesa dos seus legtimos interesses. uma maneira de fazer, ou exigir algo, um direito individualista. Nos prximos trs tpicos vou abordar as teorias principais que tentam explicar a natureza jurdica do direito subjectivo que so elas a Teoria do Interesse de Ihering, a Teoria da vontade de Savigny e Windscheid e a Teoria Mista de Jellinek.

1. Teoria do interesse:
Ihering defende que Direito subjectivo so interesses juridicamente protegidos. A Teoria do interesse o interesse juridicamente protegido por meio de uma aco judicial. A teoria de Ihering foi principalmente contestada pelo jurista e alemo Thon que, entre outras crticas estabelecidas acerca da matria, ponderou que o direito subjectivo seria mais a proteco do interesse do que o interesse protegido. Em diversos casos prticos o direito e o interesse pertencem a indivduos diferentes como por exemplo: Num contrato a favor de um terceiro, A promete a B pagar uma certa quantia a C, o direito subjectivo pertence a B e o interesse a C. ou seja num compromisso em que trs indivduos esto envolvidos nenhum deles possui o interesse o direito unicamente, o direito subjectivo pertence a B pois A lhe prometeu pagar a C, que visto que vai receber o dinheiro ter todo o interesse.

2. Teoria da vontade:
Esta teoria v na vontade do sujeito o elemento essencial e caracterstico do direito subjetivo. Segundo Windscheid, o direito subjetivo o poder da vontade reconhecido pela ordem jurdica. reconhecido ao titular um mbito de liberdade independente de qualquer vontade. Poder ou senhorio da vontade concedido pela ordem jurdica. Esta teoria foi muito criticada, muitos contestaram-na afirmando que pessoas como deficientes mentais ou crianas no possuem vontade psicolgico, existem tambm direitos que se forem abdicados no produzem qualquer consequncia, como por exemplo um trabalhador que renuncia o direito greve, a sua vontade no produz qualquer efeito jurdico.

3.

Teoria Mista:

A teoria mista ou ecltica de Jellink concebia que o direito subjetivo era a reunio da vontade e do interesse, juntando os pontos de vista de Windscheid e Ihering, mas tambm esta foi bastante criticada, em parte porque a teoria mista no inovou em nada a concepo sobre o direito subjectivo, a teoria mista como uma juno de teorias no traz nada de novo ao direito subjectivo.

As Teorias Negativistas do Direito Subjetivo:


Karl Larenz nega a existncia do direito subjectivo, visto que o homem um membro de uma comunidade nacional que determina a sua capacidade jurdica. Cada individuo tem determinados deveres numa comunidade, e raramente usufrui de certas regalias, que no so consideradas direitos subjectivos, pois a opinio de um individuo no dever chocar com a da comunidade. Segundo Larenz o individuo s tem deveres perante a sua comunidade, e acusa ainda que as teorias anteriormente defendidas foram um suporte para ditaduras totalitrias, como por exemplo o direito nazi e o direito sovitico. Leon Duguit outro autor que defende que apenas existe o direito objectivo, recusando a existencia do direito subjectivo. Segundo o autor um cidado no detm um poder sobre outro cidado ou sobre uma comunidade, ou seja, apenas o direito objectivo poder existir na vida em sociedade. Duguit chegou mesmo a substituir o termo de direito subjectivo por Situao jurdica subjectiva.

Direito Objectivo:
Embora exista uma derivao do direito subjectivo do direito objectivo estes so muito diferentes, o direito subjectivo abrange apenas uma vertente individualista em que reina a vontade, ou o individualismo de cada um o direito objectivo colectivo, um conjunto de regras jurdicas obrigatrias num pas, em determinada poca, so as normas jurdicas, as leis implementadas que devem ser seguidas por todos os que se encontram sobre a alada jurdica desse pas, visto que desobedecer a essas leis acarreta consequncias. Existem dois conceitos que nos fazem de imediato compreender a diferena entre estes dois direitos, em quanto que o direito objectivo designado como a lei law, o subjectivo por sua vez designado como o direito right.

Direito Subjectivo Pblico


O direito subjectivo pblico que consiste no poder que cada cidado tem o poder de invocar contra o Estado. O objectivo dos direitos subjectivos pblicos est relacionado com a limitao jurdica do poder politico. Existem tambm duas doutrinas que sobressairam, a doutrina da autolimitao de Ihering e Jellineck e a doutrina contratualista de Locke e Rosseau:

Doutrina da autolimitao
Segundo Ihering, o Estado para conseguir actuar vai discriminando individuos e grupos, limitando-se a si prprio, esta doutrina desenvolvida por Jellineck que vai mais longe e afirma que os direitos subjectivos pblicos existem na medida em que o Estado no pode deixar de traar limites a si prprio, enquanto Estado de Direito. Claro que esta doutrina foi alvo de criticas, mas Ihering no se deixa intimidar afirmando que a garantia de direitos subjectivos pblicos pertence exclusivamente conscincia popular e na fora da opinio pblica ou seja na resitncia dos meios socio-culturais.

Doutrina Contratualista
Esta doutrina volta atrs a uma sociedade anterior nossa que segundo Rosseau os indivduos eram iguais e nada os diferenciava, entretanto um infeliz teve a insensata ideia de cercar uma parte do terreno e afirmar que aquilo era dele, a propriedade privada surgiu, a nossa sociedade actual foi formando-se fomentada pela indiferena e desigualdade. Para equilibrar as consequencias a humanidade teve que passar do status naturalis para o status civils atravs de um contracto social, os homens cederam ao Estado o direitos que possuiam no status naturalis foram transformado em direitos civis, que so protegidos por leis e conservam um caracter sagrado. Segundo Locke o homem j possuia direitos no status naturalis, mas faltava uma ordem poltica organizada que se encarregasse de dirigir os litigios e defender os seus direitos, e assim que nasce o status civilis, o Estado surge como uma organizao com o dever derespeitar os cidados e a sua liberdade, protegendo assim os seus interesses, Locke ainda considerado o iniciador do liberalismo e foi usado como inspirao para o movimento liberal que se seguiu na Europa e na Amrica. Esta doutrina foi considerada topica, muitos afirmaram que o status naturalis nunca existiu e que contraria a natureza social do homem que guiada pelo instinto, pelo sentido de autoconservao da especie. Os direitos subjectivos pblicos constituem assim um problema histrico cultural que explica a resistencia ao arbitrio e vontade dos denterores do poder politico. No entanto estamos perante um problema que transcende uma teoria puramente juridica.

Bibliografia:
- Www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6334; - Pt.wikipedia.org/wiki/Direito_subjetivo; - Www.centraljuridica.com/doutrina/13/direito_civil/nocoes_de_direito_civil.html; - Www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392004000200012&script=sci_arttext; - Vide Manuel de ANDRADE, Teoria Geral da Relao Juridica I (Coimbra 1972); - Jos de Oliveira ASCENSO, O Direito, Introduo e Teoria Geral (Lisboa 1980); -

Das könnte Ihnen auch gefallen