Sie sind auf Seite 1von 4

1 Importncia do conceito geogrfico de lugar

Rogrio Machado Lopez1

RESUMO A Geografia como toda cincia tem instrumentos na forma de conceitos que auxiliam na sua compreenso. Conceitos bem definidos e compreendidos nos do uma idia exata daquilo que procuramos entender atravs de uma viso geogrfica. Como todas as cincias, com seus conceitos e objetos, a Geografia tambm est em constante evoluo e em conseqncia seus conceitos esto se construindo ao longo do tempo. essa compreenso do conceito de lugar em especial, que trataremos nesse artigo com auxlio de alguns autores.

PALAVRAS CHAVE Conceito. Lugar. Identidade. Globalizao.

A Geografia humana a corrente de pensamento geogrfico a qual est vinculado mais fortemente o conceito de lugar, e por meio dela que tentarei compreender e situar esse conceito geogrfico to importante para a construo do saber geogrfico. Com o fenmeno da globalizao, alguns autores alegam uma mudana no conceito. O ritmo das mudanas num nvel mundial, a velocidade e diversidade de situaes vividas em diversos espaos ligados em redes, o encurtamento do tempo, relacionado ao espao a ser percorrido, tudo isso mudaria o sentido desse conceito. Na verdade o conceito est ligado ao sujeito e no ao objeto. A maneira como o homem enxerga o mundo, dando-lhe sentido e significado, est intimamente ligado ao conceito de lugar. Nesse sentido, Lugar explicado pelas relaes de afetividade do indivduo que v nesse espao uma relao direta com suas experincias afetivas. Muitos autores
1

Estudante do 6 semestre do curso de graduao em Geografia da PUCRS. Artigo apresentado como prrequisito parcial para avaliao da disciplina.Geografia do Brasil I, ministrada pela professora, Dra. Roselane Zordan Costella da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul.

2 no determinam especificamente a condio de sentimentos bons, positivos, de boas lembranas, mas parece implcito em algumas manifestaes tericas, essa tendncia. Sempre me pareceu muito discutvel encaminhar a conceituao por esse princpio orientador, j que muitos lugares tidos e havidos como tal, (como por exemplo, nossos lares) so muitas vezes considerados a prpria sucursal do inferno para alguns dos indivduos deles constituintes. Prova disso que muitos adolescentes encaram o prprio lar como a materializao de todo mal sobre a Terra. Ainda temos os lugares com os quais temos laos contraditrios. Experincias boas e ruins, como exemplo, uma experincia pessoal, a minha relao de alegria e tristeza com o estdio Olmpico de Porto Alegre, de onde tenho boas e ms recordaes, e que por ter residido ao lado dele, freqentei-o com certa regularidade. Esse estdio para mim certamente lugar, sempre ter seu espao reservado em meu imaginrio. Portanto, no me parece aceitvel, limitar as experincias humanas em determinados locais a unicamente positivas, pois algumas pessoas (talvez muitas) tm especial predileo por lugares que lhe so desagradveis, e como o conceito baseado em critrios abstratos, subjetivos, poderamos supor que para eles esse lugar de suma importncia sentimental. Para essa discusso trago alguns autores nos quais centrei minhas leituras, para tentar de alguma forma encontrar um caminho que me leve compreenso, ou melhor, a uma forma de conceituao mais prxima daquilo que acredito, caracterize um espao qualquer como lugar, tendo como base a afetividade. Na viso de Milton Santos (2006) [1], h uma brecha para essa compreenso quando fala tambm em relaes de conflitos e paixes humanas:
No lugar - um cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas, firmas e instituies - cooperao e conflito so a base da vida em comum. Porque cada qual exerce uma ao prpria, a vida social se individualiza; e porque a contiguidade criadora de comunho, a poltica se territorializa, com o confronto entre organizao e espontaneidade. O lugar o quadro de uma referncia pragmtica ao mundo, do qual lhe vm solicitaes e ordens precisas de aes condicionadas, mas tambm o teatro insubstituvel das paixes humanas, responsveis, atravs da ao comunicativa, pelas mais diversas manifestaes da espontaneidade e da criatividade (SANTOS, 2006, pg.218) [1].

Ora, o mundo vivido citado por Milton Santos (1997) [2] pressupe vrios sentimentos conflitantes, positivos e negativos, em pequenas e grandes escalas, trazendo ao espao vivido essa relao de identidade, no qual o indivduo tem com aquele local, laos sentimentais de toda ordem. Nessa linha, Carlos (2007) [3] nos diz:

3
Uma vez que cada sujeito se situa num espao, o lugar permite pensar o viver, o habitar, o trabalho, o lazer enquanto situaes vividas, revelando, no nvel do cotidiano, os conflitos do mundo moderno. Deste modo a anlise do lugar se revela - em sua simultaneidade e multiplicidade de espaos sociais que se justapem e interpem no cotidiano com suas situaes de conflito (....) O lugar o mundo vivido, onde, se formulam os problemas da produo no sentido amplo, isto , o modo em que produzida a existncia social dos seres humanos (CARLOS, 2007, pg.20) [3].

Podemos ligar essa viso ao fenmeno Pr-sal, que afetou de diversas maneiras o cenrio poltico, social e econmico do Brasil. Alterou as relaes entre os estados na luta pelas vantagens dele advindas. Essa riqueza descoberta afetar as relaes em todos os nveis da vida nacional. Exigir mudanas econmicas, sociais e de polticas pblicas, exigindo principalmente uma ao direta na educao em todos os nveis, qualificando os futuros tcnicos, abrindo novas frentes de trabalho, enfim, vitaminando a economia e criando novos espaos de vivncia. A tecnologia est intimamente ligada a essas mudanas do mundo globalizado em que vivemos. Os espaos se ampliam e o tempo encurta. Alteraes rpidas, mas que de modo algum afetam a maneira como o espao percebido pelo ser humano. Na medida em que as pessoas comearem a se instalar nos arredores das empresas ligadas ao Pr-sal, criaro vnculos, e mesmo vindos de todas as partes do Brasil, criaro laos que os ligaro futuramente a esses locais. Vrias atividades ligadas educao, trabalho, cultura e poltica, enriquecero os ambientes de produo, ligados a um modo de vida cada vez mais interligado s questes econmicas. Carlos (2007) [3] nos explica que:
A produo espacial realiza-se no plano cotidiano e aparece nas formas de apropriao, utilizao e ocupao de um determinado lugar, num momento especfico e, revela-se pelo uso como produto da diviso social e tcnica do trabalho [...]. O modelo atual no invalida, portanto, a compreenso de lugar como algo construdo no ntimo do ser. [...] O processo de reproduo das relaes sociais que vem se realizando, hoje, no invalida o fato de que o lugar aparece como fragmento do espao onde se pode apreender o mundo moderno, uma vez o mundial no suprime o local (CARLOS, 2007, pg.20/21) [3]. .

Os laos uma vez estabelecidos, de ordem positiva ou negativa, criam vnculos e marcam aquele espao no imaginrio do indivduo. O que contrasta com o conceito de no lugar (Auge-2009) [4], que so espaos que pouco representam na vida de cada um

4 (transportes, aeroportos, vias rpidas), chamados normalmente de locais de passagem. Para Aug (2009) [4], os no lugares so espaos annimos dentro da vida cotidiana, descaracterizados e impessoais, so espaos aos quais no so atribudas quaisquer tipo de caractersticas pessoais. O no-lugar o contrrio da utopia: existe e no alberga sociedade orgnica alguma [4, pag.94] Meu entendimento sobre o conceito Lugar, o caracteriza por construir-se dentro do indivduo, criando laos, sentimentos, o que lhe d uma identidade. o espao ao qual o indivduo reserva dentro de si uma importncia. Local que nunca lhe passar despercebido, pois que est carregado de significados, bons ou maus, positivos ou negativos. Ento a partir do momento que o espao vivido, se carrega de significados, derivados dos sentimentos que ele inspira, de qualquer ordem, passa a ter importncia ao indivduo, deixando de ser um no lugar e passa a ter uma identidade prpria, ou seja, imediatamente apreendido, passando a ter valor.

REFERNCIAS 1. SANTOS, Milton - 1926-2001 - A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo, Razo e Emoo / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006. - (Coleo Milton Santos; 1) 2. Disponvel em: http://www.ub.es/geocrit/sn-93.htm 3. CARLOS, Ana Fani Alessandri O lugar no / do mundo. So Paulo: Labur Edies, 2007, 85p. Edio Eletrnica. 4. AUG, Marc No-lugares: introduo a uma Antropologia da Sobremodernidade. Trad. De Miguel Serras Pereira. 1 ed (reimpresso). Lisboa: 90 Graus Editora, 2009. 104p. ISBN 972-8964-02-1

Das könnte Ihnen auch gefallen