Sie sind auf Seite 1von 15

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

Projeto, Fabricao e Montagem de Esfera

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 02
Caldeiraria

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

.
PROPRIEDADE DA PETROBRAS 14 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-1281
1 Escopo

REV. G

02 / 2011

1.1 Esta Norma fixa os requisitos mnimos que devem ser obedecidos no projeto mecnico de esferas em material ao-carbono destinadas ao armazenamento de gases liquefeitos sob presso, tais como: butano, propano, propileno e GLP (Gs Liquefeito de Petrleo). 1.2 Esta Norma uma complementao das PETROBRAS N-253, N-268 e N-269 que devem ser seguidas onde aplicvel.

1.3 Esta Norma se aplica a projetos iniciados a partir da data de sua edio.

1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). Ministrio do Trabalho - NR-13 - Caldeiras e Vasos de Presso; PETROBRAS N-253 - Projeto de Vaso de Presso; PETROBRAS N-268 - Fabricao de Vasos de Presso; PETROBRAS N-269 - Montagem de Vasos de Presso; PETROBRAS N-279 - Projeto de Estruturas Metlicas; PETROBRAS N-1203 - Projeto de Sistemas Fixo de Proteo Contra Incndio em Instalaes com Hidrocarbonetos; PETROBRAS N-1645 - Critrios de Segurana para Projeto de Instalaes Fixas de Armazenamento de Gs Liquefeito de Petrleo; PETROBRAS N-1756 - Projeto e Aplicao de Proteo Contrafogo em Instalaes Terrestres; ABNT NBR NM ISO 9712 - Ensaio No Destrutivo - Qualificao e Certificao de Pessoal; API MPMS 3.3 - Manual of Petroleum Measurement Standards Chapter 3 - Tank Gauging Section 3; ASME BPV Section VIII - Boiler and Pressure Vessel Code; ASTM A370 - Standard Test Methods and Definitions for Mechanical Testing of Steel Products; ASTM A435/A435M - Standard Specification for Straight-Beam Ultrasonic Examination of Steel Plates; ASTM A578/A578M - Specification for Straight-Beam Ultrasonic Examination of Rolled Steel Plates for Special Applications.

-PBLICO-

N-1281
3 Dimenses de Esferas

REV. G

02 / 2011

3.1 O volume nominal da esfera deve ser determinado considerando o volume til de lquido requerido e um espao para vapor correspondente a 10 % do volume nominal. 3.2 So considerados padronizados os volumes nominais de 1 590 m3 (10 000 bbl) e 3 180 m3 (20 000 bbl), que correspondem aos dimetros internos aproximados de 14,60 m e 18,25 m, respectivamente, devendo essas dimenses serem adotadas sempre que possvel.

4 Projeto
4.1 Condies de Projeto

4.1.1 As condies de projeto das esferas devem ser como estabelecido na PETROBRAS N-253.

4.1.2 Alm da temperatura de projeto correspondente mxima temperatura que o fluido armazenado pode atingir, deve obrigatoriamente ser considerada uma temperatura mnima de projeto, de acordo com o seguinte critrio: a) a temperatura mnima de projeto para os flanges, pescoos de bocais e bocas de visita, soldas de ligao entre pescoos de bocais e flanges, e outras peas que possam ficar diretamente abertas para o exterior, isto , sujeitas a vazamento, bem como para flanges cegos e parafusos, estojos e porcas desses bocais deve ser o menor dos seguintes valores: temperatura de vaporizao do fluido contido na presso atmosfrica; zero C. b) a temperatura mnima de projeto para todas as outras partes da esfera, inclusive o prprio casco e suas soldas (incluindo a solda de ligao do pescoo do bocal com o casco), com exceo das discriminadas no item a acima deve ser o menor dos seguintes valores: temperatura de vaporizao do fluido contido na presso atmosfrica, acrescida de 30 C; zero C.

4.1.3 O fabricante deve informar a presso de vcuo suportada pela esfera. NOTA Deve ser determinada a presso de vapor mnima do produto armazenado na mnima temperatura ambiente, caso a mesma seja menor que a presso atmosfrica, a PETROBRAS deve ser previamente informada.

4.2 Cdigo de Projeto

4.2.1 A esfera deve ser projetada de acordo com o cdigo ASME BPVC Section VIII Division 1 ou Division 2, dependendo do que estiver especificado na Folha de Dados da esfera. Quando nada for especificado na Folha de Dados, a escolha entre a ASME BPVC Section VIII Division 1 e a Division 2 dever ser proposta pelo fabricante e aprovada previamente pela PETROBRAS. NOTA Quando a espessura de parede, calculada pelo cdigo ASME BPVC Section VIII Division 1 exceder 38 mm (1 1/2), recomenda-se avaliar a convenincia de se executar o projeto pelo cdigo ASME BPVC Section VIII Division 2. [Prtica Recomendada]

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

4.2.2 Deve ser avaliada a necessidade de anlise de fadiga, inclusive esfera projetada pelo ASME BPVC Section VIII Division 1, considerando as variaes previstas de presso e de nvel de lquido no interior da esfera em funo do tempo, conforme screening criteria for fatigue analysis do ASME BPVC Section VIII Division 2. Caso a anlise de fadiga seja exigida, a mesma deve ser feita de acordo com o cdigo ASME BPVC Section VIII Division 2, para uma vida til de 20 anos, exceto quando for especificado pela PETROBRAS um valor diferente.

5 Materiais
5.1 Todos os materiais devem estar de acordo com as exigncias e recomendaes da PETROBRAS N-253.

5.2 As chapas para fabricao das esferas projetadas de acordo com o cdigo ASME BPVC Section VIII Division 1 com espessuras acima de 25 mm devem ser especificadas com requisito suplementar de exame por ultrassom na usina conforme as ASTM A435/A435M ou A578/A578M nvel B. Para esferas projetadas de acordo com o cdigo ASME BPVC Section VIII Division 2 deve-se seguir o requisito de exame por ultrassom na usina l especificado em funo das espessuras das chapas.

5.3 Todos os materiais para partes submetidas presso, inclusive flanges, pescoos de bocais e bocas de visita, chapas ou peas de reforos, flanges cegos, parafusos, porcas e consumveis de soldagem, devem ser adequados para a temperatura mnima de projeto definida no 4.1.2 desta Norma.

5.4 sempre exigido teste de impacto, mesmo quando dispensado pelo cdigo de projeto, para as partes submetidas presso, inclusive flanges, pescoos de bocais e bocas de visita, chapas ou peas de reforos e flanges cegos. NOTA 1 Os corpos-de-prova para os ensaios de avaliao de tenacidade (impacto), conforme ASTM A370 devem ser realizados nas temperaturas citadas em 4.1.2 a) e (b desta Norma, considerando o componente da esfera cujo corpo-de-prova representa. Os requisitos mnimos de energia para os corpos de prova devem ser iguais aos especificados pelo cdigo de projeto para os materiais, procedimentos de soldagem e condies que requerem teste de impacto.

NOTA 2

5.5 Na fase de aquisio de matria prima e posteriormente na fase de qualificao dos procedimentos de soldagem, os corpos-de-prova a serem submetidos aos ensaios mecnicos devem ser submetidos a Tratamentos Trmicos de Alvio de Tenso (TTATs) que simulem todos os TTATs efetuados nas fases de fabricao, construo e montagem e mais um TTAT extra a ser efetuado pela PETROBRAS, na operao futura do equipamento na eventualidade de reparo. NOTA Na fase de qualificao dos procedimentos de soldagem os corpos de prova a serem utilizados nos ensaios mecnicos devem ser submetidos a duas condies de simulao de TTAT, gerando tantas Especificaes de Procedimento de Soldagem (EPS) e Registros de Qualificao do Procedimento de Soldagem (RQPS), quanto o fabricante julgar necessrio.

5.6 Tempo Exigido para as Condies de TTAT Simulado

Durante a realizao do TTAT de campo, na fase de construo e montagem, ocorre que algumas regies da esfera so submetidas a temperaturas de patamar e tempos de tratamento superiores s de outras regies, tendo em vista que todas elas devem atender aos valores mnimos prescritos pelo cdigo ASME BPVC Section VIII. Tal fato devido dificuldade de obteno de uma completa homogeneizao das temperaturas das diferentes regies da esfera durante o TTAT.

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

Por esse motivo, a simulao deste TTAT na fase de aquisio de matria prima e na fase de qualificao dos procedimentos de soldagem deve contemplar um tempo maior que aquele indicado pelo ASME BPVC Section VIII para os TTATs da fase de construo e montagem e o TTAT extra requerido pela PETROBRAS.

Neste caso, o tempo total deve considerar o tempo do TTAT em forno na fase de fabricao conforme 11.2 e 11.3 desta Norma, mais os tempos de TTATs da fase de construo e montagem e o TTAT extra requerido pela PETROBRAS.

5.7 Tempo Total de TTAT Simulado em Ciclo nico O fabricante deve apresentar para a PETROBRAS o tempo total previsto de TTAT simulado, antes da aquisio da matria prima. O tempo total para o TTAT simulado para condio que exige a maior quantidade de TTATs pode ser efetuado em um nico ciclo, desde que aprovado previamente pela PETROBRAS e inclua os efeitos de todos os patamares e respectivos tempos de aquecimentos e resfriamento. NOTA O procedimento permitido para simular os TTATs em um nico ciclo deve ser baseado nos parmetros de Larson-Miller/Hollomon-Jaffe e deve considerar todas as taxas de aquecimento e resfriamento.

5.8 Teste de Produo As exigncias relativas s chapas de teste de produo e aos testes e ensaios requeridos encontramse em 11.4, 11.5, 11.6 e 11.7.

6 Detalhes de Projeto Mecnico


6.1 Bocais e Outras Aberturas

6.1.1 O tipo de flange permitido, juntas, acabamento da face de flange, estojos e porcas, dos bocais de processo, instrumentao, bocas de visita e outros bocais, bem como sua projeo externa, devem estar de acordo com a PETROBRAS N-253, exceto quando especificado em contrrio nesta Norma.

6.1.2 A ligao do pescoo de qualquer tipo de bocal e das bocas de vista ao costado da esfera deve ser sempre por solda de penetrao total. O reforo de qualquer abertura (incluindo os das bocas de visita, quando requerido pelo dimensionamento mecnico, deve ser reforo do tipo integral com solda de penetrao total. No permitido o reforo do tipo anel sobreposto.

6.1.3 Todas as esferas devem ter duas bocas de visita com dimetro mnimo de 24, sendo uma localizada no topo e outra no fundo. NOTA 1 A boca de visita no topo deve ter um turco para a remoo da tampa. NOTA 2 A boca de visita no fundo deve ser provida de dobradia e deve ser previsto um dispositivo seguro para a remoo e manobra da tampa.

6.1.4 permitido que o bocal de respiro da esfera, fechado com flange cego, seja instalado na tampa da boca de visita do topo da esfera.

-PBLICO-

N-1281
6.2 Colunas de Suporte

REV. G

02 / 2011

6.2.1 As esferas devem ser suportadas por colunas tubulares de ao-carbono fixas na regio prxima ao equador e apoiadas sobre as bases de concreto. As colunas devem ser dimensionadas para resistir s cargas prescritas pela PETROBRAS N-253.

6.2.2 Os tirantes de contraventamento, usados como membros diagonais, no devem ser ligados diretamente ao costado da esfera, a menos que essa regio seja calculada para isso. Os tirantes devem ser fixados entre as colunas e devem ser providos de esticadores que permitam ajustar a tenso.

6.2.3 responsabilidade do projetista da esfera realizar a anlise de tenses na regio de ligao das colunas de suporte com o costado da esfera, para resistir s cargas prescritas pela PETROBRAS N-253, providenciando reforos adequados, sempre que necessrios. NOTA 1 NOTA 2 A anlise de tenses deve ser realizada pelo Mtodo de Elementos Finitos (MEF). O procedimento de anlise de tenses deve ser conforme o cdigo ASME BPVC Section VIII Division 2, inclusive para esfera projetada pelo ASME BPVC Section VIII Division 1, que neste caso, deve usar a tenso admissvel correspondente aos materiais da Division 1.

6.2.4 As colunas de suporte das esferas devem ter um revestimento externo de proteo contra fogo (fire-proofing), de acordo com a PETROBRAS N-1756. NOTA Os tirantes de contraventamento das colunas no necessitam de revestimento de proteo contra fogo.

6.2.5 As colunas devem ser pintadas, conforme normas PETROBRAS de pintura, antes da aplicao de proteo contra fogo (fire-proofing), com o objetivo de evitar corroso externa alveolar das colunas sob a proteo contra fogo (fire-proofing).

6.2.6 As colunas tubulares das esferas devem ser rigorosamente estanques para evitar a penetrao do ar.

6.2.7 As soldas nas colunas (longitudinais e circunferenciais) devem ser de topo e com penetrao total.

6.2.8 As soldas de ligao das colunas aos gomos (partes do costado) da esfera devem ser realizadas na fbrica, com penetrao total e examinadas por ultrassom por profissional certificado como US-N2-AE-1 pelo Sistema Brasileiro de Qualificao e Certificao de Pessoal em END ABENDI, conforme ABNT NBR NM ISO 9712. NOTA 1 utilizado o termo stub para identificar o conjunto soldado do trecho engastado de coluna em um gomo da esfera. NOTA 2 Todas as soldas destes componentes devem ser inspecionadas por lquido penetrante ou partcula magntica na fase final de fabricao, antes do transporte para o campo. NOTA 3 Os ensaios de lquido penetrante e partcula magntica devem ser repetidos na inspeo de recebimento da fase de construo e montagem.

6.2.9 As chapas-base das colunas devem ter furos alongados na direo radial. Para o dimensionamento desses furos, deve ser considerada a dilatao e a contrao mxima da esfera por ocasio do tratamento trmico, mais uma folga de 10 mm, no mnimo, em relao aos chumbadores. 6

-PBLICO-

N-1281
6.3 Suportes de Tubulaes e Instrumentos

REV. G

02 / 2011

Os suportes externos de tubulaes dos bocais e instrumentos no devem ser soldados diretamente no casco da esfera, mas numa chapa intermediria de mesmo material que o da esfera e com os cantos arredondados.

7 Detalhes Adicionais do Projeto de Processo e Instrumentao


7.1 A distncia do fundo das esferas at o solo deve ser de no mnimo 2 m e ser suficiente para instalao da tubulao de fundo.

7.2 Bocal de Entrada de Produto e Bocal de Sada de Produto.

7.2.1 Quando o bocal de entrada de produto for locado no centro do topo da esfera e estiver requerido na Folha de Dados da esfera um distribuidor de lquido (aspergidor) instalado na projeo interna do bocal de entrada de produto, ento seu detalhe construtivo deve ser conforme mostrado esquematicamente na Figura A.1. O posicionamento do par de flanges interno deve permitir o exame por ultrassom da solda entre o casco e a projeo interna do bocal durante a fabricao e paradas de manuteno.

7.2.2 Quando o bocal de entrada de produto for locado no centro do topo da esfera, deve existir um nico bocal no fundo da esfera utilizado para a sada de produto, entrada de gua de incndio e drenagem de gua. NOTA Atentar que independente da localizao no topo ou no fundo do bocal de entrada de produto, a PETROBRAS N-1645 estabelece que s deve haver um bocal abaixo do nvel mximo de lquido para entrada/sada de GLP, bem como para a drenagem de gua.

7.2.3 Quando o bocal de entrada de produto for locado no centro do fundo da esfera. Este bocal deve ser o mesmo bocal utilizado para a sada de produto, a entrada de gua de incndio e a drenagem de gua.

7.3 Bocais para Dispositivos de Segurana

7.3.1 Todas as esferas devem ser equipadas com dois bocais para vlvulas de segurana para fogo com dispositivo de intertravamento. NOTA As vlvulas de segurana para fogo e suas respectivas vlvulas de bloqueio devem ser montadas cada uma em um bocal independente, no topo da esfera, cuja distncia entre si, bem como suas projees, dependem das dimenses das vlvulas de bloqueio e do dispositivo de intertravamento.

7.3.2 Todas as esferas devem ser equipadas com um bocal para vlvula de segurana para efeito solar e condies anormais de operao como especificado na PETROBRAS N-1645.

7.4 Bocais para Instrumentos de Nvel, Presso e Temperatura

7.4.1 Todas as esferas devem possuir bocais independentes no topo para instalao de transmissor e chave de nvel.

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

NOTA 1 O bocal da chave de nvel deve ser de dimetro nominal 4" e ter projeo interna com tubo acalmador conforme a Figura A.2. NOTA 2 O bocal do transmissor de nvel deve ser de dimetro nominal 6" para instalao de instrumento do tipo radar e/ou servo-operado com tubo acalmador, conforme mostrado esquematicamente na Figura A.3. NOTA 3 A instalao dos instrumentos devem estar de acordo com as recomendaes da norma de medio API MPMS 3.3.

7.4.2 Toda esfera deve possuir no seu topo um bocal flangeado para medio de presso.

7.4.3 Toda esfera deve possuir trs bocais para indicao de temperatura local e um bocal para transmissor de temperatura.

7.4.4 Os bocais para indicao de temperatura local devem ser flangeados e posicionados nas seguintes elevaes: um bocal no fundo da esfera junto do bocal de amostragem; um bocal no equador da esfera junto do bocal de amostragem; um bocal no topo da esfera.

7.4.5 O bocal para o transmissor de temperatura deve ser flangeado, posicionado no topo da esfera possuindo um poo termomtrico que se estende at prximo do fundo da esfera. NOTA 1 Este bocal deve ser localizado junto ao bocal do transmissor de nvel. NOTA 2 O poo termomtrico deve possuir guias ao longo do tubo acalmador do transmissor de nvel, conforme mostrado esquematicamente na Figura A.3, com o objetivo de evitar oscilao do mesmo e o surgimento de tenso alternada na solda de sua projeo interna.

7.4.6 Os bocais de instrumento devem ser acessveis pela escada ou pela plataforma de acesso.

7.5 Bocais de Amostragem

7.5.1 Toda esfera deve possuir quatro bocais flangeados para amostradores de dimetro nominal 3/4 posicionados nas seguintes elevaes: NOTA no fundo da esfera; a 25% do dimetro da esfera; no equador da esfera; a 75% do dimetro da esfera.

O ponto de amostragem do fundo da esfera deve ser fora da projeo vertical da esfera.

7.5.2 Os amostradores devem ser acessveis pela escada ou pela plataforma de acesso.

7.5.3 Os amostradores devem ser instalados com duplo bloqueio, conforme a PETROBRAS N-1645.

-PBLICO-

N-1281
8 Sistema de Resfriamento

REV. G

02 / 2011

Todas as esferas devem ser equipadas com um sistema de resfriamento adequado, capaz de manter a presso no interior do vaso suficientemente abaixo da presso de abertura da vlvula de segurana de efeito solar, nas mais severas condies atmosfricas que possam ocorrer. Esse sistema deve ser projetado de acordo com a PETROBRAS N-1203.

9 Escadas e Plataformas
9.1 As esferas devem ter uma plataforma no topo da esfera para acesso s vlvulas de segurana, boca de visita e aos demais bocais.

9.2 A plataforma, a escada de acesso e demais estruturas devem atender a PETROBRAS N-279.

9.3 Deve haver um lance de plataforma a partir da escada, para fcil acesso aos amostradores situados abaixo do equador da esfera.

9.4 O acesso plataforma de topo deve ser por meio de uma escada inclinada, com ngulo de 45, sendo que cada lance de escada no deve ter mais de 6 m de altura, com um patamar de 1 000 mm de comprimento entre dois lances sucessivos. A largura efetiva da escada deve ser 800 mm e cada degrau deve ter um espao til de 200 mm.

9.5 A escada deve ter guarda-corpo em toda a sua extenso, e o piso dos degraus deve ser de material antiderrapante.

9.6 O projeto das escadas e plataformas deve considerar a expanso trmica da esfera e espao suficiente para a limpeza, pintura e manuteno do equipamento.

9.7 Os suportes externos esfera no devem ser soldados diretamente no casco da esfera, mas numa chapa intermediria de mesmo material que o da esfera e com os cantos arredondados.

10 Fabricao e Montagem
10.1 A fabricao e montagem da esfera devem obedecer aos requisitos do ASME BPVC Section VIII e das PETROBRAS N-268 e N-269.

10.2 As superfcies de contato entre as chapas de deslizamento e as chapas inferiores de colunas de esferas que sofrem tratamento trmico devem ser limpas e engraxadas antes de serem superpostas.

10.3 As seguintes tolerncia de fabricao e montagem so especficas para o caso de esfera, as demais tolerncias devem seguir as PETROBRAS N-268 e N-269. a) ovalizao ao longo das sees e nas bordas superior e inferior: cdigo ASME BPVC Section VIII, porm, igual ou inferior a 50 mm; b) verticalidade (prumo): para colunas de esferas: de acordo com as tolerncias especificadas no projeto; caso no haja, adotar o seguinte: 1 mm por metro de coluna e nunca maior que 10 mm.

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

10.4 A remoo das soldas provisrias, tais como soldas de dispositivos auxiliares de montagem, soldas de fixao de termopares e dos suportes de isolamento trmico colocados para tratamento trmico, devem ser imediatamente aps cumprirem sua funo, sem impactos mecnicos. A regio destas soldas deve ser adequadamente esmerilhada para eliminar pontos de concentrao de tenso e ento examinada visualmente e por lquido penetrante ou partculas magnticas.

11 TTAT
Designa-se por Tratamento Trmico de Alvio de Tenses (TTAT), nesta norma, o tratamento trmico aps soldagem ( Post Weld Heat Treatment-PWHT) requerido pelo cdigo de projeto.

11.1 O TTAT deve ser executado quando requerido pelo cdigo de projeto, e deve atender aos requisitos ali estabelecidos.

11.2 As chapas que contenham bocais da esfera e que possuam espessura superior s de outras sees da esfera que no contenham bocais devem ser submetidas a um tratamento trmico (TTAT) parcial na fbrica, de maneira a evitar que chapas menos espessas venham a ser tratadas por um tempo superior ao tempo mnimo requerido pelo cdigo de projeto. As seguintes exigncias devem ser atendidas: a) todas as soldas destes componentes devem ser inspecionadas por partcula magntica ou lquido penetrante na fase final de fabricao, antes do transporte para o campo; b) os ensaios de partcula magntica e lquido penetrante devem ser repetidos na inspeo de recebimento da fase de construo e montagem; c) estas peas devem ser submetidas ao TTAT global da esfera na fase de construo e montagem de forma a atender aos requisitos estabelecidos pelo cdigo de projeto. NOTA O tempo de Tratamento Trmico Parcial a diferena entre o tempo exigido para a chapa de maior espessura e o tempo referente aos gomos que no possuam bocais ou trechos engastados de colunas.

11.3 Recomenda-se que as peas dos trechos engastados das colunas aos gomos (costado) e que possuam espessura superior s de outras sees da esfera sejam submetidas a um tratamento trmico (TTAT) parcial na fbrica. [Prtica Recomendada] NOTA 1 O tempo de Tratamento Trmico Parcial a diferena entre o tempo exigido para a chapa de maior espessura e o tempo referente aos gomos que no possuam bocais ou trechos engastados de colunas. NOTA 2 Estas peas devem ser submetidas ao TTAT global da esfera na fase de construo e montagem de forma a atender aos requisitos estabelecidos pelo cdigo de projeto.

11.4 A chapa do teste de produo deve ser dividida em duas sees. Durante o TTAT da esfera, uma seo deve estar localizada na parte superior da esfera e a outra na parte inferior.

11.5 Devem ser removidos corpos-de-prova das duas sees da chapa do teste de produo para avaliao da tenacidade (teste de impacto). Os requisitos mnimos de energia para os corpos de prova (das zonas fundida e termicamente afetadas) devem ser iguais aos especificados pelo cdigo de projeto para os procedimentos de soldagem e condies que requerem teste de impacto.

11.6 Os demais ensaios nos corpos de prova removidos das duas sees da chapa do teste de produo devem ser realizados na seo que tiver sido submetida s condies mais severas de TTAT (maior tempo de patamar e maior temperatura de patamar), exceto o ensaio de dureza que deve ser realizado na seo submetida condio menos severa (menor temperatura de patamar).

10

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

11.7 Durante a realizao do TTAT deve ser verificada a verticalidade de todas as colunas da esfera, a cada variao de 100 C (durante o aquecimento e o resfriamento) e tambm aps a concluso do TTAT. As correes desta verticalidade devem ser realizadas por meio de dispositivo mecnico, a cada verificao.

11.8 Aps a realizao do TTAT, devem ser realizadas medies de dureza na zona fundida e na zona termicamente afetada das soldas da esfera. Devem ser efetuadas, no mnimo, duas medies completas em cada junta horizontal e uma medio completa em duas juntas verticais de cada seo da esfera. Adicionalmente devem ser feitas 2 medies em soldas provisrias de cada especificao de material empregado, de preferncia para as maiores espessuras. NOTA 1 A dureza no deve ultrapassar o valor estabelecido nas PETROBRAS N-268 e N-269. Estes limites so aplicveis na fase de qualificao do Procedimento de Soldagem e nas medies na esfera aps o TTAT. NOTA 2 A localizao dos pontos de medio de dureza deve ser estabelecida a critrio da inspeo da PETROBRAS. NOTA 3 Na fase de avaliao do teste de produo, os valores de dureza devem ser obtidos atravs de 1 ou mais corpos de prova, a critrio da inspeo da PETROBRAS.

12 Inspeo e Teste
A inspeo e teste da esfera devem obedecer aos requisitos do ASME BPVC Section VIII e das PETROBRAS N-268 e N-269.

A esfera deve ser submetida ao exame de partcula magntica ou lquido penetrante em todas as suas soldas aps sofrer sua primeira grande plastificao de construo, isto : a) aps o teste hidrosttico para esfera que no tem exigncia de TTAT; b) aps o TTAT para esfera que tem exigncia de TTAT. NOTA Especial ateno deve ser dada nas soldas de ligao entre o casco e as pernas.

13 Pintura
A pintura interna (quando requerida na Requisio de Material da Esfera) e a pintura externa de esfera da esfera devem seguir as normas PETROBRAS de pintura ou a norma externa adotada pela PETROBRAS sobre o assunto.

14 Placa de Identificao
A placa de identificao deve ser de acordo com a PETROBRAS N-253 e deve ficar localizada na coluna mais prxima da escada. Sua fixao deve prever a espessura do revestimento contra fogo (fire-proofing) da coluna.

11

-PBLICO-

-PBLICO-

-PBLICO-

-PBLICO-

N-1281

REV. G

02 / 2011

NDICE DE REVISES REV. A, B, C, D e E


No existe ndice de revises.

REV. F
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. G
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

Das könnte Ihnen auch gefallen