Sie sind auf Seite 1von 9

Economia

GOVERNANA E CIDADANIA EMPRESARIAL


Lauro Eduardo Soutello Alves Ex-Chefe do Setor de Ligao com a OCDE da Embaixada do Brasil em Paris. E-mail: soutello@mre.gov.br

RESUMO
O artigo procura traar a evoluo recente do conceito de cidadania empresarial e de sua principal manifestao: a evoluo de padres de comportamento empresarial socialmente responsvel. Busca diferenciar a empresa oportunista e a empresa cidad. Procura, ainda, inserir o conceito de comportamento socialmente responsvel no contexto mais amplo da governana social, econmica e poltica. Alm disso, sugere o possvel caminho para uma investigao emprica capaz de determinar se a sustentabilidade das empresas ocorre em virtude de padres de comportamento antes responsvel do que oportunista. Retrata tambm a evoluo recente de cdigos de conduta empresarial em nvel nacional e internacional. Termina com uma anlise das possveis implicaes sociais e polticas da universalizao da governana em geral e da cidadania empresarial em particular, tanto para os pases avanados quanto para os emergentes.

ABSTRACT
The article attempts to trace the recent development of the concept of good corporate citizenship and its impact on evolving standards of socially responsible corporate behavior. It seeks to differentiate opportunistic and responsible patterns of corporate behavior. It also attempts to place the issue of corporate social responsibility within the broader context of social, political and economic governance. Furthermore, it suggests future empirical work to determine if sustainable businesses are those that follow higher standards of corporate social responsibility. It discusses the recent growth of international corporate codes of conduct. It concludes by attempting to anticipate some of the social and political consequences of future universal governance regimes and codes of corporate conduct for both the advanced and emerging economies.

PALAVRAS-CHAVE
Governana, cidadania, comportamento, cdigos, stakeholders.

KEY WORDS
Governance, corporate citizenship, behavior, codes, stakeholders.

78

RAE - Revista de Administrao de Empresas Out./Dez. 2001

RAESo Paulo, n. 4 n. 4 p. 78-86 v. 41 v. 41 Out./Dez. 2001

Governana e cidadania empresarial

INTRODUO A desconfiana, justificada ou no, de amplo segmento do pblico internacional com relao s empresas em geral e s multinacionais em particular tem figurado como um dos elementos da reao contrria globalizao, como atestam recentes manifestaes, freqentemente violentas, de Seattle a Gotemburgo. Esse fenmeno parece ter suas razes no s na constatao do poder e da influncia das grandes empresas multinacionais, altamente visveis e presentes no mundo inteiro, mas tambm na tendncia do pblico de personalizar as grandes empresas e de v-las como indivduos, capazes de bom ou de mau comportamento. Segundo o autor socialista Arnold Thurman, essa personificao, entendida como fenmeno psicossocial, explicaria a tendncia de se atribuir s empresas direitos e prerrogativas superiores aos normalmente atribudos ao cidado (parte do que o autor chamou de feudalismo industrial). A atual revolta contra a globalizao em geral e as empresas multinacionais em particular poderia ser interpretada como uma reao contra o que se percebe como uma classe privilegiada, capaz de atuar livremente em escala mundial, freqentemente com o beneplcito, seno o apoio, dos governos (Thurman, 1937). Paralelamente, nos pases mais avanados, a opinio pblica tem passado a exigir de suas empresas a observncia de padres de comportamento socialmente responsvel, tanto nas matrizes quanto nas filiais localizadas em pases emergentes ou em desenvolvimento. A globalizao teria acentuado essas preocupaes, diante da possibilidade de que as empresas multinacionais procurem, cada vez mais, instalar-se em pases que permitem a aplicao de padres de comportamento inferiores ou inaceitveis para a opinio pblica nos pases desenvolvidos. A presso pela adoo de padres de comportamento socialmente responsvel poder contribuir para mitigar os eventuais efeitos negativos da globalizao fenmeno cujo progresso no seria, como afirmam autores como Alain Touraine, impessoal e inexorvel, seno o resultado de polticas concretas nos planos social e econmico (Touraine, 1999). O presente artigo busca identificar a possvel base terica dos padres emergentes de comportamento socialmente responsvel, sobretudo nos pases mais avanados. Pretende, ainda, inseri-los no contexto mais amplo da governana. Procura, por fim, avaliar as possveis conseqncias da universalizao desses padres e suas implicaes sociais e polticas.

sempre foi e continua a ser a empresa entidade social, econmica e jurdica de natureza flexvel e elstica, de vez que pode assumir diversas formas, conforme suas funes, suas dimenses e a composio de seu capital. Empresas podem ser pequenas, mdias ou grandes; nacionais ou multinacionais; privadas, pblicas ou de capital misto. A variedade potencialmente infinita. Mesmo assim, a empresa mantm sua identidade e funo como ncleo bsico da economia.

NOVA CONCEPO DE EMPRESA

SOCIAL GANHA NMERO DE ADEPTOS CADA VEZ MAIOR, NO APENAS NOS PASES INDUSTRIALIZADOS MAS NOS PRINCIPAIS PASES EMERGENTES.
O objetivo primordial da empresa continua a ser o de produzir bens e de prestar servios da forma economicamente mais eficiente. Quaisquer desvios desse objetivo bsico, como ocorria no caso das empresas estatais das antigas economias socialistas atualmente economias em transio ou de algumas empresas estatais ou semi-estatais de pases em desenvolvimento, levam ineficincia e ao desperdcio de recursos em detrimento do desempenho da empresa e da eficincia econmica. Por outro lado, o crescimento e a diversificao das grandes empresas nos principais pases industrializados revelam que o papel da empresa na sociedade no se restringe meramente produo de bens ou prestao de servios em condies eficientes, assim como no se limita maximizao do lucro para os acionistas, porm consiste, antes, na gerao de riqueza em um sentido mais amplo. Essa riqueza traduz-se, entre outros, em termos de conhecimento, tecnologia, empregos, infra-estrutura energtica e de comunicaes. As economias externas criadas pelas grandes empresas, ademais, contribuem para o desenvolvimento sustentvel, s vezes, independentemente dos objetivos imediatos da empresa e de seus mtodos de gesto. Ao colaborar com o desenvolvimento, a empresa pode at contribuir para a estabilidade de um pas ou de uma regio, com implicaes polticas e estratgicas. O papel da empresa como principal geradora de riqueza suscita, portanto, a questo de saber se a empresa tem uma funo social e se, nesse caso, possvel ou desejvel estabelecer que tenha determinadas obrigaes com a sociedade, alm da gerao de riqueza material.
Economia

TEORIA DA EMPRESA E CIDADANIA EMPRESARIAL O ncleo fundamental da economia de mercado

RAE RAE - Revista 4 Out./Dez. 2001 2001, v. 41 n. de Administrao de Empresas/FGV-EAESP, So Paulo, Brasil.

79

Economia

H mais de meio sculo, John Maynard Keynes afirmou que o gradual crescimento da empresa tem como correlata a diversificao de suas funes. Segundo o eminente economista britnico, a maximizao do lucro para os acionistas passa, medida que a empresa cresce, a ocupar papel quase secundrio. A estabilidade da empresa, sua imagem perante o pblico e sua capacidade de satisfazer os seus clientes passam a ocupar papel de destaque (Keynes, 1947). Keynes no chegou, contudo, a prever a atribuio de uma funo social empresa, e sua viso de corporaes imperiais, preocupadas com questes outras que as estritamente econmicas, no invalida a concepo da empresa como ncleo bsico de gerao de riqueza. A concepo de uma empresa social, comprometida com objetivos outros que os de gerao de riqueza material, ganhou corpo nas dcadas de 60 e 70, promovida por correntes de pensamento e movimentos de protesto que propunham modelos crticos e alternativos ao capitalismo avanado e sua instituio fundamental: a empresa. Alguns autores liberais logo se ergueram em ferrenhos crticos da noo de empresa social, negando tanto a possibilidade prtica quanto a utilidade de atribuir quaisquer funes sociais especficas s empresas. Em clebre artigo publicado em 1974, o professor Milton Friedman, da University of Chicago, afirmou que a nica responsabilidade social da empresa consiste em utilizar seus recursos para maximizar o lucro em benefcio dos acionistas, mantendo-se fiel ao que caracterizou como as regras do jogo, regras essas que se limitam a no fraudar os acionistas e credores e a respeitar as regras da concorrncia leal1. O economista e colega de universidade de Milton Friedman, Friedrich von Hayek, por sua vez, atacou o que caracterizou como a doutrina da moda (fashionable doctrine) de atribuir quaisquer funes s empresas alm da maximizao do lucro em longo prazo. Levada s ltimas conseqncias, essa tendncia teria como resultado o aumento do poder das empresas, com efeitos poltica e socialmente imprevisveis e indesejveis, sobretudo se as grandes empresas passassem a determinar as prioridades sociais, econmicas ou polticas da sociedade (Hayek, 1967). As vises crticas de Friedman e Hayek tiveram como ponto de partida a rejeio de toda intromisso nas foras de mercado, caracterstica da obra do economista norte-americano, e o temor de uma empresa corporativista e totalitria, tpica do pensamento de seu colega austraco naturalizado britnico. Em obra recente, a autora norte-americana Margaret Blair (1998) abordou o problema por um vis antes pragmtico do que ideolgico, concluindo que o conceito de empresa social essencialmente falho e que a empresa social, tal como preconizada nas d-

cadas de 60 e 70, no prosperou por no oferecer alternativa vivel empresa clssica. Segundo Margaret Blair, a prpria concepo de empresa social carece de slido fundamento terico, ao contrrio da noo clssica da empresa como unidade fundamental da economia de mercado. A noo de empresa social no , ademais, suficiente para orientar o investimento das empresas nem para ajud-las a escolher entre formas alternativas de atividade social. Essa noo no acompanhada, ainda, de mecanismos de imposio para garantir que as empresas cumpram suas obrigaes sociais. Blair poderia ter acrescentado que a noo de obrigao social implica a necessidade de determinar instncias competentes para definirem essas obrigaes, bem como quem seriam os beneficirios da ao social das empresas tarefas complexas e difceis. Autores como Blair assinalam, por outro lado, que o crescimento e a diversificao das grandes empresas tm reforado o conceito de empresa como principal fonte de riqueza para a sociedade, porm no apenas no sentido material. Segundo essa concepo, a gerao de riqueza pela empresa pode-se estender alm da maximizao do lucro, em benefcio dos acionistas ou credores, da gerao e manuteno de empregos e do desenvolvimento de infra-estrutura de pesquisa, desenvolvimento e comunicaes. Ela passa a incorporar a preservao dos recursos naturais no renovveis, a promoo de direitos fundamentais do trabalhador e a proteo dos interesses do consumidor. Essa concepo ampla de gerao de riqueza no se fundamenta apenas no que as empresas devem fazer, mas tambm no que devem deixar de fazer (e que muitas vezes fazem): poluir o meio ambiente, empregar trabalho infantil, encobrir informaes sobre possveis efeitos nocivos de seus produtos, etc. A nova concepo de empresa que surge no perodo recente tem pouca relao com a da empresa social de outra poca. A empresa atual mantm seu carter essencial de geradora de riqueza, sem a atribuio de funes sociais alheias ao seu funcionamento e aos seus mtodos de gesto, porm passa a faz-lo, idealmente, de forma socialmente responsvel. A prpria definio de riqueza, por sua vez, ampliada, passando a incorporar no somente bens materiais tangveis mas tambm valores intangveis (ou, como querem alguns, ticos) como a preservao do meio ambiente, o desenvolvimento sustentvel, a dignidade no trabalho e a defesa do consumidor. Esses valores, de carter universal, pressupem a existncia de partes direta ou indiretamente interessadas na criao de riqueza pela empresa e que no so coincidentes com as tradicionais partes interessadas (i.e., os acionistas e os credores). Essas partes interes-

80

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Governana e cidadania empresarial

sadas (stakeholders, no jargo especializado) englobam sindicatos, entidades de classe, associaes de consumidores, organizaes no governamentais de toda natureza e at a comunidade local em que as empresas operam. Constituem grupo heterogneo e difuso, ao contrrio da empresa, que mantm identidade clara, mesmo se a sua estrutura for complexa e dispersa no tempo e no espao. O gradual reconhecimento desse papel constitui, do ponto de vista sociolgico, um dos aspectos fundamentais da recente evoluo da empresa e de seus mtodos de gesto. Se a antiga noo de empresa social parece estar desacreditada, por carecer de embasamento conceitual e aceitao pela sociedade, a nova concepo, que se pode chamar de empresa cidad, ganha nmero de adeptos cada vez maior, no apenas nos pases industrializados mas nos principais pases emergentes. Para compreender melhor a concepo de cidadania empresarial, necessrio analis-la luz do fenmeno mais amplo conhecido como governana.

sistencialismo). Para exemplificar, tome-se o exemplo de duas empresas. perfeitamente concebvel que uma delas produza determinado produto de maneira eficiente empregando trabalho infantil. igualmente concebvel que a outra produza o mesmo produto de forma eficiente, sem empregar trabalho infantil, mas a um custo superior do que sua concorrente. Segundo o critrio puramente funcional, ambas as empresas estariam produzindo de forma eficiente, mas a primeira estaria em vantagem com relao segunda em funo de seus custos menores. Segundo o conceito de governana, ambas as empresas estariam produzindo de forma aparentemente eficiente, mas a primeira estaria em desvantagem com relao segunda pelo fato de que o custo social decorrente do emprego de trabalho infantil termina por encarecer o seu produto e anular qualquer vantagem comparativa.

COMPORTAMENTO SOCIALMENTE
Economia
81

GOVERNANA, GOVERNABILIDADE E O DILEMA DO PRISIONEIRO Cidadania empresarial, entendida como um conjunto de princpios e sistemas de gesto destinados criao ou preservao de valor para a sociedade, pode ser englobada no conceito mais amplo de governana o qual inclui o conceito de governana corporativa, mas no se restringe a ele. Governana um conceito freqentemente difuso, podendo ser aplicado tanto a mtodos de gesto da empresa (governana corporativa) quanto a meios de preservao do meio ambiente (governana ambiental) ou formas de combate ao suborno e corrupo de funcionrios pblicos (governana pblica). No obstante seu carter difuso, o conceito de governana tem como ponto de partida a busca do aperfeioamento do comportamento das pessoas e das instituies. Tal conceito recorda a teoria da engenharia social paulatina (piecemeal social engineering), criada pelo filsofo Sir Karl Popper para descrever um processo aproximativo e constante de aperfeioamento da sociedade, ao contrrio da engenharia social utpica, que pressupe uma viso nica e ideal de sociedade, cuja construo constitui o principal objetivo de toda atividade poltica, social e econmica the method of searching for, and fighting against, the greatest and most urgent evils of society, rather than searching for, and fighting for, its greatest ultimate good (Popper, 1971). A governana no se limita, portanto, a promover o funcionamento mais eficiente, no sentido superficial, das instituies: governana no sinnimo de governabilidade (tampouco sinnimo de filantropia ou as-

RESPONSVEL TERMINA POR SER MAIS SUSTENTVEL EM LONGO PRAZO DO QUE O COMPORTAMENTO MERAMENTE OPORTUNISTA.
A primeira empresa age de forma oportunista, ao procurar maximizar o lucro em detrimento dos princpios de cidadania empresarial. Ela cmplice, em ltima anlise, de um processo produtivo que subverte valores sociais essenciais para o desenvolvimento sustentado da sociedade e da economia em longo prazo. A segunda empresa atua de forma socialmente responsvel, em cumprimento aos princpios de cidadania empresarial. Ela participa, portanto, de um processo produtivo que termina por agregar valor social e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade e da economia em longo prazo. Resta indagar se o comportamento da empresa oportunista , como parece, insustentvel em longo prazo, ao passo que o comportamento da empresa socialmente responsvel no o seria. Todo comportamento oportunista, ainda que eficiente em curto prazo, pressupe a ausncia de regras ou de formas eficazes de aplic-las em detrimento dos princpios de governana. Todo comportamento socialmente responsvel, por outro lado, tem por fundamento a confiana de que as regras sero fielmente cumpridas pela maioria de conformidade com os princpios de governana. Em outras palavras, a empresa oportunista parte da suposio de que o seu interesse consiste em des-

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Economia

considerar as regras em vigor ou tirar proveito de suas lacunas, ignorando os princpios de governana, ao passo que a empresa socialmente responsvel parte do pressuposto de que seu interesse consiste em cumprir e at superar as regras em vigor em prol dos princpios de governana.

oportunista. A sustentabilidade do comportamento socialmente responsvel, por sua vez, est fundamentada em cdigos de conduta universal ou, na pior das hipteses, apoiada por uma maioria significativa. Resta saber se a elaborao de tais cdigos uma proposio vivel.

CONFORME

PADRES DE

O PROCESSO DE CODIFICAO A adeso ou o apoio generalizados a cdigos de conduta socialmente responsvel so elementos essenciais para que se estabelea e se mantenha o clima de confiana necessrio para que a empresa perceba que seu interesse reside antes em seguir padres de comportamento responsvel do que em agir de forma oportunista. Os cdigos em questo podem estar ou no previstos em lei, e a adeso a eles no deve ser confundida com o cumprimento formal de leis e regulamentos. O cumprimento da lei pode ser apenas perfunctrio e no garantir a adeso a padres de comportamento responsvel. Pode, ainda, ser contornado sem incorrer na ilegalidade. o caso de algumas empresas multinacionais, que burlam a lei ao deslocar suas operaes para outros pases (a lei pode ser obrigatria no pas de origem da empresa, facultativa em outro e inexistente em um terceiro). Ocioso recordar que o comportamento oportunista no implica necessariamente descumprimento da lei, mas antes o aproveitamento de suas lacunas. O comportamento responsvel, por outro lado, acarreta aplicar padres de conduta responsvel, mesmo na ausncia de leis e regulamentos especficos a respeito. O clima de confiana mtua, por sua vez, tem como fundamento a certeza de que os cdigos so claros e no discriminatrios, de que todas as empresas esto cumprindo os cdigos (o princpio do level playing field) e de que o cumprimento passvel de verificao. As empresas tm de ter certeza, ainda, de que eventuais violaes esto sujeitas a sano moral, penal ou econmica (i.e., a perda de mercado ou de uma fatia de mercado) e de que nenhuma empresa est se beneficiando de falhas no sistema para no cumprir os cdigos. O primeiro nvel de verificao competiria s prprias empresas. Cdigos de conduta individuais tm proliferado nos ltimos anos, como atesta recente estudo da Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico, em que se comparam centenas de cdigos de conduta, na maior parte, cdigos internos elaborados por empresas multinacionais (OECD, 2001). Cdigos individuais tm duas vantagens principais: refletem o cotidiano da empresa e so suficientemente flexveis para se adaptarem a novas circunstncias. Apresentam, por outro lado, as desvantagens de serem, freqentemente, circunscritos a apenas algumas das atividades da empresa, sem levar em conta todos

COMPORTAMENTO SOCIALMENTE RESPONSVEL DISSEMINAM-SE NOS PLANOS INTERNO E INTERNACIONAL, OS STAKEHOLDERS E A SOCIEDADE CIVIL ESPERAM QUE ESSES PADRES SEJAM CODIFICADOS E IMPLEMENTADOS.
A Teoria dos Jogos e, especificamente, o Dilema do Prisioneiro servem para ilustrar que o comportamento oportunista no seria, em ltima anlise, sustentvel, uma vez que o comportamento socialmente responsvel (e, portanto, solidrio) teria melhores possibilidades de s-lo. O dilema pode-se resumir da seguinte forma: dois prisioneiros, acusados de crimes anlogos, so informados pelo promotor pblico de que, se nenhum dos dois confessar o crime, ambos sero condenados e recebero a pena mnima de um ano, ao passo que, se apenas um confessar, ele ser libertado e o outro ser condenado, recebendo a pena mxima de dez anos de recluso. Se os dois confessarem, contudo, ambos sero condenados e recebero pena de apenas cinco anos de priso. Conforme assinalado pelo filsofo norte-americano John Rawls, o Dilema do Prisioneiro um jogo em que os resultados no se cancelam mutuamente: o que um dos dois prisioneiros tem a perder, o outro no tem necessariamente a ganhar (a two-person, noncooperative, nonzero-sum game). Todo comportamento oportunista prejudica os dois. A nica deciso mutuamente vantajosa a de que um coopere com o outro, isto , que ambos se recusem a confessar. Se um pudesse confiar na deciso do outro, com base num cdigo comum, provvel que decidissem pela cooperao. Na ausncia de um cdigo, entretanto, difcil que um confie no outro, sobretudo porque nenhum dos dois sabe ao certo se o promotor prometeu as mesmas condies a ambos (Rawls, 1971). Essa abordagem sugere que o comportamento socialmente responsvel portanto coerente com os princpios de governana termina por ser mais sustentvel em longo prazo do que o comportamento meramente

82

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Governana e cidadania empresarial

os aspectos das relaes entre a empresa e o conjunto de stakeholders, e de no estarem sujeitos verificao externa. Cdigos de conduta podem, tambm, ser comuns a toda uma indstria ou a todas as empresas de um pas. A aplicao de um cdigo de conduta em escala setorial ou nacional tem a vantagem de permitir algum grau de verificao mtua ou peer pressure, mas no abrange as atividades das empresas transnacionais. Cdigos de conduta universais, por sua vez, so os mais abrangentes, mas encontram-se ainda em estgio embrionrio. Algumas iniciativas pioneiras apontam para a adoo crescente de tais cdigos: as Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais, o Global Compact das Naes Unidas e os diversos cdigos adotados pela Cmara de Comrcio Internacional. As Diretrizes (Guidelines) da OCDE foram adotadas em junho de 1999 pelos pases membros da Organizao, com a adeso de trs pases no membros: Argentina, Brasil e Chile. Na realidade, trata-se da reviso das guidelines de 1976, elaboradas pela OCDE em resposta tentativa de criao, no mbito das Naes Unidas, de um cdigo de conduta mandatrio para as empresas multinacionais. O cdigo da ONU que fora motivado, entre outros fatores, pelas alegaes de envolvimento da multinacional norte-americana de telecomunicaes ITT no golpe de Estado de 1974 contra o Presidente Salvador Allende, do Chile jamais foi finalizado, dada a resistncia dos pases desenvolvidos em aceitar que os pases em desenvolvimento, majoritrios na Organizao, impusessem padres obrigatrios de comportamento s empresas multinacionais2. As Diretrizes da OCDE seriam, nesse particular, de especial relevncia. Trata-se de um conjunto de princpios elaborado por organismo internacional, dedicado cooperao econmica e social e elaborao de princpios de governana nas mais diversas reas, que rene a quase-totalidade dos pases industrializados e alguns grandes pases emergentes, em que esto domiciliadas as principais empresas multinacionais. So os seguintes os pases membros da OCDE: Alemanha, Austrlia, ustria, Blgica, Canad, Coria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Islndia, Itlia, Japo, Luxemburgo, Mxico, Nova Zelndia, Noruega, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Eslovaca, Repblica Tcheca, Sucia, Sua e Turquia. O Brasil participou da negociao das Diretrizes, embora no seja formalmente um pas membro da OCDE. Esses cdigos tm vrias vantagens sobre os demais: so de aplicao universal ou quase universal, cobrem a maioria ou a totalidade das atividades das empresas e representam correntes de pensamento avanadas sobre comportamento empresarial socialmente responsvel;

so voluntrios e no vinculatrios, o que estimula a adeso espontnea das empresas e facilita o processo de reviso peridica dos cdigos; prevem o envolvimento dos governos ou federaes industriais e comerciais, que so incentivados a zelar para que suas empresas sigam os princpios e padres neles refletidos. Tais cdigos tm a desvantagem, contudo, de serem

EXISTE

EVIDNCIA DE UM PROCESSO

DE CONVERGNCIA ENTRE GOVERNABILIDADE E GOVERNANA: EM OUTRAS PALAVRAS, A PRIMEIRA NO EXISTIRIA SEM A SEGUNDA.
pouco sujeitos a verificao, de no preverem sano (a no ser sano moral) e de serem necessariamente genricos. Apresentam a desvantagem, ainda, de no se estenderem a todos os fornecedores das empresas ao longo da cadeia produtiva, o que pode gerar problemas para empresas multinacionais (e.g., uma empresa de vesturio que produz seus produtos de forma socialmente responsvel, mas que utiliza tecidos produzidos em fbricas que empregam trabalho infantil). O fato de que os cdigos internacionais existentes so voluntrios no significa, no entanto, que sejam necessariamente opcionais. medida que padres de comportamento socialmente responsvel disseminamse nos planos interno e internacional, cresce a expectativa dos stakeholders e da sociedade civil em geral de que esses padres sejam codificados e implementados. A sociedade civil pode pressionar poltica e economicamente para que as empresas cumpram esses cdigos, sobretudo se forem domiciliadas em pases cujos governos tenham se associado a eles. Como conseqncia, as empresas que no se comportarem de forma socialmente responsvel podem encontrar-se em desvantagem comparativa com relao quelas que seguem cdigos de conduta. Resta a indagao sobre a existncia de dados empricos que consubstanciem essas hipteses.

CIDADANIA EMPRESARIAL: REALIDADE OU MITO? H indcios de que o nmero de fatores que influem na capacidade de as empresas competirem no mercado global tende a incluir a adeso a padres de comportamento socialmente responsvel. Segundo autores como Charles Oman, esses fato-

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

83

Economia

Economia

res incluem no apenas polticas de concorrncia, regulamento dos mercados financeiros e normas de produo, mas tambm padres trabalhistas, normas de defesa do consumidor, padres de proteo ambiental, normas de licitao pblica e subsdios governamentais pesquisa cientfica e tecnolgica, entre outros (Oman, 1999). Esse fenmeno contrasta com a imagem, amplamente difundida entre crticos da globalizao, da empresa multinacional oportunista, que se desloca da matriz para pases em que os padres de responsabilidade social so mais baixos, incitando suas concorrentes a faz-lo e declanchando, assim, o rebaixamento de padres de conduta em escala global (a chamada race to the bottom)3. Outros autores afirmam que empresas socialmente responsveis seriam mais rentveis em longo prazo do que empresas caracterizadas por um comportamento puramente oportunista, na medida em que estariam em melhores condies de conciliar, da forma mais eficiente e objetiva, os interesses de seus stakeholders the socially responsible firm is better able than its opportunistic rivals to solve commitment problems that might arise with employees, with customers and with other firms (Frank, 1996). Essa anlise pressupe a existncia de diversos stakeholders, todos com capacidade de influir nos processos decisrios da empresa, o que ocorre raramente. Presume, igualmente, que o comportamento desses stakeholders seria invariavelmente racional, o que pode no ser o caso. Considera, ainda, que a empresa seria capaz de lidar eficazmente com todos os stakeholders e de conciliar seus interesses, por vezes conflitantes tarefa em si difcil. Existe, por outro lado, alguma evidncia de que privatizao de empresas estatais, sobretudo em pases em desenvolvimento, contribui para elevar as expectativas dos consumidores de seus produtos ou dos usurios de seus servios, que passam a pressionar as empresas privatizadas a adotarem padres mais elevados de comportamento social. A privatizao de empresas fornecedoras de servios vitais nas reas de sade, transportes ou telecomunicaes, por exemplo, tende a gerar expectativas maiores por parte dos usurios em muitos pases, anteriormente acostumados a nveis medocres de atendimento ou servio e que passam a exigir nveis mais elevados. A privatizao dessas empresas tem obrigado os novos prestadores de servios pblicos a se comprometerem com o cumprimento de normas mais estritas do que as normalmente aplicveis prestao de servios privados. Tem, igualmente, exigido dos governos que zelem pela qualidade dos servios prestados, mediante a elaborao de quadro regulatrio (regulatory framework) adequado. lcito afirmar que existe evidncia de um proces-

so de convergncia entre governabilidade e governana: em outras palavras, a primeira no existiria sem a segunda. Tal evidncia , no entanto, de natureza mais circunstancial do que propriamente emprica e requer trabalho de pesquisa que ultrapassa o escopo do presente artigo.

A UNIVERSALIZAO DE PADRES DE CONDUTA Cdigos internacionais de comportamento empresarial, ainda que voluntrios, exigem a participao de governos nacionais, detentores da necessria legitimidade poltica para assumir compromissos internacionais em nome de empresas domiciliadas em seu territrio. Cdigos dessa natureza, por sua vez, requerem transparncia e verificao mtua entre os pases envolvidos. Conforme assinalado por autores como Patricia Hansen, o cerne de qualquer sistema de verificao consiste no acesso mtuo e transparente informao. Esse acesso, por sua vez, serve como elemento de dissuaso contra eventuais violaes, tranqiliza as partes interessadas de que todos esto cumprindo as mesmas regras, sem se aproveitar de eventuais lacunas, e permite iniciativas de verificao mtua, de modo a evitar conflitos em outras palavras, a anttese do Dilema do Prisioneiro (Hansen, 1999). O processo de difuso de padres de conduta socialmente responsvel parece estar apenas comeando, no havendo, a priori, elementos para crer que ele no possa estender-se indefinidamente, sem horizonte claro no espao ou no tempo. Esse processo tem sido impulsionado pelo prprio fenmeno da globalizao, que tende a reforar tendncias padronizao de mtodos de produo, uniformizao da prestao de servios e universalizao das inovaes tecnolgicas. Esse processo no se limitaria, ainda, apenas difuso entre nmero crescente de empresas, em cada vez mais pases, de padres de comportamento avanados, porm estenderia-se ao aperfeioamento desses padres, que seriam cada vez mais elaborados, terminando por abarcar todos os aspectos da atividade das empresas. Uma comparao entre as Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais adotadas em 1976 e sua verso revista finalizada em 1999 indica claramente que, em pouco menos de um quarto de sculo, a concepo de responsabilidade social das empresas cresceu de forma notvel, passando a incluir compromissos claros em matria de proteo ambiental, normas trabalhistas e proteo do consumidor, essencialmente ausentes no primeiro texto4.

84

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Governana e cidadania empresarial

IMPLICAES SOCIAIS E POLTICAS O processo de aprofundamento indefinido do conceito de governana em geral e de responsabilidade social das empresas em particular teria implicaes potencialmente negativas para as empresas, sobretudo se viesse a introduzir certa rigidez no planejamento e gesto de suas atividades (e.g., a exigncia de que a transparncia princpio basilar da governana e da responsabilidade social das empresas fosse total, aplicandose ao processo decisrio interno em todos os seus aspectos, sem qualquer salvaguarda de confidencialidade). Existem, no momento, vrias correntes de pensamento sobre a questo. Segundo alguns autores, a questo da perda de autonomia individual essencialmente neutra, sendo corolrio inevitvel da politizao da esfera privada politicization exposes the arbitrariness or conventionalism of traditional definitions of the private (Keane, 1998). Essa politizao, por sua vez, fruto do prprio processo democrtico e do crescimento exponencial dos meios de comunicao tradicionais imprensa escrita e televisiva e contemporneos Internet (Keane, 1998). Outros vem na perda da autonomia individual um aspecto nocivo do desenvolvimento tecnolgico e das tcnicas de gesto das prprias empresas (in the virtual office, privacy may be virtually lost(Bies, 1996)), que se mostram cada vez mais totalitrias the core assumptions of modern management theory are totalitarian (Bies, 1996). Ainda outros consideram que a liberdade absoluta e, por conseguinte, a autonomia e privacidade absolutas so inviveis na prtica e terminam por serem nocivas, se no forem temperadas e limitadas pela tica our freedoms may mean nothing if not limited by moral rules (Tyler, 2000). O aprofundamento da governana poderia, ademais, terminar reforando tendncias autoritrias no somente na gesto da empresa mas tambm de toda a sociedade, na medida em que a extenso sem limite de regras, padres e princpios de comportamento deixaria cada vez menos margem de iniciativa para as empresas e os indivduos com conseqncias polticas, sociais e econmicas possivelmente nefastas. Alguns autores, dentre os quais o eminente socilogo britnico Ralf Dahrendorf, tm advertido contra concepes autoritrias de governana, sobretudo no plano internacional, diante do que caracterizam como a acomodao e a apatia do grande pblico, que estariam permitindo que tais concepes se consolidassem today, the temptations of leadership and the comforts of public apathy can combine to form a perilous attack on liberty (Dahrendorf, 2000). Sua viso recorda, grosso modo, a de Friedrich von Hayek, anteriormente citada.

Por outro lado, Dahrendorf estaria talvez subestimando os mecanismos de controle democrticos de que dispem os pases mais avanados para impedir que tal fenmeno se concretize. A universalizao dos princpios de governana em geral e do comportamento empresarial responsvel em particular teria, como conseqncia prtica, o virtual desaparecimento de polticas econmicas e sociais realmente autnomas. A definio dessas polticas estaria a cargo de uma constelao de stakeholders os mais diversos: setor pblico, setor privado, sindicatos, organizaes no governamentais e organismos internacionais de vocao normativa ou reguladora.

A UNIVERSALIZAO DOS PRINCPIOS DE


GOVERNANA E DO COMPORTAMENTO EMPRESARIAL RESPONSVEL TERIA,
Economia
85

COMO CONSEQNCIA PRTICA, O VIRTUAL DESAPARECIMENTO DE POLTICAS ECONMICAS E SOCIAIS REALMENTE AUTNOMAS.
Esses padres flexveis de autoridade traduziriamse na necessidade de elaborao de uma cultura empresarial e de sistemas de gesto correspondentes capaz de lidar com um ambiente social e econmico e com processos decisrios potencialmente muito mais complexos do que os atuais. Levada ao extremo, a proliferao de entidades responsveis pela elaborao de padres de comportamento responsvel no mbito dos setores pblico e privado poderia terminar transformando o atual sistema internacional baseado em estados politicamente soberanos e economicamente interdependentes no que o cientista poltico Hedley Bull caracterizou como um sistema fluido de vrios nveis de autoridade e lealdade a system of overlapping authority and multiple loyalties (Bull, 1977). Ocioso recordar que essa perspectiva apresentaria grande atrativo para alguns e possvel ameaa para outros.

CONCLUSO A evoluo da governana em geral e da cidadania empresarial em particular est sujeita a uma srie de imponderveis: a superao de padres de comporta-

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Economia

mento oportunista por padres de comportamento responsvel; a adoo de cdigos consensuais de cidadania empresarial e de mecanismos confiveis de verificao; o desenvolvimento de mtodos de gesto capazes de conciliar os anseios diversos, e porventura conflitantes, da sociedade civil; a manuteno de um equilbrio entre, por um lado, a livre iniciativa e, por outro, os imperativos da cidadania empresarial. Se a governana e a cidadania empresarial evolurem positivamente, lcito vislumbrar um futuro em que as empresas estejam em melhores condies do que nunca para realizar sua funo principal: a de gerar riqueza e valor para a sociedade em uma base sustentvel. A hiptese de um futuro de prosperidade sustentada e sustentvel teria como corolrio a progressiva reduo do desnvel entre os pases mais altamente industrializados e o grupo de pases ditos emergentes (atualmente mais numerosos do que h poucas dcadas). Conforme comentrio de alto funcionrio da OCDE, em conversa recente com este, o mundo no ser, futuramente, dividido entre ricos e pobres, mas

entre reformadores e no reformadores, entre os que aceitam a governana e a cidadania como fundamentos de todo desenvolvimento sustentvel e os que insistem em explorar frmulas autnomas, que podero revelar-se insustentveis em longo prazo. A inferncia de que todo desenvolvimento seja predicado em processo de reformas nos planos poltico, social, econmico e regulatrio, mais do que em fatores histricos ou na disponibilidade de recursos naturais. Esse processo pressupe, naturalmente, que os pases emergentes e em desenvolvimento, dentre os quais o Brasil, acompanhem o ritmo de reformas dos pases desenvolvidos e que a adoo de padres de governana e cidadania empresarial nos pases menos avanados leve em conta suas inevitveis deficincias institucionais e a conseqente dificuldade de assimilar padres de conduta mais elevados. Seja qual for o seu nvel de desenvolvimento, todo pas ter, mais cedo ou mais tarde, de enfrentar o desafio de adequar-se a esses padres ou, idealmente, de contribuir para a sua elaborao e seu aperfeioamento.

NOTAS 1. Citado em MESSNICK, David M., TENBRUSSEL, Ann E. (Eds.). Codes of conduct: behavioral research into business ethics. New York : Russel Sage Foundation, 1996. p. 86. 2. Para uma anlise do cdigo das Naes Unidas para as empresas multinacionais, ver FATOUROS, A. A. The UN Code of Conduct on transnational corporations: problems of interpretation and implementation e, para uma anlise das guidelines da OCDE, ver LVY, Philippe. The OECD Declaration on International Investment and Multinational Enterprises, ambos em RUBIN, Seymour J., HUFBAUER, Gary Clyde. Emerging Standards of International Trade and Investment: Multinational Codes and Corporate Conduct , p. 101 a 118 e 47 a 62, respectivamente. Para uma discusso do papel da ITT no golpe que derrubou o Presidente Salvador Allende, ver MITCHELL, Christopher. Dominance and fragmentation in U.S. Latin American policy. In: COTLER, Julio, FAGEN, Richard R. Latin America and the United States: The Changing Political Realities , p. 194-197. 3. DONAHUE, J. Subnational Business-Attraction Policies in the United States , novembro de 1997, mimeografado, contribuio ao projeto de pesquisa do Centro de Desenvolvimento da OCDE, intitulado Effects of Competition among Governments to Attract fDI.

4. Ambos os textos esto disponveis, em francs e em i n g l s, n o s i t e d a O C D E n a I n t e r n e t : www.oecd.org.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BIES, Robert J. Beyond the hidden self: aspects of privacy in organizations. In: MESSNICK, David M., TENBRUSSEL, Ann E. (Eds.). Codes of conduct : behavioral research into business ethics. New York : Russel Sage Foundation, 1996. p. 115. BLAIR, Margaret M. The corporation and its stakeholders : classic and contemporary readings. Toronto : University of Toronto Press, 1998. Whose interests should corporations serve? p. 47. BULL, Hedley. The anarchical society . London & Basingstoke : Macmillan, 1977. p. 254-255. DAHRENDORF, Ralf. The third way and liberty. Foreign affairs , p. 16-17, Sep./Oct. 2000. FRANK, Robert H. Can socially responsible firms survive in a competitive environment? In: MESSNICK, David M., TENBRUSSEL, Ann E. (Eds.). Codes of conduct : behavioral research into business ethics. New York : Russel Sage Foundation, 1996. p. 86-103. HANSEN, Patricia Isela. Transparency, standards of review, and the use of trade measures to protect the global environment. Virginia Journal of International Law , v. 39, n. 4, p. 1061, Summer 1999. OMAN, Charles. Globalization, regionalization, and inequality . Paris : OECD, 1999. (Development Centre Reprint Series, n. 93, p. 29).

HAYEK, F. A. Studies in philosophy, politics and economics . London : Routledge & Kegan Paul., 1967. p. 300.

POPPER, Karl R. The open society and its enemies . Princeton : Princeton University Press, 1971. V. I : The Spell of Plato. p. 158-159.

RAWLS, John. A theory of justice . Cambridge : Belknap Press of Harvard, 1971. p. 269. KEANE, John. Civil society: old images , new visions. Stanford : Stanford University Press, 1998. p. 183. TOURAINE, Alain. Comment sortir du libralisme? Paris : Librairie Arthme Fayard, 1999. p. 14. KEYNES, John Maynard. The end of laissez-faire. In: GOULD, James A., TRUITT, Willis H. Political ideologies . New York : Macmillan, 1973. p. 97.

THURMAN, Arnold. The folklore of capitalism . New Haven/London : Yale University Press, 1937. p. 185.

OECD. Private initiatives for corporate responsibility : draft report to ministers By CIME. Paris : OECD, 2001.

TYLER, Christian. The age of moral confusion. Financial Times , London, 22 Apr. 2000.

86

RAE v. 41 n. 4 Out./Dez. 2001

Das könnte Ihnen auch gefallen