Sie sind auf Seite 1von 31

1

Kleber Honrio de Freitas Sandro Rogrio Alvares

ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DA BIOELETROGRAFIA NA IDENTIFICAO DE INSUMOS FARMACUTICOS FITOTERPICOS

SO PAULO 2012

Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Kleber Honrio de Freitas Sandro Rogrio Alvares

ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DA BIOELETROGRAFIA NA IDENTIFICAO DE INSUMOS FARMACUTICOS FITOTERPICOS

Trabalho de concluso de curso apresentado ao curso de Farmcia da FMU, sob orientao do Professor Mestre Andr Bersani Dezani.

SO PAULO 2012

Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Kleber Honrio de Freitas Sandro Rogrio Alvares

ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DA BIOELETROGRAFIA NA IDENTIFICAO DE INSUMOS FARMACUTICOS

Trabalho de concluso apresentado ao curso de Farmcia da FMU, sob orientao do Professor Mestre Andr Bersani Dezani, aprovado pelos membros da Banca Examinadora abaixo:

___________________________________________ Prof. Me. Andr Bersani Dezani FMU Orientador ___________________________________________ Prof. Me (Dr). ______________________________ (So Paulo FMU) ___________________________________________ Prof. Me (Dr). ______________________________ (So Paulo FMU)

Dedicamos a todos aqueles que acreditaram na possibilidade deste trabalho e que contriburam de forma direta ou indireta para a sua realizao.

Agradecemos a todos aqueles que de alguma forma contriburam para a realizao deste trabalho, em especial a orientao do Professor Mestre Andr Bersani Dezani que abraou a ideia e creditou em ns incentivos positivos. Professora Dr Maria de Ftima Borges Pavan que nos instruiu sempre sobre como utilizar as regras que compem este trabalho. Ao Dr. Carlos Eduardo Bittencourt Sena, mdico e companheiro que deu enorme contribuio nos momentos aflitivos.

Que os vossos esforos desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de

que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossvel. (Charles Chaplin)

RESUMO A bioeletrografia exibe, no campo eletromagntico, alteraes de dimetro e cor, relacionadas com variaes do estado de excitao de materiais expostos descarga de alta tenso. Com o objetivo de compreender padres de bioeletrografias de insumos farmacuticos de uso fitoterpico, foi realizado o experimento com amostras de carqueja (Baccharis trimerae herbae), maracuj doce (Passiflorae dulcis folium) e espinheira santa (Mayteni folium), buscando uma relao com o uso da tcnica e a possibilidade de identificao das amostras estudadas. Os tempos de obteno das bioeletrografias (01 - 10 segundos) aps preparao de soluo a 10% em gua purificada permitiu conhecer o tempo necessrio de exposio da amostra a alta tenso para revelar padres prvios, com quatro repeties por amostra. Os tubos de ensaio foram fotografados com a mquina bioeletrogrfica produzida para os experimentos. Diferenas significativas foram expressas e facilmente perceptveis nas diferentes amostras. A expanso das cores, assim como suas tonalidades foi maior nas amostras de Carqueja, que gerou maior difuso que Espinheira Santa e Maracuj Doce, com diferenas nas cores e intensidade luminosa. Comparada com a cor inicial da amostra solubilizada, facilmente perceptvel intensidade correspondente a cada tipo de planta utilizada. A bioeletrografia demonstrou variaes no campo eletromagntico de insumos fitoterpicos, tendo as cores branca, amarela e verde e todas as suas tonalidades maiores possibilidades de serem as indicadoras mais importantes das alteraes. A tcnica utilizada neste trabalho demonstrou-se apta para a identificao de insumos farmacuticos, abrindo margem para futuros estudos nesta rea.

Palavras-chave: Fitoterpico. Bioeletrografia. Kirlian. Identificao. Cor.

LISTA DE FIGURAS Figura 1 Equipamento bioeletrogrfico 9L1 desenvolvido e comercializado por 14 Milhomens. (Milhomens, 2012) Figura 2 - Cmera Yashica MG-3. (autoria prpria) Figura 3 Cmera Yashica MG-3 adaptada para os experimentos. (autoria prpria) 19 19

Figura 4 Esquema funcional do equipamento desenvolvido para os experimentos. 20 (autoria prpria) Figura 5 - Extratos secos das plantas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni 22 folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria) Figura 6 Primeiras imagens obtidas, visando testes preliminares com o 24 equipamento. (A) Carqueja P; (B) Carqueja soluo a 10% em gua purificada; (C) Cpsula de mega-3. (autoria prpria) Figura 7 Amostra de Espinheira Santa em soluo a 10% em gua purificada. 24 Resultados obtidos em 3, 4 e 5 segundos de disparo. (autoria prpria) Figura 8 Esquema demonstrativo sobre a variao de cor e intensidade luminosas 25 facilmente perceptveis. Bioeletrografia de Espinheira Santa - Mayteni folium. (autoria prpria) Figura 9 Esquema comparativo sobre a intensidade luminosa e a variao de cores 26 obtidas das amostras durante testes bioeletrogrficos. (autoria prpria) Figura 10 Extratos secos das plantas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni 26 folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria) Figura 11 Soluo a 10% : (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni folium; (C) 27 Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria) Figura 12 Imagens Bioeletrogrficas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni 27 folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria) Figura 13 Pantone de identificao sugerido para a tcnica de bioeletrografia. 28 (autoria prpria)

SUMRIO

INTRODUO 1 O Equipamento 2 Hipteses do efeito resultante 2.1 A teoria do plasma como resultado 2.2 Raios Positivos ou Raios Canais 2.3 Descrio do processo de ionizao 3 O equipamento preparado para os experimentos 4 Descries das plantas utilizadas segundo a Farmacopeia Brasileira 5. Objetivo prtico 6. Materiais e Mtodos 6.1 Padronizaes do mtodo e bioeletrografias preliminares 7 Resultados 8 Concluses REFERNCIAS

10 14 15 16 16 17 18 21 23 23 23 24 29 30

10

INTRODUO

Em 1904, em Porto Alegre (RS), o Padre gacho jesuta Roberto Landell de Moura, fsico e engenheiro politcnico, inventou e estudou um equipamento que era capaz de fotografar atravs de um halo luminoso em torno de corpos animados ou inanimados, como o corpo humano e plantas. Realizou diversos experimentos atravs da tcnica e deu ao halo resultante da fotografia o nome de perianto. Por falta de interesse das autoridades e comunidade da poca, Landell decidiu doar todos os seus equipamentos para o governo britnico em junho de 1909, atravs de uma carta direcionada ao governo daquele pas. Este fato est registrado na pesquisa para doutorado na USP do historiador da cincia Francisco Assis de Queiroz. (QUEIROZ, 2007) Somente em 1939, o russo Semyon Davidovitch Kirlian, eletricista autodidata, redescobriu a tcnica de Landell, consertando um equipamento eletrnico em um hospital, recebeu acidentalmente uma descarga eltrica de alta voltagem e notou que entre seu dedo e o eletrodo se formou um halo azulado. Movido pela curiosidade, posicionou um filme entre o equipamento e seu dedo disparando novamente uma descarga eltrica. Verificou, aps a revelao do filme, que havia um halo reluzente em torno do seu dedo. A partir da, iniciou junto de sua esposa, Valentina Chrisanfovka Kirlian, na oficina em sua casa onde consertava aparelhos eletrnicos, sua pesquisa. Construiu uma mquina para realizar as fotografias que levou o sobrenome do casal (Kirlian), desde 2000 denominado bioeletrografia. Levaram dez anos de trabalho para que os meios oficiais prestassem ateno ao invento. E ento, o governo russo designou um oficial especialista em plantas para acompanhar o trabalho do casal. Levando consigo duas folhas aparentemente idnticas que foram fotografas seguidamente. Aps a revelao notou-se que uma das folhas mostrava um halo brilhante expansivo, enquanto a outra uma luz descorada. Repetiram o experimento vrias vezes e o mesmo resultado foi obtido. Com os resultados obtidos, o especialista em plantas, que se manteve silencioso e reservado, revelou que uma das plantas era saudvel e a outra era doente (DONISETE, 2008). No sculo XIX, Faraday e Maxwell descreveram as foras entre as cargas eltricas e as correntes por elas produzidas. Um campo eltrico uma condio existente no espao que rodeia um corpo carregado eletricamente e que produzir uma fora em qualquer outra carga nesse campo. Os campos magnticos so produzidos por cargas em movimento, isto , por correntes eltricas, e as foras magnticas resultantes podem ser sentidas por outras cargas

11

em movimento. Campos eltricos e magnticos (eletromagnticos) vibrantes podem deslocarse atravs do espao sob a forma de ondas de rdio, ondas luminosas ou outros tipos de radiao eletromagntica. A teoria da relatividade unificou os conceitos das cargas e correntes e dos campos magnticos. Como todo movimento relativo, toda carga tambm pode parecer uma corrente, e, consequentemente, seu campo eltrico tambm pode parecer um campo magntico, logo os dois campos so unificados num nico campo eletromagntico. Nessa teoria tambm os conceitos de matria e espao vazio no podem mais ser separados (CAPRA, 1983). Todos os corpos possuem campo eletromagntico, uma vez que, so constitudos de tomos, que por sua vez possuem campo. Nos seres vivos o campo eletromagntico dinmico e mutvel, enquanto nos seres inanimados esse campo esttico, e, praticamente imutvel, uma vez que no sendo vivos, prprios do universo tridimensional, este campo expressa nada mais do que cargas eltricas estticas, provenientes dos movimentos de seus tomos e de suas molculas (MILHOMENS, 1983). A imagem bioeletrogrfica recurso metodolgico utilizado no acompanhamento e complementao de trabalhos de pesquisas em diversas reas e pases. Atualmente, alm da Psicologia e da Medicina, a bioeletrografia est sendo muito utilizada na Botnica, na Veterinria, na Agronomia e at na Mineralogia (ANDRADE, 2004). O efeito da bioetrografia reconhecido pela cincia. Atualmente, na Associao Norte Americana de Medicina, no Exrcito e na Marinha dos Estados Unidos, e na Rssia, o efeito da bioeletrografia, utilizado na identificao de pragas nas plantaes, em sementes de m qualidade, melhorando a quantidade nas safras de cereais. H hoje aplicaes ao estudo de eletrografias comprovadas, como medir a fora vital das sementes e das plantas, detectar doenas antes que apaream no corpo fsico, conjuntamente com outras terapias, como acompanhamento, a fim de avaliar a eficincia dos tratamentos e investigar os efeitos txicos residuais dos medicamentos. O efeito kirlian, ou efeito Landell, reconhecido pela cincia. Atualmente, na Associao Norte-Americana de Medicina, no Exrcito e na Marinha dos Estados Unidos, e na Rssia, o efeito kirlian, ou Landell, utilizado na identificao de pragas nas plantaes, em sementes de m qualidade, melhorando a quantidade nas safras de cereais. H hoje aplicaes ao estudo de eletrografias comprovadas, como medir a fora vital das sementes e das plantas, detectar doenas antes que apaream no corpo fsico, conjuntamente com outras terapias, como acompanhamento, a fim de avaliar a eficincia dos tratamentos e investigar os efeitos txicos residuais dos medicamentos, entre outros (ABATTE, 2012).

12

Nas orientaes sobre Controle de qualidade de extratos vegetais e fitoterpicos da ANVISA, consta apenas a possibilidade da utilizao dos marcadores isolados (padro primrio) e perfil cromatogrfico como tcnica de qualificar tais insumos (BRASIL, 2003). A foto kirlian, atual bioeletrografia, na atualidade fato cientfico j comprovado, e h pesquisas realizadas por renomados cientistas no mundo inteiro, dentre os quais o fsico russo Dr. Konstantin Korotkov, Ph.D., atual presidente da IUMAB International Union Of Medical Anda Applied Bioelectrography (ou, em portugus: UIMBA Unio Internacional de Medicina e Bioeletrografia Aplicada), sediada na Finlndia, onde foi fundada em 1978. Hoje a IUMAB reconhecida pela UNESCO/ONU como o rgo mximo da bioeletrografia no mundo e considera como vlidas todas as suas normas e diretrizes nesta rea (MILHOMENS, 2012). O corpo humano, a todo instante, exala enorme variedade de gases e vapores, todos resultantes dos processos vitais, inclusive da evaporao do suor. Enfermeiros e outros profissionais da rea da sade, cuja profisso lidar diariamente com pessoas doentes e hospitalizadas, noticiam que pacientes diabticos, cardacos, cancerosos, etc., exalam odor caracterstico, de acordo com a enfermidade de que so portadores. Isso se deve ao fato de esses processos patolgicos provocarem naturalmente a emisso de determinados tipos de fluidos e tambm de certos gases e, ou, vapores, cujas composies qumicas variam de acordo com a enfermidade e os estados mentais da pessoa. Por exemplo, pessoas cansadas, estressadas, deprimidas, com qualquer distrbio ou mesmo com qualquer tipo de doenas mentais (psicopatologias), exalam determinados odores muito caractersticos dos problemas mentais (ou psquicos) de que esto acometidas. Descobriu-se que esses odores so exalados via pele, atravs dos poros, seja por meio do suor, ou mesmo por outros gases produzidos pelos seus organismos, como gs carbnico, amonaco, metano, gs sulfdrico, cetonas etc. (FASOLO, 2006). A bioeletrografia poderia ser estudada e investigada como tcnica de validao dos insumos provenientes de plantas, mesmo antes destas se tornarem extratos secos e aps todo processo de transformao em fitoterpico. E a partir desta possibilidade que pretendemos desenvolver uma prvia da utilizao da tcnica para utilizao como meio de qualificar insumos farmacuticos. Considerando-se a possibilidade da utilizao da tcnica da bioeletrografia no campo da farmcia, surgiu ideia de usar os elementos luminosos resultantes da foto obtida de insumos farmacuticos fitoterpicos para viabilizar o uso na qualificao de matrias primas que se originam de plantas.

13

Acredita-se que o campo eletromagntico possa mostrar atravs da imagem bioeletrogrfica informaes sobre a condio da amostra e modificaes que podem ocorrer por influncias de material contaminado, plantas doentes ou contaminao cruzada com outras espcies. Procuramos nesse trabalho mostrar a eficcia do mtodo com a bioeletrografia, no controle de qualidade de insumos fitoterpicos, fazendo um acompanhamento de procedncia e qualificando a matria prima antes da sua utilizao. Inicialmente foram escolhidos trs amostras de insumos farmacuticos de origem fitoterpica. Como critrio de escolha foi adotado regras mnimas para estabelecer uma qualidade para os fitoterpicos a serem utilizados. Antes de tudo, deveria constar alguma referncia s farmacopeias existentes e serem de fcil obteno, alm de apresentarem caractersticas distintas. Portanto escolheram-se amostras de carqueja (Baccharis trimerae herbae), maracuj doce (Passiflorae dulcis folium) e espinheira santa (Mayteni folium). O presente trabalho visa experimentar a tcnica da bioeletrografia para estudar o comportamento de insumos farmacuticos de origem fitoterpica, e tentar verificar uma maneira de identificao desses insumos de origem vegetal, permitindo uma averiguao quanta a sua qualificao sua autenticidade.

14

1. O Equipamento A estrutura do equipamento no uma cmara fotogrfica, e sim uma mquina eltrica. Sendo basicamente um aparelho gerador de alta tenso, operadas entre 6KV a 20KV, ou mais e, que descarrega sobre uma placa de cobre contendo um filme fotogrfico inserido numa cmara escura. O resultado obtido uma foto, quando um objeto de qualquer natureza ou mesmo organismos vivos encostado a uma placa isolada e acionado o aparelho. A alta voltagem desloca ons atravs da amostra projetando sobre um filme fotogrfico, onde se formar a imagem. O resultado obtido indica fatores luminosos particularmente restritos quela amostra, tornando possvel, assim, sua identificao. Os aparelhos desenvolvidos para a bioeletrografia trabalham obtendo resultados coloridos ou no, sendo que os coloridos so mais ricos em detalhes, mas tem sempre o mesmo princpio, que a alta voltagem. Hoje, so comercializados alguns modelos de aparelhos para bioeletrografia, mas ainda continuam sendo construdos e adaptados por seus utilizadores. Em particular as que tiram fotos coloridas, observa-se a predominncia das cores azul, verde, vermelha, branca e amarela, podendo variar os tons. O modelo de um equipamento bioeletrogrfico desenvolvido por Milhomens, modelo 9L1 pode ser visto abaixo (Figura 1).

Figura 1 Equipamento bioeletrogrfico 9L1 desenvolvido e comercializado por Milhomens. (Milhomens, 2012)

15

2. Hipteses do efeito resultante

Diversas hipteses foram formuladas pelos pesquisadores desta tcnica e muitas tentativas de explicar o princpio da bioeletrografia, porm, no so conclusivas e poucos conseguiram explicar o que o "Efeito Bioeletrogrfico". A tcnica bioeletrogrfica o registro de um halo que contorna seres vivos ou inanimados, registro em papel fotogrfico ou na captura da imagem por meio de tcnicas de vdeo e informtica. As amostras so submetidas a uma corrente de alta frequncia, alta voltagem e baixa amperagem que cria um campo eltrico ionizando gases e vapores exalados pela amostra. Como produto da ionizao produzido uma luminosidade que registrada em emulso no filme fotogrfico, assim diz que uma bioeletrografia a "assinatura eletromagntica da amostra" (DONISETE, 2008).

Em geral o comportamento dos diferentes gases o mesmo. Os gases so constitudos de tomos e molculas sob o ponto de vista eltrico e geralmente em condies normais, so isolantes, ou seja, no conduzem eletricidade. Para que exista uma passagem de corrente atravs de um gs, necessrio ioniz-lo (DONISETE, 2008).

A energia emitida por um tomo geralmente carregada por um fton, emitido em determinada frequncia (v). A energia do fton (E) igual constante multiplicada pela frequncia (E = hv), em que h a constante de Planck (6,6256 x 10-34 jaule/segundo). Quanto maior a energia do fton maior a frequncia da onda eletromagntica (ondas curtas). Radiaes de alta energia como RX (frequncias com amplitudes de 1.015 a 1.021 Hz) tm energia suficiente para remover eltrons dos tomos e, ento, produzir radiaes ionizantes, que so radiaes muito penetrantes. A luz visvel (4-7 x 1.014 Hz) no ionizante, portanto menos penetrante (GIMBEL, 1980).

Os seguintes mecanismos que tornam um gs condutor:

A - Ionizao eltrica. Ocorre nos campos eltricos de altas tenses, onde ons ou eltrons possuem energia cintica suficientemente capaz para produzir a ionizao. Um intenso campo eltrico colide contra os tomos a partir da acelerao das partculas, e assim so formados os arcos voltaicos (DONISETE, 2008). B - Ionizao trmica. Produz-se quando h o aumento de energia cintica onde a substncia aquecida (DONISETE, 2008).

16

C - Fotoionizao. Origina-se quando uma quantidade de energia eletromagntica absorvida pelas molculas suficientemente para ioniz-las. A ionizao medida atravs da quantidade de pares de partculas carregadas com sinal contrrio num determinado volume de gs em uma unidade de tempo (DONISETE, 2008). 2.1 A teoria do plasma como resultado A ionizao necessria para o plasma existir. O termo plasma" usualmente se refere "densidade de eltrons" ou nmero de eltrons livres por unidade de volume. O grau de ionizao de um plasma a proporo de tomos que perderam ou ganharam eltrons. Mesmo um material parcialmente ionizado, em que somente 1% das partculas esteja ionizada, pode apresentar as caractersticas de um plasma, com resposta a campos magnticos e alta condutividade eltrica. A densidade de eltrons est relacionada a ele pelo estado mdio da carga dos ons. H vrias formas para a sua gerao, entretanto um princpio comum a todos eles: deve haver fornecimento de energia para produzi-lo e sustent-lo. O plasma gerado quando uma corrente eltrica aplicada atravs de um material no condutor de eletricidade. Os circuitos eltricos nos plasmas armazenam energia indutiva (magntica) e, no caso de rompimento do circuito, a energia indutiva liberada como aquecimento e acelerao do plasma. Esta uma explicao comum para o aquecimento que ocorre na coroa solar, por exemplo. As correntes eltricas, em particular as alinhadas com campos magnticos, so tambm observadas nas auroras polares da Terra e em filamentos de plasma. O Plasma resumidamente uma regio contendo cargas equilibradas de ons e eltrons (NICHOLSON, 1983).

2.2 Raios Positivos ou Raios Canais

Os raios positivos foram descobertos em 1886, logo depois da descoberta dos raios catdicos por Goldstein (Gotthilf-Eugen Goldstein, 1850 1930, Alemanha) que procurou determinar se o anodo tambm emitia uma energia que fosse possvel de detectar e ser estudada. Para isso construiu uma ampola com o catodo em forma de disco furado no meio do tubo; o anodo foi fixado na extremidade do tubo. Outro tubo vertical comprido foi introduzido no meio da ampola que se liga bomba de vcuo, para extrao do ar. Aplicando-se diferenas de potencial entre o anodo e o catodo, Goldstein observou canais luminosos por trs do catodo, no prolongamento dos orifcios. Goldstein interpretou esses canais luminosos

17

como sendo produzidos por radiaes emitidas pelo anodo. Por isso essas radiaes foram chamadas raios positivos, ou raios canais. A interpretao dada por Goldstein sobre a natureza dos raios positivos apenas parcialmente correta. Eles no so constitudos somente de ons positivos arrancados do anodo, como pensaram de incio. Esses ons existem, mas, em propores pequenas. A maior parte das partculas que constituem os raios positivos so ons positivos das molculas de gs que permaneceram no interior do tubo. O que acontece que os eltrons dos raios catdicos, chocando-se com molculas do gs, arrancam eltrons dessas molculas, isto , as ionizam. As partculas que constituem os raios positivos tm carga eltrica positiva que sempre um mltiplo da carga eltrica do eltron. Como efeito, os raios positivos produzem luminescncia nos corpos com que se chocam, como por exemplo, o vidro da ampola. Atravessam lminas muito finas de materiais. So usados como elementos de estudos sobre propriedades da matria (E-FSICA, 2012).

2.3 Descrio do processo de ionizao

possvel ocorrer ionizao por diversos processos qumicos ou fsicos, porm o processo que mais nos interessa quando uma carga de alta tenso incidente interage com a matria. Essa interao chamada de ionizante se ela tiver energia suficiente para arrancar o eltron de sua camada eletrnica, ou seja, energia superior energia de ligao desse eltron, formando assim um par inico, onde o eltron o on negativo e o restante do tomo o on positivo, pois passa a ter um eltron a menos. A energia de ligao varia entre as camadas eletrnicas de um tomo e maior nos eltrons das camadas mais internas, prximas ao ncleo, esses valores tambm variam entre os diferentes tomos existentes. Sob baixas tenses, os materiais em geral no so condutores, porm, sempre existem ons presentes. Aumentando a tenso dos eletrodos, o campo eltrico amplia tambm sua intensidade produzindo a movimentao dos ons. A velocidade deste deslocamento depende principalmente da intensidade do campo eltrico. Desta forma cada vez maior a quantidade de ons que na unidade de tempo consegue formar, ou seja, a corrente eltrica que circula pelo material vai aumentando sua intensidade. A partir de determinado momento, todos os ons produzidos pelo agente ionizante (o campo eltrico), chegam a um valor de saturao, embora a tenso possa ser aumentada, a corrente eltrica que circula pelo material no aumentar seu valor. Temos ento, um valor que chamado de intensidade de saturao. (LEO, 2008).

18

Quanto menor seja a densidade do material, menores sero as intensidades de campo eltrico necessrias para atingir tal saturao. Para aumentar a intensidade da corrente eltrica alm do valor de saturao se faz agora necessrio elevar consideravelmente a tenso nos eletrodos. Feito isto, a intensidade da corrente eltrica novamente vai aumentar. Nestas condies aparece a ionizao por choque eletrnico e, neste momento, a recombinao dos tomos e molculas ionizados que voltam ao seu nvel energtico base, produz a emisso de radiaes eletromagnticas (luz), sendo possvel registrar em filme fotogrfico. A partir desta situao, um aumento do valor da tenso nos eletrodos produz o chamado efeito de avalanche, ou seja, um eltron qualquer produz um on e um novo eltron, o qual novamente reinicia o processo (LEO, 2008).

Se um eltron, por um motivo qualquer, se desprende do tomo, deixando de girar em torno do ncleo, e sai viajando livremente, entre os demais tomos do meio ambiente, recebe o nome de eltron livre. Toda vez que um eltron livre volta a ser um eltron comum emite um fton de luz, ou seja, produz luz, ilumina o ambiente (COSTA, 2010).

Se o tomo est em estado neutro e recebe energia, passar ao estado excitado e liberar essa energia consequentemente, voltando ao seu estado de menor energia. Essa energia frequentemente emitida como radiao eletromagntica, portanto aparece a luz de comprimento de onda distinto, denominada linha espectral (FARINA, 1990).

3. O equipamento preparado para os experimentos

Uma cmera fotogrfica que utiliza pelculas fotogrficas foi adaptada para os experimentos. O modelo mais facilmente adaptvel foi a Yashica MG-3 que pode ser visto abaixo numa foto antes outra aps a adaptao.

19

Figura 2 - Cmera Yashica MG-3. (autoria prpria)

Figura 3 Cmera Yashica MG-3 adaptada para os experimentos. (autoria prpria)

Um esquema de toda a adaptao est abaixo representado por uma ilustrao que permite entender melhor o seu princpio e funcionamento.

20

Figura 4 Esquema funcional do equipamento desenvolvido para os experimentos. (autoria prpria)

21

4. Descries das plantas utilizadas segundo a Farmacopeia Brasileira

Carqueja (Baccharis Trimerae Herbae) - A droga vegetal consiste de caules alados, dessecados e fragmentados contendo, mnimo, 1,7% de cidos cafeicos totais, calculados como cido clorognico. Ramos cilndricos, trialados, de at 1 m de comprimento, filos ou com raras folhas ssseis e reduzidas nos ns. Alas verdes, glabras a olho nu, membranosas, com 0,5 cm a 1,5 cm de largura; alas dos ramos florferos, mais estreitas do que as demais. Plantas diicas, portanto, quando presentes ramos floridos, estes devem ser somente pistilados ou somente estaminados. Inflorescncias, quando presentes, do tipo captulo, branco-amareladas, numerosas, ssseis, dispostas ao longo dos ramos superiores, formando espigas interrompidas, com receptculo plano, no paleceo; flores com papus presente, piloso e branco. O p atende a todas as exigncias estabelecidas para a espcie, menos os caracteres macroscpicos. So caractersticos: fragmentos de epiderme com cutcula estriada e estmatos anomocticos e anisocticos, alm dos tricomas descritos; pores de parnquima medular com cristais de oxalato de clcio; pores de fibras acompanhadas de canais secretores. Podem ocorrer, dependendo do grau de fragmentao, pores de ramos alados com e sem captulos. Cor castanho esverdeado, odor caracterstico e sabor amargo. (BRASIL, 2010) Espinheira Santa (Mayteni folium) - A droga vegetal constituda pelas folhas secas da espcie, contendo no mnimo, 2,0 % de taninos totais, expressos em pirogalol (C6H6O3; 126,11), dos quais no mnimo 2,8 mg/g equivalem a

epicatequina (C15H14O6; 290,3). Folhas simples, inteiras, de formato oval-lanceolado quando jovens, passando a elptico-lanceolado com o amadurecimento. Lmina com 2,1 cm a 9,0 cm (raramente at 15,0 cm) de comprimento, e 1,0 cm a 3,1 cm (raramente at 7,0 cm) de largura, coriceas a subcoriceas, glabras, com pice mucronado, base aguda a obtusa, peninrvias, com nervura principal proeminente na face abaxial. A nervao do tipo craspeddroma mista, com nervuras secundrias partindo em ngulo agudo em relao principal, terminando na margem da lmina, ou ramificando-se nas proximidades dela, ou ainda seguindo em direo margem, onde se renem com a superior subsequente, formando arcos. Na margem foliar, tanto as nervuras secundrias quanto as que delas partem, unem-se com a nervura marginal, formando projees pontiagudas, de 9 a 14 unidades por folha, dispostas mais frequentemente, na metade apical da lmina. As arolas so predominantemente retangulares, com terminaes ramificadas. Pecolo curto, com 0,2 cm a 0,5 cm de comprimento. Nas amostras secas, a face adaxial do limbo mostra-se relativamente mais

22

escura que a abaxial, esbranquiada. O p atende a todas as exigncias estabelecidas para a espcie, menos os caracteres macroscpicos. So caractersticas: p inodoro, levemente refrescante; colorao verde-amarelada; fragmentos de epiderme com paredes periclinais retas, recobertas por cutcula espessa e contendo pequenos estilides ou cristais prismticos em abundncia; fragmentos de epiderme com estmatos laterocticos; fragmentos de parnquima palidico com dois ou trs estratos celulares, completamente com pontoaes 1

distendidos ou no; simples (BRASIL, 2010).

fragmentos de fibras de

grosso calibre

Maracuj Doce (Passiflorae dulcis folium) - A droga vegetal constituda pelas folhas secas contendo, no mnimo, 1,0% de flavonides totais, expressos em apigenina (C15H10O5; 270,24). Folhas simples, glabras, sub-coriceas, de cor verde clara. Lminas ovaladas ou oblongas, de 7,0 cm a 20,0 cm de comprimento e 4,0 cm a 15,0 cm de largura, base arredondada ou ligeiramente reentrante, pice acuminado e margem lisa. Nervao peninrvea, nervuras salientes na face abaxial. Pecolo com 2,0 cm a 7,0 cm de comprimento, profundamente canaliculado na parte superior, com um ou geralmente dois pares de nectrios extraflorais. comum a ocorrncia de gavinhas no pecolo. Difere de Passiflora edulis, pois esta apresenta folha trilobada, margem serrilhada, nervao palminrvea e apresenta tricomas tectores na regio da nervura principal. Possuem sabor fortemente amargo e odor caracterstico. O p atende a todas as caractersticas estabelecidas para a espcie, menos os caracteres macroscpicos. So caractersticas: colorao amarelada; fragmentos de epiderme da face adaxial com clulas como as descritas, sem estmatos; fragmentos de epiderme da face abaxial com clulas como as descritas, com estmatos, como descritos; fragmentos de mesofilo em seco transversal, com idioblastos contendo drusas; drusas isoladas; fragmentos de tecido vascular. (BRASIL, 2010)

Figura 5 - Extratos secos das plantas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria)

________________________________________________________________________________
1 - Pontoaes - regies de menor espessura na parede celular, que tem funo de facilitar o transporte de substncias.

23

5. Objetivo prtico

O objetivo do presente trabalho experimentar padres na tcnica de bioeletrografia em insumos farmacuticos de origem fitoterpica e estabelecer a identificao de matrias primas de origem vegetal, oriundas de vrias origens, permitindo uma qualificao segura quanto sua autenticidade.

6. Materiais e Mtodos

Cmera fotogrfica Yashica MG-3 adaptada Fonte de alta tenso de 17 Kv Filmes fotogrficos Kodak Asa 100, 200 e 400 Tubos de ensaio 10mm gua purificada (osmose reversa) Amostras de insumos fitoterpicos: Carqueja p origem nacional, fornecedor Fagron. Espinheira Santa p origem nacional, fornecedor Fagron. Passiflora extrato seco (maracuj doce) origem nacional, fornecedor Pharmanostra.

6.1 Padronizaes do mtodo e bioeletrografias preliminares

Os campos eletromagnticos das plantas de Baccharis trimerae hebae, Mayteni folium e Passiflorae dulcis folium foram fotografados com aparelho bioeletrogrfico previamente adaptado, em filme fotogrfico Kodak Asa 100, 200 e 400 - 36 poses. As bioeletrografias (Figura 6) foram obtidas de amostra do extrato seco de carqueja solubilizada a 10% em gua purificada. Cada amostra foi colocada em tubo de ensaio e devidamente encaixado no aparelho sob proteo da incidncia luminosa externa, utilizando-se tecido preto. O tubo foi bioeletrografado em cmara escura, aps aplicao dos tratamentos, em intervalos de tempo de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 segundos. Os filmes fotogrficos obtidos durante os experimentos foram encaminhados para revelao e digitalizao em laboratrio fotogrfico credenciado pela Kodak. Ao todo, utilizou-se 10 filmes fotogrficos de 36 poses cada, totalizando aproximadamente cerca de 350 bioeletrografias realizadas no perodo de oito meses.

24

Determinou-se a partir dos testes preliminares a seguinte padronizao para obteno das pelculas bioeletrogrficas:

Soluo a 10% das amostras em gua purificada. Disparo de 5 segundos no equipamento utilizando corrente alternada a 17kV.

7. Resultados

Os primeiros testes com a bioeletrografia visando unicamente experimentar o funcionamento do equipamento podem ser vistos abaixo (Figura 6).

Figura 6 Primeiras imagens obtidas, visando testes preliminares com o equipamento. (A) Carqueja P; (B) Carqueja soluo a 10% em gua purificada; (C) Cpsula de mega-3. (autoria prpria)

A padronizao do tempo de disparo partir da carqueja em soluo a 10% em gua purificada apresenta maior eficincia de visibilidade e destino de cor utilizando 5 segundos de disparo, demostrado na figura 7.

Figura 7 Amostra de Espinheira Santa em soluo a 10% em gua purificada. Resultados obtidos em 3, 4 e 5 segundos de disparo. (autoria prpria)

25

Observaram-se nas imagens obtidas nos experimentos, que possvel relacionar a intensidade luminosa e as diferentes tonalidades de cores presentes nas bioeletrografias para identificar diferentes insumos fitoterpicos frequentemente utilizados nas formulaes de vrios medicamentos. Verificou-se que houve efeito de mudanas na cor branca, amarela e verde, alm de zonas mixtas onde perceptvel a passagem de uma cor para outra. (Figura 8)

Figura 8 Esquema demonstrativo sobre a variao de cor e intensidade luminosas facilmente perceptveis. Bioeletrografia de Espinheira Santa - Mayteni folium. (autoria prpria)

Percebeu-se, comparativamente, que nas trs amostras de fitoterpicos utilizadas neste trabalho (maracuj doce, espinheira santa e carqueja), formou-se o mesmo padro em intensidade luminosa partindo sempre do centro como mais intenso e a extremidade como menos intensa. E para a cor, partindo do centro mais claro e nas extremidades mais escuro. Presume-se que o princpio de deslocamento de eltrons no ato da exposio alta voltagem gera maior ou menor energia luminosa quando este eltron retorna ao seu local de origem. Pois, quando o eltrom retorna que libera energia. Este padro repetiu-se sempre e pode ser devidamente visto na comparao das bioeletrografias (Figura 9).

26

Figura 9 Esquema comparativo sobre a intensidade luminosa e a variao de cores obtidas das amostras durante testes bioeletrogrficos. (autoria prpria)

Essas fotos bioeletrogrficas, cientfica e tecnicamente obtidas, confirmam a existncia de radiaes nos vegetais estudados, que so determinadas pela estrutura biolgica particular de cada um. O campo eletromagntico dinmico dos seres vivos. Todas as experincias feitas com a bioeletrografia indicam a existncia de um registro particular, biolgico, formado de um invlucro pulsante de energia, que tem a propriedade de se expandir e retrair, de absorver e transmitir energia. Mesmo a partir de amostras secas e trituradas de procedncia industrializada, possvel averiguar seu comportamento diante de testes bioeletrogrficos (Figuras 10, 11 e 12). Notadamente, suas diferenas e maneira de se comportar diante do mesmo impulso elettrico padronizado, pode ser visto e certificado, mesmo aps incistestes repeties.

Figura 10 Extratos secos das plantas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria)

27

Figura 11 Soluo a 10% : (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria)

Figura 12 Imagens Bioeletrogrficas: (A) Passiflorae dulcis folium; (B) Mayteni folium; (C) Baccharis Trimerae Herbae (autoria prpria)

Sugere-se como forma de identificao um estudo tcnico que permita identificar o insumo fitoterpico a partir de um pantone de cores que obdea regras pr-estabelecidas. Uma das formas de viabilizar isto seria como o sugerido:

Usar o ponto mdio do raio da imagem bioeletrogrfica. Procurar no pantone pr-estudado o tom de cor mais prximo deste ponto mdio.

Neste pantone previamente estudado e testado estariam as possibilidades de identificao dos insumos fitoterpicos (Figura 13).

28

Figura 13 Pantone de identificao sugerido para a tcnica de bioeletrografia. (autoria prpria)

29

8. Concluses

As imagens bioeletrogrficas, obtidas durante todo o perodo prtico do trabalho, aliadas as confirmaes feitas por outros pesquisadores, reafirma a existncia de radiaes luminosas e colorimtricas nos insumos vegetais estudados aqui, para este fim e, que so determinadas pela estrutura biolgica particular de cada um. Os seres vivos atravs de seu campo eletromagntico dinmico apresenta uma identidade nica e repetitiva, capaz de mostrar nitidamente padres identificveis. As experincias feitas com a bioeletrografia foram capazes de indicar a existncia de um registro peculiar, biolgico, formado de um envoltrio emissor de energia, que tem a propriedade de se expandir e retrair, de absorver e transmitir energia capaz de imprimir um registro perseptvel e passvel de avaliao quanto aos padres. Partindo de amostras secas, trituradas e processadas industrialmente, possvel explorar seu comportamento diante de testes bioeletrogrficos e, at mesmo, repetir o resultado invariavelmente. Constata-se que as diferentes maneiras de se comportar ao teste bioeletrogrfico das de insumos to particularmente dististos, diante do mesmo impulso elettrico padronizado, pode ser visto e atestado. Um pantone de cores poder orientar uma forma de identificao e um estudo tcnico que permitar identificar os insumos fitoterpicos a partir de regras pr-estabelecidas. Viabilizando, assim o uso desta tcnica para o enriquecimento qualitativo e prvio quando se utiliza matrias primas destas procedncias.

30

REFERNCIAS

ABATTE, V. M. O que Foto Kirlian ou Eletrografia. Disponvel em < http://www.oocities.org/vaniaabatte2000/pres0000.htm>, acesso em: 11 ago. 2012. ANDRADE, F. M. C. de. Alteraes da Vitalidade do Solo com o Uso de Preparados Homeopticos. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Viosa, Viosa Minas Gerais, Julho 2004. p. 298. BRASIL. Resoluo RE n.899, de 29 de maio de 2003. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria aprova o guia para validao de mtodos analticos e bioanalticos. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 2 jun. 2003. Seo 1, p.56-59. BRASIL. Farmacopeia Brasileira, v. 1 e 2, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria / Fundao Oswaldo Cruz, 2010. 1396 p. CAPRA, F.. O Tao da Fsica: Uma explorao dos paralelos entre a fsica moderna e o misticismo oriental. 2. ed. Lisboa: Editorial Presena Lda., 1983. p. 172. COSTA, J. A. M. da. Bioeletrografia Efeito Kirlian - Terapia de Caminhos, So Paulo, v. 38, n. 10, set. 2010. p. 17. DONISETE, N. Desvendando Segredos pela Foto Kirlian. 1. ed. Porto Alegre: Jograf, 2008. p. 08 - 11. E-FSICA. Fsica Moderna Raios Positivos ou Raios Canais. Disponvel em: <http://efisica.if.usp.br/moderna/conducao-gas/cap1_09/>, acesso em: 09 ago. 2012. FARINA, M. Psicodinmica das cores em comunicao. So Paulo: Edgard Blucher Ltda., 1990. p. 57 60. FASOLO, A. Sobre as pesquisas psquicas na ex-Unio Sovitica. O Imortal, Camb, p. 10, abr. 2005. GIMBEL, T. Healing Through Colour. C W Daniel Company, 1980. p. 87 91. LEO, R. M.. Rdio interferncia proveniente de linhas de alta tenso. 1. ed. Porto legre: EDIPUCRS, 2008. p.32-34. MILHOMENS, N. Fotos Kirlian - Como Interpretar. 6. ed. So Paulo: Ibrasa, 1983. p.112123. MILHOMENS, N. Protocolo da Reunio da IUMAB no V Congresso Mundial 2000. Disponvel em <http://www.bioeletrografia.com.br/index.php?q=Protocolo-daIUMAB.html>, acesso em: 02 nov. 2012. NICHOLSON, D. R.. Introduction to Plasma Theory. 1. ed. New York: John Wiley & Sons, 1983. p.31-37.

31

QUEIROZ, F. A. de.. Revoluo Microeletrnica Pioneirismos Brasileiros e Utopias Tecnotrnicas. So Paulo: Annablume, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen