Sie sind auf Seite 1von 11

UTILIZAO DE MTODOS DE OTIMIZAO METAHEURSTICOS PARA CORREO DE PRECIPITAO SIMULADA PELO MODELO REGIONAL BRAMS

RELATRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAO CIENTFICA (PIBIC/CNPq/INPE)

Homailson Lopes Passos (Unisal-Lorena, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: homailson.lopes@cptec.inpe.br Ariane Frassoni dos Santos de Mattos (DOP/CPTEC/INPE, Orientadora) E-mail: ariane.frassoni@cptec.inpe.br

COLABORADORES Dr. Saulo R. Freitas (DMD/CPTEC/INPE)

Julho de 2011

SUMRIO Pg.

1 INTRODUO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2. DADOS E METODOLOGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.1 Dados

2 2 2 3 4 5 5 6

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2.2 Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.2.1 Algoritmo Firefly . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.2.2 Experimentos

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3. RESULTADOS PRELIMINARES

4. CONSIDERAES FINAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5. REFERNCIAS

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . .

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo o estudo do mtodo de otimizao Firefly para a correo das previses de precipitao sobre a Amrica do Sul, simuladas pelo modelo Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modelling System (BRAMS). Devido dificuldade que o modelo possui em representar as nuvens numa escala resolvida de movimento, optou-se pela aplicao do mtodo de otimizao. A anlise consistiu na comparao dos dados simulados pelo modelo e dados estimados por satlite. A comparao foi realizada com base em dados de dezembro de 2004, obtidos do projeto Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), com a finalidade de aumentar a preciso das previses, incorporando ao modelo caractersticas do novo mtodo.

RESUMO DO PRIMEIRO RELATRIO


O projeto foi iniciado sobre os cuidados de Rafael Rodrigues Ferreira, aluno da Faculdade de Tecnologia da cidade de Cruzeiro (Fatec-Cruzeiro). Os primeiros estudos foram feitos sobre ferramentas utilizadas durante o projeto: linguagem de programao FORTRAN e o software Grid Analysis and Display System (GrADS). Relatrios foram entregues e apresentaes realizadas sobre os temas precipitao e suas formas e o mtodo de otimizao Firefly. Finalmente, um resumo foi enviado para o X Encontro dos Alunos de Ps-Gradao em Meteorologia do INPE (X EPGMET), com a apresentao de um trabalho em pster no qual foi exposto o objetivo do projeto. Todos os passos descritos acima foram realizados no perodo de janeiro a fevereiro de 2011. Posteriormente, est contida neste documento a descrio da continuidade do trabalho.

1. INTRODUO
A ocorrncia ou no de precipitao indispensvel para a sobrevivncia e desenvolvimento da sociedade. Da mesma forma, imprescindvel saber onde e quando ela ocorrer e a sua intensidade. Para estes fins, a Meteorologia dispe de modelos numricos capazes de representar a precipitao nas suas diversas formas. A componente do modelo atmosfrico que trata da precipitao em modelos cuja resoluo da ordem de 0 km ou mais denominada parametrizao de cumulus. Embora existam modelos que tratem a parametrizao de cumulus, as nuvens convectivas, que so responsveis por transportar grande parte de massa, calor e umidade verticalmente, geralmente no so bem representadas numericamente devido ao limitado conhecimento sobre a fsica associada s nuvens e sua interao com o ambiente de grande escala. Nesse caso, os modelos de mesoescla, e at mesmo os de escalas menores, no conseguem representar estas nuvens, havendo, assim, a necessidade de que elas sejam parametrizadas. No caso da conveco, o problema consiste em relacionar a conveco e os transportes de calor, umidade e momentum atravs das nuvens cumulus, que no podem ser explicitamente resolvidas por modelos de grande ou mesoescala, s variveis efetivamente previstas por estes (Cotton e Anthes, 1989). Neste trabalho, a utilizao do mtodo de otimizao metaheurstico Firefly pretende sensibilizar a parametrizao de cumulus no modelo BRAMS. Ao estimar efeitos fsicos, o modelo em conjunto com o esquema de parametrizao GD (Grell e Dvny, 2002), responsveis pela representao de cumulus, possuem deficincia, com a necessidade de correo de erros sistemticos. Utilizando-se da metodologia de resoluo de problemas inversos, o Algoritmo Firefly ir ponderar cada fechamento obtido pelo esquema de parametrizao. Um conjunto de pesos representado por uma matriz ser obtido e, de acordo com sua eficincia na correo da previso, poder ser aplicado ao modelo. Por fim, o objetivo do projeto determinar uma soluo numrica para a correo da previso de precipitao ocorrente sobre a Amrica do Sul, com a utilizao do mtodo de otimizao Firefly.

2. DADOS E METODOLOGIA O modelo BRAMS responsvel por simular circulaes atmosfricas em uma rea
geogrfica limitada, com suas razes fixas no modelo RAMS (Regional Atmospheric Modeling System). um modelo numrico altamente verstil desenvolvido por vrios grupos durante muitos anos, incluindo cientistas da Universidade do Estado do Colorado (FREITAS et al., 2007, FAZENDA et al., 2007). A funcionalidade dele neste projeto altssima, pois ele o objeto da melhoria. Seus dados simulados so aplicados no trabalho com objetivo de otimiz-los empregando o mtodo Firefly. Satlites so ferramentas modernas utilizadas em diversas funes: transmisso de sinais de rdio, TV, experincias em microgravidade, pesquisa de recursos naturais, estudo de mudanas climticas etc. Para fins comparativos, utiliza-se neste trabalho dados do satlite TRMM. Em funo de ser o satlite mais bem equipado em termos de instrumentos para estimativa de precipitao, o satlite TRMM fornece estimativas mais precisas do que as tcnicas indiretas, baseadas em imagens de outros satlites (Barrera, 2005). Estes dados sero comparados com os simulados pelo modelo ps-processamento do algoritmo Firefly.

2.1 DADOS
Foram utilizadas simulaes numricas obtidas utilizando o modelo BRAMS para o perodo de dezembro de 2004. Todavia, os primeiros testes foram feitos somente com os dados referentes ao perodo de fevereiro de 2004. A varivel estudada foi a precipitao, com a resoluo do modelo na escala de 25 km. No perodo de validao do experimento, dados provenientes do satlite TRMM foram aplicados para comparao com os simulados pelo modelo.

2.2 METODOLOGIA
Inicialmente, foram feitos estudos sobre as ferramentas de trabalho aplicadas no decorrer do projeto, a saber: sistema operacional LINUX, o aplicativo visualizador de dados em ponto de grade Grid Analysis and Display System (GrADS), linguagem de programao FORTRAN, aplicao do algoritmo Firefly (Yang, 2008), contedo terico referente precipitao e suas formas (AHRENS, 2009), estatstica e probabilidade aplicadas Meteorologia (Wilks, 1995). Finalmente, foi aplicado o algoritmo Firefly com dados simulados descritos na Seo supracitada. 2

2.2.1 ALGORITMO FIREFLY


O Algoritmo Firefly bioinspirado no comportamento dos vaga-lumes. A principal caracterstica da espcie a bioluminescncia, que responsvel pela comunicao e para afastar possveis predadores ou at mesmo atrair presas. Como por exemplo, as fmeas da subespcie Photuris, que atraem os machos das outras espcies e os atacam para se alimentar. Matematicamente, o algoritmo criado por Xin-She Yang, da Universidade de Cambridge em 2008. Este algoritmo vem sendo utilizado por pesquisadores brasileiros para resolver problemas inversos em computao e meteorologia (LUZ et al., 2009, SANTOS et al., 2010a, 2010b). Ele descrito por equaes que modelam a atratividade, luminosidade e a movimentao em relao a estas. No obstante, relacionada movimentao est a distncia. Abaixo seguem as equaes das caractersticas ditas acima:
I= I0 1+r 2

(1.0)

I a intensidade Luminosa vista por um vaga-lume qualquer, onde r a distncia deste vagalume fonte de luz I0, no caso, outro vaga-lume, e o coeficiente de absoro de luz no meio, ou seja, qualquer fator que interfira na visualizao entre os vaga-lumes.
= 0 1+r 2

(2.0)

A Equao 2.0 a atratividade sofrida por um vaga-lume qualquer, onde 0 a atratividade em r=0.
r ij =x i x j=

i,k x j,k

(3.0)

r a distncia cartesiana entre dois vaga-lumes quaisquer i e j em x i e xj,, respectivamente, e xi,k o ksimo componente da coordenada espacial de xi do i-nsimo vaga-lume.
x i =x i + 0 er x j x i + rand
2 ij

1 2

(4.0)

Em que x o movimento de um vaga-lume i atrado por outro vaga-lume j mais atrativo (brilhante), onde o segundo termo devido a atrao enquanto o terceiro termo aleatrio com sendo o parmetro de aleatoriedade, rand um valor aleatrio de [0,1]. Dadas as equaes de (1) a (4), o algoritmo foi resumido em termos pelo seguinte pseudocdigo:

Algoritmo Firefly incio

Funoobjetivof(x),x=(x1,,xd)T Geraoinicialdapopulaodevagalumesxi(i=1,2,,n) IntensidadedaLuzIiatxideterminadapor Defineocoeficientedeabsorodeluz enquanto (t<GeraoMx) para i=1:nparatodosnvagalumes para j=1:dloopsobretodasasdimenses se (Ij>Ii),moveovagalumeiatovagalumej; fim se Aatratividadevariadeacordocomadistnciarporexp[r] Avaliarnovassolueseordenardeacordocomaintensidadedeluz fim para j fim para i Selecionaosvagalumeseencontraomelhorresultado

fim enquanto
Resultadospsprocessamentoevisualizao

fim Figura (1): pseudocdigo. FONTE: Adaptado de Yang (2008). Dada uma funo f(x), o melhor resultado determinado com relao ao vaga-lume mais luminoso, de acordo com a seqncia descrita na Figura (1). A funo escolhida com a necessidade do que h de ser otimizado. No caso da parametrizao selecionada a funcional J(P), que a diferena quadrtica mnima entre o simulado e o observado. Portanto, o melhor resultado ser o menor valor estimado pela funcional, que corresponder ao vaga-lume de maior intensidade luminosa. Este vaga-lume o conjunto de pesos representado pela matriz W=(w1,w2,w3,w4,w5), onde cada wi um peso para os fechamentos do esquema de parametrizao GD.
J P =min

{[

i=1

w P Mi P O

] }
2

(5.0)

Onde PM o simulado e PO o observado, com e sendo, respectivamente, um determinado pela equao de Frobenius e outro como 0.1, tendo este sido obtido por experimentao (Yang, 2008).

2.2.2 EXPERIMENTOS
O algoritmo Firefly foi aplicado nos dados do dia 02 de fevereiro de 2004, simulados pelo BRAMS. Estes foram comparados queles simulados pelo modelo sem a utilizao do algoritmo, e ulteriormente foram extradas concluses preliminares. 4

3. RESULTADOS PRELIMINARES
Duas imagens geradas no GrADS so expostas a seguir, a primeira com dados simulados pelo modelo BRAMS e a segunda com os mesmos ps-processados pelo algoritmo Firefly. Pode-se ver, em relao Figura (2.a) que em (2.b) o campo recuperado com a utilizao do mtodo de otimizao apresentou falhas na plotagem. A ocorrncia de superestimativa da precipitao na maior parte da imagem clara, possivelmente devido algum erro no cdigo do programa.

Figura 2: a) Campo de precipitao simulado pelo modelo BRAMS; b) Campo de precipitao simulado pelo modelo com a utilizao do algoritmo Firefly.

4. CONSIDERAES FINAIS
A gama de conhecimento apreendida em cada etapa do trabalho de certa forma notvel, pois o perodo de tempo para a aprendizagem foi pequeno. Entretanto, mesmo tendo sido realizados e descritos os experimentos, a complexidade do projeto demanda uma carga maior de trabalho, para que sejam atingidos os resultados desejados. Em relao ao desempenho do algoritmo, seria de certa forma incoerncia e demasiada prepotncia exprimir mnimas concluses sobre o mtodo, visto que o cdigo do programa apresentou dificuldade na representao grfica dos dados. Ser necessrio empenho para a soluo deste erro, portanto, a prxima etapa ser detectar e corrigir a possvel falha, podendo ento ser dada continuidade ao trabalho.

5. REFERNCIAS
C. D. AHRENS Meteorology Today: an introduction to Weather, Climate, and the Environment, Ninth Edition, printed by Brooks/Cole, Cengage Learning, 2009; Cotton, W.R. e R.A. Anthes, 1989: Storm and Cloud Dynamics, Academic Press, 883 p. D. S. Wilks Statistical Methods in the Atmospheric Sciences, second edition, printed by ELSEVIER, 2006; FAZENDA, . L. et al, First Time User's Guide (BRAMS Version 4.0), 2007; FREITAS, S. R.; LONGO, K.; DIAS, M. S.; DIAS, P. S.; CHATFIELD, R.; PRINS, E.; ARTAXO, P.; GRELL, G.; RECUERO, F. Monitoring the transport of biomass burning emissions in south america. Environmental Fluid Mechanics, v. 5, p. 135-167, 2005; GRELL, G. A., DVNYI, D. A generalized approach to parameterizing convection combining ensemble and data assimilation techniques. Geophys. Res. Lett., v. 29, no. 14, 2002. KAIN, J. S., AND J. M. FRITSCH, The role of the convective trigger function" in numerical ; LUZ, E. F. P.; BECCENERI, J. C.; DE CAMPOS VELHO, H. F. Conceitualizao do algoritmo vaga-lume e sua aplicao na estimativa de condio inicial de calor. In: IX Workshop do Curso de Computao Aplicada do INPE, 2009. SANTOS, A. F.; FREITAS, S. R.; LUZ, E. F. P.; DE CAMPOS VELHO, H. F.; GAN, M. A. Optimization Firefly Method for Weighted Ensemble of Convective Parameterizations. Part II: Sensitivity Experiment Using TRMM Satellite Data. In: 2010 Meeting of The Americas, 2010, Foz do Iguau. 2010 Meeting of The Americas, 2010a SANTOS, A. F.; FREITAS, S. R.; LUZ, E. F. P.; DE CAMPOS VELHO, H. F.; GAN, M. A. Optimization Firefly Method for Weighted Ensemble of Convective Parameterizations. Part I: Results with a Synthetic Precipitation Field. In: 2010 Meeting of The Americas, 2010, Foz do Iguau. 2010 Meeting of The Americas, 2010b.

YANG, X. Nature-Inspired Metaheuristic Algorithms, Cambridge, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen