Sie sind auf Seite 1von 2

SPED - ECD - Lucro Presumido

Por Mrcio Tonelli

Pouco se tem dito a respeito da adoo do Sped Contbil por empresas que apuram o IRPJ e a CSLL pelo mtodo do lucro presumido. Isto se deve ao fato de apenas as sociedades empresrias, que apuram tais tributos pelo lucro real, serem obrigadas a realizar o mesmo. Entretanto, quando intimadas, todas as pessoas jurdicas que adotam processamento de dados para gerar suas informaes contbeis devem mant-las para apresentao, conforme determina o art. 11 da Lei 8.218/91. Inicialmente, a obrigatoriedade abrangia as pessoas jurdicas que tinham patrimnio lquido superior a um determinado limite. Com a redao dada pela MP 2158-35, somente no esto sujeitas a tal obrigao as empresas optantes pelo simples. Art. 11. As pessoas jurdicas que utilizarem sistemas de processamento eletrnico de dados para registrar negcios e atividades econmicas ou financeiras, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contbil ou fiscal, ficam obrigadas a manter, disposio da Secretaria da Receita Federal, os respectivos arquivos digitais e sistemas, pelo prazo decadencial previsto na legislao tributria. (Redao dada pela Medida Provisria n 215835, de 2001) 1 A Secretaria da Receita Federal poder estabelecer prazo inferior ao previsto no caput deste artigo, que poder ser diferenciado segundo o porte da pessoa jurdica. (Redao dada pela Medida Provisria n 2158-35, de 2001) 2 Ficam dispensadas do cumprimento da obrigao de que tratam este artigo as empresas optantes pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte SIMPLES, de que trata a Lei n 9.317, de 5 de dezembro de 1996. .(Redao dada pela Medida Provisria n 2158-35, de 2001) 3 A Secretaria da Receita Federal expedir os atos necessrios para estabelecer a forma e o prazo em que os arquivos digitais e sistemas devero ser apresentados. .(Includo pela Medida Provisria n 2158-35, de 2001) 4 Os atos a que se refere o 3o podero ser expedidos por autoridade designada pelo Secretrio da Receita Federal. .(Includo pela Medida Provisria n 2158-35, de 2001) A Receita Federal do Brasil, com base nos pargrafos 3 e 4 acima, regulamentou o assunto pela Instruo Normativa SRF 86/01 que, quanto forma, delegou competncia ao Coordenador Geral de Fiscalizao para expedir os atos necessrios. Pelo Ato Declaratrio Executivo Cofis 15/01, com a redao dada pelo ADE Cofis 25/10, ficou estabelecido que o leiaute das informaes contbeis fosse o mesmo da Escriturao Contbil Digital. 4.1 Registros Contbeis O arquivo de registros contbeis requisitado pelo AFRFB aos contribuintes no obrigados transmisso da Escriturao Contbil Digital (ECD) ao Sistema Pblico de Escriturao Digital (Sped) dever obedecer forma e as caractersticas do MANUAL DE ORIENTAO DO LEIAUTE DA ESCRITURAO CONTBIL DIGITAL (LECD), previsto no anexo nico da Instruo Normativa RFB n 787, de 19 de novembro de 2007, publicada no DOU de 20/11/2007, e alteraes posteriores.

A adoo do leiaute definido neste item supre a exigncia fixada no ADE Cofis n 15/2001 e do Manual Normativo de Arquivos Digitais MANAD, aprovado pela IN SRP/MPS n 12/2006, para as mesmas informaes referentes a perodos anteriores. No sero exigidos arquivos digitais de registros contbeis na forma deste item aos contribuintes que esto obrigados transmisso da ECD ao Sped ou transmitiram facultativamente na forma do 1, art. 3, da Instruo Normativa RFB n 787, de 19 de novembro de 2007, em relao s mesmas informaes. O Art. 51 da Instruo Normativa SRF n 11/96, deixa bastante clara a no incidncia de imposto de renda, pessoa fsica, sobre o lucro distribudo pela pessoa jurdica, excedente ao lucro presumido, desde que apurado em ESCRITURAO COMERCIAL. LUCROS E DIVIDENDOS DISTRIBUDOS Art. 51. No esto sujeitos ao imposto de renda os lucros e dividendos pagos ou creditados a scios, acionistas ou titular de empresa individual. 1 O disposto neste artigo abrange inclusive os lucros e dividendos atribudos a scios ou acionistas residentes ou domiciliados no exterior. 2 No caso de pessoa jurdica tributada com base no lucro presumido ou arbitrado, a parcela dos lucros ou dividendos que exceder o valor da base de o clculo do imposto, diminuda de todos os impostos e contribuies a que estiver sujeita a pessoa jurdica, tambm poder ser distribuda sem a incidncia do imposto, desde que a empresa demonstre, atravs de escriturao contbil feita com observncia da lei comercial, que o lucro efetivo maior que o determinado segundo as normas para apurao da base de clculo do imposto pela qual houver optado, ou seja, o lucro presumido ou arbitrado. No resta dvida, portanto, da obrigatoriedade fiscal da adoo de escriturao contbil pelas empresas do lucro presumido que distribuem lucros contbeis. Quanto legislao comercial, o Cdigo Civil determina que todas as sociedades empresrias e os empresrios (exceto pequeno empresrio, definido no art. 970) devem adotar a escriturao contbil, sendo indispensvel o livro dirio (arts. 1.179 e 1.180). Em resumo: a) as pessoas jurdicas que apuram imposto de renda pelo lucro presumido e distribuem lucro contbil esto obrigadas, para fins fiscais, a manter a escriturao com base nas leis comerciais (Livro Dirio); b) a dispensa da escriturao comercial para as que adotam o livro caixa exclusivamente fiscal; c) as que utilizam processamento de dados para gerar seus livros esto obrigadas a guardar os arquivos para apresentao ao fisco, quando intimadas. Acreditamos que, atualmente, no encontraremos livros escriturados de outra forma; d) os leiautes da ECD e da IN 86/01 so os mesmos.

Em termos prticos, entendemos no conveniente a manuteno de duas escrituraes (uma em papel e outra digital). Isto um custo desnecessrio e pode ser mitigado com a apresentao espontnea e voluntria da ECD.

Fonte: Sistema Fenacon

Das könnte Ihnen auch gefallen