Sie sind auf Seite 1von 59

Sumrio

Introduo _______________________________________________________________ 2 Hans Zulliger __________________________________________________________ 2 Fundamentos Tericos ___________________________________________________ 3 Z-Test, um teste ou uma tcnica? ___________________________________________ 4 Parte II _________________________________________________________________ 5 A tcnica de Administrao _________________________________________________ 5 Materiais ______________________________________________________________ 5 Ambiente _____________________________________________________________ 6 Posio do examinador / examinando _______________________________________ 6 Contato Inicial _________________________________________________________ 6 Instrues _____________________________________________________________ 7 recomendaes _________________________________________________________ 8 Fases do exame _________________________________________________________ 9 Parte III ________________________________________________________________ 12 Classificao e Interpretao das respostas ____________________________________ 12 Resposta _____________________________________________________________ 12 Localizao ___________________________________________________________ 12 Determinantes _________________________________________________________ 18 Dicas ________________________________________________________________ 28 Parte IV ________________________________________________________________ 29 Contedos ______________________________________________________________ 29 Tabulao dos dados ____________________________________________________ 32 Parte V ________________________________________________________________ 33 Interpretao da Lminas __________________________________________________ 33 Parte VI _________________________________________ Erro! Indicador no definido. Parte VI _________________________________________ Erro! Indicador no definido. Sntese para Anlise _______________________________ Erro! Indicador no definido. Parte VIII _______________________________________________________________ 7 Referncias ______________________________________________________________ 7 Parte IX ________________________________________________________________ 19 Anexos ________________________________________________________________ 19 Anexo 1: Folha de aplicao coletiva _______________________________________ 19 Anexo 2: Folha de inqurito ______________________________________________ 20 Anexo 3: Folha de Clculo. ______________________________________________ 21

PARTE I INTRODUO

HANS ZULLIGER
Psiclogo e filsofo suio, Hans Zulliger nasceu em 1893 e faleceu em 1965; trabalhou como professor do ensino secundrio e dedicou-se psicanlise influenciado pelo pastor e Psicanalista Oskar Pfister. Foi amigo pessoal de Hermann Rorschach e colaborou nos experimentos com manchas de tinta feitas ao acaso na avaliao da personalidade. Aps a morte de Rorschach, o primeiro trabalho baseado em manchas de tinta feito por Zulliger ocorreu em 1932, investigando a criatividade e a integrao humana Der Rorschache Testversuch im Dienste der Erziehungsberatung (Teste de Rorschach na Assistncia Educacional). Durante a 2 Guerra Mundial, em 1942, Zulliger atuava como psiclogo do exrcito suo, selecionando em curto espao de tempo grande nmero de indivduos para diferentes funes dentro do exrcito. Para isso, primeiramente fez uso da Tcnica de Rorschach porm, devido ao tempo reduzido e ao nmero elevado de aspirantes, sentiu necessidade de criar um teste que fosse adequado para examinar grupos de 30 a 60 sujeitos. A idia de Zulliger para ter este tempo reduzido era projetar para um grande nmero de pessoas as lminas, mas ele no queria alterar os procedimentos do criador e por isso criou uma nova tcnica. As experincias com este novo teste comearam no incio de 1942 com a criao de 6 novas manchas de tinta aplicadas a 600 pessoas; posteriormente reduziu para 4 manchas em 400 sujeitos e concluiu o trabalho com um conjunto de 3 manchas aplicadas em 800 pessoas. Fez a aplicao paralela deste conjunto com o Rorschach na mesma amostra. Assim, surgiu a tcnica Zulliger DiapositiveTest (1948) para aplicao coletiva e, assim como rorschach, pode ser de aplicao individual.

FUNDAMENTOS TERICOS
O teste Zulliger uma prova projetiva de associao de formas partir de manchas de tintas, seguindo os princpios de Rorschach e de seus predecessores Binet, Henry, Ribakov e Whipple. Segundo Pietrowski, os fundamentos do Z-Test esto na Psicanlise e na Gestalt. Esta tcnica fundamenta-se na percepo humana e, segundo os gestaltistas, todos os padres de estmulos suscitam uma reao. Essas reaes seriam o resultado do processo perceptual que ocorre sempre de uma maneira espontnea que, dentro da populao normal, praticamente imadiata. Segundo Koffka, o indivduo que percebe trs para a situao vrias expectativas que auxiliam a dirigir a maneira pela qual os estmulos so percebidos e organizados. Trata-se de um teste projetivo uma vez que visa exteriorizar a reao subjetiva do sujeito ante o estmulo percebido. igualmente um teste de percepo, tendo em vista os processos mentais responsveis pelas respostas do sujeito.
Segundo Rorschach, a interpretao de manchas de tinta situa-se dentro do campo da percepo e da apercepo. Entretanto, quase todas as pessoas consideram esta prova como de imaginao. Este conceito est to generalizado que preciso contar com este prejuzo nas nossas experincias; no entanto, a interpretao de formas indeterminadas no tem, diretamente, nada a ver com a funo da fantasia. Na realidade, o que acontece que a pessoa rica em fantasia reage de forma diferente do que a de imginao pobre, mas se incentivarmos o examinando para que deixe voar sua imaginao ou, pelo contrrio, no o estimularmos neste sentido, a vivncia no sofre mudana alguma significativa (Freitas, 1996, p.11-12)

Assim, o autor afirma que o teste capaz de expressar a estrutura da personalidade do sujeito analisado, atravs da sistematizao dos fatores fornecidos pelo teste. Por se tratar de manchas de tinta, o estmulo no tem uma forma definida e so ambguos, exigindo que o sujeito mobilize as experincias mais adequadas para representar e estruturar aquilo que est diante de si. um trabalho mental de como construir essas imagens e, atravs disso, verifica-se a dinmica da personalidade. Assim, possvel que o examinador perceba os

recursos subjetivos do sujeito, emoes, sua maneira de encarar a vida, elaborar seus problemas e de manifestar impulsos e sentimentos. O Z-Test aplicvel em adultos, adolescentes e crianas; individual ou coletivamente.

Z-TEST, UM TESTE OU UMA TCNICA?


O Z-Test trata-se, como j vimos, de um instrumento de avaliao da personalidade que tem como base o psicodiagnstico de Rorschach. O prprio Hermann Rorschach no visava, de forma alguma, construir um teste com estmulos padro para obteno de respostas esteriotipadamente padronizadas. Ele deixa claro tratar-se de uma tcnica que mobiliza o processo perceptivoassociativo, a imaginao, outros elementos dinmicos do psiquismo individual e um instrumento adequado avaliao psicodiagnstica da personalidade (Vaz, 1998, p. 18) As manchas no estruturadas levantam informaes que vm associadas a situaes internas do sujeito; e o Z-Test possibilita transformar estas informaes (aspectos funcionais e dinmicos da personalidade) em categorias que podero ser quantificadas e interpretadas. Assim, o Z-Test uma tcnica, um mtodo no sentido amplo, e no uma unidade estmulo padro para obteno de respostas padro (Vaz, 1998, p. 19).

PARTE II A TCNICA DE ADMINISTRAO

MATERIAIS
FORMA COLETIVA Conjunto de 3 dispositivos em bom estado de conservao. Uma tela clara ou mesmo a parede de uma sala que no tenha manchas nem textura com 1,5m x 1,2m. importante que, independente da superfcie de projeo, se mantenha as dimenses da imagem. Um projetor de dispositivos. Um cronmetro. Folhas de aplicao padronizadas contendo nome, sexo, idade, instruo, atividade que exerce e as instrues do teste (anexo 1). Folhas para mapeamento das localizaes (anexo 2). Canetas esferogrficas em quantidade suficiente para todos os sujeitos. Recomenda-se ter canetas coloridas para facilitar o mapeamento das respostas quando em grande nmero.

FORMA INDIVIDUAL Jogo de 3 lminas. Um cronmetro. Folhas em branco para o registro do examinador. Folhas para mapeamento das localizaes. Canetas esferogrficas, de preferncia coloridas.

AMBIENTE
Para a aplicao coletiva, importante que a sala no seja nem muito larga nem longa para que todos os examinandos tenham uma boa viso da imagem projetada (o nmero de pessoas por aplicao no deve ser superior a 35). Devese ter cuidado com rudos, circulao inadequada do ar e temperatura muito elevada. Se a aplicao for durante o dia, importante que a sala tenha cortinas para garantir uma boa visualizao da imagem projetada. As mesas devem ser confortveis e no muito prximas umas das outras para que os examinandos no sejam influenciados pelas respostas dos outros. Os interruptores de luz devem ser independentes, ou seja, o examinador deve poder alternar as luzes ascendo-as uma de cada vez. Para a aplicao individual, importante, assim como na coletiva, que a sala seja confortvel, de preferncia com iluminao natural, livre de rudos e outros fatores como elevadas temperaturas e m circulao do ar.

POSIO DO EXAMINADOR / EXAMINANDO


Na aplicao individual recomenda-se que o examinador e o examinando estejam frente a frente, sem que a mesa esteja entre eles, para que se possa perceber todas as reaes do examinando.

CONTATO INICIAL
Tanto na aplicao coletiva quanto na individual o examinador deve procurar gerar um clima de descontrao para que os examinandos fiquem vontade e possam ser espontneas nas verbalizaes do teste. importante que se questione as condies fsicas do examinando como: sono, alimentao, uso de drogas ou medicao, problemas oftalmolgicos, ou outras queixas como dor, dificuldade de concentrao, etc. O examinador deve informar sobre os objetivos do teste e a forma como ser realizado.

INSTRUES
FORMA COLETIVA (com a iluminao normal da sala) Distribuir as folhas de aplicao (anexo 1) para as respostas do teste e dizer: Coloque o nome de vocs bem no alto da pgina. Eu vou projetar nesta tela trs figuras feitas ao acaso, uma de cada vez. Vocs vo olhar para estas figuras e procurar imaginar o que poderiam ser, o que elas parecem, o que do idia, o que lembram; vocs no vo descrever as figuras, nem dizer como elas foram feitas. As pessoas vem coisas diferentes, por isso no h respostas certas ou erradas, nem boas ou ms; tudo que voc imaginar vlido. Vocs podero interpretar a figura como um todo ou em partes. Para descrever o que viu, vocs devem contornar escrever na folha: NO PEDAO TAL, EU VEJO ISSO ASSIM, E ASSIM E ... Voc deve numerar as respostas conforme voc as viu. Quando vocs no virem mais nada esperem a projeo da prxima figura. E assim por diante. (Com a luz apagada) Vou projetar na tela durante 30s a figura. Ento acenderei as luzes e a figura permanecer na tela por mais cinco minutos, que o tempo que vocs tero para examin-la. (Relembrar as instrues de como deve ser o registro das respostas) Esse procedimento ser repetido em todas as lminas. INCIO DA APLICAO (...) Quando todos terminarem... Agora distribuirei as folhas com as trs imagens projetadas (anexo 2) anteriormente e vocs vo localizar o que viram contornando a rea e numerando conforme a ordem das respostas. Vocs tero que justificar o que tinha nas figuras que fez vocs perceberem o que descreveram. No esqueam de numerar

tambm as justificativas conforme a numerao anterior. O tempo para realizar esta tarefa livre o quando voc terminar ter de esperar at que todos os outros terminem.

FORMA INDIVIDUAL Vou mostrar-lhe trs cartes, um de cada vez, nos quais encontram-se figuras feitas ao acaso. Voc vai procurar imaginar o que poderiam ser, o que parecem, lembram ou do idia e me dizer. Tanto faz imaginar coisas no todo ou em partes da figura. As pessoas vem coisas diferentes e por isso no h respostas certas ou erradas, nem boas ou ms; tudo que voc imaginar vlido; estarei marcando as respostas somente para um controle meu. O nmero de respostas tambm varia de pessoa para pessoa. Marcarei o tempo, mas no precisa se preocupar com ele por que o tempo de realizao livre. Assim que voc no tiver mais nenhuma resposta, por favor coloque o carto em cima da mesa com a figura para baixo que eu lhe darei o seguinte. Fiz-me clara (o)? Voc tem alguma dvida?

RECOMENDAES

Durante a aplicao coletiva o examinador e o auxiliar dever evitar de

circular na sala pois perturba o trabalho dos examinandos e pode aumentar o nvel de ansiedade os mesmos. Durante a aplicao individual o examinador deve tentar registrar as

respostas do sujeito o mais completo possvel; alm disso, devemos anotar os tempos de reao (TR) e finais (TT), lmina aps lmina; bem como a posio das figuras em que as respostas so dadas. Recomenda-se, para isso, a seguinte simbologia: - posio de entrega da lmina > - virada para a direita do examinando < - virada para a esquerda do examinando - de cabea para baixo

- girar ansioso Comentrios do sujeito, bem como reaes e expresses significativas

devem ser indicadas entre parnteses para que sejam diferenciadas das respostas. comum os examinandos perguntarem para que serve o teste? Segundo

Vaz, uma resposta que geralmente satisfaz a curiosidade que se trata de um teste, que em conjunto com os demais, serve para avaliar as condies de personalidade.

FASES DO EXAME
So basicamente duas: (1) a fase de administrao (fase de associao livre) e, (2) a fase do inqurito, podendo-se complementar o exame com investigaes opcionais, tal como a seleo de lminas.

FASE DA ASSOCIAO LIVRE Nesta etapa o sujeito verbaliza (no caso da aplicao individual) ou escreve (aplicao coletiva) o que as pranchas sugerem a ele; o objetivo nesta fase o de obter uma amostra do comportamento do sujeito. O examinador dever registrar verbalizaes e respostas no-verbais do sujeito, intervindo o mnimo possvel (ao nvel conscientemente, pelo menos). Nesta fase, quem fala o sujeito e ele deve assumir o controle e o manejo da situao. Caso o sujeito pergunte: pode virar? Consentir brevemente dizendo: a vontade ou como quiser. Se comear a contar uma histria, o examinador deve corrigi-lo repetindo as instrues: No para contar uma histria. Gostaria que voc me dissesse o que est vendo nessa figura. Se o sujeito apanha a figura e diz: uma mancha de tinta, concordamos com ele sim, uma mancha, o que voc v nela? Caso o sujeito logo na primeira lmina d uma nica resposta de baixa qualidade, devolver-lhe perguntando: Pode olhar um pouco melhor. O que mais v a?(anotar estimulao na Folha de Respostas).

Autores como Zdunic (1999), sugerem que em protocolos com respostas restritas (menos de 10 verbalizaes), o examinador deve pedir que o sujeito veja novamente as lminas para que ele possa dar mais respostas, explicando a ele que no h dado suficientes respuestas (Zdunic, 1999, p.20). O mesmo autor tambm sugere que o examinador interrompa o sujeito que der mais de 6 respostas na lmina I, explicando a ele que as respostas j so suficientes e que ele j pode passar para a prxima lmina.

FASE DO INQURITO Depois que o sujeito passou pela fase de associao livre nas trs pranchas, indispensvel que seja feito o inqurito. Recolhendo a terceira figura, dizemos ao sujeito: Agora que voc j respondeu a todas as figuras, vamos repassar as suas respostas juntos e tentar localiz-las nesta folha de localizao das respostas (ou, porque eu quero estar seguro que estou vendo exatamente o que voc viu). A funo principal do inqurito obter informaes do sujeito com respeito maneira como ele viu cada percepto e esclarecer os vrios aspectos de cada resposta necessrios para a classificao: a localizao na mancha, o determinante empregado e o contedo. Precisamos ser esclarecidos se o indivduo viu o que viu pela percepo de forma, cor, movimento, contraste claroescuro, etc. Entretanto, devemos evitar induzir diretamente o sujeito a dizer as coisas que viu, pois estaramos sugerindo completamente. A habilidade na conduo de um inqurito exige preparo e experincia. Durante esta fase, o examinador deve deixar disposio as lminas para que o sujeito possa consult-las oferecendo a ele uma oportunidade de juntar elaboraes espontneas s suas respostas ou ainda, possibilitar a ele que d novas respostas (pessoas inibidas ou cautelosas normalmente s se soltam aos poucos). Estas respostas devem ser registradas pelo examinador indicando-se Adicional, para que sejam posteriormente somadas parte ou seguindo a numerao a partir das respostas dadas. Perguntas e comentrios normalmente feitos durante o inqurito:

Descreva um pouco mais...(toda a resposta ou a expresso ncleo da dvida na verbalizao, em que o examinador tem dvida quanto ao Contedo ou Determinante) O que lhe deu a impresso de... ? O que lhe fez lembrar um (a)...nesta figura? Alguma coisa lhe chama a ateno nisso...? O que levou voc a ver...? O que lhe deu essa impresso de .... (repete a resposta do sujeito)? Onde exatamente voc viu essa resposta? Determinados adjetivos utilizados pelo sujeito devem ser pesquisados. Ex.: mscara horrorosa (o que te deu impresso de horrorosa?). Quando so vistos monstros, com forma humana ou animal indefinida sempre bom pedir algo do tipo comente um pouco mais este monstro... o que te deu esta impresso? pois o sujeito poder oferecer indcios sugestivos que iro permitir a discriminao mais precisa de (H) ou (A).

PESQUISAS COMPLEMENTARES A Seleo de Lminas um procedimento simples, rpido e que acrescenta dados importantes. Deve-se expor todas as lminas sobre a mesa diante do sujeito e pedir que escolha a que ele mais gostou e a que ele menos gostou.

PARTE III CLASSIFICAO E INTERPRETAO DAS RESPOSTAS


A classificao a parte fundamental do Z-Test, porm, faz-se importante destacar, que no h um nico sistema de classificao para codificao das respostas quanto a localizaes, determinantes, contedos e fenmenos especiais. Essa codificao varia de sistema para sistema, porm apesar das diferenas, isso no implica em discrepncias na interpretao e no diagnstico.

RESPOSTA
Esta a primeira e mais importante categoria na classificao. Resposta R - um contedo verbalizado, uma idia que o examinando expressa a partir da mancha apresentada a ele. Cada resposta classificada quanto rea da mancha onde a pessoa localizou localizao; quanto ao que levou a ver tal contedo determinantes; o que ela viu contedo e quanto a outros elementos mais difceis de serem quantificados fenmenos especiais. As respostas nos permitem analisar desempenho e capacidade de produo do probando e normalmente variam em torno de 10 respostas por teste. Um nmero de respostas elevado indicativo de obsessividade, conseqncia direta da facilidade e do prazer em se expressar e da necessidade de quantidade. Por outro lado, ndices abaixo do esperado sinalizam defensividade, represso ou at dficts intelectuais; aparece em pessoas inquietas, inibidas, que no querem se comprometer.

LOCALIZAO
So obtidas atravs do registro na Folha de Localizao e refere-se ao local da figura onde foram dadas as respostas. Expressa a esfera intelectual, o modo como a pessoa percebe racionalmente a realidade e como distribui sua ateno ao meio.

RESPOSTAS GLOBAIS G (20-30%)


PERCEPO DE CONJUNTO E SENSO DE ORGANIZAO

So as respostas localizadas na rea total da mancha ou as que o sujeito tira somente pequenas extremidades; o examinando a interpreta como um todo. As respostas globais podem ser: Global Primria Gp: uma resposta formada por uma s idia; a verbalizao precisa, objetiva e exprime idia de forma. No h anlise das partes nem relacionamento entre elas. Podem ser produzidas por pessoas de diferentes nveis intelectuais e indicam certa capacidade de abstrao e sntese, embora possa ser limitada pela falta de imaginao. Pessoas com capacidade de organizao, planejamento e pensamento em nvel concreto apresentam Gp. Tem a capacidade de reconhecer imediatamente as situaes e apreender o significado essencial dos fatos atravs da sntese dos mesmos. Global Cortada Gcort: so aquelas que o examinando usa pelo menos dois teros da mancha sem, contudo, globalizar, e que tal resposta no esteja includa na razo crtica de detalhe comum (D). Ex.: Pr. I Um morcego (porm o examinando no inclui as bordas da mancha. Indicam inibio do pensamento e de senso crtico e, segundo Alcock 1957 apud Vaz, 1998, ocorre em pessoas de inteligncia superior, cultas e crticas (p. 60). Global Elaborada ou Combinatria Gcomb: resposta que inicia a partir de um detalhe da mancha, onde o examinando segue coordenando o pensamento na organizao de uma resposta de boa qualidade, bem trabalhada, que termina por abranger toda a mancha. Os elementos so combinados e organizados em um conceito mais amplo que engloba os anteriores. Geralmente incluem elementos cinticos, cromticos ou de claro-escuro, alm de serem freqentemente originais. Ex: Pr. III de um lado (rea escura direita) uma bailarina, do outro lado outra bailarina (aponta para a rea escura esquerda) esto danando num palco todo

iluminado de lmpadas vermelhas. A classificao dessa resposta DG na coluna de localizao e Elaborao na de Fenmenos Especiais. Aponta indivduos que possuem raciocnio abstrato, com capacidade de generalizar, abstrair e prever uma experincia partir dos aspectos abstratos das circunstncias anteriores, ou seja, segue as regras da boa lgica. As globais elaboradas indicam nveis superiores de inteligncia e no aparecem em protocolos infantis bem como em quadros depressivos. Global Confabulada Gconf ou DG: ocorre quando a resposta dada a partir de um detalhe da mancha e o sujeito engloba o restante finalizando com uma global; caracterizada tambm por fantasia e divagao verbal (o sujeito segue como que montando uma estria). Resulta de uma observao superficial enriquecida pela imaginao. Ex.: L.I : Um caranguejo (Inq: por causa das garras dele, ento o resto da figura o que falta ao caranguejo). No so incomuns em crianas antes dos dez anos e em adultos com quadros psiquitricos. Denotam pessoas com insuficincia do juzo lgico com personalidade imatura, fantasiosa com fuga da realidade. Pessoas superficiais e pretensiosas tambm apresentam esse tipo de resposta. Quando aparecem vrios DG num protocolo onde a ressonncia ntima extratensiva, teremos indcios de tendncias a roubo. Conforme o grau de impulsividade a ela aliada, as tendncias sero ativas ou latentes (Material no publicado). Global Contaminada Gcont: a resposta comea em um detalhe da mancha e vai transitando entre outros sem um encadeamento lgico, tornando-se absurda e incoerente. Indicam desagregao do pensamento lgico e apenas uma resposta no protocolo j indicativo de doena mental - personalidade com estruturao psictica; hiptese de transtorno esquizofrnico. Pessoas normais no apresentam esse tipo de resposta. Um ndice de respostas globais abaixo da mdia conduz hiptese de pessoa pouco inteligente, com capacidade de sntese prejudicada e com falta de viso de conjunto da realidade (Vaz, 1998, p. 60) bem como baixa capacidade de planejamento e organizao. ndices dentro da mdia indicam capacidade de

sntese, abstrao e generalizao com inteligncia do tipo abstrata-terica. Caso as respostas globais estejam acima da mdia, pode ser indicativo de fuga, fantasia e/ou viso infantil da realidade. importante analisar as respostas globais em conjunto com as S, M e outros determinantes. RESPOSTA DE DETALHE D (50-70%) DISCERNIMENTO E SENSO DE OBJETIVIDADE

Compreende a maioria das respostas no protocolo e so aquelas que no se enquadram na classificao global e esto na razo crtica de 1/25, ou seja, 1 em cada 25 pessoas apresenta respostas nesta mesma localizao. Elas no precisam ser necessariamente as mesmas verbalizaes, porm, devem ser localizadas na mesma rea. As respostas de detalhe esto discriminadas nos Atlas que so confeccionados para as populaes especficas; por exemplo: na disciplina uitilizaremos o Atlas proposto por Ccero Vaz, que fez a pesquisa em mais de 1300 pessoas do Rio Grande do Sul. Este material o que mais se aproxima da realidade da populao de Santa Catarina atualmente. Denotam o modo do sujeito perceber as coisas, os objetos, as pessoas como so na realidade; expressam a tendncia de resolver com sentido prtico as situaes concretas; so a expresso da realidade objetiva. ndices abaixo da mdia demonstram prejuzo quanto capacidade de percepo objetiva da realidade, dificuldades de encarar o bvio, improdutividade com dificuldades de se adaptar a atividades pr-estabelecidas. Quando a somatria encontra-se dentro da mdia, estamos diante pessoas que percebem a realidade como ela , com adequada percepo do bvio. Caso o ndice esteja acima da mdia, um indcio de demasiada preocupao com mincias, rigorosidade e exigncia no modo de perceber o mundo, em detrimento do real e da viso de conjunto. Apresenta inteligncia prtica voltada para atividades concretas.

Assim como as globais, as respostas de detalhe devem ser analisadas em conjunto com outros dados. RESPOSTA DE DETALHE INCOMUM Dd (5-15%) CAPACIDADE DE ANLISE E SENSO DE OBSERVAO

So aquelas respostas que compreendem as reas da figura abaixo de 1:25 ocorrncias na populao; e podem ou no estar apontadas no Atlas (isso ocorre devido a raridade de ocorrncia de respostas em determinadas reas). As respostas de detalhe incomum se subdividem em: Detalhe diminuto dd: respostas em reas muito pequenas da mancha; normalmente so localizadas nas extremidades. Sugere preocupao acentuada com meticulosidades na percepo e anlise das coisas, tendendo a obsessividade. Detalhe externo de: tambm chamado detalhes marginais; usa-se as orlas dos borres, geralmente vistas como perfis ou contornos geogrficos. Quando numerosas indicam inibio neurtica, tendncia a se manter na periferia dos problemas receando encar-los de frente. Associa-se a algum tipo de fuga da realidade, ou por inibio ou por insegurana. Ocorre em pessoas que no so capazes de discutir e encarar seus problemas. Detalhe Interno di: quando o examinando seleciona uma parte interna da mancha e verbaliza a resposta. Normalmente, nestes casos, o sujeito detm-se as mincias na anlise do percepto. Relaciona-se a tendncias introspectivas da pessoa, preocupao com o prprio corpo indicador de psicossomatizao. Detalhe inibitrio DO: caracteriza-se pela percepo de partes do corpo humano nas figuras onde normalmente se v o contedo humano por inteiro. Sinal de ansiedade situacional ou bloqueio emocional, mobilizao dos sentimentos de insegurana e/ou tenso. Detalhe raro dr: resposta dada numa rea pequena ou relativamente grande e que no se enquadra ou no se caracteriza tal como os detalhes

anteriores. o que mais aparece nesta categoria e, conseqentemente, o que assume maior relevncia quantitativa. Quando o ndice de Dd se encontra dentro da mdia, denota capacidade de anlise com senso de observao mnimo e necessrio no tratamento com coisas e com as demais pessoas. Se o ndice estiver muito acima da mdia, indicativo de pessoa extremamente detalhista e minuciosa, tendendo obsessividade. Se, por outro lado, o ndice for baixo, tendendo a zero, sinal de desateno pequenos detalhes. ESPAO EM BRANCO S (5-15%, OU 1-2 RESPOSTAS) INDICADOR DE ANSIEDADE SITUACIONAL

So aquelas respostas que o sujeito ou aponta somente o espao em branco como localizao de determinada resposta, ou engloba e incorpora o espao em branco nas respostas G, D ou Dd. Nestes casos, a cotao poderia ser GS, DS e DdS, ou ainda SG, SD ou SDd. A nfase sobre o branco, segundo Vaz, 1998, pode ser um sinal de que esta rea est lhe mobilizando o sistema emocional e perturbando possivelmente o curso do pensamento na elaborao das respostas (p.65-66). A incidncia de S>2 indica nvel de ansiedade situacional elevado do examinando com tendncias a orientar sua inteligncia para crticas excessivas; pode indicar ainda oposicionismo sistemtico j que o sujeito no interpreta as manchas, mas sim as no-manchas. Nestes casos, faz-se importante analisar estes dados juntamente com o tipo de vivncia do sujeito (intratensivo, extratensivo ou coartado) bem como com o resultado da frmula do controle geral. A ausncia de S pode indicar rigidez, defesa do tipo paranide ou ainda negao.

DETERMINANTES
Os determinantes constituem a base da interpretao diagnstica de um protocolo. Eles so obtidos atravs da resposta: o que levou o examinando a dar esta ou aquela resposta? e podem ser de forma (F), cor cromtica (C), cor acromtica (C), movimento humano (M), movimento animal (FM), movimento inanimado (Fm), sombreado radiolgico (Fk), sombreado perspectiva (FK) e sombreado textura (Fc). A anlise destes determinantes nos permite perceber no apenas a maneira como so captados os perceptos, mas a mobilizao dos contedos internos do examinando, ou seja, so a expresso da memria viva das experincias passadas e projetadas pelo examinando sobre as manchas. So a expresso do modo como o examinando estabelece a relao entre o mundo externo atravs das manchas e o seu mundo interno (Vaz, 1998, p.33). Pode-se dizer que, enquanto a anlise das localizaes expressam o funcionamento da inteligncia, os determinantes expressam seus traos e caractersticas da personalidade; refletem os traos psicolgicos (elementos mais estveis da conduta elaborada ao longo do estgio de desenvolvimento dos indivduos) com repercusses, claro, sobre as condies de apreenso atuais. DETERMINANTE DE FORMA F (50-70%) CONTROLE GERAL SOBRE IMPULSOS E REAES AFETIVO-EMOCIONAIS

Caracteriza-se como um determinante de forma aquelas respostas cuja verbalizao tenha sido expressada somente pelo formato, sem nenhuma combinao como cor, movimento, etc; o examinando justifica sua verbalizao somente pela forma. Ex.: Prancha I: vejo um morcego. Inqurito: vejo um morcego pelo formato, a maneira como est desenhado parecido: as asas, as garrinhas, as antenas... As respostas de forma podem ser subdividas em:

Forma de boa qualidade - F+ (75-80%): so codificadas F+ as respostas que so dadas simplesmente pela forma, com gestalt fechada e adequada mancha. Expressam o funcionamento do pensamento lgico e, quando dentro da mdia, denotam funcionamento adequado em seu aspecto de preciso, coerncia e organizao, bem como maturidade do ego (expressa no controle de represso ou expresso dos impulsos afetivos); julgamento objetivo dos fatos, estabilidade da ateno e adequao dos afetos. Quando abaixo do esperado indicam baixo potencial de inteligncia com interferncia de fatores afetivos, deficincia na ateno e no autocontrole, bem como elevada subjetividade na percepo da realidade. Por outro lado, se o ndice de F+ estiver acima da mdia, indica que o probando tem percepo muito objetiva, na qual no coloca nada pessoal ou mais criativo. Sugere autodomnio, rigidez com perda da autonomia, individualidade, e espontaneidade. Forma de m qualidade F- (abaixo de 20%): caracteriza-se quando apresenta forma confusa e vaga (examinando apresenta dificuldades para descrever e objetivar o contedo) ou quando a resposta de forma aparece combinada a fenmenos especiais comprometedores (contaminao,

confabulao, auto-referncia, referncia, etc.). Neste caso, a resposta pode at ser adequada quela rea, mas quando aparece associada a estes fenmenos cota-se F-. Quando a verbalizao expressa forma abstrata sem nenhum outro determinante combinado, a classificao da resposta tambm ser F-. ndices elevados de F- denotam falta de controle dos impulsos com subjetivismo no julgamento, elevada ansiedade ou deficincia intelectual (dependendo de outros fatores do protocolo). Forma duvidosa F+: classifica-se quando o contedo no est bem claro para o examinando na maneira de perceber e expressar o contedo. Talvez a resposta seja comum rea que ele est localizando, porm o probando tira a preciso formal do que est vendo e fica com dvida quanto a resposta. Quando muito freqentes no protocolo expressa pessoa com perturbao afetiva e emocional, sem se tratar de psicose; ocorre mais em neurose de ansiedade e de histeria.

DETERMINANTE DE MOVIMENTO HUMANO M (1-2 RESPOSTAS) EXPRESSA CRIATIVIDADE, ESPONTANEIDADE E EMPATIA

So aqueles contedos que expressam pessoas em movimento, em ao. Ex.: Prancha III: Vejo duas pessoas conversando; Vejo duas pessoas sentadas e cozinhando. importante lembrar que postura no Zulliger, assim como no Rorschach, cotado como movimento humano. O movimento humano pode ser: Movimento humano de boa performance M+: quando a verbalizao a respeito de seres humanos inteiros em ao. Indicam boas condies intelectuais e imaginao criadora. Movimento humano de m qualidade M-: quando a resposta referente a partes de humanos em ao (p. ex.:Prancha I: dedo apontando para o cu); quando humanos descaracterizados realizam uma ao (p. ex.: Prancha III: 2 monstros tramando contra uma bruxa); ou ainda quando contedos humanos esto em ao porm acompanhados de fenmenos especiais como

contaminao, confabulao, idia de auto-referncia, idia de referncia e reposta de posio. So verbalizadas por pessoas inibidas, tensas, ansiosas e de relacionamento interpessoal receoso. Movimento humano duvidoso M+: ocorre quando a figura humana vista por inteiro, porm o examinando est em dvida se o percepto est em movimento ou no; ou ainda, quando no consegue definir se a figura humana ou humana descaracterizada. Quando num protocolo o nmero de M for elevado, pode indicar inteligncia altamente criativa ou propenso a reaes ou defesas do tipo manaco. Quando muito aumentada, indcio de atitudes de afastamento do mundo exterior que pode chegar ao autismo. Por outro lado, a ausncia de M ocorre freqentemente em pessoas ansiosas, tensas, inibidas, depressivas ou pouco inteligentes com dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Um ndice mdio sugere criatividade, espontaneidade e empatia.

importante analisar a proporo G:M (ideal 2:1) que nos permitir analisar as aspiraes do sujeito. Se a proporo for maior para o global, as aspiraes esto sendo conduzidas a nvel de fantasia; se esta proporo estiver invertida, sinal que a pessoa tem potencialidades porm no as explora adequadamente. DETERMINANTE DE MOVIMENTO ANIMAL FM (10-15%) IMPULSOS E DINAMISNO So respostas de animais em movimento (Ex. Prancha II: 2 peixes nadando, 2 touros de batendo) ou em postura com modificao da tenso muscular (Ex.: Prancha III 2 gorilas em p pegando algo). As respostas FM representam as camadas mais instintivas e profundas, a vivncia de experincias ou fantasias mais infantis ou primrias e, por isso, crianas tendem a expressar mais respostas FM que adultos. FM, quando elevado, pode significar imaturidade e infantilismo; a ausncia de FM ou ndice abaixo do esperado indica que o examinando no tem senso de iniciativa, de competio e representa pessoas mais acomodadas. Quando FM > M representa que o plano instintivo domina o plano intelectual; indicativo de imaturidade afetiva, de tendncia ao ou fantasias menos integradas realidade social objetiva, egocentrismo, narcisismo. Quando esta proporo for ideal, ou seja 1M: 2FM indicam vivacidade, energia flutuante a ser canalizada em alguma direo e forma ldica de lidar com os problemas. DETERMINANTE DE MOVIMENTO INANIMADO Fm (Fm mF + m)

So aquelas em que o contedo visto em movimento, (independente da figura ser animal ou humana) movido por foras fsicas, mecnicas, qumicas ou abstratas impedindo qualquer movimento voluntrio. Ex.: Prancha II: na parte branca, um homem caindo em queda livre de um avio. Caracteriza-se tambm por objetos se movimentando, p. ex.: Prancha III na parte central, um avio invisvel voando; ou ainda quando o movimento est sendo contido por alguma

fora, p. ex.: Prancha II: 2 touros tentando se bater mas eles esto presos pelo rabo. As respostas de movimento inanimado podem ser: Fm (v.p.1= 0,5): quando o que est em movimento tem uma forma definida (como no exemplo anterior). mF (v.p.= 1,0): quando o que est em movimento expressado pelo examinador com dvida ou incerteza, ou sem uma forma definida. P. Ex.: Prancha I: parece ser uma mancha de tinta escorrendo. m (v.p.= 1,5): quando o percepto no indica forma alguma. P. Ex.: Prancha II: na parte marrom 2 nuvens carregadas se encontrando. As respostas de movimento inanimado representam a carga instintiva da personalidade, sentimentos de frustrao, imaturidade, emoes hostis e incontrolveis e desejo de afirmar-se. Representam os conflitos internos que o examinando tem dificuldade para controlar: conflitos entre o esquema de valores scio-culturais internos da pessoa e as transformaes que lhe so apresentadas pelo mundo externo. Quando Fm mF + m, significa que a pessoa est conseguindo conviver com a situao conflitiva e resolv-la; se esta proporo est invertida, sinal de que a pessoa no est conseguindo superar o conflito intrapsquico. DETERMINANTE DE COR CROMTICA C (FC CF + C) CONDIES AFETIVO-EMOCIONAIS

So as respostas que o examinando utilizou a cor para definir o que est verbalizando. P. Ex.: Prancha III: vejo uma borboleta. Inqurito: Vejo uma borboleta destas coloridas. As respostas de cor so subdivididas em:

V.p.= valor ponderado, utilizado para o clculo na frmula Fm mF + m. Estes valores so utilizados tambm para o clculo nas frmulas de C, C, K, k, c.

Cor com forma precisa e bem definida FC (v.p.= 0,5): quando o examinando expressa um contedo com forma definida e integra a ele tambm a cor cromtica, o exemplo anterior caracteriza bem este tipo de resposta. Cor com forma imprecisa CF (v.p.= 1,0): ocorre nos casos em que a cor foi o determinante principal para a verbalizao da resposta. P Ex.: Prancha II: Vejo 2 rvores por causa dos verdinhos dos lados. O examinando s pde caracterizar que eram rvores pela cor, seno no fecharia gestalt. CF tambm cotado nos casos em que a resposta tenha cor e seja associada a contedos gasosos, lquidos ou difusos, que para o examinando est adquirindo alguma forma. P. Ex.: Prancha II: uma nuvem no total branco que o cu. Inqurito: dando a idia nas pontas (reas verdes) de folhagem com muitas cores, cores muito variadas (Vaz, 1998). Utiliza-se tambm CF para contedos com forma definida que estejam associados a sangue. P. Ex.: Prancha III na parte central, duas orelhas grudadas e ensangentadas. Este tipo de resposta que contm sangue, demonstra tendncia a descontrole das reaes emocionais. Quando o examinando verbaliza numa rea colorida mancha de tinta ou mancha colorida, interpreta-se que ele, de alguma maneira, tenta dar forma ao percepto. Cor pura C (v.p.= 1,5): so aquelas respostas onde somente a cor foi determinante. P. Ex.: Prancha II: vejo muitas cores bonitas. A presena de cor pura num protocolo sempre motivo de ateno, pois pode caracterizar reaes emocionais intensas ou seja, escapes agressivos. Os ndices esperados so FC CF + C que indicam pessoas capazes de liberar seus sentimentos, afetos e emoes de forma adequada e madura com capacidade de estabelecer bons relacionamentos interpessoais. Quando este ndice apresenta-se de forma inversa, estamos frente a uma pessoa que, ao ser mobilizada afetiva e emocionalmente, tem controles emocionais frgeis e sofre dificuldades em reagir adequadamente quanto adaptao no relacionamento interpessoal. A ausncia de respostas cromticas indicam pessoas indiferentes , que no se envolvem emocionalmente, deprimidas ou com pouca receptividade para valores afetivos; indcios de frieza meticulosa e formalismo. Segundo Freitas,

muitas respostas cromticas e baixo percentual de F so caractersticas de descuidados, instveis, superficialmente apressados, excitveis e alegres (Freitas, 1996, p.71). Existem ainda outros determinantes cromticos, tais como: Cor arbitrria F/C e C/F: o examinando atribui a uma determinada rea da mancha um significado dado pela cor, inferindo atravs desta uma forma que no necessariamente se relaciona com a cor especfica, mas que plausvel. Envolve processos de laboratrio e fotografia, como por exemplo: prancha II dois rins. Inqurito: a radiografia colorida dos rins. O examinando referiu o colorido no pela cor natural do tecido dos rins, mas pela cor que convencionalmente se apresenta o rim (Vaz, 1998). Cor forada F-C e C-F: o examinando atribui mancha uma cor que ela no tem; ou ainda quando o sujeito percebe um contedo que na realidade tem uma cor e ele o verbaliza com expresso cromtica no compatvel a cor da mancha. Ex.: prancha II 2 nuvenzinhas verdes. Tanto a cor forada, quanto a arbitrria podem ser indcios de labilidade afetiva, relacionamento interpessoal cauteloso e tmido. Cor descrita Cdesc: o examinando simplesmente descreve as cores das lminas. P. Ex.: Prancha II: cor vermelha, tem umas partes mais claras, outras mais escuras... Pode caracterizar desordem intelectual, pessoas com

necessidade de apoio ou com sentimentos de impotncia. Cor nomeada Cn: o examinando somente nomeia as cores dos dispositivos. P. Ex.: prancha II: verde, vermelho e marrom. Pode ocorrer em deficientes mentais, ou ainda em pessoas com baixo poder intelectual ou epilticas. Cor simblica Csimb: a cor expressa algo para o examinando. P. Ex.: prancha III: este vermelho me lembra o amor... ainda mais que est no meio de duas pessoas. A presena deste tipo de resposta indicativo de que o sujeito est tentando sublimar suas pulses agressivas.

DETERMINANTE DE COR ACROMTICA FC(FC CF + C)


TENDNCIA A AFASTAR-SE DOS ESTMULOS QUE POSSAM MOBILIZAR AS EMOES E SENTIMENTOS.

So aquelas respostas onde o preto, escuro ou cinza foram determinantes para a resposta. Assim como as respostas de cor cromtica, as acromticas subdividem-se em: FC ou Fclob (v.p.= 0,5): onde o percepto apresenta forma definida, porm o escuro foi determinante para que o examinando pudesse perceb-lo. P. Ex.: Prancha I: um besouro. Inqurito: vi um besouro pelo formato, mas tambm por que escuro como um de verdade. CF ou clobF (v.p.= 1,0): so aquelas respostas que o examinando se refere rea acromtica do percepto. P.Ex.: prancha III: vejo duas coisas parecidas com pessoas... parecem que esto de vestido preto... C ou clob (v.p.= 1,5): verbalizaes sem nenhuma forma definida onde o examinando se refere ao acromtico do percepto. P. Ex.: prancha I: vejo cores pretas... partes meio cinzas... Segundo Vaz, as cores acromticas FC, CF e C expressam depresso como trao de personalidade e no apenas reaes depressivas transitrias (tipo depresso situacional) (Vaz, 1998, p. 78). Quando FC CF + C sinal de que a pessoa est em condies normais. Porm, quando esta proporo est invertida e se houver presena de C, indica tratar-se de depresso crnica. DETERMINANTE DE SOMBREADO RADIOLGICO Fk (Fk kF + k) ANSIEDADE E ADAPTAO RACIONAL

So respostas referentes a radiografias, mapas geogrficos, slides, fotos, filmes ou cartes de transparncia. a extenso tridimensional projetada em um plano bidimensional. Este determinante subdividido em:

Fk (v.p.= 0,5): so aqueles contedos onde o mapa, radiografia, foto, etc, tem uma forma definida, um contedo especfico. P. Ex.: Prancha I: a radiografia de um pulmo. sinal de que a pessoa, quando enfrenta uma situao de tenso, fica ansiosa e recorre intelectualizao para se defender. kF (v.p.= 1,0): so aquelas verbalizaes onde a forma no bem definida. P. Ex.: Prancha I: radiografia. Inqurito: lembra vagamente a radiografia de dois pulmes. O sujeito tenta controlar a ansiedade porm de forma precria. k (v.p.= 1,5): so aquelas respostas que o examinando no capaz de determinar a forma. P. Ex.: Prancha I: uma radiografia. Respostas de sombreado radiolgico puro denotam falta de controle sobre a ansiedade e condies para suportar conflitos. Respostas de sombreado radiolgico revelam sentimentos desagradveis da pessoa vividos intensamente diante de situaes novas e desconhecidas que devero ser superadas por ela. Quando a proporo apresenta-se na forma ideal (Fk kF + k), sinaliza que o indivduo procura meios de adaptao ou ajustamento quando enfrenta uma situao que lhe causa ansiedade, normalmente recorre intelectualizao. Caso contrrio, demonstra que o sujeito no tem esta capacidade. DETERMINANTE DE SOMBREADO DE PERSPECTIVA FK (FK KF + K) ANSIEDADE E ADAPTAO AFETIVA

So imagens que envolvem percepo tridimensional, que do idia de perspectiva, de profundidade. Normalmente neste tipo de resposta o examinando utiliza expresses do tipo: l embaixo, bem longe, visto de cima... Se subdivide em: FK (v.p.= 0,5): quando apresenta sombreado, porm com forma definida. P. Ex.: Prancha II: nesta parte branca vejo a entrada de uma caverna. A pessoa capaz de elaborar o sofrimento causado diante de uma situao de tenso.

KF (v.p.= 1,0): quando se trata de um contedo visto em perspectiva que assume alguma forma. P. Ex.: Prancha III [colocou a prancha sobre a cabea] parece duas nuvens no cu tomando a forma de pessoas. K (v.p.= 1,5): quando o examinando no atribui nenhuma forma ao percepto. P. Ex.: Prancha I: uma nuvem enorme. Caracteriza ansiedade livre flutuante, ou seja, incapacidade de suportar o mnimo de estmulo ansiognico. Respostas de sombreado de perspectiva expressam a capacidade de adaptao afetiva, ansiosa, cautelosa para melhor suportar o sofrimento e evitar a depresso. Quando FK KF + K, expressa capacidade do examinando de elaborar bem a ansiedade. DETERMINANTE DE TEXTURA Fc (Fc cF + c) CONTATO HUMANO E INTERAO SOCIAL

So respostas que contenham alguma percepo ttil como: suave, macio, fofo, spero, rugoso, etc. Plos e cabelos tambm so classificados como textura. Muitas vezes o examinando toca a lmina para ver se sente a textura. So subdividas em: Fc (v.p.= 0,5): quando o contedo com textura tem forma definida. P. Ex.: Prancha III: duas pessoas com cabelos compridos. cF (v.p.= 1,0): quando o contedo apresenta textura porm com forma vaga. P. Ex.: Prancha II: coisas meio gosmentas. Inqurito: nesta parte marrom parece quando um bicho sai do ovo ou casulo que tem aquela gosma. c (v.p.= 1,5): o contedo verbalizado sem forma, o examinando expressa somente a textura. P. Ex.: prancha I: plos. Inqurito: plos somente. Respostas de textura expressam a necessidade do examinando quanto ao contato social. um indicativo de deslocamento dos afetos e emoes para atividades e contatos sociais. Quando aparece na proporo ideal ( Fc cF + c) sinal de atitude adequada, com devida percepo de limites na busca de afeto em outras pessoas.

DICAS
Muitas vezes, numa mesma resposta aparecem vrios determinantes. Deve-se analisar todos, porm eles devem obedecer uma ordem:

M > C > c > F > FM > m > C > K > k

PARTE IV CONTEDOS
O contedo a terceira categoria de classificao das respostas do teste, referindo-se ao que foi verbalizado, percebido, ao que o sujeito viu. Relaciona-se com comunicao e como o sujeito se relaciona com a esfera intelectual. Para a classificao dos contedos utilizam-se as seguintes categorias, ou grupos: H Humano: quando a figura humana vista como pessoa autntica, inteira. Os contedos humanos em geral assinalam interesses por pessoas de forma geral; os contedos H, especificamente, representam uma percepo realista dos outros e de si mesmo. (H) Humano descaracterizado: contedo com caractersticas no autnticas de pessoa, ou seja, com conotaes sobrenaturais, espirituais, mitolgicas, legendrias, antropomrficas e extraterrestres. Implica uma

percepo dos demais e de si excessivamente deformada por fantasias. Hd Detalhe humano: parte (membros externos) de figura humana. Assinala uma percepo parcial das pessoas e de si mesmo. (Hd) Detalhe humano descaracterizado: detalhe humano com as caractersticas indicadas em (H). Neste caso h uma viso do ser humano muito pouco realista. Quando os contedos humanos so pouco freqentes no protocolo h indicativos de dificuldades nas relaes interpessoais; por outro lado, se aparecem contedos humanos associados a movimentos de cooperao2, provavelmente os comportamentos nas relaes interpessoais esto relacionados a amabilidade e cooperao. A Animal: animal visto por inteiro. So os contedos normalmente mais freqentes num protocolo dando uma idia da amplitude de interesses. As

Respostas de movimento onde aparecem dois ou mais objetos ou pessoas numa interao claramente cooperativa, por exemplo: Prancha III: duas pessoas levantando uma panela.

respostas de contedo animal so calculadas considerando as respostas A e Ad e esperam-se porcentagens entre 35 - 50%. Contedos animais com ocorrncias superiores a 50% num protocolo retrata interesses restritos, esteriotipia do pensamento, pouca flexibilidade e pouca capacidade de adaptao. Porm, se estes interesses coincidem com as atividades desempenhadas, podemos perceber extrema dedicao. Caso as ocorrncias sejam inferiores a 35% so indcios de diversidade de interesses, com comportamentos pouco comprometidos com as atividades desenvolvidas a longo tempo. Ad Detalhe animal: parte (membros externos) de figura animal. (A) Animal descaracterizado: animal com caracterstica de pessoa, sobrenatural ou mitolgica. (Ad) Detalhe animal descaracterizado: detalhe animal com conotao humana, antropomrfica, mitolgica ou extraterrestre. Obj Objeto: objeto para uso geral. Normalmente, segundo Vaz (1998) aparece em protocolos de pessoas que trabalham em atividades que envolvem o manuseio de equipamentos. Por exemplo, telefonistas, mdicos, auxiliares de enfermagem... A mdia fica em torno de aproximadamente 5% dos contedos. Hobj Objeto humano: de uso pessoal. Aobj Objeto animal: uso animal (por exemplo: coleira). Objesp Objeto espacial: construto feito para voar. Abstr Abstrato: contedos de natureza abstrata. Al Alimento: substncia ou produto alimentar. Este contedo , segundo Zdunic (1999), raro de aparecer e caracteriza comportamentos de dependncia. At Anatmico: rgo interno do corpo humano ou animal, ossos ou contedos radiolgicos. Esses contedos, quando muito freqentes, assinalam uma maior preocupao com questes corporais do que o esperado. Indcios de transtornos psicossomticos com componentes hipocondracos. Pl Planta: flora. Nat Natureza: astros, minrios, metais.

gua gua: este contedo deve ser classificado como categoria especfica pelo significado interpretativo como sinal de conflito. Arte Arte: elaborao ou criao artstica. Nuv Nuvem. Geo Geografia: contedo visto em mapa geogrfico. Arq Arquitetura. Mec Mecnico: natureza mecnica. Sangue Sangue. Este contedo pode ser indcio de dificuldades no manejo de aspectos agressivos. Sex Sexo: parte ou rgo com funo sexual. Quando muito freqente, sugerem comportamentos sociais pouco prudentes. Fogo Fogo. Msc Mscara. Expl Exploso: qualquer contudo visto em exploso. Cena Cena: contedos humanos ou animais em ao dentro de cenrio ou pano de fundo. Alguns autores como Zdunic sugerem outros contedos, tais como: Cg roupas: contedos relacionados a vestimentas. Revelam

preocupao em manter uma imagem externa que seja bem percebida pelos demais, bem como facilidade para o descontrole emocional. Aparece mais freqentemente em mulheres.

RESPOSTAS POPULARES

As respostas populares ou banais significam as condies pessoais do sujeito perceber o que a mdia dos indivduos do seu grupo de referncia percebe; seria a habilidade, as condies que a pessoa tem de perceber as coisas, as situaes, a realidade de como elas so, em consonncia com as do grupo a que pertence. So indcios de como o comportamento da pessoa se ajusta ou se adapta na prtica com a situao do dia a dia: como ela se percebe, como tenta resolver suas tarefas e como se organiza no contexto geral. Os critrios para a

classificao das respostas populares considera aquelas que, dentro de um grupo de 100 sujeitos, aparece em 33 deles. Ccero Emdio Vaz (1998), em sua pesquisa com 1.341 sujeitos do estado do Rio Grande do Sul, apontou algumas respostas populares que esto listadas em seu livro juntamente com o Atlas de localizao das mesmas.

TABULAO DOS DADOS


Para a classificao das respostas, os resultados so transcritos numa folha de clculo para melhor visualizao (Anexo 3).

PARTE V INTERPRETAO DA LMINAS


A fase de interpretao visa analisar os significados das respostas obtidas no Z-Teste e o que expressam da personalidade do sujeito. Para isso, indispensvel, como afirma Vaz (2002), uma abordagem quantitativo-dinmica, por parte do psiclogo, para a compreenso e a avaliao adequada da personalidade. O profissional deve estar, tambm, bem familiarizado com a tcnica. Na interpretao das variveis, o nmero de respostas dadas no Z-Teste indica o nvel de capacidade de produo (intelectual) e associao do sujeito, assim como seu desempenho e realizao. Um nmero grande de respostas pode representar uma facilidade em exteriorizar-se, em empenhar-se no trabalho, ou at uma obsessividade enquanto que um baixo nmero representa falta de motivao, desinteresse, dificuldade intelectual, defensividade, depresso,

bloqueio emocional ou, ainda, desconfiana com relao ao teste. Entretanto, necessrio levar em conta o tipo de ocupao profissional e o nvel de instruo e cultural do sujeito ao interpretar o nmero de respostas. Considerando o nmero de respostas por diapositivo, o diapositivo I indica a capacidade de adaptao inicial do sujeito diante de novas situaes, o II, que contm estmulos coloridos e espaos em branco, mobiliza o sistema afetivoemocional e o diapositivo III representa a capacidade de relacionamento interpessoal, a criatividade e a empatia. A categoria das localizaes esto relacionadas com a maneira como a pessoa percebe e observa racionalmente a realidade, os aspectos do meio externo, como a pessoa utiliza sua inteligncia. As respostas G ( percentual esperado: 20 a 30%) referem-se percepo de sntese, de conjunto, de abstrao e capacidade de planejamento, de apreenso dos aspectos mais amplos das situaes. Entre as respostas globais, as respostas DG elaboradas indicam a capacidade de planejamento e senso de

organizao; as Gcort relacionam-se inibio do pensamento e do senso crtico e as G confabuladas indicam uso no adequado da fantasia e fuga realidade enquanto as contaminadas referem-se desagregao do pensamento, observadas geralmente em transtornos esquizofrnicos. De maneira geral, um nmero elevado de respostas globais demonstra viso fantasiosa e infantil ou fuga da realidade; e um nmero inferior mdia sugere pessoa pouco inteligente, viso de conjunto e capacidade de sntese precrias. Quando a G associada a espao em branco indica sentimentos de tenso em relao ao meio externo. Quando o ndice de Global associado ao Movimento humano indica o nvel de aspiraes na vida do sujeito, sendo adequada a proporo de 2 G para 1 M. As respostas D (percentual esperado: 20 a 30%) relacionam-se com a viso objetiva da realidade, com a inteligncia voltada para o concreto. Indicam o modo como o sujeito percebe as coisas, a realidade, senso de objetividade e discernimento. Diz respeito inteligncia prtica e observao concreta. Quando o percentual de D inferior mdia quer dizer que o sujeito apresenta prejuzo na capacidade de percepo objetiva da realidade, evitao e inadaptao realidade. E quando D superior mdia sinaliza preocupao excessiva com detalhes, pessoa rigorosa e exigente. As respostas Dd (percentual esperado: 15%) indicam a capacidade de anlise, observao e bom senso. Referem-se percepo que o examinando tem das partes de um todo. Um ndice elevado de Dd indica pessoa cuidadosa e minuciosa e pode supor um apego coisas insignificantes. O espao em branco interpretado como oposicionismo dirigido prpria pessoa ou ao externo (quando o ndice superior a 2; o percentual esperado 8%), ansiedade situacional, expressando sentimentos de desprazer, insegurana, tenso diante de dificuldades. A nfase no branco pode ser sinal de perturbaes no curso do pensamento enquanto o sujeito elabora a resposta e indica que o sistema emocional pode estar sendo mobilizado. Porm, a ausncia de S pode indicar rigidez, defesa paranide ou at negao.

As categorias dos determinantes refletem o que o indivduo tem como base de sua personalidade, os traos e as caractersticas mais estveis da sua personalidade. So os determinantes que indicam quais os fatores psicolgicos que esto presentes na elaborao da resposta. A forma (total de F%: 30 a 50%) o elemento estruturador e ordenador, sendo interpretado como a expresso lgica e racional da percepo, expresso do controle da pessoa sobre seus instintos e reaes impulsivas. Quando o percentual est acima da mdia esperada indica controle demasiado e represso dos afetos e emoes, com prejuzo da espontaneidade, impessoalidade, rigidez. Quando o percentual inferior sugere uma desconsiderao do meio externo, individualidade em excesso, pobreza intelectual e baixo senso de

responsabilidade. O somatrio de F+, F- e F+/-

demonstra as condies

intelectuais para a percepo das coisas com objetividade, sem a interferncia prejudicial das emoes. As respostas de Movimento humano significam a criatividade,

espontaneidade, empatia e capacidade de integrao. Revelam potencial interno, as vivncias e experincias. O ndice elevado de M (acima de 3) indica inteligncia altamente criativa, pessoas voltadas para a reflexo interna ou propenso defesas manacas. J a ausncia de M sugere pessoas ansiosas, tensas, inibidas ou introversivas, pouco inteligentes ou depressivas. As respostas de movimento animal referem-se ao que h de mais primrio e arcaico na estrutura de personalidade, representando instintos e impulsos. Demonstram algo desejvel, mas irrealizvel. A verbalizao de contedos animais em ao, como afirma Vaz (2002), uma caracterstica da infncia. Quando Fm maior que M supe auto-controle e auto-afirmao insuficientes, imaturidade e infantilismo. J a ausncia de Fm num protocolo indica falta de senso de iniciativa e competio. O movimento inanimado representa os conflitos internos, entendidos como hostis e incontrolveis, da pessoa e as dificuldades nesse aspecto. As respostas de cor mobilizam o mundo interno da pessoa e causam-lhe reaes tanto de aproximao como de afastamento. As respostas de cor podem

ser do tipo FC predomnio da forma sobre a cor - , que indicam sujeitos com afetividade controlada, maduros e autnticos (mdia: 1 a 2 FC); CF a cor prepondera , que sinalizam sujeitos com afetividade lbil, imaturidade, sugestionabilidade e irritabilidade; C cor pura que expressa tendncia a reao emocional intensa. O ndice de FC >_ CF+C, quando FC maior que CF + C quer dizer que o examinando capaz de liberar seus sentimentos de forma adequada e madura e assim estabelecer um bom relacionamento interpessoal. A textura interpretada, no Z-Teste, como a necessidade de contato humano e social, ligados percepo ttil. Representa as trocas afetivas entre o mundo interno e o externo. As pessoas que so capazes de atitudes adequadas quanto expresso das condies afetivas apresentam Fc proporcionalmente igual ou maior que cF+c. A textura compreende o deslocamento dos afetos para atividades e contatos, indicando a capacidade para interao social. As respostas de cor acromtica indicam uma tendncia depresso, evitao de estmulos que possam mobilizar reaes emocionais para o externo. Se surgem C em excesso indica que o sujeito no se coloca frente a uma situao nova de maneira aberta. A proporo esperada de FC ser maior ou igual a CF+C. O determinante sombreado radiolgico sugere ansiedade e adaptao racional. Fk indica intelectualizao, devido ansiedade frente alguma situao de tenso, onde a pessoa no envolve sentimento nem afeto. K indica uma tendncia falta de condies em suportar situaes que poderiam causar ansiedade, o sujeito no suporta frustraes. KF revela que o sujeito tenta controlar a ansiedade, mas de forma no adequada. A adaptao racional menos saudvel que a afetiva. O sombreado de perspectiva e profundidade demonstra um aumento no nvel de ansiedade situacional, ou seja, a pessoa, diante de situao de tenso, se mobiliza emocionalmente e sofre, ainda que tenha condies de enfrent-la, elabor-la (introspeco e vivncia dos sentimentos) e de auto-criticar-se. As respostas relacionadas aos contedos informam sobre a variedade de interesses do sujeito e so menos estveis. Pessoas que so flexveis no modo de

perceber ou avaliar as coisas e situaes emitem trs ou mais categorias de contedo. Menos de trs categorias de contedo so expressas por pessoas inflexveis e de conduta estereotipada. As categorias H e Hd significam capacidade de relacionamento (percentual esperado: entre 15 e 25%). (H) e (Hd) referem-se a relacionamento interpessoal cauteloso e controlador. Os contedos animais, comuns em crianas, demonstram a ligao emocional que o sujeito mantm com o ambiente; so menos esperados em adultos. Quando acima da mdia indicam estereotipia de pensamento e pouca capacidade de adaptao. Os contedos anatmicos revelam uma supervalorizao da inteligncia (superior a 14%). As respostas de objeto correspondem a pensamento concreto, objetivo tendendo a valoraes objetivas. Em adultos indicam infantilidade ou limitao. Assim como as respostas de contedo natureza, as de objeto aproximam-se do pensamento animista infantil. As respostas sexuais so mais raras, quando aparece mais de uma indicam que as necessidades sexuais tm papel preponderante na vida do sujeito. As respostas populares ou banais (freqncia esperada: 20 a 35%)so interpretadas como o ajustamento do pensamento ao da coletividade, como a pessoa se ajusta e se adapta no dia-a-dia, como a habilidade que o sujeito tem em perceber as coisas como elas so; indica a capacidade de assimilar normas e valores do ambiente. Quando o percentual inferior ao esperado revela pessoa que tem dificuldade em captar o bvio e lidar com os fatos cotidianos.

Desempenho R

Percepo racional de conjunto e senso de organizao G Discernimento e senso de objetividade D Senso de observao e capacidade de anlise Dd Controle geral sobre impulsos e reaes afetivo-emocionais F Funcionamento do pensamento lgico F+ Criatividade, espontaneidade e empatia M Dinamismo FM
Condies afetivo-emocionais FC CF+C

Atitude oposicional: Ansiedade oposicional - respostas BL e (bl) Relacionamentos Interpessoais H Imaturidade A Adaptabilidade a padres e normas sociais (v) Observar: T.R.I Respostas Radiolgicas Perspectiva CHOQUES PATOLOGIAS Choque Clob Choque M (ou choque K) Choque cor Fenmenos especiais.

DESEMPENHO Defensividade e medo de se expor R<7 7 > R > 15 Capacidade de produo e realizao adequada Obsessividade: quer expressar tudo e tende a disperso R > 15 + (F+) + ( FC > C + CF) = obsessividade adequada profisso: senso de cuidado, esprito empreendedor.

PERCEPO RACIONAL DE CONJUNTO E SENSO DE ORGANIZAO G < 13% 13 < G < 35% G > 35% Falta de viso de conjunto da realidde, capacidade de sntese prejudicada e baixa capacidade de planejamento e organizao Boa capacidade de intergrao e sntese; de perceber o todo de forma racional Fanatsia demais, foge da realidade abstraindo

G + Bl Ansiedade e tenso frente as vivncias

G + Bl + (M < C) Oposicionismo ao meio em que se insere

OBJETIVIDADE E BOM SENSO


Dificuldade em perceber a realidade objetivamente, no encarando o bvio e inadaptao realidade. + G=0 + DdBl : Obsessividade comprometedora e possibilidade de desagregao D < 40% do pensamento. D=0 + G > 35%: falta de bom senso, pouca objetividade e imaturidade. + G>35%: Capacidade intelectual limitada ou algum transtorno emocional. Praticidade e objetividade no modo como percebe o mundo, percebe as coisas 40 < D < 60% como so na realidade (bom senso). Capacidade de resolver os problemas prticos do dia a dia. Rigorosidade, exigncia no modo de perceber o mundo em detrimento do real e da viso de conjunto. Inteligncia prtica, voltada para atividades concretas. D > 60%

SENSO DE OBSERVAO E CAPACIDADE DE ANLISE


Dd < 6% 6 < Dd < 16% Dd > 16% Pouca capacidade de perceber detalhes. Capacidade de perceber detalhes menos parentes da situao, senso de observao aguado. Senso de observao muito apurado, minusioso e cuidadoso com pequenos detalhes. Ambio material; pode estar relacionado insegurana ou ausncia de sentido prtico em pessoas inteligentes. Baixo poder de elaborao frente situaes de ansiedade e tenso = bloqueio emocional.

DO > 2 respostas

ANSIEDADE OPOSICIONISTA OU CRITICISMO Bl < 2


1 < Bl < 2 Ansiedade situacional a nveis normais.

Bl > 2

Bl > 2 + (CF + C) > FC + F% < 50%

Propenso a crticas mordazes e a reaes emocionais descontroladas.

Rigidez, defesa do tipo paranide ou negao

Bl = 0

Bl = 3 +

(Bl) - Inteligncia mais elaborada

CAPACIDADE DO INDIVDUO SE MANTER OBJETIVO E REALISTA FRENTE S SITUAES Descontrole emocional, espontaneidade e reao pessoal. Desconsiderao pelo meio externo e pela realidade, utilizando excessivamente sua individualidade. Intenso envolvimento subjetivo, repelindo os estmulos ambientais. Se associado a contaminao, confabulao, referncia e perseverao investigar possibilidade de degradao do pensamento (psictico). F < 50% Se acompanhado de movimento, cor cromtica e sombreado, de boa qualidade h possibilidade de se tratar de pessoa com pouco interesse em manter relaes impesoais e que pode ser espontnea, criativa e sensvel na sua relao com o mundo. Senso lgico, controle racional adaptativo; capacidade de perceber a realidade com 50 < F < 70% objetividade, sem interferncia prejudicial ou distorcida das emoes. Demosntra controle dos impulsos e adequada adaptao realidade externa. Indica controle demasiado, represso dos afetos e emoes, no deixando o emocional interferir em suas atividades. Pessoa rgida, severa e exigente, que apresenta contato superficial com a realidade, medo de se revelar, pouca F > 70% imaginao, impessoalidade com prejuzo na espontaneidade. dirigido pelos aspectos externos. FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO LGICO Pensamento pouco objetivo, processo intelectual sofrendo interferncias dos afetos. Deficincia na ateno e auto-controle. Subjetivismo na percepo dos fatos, ocasionando dificuldade para agir de modo adequado ao meio, fazendo julgamentos crticos inadequados. Em virtude da distoro da percepo. Baixa qualidade de produo Julgamento objetivo dos fatos, estabilidade da ateno e adequao dos afetos. Sujeito que sabe quando deve reprimir ou expressar seus impulsos afetivos. Revela adequao e maturidade de ego. Controle rgido do pensamento, no aceitando erros. Percepo objetiva e tenaz da realidade, no colocando contedos seus em tal percepo. Apresenta obstinao na realizao das tarefas, auto domnio, rigidez, com perda da autonomia e individualidade. Boa qualidade de produo.

F + < 75%

75 < F+ < 80%

F + > 80%

F - < 75%
75 < F- < 80% F - > 80%

CRIATIVIDADE, ESPONTANEIDADE E EMPATIA


M< 75 < M < 80% M>

PARTE VI REFERNCIAS

Freitas, A M. L. (1996) Teste de Zulliger: aplicao. So Paulo: Casa do psiclogo. Vaz, C. E. (1998) Z-Test: Tcnica de Zulliger: forma coletiva. So Paulo: Casa do Psiclogo. Zdunic, A L. (1999) El test de Zulliger en la evaluacin de personal. Aportes del Sistema Comprehensivo de Exner. Buenos Aires, Barcelona, Mxico: Paids.

CASOS CLNICOS DE EXEMPLO


EXERCCIO DE INTERPRETAO DO ZULLIGER EXERCCIO 01 RESPOSTAS Respostas Loc. Det. Inicialmente parece mesmo um besouro. lembra G F+ um besouro. (Cabecinha, perninha, garrinha, anteninha) Tem aqui o desenho de uma folha. Posso manipular? G F+ (No centro. o contorno, essa forma) Aqui parece um pulmo com as vrtebras (No s o Ds FC, Fk contorno como a prpria cor. O contraste das cores, as vrtebras brancas so como nas radiografias [?] Na radiografia tem o contraste mas aqui como na realidade, imagino que o pulmo seja dessa cor.) Aqui lembra um olho estilizado, de perfil. deixa eu DS F+ ver..deixa eu manipular...o que mais ressalta isso, de resto nada. (Isso, a pupila com o fundo branco e os clios, o branquinho do olho. So dois olhos) Essas garras lembram sirizinho, um escorpio. um D F+ siri por que escorpio tem garras atrs. Siri ou carangueijo. (Nessa parte, o formato, esta garrinha na frente). Aqui no mximo um insetosinho (O contorno desse D F+ insetosinho, borboletinha, corpinho e asas.).

Pr-R I-1

Cont. A

P P

I-2 II-3

Pl At

II-4

Hd

III-5

III-6

SUMRIO ESTRUTURAL Agrupamento I: Trade Cognitiva Processamento


ndice de Economia Abertura Experincia ndice de Aspirao %G : %D : %Dd %F G:M %P %F+ %FS e FEB Abstrato e Arte. FM + m Conf. Cont. DO e outros 33% : 33% : 0% 83% 2:0G>M 33% 100% 0% 0 : 0,5 0 0 0 N Elevado G>M N N N N Extratensiva N N N

Mediao
Respostas Populares Forma Convencional Forma Distorcida Distoro do Espao Branco

Ideao
Tipo de Vivncia (Erlebnistypus) Intelectualizao Ideao no deliberada Pensamento lgico e coerente

Agrupamento II: Afeto, Auto-percepo e Percepo Interpessoal Afeto


Modulao do afeto: Proporo Forma-Cor Proporo de Constrio Tendncia a Autonomia: Respostas Espao Tendncia a negao: Projeo de cor Carga de Estresse Emocional: Proporo de Sombreados Tendncia a afeto disfrico ambivalente FC : CF + C SomaC' %S F-C e C-F SomaSH Cor-Sh 1:01 0 33% 0 1 1 0 : 1 -1 0 1 N N Aumentado N N FC + Fk

Auto-percepo
Noo Identidade Estvel Autocrtica Anatomia e Raio-x H : (H) + Hd + (Hd) SomaK At e Somak N N Medianmente Aumentado N N Medianamente diminudo N

Percepo interpessoal
Comida Isolamento Interesse interpessoal Concepo Real/Imaginada Al Nuv, Geo, Nat H : (H) + Hd + (Hd) H+Hd + A + Ad: (H)+(Hd) + (A) + (Ad) H+(H)+A+(A) : Hd + (Hd) + Ad + (Ad) Somac 0 0 0 : 1 -1 4:04 3:12 0

Concepo Integral/Parcial Contato interpessoal

Medianamente tendendo parcial N

10

Seo Principal - Estilos de Personalidade, Controle, Tolerncia ao Estresse


Tipo de Vivncia (Erlebnistypus) Experincia Efetiva Experincia Base Estimulao Sentida Nota D: Manejo do Estresse EB EA eb es EA - es 0 : 0,5 0,5 0:1 1 - 0,5

11

SNTESE S. respondeu ao teste de Zulliger com o objetivo de levantar as caractersticas de personalidade e seus recursos e deficincias quanto ao ajustamento psicolgico geral. O processamento cognitivo est relacionado a quais informaes as pessoas selecionam e prestam mais ateno, como e em quais tipos de idias elas traduzem estas informaes que mediam o contato com a realidade e como usam estas informaes na elaborao de novas idias. O teste sugere que S. prefere prestar mais ateno as informaes fceis e bvias de sua experincia o que indica um estilo mais econmico no processamento das informaes (%G , %D). O teste tambm sugere que ela evita apreenses mais complexas das informaes fugindo para detalhes no to importantes que so mais infrequentes de serem percebidos pelos outros (%Dd). Provavelmente um dos pontos mais importantes quanto ao processamento cognitivo relaciona-se mediao. O teste sugere que S. traduz suas experincias em idias diferentes das habituais, idias individuais, no convencionais, mais idiossincrticas (%P, %F+, %F-). Estas tradues representam idias distorcidas da realidade e podem provocar problemas de ajustamento decorrentes do fato de que o mundo representacional a partir do qual S. formula seus comportamentos no ser to fiel realidade. Este ponto merece maior ateno em futuras avaliaes e intervenes. Quanto ideao embora os dados para a definio do tipo de vivncia sejam muito escassos o teste sugere que provavelmente S. mais aberta aos sentimentos e emoes em sua atividade ideacional relacionada a resoluo de problemas (EB 0 : 1). O teste sugere que S. provavelmente vive uma tenso interna gerada por necessidades insatisfeitas que foram gratificao e interferem na ideao dificultando a capacidade de controle do foco da ateno (FM). Tambm h indicadores de um sentimento de incmodo, perda de controle, relacionados a vivncia de situaes estressantes. Em resumo o teste sugere que S. vive uma atividade mental de alerta pronta para entrar em ao. Quanto a vivncia afetiva S parece tender a dar vazo aos sentimentos e exprimi-los de maneira mais espontnea e relaxada (CF). Como j se colocou acima h indicaes de afetos negativos e estados de irritao (FM, Fc, FK). Em relao a auto-precepo teste sugere uma preocupao acentuada com o funcionamento corporal (At). Em relao percepo interpessoal embora S. apresente necessidade de contato (cF) ela parece possuir pouco interesse em pessoas, talvez sendo mais isolada e emocionalmente afastada (H e Hd). Em sntese os aspectos mais significativos relacionados ao ajustamento encontrados na avaliao de S so referentes mediao e ao controle os quais merecem maior ateno em investigaes e intervenes posteriores.

12

Estudo de Caso 02 Nome: L.R.M. Idade: 26 anos. Sexo: Feminino Instruo: 3 grau incompleto Atividade: Estudante

Variveis do Z-Teste

Marcar
14 3 6 5 ---21% 50% 29% 2 7%

Variveis do
Z- Teste Proporo = M/FM Proporo =M/C Proporo =FC/ (C+CF) Proporo = Fc/(c+cF) Proporo = FK/(K+KF) Proporo = Fk/(k+kF) Proporo =FC/(C+CF) Proporo =Fm/(m+mK)

Assinalar se a proporo for >1 X X X X X X X <1 =

Total de Respostas R no Carto/Diapositivo I R no Carto/Diapositivo II R no Carto/Diapositivo III Diapositivo/carto Rejeitado Percentual de G (G/Rx100) Percentual de D (D/Rx100) Percentual de Dd (Dd/Rx100) Incidncia de S (espao em Branco) Percentual F= (F + F + F./Rx100) Percentual F+= (F+/Fx100) Percentual F- = (F-/Fx100) Percentual F. = (F./ Fx100) Percentual M =(M +M + M/Rx100) Percentual M+ = (M+/Rx100) Percentual M- = (M-/Rx100) Percentual M. = (M./Rx100) Percentual H+Hd =((H+Hd)/Rx100) Percentual A+Ad= ((A+Ad)/Rx100) Percentual Abstrato= (Abstr/Rx100) Percentual Outros Contedos:

Fenmenos Especiais 0% 100% 0% 36% 80% 20% 0 29% 50% 0 21% I Confabulao Idia de Referncia Idia de Auto-referncia Confabulao Contaminao Resposta de Posico Outros Acentuao da simetria Perseverao (tema) (contedo) Conscincia de Interpretao X X X

Diapositivos II III

Anlise do Protocolo

13

O nmero de respostas registradas pelo examinando foi ligeiramente superior ao esperado (14), excedendo em 7% os valores compreendidos no intervalo esperado, o que pode ser melhor compreendido frente ao padro de localizao caracterstico do protocolo. A anlise do padro de localizao destas respostas permitiu verificar que os percentuais relacionados s categorias Globais e de Detalhe Comum mantiveram-se dentro do

esperado, enquanto o percentual de respostas de Detalhe Incomum mostrou-se bastante aumentado. Sendo o padro de localizao indicativo do modo como o sujeito apreende a realidade, ou seja, dos filtros perceptivos utilizados nessa apreenso, esta acentuao dos detalhes Incomuns indica grande meticulosidade, evidenciada no detalhamento das respostas. Tal caracterstica tanto indica uma tendncia ao criticismo e obsessividade (associados ao aumento do numero de respostas) quanto sustenta uma boa capacidade de anlise e observao por parte do examinando. Ao apresentar um percentual rebaixado de respostas com nfase sobre a forma (7% do total de R), resultante do nico determinante F (-) do protocolo, o examinando indica que seu pensamento lgico sofre interferncia de processos de ordem afetivo- emocionais. Em outras palavras, pode-se afirmar que o potencial intelectivo, racional e lgico empregado na percepo da realidade, se verifica alterado, por fatores afetivos, possivelmente um estado depressivo ou constritivo, visto que a presena de uma resposta Global com elaborao elimina a hiptese de restrio da capacidade intelectual. A relao entre o nmero de respostas de movimento humano (M) e o somatrio de respostas de cor, sinaliza o tipo vivencial introversivo caracterizado por pessoas que vivem mais para dentro do que para fora; que ao atribuir cinestesia a perceptos inertes constrem algo que no lhes foi dado a partir de seu mundo interno. Outro aspecto importante sobre o tipo introversivo diz respeito tendncia a preocupar-se com suas prprias idias, ao ensimesmamento. Tal tendncia associada obsessividade e relativa limitao das condies de percepo da realidade, acentuam o isolamento emocional na

14

medida em que o examinando sustenta seus processos psquicos em elementos menos compartilhados por seus pares. A presena de FK no protocolo de certo modo justifica o estado introspectivo na medida em que o recurso adaptativo de que se utiliza o examinado para vivenciar seus sentimentos e elaborar uma autocrtica que o permita superar um estado de tenso. O ndice de realizao apresentado pelo examinando (3G/5M) evidencia uma das conseqncias do ensimesmamento, pois caracterstico de pessoas que tm capacidades mas no exploram suas potencialidades, e assim que no tm evidenciadas no mundo real o resultado de sua intensa atividade intelectual. As respostas relacionadas cor (FC, CF) tiveram ocorrncia dentro do esperado, permitindo verificar que o modo de relacionar-se com os demais no chegou a ser afetado pela alterao da percepo. O examinando apresenta tanto condies de relacionar-se de forma madura, com capacidade de receber e retribuir adequadamente os afetos, assim como capaz de liberar certas emoes com maior intensidade. Aspectos tambm importantes no protocolo referem-se aos percentuais contedos humano (29%) e

relacionados aos contedos. Tendo apresentado

animais(50%) conforme o esperado, chamaram a ateno os demais contedos, em especial os relacionados a mscaras e anatomia. A referncia a mscara associada ao isolamento emocional, sinaliza a necessidade do sujeito de representar um papel que o distancie de suas reais caractersticas, de manter uma imagem para evitar expor-se pessoalmente. J os contedos anatmicos esto relacionados supervalorizao da inteligncia. Entre os fenmenos especiais verificados, deve-se ressaltar a acentuao da simetria, a qual caracteriza a busca empreendida pelo examinando no sentido de encontrar elementos concretos da realidade que venham conferir preciso e racionalidade aos seus argumentos. Ou seja, caracteriza a busca no mundo externo pela segurana que lhe falta internamente.

Sntese

15

O sujeito apresenta caractersticas do tipo vivencial introversivo, especialmente o ensimesmamento, a ateno voltada para suas prprias idias. Tal caracterstica associada a um modo de apreenso da realidade acentuadamente meticuloso e s limitaes momentneas nas condies de percepo frustra ainda mais a viabilidade prtica destas idias e intensificam o isolamento emocional.

ndices, Argumentos e Interpretaes

Localizao: modo de apreenso da realidade( avaliao dos processos cognitivos) R (capacidade de produo): dentro do esperado G (capacidade de sntese e planejamento): dentro do esperado D (uso da inteligncia voltado para a realidade): dentro do esperado Dd (Capacidade de anlise, observao, sinal de exatido, esmero, busca de confiabilidade nas coisas pequenas): aumentada G(3)<M(5): indica que o sujeito no est explorando adequadamente suas reais possibilidades (com aspiraes muito aqum de suas capacidades) S ( resistncia ativa dirigida a prpria pessoa - no caso do introversivo sinal de insegurana, tenso ante as dificuldades circunstanciais ou ansiedade situacional ): duas incidncias. Associado a %F esperada pode indicar que o indivduo est tentando controlar a insegurana e o sentimento de incapacidade frente a um novo obstculo.

Determinantes: base da personalidade (traos e caractersticas). Elementos dinmicos mais estveis da personalidade. %F (expresso lgica, racional e intelectual; controle geral da pessoa sobre seus dinamismos psquicos, instintos e reaes afetivo-emocionais): diminuda. Excluda a associao do baixo percentual de F com a deficincia mental, este fato pode ser interpretado como indicativo de uma orientao inadequada do potencial intelectivo, racional e lgico do examinando frente percepo da realidade. %F- (preciso, coerncia e organizao do pensamento lgico): %M (expresso do mundo interno da pessoa, da espontaneidade e do seu poder de adaptao ao mundo externo):29% (pouco aumentado). ...propenso a defesas do tipo manaco.(p.73) Gcomb.: As respostas classificadas como Gcomb. indicam nveis superiores de inteligncia, no sendo comuns em protocolos infantis ou depressivos. Relao G:M = 3:5 (sinal de que a pessoa tm capacidades mas no explora suas potencialidades) %FM (relacionado a instintos e impulsos caractersticas mais primrias da personalidade e, segundo Vaz (2002), indicativa do grau de iniciativa e capacidade de competio): 4. m (indicativo de conflito e tenso entre o sistema de valores do mundo interno e o do mundo externo ): ausente. 16

C (expressiva da mobilizao do sistema afetivo-emocional por estmulos do mundo externo): 1,5 FC (indicam capacidade de receber e retribuir adequadamente o afeto): 21% CF(indicativo de precrio controle emocional e tendncia excitabilidade emocional): presente dentro do esperado(1). C ( indicativo de reaes emocionais livres e intensas): ausente Fc, cF e c (forma ttil de expresso das condies afetivas da pessoa, indicativa de deslocamento dos afetos e emoes para atividades sociais e de capacidade de interao social). Segundo Vaz (2002) as respostas de textura estariam associadas necessidade de afeto, de toque, de contato, e quando integradas forma indicam que o sujeito reconhece a necessidade de ser aceito e receber afeto. possvel que tal necessidade seja satisfeita por meio da acentuao das atividades sociais. FC, CF e C (tendncia a evitar estmulos que possam mobilizar reaes emocionais e sentimentos para o mundo externo): Fk, kF e k (sentimentos desagradveis experimentados pela pessoa frente a situaes novas e desconhecidas que devem ser superadas- ansiedade): ausente. FK, KF e K ( ansiedade e adaptao afetiva).

Contedos: Humanos (H+Hd): Animais (A+Ad) Anat. : contedos classificados como anatmicos so indicativos de que o examinando trata-se de uma pessoa que supervaloriza a inteligncia. Masc.: os contedos classificados como mscaras indicam a necessidade experimentada pelo sujeito de representar um papel, manter uma imagem para evitar expor-se pessoalmente. Obj.: em se tratando de um capacete de criana com uma lana na ponta, pode-se supor que a relao coma agressividade

Fenmenos Especiais: Conscincia de Interpretao: O uso de expresses como assemelha-se, similar, indicam uma tentativa por parte do examinando no sentido de regular o processo interpretativo das manchas com a mediao da racionalidade, o que reduz necessariamente o grau de espontaneidade das respostas. Acentuao da Simetria: quando o examinando faz repetidas referncias simetria presente nos perceptos possvel sugerir que esteja buscando em fatos concretos , evidentes e compartilhados, a segurana que no encontra interiormente. Perseverao:

Observaes adicionais: Entre as 14 respostas, 3 podem ser classificadas como populares, o resulta em 21%, ficando um pouco abaixo dos 25% esperados, segundo Vaz.

17

18

PARTE VII ANEXOS

ANEXO 1: FOLHA DE APLICAO COLETIVA Nome: Idade: Grau de Instruo: Data da Aplicao: Sexo: Profisso: / /

Procure escrever o que a figura projetada na tela lhe sugere e lembra. O que vier a ser sugerido ou lembrado na figura, pode se situar no total da figura ou em partes. O nome do que est sendo lembrado voc escreve bem esquerda, nesta folha, conforme pode ver; em seguida procure comentar e explicar um pouco mais, a fim de que fique claro para o (a) psiclogo (a) que vai ler, o que voc ta querendo dizer. Favor no escrever na ltima coluna direita. O que sugere: nome do que est sendo sugerido e lembrado Comentrio: comente ou descreva o que est sendo lembrado e sugerido.Seu comentrio ajudar o (a) psiclogo (a) a entender bem o que voc est querendo dizer. No escreva nesta margem

19

ANEXO 2: FOLHA DE INQURITO

20

ANEXO 3: FOLHA DE CLCULO. Sujeito: Data de Nascimento: Escolaridade: Estado Civil:

Pranchas

D D D F F F+ M F G D d bl o + /M

m F

Fclo clob Clo C b F b

C F

II

III
Total

Qualidade G Qualidade D ndice de percepo

G:M M:FM M:C

%F %F+ %P

Vivncia Choques

H:Hd

%H A:Ad %A

21

Das könnte Ihnen auch gefallen