Sie sind auf Seite 1von 13

Curso de Fotografia: Aula 5 A Proporo dos Teros

Curso de Fotografia Adicionar comentrios abr 102011

Por Luigi Rotelli


Na aula 3 mostrei que colocar o tema principal fora de centro uma maneira de tornar a foto mais dinmica e interessante. Na aula 4, vimos uma tcnica famosa, usada por pintores, escultores e arquitetos desde a poca da construo das pirmides do Egito: a proporo urea. A aula agora sobre a diretriz de composio mais conhecida na fotografia. to utilizada que chamada de regra: A Regra dos Teros, em ingls The Rule of Thirds e as vezes erroneamente chamada de golden ratio, em confuso com a proporo urea que, como vimos na aula passada, diferente da proporo dos teros. Na realidade trata-se de uma corruptela, uma simplificao da proporo urea para tornar mais prtica sua aplicao em campo. O que no significa que seja ruim. A bela foto abaixo um exemplo perfeito de aplicao da proporo dos teros:

Foto: Anguskirk (licena CC)

A proporo dos teros feita imaginando-se duas linhas horizontais e duas linhas verticais dividindo a foto em 3 partes iguais, tanto na horizontal quanto na vertical. Compondo os elementos visuais prximos dessas linhas imaginrias ou de seus pontos de interseo produz o que chamamos de balano dinmico. Ou seja, em lugar de um balano esttico, montono, centralizado, a composio fora de centro traz uma certa dinmica foto. E usando uma das duas tcnicas, a razo urea ou a razo dos teros, essa dinmica fora de centro fica balanceada, harmnica.

Na foto acima, a linha do horizonte est prxima do tero inferior e as pessoas foram posicionadas em um ponto de interseo entre as linhas do tero vertical e horizontal. H espao na frente das pessoas para elas caminharem, o que uma acepo tradicional na fotografia quando o assunto est fora de centro. Se as pessoas estivessem na mesma interseo, mas em direo contrria, talvez o efeito causasse um desequilbrio no resolvido (isso no uma regra, porm, pois outros elementos da fotografia podem compensar e resolver este desequilbrio). As linhas horizontais servem para dividir volumes de forma harmnica. possvel ver claramente isso na foto abaixo. As montanhas esto entre duas camadas de nuvens. O fotgrafo comps colocando a camada mais baixa de nuvens no tero inferior.

Crepsculo no Monte Everest. Foto: Jeff Davids

Analisando a foto com a grade percebemos os volumes simtricos nos teros horizontais (1/3 nuvem abaixo e acima do tero das montanhas). Mas h tambm um balano entre teros verticais: observe os volumes formados pelas montanhas; duas altas no tero esquerdo em balano com a duas altas no tero direito e as mais baixas no tero central.

Em uma foto de paisagem as linhas imaginrias que dividem os teros horizontais servem como guias para situar o horizonte e podem ser usadas como linhas de nfase. Conforme posicionamos o horizonte na linha do tero inferior ou superior, colocamos a nfase no cu ou na terra. O horizonte no tero inferior enfatiza mais o cu:

Aurora Boreal na Islndia. Foto: Olgeir Andresson

E quando colocamos o horizonte na linha de cima, no tero superior, enfatizamos o que est acontecendo na terra, abaixo da linha do horizonte. No caso da foto abaixo, a nfase est nas tartarugas se rastejando na areia para a desova e a linha do horizonte virtual, est onde comea a neblina ao fundo:

Tartarugas marinhas noite. Foto: Jose Manzanilla

Observe na foto acima que h uma outra consequncia quando colocamos o horizonte no tero superior que no acontece quando o horizonte est no tero inferior. que em razo do ngulo (a cmera est apontada para o cho deixando apenas um tero de cu), a perspectiva aumenta enormemente a sensao de distncia do primeiro plano, mais prximo ao fotgrafo, at o ltimo plano, no horizonte. E esse efeito especialmente visvel em uma foto hiperfocal (quando regulamos o obturador para a foto ficar em foco desde o ponto mais prximo at o infinito) usando uma lente grande angular. E pode ficar ainda mais interessante quando colocamos o horizonte mais alto, acima do tero (vide exemplos na aula 3).

Enquanto as linhas horizontais so rotineiramente utilizadas para horizontes, as linhas verticais so usadas principalmente quando h um assunto principal na foto, sejam pessoas, animais, plantas ou objetos. Nesse caso, posicionamos o assunto ao longo de uma ou das duas linhas dos teros verticais. No exemplo abaixo, do grande Ansel Adams, um dos maiores fotgrafos de natureza da histria, o tronco da rvore de folhas claras maior est na linha do tero vertical esquerdo e a menor est na linha do tero vertical direito:

Foto: Ansel Adams

Mais abaixo, uma combinao das duas situaes. O tero aplicado tanto na linha horizontal (horizonte), quanto na vertical (assunto). O horizonte entre pedra e gua est exatamente na linha do tero inferior e a mame ursa (assunto principal, com os filhotinhos) est na linha do tero direito.

Ursos polares. Foto: Paul Nicklen

A interseo dessas linhas resulta tambm em 4 pontos focais excelentes para posicionar a face ou os olhos da pessoa mais prxima, animais, insetos, flores ou um objeto qualquer que represente interesse na foto. No precisa ser exatamente em cima, no h esse rigor. Aplique a proporo dos teros com flexibilidade. Nessa belssima foto, h vrios elementos importantes: a luz, o rosto do pescador, os pssaros cormores no barco (ele usa os pssaros para pescar) e as montanhas ao fundo. O fotgrafo posicionou esses elementos prximos aos pontos de interseo e o horizonte entre gua e montanha prximo ao tero inferior:

Pescador na China. Foto: Chris McLennan

A composio dessa foto belssima, e a luz espetacular. Uma foto genial.

Usar a proporo dos teros uma salvaguarda de baixo risco. O resultado quase sempre agradvel, harmnico, correto e por isso muito adotada pelos fotgrafos, mas um equvoco falar em Regra dos Teros. Como veremos mais para frente, h muitas outras tcnicas de composio, algumas realmente espetaculares. E voc usar apenas uma tcnica como regra em todas as situaes em detrimento de tantas outras francamente absurdo. As tcnicas de composio servem como orientao apenas e devem ser estudadas para que voc saiba usar esse conhecimento na hora certa. Voltando ao tema, ao descentralizar pessoas preciso atentar para a expresso do corpo e a direo dos olhos. Se voc coloca uma pessoa do lado direito com o corpo voltado para a direita ou simplesmente olhando para a direita a foto provavelmente no ir funcionar. H vrias excesses,

dependendo de outros elementos da foto, mas o desequilbrio dificilmente ser resolvido e toda o interesse da foto ficar somente de um lado. Aqui neste exemplo o fotgrafo Anton Corbijn colocou a modelo no tero direito, mas olhando para o lado oposto, equilibrando o vazio do outro lado:

A atriz Liv Tyler em foto de Anton Corbijn

A foto funciona maravilhosamente. Essa outra foto abaixo, do mesmo fotgrafo, muito interessante. A atriz est no tero esquerdo e todo o seu corpo est voltado para o mesmo lado, causando uma tenso, um desequilbrio na foto que s resolvido porque ela est olhando para trs.Veja:

Liv Tyler. Foto de Anton Corbijn

Essa tenso resolvida pelo simples olhar fantstica. Esse cara um craque. Alm de fotgrafo, Anton Corbijn agora tambm diretor de cinema. Dirigiu George Clooney no filme Um homem misterioso (The American, 2010). Aproveitei para colocar esta cena do filme que segue a proporo dos teros:

Cena do filme "The American", de Anton Corbijn.

Assim, ao colocar uma pessoa fora de centro, importante atentar para a postura do corpo e dos olhos. A foto tende a funcionar melhor quando o assunto (a pessoa, o animal) est voltado para dentro da foto; se no o corpo, pelo menos os olhos. Ao fotografar um animal correndo para a direita, por exemplo, a boa prtica recomenda coloc-lo na linha do tero esquerdo de forma a dar espao na frente para ele correr e a foto ter um bom resultado. Mas no h essa obrigao. H outros elementos na foto que podem contrabalanar. Em um panning, tcnica que voc acompanha o movimento do animal enquanto faz uma exposio relativamente mais lenta que a velocidade do bicho, o resultado fica timo mesmo sem deixar espao frente, pois as prprias linhas de movimento do fundo borrado do equilbrio composio (veremos isso oportunamente, em aula futura). Para finalizar esta aula, o quadro abaixo mostra a diferena entre a proporo urea e a dos teros:

As linhas pontilhadas representam a proporo urea e as linhas contnuas representam a proporo os teros.

A razo urea raramente utilizada, mas a proporo dos teros to popular que no intuito de facilitar a composio algumas cmeras j tem essas linhas no visor. E no photoshop, a ferramenta de corte (crop) tem a opo de grade com teros. Se voc est iniciando na fotografia, deve tentar usar bastante essas duas propores fora de centro e quando estiver bem treinado poder adot-las com mais critrio e desprez-las em vrios casos para obter resultados mais interessantes ou mais dramticos, como vimos nos vrios exemplos da aula 3. Descentralizar o tema traz um equilbrio dinmico em oposio ao estatismo montono e enfadonho do tema centralizado. Todavia, por mais estranho que parea, algumas vezes centralizar o tema pode produzir um resultado muito mais interessante e trazer uma sensao de equilbrio e graa composio. Prxima aula ser sobre quando centralizar o assunto na foto, ou seja, vou colocar essa regra do tero no seu devido lugar apenas mais uma tcnica de composio como tantas outras!

Das könnte Ihnen auch gefallen