Sie sind auf Seite 1von 131

[1997-2003]

COMO DESENHAR COM O EXCEL

Antonio F Mamede Anfermam - Antonio Mamede Eng.ltda -

Desenhar com o Excel Verso 1997-2003

Um dos melhores programas que conheo sem dvida o programa Excel. Por ele voc prepara planilhas fantsticas , voc programa atravs das clulas, voc incorpora funes matemticas, voc cria macros, voc incorpora objetos de visual basic, com as Caixas de texto o Excel se transforma num programa de edio de textos e tambm utiliza a mesma tela para uma enorme prancheta de desenho. O programa transforma-se num multiprograma. Eu conheci um programa que se chamava Ltus 1,2,3 que era a planilha do Excel voltada apenas para a rea matemtica. Hoje o Excel aperfeiou com muitas vantagens o antigo programa com as vantagens acima mencionadas. Observando o potencial dos comandos de desenho , estudei o programa Excel voltado para a rea de desenhos arquitetnicos e estruturais. Era o ano de 1997 . Tive dificuldade inicialmente no aspecto preciso para confeco dos desenhos aps contornar este problema os resultados foram excelentes. Hoje em dia temos programas maravilhosos,como o Autocad , o Revit , ambos da Autodesk para criao de desenhos com extrema preciso e facilidade. Mas naquela poca no dispnhamos desses programas ento tivemos que improvisar. Muitas vezes estava em locais distantes de grandes centros urbanos ,sem acesso a programas de desenho mais especializados nos Microcomputadores, precisava fazer laudos tcnicos , clculos estruturais, esboos de desenho ( no possua notebook ) e devido a existncia dos programas do Office ( Word, Excel ) bem difundido entre as filiais da empresa onde trabalhava ,podia ento utiliz-los como ferramentas de trabalho e elas foram e continuam sendo poderosas ferramentas `aqueles que no tem programas de desenho mais especializados, ou que no conheam estes programas mais especializados pois seu aprendizado demanda muito tempo de estudo e aplicao, queles que no tem condies de obt-los de imediato, queles que no tm um notebook disponvel carregando programas de desenho especializados ,ser esta ferramenta de desenho do Excel de fcil aprendizado e trazendo resultados imediatos. Lembro-me bem da surpresa dos meus colegas de trabalho ao verem aquelas plotagens coloridas das plantas dos projetos e o grau de qualidade de apresentao dos desenhos. Todos os projetos que apresentei naquela poca aos meus clientes foram aprovados para construo pois a qualidade visual destes projetos trazia aos meus clientes uma viso futura dos projetos que eles normalmente no podiam enxergar. E o mais interessante disso tudo era que os clientes queriam ter os desenhos em seus computadores e era muito fcil para eles visuarem ou manipularem os desenhos pois j conheciam o programa Excel. Muitos se admiravam disto e faziam perguntas do tipo:Como conseguiu colocar na escala, como conseguiu imprimir, levou muito tempo para fazer ? Onde se aprende a desenhar desta forma ? Desta maneira resolvi colocar no papel essa minha experincia de desenho respondendo a essas perguntas e

3 quem sabe sendo til a tantos que queiram aprender esta tcnica de desenho. Para os estudantes de engenharia, arquitetura, tcnicos e tecnlogos das diversas reas , o programa interessante no seu conhecimento principalmente para expresso de idias rpidas transcritas em desenho para o papel , principalmente quando o tempo to exguo e to caro nos faz falta. Mais tarde a empresa cresceu e utiliza programa sofisticados de desenho, porm os conhecimentos de desenho apresentados no Excel foram tambm muito teis nas preparaes de aulas de treinamento tcnico para os colaboradores da empresa com apresentaes de aulas fantsticas cujos resultados foram de enorme economia. De simples engenheiro civil que cuidava de uma coordenao regional fui at a gerente tcnico da empresa a nvel nacional e tudo isso comeou com um simples desenho no Excel. Espero assim ser de muita valia aos colegas e estudantes que optarem por conhecer e praticar esta forma de expresso em desenhos atravs do Excel. Antonio Fernandes Mamede Engenheiro civil Estrutural Vila velha, 7 de Novembro de 2008 anfermam@gmail.com

Desenhar com o Excel 97-2003


Ao abrir o programa Excel, voc estar localizado na pasta 1, planilhas 1,2,3 . O programa Excel ao ser aberto cria um arquivo chamado pasta , no caso pasta 1 que poder ser renomeado quando voc for salvar este arquivo bem como trocar o nome deste arquivo mais tarde se desejar; O nome do arquivo aparecer na parte superior do formulrio Excel, assim : Microsoft Excel Pasta 1 .

Para salvar este arquivo ou esta pasta 1 , clique uma vez na Barra de Menu em Arquivo, abrir-se-a uma janela de submenu onde acessar a funo Salvar como;

Ao clicar uma vez com a esquerda do mouse em Salvar Como aparecer uma janela Salvar Como onde poder renomear o arquivo e salv-lo onde desejar.

Podemos salvar a pasta 1 como Projeto 1 em Meus Documentos por exemplo:

As planilhas 1, 2 e 3 aparecem destacadas com bordas, a planilha 1 aparece em negrito ( Plan 1 ) pois est aberta na tela e em segundo plano as planilhas 2 ( Plan 2 ) e 3 ( Plan 3 );

Ao clicar em Plan 1 duas vezes com o lado esquerdo do mouse , a borda fica destacada com fundo preto e ento poderemos renome-la .

Por exemplo poderemos renomea-la de Desenho 1

Agora que voc criou a planilha DESENHO 1, podemos preparar as ferramentas para desenho disponveis do Excel; v at Ferramentas na barra de menus e escolha Opes

Ficar a disposio a janela Opes , com vrias bordas opcionais. A borda Exibir que est em destaque contm vrias opes de exibio da planilha.

Nesta janela poder desabilitar a exibio das linhas de grade .

A seguir a planilha ficar sem as linhas de grade, tornando-se enorme prancheta ou enorme papel para criao de seus desenhos.

Podemos agora personalizar nossa prancheta de trabalho de desenhos , novamente indo at a Barra de Menu, escolhendo Ferramentas e neste Submenu escolhermos Personalizar...

Abrir-se- a janela Personalizar, da qual podemos encontrar trs grandes opes de personalizao: Barra de Ferramentas, Comandos e Opes. Ao escolhermos uma barra de ferramentas nesta janela , automaticamente esta barra escolhida ser colocada na tela do Excel.

Vemos que algumas opes da Barra de ferramentas, j esto selecionadas antecipadamente pelo

programa Excel , so elas : Barra de menus da planilha, Padro, e Formatao .

Estas barras de ferramentas , tambm chamadas Default, so previamente escolhidas pelo programa porm podemos desloc-las, retir-las, rep-las conforme nossas convenincias. Se deslocarmos o ponteiro do mouse com a tecla esquerda do mouse pressionada at uma destas barras de ferramentas, por exemplo a barra de ferramentas Formatao, j na parte superior do programa (do lado esquerdo da barra de ferramentas ) o ponteiro do mouse assumir a seguinte posio grfica e poderemos ento deslocar a barra de ferramentas Formatao para onde quisermos e posicion-la.

Assim o ponteiro do mouse assumir vrias funes no programa Excel, conforme sua utilizao.

Para criarmos uma barra de ferramentas default de desenho, basta clicar na opo Desenho e abrir-se- uma barra de ferramentas desenho na parte inferior da tela. Em seguida fecha-se a janela Personalizar.

Uma outra forma de abrir uma Barra de ferramentas , na forma default do programa ser posicionar o ponteiro do mouse em Exibir na Barra de Menu. Posicionar na opo Barras de ferramentas e escolher a barra de ferramentas desejada no Submenu, que no caso a de Desenho. Como se v abaixo as opes anteriormente escolhidas esto grifadas , nas caixas de seleo,isto , selecionadas.

Voltando a Ferramentas, Personalizar, Barra de ferramentas. Queremos criar uma nova barra de ferramentas. Ao clicarmos com o boto esquerdo do mouse no boto de comando Nova... abrir-se- uma janela : Nova barra de ferramentas que poder se chamar Personalizada 1 ou renomearmos para o nome que desejarmos criar. Poderemos criar barras de desenho 1,2,3,4. Vamos criar a Desenho 1.

10

Ao clicarmos em Nova...aparecer uma pequena barra de ferramentas chamada Desenho 1 que ainda no contm comandos. Na tela ela to pequena que da palavra Desenho 1 s aparece duas letras : De . Para inserirmos comandos na barra de ferramentas Desenho 1, teremos que ir at a opo Comandos da janela Personalizar. Observar que o programa ao criar uma nova barra de ferramentas, coloca a nova barra no final da Caixa de listagem: Barra de ferramentas. Ela , a nova barra de ferramentas no fica em ordem alfabtica nesta caixa de listagem. Escolhemos ento os comandos de desenho e com o mouse vamos arrastando ( tecla esquerda pressionada ) um a um cada comando desejado para a nova barra de ferramentas Desenho 1. claro que para escolher um comando voc deve perfeitamente conhecer intimamente suas funes de desenho as quais veremos mais adiante detalhadamente.

11

A janela Comandos possui duas caixas de listagem, do lado esquerdo a caixa de listagem Categorias e do lado direito a Caixa de listagem Comandos. Ao escolhermos na caixa de listagem a Categoria Desenho obteremos na Caixa de listagem Comandos , os comandos correspondentes . Todas as opes de comandos possveis para a categoria desenho, isto , para criar uma barra de ferramentas com a categoria desenho esto ai listados. Notar que na janela personalizar , h um boto de comando chamado Descrio que auxilia na compreenso da funo de cada comando.

Vamos construir uma barra de ferramentas Desenho 2 contendo o seguinte comando: Selecionar objetos.

Quando voc arrasta o mouse at Selecionar objetos , o ponteiro assume a seguinte configurao grfica quando repousa sobre Selecionar objetos:

Quando voc sobre Selecionar objetos pressiona a tecla esquerda do mouse, mantm o mouse parado e mantm a tecla pressionada , o ponteiro assume a seguinte configurao grfica quando pressionado sobre Selecionar objetos:

12

Quando voc sobre Selecionar objetos pressiona a tecla esquerda do mouse, desloca o mouse e mantm a tecla pressionada , o ponteiro assume a seguinte configurao grfica quando arrastado sobre a tela

Quando o mouse estaciona sobre a barra de ferramentas Desenho 2 , mantendo a tecla esquerda pressionada, o ponteiro do mouse assume a seguinte configurao grfica:

O comando Selecionar objetos estar assim inserido na Barra de ferramentas Desenho 2 :

E assim criamos a barra de ferramentas Desenho 2 com um item de comando.

Em seguida adicionaremos novos comandos de desenho a esta barra. Na ordem em que aparecem.

A criao destas barras de ferramentas trazem ao modo de desenho do Excel uma enorme velocidade de desenho, da a necessidade de utiliz-las. O primeiro que j est colocado o Selecionar objetos . Objeto a figura grfica que voc desenha quando est no modo de seleo para desenho ou seja so os desenhos que cria, neste caso o ponteiro do mouse assume a posio : Objetos da planilha podem ser tambm todos os eventos de texto ou matemticos que so inseridos na planilha, neste caso o ponteiro do mouse despertar o acendimento de uma clula da planilha e tomar o seguinte aspecto grfico :

Ou seja quando est no modo de desenho a tela no uma planilha e sim uma tela de desenho, e vice versa. Para selecionar um objeto de desenho ou mais utilize este comando, para alternar para o modo de planilha pressione tambm este comando, para voltar do modo de planilha para modo de desenho pressione este comando:

13

Os comando que aparece semi apagado s se acender quando o objeto desenhado puder utilizar esta funo de comando.

As alas de dimensionamentoso os pequenos crculos ou quadrados que aparecem nos cantos e lados de um objeto selecionado. Voc arrasta essas alas para alterar o tamanho do objeto.) indicam que o objeto ou o grupo de objetos foi selecionado.

Selecionar um objeto : Clique na borda de seleo do objeto.

Para selecionar um objeto que faa parte de um grupo (grupo: uma coleo de objetos que funcionam como um s com a finalidade de serem movidos, redimensionados ou girados. Um grupo pode ser composto de vrios conjuntos de grupos. ), selecione primeiro o grupo e clique no objeto desejado. Observao: Para selecionar um objeto que esteja debaixo de outros objetos, selecione primeiro o objeto que est no topo e pressione a tecla TAB para seguir adiante no ciclo de objetos (ou SHIFT+TAB para voltar atrs). Selecionar vrios objetos :

14 Para selecionar um objeto de cada vez, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao clicar em cada objeto. Para selecionar objetos que estejam prximos uns dos outros, na barra de ferramentas Desenho 2, clique em Selecionar objeto e arraste uma caixa pontilhada sobre os objetos. Para selecionar objetos que faam parte de um grupo (grupo: uma coleo de objetos que funcionam como um s com a finalidade de serem movidos, redimensionados ou girados. Um grupo pode ser composto de vrios conjuntos de grupos. ), selecione o grupo e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao clicar nos objetos desejados.Para desmarcar todos os objetos, clique em qualquer lugar, menos nos objetos. Para desmarcar um objeto de cada vez, mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no objeto. Se voc tiver dificuldades para selecionar um objeto ou grupo de objetos especfico, clique na caixa Zoom para aumentar a visualizao. Voltaremos adiante a Barra de ferramentas Desenho 2, por questes de didtica iniciaremos a montagem da Barra de ferramentas Desenho 1:

Agrupar juntar vrios objetos que voc seleciona para tornarem-se um s. Por exemplo, quando voc desenha o esboo de uma bandeira do Brasil, criar um retngulo, um losango e uma circunferncia inscrita dentro do losango. Para o programa , inicialmente ele s compreende que voc desenhou trs figuras independentes.

Com os recursos aprendidos no Selecionar objetos poder selecionar os trs objetos de desenho, arrastando o mouse em torno das trs figuras ao mesmo tempo

Ou selecionando cada objeto , clicando na borda com o mouse de cada objeto e pressionando ao mesmo tempo a tecla shift..

15

Ao clicar no Comando agrupar os tres desenhos so reconhecidos pelo programa como sendo uma s entidade. A ala verde formada acima um recurso de rotao que pode ser utilizado pelo mouse, este recurso rotaciona a figura em torno de um eixo, no caso da rotao ser ortogonal , isto , for um ngulo de 90 aperte tambm ao mesmo tempo que rotaciona com o mouse a tecla shift. A ortogonalidade de um objeto de desenho entendida quando ao mesmo tempo voc pressiona a tecla shift. Por exemplo para desenhar uma linha reta o programa s entende que uma linha reta quando voc ao mesmo tempo que arrasta o mouse pressiona tambm a tecla shift, neste caso devido a ortogonalidade essa reta poder ser vertical ou horizontal conforme a direo desenhada. Experimente voc mesmo.

Desagrupar O comando desagrupar opera a operao inversa a do agrupamento. Muitas vezes voc quer modificar um dos objetos de desenho que compe um desenho agrupado, neste caso opere o comando desagrupar, selecione o objeto que quer alterar, proceda as modificaes e retorne utilizando Selecionar objeto ,selecionando todos os objetos anteriormente selecionados e agrupe novamente.

Reagrupar Este comando simplifica as operaes anteriores explicadas no comando desagrupar. Quando j operou as modificaes no objeto de desenho que precisou modificar proceda da seguinte maneira: selecione um dos trs objetos j agrupados anteriormente, e opere o comando reagrupar, automaticamente os trs objetos retornam a situao de agrupamento anterior.

16 Trazer para frente Trazer para frente Este comando coloca o objeto selecionado sobre todos os outros objetos sobrepostos, isto , cada vez que voc desenha um objeto de desenho, o seguinte estar sobreposto ao que desenhou anteriormente e assim sucessivamente. Imagine que desenhou trs retngulos , o primeiro verde, o segundo azul e o terceiro vermelho, veja com eles se apresentaro desenhados, se estiverem sobrepostos..

Se quiser trazer para a camada mais superior o retngulo verde ,utilize o comando :Trazer para frente e veja o resultado.

No se esquea que toda operao de desenho no Excel deve ser prescedida da operao Selecionar objeto, quando ento o programa entender o que voc quer fazer ao operar um comando. Esta uma regra fundamental comparvel ao de um automvel que s funcionar se ligarmos o motor primeiro. Se alguma operao que estiver fazendo no funcionar , veja se no est enquadrado na situao de seleo de objeto. Por exemplo se e voc no conseguiu selecionar um dos retngulos verifique se no esto agrupados primeiro. Voc s selecionar um objeto individualmente se estiver desagrupado.

17

Enviar para trs A operao inversa chama-se Enviar para trs

Avanar Quando queremos avanar uma camada apenas, para um nvel superior, utilizamos o Comando Avanar, assim se quisermos Avanar o retngulo azul sobre o vermelho e abaixo do verde pressionamos Avanar

18

Recuar Ao contrrio se quisermos descer um nvel apenas utilizamos o comando Recuar. O processo o mesmo que o descrito para o comando Avanar utilizando o comando Recuar.

Queremos descer o retngulo vermelho para debaixo do retngulo verde e acima do retngulo azul utilizando o comando Recuar

Experimente estas operaes sozinho.

Alinhar a esquerda

Alinhar a esquerda Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas esquerdas estejam em perfeito alinhamento vertical. Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Alinhar a esquerda. Notar que o objeto de desenho que est mais a esquerda comanda a posio para o qual todos os objetos sero alinhados.

19 1. Posio inicial

2. Posio aps Alinhar a esquerda

Centralizar

Centralizar - Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que estejam centralizados segundo um eixo central comum vertical aos mesmos objetos pressione ento o Comando Centralizar. Posio inicial

Posio aps centralizar

20 Alinhar a direita

Alinhar a direita - Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas direitas estejam em perfeito alinhamento vertical . Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Alinhar a direita. Notar que o objeto de desenho que est mais a direita comanda a posio para o qual todos os objetos sero alinhados. 1. Posio inicial

2. Posio aps Alinhar a direita

21 Alinhar parte superior

Alinhar parte superior - Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas superiores estejam em perfeito alinhamento horizontal . Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Alinhar parte superior . Notar que o objeto de desenho que est com a borda em nvel mais alto comanda a posio para o qual todos os objetos sero alinhados. Posio inicial

Posio em Alinhamento superior

Distribuir horizontalmente

Distribuir horizontalmente - - Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas estejam em perfeito espaamento entre si no sentido horizontal . Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Distribuir horizontalmente . Notar que o objeto de desenho que est com a borda mais a esquerda e o objeto que est com a borda mais a direita comandam a distribuio entre os demais objetos intermedirios fazendo uma eqitativa distancia entre suas bordas.

22 Posio inicial :

Posio aps Distribuir horizontalmente x x x

Alinhar parte inferior

Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas inferiores estejam em perfeito alinhamento horizontal. Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Alinhar parte inferior . Notar que o objeto de desenho que est com a borda em nvel mais baixo comanda a posio para o qual todos os objetos sero alinhados. Posio inicial

Posio aps Alinhar parte inferior

23

24

Distribuir verticalmente

Distribuir verticalmente - Quando vrios objetos de desenho esto desenhados na tela e voc deseja que suas bordas estejam em perfeito espaamento entre si no sentido vertical . Utilizamos primeiramente o comando Selecionar objetos , uma vez selecionados os objetos de desenho pressionamos ento o boto de comando Distribuir verticalmente . Notar que o objeto de desenho que est com a borda em nvel mais alto em relao aos demais objetos e o objeto que est com a borda mais baixa comandam a distribuio entre os demais objetos intermedirios fazendo uma eqitativa distncia vertical entre suas bordas.

Posio inicial

y1

y2

Posio aps Distribuir verticalmente

25

Girar um objeto Girar com os comandos de mouse aproveitando as alas da figura geomtrica que se formam no perodo de arrasto do mouse. Girar com qualquer ngulo.Arraste a ala de rotao do objeto na direo em que deseja gir-lo. Clique fora do objeto para definir a rotao. Para restringir a rotao do objeto a ngulos de 15 graus, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar a ala de rotao. Quando inicia um desenho de uma figura geomtrica, seja por exemplo o retngulo, voc pressiona o boto de comando desta figura na barra de ferramentas desenho do Excel com a tecla esquerda do mouse e arrastando sobre a tela desenhar um retngulo, o retngulo estar assim:

Ao posicionar o mouse sbre a ala verde , o retngulo ficar assim:

Ao pressionar a tecla esquerda do mouse, o retngulo ficar assim :

26

Ao girar o mouse , voc estar girando o retngulo em torno de um eixo central, assim :

O retngulo finalmente estar na posio final de giro ao soltar o mouse e ao clicar em qualquer ponto da tela com o mouse.

27

Girar um objeto

Gira um objeto selecionado em qualquer ngulo. Selecione o objeto, clique em girar livremente e arraste um canto do objeto na direo em que quer gir-lo Analogamente ao que foi explicado anteriormente, se aplica agora para as alas nos cantos, o resultado ser idntico ao resultado anterior, experimente voc mesmo.

Seja qual for a posio inicial de um objeto de desenho ao aplicar um giro utilizando ao mesmo tempo a tecla shift, estaremos produzindo um ngulo de 15 graus de inclinao do objeto. Nem sempre queremos girar 15 graus, queremos girar 90 graus por exemplo, o Excel j tem esses comandos de giro diretamente, conforme veremos adiante : Girar para a esquerda

Girar para a esquerda Ao selecionar o objeto de desenho que deseja girar para a esquerda 90 graus, basta aplicar o comando girar para a esquerda e este objeto automticamente mudar para a nova posio. Posio inicial Posio aps Girar para a esquerda

28

Girar para a direita Ao selecionar o objeto de desenho que deseja girar para a direita 90 graus, basta aplicar o comando girar para a direita e este objeto automticamente mudar para a nova posio.

Posio inicial

Posio aps Girar para a direita

Inverter horizontalmente Ao selecionar o objeto de desenho que deseja espelhar horizontalmente, basta aplicar o comando Inverter horizontalmente e este objeto automticamente mudar para a nova posio.

Posio inicial

Posio aps Inverter horizontalmente

Inverter verticalmente Ao selecionar o objeto de desenho que deseja espelhar verticalmente, basta aplicar o comando Inverter verticalmente e este objeto automticamente mudar para a nova posio.

Posio inicial

Posio aps Inverter verticalmente

29

Na mesma barra de ferramentas Desenho 1 colocamos o comando preencher Preencher

Preencher Toda vez que quiser preencher a superfcie de uma figura de desenho, encontrar neste comando a soluo de preenchimento. Ele possui muitas opes para preenchimento, mas lembre-se antes de mais nada para que este comando funcione necessrio que o objeto de desenho esteja selecionado. Como v, neste boto de comando h um tringulo preto sugestivo, significando o desdobramento desta opo na pallete de cores ao lado, no efeito Sem preenchimento, em Mais cores de preenchimento... e em Efeitos de preenchimento...

Quando optar pelo preenchimento Mais cores de preenchimento o programa Excel abre um outro Submenu chamado Cores. Observe bem esta vantagem de preenchimento pois h uma variao de tonalidade de cores que muito lhe ser til na construo de objetos de desenho. Para aplicar o efeito Cores basta clicar em um dos hexgonos escolhido se estiver no formulrio Padro e colocar a transparncia da cor de preenchimento movendo para a esquerda ou para a direita na Scrollbar e a caixa de texto ao lado desta mostrar a porcentagem

30 escolhida para o padro de cor e clicar o boto de comando OK.

Na opo de preenchimento de cor personalizada voc pode sabendo a composio de uma determinada cor fabric-la virtualmente na mistura de cores vermelha , verde e azul. Este um recurso de cor mais avanado quando voc sabe fabricar a cor que deseja ou mesmo por sensibilidade artstica como artistas plsticos, arquitetos, decoradores, etc na experimentao virtual. O contador da cor uma forma de ao escolher uma determinada cor e fazer uma pequena variao entre um tom e outro voc possa anotar o padro escolhido para sua biblioteca de padro de cores na qual cada cor guardada tenha a sua definio de composio porcentual de vermelho, verde e azul. Experimente faa sua biblioteca. Tambm ao clicar o boto de comando OK o objeto de desenho fica preenchido nesta cor escolhida.

Caso voc queira aplicar um preenchimento aplicando Efeitos de preenchimento abrir-se- um formulrio que contm quatro grandes divises: A primeira chamada Gradiente, a segunda Textura, a terceira Padro e a quarta figura. Vamos tratar do Efeito de preenchimento Gradiente. Onde apliclo ? Quando voc quer um efeito de volume ou melhor de alcanar visualmente um efeito de trs dimenses a um objeto de desenho poder aplicar este recurso. No item cores de Gradiente voc encontrar: Uma cor, Duas cores e Predefinidas. Este item Predefinidas vale a pena ser utilizado,h ai efeitos timos e ademais depender de sua experimentao para obter os efeitos esperados. Como se v ao lado no

31 formulrio os aspectos metlicos podem facilmente ser alcanados.

Quando quiser aplicar um efeito que se aproxima do modelo real, h esta possibilidade : Preencher o objeto de desenho com o recurso da Textura. O programa apresenta algumas texturas Default que muito se assemelham com pisos diversos, tecidos, rochas, gua, madeiras. Voc pode importar e armazenar aqui suas texturas na opo Outra textura, caminho pelo qual acessar a outras fontes de texturas que se obteem na Internet, Softs de Clipart, Fornecedores que possuem fotografias digitais de seus materiais, e assim por diante. Voc salva o arquivo que contem a fotografia digital escolhida numa biblioteca que far para isto e acessar atravz do boto de comando Outra textura...

Muitas vezes desenhos repetitivos , principalmente na rea da engenharia e da arquitetura precisam ser hachurados. Quando voc seleciona um objeto de desenho que quer preencher com este tipo de efeito, escolhe aqui este preenchimento padronizado.

32

Figuras diversas podem ser inseridas : formatos diversos de arquivo jpeg, png, etc. Este recurso usado quando voc quer fazer uma caixa de imagem para ilustrao de um texto por exemplo. bem parecido com o recurso de Textura para as nossas aplicaes de desenho.

Quando a figura geomtrica que voc est produzindo s interessa o contorno, isto , o seu permetro , h um recurso inverso no Comando preenchimento que se chama Sem preenchimento. Ao pressionar o comando Sem preenchimento o objeto de desenho perde toda a sua superfcie ficando apenas com a linha envoltria de seu permetro.

Uma outra maneira de acessar ao Comando preencher ser diretamente no objeto desenhado com os recursos do mouse operar as condies de Sem preenchimento, Mais cores de preenchimento... ou mesmo Efeitos de preenchimento...Assim diretamente sobre o permetro do objeto de desenho , o mouse em repouso sem pressionar ainda nenhuma tecla , o objeto de desenho se apresenta conforme retngulo ao lado.

33 Aps pressionar duas vezes a tecla esquerda do mouse no objeto de desenho , obtem-se um formulrio menu deste objeto de desenho com todas as funes possveis de serem a este aplicveis. Este formulrio chama-se Formatar Autoforma. Ele est dividido em cinco partes : Cores e linhas, Tamanho,Proteo,Propriedades e Web. A primeira funo de Cores e linhas diz respeito ao Comando Preencher, que j foi detalhadamente apresentado anteriormente, a segunda funo de Cores e linhas diz respeito ao aspecto de linhas de modo geral quando isoladas, mas fala tambm dos permetros dos objetos de desenho que a esto enquadrados como linhas. Neste aspecto voc pode escolher aqui nesta funo a cor da linha, o estilo, o tracejado, a espessura e o conector. A terceira funo de Cores e linhas diz respeito ao aspecto de Setas com seu estilo inicial e final bem como seus tamanho inicial e final Por enquanto ficaremos neste formulrio de Formatar Autoformas aqui no Preenchimento de superfcies de objeto de desenho. Voltaremos mais adiante falando dos outros aspectos. Continuemos ento agora a desenvolver os outros comandos de desenho da barra de ferramentas: Desenho 1. Cor da linha

Ao pressionar com a tecla esquerda do mouse sobre este comando Cor da linha , lembramos que a linha isolada ou fazendo parte de um objeto em seu permetro, tem que estar selecionada para que o programa enxergue este comando, abrir-se- um Submenu com as seguintes funes :

34 As funes do comando Cor da linha, neste Submenu so:Sem linha, Cores automticas , isto , uma pallete de cores, Mais cores de linha... e Linhas padronizadas... Estas funes so idnticas as da funo preenchimento , Sem linha ausncia de linha, Automtico Uma pallete de cores a sua escolha, Mais cores de linha... Onde voc escolhe a sua cor no tom desejado ou constri a sua cor e Linhas padronizadas... Onde voc coloca efeitos que no final correspondem aos efeitos de tracejado dependendo claro da espessura da linha que for usar. Ainda no tive muito uso para esta funo.

Estilo da linha

Estilo da linha - Ao pressionar com a tecla esquerda do mouse sobre este comando estilo da linha , lembramos que a linha isolada ou fazendo parte de um objeto em seu permetro, tem que estar selecionada para que o programa enxergue este comando, abrir-se- um pequeno formulrio com um Submenu demonstrativo de espessuras de linha as quais pressionadas pela tecla esquerda do mouse sobre uma delas feita automaticamente a colocao da espessura da linha no objeto de desenho selecionado .

Quando voc clica em Mais linhas... voc acessa novamente ao formulrio Formatar Autoformas que contm todas as funes tanto para o permetro quanto para a superfcie do objeto ora em questo selecionado. Entraremos adiante nos detalhes deste formulrio

35 Estilo do tracejado

Estilo do tracejado Ao clicar neste comando, j selecionada a linha, abre-se um Submenu com alguns estilos de linhas.

Basta clicar com a tecla esquerda do mouse sobre uma delas e automaticamente o estilo de tracejado colocado na linha do objeto de desenho.

Estilo da seta

Estilo da seta - Ao pressionar com a tecla esquerda do mouse sobre este comando estilo da seta , lembramos que a linha isolada ou fazendo parte de um objeto em seu permetro, tem que estar selecionada para que o programa enxergue este comando, abrir-se- um pequeno formulrio com um Submenu demonstrativo de vrios estilos de setas as quais pressionadas pela tecla esquerda do mouse sobre uma delas feita automaticamente a colocao da seta escolhida na linha de objeto de desenho selecionado .

36 Ao pressionar Mais setas ...abre-se o formulrio Formatar Autoforma onde voc pode controlar o estilo de seta inicial e final, bem como o tamanho das setas inicial e final. Mais adiante estudaremos este formulrio detalhadamente.

At agora falamos da criao de uma barra de ferramentas Desenho 1 , com alguns comandos de desenho, vamos aumentar o tamanho desta barra de ferramentas acrescentando outros comandos a esta barra que sero teis adiante, so eles na ordem : Pincel, Formatar autoforma, Desfazer, Refazer, copiar, colar, clipart, wordart, proteger planilha, calculadora, congelar painis. Aqueles comandos que se envolvem diretamente com desenho sero aqui explanados os demais supomos j so conhecidos dos usurios de planilhas. Comando pincel Para usar este comando necessrio que clique com o mouse na borda de um objeto de desenho selecionando-o , em seguida v at o comando pincel , clique sobre ele e na borda do outro objeto de desenho, para o qual quer levar as propriedades de preenchimento , de linhas,de setas, de textos , para que sejam as mesmas, ou melhor dizendo, quando quer formatar um objeto de desenho na mesma formatao de outro objeto de desenho. O comando pincel transfere assim a formatao de um objeto para outro objeto. Formatao do circulo com a mesma formatao do quadro

37

Depois da formatao utilizando o pincel ficou assim:

Formatar Autoforma Clicando neste comando abre-se o formulrio Formatar Autoforma Desfazer ou refazer uma ao Para desfazer aes recentes uma de cada vez, clique em Desfazer. Para desfazer vrias aes de uma s vez, clique na seta ao lado de Desfazer e selecione na lista. O Microsoft Excel reverte a ao selecionada e todas as aes listadas acima dela. Cada ato de ao corresponde a um objeto de desenho realizado .

Se voc mudar de idia, clique em Refazer ou clique na seta prxima a Refazer e selecione em uma lista.

Copia um objeto de desenho ou vrios ao mesmo tempo que previamente tenha selecionado.

Cola um objeto de desenho que mandou copiar, de maneira repetida, quantas cpias quiser bastando clicar sucessivamente

Proteger a planilha Quando voc clica nesta funo , todos os comandos de desenho vo ficar desabilitados. O programa inicialmente pede uma senha para que opere a proteo, solicita aps que confirme a senha, s ento ele desabilita a tela .Nada poder ser inserido, nenhum objeto de desenho poder ser alterado desta forma. Para habilitar outra vez desprotega a planilha. , clicando novamente neste comando.

38

Quando voc clica no Comando Proteger planilha aparece este formulrio: Proteger planilha. Na caixa de texto solicitando senha digite uma senha que no esquea. As caixas de seleo abixo, na caixa de listagem no precisam ser mexidas. Clique OK.

Aparecer um novo formulrio: Confirmar senha solicitando novamente a senha.

Para desproteger, clique no Comando Proteger planilha outra vez, aparece este formulrio Desproteger planilha, digite a senha na caixa de texto e pressione o boto de comando OK.

39 Vale a pena nos servios profissionais, no perodo de elaborao dos desenhos a prtica de salvar estes documentos ( projetos ) periodicamente e proteg-los contra a incluso de dados. razovel que o programa fornea esta proteo.

Calculadora O programa permite interface com a calculadora do Windows. Uma ferramenta muito prtica na elaborao de desenhos.

Congelar painis Este comando poderoso e de muita ajuda quando estiver fazendo um desenho que pode mais rapidamente ser produzido quando se apia em outros desenhos na mesma tela j realizados. Voc seleciona uma linha da planilha, clicando sobre ela, automaticamente esta linha destacada no modo selecionado em toda a planilha, v at o comando Congelar painis, clique sobre ele e poder agora deslizar seu desenho abaixo da linha de congelamento, mantendo a parte superior fixa. Se fizer analogamente para uma coluna as mesmas operaes poder ter uma parte fixa e outra mvel que se desloca horizontalmente. O movimento pode ser feito atravz de um mouse com cursor ou atravz das barras de rolamento do Excel. Desta maneira fizemos uma primeira barra de ferramenta chamada Desenho 1. Agora que aprendemos montar uma barra de ferramentas nova , podemos criar quantas barras de ferramentas quisermos e mesmo alterar ou eliminar quantas barras de ferramentas tivermos necessidade.. Por isso fizemos uma apresentao grfica interessante para a tela de desenho do Excel que a razo de todo nosso estudo inicial. A barra de menus prefirimos no alter-la porque ela a origem de todas as funes, assim se precisarmos acessar comandos que no esto nas barras de ferramentas atuais, na emergncia podemos acessa-los pela barra de menus. Nosso objetivo transformar a tela usual de clulas para uma tela de desenho prpria, facilitando assim a criao, a qualidade e a velocidade da produo de desenhos novos . Assim criamos uma tela em que mantemos a barra de menus, a barra de ferramentas padro contendo alguns comandos, eliminamos a barra de formatao, e acrescentamos quatro barras de ferramentas novas, Desenho 1, Desenho 2, Desenho 3 e Desenho 4 . Isto foi possvel acessando a Barra de menus em Ferramentas , Personalizar, Barras de ferramentas. Tambm retiramos a barra de frmulas e a barra de status ( que fica no rodap da tela ) atravz do menu Exibir onde ali as desabilitamos . As alteraes e as barras novas ainda no explicadas sero estudadas adiante. Agora apresentamos a tela nova para a qual estamos estudando. O resultado final obtido uma tela ampla com capacidade mxima , mesmo utilizando monitores pequenos a rea de manuseio e viso ser a maior possvel.

40 Barra fer Padro

Barra de menus

Barra fer. Desenho 2

Barra fer. Desenho 1

Barra fer. Desenho 3

Barra fer. Desenho 4

Para a curiosidade do leitor apresentamos parte de um projeto visvel em toda tela . Esta tela mostra a qualidade visual dos letreiros constantes do Rodap da planta Maanaim Governador Valadares desenho n 003,

41 A seguir outra parte do desenho n 003 onde aparecem alguns detalhes de cortes arquitetnicos,

Esta tela enquadra todo o desenho n 003 de Maanaim Governador Valadares.

42 Abaixo a perspectiva de um galpo junto a um terreno acidentado

Abaixo uma laje de concreto armado para o projeto acima

43 Para realizao destes desenhos apresentados anteriormente foram necessrios 3 dias de trabalho, quando foram realizados em viagem de reconhecimento ao local , cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, e utilizado um Micro da empresa neste local. Devido a urgncia destes projetos , a poca o Excel apresentou grande resultado. Ademais foi criada uma pasta no prprio Excel contendo os plantas arquitetnicas bsicas preliminares, um estudo estrutural e a viabilidade do projeto com avaliao de oramento de custos, tudo isso em apenas trs dias e executado somente por uma pessoa. A nica dificuldade encontrada foi que para plotar estes desenhos, l mesmo em Governador Valadares, sendo a primeira vez que eles viam este tipo de trabalho, a turma da copiadora levou um tempinho a mais. Entregamos os desenhos as 11,00 horas da manh e eles nos entregaram a tardinha l pelas 16,00 horas. Estvamos no ms de maro de 2001. No final deste trabalho apresento alguns arquivos eletrnicos gravados em cd mostrando estes projetos preliminares de galpo metlico para uma cozinha refeitrio. Vamos continuar nosso estudo das barras de ferramentas, porm vamos explicar primeiro a transformao que se realiza na barra de ferramenta padro, e de formatao. Para modificar a barra de ferramentas padro v at Ferramentas, Personalizar, abrir-se- o formulrio personalizar . Retire os comandos : Visualizar impresso. Verificar ortografia, recortar, copiar, pincel , desfazer , refazer , inserir hiperlinks , autosoma , classificao crescente , classificao decrescente, assistente de grfico , barra de desenho , ajuda do Microsoft Excel. Isto se consegue arrastando estes comandos na direo do formulrio que est aberto na tela. Por que fizemos isto? Para que a tela fique maior para desenho e caiba a barra de ferramentas Desenho 2 ao lado da nova barra de ferramentas padro. Os comandos importantes desta barra padro foram colocados na barra de ferramentas Desenho 1. Esta foi uma arrumao que julguei conveniente. Voc pode criar a sua prpria arrumao. Porm lembre-se que ao voltar a trabalhar na planilha, utilizando as clulas s voltar l em Ferramentas, Personalizar,Barras de ferramentas e clicar o boto de comando Redefinir selecionando a caixa de seleo Padro na caixa de listagem Barras de ferramentas para que a barra de ferramentas Padro volte a ser como antes. Agora voltemos a estudar a barra de ferramentas Desenho 2 que comeamos anteriormente e paramos quando falvamos de Selecionar Objetos.. Os demais comandos colocados nesta barra so os seguintes :

Editar pontos - Este comando muito interessante . Ser explicado mais adiante aps o conhecimento de outras ferramentas necessrias a seu entendimento. Linha Quando queremos traar um segmento de reta utilizamos este comando. Clicamos com o mouse sobre este comando, escolhemos um ponto da tela e iniciamos o segmento de reta arrastando o mouse com a tecla esquerda pressionada at o ponto escolhido final do segmento quando ento soltamos a tecla esquerda do mouse. O segmento de reta traado ficara automaticamente selecionado, assim :

44 Aps deslizar o mouse sobre a tela , voc notou que est igual a figura abaixo :

A cruz abaixo na tela significa que voc ainda est no modo de clculo de planilha, so clicar no modo selecionar objeto que ficar no modo de desenho. A figura fica assim :

Ao se aproximar do segmento de reta o ponteiro do mouse assume a posio de selecionar e arrastar o objeto de desenho: A figura fica assim:

Mesmo que esteja no modo de planilha ao se aproximar do segmento de reta ele assume a posio de selecionar e arrastar o objeto de desenho. Se clicar neste segmento a figura fica assim:

A voc pode deslocar o segmento de reta. Quando voc se aproxima da ala do segmento de reta o ponteiro do mouse assume a seguinte configurao ;

Neste caso basta pressionar o boto esquerdo do mouse, arrastando o mouse enquanto desloca o segmento de reta em qualquer direo. No caso da figura anterior o mouse est pronto para reposicionar em qualquer ponto da tela a nova posio da ala A. O ponto B ficou fixo. A figura fica por exemplo assim : A B

45 At agora voc pode ter tido alguma dificuldade, por exemplo em manter o segmento de reta perfeitamente horizontal ou mesmo vertical. Quando quiser operar um segmento de reta nestas condies , enquanto arrasta o mouse mantenha pressionada a tecla shift. Voc construir um segmento perfeitamente horizontal ou vertical. Se quiser aumentar um segmento em tamanhos iguais, em cada extremidade enquanto arrasta umas das alas do segmento , voc pressiona ao mesmo tempo a tecla Control. Experimente este comando e pratique at comear a ter confiana, ento prossiga adiante. Voc est comeando a desenhar. Se precisar apagar o segmento traado, basta selecion-lo outra vez e pressione a tecla Delete no seu teclado. Se aps apagar quiser recuperar o segmento pressione Desfazer na barra de ferramentas Desenho 1. Concluses : Quando o ponteiro do mouse apresenta o smbolo : Significa que o programa entende que voc quer deslocar algum objeto. Quando aparece a seta inclinada Significa que o programa entende que voc quer selecionar algum objeto de desenho. Quando aparece a cruz Significa que o programa entende que voc quer trabalhar com as clulas da planilha. Quando aparece junto as alas a seta dupla Significa que o programa entende que voc quer deslocar a extremidade do segmento Quando aparece aquelas circunferncias ou quadradinhos ( alas ) ( depende da verso do Excel ) significa que o programa entende que voc selecionou um objeto de desenho. Quando aparece sobre o segmento o smbolo : Significa que o programa entende que : voc est clicando com a tecla esquerda do mouse nesta posio duas vezes seguidas abrindo o formulrio de menus chamado Formatar autoforma. Tudo que foi explicado para os segmentos serve tambm para os polgonos de modo geral. Didticamente preferimos explicar primeiro para as linhas. Experimente operar com os quadrilteros e ver estas mesmas funes. Aqui na parte Cores e linhas ,voc pode modificar a cor da linha , o estilo da linha , a espessura da linha, o tracejado, e se adicionar setas pode mudar o estilo das setas e seus tamanhos. Como estamos no momento tratando de linha o setor de preenchimento fica desabilitado. Ao mesmo tempo no se esquea que atravz da barra de ferramentas Desenho 1 voc pode acessar aos mesmos comandos .

46

Nesta parte deste formulrio : Formatar Autoforma, voc pode dimensionar o tamanho do segmento de reta que voc traou. Altura a medida vertical do segmento de reta em relao a tela e largura a medida horizontal. Quando o segmento de reta horizontal a altura igual a zero e ao contrrio quando vertical a largura igual a zero. Quando o segmento de reta inclinado , o cateto horizontal a largura e o cateto vertical a altura, o segmento de reta tratado como a hipotenusa de um tringulo retngulo assim formado.

Vamos fazer um exerccio para entendimento deste controle. Trace um segmento de reta inclinado qualquer, procure completar o triangulo retngulo formado com o cateto vertical e horizontal. Clique nos segmentos horizontais e verticais para abrir o formulrio Formatar Autoforma, anote os valores desses catetos. Compare o valor do cateto horizontal ( largura ) com a largura do segmento inclinado e o valor do cateto vertical ( altura ) com a altura do segmento inclinado.

Altura

Altura

Largura

Largura

Agora opere girar livremente ( Barra de ferramentas Desenho 1 ) e pressione a tecla shift ao mesmo tempo de tal maneira que o segmento gire um ngulo de 15 . Ora , voc vai notar que a hipotenusa girou 15 em torno de um eixo central da mesma hipotenusa e que as medidas dos catetos, largura e altura permanecem os mesmos, embora na caixa de textos rotao o ngulo marcado de 15 graus.O programa entende que se voc quer voltar a posio inicial, a referncia inicial no vai

47 mudar. Por exemplo , v at a caixa de texto rotao, digite 0 grau e automaticamente o segmento de reta volta a posio inicial. Para facilidade do exerccio acima experimente trabalhar , digitando a largura com 3 cm e a altura com 4 cm e opere o mesmo giro de 15 graus. Quando voc quiser saber o valor da hipotenusa ter de usar a calculadora que est na barra de ferramentas Desenho 1. Para trabalhar agora em escala , o programa interpreta que sua configurao centmetro. Ento se voc vai duplicar as medidas do desenho a escala informar que agora o segmento estr valendo o dobro da medida inicial que era de 100% passando ento para 200% . Sabemos que 1 cm 1/100 do metro ento a escala Excel de 100% equivale utilizar a escala de 1:100; 1/50 duas vezes maior que a escala de 1/100 assim a escala Excel de 200% equivale utilizar a escala de 1:50; 1/25 quatro vezes maior que a escla de 1/100 assim a escala Excel de 400% equivale utilizar a escala de 1:25 e assim por diante; Fixar a proporo significa dizer que quando esta opo est selecionada e voc quer alterar a medida da largura , por exemplo o dobro da medida inicial, ao iniciar o clique na caixa de texto da altura automaticamente o programa duplica a altura tambm . Essa opo torna-se indesejvel quando voc precisa fazer mudanas para largura e altura muitas vezes no decorrer dos desenhos em que as larguras e alturas no so proporcionais e o programa muda automticamente para uma medida indesejvel. Esta opo torna-se vantagosa nos traados das circunferncias pois a altura e a largura para a circunferncia so iguais ( o prprio raio ) , Veremos adiante quando tratarmos do comando de traado de uma circunferncia. Portanto quando quiser trabalhar em escala ter que alterar sempre as caixas de texto das escalas percentuais trabalhando claro com as medidas originais. Os desenhos so impressos conforme medidas existentes nas telas. Para configurar uma impresso em escala , ter que trabalhar nas medidas padronizadas da ABNT configurando os desenhos com limite de papel em tamanho A0 , A1A2,A3,A4 . Os desenhos devem ser feitos primeiramente traando os limites do papel , com seus rodaps e legendas. S ento depois so produzidos os desenhos. . A outra parte do formulrio Formatar autoforma chama-se Proteo. J tratamos da sua aplicao atravz da barra de ferramentas Desenho 1. As outras partes do formulrio Formatar Autoforma , Propriedades e Web no tratarei aqui por interessarem ao aspecto de planilha o que no motivo de nosso estudo. Continuaremos a dissertao sobre os vrios comandos da barra de ferramentas Desenho 2. Arco Quando tiver dois pontos e quiser traar um arco ligando estes dois pontos , pressione este comando. Ao clicar neste comando o ponteiro do mouse assume a seguinte posio na tela : , leve este ponteiro at o primeiro ponto do arco que deseja traar , pressione a tecla esquerda do mouse a e ao mesmo tempo com a tecla pressionada va arrastando o mouse at o outro ponto do arco e a solte a tecla do mouse, estar traando assim o arco que deseja. A concavidade do arco depender de qual ponto voc iniciou o traado .

48

Quando seleciona o arco formam-se alas de seleo : as alas com circunferncias brancas permitem mudar a forma do arco tanto no sentido vertical , quanto no sentido horizontal , se usar as alas dos cantos na diagonal voc aumentara a largura e a altura em incrementos iguais, a ala verde permite aplicar uma rotao neste arco e a ala amarela permite o aumento de comprimento deste arco. Se deslizar o mouse sobre a linha imaginria formada ( linha tracejada ) e o prprio arco o ponteiro do mouse assume o modo selecionar e deslocar Ao apontar o mouse sobre as alas amarelas ele toma a forma de asa delta para estar no modo de aumento ou diminuio do comprimento do arco.

Poder no modo selecionar e deslocar alterar clicando duas vezes com o mouse todas as propriedades desta figura em Formatar Autoforma. Experimente.

49

Se deslizar a asa delta na ala amarela at encontrar o ponto oposto a outra ala amarela formar-se- uma elipse.

Seta Usado da mesma maneira que o comando linha . O ponto inicial ser sempre a extremidade sem seta , desta forma desenhar sempre a seta no sentido que deseja. Caso tenha errado o sentido da seta poder mud-lo no menu Formatar Autoforma ou diretamente na barra de ferramentas Desenho 1 em estilo de seta.

Seta dupla Usado conforme Comando seta

Elipse - Este comando atende ao mesmo tempo as elipses e as circunferncias . Ao clicar com a tecla esquerda do mouse sobre qualquer ponto da tela, o mouse estando em repouso , ser desenhado uma circunferncia. Ao contrrio se ao pressionar a tecla esquerda do mouse , este produzir um movimento ser desenhado uma elipse. De uma forma ou de outra, em repouso ou movimento do mouse trace a figura elipse, v at Formatar Autoforma e l altere em Tamanho ,as medidas da largura e altura da elipse, mantendo medidas iguais se quiser uma circunferncia e ao contrrio quando quiser uma elipse. Ao traar uma elipse notar que a medida da altura corresponde ao segmento desenhado em vermelho e a largura corresponde ao segmento em verde.

50

Ao deslizar o mouse sobre o permetro da elipse poder estar com o ponteiro do mouse no modo selecionar e deslocar . Clique com a esquerda do mouse e a elipse estar selecionada . Se clicar duas vezes aparecer o formulrio Formatar Autoforma e a poder utilizar todas as propriedades possveis para este objeto de desenho ou ento v at a barra de ferramentas desenho 1 para produzir efeitos individualizados da formatao : Preencher, etc. Lembrar que as propriedades desabilitadas no so possveis a esta figura. Observao importante : Toda vez que por qualquer motivo voc incorporar a figura geomtrica ao mesmo tempo com uma caixa de texto, ( sem querer esbarrou no comando caixa de texto ) refaa esta operao para que no incorpore a caixa de texto. Como veremos adiante preferimos que as caixas de texto sejam livres, no vinculadas a objetos. Octgono Para traar esta figura , valem os conceitos dados para arco, elipses. O programa d as mesmas possibilidades de Formatao, de manuseio do mouse e uso da barra de ferramentas Desenho 1. claro que a figura geomtrica possui caractersticas prprias mas voc j pode descobri-las facilmente com os conhecimentos adquiridos at aqui. Hexgono Idem para o explanado nas figuras anteriores. Lembrar que ao iniciar o traado do hexgono o mouse estando em repouso o hexgono ser regular, caso contrrio o hexgono ser irregular .O segmento vermelho corresponde a altura e o verde a largura.

Pentgono - Idem para o explanado das figuras anteriores. O segmento vermelho corresponde a altura e o segmento verde corresponde a largura.

51

Retngulo - Se o mouse est em repouso a figura a ser desenhada ser um quadrado, caso contrrio ser um retngulo . As propriedades de formatao so idnticas as das outras figuras.

Retngulo com os cantos arredondados . A figura abaixo apresenta-se selecionada para que perceba a ala amarela que dimensiona os cantos arredondados. Valem as mesmas propriedades de formatao anteriores.

Paralelogramo A figura ao lado apresenta-em Formatar autoforma l em Tamanho a altura correspondendo ao segmento com seta vermelho e a largura ao segmento com seta verde.. Ao traar o paralelogramo notar uma ala amarela que direciona a inclinao dos lados inclinados do paralelogramo. Valem as mesmas propriedades de formatao anteriores.

Trapzio Valem as mesmas propriedades anteriores sabendo que a largura corresponde ao segmento com seta verde e a altura corresponde ao segmento com seta vermelho. Para modificar a inclinao dos lados do trapzio inclinados h uma ala amarela quando voc est no modo selecionado.

52 Losango Valem as mesmas propriedades das figuras anteriores e quanto a largura apresentada em Formatar Autoforma corresponde ao segmento verde e a altura corresponde ao segmento vermelho. No h a ala amarela para redimensionar a inclinao dos lados, isto se consegue atravz das prprias alas brancas.

Tringulo issceles O tringulo que possui lados iguais inclinados. A altura l em Tamanho em Formatar Autoforma corresponde ao segmento com seta em vermelho enquanto a largura corresponde ao segmento com seta verde. Possui as mesmas propriedades das figuras anteriores. Para mudar de tringulo issceles para um tringulo qualquer basta mover a ala amarela conforme figura abaixo.

Tringulo retngulo As propriedades de formatao so as mesmas da maioria das figuras anteriores. Lembrando que ao iniciar a produo desta figura mantendo o mouse em repouso ao clicar neste comando este tringulo possuir altura igual a largura tornando-se issceles tambm. A altura bvia e a largura ser a base.

Linhas Neste comando voc acessar a um

53 Submenu onde poder produzir linhas em formatos diversos . Experimente para tirar seu prprio aprendizado. Formas bsicas Neste comando encontrar alm das formas j conhecidas ainda algumas formas que podero ser teis em seus desenhos. .

Barra de ferramentas Desenho 3 Na verdade esta barra de ferramentas uma biblioteca de smbolos necessrios a execuo de desenhos. O primeiro chama-se Seta para a direita, o segundo Seta para a esquerda, o terceiro Seta para cima, o quarto Seta para a esquerda e para a direita, o quinto Seta para cima e para baixo, o sexto Setas cruzadas, o stimo Seta a esquerda, a direita e acima, o oitavo Seta dobrada, o nono Seta em forma de U, o dcimo Seta para a esquerda e para cima, o dcimo primeiro Seta dobrada para cima, o dcimo segundo Seta para a direita listrada, o decimo terceiro Seta entalhada para a direita, o dcimo quarto o Pentgono,o dcimo quinto a Divisa, o dcimo sexto o Fluxograma: Ou que ns usaremos para referncia de nveis de pisos, o dcimo stimo o Fluxograma ; somador que ns usaremos para referncia de nveis,ambm ,para utilizar em clculos nas prprias clulas utilizando o mouse poder usar esta calculadora aqui , experimente pode ser necessria, o dcimo oitavo o Sinal de igual da calculadora, o dcimo nono o sinal de adio da calculadora, o vigsimo o sinal de subtrao da calculadora , o vigsimo primeiro o sinal de multiplicao da calculadora, o vigsimo segundo o sinal de diviso da calculadora, o vigsimo terceiro o sinal de expoente da calculadora, o vigsimo quarto o parntese esquerdo da calculadora, o vigsimo quinto o parntese direito da calculadora, o vigsimo sexto a virgula. Notar que em cada barra de ferramentas em seu final, h um tringulo para adicionar ou remover comandos da referida barra.

54 Barra de ferramentas Desenho 4 Nesta barra de ferramentas coloquei os comandos de edio de textos e todos os comandos de formatao de textos. O bom uso destas ferramentas fundamental para um bom desenho. Vamos comear pela caixa de textos. Caixa de texto Um recipiente mvel , redimensionvel, para texto ou elementos grficos , dessa maneira; use uma caixa de texto para colocar o texto prximo a esses objetos de desenho ou sobre eles. Voc clica com a tecla esquerda do mouse sobre o comando caixa de texto e desloca o mouse at um lugar da tela em que soltar a caixa de texto para edio de um novo texto. Se apertar a tecla esquerda com o mouse em repouso sem apertar demais at o final ( caso contrrio o programa entender que voc quer deslocar o mouse abrindo a caixa de texto para introduzir moldura envoltria de texto ), a caixa de texto ficar sem essa moldura . Ela ficar com um ponteiro de edio de texto piscando internamente aguardando sua digitao e com alas em sua moldura . Digite nela Eu amo desenhar com o Excel.Ela ficar assim:

Ao final da frase o ponteiro de introduo de texto ( prompt ) fica piscando aguardando nova introduo de texto. Se voc no quer introduzir nenhum texto, clique na borda da caixa de texto para que a caixa de texto fique no modo selecionado, as alas nas bordas demonstram que a caixa est selecionada. Nesse caso voc pode deslocar a caixa de texto para onde quiser. Ao clicar na tela onde quer deixar o texto, as bordas envoltrias do texto desaparecem e o texto ficar assim:

Suponha que no lugar de desenhar voc queira escrever : trabalhar. Nesse caso h duas situaes : se voc esta no modo de desenho ou de planilha . Se voc est no modo de desenho clique em qualquer lugar da tela que no tenha ainda desenho , chamaremos de lugar neutro fora da rea de desenho e automaticamente voc voltar ao modo de planilha. A vai at o local do texto e introduza o ponteiro de edio de textos no comeo da palavra desenho e arraste o mouse sobre a palavra desenho destacando-a das demais em fundo negro. Poder ento digitar diretamente a nova palavra neste lugar que no caso a palavra trabalhar.

desenhar

55 Pode tambm quando introduzir o ponteiro da edio de texto no incio da palavra desenhar apagar as letras da palavra desenhar com a tecla delete do teclado do micro e ento introduzir a palavra trabalhar. A outra forma que considero muito prtica principalmente quando o texto pequeno, e isso acontece muito nos desenhos na hora de digitar cotas, selecionar simplesmente a caixa de texto tocando somente na borda, para que no haja introduo na caixa de texto do prompt para texto, e aps clicar na borda no fazer mais nada com o mouse, simplesmente voc digitar novamente toda a caixa de texto : Eu amo trabalhar com o Excel. Nesta opo tudo que estiver dentro da caixa de texto totalmente apagado para introduzir o novo texto. Quando estiver digitando na caixa de texto , a tecla enter vai colocar uma nova linha nesta caixa formando frases em mltiplas linhas quantos enters do teclado forem clicados. Ao clicar com o mouse duas vezes seguidas na borda da caixa de texto abre-se um Formulrio chamado : Formatar caixa de texto. Voc tem ai em Fonte vrias opes de tipos de fontes, estilos de fontes, tamanho de fontes, efeitos de sublinhado, e Cores . Na opo de Alinhamento voc tem como fazer o alinhamento do texto , Orientaes do desenvolvimento do texto em p ou deitado, Direo do texto que a forma que o texto se introduz se da direita para esquerda ou da esquerda para a direita ou em contexto.

Para um bom estudo vale a pena explorar detalhadamente cada item deste formulrio para um bom amadurecimento do conhecimento dos trabalhos com caixa de texto. As outras partes desse formulrio formatar caixa de texto, so semelhantes ao j anteriuormente explanados para Formatar Autoforma, assim no me detalharei mais sobre este formulrio.

56 Quando voc lana uma caixa de texto com clique rpido e arrastando o mouse voc coloca uma linha de moldura em torno da caixa de texto. Ns recomendamos o processo anterior principalmente para a realizao de cotagens , onde no h necessidade de molduras. O restante do manuseio idntico ao trabalho sem molduras.

Acima mostramos as etapas de elaborao de caixa de texto com moldura. Conforme dissemos antes tenha cuidado ao desenhar polgonos .Quando seleciona na caixa de texto e retorna clicando no polgono o programa assimila que o polgono ser a moldura da caixa de texto. Este procedimento poder confundi-lo mais tarde na questo de preenchiment,o por exemplo, voc agora possui duas figuras ao mesmo tempo. Inmeras funes ou melhor propriedades de formatao usadas para os objetos de desenho, isto , para as figuras geomtricas podem ser utilizadas para as caixas de texto tambm tornando muito prtico o trabalho com as caixas de texto. Voc pode agrupar, desagrupar, reagrupar, voc pode alinhar parte superior, inferior, a direita , a esquerda,trazer para frente, enviar para trs, avanar, recuar,centralizar,alinhar no meio,Preencher,Cor da linha de moldura, tracejado da moldura, espessura da moldura, formatar com pincel de uma caixa para outra, pode abrir o formulrio Formatar caixa de texto atravz do comando Formatar caixa de texto, copiar, colar. Se faltou algum detalhe com a prtica voc poder descobrir os comandos disponveis e sua utilizao pois eles ficaro habilitados quando h a possibilidade de us-los e ao contrrio ficam desabilitados se no houver essa condio. Vamos agora continuar com os comandos da barra de ferramentas Desenho 4. Cor da fonte Neste comando voc escolhe a cor que a fonte se apresentar.

Alinhar a esquerda Neste comando voc pode alinhar o texto junto ao lado esquerdo da caixa

Centralizar Com este comando voc centraliza o texto na caixa de texto

57

Alinhar a direita Neste comando voc pode alinhar o texto junto ao lado direito da caixa Alinhar parte superior Muitas vezes o texto pode estar desequilibrado dentro de uma caixa larga e seja necessrio alinhar na parte superior.

Centralizar verticalmente Do mesmo modo que acima voc queira colocar o texto centralizado verticalmente

Alinhar parte inferior - Muitas vezes o texto pode estar desequilibrado dentro de uma caixa larga e seja necessrio alinhar na parte inferior. Justificar O programa completa as linhas formatando espaamentos entre palavras para que a borda esquerda e direita da caixa funcionem como margens respeitando os pargrafos. Distribuir O programa literalmente distribui as fontes da linha digitada de borda a borda inserindo espaos entre as palavras se necessrio.

Distribuir verticalmente O mesmo conceito acima aplicado na vertical.

Texto na veretical Coloca o texto na vertical Girar o texto para cima esta opo tima para digitao de cotas. Se a cota est na horizontal e voc quer alinhar na vertical use este comando. muito prtico voc ganhar muito tempo em vez de usar o formulrio Formatar caixa de texto. O inverso tambm vlido. A cota estar sendo lida de baixo para cima. Girar o texto para baixo esta opo tima para digitao de cotas. Se a cota est na horizontal e voc quer alinhar na vertical use este comando. muito prtico voc ganhar muito tempo em vez de usar o formulrio Formatar caixa de texto. O inverso tambm vlido. A cota estar sendo lida de cima para baixo.

58

Inclinar texto no sentido horrio Deixei aqui este comando embora sabendo que ele deve ser utilizado para clulas . Inclinar texto no sentido anti-horrio Deixei aqui este comando embora sabendo que ele deve ser utilizado para clulas .

Aumentar o tamanho da fonte

Diminuir tamnho da fonte

Negrito Refora as espessuras das letras

Itlico Coloca as fontes no estilo Itlico letras cadas para a direita

Sublinhado Destaca as fontes sublinhando

Operaes com o teclado : Control c copiar , dentro da planilha e ou exportando para outra planilha, pasta ou arquivo Control d duplicar . Pressionado sucessivamente produz cpias do desenho. O bom deste comando que pode arrastando a cpia para a posio que deseja, as outras duplicaes mantm o novo afastamento. Excelente ferramenta para desenho. Control v colar dentro da planilha, em outra planilha, em outra pasta ou outro arquivo Esc retorna, escapa Cursor para cima Desloca o objeto de desenho com mais preciso, ajusta para cima Cursor para baixo - Desloca o objeto de desenho com mais preciso, ajusta para baixo Cursor para esquerda - Desloca o objeto de desenho com mais preciso, ajusta para esquerda Cursor para direita - Desloca o objeto de desenho com mais preciso, ajusta para direita

59 Enter confirma Delete Apaga F2 Abre as clulas para digitao de formulas ou textos F1 Abre ajuda do Excel Teclado numrico operaes diretas na calculadora Operaes com o teclado e mouse ; Arrasta mouse + shift no desenho de linhas Elas ficam horizontais ou verticais Arrasta mouse + control o mesmo que control c , isto , copia mais rpido. Voc desloca o mouse at o objeto de desenho, repousa o mouse na borda do desenho, aperta ao mesmo tempo control, aparece um ponteiro novo , o programa entende que voc quer duplicar o objeto de desenho, solte o mouse a cpia est colada. No comando girar com uso do mouse + shift Obtem-se rotaes com incrementos de 15 graus Deslocamento do mouse + control Linhas crescem igualmente nos dois lados Operaes s com o mouse Tecla esquerda pressionada Enter Tecla esquerda pressionada duas vezes seguidas Abre menus de formatao Tecla direita pressionada sobre objetos Abre submenu especfico Tecla esquerda pressionada e arrastando em objetos Desloca objetos Tecla esquerda pressionada e arrastando em alas de objetos - Aumenta ou diminui os objetos Operaes de desenho Para comparar as espessuras de linhas apresentamos uma tabela prpria : 1 ponto igual a 1/72 da polegada , isto : 1/72 x 25,4 mm
Pontos 1/4 1/2 3/4 1 1 1/2 2 1/4 3 4 1/2 6 mm 0,09 0,18 0,26 0,35 0,53 0,79 1,06 1,56 2,12 caneta 0.1 0.2 0.3 0.4 .5 .8 1 1.5 2

Utilizaremos para linhas de cota a espessura de pontos Utilizaremos para linhas de paredes a espessura de 1 pontos Utilizaremos para linhas de portas a espessura de pontos Para outros objetos de desenho definiremos oportunamente Como se percebe na tabela anterior, as unidades utilizadas no programa surgem da polegada. Quando desenhamos um quadriltero o mouse clicando na figura sem arrasta-la na tela , as medidas

60 do quadriltero so sempre 2,54 cm para a largura e 2,54 cm para a altura. Essa medida de 2,54 cm equivale a uma polegada. Se dividirmos a polegada por 2 e assim sucessivamente chegaremos ao menor quadriltero possvel de ser desenhado , ele ter 0,019844 cm de lado porm ser aproximado para 0,03 cm pelo programa. S poder ser visualizado com zoom de 400%.

polegada cm aproximao

1/1 2,54 2,54

1/2 1,27 1,27

1/4 0,635 0,64

1/8 0,3175 0,32

1/16 0,15875 0,16

1/32 1/64 1/128 0,079375 0,039688 0,019844 0,08 0,05 0,03

Sabemos assim que ao desenharmos um segmento na tela , ele ter para menor medida a frao da polegada ( 1/128 ) ou 0,019844 cm . Por isso ao digitarmos uma medida para um objeto de desenho, temos que levar em conta esta aproximao mxima do programa de 0,03 cm . O programa faz a aproximao em 0,01 cm, 0,02 cm ou no mximo 0,03 cm , portanto nossos mtodos para desenho devem sempre ter em conta o cuidado grfico para evitar o erro. Como evitar esse erro, mantendo a qualidade e a preciso dos objetos de desenho? Mais fcil ser explicarmos por um exemplo nossa proposio.

Exemplo 1 .Seja desenhar trs retngulos , o primeiro com 3,25 x 4,03

na cor vermelha, o segundo na cor verde com 1,25 x 1,80 e o terceiro na cor azul com 1,25 x 2,00. O primeiro separase dos outros dois por 0,30 e o segundo separa-se do terceiro por 0,23
4,03

O croquis assim :
3,25

0,30 1,25 0,23

Para a primeira medida 4,03 , ao digitarmos em Formatar Autoforma a largura de 4,03 cm

1,80

2,00

61 poderemos ter um erro de aproximao mximo de 0,03 cm perfeitamente tolervel pois pequeno em 4,03 cm, isto , 0,03 / 4,03 = 0,00744. Na verdade , como se observa em formatar Autoforma ( o programa aproxima para 4,02 ) o erro de 0,01 cm ou seja 0,01 / 4,03 = 0,002481. Portanto como dissemos antes quanto maior for a medida menor ser o erro e conseqentemente, melhor ser o controle de preciso do desenho. Numa medida acumulada de 8 segmentos de 2 cm em seqncia , ( o programa aproxima para 2,01 ) a possibilidade de acumulao de erro ser de 0,01 cm x 8 = 0,08 cm no total. Ao contrrio desenhando o segmento acumulado 2 cm x 8 = 16 cm ( o programa aproxima para 16,01 cm ) o erro ser apenas de 0,01 / 16,01 = 0,0006246. Muito pequeno. Seguindo esse raciocnio, vemos que para grandes desenhos necessrio um controle das partes que compem o mesmo, para que no se altere sua medida final bem como sua impresso no seja um desenho sem as medidas reais. Por esta razo vamos projetar nossos desenhos, planej-los mesmo, para obteno de uma qualidade razovel de impresso e preciso. A partir de agora nosso raciocnio se desperta para o uso dos tringulos, quadrilteros e polgonos como apoio aos projetos e assim os segmentos sero construdos a partir dos vrtices e sobre as arestas assim formadas por estes polgonos. Simplesmente como se fora um desenho em prancheta . Colocado este raciocnio continuemos o exemplo atual ,do croquis. 1. Construamos primeiro um retngulo de 3,25 x 4,03 , na cor vermelha e retiramos a linha de contorno; 2. Construamos um segundo na cor verde de 1,25 x 1,80 , na cor verde e um terceiro de 1,25 x 2,00 na cor azul, e tambm de ambos retiramos a linha de contorno; 3. Construamos um retngulo com 4,80 x 2,00 , na cor azul, transparncia 80%; Esse novo retngulo o ajustador do nosso projeto, ele colocado sobre os outros trs retngulos e procedemos com ajuda do zoom ao ajuste das bordas Ele ser um retngulo auxiliar para a montagem do desenho. Passo 1 :

62

Passo 2 :

O espao que sobra entre o retngulo vermelho e os outros dois ser o espao que pretendemos de 0,30 ; Para os ajustes finais basta operarmos a seleo do retngulo vermelho e do azul e utilizando o comando Alinhar a direita ajustamos os lados direitos do azul e do vermelho. Em seguida agrupamos o vermelho e o azul para utilizarmos o comando Alinhar a esquerda desse novo retngulo agora agrupado com o retngulo verde. O espao formado entre o verde e o azul ser de 0,23 cm . Desta maneira eliminamos toda a possibilidade de erros. Passo 3 :

63 Apagamos o retngulo auxiliar maior , o de transparncia, e procedemos agora , com todo o cuidado, a colocao das linhas envoltrias dos retngulos e apagamos ou no ,conforme nosso critrio os preenchimentos utilizados. Para os projetos mais fcil esse procedimento, desenhando as linhas envoltrias do que utilizando as linhas das bordas dos retngulos. Para o traado das linhas envoltrias basta em cada vrtice iniciarmos o traado dos segmentos :

64 Utilizamos segmentos de 1,5 pontos para os segmentos . Aps apagamos o preenchimento e terminamos as linhas envoltrias. Se tivssemos usado um segmento de 1,25 ( segmento azul ) + um segmento de 0,30 ( segmento vermelho ) + um segmento de 3,25 ( segmento magenta ) teramos a impreciso apontada na borda superior ( circulo de linha preta ), ao passo que ao lado o retngulo de ajuste encontra a preciso .

Exemplo 2 . Faremos uma rgua virtual, ela tem 15 centimetros

e est graduada cada 1 cm. Se ao digitarmos 1 cm o programa aproxima para 1,01 cm , 2 cm aproxima para 2,01 cm, 3 cm aproxima para 2,99 cm , 4 cm e 5 cm o programa mantm nestas medidas, fizemos trs retngulos brancos de 5 cm cada e 7 retngulos de 4 cm cada na cor magenta com 80% de transparncia. Na disposio abaixo pudemos dividir o retngulo central em cinco partes mais precisas.

65

Exerccio 1
Croquis

.Com a experincia adquirida at aqui vamos desenhar uma planta baixa arquitetnica para o croquis abaixo :
Janela 4,00 x 1,50

Salo 7,03 x 8,82 ( altura x largura ) piso frio 30x30 paredes externas 0,25 paredes internas 0,15

Janela 4,00 x 1,50

Janela 4,00 x 1,50

Porta 0,80 x 2,10

Porta 0,80 x 2,10

Sala de espera 6,05 x 3,52 piso frio 20x20 paredes externas 0,25 paredes internas 0,15

Depsito 3,31 x 5,15 piso frio 20 x20 paredes externas 0,25 paredes internas 0,15

Janela 2,00 x 1,50

Janela 2,00 x 1,50

Hall 2,59 x 5,15 granito 40 x 40 paredes externas 0,25 paredes internas 0,15 Porta 0,80 x 2,10 Porta 0,80 x 2,10

Janela 2,00 x 1,50

Janela 2,00 x 1,50

Comecemos a realizao deste desenho passo a passo : 1. Entendimento de manuseio de tela : a. Vamos desenhar 2 retngulos aleatoriamente dispostos; chamaremos R1 , R2 R1 tem 13,22 x 8,82 , R2 tem 13,73 x 9,32, b. Agora no modo de planilha clique na clula A200

66 c. Em seguida v at Zoom ( caixa de zoom ao lado impressora ) d. Abra o menu desta caixa de zoom e digite 400% e. Os desenhos no so visveis na tela ? f. Para que estes desenhos apaream v at as barras de rolagem, desloque-as lentamente at encontrar os desenhos. g. Tornar hbito sempre que for alterar o zoom , estar previamente com o objeto de desenho selecionado , automaticamente o programa coloca a tela na posio do desenho ou se estiver no modo planilha , selecione uma clula prxima do desenho ao qual quer visualizar . h. Na caixa de zoom h vrias porcentagens de aumento ou diminuio da tela , tente digitar 600%, ver que o limite de 400%, . O ideal ter um mouse tico, Intellimouse ,o zoom uma brincadeira com este dispositivo. Pressione o cursor da roda e ao mesmo tempo a tecla control. j. Abaixo conselhos do Office ( ajuda do Microsoft Excel ) Rolar por uma planilha ( Texto transcrito do Office XP ) Para mover-se entre clulas em uma planilha, clique em qualquer clula ou use as teclas de direo. Quando voc vai para uma clula, ela se torna a clula ativa. Para mostrar uma rea diferente da planilha, use as barras de rolagem. Para rolar Uma linha para cima ou para baixo Uma coluna para a esquerda ou para a direita Uma janela para cima ou para baixo Uma janela para a esquerda ou para a direita Uma grande distncia Siga este procedimento Clique nas setas na barra de rolagem vertical. Clique nas setas na barra de rolagem horizontal.

Clique acima ou abaixo da caixa de rolagem na barra de rolagem vertical. Clique esquerda ou direita da caixa de rolagem na barra de rolagem horizontal. Arraste a caixa de rolagem para a posio relativa aproximada. Em uma planilha muito grande, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto arrasta.

Observao O tamanho da caixa de rolagem indica o volume proporcional da rea usada da planilha que est visvel na janela. A posio da caixa de rolagem indica a posio relativa da rea visvel na planilha. Rolar e fazer zoom com o mouse Voc pode percorrer e aplicar zoom em sua planilha de trabalho ou planilha de grfico usando o dispositivo indicador Microsoft IntelliMouse. Para obter informaes sobre como alterar as opes

67 e visualizar dicas sobre o Microsoft IntelliMouse, consulte o Guia do Usurio On-line do IntelliPoint. (Clique no boto Iniciar do Microsoft Windows, aponte para Programas e, em seguida, aponte para Dispositivos de entrada Microsoft.) Para Siga este procedimento

Rolar para cima ou para Gire a roda para frente ou para trs. baixo algumas linhas de uma vez s Fazer deslocamento otimizado por uma planilha Mantenha pressionado o boto da roda e arraste o ponteiro para longe da marca de origem na direo em que voc deseja rolar. Para acelerar a rolagem, arraste afastando-se da marca de origem; para retardar a rolagem, arraste no sentido da marca de origem. Fazer um deslocamento otimizado de painis em uma planilha automaticamente Aplicar mais ou menos zoom Exibir detalhe em estrutura de tpicos Ocultar detalhe em estruturas de tpicos Clique no boto da roda e mova o mouse na direo em que voc deseja rolar. Para acelerar a rolagem, arraste afastando-se da marca de origem; para retardar a rolagem, arraste no sentido da marca de origem. Para interromper automaticamente a rolagem, clique qualquer boto do mouse. Mantenha pressionada a tecla CTRL e gire a roda do IntelliMouse para frente ou para trs. Aponte para uma clula que resume dados na estrutura de tpicos, mantenha pressionada a tecla SHIFT e role a roda para frente. Aponte para qualquer clula que contenha dados de detalhe, mantenha pressionada a tecla SHIFT e role a roda para trs.

Dica : Se voc usar o dispositivo indicador Microsoft IntelliMouse para aplicar zoom com mais freqncia do que o utiliza para rolar em uma planilha, ser possvel definir o boto da roda para aplicar zoom em vez de rolar. No menu Ferramentas, clique em Opes, clique na guia Geral e marque a caixa de seleo Zoom ao rolar com o IntelliMouse. Agora que entendemos do manuseio de zoom, voltemos a construo de nossa planta ; V ao rodap da planilha e troque o nome de plan1 para Exerccio 1.

68

O retngulo R1 ( cinza ) tem suas dimenses : 13,22 x 8,82 , estas so as medidas internas da rea do projeto sem as paredes externas, a primeira 13,22 a altura e a segunda 9,32 a largura. Construa agora um outro retngulo R2 ( amarelo ) cujas medidas so: 13,73 x 9,32 .estes retngulos esto sem linha de borda para maior preciso. Como R2 foi construdo depois de R1 le est por cima de R1 e queremos que fique por baixo assim: Clique em Enviar para trs R2 . Selecione R1 e R2 ,pressione em Centralizar e Alinhar no meio. Estes so Comandos da barra de ferramentas Desenho 1.

Iniciamos a construo das linhas pelos cantos O zoom em 400% para obter a maior preciso nos encontros das linhas nos cantos. Estas foram iniciadas pressionando o comando linha, deslocando o mouse + shift.

Poder finalmente querendo visualizar o aspecto final , deletar o preenchimento , duas vezes, um para o amarelo e outro para o cinza e ficar somente o contorno.

69 Dica: Quando se aproximar da caixa de texto para mudar o valor da caixa de texto, da altura por exemplo, o ponteiro do mouse deve clicar bem na borda, automaticamente a caixa fica negritada para troca de valor. Lembre-se no precisa digitar cm. No precisa clicar em ok basta clicar enter ali mesmo no teclado numrico, bem mais rpido a troca de dados do formulrio

Abaixo fizemos o amarelo tornar-se magenta, e o cinza tornar-se amarelo ,apenas pensamos que a imagem seria mais visvel

70

A imagem anterior mostra todos os segmentos selecionados.Notar que segmentos que estavam emendados com o desenvolvimento do desenho puderam ser eliminados para que os segmentos pudessem ser inteirios. Lembro que para caminhar na tela ( zoom estando em 400% ) sem mexer no zoom a todo instante , nem usar as barras de rolagem ou deslocamento da tela muitas vezes interessante selecionar uma clula na regio que est desenhando ( e voc quer ter uma viso mais precisa e ntida claro ) e com ajuda do cursor de deslocamento horizontal , esquerda e direita ( se o segmento horizontal ) caminhar enquanto constri um segmento horizontal ou ao contrrio com a ajuda do cursor vertical para cima ou para baixo ( se o segmento vertical ) construir um segmento vertical. Mas parece-me mais rpido trabalhar no zoom , principalmente se tem o mouse com cursor de roda , Intellimouse. Na imagem acima veja como as alas dos segmentos selecionados comprovam que os segmentos so inteiros nesta etapa. A tcnica para obter a preciso deixar o erro ficar nos intervalos, isto , o programa Excel quando voc digita uma medida para altura ou largura em Tamanho, faz a aproximao para o grid da tela, a poder haver aproximaes de medidas em torno de 0,03 cm, 0,02 cm, 0,01 cm . Quando o segmento grande o erro torna-se desprezvel , porm quando pequeno este erro pode atrapalhar a construo de um desenho. No caso dos desenhos arquitetnicos por exemplo, o comeo utilizando as reas preenchidas para as medidas totais do desenho foi uma forma de se alcanar controle das medidas do desenho. No comeo de um desenho devemos partir para a elaborao do desenho de fora para dentro. Conforme fizemos. Nunca devemos medir as espessuras de parede com pequenos segmentos, isto pode trazer acumulao de erros. Devemos sempre medir os segmentos das larguras e comprimentos dos cmodos de tal sorte alcancemos as espessuras das paredes por conseqncia.

71 Imagine que voc vai construir um segmento de reta com as seguintes medidas : 2,32 + 3,02 + 5,17 +2,08. Se voc desenhar um por um e emendar estes segmentos ter no final uma pequena diferena , no seria mais fcil desenhar um segmento s ?. Ora para um segmento a ocorrncia de erro ser de no mximo 0,03 cm isto 3/10 mm ( usando o zoom de 400% claro ), porm traando segmento por segmento no exemplo acima este erro poder ser maior que 0,03 x 4 , isto 0,12 cm e se a ateno no zoom for pequena e errarmos 0,03 cm por segmento o erro poder ser quatro vexes maior, isto , 0,12 x 4 = 0,48 cm. Desta maneira elaborando os desenhos de tal maneira que os erros fiquem sempre para dentro , para as espessuras das paredes, a teremos uma boa preciso. Erros no sentido da acumulao de segmentos uns em seqncia a outros se somam , erros em sentidos contrrios praticamente se anulam. Por isso partimos do todo para as partes. Neste detalhe mostramos a incluso de um vo de porta. Para maior preciso usamos linha fina para medio deste vo. Deixamos selecionados estes segmentos e destacados em vermelho para que seja possvel o entendimento. Para estas medidas no h problema nenhum em medir seqencialmente. Depois transformamos as linhas vermelhas em negras e apagamos as desnecessrias.

Incluso de vo de porta

Incluso da porta Vamos descrever estas etapas da incluso da porta detalhadamente. Usamos o zoom de 400% para visualizao, construmos segmentos de 0,10 cm para a boneca, e bastou construirmos os segmentos laterais do portal simplesmente ligando o primeiro na ala de seleo da boneca e o segundo copiado com o mouse + control . A largura do vo foi calibrada com segmento bem fino ( 0,25 pts ) para medir 0,80 cm . Estes segmentos construtivos foram aproveitados, com exceo deste calibrador do vo da porta. Reduzimos os dois segmentos da parede que fechavam o vo para abrir o vo, selecionamos os segmentos vermelhos ao mesmo tempo com o Selecionar objetos e em Linhas escolhemos a cor negra para eles. Aps construmos um retngulo com altura 0,80 cm e largura 0,03 cm com linha de 0,25 pts para definir a porta. Aplicamos o comando arco comeando pela aresta da porta at a aresta da parede tambm com espessura de 0,25 pts representando o sentido da abertura da porta . na verdade a linha de espessura da porta deveria ser 0,5 pts porm no visvel as duas linhas aqui.

72 Para construo do restante dos desenhos de portas , selecionamos estes objetos de desenho da porta, agrupamos todos os objetos de desenho e onde as outras portas tem a mesma medida bastou copia-la. Selecionamos este objeto e aplicamos o modo de seleo com o mouse + control. Utilizamos nova cpia , os comandos girar para a direita e inverter verticalmente. Uma delas bastou somente inverter horizontalmente, outra em que a parede era mais grossa tivemos que desagrup-la e remont-la.

Nesta etapa configuramos todas as paredes com 1,5 pts.

Vamos agora tratar da montagem das linhas de cota . Para torn-la mais prtica pensamos que se tivermos um meio de

73 mont-la para que seja duplicvel em qualquer extenso, favorvel ser a diminuio do nosso trabalho , assim para cotar os desenhos na escala de 1: 100 fizemos os seguintes arranjos. Montagem das cotas : 1. A linha de chamada fizemos com 0,50 cm de comprimento , na espessura de 0,5 pts 2. A linha de cota comeando numa linha de chamada e terminando na outra tambm com 0,5 pts, Usamos o comando de setas para esta linha com acabamento tipo losango e tamanho 1. 3. A caixa de texto , com fonte 6 , MS sans serif , alinhamento horizontal e vertical centrado e com comprimento igual ao comprimento da linha de cota e localizada ao eixo da linha de cota. Com tamanho automtico.. 4. Todos os objetos de desenho foram agrupados 5. Criamos ento 5 modelos para as cotas. Senes ; 1. No pode ser utilizada na vertical com rotao deste modelo com exceo do Modelo 5 2. Para utilizar-se na vertical deveremos ter uma rplica vertical para o modelo 1 e 2 e 5 que so os modelos 3, 4 e 6 3. Dois modelos 5 e 6 sem caixa de texto , aumentando mais uma introduo , a caixa de texto, principalmente para usar nas espessuras de paredes onde so pequenas demais para caber a cota no intervalo das linhas de chamada. 4. Portanto termos que utilizar pequena biblioteca de 6 modelos, o que no to difcil. Opinio : Com todos os senes muito prtico , visto que programas bem mais onerosos financeiramente no so to prticos nesse assunto, ainda mais que o aprendizado de dimensionamento para cotas trabalhoso. Cotagem: Para realizao da cotagem , basta copiar arrastando o mouse + control a cota modelo , ajustar as arestas e modificar o valor da caixa de texto ou ento ir a Formatar Autoforma, Tamanho , digitar o valor da cota , levar at o local da medida e escrever este novo valor de cota na caixa de texto. Lembre-se que para abrir o formulrio Formatar Autoforma preciso que a cpia do Modelo da cota no esteja selecionada, a clique duas vezes com a tecla esquerda do mouse sobre ela e o Formulrio Autoforma se abrir , caso esteja selecionada o programa entende que voc quer abrir

74 o formulrio para o agrupamento e como neste agrupamento est mesclado um objeto de texto e outro de desenho esta opo no funcionar pois estar desabilitada. Agora voc s tem que praticar. Cuidado final : Lembre-se de no usar enter dentro da caixa de texto, essa funo muda o texto para outra linha, clique na borda da caixa de texto, a cota continua selecionada e voc copia para outro lugar ou clique em lugar neutro, fora da rea do desenho.. No uso do modelo 5 e 6 ter necessidade de formatar a caixa de texto se criar uma nova , aproveite a existente a disposio junto ao modelo 5 e 6 ela no est agrupada - que j est formatada pelas demais. O desenho cotado ficou assim : zoom a 75%

O desenho cotado ficou assim : zoom a 175%

75

Esquecamos de colocar as janelas. Vamos coloclas agora :Temos dois tipos de janelas, uma de 2,00 x 1,50 e outra de 4,00 x 1,50, Faremos um desenho de um modelo e desdobraremos em quatro modelos. Este tipo de colocao de medida abaixo da esquadria , neste caso facilita a montagem do modelo. So vlidas todas as propriedades de operao dadas em cotagem. Foram na verdade construdos dois retngulos , o primeiro com altura de 0,25 cm e largura de 2,00 cm, para uma escala de 1 :100 , o segundo com 0,05 de altura e 2,00 cm de largura. Usamos os comandos centralizar e distribuir na vertical e colocamos a caixa de texto no mesmo comprimento de 2,00 cm, centralizada com os retngulos, agrupamos e com os comandos mouse+control copiamos os outros modelos e aplicamos os comandos de inverter verticalmente e horizontalmente.

76

Assim ficou a tela com zoom de 175%

Faltou tambm introduzir a medida das portas. mais prtico usar a caixa de textos diretamente com os artifcios de copiar e colar . Faltam tambm as legendas dos cmodos bem como suas reas. Faremos isto agora . Fizemos a imagem ao lado com zoom de 200%.

O croquis indicava o acabamento para os pisos, assim vamos criar algumas sugestes para essas indicaes de acabamento. O que queramos mostrar em termos de planta baixa de arquitetura ficou demonstrado aqui . Os outros tipos de desenhos tem um detalhe aqui ou ali, que possam exigir uma criatividade maior ou menor. Com certeza aps o leitor se aperfeioar no uso destas ferramentas ver que sua velocidade

77 para desenhar bem como a qualidade de seus trabalhos aumentar dia aps dia e o aprendizado ser bem rpido.

78 Para realizar o hachureado dos pisos preferimos criar um padro personalizado, pois com este exemplo poder criar seus prprios padres. Fizemos para o piso do Salo um retngulo na posio atual nas mesmas medidas, assim: 7,03 x 8,82 cm, colocamos um segmento calibrador de 0,30 cm para iniciar a paginao. Criamos aqui , um segmento preto vertical de 7,03 cm. Tanto o segmento calibrador quanto este coloquei na espessura de 0,25 pts. Vide Figura 1 .Ao segmento vertical aplicamos control D e sem perder sua seleo com o cursor do teclado ajustei as margens do retngulo e do segmento calibrador de 0,30 cm. Vide figura 2. O segmento copiado com control D agora ajustado, aplicamos sucessivamente control D . Como a cermica com juntas no e exatamente proporcional ao cmodo sobra uma tirinha no final.Vide figura 3. Depois s completar no sentido horizontal, mudar para a cor desejada, espessuras desejadas e, levar-se para o desenho em planta baixa copiando . L necessrio ajustar os nveis de desenhos , pois o hachureado cobre o desenho em planta baixa. Descemos o hachureado presionando a tecla Enviar para trs. Na legenda colocamos um fundo branco . mandamos para o fundo em Enviar para trs e subimos um nvel em Avanar. Adiante mostramos o hachureado destacado na planta. Observao : Quando est usando Control d , o segmento tem que manter-se selecionado neste comando para que seja possvel repetir control d sucessivamente. Cuidado quando desloca para ajustar o segmento na posio que deseja espaar para no desselecionar o segmento.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

79

Para apagar o hachureado na regio da abertura de porta, devemos selecionar o piso que est agrupado, desagrup-lo e reduzir o comprimento de cada linha. Aps reagrupar.

80

Exemplo 3 .Quando queremos determinar a posio mdia de um segmento ou de uma figura


de desenho possumos alguns comandos que podem ser utilizados para isso : Centralizar e Alinhar no meio. O primeiro divide os espaos na horizontal e o segundo divide os espaos na vertical. Por exemplo: Voc constri um segmento vertical de 6,67 cm e quer dividir ao meio. Para isso coloque dois segmentos quaisquer nas pontas deste segmento ortogonais a este , selecione estes dois segmentos ,use zoom 400%, e pressione Alinhar no meio. O resultado assim: Posio inicial com dois segmentos um em cada ponta, Posio final Aps clicar em Alinhar no meio os dois segmentos se acumulam no meio. Posio inicial Posio final

Suponha que queira dividir um segmento em trs partes, faa o seguinte: Sempre nas pontas do segmento que quer dividir ajuste um outro segmento em cada ponta do qual copiar mais dois para ficar no intervalo.Pressione o comando : Distribuir na horizontal , o resultado fica assim :

81

Exemplo 4 Tenha um segmento de reta, duas circunferncias e voc os coloca na tela , lembrase ? deixando o mouse em repouso e s depois clicando para deixar na tela a circunferncia. Abra o Formulrio Formatar Autoforma e notar que a circunferncia do programa tem altura igual a largura de 2,54 cm. Clique em Fixar proporo e feche o formulrio. Utilizando dois crculos de raios iguais, raio maior que a metade do segmento, na ponta do segmento de 8,18 cm e unir suas intersees por uma reta.

Retire o preenchimento das circunferncias . Selecione as duas circunferencias ao mesmo tempo e altere o diametro para 5 cm por exemplo . As circunferncias foram colocadas sem preenchimento aps o segmento propositalmente , para melhor ajustar, o que melhor para visualizao sendo tambm o segmento destacado em vermelho,.V at as pontas do segmento e ajuste a colocao das circunferncias . Unimos onde as circunferncias se encontram por um segmento tracejado que determina o meio do segmento vermelho. Como se v a preciso relativa, depender do cuidado ao fazer o desenho.E lembre-se sempre h a possibilidade de 0,03 cm de erro.

Exemplo 5 Um projetista amigo trabalha em seus desenhos usando circunferncias para estudo,
se quer medir um comprimento usa a circunferncia, se quer tirar uma direo paralela usa a circunferncia, se quer uma interseo usa a circunferncia e assim por diante. Seguindo o seu mtodo apresentamos aqui no Excel como encontrar o meio de um segmento com uma circunferncia e o segmento.

82

Em Formatar Autoforma ,tamanho voc mede o tamanho do segmento,constri ento uma circunfernciae coloca para ela em Formatar Autoforma a altura e a largura do segmento . O restante s ajustar.Pode ser que em alguns casos haja alguma diferena para encontrar o meio exato, nesse caso verifique os ajustes, pois lembra-se eles so colocados visualmente , um pequeno desajuste e pequeno erro pode se realizar ( 0,03 cm ). Para encontrar o centro de uma figura geomtrica , lembre-se de usar as propriedades ensinadas nos comandos de polgonos ( barra de ferramenta Desenho 1 ) e apoie-se na construo das circunferncias que podem ser inscritas ou circunscritas . Para descrever um ngulo de 45 graus como faz-lo ? Use o comando girar no segmento vertical ao mesmo templo pressione a tecla shift e desloque o mouse 3 vezes o segmento vai girar em incrementos de 15 . Usamos o comando arco para marcar o ngulo ( arco vermelho no desenho ao lado ) comeando no ngulo de 90 para s aps reduzi-lo no lado do ngulo. Colocamos seta dupla no segmento. Para outro ngulo qualquer apoie-se no Formatar Autoformas.

Exemplo

83 Os tpicos falando sobre diviso de segmentos, centros de figuras geomtricas e ngulos foram colocados aqui para demonstrar que temos muitas ferramentas para buscar a preciso. A nossa preciso uma preciso razovel , grfica, apoiada na acuidade visual. E no foi assim que os desenhistas e os engenheiros do passado trouxeram a sociedade at onde ela est hoje ? Muitos preferem a preciso grfica e matemtica ao mesmo tempo na tela, mas no nosso caso para os desenhos mais simples isto seria necessrio ? Passemos ao tpico de produo das pranchas de desenho. Vamos desenvolver uma prancha em tamanho A1 ( 890 mm na horizontal e 594 mm na vertical ). Antes porm vejamos tpicos sobre espessura das linhas, tamanhos de papel, padronizao destes tamanhos pela ABNT.

Linhas
As linhas de um desenho devem ser regulares, legveis (visveis) e devem possuir constraste umas com as outras. Os tipos de linhas sero : Contnua ou cheia , Tracejada , Trao-ponto ( Para indicar eixos de simetria ) .

Folhas
As folhas devem seguir os mesmos padres do desenho tcnico. No Brasil, a ABNT adota o padro ISO: usa-se um mdulo de 1 m cujas dimenses seguem uma proporo equivalente a raiz quadrada de 2 (841 x 1189 mm). Esta a chamada folha A0 . A folha A1 corresponde metade da A0, assim como a 2A0 corresponde ao dobro. Usa-se predominantemente os formatos A1 e A0,

84 devido escala dos desenhos e quantidade maior de informaes que cabem nestes formatos. Os formatos menores em geral so destinados a desenhos ilustrativos, catlogos, etc Seguem os tamanhos padronizados de acordo com a ABNT A0 1189 mm x 841 mm ,A1 841 mm x 594 mm ,A2 594 mm x 420 mm , A3 420 mm x 297 mm , A4 297 mm x 210 mm

Exemplo 7
Construamos finalmente nossa prancha A1 fazendo um retngulo com largura 84,1 cm e altura 59,4 cm Retiramos o preenchimento, colocamos a espessura da linha com 0,5 pts ( pena 0.2 ) e cor cinza 40% . Esses sero os limites do papel.

Construamos o segundo retngulo com 80,6 cm de largura e 57,4 de altura colocando a espessura de 3 pts ( caneta igual a pena 1 ou pena 1.2 ) para dar efeito na margem e escolhamos a cor verde

Desta maneira teremos para margem esquerda 2,5 cm e para a margem direita 1 cm.. Para a margem superior teremos 1 cm e para a margem inferior tambm 1 cm. Utilizamos para isso o comando distribuir na vertical e construmos um segmento horizontal de 1 cm para calibrar a margem direita. Usamos zoom para ampliao das margens de 200%

85

Para deslocamentos bem como enxergar a prancha inteira usamos zoom de 25%

Vamos agora colocar colocar o quadro de legenda no canto inferior direito. Faremos novamente retngulos .A altura ser de 10,5 cm e a largura 16,5 cm , usaremos caneta preta com pena 3 pts ( pena 1 podendo ser maior ) Este quadro sugestivo, cada prefeitura tem sua padronizao. Faremos este apenas para fins didticos. Encaixemos nesse retngulo maior , seis retngulos menores de cima para baixo tendo o primeiro ( o mais superior ) 2 cm de altura, o segundo 1,5cm , o terceiro 2 cm, o quarto 2 cm, o quinto 2cm, e o sexto e ltimo 1cm. No canto inferior quatro retngulos pequenos com 1 x 6 cm , 3 de 1 x 3,5 cm .

86 No final de desenhar a prancha agrupamos o desenho protegemos com senha. O zoom acima de 25% por isso mostraremos como fica a 100%

Para treinamento faa esta prancha no tamanho A0 e guarde na sua biblioteca.

Copie a prancha A1,desagrupe a prancha a1 copiada se estiver agrupada , selecione o quadro da legenda agrupe-o, separe-o da prancha, selecione a prancha, agrupe, clique duas vezes nela sem selecionar, altere as medidas para as da prancha A0, coloque o quadro da legenda outra vez, agrupe outra vez. Agora voc tem uma biblioteca com duas pranchas modelo A0 e A1.

Alguns exerccios de fixao para voc fazer sozinho :

1.

Experimente desenhar um segmento de reta de 5 metros, com 15 graus para a direita, na escala de 1:100; Experimente colocar um segmento de reta de 1 metro na horizontal na escala de 1:50;

2.

87 3. Experimente colocar um segmento vertical de 10 metros na escala de 1:100;

4. Experimente colocar o segmento do exerccio 3, na cor vermelha, com 11/2 ponto de espessura, com seta furtiva inicial. 5. Experimente desenhar um segmento de reta com 5 metros na escala de 1:50, com 15 graus de inclinao para a direita ( 345 graus ) sem ser pelo mouse ( Formatar Autoforma )

6. Experimente construir um desenho na escala de 1:1000, de um terreno em esquadro com a rua , que mede 90 metros de frente, 220 metros no lado direito, 100 metros do lado esquerdo e 150 metros nos fundos; ( sempre medir primeiro e depois usar o zoom para reduzir a tela e visualizar o desenho, bem como aumentar o zoom quando precisar usar preciso nas ligaes dos segmentos ); 7. Desenhar um segmento de reta de 5,35 metros na escala de 1:100, na cor vermelha, na espessura de 2 pontos,em linha cheia; 8. Experimente em cor cinza 40%, em linha tracejada; 9. Experimente colocar setas nos segmentos de reta desenhados nos exerccios 8 e 9 usando o boto estilo de setas da barra de ferramentas desenho; 10 Construa um retngulo de 3,54 centmetros de altura por 5,76 centmetros de largura, na escala de 1:1, com a borda em linha branca, com efeito de preenchimento de mrmore branco; 11 Experimente preencher o retngulo anterior com efeito de granito e aps com efeito de madeira e observe os resultados; (Usar control c ,v, e aps preencher com o efeito desejado ter trs retngulos com o mrmore branco, outro com o granito e outro com efeito de madeira; 12. Agora faa outros trs retngulos iguais aos primeiros, fazendo a linha de borda do retngulo ficar na cor mais semelhante possvel com o material que preenche as figuras; 13 Construa trs retangulos iguais, com 3,4 metros de largura, 2,35 metros de altura na escala de 1:50, e preencher com efeito por de sol, mantendo as bordas na cor castanha; 14 Construa um retngulo de 3 cm por 5 cm e preencher com aspecto de tijolo macio, parecendo o mais natural possvel; 15 Construa dois quadrados de 5 cm de lado, e selecionando o quadrado do exerccio 13 com o efeito do por do sol , indo at pincel copie este efeito para um dos quadrados, o mesmo com o efeito de madeira do exerccio 11 para o segundo quadrado usando o recurso de pincel; 16 Tente fabricar um azulejo com o motivo que quiser usando os efeitos de gradiente; o azulejo ser um quadrado de 15 cm de lado;

88

17 Apresentamos a seguir duas figuras de desenho realizadas na tela do Excel para que voc possa avaliar as possibilidades deste processo . Ser que voc pode reproduzi-los? Estes desenhos fizeram parte de uma apresentao de Slides para treinamento tcnico de pedreiros e carpinteiros . Esses exerccios foram criados para criar nos colaboradores o sentimento das equaes e inequaes. Neles h muitos recursos de desenho.

Em uma mesa h seis bolinhas de mesma cor e de mesmo tamanho. Dessas bolinhas, cinco tm a mesma massa e uma tem massa maior que as demais. Utilizando uma balana de dois pratos e efetuando apenas duas pesagens, como possvel descobrir qual a bolinha de maior massa?

Fabricar um ngulo de 60 graus usando a ferramenta de carpinteiro : esquadro e medida.

A 60

60

60

89

Exercicio 2

Desenho de uma planta baixa de edifcio

Mostramos parte de uma planta baixa na fase de realizao, por mtodo mais preciso , para que o leitor entenda a real possibilidade de realizao desses desenhos .Este desenho agora bem maior que o anterior ,com um pouco mais de complexidade.

Detalhe da planta baixa, usamos nesta imagem o recurso de tela inteira Para obter mais facilidade de zoom , v at ferramentas na barra de menus,opes, geral e na caixa de seleo confirme zoom ao rolar com o IntelliMouse.

90 Suponha a planta baixa anterior . Desenhamos o canto esquerdo superior do prdio , os outros so simtricos. A parte central ajusta os quatro cantos fazendo a bateria de elevadores, caixa de escada e a circulao aos apartamentos. Vamos mostrar as etapas iniciais do trabalho. Estaremos simplificando ao mximo nossas etapas de trabalho. Anteriormente usamos os recursos de preenchimento para a boa compreenso das etapas de desenho . Agora faremos sem estes recursos. O processo de desenho at aqui desenvolvido j tem um nvel de qualidade bom, e como estudamos antes aprendemos a controlar os erros nas aproximaes porm ainda dependemos de um processo que no nos d o melhor encaixe. Ainda h situaes em que no temos controle final. Ento podemos operar com uma qualidade maior e mais controle das medidas na execuo dos desenhos pelo processo que agora falaremos e que chamaremos de processo 2 e que mesclado ao anterior que chamaremos de processo 1 poderemos ter um processo final de desenho. Aprendemos que um segmento de reta pode ter aproximao pelo programa de 0,01 cm, 0,02 cm e ( at ) 0,03 cm . Vejamos uma tabela de valores a seguir
Obtem no Excel 2,54 2,54 2,54 2,57 2,57 2,59 2,59 2,59 2,62 2,62 2,62 2,65 2,65 2,67 2,67 2,67 2,7 2,7 2,7 2,73 2,73 2,75 2,75 2,75 2,78 2,78 2,78

Digitando 2,53 2,54 2,55 2,56 2,57 2,58 2,59 2,6 2,61 2,62 2,63 2,64 2,65 2,66 2,67 2,68 2,69 2,7 2,71 2,72 2,73 2,74 2,75 2,76 2,77 2,78 2,79

Diferenas +0,01 0 -0,01 +0,01 0 +0,01 0 -0,01 +0,01 0 -0,01 +0,01 0 +0,01 0 -0,01 +0,01 0 -0,01 +0,01 0 +0,01 0 -0,01 +0,01 0 -0,01

Exerccio 3

Um exerccio para poder entender o exerccio 2. Imagine a seguinte situao : De um lado voc quer um retngulo com 2,59 cm por 3,68 cm, abaixo deste voc quer outro retngulo com 1,25 cm x 2,23 cm e abaixo destes dois um retngulo com 2,61 cm por 3,18 cm . Cada

91 retngulo est envolvido por outro maior 0,18 cm em cada lado. A primeira medida ser a altura e a segunda a largura. O retngulo do meio eqidistante 0,9 cm dos outros dois. Todos os retngulos estaro alinhados pelo lado esquerdo . Entenda pelo croquis abaixo o que enunciamos. Observao : este problema no o mesmo do projeto pois as paredes externas do projeto proposto tem paredes com 0,14 cm e internas de 0,09 cm portanto diferentes deste exemploo cujas paredes so de 0,09 cm. Quem faz este exemplo no exerccio 3 , faz o projeto tambm do exerccio 2 Primeiro retngulo externo : 2,59+0,18 = 2,77 ( altura ) espessura de linha 0,25 pontos 3,68+0,18 = 3,86 ( largura ) espessura de linha 0,25 pontos Segundo retngulo externo : 1,25+0,18 = 1,43 ( altura ) espessura de linha 0,25 pontos 2,23+0,18 = 2,41 ( largura ) espessura de linha 0,25 pontos Terceiro retngulo externo : 2,61+0,18 = 2,79 ( altura ) espessura de linha 0,25 pontos 3,18+0,18 = 3,36 ( largura ) espessura de linha 0,25 pontos

Retngulo 1 2,77 x 3,86 externo 2,59 x 3,68 interno

Retngulo 2 1,43 x 2,41 externo 1,25 x 2,23 interno

Retngulo 3 2,79 x 3,36 externo 2,61 x 3,18 interno

As espessuras da moldura so de 0,09 cm justamente para criar os afastamentos entre o retngulo do meio. Em cada retngulo externo com interno usamos os recursos : Centralizar, Alinhar no meio e Agrupar . Vamos fazer o seguinte : vamos deslocar manualmente os retngulos para que fiquem ajustados para o afastamento de 0,09 cm. Usemos o recurso de zoom para um perfeito ajuste.

92 Na verdade o retngulo do meio no encaixou, por que ? As suas medidas horizontal e vertical no esto alinhadas com as demais . Porque o programa colocou o retngulo com 1,24 de altura ( interno ) e 1,43 de altura ( externo ) . Agora temos 0,19 cm para soma das espessuras no sentido vertical. Se tentar deslocar o retngulo interno para ajuste , este se deslocar 0,03 cm mantendo a

desigualdade entre eles. Como proceder? Sabendo que isto acontece em dcimos de milmetro em nossa prancheta de desenho e observando o que acontece quando mudamos de uma posio para outra num segmento que pode variar at 0,03 cm em seu comprimento , faremos um incremento ou uma diminuio no comprimento , cada vez em 0,01 cm at o perfeito ajuste do comprimento . Sempre alteraremos , somente quando necessrio , as medidas internas dos retngulos, nunca, jamais, alteraremos as medidas externas. Assim como o programa no aceitou 1,25 cm para a altura colocando 1,24cm e essa medida no ajustou faremos a aproximao oposta colocando 1,26 cm e observando o resultado. Observamos ento que o novo ajuste da medida posicionar corretamente o retngulo interno, bastando deslocar o cursor do teclado verticalmente . Percebemos assim que o cursor caminha na tela cada 0,03 cm . Veja abaixo como fica a nova posio do retangulo ajustado verticalmente. Tudo isto pode ser observado em zoom mximo de 400% e com o uso do IntelliMouse.

93

No sentido horizontal as medidas no deram perfeito ajuste. Para a largura planejada em 2,23 cm, o programa colocou 2,22 cm e ns colocaremos ento 2,24 cm e observamos o resultado o programa agora ajustou para 2,25 cm. Os outros dois retngulos superior e inferior tambm esto com espessuras desproporcionais nesse mesmo sentido horizontal. Vamos ajustar o retngulo interno superior. De 3,68 fomos para 3,70 e encaixou. O retngulo interno inferior ajustado foi de 3,18 cm para 3,19 cm e ajustou.

94 Pesquizando no Excel Xp fomos at Formatar na Barra de Menus e clicamos no canto esquerdo superior da planilha, selecionando todas as clulas da planilha , nesse menu Formatar fomos em Clulas e l em clulas escolhemos Sombreamento com negro A nossa telinha ficou interessante para quem quer escolher uma cor diferente pata tela de fundo. Algumas pessoas concordam que descansa mais a vista . Assim ai vai a imagem da nossa telinha transformada.

Para desenhar segue-se a mesma seqncia com a tela em fundo branco, sempre transformando as linhas para a cor branca, vermelha, azul, ao gosto que facilita muito o trabalho. No nosso trabalho de edio de livro foi melhor apresentar com o fundo branco clssico.

95 Assim rapidamente ajustamos as medidas dos retngulos internos para que pudessem ficar alinhados. Qual a nossa proposta de desenho ? Primeiro construmos os retngulos internos com externos, segundo as medidas necessrias , com recursos de zoom 400% e procedemos aos alinhamentos entre os retngulos ajustando os internos quando necessrios. Mesmo que use uma medida total para conferncia retngulo transparente de ajuste relembro que h ajuste do programa tambm da ordem de 0,03 cm no mximo, se houver diferena neste caso procede-se do mesmo jeito feito para os retngulos individuais externos e internos. Para que o desenho esteja correto o retngulo de ajuste no pode diferir de um valor maior que 0,03 cm da medida original. Depois de desenhado toda rea de desenho do canto esquerdo do projeto , procedemos a cobertura destas linhas pelas definitivas nas espessuras desejadas. Em seguida deslocamos todas estas linhas para outra rea da tela onde prosseguimos com o projeto.

Acima o retngulo de ajuste transparncia 80% vermelho.

96

Como podem observar vejam a qualidade das espessuras de paredes. A uniformidade de espessuras seja no sentido vertical seja no sentido horizontal. O projeto pode prosseguir da mesma maneira que o processo 1.

97 Outra etapa do canto esquerdo do projeto. Veja a uniformidade das espessuras de paredes

As paredes de 0,09 cm so aquelas dos retngulos de menor permetro, no salo temos paredes de 0,14 cm e 0,115 cm . A partir deste mdulo bsico podemos reproduzir com os recursos de copiar e colar os outros cantos do projeto porm vamos antes colocar as esquadrias e proceder a colocao das cotas. Lembramos que a cada etapa do trabalho usamos incessantemente os recursos de agrupar, desagrupar e reagrupar, este ltimo torna-se imprescindvel em alguns momentos. Todos os recursos falados ou melhor explicados anteriormente so usados a larga nestes momentos.

98

Etapa em que as esquadrias foram adicionadas

Faremos agora a varanda que ainda no foi desenhada ao canto esquerdo do projeto . A varanda possui em sua fachada uma curva definida da seguinte maneira : Determina-se o ponto central do prdio e usa-se para altura do arco a distancia vertical do centro at a fachada e para largura o dobro dessa altura. O ngulo reto formado neste ponto central define o ponto de parada do arco. Este traado no sentido antihorrio e reduzido pelas alas at alcanar o tamanho desejado. Para ser possvel este traado diminue-se o zoom da tela. Lembramos que toda vez que quiser selecionar este arco, deve-se sempre diminuir o zoom para pescar em toda a integridade em que foi traado. Quando o arco est reduzido o programa entende os pontos dos quais ele foi produzido . Usamos o seguinte recurso para traar paralelas a este arco. Como cada deslocamento na tela do cursor do teclado equivale a 0,03 cm, basta copiar o arco, reposicionar esta cpia sobre o anterior e dar cinco deslocamentos do cursor na direo desejada pois a largura de projeto de 0,14 cm. Lembra-se que o programa aproxima para mltiplos de 0,03 cm ?

99

Aps agruparmos o canto esquerdo superior do prdio e salvarmos esta etapa, procedemos as cpias do canto direito superior, depois o canto direito inferior e finalmente o canto esquerdo inferior. A parte superior do prdio est separada pela distncia de 6 cm da parte inferior, para isso usamos um retngulo de ajuste vermelho a 80% de transparncia. A cada etapa do projeto interessante salvar uma cpia, principalmente para quem ainda no tem prtica deste tipo de desenho. Salvando sempre assim uma cpia poder recuperar o trabalho aps ter produzido algum estrago do qual no ter mais controle sobre o desenho. Para os iniciantes aconselho salvar sempre uma copia usando o artifcio de usando um nome colocar os subitens. Por exemplo estou trabalhando no Projeto 3 assim

100 salvarei uma cpia Projeto 3.1 e assim sucessivamente. A medida que caminha com o projeto pode excluir as verses anteriores que com certeza no utilizar mais. Lembramos tambm que o recurso de desfazer est limitado as ltimas 15 operaes que foram feitas anteriormente e nem sempre possvel portanto recuperar o trabalho feito anteriormente buscando este recurso, da a necessidade de salvar os trabalhos em perodos curtos de tempo Ao final agrupamos e salvamos , cuja tela apresentamos a seguir. Apresentamos agora a tela com a parte central j desenhada.

Da em diante o acabamento do projeto j conhecido entretanto mostraremos ainda mais uma imagem deste projeto:

101

Exerccio 4 .

Se voc quiser inserir qualquer figura , da qual no pode abrir o arquivo, pois incompatvel o arquivo, faa o seguinte :Na barra de menus v at Editar e coloque a rea de transferncia do Office.V at o programa que contm a figura, l selecione a figura e utilize o controle copiar : Control c e clique na rea de transferncia que aparece do lado direito da tela e automaticamente o programa Excel coloca na tela esta figura que deseja. Veja o fator de escala. Uma maneira fcil no desenho que est copiando ver as suas medidas originais e compar-las agora com as novas que foram para o Excel. Faa uma cpia da figura inserindo as formas geomtricas que j conhece: arcos, polgonos e segmentos sobre esta figura usando-a como fundo e faa os ajustes necessrios. Finalmente corriga a escala. E assim poder criar qualquer figura. Adiante mostrarei uma figura construda dessa maneira:

102 Este desenho foi construdo sobre um desenho fornecido por uma Revenda de material sanitrio , estava em outro programa . Com os passos anteriormente explicados obtivemos este resultado. Poderia inseri-la como figura mas prefirimos criar nossas prprias bibliotecas de desenho mesmo inspiradas de outros programas. Poupa tempo e este precioso.

Exerccio 5 . A seguir mostramos como criar um desenho novo totalmente diferente do nosso
assunto arquitetnico, como forma de mostrar novos recursos de desenho e preenchimento.

Copiamos a figura j esquematizada na perspectiva e a cobrimos com arcos, elipses e segmentos diversos. Vamos aproveitar esta oportunidade para utilizar aquele comando chamado Editar pontos da Barra de ferramentas Desenho 2. Lembra-se, no explicamos anteriormente , para faz-lo agora.

103 E o resultado dos preenchimentos apresentamos na tela abaixo.

E obteremos preenchimento de formas quaisquer sejam retilneas ou curvas. Acima esquematicamente preenchemos o carro com alguns efeitos de preenchimento. No houve a preocupao de ver o sentido da iluminao somente mostrar como possvel preencher. O comando Editar pontos funciona da seguinte maneira. Seja a figura ABC que constituda de 3 elementos ou 3 objetos de desenho: O arco AC , o arco BC e o segmento AB. Queremos preencher a rea compreendida entre os trs objetos de desenho ou seja a figura ABC.

104 Se fssemos preencher com o efeito de preenchimento para os arcos suas reas de preenchimento forneceriam o seguinte :

Com o comando Editar pontos ns conseguimos preencher a figura ABC. Selecionamos o segmento AB e clicamos em Editar pontos. Aparecero alas tpicas neste segmento nos pontos A e B como o desenho a seguir. Pequenos quadrados pretos nas pontas do segmento.

Passo 1 .Quando se aproxima do segmento em qualquer ponto e repousa o mouse sbre o segmento , o ponteiro do mouse toma a forma ao lado. Este ponteiro est muito aumentado, ele fica aproximadamente da espessura do segmento . O programa est entendendo que voc quer criar uma ala neste ponto. Passo 2. Este comando no cria alas fixas, voc escolhe onde quer que as alas fiquem. Ao clicar neste ponto o ponteiro do mouse agora toma a seguinte forma:

105

Passo 3 . Uma vez clicado nesta ala o programa automaticamente faz um zoom no momento desta seleo aumentando este ponteiro para voc entender que est escolhendo mesmo esse ponto para ala. E voc arrasta esta ala para um novo ponto.

Passo 4. J arrastada a ala , o segmento usado desaparece e toma a nova posio determinada pelas extremidades do segmento e o ponto da ala, assim :

Passo 5. Ao tirar o mouse desta posio , o programa entende que voc confirma esta nova posio. A figura acima passa a ser igual a de baixo. As alas como vem so pequeninas , nos desenhos anteriores ampliamos para melhor entendimento.

Passo 6 . O programa entende portanto que a rea que deseja preencher esta nova rea definida pelo segmento que agora transformou-se em uma linha quebrada constituda pos dois novos segmentos e o antigo segmento que agora est invisvel. Ao clicar no comando Preencher a figura se transforma na figura a seguir. Os efeitos de preenchimento se faro conforme j explanado anteriormente.

106

Passemos agora ao preenchimento da figura ABC constituda de dois arcos e um segmento.

Levamos a ala criada pelo Editar pontos at a curva, conforme a figura acima e para cada segmento novo assim criado subdividimos cada segmento com novas alas at que a poligonal formada pelos segmentos possa visualmente se parecer com as curvas . Usar o zoom mximo de 400% nesta hora fundamental.

107

Aps procurar uma boa aproximao de superposio de linhas veja como ficou abaixo no zoom de 400%

Agora veja a rea preenchida em zoom de 400%

108

Editar pontos servir tambm para os casos no qual queira descrever uma curva que no consiga traar, bastar ter um modelo e superpor . Neste caso voc no quer preencher, s quer o permetro ou seja a linha envoltria. Naquele desenho da camionete usamos este recurso quando no podamos usar um segmento de reta. O comportamento desta rea corresponde a um agrupamento de figuras. Voc ter acesso ao mesmo menu das figuras poligonais ,aumentando assim os recursos para operaes diversas.

Exerccio 6

Voltemos ao nosso assunto desenho arquitetnico e suas possibilidades. Como sabemos o Excel ao mesmo tempo uma planilha e uma tela de desenho. Podemos tomar partido dessa oportunidade organizando clculos ao mesmo tempo que utilizamos o desenho. Podemos criar uma especificao para cada parede , piso ou teto utilizando as clulas prximas ao desenho em questo. Teremos ento clculos de reas de paredes, pisos ou tetos, permetros para paredes ou pisos, quantidades de esquadrias , etc. Ao final da planilha poder ter um banco de dados com a composio de cada especificao , associada a cada parede, piso ou teto . Ela ficar oculta caso seja sua vontade. Assim poder ter um trabalho interessante de oramento.

No projeto anterior , separamos um apartamento destacado em linhas tracejadas vermelhas

109

Usamos caixas de texto para nomear paredes, cmodos e aptos. Usamos uma mesma orientao para cada cmodo.Poderemos construir uma tabela da seguinte maneira:

110 A rea corresponder as reas de piso ou teto,os permetros brutos correspondero aos comprimentos das paredes sem descontos de vos,os permetros lquidos correspondero aos comprimentos com descontos de vos, o p direito correspondendo a altura do compartimento do apto,o Total correspondendo a multiplicao do permetro por pe direito,o Revestimento , Pintura, rodap, alvenaria corresponder a especificao ( a clula da composio ), Comum quando uma parede comum a dois cmodos ao mesmo tempo interessando a medio da alvenaria por exemplo. O aperfeioamento da tabela poder ser feito individualmente acrescentando maiores detalhes ou modificaes a essa idia bsica.Tendo o Banco de dados para composies poder construir uma tabela resumo de quantidades e especificaes Dessa forma apresentamos uma vantagem de ter ao mesmo tempo o projeto e uma planilha de levantamento de quantidades de materiais e ou servios.

Exerccio 7 .Alteraremos agora nosso caminho de explanao de desenhos arquitetnicos para


mostrar uma outra possibilidade de desenhos : os estruturais. Vamos apresentar breves desenhos em detalhes. O primeiro desenho um detalhe de apoio de uma tesoura de madeira para telhado. Mostraremos as etapas de desenho passo a passo. A pea inclinada chamada de linha da empena apoia-se na linha da tesoura que por sua vez deve se apoiar na parede. A linha da empena uma pea de madeira de 6 x 16 cm e a linha da tesoura uma pea de 6 x 12 cm . Transversalmente recebe uma pea chamada frechal de 6 x 16 cm e todas se apiam num calo sobre a parede de 6 x 12 cm. Fizemos retngulos para posicionamento do ngulo ( 30 ) e conseguir os pontos mdios. Com os retngulos selecionados traamos os segmentos pelos pontos mdios ( alas ) . O prximo passo ser tirar os preenchimentos para fazer as emendas.

Agrupamos a figura assim formada e sobre ela criamos a mesma figura formada agora por segmentos. Para facilidade desta etapa usaremos a cor vermelha para diferenciar deste desenho.

111 Agora com a figura formada somente por segmentos vamos preparar as emendas , o calo e a parede..

Ao desenhar os tijolos as espessuras de argamassa ficaram desiguais, tivemos que fazer a aproximao de 0,01 cm para ajuste. A seguir colocamos as dimenses do projeto.

112 Propositalmente colocamos uma linha nova para caracterizar as peas de madeira. Na barra de ferramentas Desenho 2 no comando linhas , abre-se um submenu e escolhemos a linha curva. A medida que voc clica na tela voc insere um ponto de curvatura da linha curva. No ltimo ponto voc clica e pressiona enter sem deslocar o mouse , ( no ltimo ponto o mouse fica completamente em repouso ) , ento o programa encerra o traado. Experimente este novo recurso.

Exerccio 8 . Para um desenho estrutural vamos mostrar as possibilidades de desenho para a


criao de um projeto contendo armaes de vigas. Abaixo retiramos da tela estes desenhos para melhor visualizao

113 Para criar rapidamente e sucessivamente desenhos de vigas necessrio um trabalho extra para editar cada viga. A viga foi desenhada na proporo de 10% ( altura ) para o vo considerado em 100%. As legendas , quantidades , bitolas, comprimento de ferros no so reais, muito pelo contrrio so totalmente aleatrios. A viga por exemplo tem legenda V 15 x 30 quando na verdade deveria ter 1,00 a 1,20 m de altura para um vo de 12,00 a 13,00 metros. Para as vigas normais de pequeno porte e ferragem pequena este modelo pode atender. No caso de ferragens em quantidade maior dever ser projetado um novo modelo. Assim poderemos ter vrios modelos de vigas conforme a necessidade. Aqui s exemplificamos uma possibilidade. A caixa da viga est agrupada para permitir a modificao de sua altura e de seu comprimento. Se deslocar com o mouse para uma nova posio a viga assume a nova medida. Em formatar Autoforma poder colocar a medida que deseja. As caixas de texto esto dimensionadas de tal maneira que ao contrair ou esticar o desenho estas caixas assumam suas novas posies ( efeitos de alinhamento centrados, tamanho automtico, e fixao das propores ) . Para conseguir o ajuste necessrio algumas tentativas de arrumao at que consiga um agrupamento eficaz. Na verdade , este tipo de desenho um caso particular, temos hoje softs que projetam estruturas desenham , porm este exemplo para o caso de faltar a opo e voc ter que resolver o problema de outra forma. Mostramos aqui a possibilidade de automatizar um processo de desenho para estes casos. Veja para um outro caso como fica.

114

O que queremos mostrar so as possibilidades de desenho. No primeiro caso fizemos um desenho cuja viga possua um vo para 12,00 metros. Aps agruparmos a parte de desenho, encompridamos as caixas de texto para o comprimento da viga ( estas caixas com recursos de centralizao horizontal , recursos de alinhamento a direita, centralizao vertical e tamanho automtico ) , isto para todas as caixas de texto, ou seja , todas as caixas de texto ficaram imensas ( tamanho automtico ) para to pouco texto pois esto no comprimento da viga que no caso muito longa desse modo quando encurtarmos ou encompridarmos os agrupamentos de desenho com textos as caixas de texto acompanharo os desenhos que esto sendo ajustados. A vertical do agrupamento no alterei para manter melhor visualizao. Mostramos a seguir um trecho do desenho mostrando como fica uma caixa de texto configurada naquela condio : Tamanho automtico, centralizada horizontalmente e centralizada verticalmente. Aps colocada nesta condio que se estica a caixa para ajust-la ao tamanho do desenho que quer acoplar. De propsito deixamos uma caixa selecionada para sua observao. As

115 tabelas ao serem digitados os novos comprimentos , os comprimentos totais se calculam automaticamente pois esto usando os recursos das clulas tambm.

Depois de ajustado o desenho a nova medida, isto , a nova viga , modificam-se as quantidades , as tabelas e rapidamente teremos um novo desenho de armao de viga. Considerando que uma prancha possui cerca de 10 vigas por exemplo , teremos confeccionado uma prancha num tempo timo. Com os recursos at aqui apresentados , que so armas poderosas para desenvolvimento de outros desenhos de formas e armaes , poderemos otimizar os tempos de desenho de tal maneira que teremos mais tempo para outros afazeres. Usamos como recurso para apresentao de desenhos nas telas do Excel , desenhos arquitetnicos em planta baixa e detalhes de estrutura, porque so desenhos que exigem o mximo da preciso e se dominarmos a preciso poderemos criar quaisquer desenhos .

Exerccio 9

Ao colocarmos os desenhos nas pranchas A0, A1, A2, A3 e A4 poderemos pensar na impresso. Relembramos a seguir estes tamanhos. A0 1189 mm x 841 mm A1 841 mm x 594 mm A2 594 mm x 420 mm A3 420 mm x 297 mm A4 297 mm x 210 mm Para imprimirmos um desenho teremos que fazer algumas operaes. Suponha que o projeto de planta baixa do edifcio esteja pronto, foi colocado na escala de 1:50 , est dentro de uma prancha A1 e queremos plot-la. Vamos a Barra de menus em Arquivo, at rea de Impresso e em seguida Definir a rea de Impresso. Clicamos em uma clula no canto superior esquerdo que envolve a margem superior e esquerda da prancha e vamos at o canto inferior direito em uma clula que envolve a margem inferior e direita da prancha. Para isso fcil ser usar um zoom baixo para completa visualizao da prancha. Observao : Para colocar uma prancha que est na escala de 1:100 para 1:50 poder ter alguma dificuldade pois o programa no aceita aumentar ou diminuir textos e desenhos ao mesmo tempo,

116 da colocarmos os textos sempre por ltimo na ordem de execuo dos desenhos. Os textos que foram colocados agrupados com as cotas se comportaro bem na hora do alongamento do desenho porm aqueles independentes no tero o mesmo comportamento. Assim devemos sempre alterar escalas de desenhos enquanto eles estiverem na situao singular de desenhos sem textos, porm se for necessrio fazer a transformao junto com textos , o que fazer? Aplicaremos um recurso de desenho. Colocamos um retngulo tangenciando externamente o prdio , isto , tangenciando o desenho em seus quatro lados . Ainda na escala de 1:100, medimos em Formatar Autoforma este retngulo para construr um novo com as dimenses duplicadas . O desenho em 1:100 agrupado na integridade , copiado para uma planilha nova e l ento procede-se com recursos do mouse a extenso desse desenho de 1: 100 at atingir as tangentes as quatro faces do novo retngulo duplicado. Usa-se os recursos de zoom mximo para obter a melhor preciso para esse alongamento de desenho. Aps corrige-se algum texto que por ventura tenha se extraviado de sua posio bsica original. O desenho agora estar na escala de 1:50. Abaixo a tela com a Seleo da rea de Impresso. O texto da legenda no rodap parece estar fora da rea de impresso, isto apenas visual devido ao uso do zoom baixo.

Em seguida iremos at Arquivo novamente e clicamos em Visualizao de impresso. Abrir-se- a seguinte tela;

117 Tela de visualizao da impresso

Clique em Visualizar quebra de pgina , aparecer a seguinte tela:

118 Voc clica no boto de comando ok concordando. A tela fica assim :

Toda a planilha aparece a dividida em partes iguais para a menor impresso que est configurada , que no caso o tamanho A4. Se imprimir agora nesta tela obter 60 pginas que rodaro na impressora at sair o pedao que lhe interessa. Obter 16 folhas de papel para emendar com cola ou fita adesiva o que no nada agradvel. Faa o seguinte , arraste as linhas pontilhadas at que a prancha se torne um nico papel. Faa primeiro na horizontal arrastando as linhas pontilhadas

119

Depois arraste a parte superior at limitar a margem da prancha.

Veja o resultado observando com zoom mais alto a rea de impresso.

120 Ficar ento em fundo cinza escrito nesta tela Pgina 1 que o que queramos ter: apenas uma folha para impresso. Falta apenas enviar para a impressora, porm como uma plotter e no temos uma a mo , salvaremos este arquivo em cd ou em disquete e posteriormente enviamos para uma Copiadora. Inicialmente poder ter alguma dificuldade com a Copiadora , porm se for uma empresa acostumada a imprimir todo tipo de arquivo no haver dificuldade em faz-lo somente a surpresa de ver este tipo de trabalho que ainda no usual para eles. Caso queira imprimir um pequeno desenho ou detalhe que esteja em tamanho A4 proceda do mesmo modo at aqui e em seguida configure a pgina para impresso observando todos os detalhes de margens e da pgina, visualize a impresso neste tamanho A4 e proceda em seguida a impresso.

Exerccio 10. Caso voc goste de trabalhar com a tela em

fundo negro , faremos o mesmo projeto agora com mais rapidez ( j temos mais experincia ) seguindo esse novo processo. Para ser possvel usar as clulas para clculos, o que muito til, v at o canto esquerdo superior da planilha e selecione toda a planilha , clicando a, v at formatar na barra de menus escolha clulas e em fonte escolha a cor branca para as fontes e em padres escolha a cor negra para sombreamento das clulas. Toda vez que escolher um polgono ele vira preenchido, ajuste as medidas trabalhando a largura e a altura em Formatar Autoforma e coloque a linha branca para o permetro e em seguida apague o preenchimento. No nosso caso isso ser feito muitas vezes . Coloque a linha mais fina. Desenhe um retngulo interno e outro externo para cada cmodo do projeto. Lembre-se que para ajustar a espessura entre os retngulos bem mais fcil usar o cursor do teclado pois a cada vez que desloca anda 0,03 cm . Juntamos os retangulos em um mesmo vrtice e ali deslocamos os cursores convenientes na vertical e horizontal. Assim para paredes de 0,09 cm deslocamos o cursor nesse sentido 3 vezes e para paredes de 0,14 cm deslocaremos 5 vezes. E a cada dois retngulo desses ( interno com externo ) vamos agrupando individualmente. Para construir os demais retngulos aproveite o recurso de cpia de cada conjunto de retngulos agrupados. Com o mouse em repouso sobre a figura agrupada clique duas vezes e em Formatar Autoforma altere as medidas externas deste agrupamento. Desagrupe e altere as medidas do retngulo interno e reagrupe. Faa assim para os demais retngulos que compem o apartamento do canto esquerdo do prdio. O Office xp o que estou usando no momento poder haver para verses anteriores do Excel algumas operaes que no sero possveis mas no alterar o mrito do trabalho. Alguns anos atrs no tnhamos um mouse tico , um IntelliMouse e nem por isso deixamos de fazer nosso trabalho. Porm aconselho que utilizem esses novos recursos. Abaixo a fase de elaborao dos trs primeiros retngulos . O retngulo menor interno sofreu ajustamento.

121

Ao lado j na cor amarela, espessura de 1 ponto .

A prxima tela mostra a incluso de mais dois outros cmodos e a medida interna de um deles teve que ser ajustada. Lembramos o ensinado anteriormente , neste processo no podemos alterar as medidas externas , elas so definitivas.

122 Para melhorar a qualidade do canto , podemos ultrapassar 0,03 cm do vrtice para cada lado fazendo um arremate interessante.

Imagem em escala de 1:50 aproximadamente, veja como o canto melhorou o acabamento

123 E assim vamos incluindo conjuntos de retngulos externos e internos agrupados, ora ajustamos uma medida interna ora outra e assim por diante. Usamos as clulas incessantemente para clculos e tambm um retngulo para ajuste e controle final de medidas da face externa esquerda at o eixo vertical central. Neste caso em que trabalhamos com retngulos com linhas , o retngulo de ajuste est tambm com linha. A preciso foi razovel. Como dissemos antes pode ser 0 (+ - 0,03 cm ) .

A seguir apresentamos ainda nesta fase uma imagem mais prxima , para visualizao mais real.

124

Neste instante o mdulo de apartamento est ficando com as paredes prontas e apagados os retngulos que deram origem a estas paredes. Lembrar que cada linha amarela um segmento independente.

Lembramos que na hora da impresso a tela estando com o fundo branco no aparecer direito as linhas em amarelo. Como este recurso de tela escura foi feito para produo do desenho apenas na tela conveniente utilizar um padro de cores bem visveis quando retirar o fundo escuro da clula para poder fazer a impresso, da mudarmos agora esta linha amarela que depois no ser bem visvel na tela e no papel para uma cor mais visvel por exemplo ; vermelha. Fizemos inicialmente na cor amarela para ser bem visvel nesta exposio . Compare agora com linha vermelha. Veja a tela. Deixamos de propsito as linhas selecionadas para que entenda que os segmentos so independentes e esto criteriosamente colocados.

125 Outra etapa com as esquadrias

Outra etapa j com as esquadrias e cotas

126 Ao passar para o ltimo passo que seria a impresso veja como ficar esta planta baixa quando retornarmos a tela branca .

interessante fazer o agrupamento separado de todas as entidades, por exemplo:Todas as cotas sero agrupadas em conjunto;Todas as paredes sero agrupadas em conjunto;Todas as portas;Todas as janelas; Todas as legendas; Dessa forma ser muito fcil manusear o desenho seja para que finalidade desejar. Assim para transformar este desenho em outro para impresso veja como foi feito; Desagrupamos e separamos as partes guardando o original, claro, transformamos na cor preta para impresso todo o desenho.

Observao : Dispensamos de apresentar todas as etapas do desenho novamente uma vez que estas esclarecem bem este exerccio 10.

127

Finalmente o desenho volta a forma tradicional com tela branca. No esquecendo porm que nas cores desenhadas a impresso ser negra , se voc desejar imprimir todo o desenho em negro,

128 independente da cor das linhas que desenhou d muito menos trabalho. Mostramos apenas que possvel operar dessa forma transformando um desenho noutro.

Para criar camadas de desenhos o que facilita demais as operaes, constri-se retngulos independentes cada um com uma moldura prpria na cor dos objetos de desenho selecionados. A medida que vai trabalhando vai selecionando o material produzido, agrupando com a moldura identificadora. Automaticamente o programa ir colocar o desenho no nvel que deseja. Caso j tenha produzido aleatoriamente, faa o mesmo e retorne atravs do recurso recuar e o programa ir buscando etapa por etapa os objetos de desenho produzidos. Repita as operaes de seleo desses objetos, faa uma cpia e salve . Cada moldura nova que vai criar use sempre o artifcio de copiar automaticamente o programa pesquiza os objetos desenhados a partir desse nvel para traz no recurso recuar. E assim sucessivamente. Abaixo o desenho montado com molduras

129

Abaixo as molduras separadas , notar que so do mesmo tamanho, para facilitar o reencaixe.

130

Roteiro para um desenho de projeto de planta baixa arquitetnica :


1. Ter um esboo ou croquis com dimenses perfeitas , para cada cmodo , para cada espessura de parede , com fechamento das medidas por somatrios parciais concordando com as medidas finais ou totais, nos dois sentidos vertical e horizontal. 2. Ao iniciar uma planta criar uma regio de clulas com sombreamento ou preenchimento em negro que possa caber o desenho que vai criar com bastante folga ou ento clicando no canto esquerdo superior ( intervalo sem legenda que antecede a linha 1 e a coluna A ) e a selecionar a planilha inteira como tela. 3. Para selecionar a tela em negro, v at Formatar, Clulas, Padro e Cor e escolha a cor negra. 4. No caso de gostar da tela branca , faa o mesmo do item anterior colocando a cor branca ou basta ir at Ferramentas ,Opes e desabilitar a caixa de seleo de Linhas de grade. 5. Planejar uma cor para linhas de paredes , espessuras conforme os casos. Podemos usar para paredes altas espessura de pena igual a 1 ponto ou 1,5 pontos. Para paredes baixas 0,50 pontos. As espessuras que aparecem na tela so reais, esto na espessura real. 6. Planejar uma cor para janelas , aconselhamos a espessura de 0,50 pontos. 7. Planejar duas cores para portas , aconselhamos uma mesma cor para a folha de porta e o arco , espessura de 0,25 pontos e para as bonecas e portais da porta ( aduela ou marco ) a mesma cor escolhida para as paredes. 8. Planejar uma cor para as cotas. A cor da linha de chamada ser idntica a cor usada para as paredes na espessura de 0,25 pontos e a linha de cota ser na cor que escolher, a legenda da caixa de texto ter a cor da fonte igual a cor da linha de cota em tamanho 6 se usar a escala de 1: 100 se usar 1:50 aconselho usar tamanho 8 ou 10. 9. Planejar uma cor para as legendas que nomeiam os cmodos e suas reas. Sugestionamos tamanho 6 na escala de 1:100 com letras maisculas e tamanho 8 ou 10 para escala de 1:50. 10. Ao iniciar um desenho planeje que as clulas sombreadas estejam pelo menos na rea da prancha e com a prancha preparada em tamanho A0 ou A1 com rodap legendado . 11. Preparar a primeira moldura contornando toda a rea de desenho da planta baixa que produzir e que ser indicadora de etapas e nveis de desenho . Esta moldura indicadora possuir a mesma cor das paredes ou outra qualquer indicao, por exemplo , um texto acoplado a moldura em ponto estratgico.Ao terminar cada etapa criar uma moldura nova indicadora de etapa. Caso esteja numa nova etapa e retornar a colocar algum objeto de desenho na moldura indicadora anterior, por modificao ou mesmo esquecimento, agrupe o novo objeto aos demais da etapa anterior e volte a etapa atual. E assim por diante. 13. Iniciar na primeira moldura de etapa de desenho os retngulos construtivos sem preenchimento, em linha branca, fina, com 0,25 pontos, para maior preciso de encaixes. Faa um retngulo interno com as medidas internas do cmodo e o externo com as medidas externas ( internas do cmodo somadas com as espessuras de paredes ) . Coloque o menor dentro do maior e ajuste os vertices num mesmo ponto de tal maneira que um lado vertical do retngulo interno se superpe ao lado vertical do outro e vice versa para os lados horizontais. Faa deslocar o retngulo interno no sentido horizontal para a espessura de parede desejada em movimentos sucessivos do cursor do teclado que anda 0,03 cm de cada vez. Parede de 0,12 ( 4 movimentos ), parede de 0,15 ( 5 movimentos ) e deixe a outra espessura de parede no lado oposto acontecer por este movimento apenas. Faa o mesmo para o sentido vertical a partir desse vrtice. Caso as parede sejam de igual espessura em

131 todo o contorno do cmodo , basta selecionar os dois retngulos, clicar em Centralizar e Alinhar no meio . Agrupado os dois retngulos termina o primeiro ajuste dos retngulos. Para esse ajuste usar zoom mximo em toda a construo desses ajustes.. 14. Construir os retngulos internos e externos da maneira mostrada anteriormente para os comodos vizinhos e comear a ajust-los coincidindo as espessuras de paredes. Isto feito com zoom mximo . Nessa hora algumas espessuras podem no coincidir. Faa os ajustes necessrios mnimos escolhendo convenientemente os retngulos internos que precisam ser ajustados. Proceda ao aumento ( da medida afetada pela aproximao do programa ) ou diminuio sempre em incrementos de 0,01 cm a um mximo de 0,03 cm quando certamente acontecer o ajuste. Reagrupe os retngulos alterados, agrupe o conjunto. E assim proceda para todos os cmodos do prdio ora desenhados . Nunca altere uma medida externa. 15. Proceda a conferencia de medidas usando um retngulo de ajuste com transparncia 80% . Se trabalhou com retngulos com linhas no permetro este tambm ter a mesma linha em seu permetro com a mesma espessura. .Confira uma altura total e uma largura total. 16. Aps este perodo proceda a superposio das linhas de espessuras por segmentos que definiro as paredes. Pode ser que os cantos no fiquem com acabamento esmerado como alguns desejem, h sempre uma meia espessura faltando nos encontros. Para espessura de linha de 1,5 pontos esse efeito pode ser eliminado com ajuste criterioso com o zoom de 400%. Para espessuras menores se quisermos aumentar a qualidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen