Sie sind auf Seite 1von 1

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM PSICOLOGIA

A fotografia na Pesquisa-Interveno: Imagens da Cidade e Produo de Subjetividade.

Brbara Parob Mariano da Rocha Bianca Sordi Stock2 Daniel DallIgna Ecker3 Marcelo Lubisco Lees4 Mayra Martins Redin5 Neuza Maria de Ftima Guareschi6

Este trabalho parte do projeto de Pesquisa-Interveno desenvolvido conjuntamente com adolescentes do Projeto FASC/Trabalho educativo e tem como objetivo a discusso de outros modos de fazer pesquisa e produo do conhecimento em Psicologia Social. O campo desta experimentao se d no encontro com adolescentes de 14 a 18 anos que participam de um programa de Poltica Pblica em Educao da Rede Municipal de Porto Alegre, denominado Trabalho Educativo, administrado pela Fundao de Amparo Social e Comunitria (FASC), na periferia da cidade de Porto Alegre/RS.

Como acontece?
Desta forma, como estratgia metodolgica, propiciamos para um grupo de adolescentes inscritos no programa FASC, em dois encontros semanais, na sede do programa na periferia da cidade, oficinas de fotografia, durante o ano de 2007. Nos encontros, inseridos na anlise dos processos grupais, realizado uma sensibilizao para o olhar artstico e o prazer pela arte, especialmente na rea da fotografia, e tambm a capacitao para o domnio da tcnica fotogrfica. As oficinas de fotografia consistem em sadas pela periferia onde moram e outros espaos da cidade para uma produo artstica pessoal e coletiva sobre as fotos tiradas. Aps, so realizadas anlises e discusses dos processos das atividades e contedos e outras questes emergentes no grupo.

Quais nossos intercessores?


Atravs da problematizao de determinados conceitos do campo das polticas pblicas de ateno sade, educao e renda, nos propomos pensar como estas polticas envolvem e potencializam a vida dos coletivos que os inscrevem como os que demandam a ateno de programas sociais e culturais. A vulnerabilidade um dos conceitos que permeia o mbito das polticas de incluso entendida como as possibilidades que indivduos possuem em relao ao movimento nas estruturas sociais e econmicas em termos de modificao de inscrio na sociedade. No entanto, atravs desta pesquisa-interveno propomos pensar o conceito de vulnerabilidade social no com o carter cristalizado da vulnerabilidade como algo que estigmatiza e que coloca o sujeito numa posio de fragilidade e desamparo, mas pens-lo com a qualidade de estar sensvel fora de um corpo.

O que temos discutido?


Com o trabalho da fotografia possvel discutir os encontros que estes adolescentes fazem nos seus cotidianos com a rua, a violncia, a famlia, a cidade, a amizade, o amor, o trabalho, a comunidade, inclusive como o prprio grupo de trabalho. A rua torna-se vulnervel ao corpo artista, livre para a criao, mas acolhido por um corpo de profissionais psi e pelo seu prprio grupo. Os movimentos de criao na experimentao fotogrfica so pensados com a delicadeza, respeito e coerncia suficientemente necessria, sempre no limite do caos criativo e da produo de sentido organizadora. No uma convico no caos absoluto e tampouco uma cristalizao das formas disciplinares de conteno da vida. sim, uma aposta no movimento, no ensaio. Uma vivncia onde se respeita o tempo necessrio dos acontecimentos no grupo, estando os profissionais psi na maioria das vezes no lugar de acompanhantes. Assim, a experimentao atravs da fotografia, na mesma medida em que necessita de uma abertura do corpo para os afectos, tambm exige uma continncia tica para que o novo possa ganhar sentido no corpo que se faz sensvel, possibilitando a configurao de outras fronteiras para o ser, o empoderamento da vida e uma existncia em movimento. H ento, uma esttica da criao e no da repetio estril como opo de procedimentos de pesquisa-interveno, alm da compreenso poltica que a mesma afere.
1- Graduanda em Psicologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista de Iniciao Cientfica financiada pelo Edital 05/2004 CNPq. 2- Psicloga pela UNISINOS, Bolsista AT/CNPq PUCRS. 3- Graduando em Psicologia pela PUCRS, Bolsista PET/MEC. 4- Graduando em Psicologia pela PUCRS. 5- Psicloga pela UNISINOS, graduanda em Artes Visuais pela UFRGS, Mestranda em Educao pela UFRGS. 6- Professora/pesquisadora do PPGP da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ABRAMOVAY, M; CASTRO, M. G; PINHEIRO, L. C.; LIMA, F. S.; MARTINELLI, C. C. Juventude, Violncia e Vulnerabilidade Social na Amrica Latina: desafios para polticas pblicas. Braslia: UNESCO, 2002. BARROS, Regina Benevides. Grupo: afirmao de um simulacro. Porto Alegre: UFRGS, 2007. BARTHES, Roland. A cmara clara : nota sobre a fotografia. Lisboa: Edies 70, 1981. GALEANO, Eduardo. O livro dos abraos. Porto Alegre: L&PM, 1991-2001. HNNING, M; GUARESCHI, N. M. F.: Efeito Foucault: Desacomodar a Psicologia. In.: GUARESCHI, Neuza M. F. HNNING, Simone M. (Org.). Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: Abrapso Sul, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen