Sie sind auf Seite 1von 84

LEI N 4.

226 - CDIGO DE OBRAS

LEI N 4.226, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1.996 DISPE SOBRE O CDIGO DE OBRAS DO MUNICPIO DE COLATINA ESTADO DO ESPRITO SANTO
Fao saber que a Cmara Municipal de Colatina, Estado do Esprito Santo, no uso de suas atribuies legais, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

TTULO I
PARTE GERAL

CAPTULO I
DA APLICAO DO CDIGO Art. 1. - Toda e qualquer construo, reforma, ampliao, demolio e movimento de terra efetuados a qualquer ttulo no territrio do Municpio regulada pela presente Lei, observadas, as normas federais e estaduais relativas matria. Pargrafo nico - Consideram-se como partes integrantes desta Lei as tabelas e definies que a acompanham, sob a forma de anexos, numerados de I a III. Art. 2. - O objetivo deste Cdigo disciplinar a aprovao do projeto, a construo e a fiscalizao da edificao, assim como as condies mnimas que satisfaam a segurana, o conforto, a higiene e a salubridade das obras em geral.

CAPTULO II
DOS PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA PROJETAR E CONSTRUIR Art. 3. - So considerados profissionais legalmente habilitados para projetar, orientar e executar obras no municpio de Colatina os registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA-ES e inscritos na Prefeitura Municipal. Art. 4. - A responsabilidade pela elaborao dos projetos, clculos, especificaes e execuo das obras dos profissionais que os assinarem, no cabendo Prefeitura Municipal assumir, em consequncia da aprovao, qualquer responsabilidade sobre tais atos. Art. 5. - O profissional, responsvel tcnico pela obra, que a outro venha substituir dever comparecer ao rgo municipal competente para assinar o projeto ali arquivado, munido de cpia aprovada, que tambm, ser assinada e submetida ao visto do responsvel pela seo competente. Art. 6. - O afastamento do responsvel tcnico dever ser precedido do respectivo pedido por escrito, feito por quaisquer das partes. 1. - Quando o afastamento mencionado no caput deste artigo for solicitado pelo profissional, a Prefeitura Municipal notificar o profissional no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.
1

2. - O profissional ter, a partir da notificao, o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para a apresentao do novo profissional. 3. - O afastamento do profissional ser concedido pela Prefeitura Municipal, aps concluir que a obra em execuo est de acordo com o projeto aprovado e que foi dada baixa na Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART - junto ao CREA-ES. Art. 7. - Sempre que cessar a sua responsabilidade tcnica, o profissional dever solicitar Prefeitura Municipal, imediatamente, a respectiva baixa, que somente ser concedida se a obra em execuo estiver de acordo com o projeto aprovado e com o que dispe o presente Cdigo.

CAPTULO III
DAS CONDICES RELATIVAS APRESENTAO DE PROJETOS Art. 8. - Os projetos devero ser apresentados ao rgo competente da Prefeitura Municipal contendo os seguintes elementos:

I- planta de situao e localizao do terreno no formato padro A4 e na escala mnima de 1:500 (um para
quinhentos), ou 1:1000 (um para mil), constando:

a) a projeo da edificao ou das edificaes dentro do lote e outros elementos existentes no seu entorno
que melhor identifiquem sua localizao;

b) as dimenses das divisas do lote e as dos afastamentos da edificao, em relao s divisas, e a outra
edificao porventura existente;

c) as cotas de largura do logradouro e dos passeios contguos ao lotes; d) orientao do norte magntico; e) indicao da numerao do lote e a ser construdo e dos lotes vizinhos, bem como da quadra
correspondente;

f) as cotas de nvel do terreno e da soleira da edificao, quando for o caso; g) relao contendo rea do lote, rea de projeo de cada unidade, clculo da rea total de cada unidade,
taxa de ocupao e coeficiente de aproveitamento.

II- planta baixa de cada pavimento distinto, na escala de 1:50 (um para cinquenta), ou 1:100 (um para cem),
contendo:

a) as dimenses e reas exatas de todos os compartimentos, inclusive dos vos de iluminao, ventilao,
garagens e reas de estacionamento;

b) a finalidade de cada compartimento; c) os traos indicativos dos cortes longitudinais e transversais; d) indicao da espessura das paredes e das dimenses externas totais da obra; e) demarcao do terreno. III- cortes transversais e longitudinais indicando a altura dos compartimentos, nveis dos pavimentos, altura
das janelas e peitorais de demais elementos necessrios compreenso do projeto, na escala de 1:50 (um para cinquenta), ou 1:100 (um para cem);
2

IV- planta de cobertura com indicao dos caimentos, na escala mnima de 1:200 (um para duzentos); V- elevao da fachada ou das fachadas voltadas para a via pblica, na escala de 1:50 (um para cinquenta); VI- legenda ou carimbo, no canto inferior direito da prancha, contendo indicaes da natureza e local da
hora, numerao das pranchas, nome do proprietrio e assinatura, nome do autor do projeto, assinatura e nmero do registro no CREA, nome do responsvel tcnico pela execuo da obra, assinatura e nmero do registro no CREA, e data do projeto. Art. 9. - No caso de reforma ou ampliao dever ser indicado no projeto o que ser demolido, construdo ou conservado, de acordo com as seguintes convenes de cores: I- sobre o original do projeto:

a) trao cheio para as partes a conservar; b) tracejado para as partes a serem demolidas; c) trao cheio com hachura interna para as partes acrescidas. II- sobre a cpia heliogrfica: a) cor natural da cpia heliogrfica para as partes existentes a conservar; b) cor amarela para as partes a serem demolidas; c) cor vermelha para as partes novas acrescidas.
Art. 10 - Poder o tcnico da Secretaria Municipal de Obras exigir do autor do projeto, sempre que julgar necessrio, a apresentao de clculo estrutural de obra, bem como o clculo de resistncia e estabilidade do terreno.

CAPTULO IV
DO ESTUDO DE VIABILIDADE, DA APROVAO DO PROJETO E DA LICENA PARA CONSTRUO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 11 - Todas as obras de construo, acrscimo, modificao ou reforma a serem executadas no Municpio sero precedidas dos seguintes atos administrativos:

I- aprovao do projeto; II- licenciamento da construo.


Art. 12 - A Prefeitura poder elaborar e fornecer projetos de construo popular, para atender as classes de populao de baixa renda.

SEO II DO ESTUDO DE VIABILIDADE DO PROJETO Art. 13 - A critrio do interessado, a aprovao do projeto poder ser precedida da apresentao do estudo de viabilidade, que dever ser constitudo dos seguintes elementos:

I- requerimento do interessado solicitando o exame do projeto;


3

II- o projeto arquitetnico da edificao, em papel copiativo.


Art. 14 - Para exame do estudo de viabilidade sero exigidos os seguintes elementos:

I- planta de situao do imvel; II- planta baixa de todos os pavimentos e da cobertura, nas escalas mnimas referidas no art. 8., captulo III,
deste Cdigo;

III- as reas dos compartimentos, a rea edificada e do lote; IV- legenda ou carimbos; V- levantamento planialtimtrico e memorial descritivo, se necessrio.
Art. 15 - A concordncia com o estudo de viabilidade no isenta o interessado dos demais atos administrativos de aprovao do projeto e licenciamento da construo. Art. 16 - O estudo de viabilidade ter validade pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de concordncia. SEO III DA APROVAO DE PROJETOS Art. 17 - Para aprovao dos projetos devero ser apresentados Prefeitura Municipal os seguintes documentos:

I- requerimento solicitando a aprovao do projeto arquitetnico, assinado pelo proprietrio ou pelo


procurador legalmente habilitado;

II- cpia da Escritura Pblica do terreno ou outro documento, a critrio do rgo municipal competente; III- cpia xerox autenticada do comprovante de quitao das obrigaes tributrias, relativamente a terreno
ou casa, conforme o caso;

IV- inscrio municipal do responsvel pelo projeto; V- Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART - pelo projeto arquitetnico; VI- aprovao do Corpo de Bombeiros; VII- aprovao do rgo estadual, quando necessrio, e do municipal a que compete zelar pela sade pblica
e pelo meio ambiente, quando necessrio;

VIII- projeto arquitetnico da construo, em 04 (quatro) vias, sendo 01 (uma) original em papel copiativo e
03 (trs) cpias heliogrficas ou xerogrficas;

IX- planta de situao e localizao do terreno, no formato A4, em 04 (quatro) vias, sendo 01(uma) original
em papel copiativo e 03 (trs) cpias heliogrficas ou xerogrficas; 1. - O cumprimento do que estabelece o inciso VI deste artigo somente ser obrigatrio nos seguintes casos:

a) edificao com mais de trs pavimentos, contando-se o pavimento trreo e em subsolo, ou edificaes que
possuam rea total construda superior a 900 m2 (novecentos metros quadrados);

b) locais de reunies, como restaurantes, bares, boates, templos, cinemas, teatros e ginsios de esportes, que
tenham capacidade para o nmero de pessoas igual ou superior a 100 (cem) no pavimento de maior locao.
4

c) edificaes que tenham exigncia de escadas enclausuradas ou prova de fumaa; d) postos de combustveis e lubrificantes.
2. - Nos casos em que no haja exigncia de aprovao do Corpo de Bombeiros, ser feita no projeto observao referente ao artigo 96, do Decreto n. 2.125 - N, de 12 de setembro de 1.985, do Corpo de Bombeiros, por ocasio do parecer da autoridade municipal competente. Art. 18 - A Prefeitura ter o prazo mximo de 15 (quinze) dias teis, a contar da data do requerimento, para se pronunciar sobre o projeto apresentado, salvo nos casos especiais fundamentos em parecer da autoridade municipal competente. Art. 19 - A aprovao do projeto no implica reconhecimento, por parte da Prefeitura, do direito de propriedade do terreno. SEO IV DO LICENCIAMENTO DA CONSTRUO Art. 20 - O licenciamento da construo ser concedido mediante apresentao dos seguintes documentos:

I- requerimento solicitando licenciamento da edificao, constando o nome e a assinatura do profissional


habilitado, responsvel pela execuo dos servios, e prazo para concluso destes;

II- inscrio municipal do responsvel tcnico pela obra; III- apresentao do projeto aprovado; IV- certificado de matrcula da obra no Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS; V- apresentao da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART - pela execuo da Obra; VI- comprovante do Imposto Sobre Servios - ISS - do responsvel pela execuo da Obra; VII- comprovante do pagamento do Imposto Territorial Urbano - IPTU - ou Predial Urbano do exerccio
vigente. Art. 21 - os pedidos de licena de obras, incidentes sobre terrenos situados em reas de preservao ou sobre edificaes tombadas pelo Instituto Brasileiro de Patrimnio Cultural - IBPC ou rgo estadual ou municipal competentes, devero ser precedidos de exame e aprovao dos respectivos rgos. Art. 22 - A Prefeitura fornecer ao interessado o Alvar de Licena para construo no prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data do requerimento.

SEO V DA VALIDADE, DO ESTUDO DE VIABILIDADE, DA APROVAO DO PROJETO E DO LICENCIAMENTO Art. 23 - O estudo de viabilidade ter um prazo de validade de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da data da concordncia. Art. 24 - A aprovao do projeto ter validade de 02 (dois) anos, a contar da data do seu deferimento. Art. 25 - Ser passvel de revalidao, o projeto aprovando-se preceitos legais da poca da aprovao, o projeto aprovado cujo pedido de licenciamento tenha ficado na dependncia de ao judicial para retomada de imvel onde deva ser realizada a construo, nas seguintes condies:

I- ter a ao judicial incio comprovado dentro do perodo de validade do projeto aprovado;


5

II- ter a parte interessada requerido a revalidao no prazo de 30 (trinta) dias, contador da data da sentena,
transitada em julgado, de retomada do imvel. Pargrafo nico - Na ocorrncia da hiptese prevista no caput deste artigo o licenciamento, que ser nico, dever ser requerido dentro do prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data do despacho deferitrio da revalidao. Art. 26 - O licenciamento para incio da construo ter um prazo de validade de 12 (doze) meses, findo o qual perder a validade, caso a construo no tenha sido iniciada. Pargrafo nico - Considera-se iniciada a obra cuja fundaes estejam concludas, desde que lanadas de forma tecnicamente adequada ao tipo de construo projetada. Art. 27 - Aps a caducidade do primeiro licenciamento, se a parte interessada quiser iniciar obras, dever requerer novo pedido de licenciamento, o qual ser reanalisado de acordo com as normas vigentes poca do pedido. Art. 28 - Se, dentro do prazo fixado, a construo no for concluda, dever ser requerido novo licenciamento, desde que esteja ainda vlido o projeto aprovado. SEO VI DA MODALIDADE DE PROJETO APROVADO Art. 29 - As alteraes de projeto aprovado a serem efetuadas aps o licenciamento da obra, que impliquem aumento de rea construda, alterao da forma externa da edificao e do projeto hidrulico-sanitrio, devem ter nova aprovao. Pargrafo nico - No caso neste artigo, dever o autor do projeto ou responsvel tcnico pela obra apresentar planta elucidativa, em 02 (duas) vias, das modificaes propostas, a fim de receber o visto antes do pedido de vistoria ou habite-se, para a sua aprovao.

SEO VII DE PROJETOS OU DA LICENA Art. 30 - Independem da apresentao de projeto, ficando contudo sujeitas concesso de licena, as seguintes obras:

I- galpes, viveiros e telheiros de uso domsticos at 18,00 m2 (dezoito metros quadrados), de rea coberta; II- cobertura de varandas e de tanque de uso domstico; III- conserto de pavimentao de passeios; IV- rebaixamento de meios-fios; V- construo de muros no alinhamento dos logradouros, desde que apresentada planta de situao do
imvel. Art. 31 - Independem de licena os servidos de remendos e substituio de revestimentos de muros, substituio de telhas partidas, calhas e condutores em geral, construo de caladas no interior dos terrenos edificados, e muros de divisa at, 2,00 m (dois metros) de altura. 1. - Os servios de pintura, reparo em pisos, cobertura e revestimento das edificaes tambm independem de licena.

2. - Incluem-se neste artigo dos galpes para obra, desde que comprovada a existncia do projeto para o local. SEO VIII DA REFORMA E DA RECONSTRUO OU ACRSCIMO Art. 32 - Na reforma, reconstruo ou acrscimo de obra, os projetos sero apresentados com indicaes de maneira que seja possibilitada a identificao das partes por conservar, demolir ou acrescer. Art. 33 - Os prdios existentes atingidos por recuos de alinhamento, chanfros de esquina ou galerias pblicas no podero sofrer obras de reforma, reconstruo ou acrscimo sem a observncia integral dos novos alinhamentos, recuos ou galerias. 1. - Aplicam-se as disposies deste artigo a novas edificaes isoladas pertencentes a um prdio existente sujeito a recuos do alinhamento. 2. - Nos casos de que trata este artigo, somente sero permitidas obras ou reparos cuja execuo independa de aprovao de projeto como preceituam os artigos 17 e 18.

SEO IX DAS DEMOLIES Art. 34 - A demolio de qualquer edificaes, exceto os muros de fechamento at 3 m (trs metros) de altura, s poder ser executada mediante licena expedida pelo rgo competente. 1. - Tratando-se de edificaes com mais de dois pavimentos ou que tenham mais de 8 m (oito metros) de altura, a demolio s poder ser efetuada sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado. 2. - Tratando-se de edificaes no alinhamento do logradouro ou sobre uma ou mais divisas do lote, mesmo que seja de um s pavimento, ser exigida a responsabilidade de profissional habilitado. 3. - Em qualquer demolio, o profissional responsvel ou proprietrio, conforme o caso , dever adotar todas as medidas necessrias para garantir a segurana dos operrios e do pblico, das benfeitorias do logradouro e das propriedades vizinhas, obedecendo ao que dispe a Seo II, do Captulo VIII, deste Ttulo. 4. - O requerimento em que for solicitada a licena para uma demolio, compreendida nos pargrafos 1. e 2., ser assinado pelo profissional responsvel, juntamente com o proprietrio. 5. - No pedido de licena para demolio dever constar o prazo de durao dos trabalhos, que poder ser prorrogado atendendo a solicitao justificada do interessado e a juzo do rgo municipal competente. 6. - Caso a demolio no fique concluda dentro do novo prazo, o responsvel ficar sujeito s multas previstas neste Cdigo. Art. 35 - A demolio total ou parcial das construes poder ser imposta pela Prefeitura de acordo com o que estabelece a Seo VI do Captulo IX deste Ttulo.

CAPTULO V
DAS OBRAS PARALISADAS
7

Art. 36 - A paralisao de obra por mais de 180 (cento e oitenta) dias implicar que o rgo municipal competente avalie se a construo oferece perigo segurana pblica e indique as providncias que se fizerem necessrias: Art. 37 - Os andaimes e tapumes de uma construo paralisada por mais de 120 (cento e vinte) dias devero ser demolidos, desimpedindo o passeio e deixando-o em perfeitas condies de uso. Art. 38 - As disposies deste Captulo sero aplicadas tambm s construes que j se encontram paralisadas na data de vigncia desta Lei.

CAPTULO VI
DAS OBRAS PBLICAS Art. 39 - No podero ser executadas sem licena da Prefeitura, devendo obedecer s determinaes deste Cdigo, ficando, entretanto, isentas de pagamento de taxas, as seguintes obras:

I- construo de edifcios pblicos; II- obras a serem realizadas por instituies oficiais ou para estatais, quando para a sua sede prpria.
Art. 40 - O pedido de licena ser feito pelo rgo interessado por meio de ofcio dirigido ao setor Municipal competente acompanhado do projeto completo da obra, nos moldes exigido no Captulo IV deste Ttulo. Art. 41 - As obras pertencentes municipalidade ficam sujeitas, na sua execuo, as determinaes do presente Cdigo.

CAPTULO VII
DAS CONDIES GERAIS RELATIVAS A TERRENOS SEO I DOS TERRENOS NO-EDIFICADOS Art. 42 - Os terrenos no-edificados, localizados na zona urbana, devero ser mantidos limpos, capinados, drenados e, obrigatoriamente, fechados nas respectivas testadas, por meio de muro ou cerca viva. Art. 43 - A inexecuo dos trabalhos de conservao ou o perecimento de muros ou cercas vivas determinar que os trabalhos indispensveis sua recomposio sejam executados diretamente pela Prefeitura, s expensas do proprietrio, com acrscimo, na taxa de administrao, de 30% (trinta por cento) do valor da obra, sem prejuzo da aplicao da multa prevista neste Cdigo. Art. 44 - Em terrenos de declividade acentuada, sujeitos eroso, obrigatria a execuo de medidas visando s necessria proteo e segurana pblica segundo os processo usuais de conservao do solo.

SEO II DOS PASSEIOS

Art. 45 - Os proprietrios dos imveis que tenham frente para logradouros pblicos pavimentados ou dotados de meio-fio so obrigados a pavimentar e manter em bom estado os passeios em frente de seus lotes, atendendo aos seguintes requisitos. Art. 46 - O rampamento das soleiras e o rebaixamento do meio-fio so obrigatrios sempre que houver entrada de veculos nos terrenos ou prdios sem qualquer interferncia no passeio. Art. 47 - Em determinadas vias, a Prefeitura Municipal poder determinar a padronizao da pavimentao dos passeios, por razes de ordem tcnica ou esttica.

SEO III DO ARRIMO DE TERRAS, DAS VALAS E DO ESCOAMENTO DE GUA Art. 48 - Ser obrigatria a execuo de obras de arrimo de terras ou de talude tratado contra eroso sempre que o nvel de um terreno for superior ao logradouro onde se situa. Pargrafo nico - Ser exigida a execuo do arrimo de terra nas divisas de terrenos e de talude tratado contra eroso no interior dos terrenos, quando ocorrer qualquer diferena de nvel e a juzo dos rgos tcnicos. Art. 49 - Exigir-se-o, para conduo de guas pluviais e resultantes de infiltraes, sarjetas e drenos comunicando-se diretamente com a rede do logradouro, de modo que se evitem danos via pblica ou aos terrenos vizinhos. Art. 50 - Ser exigida a canalizao ou a regularizao da drenagem de guas pluviais nos trechos compreendidos dentro dos terrenos particulares, devendo as obras serem aprovadas previamente pela Prefeitura Municipal. 1. - Sempre que as obras de que trata este artigo resultarem em canalizao fechada, devero ser instalados em cada terreno pelos menos um poo de inspeo e uma caixa de areia. 2. - As medidas de proteo a que se refere este artigo estabelecidas em cada caso pela Prefeitura respeitando o Cdigo de Vigncia Sanitria do Municpio.

CAPTULO VIII
DAS OBRIGAES DURANTE A EXECUO DE OBRAS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 51 - Os alvars de alinhamento, nivelamento e licena para obras em geral devero permanecer no canteiro de obras, juntamente com o projeto aprovado. Art. 52 - Durante a execuo das obras ser obrigatrio manter o passeio desobstrudo e em perfeitas condies, sendo vedado utiliz-lo como canteiro de obras ou para carga ou descarga de material de construo. Art. 53 - No sero permitidas nos logradouros pblicos as seguintes atividades:

I- efetuar escavaes, remover ou alterar a pavimentao, levantar ou rebaixar meio-fio sem prvia licena
municipal;

II- fazer ou lanar dutos ou passagem de qualquer natureza, ocupando ou utilizando vias ou logradouros
pblicos sem autorizao municipal expressa;

III- obstruir ou concorrer, direta ou indiretamente, para obstruo de vias, valas, calhas, bueiros, galerias e
outros, ou impedir por qualquer forma o escoamento das guas. Art. 54 - Qualquer entidade que tiver de executar servios ou obras em logradouros dever comunicar previamente o fato a outras entidades de servios pblicos porventura atingidas pelo referido servio ou obra, para que sejam tomadas as devidas providncias.

SEO II DOS TAPUMES E DAS GALERIAS Art. 55 - Nas construes, demolies e reparos a serem executados, ser obrigatria a colocao de tapumes em toda a testada do lote. Pargrafo nico - O tapume dever ser mantido enquanto perdurarem as obras que possam afetar a segurana dos pedestres que se utilizam os passeios dos logradouros e dever atender s seguintes normas: I- a faixa compreendida pelo tapume no poder ter largura superior metade da largura do passeio nem exceder a 2 m (dois metros); II- a sua altura no poder ser inferior a 2 m (dois metros). Art. 56 - Os tapumes devero apresentar perfeitas condies de segurana em seus diversos elementos e no podero prejudicar a arborizao da rua, a iluminao pblica, a visibilidade de placas denominadoras de vias, avisos ou sinais de trnsito, e outras instalaes de interesse pblico. Art. 57 - Para as obras de construo, elevao, reparos e demolio de muros de at 3,00 m (trs metros), no h obrigatoriedade de colocao de tapume. Art. 58 - Nas construes e reformas com mais de dois pavimentos acima do nvel do meio-fio, executadas no alinhamento do logradouro, devem ser construdas galerias sobre o passeio. Pargrafo nico - As bordas da cobertura da galeria devem possuir tapumes fechados, com altura, no mnimo, de 1 m (um metro) e inclinao de 450 (quarenta e cinco graus). SEO III DOS ANDAIMES DAS PLATAFORMAS DE SEGURANA Art. 59 - Os andaimes no podero ocupar mais do que a metade da largura do passeio, devendo deixar a outra inteiramente livre e desimpedida para os transeuntes, sempre que possvel. Pargrafo nico - Os passadios no podero situar-se abaixo da cota de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros) em relao ao nvel do logradouro fronteiro ao lote. Art. 60 - Aplicam-se aos andaimes e plataformas os dispostos nos artigos 56 e 57 da seo anterior. SEO IV DAS OBRAS PARALISADAS
10

Art. 61 - No caso de se verificar a paralisao de uma construo por mais de 180 (cento e oitenta) dias, o tapume ser obrigatoriamente recuado para o alinhamento do logradouro, e os andaimes sero removidos. Pargrafo nico - No caso de continuar paralisada a construo, depois de decorridos os 180(cento e oitenta) dias, ser o local examinado pelo rgo municipal competente, que verificar se a construo oferece perigo segurana pblica e tomar as providncias que se fizerem necessrias. Art. 62 - As disposies desta seo sero aplicadas tambm s construes que j se encontrem paralisadas na data de vigncias da presente Lei.

SEO V DA CONCLUSO E ENTREGA DAS OBRAS Art. 63 - Nenhuma edificao poder ser ocupada sem que seja efetuada a vistoria pela Prefeitura e expedido o respectivo habite-se. Art. 64 - A concesso do habite-se est obrigatoriamente condicionada instalao de extintores de incndio em conformidade com as normas da ABNT e do corpo de bombeiros, nas seguintes edificaes:

I- as destinadas ao uso de instituies, incluindo clnicas, laboratrios, creches, escolas, casas de


recuperao e congneres;

II- as destinadas ao uso comercial de pequeno e de mdio porte, incluindo lojas, restaurantes e oficinas e
similares

III- as destinadas a terminais de passageiros e cargas.


Pargrafo nico - O habite-se ser concedido pelo rgo municipal competente depois de verificada a adequao da obra ao projeto aprovado, com o passeio concludo e com a certido de numerao fornecida. Art. 65 - Aps a concluso das obras, dever ser requerida vistoria Prefeitura, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, mediante requerimento assinado pelo proprietrio e pelo profissional responsvel, acompanhado de:

I- carta de entrega dos elevadores, quando houver, fornecida pela firma instaladora; II- visto de liberao das instalaes sanitrias fornecido pelo rgo competente; III- certificado referente instalao de tubulaes, armrios e caixas para servios telefnicos, exceto para
as residncias unifamiliares;

IV- visto do Corpo de Bombeiros para as edificaes referidas no 1., art. 17, desta Lei; V- certificado de quitao da obra junto ao INSS.
Art. 66 - Aps a vistoria, se as obras estiverem de acordo com o projeto arquitetnico aprovado, a Prefeitura fornecer o habite-se ao proprietrio, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, a contar da data de entrega do requerimento. Pargrafo nico - Por ocasio da vistoria, os passeios fronteiros via pavimentada devero estar totalmente concludos e, quando a via no for pavimentada, dever ser executada a pavimentao de, pelo menos, 0,70 m (setenta centmetros) de largura do passeio. Art. 67 - Poder ser concedido habite-se parcial a juzo do rgo competente da Prefeitura Municipal. Pargrafo nico - O habite-se parcial poder ser concedido nos seguintes casos:
11

I- quando se tratar de prdio composto de parte comercial e parte residencial e poder cada uma das partes
ser utilizada independentemente da outra;

II- quando se tratar de prdio de apartamentos que j tenha uma parte concluda, com pelo menos 01 (um)
elevador, com o respectivo certificado de funcionamento;

III- quando se tratar de mais de uma construo edificada independente mas no mesmo lote.

CAPTULO IX
DAS PENALIDADES SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 68 - As infraes s disposies deste Cdigo ocasionaro a aplicao das seguintes penalidades:

I- multa; II- embargo da obra; III- interdio do prdio ou dependncia; IV- demolio.
Pargrafo nico - A aplicao de uma das penalidade previstas neste artigo no prejudica a aplicao de outra, se cabvel.

SEO II NAS NOTIFICAES E VISTORIAS Art. 69 - Verificando-se a inobservncia de qualquer dispositivo deste Cdigo, o agente fiscalizador expedir notificao indicando ao proprietrio ou ao responsvel tcnico o tipo de irregularidade apurada e o artigo infringido e ficando um prazo mximo de 15 (quinze) dias para a correo da irregularidade, contados a partir da data do reconhecimento da notificao. Pargrafo nico - O prazo para regularizao da situao ser arbitrado pelo agente fiscal, no ato da notificao, respeitando o prazo limite fixado neste artigo. Art. 70 - Os recursos da notificao sero interpostos dentro do prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data de sua cincia, e sero recebidos com os efeitos que declara a autoridade competente. Art. 71 - O no-cumprimento da notificao no prazo estipulado dar margem aplicao de auto-deinfrao, multa e outras penalidade prevista nesta Lei. Art. 72 - A Prefeitura determinar, ex-officio ou a requerimento, vistorias administrativas, sempre que:

I- qualquer edificao, concluda ou no, apresente insegurana que recomende sua demolio II- for verificada a existncia de instalao de aparelhos ou maquinaria que, desprovidos de segurana ou
perturbadores do sossego da vizinhana, recomende seu desmonte;

III- for verificada ameaa ou ocorrncia de desabamentos de terras ou rochas, obstruo ou desvio de cursos
dgua e canalizao em geral, provocadas por obras licenciadas.
12

Art. 73 - As vistorias sero feitas por tcnicos designados pelo rgo municipal competente. 1. - A autoridade que designar o tcnico responsvel pela vistoria poder formular os requisitos que julgar necessrio, fixando o prazo para apresentao do laudo. 2. - O tcnico responsvel pela vistoria proceder s diligncias julgadas necessrias, apresentando suas concluses em laudo tecnicamente fundamentado. 3. - O laudo de vistoria dever ser encaminhado autoridade que houver designado o tcnico no prazo prefixado. Art. 74 - Aprovado o laudo de vistoria, ser intimado o proprietrio a cumpri-lo. SEO III DAS MULTAS Art. 75 - As multas, independentemente de outras penalidades previstas pela legislao em geral e as do presente Cdigo, sero aplicadas:

I- quando o projeto apresentado estiver em evidente desacordo com o local ou forme faseadas cotas e
indicaes do projeto ou qualquer elemento do projeto;

II- quando as obras forem executadas em desacordo com o projeto aprovado e com a licena fornecida; III- quando a obra for iniciada sem projeto aprovado ou sem licena; IV- quando o prdio for ocupado sem que a Prefeitura tenha fornecido o respectivo habite-se; V- quando, decorrido 30 (trinta) dias da concluso da obra, no for solicitada vistoria; VI- quando no for obedecido o embargo imposto pela autoridade competente; VII- quando no forem observadas as normas desta Lei relativas a tapumes, galerias, plataformas de
proteo e andaimes, depsito e preparo de material em via pblica;

VIII- quando, vencido o prazo de licenciamento, prosseguir-se a obra sem o devido pedido de prorrogao
do prazo. Art. 76 - A multa ser imposta pelo agente fiscalizador vista do auto-de-infrao, que apenas registrar a falta verificada, devendo o encaminhamento do auto ser feito ao setor respectivo. Art. 77 - O auto-de-infrao ser lavrado em 03(trs) vias, assinado pelo autuado. 1. - Quando o autuante no se encontrar no local da infrao ou se recusar a assinar o auto respectivo, o agente fiscalizador anotar a ocorrncia no auto, que dever ser firmado por testemunhas. 2. - Prevalecer a f pblica da autoridade fiscal, quando no houver testemunhas. 3. - Quando o infrator no se encontrar no local em que for constatada a infrao, dever a 2.(segunda) via do auto-de-infrao ser entregue ao responsvel tcnico pela obra, sendo o infrator considerado, para todos os efeitos, como tendo sido autuado e se certificado da infrao. Art. 78 - O auto-de-infrao dever conter:

I- a designao do dia em que se deu a infrao ou em que ela foi constada pelo autuante; II- fato ou ato eu constitui a infrao e a designao da lei infringida, bem como o nmero e a data da lei; III- nome, assinatura do infrator ou denominao que o identifique, residncia ou sede do estabelecimento
comercial ou industrial ou no me de fantasia;
13

IV- nome e assinatura do autuante e sua categoria funcional; V- nome, assinatura e residncia das testemunhas, quando for o caso;
Art. 79 - O infrator ter o prazo de 15 (quinze) dias, a contar do 1. (primeiro) dia til aps o recebimento do auto-de-infrao, para efetuar o pagamento ou interpor recurso. Pargrafo nico - Decorrido o prazo sem interposio de recurso, a multa no-paga tornar-se- efetiva, e ser cobra de acordo com o 3. do art. 93 deste Cdigo. Art. 80 - A partir da data da efetivao da multa, o infrator ter o prazo de 10 (dez) dias teis para legalizar a obra ou sua modificao, sob pena de ser considerado reincidente. Art. 81 - Na reincidncia de multa ser aplicado o valor de acordo com a Tabela de Multas por Desatendimento ao Cdigo de Obras, Anexo II, desta Lei. 1. - Na reincidncia, o autuado ter o prazo de 05 (cinco) dias para legalizar a obra ou efetuar o pagamento da multa. 2. - A multa no-paga nos prazo determinados nesta Lei ser inscrita em dvida ativa. Art. 82 - As multas sero calculadas tendo por base a unidade fiscal municipal estabelecida, obedecendo ao escalonamento da Tabela de Multas por Desatendimento ao Cdigo de Obras, Anexo II, desta Lei. Pargrafo nico - As infraes cujas penalidades no estiverem estabelecidas neste Captulo sero punidas com multas, conforme relao constante da Tabela supracitada.

SEO IV DOS EMBARGOS Art. 83 - As obras em andamento, sejam elas de reparos, reconstruo, construo ou reforma, sero embargadas sem prejuzo das multas quando:

I- estiverem sendo executadas sem o alvar de licenciamento nos casos em que for necessrio; II- for desrespeitado o respectivo projeto aprovado; III- no forem observadas as indicaes de alinhamento ou nivelamento fornecidas pelo rgo municipal
competente;

IV- estiverem sendo executadas sem a responsabilidade de profissional inscrito na Prefeitura Municipal; V- o profissional responsvel sofrer suspenso ou cassao de carteira pelo Conselho Regional de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA;

VI- estiver em risco sua estabilidade, com perigo para o pblico ou para o pessoal que a executa.
Art. 84 - O encarregado da fiscalizao dar, na hiptese de ocorrncia dos casos supracitados no artigo 83, notificao por escrito ao infrator, para que este cumpra no prazo de 48 (quarenta e oito) horas e dela dar cincia autoridade superior. Art. 85 - Aps verificar a procedncia da notificao, a autoridade competente determinar o embargo e far constar no Termo de Embargo as providncias exigveis para o prosseguimento da obra, sem prejuzo de imposio de multas, de acordo com o estabelecido nos artigos anteriores. Art. 86 - O termo de embargo ser apresentado ao infrator para que o assine e, em caso de no ser o infrator localizado, ser o Termo de Embargo encaminhado ao responsvel pela construo, devendo o processo administrativo ser encaminhado Procuradoria Geral do Municpio, que promover ao judicial cabvel.
14

Art. 87 - O embargo s ser suspenso aps o cumprimento das exigncias consignadas no respectivo termo.

SEO V DA INTERDIO DO PRDIO OU DEPENDNCIA Art. 88 - Um prdio, ou quaisquer de suas dependncias, poder ser interditado em qualquer tempo, com impedimento de sua ocupao, quando oferecer iminente perigo de carter pblico. Art. 89 - A interdio prevista no artigo anterior ser imposta por escrito, aps vistoria efetuada pelo rgo municipal competente. Pargrafo nico - No atendida a interdio e no interposto recurso, ou indeferido este, tomar o Municpio as providncias cabveis.

SEO VI DA DEMOLIO Art. 90 - A demolio total ou parcial do prdio ou dependncia ser imposta nos seguintes casos:

I- quando a obra for clandestina, entendendo-se por tal a que for executada sem alvar de licena ou prvia
aprovao do projeto e licenciamento da construo;

II- quando executada sem observncia de alinhamento ou nivelamento fornecidos pela Prefeitura Municipal
ou com desrespeito ao projeto aprovado;

III- quando julgada com risco iminente de carter pblico e o proprietrio no quiser tomar as providncias
que a Prefeitura determinar para a sua segurana. Art. 91 - Se o proprietrio ou seu representante legal se recusarem a executar a demolio, esta poder ser executada pelo Municpio, por determinao expressa do Prefeitura Municipal, ouvida previamente a Procuradoria Geral do Municpio. Pargrafo nico - O proprietrio ou seu representante legal obrigado a arcar com os custos da demolio. Art. 92 - Toda e qualquer demolio ser precedida de vistoria por uma comisso, designada pelo Prefeitura Municipal, que adotar as medidas que se fizerem necessrias para a sua execuo. SEO VII DOS RECURSOS Art. 93 - Das penalidade impostas nos termos desta Lei, o autuado ter o prazo de 15 (quinze) dias para interpor recurso, contados a partir da data do 1. (primeiro) dia til aps o recebimento da notificao ou auto-de-infrao. 1. - O recurso ser impetrado, para anlise, ao Secretrio de Obras do Municpio, que dever submet-lo Procuradora Geral do Municpio para emisso de parecer jurdico. 2 . - No Ser permitida, sob qualquer alegao, a entrada, no protocolo geral, de recurso fora do prazo previsto neste artigo.

15

3. - Findo o prazo para defesa sem que esta seja apresentada, ou seja, julgada improcedente, ser imposta multa ao infrator, que, cientificado atravs de ofcio, proceder ao recolhimento da multa no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, ficando sujeito a outras penalidades, caso no cumpra o prazo determinado. Art. 94 - A defesa contra a notificao ou auto-de-infrao ser apresentada por escrito, dentro do prazo estipulado no artigo 93, desta Lei, pelo notificado ou autuado, ou seu representante legalmente constitudo, acompanhada das razes e provas que instruam, e ser dirigida autoridade competente, que a julgar no prazo de 10 (dez) dias. 1. - Julgada procedente a defesa, tornar-se- nula a ao fiscal. 2. - Sendo julgada improcedente a defesa, ser aplicada a multa correspondente, oficiando-se imediatamente infrator ara que efetue o pagamento no prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

TTULO II
PARTE ESPECIAL

CAPTULO I
DO MATERIAL, DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS E DOS EQUIPAMENTOS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 95 - O dimensionamento, a especificao e o emprego do material e elementos construtivos devero assegurar a estabilidade, a segurana e a salubridade das obras, edificaes e equipamentos, de acordo com os padres estabelecidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT e por este Cdigo.

SEO II DAS FUNDAES E ESTRUTURAS Art. 96 - O projeto e execuo de fundao da construo, assim como as respectivas sondagens, exames de laboratrio e provas de carga, sero feitos de acordo com as normas adotas ou recomendadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Pargrafo nico - A fundaes das edificaes devero ser executadas de tal maneira que no prejudiquem os imveis vizinhos e que sejam totalmente independentes e situadas dentro dos limites do lote. SEO III DAS PAREDES E DOS PISOS Art. 97 - As paredes da edificao devero obedecer respectivas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT para os diferentes tipos de material utilizado, quanto aos ndices de resistncia, impermeabilidade e isolamento trmico e acstico.
16

Art. 98 - As paredes divisrias entre unidades independentes, mas contguas, assim como as adjacentes divisas do lote, devero ter espessura mnima de 0,21 m (vinte e um centmetros). Art. 99 - As paredes externas e internas das edificaes devero garantir o perfeito isolamento trmico e acstico, sendo as externas, em alvenaria, executadas com a espessura mnima de 0,13 (treze centmetros). Art. 100 - As espessuras mnimas de parede constantes do artigo anterior podero ser alteradas, quando forem utilizados materiais de natureza diversa, desde que possuam, comprovadamente, no mnimo, os mesmos ndices de resistncia, impermeabilidade e isolamento trmico e acstico, conforme o caso. Art. 101 - As paredes de banheiros e cozinhas devero ser revestidas, no mnimo, at a altura de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) de material impermevel, lavvel, liso e resistente. Art. 102 - Os pisos de banheiros e cozinhas devero ser impermeveis e lavveis. Art. 103 - Os pisos e tetos, inclusive os entrepisos que constitue, passadios, galerias ou jiraus em edificaes residenciais multifamiliares, casas de diverso, sociedades e clubes, devero ser executados com material incombustvel. Pargrafo nico - As edificaes residenciais unifamiliares, isoladas das divisas do lote, ficaro dispensadas das exigncias deste artigo.

SEO IV DAS FACHADAS, DAS MARQUISES, DOS BALANOS E DAS COBERTURAS Art. 104 - livre a composio das fachadas, executando-se as localizadas perto das edificaes tombadas, devendo, neste caso, ser ouvido o rgo federal, estadual ou municipal competente. Art. 105 - A construo de marquises nas testadas das edificaes construdas no alinhamento no podero exceder frao de trs quartos da largura do passeio. 1. - Em nenhum caso a largura da marquise poder exceder a 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros). 2 . - Nenhum de seus elementos, estruturais ou decorativos, poder estar a menos de 2,50m (dois metros e cinquenta centmetros) acima do passeio pblico e a menos de 2,80 m (dois metros e oitenta centmetros) nos casos de construo em vias de declividade. 3. - A construo de marquise no poder prejudicar a arborizao, iluminao e as placas de denominao oficial das vias e logradouros. Art. 106 - As guas pluviais provenientes das coberturas e marquises sero esgotadas dentro dos limites do lote, no sendo permitido o escoamento sobre lotes vizinhos ou logradouros. Pargrafo nico - Os edifcios situados no alinhamentos devero dispor de calhas e condutores, e a s guas devero ser canalizadas por baixo do passeio. Art. 107 - Podero ser balanceadas a partir do segundo pavimento as fachadas das edificaes, desde que observem o afastamento obrigatrio definido na legislao especfica. Pargrafo nico - O balano a que se refere o Caput deste artigo no poder exceder medida correspondente metade da largura do afastamento e em nenhum caso poder ser construdo sobre o passeio pblico.

17

SUBSEO I DOS TOLDOS, DOS ESPORTES E DAS PASSAGENS COBERTAS Art. 108 - Ser permitida colocao de toldos ou passagens cobertas sobre os passeios ou recuos fronteiros aos prdios comerciais. Art. 109 - O uso eventual de estores, instalados nas extremidades de marquises e paralelamente fachada do respectivo edifcio ser permitido, desde esses estores que no prejudiquem o livre trnsito de pedestres nos passeios pblicos, devendo ser constitudos de enrolamento mecnico. Art. 110 - Para licenciar a colocao dos toldos, estores ou passagens cobertas o requerimento do interessado dever ser acompanhado dos respectivos desenhos, em escala conveniente, alm do desenho do segmento de fachada e do passeio, com as respectivas cotas e uma vista de frente. SEO V DAS PORTAS Art. 111 - O dimensionamento das portas dever observar a altura mnima de 2,10 m (dois metros e dez centmetros) e vo livre que supere ou seja igual a:

I- 1,10 m (um metro e dez centmetros), para porta principal do prdio; II- 0,80 m (oitenta centmetros), para portas de entrada social e de servio e de cozinhas das unidade
autnomas;

III- 0,70 m (setenta centmetros), para portas de salas, gabinetes e dormitrios; IV- 0,60 m (sessenta centmetros), para portas internas secundrias e portas de banheiros.
SEO VI DAS INSTALAES PREDIAIS Art. 112 - A execuo de instalaes prediais, tais como as de gua potvel, guas pluviais, esgoto, luz, fora, ar condicionado, pra-raios, telefone, gs e guarda de lixo observaro as normas tcnicas da ABNT, das concessionrias, do Corpo de Bombeiros e, quando necessrios, do rgo pblico correspondente. Art. 113 - No ser permitido o despejo de guas pluviais ou servidas, inclusive daquelas provenientes do funcionamento de equipamento, sobre as caladas e sobre os imveis vizinhos, devendo essas guas serem conduzidas por canalizao sob o passeio rede coletora prpria, de acordo com as normas emanadas do rgo competente. Art. 114 - Os ambientes ou compartimentos que contiverem equipamentos ou instalaes com funcionamento de gs devero ter ventilao, atendendo as normas tcnicas emanadas das autoridades competentes. Art. 115 - O armazenamento de recipientes de gs dever estar fora das edificaes, em ambiente exclusivo dotado de aberturas para ventilao permanente, distando 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) das divisas e da edificao. Art. 116 - Visando ao controle da proliferao de zoonoses, os abrigos destinados guarda de lixo devero ser executados de acordo com as normas emanadas do rgo municipal competente, ficando proibida a instalao de tubos de queda de lixo.

18

Art. 117 - As edificaes em reas desprovidas de rede coletora pblica devero ser providas de instalaes destinadas ao armazenamento, tratamento e destinao de esgoto, de acordo com as normas de da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT e dos rgos competentes. Art. 118 - obrigatria a ligao da rede domiciliar s redes gerais de gua e esgoto, quando as tais redes existirem na via pblica onde se situa a edificao. Art. 119 - Enquanto no houver rede de esgoto, as edificaes sero dotadas de fossas spticas, afastadas, no mnimo 5,00 m (cinco metros) das divisas do lote e com capacidade proporcional ao nmero de pessoas na ocupao do prdio. 1. - Depois de passar pela fossa sptica, as guas sero infiltradas no terreno por meio de sumidouro construdo. 2. - As guas provenientes de pias e cozinhas e de copa devero passar por uma caixa de gordura, antes de serem lanadas no sumidouro. 3. - As fossas com sumidouro devero ficar a uma distncia mnima de 15, 00 m (quinze metros) de raio, de poos de captao de gua, situados no mesmo terreno ou em terreno vizinho. Art. 120 - As guas provenientes de postos de lavagem e lubrificao, oficinas e indstrias devero passar por separadores antes de serem lanadas na rede pblica de guas pluviais. Art. 121 - As instalaes contra incndio devero ser mantidas com todo o respectivo aparelhamento, em rigoroso estado de conservao e em perfeito funcionamento, podendo o Corpo de Bombeiros,, se assim entender, fiscalizar o estado dessas instalaes e submet-las prova de eficincia. Pargrafo nico - Em caso de no-cumprimento das exigncias deste artigo, o rgo municipal competente providenciar a conveniente punio dos responsveis e expedio das intimaes que se tornem necessrias. SEO VII DOS EQUIPAMENTOS MECNICOS Art. 122 - O assentamento de mquinas de qualquer espcie, matrizes ou operatrizes, seja para fins industriais, comerciais, ou de uso particular, independentemente de sua posio no imvel, dever ser feito de tal forma que, quando em funcionamento, que no transmita ao imvel vizinho e aos logradouros pblicos rudos, vibraes e temperaturas em nveis superiores aos previstos nos regulamentos oficiais prprios. Pargrafo nico - O assentamento das mquinas referidas neste artigo, e mesmo instalaes mecnicas novas, est sujeito a licena municipal e dever ser renovados anualmente.

SEO VIII DOS ELEVADORES DE PASSAGEIROS Art. 123 - Nenhum equipamento mecnico de transporte vertical poder constituir-se no nico meio de circulao e acesso s edificaes. Art. 124 - Devero ser servidas por elevadores de passageiros as edificaes com mais de 04 (quatro) ou que apresentem desnvel entre o pavimento do ltimo andar e o pavimento do andar trreo, includos os pavimentos destinados a estacionamento, superiores a 12 m (doze metros). Art. 125 - O nmero de elevadores, clculos de trfego e demais caractersticas do sistema mecnico de circulao vertical obedecero s normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Art. 126 - A instalao e a manuteno do sistema dever ter responsvel tcnico legalmente habilitado, que responder perante o municpio por quaisquer irregularidades ou infraes que se verificar nas instalaes e funcionamento dos elevadores.
19

Art. 127 - Nenhuma instalao de elevadores ou montacarga dever ser posta em funcionamento antes de vistoria pelo rgo municipal competente, com a participao do representante da firma instaladora, devendo ser facilitados os meios para que sejam realizados todos os ensaios e verificaes exigidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. SEO IX DAS ESCADAS ROLANTES Art. 128 - Na instalao, funcionamento e manuteno de escadas rolantes, devero ser observadas as exigncias quanto licena prvia para instalao, vistoria aps o trmino dos servios de instalao, licena para funcionamento e aos servios de manuteno. Pargrafo nico - A vistoria dever zelar para que as escadas rolantes no sejam postas em funcionamento definitivo sem que sejam postas em funcionamento definitivo sem que sejam cumpridas as seguintes exigncias.

I- verificao do cumprimento das prescries normatizadas pela ABNT relativas construo e


instalao de escadas rolantes;

II- verificao do perfeito funcionamento dos dispositivos de segurana e de emergncia.


Art. 129 - Do boletim anual de cada instalao, a ser fornecido ao rgo competente do Municpio pelo responsvel tcnico por servios de manuteno ou conservao de escadas rolantes, devero constar os seguintes elementos:

I- Estado dos dispositivos de segurana; II- estado dos motores eltricos e dos equipamentos mecnicos.
SEO X DAS CHAMINS Art. 130 - As chamins (de qualquer espcie) de foges de casas particulares, de penses, hotis, restaurantes e de estabelecimentos comerciais ou industriais de qualquer natureza tero altura suficiente para que o fumo e a fuligem ou outros resduos que possam ser expedidos no incomodem os vizinhos ou ento sero dotadas de aparelhamento eficiente para produzir o mesmo efeito. Art. 131 - Sempre que julgar necessrio, a Prefeitura poder exigir a execuo de obras que visem adequao das chamins s exigncias de que trata o artigo anterior. Pargrafo nico - Caso no seja cumprida a intimao, poder a Prefeitura efetuar a interdio da chamin.

SEO XI DAS PISCINAS EM GERAL Art. 132 - As piscinas, tendo de uso particular como de uso coletivo, devero ter o tanque revestido internamente com material impermevel de superfcie lisa, e o seu fundo dever ter uma declividade conveniente, no sendo permitido mudanas bruscas at a profundidade de 2,00 (dois metros). Art. 133 - Das piscinas coletivas devero constar um sistema de circulao ou de recirculao, lava-ps, guarda-corpo, chuveiro, vestirios e conjunto de instalaes sanitrias.
20

Art. 134 - Os lava-ps, permitidos somente no trajeto entre os chuveiros e piscinas, para obrigar que os banhistas percorram toda sua extenso, devero ter, no mnimo 2,00 (dois metros) de cumprimento, 0,30 m (trinta centmetros) de profundidade, 0,80 m (oitenta centmetros) de largura e com a lmina lquida de 0,20 m (vinte centmetros).

CAPTULO II
DOS ELEMENTOS COMPONENTES DA EDIFICAO SEO I DOS COMPARTIMENTOS Art. 135 - Os compartimentos e ambientes devero ser posicionados e dimensionados de tal forma que proporcionem conforto ambiental, trmico, acstico e proteo contra a umidade, mediante adequado dimensionamento e emprego do material das paredes, cobertura, pavimento e abertura, bem como das instalaes e equipamentos Art. 136 - O destino dos compartimentos no ser considerado apenas pela sua designao em planta, mas tambm pela sua finalidade lgica decorrente de sua disposio no projeto. Art. 137 - Os compartimentos devero atender aos requisitos mnimos, quanto ao dimensionamento, iluminao e ventilao, e impermeabilidade, constantes no Anexo I data Lei, nas seguintes tabelas:

I- Tabela 1 - Edificaes Residenciais; II- Tabela 2 - Casas Populares; III- Tabela 3 - Edificaes Comerciais e de Servios.
Pargrafo nico - Os requisitos mnimos para os compartimentos das demais edificaes no apresentadas em tabela so especificados nos captulos relativos a estas edificaes. Art. 138 - O dimensionamento das escadas, rampas e corredores dever ser calculado conforme a Tabela Clculo de Populao, anexo IV, desta Lei.

SEO II DOS ESPAOS DE CIRCULAO Art. 139 - Consideram-se espaos de circulao as escadas, as rampas, os corredores e os vestbulos, que podero ser os seguintes usos:

I- privativo - os que destinam unidades residenciais e a cesso aos compartimento de uso secundrios e
eventual das edificaes em geral, devendo observar a largura mnima de 0,80 m (oitenta centmetros);

II- coletivo - os que se destinam ao uso pblico ou coletivo, devendo observar a largura mnima de 1,10 m
(um metro e dez centmetros).

SUBSEO I DAS ESCADAS Art. 140 - De acordo com a sua utilizao, as escadas de uso privativo ou coletivo podero ser classificados como:
21

I- restritas - quando privativas, servindo de acesso secundrio, nas unidade residenciais, ou de acesso
destinado a depsito e instalao de equipamento, nas edificaes em geral, observando largura mnima de 0,60 m (sessenta centmetros);

II- protegidas - quando coletivas e consideradas para o escoamento da populao em condies especiais de
segurana, desde que atendam aos demais requisitos deste Captulo. Art. 141 - Os degraus das escadas devero estar dispostos de tal forma que assegurem passagem com altura livre de 2,10 m (dois metros e dez centmetros)e espelho mnimo de 0,175 (dezessete centmetros e meio), respeitando as dimenses quanto a altura do espelho e largura do piso segundo a frmula 63 < 2 h + I < 64, e ainda:

I- para escada privativa restrita, altura de at 0,20 m (vinte centmetros) e largura mnima de 0,25 (vinte e
cinco centmetros);

II- para escada privativa, altura mxima de 0,19 m (dezenove centmetros) e largura mnima de 0,25 m (vinte
e cinco centmetros);

III- para escada coletiva, altura de 0,18 m (dezoito centmetros) e largura mnima de 0,27 m (vinte e sete
centmetros). Art. 142 - Quando em curva, a largura do piso dos degraus ser medida a partir do permetro interno da escada, a uma distncia mnima de:

I- 0,35 m (trinta e cinco centmetros), se privativa restrita; II- 0,50 m (cinquenta centmetros), se privativa; III- 1,00 m (um metro), se coletiva.
Art. 143 - Os pisos dos degraus das escadas no podero apresentar qualquer tipo de salincia. Art. 144 - As escadas de uso coletivo devero obedecer ainda s seguintes exigncias:

I- quando o nmero de degraus for superior a dezesseis e a escada vencer nvel superior a 2,80 m (dois
metros e oitenta centmetros), ser obrigatrio intercalar um patamar de cumprimento mnimo igual largura adotada para a escada.

II- dispor de corrimo, instalado entre 0,80 m (oitenta centmetros) e 1,00 m (um metro) de altura, conforme
as seguintes especificaes:

a) apenas de um lado, para escada com largura inferior a 1,10 m (um metro e dez centmetros); b) de ambos os lados, para escada com largura igual ou superior a 1,10 m (um metro e dez centmetros); c) intermedirio, quando a largura for igual ou superior a 2,40 m (dois metros e quarenta centmetros), de tal
forma que garanta largura mnima de 1,20 (um metro e vinte centmetros) para cada lano. Art. 145 - Para auxlio aos deficientes visuais, os corrimos das escadas coletivas devero ser contnuos, sem interrupo nos patamares, prolongando-se pelos menos 0,30 (trinta centmetros) do incio ao trmino da escada.

SUBSEO II DAS RAMPAS

22

Art. 146 - As rampas para uso coletivo no podero ter largura inferior a 1,20 m (um metro e vinte centmetros) nem mais de 10% (dez por cento) de inclinao. 1. - Nos casos de rampas para circulao de veculos, a sua largura no deve ser inferior a 2,50 (dois metros e cinquenta centmetros) e sua inclinao dever chegar no mximo a 20% (vinte por cento). 1. - Nos casos de rampas para circulao de veculos, projetada com curvas, a sua largura mnima de 3,00 m (trs metros). Art. 147 - Para acesso de deficientes fsicos, devero ser dotadas de rampa de entrada as seguintes edificaes e respectivas caractersticas:

I- local de reunio com lotao para mais de 100 (cem) pessoas; II- as destinadas a qualquer outro uso com mais de 600 (seiscentos) usurios.
Pargrafo nico - As rampas de que trata o incio deste artigo devem, de preferncia, estender-se at o acesso do segundo pavimento. Art. 148 - No interior das edificaes acima relacionadas, as rampas podero ser substitudas por elevadores ou meios mecnicos especiais destinados ao transporte de pessoas portadoras de deficincia fsica. Pargrafo nico - As rampas de que trata o incio deste artigo devem, de preferncia, estender-se at o acesso do segundo pavimento. Art. 149 - As escadas e rampas de uso coletivo devero ter superfcie revestida com material antiderrapante e incombustvel.

SEO III DAS GALERIAS Art. 150 - As galerias internas tero largura e p-direito correspondente a 1/20 (um vigsimo) do seu cumprimento, observada a largura mnima de 2,80 m (dois metros e oitenta centmetros), e p-direito mnimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros). 1. - No ser permitida a utilizao de galeria com hall de elevador ou escada. 2. - A iluminao da galeria poder ser instalada, exclusivamente, atravs de aberto de acesso, desde que seu cumprimento no exceda a:

a) quatro vezes a altura da abertura, quando houver somente um acesso; b) oito vezes a altura da abertura, quando houver mais de um acesso, e, neste caso, pelo menos duas abertura
de acesso devero estar situadas no mesmo plano horizontal.

SEO IV DOS JIRAUS Art. 151 - A construo de jiraus em galpes s ser permitida em grandes reas cobertas ou em lojas comerciais, desde que satisfaa as seguintes condies:
23

I- no prejudiquem as condies de iluminao e ventilao do compartimento onde for construdo e sirvase destas condies para ilumin-lo e ventil-lo, de acordo com este Cdigo, considerando-se jirau como um compartimento da edificao;

II- ocupe rea equivalente a, no mximo, 50%(cinquenta por cento) da rea do compartimento onde for
construdo;

III- tenha o espao que ficar sob sua projeo no piso do compartimento onde for construdo altura mnima
de 2,40 m (dois metros e quarenta centmetros) e altura mnima de 3,00 m (trs metros);

IV- tenha altura mnima de1,90 m (um metro e noventa centmetros), quando destinado a depsitos, podendo
ter escada de acesso mvel. Art. 152 - Nas condies descritas nesta seo, os jiraus no sero contados como pavimento. Art. 153 - No ser permitido o fechamento de jiraus com paredes ou divises de qualquer espcie.

CAPTULO III
DAS REAS LIVRES DE ILUMINAO E VENTILAO Art. 154 - Todo compartimento da edificao dever dispor de abertura que estabelea comunicao direta com o logradouro ou espao livre dentro do lote para fins de iluminao e ventilao. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no se aplica a corredores e ventilao. Art. 155 - No poder haver aberturas em paredes levantadas sobre a divisa ou a menos de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) desta. Art. 156 - As aberturas para iluminao ou ventilao das salas, quartos e escritrios, confrontantes em unidades diferentes e localizadas no mesmo terreno, devero permitir que entre elas haja distncia maior que 3,00 m (trs metros), mesmo que estejam num nico edifcio. Art. 157 - As reentrncias destinadas a iluminao e ventilao devero ter largura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), para edificaes de at 02 (dois) pavimentos. Pargrafo nico - As aberturas para iluminao e ventilao, quando localizadas de frente uma para outra numa mesma unidade, devero distar entre si 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), no mnimo. Art. 158 - As reentrncias nas edificaes com mais de 02(dois) pavimentos tero sua largura mnima acrescida de 0,40 m (quarenta centmetros), por pavimento, para sala e quarto, acrescida de 0,20 m (vinte centmetros) por pavimento para copa, cozinha, banheiro, quarto de empregada, depsito e rea de servio. Art. 159 - Os poos destinados a iluminao e ventilao devero permitir ao nvel de cada piso, a inscrio de um crculo de 2,00 m (dois metros) de dimetro mnimo para edificaes de at 02 (dois) pavimentos. Pargrafo nico - Os poos das edificaes com mais de 02 (dois) pavimentos tero seu crculo de dimetro mnimo acrescido de 0,50 m (cinquenta centmetros), por pavimento, para salas e quartos, e acrescido de 0,30 m (trinta centmetros), por pavimento, para copa, cozinha, banheiro, quarto de empregada, depsito e reas de servio. Art. 160 - Quando as reentrncias tiverem largura de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) e os poos permitirem a inscrio de crculo de dimetro igual a 2,00 m (dois metros), s ser permitida, para ambos os casos, a utilizao de beirais de, no mximo, 0,60 m (sessenta centmetros) nas faces de parede no paralelas entre si.

24

Art. 161 - Os compartimentos que no permitirem iluminao e ventilao naturais podero ter sua ventilao proporcionada por dutos de exausto horizontal e por meios mecnicos, os quais devero dispor de: I- Nos dutos de exausto vertical:

a) rea mnima de 1,00 m2 (um metro quadrado); b) seo transversal capaz de conter um crculo de 0,60 m (sessenta centmetros) de dimetro; c) tomada de ar exterior em sua base, diretamente para andar aberto ou para duto horizontal com dimenses
no inferiores metade das exigidas para o duto vertical, e sada de ar situada a 1,00 m (um metro), no mnimo, acima da cobertura contgua ao duto.

II- Nos dutos de exausto horizontal: a) rea mnima de 0,25 m2 (vinte e cinco decmetros quadrados); b) cumprimento mximo de 5,00 m (cinco metros), quando houver uma nica comunicao direta para o
exterior;

c) cumprimento mximo de 15,00 m (quinze metros), quando possibilitar ventilao cruzada pela existncia,
em faces opostas, de comunicao direta para o exterior; Pargrafo nico - Os meios mecnicos referidos no caput deste artigo devero ser dimensionados de tal forma que garantam a renovao do ar, de acordo com as normas da ABNT, salvo exigncia maior fixada por legislao especfica. Art. 162 - Poder ser dispensada, a critrio do rgo municipal competente, a abertura de vo para o exterior em cinemas, auditrios, teatros, salas de cirurgia, cmaras escuras e em estabelecimentos industriais, institucionais, comerciais e de servios, desde que:

I- sejam dotados de instalao de ar condicionado, cujo projeto completo dever ser apresentado juntamente
com o projeto arquitetnico;

II- tenham iluminao artificial conveniente.


Art. 163 - Nos sanitrios e nos corredores de at 15,00 m (quinze metros) de extenso, sero admitidas iluminao e ventilao por meio de poos. 1. - Para os sanitrios admite-se que a ventilao seja captada atravs de outros sanitrios, desde que tenham o teto rebaixado, observada a distncia mxima de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros) entre o vo de iluminao e o exterior. 2. - Para os sanitrios pertencentes a uma mesma propriedade admite-se a instalao da iluminao atravs de outro sanitrio sem o rebaixamento, observada a distncia mxima de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros).

CAPTULO IV
DA CLASSIFICAO DOS TIPOS DE EDIFICAES Art. 164 - Conforme utilizao a que se destinam, as edificaes classificam-se em:

I- residenciais; II- no-residenciais; III- mistas.


25

CAPTULO V
DAS EDIFICAOS RESIDENCIAIS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 165 - Toda unidade residencial ser constituda, no mnimo de 01 (um) compartimento habitvel, 01 (um) banheiro e 01 (uma) cozinha. 1. - Os compartimentos tratados neste artigo devero obedecer s dimenses mnimas estabelecidas, conforme o caso, nas Tabelas 1 e 2, Anexo I, desta Lei. 2. - A sala e o dormitrio ou sala e cozinha podero constituir um nico compartimento, devendo, neste caso, ter a rea mnima de 15,00 m2 (quinze metros quadrados) ou 12,00 m2 (doze metros quadrados), respectivamente. SEO II DAS EDIFICAES RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES Art. 166 - As edificaes residenciais unifamiliares ficaro obrigadas a cumprir as exigncias deste Cdigo. Art. 167 - Quanto s casas populares, obedecero ao projeto executado pelo setor municipal competente. Pargrafo nico - O projeto ser fornecido ao requerente para que seja licenciada a obra, devendo-se para isto formar processo, anexando cpia da escritura ou comprovante de posse do terreno, e comprovante de imposto do ano vigente quitado.

SEO III DAS EDIFICAES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES Art. 168 - As residncias multifamiliares possuiro sempre os seguintes compartimentos;

I- hall de entrada; II- equipamentos para extino de incndio, de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros quando
exigido;

III- central de gs; IV- rea de lazer, coberta ou no, proporcional ao nmero de compartimentos habitveis, de acordo com as
seguintes condies:

a) proporo mnima de 1,00 m2 (um metro quadrado) por compartimento habitvel, no podendo ser
inferior a 40,00 m2 (quarenta metros quadrados);

b) formal tal que permita em qualquer ponto, inscrio de circunferncia com raio mnimo de 2,50 m (dois
metros e cinquenta centmetros). Art. 169 - Os asilos, alm das disposies previstas neste Cdigo e das normas estadual e municipal de sade, devero dispor de:

I- instalaes que comportem setores administrativos, recreativos, de enfermagem/rouparia, copa/cozinha e


sanitrios completos;

II- rampas, quando necessrio, nos acessos dos compartimentos de uso coletivo, com 10% (dez por cento),
no mximo, de inclinao, conforme o disposto no artigo 146, desta Lei.
26

CAPTULO V
DAS EDIFICAES NO-RESIDENCIAIS SEO I DOS HOTIS CONGNERES Art. 170 - Nas edificaes destinadas a hotis residenciais, motis, penses, pousadas e albergues existiro sempre como partes comuns obrigatrias:

I- hall de recepo com servios de portaria e comunicaes; II- sala de estar; III- compartimento prprio para administrao; IV- compartimento para rouparia e guarda de utenslios de limpeza; V- instalaes para combate a incndio, dentro de modelos e especificaes do Corpo de Bombeiros.
Art. 171 - Os dormitrios devero observar uma rea mnima de 8,00 m2 (oito metros quadrados), no computados os halls de entrada. Art. 172 - Executando-se os dormitrios dotados de instalaes sanitrias, cada pavimento dever dispor das referidas instalaes sanitrias para cada grupo de 06(seis) dormitrios ou frao separadas para sexo, nas seguintes quantidades mnimas:

I- sanitrio masculino, 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio, 01 (um) mictrio e 02 (dois) chuveiros; II- sanitrio feminino, 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio, 01 (uma) ducha e 02 (dois) chuveiros;
Pargrafo nico - As instalaes sanitrias para empregados devero ser isoladas das de uso dos hspedes, guardadas as seguintes quantidades mnimas:

a) 01 (um) vaso sanitrio, 03 (trs) chuveiros e, no caso masculino, 02 (dois) mictrios, para cada grupo de
15 (quinze) empregados de cada sexo, observando o isolamento individual para os vasos sanitrios.

SEO III DAS EDIFICAES PARA USO INDUSTRIAL Art. 173 - Nenhuma licena para edificao destinada indstria ser concedida sem o exame prvio por parte dos rgos estadual e municipal competentes das condies relativas ao meio ambiente. Art. 174 - As edificaes de que trata este Captulo devero satisfazer as seguintes condies:

I- ser de material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira ou de outro material combustvel


apenas nas esquadrias e estruturas de cobertura;

II- o p-direito deve ter no mnimo 3,50 m (trs metros e cinquenta centmetros) para locais de trabalho dos
operrios;

III- a abertura de iluminao e ventilao deve corresponder a 1/6 (um sexto) da rea do piso, sendo
admitido lanternin ou sled;
27

IV- dispor, nos locais de trabalho dos operrios, de porta de acesso rebatendo para fora do compartimento; V- ter dispositivos de preveno contra incndio de acordo com as normas da ABNT e do Corpo de
Bombeiros. 1. - Da exigncia referente ao item III excetuam-se os casos em que as operaes realizadas no compartimento possam gerar poluio atmosfrica, devendo tais edificaes ser dotadas de sistema de ventilao local exaustora. 2. - As indstrias de gneros alimentcios e produtos qumicos com altura de 2,00 m (dois metros) devero ter pisos e paredes revestidos de material resistente, liso e impermevel. Art. 175 - As edificaes destinadas a fins industriais devero ter instalaes sanitrias independentes para servir aos compartimentos de administrao e aos locais de trabalho dos operrios. Art. 176 - As instalaes sanitrias para operrios sero devidamente separadas por sexo e dotadas de aparelhos nas seguintes quantidades mnimas:

I- no sanitrio masculino: a) at 80 (oitenta) operrios - 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio, 02 (dois) mictrios e, para cada
grupo de 20 (vinte) operrios ou frao, 01 (um) chuveiro;

b) acima de 80 (oitenta) operrios - 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio, 01 (um) mictrio e 02 (dois)
chuveiros para cada grupo de 50 (cinquenta) operrios ou frao;

II- no sanitrio feminino:

a) at 80 (oitenta) operrios - 02 (dois) vasos sanitrios, 02 (dois) lavatrios e, para cada grupo de 20 (vinte)
operrios ou frao, 02 (dois) chuveiros;

b) acima de 80 (oitenta) operrios - 02 (dois) vasos sanitrios, 01 (um) lavatrio e 02 (dois) chuveiros para
cada grupo de 50 (cinquenta) operrios ou frao; Art. 177 - As edificaes de que trata este Captulo devero dispor de compartimento para vestirio, anexo aos respectivos sanitrios, por sexo, com rea nunca inferior a 8,00 m2 (oito metros quadrados). Pargrafo nico - Os vestirios sero dotados de armrio, afastados entre si ou das paredes opostas, no mnimo, de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros). Art. 178 - Ser obrigatria a existncia de compartimentos destinados prestao de socorros de emergncia, com rea mnima de 6,00 m2 (seis metros quadrados) por grupo de 100 (cem) empregados ou frao. Art. 179 - Nas edificaes para fins de indstrias cuja lotao por turno de servio seja superior a 150 (cento e cinquenta) operrios, ser obrigatria construo de refeitrio, observadas as seguintes condies:

I- rea mnima de 0,80 m2 (oitenta decmetros quadrados) por empregado; II- piso e paredes at a altura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), revestidos com material
liso de impermevel. Art. 180 - Os locais de trabalho devero ser dotados de instalao para distribuio de gua potvel, por meio de bebedouro. Art. 181 - Sempre que do processo industrial resultar a produo de gases, vapores, fumaas, poeiras e outros resduos, dever ser instalado um sistema de ventilao local exaustora adequado para cada caso.
28

Art. 182 - As edificaes industriais devero dispor de rea privativa de carga e descarga, de armazenamento de matria-prima e produtos industrializados, de tal modo que no seja prejudicado o trnsito de pedestres e de veculos nos logradouros com quem se limitam essas edificaes. Art. 183 - As edificaes destinadas fabricao e manipulao de gneros alimentcios ou de medicamentos devero satisfazer, alm das demais exigncias previstas pelos rgos estadual e municipal competentes e por este Cdigo, as seguintes condies:

I- as paredes devero estar revestidas, at a altura mnima de 2,00 m (dois metros) com material liso,
resistente, lavvel e impermevel;

II- piso dever ser revestido com material lavvel e impermevel; III- ser assegurada a incomunicabilidade direta com os compartimentos sanitrios; IV- devero ser assegurados dispositivos que impeam o contato de insetos com os alimentos;
Art. 184 - Edificaes destinada indstria ou depsito de explosivo ou inflamvel s ser admitida em locais previamente aprovados pelo Ministrio do Exrcito, observada a legislao federal pertinente e os regulamentos administrativos. Art. 185 - Os depsitos de inflamveis lquidos com dependncias apropriadas para acondicionamento e armazenamento em, tambores, barricas ou outros recipientes mveis devero ter:

I- diviso de sees independentes com capacidade mxima de 200.000 l (duzentos mil litros) por unidade: II- recipientes com capacidade mxima de 200 l (duzentos litros) por unidade, com condicionamento
distncia mnima de 01 (um) metro das paredes;

III- aberturas de iluminao equivalentes a 1/20 (um vigsimo) da rea do piso; IV- afastamento mnimo de 4,00 m (quatro metros) entre cada pavilho e de 100,00 m (cem metros) para
qualquer outra edificao ou ponto da divisa do terreno. Art. 186 condies: Os tanques utilizados pra armazenamento de inflamveis devero observar as seguintes

I- ser construdos com material que garanta a plena estanqueidade dos tanques ou ser dotados de sistema de
combate corroso;

II- ter capacidade mxima de 6.000.000 l (seis milhes de litros) por capacidade.
1. - Os tanques elevados devero ligar-se eletricamente terra, quando metlicos, circundados por um muro ou escavao que possibilite conteno de lquido igual capacidade do tanque, e distar entre si, de qualquer edificao ou ponto de divisa de terreno, 1,5 (um vrgula cinco) vez sua maior dimenso. 2. - Os tanques subterrneos devero ter seu topo a no mnimo de 0,50 m (cinquenta centmetros) abaixo do nvel do solo, serem dotados de tubos de ventilao permanente e distar 2,00 m (dois metros) entre si. 3. - Os tanques semi-subterrneos sero admitidos nos terrenos acidentados, desde que seus dispositivos para abastecimento e esgotamento estejam situados pelo menos 0,50 m (cinquenta centmetros) acima da superfcie do solo. Art. 187 - As edificaes destinadas a indstria ou depsito de explosivo, alm das disposies deste Captulo, devero ter:

I- distncia mnima de 100,00 m (cem metros) de qualquer ponto da divisa do terreno, contornando esta por
arborizao densa;

II- instalao de administrao independente dos locais de trabalho (no que tange edificaes destinadas
indstria);
29

III- distncia mnima de 8,00 m (oito metros) entre cada pavilho, destinado a depsito; IV- aparelhos de proteo contra descargas atmosfricas e de instalao e equipamento adequado a combater
auxiliar de incndio dentro das especificaes e modelos previamente aprovados pelo Corpo de Bombeiros. 1. - Os limites de distncia previstos nesta seo podero ser reduzidos se, para a utilizao e armazenamento de explosivos e inflamveis, forem empregados dispositivos de segurana. 2. - Ser proibida a construo, dentro do terreno, de compartimento destinado moradia ou dormitrio. Art. 188 - As edificaes destinadas indstria, para cuja operao seja indispensvel a instalao de cmaras frigorficas, alm de observarem as disposies deste Captulo, devero ter:

I- ptio de manobra, carga e descarga de animais, onde seus despejos no sejam diretamente ligados aos
pavilhes de industrializao;

II- rede de abastecimento de gua quente e fria; III- sistema de drenagem de guas residuais nos locais de trabalho industrial; IV- revestimento em azulejos ou material similar at a altura mnima de 2,00 m (dois metros) nos locais de
trabalho industrial;

V- compartimento destinado instalao de laboratrio de anlise; VI- unidade de incinerao de resduos slidos e semi-slidos devidamente licenciada pelos rgos estadual
e/ou municipal de meio ambiente. Pargrafo nico - No se consideram industriais as edificao com instalaes de cmaras frigorficas para exclusivo armazenamento e revenda de produtos frigorficos.

SEO III DAS EDIFICAES DESTINADAS AO COMRCIO E SERVIOS Subseo I Das Disposies Gerais Art. 189 - Alm das disposies da presente Lei que lhes forem aplicveis, as edificaes destinadas ao comrcio e servios devero ser dotadas de:

I- instalaes coletoras de lixo, quando possurem mais de 02 (dois) pavimentos, de acordo com as normas
do rgo competente:

II- reservatrio de gua, de acordo com as exigncias do rgo ou empresa encarregada do abastecimento de
gua. Art. 190 - A natureza do revestimento do piso e das paredes das edificaes depender da atividade a ser desenvolvida, devendo a obra ser executada de acordo com as normas sanitrias vigentes. Subseo II Das Lojas, dos Armazns e Depsitos

30

Art. 191 - Ser permitida a subdiviso de lojas, armazns e depsitos, desde que as reas resultantes no sejam inferiores a 18,00 m2 (dezoito metros quadrados) e tenham projeto regularmente aprovado. Art. 192 - As lojas que se abrem para galerias podero ser dispensadas de iluminao e ventilao diretas, desde que sua profundidade no exceda largura da galeria e a extenso da galeria esteja dentro dos parmetros do art. 150 desta Lei. Art. 193 - As instalaes sanitria de que trata esta subseo devero ser dimensionadas da seguinte forma:

I- 01 (um) vaso sanitrio e 01 (uma) pia, no mnimo, quando forem de uso de apenas uma unidade
autnoma com rea til inferior a 75,00 m2 (setenta e cinco) metros quadrados;

II- 02 (dois) vasos sanitrios e 02 (duas) pias, no mnimo, quando forem de uso de uma ou mais unidades,
com rea til de at 150,00 m2 (cento e cinquenta metros quadrados);

III- mais de 01 (um) vaso sanitrio para cada 150,00 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ou frao,
acima dos 150,00 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) de rea til; Art. 194 - As edificaes destinadas a depsito de material de fcil combusto devero dispor de instalaes contra incndio e respectivos equipamentos, de acordo com as especificaes do Corpo de Bombeiros. Art. 195 - Os depsitos de produtos txicos (agrotxicos, pesticidas, biocidas, etc.) devero atender s seguintes exigncias:

I- possuir piso e paredes impermeveis; II- ter p-direito mnimo de 3,00 m (trs metros); III- ter iluminao e ventilao adequadas; IV- serem dotados de tanque de conteno para evitar extravazamento acidentais; V- no possuir sistema de drenagem para lquidos ou gua de lavagem; VI- no possuir nenhum ponto de alimentao de gua.

Subseo III Dos Restaurantes, dos Bares e das Casas de Lanches Art. 196 - As edificaes destinadas a restaurantes, alm de observarem os dispositivos deste Captulo devero dispor de salo de refeies com rea mnima de 30,00 m2 (trinta metros quadrados)e cozinha com rea equivalente a 1/5 (um quinto) do salo de refeies, observados os mnimos de 10,00 m2 (dez metros quadrados) quanto rea e 2,80 m2 (dois vrgula oitenta metros quadrados) quanto menor dimenso. Art. 197 - As edificaes destinadas a restaurantes devero dispor de instalaes sanitria para uso pblico, contendo 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) mictrio para uso masculino, 02 (dois) vasos sanitrios para uso feminino, e 02 (dois) lavatrios para cada 80,00 m2 (oitenta metros quadrados) de rea construda. Pargrafo nico - As instalaes de uso privativo dos empregados devero conter 01 (um) chuveiro para cada 100,00 m2 (cem metros quadrados) ou frao do salo de refeies, observados a separao por sexo e o isolamento individual quanto aos vasos sanitrios. Art. 198 - Ser obrigatria a instalao de exaustores na cozinha. Art. 199 - Os bares e casas de lanches devero atender s disposies do Art. 193, relativas s instalaes sanitrias, sendo obrigatria a instalao de lavatrio no recinto de uso pblico e na rea de servio.
31

Subseo IV Dos Mercados e Supermercados Art. 200 - As edificaes destinadas a mercados, supermercados e similares, alem de observarem as normas deste Captulo, devero dispor de instalaes sanitrias, separadas por sexo, nas seguintes quantidades mnimas:

I- sanitrio masculino: 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio e 02 (dois) mictrios para cada 100,00 m2
(cem metros quadrados); sanitrio feminino: 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) lavatrio para cada 100,00 m2 (cem metros quadrados). Pargrafo nico - Ser exigida a instalao de, no mnimo, 02 (dois) chuveiros, isolados por sexo. Art. 201 - As edificaes destinadas a supermercados devero ter entrada especial para veculos, para carga e descarga de mercadorias. Art. 202 - As edificaes a que se refere esta Subseo devero ter sala de mquinas prprias par a instalao dos motores de refrigerao, devendo ser constituda de tal forma que os rudos gerados no causem desconforto acstico vizinhana, de acordo com as normas e padres estabelecidos. Subseo V Dos Prdios Comerciais e de Servios, e dos Centros Comerciais Art. 203 - As edificaes destinadas a escritrios, consultrios e estdios de carter profissional, excetuadas as que disponham de instalaes sanitrias privativas, devero ter, em cada pavimento, sanitrios separados por sexo, na proporo de um conjunto constitudo de vaso, lavatrio, e mictrio quando masculino, para cada 75,00 m2 (setenta e cinco metros quadrados) de rea til ou frao. 1. - As unidades autnomas nos prdios para prestao de servios, devero ter no mnimo 25,00 m2 (vinte e cinco metros quadrados). 2. - Ser exigido apenas 01 (um) sanitrio nas unidades que no ultrapassem 75,00 m2 (setenta e cinco metros quadrados). Art. 204 - As edificaes destinadas a centros comerciais, alm das condies previstas nos incisos I e II do Art. 200, Subseo IV deste Captulo, e demais disposies a elas aplicveis, devero ter escadas principais dimensionadas em funo da soma de rea de piso de dois pavimentos consecutivos, observando as seguintes largura mnimas:

I- 1,10 m (um metro e dez centmetros) para rea de at 500,00 m2 (quinhentos metros quadrados). II- 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros) para rea maior de 500,00 m2 (quinhentos metros quadrados)
e menor ou igual a 1.000,00 m2 (mil metros quadrados);

III- 2,00 m (dois metros) para rea superior a 1.000,00 m2 (mil metros quadrados).
SEO IV DOS ESTABELECIMENTOS HOSPITALARES, DOS LABORATRIOS E CONGNERES Art. 205 - As edificaes destinadas a estabelecimentos hospitalares, clnicas, casas de sade, laboratrios de anlise e pesquisas e servios de apoio diagnstico e congneres devero obedecer s condies
32

estabelecidas pelos rgos municipal e estadual competentes, alm das disposies deste Cdigo que lhe forem aplicveis. Art. 206 - As edificaes destinadas a estabelecimentos hospitalares, laboratrios e congneres devero dispor de:

I- Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos a ser submetido aprovao dos rgos de meio ambiente e
de sade;

II- instalaes e equipamentos para combate auxiliar de incndio, conforme modelos e especificaes do
Corpo de Bombeiros do Estado;

III- grupo gerador para suprir eventual falta de energia eltrica; IV- compartimentos com p-direito mnimo de 3,00 m (trs metros), exceto os compartimentos destinados a
administrao, apoio e quartos, que devero ter p-direito mnimo de 2,70 m (dois metros e setenta centmetros);

V- circulaes com p-direito mnimo de 2,40 m (dois metros e quarenta centmetros) e largura mnima de
2,00 m (dois metros), podendo ter o mnimo de 1,20 m (um metro e vinte centmetros) de largura quando forem destinadas somente circulao de pessoal e cargas no volumosas;

VI- compartimento para depsito de lixo com acesso direto para o exterior, isolado do atendimento pblico.
Art. 207 - As edificaes destinadas a estabelecimentos hospitalares e congneres devero atender s seguintes condies:

I- os compartimentos destinados a quarto de internao devero ter rea mnima de: a) 10,00 m2 (dez metros quadrados), quando destinados a 01 (um) leito; b) 14,00 m2 (quatorze metros quadrados), quando destinados a 02 (dois) leitos; c) 14,00 m2 (dezoito metros quadrados), quando destinados a 03 (trs) leitos, acrescendo-se 6,00 m2 (seis
metros quadrados) de rea por leito quando superior a 03 (trs) leitos;

II- os compartimentos destinados a enfermaria devero ser dimensionados para o mximo de 06 (seis) leitos; III- dispor de instalaes sanitrias de uso privativo, do pessoal do servio, bem como instalaes sanitrias
privativas para uso dos doentes, com separao para cada sexo, nas seguintes propores mnimas:

a) para uso do doente: 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio e 01 (um) chuveiro com gua quente e fria,
para cada para cada 06 (seis) leitos;

b) para uso do pessoal de servio: 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio e 01 (um) chuveiro e 01 (um)
mictrio para cada 20 (vinte) operrios de cada sexo;

IV- dispor de instalaes e dependncias destinadas a cozinha, depsito de suprimento e copa, com: a) piso e paredes, at a altura mnima de 2,00 m (dois metros), revestidos com material liso, impermevel e
lavvel;

b) aberturas protegidas por telas milimtricas ou outro dispositivo que impea a entrada de insetos; c) disposio tal que impea a comunicao direta entre cozinha e compartimentos destinados a instalao
sanitria, vestirio, lavanderia ou farmcia;

V- possuir instalao de lavanderia com aparelhamento de lavagem, desinfeco e esterilizao de roupas,


sendo os compartimentos correspondentes pavimentados e revestidos, at a altura mnima de 2,00 m (dois metros), com material liso, lavvel e impermevel;
33

VI- disporem, os hospitais e congneres de at 50 (cinquenta) leitos, de sala para guarda de cadveres com
rea mnima de 16,00 m2 (dezesseis metros quadrados), e os que contm acima de 50 (cinquenta) leitos, de necrotrio com:

a) a) pisos e paredes, at a altura mnima de 2,00 m (dois metros), revestidos com material liso, impermevel
e lavvel;

b) aberturas de ventilao dotadas de telas milimtricas ou outro dispositivo que impea a entrada de insetos; c) instalaes sanitrias. VII- dispor de instalaes de energia eltrica de emergncia; VIII- dispor de instalaes e equipamentos de coleta e remoo de lixo que garantam completa limpeza e
higiene;

IX- possuir elementos construtivos com material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira ou
outro material combustvel apenas nas esquadrias, parapeitos, revestimentos de piso e estrutura da cobertura;

X- ter instalaes preventivas contra incndio de acordo com as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros.
Pargrafo nico - Os hospitais devero ainda, observar as seguintes disposies:

a) nas edificaes com 02 (dois) pavimentos obrigatria a construo de rampa ou de um conjunto


constitudo de elevador e escada, para circulao de doentes;

b) nas edificaes com mais de 02 (dois) pavimentos obrigatrio haver pelo menos um conjunto
constitudo de elevador e escada, ou de elevador e rampa, para circulao de doentes;

c) os corredores, vestbulos, passagens, escadas e rampas, quando destinados circulao de doentes,


devero ter largura mnima de 2,00 m (dois metros) e pavimentao de material impermevel, lavvel e antiderrapante, e, quando destinados exclusivamente a visitantes e ao pessoal, largura mnima de 1,20 m (um metro e vinte centmetros);

d) as rampas devero ter o piso antiderrapante, guarda-corpo e corrimo;


Art. 208 - Os estabelecimentos destinados ao atendimento s parturientes, bem como as dependncias de hospitais com a mesma utilidade, alm das disposies deste Captulo, devero dispor de:

I- 01 (uma) sala de parto e 01 (uma) enfermaria para cada grupo de 20 9vinte leitos); II- berrio com capacidade equivalente ao nmero de leitos.
SEO V DAS ESCOLAS E CRECHES Art. 209 - As edificaes destinadas a escolas e creches, alm de obedecerem normas estabelecidas pelos rgos municipal e estadual competentes e s disposies deste Cdigo que lhe forem aplicveis, devero:

I- ser de material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira ou outro material combustvel apenas
nas esquadrias, lambris, parapeitos, revestimentos de piso e estrutura da coberturas e forros;

II- ter locais de recreao descobertos e cobertos, atendendo ao seguinte: a) local de recreao ao ar livre com rea mnima igual a 1/3 (um tero) da soma das reas das salas de aula
e salas de atividades, devendo ser pavimentado, gramado ou ensaibrado e com perfeita drenagem;
34

b) local de recreao coberta com rea mnima igual a 1/5 (um quinto) da soma das reas das salas de aula e
salas de atividades.

III- ter instalaes sanitrias; IV- ter instalaes para bebedouros, na proporo de um aparelho por grupo de 30 (trinta) alunos por turno; V- ter corredores com largura mnima de 1,50 m (um metro e cinquenta centmetros), quando principais, e
1,00 m (um metro), quando secundrios. Pargrafo nico - No so considerados como ptios cobertos os corredores e passagens. Art. 210 - Os refeitrios, quando houver, devero dispor de reas proporcionais a 1,00 m2 (um metro quadrado) por pessoa, observando o p-direito mnimo de 3,00 m (trs metros) para rea de at 80,00 m2 (oitenta metros quadrados), quando excedida esta rea. 1. - A rea mnima de refeitrios ser de 30,00 m2 (trinta metros quadrados). 2. - Sempre que o refeitrio e a cozinha se situarem em pavimentos diversos, ser obrigatria a instalao de elevadores monta-carga, ligando esses compartimentos. Art. 211 - As cozinhas tero rea equivalente a 1/5 (um quinto) da rea do refeitrio a que sirvam, observados o mnimo de 12,00 m2 (doze metros quadrados) de rea e largura no inferior a 2,80 m (dois metros e oitenta centmetros). Art. 212 - Os gabinetes mdico-dentrios, quando houver, devero ser divididos por sees de rea mnima de 10,00 m2 (dez metros quadrados), dispor de sala de espera e no se comunicar diretamente com nenhum outro compartimento. Art. 213 - As escadas principais devero satisfazer as seguintes condies:

I- ter a largura mnima calculada segundo a Tabela Clculo de Populao, Anexo IV, desta Lei; II- Sempre que a altura por vencer for superior a 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros) e o nmero de
degraus, superior a 14 (quatorze), devero essas escadas possuir patamar, que ter, no mnimo, 1,10 m (um metro e dez centmetro) de profundidade; no caso de escadas que mudam de direo em cada patamar, dever a profundidade deste ter como medida a largura da escada;

III- no se desenvolver em leque ou caracol; IV- possuir iluminao direta, em cada pavimento.

Art. 214 - As rampas, alm de atenderem s condies que prescreve o artigo anterior, devero ter declividade mxima de 10% (dez por cento) e piso com revestimento antiderrapante. Pargrafo nico - No caso de creche, quando a entrada principal apresentar desnvel em relao rua, o acesso deve ser feito por intermdio de rampa. Art. 215 - As edificaes destinadas a escolas, devero dispor de:

I- salas de aula, observando as seguintes condies: a) p-direito mnimo de 3,00 m (trs metros); b) rea calculada razo de l,00 m2 (um metro quadrado), no mnimo, por aluno, no podendo ter rea
inferior a 56,00 m2 (cinquenta e seis metros quadrados) e sua maior dimenso exceder a 1,5 (um vrgula cinco) vez a maior dimenso;
35

c) vos de iluminao e ventilao equivalentes a 1/5 (um quinto) da rea de piso respectivo; d) janelas apenas em uma de suas paredes, assegurando a iluminao lateral esquerda, e de tiragem do ar por
meio de pequenas aberturas na parte superior da parede oposta;

e) janelas dispostas no sentido do eixo maior da sala, quando esta tiver forma retangular. II- instalaes sanitrias com as seguintes propores mnimas, observando-se o isolamento individual para
os vasos sanitrios:

a) 01 (um) vaso sanitrio e 02 (dois) mictrios para cada 40 (quarenta) alunos, 01 (um) vaso sanitrio para
cada 25 (vinte e cinco) alunas e 01 (um) lavatrio para cada 25 (vinte e cinco) alunos e alunas por turno;

b) vestirio separado por sexo com chuveiro na proporo de 01 (um) para cada 100 (cem) alunos e alunas
por turno. 1. - No permitida a edificao de salas de aulas voltadas para o quadrante limitado pelas direes norte e oeste, desde que se utilizem elementos construtivos que assegurem o isolamento trmico destas salas. 2. - As salas especiais no se sujeitam s exigncias deste Cdigo, desde que apresentem condies satisfatrias ao desenvolvimento da especialidade. Art. 216 - As edificaes destinadas a creches devero dispor de:

I- banheiros para proporo de 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) lavatrio para cada 06 (seis) crianas e 01
(um) chuveiro para cada 08 (oito) crianas.

II- salas de aulas ou salas de atividades que devero satisfazer as seguintes condies: a) comprimento mximo de 10,00 m (dez metros), com largura mnima perfazendo 60% (sessenta por cento)
desse comprimento;

b) p-direito mnimo de 3,00 m (trs metros); c) rea calculada razo de 1,00 m2 (um metro quadrado), no mnimo, por aluno, no podendo ter rea
inferior a 15,00 m2 (quinze metros quadrados);

d) piso pavimentado com material adequado ao uso; e) vos de iluminao e ventilao em cada sala, equivalente a (um quarto) da rea do piso respectivo;
Art. 217 - As obras em escolas existentes, que impliquem aumento de capacidade de utilizao, sero permitidas desde que as modificaes se restrinjam a acrscimos ou alteraes funcionais e estejam de acordo com as normas do presente Cdigo.

SEO VI DAS OFICINAS E POSTOS DE ABASTECIMENTOS Subseo I Das Disposies Gerais Art. 218 - As edificaes destinadas a oficinas, postos de abastecimento e de abastecimento e lubrificao, alm de obedecerem s normas dos rgos municipal e estadual competentes referentes ao meio ambiente e s normas deste Cdigo, devero dispor de:

I- piso revestido com material resistente, lavvel e impermevel;


36

II- faixas receptoras de guas servidas antes de seu lanamento na rede geral; III- muro de alvenaria com altura mnima de 2,00 m (dois metros) para o isolamento das propriedades
vizinhas;

IV- instalaes e equipamentos para combate de incndio, de acordo com as normas do Corpo de
Bombeiros;

V- compartimentos destinados administrao, independentes dos locais de guarda de veculos ou de


trabalho;

VI- instalaes sanitrias.


Subseo II Das Oficinas Art. 219 - As edificaes destinadas a oficinas, alm das disposies do presente Cdigo que lhe forem aplicveis, devero ter:

I- p-direito mnimo de 3,20 m (trs metros e vinte centmetros) nos locais de trabalho; II- piso e material adequado ao fim a que se destina; III- locais de trabalho com vo de iluminao mnima igual a 1/8 (um oitavo) da rea do piso, tolerando-se a
iluminao zenital;

a) instalaes sanitrias constando de, no mnimo, 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) mictrio, 01 (um)
lavatrio e 01 (um) chuveiro para cada 80,00 m2 (oitenta metros quadrados) ou frao de rea construda.

Subseo III Dos Postos de Abastecimento Art. 220 - Consideram-se postos de abastecimento e lubrificao as edificaes destinadas venda de combustveis para veculos, includos dos demais produtos e servios afins, tais como leos, lubrificantes, lubrificao e lavagem. Pargrafo nico - Para os efeitos desta Lei, os postos de abastecimento. Art. 221 - As edificaes destinadas a postos de abastecimento e lubrificao, alm das disposies do presente Cdigo que lhes forem aplicveis, devero ter:

I- construo com material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira ou outro material


combustvel em esquadrias e estruturas de cobertura;

II- rebaixamento dos meios-fios de passeios para o acesso de veculos, com extenso no superior a 7,00 m
(sete metros) em cada trecho rebaixado, no podendo ultrapassar 50% (cinquenta por cento) da extenso da testada do lote e devendo a posio e nmero de acessos ser estabelecidos;

III- bombas de abastecimento e colunas de suporte da cobertura com afastamento mnimo de 4,00 m
(quarenta metros) para todas as divisas do terreno;

IV- uma mureta ou jardineira, no alinhamento dos logradouros com altura mnima de 0,30 m (trinta
centmetros), com exceo das partes reservadas ao acesso e sada de veculos;

V- instalaes sanitrias, separadas por sexo, constando de, no mnimo, 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um)
lavatrio;
37

VI- 01 (um) chuveiro, no mnimo, separado por sexo, para uso dos funcionrios; VII- projeo da cobertura no ultrapassando o alinhamento do logradouro pblico;
Art. 222 - As edificaes destinadas a postos de abastecimento e lubrificao, alm das exigncias previstas nesta seo, devero dispor de:

I- dois acessos pelo menos, guardadas as seguintes dimenses mnimas: 4,00 m (quatro metros) de largura,
10,00 (dez metros) de afastamento entre si, distante 1,00 m (um metro) das divisas laterais;

II- canaletas destinadas captao de guas superficiais em toda a extenso do alinhamento do terreno,
covergindo para o coletor em quantidade necessria capaz de evitar sua passagem para a via pblica;

III- depsito metlico subterrneo para inflamveis.


Art. 223 - Os postos de abastecimento e lubrificao devero ter suas instalaes dispostas de tal modo que permitam fcil circulao dos veculos por eles servidos. 1. - As bombas de abastecimento devero estar afastadas no mnimo 6,00 m (seis metros) do alinhamento do gradil, de qualquer ponto da edificao, das diversas laterais e de fundo e 2,00 m (dois metros) entre si. 2. - Ser obrigatria a instalao de aparelhos calibradores de ar e abastecimento de gua, observando-se o recuo mnimo de 4,00 m (quatro metros) do alinhamento do gradil. Art. 224 - As dependncias destinadas a servio de lavagem e lubrificao tero o p-direito mnimo de 4,00 m (quatro metros), e suas paredes devero ser integralmente revestidas de azulejos, ou material similar. Pargrafo nico - O piso do compartimento de lavagem ser dotado de ralos com capacidade suficiente para captao e escoamento das guas servidas. Art. 225 - Ser proibida a instalao de bombas ou micropostos em logradouros pblicos, jardins e reas verdes, inclusive as de loteamentos. Art. 226 - Ser permitida a instalao de bombas para abastecimento em estabelecimentos comerciais, industriais, empresas de transportes e entidades pblicas somente para uso privativo, desde que as bombas fiquem afastadas de, no mnimo 6,00 m (seis metros) das divisas. Art. 227 - vedada a edificao de posto de abastecimento:

I- com acesso por logradouros considerados primrios em relao ao trfego, quando o terreno possuir
menos de 40,00 m (quarenta metros) de testada;

II- em um raio de 300,00 m(trezentos metros) de escolas, hospitais, asilos e templos religiosos;
SEO VII DAS EDIFICAES PARA FINS CULTURAIS E RECREATIVOS EM GERAL Art. 228 - Consideram-se edificaes para fins culturais e recreativas em geral: templos religiosos; salas de bailes; sales de festas; casas noturnas; ginsios; clubes; sedes de associao recreativas; desportivas, culturais e congneres; auditrios, cinemas, teatros e congneres; e circos e parques de diverses. Art. 229 - As edificaes para fins culturais e recreativos em geral, excetuando-se os circos e parques de diverses, devero obedecer s normas da ABNT w s normas do Corpo de Bombeiros, quando houver, bem como ao disposto a seguir:

I- ser de material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira ou outro material combustvel apenas
nas esquadrias, lambris, parapeitos, revestimentos do piso, estrutura da cobertura e forro.
38

II- ter vo de iluminao e ventilao cuja superfcie no seja inferior a 1/8 (um oitavo) da rea do piso, com
exceo para templos, salas de bailes, sales de festas e casas noturnas, que devero ter vos de iluminao mnimos de 1/6 (um sexto) da rea do piso.

III- os corretores de acesso e escoamento do pbico devero possuir largura mnima calculada segundo a
Tabela de Clculo, Anexo IV, desta Lei.

IV- as escadas para acesso ou sada de pblico devero atender aos seguintes requisitos; a) ter largura mnima calculada segundo a Tabela Clculo de Populao, Anexo IV, desta Lei; b) sempre que a altura por vencer for superior a 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros) e nmero de
degraus superior a 14 (quatorze), devero possuir patamares, os quais tero profundidade de 1,20 m (um metro e vinte centmetros) ou a mesma largura da escada, quando esta mudar de direo;

c) no podendo ser desenvolvidas em leque ou caracol; d) quando substitudas por rampas, estas devero ter 10% (dez por cento), no mximo, de inclinao e
revestimento de material antiderrapante;

e) devero possuir corrimo junto parede da caixa da escada. V- dever haver duas portas, no mnimo, para escoamento de pblico, comunicando-se com sadas
independentes, tendo pelo menos uma comunicao direta com logradouro pblico ou outro espao descoberto ou desobstrudo.

VI- as portas devero ter a mesma largura dos corredores; e a soma de todos os vos de sada de pblico
dever ter largura mnima total calculada segundo a Tabela Clculo de Populao, Anexo IV, desta Lei, devendo cada porta abrir-se de dentro para fora.

VII- ter instalao preventiva contra incndio, de acordo com as normas da ABNT. VIII- os compartimentos discriminados neste artigo, incluindo-se balces, mezaninos e similares, devero te
p-direito mnimo de:

a) 2,80 m (dois metros e oitenta centmetros), quando a rea do compartimento no exceder a 25,00 m2
(vinte e cinco metros quadrados);

b) 3,20 m (trs metros e vinte centmetros), quando a rea do compartimento for maior que 25,00 m2 (vinte
e cinco metros quadrados);

c) 4,00 m (quatro metros), quando a rea do compartimento exceder a 75,00 m2 (setenta e cinco metros
quadrados).

IX- possuir instalaes sanitrias de uso pblico para cada sexo com as seguintes propores mnimas, em
relao lotao mxima:

a) para o sexo masculino, 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) lavatrio para cada 300 (trezentas) pessoas ou
frao, e 01 (um) mictrio para cada 150 (cento e cinquenta) pessoas ou frao,

b) para o sexo feminino, 01 (um) vaso sanitrio e 01 (um) lavatrio para cada 250 (duzentos e cinquenta)
pessoas ou frao; 1. - No caso das edificaes destinadas a clubes e sedes de associaes recreativas, desportivas, culturais e congneres, as instalaes sanitrias devero dispor, no mnimo, de:

a) para o sexo masculino, 01 (um) vaso sanitrio para cada 200 (duzentas) pessoas ou frao, 01 (um)
lavatrio para cada 150 (cento e cinquenta) pessoas ou frao, e 01 (um) mictrio para cada 100 (cem) pessoas ou frao;
39

b) para o sexo feminino, 01 (um) vaso sanitrio para cada 100 (cem) pessoas ou frao e 01 (um) lavatrio
para cada 150 (cento e cinquenta) pessoas ou frao; 2. - Nos auditrios e ginsios em estabelecimento de ensino, poder ser dispensada a exigncia constante neste artigo, caso haja possibilidade de uso de sanitrios existentes em outras dependncias do estabelecimento. Art. 230 - As instalaes sanitrias para uso de funcionrios devero ser independentes das de uso pblico, observada a proporo de 01 (um) vaso sanitrio, 01 (um) lavatrio e 01 (um) chuveiro, por grupo de 25 (vinte e cinco) pessoas ou frao, com separao por sexo e isolamento quanto aos vasos sanitrios. Art. 231 - As edificaes destinadas a auditrios, cinemas, teatros e similares devero obedecer, alm das disposies desta seo, aos seguintes requisitos:

I- lotao mxima com cadeiras fixas correspondente a um lugar por cadeira, e em caso de salas sem
cadeiras fixas, ser calculada da seguinte forma:

a) na proporo de um lugar por metro quadrados de rea de piso til da sala; b) opcionalmente, na proporo de um lugar para cada 1,60 m2 (um metro e sessenta decmetros quadrados)
de rea construda bruta.

II- os corredores longitudinais para circulao interna sala de espetculos devero ter largura mnima de
1,00 m (um metro) e os transversais, de 1,70 m (um metro e setenta centmetros), e suas larguras mnimas tero acrscimos de 1 mm (um milmetro) por lugar excedente a 100 (cem) lugares, na direo do fluxo normais de escoamento da sala para as sadas. Art. 232 - Nas edificaes destinadas a templos religiosos sero respeitadas as peculiaridades de cada culto, desde que asseguradas todas as medidas de proteo, segurana e conforto ao pblico, contidas neste Cdigo. Art. 233 - Os circos e parques de diverses devero obedecer s seguintes disposies:

I- serem dotados de instalaes e equipamentos para combate auxiliar de incndio, segundo modelos e
especificaes do Corpo de Bombeiros;

II- quando desmontveis, sua localizao e funcionamento dependero de vistoria e aprovao prvia do
setor tcnico do rgo municipal, sendo obrigatria a renovao mensal da vistoria. Pargrafo nico - Os parques de diverses de carter permanente devero satisfazer s exigncias deste Cdigo quanto s disposies em geral, no que lhe couber. Art. 234 - As edificaes destinadas a atividades culturais e recreativas em geral implantadas em imveis tombados e/ou preservados pelo Poder Pblico ficaro dispensadas das normas estabelecidas nesta Seo da presente Lei.

SEO VIII DOS CEMITRIOS Art. 235 - As reas destinadas aos cemitrios, tanto do tipo tradicional quanto do tipo parque, devero obedecer, alm das normas existentes neste Cdigo, aos seguintes requisitos:

I- as condies topogrficas e pedolgicas do terreno devero ter a comprovao da aptido do solo para o
fim proposto;

II- o lenol dgua dever estar 2,00 m (dois metros) a 3,00 m (trs metros) abaixo do plano de inumao
(fundo da sepultura), e o comportamento da drenagem do referido solo, onde seja efetivada indicao de todas as ocorrncias do lenol acima dos limites supra-referidos dever ser minuciosamente avaliado.
40

III- a rea territorial dever ter a dimenso baseada em 1,50 m2 (um metro e meio quadrado) por habitante,
sendo subdividido nas seguintes propores:

a) pelo menos 70% (setenta por cento) da rea mnima para o campo ou bloco de sepultamento; 30% (trinta
por cento) desta rea dever ser destinada ampliao, e 5% (cinco por cento), para a inumao de indigentes encaminhados pelo poder pblico:

b) rea para equipamentos intracemiteriais, ocupando o mximo de 30% (trinta por cento) da rea territorial. IV- as sepulturas, devero ter alturas mnimas de 0,60 m (sessenta centmetros) sobre o passeio, afastadas,
no mnimo, 3,00 m (trs metros) das dividas do terreno;

V- o muro para o fechamento do permetro do cemitrio dever ter altura mnima de 3,00 m (trs metros)
para o cemitrio parque;

VI- a rea para estacionamento dever ser dimensionada na proporo mnima de uma vaga para cada
500,00 m2 (quinhentos metros quadrados) de rea ocupada por sepulturas;

VII- os acessos ou sadas de veculos devero observar um afastamento mnimo de 200,00 m (duzentos
metros) de qualquer cruzamento do sistema principal existente ou projetado;

VIII- a rea do cemitrio dever apresentar, em todo o seu permetro, uma faixa arborizada no-edificvel
de, no mnimo 20,00 m (vinte metros); Art. 236 - Qualquer cemitrio dever dispor de:

I- instalaes administrativas constitudas por escritrios, almoxarifado, vestirios e sanitrios de escola,


bem como depsito para material de construo;

II- capelas para velrios na proporo de uma para cada dez mil sepulturas ou frao; III- lanchonete; IV- sanitrios pblicos; V- postos de telefones pblicos; VI- local para estacionamento de veculos; VII- depsito de lixo (container); VIII- depsito de ossos (ossrio geral); IX- crematrio; X- pequena enfermaria.

CAPTULO VI
DAS EDIFICAES MISTAS Art. 237 - As edificaes mistas so aquelas destinadas a abrigar atividades de diferentes usos. Art. 238 - Nas edificaes mistas, onde houver uso residencial sero obedecidas as seguintes condies:

I- no pavimento de acesso e ao nvel de cada piso, os halls, as circulaes horizontais e verticais, relativas
a cada uso sero obrigatoriamente independente entre si;

41

II- alm das exigncias previstas no item anterior, os pavimentos destinados ao uso residencial devero ser
agrupados continuamente;

III- sero permitidas unidades de destinao comercial em edifcios de apartamentos, desde que ocupem
pavimentos totalmente distinto dos destinados s unidades residenciais.

CAPTULO VII
DAS GARAGENS SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 239 - Alm das disposies deste Cdigo que lhes forem aplicveis, as edificaes destinadas a garagens particulares devero dispor de:

I- parede, e antepiso, quando houver pavimento superposto, de material incombustvel; II- piso revestido com material resistente, lavvel e impermevel; III- passagens com largura mnima de 2,70 m (dois metros e setenta centmetros); IV- rampas, quando houver, com largura mnima de 3,00 m (trs metros) e 25% (vinte e cinco por cento), no
mximo, de declividade, totalmente situadas no interior do lote e com revestimento antiderrapante.

V- rebaixamento dos meios-fios de passeios para o acesso de veculos, no excedendo extenso de 7,00 m
(setenta metros) para cada vo de entrada de garagens, nem ultrapassando 50% (cinquenta por cento) da extenso total dos vos da testada do lote. Pargrafo nico - As demais dimenses dos compartimentos a que se refere o caput deste artigo devero obedecer aos requisitos estabelecidos na Tabela I, Anexo I, desta Lei.

SEO II DAS GARAGENS COMERCIAIS Art. 240 - As edificaes destinadas a garagens comerciais, alm das disposies do presente Cdigo que lhes forem aplicveis, devero ter:

I- Construo com material incombustvel, tolerando-se o emprego da madeira ou outro material


combustvel nas esquadrias e estruturas de coberturas;

II- vos de entrada com largura mnima de 3,00 m (trs metros); III- locar para estacionamento e espera, no pavimento trreo; IV- rebaixamento de meio-fio de passeios para acesso de veculos, no excedendo a extenso de 7,00 m (sete
metros) para cada vo de entrada de garagens, nem ultrapassar a extenso de 50% (cinquenta por cento) da testada do lote;

V- instalao de administrao cuja situao no pavimento seja de acesso fcil e independente para o
pblico.
42

1. - As rampas, quando houver, devero ter largura mnima de 3,00 m (trs metros), o mximo de 20% (vinte por cento) de declividade e ser dotadas de revestimento antiderrapante. 2. - As demais dimenses dos compartimentos a que se refere o caput deste artigo devero obedecer aos requisitos estabelecidos na Tabela 3, Anexo I, desta Lei. Art. 241 - Ficam dispensadas de rampa para veculos as edificaes dotadas de elevadores para veculos.

CAPTULO VIII
DAS EDIFICAES E EQUIPAMENTOS TRANSITRIOS Art. 242 - Consideram-se edificaes e equipamentos transitrios stands de vendas, quiosques promocionais, bancas de jornais, caixas automticas, traillers e congneres. Art. 243 - A localizao e o funcionamento das edificaes referidas neste Captulo dependero de vistoria e aprovao prvia do setor tcnico do rgo municipal competente, sendo obrigatria a renovao mensal da vistoria.

CAPTULO IX
DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art. 244 - Os projetos de construo j aprovados e cujo licenciamento de construo j foi concedido, ou requerido anteriormente a esta Lei, tero um prazo improrrogvel de 18 (dezoito) meses, a contar da vigncia desta Lei, para concluso das obras de infra-estrutura, sob pena de caducidade, vedada a revalidao do licenciamento da construo onde a aprovao do projeto, salvo a hiptese prevista no Art. 244, 1, desta Lei. 1. - O licenciamento de construo ainda no concedido, relativo a projeto j aprovado anteriormente a esta Lei, dever ser requerido no prazo de 6 (seis) meses, a contar da vigncia desta Lei, desde que no prazo mximo de 18 (dezoito) meses, a contar da expedio da licena, devendo ser concluda as obras de infraestrutura da construo, sob pena da caducidade. 2. - Os projetos de construo aprovados h 04 (quatro) anos ou anteriormente vigncia desta Lei tero o prazo improrrogvel de 06 (seis) meses para o requerimento de licena de construo e 12 (doze) meses para a concluso das fundaes, a contar da vigncia desta Lei. Art. 245 - Consideram-se concludas as obras de infra-estrutura da construo, a execuo das fundaes, desde que lanadas de forma tecnicamente adequada ao tipo de construo projetada. 1. - Em caso de interrupo dos trabalhos de fundao ocasionada por problema de natureza tcnica relativo qualidade do subsolo, devidamente comprovado pelo rgo tcnico municipal competente, poder o prazo referido no artigo 243 ser prorrogado. 2. - As obras, cujo incio ficar comprovadamente na dependncia de ao judicial para retomada de imvel ou para a sua regularizao jurdica, desde que proposto nos prazos dentro dos quais deveriam ser iniciadas, podero ser o licenciamento da sua construo revalidada tantas vezes quantas forem necessrias.
43

Art. 246 - Examinar-se- de acordo com as exigncia legais vigentes anteriormente a esta Lei, desde que seus requerimentos tenham sido protocolados na Prefeitura Municipal antes da vigncia desta Lei, os processos administrativos de:

I- aprovao de projeto de edificao, ainda no concedida, desde que no prazo mximo de 24 (vinte e
quatro) meses, a contar da vigncia desta Lei sejam concludas as obras de infra-estrutura da construo. 1. - O alvar de licena de construo nos projetos referidos no inciso I, deste artigo, dever ser requerido no prazo mximo de 06 (seis) meses, a contar da vigncia desta Lei. 2. - Aplica-se o disposto no caput deste artigo aos processos administrativos de modificao do projeto ou de construo, cujos requerimentos hajam sido protocolados na Prefeitura Municipal antes da vigncia desta Lei. Art. 247 - O projeto de construo aprovado ter validade mxima de 05 (cinco) anos, contados a partir da data de aprovao. Art. 248 - Decorridos os prazos a que se refere este ttulo, ser exigido novo pedido de aprovao de projeto e de licena de construo, e o projeto dever ser novamente submetido a anlise e avaliao pelo rgo competente da Prefeitura, obedecendo legislao vigente. Art. 249 - As taxas relativas anlise de projetos e construes referidas no Anexo V desta lei sero cobradas de acordo com o Cdigo Tributrio Municipal. Art. 250 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se. Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, 21 de Fevereiro de 1.996. Prefeito Municipal Registrado no Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, em 12 de Fevereiro de 1.996.

44

45

ANEXO I - Integrante a lei n. 4.266, de 12 de fevereiro de 1.996. TABELA 1 - Requisitos Mnimos dos Compartimentos EDIFICAES RESIDENCIAIS
COMPARTIMENTOS REQUISITOS MNIMOS a) MENOR DIMENSO b) REA MNIMA c) ILUM. e VENT. MNIMA c) P-DIREITO MNIMO e) PROFUND. MXIMA f) REVEST. PAREDE g) REVEST. PISO OBSERVAES HALL / VESTBULO 0,60 1,00 2,40 3xP-direito *5 SALA E COPA 2,50 10,00 1/6 2,70 3xP-direito 1,50 4,50 1/8 2,40 3Xp-direito Imper. at l,50 m Impermevel *6 6.1 2,50 9,00 1/6 2,70 3xP-direito COZINHA QUARTO BANH. SOCIAL 1,20 3,00 1/8 2,40 3xP-direito Imper. at l,50 m Impermevel *7 e 7.1 REA SERVIO 1,00 2,00 1/8 2,40 3xP-direito Imper. At l,50 m Impermevel QUARTO SERVIO 2,00 5,00 1/6 2,70 3xP-direito *8 DEPSITO SERVIO 1,60 3,20 1/8 2,70 3xP-direito BANH. SERVIO 0,80 1,80 1/8 2,40 3xP-direito Imper. at l,50 m Impermevel 2,50 11,25 1/20 2,30 3xP-direito Impermevel *9 GARAGEM POES E STOS 1/10 2,40 3xP-direito Imper. at 0,50m acima do nvel do solo *10

OBSERVAES: 1- O requisito iluminao e ventilao mnima refere-se relao entre a rea da respectiva abertura e a rea do piso. 2- Todas as dimenses so expressas em metros e as reas em metros quadrados. 3- Se as aberturas de iluminao/ventilao derem para varandas ou reas de servio (reas cobertas), com profundidade superior a 1,00 m (um metro) os percentuais de iluminao/ventilao passaro de 1/6 para 1/4 e de 1/8 para 1/6 da rea do piso. 4- A profundidade mxima de rea coberta para iluminao/ventilao ser de 3,00 m (trs metros) e o comprimento total, medido perpendicularmente ao vo, no dever exceder a trs vezes o p-direito do respectivo comprimento (ver DEZENHO A). 5- tolerada a iluminao e ventilao zenital. 6- A copa e cozinha devero comunicar-se entre si. 6.1- tolerada iluminao e ventilao atravs da rea de servio, desde que esta no exceda a 3,00 m (trs metros) de profundidade. 7- No poder comunicar-se diretamente com cozinhas, copas ou salas de refeies. 46

7.1- No caso de edifcios, tolerada ventilao atravs de duto vertical que se comunique diretamente com o exterior, desde que tenha rea mnima de 1,00 m2 (um metro quadrado) e menor dimenso menor que 0,80 m (oitenta centmetros). Caso haja mais de um banheiro dando para o mesmo poo, esta rea ser aumentada proporcionalmente. (ver DEZENHO B). 8- Ser permitida a existncia de quarto reversvel, desde que este se constitua no terceiro dormitrio e observe as dimenses quarto de servio. das reas mnimas previstas para o trinta

9- A vaga mnima de garagem para automveis e utilitrios dever ter comprimento de 4,50 m (quatro metros e cinquenta centmetros) e largura de 2,30 m (dois metros e centmetros). 10- Os pores e stos podero ser utilizados como requisitos mnimos deste Cdigo.

depsitos, como tambm podero conter copa, cozinha, sanitrio ou dormitrio, caso satisfaam, em cada caso, os

ANEXO I (continuao) TABELA 2 CASAS POPULARES


COMPARTIMENTOS REQUISITOS MNIMOS a) MENOR DIMENSO b) REA MNIMA c) ILUMINAO E VENTILAO MNIMA 2,50 9,00 1/6 1,50 4,00 1/8 2,50 7,00 1/6 1,10 2,00 1/8 SALA E COPA COZINHA QUARTO BANH. SOCIAL;

47

d) P-DIREIRO MNIMO e) PROFUNDIDADE MXIMA f) REVESTIMENTO PAREDE g) REVESTIMENTO PISO OBSERVAES

2,70 3 x P-direito *3

2,40 3 x P-direito imper. At 1,50 m Impermevel *3

2,70 3 x P-direito -

2,40 3 x P-direito Imper. At 1,50 m Impermevel -

OBSERVAES:

1- O requisito iluminao e ventilao mnima refere-se relao entre a rea da respectiva abertura e a rea do piso. 2- Todas as dimenses so expressas, em metros e as reas em metros quadrados. 3- A copa e a cozinha devero comunicar-se entre si. 4- A casa popular poder ter apenas 01 (um) pavimento, e at 60,00 m2 (sessenta metros quadrados) de rea.

48

ANEXO I (continuao) TABELA 3 EDIFICAES COMERCIAIS E DE SERVIOS


COMPARTIMENTOS REQUISITOS MNIMOS a) MENOR DIMENSO b) REA MNIMA c) ILUM. E VENT. MNIMA d) P-DIREIRO MNIMO e) PROFUNDIDADE MXIMA f) REVESTIMENTO PAREDE g) REVESTIMENTO PISO OBSERVAES 1,80 4,00 2,70 3 x P-direito *3 2,40 10,00 1/6 2,70 3 x P-direito 0,90 1,50 2,40 3 x P-direito imper. At 1,50 m *3 e 4 0,90 1,50 2,40 3 x P-direito Imper. At 1,50 m Impermevel *3 3,00 15,00 1/8 3,00 3 x P-direito Impermevel *5,5,1 e 5,2 3,00 1/8 2,40 3 x P-direito -

ANTE-SALA

SALA

SANITRIO

COZINHA

LOJA

SOBRELOJA

GARAGEM

2,50 11,25 1/20 2,30 -

OBSERVAES:

1- O requisito iluminao e ventilao mnima refere-se relao entre a rea da respectiva abertura e a rea
do piso.

2- Todas as dimenses so expressas em metros e as reas em metros quadrados. 3- tolerada a ventilao por meio de dutos horizontais ou verticais. 4- Toda unidade comercial poder possuir sanitrios, conforme o disposto neste Cdigo. 5- Quando houver previso de jirau no interior da loja, o p-direito mnimo ser de 4,70 m (quatro metros e
setenta centmetros).

5.1- Para mercados e supermercados, o p-direito mnimo ser de 4,00 m (quatro metros) e rea mnima de
1/5 de iluminao/ventilao sendo tolerados lanternin ou shed.

5.2- Ficam dispensados das exigncias de menor dimenso e rea mnima, os centros comerciais, inclusive
os de grande porte.

6- A vaga mnima de garagem, para automveis e utilitrios dever ter comprimento de 4,50 m (quatro
metros e cinquenta centmetros) e largura de 2,30 m (dois metros e trinta centmetros); para caminhes at 06 (seis) toneladas, a vaga mnima de 11,00 m (onze metros) de comprimento e 3,50 m (trs metros e cinquenta centmetros) de largura; e para nibus, a vaga mnima de 13,00 m (treze metros) de comprimento e de 3,20 m (trs metros e vinte centmetros) de largura.

49

ANEXO II INTEGRANTE LEI N. 4.226, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1.996. TABELA DE MULTAS


INFRAO 1- Execuo de obra e/ou movimento de terra sem a respectiva licena; 2- Prosseguimento de obra ou servio sem um novo responsvel tcnico, em virtude de afastamento do responsvel anterior; 3- No apresentao de projeto aprovado e alvar de licena no local da obra; 4- Avano de tapume sobre parte da via ou logradouro pblico; 5- Demolio de edificao sem a respectiva licena. ARTIGO INFRINGIDO Art. 1. VALOR EM UFMV 0,05/m2*

Art. 5. e Art. 6.

2,00/ m2*

Art. 51 Art. 55 e Art. 75, VII Art. 34

0,20/m 0,20/m 0,05/m2

TABELA DE MULTAS
INFRAO 1- Ocupao de edificao sem o respectivo habite-se; 2- No solicitao de vistoria aps a concluso da obra; 3- Funcionamento de equipamentos sem a prvia vistoria e licena do rgo competente; 4- Desobedincia ao alinhamento e afastamento fornecido pela Prefeitura; 5- No-atendimento notificao; 6- Projeto em desacordo com o local, ou falseamento de cotas ou outros ARTIGO INFRINGIDO Art. 63 e Art. 75, IV VALOR EM UFMV 0,06/m2 0,06/ m2

Art. 63 e Art. 75, IV

Art. 127

3,00/Unidade

Art. 75, II Art. 71

0,03/m2 0,020/m2*

50

elementos;

Art. 75, I

0,03/m2

TABELA DE MULTAS
INFRAO 12- Execuo de obra em desacordo com o projeto aprovado e/ou com a licena concedida; 13- Prosseguimento de obra sem prorrogao do prazo, quando do seu vencimento; 14- Desobedincia ao embargo; 15- Vo abertos irregularmente; 16- Danos causados aos passeios; ARTIGO INFRINGIDO Art. 75 VALOR EM UFMV 0,02/m2*

Art. 75, VIII Art. 75, VI Captulo II, Ttulo II Art. 45

0,03/ m2* 0,05/ m2* 2,00 2,00

No caso de movimento de terra o clculo do valor em UFMV ser feito por m3 (metro cbico) de terra.

ANEXO III Integrante Lei n. 4.226, 12 de Fevereiro de 1.996. GLOSSRIO Para efeito da presente Lei, so adotadas as seguintes definies: Acrscimo - aumento de uma edificao, quer no sentido vertical, quer no sentido horizontal, realizado aps a sua concluso; Afastamento - distncia entre a concluso e as divisas do lote em que est localizada, podendo ser frontal, lateral ou de fundos; Alinhamento - linha projetada e locada ou indicada pela Prefeitura Municipal par marcar o limite entre o lote e o logradouro pblico; Alvar - autorizao expedida pela autoridade municipal para execuo de obras de construo, modificao, reforma ou demolio;
51

Andaime - estrado provisrio de madeira ou de material metlico para sustentar os operrios em trabalhos acima do nvel do solo; rea de construo - rea total de todos os pavimentos de uma edificao, inclusive o espao ocupado pelas paredes; rea livre - superfcie no edificada do lote ou terreno; Asilo - casa de assistncia social onde so recolhidas, para sustento ou tambm para educao, pessoas pobres e desamparadas, como mendigos, crianas abandonadas, rfos, velhos, etc. Auto - pea escrita por oficial pblico, que contm a narrao formal, circunstanciada e autntica de determinados atos judiciais ou de processo; Balano - avano da construo sobre o alinhamento do pavimento trreo; Canteiro de obras - rea destinada execuo e desenvolvimento das obras, servios complementares, implantao e instalaes temporrias necessrias sua execuo, tais como alojamento, escritrio de campo, depsito, stand de vendas e outros; Centro comercial - edificao ou conjunto de edificaes cujas dependncias se destinem ao exerccio de qualquer ramo de comrcio por uma pluralidade de empresas subordinadas administrao nica do conjunto edificado; Coeficiente de aproveitamento - relao entre a rea de construo da edificao e a rea do terreno; Compartimento - Cada diviso de unidade habitacional ou ocupacional; Cota - Nmero que exprime em metros, ou outra unidade de comprimento, distncias verticais ou horizontais; Declividade - Inclinao de uma superfcie; Divisa - limite limtrofe de um lote ou terreno; Edificao - qualquer construo seja qual for sua funo; Embargo - paralisao de uma construo em decorrncia de determinaes administrativas e judiciais; Ex offcio- com razo do ofcio, por dever, em funo do cargo. Por fora da Lei, oficialmente. O mesmo que de ofcio. Ato oficial realizado sem interferncia ou provocao da parte. Fachada - elevao vertical externa da edificao; Filtro anaerbico - tanque de leito slido fixo com bactrias anaerbicas e fluxo ascendente utilizado para tratamento de esgotos domsticos e/ou industriais; Fossa sptica - tanque de alvenaria ou concreto onde se depositam as guas de esgoto e onde as matrias slidas sofrem processo de desintegrao; Fundao - parte da estrutura localizada abaixo do nvel do solo e que tem por funo distribuir as cargas ou esforos da edificao pelo terreno; Gabarito - nmero de pavimentos de uma edificao; Gabarito mximo - nmero de pavimentos permitidos de uma edificao;
52

Habite-se - autorizao expedida pela autoridade municipal para ocupao e uso das edificaes concludas total ou parcialmente; Interdio - ato administrativo que impede a ocupao de uma edificao; Jirau - piso a meia altura; Lanternin - espcie de pequena torre sobre os telhados, com funo de iluminao; Logradouro pblico - parte da superfcie da cidade destinada ao trnsito ou uso pblico, oficialmente reconhecida por uma designao prpria; Marquise - estrutura destinada cobertura e proteo de pedestre; Meio-fio - linha limtrofe, construda de pedras ou concreto, entre a via de pedestres e a pista de rolamento de veculos; Multa - indenizao pecuniria, de natureza civil, imposta como reparao de danos causados Fazenda Pblica, a quem, fraudulentamente, infringem-se leis ou regulamentos, fiscais ou administrativos; Muro de arrimo - muro destinado a suportar os esforos do terreno; Nivelamento - determinao das diversas cotas e, consequentemente, das altitudes de linha tranada no terreno; Passeio - parte do logradouro destinado circulao de pedestres (o mesmo que calada); Pavimento - parte da edificao compreendida entre dois pisos sucessivos; P-direito - distncia vertical entre o piso e o teto de um compartimento; Pilotis - conjunto de pilares no embutidos em paredes e integrantes de edificao para o fim de proporcionar rea aberta de livre circulao; Play-ground - local destinado recreao infantil, aparelhado com brinquedos e/ou equipamentos de ginstica; Poo de iluminao e ventilao - espao no edificado mantido livre dentro do lote, em toda a altura de uma edificao, destinado a garantir, obrigatoriamente, a iluminao e a ventilao dos compartimentos habitveis que com ele se comuniquem; Quadra - rea urbana circunscrita por logradouros pblicos; Reentrncia de iluminao e ventilao - espao determinado por paredes externas que fazem ngulo ou curva para dentro do alinhamento da edificao, destinado iluminao e ventilao dos compartimentos que delimitam este espao; Reforma - obra de alterao da edificao em parte essencial por supresso, acrscimo ou modificao; Representante - pessoas que representa outra com mandato expresso ou tcito. Diz-se relativamente representao sucessria do descendente que chamado a substituir uma pessoa falecida, na qualidade de herdeiro legtimo; Requisito - condio necessria para a existncia legtima ou validade de certo ato jurdico ou contrato, exigncia da lei para a produo de efeitos de direito;
53

Shed - Termo que significa telheiro ou alpendre, muito usado entre ns para designar certos tipos de lanternin, comuns em fbricas onde h necessidade de iluminao zenital. Telhado em serra; Subsolo - pavimento situado abaixo do pavimento trreo; Sumidouro - poo destinado a receber efluentes da fossa sptica e permitir sua infiltrao subterrnea; Tapume - proteo de madeira que cerca toda extenso do canteiro de obras; Taxa de ocupao - relao entre a rea ocupada pela projeo da edificao e a rea do terreno; Telheiro - construo coberta, aberto total ou parcialmente em, no mnimo, 02 (duas) faces, destinadas a garagem, rea de servio e afins; Testada - a largura do terreno medida no alinhamento; Toldo dispositivo - instalado em fachada de edificao servindo de abrigo contra o sol ou intempries; Vaga - rea destinada guarda de veculos dentro dos limites do lote; Vistoria - diligncia efetuada por funcionrios credenciados pela Prefeitura para verificar as condies de uma edificao ou obra em andamento; Zenital - expresso usada quando a abertura para iluminao e/ou ventilao est localizada na cobertura do compartimento a iluminar e/ ou a ventilar.

ANEXO IV CLCULO DA POPULAO - NRB 9077/1985


Capacidade n.de pessoas por unidade de passagem Acesso e Escada Portas Descarga 60 45 100 60 45 100 30 22 30 100 100 100 100 100 60 60 75 75 75 100 100 100 100 100

Tipo de Ocupao

Clculo da Populao

A- Residencial B- Hotis C- Hospitais e Assemelhados D- Escritrios E- Escolas Restaurante, bares, boates, etc. Templos, cinemas e teatros Ginsios de esportes

F- Locais de Reunies

2- Pessoas / dormitrio 1,5- Pessoas / dormitrio 1,5- Pessoas / leito 1- Pessoa / 9,00 m2 de rea Bruta 1- Aluno / m2 sala de aula 1- Pessoa / m2 de rea Bruta 1- Pessoa / m2 de rea Bruta 1- Pessoa / m2 de rea para assistentes 1- Pessoa / 3,00m2 de rea bruta p/ trreo e subsolo 54

G- Comrcio Varejista

1- Pessoa / 5,00m2 de rea bruta por pavimentos superiores. 100 60 60 100 100 1- Pessoa / 3,00m2 de rea bruta 1- Pessoa/20,00m2 de rea bruta.

H- Depsito e Comrcio Atacadista I-

100

LEI N 4.227 - PARCELAMENTO DO SOLO URBANO

LEI N. 4,227 - PARCELAMENTO DO SOLO URBANO APRESENTAO A Lei de Parcelamento do Solo possibilita ao Poder Pblico Municipal o controle da ocupao das reas urbanas e de expanso urbana do Municpio, visto que estabelece normas e requisitos urbansticos para disciplinar e orientar a Prefeitura nos procedimentos a serem adotados quando da anlise dos projetos de loteamento e desmembramento, modalidades do parcelamento do solo. So imponderveis as conseqncias que acarretam sobre inmeros aspectos da vida urbana, com repercusses na qualidade de vida da populao, os loteamentos ilegais e irregulares implantados sem a observncia dos valores ambientais e sem respeitar as mnimas condies de suporte s atividades urbanas. Infere-se de tal constatao a necessidade de dotar o Municpio de instrumento legais compatveis com sua realidade, aglutinando conhecimento tcnico e insero na realidade local, Da a participao efetiva, na elaborao do presente Anteprojeto de Lei de Parcelamento do Solo, de tcnicas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJNS) e da equipe da Prefeitura Municipal de Colatina (PMC).
55

Vale finalmente ressaltar que cabe ao Poder Pblico Municipal exercer o seu poder de polcia na fiscalizao efetiva dos projetos de parcelamento do solo, tornando, assim, este instrumento jurdico um meio eficaz para o desenvolvimento urbano do Municpio.

Lei n. 4.227, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1.996 DISPE SOBRE O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO DO MUNICPIO DE COLATINA-ESTADO DO ESPRITO SANTO E D OUTRAS PROVIDNCIAS. Fao saber que a Cmara Municipal de Colatina, do Estado do Esprito Santo, no uso de suas atribuies legais, aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

TTULO I
DO PARCELAMENTO CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 1. - O parcelamento do solo para fins urbanos ser procedido na forma desta Lei, da Legislao federal pertinente e das normas estaduais complementares. Art. 2. - Somente ser admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zona urbana ou de expanso urbana, definidas por Lei Municipal. Art. 3. - O parcelamento do solo para fins urbanos procede-se sob a forma de loteamento e desmembramento. Art. 4. - Considera-se loteamento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com abertura de novas vias de circulao, logradouros pblicos ou prolongamento, modificao ou ampliao das vias existentes. Art. 5. - Considera-se desmembramento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com aproveitamento do sistema virio existente, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros pblicos, nem no prolongamento, modificao ou ampliao dos j existentes. Art. 6. - No ser permitido o parcelamento do solo em:

I- terrenos alagadios e sujeitos s inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar a proteo e
escoamento das guas;

II- terrenos aterrados com lixo ou materiais nocivos sade pblica e ao meio ambiente, sem que tenham
sido previamente saneados;

III- terrenos situados em encostas, com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento),salvo se
atendidas exigncias estabelecidas no Art. 27, desta Lei.

IV- terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao; V- terrenos que no tenham acesso direto via ou logradouro pblico; VI- reas de preservao permanente e reserva ecolgica, definidas em legislao federal, estadual ou
municipal;
56

VII- terrenos onde a poluio impea condies sanitrias suportveis, at sua correo; VIII- stios arqueolgicos definidos em legislao federal, estadual ou municipal; IX- reas de proteo da qualidade ambiental e de interesse paisagstico e cultural, sem prvia autorizao
do rgo competente;

X- reas de reserva legal estabelecida no inciso II, do Artigo 1. da Lei n. 7803, de 15 de julho de 1.989.
Pargrafo nico - As providncias e correes exigidas nos incisos I, II e VII devero ser objeto de parecer tcnico favorvel ao rgo municipal de meio ambiente.

CAPTULO I
DOS REQUISITOS URBANSTICOS PARA LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO Art. 7. - Observadas as disposies da legislao federal, os projetos de loteamentos e desmembramentos devero atender aos requisitos urbansticos estabelecidos neste Captulo, salvo quando o parcelamento se destinar urbanizao especfica, previamente aprovados pelos rgos pblicos competentes. Pargrafo nico - Considera-se loteamento destinado urbanizao especfica aquele realizado com o objetivo de atender implantao dos programas de interesse social, previamente aprovados pelos rgos competentes, com padres urbansticos especiais, para atender s classes de populao de baixa renda. Art. 8. - Quando o loteamento se destinar a urbanizao especfica, a rea e a testada mnima no podero ser inferiores a 128,00 m2 (cento e vinte e oito metros quadrados) e 8,00 m (oito metros), respectivamente. Art. 9. - Quando se tratar de plano destinado urbanizao especfica de rea j ocupada, o rgo pblico municipal competente dever estabelecer os padres urbansticos especficos para o caso. Art. 10 - A percentagem de rea pblicas destinadas ao sistema de circulao, implantao de equipamentos urbanos e comunitrios, bem como, os espaos livres de uso pblico, nos projetos de loteamento, no poder ser inferior a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba, observada a seguinte proporo:

I- 5% (cinco por cento) para espaos livres de uso pblico; II- 5% (cinco por cento) para equipamentos comunitrios.
1. - No caso em que a rea ocupada pelas vias pblicas for inferior a 25 % (vinte e cinco por cento) da gleba, a diferena existente dever ser adicionada aos espaos libres de uso pblico. 2. - No caso da percentagem destinada aos espaos livres de uso pblico no constituir uma rea nica, uma das reas dever corresponder, no mnimo, metade da rea total exigida, sendo que, em algum ponto de qualquer das reas, dever-se- poder inscrever um crculo com raio mnimo de 10,00 m (dez metros). Art. 11 - Nos projetos de desmembramento a reserva de reas pblicas destinadas implantao de equipamentos urbanos e comunitrios e espaos livres de uso pblico no poder ser inferior a 15% (quinze por cento) de gleba, observada a seguinte proporo:

I- 10% (dez por cento) de reas livres de uso pblico;


57

II- 5% (cinco por cento) de reas para equipamentos comunitrios.


Pargrafo nico - O municpio fixar requisitos para aprovao de desmembramento de lotes, decorrentes de loteamento, cuja percentagem de rea pblica tenha sido inferior a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba. Art. 12 - Os espaos livres de uso pblico e as reas destinadas implantao de equipamentos urbanos e comunitrios no podero apresentar declividade superior a 15% (quinze por cento) e devero ser mantidos com vegetao natural. Pargrafo nico - A vegetao natural referida no caput deste artigo poder ser total ou parcialmente suprimida, para a implantao de projeto paisagstico devidamente aprovado pelo rgo municipal competente, devendo estar includa no projeto, obrigatoriamente, a vegetao natural de porte arbreo, se houver: Art. 13 - Consideram-se comunitrios os institucionais os equipamentos pblicos de educao, cultura, sade, lazer, segurana e correlatos. Art. 14 - Consideram-se urbanos os equipamentos pblicos de abastecimento de gua, servios de esgoto, energia eltrica, coleta de guas pluviais, rede telefnica e gs canalizado. Art. 15 - Consideram-se espaos livres de uso pblico, as praas, jardins, parques e demais reas verdes que no se caracterizam como reas de Preservao Permanente e como Reserva Ecolgica. Pargrafo nico - As reas de Preservao Permanente e as de Reserva Ecolgica no sero computadas para efeito de clculo de reas destinadas aos espaos livres de uso pblico. Art. 16 - As vias do loteamento devero articular-se com as vias adjacentes oficiais, existentes ou projetadas, e harmonizar-se com a topografia local. Art. 17 - Ao longo das faixas de domnio pblico das rodovias, ferrovias e dutos ser obrigatria a reserva de uma faixa non aedificandi de 15,00 m (quinze metros) de cada lado, salvo maiores exigncias da legislao especfica. Art. 18 - Ao longo das guas correntes e dormentes ser obrigatria a reserva de uma faixa non aedificandi de no mnimo 30,00 m (trinta metros) de cada lado, contados das margens, salvo maiores exigncias da legislao especfica. Pargrafo nico - As faixas non aedificandi no sero computadas para efeito de clculo de reas destinadas aos espaos livres de uso pblico, salvo quando forem necessrias melhor adequao do sistema virio, a critrio do rgo municipal competente Art. 19 - A Prefeitura poder exigir, em cada loteamento ou desmembramento, uma reserva de faixa non aedificandi destinadas a equipamento urbanos. Art. 20 - O comprimento das quadras no poder ser superior a 200,00 m (duzentos metros) e largura mxima admitida ser de 100,00 m (cem metros). 1. - Sero admitidas super quadras com largura mxima de 200,00 m (duzentos metros)e comprimento mximo de 400,00 m (quatrocentos metros) com destinao exclusiva para conjuntos habitacionais de interesse social, para stios de recreio ou chcaras e para loteamento de uso predominantemente industrial. 2. - Na hiptese do terreno apresentar inclinao superior a 15% (quinze por cento) sero admitidas quadras com tamanho diferente ao referido no caput deste artigo, desde que:

a) as vias sejam no sentido das curvas de nvel; b) a cada 200,00 m (duzentos metros), seja aberta uma passagem de pedestre.
SEO I
58

DOS SISTEMA VIRIO BSICO Art. 21 - o Sistema Virio Bsico de Colatina composto pelo conjunto de vias ou segmentos de vias inseridos na rea urbana do Municpio, e que so responsveis, como suporte fsico, pela circulao de pessoas, de bens e de mercadorias, tanto no interior do territrio municipal quanto ao nvel regional. 1. - Considera-se circulao urbana o conjunto de deslocamento de pessoas, bens e de mercadorias no Sistema Virio Bsico Municipal. 2. - As vias ou segmentos de vias competentes do Sistema Virio Bsico Municipal so hierarquizadas segundo a funo que desempenham na circulao urbana. A essa hierarquizao do Sistema Virio Bsico Municipal denomina-se Classificao Funcional de Vias. Art. 22 - A hierarquia viria considerada como fator determinante na localizao do centro urbano principal, de centros de bairros, de zonas comerciais e de servios, e instituda com vistas a:

I- induzir o crescimento da estrutura urbana de forma equilibrada; II- promover a distribuio espacial dos diferentes tipos de uso do solo urbano, garantindo boas condies de
circulao para pessoas, bens e mercadorias;

III- equilibrar a repartio de fluxos na rede viria; IV- otimizar os nveis de acessibilidade do Sistema Bsico; V- propiciar, aos usurios das vias pblicas - pedestres, ciclistas, automveis, nibus, veculos de carga,
txis - condies de segurana, fluidez e conforto em suas viagens. Art. 23 - O Sistema Virio Bsico Municipal, obedecer seguinte classificao funcional:

a) vias arteriais: tm a funo de articular fluxos interurbanos removendo a ligao entre cidades e/ou
centros de maior concentrao de atividades. Devem apresentar trfego direto com acesso controlado, tratamento nas intersees, dando acesso s reas lindeiras por meio de vias marginais;

b) vias principais: so os mais importantes vias urbanas, que tm funo de conciliar o trfego geral de
passagem interurbano com a circulao local. Devem assegurar fluidez no trfego geral e no transporte coletivo. Apresentam, nas reas adjacentes, uso urbano adensado com significativo fluxo de pessoas e veculos;

c) vias coletoras: complementares s vias principais, tm a funo de coletora e distribuidora dos fluxos
interurbanos, interligando os fluxo entre as vias principais e as vias locais. Promovem a ligao entre bairros/centros de bairros e vizinhana;

d) vias locais: so aquelas que permitem a circulao no interior dos bairros e interligam as reas
residenciais, comerciais e de servios locais s vias coletoras.

CAPTULO III
DOS MODELOS DE PARCELAMENTO Art. 24 - O parcelamento do solo para fins urbanos, no municpio, dever ser feito de acordo com os Modelos de Parcelamentos definidos neste Captulo, e apresentados no Mapa de Modelo de Parcelamento, Anexo 2 (dois). Pargrafo nico - Os modelos de Parcelamento (MP), esto numerados de 1 (um) a 4 (quatro).
59

Art. 25 - Cada Modelo de Parcelamento (PM) estabelece exigncia quanto a:

I- dimenses mnimas dos lotes; II- infra-estrutura bsica mnima; III- reserva de reas para equipamentos urbanos e comunitrios e espaos livres de uso pblico; IV- sistema virio.
Art. 26 - O Modelo de Parcelamento 1 (PM1), subdividido em MP1/01, MP1/02, MP1/03 e MP1/04, aplicase s glebas a serem parceladas para edificao residencial e/ou comercial, e dever atender aos seguintes requisitos: I- quanto s dimenses mnimas dos lotes:

a) MP1/01 - rea de 250,00 m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados) e testada de 10,00 m (dez metros); b) MP1/02 - rea de 180,00 m2 (cento e oitenta metros quadrados) e testada de 10,00 m (dez metros), quando
destinados edificao de conjunto habitacional de interesse social;

c) MP1/03 - rea de 600,00 m2 (seiscentos metros quadrados) e testada de 15,00 m (quinze metros), quando
lindeiros via arterial;

d) MP1/04, rea de 300,00 m2 (trezentos metros quadrados) e testada de 12,00 m (doze metros), nas reas de
expanso.

II- quanto infra-estrutura bsica: a) implantao da rede de abastecimento dgua, com projeto aprovado pela concessionria do servio de
gua;

b) implantao da rede de energia eltrica, com projeto aprovado pela concessionria de energia eltrica; c) realizao de obras para escoamento de guas pluviais; d) implantao da rede de esgoto sanitrio, em todas as vias, com tratamento antes da disposio final do
fluente;

III- quanto s reas pblicas, que no podero ser inferiores a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba,
observada a seguinte proporo:

a) 5% (cinco por cento) para equipamentos comunitrios; b) 5% (cinco por cento) para reas livres de uso pblico, mantida a vegetao natural. IV- quanto ao sistema virio: a) observncia das caractersticas geomtricas e fsicas, alm dos perfis transversais das vias, disposto nos
Anexos 4 e 5;

b) assentamento de meios-fios (Anexo 9); c) pavimentao do leito das vias, quando for o caso:
Art. 27 - O Modelo de Parcelamento 2 (MP2) aplica-se s glebas a serem parceladas nas reas de encostas, com declividade entre 30% a 45% e devero atender aos seguintes requisitos:

I- quanto s dimenses mnimas dos lotes: a) rea: 500,00 m2 (quinhentos metros quadrados);
60

b) testada: 15,00 m (quinze metros). II- quanto infra-estrutura bsica: a) implantao da rede de abastecimento dgua, com projeto aprovado pela concessionria do servio de
gua;

b) implantao da rede de energia eltrica, com projeto aprovado pela concessionria de energia eltrica; c) realizao de obras para escoamento de guas pluviais; d) implantao da rede de esgoto sanitrio, em todas as vias, com tratamento antes da disposio final do
fluente, com projeto aprovado pelo rgo pblico competente.

III- quanto s reas pblicas, que no podero ser inferiores a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba,
observada a seguinte proporo:

a) 5% (cinco por cento) para equipamentos comunitrios; b) 10% (dez por cento) para reas livres de uso pblico, mantida a vegetao natural. IV- quanto ao sistema virio: a) observncia das caractersticas geomtricas e fsicas, alm dos perfis transversais das vias, disposto nos
Anexos 4 e 5;

b) assentamento de meios-fios (Anexo 9); c) pavimentao do leito das vias, quando for o caso; d) traado acompanhando as curvas de nvel; e) declividade mxima das vias de 15% (quinze por cento); f) obras de conteno, quando necessrio, a critrio da PMC.
1.- Quando 2/3 (dois teros) da rea total do loteamento tiver declividade menor que 30% (trinta por cento), ser admitido nesta rea o tamanho de lote mnimo estabelecido no Modelo de Parcelamento MP1/04. 2.- Os lotes lindeiros via arterial com declividade entre 30% e 45% devero ter as dimenses mnimas exigidas no MP1/03. Art. 28 - O Modelo de Parcelamento 3 (MP3) aplica-se s glebas a serem parceladas para atividade de uso predominante industrial e devero atender aos seguintes requisitos:

I- quanto s dimenses mnimas dos lotes: a) indstria de pequeno porte:


rea: 250,00 m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados); testada: 10,00 m (dez metros).

b) indstria de mdio porte:


rea: 600,00 m2 (seiscentos metros quadrados); testada: 15,00 m (quinze metros). c) indstria de grande porte: rea: 1.000,00 m2 (mil metros quadrados); testada: 25,00 m (vinte e cinco metros);
61

d) indstria especial: rea: acima de 1.000,00 m2 (mil metros quadrados).

II- quanto infra-estrutura bsica: a) implantao da rede de abastecimento dgua, com projeto aprovado pela concessionria do servio de
gua;

b) implantao da rede de energia eltrica, com projeto aprovado pela concessionria de energia eltrica; c) implantao da rede de esgoto sanitrio, em todas as vias, com tratamento antes da disposio final do
fluente, com projeto aprovado pelo rgo pblico competente.

III- quanto s reas pblicas, que no podero ser inferiores a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba; IV- quanto ao sistema virio: a) observncia das caractersticas geomtricas e fsicas, alm dos perfis transversais das vias, disposto nos
Anexos 4 e 5;

b) assentamento de meios-fios (Anexo 9); c) pavimentao do leito e dos passeios;


Art. 29 - O Modelo de Parcelamento 4 (MP4) aplica-se s glebas a serem parceladas para stios de recreio ou chcaras, e devero atender aos seguintes requisitos:

I- quanto s dimenses mnimas dos lotes: a) rea: 2.000,00 m2 (dois mil metros quadrados); b) testada: 20,00 m (vinte metros). II- quanto s reas pblicas, que no podero ser inferiores a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba,
observada a seguinte proporo:

a) a) 5% (cinco por cento) para equipamentos comunitrios, mantida a vegetao natural; b) 20% (vinte por cento) para reas livres de uso pblico, mantida a vegetao natural. II- quanto infra-estrutura bsica: a) implantao da rede de abastecimento dgua, com projeto aprovado pela concessionria do servio de
gua;

b) implantao da rede de energia eltrica, com projeto aprovado pela concessionria de energia eltrica; c) realizao de obras para escoamento de guas pluviais; d) apresentao de soluo alternativa rede de esgotamento sanitrio para aprovao pelo rgo pblico
competente. IV- quanto ao sistema virio:

a) observncia das caractersticas geomtricas e fsicas da rede viria, disposto no Anexo 5; b) assentamento de meios-fios (Anexo 9);
pavimentao do leito das vias, quando for o caso.

62

CAPTULO IV
DOS LOTEAMENTOS DESTINADOS AO USO PREDOMINANTE INDUSTRIAL Art. 30 - Os loteamentos destinados ao uso predominante industrial devero ser localizados em reas destinadas instalao de indstrias definidas na Lei de Uso e Ocupao do Solo do Municpio de Colatina. Pargrafo nico - As reas a que se refere o caput deste artigo devero:

I- apresentar capacidade de assimilao de efluentes e proteo ambiental, respeitadas quaisquer restries


legais ou uso do solo;

II- apresentar condies que favoream a instalao adequada de infra-estrutura de servios bsicos
necessria a seu funcionamento e segurana;

III- dispor, em seu interior, de reas de proteo que minimizem os efeitos da poluio, em relao a outros
usos;

IV- prever locais adequados para o tratamento de resduos lquidos provenientes de atividade industrial,
antes de serem despejados em guas interiores superficiais e subterrneas;

V- manter, em seu contorno, anis verdes de isolamento capazes de proteger as reas circunvizinhas contra
possveis efeitos residuais e acidentes;

VI- localizar-se onde os ventos dominantes no levem resduos gasosos, emanaes ou radiaes para as
reas residenciais existentes ou previstas. Art. 31 - Nos loteamentos destinados ao uso industrial devero ser observados os seguintes requisitos:

I- a percentagem de reas pblicas no poder ser inferior a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba,
observada a seguinte proporo:

a) 10% (dez por cento) para espaos livres de uso pblico; b) 5% (cinco por cento) para equipamentos comunitrios. II- implantao, no mnimo, dos seguintes equipamentos: a) rede de equipamentos para distribuio de gua; b) sistema de coleta, tratamento e deposio de esgotos, industriais e sanitrios, nos termos da legislao
vigente;

c) rede de escoamento de guas pluviais; d) rede de energia eltrica; e) pavimentao adequada das vias e assentamento de meios-fios.

63

CAPTULO V
DOS LOTEAMENTOS DESTINADOS EDIFICAO DE CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL Art. 32 - A instituio de loteamentos destinados edificao de conjuntos habitacionais de interesse social ser procedida na forma desta Lei e das normas federais e estaduais pertinentes. Art. 33 - Para efeito desta Lei, considera-se loteamento destinado edificao de conjuntos habitacionais de interesse social, aquele cujo projeto tenha sido elaborado nos termos desta Lei, com a intervenincia ou no do Poder Pblico, e seja destinado implantao de programas habitacionais. Art. 34 - A percentagem de reas pblicas destinadas ao sistema de circulao, implantao de equipamentos urbanos e comunitrios e aos espaos livres de uso comum no poder ser inferior a 35% (trinta e cinco por cento) da gleba. 1. - Do total das reas pblicas, ser destinado no mnimo:

I- 5% (cinco por cento) para os espaos livres de uso pblico, mantida a vegetao natural; II- 5% (cinco por cento) para os equipamentos comunitrios;
2. - Para os espaos livres de uso pblico dever ser apresentado projeto paisagstico aproveitando a vegetao natural. Art. 35 - Os loteamentos destinados edificao de conjuntos habitacionais de interesse social, com caractersticas de habitao unifamiliar, so aqueles cujo parcelamento resulte em lotes com reas e testada mnima de 180,00 m2 (cento e oitenta metros quadrados) e 10,00 m (dez metros), respectivamente. Art. 36 - As caractersticas geomtricas, fsicas e os perfis transversais exigidos para as vias de circulao, nos projetos de conjunto habitacional de interesse social, so os constantes dos anexos 4 e 5 , desta Lei. Art. 37 - O comprimento das quadras no poder ser superior a 400,00 m (quatrocentos metros). Pargrafo nico - As quadras que forem projetadas conforme este artigo sero divididas, obrigatoriamente, distncia no superior a 200,00 m (duzentos metros), por vias de circulao de pedestres, com largura mnima de 4,00 m (quatro metros). Art. 38 - Os Conjuntos Habitacionais de Interesse Social devero atender, quanto aos equipamentos comunitrios, s seguintes exigncias.

I- construo de escola de 1. Grau, devendo ser observado, quanto ao tamanho e localizao da escola, o
disposto no Anexo 3, desta Lei;

II- construo de creche observado o disposto no Anexo 3, desta Lei; III- projeto do centro comunitrio, observada o disposto no Anexo 3, desta Lei;
Art. 39 - Na instituio de Conjuntos Habitacionais de Interesse Social obrigatria a instalao de redes e equipamentos para o abastecimento de gua potvel, energia e iluminao pblica, rede de drenagem pluvial, sistema de coleta, tratamento e disposio de esgotos sanitrios e obras de pavimentao e tratamento das vias e reas de uso comum.

64

CAPTULO IV
DA PROTEO AMBIENTAL E PAISAGSTICA Art. 40 - Alm das limitaes administrativas atinentes ordenao do uso e da ocupao do solo urbano e dos equipamentos urbanos, os bens integrantes do patrimnio ambiental e paisagstico, histrico e sciocultural ficam sujeitos ao disposto neste Captulo, com vistas conservao e preservao do meio ambiental natural e uso racional dos recursos naturais e proteo das edificaes de interesse scio-cultural. Art. 41 - Consideram-se reas de interesse ambiental os espaos fsicos que devam ser preservados pelo Municpio, em razo de se constiturem em elementos representativos do patrimnio natural, por seu valor ecolgico, paisagstico, cultural, funcional, turstico ou efetivo. Art. 42 - A identificao das reas de interesse ambiental ser feita pelo rgo municipal de meio ambiental, mediante os seguintes critrios:

I- preservao de amostras de diversos ecossistemas naturais do municpio; II- importncia ecolgica e grau de fragilidade de determinados ecossistemas; III- distribuio regular na malha urbana; IV- proteo aos recursos dgua; V- valor paisagstico; VI- valor turstico; VII- valor cultural; VIII- valor funcional; IX- existncia de instrumento legal de proteo municipal, estadual e federal.
Art. 43 - As reas de interesse ambiental, segundo o seu valor ecolgico, paisagstico, cultural, funcional, turstico ou efetivo, dividem-se em:

I- reas de preservao permanente; II- reas de interesse paisagstico e cultural; III- reas de interesse especial; IV- reas de proteo da qualidade ambiental.
Art. 44 - Consideram-se reas de preservao permanente aquelas estabelecidas:

I- na Lei Federal n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 do Cdigo Florestal, com as modificaes


posteriores:

II- na resoluo n. 004, de18 de setembro de 1985, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Art. 45 - Ficam identificadas e declaradas como de interesse ambiental, para efeito desta Lei, as seguintes reas de Preservao Permanente:

I- os fragmentos florestais de ecossistemas ameaados ou degradados, independentemente do estgio


sucessional;;

II- os fragmentos de florestas natural primria ou em estgio avanado de regenerao;


65

III- as reas existentes ao longo de qualquer curso dgua desde o nvel mais alto em faixa marginal, cuja
largura mnima ser de:

a) 30,00 m (trinta metros para os cursos) para os cursos dgua de menos de 10,00 m (dez metros) de
largura;

b) 50,00 m (cinquenta metros) para os cursos dgua que tenham de 10,00 m (dez metros) a 50,00 m
(cinquenta metros) de largura;

c) 100,00 m (cinquenta metros) para os cursos dgua que tenham mais de 50,00 m (cinquenta metros), at
100,00 m (cem metros) de largura. IV - as reas existentes ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais, desde o seu nvel mais alto medido horizontalmente em faixa marginal, cuja largura mnima ser de:

a) 30,00 m (trinta metros) para os que estejam em reas urbanas; b) 100,00 m (cem metros) para os que estejam em reas urbanas e se constituem me manancial de
abastecimento de gua potvel,

c) 100,00 m (cem metros) para os que estejam em reas rurais, exceto os corpos dgua com at 20 (vinte)
hectares de superfcie, cuja faixa marginal ser de 50,00m (cinquenta metros);

d) 100,00 m (cem metros) para represas e hidroeltricas. V- as margens de nascentes permanentes ou temporrias, incluindo os olhos dgua, seja qual for sua
situao topogrfica, com faixa mnima de 50,00 m (cinquenta metros) e a partir de sua margem, de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia de drenagem contribuinte;

VI- as encostas ou partes destas, com declividade superior a 100,00 m (cem metros) ou 45% (quarenta e
cinco por cento) na sua linha de maior declive;

VII- os remanescentes de Mata Atlntica, localizados nos bairros Crrego de Ouro e Jos de Anchieta.
Art. 46 - Consideram-se ainda de preservao permanente, quando mais declaradas pelo Poder Pblico, as reas destinadas a:

I- atenuar a eroso das terras; II- formar faixas de proteo ao longo de rodovias, ferrovias e outros; III- proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; IV- asilar exemplares de fauna e da flora ameaadas de extino; V- manter o ambiente necessrio vida das populaes tradicionais; VI- assegurar condies de bem estar pblico.
Art. 47 - Consideram-se reas de Interesse Paisagstico e Cultural:

I- as reas e locais de lazer, recreao e turismo, institudas na forma desta Lei, com base no artigo 21 da
Lei Federal n. 6.513, de 20 de dezembro de 1977;

II- as reas de preservao cultural e de proteo da paisagem urbana, instituda na forma desta Lei; III- os bens de valor histrico, os stios arqueolgicos e as manifestaes culturais, vem como os locais onde
ocorram;

IV- as paisagens notveis; V- os localidades e os acidentes naturais adequados prtica do lazer ativo ou passivo;
66

VI- os stios de interesse para a sade e segurana pblica; VII- as reas situadas nos entornos das reas de preservao permanente a critrio do rgo municipal de
meio ambiente. Art. 48 - Ficam logo identificadas com reas de interesse Paisagstico a rea no entorno do Cristo Redentor e as ilhas fluviais do Rio Doce situadas nos limites do permetro urbano. Art. 49 - Consideram-se reas de Interesse Especial aquelas que, pelas suas condies fisiogrficas, geogrficas, geolgicas, hidrolgicas, botnicas e climatolgicas, formam um ecossistema de importncia no meio ambiente natural, definidas por Lei Municipal, com base na legislao ambiental vigente. 1. - Compem as reas de Interesse Especial as Unidade de Conservao e suas respectivas faixas de entorno. 2. - Consideram-se Unidade de Conservao os espaos territoriais e seus componentes, inclusive guas juridicionais, de domnio pblico ou privado, legalmente institudas ou reconhecidas pelo Poder Pblico, com objetivos e limites definidos, com regime especial de administrao, onde se aplicam as garantias de proteo. 3. - As Unidades de Conservao sero circundadas por faixa, visando proteo paisagstica e esttica, e manuteno dos fluxos ecolgicos. 4. - A faixa de proteo, de bordadura varivel, do entorno das Unidades de Conservao, ser estabelecida, caso a caso, pelo rgo municipal de meio ambiente, devendo contemplar, no mnimo, 20% (vinte por cento) do total da rea protegida. Art. 50 - Ficam logo identificadas como rea de Interesse Especial, com a finalidade de implantao de Unidade de Conservao, as seguintes reas:

I- Ilha do Marista; II- rea no entorno do Crrego da Lavra; III- Mata Atlntica da Torre da Telest; IV- rea verde do Conjunto Habitacional Colmbia; V- rea do Horto Florestal.
Art. 51 - O Municpio, num prazo de 24 (vinte e quatro) meses, far a delimitao, regulamentao, demarcao e averbao no registro imobilirio, das reas de Interesse Especial, referidas no Art. 50, desta Lei, bem como, estabelecer o regime urbanstico das reas de Interesse Paisagstico e Cultural, situadas nas Zonas de Interesse Ambiental, definidas nesta Lei. Art. 52 - Consideram-se reas de Proteo da Qualidade Ambiental, aquelas que apresentam uma ou mais caractersticas com funo de proteo da qualidade de vida e do meio ambiente. 1. - Incluem-se na categoria de Proteo da Qualidade Ambiental, as reas, tais como:

I- reas brejosas localizadas no Crrego Barbados, na Lagoa do IBC, no Bairro Honrio Fraga e na
retrorea da Cermica Simonassi;

II- leito superior de inundao das margens do Rio Doce; III- reas com declividade entre 30 a 45 sem cobertura florestal; IV- reas no entorno do aeroporto e de complexos e centros industriais; V- reas no entorno dos pontos de captao de gua para abastecimento pblico;
67

VI- reas ou cintures verdes de loteamentos e conjuntos habitacionais, quando no enquadrados em outras
categorias;

VII- rea do atual aterro sanitrio; VIII- reas contempladas com projetos de recuperao florestal; IX- qualquer outra rea, quando assim declarada pelo Poder Pblico.
2. - O parcelamento das reas de Proteo da Qualidade Ambiental ser admitido, excepcionalmente, quando necessria a execuo de projetos de utilidade pblica ou de interesse social, desde que no comprometa suas caractersticas funcionais e que seja, devidamente aprovadas pelo rgo municipal do meio ambiente. 3. - O Municpio, atravs do rgo do meio ambiente, promover a identificao, delimitao e demarcao das reas de Proteo da Qualidade Ambiental. Art. 53 - O Municpio, atravs do convnio, exercer por iniciativa prpria, com base no artigo 22 da Lei Federal n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 e correlatas, o poder de polcia na fiscalizao e guarda das florestas e demais formas de vegetao natural. Art. 54 - Os proprietrios dos imveis com florestas, identificadas ou declaradas como rea de Interesse Ambiental, gozaro de iseno ou reduo no respectivo imposto territorial de competncia municipal, a ser estabelecida no Cdigo Tributrio Municipal. Art. 55 - As glebas loteadas, e no ocupadas, que possuem no interior reas de Interesse Ambiental, e cujos projetos de loteamento no estejam registrados no Cartrio de Registro de Imveis, devero se submeter s exigncias estabelecidas pelo rgo municipal do meio ambiente, quando da sua regularizao. Art. 56 - A modificao no autorizada, a destruio, a desfigurao ou desvirtuamento de feio original, no todo ou em parte, das reas de Interesse Ambiental, sujeitam o infrator s seguintes penalidades:

I- interdio de atividade ou de utilizao, incompatvel com os usos permissveis das reas de Interesse
Ambiental;

II- obrigao de reparar os danos ambientais causados, restaurando o que foi danificado e/ou reconstituindo
o que foi alterado ou desfigurado, conforme o caso;

III- embargo da obra.

CAPTULO VII
DO PROCESSO DE APROVAO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 57 - Os projeto de parcelamento do solo devero ser aprovados pela Prefeitura Municipal, a que, tambm comete a fixao das diretrizes urbansticas municipais. Pargrafo nico - Nas hipteses previstas nos itens II e III, do Art. 13, da Lei Federal n. 6.766/79, caber exame e anuncia prvia do Estado aprovao municipal, de acordo com a Lei Estadual n. 3.384/81.

SEO II DOS LOTEAMENTOS


68

Subseo I Das Diretrizes Urbansticas Art. 58 - O processo de aprovao dos projetos de loteamento ter incio com a fixao de diretrizes urbansticas municipais, por parte da Prefeitura, a pedido do interessado, que instruir o requerimento com os seguintes documentos:

I- planta plani-altimtrica da gleba de terreno, objeto do pedido, em 03 (trs) vias de cpias, na escala de
1:1000 (um para mil), com curvas de nvel de metro em metro, assinada pelo proprietrio ou seu representante legal, e por profissional legalmente habilitado no CREA - conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e com a respectiva ART - Anotao de Responsabilidade Tcnica, onde constem as seguintes informaes:

a) denominao, situao, limites e divisas perfeitamente definidas, com a indicao dos proprietrios
lindeiros, reas e demais elementos de descrio e caracterizao do imvel;

b) indicao, com a exata localizao, at a distncia de 100,00 m (cem metros), das divisas da gleba abjeto
do pedido, das seguintes informaes:

1- de nascentes, cursos dgua, lagoas, lagos e reservatrios de gua naturais e artificiais; 2- de florestas, bosques e demais formas de vegetao natural; 3- de construes existentes com a indicao de suas atividades e, em especial, de bens e manifestao de
valor histrico e cultural;

4- das ferrovias, rodovias e dutos e de suas faixas de domnio; 5- dos arruamentos contguos ou vizinhos a todo o permetro da gleba de terreno, das vias de comunicao,
das reas livres, dos equipamentos urbanos e comunitrios existentes, com as respectivas distncias da rea a ser loteada;

6- dos servios pblicos existentes, com a distncia das divisas da gleba de terreno a ser parcelada; c) o tipo de uso predominante a que o loteamento se destina. II- 02 (duas) cpias da planta de situao da gleba a ser parcelada, nas escala de 1:50.000 (um para cinquenta
mil) - elaborada pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBCE, edies a partir de 1978;

III- declarao das concessionrias de servio pblico de saneamento bsico e energia eltrica, quanto
viabilidade de atendimento da gleba a ser parcelada;

IV- certido negativa dos tributos municipais que indicam sobre o imvel.
Pargrafo nico - Nos projetos de parcelamento de solo que interfiram ou que tenham ligao com a rede rodoviria oficial, devero ser solicitadas instrues para a construo de acessos ao Departamento Nacional de Estradas e Rodagem - DNER ou o Departamento Estadual de Rodagem - DER/ES, conforme for o caso. Art. 59 - O rgo municipal competente, no prazo de 30 (trinta) dias, indicar nas plantas apresentadas, junto com o requerimento, de acordo com as diretrizes do planejamento municipal:

I- as ruas ou estradas existentes ou projetadas, que compem o sistema virio bsico do Municpio,
relacionadas com o loteamento pretendido, e a serem respeitadas;

II- as reas de interesse ambiental definidas no art. 43 desta Lei, quando for o caso; III- a localizao aproximada dos terrenos destinados a equipamentos urbanos e comunitrios e das reas
livres de uso pblico;
69

IV- as faixas sanitrias de terreno, necessrias ao escoamento das guas pluviais; V- as faixas non aedificandi, de, no mnimo, 15,00 m (quinze metros) de cada lado, ao longo das faixas de
domnio pblico as rodovias, ferrovias e dutos, observado ainda a o art. 17 desta Lei. Art. 60 - As diretrizes urbansticas municipais, fixadas para rea ser parcelada, vigoraro pelo prazo improrrogvel de 01 (um) ano.

Subseo II Da Aprovao Art. 61 - A aprovao do projeto de loteamento ser feita mediante requerimento do proprietrio, dentro do prazo referido no art. 60, desta Lei, observadas as diretrizes urbansticas fixadas, acompanhado dos seguintes documentos:

I- ttulo de propriedade ou domnio til do imvel; II- certido de nus reais e certido negativa dos tributos municipais relativa ao imvel; III- uma planta original do projeto em papel vegetal, ou 01 (uma) cpia do original em vegetal copiativo, na
escala de 1:1.000 (um para mil), com curvas de nvel de metro em metro, e mais 05 (cinco) cpias heliogrficas, todas assinadas por profissional devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Engenhar, Arquitetura e Agronomia - CREA-ES, registrado na Prefeitura, e pelo proprietrio, contendo as seguintes indicaes e esclarecimento: a) a subdiviso das quadras em lotes, com as respectivas dimenses e numerao; b) as reas pblicas, com as respectivas dimenses e reas; c) o sistema de vias com a respectiva hierarquia; d) as dimenses lineares e angulares do projeto, com raios, cordas, arcos, pontos de tangncia e ngulos centrais das vias;

e) a indicao do marco de alinhamento e nivelamento localizados nos pontos de tangncia das curvas das
vias projetas;

f) quadro demonstrativo da rea total discriminando as reas teis, pblicas e comunitrias, com a
respectiva localizao.

IV- perfis longitudinais e transversais de todas as vias de circulao local e praas, na escala horizontal de
1:1.000 (um para mil) e na vertical de 1:100 (um para cem);

V- projeto de meio-fio e pavimentao das vias de circulao, cujo tipo ser previamente determinado pela
prefeitura, quando for, o coso;

VI- projeto completo do sistema de alimentao e distribuio de gua e respectiva rede de distribuio,
aprovado pelo rgo competente responsvel pelo servio de distribuio de gua, indicando a fonte abastecedora e volume;

VII- projeto completo do sistema de esgoto sanitrio aprovado pelos rgos competentes, indicando a forma
de coleta, tratamento e o local do lanamento dos resduos;

VIII- projeto completo da rede de escoamento das guas pluviais, indicando e detalhando o
dimensionamento e o caimento de coletas, assim como o local de lanamento;

IX- projeto completo da rede de energia eltrica aprovado pelo rgo competente, obedecendo as suas
medidas, padres e normas;
70

X- projeto de iluminao pblica, cujo tipo ser indicado pela Prefeitura, observando as medidas, padres e
normas definidos pelo rgo competente, quando for o caso;

XI- projetos especiais, tais como, obras de arte, muro de conteno, a critrio da Prefeitura, quando for o
caso;

XII- memorial descritivo e justificado do projeto, contendo obrigatoriamente: a) denominao, rea, situao, limites e confrontaes da gleba; b) a descrio sucinta do loteamento, com as suas caractersticas gerais; c) as condies urbansticas do loteamento e as limitaes que incidem sobre os lotes, alm daquelas
constantes das diretrizes fixadas;

d) a indicao das reas pblicas, com a respectiva localizao, que passaro ao domnio do Municpio no
ato do registro do loteamento;

e) indicao da rea til das quadras e respectivos lotes; f) a enumerao dos equipamentos urbanos, comunitrios e dos servios pblicos ou de utilidade pblica j
existente no loteamento e adjacncia;

g) indicao e especificao dos encargos que o loteador se prope a assumir quanto a infra-estrutura e
equipamentos urbanos.

XIII- cronograma de execuo das obras, com a durao mxima de 02 (dois) anos, constando de: a) locao das ruas e quadras; b) servio de terraplanagem das vias de circulao; c) execuo da pavimentao das vias de circulao; d) instalao das redes de abastecimento de gua e energia eltrica; e) implantao das redes de escoamento de guas pluviais; f) a pavimentao das vias, quando for o caso; g) outras obrigaes constantes dos projeto aprovados.
1. - Os projetos referidos nos incisos IV, V, VI,VII, VIII, IX, X e XI deste artigo devero ser apresentados no original, em papel vegetal, ou em 01 (uma) cpia original, com papel vegetal copiativo, e em mais 03 (trs) vias de cpias heliogrficas. 2. - O nivelamento para a elaborao dos projetos dever tomar por base a referncia de nvel oficial, adotado pelo Municpio. Art. 62 - Os espaos livres de uso pblico, as vias e praas, as reas destinadas a edifcios pblicos e outros equipamentos urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo, no podero ter sua destinao alterada pelo loteador, desde a aprovao do loteamento, salvo as hipteses de caducidade da licena ou desistncia do loteador, sendo neste caso, observadas as exigncias do artigo 23, da Lei Federal n. 6.766 de 19 de dezembro de 1979. Art. 63 - obrigatria, no loteamento, a realizao das obras constantes dos projetos aprovados, sendo da responsabilidade exclusiva do proprietrio, a sua execuo, que ser fiscalizada pelos rgos tcnicos municipais. Art. 64 - A execuo das obras poder ser feita por fases, segundo prioridades estabelecidas pela Prefeitura Municipal, mas sem prejuzo do prazo fixado para a sua concluso.
71

Art. 65 - A execuo das obras, a que se refere os artigos 63 e 64, dever ser objeto de prestao de garantia, por parte do loteador, mediante Garantia Hipotecria. Pargrafo nico - A garantia prestada ser liberada, medida em que forem executadas as obras na seguinte proporo:

a) 30% (trinta por cento) quando concluda a abertura das vias, demarcao dos lotes, assentamento de
meios-fios e as obras de drenagem;

b) 30% (trinta por cento) quando concluda a instalao das redes de abastecimento de gua e energia
eltrica;

c) 40% (quarenta por cento) quando concludos os demais servios.


Art. 66 - Na garantia hipotecria, devero ser destinados, no mnimo, 40% (quarenta por cento) da rea til do loteamento para este fim, observado o seguinte procedimento:

I- indicao nas plantas do projeto de loteamento, da localizao e descrio da rea til a ser dada em
garantia;

II- a Prefeitura fornecer ao interessado, para efeito de registro, cpia da planta do projeto de loteamento,
onde conste a rea dada em garantia, devidamente delimitada e caracterizada. Art. 67 - no Ato da aprovao pela Prefeitura Municipal do projeto de loteamento, o proprietrio dever ainda assinar um Termo de Compromisso, no qual constar obrigatoriamente:

I- expressa declarao do proprietrio, obrigando-se a respeitar o projeto aprovado e o cronograma de obras; II- indicao das quadras e lotes gravadas como garantia hipotecria; III- indicao das obras a serem executadas pelo proprietrio e dos prazos em que se obriga a efetu-las no
podendo exceder a 02 (dois) anos. Pargrafo nico - Estando o terreno gravado de nus real, o Termo de Compromisso conter as estipulaes feitas pelo respectivo titular, e ser por este assinado. Art. 68 - Cumpridas as exigncias legais, se o projeto de loteamento estiver em condies de ser aprovado, o rgo competente municipal encaminhar o processo ao Prefeito Municipal, que baixar o respectivo Decreto de Aprovao do loteamento. Art. 69 - No prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da aprovao do projeto, o proprietrio, dever proceder a inscrio do loteamento no Cartrio de Registro de Imveis, sob a pena de caducidade da aprovao. Art. 70 - Os Alvar de Licena para incio de obras dever ser requerido Prefeitura pelo interessado, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data do Decreto de Aprovao, caracterizando-se o incio de obra pela abertura e nivelamento das vias de circulao. 1. - O prazo mximo para o trmino das obras de 02 (dois) anos, a contar da data de expedio do Alvar de Licena. 2. - O prazo estabelecido no 1. deste artigo poder ser prorrogado, a pedido do interessado, por perodo nunca superior metade do prazo concedido anteriormente, a critrio dos rgos tcnicos municipais. Art. 71 - Somente aps a efetivao do registro do projeto do loteamento no Cartrio de Registro de Imveis, o loteador poder iniciar a venda dos lotes. Pargrafo nico - O responsvel pelo loteamento fica obrigado a fornecer, no ms de janeiro de cada ano, ao Cadastro Imobilirio Urbano Municipal, a relao dos lotes que no ano anterior tenham sido alienados
72

definitivamente ou mediante compromisso de compra e venda, mencionando o nome do comprador, o endereo, o nmero a quadra e do lote e o valor do contrato de venda. Art. 72 - A edificao em lotes de terreno depende da inscrio do projeto do loteamento no Cartrio de Registro Imobilirio. SEO III DO DESMEMBRAMENTO Art. 73 - Aplicam-se aos projetos de desmembramento as diretrizes urbansticas dispostas na Subseo I, da Seo II, do Captulo VII. Art. 74 - O processo de aprovao do projeto de desmembramento ser feito mediante requerimento do proprietrio Prefeitura Municipal, acompanhado dos seguintes documentos:

I- ttulo de propriedade ou domnio til da gleba do terreno; II- certido de nus reais e certido negativa dos tributos municipais relativa ao imvel; III- planta plani-altimtrica da gleba do terreno, objeto do pedido, em 05 (cinco) vias de cpias, na escala de
1:1.000 (um para mil), com curvas de nvel de metro em metro, assinadas pelo proprietrio ou seu representante legal e por profissional legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA-ES, e com a respectiva Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, onde constem as seguintes informaes:

a) denominao, situao, limites e divisas perfeitamente definidas, com a indicao dos proprietrios
lindeiros, reas e demais elementos de descrio e caracterizao do imvel;

b) a indicao da diviso de lotes pretendida na gleba; c) indicao, com a exata localizao, at a distncia de 100,00 m (cem metros), das divisas da gleba, abjeto
do pedido:

1- de nascentes, cursos dgua, lagoas, lagos e reservatrios de gua naturais e artificiais; 2- dos arruamentos contguos ou vizinhos a todo o permetro da gleba de terreno, das vias de comunicao,
das reas livres, dos equipamentos urbanos e comunitrios existentes, com as respectivas distncias da rea a ser desmembrada;

3- das ferrovias, rodovias e dutos e de suas faixas de domnio; 4- dos servios pblicos existentes, com a distncia das divisas da gleba de terreno a ser parcelada; 5- de florestas, bosques e demais formas de vegetao natural, bem como a ocorrncia de elementos
naturais, tais como, pedras vegetao de porte de monumentos naturais;

6- de construes existentes com a indicao de suas atividades e, em especial, de bens e manifestao de


valor histrico e cultural; IV- planta de situao da gleba a ser desmembrada, nas escala de 1:50.000 (um para cinquenta mil) elaborada pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBCE, edies a partir de 1978; Art. 75 - Aplica-se ao desmembramento, no que couber, os requisitos exigveis para a aprovao de desmembramento de lotes decorrentes de loteamento, cuja destinao da rea pblica tenha sido inferior a 35% (trinta e cinco por cento).

73

Art. 76 - No prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de aprovao do projeto, o proprietrio dever proceder a inscrio do desmembramento no Cartrio de Registro de Imveis, sob a pena de caducar a aprovao. Art. 77 - A edificao nos lotes, depende da inscrio do desmembramento no Cartrio de Registro de Imveis. Art. 78 - Os lotes resultantes de desmembramento devero ter frente para logradouros j existentes.

SEO IV DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL Art. 79 - A aprovao dos projetos de Conjuntos Habitacionais de Interesse Social ser precedida da fixao de diretrizes urbansticas municipais, por parte da Prefeitura, a pedido do interessado, observadas as disposies estabelecidas na Subseo I, da Seo II, deste Captulo. Art. 80 - Aps a fixao das diretrizes urbansticas, o interessado, poder submeter Prefeitura Municipal um estudo de viabilidade urbanstica do projeto do Conjunto Habitacional de Interesse Social, observados os seguintes elementos:

I- duas vias dos desenhos preliminares elaborados sobre os levantamentos plani-altimtricos de que trata o
inciso III, do artigo 61, desta Lei, contendo os seguintes elementos:

a) a subdiviso das quadras em lotes, com as respectivas dimenses; b) as reas pblicas, com as respectivas dimenses e reas; c) o sistema de vias com a respectiva hierarquia; d) os locais de estacionamento com a respectiva dimenso e nmero de vagas; e) implantao e o regime urbanstico das edificaes previstas; f) quadro demonstrativo contendo a rea total, as rea teis, pblicas e comunitrias. II- conjunto de desenhos preliminares das edificaes, na forma da legislao especfica; III- anteprojeto do sistema de esgoto sanitrios, indicando a forma de coleta, tratamento e disposio; IV- anteprojeto do sistema de escoamento das guas pluviais, indicando o local de disposio; V- comprovante de Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, no CREA do autor do estudo de
viabilidade urbanstica. Art. 81 - A aprovao de projeto de Conjunto Habitacional de Interesse Social ser feita mediante requerimento do interessado, de acordo com as disposies estabelecidas na Subseo II, da Seo II, deste Captulo, observando-se ainda:

I- projeto arquitetnico completo relativo s edificaes; II- o memorial descritivo e justificado de acordo com o inciso XII do artigo 61 desta Lei, acrescido da
justificativa para o partido arquitetnico adotado;

III- no projeto paisagstico dos espaos livres de uso pblico dever ser observado o seguinte: a) o projeto paisagstico incluir as reas institucionais que eventualmente no tiverem previstas sua
imediata utilizao;

74

b) o livre projeto paisagstico dos espaos livres de uso pblico poder ser apresentado durante o transcorrer
das obras, devendo ficar ressalvado no Termo de Compromisso essa obrigao. Art. 82 - Na eventualidade das obras de infra-estrutura ficarem a cargo da Prefeitura Municipal ou das empresas concessionrias de servio pblico de energia eltrica e saneamento ou outros rgos pblicos competentes, fica dispensada para a aprovao municipal a apresentao dos projetos referentes aos itens VI, VII, VIII, IX e X do artigo 61, desta Lei, devendo, entretanto, ser apresentado comprovantes das empresas concessionrias da elaborao e execuo dos respectivos projetos.

CAPTULO VIII
DA FISCALIZAO, NOTIFICAO, VISTORIA E DO ALVAR DE CONCLUSO DE OBRAS SEO I DA FISCALIZAO Art. 83 - A fiscalizao da implantao dos projetos de parcelamento do solo ser exercida pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, atravs de seus agentes fiscalizadores, que utilizaro no exerccio de suas funes o Poder de Polcia Administrativa. Art. 84 - Compete Secretaria Municipal de Obras, no exerccio da fiscalizao;

I- verificar a obedincia dos greides, largura das vias e passeios, tipo de pavimentao das vias, instalao
de rede de guas pluviais, demarcao dos lotes, quadras, logradouros pblicos e outros equipamentos de acordo com os projetos aprovados;

II- efetuar, sempre que aprouver, as vistorias necessrias para aferir o cumprimento do projeto aprovado; III- comunicar aos rgos competentes as irregularidades observadas na execuo do projeto aprovado, para
as providncias cabveis;

IV- realizar vistorias requeridas pelo interessado para concesso do Alvar de Concluso de Obras; V- adotar providncias punitivas sobre projetos de parcelamento do solo no aprovados; VI- autuar as infraes verificadas e aplicar as penalidades correspondentes.
SEO II DA NOTIFICAO E VISTORIA Art. 85 - Sempre que se verificar infrao aos dispositivos desta Lei, o proprietrio ser notificado para corrigi-la. Art. 86 - As informaes expedidas pelo rgo fiscalizador mencionar o tipo de infrao cometida, determinando o prazo para correo. Pargrafo nico - O no atendimento notificao determinar aplicao de auto-de-infrao, com embargo das obras porventura em execuo e multas aplicveis de acordo com o Cdigo Tributrio Municipal. Art. 87 - Os recursos de auto-infrao sero interpostos no prazo mximo de 15 (quinze) dias, contados da data do 1. (primeiro) dia til aps o recebimento da Notificao ou auto-de-infrao dirigidos ao Secretrio Municipal de Obras. Art. 88 - A Prefeitura determinar ex-offcio ou a requerimento, vistorias administrativas sempre que for denunciada ameaa ou consumao de desabamentos de terra ou rochas, obstruo ou desvio de cursos dgua e canalizao em geral, desmatamento de reas protegidas por legislao especfica.
75

Art. 89 - As vistorias sero feitas por comisso designada pelo Executivo Municipal. 1. - A Comisso proceder s diligncias julgadas necessrias, comunicando as concluses apuradas em laudo tecnicamente fundamentado. 2. - A comunicao das concluses apuradas ser encaminhada ao Prefeito Municipal, no prazo por este estipulado, que adotara as providncias cabveis. Art. 90 - Das concluses apuradas e da determinao do Prefeito Municipal, o proprietrio ser notificado para sanar as irregularidades mencionadas na notificao, no prazo estabelecido. SEO III DO ALVAR DE CONCLUSO DE OBRAS Art. 91 - A concluso das obras dos projetos de parcelamento do solo dever ser comunicada pelo proprietrio Secretaria Municipal de Obras, para fins de vistoria e expedio do Alvar. Pargrafo nico - Quando se tratar de Conjuntos Habitacionais de Interesse Social, a concesso do habitese fica vinculada expedio do Alvar de concluso das obras exigido no projeto de parcelamento do solo. Art. 92 - Verificada qualquer irregularidade na execuo do projeto aprovado, o rgo municipal competente no expedir o Alvar de Concluso de Obras e, atravs do agente fiscalizador, notificar o proprietrio para corrigi-la. Art. 93 - O prazo para concesso do Alvar de Concluso de Obras no poder exceder a 30 (trinta) dias, contados da data de entrada do requerimento no protocolo da Prefeitura Municipal. Art. 94 - No ser concedido o Alvar de Concluso de Obras, enquanto no for integralmente observado o projeto aprovado e as clusulas do Termo de Compromisso.

CAPTULO IX
DISPOSIES E TRANSITRIAS Art. 95 - Examinar-se- de acordo com o regime urbanstico vigente poca do seu requerimento os processos administrativos protocolizados, antes da vigncia desta Lei, e em tramitao nos rgos tcnicos municipais, de:

I- aprovao de projeto de loteamento, ainda no concedida, desde que no prazo de 180 (cento e oitenta)
dias, a contar da data da aprovao, seja promovido seu registro no Cartrio de Registro de Imveis, licenciadas e iniciadas as obras;

II- licena para as obras de loteamento que ainda no haja sido concedida, desde que no prazo de 90
(noventa) dias sejam licenciadas e iniciadas as obras; Pargrafo nico - Considera-se como obra iniciada a abertura e o nivelamento das vias de circulao. Art. 96 - Os processos administrativos de modificao de projetos sero examinados de acordo com o regime urbanstico vigente poca em que houver sido protocolado na Prefeitura Municipal o requerimento de modificao. Art. 97 - Decorridos os prazos a que se refere este Captulo ser exigido novo pedido de aprovao e de licena, de acordo com as disposies desta Lei.
76

Art. 98 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Registre-se, Publique-se e Cumpra-se. Prefeitura Municipal de Colatina, em 12 de Fevereiro de 1.996. Prefeito Municipal Registrado no Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, em 12 de Fevereiro de 1.996. Chefe do Gabinete do Prefeito.

77

ANEXO 3 CRITRIOS PARA DIMENSIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS COMUNITRIOS


Relao CRITRIOS Faixa Etria 0-3 anos e CRECHE 11 meses 0,18 500 m Aluno por Unidade Habitacional Raio de Atendimento Mximo Dimensionamento Superfcie Mnima de Terreno 2,4 m2 por Unidade Habitacional 2,1 m2 por PR-ESCOLA 4-6 anos 0,3 500 m Unidade Habitacional ESCOLA DE 1.GRAU 7-14 anos 1,0 1.500 m 3,0 m2 por Unidade Habitacional 2,1 m2 por COMUNITRIO ----------1.500 m Unidade Habitacional Superfcie Mnima Edificada 1,14 m2 por unidade habitacional 1,14 m2 por unidade habitacional 1,20 m2 por Unidade habitacional 0,3 m2 por Unidade Habitacional --------------------100 Alunos Em 1 Turno 100 Alunos em 1 Turno ----------300 alunos Em 1 turno ---------------1 mdulo Para 60 Crianas -----800 m2 380 m2 Estritamente local e prximo habitao Estritamente local e prximo habitao Local e de fcil acesso habitao Posio Central ao Conjunto ou Loteamento ----------At 210 alunos por turno, admite-se a pr-escola agregada a escola de 1 Grau Capacidade Mxima Capacidade Mnima Superfcie de Terreno do Mdulo Superfcie Edificada do Mdulo Influncia Observaes

NOTAS:

*1 - Mnimo Mximo de turno igual a 2 (dois). *2 - No caso de conjuntos habitacionais - COHAB E INOCOOP - menores do que 320 (trezentos e vinte) unidades habitacionais, recomenda-se a reserva de reas na
periferia do conjunto, no sentido de sua expanso.

*3 - Clculo do raio de atendimento das escolas projetadas de 1. Grau:


R=

M S.

, onde
78

R = Raio de Atendimento M = Capacidade da Escola em 2 (dois) turnos. S = Densidade da rea a ser atendida, sendo que S = Populao de 7 a 14 anos rea ocupada

79

ANEXO 4 CARACTERSTICAS GEOMTRICAS E FSICAS DA REDE VIRIA BSICA


TIPO DE VIA ARTERIAL CARACTERSTICAS LARGURA DA VIA (M) CANTEIRO CENTRAL (M) LARGURA DOS PASSEIOS F (M) LARGURA DA FAIXA DE S ROLAMENTO (M) I 20,00 (sentido nico) 33,00 a 40,00 ACONSELHVEL MIN. - 4,00 MIN. - 3,00 3,50 4 (sem canteiro central) N. DE FAIXAS DE 3,00 a 3,50 2- Estacionamento COLETORA 16,00 a 27,00 ACONSELHVEL MIN. - 2,00 LOCAL 10,00 a 14,00 MIN. - 2,00 3,00

C A

ROLAMENTO TIPO DE PAVIMENTO VELOCIDADE DIRETRIZ DE PROJETO RAMPA MXIMA % INCLINAO TRANSVERSAL MNIMA % INCLINAO DO PASSEIO E ALTURA DO MEIO-FEIO RAIO MNIMO ALTURA LIVRE (M)

6 (com canteiro central) Concreto betuminoso Ou cimento 80 KM / H 6%

(sem canteiro central) 4- Estacionamento (com canteiro central) Concreto betuminoso 60 KM / H 10%

A critrio da Prefeitura Municipal 40 KM / H 30%

G E O M T R I C A

0,5%

2% e no mximo 3% a inclinao transversal do passeio. Meio-fio com altura de 0,15 m Conforme velocidade diretriz Praa de retor 7m 5,50

80

TERMO DE COMPROMISSO DE EXECUO DE OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA EM LOTEAMENTO QUE PERANTE A PREFEITURA MUNICIPAL SE OBRIGA .............................................................................................................................................................(nome do proprietrio ou responsvel)

I- PARTES, FUNDAMENTO LEGAL, LOCAL E DATA 1- PARTES:


De um lado, a Prefeitura Municipal de Colatina neste Termo simplesmente nomeada Prefeitura, representada por seu Prefeito Municipal ......................................................................................... O Secretrio Municipal ...................................................................................................................... e o Procurador Geral do Municpio ................................................................................................. e, de outro .............................................................................................................................................. com sede ou residente a .................................................................................................................... CPF ou CGC .............................................................., doravante designado loteador, proprietrio e/ou responsvel pelo Loteamento .................................................................................. constante do Processo n............................................... em, .............................................................................. 2- FUNDAMENTO LEGAL: Este Termo de Compromisso tem seu fundamento legal na Lei n. ...................................., de ........................................., que aprovou as normas para o parcelamento do solo no Municpio. 3- LOCAL E DATA: Lavrado e assinado aos ................................................... dias do ms de ....................... do ano de .................... na Prefeitura Municipal, rua ........................................................................................ II- FINALIDADE E OBJETO 1- FINALIDADE: O presente Termo de Compromisso tem como finalidade formalizar as exigncias legais a respeito da responsabilidade que tem o loteador de executar, sem quaisquer nus para a Prefeitura, as obras de infraestrutura em loteamento por ela aprovado, bem como, da prestao de garantia para a execuo das referidas obras. 2- OBJETO: objeto deste termo de Compromisso a execuo das obras de infra-estrutura do Loteamento ............................................................................................................................. referido pelo Processo n. ............................../ ..................., e respectivo Projeto n. ................... / ..............., aprovado pelo Decreto n. ........................... de ........../........./.........
81

III- OBRIGAES E PRAZOS: 1- OBRIGAES E PRAZOS Pelo presente Termo de Compromisso obriga-se o Loteador, concomitantemente ao cumprimento de todas as disposies legais e pertinentes, a: 1.1- Executar, no prazo de 2 (dois) anos e consoante cronograma aprovado, os seguintes servios: ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................................... ............................................................................................................................................................................... ....................................................................................................... 1.2- Facilitar a fiscalizao permanente, por parte da Prefeitura Municipal, da execuo das obras e servios; 1.3- Fazer constar dos compromissos e/ou escrituras de compra e venda de lotes a condio de que estes s podero receber construes depois da execuo de obras de infra-estrutura, ao menos em toda a extenso do logradouro onde estiverem localizados, sob vistoria e recebimento pela Prefeitura.

1.4- Solicitar, caso no concludos os servios no prazo estipulado, a prorrogao deste, antes do seu
trmino, mediante ampla justificativa que no sendo aceita pela Prefeitura, sujeit-lo- multa no valor de UFMV, por dia til de atraso;

1.5- Prestar garantia para execuo das obras de infra-estrutura, na modalidade admitida na Lei n.
......................................., que dispe sobre o parcelamento do solo no Municpio:

a) garantia hipotecria das quadras nmeros ............................................. perfazendo um total de


................................ lotes, equivalentes ao custo orado das obras, pelo rgo municipal competente.

1.6- Requerer, to logo concluda a execuo dos servios, a entrega total e parcial, e sem quaisquer nus
para a Prefeitura das vias, logradouros e reas reservadas ao uso pblico, aps vistoria que os declare de acordo.

2- A garantia prestada ser liberada medida que forem executadas as obras, na seguinte proporo: a) 30% (trinta por cento), quando concluda a abertura das vias, assentamentos de meios-fios, e de rede de
guas pluviais;

b) 30% (trinta por cento), quando concluda a instalao das redes de abastecimento de gua e energia
eltrica;

c) 40% (quarenta por cento), quando concludos os demais servios.


IV- EFICCIA, VALIDADE E REVOGAO 1- EFICCIA E VALIDADE: O presente Termo de Compromisso entra em vigor na data da sua assinatura adquirindo eficcia e validade na data de expedio do Alvar de Licena pelo rgo competente da Prefeitura, e ter seu encerramento, aps verificado o cumprimento de todas as obrigaes dele decorrentes. 2- RESCISO:

82

motivo de revogao deste Termo de Compromisso a no obedincia a qualquer de suas clusulas, importando, em consequncia, na cassao do Alvar de Licena para a execuo das obras constantes de seu objeto.

V- FORO E ENCERRAMENTO 1- FORO: Para as questes decorrentes deste Termo competente o foro legal dos Feitos da Fazenda Pblica Municipal. 2- ENCERRAMENTO: E, por estarem acordes, assinam este Termo de Compromisso os representantes das partes e das duas testemunhas abaixo nomeadas. ...................................... de ..........................de 19 ................... __________________________________________ PREFEITO MUNICIPAL __________________________________________ SECRETRIO MUNICIPAL DE OBRAS _________________________________________ PROCURADOR GERAL DO MUNICPIO __________________________________________ TESTEMUNHA __________________________________________ TESTEMUNHA

PREFEITURA MUNICIPAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO DECRETO N. Aprova ........................................................................... o ................................................................. ..........................................................., situado no lugar denominado............................................., neste Municpio, a requerimento de ....................................................................... O PREFEITO MUNICIPAL DE COLATINA, Estado do Esprito Santo, usando de atribuio legal e tendo em vista o que consta do processo protocolado sob o n. ...............................................

DECRETA: Art. 1. - Fica aprovado o ...................................................................................................., no lugar denominado ............................................................ no distrito de ............................ este Municpio, de propriedade de ......................................................................................., com rea de ............................... m2 (...................................................................................), sendo destinada a rea de ....................... m2
83

(.......................................................................), equivalente a ..........................% da gleba para o sistema de circulao, ............................. m2 (......................................................................................), equivalente a ..................................% da gleba para reas livres de uso pblico e a rea de ............................... m2 (.............................. .................................................................................), equivalente a ..............................% da gleba para equipamentos comunitrios, tudo em conformidade com a planta aprovada pela Secretaria Municipal de Obras desta Prefeitura, anexa a supramencionado processo. Art. 2. - O ...................................................................................................... compreende: a) reas dos lotes - ....................... m2 (................................................................................); b) reas de vias -........................... m2 (................................................................................); c) reas da praa - ...................... m2 (................................................................................); d) rea para escola - ................... m2 (................................................................................); e) outras reas; f) nmeros de lotes - ......................... (.................................................................................); g) nmeros de quadras - .................... (.................................................................................); h) rea total loteada - ..................... m2 (...............................................................................); Art. 3. - Este Decreto entrar em vigor a partir da data de publicao, juntamente com o Termo de Compromisso, revogadas as disposies em contrrio. ................................... de ............................... de 19.................

LEI N 4.228 - DESENVOLVIMENTO URBANO E PLANO DIRETOR


Esta lei (4.228) foi substituda pela lei 5.273/2007.

84

Das könnte Ihnen auch gefallen