Sie sind auf Seite 1von 3

A pscoa, Easter, a deusa Ostera ou Eostre

Eostre ou Ostera a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-sax, na mitologia nrdica e mitologia germnica. A primavera, lebres e ovos coloridos eram os smbolos da fertilidade e renovao a ela associados. De seus cultos pagos originou-se a Pscoa (Easter, em ingls e Ostern em alemo), que foi absorvida e misturada pelas comemoraes judaico-crists. Os antigos povos nrdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Maro. Eostre ou Ostera (no alemo mais antigo) significa a Deusa da Aurora. uma Deusa anglo-sax, teutnica, da Primavera, da Ressurreio e do Renascimento. Ela deu nome ao Sabbat Pago, que celebra o renascimento chamado de Ostara. Posteriormente, a igreja catlica acabou por a Pscoa s festividades pags de Ostara e absorveu muitos de seus costumes, inclusive os ovos e coelhinho da Pscoa. Podemos perceber isso pelo prprio nome da Pscoa em ingls,Easter, muito semelhante a Eostre.

[Relaes com a Mitologia]


O nome Eostre ou Ostara, como tambm a Deusa chamada, tem origem anglo-sax provinda do advrbio ostar que expressa algo como Sol nascente ou Sol que se eleva, Muitos lugares na Alemanha foram consagrados a ela, como Austerkopp (um rio em Waldeck), Osterstube (uma caverna) e Astenburg. Eostre estava relacionada aurora e posteriormente associada luz crescente da Primavera, momento em que trazia alegria e bnos a Terra. Por ser uma Deusa um tanto obscura, muito do que se sabia sobre ela foi se perdido atravs dos tempos, e descries, mitos e informae sobre ela so escassos. Seu nome e funes tm relao com a Deusa grega Eos, Deusa do Amanhecer na mitologia grega. Alguns historiadores dizem que ela meramente uma das vrias formas de Frigg *deusa indo-europia esposa de Odin), ou que seu nome seria um epteto para representar Frigg em seu aspecto jovem e primaveril. Outros pesquisadores a associam Astarte (Deusa Fencia) e Ishtar (deusa Babilnica), devido s similaridades em seus respectivos festivais da Primavera. Dizem as lendas que Eostre tinha uma especial afeio por crianas. Onde quer que ela fosse, elas a seguiam e a Deusa adorava cantar e entret-las com sua magia. Um dia, Eostre estava sentada em um jardim com suas to amadas crianas, quando um amvel pssaro voou sobre elas e pousou na mo da Deusa. Ao dizer algumas palavras mgicas, o pssaro se transformou no animal favorito de Eostre, uma lebre. Isto maravilhou as crianas. Com o passar dos meses, elas repararam que a lebre no estava feliz com a transformao, porque no mais podia cantar nem voar.

As crianas pediram a Eostre que revertesse o encantamento. Ela tentou de todas as formas, mas no conseguiu desfazer o encanto. A magia j estava feita e nada poderia revert-la. Eostre decidiu esperar at que o inverno passasse, pois nesta poca seu poder diminua. Quem sabe quando a Primavera retornasse e ela fosse de novo restituda de seus poderes plenamente pudesse ao menos dar alguns momentos de alegria lebre, transformando-a novamente em pssaro, nem que fosse por alguns momentos. A lebre assim permaneceu at que ento a Primavera chegou. Nessa poca os poderes de Eostre estavam em seu apogeu e ela pde transformar a lebre em um pssaro novamente, durante algum tempo. Agradecido, o pssaro botou ovos em homenagem a Eostre. Em celebrao sua liberdade e s crianas, que tinham pedido a Eostre que lhe concedesse sua forma original, o pssaro, transformado em lebre novamente, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo. Para lembrar s pessoas de seu ato tolo de interferir no livre-arbtrio de algum, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua que pode ser vista at hoje por ns. Eostre assumiu vrios nomes diferentes como Eostra, Eostrae, Eastre, Estre e Austra. considerada a Deusa da Fertilidade plena e da luz crescente da Primavera. Seus smbolos so a lebre ou o coelho e os ovos, todos representando a fertilidade e o incio de uma nova vida. A lebre muito conhecida por seu poder gerador e o ovo sempre esteve associado ao comeo da vida. No so poucos os mitos que nos falam do ovo primordial, que teria sido chocado pela luz do Sol, dando assim vida a tudo o que existe. Eostre tambm uma Deusa da Pureza, da Juventude e da Beleza. Era comum na poca da Primavera recolher o orvalho para banhar-se ritualisticamente. Acreditava-se que orvalho colhido nessa poca estava impregnado com as energias de purificao e juventude de Eostre, e por isso tinha a virtude de purificar e rejuvenescer.

A Pscoa, ovos, chocolate e o cristianismo.

Na Pscoa, a celebrao da morte e ressurreio de Cristo serve como um momento especial para que os cristos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifcio daquele que fundou uma das maiores religies do mundo. Contudo, muitos no conseguem visualizar qual a relao existente entre essa celebrao de carter religioso com o hbito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate. Para responder a essa pergunta, precisamos voltar no tempo em que o prprio cristianismo estava longe de se tornar uma religio. Em vrias antigas culturas espalhadas no Mediterrneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante

comum. Em geral, esse tipo de manifestao acontecia quando os fenmenos naturais anunciavam a chegada da primavera. No por acaso, vrios desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. Em outras situaes, o enfeite desse ovo festivo era feito atravs do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. Atravessando a Antiguidade, este costume ainda se manteve vivo entre as populaes pags que habitavam a Europa durante a Idade Mdia. Nesse perodo, muitos desses povos realizavam rituais de adorao para Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representaes mais comuns, observamos esta deusa pag representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mos. Nesta imagem h a conjuno de trs smbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagos. A entrada destes smbolos para o conjunto de festividades crists aconteceu com a organizao do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste perodo, os clrigos tinham a expressa preocupao de ampliar o seu nmero de fiis por meio da adaptao de algumas antigas tradies e smbolos religiosos a outros eventos relacionados ao iderio cristo. A partir de ento, observaramos a pintura de vrios ovos com imagens de Jesus Cristo e sua me, Maria. No auge do perodo medieval, nobres e reis de condio mais abastada costumavam comemorar a Pscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. At que chegssemos ao famoso (e bem mais acessvel!) ovo de chocolate, foi necessrio o desenvolvimento da culinria e, antes disso, a descoberta do continente americano. Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhis foram responsveis pela divulgao desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da Histria. Depois disso, a energia desse calrico extrato retirado da semente do cacau tambm reforou o ideal de renovao sistematicamente difundido nessa poca.

Das könnte Ihnen auch gefallen