Sie sind auf Seite 1von 10

ORGANIZAO DE LACTRIOS

de 06 de dezembro de 1977)
1 INTRODUO

(legislao de base: Portaria n0400,

Lactrio a unidade da UAN destinada ao preparo de frmulas infantis (lcteas ou no) para alimentao de lactentes que estejam impossibilitados de amamentar-se no seio materno. Todo lactrio deve-se apresentar em conformidade com as condies e tcnicas de assepsia, de maneira a oferecer criana uma alimentao adequada, com o mnimo risco de contaminao. 2 PLANEJAMENTO O planejamento de um lactrio apresenta dois grandes desafios: o aspecto nutricional e o aspecto bacteriolgico. As etapas do planejamento se constituem em levantamento de dados, previso dos equipamentos necessrios, detalhamento do fluxograma, clculo da rea necessria e sua localizao, desenvolvimento do layout e avaliao. 2.1 LEVANTAMENTO DE DADOS
Objetivo do lactrio, seu volume de operaes (tipos de formas lcteas, nmero e

volume de mamadas. Tipos de esterilizao: esterilizao de equipamento, mamadeiras, bicos, protetores, vasilhames em geral, com posterior colocao da frmula j pronta. Aplicvel a qualquer tipo de frmula. colocao das frmulas em mamadeiras lavadas, colocao dos bicos e posterior esterilizao. O mtodo elimina a possibilidade de contaminao e mais fcil de TERMINAL ser executado. utilizado para frmulas que exijam diluio ou preparaes. Ajustase a quase todo tipo de frmula. PRVIA Figura 1 - Mtodos de esterilizao usuais em lactrios.
Nmero de funcionrios - nutricionista, auxiliar de Nutrio, lactarista para os

setores (sala de preparo, sala de higienizao, sala de estocagem e distribuio) e para plantes noturnos. Alm disso, deve-se considerar a carga horria de trabalho dos funcionrios, assim como a disponibilidade financeira para sua contratao. 2.2 EQUIPAMENTOS E UTENSLIOS NECESSRIOS. O dimensionamento desses itens dependente das atividades desenvolvidas e do volume de trabalho. autoclave,banho-maria, geladeira especial com portas para 2 lados (com termmetro -2 a 4o C), EQUIPAMENTO carros para transporte, relgio, liquidificador. balana com capacidade para 5 kg, foges com 4 ou 6 queimadores. # escovas prprias para limpeza de mamadeiras e bicos (plos pretos), # mamadeiras completas (em acrlico, resistente ao calor: mnimo 6/bero), UTENSLIOS # galheteiros (cestos) em inox e carros para seu transporte, E # leiteiras graduadas e seringas de 20 ml (ou bureta de 250 ml), VASILHAME # panelas, caldeires e tigelas de loua de vrios tamanhos, # colheres de inox, colheres de sopa, facas de cozinha, # baldes plsticos grandes com tampa, lavabos e saboneteiras prprias com sabo lquido (germicida), INSTALAES toalheiro de papel, balces e pias de ao inox, MOBILIRIO mesas e cadeiras, cestos com pedal.

UNIFORMES 2.3

uniforme padro: touca descartvel, roupo, bota e mscara. O fluxo deve ser contnuo, sem cruzamentos e

Figura 2 - Elementos necessrios ao trabalho nos lactrios.


DETALHAMENTO DO FLUXOGRAMA.

retrocessos, permitindo economia de tempo e movimentos.

ENFERMARIA recolhe apaga as etiquetas

SALA DE HIGIENIZAO

lava SALA DE PREPARO enxgua seca prepara envasa Autoclava SALA DE ESTOCAGEM E DISTRIBUIO

resfria

estoca

aquece

ENFERMARIAS distribui
Figura 3 - Esquematizao do ciclo operacional num lactrio. 2.4
REA NECESSRIA E LOCALIZAO.

O tipo e o tamanho do lactrio dependero do porte e

da especialidade do hospital, assim como do nmero de leitos/beros a atender. A rea aproximada de 0,3 m2/leito ou bero de pediatria. Sala de preparo: 50% da rea, Sala de higienizao: 30% da rea, Ante-sala: 20% da rea. A localizao varia de acordo com o tipo do hospital e o seu tamanho. prximo unidade de pediatria ou berrio; prximo ao servio de nutrio e diettica; o mais afastado possvel das reas de circulao de pessoal, pacientes e visitantes; o mais afastado possvel das reas de casos de doenas infecciosas/ contagiosas e infecto-parasitrias.

Obs.: desaconselhvel instalar o lactrio dentro da unidade de pediatria, pois podese incorrer em risco de contaminao e facilitar a superviso. 2.5
DESENVOLVIMENTO DO LAYOUT

Segundo OLIVEIRA, M. J. P., o lactrio deve ter trs salas, no mnimo:


1/ ante-sala (sala de higienizao de pessoal, depsito de material e de suprimentos,

sala de utilidades), 2/ sala de higienizao.


3/ sala de preparo, cuja rea deve ser de 0,50 m2/bero, obedecendo a seguinte

distribuio: 20% para a ante-sala; 30% para sala de limpeza; 50% para sala de preparo.

Alm desses setores, ideal que tenha setores definidos para: superviso (nutricionista), higiene de pessoal, recepo e higienizao de mamadeiras, preparo e esterilizao, armazenamento e distribuio, estoque. O tipo de construo deve ser adequado para limpeza e manuteno das condies sanitrias ideais. Pisos e parede devem ser lisos, sem soluo de continuidade. A comunicao entre as salas deve-se dar por meio de guichs, sempre separando a rea de preparo da rea de limpeza e de higienizao, de modo a proporcionar: considervel reduo do risco de contaminao; facilidade na superviso do preparo de frmulas; espao mais apropriado para entrega de mamadeiras. Deve-se, ainda, obedecer aos seguintes critrios tcnicos: piso resistente, impermevel, de fcil conservao e higienizao ; p direito mnimo de 3,0 m (o ideal 3,5 m, com revestimento de azulejo no mnimo at a altura de 1,50 m ou totalmente azulejado); rodap do tipo hospitalar, forro-laje caiada para facilitar pintura peridica; janelas teladas, peitoral alto; evitar ouso de cortinas ou persianas (acmulo de poeira); Visores amplos envidraados de uma sala para outra; ventilao recomendada: ar condicionado com filtro de ar, a fim de evitar acmulo de vapor e de calor na rea de trabalho; iluminao: cuidar para que no haja super iluminao ou sombra, principalmente na rea de preparo e de higienizao; armrios: evitar prateleiras e armrios suspensos, preferindo-se o uso de espaos sob os balces.
AVALIAO.

2.6

Visa garantir que as frmulas preparadas sejam produzidas e

distribudas em condies adequadas dos pontos de vista nutricional e higinico.

Nesse aspecto, importante a padronizao da produo e dos procedimentos de higienizao, conservao e distribuio.

ORGANIZAO DE BANCOS DE LEITE


DISPOSIES PRELIMINARES, CONCEITOS E DEFINIES I - condies mnimas necessrias ao funcionamento dos diferentes tipos de Bancos de Leite Humano, bem como os estabelecimentos que manipulem colostro humano, leite humano de transio e leite humano maduro, sero reguladas, em todo o territrio nacional por estas normas. II - Para os efeitos dessas normas, so adotados os seguintes conceitos e definies:

1. BANCO DE LEITE HUMANO - Centro especializado obrigatoriamente vinculado a


um hospital materno e/ou infantil responsvel pela promoo do incentivo ao aleitamento materno e execuo das atividade de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transio e leite humano maduro, para posterior distribuio, sob prescrio do mdico ou de nutricionista. 2. BANCO DE LEITE DE REFERNCIA - Unidade destinada a desempenhar funes comuns aos Bancos de Leite, treinar orientar e capacitar recursos humanos, desenvolver pesquisas operacionais, prestar consultoria tcnica e dispor de um laboratrio credenciado pelo Ministrio da Sade. 3. BANCO DE LEITE DE EMPRESA - Unidade vinculada aos Servios de Sade de Empresas, onde trabalham mulheres em idade frtil, objetivando a promoo do aleitamento materno, a coleta, processamento e distribuio de leite humano, prioritariamente a filho da nutriz funcionria. 4. POSTO DE COLETA - Unidade destinada promoo do aleitamento, coleta do colostro, do leite de transio e do leite maduro, dispondo de rea fsica e de todas as condies tcnicas necessrias, podendo ser fixo ou mvel, mas obrigatoriamente vinculado a um Banco de Leite Humano. 5. COLOSTRO HUMANO - Primeiro produto da secreo lctica da nutriz, at 7 dias aps o parto, em mdia. 6. LEITE HUMANO DE TRANSIO - Produto intermedirio da secreo lctica da nutriz, entre colostro e leite maduro, obtido entre o 7o e o 15o dia ps-parto em mdia. 7. LEITE HUMANO MADURO - Produto de secreo lctica da nutriz, livre de colostro, obtido a partir do 15o dia ps-parto, em mdia. 8. PRODUTOS CRUS - Aqueles referidos nos itens 5, 6 e 7 deste item, assim denominados quando no recebem qualquer tratamento. 9. PRODUTOS PROCESSADOS - Aqueles referidos nos itens 5, 6 e 7 deste item, quando submetidos a tratamento trmico, seguidos ou no de liofilizao. 10. DOADORES - Nutrizes sadias que apresentam secreo lctica superior s necessidades de seu filho e que se dispem a doar o excesso, clinicamente comprovado, por livre e espontnea vontade. 11. CONSUMIDORES (OU RECEPTORES) - Lactentes que necessitam dos produtos do Banco de Leite. 12. COLETA - Extrao do excesso de secreo lctica das nutrizes. 13. EMBALAGEM - Recipiente no qual o produto assepticamente acondicionado e que garante a manuteno de seu valor biolgico.

14.

PASTEURIZAO - Tratamento aplicado ao leite, que visa a inativao trmica de 100% das bactrias patognicas e 90% de sua flora saprfita, atravs do binmio temperatura/tempo de 62,5o C por 30 minutos ou equivalente, calculado de modo a promover equivalncia a um tratamento 15 D para inativao trmica da Coxiella burneti. 15. LIOFILIZAO - Processo e conservao aplicvel aos produtos descritos nestas formas atravs de reduo do seu teor de gua por sublimao, at uma umidade final de 4-5%. 16. RECONSTITUIO - Reincorporao de gua nos produtos liofilizados, de modo a atingir o nvel original in natura. 17. PR-ESTOCAGEM - Condio temporria na qual o produto mantido sob congelamento, antes de chegar ao Banco de Leite. 18. ESTOCAGEM - Condies sob as quais o produto, devidamente acondicionado, mantido at o ato do consumo. 19. PERODO DE ESTOCAGEM - Limite de tempo em que o produto ser armazenado, sob condies preestabelecidas. 20. NORMAS HIGINICO-SANITRIAS - Regras estabelecidas para orientar e padronizar procedimentos, tendo por finalidade assegurar a qualidade do processo sob o ponto de vista de Sade Pblica. 21. ADITIVOS - Toda e qualquer substncia adicionada ao produto de modo intencional ou acidental. 22. FLORA MICROBIANA - Microrganismos presentes nos produtos aqui descritos, sendo considerada primria aquela decorrente da contaminao do interior das mamas e secundrias, o que se origina de agentes externos. 23. ADULTERAO - Os produtos descritos neste documento sero considerados adulterados quando contiverem substncias txicas ou deletrias, acima dos nveis de tolerncia estabelecidos pelo rgo de tolerncia de Sade Pblica. 24. SANITIZAO - Aplicao de um mtodo efetivo de limpeza, visando a destruio de elementos patognicos e de outros organismos. 25. POOL - produto resultante da mistura de doaes. 26. RTULO - Identificao impressa ou litografada, bem como os dizeres pintados ou gravados, por presso ou decalcao, aplicados sobre a embalagem. DO FUNCIONAMENTO II - O Banco de Leite Humano um estabelecimento sem fins lucrativos, sendo a compra e venda na aquisio e distribuio de seus produtos proibida. III - facultado ao Banco de Leite Humano operacionalizar, de forma otimizada, o excedente da produo lctica de cada doadora. IV - de responsabilidade do Banco de Leite Humano, orientar, executar e controlar as operaes de coleta, seleo e classificao, processamento, controle clnico, controle de qualidade e distribuio. Compete aos Bancos de Leite a promoo da prtica do aleitamento natural e assegurar a qualidade dos produtos distribudos. V - O Banco de Leite Humano deve dispor de mecanismos prprios de controle, a exemplo de formulrios e fichas, numerados, que permitem o registro dirio de produtos coletados e distribudos, de doadoras e receptoras com respectivos endereos, dos exames clnicos e laboratoriais bem como o resultado das anlises de controle de qualidade dos produtos.

VI - Os instrumentos de controle a que se refere o item anterior devem permanecer disposio da autoridade sanitria, durante o perodo estipulado pela mesma. VII - Os Banco de Leite Humano devem enviar aos rgos sanitrios competentes, dentro do prazo por ele estipulado, relao contendo os seguintes elementos: 1. doenas de notificao compulsria detectadas; 2. resumo dos laudos de controle de qualidade dos produtos; 3. volume total dos produtos coletados, distribudos e imprprios para consumo; 4. nmero total de receptores atendidos, com os respectivos diagnsticos e volumes consumidos. DAS DOADORAS E DOAES VIII - O produto da secreo lctica da nutriz deve ser destinado a seu prprio filho com nfase especial s crianas de baixo peso ao nascer, independentemente da idade gestacional. Quando o leite da nutriz tambm destinado a outras crianas, deve-se assegurar que a doao seja exclusivamente do excedente. IX - Sero consideradas inaptas para doao, a critrio mdico, as nutrizes que: 1. sejam portadoras de molstias infecto-contagiosas; 2. faam uso de drogas ou medicamentos, excretveis atravs do leite, em nveis que promovem efeitos colaterais nos receptores; 3. estejam sob tratamento quimioterpico ou radioterpico; 4. apresentem sinais de desnutrio 5. sejam consideradas inaptas, por outras razes. DA COLETA X - A coleta deve ser realizada em sala do Banco de Leite, em enfermarias, nos Postos de Coleta ou na residncia da doadora. XI - A coleta deve ser conduzida de acordo com os procedimentos tcnicos e higinico-sanitrios referentes operao. Os funcionrios do Banco de Leite Humano sero devidamente treinados e as doadoras previamente orientadas para o cumprimento dos procedimentos referidos neste artigo. XII - As embalagens contendo os produtos devero ser rotuladas aps a coleta, contendo informaes identificadas pelo nmero de registro que devero ser complementadas ao longo do processo permitindo uma anlise retrospectiva. XIII - O produto cru pode ser pr-estocado sob congelamento ou refrigerao a 5o C no mximo por 5 dias e 24 horas respectivamente. XIV - Para os efeitos deste documento, em se tratando de coleta externa, devero ser adotadas as seguintes precaues: 1. orientar previamente a doadora sobre procedimentos tcnicos e higinico-sanitrios referentes operao; 2. garantir que todo material que entre em contato direto com o leite seja, esterilizado. DO TRANSPORTE

XV - Os produtos devem ser transportados em embalagens isotrmicas, preferencialmente protegidas por material liso, resistente e impermevel, de fcil sanitizao. XVI - Para produtos pr-estocados e/ou estocados a baixa temperaturas, exige-se que a cadeia de frio seja mantida. XVII - Os produtos congelados devem ser transportados como tal, e os produtos refrigerados, a uma temperatura mxima de 10o C. XVIII - Os produtos liofilizados podero ser transportados temperatura ambiente. DO PROCESSAMENTO XIX - Todo produto cru, recebido pelo Banco de Leite, deve ser submetido seleo, classificao e a tratamento de conservao especfico. Caso essas operaes no possam ser cumpridas de imediato, permite-se estocagem sob congelamento de 48 horas. XX - Todo produto cru, proveniente de coleta externa, deve ser submetido a testes de controle de qualidade, de acordo com as recomendaes do Ministrio da Sade. XXI - Todo produto distribudo pelo Banco de Leite Humano deve ser obrigatoriamente pasteurizado de acordo com o disposto no subitem 14 do item II destas normas XXII - Aps a pasteurizao, o produto deve ser congelado, resfriado ou encaminhado unidade de liofilizao. XXIII - Quando o produto da secreo lctica da nutriz for destinada a seu prprio filho e a coletada conduzida de acordo com as recomendaes tcnicas, o produto poder ser consumido cru. XXIV - O produto deve ser acondicionado me embalagem: 1. aprovada pelo rgo de vigilncia sanitria competente do Ministrio da Sade; 2. esterilizada e utilizada exclusivamente para esta finalidade. XXV - Devero constar no produto informaes sobre o manuseio, condies de estocagem e o perodo de validade. XXVI - Ao produto liofilizado, agregar-se-o as informaes do item anterior, o volume de gua a ser empregada na reconstituio, ressaltando que a mesma deve atender aos padres de potabilidade vigentes. XXVII - O produto poder ser estocado no Banco de Leite Humano, em refrigerador, freezer ou congelador, destinado exclusivamente a essa finalidade, observando os perodos estabelecidos: 1. produto pasteurizado-refrigerado, 48 horas; 2. produto pasteurizado-congelado, 6 meses; 3. produto pasteurizado-liofilizado, 1 ano. XXVIII - proibida a utilizao de aditivos, a qualquer pretexto, em todas as fases que correspondam coleta, transporte, processamento e distribuio dos produtos.

XXIX - O local de processamento deve ser limpo e sanitizado antes do incio de cada turno. DA DISTRIBUIO XXX - Sero selecionados como consumidores, lactentes que apresentarem uma ou mais das indicaes que se seguem: 1. prematuros e RN de baixo peso que no sugam; 2. RN infectados, especialmente com enteroinfeces; 3. portadores de deficincias imunolgicas; 4. diarria protrada; 5. alergia s protenas heterlogas; 6. casos excepcionais, mediante justificativa mdica; 7. gemelares; 8. lactentes sadios maiores de 2 meses, em se tratando de Banco de Leite Humano de Empresa. DAS CARACTERSTICAS DAS INSTALAES XXXI - Os Banco de Leite Humano, bem como os Postos de Coleta, devem satisfazer s seguintes condies bsicas, no que diz respeito a instalaes:

1. LOCALIZAO - distante de qualquer dependncia que possa comprometer a 2. 3. 4. 5. 6.


qualidade do produto processado estocado, sob o ponto de vista qumico, fsicoqumico e microbiolgico; REA DISPONVEL - suficiente e proporcional realizao de todas as operaes a que se prope; ABASTECIMENTO DE GUA - atendimento aos padres de potabilidade vigentes, em volume suficiente s necessidades operacionais do Banco de Leite Humano. ILUMINAO E VENTILAO - suficientes em todas as dependncias, respeitando as especificaes de ordem tcnica; DEPENDNCIAS PARA MANIPULAO - devem possuir piso, teto, paredes e divisrias, revestidos com material impermeabilizado, liso, sem apresentar pontos de acmulo, construdos de modo a facilitar as operaes de limpeza e sanitizao; DEMAIS DEPENDNCIAS - vestirio, banheiro e outras dependncias necessrias em nmero proporcional capacidade operacional.

XXXII - O Banco de Leite Humano deve obedecer a um layout, que permita bom fluxo operacional, evitando cruzamentos, e que facilite sua higienizao. XXXIII - O Banco de Leite Humano deve dispor de: 1. local para recepo, coleta, processamento e estocagem; 2. equipamento, material permanente e de consumo, em quantidade proporcional sua capacidade operacional; 3. refrigerador e/ou freezer, destinado a estocagem de produtos; 4. equipamento para pasteurizao de produto; 5. equipamento para esterilizao, em caso de no dispor de uma Central de Esterilizao.

ANEXO A - BANCO DE LEITE HUMANO E CENTRO DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO MATERNIDADE ODETE VALADARES/LBA. ORIENTAO GERAL SOBRE A COLETA DOMICILIAR DO LEITE HUMANO
CUIDADOS HIGINICOS PARA A COLETA DO LEITE HUMANO:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Fechar portas e janelas do recinto onde ser coletado o leite humano; Evitar a presena de outras pessoas no recinto; Prender os cabelos; Colocar uma fralda limpa tapando a boca e o nariz; Lavar as mos e antebraos com gua e sabo, fazendo a escovao das unhas; Enxaguar as mos e antebraos em gua corrente e enxugar com toalha limpa; Desprezar os primeiros jatos de leite; Usar somente material esterilizado ou fervido para a coleta do leite (frascos, bombas tira-leite, etc.).

CUIDADOS PARA A CONSERVAO DO LEITE HUMANO:

1. Colocar imediatamente o frasco tampado com o leite humano coletado sempre no


congelador da geladeira ou freezer;

2. O tempo de validade do leite humano coletado e guardado no congelador da


geladeira ou freezer de 5 dias;

3. O leite s dever sair do congelador da geladeira ou do freezer quando for


recolhido pelo Banco de Leite Humano. OBSERVAES: Em caso de dvida em relao coleta domiciliar comunique-se com o Banco de Leite Humano - Avenida do Contorno, 9494 - Prado Telefone: 344-1211

Das könnte Ihnen auch gefallen