Sie sind auf Seite 1von 4

DOUTRINA E CONVNIOS 121:34-46

(Doutrina e Convnios 121:34) Eis que muitos so a chamados, mas poucos so bescolhidos. E por que no so escolhidos? GEE aChamado: Ser chamado por Deus receber uma designao ou convite dele ou dos lderes devidamente autorizados de sua Igreja para servi-lo de uma forma particular. (Mateus 20:16) Assim os derradeiros sero os primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos so chamados, mas poucos escolhidos.
a a

(Mateus 22:1-14) A parbola das bodas Ento Jesus, respondendo tornou a falar-lhes em parbolas, dizendo: O reino dos cus semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes no quiseram vir. Depois enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados j mortos, e tudo j pronto; vinde s bodas. Eles, porm, no fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negcio. E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notcia disto encolerizou-se e, enviando os seus exrcitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Ento diz aos servos: As bodas, na verdade, esto preparadas, mas os convidados no eram dignos. Ide, pois, s sadas dos caminhos e convidai para as bodas a t o d o s os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quanto encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que no estava trajado com vestes de npcias. E disselhe: Amigo, como entraste aqui, no tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, ento, o rei aos servos: Amarrai-o de ps e mos e levai-o, e lanai-o nas trevas exteriores; ali haver pranto e ranger de dentes. Porque muitos so chamados, mas poucos escolhidos.
a

(Doutrina e Convnios 95:5) Mas eis que em verdade vos digo que h muitos entre vs que chamei e foram ordenados, mas poucos deles so escolhidos. GEE bEscolhido (adjetivo ou substantivo): Pessoas selecionadas por Deus para cumprir responsabilidades especiais. (Doutrina e Convnios 121:35) Porque seu corao est to fixo nas coisas deste amundo e aspiram tanto s bhonras dos homens, que eles no aprendem esta lio: GEE aMundanismo: Desejos esforos inquos para obter riquezas e bens materiais, acompanhados do abandono das coisas espirituais.
b

(Mateus 6:1-2) Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; alis, no tendes galardo junto de vosso Pai, que est nos cus. Quando, pois, deres esmola, no faas tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que j tm seu galardo.
b

(Nefi 26:29) Ele ordena que no haja artimanhas sacerdotais; pois eis que artimanha sacerdotal o homem pregar e estabelecer-se como uma luz para o mundo, a fim de obter lucros e louvor do mundo; no procura, porm, o bem-estar de Sio.

(Doutrina e Convnios 121:36) Que os adireitos do sacerdcio so inseparavelmente ligados com os poderes do cu e que os bpoderes do cu no podem ser controlados nem exercidos a no ser de acordo com os princpios da cretido. GEE aSacerdcio: Autoridade e Poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvao da humanidade (D&C 50:26-27) Os membros da Igreja do sexo

masculino, que so portadores do sacerdcio, so organizados em quruns e autorizados a realizar ordenanas e exercer certas funes administrativas na Igreja. GEE aAutoridade: Permisso concedida a homens na terra, chamados ou ordenados para agir por Deus o Pai, e em nome Dele ou de Jesus Cristo, ao realizarem a obra de Deus. GEE bPoder: Capacidade de fazer alguma coisa. Ter poder sobre algo ou algum ter a capacidade de controlar ou comandar aquela pessoa ou coisa. Nas escrituras o poder geralmente associado ao poder de Deus ou dos cus. Acha-se estreitamente relacionado autoridade do sacerdcio, que a permisso ou direito de agir em nome de Deus. GEE cRetido: Qualidade do que justo, santo,virtuoso,ntegro; obedecer aos mandamentos de Deus; evitar o pecado. (Doutrina e Convnios 121:37) Que eles nos podem ser conferidos, verdade; mas quando nos propomos a aencobrir nossos bpecados ou satisfazer nosso c orgulho, nossa v ambio ou exercer controle ou domnio ou coao sobre a alma dos filhos dos homens, em qualquer grau de iniqidade, eis que os cus se dafastam; o Esprito do Senhor se magoa e, quando se afasta, amm para o sacerdcio ou a autoridade desse homem.
a

(Prov. 28:13) O que encobre as suas transgresses nunca prosperar, mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia.
b c

GEE Pecado: Desobedincia intencional aos mandamentos de Deus.

GEE Orgulho: Falta de humildade ou de mansido. O orgulho coloca as pessoas em oposio recproca ou contra Deus. O orgulhoso coloca-se acima dos outros e segue a sua prpria vontade, em ve3z da de Deus. A vaidade, a inveja, a impiedade e a arrogncia so caractersticas tpicas do orgulhoso.
d

(Doutrina e Convnios 1:33) E aquele que no se arrepender, dele ser tirada at a luz que recebeu, pois meu Esprito no contender sempre com o homem, diz o Senhor dos Exrcitos. (Doutrina e Convnios 121:38) Eis que, antes de o perceber, abandonado a si mesmo, para a recalcitrar contra os aguilhes, bperseguir os santos e lutar contra Deus.
a

(Atos 9:5) E ele disse: Quem s, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro pra ti recalcitrar contra os aguilhes.
b

GEE Perseguio, Perseguir: Causar angstia ou padecimentos a outros por causa de suas crenas ou condio social; molestar ou oprimir. (Doutrina e Convnios 121:39) Aprendemos, por tristes experincias, que a anatureza e ndole de quase todos os homens, to logo suponham ter adquirido um pouco de autoridade, comear a exercer imediatamente domnio injusto. GEE aHomem Natural: Pessoa que se deixa influenciar pelas paixes, pelos desejos, apetites e impulsos da carne ao invs de buscar a inspirao do Esprito Santo. Esse tipo de pessoa s pode compreender as coisas fsicas e no compreende as espirituais. Todo ser humano carnal, ou seja, mortal, em virtude da queda de Ado e Eva, e tem que nascer de novo pela expiao de Jesus Cristo para deixar de ser um homem natural. (Doutrina e Convnios 121:40) Portanto muitos so chamados, mas poucos so escolhidos. (Doutrina e Convnios 121:41) Nenhum poder ou influncia pode ou deve ser mantido em virtude do sacerdcio, a no ser com apersuaso, com blonganimidade, com brandura e mansido e com amor no fingido;

(I Pedro 5:1-3) Aos presbteros, que esto entre vs, admoesto eu, que sou tambm presbtero com eles, e testemunha das aflies de Cristo, e participante da glria que h de revelar: Apascentai o rebanho de Deus que est entre vs, tendo cuidado Dele, no por fora, mas voluntariamente, nem por torpe ganncia, mas de nimo pronto; nem como t en do domnio sobre a herana de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. (II Cor. 6:4-6) Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendveis em tudo; na muita pacincia, nas aflies, nas necessidades, nas angstias, nos aoites, nas prises, nos tumultos, nos trabalhos, nas viglias, nos jejuns, na pureza, no conhecimento, na longanimidade, na benignidade, no Esprito Santo, no amor no fingido,

(Doutrina e Convnios 121:42) Com bondade e conhecimento puro, que grandemente expandiro a alma, sem ahipocrisia e sem bdolo
a

(Tiago 3:17) Mas a sabedoria que do alto vem , primeiramente pura, depois pacfica, moderada, tratvel, cheia de misericrdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. GEE Dolo: Nas escrituras dolo a astcia fraudulenta (Doutrina e Convnios 121:43) aReprovando prontamente com firmeza, quando movido pelo Esprito Santo; e depois, mostrando ento um bamor maior por aquele que repreendeste, para que ele no te julgue seu inimigo;
a

GEE Castigar Castigo, Corrigir, Repreender: Correo ou disciplina aplicada a indivduos ou grupos de pessoas com o fim de ajud-los a aperfeioarem-se ou a fortalecerem-se.
b

GEE Caridade: O puro amor de Cristo (Mro. 7:47), o amor que Cristo tem pelos filhos dos homens e que estes devem ter uns pelos outros (2 n. 26:30;33:7-9;t12:33-34); a espcie de amor mais sublime, nobre,e forte, no apenas afeio. Em algumas verses da Bblia, a palavra caridade foi substituda pela palavra amor.
b

GEE Amor: Profunda devoo e afeio. O amor a Deus, inclui devoo, adorao, reverncia, ternura, misericrdia, perdo, compaixo, graa, servio, gratido e bondade O maior exemplo do amor que Deus tem por seus filhos a expiao infinita de Jesus Cristo. (Doutrina e Convnios 121:44) Para que ele saiba que tua fidelidade mais forte que os laos da morte. (Doutrina e Convnios 121:45) Que tuas entranhas tambm sejam cheias de caridade para com todos os homens e para com a famlia da f; e que a avirtude adorne teus bpensamentos incessantemente; ento tua confiana se fortalecer na presena de Deus; e a doutrina do sacerdcio destilar-se- sobre tua alma como o c orvalho do cu.
a

GEE Virtude: Integridade e excelncia, poder e fora moral (Lc. 8:46); castidade ou pureza sexual (Mor. 9:9).
b

GEE Pensamentos: Idias, conceitos e imagens concebidos na mente de uma pessoa. A capacidade de pensar um dom de Deus e somos livres para decidir como usar essa capacidade. Nossa maneira de pensar afeta muito nossas atitudes e nosso comportamento, assim como nossa condio aps a morte. Pensamentos ntegros levam salvao, assim como pensamentos inquos levam condenao.
c

(Deut. 32:1-2) Inclinai os ouvidos, cus, e falarei; e oua a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco

sobre a erva e como gotas de gua sobre a relva.


c

(Doutrina e Convnios 128:19) Agora, o que ouvimos no evangelho que recebemos? Uma voz de alegria! Uma voz de misericrdia do cu; e uma voz de verdade saindo da Terra; alegres novas para os mortos; uma voz de alegria para os vivos e os mortos; boas novas de grande alegria. Quo formosos so sobre os montes os ps daqueles que anunciam alegres novas de coisas boas e que dizem a Sio: Eis que teu Deus reina! Como o orvalho de Carmelo, assim descer sobre eles o conhecimento de Deus! (Doutrina e Convnios 121:46) O aEsprito Santo ser teu companheiro constante, e teu cetro, um cetro imutvel de retido e verdade; e teu domnio ser um bdomnio eterno e, sem ser compelido, fluir para ti eternamente. GEE Esprito Santo: A terceira pessoa da Trindade (I Jo. 5:7; D&C 20:28). Personagem de Esprito que no possui um corpo de carne e ossos (D&C 130:22). O Esprito Santo freqentemente chamado de Esprito, ou Esprito de Deus. (Daniel 7:13-14) Eu estava olhando nas minhas vises da noite, e eis que vinha nas nuvens do cu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancio de dias, e o fizeram chegar at ele. E foilhe dado o domnio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, naes e lnguas o servissem; o seu domnio um domnio eterno, que no passar, e o seu reino tal, que no ser destrudo.
Pedro Paulo- Conf. Estaca Dez/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen