Sie sind auf Seite 1von 3

E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito (Ef 5.18).

Apesar do sentido pejorativo, o termo drogas vem do grego pharmakeia, e significa farmcia, ou drogaria. Na Bblia, a palavra est sempre associada feitiaria ou s atividades demonacas. H nas Escrituras vrias referncias que condenam os vcios e seus funestos resultados (Pv 20.1; 21.7; 31.4; Is 5.22; 28.7; Ef 5.18). Deus condena terminantemente todo tipo de vcio, inclusive as drogas. I Princpios bblicos contra o uso

1. Bebidas alcolicas em geral. A Bblia categrica e irredutvel: No vos embriagueis com vinho em que h contenda (Ef 5.18). Paulo, aqui, no se refere apenas ao efeito entorpecente do vinho, mas a embriaguez de modo geral provocada por qualquer tipo de bebida. Ele estava plenamente consciente de que o cristo jamais deve se embriagar. Trata-se de um princpio divino. 2. A abrangncia do princpio. Se Efsios 5.18 se refere a um princpio bblico geral contra as bebidas entorpecentes, podemos depreender que o mesmo texto tambm condena o uso desnecessrio e abusivo de outras substncias nocivas ao organismo. II Por que as pessoas se drogam? 1. Razes alegadas pelos viciados. Segundo o Pastor David Wilkerson, fundador do Centro Desafio jovem de Nova Iorque, EUA, h muitas razes pelas quais os jovens usam drogas. Vejamos: a) Como smbolo de independncia; b) Para fugir da infelicidade do lar; c) Por curiosidade; d) Para ser aceito num grupo de jovens mais avanados; e) Por causa da influncia do grupo; f) Fuga de problemas emocionais; g) Por medo de ser tachado de covarde por seus amigos. As drogas se apresentam como uma ilusria vlvula de escape, mas as suas conseqncias so fatais (Pv 23.29-35; 1 Co 3.17). 2. Os ardis de Satans. O Diabo sempre teve interesse em devorar a juventude atravs de seus ardis (1 Pe 5.8). Os jovens devem dizer no s drogas e, consequentemente, a Satans. bastante oportuna a advertncia de Salomo em Ec 12.1. III Por que a Bblia condena as drogas?

1. Porque um pecado contra o corpo. Assim como a prostituio um pecado deliberado contra o corpo (1 Co 6.18-20), tambm o so as drogas (1 Co 3.17). Muitos dizem que tm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, de fato esto escravizados por seus prprios desejos. Quando nos tornamos cristos, o Esprito Santo passa a habitar em ns. Sendo assim, nosso corpo no mais nos pertence. propriedade do Criador, e no podemos violar os padres de vida estabelecidos por Ele.

2. Porque causam sofrimento ao usurio e ao prximo. Apesar de o viciado ser o principal prejudicado pelas drogas (Pv 5.22,23), os familiares sofrem bastante com a situao. Alm do cuidado natural, a famlia acaba gastando o que tem e o eu no tem com dispendiosos tratamentos. H viciados que roubam dinheiro e objetos de casa para trocar por drogas. Outros se tornam agressivos (Pv 4.17; 23.29-35) ou deixam de trabalhar e sustentar a famlia. Pior ainda, h os que entram para o mundo do crime (Pv 20.1). 3. Porque sustentam o mundo do crime. As drogas movimentam um gigantesco esquema de atividades ilcitas que envolvem desde o contrabando at formas cruis de assassinatos, corrupo e abuso de poder. E quem sustenta tudo isso o usurio de drogas (Is 55.2). 4. Porque afastam o homem de Deus. incontestvel o fato de que as drogas afastam o homem dos caminhos do Senhor (1 Co 6.10; Gl 5.21; 1 Pe 4.3). IV Vivendo sem drogas 1. A preveno. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vcio das drogas? a) Mostrar os exemplos negativos. Precisamos mostrar aos jovens a situao e o sofrimento de quem j est enfrentando o problema, direta ou indiretamente (Pv 4.14-17; 5.22, 23). b) Ensinar os princpios da Palavra de Deus. Um jovem bem instrudo nos caminhos do Senhor rejeitar o vcio mais facilmente (Pv 3.1-8; 4.23-27). c) Mostrar as advertncias da Palavra de Deus. Em Pv 23.29-35, a Palavra nos adverte claramente sobre o perigo das bebidas alcolicas. O texto fala do efeito da bebida que comparado picada de uma serpente que envenena sua vtima. Os efeitos do lcool, e das drogas de modo geral, so demonacos e destruidores (Pv 23.29, 33, 34, 35). 2. O tratamento. a) Tratamento espiritual. No h como livrar uma pessoa das drogas sem antes cuidar de sua vida espiritual. b) Tratamento convencional. Em muitos casos, o viciado precisa ser levado para uma clnica especializada a fim de ser desintoxicado (Mt 9.12). H muitas igrejas que mantm centros de recuperao de viciados. c) Cuidado constante. s vezes, mesmo aps deixar o vcio, alguns, infelizmente, retornam a ele

(Pv 26.11; 2 Pe 2.22). No so poucos os casos de ex- viciados que vm para a igreja, se casam como moas crentes e at so aceitos no quadro de obreiros, mas, tempos depois, abandonam a famlia e a igreja para retornar s drogas. Alguns tm um fim trgico. CONCLUSO Somente atravs de graa redentora de Cristo que se pode viver sem droga ou qualquer tipo de vcio que ofenda aos homens e a Deus (At 24.16). Caso voc tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua famlia, o Todo-Poderoso pode libert-lo agora mesmo! (Jo 8.32; 16.24; Sl 37.5).

Das könnte Ihnen auch gefallen