Sie sind auf Seite 1von 4

Coletnea de Poemas - RUMI

Vem, Te direi em segredo Aonde leva esta dana. V como as partculas do ar E os gros de areia do deserto Giram desnorteados. Cada tomo Feliz ou miservel, Gira apaixonado Em torno do sol.

Ningum fala para si mesmo em voz alta. J que todos somos um, falemos desse outro modo. Os ps e as mos conhecem o desejo da alma Fechemos pois a boca e conversemos atravs da alma S a alma conhece o destino de tudo, passo a passo. Vem, se te interessas, posso mostrar-te.

Desde que chegaste ao mundo do ser, uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses. Primeiro, foste mineral; depois, te tornaste planta, e mais tarde, animal. Como pode isto ser segredo para ti? Finalmente, foste feito homem, com conhecimento, razo e f. Contempla teu corpo - um punhado de p v quo perfeito se tornou! Quando tiveres cumprido tua jornada, decerto hs de regressar como anjo; depois disso, ters terminado de vez com a terra, e tua estao h de ser o cu.

No durmas,

senta com teus pares A escurido oculta a gua da vida. No te apresses, vasculha o escuro. Os viajantes noturnos esto plenos de luz; no te afastes pois da companhia de teus pares.

Faltam-te ps para viajar? Viaja dentro de ti mesmo, e reflete, como a mina de rubis, os raios de sol para fora de ti. A viagem conduzir a teu ser, transmutar teu p em ouro puro.

Sofreste em excesso por tua ignorncia, carregaste teus trapos para um lado e para outro, agora fica aqui. Na verdade, somos uma s alma, tu e eu. Nos mostramos e nos escondemos tu em mim, eu em ti. Eis aqui o sentido profundo de minha relao contigo, Porque no existe, entre tu e eu, nem eu, nem tu.

Oh, dia, levanta! Os tomos danam, As almas, loucas de xtase danam. A abbada celeste, por causa deste Ser, dana, Ao ouvido te direi aonde a leva sua dana.

Ontem noite, confidencialmente, eu disse a um velho sbio: - No me esconda nada dos segredos do mundo! Muito docemente, ele me disse ao ouvido: - Chut! Podemos compreender, mas no exprimir!

Quero fugir a cem lguas da razo, Quero da presena do bem e do mal me liberar.

Detrs do vu existe tanta beleza: l est meu ser. Quero me enamorar de mim mesmo, vs que no sabeis!

Eu soube enfim que o amor est ligado a mim. E eu agarro esta cabeleira de mil tranas. Embora ontem noite eu estivesse bbado da taa, Hoje, eu sou tal, que a taa se embebeda de mim.

Ele chegou... Chegou aquele que nunca partiu; Esta gua nunca faltou a este riacho Ele a substncia do almscar e ns o seu perfume, Alguma vez se viu o almscar separado de seu cheiro?

Se busco meu corao, o encontro em teu quintal, Se busco minha alma, no a vejo a no ser nos cachos de teu cabelo. Se bebo gua, quando estou sedento Vejo na gua o reflexo do teu rosto.

Sou medido, ao medir teu amor. Sou levado, ao levar teu amor. No posso comer de dia nem dormir de noite. Para ser teu amigo Tornei-me meu prprio inimigo.

Teu amor me tirou de mim. De ti, preciso de ti Noite e dia, eu queimo por ti. De ti, preciso de ti.

No posso dormir quando estou contigo por causa de teu amor. No posso dormir quando estou sem ti por causa de meu pranto e gemidos. Passo as duas noites acordado

mas, que diferena entre uma e outra!

No temos nada alm do amor. No temos antes, princpio nem fim. A alma grita e geme dentro de ns: - Louco, assim o amor. Colhe-me, colhe-me, colhe-me!

noite, pedi a um velho sbio que me contasse todos os segredos do universo. Ele murmurou lentamente em meu ouvido: - Isto no se pode dizer, isto se aprende.

A f da religio do Amor diferente. A embriaguez do vinho do Amor diferente. Tudo que aprendes na escola diferente. Tudo que aprendes do Amor diferente.

- Vem ao jardim na primavera, disseste. - Aqui esto todas as belezas, o vinho e a luz. Que posso fazer com tudo isso sem ti? E, se ests aqui, para que preciso disso? Jalaluddin Rumi

agradecimentos a M.Baird

Das könnte Ihnen auch gefallen