Sie sind auf Seite 1von 6

Cezar Augusto da Costa Faustino1

Gesto do conhecimento
Mutaes no ambiente organizacional de estvel para instvel fez com que as organizaes migrassem de uma estrutura tradicional, vertical para uma estrutura moderna, horizontal, na gesto do conhecimento a estrutura organizacional impreterivelmente deve ser de carter horizontal, com isso as informaes, os conhecimentos so passados e assim disseminando know row aos funcionrios. As mudanas no mercado desde a era neoclssica era da informao em 1990 fez com que as empresas quebrassem os paradigmas da organizao mecanicista hierrquica para a era dos knowledge workers novo modelo de pessoa na empresa descobertos pela gesto do conhecimento, o que fortalece a gesto do conhecimento a capacidade de cada individuo quanto a o seu conhecimento tcito onde suas habilidades e experincias fazem a diferena na organizao, tais habilidades e conhecimento so passadas para outro individuo tambm com capacidade tcita atravs de socializao, convivncia e treinamento. Fortificasse para no serem meras organizaes custou trgicas mudanas em grandes e varias empresas na dcada de 90 at hoje, as grades multinacionais como a GE foi e a SERPRO foram umas que logo enxergaram a necessidade de tratar as pessoas no mais como ferramenta produtiva e sim ferramenta ativa e proativa como capital, fazendo parte do capital intelectual.
Capital Intelectual a soma do conhecimento de todos em uma organizao, o que lhe proporciona vantagens competitivas; a capacidade mental coletiva, a capacidade de criar continuamente e proporcionar valor de qualidade superior... (Antnio Raimundo dos Santos, Fernando Flavio Pacheco Heitor, Jos Pereira, Paulo Alberto Bastos Jr, 2001, P. 35).
1

Acadmico: Cezar Augusto da Costa Faustino 6 Perodo, Administrao UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHO UNISULMA Orientado: Prof. Gilvan

Percebe-se que hoje a gesto do conhecimento e ser por um tempo ainda no estimado o triunfo das organizaes, maquinrio, variedades e alta produo comum nas empresas, por esse fato necessrio um diferencial, esse no qual hoje fator decisrio que, se chama pessoa, valorizar o trabalho, o conhecimento grupal, ou seja, capital intelectual, sem dvida rentvel financeiramente. Muitas empresas hoje mudaram seu ponto de vista quebrando o velho paradigma de homem como maquina e, no apenas para estar dentro das novas normas naturais no processo de gesto, mas sim por questo de sobrevivncia. Muitas organizaes romperam as barreiras dentro das organizaes invertendo a pirmide fazendo com que as pessoas que tenha influncia direta no processo de produo e de servio se tornassem o elemento mais importante da organizao, conhecimento esse abortado por Idalberto Chiavenato em Gesto de Pessoas terceira edio. Nesse intuito as empresas comearam a garimpar talentos com a capacidade de knowledge workers, os conhecimento encontrado nessa pessoas forma o ativo intelectual da empresa, considerando as ferramentas para desenvolvimento e descoberta desse ativo, como por exemplo tecnologia, informao, trabalho em equipe, socializao do ambientes e habilidades que so desenvolvidas com o passar do tempo fazendo parte do quadro de colaboradores da empresa. O conhecimento sendo tcito ou explcito deve ser compartilhado para todos os setores da organizao de forma direta, assim disseminando idias e criatividades por todos da empresa, mesmo que nem todos ter a capacidade de reter totalmente a informao passada, porm deve sim ser passada para todos assim servindo de peneira para notar a melhor mo de obra de novo segmento que a GC.

Disposio para aplicar o conhecimento e neste contexto, esta disposio, natural para aprender tambm no basta. A disposio para aplicar o saber fundamental e questes como as posturas favorveis e atitudes baseadas no conhecimento devem ser trabalhadas com

bastante responsabilidade (FIGUEIREDO, 2003)

pelas

empresas.

O processo de mudana para aplicar o GC requer esforos, tempo, conhecimento e principalmente comprometimento das pessoas envolvidas internamente na empresa, considerando que tais mudanas afetam diretamente as pessoas, em seguida os mtodos de trabalho da empresa e por vez recursos matrias e financeiros. Os esforos aplicados no processe de mudanas de uma empresa mecanicista e tradicional para uma empresa orgnica e moderna no sentido de capital humano, ou seja, aplicado diretamente na gesto do conhecimento como o, tempo; Onde o conhecimento como um relmpago que surge do inesperadamente, porem de uma fonte rica de detalhes, dessa forma o conhecimento pode ser instantneo porem por trs a todos um trabalho de uma equipe ou de um conhecedor do assunto no qual leva o ser a pensar, refletir e raciocinar sobre o tema e chegar a uma concluso lgica. Assim o conhecimento na aplicao dessas mudanas dita tanto o tempo quando a qualidade da aplicao, o gestor responsvel por essa operao deve estar ciente e consciente das reaes das mudanas at a consolidao da gesto de conhecimento se tornar estvel, levando harmonia e lucratividade para a empresa. O comprometimento de cada um nesse processo fundamental, a final no se aprende nada quando no se quer aprender, e o comprometimento de ensinar seque esta mesma linha,deve querer e ter vontade de ensinar, dessa forma respeitando os mtodos de administrao da organizao e aproveitando da melhor maneira possvel o capital intelectual e financeiro existente na empresa. Cito apenas um dos tantos caso de sucesso na implantao da gesto de conhecimento, o caso da Apple dirigida pelo seu lder Steve Jobs, atento que em tecnologia de ponta se mais que necessrios pessoas pensantes, a criao do iPhone geraram 200 novas patentes, na empresa 20% do tempo de trabalho das pessoas livre e pode ser dedicado a projetos pessoais de inovao, notrio o lucro em patentes e participao de cada pessoa no processo de inovao da Apple.

As empresas hoje esto exigindo maiores habilidades de todo pessoal, no entanto no era assim alguns anos atrs, que visava apenas o topo da cadeia hierrquica, de fato esse quadro de reverteu, hoje as empresas invertem alto nas pessoas em geral com, treinamento, simulaes de casos que possam vim acontecer na vida real da empresa, qual a recompensa por todos esses esforos por parte do funcionrio? Menciono o crescimento de cargo, conseqentemente aumento salarial, bonificao, dentre outros. Com o mercado competitivo tanto os pessoas fsicas quanto as pessoas jurdicas esto atentas as inovaes, por tanto valorizando o capital intelectual como um fator surpresa no diferencial aos concorrentes, sendo capazes de gerenciar as mudanas ao seu favor, criando uma vantagem competitiva dentro do mercado onde somente o conhecimento criar essa condio.
Somente a organizao pode oferecer a continuidade bsica de que os trabalhadores do conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organizao pode transformar o conhecimento especializado do trabalhador do conhecimento em desempenho (DRUCKER 1999)

Recentemente no auge da crise mundial o que mais foi levado em considerao para permanncia do mercado se tratando tanto de pessoa quando de empresas, foi a gesto de conhecimento, permaneceu no mercado de trabalho os qualificados e, isso no se aplica apenas pro alto escalo, se aplica tambm para o cho de fabrica, independendo da rea no qual o conhecimento era empregado o mesmo deveria estar est atualizados, dotados de conhecimentos tcnico e tecnolgicos, assim servindo tambm para as empresas no mbito geral. Quem adivinharia tal crise? Economistas e administradores de empresas afirmam que no era questo de adivinho e sim algo que j estava previsto, ou seja, uma empresa j tenha uma gesto de qualidade aplicada, revista e estvel, seu a menor sombra de dvidas foram as que sobreviveram apesar do devastador cenrio econmico instalado nos ltimos 3 (trs) anos no mundo, empresas de estrutura tradicional, vertical na resistiram e fecharam as portas por todo globo.

Visto isso agora mais que nunca as organizaes esto investindo em pessoas, no entanto, pessoas qualificadas, de conhecimentos amplos e que se enquadre na nova estrutura, no caso a estrutura moderna, assim aplicando todos os itens que vimos nos pargrafos anteriores. No Brasil no est diferente do restante do mundo, profissional fora do novo perfil est fora do mercado de trabalho, na gesto de pessoa no se deve apenas se desenvolver como pessoa, mas, sobretudo participar de forma ativa no desenvolvimento de outras pessoas, e assim se tornando o ciclo vicioso, clico no qual no fica apenas na parte interna da empresa, o mesmo conhecimento deve ser compartilhados para com seus colaboradores externos, trabalhando em sinergia, essa forma de trabalhar faz com que as empresas se tornem menos vulnerveis a acontecimento de crises no mercado mundial e nacional, a empresa Catho em uma pesquisa recente no eixo Rio so Paulo, que cerca de 54% dos executivos recm desempregado no estavam nos padres exigido para o novo mercado e, isso so profissionais com diplomas. Expandir esse conhecimento tcnico que os gestores informados e formados sobre gesto de conhecimento sem dvida a pilar de sustentao para um tempo que pessoas iro valorizar o conhecimento com bem intangvel para todas as empresas do mundo, que explorao de mo de obra barata pode se torna muito mais cara, acha vista a instabilidade que se encontra o mercado hoje. O governo estar investindo em educao, em forma de incentivos estudantis, cursos profissionalizantes, treinamentos etc.. no entanto a empresa deve trabalhar em parceria com essas organizaes que difunde o conhecimento, as empresas como visto nos pargrafos anteriores devem investir principalmente na sua mo de obra local, ou seja, em seus prprio colaboradores.

REFERNCIAS
Santos, A. Raimundo, Heitor, Fernando F. Pacheco, Pereira, Jos., Bastos Jr. Paulo Alberto (2001), Gesto do conhecimento: Uma experincia para o sucesso empresarial. Paran: Editora Serpro

Figueiredo, Paulo N. (2003), Aprendizagem Tecnolgica e Performance Competitiva. Rio de Janeiro : Editora Fundao Getulio Vargas. Drucker, Peter (1999), Administrando em Tempos de Grandes Mudanas. So Paulo: Editora Pioneira

Das könnte Ihnen auch gefallen