Sie sind auf Seite 1von 7

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Engenharia e Gesto Industrial

Automao e Instrumentao
Trabalho Prtico N 3 Acondicionamento do sinal de sensores
1. Introduo A maior parte dos sensores sejam eles de temperatura, fora, distncia entre outros, usualmente a grandeza pretendida proporcional tenso, capacitncia, indutncia resistncia ou condutncia. Mediante essa proporcionalidade o circuito de acondicionamento do sinal do sensor ser diferente. Normalmente existe uma converso numa tenso que de seguida ser amplificada, para permitir detectar pequenas variaes do sinal do sensor. Dois dos circuitos que se usam so a ponte de Wheatstone e o divisor de tenso. Para amplificar o sinal usado o amplificador operacional com diversas configuraes de montagem. Os procedimentos gerais para se obter a medida de uma grandeza fsica passam pelos diversos processos apresentados na figura 1.

Figura 1 Procedimentos para obter a medida de uma grandeza fsica 1.1 Ponte de Wheatstone

A montagem designada por ponte de Wheatstone representada pela figura 2, e a relao entre a tenso de entrada e sada dada pela equao 1.

Vout R4 R2 = Vs R3 + R4 R1 + R2

(1)

Figura 2 Ponte de Wheatstone Automao e Instrumentao 1/8

1.2

Divisor de tenso

A montagem designada por divisor de tenso representada pela figura 3, e a relao entre a tenso de entrada e sada dada pela equao 2.

Vout R2 = Vs R1 + R2

(2)

Figura 3 Divisor de tenso 1.3 Amplificao

Por fim, mediante os valores da grandeza que se pretende medir, deve-se adequar o amplificador, usando o amplificador operacional, de modo a que a gama da tenso seja a adequada entrada do ADC (Analog/Digital Converter). Usualmente a variao da tenso de sada (Vout) entre 0 e 5 Volts. Os amplificadores operacionais (AMP-OP) so componentes electrnicos, analgicos amplificadores de tenso com um ganho elevado e um largo espectro de frequncias. Tm aplicaes variadas onde podemos salientar: - amplificadores; - filtros; - conversores Analgico-Digitais e Digitais-Analgicos; - processamento de sinais. Vamos estudar duas vertentes que destacamos: a) o modo de funcionamento; b)o modo de utilizao- circuitos prticos relacionados com a disciplina. Na prtica considera-se o amplificador como ideal. Os desvios dos amplificadores reais, comparados com os ideais so pequenos e podem ser considerados como erros pequenos. Amplificador ideal No amplificador operacional a sada em relao ao terminal comum depende da diferena de potencial entre as duas entradas ou seja: Vo = AOL (Va Vb) em que AOL o ganho em malha aberta do amplificador. A medio dos sinais de entrada e de sada so realizadas relativamente ao ponto comum que normalmente a Massa, figura 4, das fontes de alimentao (+Vcc e -Vcc).

Automao e Instrumentao

2/8

Figura 4 Amplificador operacional. Significado dos sinais + e - dos terminais de entrada a) Terminal menos: o terminal inversor. Um sinal aplicado a este terminal implica um sinal de sada invertido, isto com polaridade contrria. b) terminal + ou terminal no inversor. Um sinal aplicado a este terminal implica um sinal sada com a mesma polaridade. Montagens com amplificadores operacionais Das diversas montagens possveis vamos destacar as que se apresentam de seguida, cuja finalidade explicada. o Montagem inversora e no inversora Estas montagens permitem amplificar o sinal de entrada e no caso da montagem inversora inverter o sinal.

Figura 5 Montagem inversora.

Figura 6 Montagem no inversora.

A montagem no inversora, com resistncia nula para a sada (Buffer), que se segue permite a correcta medio de Vi por um voltmetro, uma vez que se pode considerar que o amplificador apresenta uma resistncia de entra muito elevada e de sada nula, levando a que a resistncias interna do voltmetro no influencia a medida.

Figura 7 Buffer.

Automao e Instrumentao

3/8

o Montagem diferencial As montagens diferenciais so muito utilizados em instrumentao. A utilizao de transdutores em que uma varivel fsica convertida num sinal elctrico precisa, quase sempre, de uma amplificao desse sinal. possvel obter a montagem diferencial com a subtraco de tenses pela combinao de uma montagem inversora com uma no inversor.

Figura 8 Montagem diferencial.

Obtivemos uma amplificao da diferena das duas entradas. A funo de transferncia deste circuito obtida pelas quatro resistncias independentemente das propriedades do amplificador operacional. Considere agora R1=R3 e R2=R4 vem

2. Objectivos do trabalho Pretende-se que o aluno mediante as caractersticas elctricas do sensor ser capaz de acondicionar o sinal para que este seja adquirido por uma ADC.

Automao e Instrumentao

4/8

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Engenharia e Gesto Industrial

Automao e Instrumentao
Procedimento - Trabalho Prtico N 3 Acondicionamento do sinal de sensores
Aluno n: _____________ Nome: _____________________________________________ Aluno n: _____________ Nome: _____________________________________________ Aluno n: _____________ Nome: _____________________________________________ Data: ____/____/_____ Hora:_______

Dever entregar ao professor no final da aula a folha relativa ao procedimento do trabalho. 1. Sensor de fora A curva caracterstica deste sensor de fora, da figura 2, apresentada na figura 3, onde se pode verificar que a fora proporcional condutividade.

Figura 2 Sensor de fora da Flexiforce

Figura 3 Curva caracterstica do sensor de fora Monte o seguinte circuito da figura 4

Automao e Instrumentao

5/8

Figura 4 Divisor de tenso com amplificador em montagem no inversora Para a tenso de sada vem, Vout = 11 Vcc
Vout 1 como RS >> 1k, assim 1 + RS 1 = 11 Vcc RS

(2)

Varie a fora (peso) exercida no sensor e registe a tenso de sada e verifique se varia de acordo com a curva dada pelo fabricante. Verifique se a gama da tenso de sada se encontra dentro dos valores indicados (0 e 5V) para o ADC, ou se necessrio fazer ajuste ao circuito de acondicionamento (considere que pretende pesar entre 0 e 1kg)? Peso(kg) Vout Comente:

2. O sensor de temperatura O sensor de temperatura a utilizar o incorporado no circuito integrado LM35. Este componente caracterizado pela sua simplicidade de funcionamento, e elevada preciso. A nica caracterstica de funcionamento fornecida pelo fabricante uma recta com declive de 10mV/C. Neste trabalho optmos por trabalhar apenas com temperaturas positivas, sendo no entanto possvel, com este sensor, trabalhar em temperaturas negativas. Isto torna o funcionamento do circuito ainda mais fcil, reduzindo-se o circuito a dois pinos do LM35, um ligado a Vcc outro a GND sendo o pino que sobra, uma sada com uma variao linear de 10mV/C. No nosso caso pretendemos utilizar a gama de temperaturas dos 0 aos 50 C o que faz com que o interface com o LM35 seja um amplificador no inversor com ganho de 11. O circuito utilizado pode ser o dado pela figura 5:

Automao e Instrumentao

6/8

Figura 5 Circuito de montagem Estabelea as ligaes da Fonte de Tenso (+15V e 15V) ao amplificador operacional e mea o sinal sada respeitante temperatura, e verifique se est de acordo com o previsto. Aquea o LM35 com os dedos e anote a variao da tenso de sada. Ambiente Aquecer Temperatura Vout

Automao e Instrumentao

7/8

Das könnte Ihnen auch gefallen