Sie sind auf Seite 1von 27

PROFESSOR KENNEDY SANTOS http://br.groups.yahoo.com/group/professorkennedy/ http://www.facebook.

com/professorkennedy @prkennedysantos REGIMENTO INTERNO TRT 10 REGIO DA JUSTIA DO TRABALHO DA 10 REGIO VISO CONSTITUCIONAL DO TST (cincia propedutica) CF, Art. 92 so rgo do Poder Judicirio IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho. NORMA INTERNA CORPORIS CF, Art. 96, I, a. eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos. DOS TRIBUNAIS E JUZES DO TRABALHO CF, Art. 111. So rgos da Justia do Trabalho: (organizao da Justia do Trabalho) 1 Instncia JUZES DO TRABALHO (Varas do trabalho) 2 Instncia TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO; (Juiz) Instncia Superior TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO; (Ministro do Trabalho) CF, Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, II os demais, mediante promoo de juzes do trabalho por antigidade e merecimento, alternadamente. RITRT Art. 3. O Tribunal Regional do Trabalho da Dcima Regio, composto por 17 (dezessete) Juzes, os quais tero o ttulo de Desembargador Federal do Trabalho, sendo: 13 (treze) oriundos da Magistratura do Trabalho, 2 (dois) oriundos do Ministrio Pblico do Trabalho, 2 (dois) oriundos da carreira de advogado, SEDE RITRT Art. 3 tem sede na cidade de Braslia e competncia em todo o territrio do Distrito Federal e do Estado do Tocantins.

Art. 3 2 Nas localidades no abrangidas pela competncia da Vara do Trabalho, aquela ser exercida pelo Juiz de Direito da respectiva comarca, exceto enquanto esta estiver sendo atendida por Vara do Trabalho itinerante. CF Art. 115 1 Os Tribunais Regionais do Trabalho instalaro a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. Art. 2. So rgos da Justia do Trabalho da Dcima Regio: I - o Tribunal Regional do Trabalho; II - os Juzes do Trabalho, Titulares de Vara ou Substitutos. Art. 4. So rgos do Tribunal: I - o Tribunal Pleno; II - as Sees Especializadas; III - as Turmas; IV - a Presidncia; (cargo de direo junto com o vice presidente) V - a Corregedoria. (ser exercido cumulativamente pelo Presidente) TRATAMENTO Art. 6. Ao Tribunal cabe o tratamento de egrgio, (ALTA CORTE) s Sees Especializadas e s Turmas, o cabe o tratamento de egrgia; (ALTA CORTE) Aos Desembargadores, cabe o tratamento de Excelncia. Sesses e Audincias Art. 7. 1. Nas sesses e nas audincias, obrigatrio o uso de vestes talares conforme modelo aprovado pelo Tribunal. 2. O representante do Ministrio Pblico do Trabalho que funcionar nas sesses e audincias dever usar veste talar. 3. Os advogados que se dirigirem oralmente ao Tribunal, s Sees Especializadas ou s Turmas, inclusive nas sesses solenes, devero usar beca e sustentar ou discursar da tribuna prpria. DOS ASSENTAMENTOS DA MESA PRINCIPAL Art. 8 Nas sesses do Tribunal 1. 2. 3. 4. O Presidente sentar ao centro da mesa principal; A direita do Presidente tomar assento o representante do Ministrio Pblico; A esquerda do Presidente o Secretrio do Tribunal. O Vice-Presidente tomar assento na primeira cadeira da bancada direita da mesa central; 5. o Desembargador mais antigo, na primeira cadeira da bancada esquerda 6. Assim sucessivamente, obedecida antiguidade entre os Desembargadores. OBS: Aplica-se s Sees Especializadas e s Turmas, no que couber. IMPORTANTE: No se permitir que nenhuma outra pessoa tome assento mesa principal, salvo em SESSES SOLENES, quando para ali podero ser convidados Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Os demais Presidentes de Tribunais Superiores, Autoridades estrangeiras equiparadas as demais autoridades, se pessoalmente presentes.

IMPORTATE 2: Em ocasies excepcionais e com a aprovao prvia da maioria efetiva de seus membros, o Tribunal poder convidar outras pessoas emritas a tomarem assento mesa principal, em solenidades pblicas. A antiguidade dos Desembargadores Art. 9 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. A partir da posse no Tribunal Da data de posse como Juiz Titular Da data de posse como Juiz Substituto O tempo de magistrado em outras regies da Justia do Trabalho O tempo de Magistratura em outros ramos do Poder Judicirio O tempo de servio pblico em geral A idade

OBS: A antiguidade dos Desembargadores, para a colocao nas sesses do Tribunal, distribuio de servios, substituies e quaisquer outros efeitos. DA DIREO Art. 11. Ao Art. 14. 1. Presidente 2. Vice-Presidente. 3. O cargo de Corregedor Regional ser exercido cumulativamente pelo Presidente. Sero eleitos 1. Na ltima sesso de dezembro dos anos mpares: Em escrutnio secreto Dentre os Desembargadores elegveis que integrem a primeira quinta parte da antiguidade A eleio do Presidente preceder do Vice-Presidente. Considerar-se- eleito o Desembargador que obtiver mais da metade dos votos. 2. O Mandato Iniciar-se no dia 23 de maro dos anos pares ou no primeiro dia til subsequente. Para um mandato de dois anos vedada a reeleio, enquanto houver Desembargador que no tenha exercido os cargos. Das regras gerais das eleies 1. obrigatria a aceitao do cargo, SALVO recusa manifestada por escrito e aceita antes da eleio, contexto que no altera a posio do Desembargador no quadro de antiguidade nas eleies subsequentes. 2. Observadas as mesmas disposies, na mesma sesso, sero eleitos Os Presidentes das Turmas, pelos prprios membros destas. Conselho da Ordem do Mrito, Comisses permanentes Escola Judicial OBS: observaro, tanto quanto possvel, o rodzio entre os Desembargadores. As eleies obedecero s seguintes normas:

1. Antes de iniciar-se a eleio, o Presidente designar 2 (dois) Desembargadores para a escrutinao. 2. A eleio ser feita por meio de cdulas uniformemente impressas, com os nomes dos Desembargadores elegveis e o cargo para o qual concorrem. Haver, margem de cada nome, espao reservado aposio, pelo votante, de um X, assinalando o escolhido. 3. As cdulas sero inseridas em sobrecarta especfica e lacrada. QUESTO DE PROVA Aos Desembargadores afastados temporariamente do exerccio de suas funes, salvo em disponibilidade, devem ser remetidas, com antecedncia de 30 (trinta) dias da eleio, cdulas prprias, com a sobrecarta referida, a fim de que possam enviar voto pelo correio, sob registro, caso assim o desejarem. Somente sero apurados os votos que derem entrada no Tribunal at o dia anterior ao da eleio. As sobrecartas, contendo os votos de que trata o item anterior, devero ser lacradas e remetidas em envelope maior, juntamente com ofcio de remessa assinado pelo Desembargador votante. A sobrecarta maior conter, no anverso, alm do endereamento do Tribunal, dizeres relativos eleio em referncia e ser autenticada no verso, pelo votante, mediante sua assinatura. Da Votao 1. Ao incio da votao, sero abertas, em primeiro lugar, as sobrecartas maiores, para ser conferido o ofcio e delas ser retirada a sobrecarta menor. Qualquer impugnao relativa a tais votos dever ser feita imediatamente aps tal procedimento. Se no houver impugnao, ou se o Tribunal no a acolher, a sobrecarta menor ser colocada pelos escrutinadores na urna comum, passando a votar os Desembargadores presentes. 2. No caso de empate, proceder-se- a novo escrutnio entre os Desembargadores cuja votao tenha empatado. Persistindo o empate, ser declarado eleito o mais antigo. REGIME JURDICO DOS MAGISTRADOS (Art 61 ss) O regime jurdico dos magistrados (conjunto de regras relativas vida funcional do juiz. ) PROMOO DOS JUZES A promoo, forma de vacncia e de provimento no cargo. O Juiz do Trabalho sai de seu cargo l na primeira instncia e passa a ocupar um cargo de Desembargador do Trabalho, na segunda instncia. um tipo de provimento derivado, sem concurso pblico. a promoo dos juzes de carreira. Procedimentos para promoo Abre uma vaga de Desembargador no TRT10. OBS: O Regimento Interno tambm trata de vacncia de cargos dos Juzes Titulares de Vara de primeiro grau. PROMOO POR MERECIMENTO TRT 1. 2. 3. 4. Vacncia do cargo de desembargador O presidente do tribunal envia a todos os juzes do trabalho titulares de vaga um telegrama Abertura das inscries para concorrer promoo os interessados devem fazer uma inscrio com cpia do curriculum vitae.

PROMOO POR MERECIMENTO TRT NA PRIMEIRA INSTNCIA 1. Vacncia do cargo de juiz do trabalho titular 2. O presidente do tribunal envia a todos os juzes do trabalho substitutos de vaga um telegrama 3. Abertura das inscries para concorrer promoo 4. Os interessados devem fazer uma inscrio com cpia do curriculum vitae. O PRAZO PARA INSCRIO 1. de 15 dias 2. A NO-INSCRIO do magistrado interpretada como NO-ACEITAO da vaga para promoo 3. De todos os que se candidatam promoo, o TRT far uma lista trplice (tribunal pleno)

IMPORTANTE. Se houver mais de 1 vaga a ser provida, sero feitas tantas lista trplices quanto forem os nmeros de vagas. Ento, se houver 2 vagas, haver 2 listas trplices. Se houver 3 vagas, haver 3 listas trplices. havendo 2 vagas sero feitas duas listas trplices a primeira lista trplice ser preenchida pelos nomes dos que se inscreveram no atual procedimento. a segunda lista ser preenchida por nomes dos magistrados que se candidataram na lista anterior. MERECIMENTO sempre que o candidato ao acesso figurar por 3 (TRS) VEZES CONSECUTIVAS, OU 5 (CINCO) ALTERNADAS, em lista de merecimento, e se o nome dele no tiver sido aprovado antes, o Presidente do Tribunal relatar esse fato, no processo correspondente, para fins para que o nome dele venha a figurar na lista. 1. o mrito ser aferido tendo-se em conta os critrios fixados em resoluo administrativa editada com essa finalidade pelo Tribunal. 2. Na promoo por merecimento, a indicao entre os candidatos far-se- por voto nominal (voto no nome do candidato), ABERTO E MOTIVADO, sendo obrigatria a juntada da respectiva declarao por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. IMPEDIMENTO DE FIGURAR EM LISTA POR MERECIMENTO 1. O Juiz que houver sofrido a pena de censura NO PODER figurar em lista de promoo por merecimento, pelo prazo de 1 (um) ano, contado da imposio da pena. FORMAO DA LISTA TRPLICE Somente ser includo na lista trplice de merecimento o Juiz que obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes.

1. Se nenhum Juiz alcanar, em primeira apurao, essa maioria, ou os que a conseguirem no bastarem para completar a lista, proceder-se-o a tantas apuraes (rodadas de votao) quantas forem necessrias. 2. Havendo empate, seja para incluso na lista, seja para fins de ordem de classificao, prevalecer a antiguidade dos candidatos no quadro de Juzes Titulares ou, persistindo o empate, vale a antiguidade alcanada pelo magistrado, por ocasio de sua posse, mediante sua classificao no concurso pblico. PROMOO POR ANTIGUIDADE Na promoo por antiguidade, o candidato natural corresponde quele mais antigo como:

mais antigo Juiz do trabalho substituto Juiz do trabalho titular.

Vaga Juiz do trabalho titular. Desembargador Federal Do Trabalho

IMPORTANTE: o nome do juiz mais antigo pode ser rejeitado pelo voto de 2/3 dos membros do Tribunal Pleno OBS: O Desembargador recm-empossado no Tribunal assume a Relatoria de todos os processos de seu colega antecessor. VAGAS DECORRENTES DE VACNCIA DOS CARGOS DESTINADOS AO QUINTO CONSTITUCIONAL, DE PROFISSIONAIS ORIGINRIOS DO MPT OU DA OAB. 1. Ocorrendo 1 vaga de Desembargador do Trabalho, do cargo destinado ao quinto constitucional, 2. Os rgo de origem (MPT ou OAB) enviaro ao TRT10 1 lista sxtupla, 3. Quando o TRT receber lista sxtupla, dever reduzir essa lista para uma composio de lista trplice. 4. Se, na votao da lista, no Pleno do TRT, houver empate entre dois nomes, ser considerado vitorioso aquele que obteve mais votos na sua instituio de origem. POSSE DOS DESEMBARGADORES Perante o Tribunal Pleno Perante o Presidente do TRT10 (confirmado em sesso solene no tribunal) A posse deve ocorrer em SESSO SOLENE ESPECIAL e exclusivamente convocada para esta finalidade, no prazo de at 30 dias contados a partir da nomeao (prazo esse prorrogvel por mais 30 dias); POSSE DOS JUIZES

Os Juzes Titulares de Vara e os Juzes Substitutos tomaro posse perante o Presidente do Tribunal. OBS: a critrio do Tribunal, a posse dos Juzes Substitutos poder ser dada pelo Presidente, durante sesso plenria especialmente convocada para recepcionar solenemente os novos magistrados. COMPROMISSO DE POSSE: Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituio Federal e as leis da Repblica. SITUAES DA POSSE Havendo nomeao de vrios magistrados da mesma classe, em data idntica, a posse e exerccio se daro em uma mesma ocasio, designada a critrio do Tribunal ou da Presidncia, conforme o caso. Se algum dos nomeados o requerer, poder tomar posse e entrar em exerccio individualmente, em data posterior, arcando com as possveis consequncias no tocante antiguidade. Regime de Convocaes e de Substituies Convocaes 1. O Juiz Titular, enquanto convocado, ter o ttulo de Juiz Convocado e as mesmas prerrogativas, impedimentos e deveres regimentais de um Desembargador, no Pleno, nas Sees Especializadas ou Turmas onde funcionar. 2. Nas sesses, os Juzes Convocados tomaro assento nos lugares destinados aos Desembargadores a quem estejam substituindo. Mas, para votar, falaro depois dos Desembargadores. 3. em relao a colegas de rgos jurisdicionais diferentes. o tribunal convoca juiz do trabalho para ter assento nas sesses (desde que por mais de 30 dias), ESSA A REGRA!!! 1 Exceo na hiptese de ausncia eventual de desembargador, enquanto durar essa ausncia, bem como para ter assento nas sesses em vaga deixada definitivamente por desembargador, enquanto durar o processo de escolha do prximo desembargador. 2 Exceo Nos casos de afastamento de Desembargador por at 30 (trinta) dias, exceo do gozo de frias, se comprometido o quorum de julgamento, ser convocado Juiz Titular de Vara. Substituies A substituio ocorre quando um colega magistrado fica no lugar do outro, mas em relao a colegas de rgos jurisdicionais iguais. Se a ausncia de um desembargador for por tempo inferior a 30 dias e se puder, outro colega, tambm desembargador, poder substituir o ausente nas sesses das sees ou das turmas, para completar quorum, por exemplo. Ento, quando um desembargador supre a ausncia de outro desembargador, ns falamos em substituio. REGRAS PARA CONVOCAO TEMPORARIA

Seu nome deve ser aprovado por maioria absoluta do Tribunal Pleno; O processo de escolha desse Juiz do Trabalho se d por votao no nome dele; A votao aberta e a deciso do voto deve ocorrer justificadamente; Esse Juiz do Trabalho tem que estar entre os 33% mais antigos dentre os de sua carreira s podero ser escolhidos os 33% seguintes se da primeira tera parte no houver candidatos eleitos; A convocao no poder incidir sobre Juzes do Trabalho que retiverem autos em seu poder alm do prazo legal injustificadamente ou que tenham sido punidos com advertncia, censura, remoo compulsria, disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de servio ou que estejam respondendo a processo para perda do cargo; A rodada de votao iniciar-se- pelo Desembargador a ser substitudo, seguido pelo Presidente e pelos demais Desembargadores, na ordem decrescente de antiguidade. Regime das frias, licenas e concesses frias Todos os magistrados tm direito a 2 perodos de frias anuais, completando 60 dias de frias por ano. (60 dias corridos ou 2 perodos de 30) QUESTO DE PROVA: No tem FRIAS COLETIVAS O requerimento de frias ser feito com pelo menos 15 dias de antecedncia. acmulo de frias para o ano seguinte s ser permitido se for para atender a imperiosa necessidade de servio, autorizado pelo Pleno. vedado o afastamento, ao mesmo tempo, do Presidente e do Vice-Presidente. vedado NO TRT10, ficar afastados um nmero tal de Desembargadores do Trabalho que venha a comprometer os quruns de julgamento. Licenas e concesses As licenas para tratamento de sade dos magistrados sero concedidas: pelo Tribunal, aos seus membros pelo Presidente, aos Juzes de primeiro grau IMPORTANTE: A licena para tratamento de sade por prazo superior a trinta dias, bem como as prorrogaes que importem em licena por perodo ininterrupto, tambm superior a trinta dia, dependem de inspeo por Junta Mdica. Regime da Aposentadoria os magistrados conservam o ttulo e as honras dos cargos, depois de aposentado. Mesmo aposentados os magistrados podero fazer parte do Conselho Editorial da Revista do Tribunal ou de comisses espordicas, IMPORTANTE: desde que no exeram outra atividade remunerada. Incapacidade do magistrado (invalidez)

incapaz o magistrado que, por qualquer causa fsica ou mental, achar-se permanentemente inabilitado para o exerccio do cargo. se houver indcios de que o magistrado realmente esteja invlido para a judicatura, mas esse no se entende assim. O Presidente do Tribunal (em obedincia determinao do Pleno ou a requerimento da Corregedoria) abrir um processo para averiguar o problema de sade do magistrado. Processo Administrativo Para Verificao De Eventual Estado De Invalidez De Magistrado 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Afastamento do exerccio do cargo do magistrado, por at 60 dias O presidente deve instruir o processo ser dado ao magistrado suspeito de invalidez o direito ampla defesa e ao contraditrio O magistrado poder interpor advogado Ser formada uma comisso em forma de junta mdica para averiguar o paciente Finalizados todos os exames, o magistrado far alegaes finais em 10 dias O caso julgado em sesso secreta, no pleno do trt.

Art. 4. So rgos do TRT 10


Tribunal Pleno;

Sees Especializadas 1 Seo Especializada

Turmas

Presidncia

Corregedoria

todos os Desembar gadores

2 Seo Especializada
constituda pelo Presidente e VicePresidente do Tribunal e mais 8 (oito) Desembargadores, no total de 10 (dez) membros.

constituda pelo Presidente e VicePresidente do Tribunal e mais 7 (sete) Desembargadore s, no total de 09 (nove) membros.

Cada Turma ser composta de 5 (cinco) Desembargadores e funcionar com o quorum mnimo de 3 (trs) magistrados.

TRIBUNAL PLENO julgar as arguies de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico, os mandados de segurana e os habeas data contra atos do prprio Tribunal, (ver competencias da 2 Seo Especializada 1 e 2) os habeas corpus e habeas data contra atos da Presidncia, Vice-Presidncia e Corregedoria, (ver competencias da 2 Seo Especializada 1 e 2) os agravos regimentais interpostos a ato do Presidente, Corregedor ou a decises monocrticas os embargos de declarao opostos a seus acrdos;

1. 2. 3. 4. 5.

6. as excees de incompetncia, (devido aos critrios territoriais ou em virtude do valor da causa,..) 7. as excees de suspeio ou de impedimento (Objetivando a extino do processo) 8. e as aes incidentais de qualquer natureza, 9. os conflitos de competncia ou atribuies os quais envolvam as Turmas, Sees Especializadas e rgos de primeiro grau, incluindo- se os atos dos Juzes de Direito investidos de competncia trabalhista; 10. as aes rescisrias contra seus prprios acrdos, bem como contra acrdos das Sees Especializadas; 11. as reclamaes dos servidores contra a apurao de tempo de servio, bem como contra a classificao na lista de merecimento, as quais devero ser manifestadas no prazo de 8 (oito) dias; 12. o recurso, exclusivamente quanto a questo jurdica relevante ou de interesse pblico que estiver sendo discutida em processos de competncia das Sees ou das Turmas e que lhe for submetida, inclusive para prevenir divergncia entre os rgos fracionrios do Tribunal 13. os processos que, em virtude de conexo ou continncia, passem a extrapolar a competncia regimental das Sees Especializadas. uniformizar 1. a jurisprudncia da Regio; fiscalizar 1. o cumprimento de suas prprias decises e declarar as nulidades decorrentes de atos que as infrinjam; (ver competencias de fiscalizar das Sees Especializadas e turmas) processar e Julgar 1. 2. 3. 4. 5. perda de cargo, aposentadoria compulsria, disponibilidade de seus Desembargadores e dos Juzes de primeiro grau, remoo compulsria; (Juzes de primeiro grau) recursos contra os atos administrativos praticados pelo Presidente, assim como os pedidos de reviso das decises disciplinares;

processar pedido de aposentadoria dos seus membros e conced-la aos Juzes de primeiro grau e servidores; convocar 1. Juiz Titular de Vara para compor o Tribunal, na forma da lei; deliberar 1. acerca de pedidos de permuta entre magistrados; 2. concesso de frias, licenas e afastamentos aos Desembargadores 3. a convocao, aos Juzes Convocados, autorizada, nos casos de urgncia, a deliberao pelo Presidente ad referendum; fixar 1. os dias das sesses do Pleno 2. o horrio de funcionamento dos rgos da Justia do Trabalho da 10 Regio; autorizar 1. a abertura de concurso para provimento de cargos de Juiz Substituto, designar a respectiva comisso, julgar as impugnaes ou recursos e homologar seu resultado;

2. abertura de concurso para provimento de cargos do quadro de pessoal, estabelecer os critrios, designar as comisses, aprovar as respectivas instrues e a classificao final dos candidatos; 3. o afastamento de magistrados para o exterior, quando em exerccio; 4. Juiz de primeiro grau a residir fora da sede do respectivo juzo, conforme Resoluo Administrativa aprovada pelo Tribunal; resolver 1. quaisquer questes que lhe sejam submetidas e que digam respeito ordem de seus trabalhos; determinar a remessa s autoridades competentes, 1. cpias autnticas de peas ou documentos dos quais conhecer se for constatada a ocorrncia de crime de responsabilidade ou crime comum em que caiba ao pblica, ou fo rem verificadas infraes de natureza administrativa; indicar 1. os Juzes Substitutos e os Juzes Titulares de Varas que devam ser promovidos por antiguidade e organizar a lista trplice, tratando-se de promoo por merecimento; promover 1. Juiz Substituto a Juiz Titular, quando por antiguidade; 2. Juiz Substituto a Juiz Titular, quando por merecimento dentre os previamente integrantes da lista trplice 1. aprovar a lista de antiguidade dos Juzes Titulares de Varas e dos Juzes Substitutos, organizada no primeiro ms de cada ano pelo Presidente do Tribunal, e conhecer das reclamaes contra ela oferecidas no prazo de 8 (oito) dias aps sua publicao; tabela de dirias e de ajudas de custo devidas a magistrados e servidores da Regio; os modelos das vestes talares a serem usadas pelos magistrados; o relatrio de atividades, as contas de compras e as despesas realizadas no exerccio anterior, apresentados pelo Presidente at o ms de abril, transformar 1. sem aumento de despesa, as funes comissionadas e os cargos em comisso de seu quadro de pessoal. deliberar 1. acerca das ausncias de seus Desembargadores s sesses, 2. sobre a alterao das reas de atividade ou especialidades dos cargos, transposio, promoo e progresso funcional, na forma da lei; 3. sobre o vitaliciamento de Juzes; deliberar acerca dos projetos de lei sugeridos por quaisquer dos seus membros; 4. acerca das antecipaes, prorrogaes, suspenses ou encerramento de expediente na Regio ou no Tribunal, e referendar os casos urgentes decididos pelo Presidente apreciar e decidir

2. 3. 4.

1. por maioria simples, observada a antiguidade, pedido de remoo de Seo ou Turma, em caso de vaga ou permuta, Indicar 1. comisso de Desembargadores para processar a verificao da invalidez de magistrado; 2. comisso composta por 3 (trs) Desembargadores a fim de acompanhar o desempenho de magistrado no vitalcio (Parecer escrito, aps 18 (dezoito) meses), fixar ou alterar 1. mediante provocao de qualquer de seus membros, a sede e a competncia das Varas do Trabalho da Regio; Importante; Os atos administrativos do Tribunal Pleno sero materializados em instrumento denominado "Resoluo Administrativa" DAS SEES ESPECIALIZADAS fiscalizar 1. o cumprimento de suas prprias decises; declarar 1. a nulidade dos atos praticados com infrao e suas decises; requisitar 1. s autoridades competentes as diligncias necessrias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciao, representando contra aquelas que no atenderem a tanto; determinar 1. s Varas e aos Juzes de Direito a realizao de atos processuais e diligncias necessrias ao julgamento dos feitos sob sua apreciao; deliberar 1. acerca das ausncias de seus Desembargadores s sesses julgar 1. os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; 2. as excees de incompetncia que lhe forem opostas; processar e julgar 1. as habilitaes incidentes, ( a substituio, por parte de seu sucessor ou interessado) 3. arguies de falsidade e outras excees vinculadas (declarao de prova falsa) 4. a processos pendentes de sua apreciao; 14. as excees de suspeio e de impedimento arguidas contra seus membros; (Objetivando a extino do processo) 5. as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia; 6. os agravos regimentais interpostos em processos de sua competncia; 7. a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia. homologar 1. acordos celebrados nos autos dos processos de sua competncia; resolver 1. as questes de ordem que lhes forem submetidas;

exercer, no interesse da Justia do Trabalho, 1. as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; 2. reconhecendo o interesse pblico e ante a relevncia da questo de direito em debate, remeter processo ao Tribunal Pleno para julgamento determinar 1. a remessa s autoridades competentes, para os devidos fins, de cpias autnticas de peas ou documentos dos quais conhecer, quando neles, ou por intermdio deles, for constatada a ocorrncia de crime de responsabilidade ou crime comum em que caiba ao pblica, ou forem verificadas infraes de natureza administrativa. Compete 1 Seo Especializada PROCESSAR E JULGAR os dissdios coletivos; as revises de sentenas normativas; a extenso das decises proferidas em dissdios coletivos; as aes rescisrias contra sentenas de Juzes de primeiro grau e contra acrdos das Turmas; as aes anulatrias de clusula de conveno ou acordo coletivo com abrangncia territorial igual ou inferior jurisdio do Tribunal.

1. 2. 3. 4. 5.

Compete 2 Seo Especializada PROCESSAR E JULGAR 1. os mandados de segurana e os "habeas data" contra atos de Juzes de primeiro grau; 2. os habeas corpus contra atos dos Juzes de primeiro grau; 3. as excees de suspeio e de impedimento (Objetivando a extino do processo) arguidas contra os Juzes de primeiro grau. DAS TURMAS Julgar 1. os recursos ordinrios inclusive contra sentenas proferidas em mandados de segurana; 2. os agravos de petio, instrumento, regimental os dois ltimos quando interpostos das decises que negarem seguimento a recursos de sua competncia; 3. os embargos de declarao opostos aos seus acrdos; processar e julgar 1. os agravos de instrumento contra deciso de Juiz de primeiro grau que conceda ou denegue liminar em Mandado de Segurana; 2. as excees de incompetncia, de suspeio de seus membros e outras de sua competncia, alm das habilitaes incidentes nos processos pendentes de sua deciso; 3. as medidas cautelares nos autos dos processos de sua competncia; 4. a restaurao de autos, quando se tratar de processo de sua competncia; expedir 1. cartas de ordem s Varas do Trabalho ou Juzos de Direito investidos na jurisdio Trabalhista e requisitar s autoridades administrativas a realizao de diligncias necessrias ao julgamento dos feitos sujeitos sua apreciao; fiscalizar 1. o cumprimento de suas prprias decises; declarar

1. as nulidades decorrentes de atos praticados com infrao de suas decises; impor multas e demais penalidades relativas a atos de sua competncia; exercer, no interesse da Justia do Trabalho, 1. as demais atribuies que decorram de sua jurisdio; determinar 1. a remessa de processos ao Tribunal Pleno ou Sees, quando deles for a competncia em razo da matria; 2. a remessa s autoridades competentes, para os devidos fins, de cpias autnticas de peas ou documentos dos quais conhecer, quando neles, ou por intermdio deles, for constatada a ocorrncia de crime de responsabilidade ou crime comum em que caiba ao pblica, ou forem verificadas infraes de natureza administrativa; deliberar 1. acerca das ausncias de seus Desembargadores s sesses, homologar 1. acordos celebrados nos autos dos processos de sua competncia; resolver 1. as questes de ordem que lhes forem submetidas; DA PRESIDNCIA dirigir e representar 1. o Tribunal, bem como presidir as sesses do Tribunal Pleno e das Sees Especializadas; aprovar 1. as pautas de julgamento organizadas pelo Secretrio do Tribunal Pleno; convocar 1. as sesses ordinrias, extraordinrias e as de carter administrativo do Tribunal Pleno, quando entender necessrias, sem prejuzo do disposto no 2. e presidi-las, colher os votos, proferir voto de desempate, (IMPORTANTE nas arguies de inconstitucionalidade o presidente vota normalmente) e proclamar os resultados dos julgamentos; manter 1. a ordem nas sesses, determinando a retirada de quem as per turbe ou falte com o devido respeito, aplicando as medidas coercitivas que considerar necessrias; assinar 1. a ata das sesses; homologar 1. nos dissdios individuais em tramitao no Tribunal, desistncias de recursos e acordos celebrados antes da distribuio dos feitos; 2. nos dissdios coletivos, as desistncias apresentadas antes da distribuio; designar e presidir

1. as audincias de conciliao e instruo dos dissdios coletivos, podendo delegar essas atribuies ao Vice-Presidente ou, no impedimento eventual deste, a outro Desembargador, ou a Juiz de primeiro grau, quando ocorrerem fora da 2. sede da Regio, 3. a audincia pblica de distribuio de feitos, despachar os processos e documentos que lhe forem submetidos no expediente da Presidncia do Tribunal e determinar a expedio de carta de sentena; despachar 1. fundamentadamente os recursos interpostos s decises do Tribunal, das Sees e das Turmas, negando-lhes ou admitindo-lhes seguimento, com a declarao do efeito com que os recebe, se necessrio; 2. os agravos de instrumento das suas decises denegatrias de seguimento a recursos, acolhendo-os ou determinando o processamento; corresponder-se 1. em nome do Tribunal e represent-lo nas solenidades e atos oficiais, podendo, para este fim, delegar poderes a outros Desembargadores; expedir 1. ordens e promover diligncias, quando se tratar de matria que no dependa de acrdo ou no seja da competncia privativa do Tribunal Pleno, das Sees, das Turmas e seus Presidentes, ou dos Relatores; aplicar 1. suspenso preventiva a servidores, antecipar, prorrogar, suspender ou encerrar 1. o expediente na Regio ou no Tribunal, nos casos urgentes, "ad referendum" do Tribunal Pleno; organizar 1. a lista de antiguidade dos Juzes de primeiro grau, no ms de janeiro de cada ano; 2. a escala de frias dos Juzes de primeiro grau at 31 de outubro de cada ano, para vigorar no ano imediato; conceder 1. dirias e passagens e autorizar o pagamento de ajuda de custo decidir 1. os pedidos e reclamaes dos magistrados e servidores sobre assuntos de natureza administrativa; exonerar 1. a pedido, servidores do Tribunal; autorizar e aprovar

1. os procedimentos licitatrios, bem como suas dispensas e inexigibilidades, referentes a obras, servios, compras, alienaes e locaes, para atender ao que for necessrio ao funcionamento dos servios da Justia do Trabalho da 10 Regio; responder 1. pela polcia do Tribunal e de qualquer rgo a ele subordinado; apreciar e decidir, 1. caso a caso, observada a antiguidade, pedido de remoo de Juiz de primeiro grau, na hiptese de vaga ou permuta, condicionada situao de regularidade da Vara da qual se afasta o requerente, devidamente atestada pela Corregedoria Regional, segundo os dados estatsticos registrados at o ms anterior ao pedido; IMPORTANTE: Os atos administrativos do Presidente sero materializados em instrumento denominado "Portaria da Presidncia", observada a publicidade devida em rgo oficial. DA VICE-PRESIDNCIA Tem responsabilidade de substituir o Presidente A Presidncia da Comisso de Jurisprudncia; A relatoria em matria judiciais e administrativas; Analisar processos urgentes, quando ausente o relator originrio da causa; Exercer a funo de Ouvidor do Tribunal. CORREGEDORIA DO TRIBUNAL 1. A noo de corregedoria est associada noo de gesto dos procedimentos disciplinares, imputveis aos Juzes de Primeira Instncia. 2. O Corregedor uma figura bem parecida a de um fiscal, com poder de polcia, pois acompanha a vida funcional dos Juzes do Trabalho, 3. cobrando conduta exemplar dos magistrados, 4. abrindo-se processos disciplinares, 5. se for o caso, a fim de apurar eventuais irregularidades por eles cometida, 6. punindo-os se forem por isso responsabilizados. 7. o Corregedor que tambm acompanha a vida funcional dos Juzes de Primeiro Grau, para se saber se eles tm condies de serem promovidos a Desembargadores do Trabalho, assim que puderem. 8. Tudo o que o Corregedor faz materializado por atos denominados de PROVIMENTOS DA CORREGEDORIA. Tais atos necessitam da concordncia (referendo) do Pleno para terem validade eficcia. DAS COMISSES DO TRIBUNAL COMISSO DE REGIMENTO INTERNO 1. Emite parecer em matria regimental; 2. Estuda propostas de reforma ou alterao do RI; 3. responsvel pela atualizao do texto da norma regimental;

4. Pareceres aprovados por 2/3 ganham fora de RESOLUO REGIMENTAL. COMISSO DE JURISPRUDNCIA 1. 2. 3. 4. Cuida da divulgao dos verbetes (dos textos que contm a jurisprudncia); Cuida da atualizao da base de dados da jurisprudncia; Ordena o servio sistematizado da jurisprudncia; Administra propostas de mudanas. COMISSO DE TECNOLOGIA 1. 2. 3. 4. 5. Plano Estratgico de Tecnologia; Faz alinhamento de plano estratgico; Propem medidas de contingenciamento para levar adiante o plano estratgico; Define prioridades; Faz integrao do setor de tecnologia com os demais setores do tribunal. COMISSO DE RESPONSABILIDADE SCIO-AMBIENTAL 1. Prope polticas de responsabilidade social e responsabilidade ambiental para o TRT10; 2. Faz programas de responsabilidade. DA OUVIDORIA DO TRIBUNAL A Ouvidoria um canal aberto do Tribunal com a sociedade, aberto para ouvir: Sugestes, Crticas, Reclamaes, Denncias, Representaes, Elogios, Consultas, Etc. IMPORTANTE: o cargo de Ouvidor exercido pelo Vice-Presidente do Tribunal. A Ouvidoria tambm se presta para fazer esclarecimentos aos cidados que procuram os servios judicirios ou administrativos do TRT10. Compete, ainda, Ouvidoria do Tribunal levar ao Presidente da Casa proposta de polticas administrativas que possam melhorar as rotinas desenvolvidas pelo Tribunal. As manifestaes ouvidas so reduzidas a termo, ou seja, so escritas. A Ouvidoria, por fim, faz parcerias com outros setores do Tribunal, para fazer levantamento de dados destinados ao esclarecimento do cidado quanto a seus direitos e deveres perante a Justia. PROFESSOR KENNEDY SANTOS http://br.groups.yahoo.com/group/professorkennedy/ http://www.facebook.com/professorkennedy @prkennedysantos

TRT 10 REGIO AUDIENCIAS audincias para instruo (produo de provas) 1. So reunies para a produo de provas em relao a um dado processo. (para os processos originrios na segunda instncia) 2. sero pblicas e realizar-se-o no local, dia e hora designados pelo Desembargador do Trabalho a quem couber a instruo do processo, podendo ser Relator Revisor Outro Desembargador do Trabalho Secretrio 1. A abertura e o encerramento da audincia sero apregoados (anunciados) pelo secretrio (realiza o controle das atividades desenvolvida na sesso, anotando tudo o que acontecer na sesso) 2. O secretrio, lavrar a ata registrando o nome das partes (reclamante x reclamado), dos respectivos advogados presentes, (nmeros de inscrio na OAB) eventuais requerimentos verbais feitos na sesso, todos os outros atos e ocorrncias, relativamente aos fatos surgidos na sesso. IMPORTANTE as pessoas que tomarem parte na audincia no podero retirar-se da sala, sem a permisso do Desembargador que preside os trabalhos, (Com exceo dos advogados) PAUTAS A pauta a LISTA DOS PROCESSOS a serem julgados numa sesso de julgamento. O Desembargador Relator do caso prepara o seu processo em seu gabinete e ao finalizar o estudo do caso, fazendo o relatrio e a minuta do voto, O processo levado para a Secretaria do Tribunal, para ser includo em pauta. No dia em que o processo chega Secretaria, ele colocado na pauta da prxima sesso. O Desembargador-Relator do caso faz o voto-condutor Os demais Desembargadores devero acompanhar ou no o Desembargador-Relator. A pauta de julgamento ser elaborada pela secretaria (com prvia autorizao do Presidente do rgo) A pauta ser publicada no rgo de divulgao oficial, o Dirio Oficial da Justia, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas em relao ao dia e hora da sesso de julgamento. A cpia da pauta ser afixada no quadro de editais do Tribunal.

Na organizao da pauta, observar-se- a seguinte ordem de precedncia entre os processos: - habeas corpus; - dissdios de greve; - dissdios coletivos; - processos em que uma das partes seja maior de 65 (sessenta e cinco) anos e requeira a preferncia de julgamento; 5. - mandados de segurana; 6. - processos cujo Relator ou Revisor deva afastar-se do Tribunal em virtude de frias, licena, convocao ou aposentadoria; 7. - recursos em procedimento sumarssimo na fase de conhecimento; 8. - processos em que sejam partes ou interessadas empresas falidas ou em liquidao judicial ou extrajudicial; 9. - processos em que o Relator ou o Revisor fundamentadamente invoque preferncia para o julgamento por se tratar de matria urgente; 10. - demais processos, relacionados por ordem alfabtica das classes e, dentro de cada uma delas, por ordem crescente de numerao. 1. 2. 3. 4. Depois de e encaminhados s Secretarias, podero ser retirados, via solicitao, pelo Relator ou Revisor, devendo ser devolvidos no prazo mximo de 48 (quarenta e oito) horas, Depois publicada a pauta no rgo oficial, podero ser retirados da Secretaria pelos componentes do rgo, devendo ser devolvidos pelo menos 24 (vinte e quatro) horas antes da correspondente sesso de julgamento. pautas dos processos de competncia do Tribunal Pleno 1. disponibilizado pelo sistema informatizado a cada Desembargador (prazo mnimo de 3 (trs) dias teis de antecedncia do dia do julgamento) cpias da capa do processo, da petio inicial, do parecer tcnico-administrativo conclusivo do despacho decisivo, outras informaes a juzo da Presidncia

Independem de publicao e incluso em pauta (apresentados em mesa) 1. 2. 3. 4. 5. 6. os habeas corpus; os embargos de declarao; a homologao de acordo em dissdio coletivo. o julgamento do recurso em que tiver de ser proferido voto de desempate; o julgamento do recurso suspenso em razo de vista; o julgamento do recurso suspenso em razo de pedido feito pelo Relator ou Revisor.

Retirada de processo de pauta 1. ausncia do Relator ou do Revisor, 2. falta de quorum, 3. realizao de diligncia, mediante deliberao do rgo julgador.

DAS SESSES DE JULGAMENTO

1. sesses ordinarias: A fixao dos dias da semana e horarios decidido pelo prprio orgo 2. sesses extraordinrias: podero ser convocadas pelo Presidente ou pela maioria dos Desembargadores do rgo respectivo com 24 (vinte e quatro horas), salvo se todos dispensarem o prazo de antecedncia. 3. As sesses judicirias e administrativas do Tribunal sero pblicas.(salvo, lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao.) 4. So fundamentadas todas as decises proferidas, (sob pena de nulidade) 5. Se a matria discutida envolver ASSUNTO PERTINENTE A MAGISTRADO OU DE ECONOMIA INTERNA DO TRIBUNAL, permanece na sala exclusivamente os Desembargadores do Trabalho. (as respectivas atas das reunies em conselho sero lavradas pelo Desembargador mais moderno) 6. Em MATRIA ADMINISTRATIVA os Desembargadores que estiverem em frias ou licena devero ser comunicados de tal fato, por escrito. Os Desembargadores que, em frias, participarem exclusivamente de sesses administrati vas do Tribunal tero tais perodos considerados como suspensos, por interesse pblico. dia da sesso Aberta a sesso no havendo nmero para deliberar, aguardar-se- por 15 (quinze) Persistindo a falta de nmero, a sesso ser encerrada, registrando -se em ata a ocorrncia. os trabalhos da sesso obedecero a seguinte ordem: 1. verificao do nmero de magistrados presentes; 2. discusso e aprovao da ata da sesso anterior, cuja cpia dever ser entregue a cada Desembargador, com 2 (dois) dias de antecedncia e, aps aprovada, ser assinada pelo Presidente do Pleno, das Sees ou da Turma, ou por aquele em exerccio; 3. indicaes e propostas; 4. divulgao do nome do Desembargador que ser convocado para eventual necessidade de desempate; (Caso que s ocorre em turmas) 5. julgamento dos processos includos em pauta. 6. sendo suspenso apenas por pedido de vista ou motivo relevante argui do pelo Relator ou Revisor, o qual constar da certido. IMPORTANTE: nenhum Desembargador poder retirar-se do recinto sem autorizao do Presidente. O representante do Ministrio Pblico do Trabalho tem o direito de vista para solicitar as requisies e diligncias que julgar convenientes, bem como para extrao de cpias das peas dos autos, podendo manifestar-se- verbalmente sobre a matria em debate. Tero preferncia para julgamento, independentemente da ordem de colocao na pauta, os processos: 1. com voto para desempate;

2. cujos Relatores ou Revisores sejam Desembargadores em gozo de frias, licenas ou convocados para o colendo Tribunal Superior do Trabalho; 3. cujos Relatores ou Revisores sejam Juzes de primeiro grau desconvocados; 4. com sustentao oral por membro do Ministrio Pblico do Trabalho; 5. com inscrio de advogado para sustentao oral.

sustentao oral dos advogados 1. ser permitida a partir da publicao da pauta no rgo oficial 2. ou do seu conhecimento por qualquer meio e at 15 (quinze) minutos antes da hora designada para o incio da sesso mediante assinatura, pelo advogado, do livro prprio. 3. ser feita de uma s vez observao: 1. o Relator far um resumo da matria em discusso e antecipar sua concluso (caso em que poder haver a desistncia da sustentao, ante a antecipao do resultado) 2. Havendo, porm, qualquer voto divergente daquele anunciado pelo relator, o Presidente voltar a facultar a palavra ao advogado desistente. 3. Usar da palavra, em primeiro lugar, o advogado do recorrente (aquele que interpe o recurso); 4. Aos litisconsortes (grupos de pessoas no processo) representados por mais de um advogado, o tempo lhes ser proporcionalmente distribudo, podendo haver prorrogao at o mximo de 20 (vinte) minutos, ante a relevncia da matria. 5. O Presidente do rgo julgador, ouvidos os Desembargadores volantes, poder deferir a ampliao do tempo de sustentao para at 15 minutos quando necessrio e oportuno para a exposio das questes 6. O Presidente do rgo julgador cassar a palavra do advogado que, em sustentao oral, conduzir-se de maneira desrespeitosa ou, por qualquer motivo, inadequada. 7. Encerrada a discusso,(depois sustentao oral dos advogados) renovar-se- a votao, que se iniciar pelo voto do Relator, seguida do voto do Revisor e dos demais Desembargadores, na ordem crescente de antiguidade, 8. O Desembargador vogal, ao votar, poder pedir esclarecimentos ao Relator, ao Revisor, aos advogados e Procuradoria, sempre por intermdio da presidncia, no tempo antes referido. 9. Antes de proclamado o resultado do julgamento, o Desembargador pode reconsiderar seu voto, devolvendo-se-lhe a faculdade de pedir esclarecimentos, na forma regimental, tudo no tempo de 5 (cinco) minutos.Ento, o relator, o revisor e os demais vogais podero mudar seus votos. 10. o Presidente proclamar o resultado, 11. o Pesidente designa para redigir o acrdo o Relator ou, o Desembargador que primeiro se manifestou a favor da tese vencedora, (contrario ao Relator) 12. As atas do Tribunal Pleno, das Sees e das Turmas sero lavradas pelo respectivo secretrio e nelas se resumir tudo qua nto ocorrido na sesso. IMPORTANTE: Iniciada a sesso, os processos que no tiverem sido julgados permanecero em pauta, independentemente de nova publicao, conservada a mesma ordem, com preferncia sobre os demais para julgamento na sesso subsequente. IMPORTANTE 2: Sempre que, encerrada a sesso, restarem em pauta ou em mesa mais de 20 (vinte) feitos sem julgamento, o Presidente far realizar sesses extraordinrias para o julgamento daqueles processos. DOS ACRDOS

1. Os acrdos, (decises colegiadas) sero redigidos e assinados pelo Relator ou Redator designado para lavr-lo(contrario ao Relator) 2. No havendo mais, no Pleno, na Seo ou na Turma, nenhum Desembargador que tenha acompanhado o Relator, o acrdo ser assinado pelo respectivo Presidente. 3. O acrdo ter ementa (resumo) que indicar a tese jurdica prevalente no julgamento, a qual ser aprovada pelo rgo juntamente com o voto. 4. Colhidas todas as assinaturas, as ementas e a concluso do acrdo sero remetidas ao Departamento de Imprensa Nacional, para publicao, preferencialmente, na primeira sextafeira que se seguir. 5. A Secretaria providenciar a remessa dos autos Procuradoria Regional do Trabalho para a devida cincia, quando o Ministrio Pblico do Trabalho houver atuado como parte, terceiro ou oficiado mediante parecer circunstanciado. 6. Os acrdos sero arquivados e disponibilizados CONSULTA PBLICA, cabendo Escola Judicial selecionar aqueles que devam compor a Revista do Tribunal, observada a representao de todos os rgos e, tanto quanto possvel, de todos os Desembargadores e Juzes Convocados que, no respectivo perodo, tenham nele funcionado. (at Desembargador inativo pode atuar a na Escola Judicial) CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO TRT10 a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do Poder Pblico poder ser arguida: pelo Relator por qualquer dos Desembargadores pelo Ministrio Pblico do Trabalho pelas partes obs: at o incio da votao. Procedimentos: 1. ouvido o Ministrio Pblico 2. sero os autos encaminhados ao Relator para o reconhecimento da relevncia da questo 3. devem ser cientificadas, as pessoas, rgos e entidades interessadas ou envolvidas no procedimento, para manifestao, por escrito, sobre a questo constitucional em julgamento, no prazo de 10(dez) dias 4. em seguida, vem a deciso. IMPORTANTE: Somente pelo voto da maioria absoluta dos seus membros (0 Presidente vota normalmente) UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA

1. abre-se o incidente de uniformizao. ( quando inexistir Verbete da Smula da Jurisprudncia do Tribunal ou, quando necessria a sua reviso) ser levantado quando da necessidade de interpretao de normas jurdicas: leis locais as normas coletivas regulamentos de empresa matrias processuais

matrias regimentais O incidente poder ser suscitado: por qualquer Desembargador, antes de proferir seu voto ou quando o reformular, pelo Ministrio Pblico do Trabalho pelas partes, no caso destes at na sustentao oral. 2. Ao suscitar o incidente instruiro o requerimento com cpias do inteiro teor dos acrdos divergentes, sob pena de indeferimento liminar. 3. reconhecida a ocorrncia de divergncia na interpretao do direito e definida a tese jurdica, lavrar-se- o respectivo acrdo, com suspenso do processo (permanecer arquivado) IMPORTANTE: O julgamento do incidente ser realizado em sesso administrativa, deliberando-se pela maioria absoluta dos presentes. TICA PARA O TRT 10 REGIO

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

tica: (ethos) disciplina filosfica que estuda o valor das condutas humanas, seus motivos e finalidades. Reflexo sobre os valores e justificativas morais, aquilo que se considera o bem. Anlise da capacidade humana de escolher, ser livre e responsvel por sua conduta entre os demais. O que vem a ser a "tica": em sentido restrito, nos referimos a tica Profissional e, em sentido amplo, a VALORAO. Podemos conceituar a tica como sendo (ou diz respeito) "um padro aplicvel conduta de um grupo bem definido, padro esse que nos permite aprovar ou desaprovar agentes e suas aes". Promover a tica significa promover o conhecimento e a observncia do padro tico e Geria a tica, corresponde a criar as condies institucionais adequadas para a efetiva implantao deste padro. ~ Anti-tico: contra uma tica estabelecida ou contra a idia (da tica) de estabelecer o que devemos fazer ou quem queremos ser levando os outros em considerao. Muitas vezes, o antitico tm idias ticas prprias.

Atico: sem tica, mas no contra uma ou outra tica.

Moral: (mores) conjunto dos costumes, hbitos, valores (fins) e procedimentos (meios) que regem as relaes humanas, considerados vlidos e apreciados, individual e coletivamente. Embora possam variar entre grupos e ao longo da histria, tendem a ser considerados absolutos. Podem ser justificados pelo costume, pela natureza, pela educao, pela sociedade, pela religio.

OBS: No devemos confundir tica e Moral mas, para fins meramente "concurseiros", no iremos ns aqui discorrer sobre o assunto. Apenas fique le mbrado que os Princpios Morais so de aplicao muito mais "geral" que os Princpios ticos:

Imoral: contra uma moral ou a idia moral vigente. Muitas vezes, o indivduo que questiona uma tica dominante tem idias morais prprias ou diferentes.

Amoral: sem moral (aqum ou alm dela), mas no contra uma ou outra moral.

Deontologia: estudo dos cdigos de condutas considerados vlidos entre grupos e classes (profissionais) de pessoas.

Das Regras Deontolgicas: A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais o norte do servio publico. para preservar da honra. Ter uma conduta honesta A moralidade da Administrao Pblica tem como fim o bem comum Existe uma relao entre a confiana depositada e a eficincia e eficcia do servio prestado. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la Tratar mal uma pessoa,significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico. Resolver o problema do cidado, dentro da sua funo. Cumprir ordens legais de seus superiores Ausncia injustificada fator de desmoralizao Deve respeitar colegas e cada concidado XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: Ser assduo e freqente. Manter limpo o local de trabalho. Comunicar aos superiores ato ou fato contrrio ao interesse pblico. Manter-se atualizado com as instrues, normas de servio e legislao. Facilitar as fiscalizaes dos atos ou servios. Exercer sua funo com finalidade condizente com o interesse pblico. Divulgar e informar o Cdigo de tica XV - E vedado ao servidor pblico Uso da funo para obter qualquer favorecimento. Prejudicar a reputao de servidor ou cidado. Usar de artifcios para retardar atos de sua alada. Permitir que amizades, simpatias, interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico. Pleitear ou sugerir ajuda financeira. Alterar ou deturpar o teor de documentos. Desviar servidor para atender interesse particular.

Fazer uso de informaes privilegiadas em benefcio prprio ou de terceiros. Ligar seu nome a empreendimento duvidoso. Condutas que violam valores ticos: Uso indevido do cargo pblico Enriquecimento ilcito no exerccio da funo Trfico de influncia Violao de sigilo Uso indevido de informao privilegiada Prestao de assessoria a entidade privada Atividade paralela do servio pblico No evitar situaes de conflito de interesses Recebimento de presente Parcialidade Uso de bens pblicos em atividade privada Uso de servidores pblicos em atividade particular Abuso de autoridade

a tica comportamental no mbito da tica pblica requer, de primeira mo, que o agente venha a cumprir os princpios fundamentais da Administrao Pblica. A legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficincia so os princpios constitucionais explcitos (escritos na Constituio Federal) que orientam toda a atividade da Administrao Pblica, bem como a conduta de seus agentes. LEGALIDADE quer dizer que toda a atividade administrativa desenvolvida pelo Estado deve seguir estritamente a lei. A lei define a atividade do Estado e estabelece os limites de sua atuao, sempre em benefcio da coletividade. IMPESSOALIDADE temos a regra segunda a qual os agentes pblicos devem atender aos interesses pblicos e no aos seus prprios interesses. MORALIDADE est ligada finalidade pblica e impessoalidade, pois, mediante uma conduta tica, os agentes devem atender aos interesses pblicos. EFICINCIA, a mquina administrativa deve trabalhar para atender ao interesse pblico e suprir as necessidades pblicas de forma efetiva, real, concreta, produtiva, mediante condutas, planejamentos, aes, polticas pblicas, programas verdadeiramente de resultados e, aind a, de forma econmica (princpio da economicidade): o mximo de resultado com o mnimo de custos. Existem outros tantos princpios que no esto explcitos da Constituio Federal, mas podem estar explcitos em outras normas.

MUITO IMPORTANTE: Os decretos: N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 e N 6.029, DE 1 DE FEVEREIRO DE 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen