Sie sind auf Seite 1von 4

Introduo

Com o aumento da frota veicular de Belo Horizonte, a Linha 1 do Metr de Belo Horizonte mostra-se como a melhor opo de deslocamento dentro do horrio de pico. A linha 1 do Metr de Belo Horizonte transporta atualmente 205 mil passageiros/dia sendo que sua capacidade mxima de 200 mil passageiros/dia. Tendo em vista as projees de demanda da mesma e as metas do PlanMob, a interseo da Linha 1 na rea central de Belo Horizonte sob a Rua dos Carijs mostra-se ideal.

Problemas
Devido s curvas de pequeno raio na rea central a velocidade mxima de 40 km/h, tornando difcil a reduo do headway(intervalo) no trecho, assim, interferindo em toda a linha e limitando o aumento da capacidade da mesma. Devido a Linha 1 estar operando acima da capacidade, causando superlotao durante os horrios de pico, a impossibilidade de insero de mais linhas alimentadoras e suas estaes somente tangenciarem o hipercentro, enfim, o atendimento porta a porta, os passageiros preferem, mesmo trafegando em uma velocidade mdia durante os horrios de pico em alguns locais de 5 km/h, utilizar o sistema por nibus. A maior preocupao com a implantao da Linha 3 a oficina de manuteno. Esta, prevista para ser no campus da UFMG, tendo-se em vista a construo de toda a linha, da Savassi a Pampulha. Com a reduo do projeto e a eminente necessidade de um centro de manuteno para a linha, com esta variante, possvel fazer um tnel de servio na interseo das Linhas 3 e 1, para inserir/retirar trens da Linha 3 e por meio da Linha 1 chegar a um dos Centros de Manuteno da Linha 1.

Fontes de financiamento
A previso de R$ 300 milhes, tendo em vista o trajeto subterrneo de cerca de 2 km e um dos pavimentos da Estao Praa Sete a serem construdos. Parceria Pblico-privada FCA Por meio de uma parceria pblico-privada com a FCA, toda a faixa de domnio da Linha 1 no trecho que no ser mais utilizado poderia ser vendida, de forma a aumentar o raio das curvas na rea central, alm de superelevaes, assim, aumentando a velocidade mxima no trecho, que por sua vez aumentaria ainda mais capacidade da ferrovia mtrica mais movimentada do mundo. Outro fator importante a reativao dos trens metropolitanos, de forma que eles no tenham o mesmo problema da Linha 1. Alm disso, tambm temos a fase inicial do TAV Belo HorizonteCuritiba, que poder utilizar o trecho (e velocidade reduzida, logicamente). Loteamento Toda a faixa de domnio do trecho que no ser mais utilizada encontra-se prxima ao hipercentro de Belo Horizonte, assim, devido ao alto preo pelo m na regio e a inexistncia de locais para se construir, torna-se uma forte fonte para financiar o projeto. Caso a fonte seja esta, a venda da faixa de domnio deve ser feita aps a construo do Boulevard Arrudas na Av. dos Contorno no trecho entre as Ruas Carijs e Rio de Janeiro devido valorizao da rea.

Estao Central e Lagoinha


A Estao Central no seria desativada, seu salo subterrneo no seria perdido. Seria reformulada de forma a utilizar melhor os cerca de 60m entre os dois setores do Museu de Artes e Ofcios com intuito de atender aos futuros trens metropolitanos em conjunto com a Estao Santa Tereza e Lagoinha. Na disposio Plataforma-via-Plataformavia-Plataforma-...-via-Plataforma, pode-se abrigar at 8 plataformas, tendo-se as dimenses da Estao Central do

Brasil, Rio de Janeiro, como base (~2,80m Via/~5,00m Plataforma). A regio na Lagoinha que atualmente atendida pela estao homnima da Linha 1, passaria a ser atendida pela estao da Linha 3, facilitando a conexo com o TERGIP, uma vez que a mesma poderia ficar mais bem posicionada e este tornar um terminal metropolitano criando uma conexo para quase toda Regio Metropolitana, tornando uma forte demanda como Estao Terminal.

Situao Atual

Situao Futura

Situao Proposta

Referncia: Plano Diretor de Transporte de Passageiros sobre Trilhos da Regio Metropolitana de Belo Horizonte PDTT Autoria: Rodrigo Cunha Estudante Tcnico em Transportes e Trnsito CEFET-MG rodrigo.franca@hotmail.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen