Sie sind auf Seite 1von 5

Antropologia e Sociologia da Atividade Fsica e do Esporte Ser humano: natureza ou cultura?

Aula 2

Objetivos: Questionar pressupostos naturalistas de nossas concepes sobre o corpo humano Compreender a noo de determinismo

- Colocar a frase de Clifford Geertz (americano, *1926 / +2006) de A interpretao das Culturas: O objetivo da Antropologia o alargamento do discurso humano (...). As sociedades, assim como as vidas, contm suas prprias interpretaes. preciso apenas descobrir o acesso a elas.

1. Discusso do texto de Horace Minner, Os Sonacirema. O texto uma etnografia do grego ethno - nao, povo graphein grafia, escrita, descrio, descrever Logo o estudo descrito de um povo (ateno: de um povo e no do povo como grupo social). Um povo: conjunto de indivduos unidos entre si por laos comuns de ordem rcica, histrica, cultural, religiosa, social, etc. o mtodo utilizado pela antropologia para recolher dados e descrever o que se estuda, um grupo social. E sendo assim, a etnografia descreve e estuda o povo de um dado pas, de uma dada provncia, de uma dada regio, de uma dada comunidade, etc. O autor Horace Minner, antropolgo estadunidence *1908/ +1993, trabalhou na frica e na Amrica do Sul. Conhecido sobre sua etnografia sobre os Sonacirema. * QUESTIONAR: Quanto estranhas podem ser qualquer prticas? Falem sobre os rituais. O que pensam sobre eles? O que uma caixa mgica? O nosso comportamento ritualizado? Houve estranhamento? O que o autor procura nos fazer pensar?

Antropologia e Sociologia da Atividade Fsica e do Esporte Ser humano: natureza ou cultura?

Aula 2

2. Entendendo a noo de determinismo (quebrando os pressupostos naturalistas sobre o corpo) / Homem natural ou cultura? - Determinismo: princpio segundo o qual os fenmenos da natureza so regidos por leis - Falar de Mogle, Tarzan, Amala e Kamala, o menino selvagem de Aveyron analisado por Pinel psiquiatra famoso em Paris em 1798 filme O menino selvagem, Franois Truffaut, 1970) j foram discutidos analisar o grau da discusso. - Pedir que pensem sobre como seria uma pessoa que nunca tivesse tido contato com carinho, relaes sociais, educao, moral, etc. (que o caso dos chamados meninos lobos) - QUESTIONAR: Pode-se dizer que esses meninos so humanos? Por que? possvel pensar um beb sem outros humanos? Os homens so homens apenas em um ambiente social?

2.1. CULTURA: Etimologia: Verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar.

EDWARD TYLOR (Primitive Culture, 1871) 1 definio antropolgica de CULTURA ... um todo complexo que inclui conhecimentos, crenas, artes, lei, moral, constumes e quaisquer outros hbitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro de uma sociedade. FENMENO NATURAL que possui causas e regularidades logo pode ser estudado por: - leis (existe uniformidade nas civilizaes) - estgios de desenvolvimento (existe evoluo) Se apoiava nas CINA (j o estudo da vida humana era um ramo das CINA) os desejos, as aes, os pensamentos seriam guiados por leis X livre vontade dos indivduos. Quase como um instinto do homem. Importante: Ao mesmo tempo que afirmava uma igualdade afirmava uma diferena. A igualdade da natureza humana era afirmada nos graus da civilizao.

Antropologia e Sociologia da Atividade Fsica e do Esporte Ser humano: natureza ou cultura?

Aula 2

A desigualdade seria resultado da existncia de diferentes estgios no processo de evoluo. A antropologia deveria realizar uma escala da civilizao. naes europeias X tribos selvagens

2.1.1. Evolucionismo Contexto histrico: Origens das Espcies de Darwin (*1809 / + 1882) a antropologia era orientada pela perspectiva do evolucionismo unilinear (mtodo comparativo). A cultura se desenvolveria de maneira uniforme todas seguiriam o padro europeu. Falar em escala evolutiva conduz a discriminao. - Etnocentrismo e cincias juntos - etnocentrismo: crena de que a prpria cultura a nica forma adequada de viver. o orgulho tnico uma forma de etnocentrismo - relativismo cultural: ideia de suspender o julgamento sobre as prticas de outras para entend-los em seus prprios termos culturais. (contraponto)

ATT.: Mas Tylor supera os antroplogos de gabinete (relatos de viajantes e de cronistas) porque questiona a veracidade dos fatos.

1 reao ao evolucionismo FRANZ BOAS (1858 1949): alemo estudou fsica e geografia. Expedio ao norte do Canad (Baffin Land) (1883 1884) - esquims Artigo sobre A limitao do mtodo comparativo confere a antropologia teria 2 tarefas: 1) reconstruo da histria dos povos e regies particulares; 2) comparao da vida social de diferentes povos. Necessidade de investigao histrica para comprovar. Por isso chamada de Particularismo Histricos ou Escola Cultural Americana. Cada cultura segue seus prprios caminhos em funo dos diferentes eventos histricos que enfrentou. (anlise multilinear da cultura).

Antropologia e Sociologia da Atividade Fsica e do Esporte Ser humano: natureza ou cultura?

Aula 2

ALFRED KROEBER (1876 1960) americano, escreveu o artigo O superorgnico a cultura atua sobre o homem. Com a cultura o homem se distancia do animal (est acima do orgnico). Mas no nega que o homem animal: * ordem primata depende de seu aparelho biolgico precisa satisfazer suas funes vitais (alimento, sono, respirao, atividade sexual) so funes comuns a toda humanidade Mas a maneira de satisfazer que diferente de uma cultura para outra. * Assim, os comportamentos no so biologicamente determinados. A herana gentica no tem a ver com aes, pensamentos, valores esses so aprendidos (superorgnico liberta-se da natureza) Kroeber rompeu os laos entre o cultural e o biolgico supremacia da cultura em detrimento da biologia. O homem diferente dos demais animais: 1) A possibilidade da comunicao oral. 2) A capacidade de fabricao de instrumentos capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biolgico. Assim, o homem o nico ser possuidor de cultura.

Assistir ao trecho do filme: Os deuses devem estar loucos, lanado em 1980, escrito e dirigido por Jamie Uys (frica do Sul). Conta a histria de Xixo, um bosqumano do Kalahari (Africa), cuja tribo no tinha contato ou conhecimento do mundo alm da sua.

CULTURA: 1. Determina o comportamento do homem e justifica a sua realizao. Mais do que a herana gentica. 2. O homem age conforme seus padres culturais (X instintos). 3. um meio de adaptao aos diferentes ambientes ecolgicos. No modificou o biolgico e sim o superorgnico. 4. A terra se torna seu habitat. 5. Faz com que o homem necessite mais do aprendido do que do geneticamente determinado.

Antropologia e Sociologia da Atividade Fsica e do Esporte Ser humano: natureza ou cultura?

Aula 2

6. O comportamento do homem determinado mais pela socializao ou endulculturao (processo de transmisso). 7. um processo acumulativo (estimula a ao criativa do indivduo). 8. Os gnios precisam de oportunidade para criar.

E os instintos? O ofuscamento dos instintos pelo desenvolvimento da cultura: o amamentar, mover e tentar (enquanto possibilidade) falar instintivo. Mas s. Erro semntico: no so comportamentos biolgicos (embora muitos aconteam no corpo) e sim padres culturais.

CULTURA: muito mais do que o comportamento observvel. So ideais, valores e percepes de uma sociedade; So compartilhados e socialmente transmitidos.

Caractersticas: 1) Aprendida horrios e formas diferenciadas de realizar as coisas. Cada cultura tem uma forma adequada de realizar uma coisa (ex. Um jantar ou de dormir) 2) Compartilhada o denominador comum que permite que os atos sejam inteligveis aos membros do grupo. Permite prever o comportamento do outro e agir adequadamente (o adequado cultural). Mas nem tudo uniforme, existe por exemplo diferenas entre os papis de homem e da mulher (mas constroem um sentido cultural para essas diferenas). 3) Baseada em smbolos (signos, sons, emblemas, etc) relaciona algo e o representa de forma significativa. O aspecto simblico mais importante na cultura a lngua (transmisso). 4) Integrada inclui o que as pessoas realizam, as ferramentas, como trabalham, como transformam o ambiente e constroem (forma de existir, os padres e a viso de mundo). 5) Dinmica pode se alterar para se ajustar. Umas podem ser mais que outras.

Das könnte Ihnen auch gefallen