Sie sind auf Seite 1von 4

CONCEITOS DE LOGSTICA

REINALDO GARCIA 1 JOACIR AP.FERREIRA 1 NICOLAS ALEXANDRE 1 AMERICO VINICIUS


1

RESUMO O objetivo deste artigo demonstrar alguns conceitos de logstica, e como esta atividade importante e pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e parte das organizaes, esta nova forma de trabalho tem como objetivo a qualidade dos produtos a serem entregues ao cliente final, sem que haja custos elevados com o produto, mas com a satisfao do cliente final e consumidores, ocasionando assim o maior crescimento da organizao. E que um bom sistema informatizado na gesto de material ajuda a empresa realizar polticas mais eficientes na compra, no armazenamento e na distribuio.

Palavras -chave: Logstica; Administrao. Muito se fala a respeito da logstica, proviso dos recursos necessrios execuo de qualquer atividade, como sendo atualmente a responsvel pelo sucesso e insucesso das organizaes. O que se pode perceber no mercado que muito pouco se sabe sobre a logstica, e como definir esta etapa de trabalho nas organizaes. Esta forma de administrao nas empresas causa muito receio por ser uma nova forma de trabalho, em que os produtos na maioria das vezes sero armazenados e transportados por terceiros. A logstica vista como uma ferramenta capaz de aumentar a eficincia organizacional atravs da reduo dos custos operacionais, agilizando os processos em toda a cadeia de abastecimento.

Graduandos em administrao pela FMC- Faculdade Metropolitana de Caieiras

As organizaes esto implantando na sua cultura organizacional a logstica, e esta se tornando um fato novo em varias organizaes, existem hoje no Brasil empresas especializadas na rea de logstica. Essa mudana de viso fez com que as empresas procurassem no mais possuir depsitos descentralizados, mas sim centralizados e com maior poder de agilidade na distribuio, provocando uma reduo nos estoques um melhor nvel de servio e uma administrao reduzida.

O autor descreve que a logstica agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e informao a cadeia produtiva, procurando ainda eliminar do processo tudo o que no tenha valor para o cliente NOVAES (2004)

A logstica tem uma funo primordial que colocar o produto certo no local correto e no momento adequado do cliente, e com o menor preo possvel. H alguns conceitos bsicos para que a logstica tenha uma funo fundamental na organizao. A logstica empresarial um conceito importante e fundamental organizaes possam gerir os processos de distribuio dos produtos. para que as

A logstica empresarial estuda como administrao pode prover melhor nvel de rentabilidade nos servios de distribuio aos clientes e consumidores, atravs de planejamento, organizao e controle efetivos para as atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. BALLOU (1993)

Existem dois conceitos muito importantes no meu ponto de vista, para que a logstica seja fundamental para a organizao. Um desses conceitos o Suplly Chain, um sistema pelo qual a organizao e empresas entregam seus produtos e servios aos seus clientes atravs de redes interligadas, trazendo uma melhoria continua para o processo de distribuio. Outro conceito de extrema importncia para que a organizao obtenha uma maior rentabilidade e eficincia na distribuio e armazenagem de seus produtos o

Outsourcing que a utilizao de recursos humanos e ou fsicos extremos, para realizar atividades que, tradicionalmente seriam executados por colaboradores e por outros ativos.

Neste contexto, Vieira (2003) ressalta que, selecionando o parceiro define-se um acordo preliminar, faz-se uma checagem dos servios a serem trabalhados conjuntamente e passa-se ao contrato definitivo com a respectiva implementao do projeto de forma sinttica, este um dos principais cuidados a serem observados pelos responsveis empresariais nos projetos de logstica, sobre tudo na implementao dos projetos de suplly-chain.

Um conceito muito importante para a logstica o Comrcio Exterior, com a globalizao as exportaes tiveram um aumento considervel no Brasil, no entanto as organizaes notaram j h algum tempo que os custos com a movimentao de cargas esto ficando elevados, esse aumento tem influenciado nos preos e no potencial competitivo, e em conseqncia perda de clientes. O governo federal esta modernizando portos e aeroportos para diminuir o impacto nos custos das exportaes. As organizaes j esto investindo em novas formas de implantar uma logstica de exportao diferenciada e competitiva.

Ao invs de buscar a conteno de custos na reduo de pessoal, as empresas devem se aprofundar na implementao da seqncia transporte- logstica. Parte das empresas que trabalham com o comercio exterior j dispe ate de departamentos especficos para cuidar desta rea. Afinal, por meio dela que se alcanam os lucros e se reduzem custos sem excluir mo de obra. ALABY (2003)

CONSIDERAES FINAIS A logstica existe desde o sculo XIV, no reinado de Luiz XIV, posto de Marechal General de Lgis responsvel pelo suprimento, transporte e o material belico, somente nos ltimos vinte anos, tornou-se um fator de diferencial nas organizaes.

A logstica, para ser bem executada, deve responder a algumas questes bsicas como planejamento, treinamento, servios, lucratividade, informaes e indicadores de desempenho. imperativo fornecer servio ao cliente e que no seja superado por ningum, e satisfazer totalmente as necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoque a um preo competitivo, para satisfao dos clientes. Uma logstica bem montada e bem administrada tem tudo para gerar lucros fantsticos para a organizao. Na era da globalizao a logstica o diferencial da competitividade entre as empresas no Brasil, e nos traz benefcios mercado. para o aumento das vantagens no

Referncias ALABY, Michel Abdo consultor em comercio exterior, da qualilog consulting,fevereiro 2003.www.qualilog.com MEIRIM, Helio mestrado em administrao e desenvolvimento empresarial, qualilog consulting,fevereiro 2003.hrmeim@ig.com.br VIEIRA darli Rodrigues professor da ufpr e consultor, qualilog consulting, fevereiro 2003. Vieira@mais.sul.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen