Sie sind auf Seite 1von 3

Canos entupidos

Desentupir um cano pode parecer uma tarefa complicada mas no . Em geral um problema que pode ser resolvido com certa facilidade. Para entender melhor o que pode estar a acontecer, importante que conhea um pouco do funcionamento do equipamento hidrulico de sua casa.

O sistema de esgotamento sanitrio de uma casa de banho tem um ralo central, localizado na prpria casa de banho, que recebe a gua de todos os equipamentos, excepto da sanita (lavatrio, chuveiro, banheira, etc.). Todos os ralos, sirvam eles a casas de banho, cozinha, rea de servio, ou mesmo terraos, possuem um sistema de proteco que evita que detritos maiores caiam no seu interior, entupindo-os. Esta proteco feita por grelhas de metal ou plstico e por um sistema de sifo, instalado em seu interior. Mesmo com essa proteco, pode ser que um ralo venha a entupir, mais cedo ou mais tarde, devido presena de corpos estranhos que vedam a passagem da gua pelos tubos (cabelos, resduos de sabonete, grampos, e outros pequenos objectos que podem cair no ralo do lavatrio ou do chuveiro, por exemplo). Outra informao importante que em todos os tubos de sada de gua, haver sempre um sifo em PVC ou metal para impedir o entupimento dos mesmos.

Para desentupir o ralo, siga estes procedimentos:

Desentupidor

1. Usando um desentupidor de canos: coloque a ventosa directamente sobre o ralo (da pia, do chuveiro, da banheira, etc.), abra a torneira, deixe acumular um pouco de gua, cobrindo a borracha do desentupidor e bombeie para baixo e para cima, segurando no cabo, at notar que o lixo est a ser liberado do ralo.

1. Verifique se a gua corre normalmente. Caso contrrio, insista um pouco mais, para tentar liberar todo o lixo restante. Mas lembre-se: este procedimento no deve ser executado com muita fora, pois pode forar as juntas dos tubos, provocando um problema maior ainda.

2. Se o problema no for resolvido, o prximo passo limpar o sifo (no caso de bids e lavatrios). Existem vrios tipos de sifo, de metal ou de plstico, com cotovelo, em forma de "U", etc. Como a parte entupida pode estar na curva, deve abri-lo ou retira-lo, dependendo do tipo. Para iniciar essa operao, coloque um balde ou uma bacia por baixo do mesmo, para receber a gua que fica acumulada no sifo.

Encanamento

Sifes em forma de "U" devem ser retirados por inteiro, soltando-se as abraadeiras das suas duas extremidades. Limpe o sifo e aproveite para limpar o cano que liga o ralo da pia ao sifo. Usando um arame grosso e flexvel, com uma bucha na ponta, remexa pelo cano e retire todo o lixo acumulado. Cuidado para no danificar as peas de plstico. Recoloque o sifo, apertando as abraadeiras.

Ralos

Sifes em forma de cotovelo tm uma espcie de copo no fundo (A). Esta pea deve ser desatarraxada e retirada, para facilitar a limpeza ( nela que os resduos ficam retidos). Limpe tambm o cano e recoloque o copo. Se for preciso, utilize fita de vedao para preencher eventuais falhas na rosca e assegurar maior vedao. Se, por acaso, o seu sifo for de chumbo, tome cuidado para no o entortar ao enroscar ou desenroscar.

Se o problema no for resolvido com os procedimentos anteriores, deve-se limpar o ralo central. Retire a grelha e, usando luvas de borracha, retire os resduos e corpos estranhos. No

ralo sifonado, existe um tampo sobre o sifo (B). Caso haja necessidade de retir-lo para limpeza, no esquea de coloc-lo novamente. A sua falta permitir a entrada de odores provenientes do cano de esgoto primrio.

Se, ainda assim, o problema no for resolvido, o prximo passo pode ser a aplicao de algum produto desentupidor de canos (em geral, soda custica), que pode ser facilmente encontrado. Retire a gua parada e adicione, no ralo, a quantidade recomendada do produto. Se no quiser usar soda custica, v para o ultimo passo.

Como esses produtos geralmente so perigosos, siga rigorosamente as instrues do fabricante. Para manuse-los utilize sempre luvas e culos de proteco. Antes de sua utilizao, recomendado ler os alertas apresentados na embalagem.

Caso tenha usado um produto desentupidor de pias como descrito nos passos anteriores e, mesmo assim, no tenha tido sucesso no desentupimento, ter que tentar retirar o produto restante com muito cuidado, usando sempre luvas e culos protectores, para s ento, passar para o ultimo passo.

Se, apesar de todas as tentativas anteriores, o entupimento no for eliminado, recomendvel chamar um tcnico especializado. Se voc no conhecer um bom canalizador ou picheleiro, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de tcnicos experientes. Exija sempre referncias do tcnico escolhido, e consulte pelo menos duas pessoas que tenham contratado os seus servios.

Espero ter sido util com este manual

Das könnte Ihnen auch gefallen