Sie sind auf Seite 1von 24

47

A FRAUDE LEI DO ESTGIO E A FLEXIBILIZAO DO DIREITO DO TRABALHO FRAUD TO THE LAW OF THE PROBATIONARY PERIOD AND FLEXIBILITY OF LABOR LAW Luigi Capone* RESUMO O presente artigo visa analisar a Lei n. 11.788/08, que estatuiu as novas regras sobre a contratao de estagirios sob a perspectiva da flexibilizao do Direito do Trabalho. Os mtodos empregados foram o bibliogrfico e o legislativo. Pretende-se explicar como se d o fenmeno da flexibilizao, seus reflexos e implicaes no mundo do trabalho e as razes pelas quais leis desse cunho so criadas. A relao de estgio em sua modalidade no-obrigatria a que mais se assemelha com a relao de emprego celetista, mas no foi assim considerada pelo legislador. Este estudo apresenta a evoluo legislativa da lei do estgio no ordenamento jurdico brasileiro. A nova lei do estgio trouxe uma srie de direitos e obrigaes para as partes integrantes dessa especial relao de emprego, que tem como finalidade preparar o estudante para o mercado de trabalho e para a vida cidad. Para que essa relao se perfaa, preciso que se cumpram os requisitos materiais e formais. Estes, quando no observados pela parte concedente, culminaro na flexibilizao da norma e em uma srie de prejuzos para os trabalhadores regidos pela CLT mostrar-se- evidente, havendo assim, fraude lei. Palavras-chave: Flexibilizao. Relao de emprego lato sensu. Estgio. Fraude. 1. INTRODUO O presente artigo cientfico visa analisar a Lei n. 11.788/08, que instituiu as novas regras sobre o estgio de estudantes sob a perspectiva da flexibilizao do direito do trabalho e se esta impede o pleno exerccio dos direitos sociais dos trabalhadores em caso de fraude lei. A flexibilizao, fenmeno ocorrido no mbito do direito do trabalho, d-se por meio da criao ou alterao de leis com a mera finalidade de derrogar as vantagens de cunho trabalhista. Tal fenmeno vai de encontro s conquistas sociais almejadas durante o processo histrico. Analisar-se- quais so as razes de se flexibilizarem as leis trabalhistas e as principais diferenas entre flexibilizao e desregulamentao. A relao de estgio, quando prestada na modalidade no obrigatria, a que mais se assemelha relao de emprego celetista ordinria, visto que rene todos os seus elementos caracterizadores. No entanto, entendeu o legislador por

* Bacharel em Direito pela Escola Superior Dom Helder Cmara.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

48

no consider-la dessa forma, sendo, portanto, uma relao de emprego lato sensu. A nica situao em que ser gerado o vnculo de emprego entre as partes na relao de estgio ser quando a parte concedente vier a desviar a sua finalidade, fraudando-o. Neste ensaio cientfico, abordam-se os aspectos gerais da lei de estgio, sua evoluo histrica no ordenamento jurdico nacional, sua finalidade, quais os requisitos formais e materiais dessa especial relao laboral e, por fim, quais so os direitos e obrigaes introduzidos pela nova Lei n. 11.788/08. Ainda, far-se- uma anlise da lei de estgio sob a perspectiva da flexibilizao trabalhista, que se mostra evidente quando o contrato de estgio tem sua finalidade desvirtuada, atravs da fraude lei pela parte concedente, que culmina numa srie de consequncias sociais e jurdicas aos trabalhadores, como, por exemplo: a supresso dos postos de trabalho formais com a contratao de estagirios; o aumento desenfreado do desemprego e da violncia e da criminalidade e o dficit na Previdncia Social. A lei do estgio demonstra sua face flexibilizadora quando a parte concedente celebra a contratao de estagirios sem a observncia dos requisitos legais. Ao fraudar a lei, estar a parte concedente desvirtuando a real finalidade didticopedaggica que a de preparar o estudante-obreiro para o mercado de trabalho e para a vida cidad. 2. A FLEXIBILIZAO COMO FENMENO OCORRIDO NO MBITO DO DIREITO DO TRABALHO Para se entender o fenmeno da flexibilizao, necessrio analisar os vrios fundamentos do seu surgimento. Acerca do tema Gonalves, 2004, p. 111-112, entende como sendo quatro os fundamentos da flexibilizao das normas justrabalhistas. A primeira causa, para o autor, [...] a implantao das polticas neoliberais; a segunda, o fenmeno da globalizao; a terceira, o desemprego estrutural e a quarta e ltima, a aceitao das teorias econmicas pelo Direito Estatal. No perodo compreendido entre os anos de 1945 e 1968, o modo de produo fordista e taylorista foram responsveis por manter a estabilidade nas relaes entre capital e trabalho. Havia, nesse perodo, forte interveno estatal na sociedade, que se traduzia no Estado de Bem-Estar Social. Sobre o Estado de Bem-Estar Social, Delgado, 2007, p. 22, percebe que este se funda na [...] afirmao de valores, princpios e prticas consideradas fundamentais: democracia, valorizao do trabalho e do emprego, justia social e bem-estar. Com o abandono da ideia de que o Estado deveria intervir na organizao econmica e poltica, o Estado do Bem-Estar Social finda. O Estado passaria a ter papel secundrio e deveria interferir minimamente por meio da adoo de polticas neoliberais. Agora a economia quem dita as regras. Nesse sentido, Gonalves, 2004, p. 111, afirma que: [...] A partir de agora, o mercado quem ditar o seu prprio ritmo. A interveno estatal passa a ser exceo. Temas como sade e educao tambm passam s mos da iniciativa privada. O Estado se encolhe.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

49

Complementando essa ideia, Oliveira assevera que:


No pensamento neoliberal, que ganha corpo, trabalha-se para desmontar o Estado de bem-estar social, abolindo as polticas assistencialistas. As medidas de apoio ao desempregado, direitos previdencirios, garantias do funcionrio pblico, polticas de amparo sade e educao esto perdendo espao, j que o propsito livrar o Estado desses encargos. Privilegia-se a estabilidade financeira, desconsiderando a poltica do emprego. (OLIVEIRA, 1997, p. 32)

E ainda, Vieira, 2000, p. 25, entende que o Estado do bem-estar social no mais cabvel, pois:
No mais possvel a aceitao do Estado protecionista que atenda s necessidades sociais, empregos, previdncia, que regule a economia nacional, que normatiza as relaes empregatcias, enfim o Estado de bem-estar corresponde ao passado atrasado [...].

Com o intuito de debelar o desemprego, os Estados passam a aceitar as regras impostas pelo mercado, permitindo que empresas multinacionais se instalassem nos pases, atraindo, assim, o capital estrangeiro. Dessa forma, aceitam as teorias econmicas impostas pelo mercado internacional, ou seja, aceitam a poltica neoliberal. Nesse sentido, afirma Gonalves, 2004, p. 112, que:
Os governos que adotam a poltica neoliberal aceitam as exigncias das empresas transnacionais, pois, optando pelo Estado Mnimo, procuram formas de atrair o capital estrangeiro, justificando, assim, a diminuio de direito dos trabalhadores como a nica possibilidade que efetivamente o capital externo se instale, gerando emprego.

O Estado Mnimo d condies para que as empresas transnacionais se instalem nos pases, fazendo com que se altere a legislao trabalhista e haja a diminuio das garantias sociais dos trabalhadores. Menos encargos sociais culminam no aumento da produo e na consequente obteno de maior lucratividade. Seguindo com os fundamentos da flexibilizao, tem-se o fenmeno da globalizao. O processo de globalizao possui diversas dimenses, quais sejam: econmica, poltica, cultural e social. Em razo do vasto contedo que o tema globalizao abarca, a explanao limitar-se- a somente a perspectiva econmica e do trabalho. O capitalismo ultrapassou as fronteiras dos pases, tornando-se o regime econmico predominante praticamente em todo o mundo. O objetivo do capitalismo a obteno de lucro. Essa a consequncia lgica da globalizao que est intimamente ligada ao capitalismo. Thurow nos explica sobre a expanso do capitalismo alm das fronteiras, afirmando que:
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

50

Pela primeira vez na histria humana, qualquer coisa pode ser feita em qualquer parte e vendida em toda parte. Em economias capitalistas isto significa produzir cada componente e executar cada atividade na regio do globo em que isso pode ser feito a um custo menor e vender os produtos ou servios resultantes onde os preos e lucros sejam mais altos. Minimizar custos e maximizar receitas a maximizao do lucro, o corao do capitalismo. [...] (THUROW, 1997, p. 154)

A instalao de empresas transnacionais nos pases emergentes faz com que estes se submetam s regras impostas pelo capitalismo. Com a entrada de empresas multinacionais, os custos de produo so menores e a competitividade no mercado interno aumenta. Com o acirramento da concorrncia, surge a necessidade de se produzir mais, com menos custos. Acerca dessa lgica, Oliveira assevera que:
Na lgica globalizante o capital procura os locais dos menores custos de produo e desloca o produto at o consumidor em qualquer parte do mundo. O produto importado chega com preo competitivo, muitas vezes abaixo do custo de produo interna, comprometendo ou mesmo inviabilizando o empreendimento nacional. Os pases com mais regulamentao e encargos sociais perdem investimentos para aqueles que conferem menores direitos aos trabalhadores. [...] (OLIVEIRA, 1997, p. 31)

Para terminar esse raciocnio, Morato assevera sobre as consequncias advindas da concorrncia, afirmando que:
[...] A sociedade globalizada obrigada a conviver com uma concorrncia em nvel mundial, o que afeta os processos produtivos, permitindo enorme circulao de mercadorias, ampliao dos sistemas de comunicao entre os pases, aumentadas, ainda, por um crescente avano tecnolgico nas mais diversas reas. A adequao dos meios de produo a um mercado mundial torna-se muito mais difcil e a realidade do trabalhador passa a ser marcada por uma crise mundial de desemprego. (MORATO, 2003, p. 34)

Essa alterao na estrutura econmica por meio da globalizao tem reflexos evidentes no mbito do trabalho. O avano tecnolgico acelerado faz com que os trabalhadores mudem. A prpria concorrncia obriga que os obreiros se mantenham informados sobre as novas tecnologias e se reciclem, sob pena de serem trocados pela automao. O mercado impe novas exigncias classe operria, que, no se adequando a essa nova realidade, sofrer com a perda do emprego. Dando continuidade explicao, passa-se ao ponto seguinte, que se refere ao desemprego que assola o mundo, sendo outro fator preponderante para o surgimento da flexibilizao trabalhista. Em meados dos anos 70 a estrutura produtiva adentrou numa profunda crise. Era preciso solucionar o problema de alguma forma. E essa soluo veio com o surgimento do modo de produo toyotista, no Japo. O toyotismo surgiu como forma de superar o ultrapassado modelo norteamericano, trazendo para o mundo ocidental essa nova estrutura de produo.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

51

Para melhor entender como funcionava o toyotismo, Gonalves, 2004, p. 83-84, explica que:
[...] Ao invs de produo em massa, homognea, com fbricas verticalizadas e operrios-massa, desabrocha um novo modelo no qual vigora um estilo de produzir marcado pelo alto padro tecnolgico (revoluo da microeletrnica), capital horizontal, terceirizao e a ideia de clulas de produo, substituindo o trabalho mecnico do homem.

O modelo de produo toyotista exige maior esforo fsico, mental e at mesmo intelectual do obreiro. Para se manter no mercado, preciso estar atualizado e qualificado. O fato de se exigir maior qualificao dos obreiros acaba por elevar a taxa de desemprego, em todo o mundo. Surge, em razo dessas exigncias do mercado, o desemprego estrutural, que faz com que os trabalhadores se mantenham atualizados. Essa reestruturao dos modos de produo, ao invs de debelar o problema do desemprego, acaba por intensific-lo. A esse respeito Robortella, 1995, p. 57, afirma que: [...] O modelo de industrializao ou reestruturao no favorece a criao de empregos; ao contrrio, o que se v a diminuio de postos de trabalho, apesar da paradoxal realidade do aumento da produtividade. O processo de automao do trabalho tambm responsvel pelo desemprego estrutural. A mquina passa a substituir a tarefa que outrora era realizada pelo trabalho humano. Nesse sentido, Vieira assevera que o desemprego estrutural :
[...] sentido de uma forma universal oriundo, principalmente, da globalizao da economia e da revoluo tecnolgica. Esta dispensa o homem do mercado de trabalho, em funo da substituio ostensiva pela tecnologia que evoluiu muito rapidamente, trazendo sem dvida benefcios para a cincia, porm paralelamente um agravamento no quadro do desemprego, em razo, inclusive, da dificuldade de atualizao dos trabalhadores no mesmo ritmo da evoluo tecnolgica. (VIEIRA, 2000, p. 62)

Diante desses fatores, surge a flexibilizao das normas de Direito do Trabalho, como forma de derrogar as conquistas sociais. A rigidez das legislaes trabalhistas faz com que os Estados se adequem nova realidade do mercado globalizado, criando leis que, ao invs de tutelar pelos trabalhadores hipossuficientes, acabam por atender aos interesses das grandes corporaes. Os fundamentos para se flexibilizarem as normas trabalhistas pelo Estado so vrios. O alto custo dos encargos sociais, o engessamento, a defasagem e protecionismo exacerbado da legislao trabalhista so alguns deles. No que se refere aos altos custos dos encargos sociais, a razo de se flexibilizar as normas justrabalhistas est no vulgo custo Brasil, que, de acordo com Gonalves, 2004, p. 128, [...] o valor atribudo aos encargos sociais pagos pelas empresas, alm dos salrios de seus empregados.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

52

Afirma Pastore, 1997, p. 65, que o custo do trabalhador brasileiro alto: A lei brasileira no admite meio-termo. Ou se contrata com todas as protees, que custam 102%, ou se contrata sem nenhuma proteo, que custa zero. Contra-argumentando a ideia supracitada, Rossi, 1996, p. 2, aduz que:
[...] Pastore eleva, incorretamente, os encargos sociais a 102,06% da folha por uma razo simples: inclui como encargos as frias, o repouso semanal, o 13, etc. No so encargos. So direitos mnimos do trabalhador, a menos que se pretenda revogar a Lei urea, o que ainda no entrou na agenda das reformas.

E, ainda, a respeito do custo Brasil, afirma Coutinho que:


A indicao de pagamento de aviso prvio, frias, repouso semanal remunerado, feriados, como custo do trabalho est fora de qualquer sustentao, ao menos para o juslaboristas. Serviria para os economistas, que veem na remunerao somente a contraprestao pelo servio efetivamente prestado, sendo os demais pagamentos encargos sociais. A forma pela qual os indicadores so apresentados , assim, mera manipulao retrica para reduzir os direitos trabalhistas conquistados. O custo Brasil efetivamente de 55,71% dos salrios mensais e traduz-se num dos mais baixos do planeta, alm do que incide, em geral, sobre uma aviltante remunerao. (COUTINHO, 1997, p. 112-113)

Sobre a necessidade de se modificar a obsoleta lei trabalhista, em razo das constantes mudanas sociais, a lio de Moraes:
O certo que a Consolidao das Leis do Trabalho no pode abarcar toda a gama de situaes reais dos atores sociais no momento atual, mostrando-se em muitos casos obsoleta, em face da constante mutao das relaes de trabalho, influenciadas pelas nuances socioeconmicas dos ltimos tempos, sobretudo em razo do elevado ndice de desemprego. Tudo isso culminou por gerar algumas alteraes recentes em nossa legislao trabalhista, atingindo a flexibilizao de determinados institutos jurdicos tradicionais, tais como forma de contratao (contrato a prazo determinado); contrato de trabalho a tempo parcial e suspenso do contrato de trabalho para participao do trabalhador em curso ou programa de qualificao profissional. (MORAES, 2007, p. 128-129)

Como se pode analisar, o argumento utilizado para se flexibilizar as normas trabalhistas se pauta no abrandamento da legislao demasiado rgida e nos altos encargos sociais pagos aos trabalhadores, como forma de por um fim ao desemprego. No entanto, no parece vlido esse argumento. Na verdade, tal discurso no passa de afirmao falaciosa. Nessa linha de raciocnio, temos a lio de Turcato e Soares:
A precarizao das relaes de trabalho por meio da desregulamentao e flexibilizao de direitos esto sendo tratadas como sada para o grave problema do

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

53

desemprego. Anuncia-se que as normas trabalhistas esto ultrapassadas e, por essa razo, merecem ser alteradas. Mas importante destacar, como j foi demonstrado em todo o mundo por diversos estudiosos, no somente da rea trabalhista mas tambm por economistas e pesquisadores sociais, que a proteo do trabalho no culpada pelo desemprego. (TURCATO e SOARES, 2007, p. 17-18)

Complementando o raciocnio a respeito da flexibilizao trabalhista atravs da mnima interveno estatal, Vieira, 2000, p. 67, afirma que: [...] sem uma poltica capaz de ampliar a oferta de empregos, sem a aplicao de recursos no campo social, amplia-se o quadro de flexibilizao de direitos trabalhistas com a diminuio dos encargos sociais ao empregador. Como se pode depreender, a flexibilizao uma forma de se tentar apagar os direitos sociais conquistados pelos trabalhadores conseguidos durante toda a histria do Direito do Trabalho. 2.1 Diferenciaes entre os conceitos: desregulamentao (ou flexibilizao heternoma) flexibilizao e

O conceito de flexibilizao no pacfico entre os doutrinadores do Direito do Trabalho, no havendo uma delimitao definitiva sobre o assunto. A respeito da etimologia da palavra, ensina-nos Silva, 2002, p. 52, que a palavra flexibilizao tem dois sentidos: [...] Um, o etimolgico, que o bsico. O outro, figurado, mudar de curso, de posio etc. De fato, toda vez que flexibiliza, inclusive no Direito, muda-se de situao. Acerca da flexibilidade, Sennett, 1999, p. 53, afirma que:
A palavra flexibilidade entrou na lngua inglesa no sculo XV. Seu sentido derivou originalmente da simples observao de que, embora a rvore que dobrasse ao vento, seus galhos sempre voltavam posio normal. Flexibilidade designa essa capacidade de ceder e recuperar-se da rvore, o teste e a restaurao de sua forma.

O eminente jurista Martins, 2004, p. 25, define o termo flexibilizao como: [...] o conjunto de regras que tem por objetivo instituir mecanismos tendentes a compatibilizar as mudanas de ordem econmica, tecnolgica, poltica ou social existentes na relao entre capital e o trabalho. Para Nascimento, flexibilizao do Direito do Trabalho:
[...] a corrente de pensamento segundo a qual necessidades de natureza econmica justificam a postergao dos direitos dos trabalhadores, como a estabilidade no emprego, as limitaes jornada diria de trabalho, substitudas por um mdulo anual de totalizao da durao do trabalho, a imposio pelo empregador das formas de contratao do trabalho moldadas de acordo com o interesse unilateral da empresa, o afastamento sistemtico do direito adquirido pelo trabalhador e que ficaria ineficaz sempre que a produo econmica o exigisse, enfim, o crescimento do direito potestativo do empregador, concepo que romperia definitivamente com a relao de poder entre os sujeitos do vnculo de emprego, pendendo a balana para o economicamente forte. (NASCIMENTO, 2008, p. 168)

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

54

A desregulamentao, ou flexibilizao heternoma a forma de abolir em parte as conquistas sociais alcanadas pelos trabalhadores. Nesse sentido, o entendimento de Barros, 2007, p. 84: O fenmeno da flexibilizao encarado tambm sob o enfoque da desregulamentao normativa, imposta pelo Estado, a qual consiste em derrogar vantagens de cunho trabalhista, substituindo-as por benefcios inferiores. Sobre a flexibilizao heternoma ou desregulamentao, Uriarte, 2002, p.10-11, entende que:
A flexibilidade heternoma, que boa parte da doutrina europeia qualifica como desregulamentao [...] a flexibilidade imposta unilateralmente pelo Estado, por meio de lei ou decreto que simplesmente derroga um direito ou benefcio trabalhista, diminuindo-o ou substituindo-o por outro menor. [...].

Encerrando o ponto referente conceituao dos termos, faz-se necessrio explanar que a flexibilizao se funda na modificao dos direitos sociais dos trabalhadores, mais especificamente no que se refere s normas de direito individual do trabalho. A desregulamentao, por seu turno, atine ao direito coletivo do trabalho. Para melhor ilustrar as diferenas entre os conceitos aqui estudados, tem-se a lio de Nascimento:
Desregulamentao o vocbulo que deve ser restrito ao direito coletivo do trabalho, e no aplicado, portanto, ao direito individual do trabalho, para o qual existe a palavra flexibilizao. Distinguem-se ambas quanto ao mbito a que se referem, uma vez que se desregulamenta o direito coletivo e flexibiliza-se o individual. Portanto, desregulamentao a poltica legislativa de reduo da interferncia da lei nas relaes coletivas de trabalho, para que se desenvolvam segundo o princpio da liberdade sindical e a ausncia de leis do Estado que dificultem o exerccio dessa liberdade, o que permite maior desenvoltura do movimento sindical e das representaes de trabalhadores, para que, por meio de aes coletivas, possam pleitear novas normas e condies de trabalho em direto entendimento com as representaes empresariais ou com os empregados. (NASCIMENTO, 2008, p. 173)

Definidos os conceitos e demonstradas as diferenas entre ambos, a seguir, demonstram-se as semelhanas entre o contrato de estgio e a relao de emprego celetista. 3. O CONTRATO DE ESTGIO E SUA SEMELHANA COM A RELAO DE EMPREGO CELETISTA Via de regra, a relao de emprego constituda por seus cinco elementos ftico-jurdicos, quais sejam: prestao por pessoa fsica ao tomador; pessoalidade na realizao das atividades laborativas; realizao das atividades de maneira no-eventual; realizao das atividades laborativas sob subordinao ao tomador de servios e prestao dos servios de forma onerosa. No entanto, existem relaes de emprego que muito se assemelham relao empregatcia dos trabalhadores regidos pelo regime celetista, mas, na
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

55

verdade, no se enquadram nesse regime jurdico. a relao de emprego lato sensu, ou seja, em sentido amplo. A respeito das relaes de emprego lato sensu, afirma Delgado, 2009, p. 299, que elas: [...] so mais ou menos prximas da relao empregatcia; todos os trabalhadores lato sensu tangenciam a figura jurdica do empregado. o que ocorre claramente no objeto deste estudo, o estgio. O estgio, desde que observado todos os ditames legais para sua consecuo, nada mais do que uma relao de emprego lato sensu, pois, do contrrio, ficaria caracterizada a relao de emprego prevista na CLT. Dentre as diferentes espcies de relao de trabalho lato sensu existentes1, a relao de estgio, em sua modalidade remunerada, a que mais se aproxima da relao de emprego do regime celetista. Desde que obedecidos os requisitos formais exigidos pela legislao especfica do estgio, no h relao de emprego com o tomador de servios. No entanto, optou o legislador por no tipificar o estagirio como trabalhador regido pela CLT, de acordo com o que dispe o art. 3 da Lei n. 11.788/08, in verbis: Art. 3. O estgio, tanto na hiptese do 1 do art. 2 desta Lei quanto na prevista no 2 do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza [...]. A respeito da relao de emprego lato sensu havida entre estagirio e tomador de servios, Delgado, 2009, p. 300, afirma que:
[...] no obstante o estagirio possa reunir, concretamente, todos os cinco pressupostos da relao empregatcia (caso o estgio seja remunerado), a relao jurdica que o prende ao tomador de servios no , legalmente, considerada empregatcia, em virtude dos objetivos educacionais do pacto institudo.

A seguir, abordam-se as principais caractersticas do contrato de estgio, sua evoluo histrica, bem como as essenciais mudanas decorrentes da revogao da Lei n. 6.494/77 pela Lei n. 11.788/08, que dispe sobre as novas regras na contratao de estagirios a serem seguidas pelos tomadores de servios. 4. ASPECTOS GERAIS DA LEI DE ESTGIO Agora, adentra-se no mrito do estudo, onde se abordar o histrico da legislao do estgio no ordenamento nacional, sua finalidade, os requisitos para que essa especial relao de emprego se perfaa na forma da lei e, por fim, apresentam-se os principais direitos conquistados pelos estudantes-obreiros e as obrigaes a serem seguidas com o advento da Lei n. 11.788/08. 4.1 Breve histrico da legislao do estgio no ordenamento nacional A legislao do estgio de estudantes no Brasil sofreu uma srie de evolues legislativas em sua histria. O termo estgio surgiu de forma singela na
1

Trabalhadores que prestam servios em cooperativas, o trabalhador autnomo, o avulso, o eventual e o trabalho voluntrio.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

56

Lei Orgnica do Ensino Industrial2, que, de acordo com o captulo IX, intitulado DOS ESTGIOS E DAS EXCURSES, em seu artigo 47, estabeleceu:
Art. 47 Consistir o estgio em um perodo de trabalho, realizado por aluno, sob o controle da competente autoridade docente, em estabelecimento industrial. Pargrafo nico. Articular-se- a direo dos estabelecimentos de ensino com os estabelecimentos industriais cujo trabalho se relacione com os seus cursos, para o fim de assegurar aos alunos a possibilidade de realizar estgios, sejam estes ou no obrigatrios. (BRASIL, 1942)

A Lei Orgnica do Ensino Industrial, mesmo que timidamente, determinou como se daria o estgio no mbito da indstria, alm de estabelecer sua finalidade didtico-pedaggica, dando oportunidade ao educando de atrelar o conhecimento terico ao prtico. Um quarto de sculo depois surgiu a Portaria n. 1.002, datada de 29 de setembro de 1967, baixada pelo ento Ministro de Estado dos Negcios do Trabalho e Previdncia Social, Jarbas Passarinho. Naquele ato normativo, institui-se a figura do estgio nas empresas, tanto de nvel superior quanto de escolas tcnicas em nvel colegial, conforme artigo 1 da Portaria. O contrato pactuado entre a instituio de ensino e o educando deveria conter as seguintes clusulas, de acordo com o artigo 2 da Portaria em estudo:
Art. 2 - As empresas podero admitir estagirios em suas dependncias, segundo condies acordadas com as Faculdades ou Escolas Tcnicas, e fixadas em contratos-padro de Bolsa de Complementao Educacional, dos quais obrigatoriamente constaro: a) a durao e o objeto da bolsa que devero coincidir com programas estabelecidos pelas Faculdades ou Escolas Tcnicas; b) o valor da bolsa, oferecida pela empresa; c) a obrigao da empresa de fazer, para os bolsistas, seguro de acidentes pessoais ocorridos no local de estgio; d) o horrio do estgio.

Ademais, o artigo 3 dispunha que o estgio no gerava vnculo empregatcio com a empresa, incumbindo a estas, to-somente, o pagamento da bolsa, durante o perodo do estgio. Esse artigo da Portaria gerou certa polmica poca em que foi criada. Nesse sentido, afirma Nascimento, 2008, p. 487, que [...] muito discutida por aqueles que sustentaram que uma Portaria no teria competncia para criar direitos e obrigaes novos, o que normalmente deveria resultar do texto de uma lei [...].

De acordo com o artigo 1 do Decreto-lei n. 4.073 - de 30 de janeiro de 1942, foram estabelecidas as bases de organizao e de regime do ensino industrial que o ramo de ensino, de grau secundrio, destinado preparao profissional dos trabalhadores da indstria e das atividades artesanais e ainda dos trabalhadores dos transportes, das comunicaes e da pesca.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

57

Por fim, o artigo quinto da Portaria fixou o prazo de durao do contrato de estgio, que no poderia ser superior ao que havia sido pactuado entre as partes.3 Em 11 de maio de 1970, foi criado o Decreto n. 66.546, que instituiu a Coordenao do Projeto Integrao, destinada implementao de programa de estgios prticos para estudantes do sistema de ensino superior de reas prioritrias. As denominadas reas prioritrias foram determinadas no artigo primeiro do supramencionado Decreto e compreendem: engenharia, tecnologia, economia e administrao. Os acadmicos poderiam colocar em prtica seus conhecimentos nos rgos e entidades pblicos e privados, exercendo atividades atinentes sua rea especfica.4 O Decreto tambm determinou a concesso de bolsa aos estagirios, bem como declarou que o estgio no gerava vnculo empregatcio. Em 1971, foi criada a Lei n. 5.692, que fixou as diretrizes e bases para o ensino de 1 e 2 graus. No entanto, essa legislao foi revogada pela Lei n. 9.394, de 20.12.96. No ano seguinte, em 1972, o governo instituiu, em todo o pas, o programa Bolsa de Trabalho, onde os estudantes poderiam exercer atividades nas empresas ou nas entidades pblicas, por meio do Decreto n. 69.927. O Decreto n. 75.778/75 criou as normas referentes ao estgio no servio pblico federal. Somente no ano de 1977 foi definitivamente criada a figura do estagirio, com o advento da Lei n. 6.494, de 07 de dezembro. Essa Lei foi regulamentada pelo Decreto n. 87.497, de 18 de agosto de 1982. O mencionado Decreto conceituou estgio como sendo:
Art. 2. [...] as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participao em situaes reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, sob responsabilidade e coordenao da instituio de ensino.

Cerca de dezessete anos depois da edio da primeira lei de estgio, a Lei n. 6.494/77, foram alterados, com a nova redao dada, os artigos 1, 1 e 2, e 3 pela Lei n. 8.859, de 23 de maro de 1994. Quatorze anos aps a alterao pela supramencionada Lei, surgiu a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 20085, que revogou o estatuto anterior, passando a dispor sobre as novas diretrizes a serem seguidas pelas empresas na contratao de estudantes que frequentam os anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos do ensino mdio, educao especial, profissional e superior.6

4 5

Art. 5 - O estagirio no poder permanecer na empresa, na qualidade de bolsista, por perodo superior quele constante do contrato de Bolsa de Complementao Educacional, por ele firmado com a empresa. Conforme parte final do artigo primeiro do Decreto n. 66.564/70. Deve-se destacar que no houve vacatio legis, entrando a referida lei em vigor na data de sua publicao, por fora do que dispe o art. 21. o que dispe o artigo 1 da supramencionada lei.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

58

4.2 A finalidade da relao de estgio Como foi analisado no captulo anterior, o estgio, quando prestado pelo estudante-obreiro de forma onerosa, a figura que mais se aproxima da relao de emprego celetista. Nesse sentido, ensina-nos Delgado que:
Repita-se que o estagirio traduz-se em um dos tipos de trabalhadores que mais se aproximam da figura jurdica do empregado - sem que a legislao autorize, porm, sua tipificao como tal. De fato, no estgio remunerado, esse trabalhador intelectual rene, no contexto concreto de sua relao com o concedente do estgio, todos os elementos ftico-jurdicos da relao empregatcia (trabalho por pessoa fsica, com pessoalidade, no-eventualidade, onerosidade e sob subordinao ao tomador de servios). No obstante, a ordem jurdica, avaliando e sopesando a causa e objetivos pedaggicos e educacionais inerentes relao de estgio - do ponto de vista do prestador de servios -, nega carter empregatcio ao vnculo formado. Essa negativa legal decorre, certamente, de razes metajurdicas, ou seja, trata-se de artifcio adotado com o objetivo de efetivamente alargar as perspectivas de concesso de estgio no mercado de trabalho. (DELGADO, 2009, p. 301)

O estgio tem por objetivo preparar o estudante-obreiro para a realidade do mercado de trabalho, alm de garantir que este goze plenamente de seus direitos polticos e civis. Sobre a importncia do estgio na formao do estudante-obreiro, Nascimento afirma que:
fundamental o estgio para o desenvolvimento econmico-cultural de um pas, principalmente um pas emergente como o Brasil, que envida todos os esforos possveis para dar um salto de qualidade que tem como ponto de partida a sua preocupao com a educao, voltada esta para a efetiva utilidade profissional, que pressupe no apenas o conhecimento terico, mas o domnio das exigncias que resultam da realidade do exerccio das profisses. (NASCIMENTO, 2008, p. 487)

Desde que o empregador d condies para que o estagirio obtenha experincia prtica em sua rea de formao, a relao de estgio atender sua real finalidade, qual seja, a de preparar o estudante-obreiro para o mercado de trabalho. 4.3 Requisitos formais da relao de estgio Para que se concretize a relao de estgio preciso que certos requisitos estejam presentes. So os requisitos formais e materiais, sem os quais no h que se falar na relao de emprego lato sensu, que o contrato de estgio. Os requisitos formais na lei de estgio so os seguintes: qualificao das partes; formao de termo de compromisso com o estagirio e o tomador de servios; acompanhamento do estagirio por professor ou por supervisor da parte concedente do estgio e, por fim, observncia das regras impostas pela nova lei do estgio.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

59

O primeiro requisito a qualificao das partes celebrantes do contrato de estgio, ou seja, a empresa concedente do estgio, o estudante-obreiro e a instituio de ensino. V-se, portanto, que a relao de estgio ocorre de forma trilateral. A lei determinou como sendo parte concedente as seguintes pessoas, de acordo com a redao do artigo 9:
As pessoas jurdicas de direito privado e os rgos da administrao pblica direta, autrquica e fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como profissionais liberais de nvel superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalizao profissional, podem oferecer estgio [...] (BRASIL, 2008)

Grande avano trazido pela nova lei foi a incluso dos profissionais liberais no rol de pessoas que podem conceder estgio aos estudantes, o que no ocorria na redao revogada de 1977. Sobre a importncia da realizao de estgio com profissionais liberais, agora inclusos no rol do artigo em estudo, Vasconcellos aponta: [...] o estgio com profissionais renomados em suas reas de atuao sempre foi bastante cobiado, por sua importncia para a formao do estudante. [...] (VASCONCELLOS. A nova lei do estgio estudantil. Breve anlise. 2009.) As obrigaes a serem adimplidas pela parte concedente esto previstas nos incisos de I a VII do art. 9.7 Quanto ao estudante-obreiro, aquele que frequenta o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos, de acordo com a redao do art. 1, caput. mister ressaltar que, para que o estgio cumpra sua finalidade didtico-pedaggica, faz-se necessrio que o estudante-trabalhador esteja

Art. 9 [...] I - celebrar termo de compromisso com a instituio de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento; II - ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; III - indicar funcionrio de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez) estagirios simultaneamente; IV - contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso; V - por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; VI - manter disposio da fiscalizao documentos que comprovem a relao de estgio; VII - enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de 6 (seis) meses, relatrio de atividades, com vista obrigatria ao estagirio.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

60

regularmente matriculado em algum dos cursos mencionados no caput do artigo 3 da Lei. 8 A respeito da concesso de estagirios estudantes do ensino mdio e dos anos finais do ensino fundamental, crticas ho de ser feitas. Os estudantes, por fora de disposio constitucional, devero ter pelo menos a idade de 16 anos para que seja celebrado o contrato especial de estgio.9 A contratao desses estudantes como mo-de-obra barata caracteriza a fraude lei. Nesse sentido, Delgado, 2009, p. 308, assegura que:
[...] por outro lado, a insero desse tipo de estudante com formao escolar ainda incipiente e no profissionalizante no ambiente laborativo pode, na prtica, deixar de atender natureza e aos objetivos da prpria Lei do Estgio, no preenchendo os requisitos materiais desse contrato educativo especial.

E complementa:
Portanto, jamais o contrato de estgio pode ser compreendido como mero instrumento de arregimentao de mo-de-obra barata para entidades pblicas e privadas; ele h de corresponder sempre a um ato educativo escolar supervisionado. Esta relao jurdica especial tem de fazer parte do projeto pedaggico do curso, integrando o itinerrio formativo do educando ( 1 do art. 1 da Lei n. 11.788/08); ela se deflagra e se realiza com vistas ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidad e para o trabalho (art. 1, 1 e 2, da Lei n. 11.788/08). (DELGADO, 2009, p. 308-309)

A ltima parte da relao trilateral existente no contrato de estgio a instituio de ensino a qual o estagirio se vincula. A instituio de ensino, na legislao revogada, no passava de um mero interveniente da relao havida entre a concedente do estgio e o estudante-obreiro. Com o advento da nova lei, a instituio de ensino muda de figura, passando a ter grande relevncia.

Art. 3 O estgio, tanto na hiptese do 1 do art. 2 desta Lei quanto na prevista no 2 do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: I - matrcula e frequncia regular do educando em curso de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos e atestados pela instituio de ensino; [...] Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: [...] XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 20, de 1998)
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

61

O estgio um ato educativo escolar supervisionado alm de integrar o itinerrio formativo do educando.10 Essa caracterstica est presente nos dois tipos de estgios elencados na lei, o obrigatrio e o no-obrigatrio. O segundo requisito formal a formao do termo de compromisso, documento pactuado entre o estudante-obreiro e a parte concedente do estgio, nos moldes do que dispe o art. 3, II. Sobre as condies a serem fixadas no termo de compromisso, Delgado relata que:
Neste importante documento sero fixadas as condies de adequao do estgio proposta pedaggica do curso, etapa e modalidade da formao escolar do estudante e ao horrio e calendrio escolar (art. 7, I). Ser incorporado ao termo de compromisso o plano de atividade do estagirio, por meio de aditivos medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante (pargrafo nico do art. 7). (DELGADO, 2009, p. 309)

Todas as entidades que realizarem a contratao de estagirios, de acordo com a nova lei, devero celebrar esse termo de compromisso tripartite, por fora do que dispe o pargrafo nico do art. 8.11 O requisito do acompanhamento do estagirio por professor ou por supervisor da parte concedente do estgio ser comprovado mediante a entrega dos relatrios de atividades do estudante-obreiro, apresentados em prazo no inferior a um semestre e por meno de aprovao final, de acordo com o art. 3, 1, e art. 7, IV, respectivamente. Sobre confuso desse requisito formal com o material, novamente o relato de Delgado afirmando que:
Este elemento, embora se confunda com um dos requisitos materiais do estgio, ganhou contornos tambm formais na matriz da nova lei regulamentadora, em face da necessria designao tanto do professor orientador pela instituio de ensino como de supervisor de estgio pela parte concedente. (DELGADO, 2009, p. 310)

O ltimo dos requisitos formais da relao de estgio a observncia das regras impostas pela Lei do Estgio, que ser analisado no item infra.

10 11

De acordo com a redao do 1 do art. 1. Art. 8 facultado s instituies de ensino celebrar com entes pblicos e privados convnio de concesso de estgio, nos quais se explicitem o processo educativo compreendido nas atividades programadas para seus educandos e as condies de que tratam os arts. 6 a 14 desta Lei. Pargrafo nico. A celebrao de convnio de concesso de estgio entre a instituio de ensino e a parte concedente no dispensa a celebrao do termo de compromisso de que trata o inciso II do caput do art. 3 desta Lei.

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

62

4.4 Requisitos materiais da relao de estgio Os requisitos materiais para a concretizao do estgio esto previstos no artigo primeiro e pargrafos da Lei sob comento.12 Por seu turno, os requisitos materiais do estgio, no entendimento de Delgado, 2009, p. 311:
Estes requisitos visam assegurar, como visto, o efetivo cumprimento dos fins sociais (de natureza educacional, enfatiza-se) do contrato de estgio, ou seja, a realizao pelo estudante de atividades de verdadeira aprendizagem social, profissional, cultural, proporcionadas pela sua participao em situaes concretas de vida e trabalho de seu meio.

O carter didtico-pedaggico norteia essa modalidade de relao de emprego lato sensu. A nova Lei do Estgio possui os mesmos requisitos materiais da legislao anterior revogada, a Lei n. 6.494/77. Foram definidas duas modalidades de estgio na nova lei, o obrigatrio13 e o no-obrigatrio.14 Um dos primeiros requisitos materiais da relao de estgio que esta deve, obviamente, garantir ao estudante-trabalhador condies para que este efetivamente obtenha experincia prtica em sua rea de formao acadmica. Tal determinao decorre da prpria redao dada ao artigo 9, inciso II, da lei sob comento.15 Do contrrio, se no desse condies de experincia prtica ao estagirio, estaria desnaturado o contrato. O segundo requisito se refere compatibilidade das atividades do estagirio com o currculo escolar. Nesse sentido, mais uma vez leciona Delgado, 2009, p. 312, dizendo que: Em segundo plano, que haja real harmonia e compatibilizao entre as funes

12

13

14

15

Art. 1 Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos. 1 O estgio faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando. 2 O estgio visa ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidad e para o trabalho. Que, de acordo com o 1 do art. 2, aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno de diploma. Que, de acordo com o 2 do art. 2 da Lei, aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria. Art. 9 [...] II - ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural;

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

63

exercidas no estgio e a formao educativa e profissional do estudante em sua escola, observado o respectivo currculo escolar. O terceiro requisito material da relao de estgio que esta deva ocorrer com a superviso do tomador de servios do estagirio, com o intuito de transmitir ao estudante obreiro os conhecimentos profissionais de sua rea de atuao. O 116 do artigo 3 e o inciso III do artigo 9 corroboram para esse pensamento.17 Alm da superviso, a lei determinou a elaborao de relatrio das atividades de maneira semestral para a instituio de ensino a qual o estudante-obreiro esteja vinculado, por fora do que dispe o inciso VII do art. 9. Alm do relatrio de atividades desenvolvidas pelo estagirio, a lei determinou que, quando do desligamento deste, seja entregue relatrio das atividades desenvolvidas. o que dispe o inciso V do artigo 9, abaixo transcrito:
V - por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; [...]. (BRASIL, 2008)

Os relatrios de atividades do estagirio tambm devero ser entregues instituio de ensino a que estiver vinculado, se esta o exigir, em lapso temporal no menor que seis meses, por fora do que dispe o art. 7, IV, devidamente assinado pelo supervisor do estgio e pelo respectivo professor orientador, conforme dispe o 1 do art. 3 da Lei. O ltimo requisito material, que, de acordo com Delgado, 2009, p. 312, [...] que o estgio proporcione ao estudante efetiva complementao do ensino e aprendizagem, em consonncia com os currculos, programas e calendrios escolares. Demonstrados os requisitos imprescindveis para a realizao correta desse contrato especial de trabalho, passa-se a apresentar os direitos dos estagirios e as obrigaes da parte concedente previstas na lei sob comento, a seguir. 4.5 Direitos e obrigaes presentes na Lei do Estgio A nova lei inovou em diversos aspectos que a ento revogada Lei n. 6.949, de 07 de dezembro de 1977, no trazia em sua redao. Os direitos dos estagirios trazidos pela nova lei esto disciplinados nos artigos 10 a 14.
16

17

Art. 3 O estgio, tanto na hiptese do 1 do art. 2 desta Lei quanto na prevista no 2 do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: [...] 1 O estgio, como ato educativo escolar supervisionado, dever ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituio de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatrios referidos no inciso IV do caput do art. 7 desta Lei e por meno de aprovao final. Art. 9 [...] III - indicar funcionrio de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez) estagirios simultaneamente;
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

64

O artigo 10 estipulou as regras referentes durao da jornada de trabalho dos estudantes-obreiros. As horas de atividade no estgio sero definidas pelas partes envolvidas na relao de estgio, isto , a instituio de ensino, o estagirio ou seu representante legal e o tomador de servios. O termo de compromisso celebrado entre as partes dever determinar essas condies e ser compatvel com as atividades escolares desenvolvidas pelo estudante-obreiro. Nesse mesmo artigo, estabeleceram-se as seguintes jornadas para os estudantes nos diversos nveis:
Art. 10 [...] I - 4 (quatro) horas dirias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educao de jovens e adultos; II - 6 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio e do ensino mdio regular. [...] (BRASIL, 2008)

Entretanto, excepcionou a lei o limite de jornada nos casos de cursos que alternam teoria e prtica, nos perodos em que no esto programadas aulas presenciais, podendo o estudante-obreiro ter jornada de at 40 (quarenta) horas, desde que assim preveja o projeto pedaggico do curso e da instituio de ensino a qual o estagirio esteja matriculado.18 Novo direito inserido na lei em comento o referente reduo da carga horria do estgio metade, quando o estudante estiver realizando avaliaes junto instituio de ensino a qual frequenta, com o fito de garantir o bom desempenho do aluno, em conformidade com o estipulado entre as partes no termo de compromisso (conforme 2 do art. 10). Ou seja, na semana em que o estudante estiver realizando suas avaliaes, ter a oportunidade de revisar seus estudos e obter melhor desempenho nos exames que far. No caso de estudantes do ensino fundamental, na modalidade de educao especial e de jovens e adultos, a jornada ser reduzida a duas horas dirias. Sendo estudante de ensino superior, educao profissional de nvel mdio e do ensino mdio regular, a jornada diria ser reduzida a trs horas dirias. Quanto durao da relao de estgio, o legislador optou por determinar a durao mxima de dois anos. No entanto, tal prazo poder ser prolongado, em se tratando de estudante portador de deficincia, tudo conforme dispe o art. 11.19 A respeito do artigo em comento, a crtica de Vergueiro:
[...] merece crtica o artigo 11 da Lei, porque limita a dois anos o prazo mximo de durao do estgio na mesma entidade ou parte concedente, abrindo-se uma exceo para prazo superior quando o estagirio for portador de alguma deficincia.

18 19

De acordo com o que dispe o 1 do art. 10. Art. 11. A durao do estgio, na mesma parte concedente, no poder exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

65

[...] Nesse particular, o governo foi de uma infelicidade mpar porque a prorrogao do contrato de estgio deveria ficar submetida ao princpio da autonomia das partes e no vontade da lei. (VERGUEIRO, 2008, p. 41)

Outra mudana de grande relevncia trazida pela lei foi a obrigatoriedade de concesso de bolsa ou outra contraprestao ao estudante-obreiro20 que realizar o estgio em sua modalidade remunerada, bem como lhe fornecer o auxliotransporte para sua locomoo, quando se estiver tratando de estgio noobrigatrio.21 Por sua vez, o art. 13 determina:
Art. 13. assegurado ao estagirio, sempre que o estgio tenha durao igual ou superior a 1 (um) ano, perodo de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares. 1 O recesso de que trata este artigo dever ser remunerado quando o estagirio receber bolsa ou outra forma de contraprestao. 2 Os dias de recesso previstos neste artigo sero concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estgio ter durao inferior a 1 (um) ano. (BRASIL, 2008)

A partir da vigncia da nova Lei de Estgio, os estagirios passaram a usufruir de recesso (e no de frias, que somente so gozadas por empregados celetistas), que ser gozado, preferencialmente, no perodo em que as atividades estudantis estiverem em recesso. poca da concesso do recesso, o estagirio dever receber sua remunerao ou outra forma de contraprestao, de acordo com o 1 do artigo em estudo. Caso o estagirio no tenha completado o perodo de um ano no estgio, o recesso ser-lhe- concedido de forma proporcional. Ainda, determina o artigo 14 que ser aplicada ao estagirio a legislao relacionada sade e segurana do trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da parte concedente do estgio. Adentrando agora as obrigaes determinadas em lei que devem ser observadas pelos tomadores de servios, fazem-se os seguintes apontamentos. Para que no se verificasse uma contratao desmedida de estagirios pelas empresas concedentes, o legislador delimitou a quantidade de estagirios que poderiam ser contratados, de acordo com o aporte da empresa. A proporo de estagirios numa empresa est disposta nos incisos de nmero I a IV do art. 17. Se a empresa tiver de um a cinco empregados, poder ter um estagirio (inciso I); se de seis a dez empregados, at dois (inciso II); se de 11 a 25 empregados, at cinco estagirios (inciso III) e, por fim, se a empresa tiver mais de 25 empregados, at o percentual de 20 estagirios.
20 21

De acordo com a redao do art. 12. A lei definiu no 2 do art. 2 o estgio no-obrigatrio como aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

66

O legislador no deixou de tutelar os portadores de necessidades especiais. A partir da vigncia da nova lei, as empresas devem garantir aos portadores de deficincia o percentual de dez por cento das vagas ofertadas, conforme o 5 do artigo 17. Indubitavelmente, a nova legislao do estgio trouxe grandes inovaes que inexistiam com a anterior lei revogada, vindo a ampliar a gama de direitos que amparam o estudante-obreiro nos novos contratos de estgio que so celebrados sob o plio da nova lei. 5. ANLISE DA LEI DO ESTGIO SOB A PERSPECTIVA DA FLEXIBILIZAO TRABALHISTA Delimitadas as principais caractersticas da nova Lei de Estgio de estudantes, analisar-se- a lei sob a perspectiva da flexibilizao trabalhista. Analisando a nova Lei do Estgio sob esse ponto de vista, quando no for devidamente cumprida pelos tomadores de servio, desvirtuando sua real finalidade didtico-pedaggica de preparar o estudante-obreiro para o mercado de trabalho, culminar no rompimento dessa especial relao jurdica de emprego. Por esse motivo, quando pessoas jurdicas de direito privado ou pblico, bem como os profissionais liberais contratarem estagirios sem observarem os ditames legais, a face flexibilizadora da norma tomar forma e uma srie de prejuzos para os trabalhadores regidos pela CLT mostrar-se-o evidentes. Um desses prejuzos a supresso dos postos de trabalho formais com a contratao de estagirios, que no passam de mo-de-obra barata e que exercem as mesmas atividades que um obreiro regido pela CLT, com a vantagem de no se ter de pagar os pesados encargos sociais a aqueles. A consequncia lgica para a supresso dos postos formais de trabalho o aumento desenfreado do desemprego. Acerca dessa consequncia, Souto Maior, 2000, p. 25, explica que:
Uma generalizao dos contratos de estgio se faz em detrimento do todo social, pois diminui sensivelmente o mercado de trabalho para os pais de famlia que dependem de emprego para promoverem a sobrevivncia sua e de seus familiares e segundo porque gera um desequilbrio de todo o custo e poltica de proteo social, que tem como base de incidncia principal a formao da relao de emprego.

Outra consequncia a diminuio das contribuies sociais ao INSS e prejuzo para a Previdncia Social num todo. Como a Previdncia norteada pelo princpio da universalidade de participao dos contribuintes, de acordo com o que dispe o inciso I do artigo 2 da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 199122, a reduo das contribuies sociais culminar na defasagem da concesso de benefcios aos segurados. Complementando as ideias apresentadas, Martins assevera que:

22

Art. 2 A Previdncia Social rege-se pelos seguintes princpios e objetivos: I - universalidade de participao nos planos previdencirios; [...]

Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

67

Em decorrncia disso, graves consequncias vm sendo geradas para a sociedade como um todo. Uma delas o desemprego, que no se dissolve, e isso se d tambm pela troca que empresas vm fazendo de empregados efetivos por estagirios. Desse fenmeno erguem-se outros, como o empobrecimento da populao - com as pessoas sujeitando-se a ganhar menos - e o aumento do dficit da Previdncia Social, pois no h recolhimento de INSS para estagirios. (MARTINS. O contrato de estgio como mecanismo de fraude legislao trabalhista. Porto Alegre, abril de 2005. Disponvel em: <http://www.eduardomartins.adv.br/>. Acesso em: 23 dez. 2009.)

Seguindo com as consequncias, o desemprego causado pela supresso dos postos de trabalho formais gera tambm a violncia e a criminalidade. No obstante terem sido enumeradas as consequncias decorrentes da fraude ao contrato de estgio, em ocorrendo essa situao, dever o estudanteobreiro se socorrer ao Poder Judicirio para ter garantidos os seus direitos sociais. A nica situao em que ser gerado o vnculo de emprego entre as partes na relao de estgio dar-se- quando o tomador de servios vier a desviar a sua finalidade, fraudando-o.23 guisa desse entendimento, Delgado, 2009, p. 313, afirma que:
No percebida, concretamente, essa funo educativa e formadora do estgio, desenquadra-se o vnculo praticado do modelo excetivo previsto na Lei n. 6.494/77 e, posteriormente, Lei n. 11.788/08, despontando a figura genrica da relao de emprego.

Dessa maneira, para que as fraudes possam ser evitadas e consequentemente no venham a causar males maiores sociedade, como o aumento do desemprego e das desigualdades sociais, preciso que o aparato estatal seja rgido na fiscalizao dos tomadores de servio, aplicando as competentes multas queles que vierem a descumprir a legislao e fraudarem os direitos sociais dos obreiros. CONCLUSO O Direito do Trabalho passa por uma srie de transformaes incessantemente. O resultado dessas transformaes visvel na sociedade, com o aumento desenfreado do desemprego e das desigualdades sociais. Com o discurso de que conseguiro acabar com o desemprego, os legisladores neoliberais, desde os idos de 1960, criam leis de cunho flexibilizatrio com a desculpa de que a legislao trabalhista demasiado protecionista e defasada e que o Estado deve se adaptar s leis de mercado para inserir o pas no mundo globalizado. A flexibilizao nada mais que um engodo jurdico de sabor amargo que
23

A prpria Lei n. 11.788 determina, em seu artigo 15, que a manuteno de estagirios em desconformidade com esta Lei caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria, alm de ficar impedida de receber estagirios por um perodo de dois anos, contados da data da deciso definitiva do processo administrativo correspondente, conforme 1 do mesmo artigo.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

68

visa retirar as conquistas sociais dos trabalhadores e jogar no lixo o processo histrico de luta pelos direitos trabalhistas. A despeito de um vasto rol de legislaes no Brasil de cunho flexibilizatrio, estas ainda no foram suficientes para acabar com os direitos sociais que amparam a grande massa de trabalhadores, sejam eles urbanos ou rurais. Diante de tais consideraes, constata-se que a lei nova do estgio, n. 11.788/08, quando violada pelo tomador de servios, mais uma que flexibiliza os direitos sociais dos trabalhadores. A Lei n. 11.788/08 trouxe em sua redao uma srie de direitos e obrigaes s partes que celebram esse especial contrato de trabalho, o de estgio. Nobre a iniciativa do Poder Legislativo em reformar a antiga legislao do estgio diante das constantes fraudes e violaes de direitos dessa classe de trabalhadores em sentido amplo. O estgio no obrigatrio a modalidade que mais se aproxima da relao empregatcia clssica. No entanto, optou o legislador por no garantir ao estudanteobreiro o vnculo de emprego nesse especial contrato de trabalho por questes que vo alm da interpretao jurisprudencial, isto , questes metajurdicas e at mesmo em virtude da natureza do contrato, que no exige do estudante-obreiro as mesmas obrigaes que um contrato regido pela CLT exigiria. O estgio para o estudante uma forma de colocar em prtica os conhecimentos tericos adquiridos atravs da prxis, o que ajuda a complementar a vida acadmica atravs do trabalho na rea de atuao. Infelizmente, a Lei do Estgio demonstra sua face flexibilizadora, quando a parte concedente celebra a contratao de estagirios sem a observncia dos requisitos do art. 3. Ao fraudar a lei, estar a parte concedente desvirtuando real finalidade didtico-pedaggica, que a de preparar o estudante-obreiro para o mercado de trabalho e para a vida cidad. Dessa maneira, quando constatada a fraude, seja pelo prprio estagirio, seja pela instituio de ensino ou pela atuao estatal de fiscalizao pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, deve-se punir com o rigor da legislao aqueles que descumprirem a lei, impedindo o tomador de servios de contratar estagirios e aplicando multas administrativas. A prpria lei criou uma srie de mecanismos que visam frear essas fraudes, como, por exemplo: a delimitao da contratao de estagirios pelo porte da empresa e a necessidade de o estudante-obreiro ter suas atividades assistidas por um supervisor, tanto da parte concedente quanto pela instituio de ensino. Restando caracterizada a fraude ao contrato de estgio pela parte concedente, resta ao estudante se socorrer s portas do Poder Judicirio, pleiteando a caracterizao do vnculo empregatcio e os direitos inerentes ao contrato de trabalho regido pela CLT. Contratar estagirios s com o fito de fraudar a legislao precarizar as relaes de emprego e retirar dos trabalhadores os postos formais de trabalho, contribuindo para o aumento do desemprego, da violncia e das desigualdades, alm de alijar os obreiros de seus direitos sociais consagrados na Carta Federal e na Consolidao das Leis do Trabalho. Para que as conquistas sociais dos trabalhadores no sejam sobrepujadas pelas legislaes de cunho flexibilizatrio preciso que haja uma conscientizao dos operadores do direito, sejam eles legisladores, magistrados, promotores,
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

69

advogados e estudantes de que deva existir um parmetro na criao dessas normas. A presso junto ao Poder Legislativo e a fiscalizao do processo legislativo seriam alternativas e meios de frear a criao desmedida de novas leis nesse sentido. No se pode olvidar de que a sociedade est em constante mutao e as relaes contratuais de trabalho tambm se modificam ao longo dos anos. O legislador dever criar leis que se adequem a essa realidade social mutante sem, no entanto, vir a retirar dos obreiros os direitos consagrados na legislao trabalhista e na Constituio Federal. Retirar os direitos sociais o mesmo que arrancar a dignidade dos trabalhadores, que se amparam na legislao para ter garantido um mnimo de direitos. Por fora do princpio da no alterao em prejuzo do trabalhador, a flexibilizao dever existir para melhorar e no para piorar as condies sociais da classe operria. O discurso neoliberal e a flexibilizao das normas trabalhistas no podem servir de ferramenta para semear desigualdades e acabar com os direitos sociais da grande massa de trabalhadores. ABSTRACT The present article aims to anylise the Law 11.788/08 in which established the new rules on the recruitment of trainees over the perspective of the flexibility of labor law. The methods employed were bibliographic and legislative branches. The purpose of the anylisis is to explain the phenomenon of flexibility, its reflexes and implications in the work world and the reasons why laws of this intente are created. The trainee connection in its non-compulsory modality is the one that most resembles the employment relation, but it was not considered so by the legislator. This study presents the legislative evolution of the probationary period law in Brazils national legal systems. The new law of the probationary period brought a series of rights and obligations to the integrated parts of this special work relation that issues the finalty of preparing the student to the work market and citizen life. To perform this relation there are formal and material requirements to be fulfilled. These, when not observed by the granting part, will culminate in the flexibility of the norm and in a series of evident damages to the workers conducted by the labour laws (CLT), therefore succeeding in fraud to its use. Keywords: Flexibility. Lato sensu employment relation. Period of probation. Fraud. REFERNCIAS - BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 5. ed. So Paulo: LTr, 2009. 1392 p. - BRASIL. Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispe sobre o estgio de estudantes; altera a redao do art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943, e a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis ns. 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de maro de 1994, o pargrafo nico do art. 82 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6 da Medida Provisria n. 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. Dirio Oficial, Braslia, 26 de set. de 2008. p. 3.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

70

- BRASIL. Decreto 66.546 de 19 de maio de 1970. Institui a coordenao do projeto integrao, destinada implementao de programa de estgios prticos para estudantes do sistema de ensino superior de reas prioritrias, e d outras providncias. Dirio Oficial, Braslia, 11 de maio de 1970. p. 3391. - BRASIL. Decreto 87.497 de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei n. 6.494, de 07.12.1977, que dispe sobre o estgio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2 grau regular e supletivo, nos limites que especifica, e d outras providncias. Dirio Oficial, Braslia, 18 de ago. de 1982. p. 15412. - BRASIL. Decreto-lei 4.073 de 30 de janeiro de 1942. Lei orgnica do ensino industrial. Dirio Oficial, Braslia, 30 de jan. de 1942. - COUTINHO, Aldacy Rachid. Direito do trabalho de emergncia. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Curitiba, n. 30, p. 101-120. - DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2009. 1344 p. - GONALVES, Antnio Fabrcio de Matos. Flexibilizao trabalhista. Belo Horizonte: Mandamentos, 2007. 291 p. - MARTINS, Srgio Pinto. Direito do trabalho. 25. ed. So Paulo: Atlas, 2009. 876 p. - MORAES, Renata Nbrega Figueiredo. Flexibilidade da CLT na perspectiva dos limites da negociao coletiva. Curitiba: Juru, 2007. 151 p. - MORATO, Joo Marcos Castilho. Globalismo e flexibilizao trabalhista. Belo Horizonte: Indita, 2003. 208 p. - NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho: histria e teoria geral do direito do trabalho: relaes individuais e coletivas. 23. ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2008. 1312 p. - OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Declnio do emprego. Relaes de trabalho: diagnstico e prognstico. Revista do Direito do Trabalho, ano 3, n. 1, jan. 1997. - PASTORE, Jos. A agonia do emprego. So Paulo: LTr, 1997. 190 p. - ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. Flexibilizao, jornada de trabalho e precarizao do emprego. T&P, n. 7, dez. de 1995. - ROSSI, Clvis. Voltaram as falcias. Jornal Folha de S. Paulo. So Paulo, 17 de fev. 1996. p. 02. - SILVA, Antnio lvares da. Flexibilizao das relaes de trabalho. So Paulo: LTr, 2002. 190 p. - SENNETT, Richard. A corroso do carter. So Paulo: Record, 1999. 204 p. - URIARTE, Oscar Ermida. A flexibilidade. So Paulo: LTr, 2002. 64 p. - THUROW, Lester C. O futuro do capitalismo: como as foras econmicas de hoje moldam o mundo de amanh. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. 456p. - TURCATO, Sandra; RODRIGUES, Rosualdo. Estgio: aprendizado ou subemprego? Revista ANAMATRA, Ano XVIII, n. 54, p. 38-48, 1 sem. de 2008. - VASCONCELLOS, Armando Cruz. A nova lei do estgio estudantil. Breve anlise. Teresina: Jus Navigandi, ano 13, n. 2044, 04 fev. 2009. Disponvel em: <http:// jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12288>. Acesso em: 20 dez. 2009. - VERGUEIRO, Jos Carlos Mota. Nova lei do estgio e os escritrios de advocacia. Viso Jurdica, So Paulo: Ed. Escala, n. 32, p. 38-48. - VIEIRA, Maria Margareth Garcia. A globalizao e as relaes de trabalho. Curitiba: Juru, 2001. 137 p.
Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.47-70, jan./jun.2010

Das könnte Ihnen auch gefallen