Sie sind auf Seite 1von 84

Danielle Guglieri Lima

Bases da comunicao empresarial. Da lingustica gramtica.


2009

Agradeo, A Deus, por mais esta realizao; minha famlia, minha fonte de energia; Dedico,

A todos os colegas de trabalho; Aos que j foram meus alunos; e, A Joo Fernandes Lima, in memoriam.

Sumrio
Apresentao 1.0 Fundamentos da lingustica 1.1 Linguagem, pensamento e cultura 1.2 Os nveis de linguagem 1.3 A interao verbal 1.4 Os elementos de comunicao 1.5 As funes da linguagem 1.5.1 Funes sociais da linguagem 1.5.2 A efetividade da comunicao 2.0 Tipos de leituras 2.1 Leitura informativa seletiva 2.2 Leitura informativa crtica 2.3 Leitura interpretativa 2.4 Nveis de leitura 2.5 Estratgias de compreenso do texto 3.0 Tipos de texto 3.1 Narrao 3.2 Descrio 3.3 Dissertao expositiva 3.4 Dissertao argumentativa 3.5 Redao cientfica 3.5.1 Citaes 3.5.2 Referncias bibliogrficas 3.5.3 Tcnicas de organizao da escrita cientfica 3.6 Textos oficiais 3.6.1 Ofcio 3.6.2 Memorando 3.6.3 Carta 3.6.4 Requerimento/Solicitao 4.0 Uso da internet e a contribuio do e-mail 4.1 Estrutura do e-mail 4.2 Tcnicas de construo 5.0 Noes de Fonologia e fontica 5.1 Ortografia 5.2 Acentuao 3

6.0 As classes gramaticais 6.1 Substantivo 6.2 Artigo 6.3 Adjetivo 6.4 Verbo 6.5 Advrbio 6.6 Pronome 6.7 Numeral 6.8 Preposio 6.9 Conjuno 6.10 Interjeio 7.0 Frase, orao e perodo 7.1 O perodo simples 7.1.1 Termos essenciais da orao: sujeito 7.1.2 Termos essenciais da orao: predicado 7.1.3 Termos integrantes 7.1.4 Termos acessrios 7.2 O perodo composto por coordenao 7.3 O perodo composto por subordinao 8.0 Noes de regncia e concordncia 8.1 Regncia 8.2 Concordncia 9.0 Alguns problemas com a norma culta Concluso

Apresentao

Introduo
Saber se comunicar, muitas vezes acarreta problemas para as pessoas, por acharem que a comunicao eficiente algo longnquo. Isto um erro, pois a boa comunicao, tanto na oralidade quanto na escrita , ou deveria ser, acessvel a todas as pessoas com boa vontade e orientao lingustica adequada, visto que todos ns falamos, ouvimos, lemos e escrevemos durante toda a vida a Lngua Portuguesa. Este livro o resultado de anos de observao em sala de aula e de pesquisas acadmicas e se constitui de duas partes: a primeira, que explora os conceitos lingusticos mais atuais, relativos linguagem no sentido mais amplo da palavra; a segunda, que tratar dos conceitos de linguagem enquanto estrutura, ou seja, busca revisar os conceitos gramaticais necessrios para que se atinja uma eficaz postura comunicativa. Tais contedos so trabalhados desta maneira devido ao fato de que todo o falante nativo de uma lngua j conhece a sua estrutura, precisa apenas adequ-la s diversas possibilidades lingusticas aos objetivos que cada modalidade (falada/escrita) de linguagem dispe. fato de que o sentido e a estrutura de qualquer lngua andam juntos, bem como a interao entre os participantes de um evento comunicativo, seja este de qualquer natureza lingustica verbal ou no verbal. Esta obra recomendada a pessoas que queiram saber mais sobre novos conceitos de linguagem, e serve como material de apoio para o aprendizado do portugus instrumental, principalmente para os estudantes do curso de Administrao de Empresas e reas afins, pois um manual de fcil e consulta quanto aos aspectos mais diversos da lngua.

1.0

Fundamentos da lingustica
A lingustica uma cincia pluridisciplinar que estuda as manifestaes da

linguagem, e aqui, neste livro, o foco ser um de seus ramos: a lingustica textual, ou seja, o estudo da linguagem por meio de textos ou eventos comunicativos. A lingustica textual teve seus estudos, nos moldes mais atuais, iniciados, especialmente na Alemanha, na dcada de 60 por um linguista chamado Weinrich (1966)1. Se a lingustica estuda a linguagem, a lingustica textual estuda a linguagem proferida por meio de textos, sejam orais ou escritos, o que desencadeia uma outra questo, pois afinal, o que um texto? Segundo Fvero & Koch (2002)2:
(...) o texto, em sentido lato, designa toda e qualquer manifestao da capacidade textual do ser humano, (que se trate de um poema, quer de uma msica, uma pintura, uma escultura, etc.) isto qualquer tipo de comunicao realizada por meio de signos.

Um signo, pois, dividido em duas partes: o significante e o significado. Se tomarmos como exemplo o signo lingustico /CASA/, conseguimos entender que a imagem mental de que temos ideia, com relao a este signo, pode ser a de uma casa de qualquer tipo: grande, pequena, com piscina, branca ou azul, dentre outras tantas caractersticas mensurveis.

O signo /CASA/ pode possuir como significante as letras C A S A e como significado encontrado no dicionrio (Holanda 1994/1995): S.f.(2) morada, vivenda, moradia, residncia, habitao3. Retomando as ideias temos:
1 2

WEINRICH, H; HEILDELBERG, Verlag Lambert Scneider. Linguistik der Lge, 1966. FVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Villaa. Lingustica textual: uma introduo. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2002. 3 Significado de acordo com Aurlio Buarque de Holanda, 1994/1995.

O significante, que a palavra em si, a sua forma e estrutura. O significado o que identificamos por esta palavra, o sentido que vem cabea, ou a imagem mental, dada por toda uma sociedade. Um exerccio simples pensarmos em algumas palavras tais como: peixe, carro, anel, blusa, ou qualquer outra que conheamos, pois ter uma parte estrutural e outra um sentido. Portanto os textos podem ser reconhecidos por signos verbais (falados ou escritos) ou no-verbais (cores, imagens, expresses faciais e corporais), assim como podem tambm ser constitudos apenas por palavras, dotadas de um todo comunicativo, por exemplo: a) Socorro! (que nos remete a ideia de que algum necessita de ajuda) b) Fogo! (que nos remete a ideia de que h um incndio prximo) Textos tambm podem ser expressos por uma frase coerente: a) Raphael foi ao parque. b) O presidente afirmou que aumentar as vagas para curso superior em todas as universidades federais e estaduais. Diferentemente do que poderia acontecer em um emaranhado de palavras, o qual no constitui um texto, por no ter significao nenhuma, conforme em: a) Parque foi Raphael ao. b) Afirmou vagas que aumentar para o presidente superior curso estaduais e federais universidades. Muitas vezes, um texto pode comunicar algo breve ou algo mais elaborado e, dentre tantas possibilidades no-verbais, como, por exemplo, figuras, cores, texturas e sons, podemos verificar os seguintes textos, conforme em:

a)

Expresso indicativa de um pedido de silncio, a qual pode ser vista frequentemente em hospitais e casas de repouso.

b)
positiva.

Imagem indicativa de que uma pessoa beija outra e recebida de forma

c)

Placa de trnsito que indica liberdade/permisso para estacionar.

d)

Indicao de material reciclvel ou local prprio para a reciclagem

Para Fvero (2002)4, as diferentes textualidades de um texto derivam da competncia especfica, que todo o falante de uma lngua possui, chamada de competncia textual, a qual constitui a capacidade que o falante tem em entender, parafrasear, resumir, atribuir ttulos e distinguir textos, quanto a sua tipologia. Para que seja eficaz o entendimento do que vem a ser a competncia textual preciso que sejam lidos os textos a seguir: a)
A raposa e as uvas5 Esopo Uma Raposa, morta de fome, viu ao passar, penduradas nas grades de uma viosa videira, alguns cachos de uvas negras e maduras. Ela ento usou de todos os seus dotes e artifcios para peg-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vo, e nada conseguiu. Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio desapontada disse: Olhando com mais ateno, percebo agora que as uvas esto todas estragadas, e no maduras como eu imaginei a princpio. Moral da Histria: ao no reconhecer e aceitar as prprias limitaes, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

FVERO. Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 9 ed. So Paulo: tica, 2002. Disponvel em: http://sitededicas.uol.com.br/fabula30a.htm

b)

A raposa e as uvas6 Millr Fernandes

De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipcio a perder de vista. Olhou e viu alm de tudo, altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, no conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo que tinha, no conseguiu nem roar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva: "Ah, tambm, no tem importncia. Esto muito verdes". E foi descendo, com cuidado, quando viu sua frente uma pedra enorme. Com esforo empurrou a pedra at o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes! MORAL: A frustrao uma forma de julgamento to boa quanto qualquer outra.

De acordo com os estudos relativos competncia textual fica claro que o texto best se remetendo ao texto a, primeiramente porque mais atual e depois, porque possui caractersticas muito prximas quele, alm de carregar a interpretao do autor Millr Fernandes, que insere inmeras ideias novas fbula original de Esopo, fazendo desta, uma pardia. Uma pardia uma parfrase, ou seja, uma entendimento do geral, explicado com as palavras do falante ou mesmo, recontada por este, sem que nenhum dos elementos sejam retirados do texto, com um tom de ironia, sarcasmo ou qualquer indicao provocativa de riso. As inseres de Millr somente nos fazem sentido porque j temos o conhecimento de mundo necessrio, indicado para entender tal texto.

1.1. Linguagem, pensamento e cultura


O conhecimento de um indivduo a realidade do seu saber histrico, tudo o que o constitui. Tal conhecimento est calcado em suas experincias individuais e coletivas, bem como nas manifestaes de sua linguagem, as quais refletem a maneira de entender, individual e socialmente, o mundo do qual ele parte integrante. (LIMA, 20087.)

Segundo Ferreira (2004) 8, a partir do momento em que o homem percebeu sua linguagem, como produto das relaes essenciais de seu trabalho socializado, passou a exercer ativamente o poder espiritual e material que a construo da conscincia lhe permitira.
6
7

Revista Veja, n 187, de 05/04/1972.

LIMA, Danielle Guglieri. Oralidade e Regionalismo em Joo Simes Lopes Neto. Porto Alegre: Alcance/Tch, 2008. 8 FERREIRA, Luiz Antnio. Oralidade e escrita: um dilogo pelo tempo. So Paulo: Efuso, 2004.

10

Ao tornar a linguagem articulada, o homem atingiu a capacidade de falar e, com isso, passou a criar formas diversificadas, condizentes com o que era preciso para cada momento do dia a dia, e passou a se expressar em todos os locais por onde passava. Inicialmente o homem falou, depois documentou esta fala com a escrita. Por isso que a fala tem um tom mais natural do que a escrita, visto que esta o produto do processo daquela. Ferreira (id), ao citar Rocco (1989, p. 26), lembra que, ainda hoje, h por volta de trs mil lnguas faladas e pouco mais de cem dessas lnguas possuem registro escrito. Logo, o nmero superior na existncia de lnguas grafas em relao s lnguas escritas revela
(...) a importncia da oralidade no desenvolvimento das comunidades lingusticas, tambm evidencia a importncia da escrita como portadora de um poder sociocultural, capaz de alterar a feio do mundo, ainda que o nmero de lnguas escritas seja percentualmente muito baixo face quantidade das lnguas grafas. Muitos se comunicam apenas pela fala, o que no os faz piores ou melhores do que os que tm na lngua a possibilidade de documentao, oferecida pela escrita. A oralidade importante e a escrita tambm, em uma relao de igualdade total. No se tem notcias de povos que somente se comunicam escrevendo, pois a escrita a materializao das ideias, proferidas pela fala.

1.2 Os nveis de linguagem


Sabemos que, por meio da lngua falada, primeiro nvel da linguagem, o mundo se atualiza pelo fato de cada comunidade fazer uso da sua capacidade de comunicar-se, primeiramente pela fala, e algumas comunidades apenas por ela, conforme sua organizao social e de acordo com o modo como vista sua realidade. A fala a lngua natural e primeira do ser e, na viso de Bronkcart (2003) 9:
(...) toda a lngua natural apresenta-se como estando baseada em um cdigo ou em um sistema, composto de regras fonolgicas, lexicais e sintticas relativamente estveis, que possibilitam a intercompreenso no seio de uma comunidade verbal.

E, de acordo ainda com o mesmo autor,

BORNCKART, Jean-Paulo. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismosciodiscursivo. EDUC: So Paulo, 2003.

11

(...) uma lngua natural s pode ser aprendida atravs das produes verbais efetivas que assumem aspectos muito diversos, principalmente por serem articuladas a situaes de comunicao muito diferentes.

O homem aprendiz das experincias sociais e comunicativas, por que passa ao longo de sua vida; tais experincias o constituem, enquanto ser social e, por isso, refletem na forma como est organizada a sua comunicao, tanto na fala como na escrita, segundo o nvel de linguagem. A escrita surgiu para documentar o que fora relatado pela fala e por isso possui uma estrutura um pouco mais fixa, mas da mesma forma, apresenta diferentes graus de utilizao. Para que as duas ideias sejam entendidas de forma mais eficaz preciso estar ciente das peculiaridades existentes entre fala e escrita e, para que fique definitivamente claro que fala e escrita possuem muito mais semelhanas do que diferenas, pois so duas partes distintas de uma determinada lngua, examinaremos, a seguir, um quadro construdo por Fvero, Andrade e Aquino (1999) 10.
Fala -Interao face a face. -Planejamento simultneo ou quase simultneo produo. -Criao coletiva: administrada passo-apasso. -Impossibilidade de apagamento. -Sem condies de consulta a outros textos. Escrita -Interao a distancia (espao-temporal). -Planejamento anterior produo. -Criao individual. -Possibilidade de reviso. -Livre consulta. promovida apenas pelo

-A reformulao pode ser promovida tanto -A reformulao pelo falante como pelo interlocutor. escritor. -Acesso imediato s reaes do interlocutor. -O falante pode processar o texto, redirecionando-o a partir das reaes do interlocutor. -O texto mostra todo o seu processo de criao.

-Sem possibilidade de acesso imediato. -O escritor pode processar o texto a partir das possveis reaes do leitor. -O texto tende a esconder o processo de criao, mostrando apenas o resultado.

Figura 1: Fala e Escrita. Fonte: Fvero, Andrade e Aquino (1999, p.74).

Para a comparao entre as possibilidades, veremos que um dilogo construdo pode representar um dilogo verdico, conforme o criado a seguir. Tal dilogo est baseado nos princpios do quadro estudado, em que a fala est prxima a um processo e a escrita, a um produto, ou seja, a fala pode ser transformada e remodelada a qualquer momento, enquanto a escrita, no.
10

FVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de lngua materna. 3 ed. Cortez: So Paulo, 1999.

12

L1 Quando Antnio nasceu tive de deixar meu emprego, j que o menino nasceu com problemas respiratrios e precisava de muita ateno, sabe? L2 Sei, sei... Mas o que voc fazia antes dele nascer? L1 Eu era enfermeira, veja o que o destino das pessoas... Eu trabalhava em um hospital prximo de casa, atendendo no berrio neonatal. L2 uhn... L1 Era um trabalho maravilhoso, me sentia muito vontade com as crianas. Ento, quando Antnio nasceu, tive de deix-las para cuidar do meu prprio filho, sabe... mas hoje voltei ao meu ritmo e o Toninho j um homem feito. Este trecho de fala no se trata de um discurso rebuscado, polido, mas de um discurso mais distenso no qual o tpico discursivo, ou seja, o assunto, sobre o que se fala o nascimento de Antnio, tratado, no final do texto por sua me, L1, por Toninho. No caso de transformarmos esta fala em um texto escrito e com discurso indireto, teramos algo prximo a: A primeira locutora disse que quando seu filho Antnio nasceu tive de deixar meu emprego, pois o menino apresentou problemas respiratrios e precisou de muita ateno. Neste momento foi questionada sobre qual sua ocupao na referida ocasio. A locutora disse ser enfermeira e, que por ironia do destino, trabalhava em um hospital prximo de casa, no berrio neonatal. Disse ser um trabalho maravilhoso e que a fazia sentir-se vontade. Explicou que aps o parto deixou os seus pacientes para cuidar do seu prprio filho; finalizou que hoje voltou ao seu ritmo, pois Toninho j um homem feito. E se quisssemos apenas manter o discurso direto, mas na forma escrita, algumas mudanas teriam de ser feitas, e uma das possibilidades para tal seria: L1 Quando Antnio nasceu tive de deixar meu emprego, visto que ele teve problemas respiratrios e precisava de muita ateno. L2 Sei, mas o que voc fazia antes de ele nascer? L1 Eu era enfermeira, e trabalhava em um hospital prximo de casa, no berrio neonatal. L2 Sim. L1 Era um trabalho maravilhoso, pois me sentia muito vontade com as crianas, as quais tive de deixar, para dedicar-me apenas ao meu filho. No entanto, hoje voltei ao meu ritmo, pois o Toninho j um homem feito.

13

H muitas semelhanas nas mensagens dos trs textos, pois tudo o que dito, escrito trata de um mesmo assunto, mas de formas diferenciadas, as quais devero ser adequadas a cada tipo de comunicao ou texto. Como este exemplo h outros tantos e com estruturas diferentes. Com isto queremos deixar claro que o ponto principal desta abordagem no a busca pelo erro, mas pela adequao, tanto da fala quanto da escrita em todos os mbitos possveis, pelos quais transita o falante ou o escritor; tal busca depender tambm da interao entre texto, contexto, locutores e propostas, nas mais diversas situaes comunicativas.

1.3 A interao verbal


Segundo Aurlio Buarque de Holanda (1994/95), interao a ao que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas; ou seja, constitui-se por ser uma ao recproca. A reciprocidade consiste em atos cotidianos, como um aceno de cabea, oferecer a mo para cumprimentar os outros, sorrir ao desejar bom dia ou ouvir enquanto o outro fala. No caso, no poderia deixar de ser diferente, pois a interao, no ponto de vista social, exercida pela reciprocidade entre as pessoas, ou seja, uma ao conjunta, podendo ou no, ser previamente planejada. A interao, segundo alguns estudiosos da linguagem, como Goffman (1970)11, por exemplo, pode ser no-focalizada ou focalizada; esta diz respeito interao intencional, como uma conversa, uma comunicao e aquela, diz respeito interao pela co-presena. Um exemplo de uma interao no-focalizada o fato de duas pessoas, desconhecidas, que andam na calada, e que para evitar um choque de trnsito, deixam com que quem esteja em maior facilidade, passe frente do outro. Em um texto a interao focalizada acontece a partir da construo de significados produzida pelo escritor, em contraponto construo de significados levantados pelo leitor, que de forma cognitiva12, interagem ou pretendem interagir entre si.
11 12

GOFFMAN. Erving. Ritual de la interacin. Buenos Aires: Tienpo Contemporneo, 1970. Entenda-se por cognitivo todo o conhecimento prprio e adquirido durante a vida por uma pessoa.

14

Interagir , pois, deixar claras as ideias ao outro, buscando entender as ideias dele, e, sempre que possvel, desviar de choques idealistas. Um bom exemplo dito seria ouvir ou ler um determinado texto, com ideias diferentes daquelas que temos previamente sobre algum assunto, sem utilizar valores preestabelecidos, podendo aprov-las, total ou parcialmente, ou, ainda refut-las.

1.4 Os elementos de comunicao


A comunicao aconteceu mediante a interao do homem com o mundo que o rodeia, e este mesmo homem estabeleceu cdigos para se comunicar e alcanar efetivamente suas metas, seus interesses. O nosso cdigo a lngua portuguesa e, enquanto cdigo verbal, se expressa por meio de signos lingusticos, formados por um significante e um significado. O signo lingustico a palavra, propriamente, seu significante a sua parte estrutural e seu significado o seu sentido, conforme j foi exemplificado neste livro com a palavra CASA. Ao usar tais signos lingusticos de forma agrupada e que tenham um sentido comunicativo, tanto falante como ouvinte exerce dois movimentos comunicativos de suma importncia: codificao e decodificao. O movimento de codificao consiste selecionar a ideia do que se quer dizer e passar esta ideia para o cdigo de lngua portuguesa, por meio da seleo de palavras que deem sentido ideia a ser expressa por meio de fala ou escrita. Conforme Blinkstein (2006), o movimento de decodificao ou descodificao13 consiste em ouvir ou ler o cdigo e transform-lo em ideia de modo que esta faa sentido ao ouvinte. So, portanto, movimentos recprocos que acontecem a todo o momento durante a interao comunicativa, conforme em:
O Meu Bruno, tudo bem? Ol meu nome Lucas. O nome do garoto Lucas

Os elementos da comunicao tanto falada Ideia para cdigo seis, de acordo com quanto escrita so = decodificao Cdigo para ideia = codificao o modelo de Roman Jacobson, membro do crculo Lingstico de Praga:
13

Quero convers ar, preciso me apresen tar.

BLINKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita. 22 ed. So Paulo: tica, 2006.

15

Desse modo identificamos os elementos da comunicao postulados por Jacobson (1956)14: Emissor: Quem emite, e consequentemente codifica a mensagem. Receptor: Quem recebe e, portanto, decodifica a mensagem. Mensagem: Que consiste o contedo a transmitido pelo emissor. Cdigo: O conjunto de signos usado na transmisso e recepo da mensagem. Referente: O contexto relacionado tanto ao emissor, quanto ao receptor. Canal: O meio pelo qual circula a mensagem. necessrio que todos os seis elementos comunicativos estejam presentes em qualquer comunicao. Vejamos como esto dispostos na conversao ou em qualquer evento comunicativo:

Canal = fala, escrita, mmica, aspectos fisionmicos....

Emissor

Cdigo = Lnguas Portuguesa, Inglesa, Espanhola...

Receptor

Mensagem (contedo) Referente = o contexto, entorno, tudo o que diz respeito ao lugar e a postura dos enunciadores.

Todo e qualquer evento comunicativo est centrado na eficincia do que est sendo dito, portanto se qualquer um dos elementos de comunicao faltar ou for mal utilizado, teremos instaurado um rudo de comunicao, ou seja, uma falha na comunicao. Se a falta ou um problema ocorrido na comunicao desencadeia um rudo, a falta de qualquer elemento de comunicao pode dar origem a tal problema, conforme veremos a seguir:
14

Roman Jakobson foi um linguista russo que apresentou as funes da linguagem em um texto que tem como ttulo Lingustica e potica. Trata-se de uma conferncia proferida em 1956, na qual o autor esboava a comparao entre a linguagem quotidiana e a poesia.

16

1. O rudo centrado no emissor acontece quando este no se expressa de forma adequada, ou no conhece a lngua de forma proficiente ou no domina determinado contedo do que est falando. EXEMPLOS: Um aprendiz de lngua inglesa tentando conversar com um falante nativo. Um professor de lnguas querendo explicar o Teorema de Pitgoras. 2. O rudo centrado no receptor acontece quando este no d a ateno devida mensagem que est sendo passada, seja por meio da fala, ou pela escrita. EXEMPLOS: A professora explica, mas o aluno est fazendo o dever de outra matria. A me fala, mas a filha est pensando na festa de sbado. 3. O rudo centrado na mensagem acontece quando faltam informaes no contedo desta. EXEMPLOS: Quero que voc v antes estao e compre passagem para as oito horas de amanh. (do dia ou da noite?) Mande-me todos os arquivos recebidos. (De que dia? Em qual perodo?) 4. O rudo centrado no canal acontece quando o canal comunicativo est falho. EXEMPLO: Quando uma ligao tem linha cruzada, ou quando a professora fala e outros alunos conversam e gerando no ambiente, muitos sons que confundem os ouvintes. 5. O rudo centrado no cdigo acontece quando o locutor no conhece o cdigo utilizado no evento comunicativo. EXEMPLO: Um texto em hebraico, ou um texto cientfico da rea de fsica nuclear lido por um aluno de ensino mdio ou um profissional da rea das humanas. 6. O rudo centrado no contexto acontece quando algo acontece no ambiente em que se d o evento comunicativo e atrapalhando-o.

1.5 As funes da linguagem

17

Para cada um dos elementos de comunicao temos uma funo correspondente a qual chamamos de funes da linguagem. E. DE COMUNICAO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM CANAL CDIGO CONTEXTO CENTRADA NO(A) REMETENTE DESTINATRIO CONTEUDO MEIO SISTEMA DE SIGNOS AMBIENTE FUNO EMOTIVA/EXPRESSIVA APELATIVA/CONATIVA POTICA FTICA METALINGUISTICA REFERENCIAL

Utilizar de forma adequada os elementos de comunicao e as funes de linguagem otimizam o entendimento do texto tanto para o emissor, quanto para o receptor. Vejamos a seguir, a utilizao e um exemplo de cada uma destas funes da linguagem: Funo emotiva (ou expressiva) a funo centralizada no emissor. Tem o objetivo de revelar sua opinio, e consequentemente suas emoes e, por este motivo, em tal funo prevalece o uso da primeira pessoa do singular, estando presentes nela, as interjeies e exclamaes. a linguagem utilizada nas biografias, memrias, poesias lricas e cartas de amor. EXEMPLOS: Eu nunca guardei rebanhos, Mas como os guardasse. (O guardador de rebanhos Fernando Pessoa/Alberto Caeiro) Quero voc somente ao meu lado! Amo-te demais. Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadver dedico como saudosa lembrana estas memrias pstumas. (Memrias Pstumas de Brs Cubas - Machado de Assis)

18

Funo apelativa (ou conativa) Funo centralizada no receptor; pois acontece quando o emissor procura influenciar, de forma persuasiva, o comportamento do receptor. Devido ao fato de que o emissor se dirige ao receptor, comum o uso do pronomes tu e voc, ou ainda, o nome da pessoa, alm dos vocativos e verbos no imperativo. Tal funo comumente usada em discursos, sermes e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. EXEMPLOS: Compre batom. - Propaganda de chocolates. Se beber, no dirija. - Campanha nacional do Brasil para a diminuio de acidentes de trnsito. Venha para o mundo de Marlboro. - Propaganda de cigarros. Funo potica Funo centralizada na mensagem, revelando recursos imaginrios do emissor. Nesta se valoriza criatividade e a combinao de palavras. considerada uma linguagem figurada e pode ser vista em obras literrias e letras de msica. EXEMPLOS: As Indagaes A resposta certa, no importa nada: o essencial que as perguntas estejam certas. Cuidado A poesia no se entrega a quem a define. Das escolas Pertencer a uma escola potica o mesmo que ser condenado priso perptua. (Caderno H - Mario Quintana) Funo metalingstica a funo que est centrada no cdigo, usando a linguagem para falar da prpria linguagem. A palavra que fala da palavra, ou um texto que se auto explica, por exemplo, so prprios desta tipologia de funo. EXEMPLOS:

19

Conforme j dito neste trabalho. Casa: substantivo feminino singular que indica moradia. Precisa de ajuda especializada imediatamente, isto , rapidamente, se no morre. O poeta um fingidor, finge ao completamente, que chega a fingir que dor, a dor que deveras sente. (Autopsicografia - Fernando Pessoa) Funo ftica Est centrada no canal, tendo como objetivo estabelec-lo, prolongar ou no o contato com o receptor, bem como testar, a todo o momento, sua eficincia. Tal funo muito utilizada nas salas de bate-papo, no MSN Messenger, nas falas ao telefone e nos rdios, bem como em saudaes e cumprimentos. EXEMPLOS: - Al? - Al. - Quem fala? - Mariana. Com quem gostaria de falar? - Oi Dona Mariana, aqui o encanador, voc deixou uma mensagem para eu comparecer e verificar o encanamento da cozinha. -Ah, certo, pode ser amanha s 15h? - Combinado. At l. - At. - Bom Dia! - Bom Dia! Em ambas as falas, h o estabelecimento e o firmamento do contato entre os interlocutores. Funo referencial (ou denotativa) Est baseada no elemento do contexto. Caracteriza-se por se objetiva, direta, denotativa e a funo mais usada de todas, alm de aparecer sempre combinada s outras funes.

20

Nesta funo prevalece a terceira pessoa do singular. Est muito presente na linguagem usada nas notcias de jornal e livros cientficos, ou em tudo o que diga respeito ao contexto, ou seja, o meio onde acontece o evento comunicativo. EXEMPLOS: O discurso sempre heterogneo no sentido de que acolhe, alm do locutor, o interlocutor... (Oralidade na literatura - Hudnilson Urbano) So Paulo apresentou 90 km de lentido s 18h de ontem. No h, em nenhuma das circunstncias, a emisso de juzo de valores, uso de linguagem figurada ou outra observao a ser feita, o que acontece somente a presena de uma informao.

1.5.1 Funes sociais da linguagem


A linguagem tem seu objetivo na comunicao, porm se constitui de muitos itens, tais como as intenes dos falantes. Para estudarmos as funes sociais ou as macrofunes da linguagem, temos que pensar o texto, tanto falado quanto escrito, como um plano de ideologias. Halliday (1970)15, explica que a lngua possui muitas funes e d destaque para estas trs: 1. Funo ideacional da linguagem est baseada no campo dos discursos, dotada de intenes e de ideologias, pois todo o discurso proferido uma resposta a outro discurso. EXEMPLO: Imagine uma situao de humor entre dois amigos: um grita porque est machucado e o outro, munido de uma maleta de primeiros socorros, ao invs de ajudar o primeiro com a sua dor, pe um esparadrapo em sua boca para sanar seus gritos. Podemos dizer que o amigo que colocou o esparadrapo na boca do outro no est preocupado com este, e sim com o barulho que ele est fazendo. Neste caso o humor acontece, justamente pelo fato de o amigo tratar do grito e no do machucado, ou seja, o contrrio do que esperado pelo conhecimento de mundo que temos, pois quando algum se machuca devemos buscar ajudar e no piorar as coisas.
15

HALLIDAY, M. K. A. Functional diversity in language. In: Fundations of language. vol. 6. p. 322-361. 1970.

21

2. Funo interpessoal da linguagem, est preocupada com a interao dos participantes do discurso. EXEMPLO: Uma patroa com alto nvel social conversando com uma empregada analfabeta e, intencionalmente, com o intuito de menosprez-la diria: - Marta, venha j at aqui e d um jeito neste quiproqu imediatamente! A mesma patroa, agora sem a inteno de menosprezar Marta e buscando a interao, diria: - Marta, por favor, venha at aqui e d um jeito nesta baguna.... 3. Funo textual, refere-se a todas as propriedades semnticas e gramaticais de um discurso, viabilizando sua eficcia e adequando-o ao seu contexto. Caso no existisse a funo textual da linguagem, escreveramos da mesma maneira textos literrios, instrucionais ou cientficos perceba as peculiaridades de cada um destes textos e reflita sobre o objetivo e o modo que cada um deles foi produzido: EXEMPLO 1:
Dois velhinhos, amigos de muito tempo, conversam em uma casa de repouso para idosos: - Barbosa, eu tenho oitenta e trs anos e estou cheio de dores e problemas. Voc deve ter mais ou menos a minha idade. Como que voc se sente? - Eu?! Ora, como um recm-nascido! - Como um recm-nascido?! - , sim! Careca, sem dentes e acho que acabei de fazer xixi na cala.

EXEMPLO 216:
TYLENOL (fragmento da bula): - IDENTIFICAO DO MEDICAMENTO Janssen-Cilag Farmacutica Ltda. TYLENOL Paracetamol - FORMAS FARMACUTICAS E APRESENTAES USO ADULTO USO ORAL Comprimidos de 500 mg em embalagem contendo 200 comprimidos. Comprimidos revestidos de 750 mg em embalagens contendo 20 ou 200 comprimidos. Tylenol 500 mg: Cada comprimido contm 500 mg de paracetamol. Excipientes: amido, celulose microcristalina, dioctilsulfosuccinato de sdio, estearato de clcio e metabissulfito de sdio. Tylenol 750 mg: Cada comprimido revestido contm 750 mg de paracetamol. Excipientes: carboximetilcelulose sdica, celulose microcristalina, dioctilsulfosuccinato de sdio, estearato de magnsio, hipromelose, macrogol e povidona.

O primeiro texto trata-se de uma piada, pela graa que carrega e pela distenso dos discursos diretos, muito prximos da fala real e o segundo parte de um texto tcnico que contm informaes sobre um determinado produto.
16

Disponvel em: http://www.bulas.med.br

22

A linguagem multifuncional e est nitidamente calcada em aspectos sociais, portanto, assim como em um evento comunicativo temos a presena dos seis elementos proposto por Roman Jakobson (1956), temos tambm, interagindo com os componentes discursivos postulados por Halliday (1970), as macrofunes da linguagem estudadas: ideacional, interpessoal e textual. Na vida as pessoas precisam entender que no basta saber escrever ou saber falar corretamente preciso que o locutor, ao fazer uso da palavra, mostre sua ideologia, estreite relaes entre os interlocutores com os quais interage e utilize uma estrutura textual compatvel a tudo isto.

1.5.2 A efetividade da comunicao


Diante de tudo o que aprendemos, preciso que tenhamos em mente que no basta apenas conhecer os mecanismos do bom funcionamento da lngua, cabe-nos sempre o bom senso ao adequar a forma de comunicao ao objetivo que estamos propostos. No devemos esquecer que a capacidade de linguagem e o pensamento, juntamente ao estabelecimento e a passagem de cultura de uma gerao a outra o que difere os animais irracionais dos seres humanos. Desta forma sabemos que quando nos comunicamos desejamos atingir metas, ou seja, alcanar nossos objetivos e, para isto devemos ter em mente que nossa linguagem deve ser: 1. Clara, no sentido da apresentao de nossas ideias; 2. Objetiva, no sentido de que sabemos exatamente o que queremos dizer; e, 3. Especfica, no sentido das escolhas lexicais, que devem ser adequadas, de modo que o falante ou escritor zele sempre pela escolha de vocbulos que conhece. Tendo conscincia de todos estes aspectos, a comunicao ser eficiente, pois alcanar suas metas; o falante ter credibilidade, alcanando tambm, seu sucesso.

2.0 Tipos de leituras


Assim como acontece com os objetivos que devemos ter ao falar e escrever, acontece ao lermos alguma coisa.

23

Para o leitor proficiente muito comum, ao ler o ttulo, imaginar o que vem a seguir, no entanto h perigos, pois em alguns textos o ttulo pode ser chamado de orientador ou desorientador. Ser orientador quando for um resumo real do que foi lido, e desta forma facilitar seu entendimento; ser desorientador se sua funo for satirizar, questionar e sair fora do que o leitor imagina encontrar. Esta prtica no est errada, porm muito astuciosa e exige habilidades para ser realizada. Ao estabelecermos objetivos de leitura de um texto, deparamo-nos com trs tipologias diferentes relacionadas leitura: a seletiva e informativa crtica e a interpretativa, cada uma destas exige do leitor habilidades muito distintas.

2.1 Leitura informativa seletiva


Para realizar tal leitura, o leitor deve ter a habilidade de saber claramente o motivo porque est lendo determinado texto, para possivelmente realizar instrues provenientes dela ou ainda, verificar se as informaes ali contidas interessam ou no ao seus objetivos. Quando lemos textos instrucionais, tais como manuais de eletro-eletrnicos, bulas de remdios ou receitas diversas, realizando a habilidade anteriormente citada, da mesma forma em que lemos o resumo de um artigo cientfico, ou a manchete de um jornal; pois nossas primeiras impresses quanto ao contedo faro com que sigamos ou no a leitura.

2.2 Leitura informativa crtica


Ao realizar uma leitura informativa crtica, o leitor j sabe se continua ou no a leitura, pois j realizou a seleo dos textos que ir consultar ou da receita que ir fazer, por exemplo. Para realizar tal escolha, o leitor deve ter a habilidade de sintetizar o que lhe mais importante, ou o que lhe mais interessa e, com isso, continuar a sua leitura. 24

Neste caso ainda o leitor, para saber o que lhe interessa e ter optado por tal escolha deve ter um conhecimento, ainda que pequeno, sobre o que est lendo para s ento manifestar-se de forma crtica diante das informaes lidas; ou seja, o leitor aps ter selecionado o texto e ter se aprofundado nele tem capacidade de interao, aplicando seus conhecimentos sobre o mesmo tema. No caso da receita, o leitor pode interagir utilizando mudanas de ingredientes ou de quantidades, bem como no caso de uma produo cientfica, onde o leitor pode interagir junto a seus conhecimentos, preenchendo suas lacunas quanto falta de contedo da sua mensagem, ou simplesmente reforando-a.

2.3 Leitura interpretativa


Para a realizao deste tipo de leitura, o leitor deve j ter feito sua seleo, deve tambm j ter dialogado com o texto, levando em considerao seus conhecimentos de mundo e o prximo passo ler o que no est efetivamente dito por palavras, mas por intenes. Sabemos que todo o texto uma resposta a outro texto, e que ningum que escreve ou fala espera no ser ouvido. Sabemos tambm, que o texto possui componentes ideacionais, os quais j estudamos e, por este motivo o bom leitor sabe que no est diante de um aglomerado de palavras, mas de um todo de ideias, e para desvend-las parte de muitas observaes, tais como: saber onde foi publicado, quem o autor, a questo histrica do momento, dentre outros itens.

2.4 Nveis de leitura


Embora devamos ter objetivos muito claros ao realizar qualquer tipo de leitura, sejam as leituras informativas ou interpretativas, devemos saber que interiormente obedecemos a passos a serem seguidos para que realmente consigamos interagir com o texto que estamos lendo.

25

Gradualmente, ao ativarmos nossa capacidade de leitura, deveramos ter as seguintes habilidades: inteleco, compreenso, interpretao e extrapolao. A inteleco a capacidade que o leitor tem em decodificar as letras, formar palavras e frases; constitui o nvel mais superficial da leitura e o nvel em que conseguimos ler e decodificar, mas tambm onde o entendimento ainda fica a desejar. A compreenso constitui um nvel de maior aprofundamento das ideias de um texto e consiste em o leitor reproduzir o que leu com as suas palavras, sem omitir ou inserir informaes, ou seja, parafrasear. A interpretao um nvel ainda mais profundo que a compreenso, pois aqui o leitor alm de decodificar e compreender, consegue perceber a ideologia do texto, ou seja, l nas entrelinhas. A extrapolao o nvel mais profundo de entendimento de um texto, porque consiste em decodificar, compreender, perceber o que no est escrito, mas est dito e finalmente dialogar com as informaes ali contidas. A extrapolao consiste primeiramente em interagir com o texto e deve ser feita sempre pensando realmente nas leituras autorizadas pelo autor e nas referncias textuais contidas no texto. No devemos extrapolar de forma negativa, levando em considerao qualquer tipo de informao. Devemos em primeiro lugar, ter o bom senso na hora da anlise de um texto.

2.5 Estratgias para entender o texto


Nem sempre fcil compreender um texto de forma eficaz. Para isto, podemos estabelecer alguns itens que ajudaro na hora de ter uma ideia geral do texto que estamos lendo, que a tcnica de sublinhar e a tcnica de esquematizar. No h uma regra especfica e exata de como se realizar tais tcnicas, cabe o bom senso do leitor e a seleo de informaes realmente importantes aos seus objetivos. 2.5.1 Sublinhar

26

uma tcnica muito eficaz e consiste em destacar tudo o que realmente importa em um texto, pois como sabemos, cada pargrafo de um texto deve ter uma ideia principal e exatamente a que queremos chegar. Usar esta tcnica muito eficaz na leitura dos enunciados de provas, por exemplo, pois lendo atentamente uma vez e sublinhando as aes solicitadas pelo examinador, temos maior chance de acertar a questo, vejamos: Enunciado: A comunicao humana acontece mediante ao uso de dois movimentos: Opes de resposta: a.( ) Fala e audio. b.( X ) Codificao e decodificao. c.( ) Conversao e codificao. d.( ) Codificao e audio. e.( ) Codificao e orientao. Ao sublinhar os itens mais importantes da questo, esta se torna muito mais clara, pois compreendemos o seu objetivo, e entendemos o que a questo, em exemplo, solicita: que saibamos os dois movimentos da comunicao humana. No caso de um fragmento de texto, a tcnica de sublinhar acontece de forma semelhante: (...) Poucas mulheres comandam as 500 maiores empresas brasileiras ou mundiais. A diretoria das grandes companhias em geral um Clube do Bolinha, em que mulheres no entram. Da ltima vez que contei, no passavam de cinco as mulheres presidentes das 500 maiores empresas brasileiras17.

Percebemos que ao ler rapidamente o texto e sublinhar as informaes mais importantes verificamos que, na viso do administrador do texto apenas 5 mulheres so presidentes em grandes empresas no Brasil. Com esta tcnica temos em relevo a ideia principal de um texto, ou de um pargrafo apenas. 2.5.2 Esquematizar

17

Disponvel em: http://www.kanitz.com/veja/mulheres.asp

27

Outra tcnica muito eficaz a de esquematizar os textos, no entanto no to simples, visto que pressupe a utilizao da tcnica de sublinhar, a qual j foi anteriormente utilizada, pois para esquematizar necessrio ter os pontos importantes do texto bem claros em mente. Para deixar claro como pode ser realizado este trabalho, vejamos agora na ntegra o mesmo texto analisado anteriormente:
Administrao feminina Steven Kanitz Poucas mulheres comandam as 500 maiores empresas brasileiras ou mundiais. A diretoria das grandes companhias em geral um Clube do Bolinha, em que mulheres no entram. Da ltima vez que contei, no passavam de cinco as mulheres presidentes das 500 maiores empresas brasileiras. "Mulher no sabe administrar", disse-me o dono de um conglomerado brasileiro, cujas filhas ficavam em casa e os filhos e genros ajudavam o papai a tocar o negcio. 'Administrao coisa para homem', afirmou outro empresrio. De fato, muito da teoria e modo de pensar em administrao vem de uma forma masculina de ver o mundo: agressivo, calculista, sem escrpulos. E muitos dos termos usados nesse meio tm origem claramente militar: 'companhia', 'diviso', 'campanha' publicitria, 'guerra' de preos, 'aniquilar' a concorrncia, 'conquistar' mercados, e assim por diante. A administrao teve um avano depois da II Guerra Mundial, quando vrias tcnicas desenvolvidas na poca, como logstica, pesquisa operacional, disciplina regimental foram usadas com grande sucesso nas primeiras multinacionais, necessitadas de que ordens fossem obedecidas a 15.000 quilmetros de distncia da sede. Nesta cultura militar e masculina, no de estranhar que mulheres no se sentissem vontade e desistissem da carreira nas grandes empresas. As poucas mulheres que galgam os altos escales das 500 maiores, com todo o respeito que elas merecem, o fazem danando a msica dos homens. A contragosto, precisam dar uns socos na mesa de vez em quando e soltar alguns palavres por a. Sendo franca minoria, as mulheres nunca conseguem impor sua forma prpria, um estilo feminino de administrao. Conheo todas as 500 maiores empresas brasileiras, as quais analisei durante 25 anos,e de cinco anos para c comecei a estudar as 400 maiores entidades beneficentes deste pas, uma pesquisa que realizo todo ano, e que encontra-se disponvel na internet no endereo www.filantropia.org. Para a minha grande surpresa notei um novo estilo de administrar. Diferente, mais eficiente, mais competente e mais dinmico do que aquele visto nas empresas 'masculinas'. Alis, no deveria ser surpresa, porque as entidades brasileiras sempre viveram com oramentos apertados, nunca tiveram gordura para cortar. O estoque de uma fbrica fica parado por meses sem precisar de superviso. Tente fazer o mesmo com 359 crianas de uma creche, por um minuto. Administrar creches, hospitais ou meninos de rua seria um treinamento excelente para os futuros administradores do pas. As 400 maiores entidades nacionais beneficentes so muito mais bem administradas do que a maioria das empresas brasileiras, por mais absurda que possa parecer esta minha observao. Existem vrias razes para esse desempenho superior das entidades beneficentes. Clareza de propsito, tica, motivao dos funcionrios, satisfao pessoal com ossugerido:Mas a principal razo para mim bem clara: a grande maioria, se no a totalidade das 400 Esquema resultados. maiores entidades, administrada por mulheres.

Masculina

Administrao Apenas 5 destas maiores empresas tem mulheres presidentes.

Feminina

Nas 500 maiores empresas do Brasil feita na maioria por homens.

Tal ideia se desencadeou pelo momento ps II Guerra, devido cultura militar:forca, deciso,calculista, conquistador.

Se submetem ao estilo masculino, no conseguem mostrar o seu, com isto a administrao semelhante

Nas 400 entidades beneficentes do Brasil feita na maioria por mulheres.

28

1. 2. 3.

Estilosas; Competentes; Dinmicas.

= Nem sempre SUCESSO

= Sempre SUCESSO

No podemos dizer que este esquema o nico possvel, mas podemos entend-lo como uma possibilidade vivel, visto conter todos os itens importantes do texto, e de forma organizada. Para que estas duas tcnicas de leitura no fiquem jogadas de lado importante que nunca deixemos de pratic-las, por este motivo, treinar sempre um aprendizado, alm de ajudar muito na interpretao de textos.

3.0 Tipos de textos


Produzir um texto no algo simples, pois requer habilidades lingusticas e de conhecimento estrutural, j que cada texto tem um objetivo, um propsito. Quanto aos tipos de texto que conhecemos apontamos trs: a narrao, a descrio e a dissertao, sendo esta ltima, nosso principal foco de estudo, pois no ambiente de trabalho o mundo corporativo , dentre esses, o tipo de texto mais usado. Diante desta pequena exposio relembremos as trs tipologias.

3.1 Narrao
Um texto narrativo um textos que apresenta uma seqncia de fatos ou de acontecimentos em determinado perodo de tempo e em um espao especficos. Alm disso, uma narrativa compreende a existncia de personagens e, principalmente de quem conta a histria, o qual pode estar na perspectiva de primeira ou de terceira pessoas.

29

Uma caracterstica da narrativa o momento do seu clmax, pois a histria comea de uma forma, passa por momentos de tenso, atinge seu clmax, que o ponto onde os problemas tero ou no suas solues, seguidos do final, que consiste na volta da normalizao das aes vividas pelas personagens. O tempo verbal da narrativa o seu ponto forte e, geralmente, consiste nos pretritos e no presente.

3.2 Descrio
A descrio marca um texto que apresenta uma sequncia de aspectos, sejam qualidades ou defeitos, sejam reais ou imaginrias. Fundamentalmente, a descrio apresenta um grande nmeros de adjetivos e permeia, muitas das vezes nos textos narrativos e dissertativos, dificilmente a encontraremos com tipologia nica de um texto. O texto, conforme j foi explicado, de maior valor neste momento para ns o texto dissertativo, que compreende a utilizao de uma sequncia de ideias e opinies a respeito de um determinado assunto, ou seja, h um tema e a partir dele, podero interagir outros textos com outras ideias e o autor poder ou no tomar parte disto tudo.

3.3 Dissertao expositiva


A dissertao expositiva consiste basicamente em: 1. Delimitar o tema. 2. Levantar idias. 3. Realizar um plano de escrita. 4. Desenvolver a introduo, em que o tema apresentado. 5. Desenvolver o contedo do texto, onde so mostradas ideias contra ou a favor da tese apresentada. 6. Desenvolver a concluso, realizando um fechamento de tudo o que foi escrito, mas sem a apresentao do ponto de vista do autor.

30

A dissertao expositiva serve para o leitor como um texto de anlise, pois o leitor que lhe atribuir valores, no o escritor, visto sua funo ser apenas apresentar ao leitor os dados colhidos.

3.4 Dissertao argumentativa


A dissertao argumentativa consiste basicamente em: 1. Delimitar o tema. 2. Levantar idias. 3. Realizar um plano de escrita. 4. Desenvolver a introduo, em que o tema apresentado. 5. Desenvolver o contedo do texto, onde so mostradas ideias contra ou a favor da tese apresentada. 6. Realizar uma argumentao perante os fatos, e ainda selecionar a argumentao de outrem para realizar uma contra-argumentao, que pode ser positiva ou negativa. 7. Desenvolver a concluso, realizando um fechamento de tudo o que foi escrito, mediante a consolidao do ponto de vista do autor. Ao contrrio da dissertao expositiva, a qual serve para o leitor como um texto de anlise e este que tira suas concluses, a dissertao argumentativa apresenta a opinio positiva ou negativa de quem escreve, em forma de argumentao ou contraargumentao.

3.5 Redao cientfica


Existem alguns tipos de trabalhos cientficos, que se adequaro a cada objetivo do ser humano, dentre eles, aqui veremos a monografia, os trabalhos didticos, o resumo de textos e a resenha bibliogrfica, mas primeiramente, veremos suas caractersticas principais.

3.5.1 Citao
31

Todos os tipos de trabalhos cientficos possuem caractersticas em comum, pois todos os textos devem ter incio, meio e fim e possuem elementos de trs naturezas: aos textuais que so os textos propriamente, os pr-textuais que so elementos que antecedem os textos, tais como ndices, folha de rosto, agradecimentos, etc., e os ps-textuais que compreendem as concluses, referncias bibliogrficas, anexos ou apndices. muito comum que um texto cientfico dialogue com os autores tericos e o que nunca deve faltar nele a citao bibliogrfica, que pode, e deve ser feita no corpo do texto quando for inferior a quatro linhas e a citao fora do corpo do texto, que exige um espaamento e tamanho de letras especiais. Lembre-se sempre que este livro no um manual no assunto, apenas trabalha com indicativos para uma pesquisa maior, que pode ser realizada em obras apropriadas18. Uma citao dentro do corpo do texto pode acontecer de muitas maneiras, vejamos ambos os modelos de citao realizados pela autora deste livro em um artigo sobre o ensino superior no perodo do imprio: 1) No corpo do texto: A situao da educao brasileira era lamentvel, e a Constituio de 1823 denunciava claramente esse fato, pela voz de Costa Barros, que afirmava no haver no Cear um s mestre em Latim, no por falta de qualificados, mas pelos baixos salrios oferecidos; e a situao no era diferente nas outras provncias. Sobre tal fato, Haidar (1971: 81), afirma que: Pouco lisonjeira era a situao da instruo pblica no Brasil logo aps a Independncia. Procurando evidenciar a necessidade de se instituir um sistema pblico de educao nacional, denunciavam os constituintes de 23, a situao do ensino em todo o pas. Ou: A situao da educao brasileira era lamentvel, e a Constituio de 1823 denunciava claramente esse fato, pela voz de Costa Barros, que afirmava no haver no
18

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico, 22.ed. Ver. e ampl. So Paulo: Cortez, 2002.

32

Cear um s mestre em Latim, no por falta de qualificados, mas pelos baixos salrios oferecidos; e a situao no era diferente nas outras provncias. Sobre tal fato, Haidar (1971: 81), afirma que pouco lisonjeira era a situao da instruo pblica no Brasil logo aps a Independncia, procurando evidenciar a necessidade de se instituir um sistema pblico de educao nacional, denunciavam os constituintes de 23, a situao do ensino em todo o pas. 2) Fora do texto: Depois de proclamada a Independncia e fundado o Imprio do Brasil em 1822, segundo Miranda (1975: 43),
(...) entramos numa fase de debates, projetos, reformas de ensino primrio, secundrio e superior, em vista a uma estruturao da educao nacional. Desde o sculo XVIII ideias filosficas, polticas e educacionais francesas orientam os intelectuais brasileiros cultos e, agora no sculo XIX iro exercer uma maior influncia e serviro tambm como modelos de orientao.

No corpo do texto percebemos que a citao pode estar entre aspas ou em itlico e antes ou depois desta deve conter o nome do autor, ano de publicao e pgina para consulta e todas as palavras se organizam em um texto que possui espao 1,5 e a letra deve sempre Times New Roman ou Arial, tamanho 12. A estrutura do texto e a fluncia das informaes nele contidas devem sempre ser levadas em considerao ao se fazer uma citao, pois no podemos apenas jogar as ideias dos tericos, para que estas dialoguem com as que apresentamos, assim, devemos adequar o discurso como um todo. A citao fora do texto deve ter espao simples e manter o mesmo tipo da letra usada em todo o texto, porm ser diminuda para o tamanho 10 e ter um recuo maior. Quando realizamos uma parfrase relacionada a um texto ou apenas queremos indicar uma bibliografia do autor, isto pode ser feito em forma de nota de rodap ou usando a expresso Cf. Miranda (1975: 43), indicando ao leitor que seria relevante que este lesse o referido autor.

33

3.5.2 Referncia bibliogrfica


A referncia bibliogrfica um elemento ps-textual e possui, dependendo de sua funo, muitas regras de utilizao. Veremos aqui as mais simples e, para uma consulta que necessite de mais informaes, use nas normas da ABNT (NBR 6023:2000). Em todos os casos, uma referenciao deve conter: 1) Nome do autor: Iniciado pelo sobrenome, escrito em maisculo, separado do restante do nome por vrgula e finalizado pelo ponto final, por exemplo: TEIXEIRA, Leonardo. PRETI, Dino. LIMA, Danielle Guglieri. 2) Ttulo da obra: Vem aps o nome do autor, em itlico, seguido do ponto final, conforme exemplo abaixo: TEIXEIRA, Leonardo. Comunicao na Empresa. PRETI, Dino. Sociolingustica, os nveis da fala. LIMA, Danielle Guglieri. Oralidade e regionalismo em Joo Simes Lopes Neto. 3) Edio da obra: Quando for a partir da segunda edio, apresenta-se apenas o nmero da edio, seguido de pontuao e da sigla e.d, tudo em minsculo, exemplo: PRETI, Dino. Sociolingstica, os nveis da fala. 9.ed. 4) Local da publicao: O nome da editora e a data, sendo que depois da cidade de publicao vem dois pontos e ento o nome da editora, seguido de vrgula e data, conforme exemplificaremos a seguir: TEIXEIRA, Leonardo.Comunicao na Empresa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. PRETI, Dino. Sociolingstica, os nveis da fala. 9.ed. So Paulo: EDUSP, 2003. LIMA, Danielle Guglieri. Oralidade e regionalismo em Joo Simes Lopes Neto. Porto Alegre: Alcance/ Tch, 2008. muito importante: a) Ficar atento que aps cada item da referncia bibliogrfica aparece um ponto final.

34

b) Peridicos, artigos em revistas e jornais e artigos da internet tm formas distintas de serem citados, consulte sempre a NBR atualizada. c) A data pode ser tambm colocada logo aps o nome do autor, mas o importante que todas as referncias sejam feitas igualmente em todo o documento.

3.5.3 Tcnicas de organizao da escrita cientfica


Sempre que necessrio escrever textos acadmicos, devemos ter um subsdio terico, ou seja, devemos lanar mo de outros textos cientficos para que produzamos o nosso texto, pois ningum escreve a partir do nada, sendo que todo o texto uma resposta a outro texto. Boas tcnicas para deixar claro o que cada texto lido tem de mais importante so a resenha e o resumo, pois cada vez que temos de escrever, se tivermos resumos catalogados em uma pasta de nosso computador, podemos retomar tais textos para utiliz-los novamente sem ter de ir biblioteca, a menos que queiramos nos aprofundar. Outro item importante a identificao de cada texto, pois a referncia completa, conforme o explicitado anteriormente, ajuda na hora de procurar o texto original para realizarmos possveis citaes. 3.5.3.1 Resumo O resumo uma tcnica muito exigida na vida acadmica, pois facilita a catalogao ou fichamento de obras para uso ou no do pesquisador. Para que um resumo eficiente seja realizado, primeiramente necessrio que o texto seja bem lido e entendido e, depois de todas as ideias compreendidas, pode-se ento utilizar a tcnica do esquema ou do sublinha, ambas j trabalhadas neste livro. Um bom resumo se preza pela capacidade de sntese, no das palavras importantes, ao contrrio do que sempre aprendemos, mas de um contexto, de ideias do texto em si, pois muito problemtico quando as ideias de um determinado escritor so deturpadas por um resumo malfeito. 3.5.3.2 Resenha

35

A resenha de livros uma sntese do que est apresentado em determinada obra e, at ento, um resumo, seguido de um comentrio informativo, crtico ou ambos. Ser informativa ao expor os fatos; crtica, quando seu ator se manifesta sobre os fatos e crtico-infomativa quando apresenta os fatos e os comenta. Segundo Severino (2002, p. 132) a resenha se estrutura por diferentes partes, so elas: a) Cabealho, onde so colocados os dados bibliogrficos. b) Informao sobre o autor, para que o leitor saiba quem est tecendo uma opinio. c) Exposio sinttica do texto. d) Comentrio crtico.

3.6 Textos oficiais


Nos dias de hoje muitos sites confiveis da internet disponibilizam gratuitamente ou em forma de pacotes pagos os contedos das escritas organizacionais especficas para cada rea de atuao, no entanto aqui nos deteremos nos tipos de escritas que organizam as corporaes, dentre elas: o ofcio, que um documento, como diz o nome, oficial, portanto necessita de um timbre; a carta, que possui sua estrutura muito demarcada, mas que perdeu um pouco de espao, quando no papel, para a velocidade da comunicao eletrnica e o requerimento, ainda muito usado na comunicao tanto externa quanto internamente.

3.6.1 Ofcio
O ofcio quase que exclusivamente utilizado no servio pblico, na comunicao entre chefia e o pblico externo. Na empresa privada apenas utilizado quando dirigido ao servio pblico. Com a modernidade, o contedo do ofcio continua a ter seu grau de formalidade, no que diz respeito ao uso dos pronomes de tratamento, os quais devem ser cuidadosamente utilizados, mas sem os exageros do passado, quando se perdia muito tempo com ideias fora do contexto e com palavras rebuscadas.

36

O ofcio no deixa de ser, para a empresa pblica uma carta comercial, no entanto, algumas empresas privadas tambm tm usado tal documentos quando se remetem a rgos estatais a que esto subordinadas. Indicaremos aqui um exemplo de ofcio, disponibilizado pela internet, no entanto, se dvidas maiores persistirem, consulte o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, pois este manual a mais adequada fonte para consulta neste caso.
(Modelo de Ofcio para Adeso a Ata de Registro de Preos)19 Ofcio n ...... Municpio/Estado/Distrito Federal,..... de ........ de 200_ A Sua Senhoria o Senhor NOME Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE SBS Quadra 02 Bloco F Edifcio urea Braslia-DF Assunto: Adeso a Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n.../200_ Senhor Presidente, Com fulcro no art. 8, 1, do Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, consulto Vossa Senhoria sobre a possibilidade de adeso Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n.../200_, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE. A referida adeso visa aquisio, por esta Prefeitura Municipal de... ou Secretaria de Educao do Estado de ... de <quantidade> nibus de transporte escolar, zero quilmetro para _____ passageiros ou <quantidade> embarcaes novas para ____ passageiros, junto licitante vencedora do certame. Solicitamos, ainda, uma vez atendido o pleito em tela, que nos encaminhe o(s) ofcio(s) de autorizao do FNDE e da(s) empresa(s) vencedora(s) do processo licitatrio, bem como a cpia da Ata de Registro de Preos, e a(s) Proposta(s) de Preo(s) vencedora(s). Para qualquer necessidade de contato, disponibilizamos o endereo de e-mail _______________________________________________ e, ainda, o(s) telefone(s) deste rgo: (XX) 0000-0000 e fone-fax (XX) 0000-0000. Atenciosamente, ___________________________________ XXXXXXXXXXXXX <Dirigente do rgo interessado>

3.6.2 Memorando
O memorando consiste em uma ligeira nota ou comunicao por escrito, hoje podemos entend-lo assim como o e-mail corporativo, pois serve para passar adiante um nmero restrito de informaes; do latim, o memorandum, significa algo que no pode ser esquecido, algo que serve para ficar na memria. O memorando usado nas empresas para deixar formalmente e por escrito, toda e qualquer resoluo tomada, acertada, acordada, vejamos um exemplo:
Memorando n. Estado, de De: Emissor
19

/05-Sigla de 2005.

Disponvel em:

http://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2007/res003_28032007_anexo_08.doc

37

Para: Setor ou Receptor Assunto: Mensagem Pronome de tratamento e cargo do destinatrio, Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto.Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Atenciosamente, [Nome do emissor] [Cargo]

3.6.3 Carta
A carta nada mais do que um escrito que enviamos a uma pessoa e que pode ter inmeros contedos, neste caso, trataremos da carta comercial que a carta utilizada pelas empresas para comunicar algo. A carta comercial pode se apresentar de maneiras distintas, aqui apresentamos uma delas:
(Data)Estado, dia, ms e ano de postagem. (Destino) Setor a quem a carta ser destinada. (Pessoa)Invocao da pessoa a ser entregue a informao com o uso do pronome adequado. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. (Fecho) Agradecimento. Assinatura / Funo.

3.6.4 Requerimento/Solicitao
Um requerimento ou petio consiste no ato de querer ou pedir algo a outrem por meio da escrita, tal tipo de escrita muito utilizada no mundo empresarial, vejamos um exemplo:
REQUERIMENTO/SOLICITAO DE (colocar o que ir solicitar) Exmo. Senhor

38

(A quem se destina com o uso dos pronomes de tratamento) Fulano de Tal, __(nome completo)___, brasileiro(a),__(estado civil)__, __(profisso)__, portador da Cdula de Identidade R.G. n ___________, residente na Rua _____________, n ______, Bairro de _________, cidade e Municpio de _______________, vem presena de V.Exa. para expor e requerer o que segue: Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Assunto. Pede Deferimento, __________________________ Local/data _______________________ Nome/assinatura

Embora tenhamos estudados os modelos mais utilizados de textos oficiais e especficos, sabemos que em funo da agilidade e rapidez na comunicao, a internet tem sido a melhor escolha para o envio de comunicados de todas estas naturezas, os quais devem ser sempre anexados mensagem explicativa, jamais devem ser colocados diretamente nos e-mails.

4.0 O uso da internet e a construo de e-mails


Sabemos que o mau uso da internet na empresa vem crescendo de forma alarmante, pois da mesma forma que a empresa busca rapidez e eficincia tambm cresce o seu desperdcio por tempo e dinheiro. O grande problema a jornada de trabalho dos empregados, considerada longa, fazendo com que estas pessoas, ao invs de produzirem, na maior parte do tempo, passem a acessar contedos na internet que no fazem a menor diferena ao trabalho a que foram designadas. Ao comear a fazer uso de um equipamento de computador e a visitar sites que no dizem respeito ao ambiente de trabalho, o usurio percebe existir o anonimato, ou seja, percebe que no est sendo vigiado o tempo todo e pode fazer tudo o que quiser, mudar sua identidade, e qualquer dado seu. Tal anonimato exerce fascnio entre os usurios da rede mundial de computadores, o que, de certa forma mexe com a ideia do que certo e do que errado,

39

que na maioria das vezes deixada de lado, pelo glamour proporcionado pelo mundo virtual. O cuidado com o uso da internet deve ser dirio e contnuo, para tanto, o uso do email empresarial deve, tambm ter sua estrutura e finalidade preservadas, pois sabemos que nos dias de hoje muitas empresas disponibilizam e-mails corporativos aos seus funcionrios, e estes devem obedecer s regras rgidas, porm simples.

4.1 A estrutura do e-mail


A estrutura do e-mail ir variar de acordo com o seu objetivo e segue o padro culto do uso da linguagem, o nico problema que o e-mail no pode conter intimidades e tampouco rebuscamento, deve se ater ao seu objetivo: informar com clareza e objetividade. Ao escrevermos qualquer tipo de comunicao corporativa podemos seguir os modelos mostrados anteriormente, porm devemos ter cuidado com o cabealho, o qual no deve ser repetido.

4.2 Tcnicas de construo


Como ento construmos um e-mail? simples, pois tal escrita deve ser breve, mas conter introduo, desenvolvimento e concluso, Hoje existe uma norma convencionada netiqueta, ou seja, so regras de bom uso da internet, mas o mais importante da netiqueta quanto escrita do e-mail o que no devemos fazer: 1. No gritar, ou seja, no usar todas as letras em maisculo. Para destacar algo use asteriscos ou aspas simples ou duplas. 2. No espao do assunto do e-mail, seja um pouco descritivo, no pea ajuda neste momento, escreva algo simples, mas que concentre o que deve ser dito. 3. No use sinais como >><< // ou outros para chamar a ateno para a sua mensagem, isto no funciona.

40

4. No envie e-mails no formato HTML, pois este uso triplica o tamanho e aumenta a vagarosidade na entrega da mensagem. 5. Use na assinatura, seu nome, o nome da organizao a que voc associado, um ou dois URLs e at uma citao filosfica curta. 6. No use gravuras e arte nos seus e-mails a menos que seja um logotipo pequeno da empresa. 7. No faca cross-posting e multi-posting. Escolha cuidadosamente a lista para a qual sua mensagem deva ser postada e poste somente l. 8. No use o meio eletrnico para falar mal de algum. 9. A postagem de UCEs (em ingls: E-mail Comercial No Solicitado) e de spam extremamente depreciada. 10. No discuta sobre religio, futebol ou partidos polticos. 11. Evite e-mails longos e/ou chatos com muitas informaes tericas ou tcnicas. 12. No deixe de ler antes de enviar tudo o que escreveu. 13. No responda um e-mail para todas as pessoas de uma lista, somente quando for extremamente necessrio. 14. No envie mensagens duplas, tome cuidado. 15. Evite usar abreviaturas, mas se isto for necessrio atenha-se apenas s seguintes e no mbito interno da empresa: hj: hoje q: que tb: tambm vc: voc v6 ou vcs: vocs 16. No deixe de usar a acentuao na internet. Tomando alguns cuidados o uso da internet se torna mais eficiente e nossas comunicaes correm menores riscos de serem mal-entendidas. Para maiores dvidas, use o site http://www.debian-rs.org/ de onde foi retirada a base para a reelaborao de tais regras. sabido que todas as dicas relacionadas comunicao so sempre bemvindas, mas h outro ponto muito importante, alm de estudos lingsticos e interacionais. Tambm importante para a efetividade da mensagem a expresso escrita, no sentido de adequao gramatical, pois os usurios da lngua precisam conhecer os mecanismos gramaticais da norma culta para usar no seu dia-a-dia. Diante disto preciso entender a gramtica, que nada mais do que o registro da expresso falada. No se trata decorar regras inteis ou estudar a gramtica com exausto, a proposta deste trabalho , alm de refletirmos sobre situaes dirias de comunicao oral e escrita e relembrar alguns conceitos bsicos, saber que este livro se apresenta como um manual de consulta rpida e fcil a qualquer estudante, profissional ou pessoa interessada, embora esteja muito distante de ser uma gramtica propriamente. 41

Passaremos aos estudos estruturais da Lngua Portuguesa, nossa lngua materna, e como diz o nome, intrnseca em nossos conhecimentos.

5.0 Noes de fonologia e fontica


A fonologia a cincia, dentro da Lngua Portuguesa, que estuda os fonemas, ou seja, os sons de nossa lngua, os quais podem ser percebidos apenas na lngua falada. Exemplo: dia/tia/fia/lia olho/ilha/alho gato/rato/pato

A fontica estuda as particularidades regionais destes sons, ou seja, o modo como se fala no sul ou no norte. Tente pronunciar a palavra interior como se fosse um gacho, um paulista ou um carioca e ver a diferena. As variaes de um mesmo fonema, damos o nome de alofone. No entanto, no devemos confundir o fonema com a letra, pois fonema a mnima unidade sonora da lngua e letra a representao desta sonoridade. Uma mesma letra pode representar fonemas diferentes, o caso do X, veja: Exrcito som de z Peixe som de ch Crucifixo som de cs

H inmeros smbolos utilizados para que um som seja posto no papel, a esta atividade damos o nome de transcrio fonolgica. Os fonemas podem ser classificados de diversas maneiras, mas aqui veremos apenas as vogais, semivogais e as consoantes. Semivogais so fonemas semelhantes ao fonema vogal, mas no possuem o papel indispensvel como estes dentro da slaba. A unio de fonemas forma slabas. A slaba uma emisso de som nico que contem mais de um fonema, podendo ser constituda por: Fonema vogal +fonema consoante = am Fonema vogal + fonema semivogal = eu Fonema consoante + fonema vogal = ma Fonema semivogal +fonema vogal = eu

As palavras, quanto ao seu nmero de slabas podem ser: Monosslabas com uma slaba po Disslabas com duas slabas caf Trisslabas com trs slabas amada Polisslabas com quatro ou mais slabas alameda

42

De acordo como so formados os agrupamentos de vogais, semivogais e consoantes temos, denominados, os encontros voclicos e os encontros consonantais, determinados pela separao silbica. 5.1 ENCONTROS DE FONEMAS Encontros voclicos consistem nos encontros de vogais e semivogais dentro de uma mesma slaba e so conhecidos como: 1. Ditongos: O encontro de uma vogal+semivogal ou vice-versa. EXEMPLO: papai, caucasiana, chapu Os ditongos podem ser crescentes, quando tiverem a formao semivogal+vogal: histria, Mrio, calcrio. Ou decrescente, quando tiverem a formao vogal+semivogal: foice, vogais, roupo. 2. No to recorrente como os ditongos, h tambm os tritongos, formados pelo esquema vogal+semivogal+vogal, dentro de uma mesma slaba: Uruguai queijo, averiguei. IMPORTANTE: ditongos e tritongos NUNCA podem ser separados na slaba. 3. Hiatos constituem o encontro de duas vogais na palavra, mas que nunca podem ficar na mesma slaba, j que so duas vogais: sade, ruim, voo, caatinga. Sobre os encontros voclicos no devemos esquecer que: * Cada slaba tem a presena de uma vogal; * Vogais e semivogais ficam agrupadas na mesma slaba; * Duas vogais ficam em slabas separadas. Encontros consonantais so grupos formados por mais de uma consoante, sem uma vogal e existem dois tipos distintos: 1. Dgrafos consonantais: Constituem duas consoantes com o objetivo de formar um nico som (fonema): CH, LH, NH, RR, SS, SC, S, XC, XS. GU,QU (apenas quando seguidos de e ou i sero considerados dgrafos) guerrilha, queijo. Quando o u for pronunciado no sero dgrafos. EXEMPLO: CHAVE CARTILHA TENHO CARRO ASSOALHO NASCER DESCER - EXCEO EXSUAR SANGUE AQUI.

43

2. Dgrafos voclicos formados por vogais seguidas de m ou n, que no representam propriamente uma consoante, mas indicam a nasalidade da vogal anterior: tampa, tanto, exemplo, tenda, jasmim, tinta, tombo, ponto, algum, nunca. 5.2 REGRAS PARA DIVISO SILBICA: Devemos ter em mente que se a diviso silbica importante para os agrupamentos de letras nas slabas, tendo suas regras prprias: So separados: a) Hiatos; b) Letras dos dgrafos: rr - car-ro ss - cas-sa-do sc - a-do-les-cn-cia s - nas-o xc - ex-ce-der; c) Vogais idnticas: vo-o, le-em; d) Grupos formados por: c - In-te-lec-o cc - oc-ci-pi-tal e) Encontros consonantais que no constituem dgrafos: en-to car-ga nos-tl-gi-co

5.1 Ortografia
Orto significa estrutura e grafia, escrita, portanto a palavra ortografia significa, na sua totalidade, a estrutura certa da grafia de um som. Antes de serem apresentadas as regras de ortografia, devemos lembrar que poderemos nos deparar com trs tipos de palavras distintas: 1. Homnimas: palavras com mesma grafia, mas com sentidos diferentes, como a palavra almoo, que possui mais de um significado. EXEMPLOS: O almoo estava bom. (Substantivo)

44

Sempre almoo aqui. (Verbo) OBSERVAO: Alm de homnima a palavra almoo tambm homgrafa, visto ter a mesma pronncia para significados diferentes. 2. Homfonas: palavras que possuem o mesmo som, porm com escritas e sentidos diferentes. EXEMPLOS: Caa = caada - A caada ser muito proveitosa. Cassa = anular - O mandato foi cassado. As orientaes ortogrficas so inmeras, no entanto aqui, de forma breve apresentaremos as mais importantes, mas vale lembrar que sempre, em um momento de dvida, a melhor maneira de resolver a situao consultando um bom dicionrio. X/CH 1. Sempre aps um ditongo usa-se X: caixa, queixo. 2. Palavras que so iniciadas por EN, so escritas com X: enxugar, enxame. 3. Palavras iniciadas com CH, prefixadas por EM so escritas com CH: encharcar, enchapelar. 4. Aps ME inicial, usa-se X: mexa, mexerica, no entanto, podemos escrever tambm mecha, que significa mecha de cabelo, diferente de mexa, do verbo mexer. 5. Todas as palavras de origem africana so escritas com X: xavante, xar. 6. Nas palavras vindas do ingls, substitumos o sh por X: shampoo xampu. G/J 1. Usamos o G em palavras com o sufixo: AGEM, IGEM, UGEM: garagem, vertigem, ferrugem. 2. Aps A inicial usa-se G, exceto em ajeitar: gil, agiota. 3. Palavras com origens africana e indgena so grafadas com J: paj, jibia.

45

4. Toda a palavra escrita com J, que ao ser substituda pela palavra primitiva de sua famlia, se for escrita com J deve tambm ser assim grafada: sujeira sujo, laranjinha laranja, lojista loja. S/Z 1. Toda a palavra derivada de uma primitiva gafada com S, ser assim grafada: rosa roseira, analisado anlise. 2. O mesmo acontece para as palavras com Z: deslizar deslize. 3. Usa-se S e ESA para nacionalidade, ttulo ou origem: baronesa, francs, burgus. 4. Usa-se nos substantivos abstratos derivados de adjetivos: beleza, rapidez. 5. Em sufixos de adjetivos usa-se S: amoroso, chuvoso. 6. Em sufixos de verbos usa-se Z: enfatizar, hospitalizar. 7. Aps um ditongo, deve-se usar S: coisa, Cleusa. E/I 1. Ditongos nasais se escrevem com E: ces, mes. 2. Verbos com infinitivo oar/-uar escrevem-se com E: perdoe, abenoe. 3. Verbos com infinitivo air/-oer/-uir escrevem-se com I: sai, di. O/U 1. Se utiliza O ou U mediante a consulta da palavra primitiva: mgoa magoo, curtume curtir.

5.3 Acentuao
Sabemos que no acentuar uma palavra to importante quanto acentu-la, para isto, devemos seguir dez regras, pois um acento ou a falta dele pode causar problemas ao entendimento dos vocbulos, e consequentemente a falta de coeso. Em 2008 foram reformuladas as regras de acentuao grfica, com o prazo de adaptao at 2012, para que todos os pases de lngua portuguesa tenham o mesmo uso, j que se comunicam com a mesma linguagem, a primeira delas que o alfabeto passa a ter 26 letras, incluindo as letras k, w e y. 46

Alm desta h outras tantas modificaes, vejamos: Acentuao dos monosslabos: Continuam a ser acentuados os monosslabos tnicos terminados em: A, E, O, seguidos ou no de S. EXEMPLO: p, c, p d, p, n Acentuao dos oxtonos: So acentuados os oxtonos terminados em: A, E, O e EM, ENS, seguidos ou no de S. EXEMPLO: ma, caf, tren, ningum, refns. Acentuao dos paroxtonos: Devem ser acentuados os paroxtonos terminados em: i (s), u(s), um, uns, o(s), (s), ei(s),r, x n, l. Use a frmula: U(us)EI(eis) UM(uns)LI(is)RO(os) NX PS. EXEMPLO: lpis, frum, rfos, rfs, nqueis, crter, trax, prton, nvel. Tambm devem ser acentuados os paroxtonos terminados em todos os ditongos crescentes. EXEMPLO: espontneo, vcios, amndoas, vcuo, ingnuos. Acentuao dos proparoxtonos: Todos os proparoxtonos so acentuados. EXEMPLO: lmpada, mximo, mnimo, mgica. Acentuao dos ditongos: Devem ser acentuados os ditongos abertos: i(s), i(s) e eu(s) somente nas oxtonas e monosslabos tnicas. EXEMPLO: anis, caracis, chapu. Nas paroxtonas, os ditongos abertos no so mais acentuados. EXEMPLO: jiboia, alcaloide. Acentuao dos hiatos: No existe mais o circunflexo no penltimo O fechado do hiato OO(s). EXEMPLOS: voo, perdoo. Os hiatos, formados por I ou U tnicos, permanecem acentuados. EXEMPLO:

47

Sada, sade Mas quando pertencerem a um ditongo, perdem o acento antigo. EXEMPLO: Baiuca, feiura Quando o I ou U estiverem no final das palavras ou no plural, devem ser acentuados. EXEMPLO: Piau - tuiuts

Acento diferencial: A lei no. 5.765 de 18/12/1971 aboliu a maioria dos acentos diferenciais, no entanto, at 2008 algumas palavras ainda apresentavam tal diferenciao, o que hoje j no existe mais nas palavras homgrafas: para = verbo / preposio, pelo = preposio / pronome / substantivo masculino (cabelo); por = preposio / verbo. Acentuao das formas verbais: A. 3 pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter, vir e seus derivados recebe acento circunflexo no E da slaba tnica: Ele tem este tm Ele vem eles vm Ele d eles deem Ele cr eles creem Trema: S deve ser usado em nomes prprios ou derivados deles. EXEMPLO: Mller, mlleriano. Ele contm eles contm Ele intervm eles intervm. Ele l eles leem Ele v eles veem

B. No existe mais o acento da 3 pessoa do plural dos verbos dar, crer, ler e ver.

6.0 As classes gramaticais


Assim como vimos que cada texto tem o seu objetivo, devemos saber que cada palavra tambm o tem, sempre bom que revisemos suas classificaes.

48

Nomeamos a diversidade de palavras, classes gramaticais, que, em Lngua Portuguesa, so dez: substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome, advrbio preposio, numeral, conjuno e interjeio. 6.1 Substantivo a classe que abriga o maior nmero de palavras, pois tudo tem um nome e o substantivo a classe de palavras que d nome aos seres. Os substantivos possuem tipos distintos: comum, prprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado, simples, composto e coletivo. Vejamos os substantivos contidos nos fragmentos do texto La Cave Des Vins A Arte em Degustar Vinhos (2007, p.22 )20:
A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

Nesta primeira anlise vemos que todos os substantivos sublinhados tm a funo de nomear os seres em geral e por este motivo so chamados substantivos comuns, no entanto, todos os substantivos quem nomeiam seres especficos que aqui percebemos ser os nomes das cidades possuem outra nomenclatura: so chamados substantivos prprios e esto assinalados em itlico no texto. Existem substantivos chamados concretos e abstratos, estes necessitam de seres concretos para existir, aqueles, existem por si s, o caso da palavra loja, substantivo concreto e da palavra decorao, substantivo abstrato, pois para ser realizada precisa, necessariamente, dos decoradores. Outros substantivos presentes no fragmento em estudo so os substantivos primitivos, dotados de seu radical, e, por este motivo originam os outros, chamados derivados. Em A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. Percebemos que os substantivos sublinhados so primitivos e poderiam designar substantivos
20

Retirado do livro Os mais relevantes projetos de concluso dos cursos MBAs 2006. Coordenao editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo Andr, SP: Strong, 2007.

49

derivados deles, tais como: logstica, espaado, temtica e ambientalizao, por exemplo. Existem ainda os substantivos simples e compostos, que so assim nomeados devido a sua formao, se forem formados por um radical, como loja, por exemplo, sero nomeados simples, mas se forem formados por dois ou mais radicais sero denominados compostos. No texto os nomes das cidades so bons exemplos, pois alm de serem nomes prprios; Santo Andr, So Caetano, So Bernardo e So Paulo, tambm se constituem por dois radicais distintos; compostos. A fim de finalizarmos o estudo dos substantivos falemos dos coletivos, que indicam colees ou grupos de palavras, os quais no encontramos no texto em estudo, por no serem muito usados nos textos cientficos e empresariais, no entanto, a ttulo de curiosidade podemos lembrar-nos de cardume, alcatia e biblioteca, entre tantos outros. Alm dos diferentes tipos, os substantivos possuem flexo, ou seja, podem modificar-se em gnero, nmero e grau. O gnero de um substantivo esclarece se feminino ou masculino. Muitos podem ser convertidos do masculino para o feminino e vice-versa, apresentando-se de forma biforme ou uniforme. Sero biformes os substantivos que apresentam formas distintas para feminino e masculino, seja pelo uso de artigos finais, como o caso de menino e menina, seja pela atribuio de palavras distintas para cada um dos sexos, como co e cadela. Sero uniformes os substantivos que utilizam a mesma forma para designar quaisquer dos sexos; primeiramente, pelo uso de um artigo inicial, os chamados substantivos comuns de dois gneros, como em o reprter e a reprter; ou mediante o uso das palavras macho e fmea, prprias dos substantivos chamados epicenos, o caso de boto macho e boto fmea; e finalmente os, chamados sobrecomuns, que no admitem gnero, o caso de a criana, que somente saberemos se menino ou menina pelo contexto. O nmero do substantivo diz respeito quantidade, se ele singular ou plural. Para o nmero h inmeras formas de formao de plural, mas as mais comuns so a adio do s, os, es e is.

50

O grau do substantivo designado pelo aumentativo ou diminutivo, e admite duas formas, a sinttica e a analtica. Ser sinttica quando acrescentamos sufixos que mudaro o grau da palavra, ou seja, no substantivo menino, por exemplo, pode-se acrescentar um sufixo indicativo de diminutivo ou de aumentativo, respectivamente em menin-inho ou menin-o. O grau do substantivo ser analtico quando acrescentamos palavras que expressam a ideia de diminuio ou de aumento, como em menino grande ou menino pequeno.

6.2 Artigo
O artigo est intimamente ligado ao substantivo e existe para acompanh-lo, indicando o gnero, determinando-o ou generalizando-o. Os artigos tambm se flexionam em gnero, nmero e grau. No fragmento de texto, ainda em estudo, percebemos os artigos, sublinhados, bem como as contraes de preposio mais artigos, em+o = no e de+a= da:
A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

6.3 Adjetivo
O adjetivo tambm tem a ver com o substantivo, pois o qualifica, o caracteriza, portanto, o modifica. Consideramos um adjetivo facilmente quando consideramos o seu contexto. Os adjetivos podem ser simples (formados por apenas um radical), compostos (formados por mais de um radical), primitivos (quando no deriva de um substantivo ou verbo), derivados e ptrios (quando se referir a cidades, estados ou pases). Ainda no texto em uso, percebemos como adjetivos:

51

A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

O adjetivo poder tambm se apresentar em forma de locuo adjetiva como climatizado (de clima) e central (do centro). muito importante lembrar que no existem adjetivos equivalentes para as funes adjetivas, elas so nicas. Quanto s flexes, os adjetivos so semelhantes s dos substantivos, compreendem mudanas em gnero, nmero e grau. O gnero e o nmero so simples; este se refere ao singular e ao plural, aquele, ao masculino e ao feminino. Mais complexa a flexo de grau do adjetivo que se apresenta de duas formas distintas: Comparativo (igualdade, superioridade e inferioridade) e Superlativo, que tem a funo de atribuir intensidade ao adjetivo podendo ser absoluto (analtico ou sinttico) ou relativo (de superioridade ou de inferioridade).

6.4 Verbo
a classe de palavras que indica ao, estado ou fenmeno da natureza, ou seja, uma classe de palavras dinmica, pois est centrada em movimentos. O verbo possui flexes de modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente pretrito e futuro), nmero (singular e plural), pessoa (trs do plural e trs do singular) e voz (ativa e passiva). Os verbos podem se apresentar em trs formas diferentes: No infinitivo: Quando est em sua forma no conjugada, como amar, comer, dormir e compor, por esta forma apresenta infinitivo nas terminaes -ar. -er, -ir, -or. No gerndio: Quando a ao est acontecendo, como em amando, comendo, dormindo e compondo, por esta forma apresenta as terminaes ando, -endo, -indo,ondo. No particpio: Quando indica o passado, como em amado, comido, dormido e composto, por esta forma apresenta terminaes em -ado, -ido e -odo. No fragmento de anlise h os seguintes verbos:

52

A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

Percebemos que a presena verbal acontece mais pelas locues verbais, dever ser, repetidas e pelo uso de um verbo de ligao, pois no h outros verbos de ao devido aos objetivos do texto, diferente do que ocorreria se tal texto fosse uma narrao ou descrio. O verbo se flexiona em trs pessoas, que so chamadas as pessoas do discurso, podendo ser singulares ou plurais: 1. Pessoa quem fala, o enunciador no singular EU e no plural: eu + os outros = NS. 2. Pessoa com quem se fala, o receptor, no singular TU/VOC e no plural VS. 3. Pessoa de quem se fala, o referente, no singular ELE(a) e no plural ELES(as). As flexes de vozes verbais podem ser trs: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva. A voz ativa acontece quando o sujeito exerce a ao, e por este motivo, chamamos o sujeito de agente. (EXEMPLO: A empresa faliu.) A voz passiva acontece quando o sujeito sofre a ao, e por este motivo chamamos o sujeito de paciente. (EXEMPLO: A falncia ocorreu na empresa.) A voz passiva pode apresentar duas estruturas distintas, a passiva analtica e a passiva sinttica, aquela formada por um verbo auxiliar mais um verbo no particpio (EXEMPLO: A administrao influenciada pelo crescimento do dlar) e esta, formada por um verbo transitivo na terceira pessoa mais a partcula apassivadora se (Administram-se empresas ricas). A voz reflexiva acontece quando o sujeito sofre e ao mesmo tempo pratica a ao. (EXEMPLO: A imagem da empresa refletiu-se). No devemos esquecer que existem , alm dos verbos de ao, outros: Os verbos auxiliares, dentre tantos temos os mais importantes: ser, estar, ter e haver, os quais acompanham o verbo principal. (EXEMPLO: Tenho andado distrado.) Os verbos de ligao, como ser, estar parecer, permanecer, ficar (no sentido de estar). (EXEMPLO: Ando distrado./A menina parece triste./ A av ficou doente.)

53

H muito ainda o que estudar sobre verbos, por exemplo, questes que dizem respeito a sua regularidade, no entanto, nossos estudos aqui so o suficiente para uma reviso, mas se voc ficar incomodado com algo no mencionado, j que nosso objetivo apenas relembrar conceitos bsicos da lngua escrita, no esquea que uma boa gramtica resolver o problema.

6.5 Advrbio
O advrbio a classe de palavras que modifica o verbo, e no caso a seguir, veremos que o advrbio sublinhado est modificando o verbo dever, longe de si. Em um texto, tal retomada faz parte de sua tessitura, pois as palavras interagem entre si e no apenas por proximidade.
A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

Quanto tipologia os advrbios possuem sete agrupamentos distintos, os quais valem a pena serem lembrados: a) De lugar: longe, perto aqui, ali, l, acol, esquerda, direita, entre outros. b) De tempo: hoje, ontem, amanh, jamais, j, agora, s vezes, breve, entre outros. c) De modo: bem, mal, pior, melhor e a maioria dos advrbios terminados em mente fortemente, calmamente, suavemente, diabolicamente. d) De negao: no, tampouco, de forma alguma, nem pensar, entre outros. e) De dvida: talvez, acaso, provavelmente, entre outros. f) De afirmao: sim, claro, obviamente, sem dvida, entre outros. g) De intensidade: muito, pouco bastante, menos mais, entre outros. Ainda devemos mencionar que existem outros quatro advrbios, chamados interrogativos, pois ocorrem nas sentenas com interrogaes diretas ou indiretas, so eles: a) De lugar: onde b) De tempo: quando c) De modo: como d) De causa: por qu

O advrbio no flexionado em gnero ou nmero, apenas em grau, superlativo e comparativo.

54

Ser superlativo sinttico quando verificarmos um aumento com relao ao contexto, junto ao acrscimo de outro advrbio, conforme, A loja estabeleceu-se aqui perto. Ser superlativo analtico quando o advrbio for acrescido de um sufixo, A loja estabeleceu-se pertssimo. Ser comparativo quando existir uma comparao real tem trs nveis, de superioridade, de igualdade e de inferioridade, exatamente como acontece no adjetivo: A loja estabeleceu-se mais longe do que aquela. A loja estabeleceu-se to longe quanto aquela. A loja estabeleceu-se menos longe do que aquela.

6.6 Pronome
O pronome a classe de palavras que acompanha ou substitui o substantivo, com o intuito de substituir um nome, indicar ou situar sua posio no discurso. Existem vrios tipos de pronomes, veremos ento os pronomes pessoais, indicativo das pessoas do discurso, podem ser do caso reto ou oblquo. Sero do caso reto quando tiverem a funo de sujeito da orao, e do caso oblquo quando funcionarem como um complemento dela. Observemos o quadro:
Nmero/Pessoa 1. 2. 3. 1. 2. 3. P. P. P. P. P. P. singular singular singular plural plural plural Pronomes retos eu tu ele/ela ns vs eles/elas Pronomes oblquos me te o, a, lhe, se nos vos os, as, lhes, se TONOS mim, comigo ti, contigo ele(a), si, consigo ns, conosco vs, convosco eles(as), si consigo TNICOS

A diferena est na frase a seguinte:

1) Ela passeia pelo parque. (o pronome exerce funo de sujeito) 2) Todos os pensamentos passam-lhe despercebidos. (o pronome exerce funo de complemento e substitui passam por ela) Dentro da classificao dos pronomes pessoais existem ainda os pronomes de tratamento, utilizados para chamar a segunda pessoa do discurso voc, vindo do vossa merc, passando pelo vosmic e, finalmente, voc, o mesmo que tu. No se deve 55

confundir que voc designa a segunda pessoa, mas se flexiona como a terceira pessoa do discurso, veja: Tu vais passear hoje? Voc vai passear hoje? Dentre todos os pronomes de tratamento, que so muitos, os que mais interessam para o uso empresarial so: Vossa Majestade usado para reis, rainhas e imperadores. (V.M.) Vossa Alteza usado para prncipes, duques e arquiduques. (V.A.) Vossa Santidade usado para o Papa. (V.S.) Vossa Eminncia usado para cardeais. (V. Ema.) Vossa Excelncia usado para altas autoridades e pessoas de respeito, como presidentes, senadores, governadores, prefeitos, vereadores, advogados, desembargadores, curadores e oficiais generais (at coronis). (V.Exa.) Vossa Senhoria usado para altas autoridades e pessoas de respeito, como funcionrios graduados e demais patentes militares, diretores de estabelecimentos federais, estaduais e municipais. (V. Sa.) Vossa Magnificncia usado para reitores de universidades. (V.M.) Tome muito cuidado para no criar confuso com os pronomes vossa e sua, pois vossa indicativo de segunda pessoa, ou seja, com quem se fala e sua indicativo de terceira pessoa, ou seja, sobre quem se fala, como vemos em: Vossa Santidade est se sentindo bem? (Aqui a pessoa est falando com o Papa.) Sua Santidade no se sentiu bem ao chegar ao Brasil. (Aqui a pessoa est falando sobre o Papa.) Alm dos pronomes pessoais, utilizados em maior nmero, existem ainda os pronomes possessivos, indicativos de posse, os demonstrativos, que indicam o posicionamento de uma pessoa em relao s pessoas do discurso:

1. P proximidade de quem fala tempo presente: este(s) esta(s) isto 2. P proximidade de quem escuta tempo passado ou futuro prximos: 56

esse(s) essa(s) isso 3. P distncia de quem se fala e de quem escuta passado remoto: aquele(s) aquela(s) aquilo. Outros pronomes muito usados no discurso empresarial so os relativos, pois tm a funo de retomar um termo expresso anteriormente ou antecedente. Dentre os relativos existem os chamados variveis (o qual, cujo, quanto), que se flexionam quanto a nmero e gnero, e os invariveis (que, onde e quem). Os pronomes indefinidos se referem a terceira pessoa do discurso denotando certa impreciso, dentre seus exemplares os mais usados so: algum, ningum ou qualquer. Podem ser divididos em pronomes variveis e invariveis, como algum, ningum, algo e tudo, dentre outros. Como diz o nome, a funo do pronome interrogativo formular uma pergunta e nem todos so variveis, pois que, o mais usado destes pronomes, no varia.

6.7 Numeral
O numeral a classe de palavras que indica quantidade ou posio ocupada por um ser. Os numerais podem ser cardinais, ordinais, fracionrios ou multiplicativos. Os cardinais so aqueles que demonstram uma quantidade determinada, como um, dois, trs, mil, um milho e se flexionam em gnero, nmero e grau, vejamos algumas mudanas. Os ordinais so aqueles que indicam ordem ou posio ocupada; primeiros, terceiro, centsimo, ltimo, penltimo e antepenltimo. Os fracionrios indicam partes de um todo, como uma frao ou diviso, assim como: meio, quarto, quinto, milsimo, treze avos. Os multiplicativos indicam, como diz o nome, multiplicaes, como em: dobro, triplo qudruplo, cntuplo. EXEMPLOS: 1) A corporao adquiriu um helicptero. 2) Fui o penltimo trabalhador a sair da empresa. 3) A arte de administrar constituda dois teros por inteligncia. 57

4) Sai daquele emprego porque o emprego atual paga o triplo daquele salrio.

6.8 Preposio
Revendo o fragmento do texto em estudo, vemos que as palavras sublinhadas so invariveis e servem para unir teremos ou oraes entre si.
A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, com fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, com o melhor poder aquisitivo da regio.

Existem as preposies essenciais, e mais usadas, no texto destacadas por: em e com e as preposies acidentais, que no nos deteremos aqui. As preposies essenciais podem estar combinadas entre si, o que percebemos em: no = em+o. Vejamos todas as preposies essenciais e suas possveis contraes: a ante, at, aps, com, contra, de desde, em, entre para, per, perante, por sem, sob, sobre, trs. As combinaes das preposies acontecem, quando existe uma preposio unida outra palavra de classe distinta, o caso de: aos (preposio a + artigo os). aonde (preposio a + advrbio onde). As contraes acontecem quando na unio h a perda de algum elemento fontico, o caso de: donde (preposio de + advrbio onde). na (preposio em + artigo a). H uma ocorrncia de contrao que merece destaque, a esta ocorrncia chamamos de crase, quando a preposio a se funde ao artigo a e a crase, quando ocorre deve ser marcada pelo sinal grfico . A crase ocorre em maior nmero em alguns casos especficos: 1) Diante de um substantivo feminino. EXEMPLO: Vou Frana. 2) Diante de um ncleo do objeto direto feminino.

58

EXEMPLO: Assisti ltima leitura de Machado de Assis. A crase nunca ocorre diante de verbos, sujeito, pronome pessoal, pois no admitem artigos. A melhor maneira de se tirar dvidas quanto ao uso da crase a substituio da palavra feminina por uma maiscula que pea artigo, se esta no alterar a ideia daquela, usa-se crase. EXEMPLO: Assisti ltima pea de Marlia Pra. Assisti ao ltimo jogo da seleo. Os pronomes que tambm admitem crase so aquele e a qual, bem como suas flexes.

6.9 Conjuno
A conjuno, assim como a preposio uma classe de palavras invariveis que serve para unir oraes ou termos de uma orao, pode ser coordenativa ou subordinativa, veja a diferena: 1) Eu comprei morangos e bananas. 2) Juro que no vai doer se um dia roubar o seu anel de brilhantes... (Rita Lee) Na primeira sentena tem-se a conjuno e que une o termo morangos ao termo bananas, chamada de coordenativa, diferente da segunda sentena, pois a conjuno que mostra claramente que, o fato de o anel ser roubado no vai doer, estar subordinado orao principal, juro. No o ideal somente decorar as conjunes, como sempre nos tentaram fazer na escola, o que funciona mesmo entender a ideia que cada um destes conectores tem, para que possamos utiliz-los de maneira eficaz. A seguir mostraremos os conectivos mais usados: Ideia de adio: e, nem. Ideia de alternncia: ou, ora...ora. Ideia de causa: como, visto que.

59

Ideia de comparao: como, tal qual. Ideia de concluso: logo, ento, portanto. Ideia de condio: se, caso, exceto a menos que. Ideia de conformidade: conforme, segundo Ideia de conseqncia: tal, de modo que. Ideia de finalidade. A fim de que, para. Ideia de oposio: mas, porm. (adversativo) Embora, ainda que. (concessivo) Ideia de proporo: medida que, ao passo que. Ideia de tempo: quando, enquanto. No exemplo abaixo, vemos as conjunes portanto e de modo que; observe que a citao foi reformulada para identificar um maior nmero de conjunes a ttulo apenas deste estudo:
A loja fsica dever ser estabelecida em espao amplo, com decorao moderna e ligada ao tema, necessariamente com ambiente climatizado. A loja dever ser instalada no bairro Jardim, em Santo Andr. Esse um bairro nobre, em uma regio central do ABC, portanto* de fcil acesso a outras reas nobres de So Caetano, de So Bernardo e mesmo de So Paulo, de modo que* sejam atendidas as pessoas de melhor poder aquisitivo da regio.

6.10 Interjeio
Tambm uma classe de palavras invarivel, utilizada para exprimir emoes e depende totalmente do contexto, pois tem a ver com a entonao, sempre ocorre com a presena da pontuao exclamativa: !. Lembre-se que devido ao seu objetivo, de entonar pensamentos, a interjeio no deve fazer parte do discurso escrito de um administrador. As interjeies acontecem para exprimir vrios tipos de sentimentos distintos e possuem ideias de: advertncia, afugentamento, alegria, animao, aplauso, chamamento, desejo, dor, espanto, silncio e terror.

7.0 Frase, orao e perodo


60

Frase, orao e perodo constituem ideias distintas, mas o que as difere? Vejamos. FRASE uma unidade de comunicao lingstica e, necessariamente pode no se constituir por verbo. No entanto as frases podem ser nominais ou verbais. So exemplos de frases nominais constitudas sem verbos: Rua! Socorro! So exemplos de frases nominais constitudas por um verbo de ligao (ser, estar, parecer, permanecer, andar, no sentido de estar), J as frases verbais so constitudas por um verbo de ao (amar, comprar, querer). Vejamos exemplos de frases retiradas do fragmento do texto Exemvel Excelncia Empresarial Sustentvel (2008, p. 110)21:
(1)O mercado est passando por um amplo processo de transformao. (2)Sistemas tradicionalmente utilizados como referencial (3)centrados em cargos (2)vm mostrando sua fragilidade em articular sistemicamente as vrias aes da gesto da organizao, e, por conseguinte, (4)comprometem o reconhecimento de seu valor. (5)Para lidar adequadamente com esta realidade (6)existe uma abordagem de gesto de pessoas (7)que tem no seu ncleo o conceito de competncia. (7)Este conceito apresenta imensas possibilidades de articular as relaes entre as diferentes aes de gesto de RH, como por exemplo, (8)a conjugao de desempenho, desenvolvimento e potencial, aumentando em conseqncia a sinergia do sistema.

O trecho composto por nove frases, sendo a (3) intercalada e no contm nenhuma frase chamada nominal, embora possua o verbo ser, que neste caso apia o verbo principal. Teramos um exemplo desta tipologia se modificssemos a frase (1), usando um verbo de ligao que desencadeia tal ideia e no apenas acompanha o verbo principal. O verbo parece formar uma locuo verbal com o infinitivo (no h conjugao) passar. (1) O mercado est passando por um amplo processo de transformao.
(1) O mercado parece passar por um amplo processo de transformao.

21

Retirado do livro Os mais relevantes projetos de concluso dos cursos MBAs 2006. Coordenao editorial de Maria Madalena Nascimento Fonseca. Santo Andr, SP: Strong, 2007.

61

As frases podem ser de diversos tipos: interrogativas, quando questionam; imperativas, quando ordenam; exclamativas quando demonstram um estado afetivo ou entonao; e declarativas, afirmativas ou negativas, quando declaram algo. As frases so constitudas por duas partes muito importantes, o sujeito, que o ser que age, sofre ao ou declara alguma coisa e o predicado, que pode ser nominal, quando seu ncleo for um verbo de ligao, ou verbal quando o seu ncleo for um verbo de ao.
O mercado /est passando por um amplo processo de transformao.

Locuo Verbal de Ao Predicado verbal.


O mercado/ parece passar por um amplo processo de transformao.

Locuo Verbal de Ligao Predicado nominal. Toda a frase que for constituda de um verbo, seja ela verbal ou nominal, que tenha um sujeito e um predicado ligados por este verbo entre si, chamamos de ORAO. Contamos o nmero de oraes de uma frase de acordo com a quantidade de seus verbos, veja:
(5)Para lidar adequadamente com esta realidade (6)existe uma abordagem de gesto de pessoas (7)que tem no seu ncleo o conceito de competncia. (7)Este conceito apresenta imensas possibilidades de articular as relaes entre as diferentes aes de gesto de RH, como por exemplo, (8)a conjugao de desempenho, desenvolvimento e potencial, (9)aumentando em consequncia a sinergia do sistema.

Chamamos de PERODO a frase constituda por uma ou mais oraes, podendo ser simples ou composto. Um perodo simples formado por uma nica orao absoluta, ou seja (1), enquanto o perodo composto constri-se por meio de duas ou mais oraes e pode articular-se por coordenao ou por subordinao, conforme vimos anteriormente.

7.1 O perodo simples


Sabemos que o perodo simples aquele que formado por apenas uma orao, na qual o sujeito, o predicado e seus termos essenciais, esto ligados por um verbo. Dizer que um perodo possui termos essenciais, indica que so esses os termos indispensveis para a formao de aes de uma sentena. Estudaremos tais termos: sujeito e predicado, denominados termos essenciais da orao, respectivamente.

62

7.1.1 Termos essenciais da orao: sujeito


Quando existe, o sujeito concorda com o verbo, vejamos:
O mercado /est passando por um amplo processo de transformao.

Sujeito

Locuo Verbal de Ao Predicado verbal.

Quanto tipologia, o sujeito pode ser: SUJEITO SIMPLES: Quando tiver apenas um ncleo. EXEMPLO: O mercado / est passando por mudanas. O sujeito da orao o vocbulo mercado que tambm o seu ncleo. SUJEITO COMPOSTO: Quando existir mais de um ncleo do sujeito. EXEMPLO: O escritrio e a produo da empresa / so partes igualmente importantes. O sujeito da orao compreende toda a primeira parte e tem como ncleos os substantivos escritrio e produo da empresa. SUJEITO INDETERMINADO: Quando no est evidenciado o ncleo, e no lugar dele existe a terceira pessoa do plural ou a terceira pessoa do singular, seguida do pronome se. EXEMPLOS: Disseram que fariam greve. Quem disse que far greve? Eles. Precisam-se de digitadores. Do que que se precisa? De digitadores ou deles, equivalente a terceira pessoa do plural. ORAO SEM SUJEITO: Quando no h sujeito, as oraes so compostas apenas por predicado e acontecem principalmente: a) Com verbos indicativos de fenmenos da natureza (chover, nevar, etc.). EXEMPLOS: Choveu muito esta noite. Chuviscou. b) Com os verbos estar, fazer, haver e ser, indicativos de fenmenos meteorolgicos. EXEMPLO: Faz calor na cidade. Ainda est cedo.

63

c) Com o verbo haver (quando impessoal) indicando a existncia de algo ou um acontecimento. EXEMPLOS: Havia bons motivos para a greve. Houve rebelio durante a tentativa de paz.

7.1.2 Termos essenciais da orao: O predicado


O predicado a informao nova a ser revelada sobre o sujeito e pode ser verbal, nominal e verbo-nominal. PREDICADO VERBAL: o predicado que tem como ncleo um verbo de ao, ou seja um verbo com transitividade, como o verbo comprar, no exemplo a seguir: A empresa /projeta muitos lucros. Predicado verbal PREDICADO NOMINAL: o predicado que tem como ncleo um nome ou um verbo de ligao, que ir qualificar o sujeito. EXEMPLOS: O setor parece frgil. (adjetivo) Predicado nominal As estratgias de vendas / andam problemticas.(substantivo) Predicado nominal PREDICADO VERBO-NOMINAL: o predicado que apresenta mais de um complemento, podendo ser um do sujeito e outro do objeto. Os homens / julgam as corporaes * inconstantes. O verbo julgar pede um complemento, denominado verbal, e embutido no seu complemento que so as corporaes, est presente outro conceito relativo, marcado com asterisco, o qual indica que as corporaes, Complemento Verbal, *so inconstantes, que constitui um Complemento Nominal. Note que o verbo ser no est presente na forma escrita, mas perfeitamente adequado situao. .

7.1.3 Termos integrantes da orao

64

Os termos integrantes da orao aparecem quando analisamos o predicado das oraes, que como j estudamos, pode ser verbal, nominal e verbo-nominal. Existem, portanto os complementos verbais e nominais e agente da passiva. Vejamo-los respectivamente: COMPLEMENTO VERBAL O complemento verbal pode identificar, de acordo com a transitividade dos verbos nele empregados, o objeto direto e o objeto indireto, conforme em: A empresa / comprou / vale-transportes. Verbo que pede complemento (Verbo Transitivo Direto) Complemento sem preposio= vale-transportes (Objeto Direto) A empresa / precisa de dinheiro. Verbo que pede complemento (Verbo Transitivo Indireto) Complemento com preposio = de dinheiro (Objeto Indireto) A empresa / viabilizou benefcios para os funcionrios. Verbo que pede dois complementos (Verbo Transitivo Direto e Indireto) Complemento sem preposio = benefcios (Objeto Direto) Complemento com preposio = para os funcionrios (Objeto Indireto) Maria / chorou. Verbo que no pede complemento (Verbo Intransitivo) Se no h Complemento Verbal, no h objeto. DICA TIL: Dependendo do contexto, os verbos pediro ou no complemento; quando no o pedirem so chamados intransitivos, quando pedirem complemento e estes no necessitarem de preposio, sero transitivos diretos, mas quando necessitarem sero transitivos indiretos ou sero ambos. COMPLEMENTO NOMINAL: o predicado que tem como ncleo um nome, que conforme j estudamos, pode ser transitivo, ou seja, pedir um complemento. Enquanto ao complemento de um verbo de ao, damos o nome de complemento verbal, e ao ncleo nominal, damos o nome de complemento nominal. EXEMPLOS: Joana / desenvolveu profunda misericrdia pelos pobres.

65

O ncleo deste predicado o substantivo misericrdia que transitivo porque pede complemento = pelos pobres (Complemento Nominal). O trabalho / necessrio ao homem. O ncleo deste predicado o adjetivo necessrio que transitivo porque pede complemento = ao homem (Complemento Nominal) AGENTE DA PASSIVA: J estudamos que o sujeito agente age e o sujeito paciente sofre uma ao, conforme vemos em: A empresa/rendeu bons lucros neste ms. Sujeito. agente. Os lucros/foram rentveis para a empresa. Sujeito. paciente

Neste caso, temos uma nomenclatura distinta para designar o processo verbal, pois a locuo foram rentveis chamada de locuo verbal passiva e desencadear um complemento, denominado agente da passiva. Vejamos outros exemplos: Machado de Assis / adorado pelos leitores. Locuo verbal + adorar + particpio Agente da passiva = preposio + substantivo. O homem / corrompido pela ganncia. Locuo verbal + corromper + particpio Agente da passiva = preposio + substantivo.

7.1.4 Termos acessrios da orao


Anteriormente, estudamos os termos essenciais da orao, nomeados sujeito e predicado. Depois, os termos integrantes da orao, que vo ao encontro dos estudos do predicado, sendo nomeados como complementos (verbal ou nominal) ou objetos (diretos ou indiretos) e, finalmente estudaremos os termos acessrios da orao. Tais termos caracterizam-se por serem os substantivos, adjetivos e verbos que acompanham os substantivos e os verbos que exercem nas oraes as funes essenciais, como ncleo do sujeito e do predicado. Os termos acessrios tm a caracterstica de serem acidentais, explicativos ou circunstanciais, vejamos inicialmente, um exemplo bem claro, apenas contendo o predicado verbal:

66

Nevou. Sabemos que se trata de um verbo que designa um fenmeno da natureza e suficiente para passar transmitir a ideia, mas pode estar rodeado de termos acessrios, que ampliam a gama de informaes que podero estar contidas nele: Nevou fortemente no sul dos Estados Unidos. Sabemos que esta uma orao sem sujeito e seu predicado verbal, desse modo, as informaes, todas em destaque, so consideradas termos acessrios, pois corroboram para os detalhes de uma ideia j conhecida. Os termos acessrios da orao podem ser adjuntos adverbiais, adjuntos adnominais, apostos e vocativos. O ADJUNTO ADVERBIAL um termo que indica uma circunstncia e modifica um verbo, conforme veremos nos destaques: 1) 2) 3) 4) Ontem viajei de nibus quela horrvel cidade. O amor mudou muito. Ainda amava, muito mais que no incio. Cortou-a com a faca.

ADJUNTO ADNOMINAL o termo acessrio que explica, determina ou especifica um substantivo, ou seja, tem uma funo de adjetivao do substantivo e, dentro da orao, as classes que o constituem so: adjetivos, artigos, numerais e pronomes, conforme em: A jovem professora / escreveu um livro notvel. SUJEITO (simples): A jovem professora. NCLEO DO SUJEITO: professora. PREDICADO (verbal): escreveu um livro notvel. NCLEO DO PREDICADO: escreveu (VTD). OBJETO DIRETO: um livro notvel. NCLEO DO OBJETO DIRETO: livro (substantivo). COMPLEMENTO NOMINAL: notvel (do OD: o livro era notvel).

67

Tendo analisado os temos essenciais e integrantes da orao passemos aos adjuntos adnominais (acessrios). A jovem professora / escreveu um livro notvel. 1 2 3 4 5 So ADJUNTOS ADNOMINAIS: 1) 2) 3) 4) 5) artigo adjetivo artigo substantivo adjetivo

O APOSTO o termo acessrio que amplia, explica, resume ou desenvolve a ideia de outro termo e vem sempre entre vrgulas ou inserido em outro tipo de pontuao, conforme em: 1) Hoje, quarta-feira, dia de feira. 2) A teologia, cincia das religies, anda pouco procurada. 3) A humanidade se estrutura em: corpo e alma. 4) Machado de Assis, maior escritor brasileiro, ainda vive em nossas mentes. 5) A aula de hoje, comunicao empresarial, est montona. O VOCATIVO tambm um termo acessrio da orao que tem a funo de chamar, evocar um ouvinte ou a segunda pessoa do discurso, conforme em: 1) Que venhas, belo sol da manh. 2) Tu, poderosa anfitri, no os deixe sair bbados. 3) Marcela, venha j at aqui. No podemos esquecer que no a funo deste livro estudar de forma aprofundada a gramtica, mas sim, relembrar as questes gramaticais mais importantes, e, por este motivo, sempre que uma dvida de maior porte surgir, utiliza uma boa gramtica, as sugeridas por mim, encontram-se na bibliografia deste volume.

7.2 O perodo composto por coordenao


Anteriormente, foi realizada uma reviso sobre o perodo simples, ou seja, frases que se constituem de apenas um verbo ou de uma locuo verbal. Agora trataremos do perodo composto, que possui mais de um verbo, portanto mais de uma orao. O perodo

68

composto pode apresentar duas relaes distintas entre as oraes: de coordenao ou de subordinao. As oraes coordenadas so oraes igualmente importantes para o perodo e, o mais importante aqui, no saber toda a tipologia, mas saber que as oraes podem ser assindticas, quando unidas por justaposio, e sindticas quando possurem um sndeto, ou seja, uma conjuno. Tal explicao fica mais clara se verificarmos os exemplos: a) Saiu cedo, comprou tudo o que devia. Orao Coordenada Assindtica b) Saiu cedo e comprou tudo o que devia. Orao Coordenada Sindtica Fica claro que no exemplo a a unio das oraes feita por uma vrgula e no exemplo b, tal unio acontece pela conjuno aditiva e. Quando um perodo composto por coordenao sindtica, ou seja, possui conjuno, pode ser classificado, mediante a esta conjuno, da seguinte maneira: Orao Coordenada Sindtica Aditiva quando a ideia de adio. (e, nem) Deitei E dormi. No me diverti NEM brinquei. Orao Coordenada Sindtica Adversativa quando a ideia de oposio. (mas, porm, contudo, todavia, no entanto, entretanto) Deitei, PORM no dormi. So Paulo rica MAS o trnsito da cidade vai parar. Orao Coordenada Sindtica Alternativa quando a ideia de alternncia. (ora...ora, ou...ou, quer...quer) Fale agora OU cale-se para sempre. ORA brinca de boneca ORA quer ser adulta. Orao Coordenada Sindtica Conclusiva quando a ideia de concluso. (logo, portanto, ento) Estudou, LOGO passou no vestibular. Gostamos um do outro, PORTANTO casaremos. Orao Coordenada Sindtica Explicativa quando a ideia de explicao. (que, porque, pois) Ela no gosta de sair noite PORQUE teme o escuro. Seja simptica QUE os amigos aparecero. 69

No h dificuldade para a identificao de um perodo composto por coordenao. O nico problema a verificao de que as duas oraes possuem a mesma importncia, no h uma mais importante do que a outra; feita esta constatao, preciso ver como as oraes esto unidas, por justaposio, assindticas (ou por uma conjuno), ou sindticas. Caso sejam sindticas, cabe analisar a ideia da conjuno e identificar a tipologia. Para analisar sintaticamente um perodo composto, devemos separ-lo em todos os perodos simples que contiver e proceder verificando os termos essenciais, integrantes e acessrios de cada um destes perodos. Veja o seguinte exemplo de uma anlise do perodo composto por coordenao: Ela mudou, pois o apartamento est vazio. Orao 1 Orao 2 Orao 1: Sujeito: ela . Ncleo do sujeito: ela pronome pessoal do caso reto. Predicado verbal: mudou. Ncleo do predicado: mudou Verbo Intransitivo. Orao 2: Sujeito: o apartamento. Ncleo do sujeito: apartamento. Predicado nominal: est vazio. Ncleo do predicado: est Verbo de Ligao. Predicativo do sujeito: vazio. Termos acessrios: pois conjuno explicativa. O: adjunto adnominal de apartamento. Concluso da anlise: as oraes coordenadas esto unidas pelo sndeto/conjuno pois com o valor explicativo e, devido a isto, em sua totalidade, considerada uma orao coordenada sindtica explicativa.

7.3 O perodo composto por subordinao


Revisamos o perodo composto por coordenao e sabemos que existem os perodos compostos por subordinao e os perodos mistos.

70

Na coordenao sabemos que as oraes que esto articuladas a outras tm igual importncia, mas na subordinao a relao entre tais oraes, como diz o prprio nome de subordinao, ou seja, uma a orao principal e as outras esto dependentes dela e so as denominadas oraes subordinadas. As oraes subordinadas podem ser oraes desenvolvidas, ou seja, oraes que apresentam o verbo conjugado em uma das formas possveis e, normalmente, apresentam uma conjuno ou um pronome relativo. As formas reduzidas acontecem quando o verbo da orao apresenta-se nas formas de infinitivo, gerndio ou particpio. H trs grandes grupos de subordinadas: as substantivas, que possuem funes iguais as de um substantivo, ou seja, sujeito, objetos, complemento nominal, predicativo e aposto; as adjetivas, por sua vez, desempenham as funes que um adjetivo pode possuir, tais como, restritivo ou explicativo e, finalmente, as adverbiais, que possuem o maior nmero de utilizaes, visto acompanharem as possveis utilizaes de um advrbio na orao em que est inserido, sendo elas de causa, conseqncia, condio, concesso, comparao, conformidade, finalidade, proporo e tempo. Lembremos, rapidamente exemplos de cada uma das respectivas tipologias de subordinadas, mas no esquea que se existirem dvidas maiores recorra sempre h um gramtica de qualidade conforme as citadas no final deste livro. Passaremos agora ao estudo das oraes subordinadas adjetivas, que se apresentam em menor nmero s substantivas:

71

O.S.Substantivas: Possuem valor igual ao de um substantivo, so elas: 1) subjetivas: Oraes que exercem a funo de sujeito. EXEMPLO: preciso /que haja alguma coisa de flor em tudo isto (Vincius de Moraes) OP O.S.S. Subjetiva 2) objetivas diretas: Oraes que exercem a funo de objeto direto. EXEMPLO: Juro /que falarei toda a verdade. OP O.S.S. Objetiva Direta 3) objetivas indiretas: Oraes que exercem a funo de objeto indireto. EXEMPLO: Lembre-se/de que falarei toda a verdade. OP O.S.S. Objetiva Indireta 4) completivas nominais: Oraes que exercem a funo de complemento nominal. EXEMPLO: Tenho a certeza/ de que estamos realizados. OP O.S.S. Completiva Nominal 5) predicativas: Oraes que exercem a funo de predicativo do sujeito. EXEMPLO: Meu desejo / que tenhas bons sonhos. OP O.S.S. Predicativa 6) apositivas: Oraes que exercem a funo de aposto. EXEMPLO: s desejo uma coisa: que se case comigo. OP O.S.S. Apositiva

LEGENDA: OP - Orao Principal. OSS - Orao Subordinada Substantiva. As oraes subordinadas adverbiais so, em nmero, as mais relevantes, pois se referem a circunstancias diversas, conforme em:
O.S. Adjetivas: Possuem valor igual ao de um substantivo, so elas: 1) restritivas: Orao que possui uma restrio. EXEMPLO: As mulheres/que gostam de si mesmas so seguras. O.S.A. Restritiva OP restrio 2) explicativas: Orao que possui uma explicao. EXEMPLO: As mulheres, /que gostam de si mesmas, so seguras. O.S.A. Explicativa OP Explicao

LEGENDA: OP - Orao Principal. OS - Orao Subordinada Adjetiva.

As oraes subordinadas adverbiais, ltimas a serem lembradas exprimem algumas circunstncias.

72

O.S. Adverbiais: So circunstanciais de acordo com o advrbio utilizado. 1) causa: Eu te amo porque no amo a mim mesmo. (Carlos Drummond Andrade) 2) conseqncia: O co to gordo que explodiu. 3) condio: Tudo vale a pena se alma no pequena. (Fernando Pessoa) 4) concesso: S irei se ela for. 5) comparao: Eu deixo a arte como deixo a vida. 6) conformidade: Como o co, tambm o dono. 7) finalidade: Vou cuidar dos filhos para que eles cuidem de mim. 8) proporo: Quanto mais o tempo passa, mais gosto de ti. 9) tempo: Antes de sair, feche a porta.

8.0 Noes de regncia e de concordncia

LEGENDA: OS - Orao Subordinada.

8.1 Regncia
O que regncia? o nome que damos ligao das palavras interdependentes de uma sentena, podendo ser verbal ou nominal, pois sabemos que alguns verbos so transitivos e pedem complementos e alguns nomes tambm. Vejamos que a regncia do verbo referir acontece da mesma forma que no substantivo referncia: A professora referiu-se situao acadmica. Objeto Indireto Verbo Transitivo Indireto A professora fez uma referncia situao acadmica. Complemento Nominal Substantivo Muito importante: 1. Os verbos e nomes que admitem complementos so chamados de subordinantes (referiu-se e referncia). 2. Os termos que so complementares, tanto objetos, quanto adjuntos so chamados subordinados ou regidos. 73

REGNCIA VERBAL: So, mediante a diversidade de complementos, as diferentes formas de um verbo: a. A enfermeira assistiu o doente. (ajudou) b. A enfermeira assistiu ao doente. (viu) a. Cheguei ao metr. no local do b. Cheguei no metr. no meio de transporte, dentro de Alguns verbos intransitivos, como, por exemplo, CHEGAR/IR/COMPARECER tm a seguinte regncia: a. Verbo Intransitivo b. Verbo Intransitivo c. Fui Verbo Intransitivo d. Fui Verbo Intransitivo e. Compareci Verbo Intransitivo Cheguei Adjunto Adverbial de Lugar Cheguei Adjunto Adverbial de Lugar ao cinema. Adjunto Adverbial de Lugar ao cinema Adjunto Adverbial de Lugar ao estdio. Adjunto Adverbial de Lugar ontem. Adjunto Adverbial de Tempo a esta casa Adjunto Adverbial de Tempo em setembro. a esta casa.

74

f. Compareci Verbo Intransitivo

no estdio. Adjunto Adverbial de Lugar

No diferente dos outros, os verbos transitivos diretos merecem ateno, principalmente no que se refere ao uso dos pronomes oblquos o, a, os, as, que indicam sempre um objeto direto. Quanto regncia alguns verbos ficam: Abandonar - abandon-lo/la Adorar - ador-la/lo Conhecer - conhec-lo/la = abandonar ele/ela = adorar ele/ela = conhecer ele/ela

IMPORTANTE: Apenas usamos o pronome oblquo LHE quando este tiver valor de adjunto adnominal. EXEMPLO: Conheo-lhe o mau humor (dele). Quanto aos verbos transitivos indiretos, podemos considerar: Consistir (em) = A aula consiste em analise de tpicos. O verdadeiro saber consiste no aproveitamento dos contedos. Obedecer (a) = Obedea aos seus pais. Obedea s leis. Responder (a) = Responda ao questionrio. Responda s questes. Renunciar (a) = Renuncio s minhas convices. Renuncio ao esprito. REGNCIA NOMINAL: a forma como se apresentam os complementos dos nomes. Quanto aos erros da norma padro, acontecem em menor nmero do que na regncia verbal. Vejamos: SUBSTANTIVOS 1. Sentia averso aos estudos. 2. Tenho medo de voc. 3. Devo obedincia a Igreja.

75

4. Quando teremos respeito para com os pais? ADJETIVOS 5. Escrevia poemas acessveis a todos. 6. Era capaz de produzir muitas peas de arte. 7. Jos de Alencar contemporneo de Machado de Assis. 8. Este filme imprprio para crianas. 9. Bom senso necessrio a todos. ADVRBIOS 10. Todos os advrbios terminados em mente so regidos pela preposio de. 11. Os advrbios com ideia de relativo a, semelhante a tambm so regidos pela preposio de. 12. So da mesma forma regidos os advrbios perto e longe.

8.2 Concordncia
So muitas as regras para o estabelecimento da concordncia, seja ela nominal ou verbal, e no devemos esquecer que neste livro trabalharemos apenas com as regras mais bsicas. 8.2.1 CONCORDNCIA NOMINAL variao no gnero e nmero de um nome substantivo com relao a outro, adjetivo ou palavras com o valor de adjetivo (artigo, numeral, pronome adjetivo e particpio), recebem o nome de concordncia nominal. Vejamos alguns substantivos isoladamente: Carro Cachorro Mesa Bola

Ao atribuirmos aos substantivos uma definio, uma qualidade, e um nmero, veremos que todos os acompanhamentos, que tambm so nomes, se flexionam para realizar a concordncia: Os carros so azuis. O carro vermelho. O cachorro marrom corre intensamente. Os cachorros pretos so ferozes. As mesas de minha casa so italianas. A mesa acrlica de minha casa quebrou. As carroas velhas desapareceram. A charrete charmosa. A cadela poodle branquinha. As cachorrinhas so lindas. O quarto de madeira. Os quartos so amplos.

76

A bola de plstico. As bolas so verdes.

O pio vermelho. Os pies so coloridos.

ALGUNS CASOS IMPORTANTES E ESPECIAIS: 1. O adjetivo ir para o plural ou ir concordar com o substantivo mais prximo: EXEMPLOS: A menina desenvolveu por aquele brinquedo um amor e um zelo doentios. A menina desenvolveu por aquele brinquedo um amor e um zelo doentio. 2. No caso de substantivos com gneros diferentes, o adjetivo ficar no masculino ou concordar com o substantivo mais prximo: EXEMPLOS: A enciclopdia traz contos e crnicas brasileiros. A enciclopdia traz contos e crnicas brasileiras. A enciclopdia traz conto e crnica brasileira. 3. Quando o adjetivo vem antes, geralmente concorda com o substantivo posposto: EXEMPLOS: Percorre tortuosos caminhos e veredas. Percorre tortuosas veredas e caminhos. OBSERVAO 1: Cuidado com as expresses proibido e necessrio, que quando se referirem a um substantivo genrico no vaiam, mas se este substantivo for determinado por um artigo, este concorda com o substantivo. OBSERVAO 2: No confunda meio com meia, pois meio equivale metade e concorda com o substantivo e meia um substantivo e o advrbio meia invarivel. 8.2.2 CONCORDNCIA VERBAL A regra geral para a concordncia verbal est no numero de sujeitos da orao. 1. Se houver apenas um sujeito, o verbo concordar com ele. EXEMPLOS: Eu comi melancia. Ns gostamos de alface. 2. Se houverem mais sujeitos, os verbos tero concordncias diferentes: EXEMPLO:

77

Ela sonhou que tu chegavas de carruagem. Sujeito: ela Sujeito: tu 3. Se o sujeito tiver mais do que um ncleo, o verbo ir para o plural: EXEMPLO: Eu e ela estamos apaixonados. Sujeito 1: Eu Sujeito 2: Ela OBSERVAO 1: Os verbos impessoais que indicarem fenmenos da natureza ficam na 3. pessoa do singular. EXEMPLO: Choveu muito na serra. OBSERVAO 2: O verbo impessoal haver, no sentido de existir empregado apenas na 3. pessoa do singular. EXEMPLOS: Houve um momento de tenso. Havia algo de estranho no ar. OBSERVAO 3: A regra da 3. Pessoa vale tambm par os verbos impessoais haver e fazer, quando estes indicam tempo decorrido. EXEMPLOS: H muito tempo no te vejo. Faz muito tempo que no te vejo.

9.0 Problemas com a norma culta


Usar a norma culta nem sempre a coisa mais fcil que temos de fazer, no entanto algumas situaes exigem tal uso. Nesta parte do livro, gostaramos que alguns pontos, de maior relevncia fossem estudados para que causassem transtornos na hora de escrever. Lembre-se: Ningum obrigado a saber tudo, mas todos ns devemos saber onde buscar ajuda. Quando temos problemas com nossa empresa, queremos os conhecimentos de um administrador e quando temos problemas com a adequao da linguagem, devemos buscar um manual, simples como este ou, dependendo do caso, uma gramtica bem conceituada. 1. Mas / Mais: EXEMPLOS:

78

Eu ia ao cinema, mas tive problemas com o trnsito. (Conjuno adversativa) Ela a garota mais inteligente da turma. (Intensidade) 2. Mal / Mau: Mal pode ser um advrbio ou um substantivo. advrbio de modo quando significa de modo irregular. EXEMPLOS: Os negcios vo mal. (Advrbio) O mal da sociedade o dinheiro. (Substantivo) Mau um adjetivo e varivel, admitindo as formas ms e maus, alm de ser antnimo de bom. EXEMPLOS: Os meninos so maus. As hienas so ms. Regra bsica: Mal = Bem e Mau = Bom 3. Aonde e Onde: H controvrsias entre os prprios gramticos sobre esta questo, entretanto onde o advrbio que indica lugar em que se est ou que se passa algum fato e aonde (preposio+advrbio) usamos ao dar ao texto ideia de movimento. EXEMPLOS: O lpis est onde deixei. (Lugar exato) Para aonde caminha a humanidade?(Ideia de movimento) 4. Ao encontro e de encontro: Ao encontro significa estar a favor de, e de encontro significa estar, contra algo. EXEMPLOS: Fui ao encontro de meu amor. (Semelhana, proximidade) Nossas ideias vo de encontro de outros pesquisadores. (Contrariedade, repulsa) 5. A e H: Se for possvel trocar a expresso por FAZ emprega-se H, se no for possvel, emprega-se A. EXEMPLOS: H muito tempo no te vejo. (Semelhante ao emprego do verbo faz) Daqui a pouco chegaremos aula. (Impossvel empregar o verbo faz) 6. O pronome relativo cujo est cada vez mais raro, portanto, para entendermos essa palavra na leitura e empreg-la corretamente, devemos considerar, na maioria das vezes que: 1) Sempre se posiciona antes de um substantivo. EXEMPLO: A bolsa cuja dona a menina, foi roubada.

79

2) Sofre variao de gnero (masculino e feminino) e nmero (singular e plural). EXEMPLOS: A bolsa cuja dona a menina, foi roubada. As bolsas cujas nuances azuis esto venda. O carro cujo cambio automtico parece velho. Os lpis cujas pontas quebraram foram jogados no lixo. 3) Nunca vem seguido de artigo. EXEMPLO: Rafael um rapaz cujo trato fino. (e no: cujo o trato) 4) Todo cujo significa de algo ou de algum. EXEMPLO: Conheo um mdico cuja me est desempregada. (me do mdico) Existem outros casos mais complexos do uso do pronome relativo cujo e suas flexes, o que no cabe ver neste momento, visto que estudar de forma profunda a gramtica no nosso ponto especfico, mas ter noes dela.

80

Concluso
Muitos so os estudos relativos interface das modalidades da lngua, os quais no foram, e nem poderiam ser o nosso objetivo de realizao, no entanto acreditamos na importncia da abordagem de questes lingusticas, visto que facilitam o estudo de questes gramaticais e vice-versa. Este trabalho constituiu um breve estudo destas interfaces e contm algumas posturas tericas, as quais no constituem a totalidade de prismas, longe disto. Buscamos propor uma sntese de tais pontos para que o profissional de administrao ou de reas afins tenha em mos um manual de fcil entendimento e de rpido acesso para consultas relativas s questes lingusticas ou gramaticais mais diversas do dia-a-dia. importante ressaltar que as posturas contidas ao longo desta obra advm de pesquisas e constataes da autora e, que no caso de qualquer dvida quanto citao de um estudioso ou terico necessrio e muito prudente que se consulte a fonte original, sempre indicada nas notas de rodap. Quanto ao estudo das normas gramaticais, lcito lembrar que este trabalho no possui todas as possibilidades da linguagem descritas em uma gramtica, to pouco esta vem a ser a sua funo, visto no ser este o seu objetivo. Esperamos que este trabalho tenha contribudo para o engrandecimento cultural e para o aumento de conhecimentos relativos linguagem a qual crescemos usando e usamos todos os dias e esperamos que nas questes do dia-a-dia que requeiram resoluo rpida esta obra seja sempre fonte de consulta. Finalmente, gostaramos de ressaltar que conhecer a linguagem e aplic-la de forma adequada nos mais diversos contextos sociais muito fcil, desde que, como j dissemos, tenhamos bons materiais de consulta e um pouco de forca de vontade. Use e abuse de seus mais recentes conhecimentos, porque ter medo de se comunicar, neste mundo globalizado, coisa do passado.

81

Indicao de gramticas para consultas especficas


BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 2. ed. 26. Impresso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985. NICOLA, Jos; INFANTE, Ulisses. Gramtica Contempornea da Lngua Portuguesa. 13.ed. So Paulo: Scipione, 1994.

82

Referncias Bibliogrficas
BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita. 22. ed. So Paulo: tica. 2006. BORNCKART, Jean-Paulo. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismoscio-discursivo. EDUC: So Paulo, 2003. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 9 ed. So Paulo: tica, 2002. FVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de lngua materna. 3. ed. Cortez: So Paulo, 1999. FVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore Villaa. Lingustica textual: uma introduo. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2002. FERREIRA, Luiz Antnio. Oralidade e escrita: um dilogo pelo tempo. So Paulo: Efuso, 2004. GOFFMAN, Erving. Ritual de la interacin. Buenos Aires: Tienpo Contemporneo, 1970. HALLIDAY, M.K.A. Functional diversity in language. In: Fundations of language. v. 6. p. 322-361. 1970. HOLANDA, Aurlio Buarque Ferreira. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994/1995. LIMA, Danielle Guglieri. Oralidade e Regionalismo em Joo Simes Lopes Neto. Porto Alegre: Alcance/Tch, 2008. REICHERT, Andria; PARADELLA, Dbora; ROSSI, Douglas; et al. La cave Ds vins: A arte em degustar vinhos. In: Os mais relevantes projetos de concluso dos cursos MBAS 2006. v. 5 n. 2. Santo Andr: Strong. 2007. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002. WEINRICH, H.; HEILDELBERG, Verlag Lambert Scneider. Linguistik der Lge. 1966. Revista Veja, n 187, de 05/04/1972.

83

Referncias Eletrnicas
http://www.bulas.com.br http://www.debian.org.rs. http://www.kaniz.combr http://www. sitededicas.uol.com.br/fabula30a.htm

84

Das könnte Ihnen auch gefallen