Sie sind auf Seite 1von 6

Turma: 1 Ano Tpico 3

Grandezas Escalares e Vetoriais


Em um dia no final do vero voc vai para a escola e percebe, no caminho, que o termmetro da rua marca 26,3 C. O mesmo equipamento tambm fornece para voc as horas daquele instante: 07:15. Essas duas informaes esto completas, no necessitam de outras informaes adicionais. Essas grandezas que se descrevem apenas com valores numricos so chamadas GRANDEZAS ESCALARES. Agora pense outra situao: um barco, representado pelo ponto amarelo na figura abaixo, est navegando em guas tranqilas. Se ele se deslocar 5 quilmetros, para onde ir?

Vista de cima - barco em guas calmas

Outro caso: se voc aplicar um fora de 50 Newtons sobre a caixa que est em cima da mesa, qual o efeito causado por essa fora? A caixa ser pressionada contra a mesa ou de deslocar para a direita ou esquerda ou ainda na diagonal???

Caixa sobre a mesa

Perceba que deve haver, alm da informao do valor numrico (deslocamento e fora) outras informaes para que voc tenha condies de responder ao questionamento feito. Nesses dois exemplos e em muitos outros casos, a expresso numrica sozinha no d conta de exprimir a grandeza em questo. necessrio que indiquemos, tambm, a direo e o sentido para o qual o objeto se deslocar ou da fora que est sendo aplicada. Direo e sentido??? O que isso????

No difcil diferenciar direo de sentido... A direo compreende todo o trecho entre os pontos A e B. O sentido determina de onde para onde, ou seja, se voc vai para a direita, para esquerda,

para cima ou para baixo. Na figura, as setas representam o sentido e a linha tracejada representa a direo.

Uma GRANDEZA VETORIAL apresenta trs caractersticas bsicas:


Intensidade ou valor numrico Direo Sentido

O que nos interessa nisso tudo??? Muitas vezes precisaremos somar grandezar vetoriais. Diferentemente de nmeros, as grandezas desse tipo no so meras somas ou substraes de nmeros, pois envolvem os trs fatores que acabamos de ver (nmero, direo e sentido). Vejamos alguns exemplos para melhorar a compreenso. 1. Os dois indivduos esto tentando puxar o bloco de granito. Qual deles voc acha que ir deslocar o bloco? Com quantas unidades de fora?

Vetorialmente falando (nossa, essa demais!!!), voc percebe que o camarada da direita puxa com 16 unidades de fora, enquando o da direita somente tem 10 unidades de fora. Como a direo a mesma, pois as duas cordas esto exatamente na mesma linha, o que muda o sentido: um puxa para a direita e outro para a esquerda. Para sabermos para onde o bloco vai s definir um sentido positivo e outro negativo, fazendo a soma dos dois: 16 unidades - POSITIVO 10 unidades - NEGATIVO (16 unidades) + (-10 unidades) = 16 - 10 = 6 O resultado da conta seis unidades positivas, ou seja, o bloco ir se deslocar para direita, como j era esperado.

2. Observe a figura a baixo. Vrias foras agem sobre uma caixa. Para que lado a caixa ser deslocada e com qual intensidade?

Considerando: F1 = 6 N Escolhendo como positivas as foras que puxam o bloco para a F2 = 13 N direita e negativas as foras que puxar para a esquerda, temos: F3 = 8 N F1+F2+F3-F4 = Fora Resultante F4 = 18 N 6 + 13 + 8 - 18 = 11 N

Perceba que o sentido das foras, nos dois exemplos, foram dados como para a direita ou para a esquerda. A direo, nos dois casos, foi horizontal. Esses exemplos poderiam ser diferentes, com as foras agindo para cima ou para baixo e a direo sendo vertical. O raciocnio para resolver o problema seria o mesmo. Vejamos mais um exemplo, um pouco mais complexo. 3. Um barco pretende atravessar um rio. A gua apresenta uma correnteza com velocidade de 4,0 m/s (quatro metros por segundo). O barco se desloca na vertical, em direo outra margem com velocidade de 3,0 m/s (trs metros por segundo). Qual a velocidade resultande desses dois deslocamentos simultneos?

Veja a sistematizao da soluo:

Na figura 1 se apresenta uma diagrama da situao, com as duas velocidades. A figura 2 mostra que se houve uma velocidade na horizontal e outra na vertical deve haver uma velocidade resultante na diagonal. ara resolver o problema, precisamos recorrer ao Teorema de Pitgora, conhecido nosso... Ento temos: (vRESULTANTE) = (vBARCO) + (vGUA) (vRESULTANTE) = (3,0) + (4,0) (vRESULTANTE) = (9,0) + (16,0) vRESULTANTE = 25 vRESULTANTE = 5,0 m/s Dizemos, nesse caso, que o MDULO da velocidade do barco 5,0 m/s. A direo e o sentido podem ser determinados graficamente, da mesma forma como nos desenhos acima.

Atividades

* O mdulo de um nmero, matematicamente falando, seu valor absoluto, independente do sinal.

Referncias Telecurso 2000 - Aula 2 Fsica - Srie Brasil - Alberto Gaspar - 1 Ed. - 2004

Das könnte Ihnen auch gefallen