Sie sind auf Seite 1von 5

OAB VIII EXAME QUESTES Direito Constitucional Flvia Bahia

PRIMEIRA COLETNEA EXERCCIOS CONSTITUCIONAL 1. De acordo com entendimento consolidado do STF e da doutrina, qual, dentre os rgos e entidades listados abaixo, NO precisa demonstrar pertinncia temtica como condio para ajuizar Ao Direta de Inconstitucionalidade? A) Mesa de Assembleia Legislativa ou Cmara Legislativa (DF). B) Conselho Federal da OAB. C) Entidade de Classe de mbito nacional. D) Confederao Sindical. 2. Em caso de vacncia dos cargos de Presidente da Repblica e Vice-Presidente da Repblica no penltimo ano de mandato, A) o Presidente da Cmara dos Deputados assume definitivamente o cargo. B) o Presidente do Senado Federal assume definitivamente o cargo. C) far-se- nova eleio direta. D) far-se- eleio indireta, pelo Congresso Nacional. 3. O mandado de segurana coletivo NO pode ser impetrado por A) organizao sindical. B) partido poltico com representao Congresso Nacional. C) entidade de classe de mbito nacional. D) associaes paramilitares.

C) mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria relativa de votos. D) mais de um tero das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos. 5. A Constituio de 1988 probe qualquer discriminao, por lei, entre brasileiros natos e naturalizados, exceto os casos previstos pelo prprio texto constitucional. Nesse sentido, correto afirmar que somente brasileiro nato pode exercer cargo de A) Ministro do STF ou do STJ. B) Diplomata. C) Ministro da Justia. D) Senador. 6. Esculpio da Silva, advogado, candidata-se vaga destinada ao Quinto Constitucional no Tribunal de Justia do Estado W, logrando obter aprovao, nomeado pelo Governador do Estado. Um ano aps, candidata-se vaga surgida pela aposentadoria de Desembargador estadual no Superior Tribunal de Justia, vindo a ser escolhido. Diante de tal enunciado, revela-se correto afirmar: A) No Superior Tribunal de Justia existem vagas destinadas a Desembargador oriundo dos Tribunais de Justia, desde que magistrados de carreira. B) A diviso de vagas no Superior Tribunal de Justia permite o ingresso atravs de trs origens: Desembargadores estaduais, Juzes dos Tribunais Regionais Federais e Advogados. C) O Advogado oriundo do Quinto Constitucional nos Tribunais de Justia concorre como magistrado para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justia. D) O ocupante do Quinto Constitucional poder concorrer vaga existente no Superior Tribunal de Justia na vaga destinada aos advogados.

no

4. As Emendas Constitucionais possuem um peculiar sistema de iniciativa. Assim, revelase correto afirmar que poder surgir projeto dessa espcie normativa por proposta de: A) mais de dois teros das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a unanimidade de votos. B) mais de um tero das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, sendo que, em cada uma delas, deve ocorrer a maioria simples de votos.

OAB VIII EXAME QUESTES Direito Constitucional Flvia Bahia

7. Se Governador de Estado desejar se insurgir contra smula vinculante que, a seu juzo, foi formulada com enunciado normativo que extrapolou os limites dos precedentes que a originaram, poder, dentro dos instrumentos processuais constitucionais existentes, (A) ajuizar ADI contra a smula vinculante. (B) ajuizar ADPF contra a smula vinculante. (C) interpor reclamao contra a smula vinculante. (D) requerer o cancelamento da smula vinculante. 8. Os Estados so autnomos e compem a Federao com a Unio, os Municpios e o Distrito Federal. luz das normas constitucionais, quanto aos Estados, correto afirmar que (A) podem incorporar-se entre si mediante aprovao em referendo. (B) a subdiviso no pode gerar a formao de novos territrios. (C) o desmembramento deve ser precedido de autorizao por lei ordinria. (D) se requer lei complementar federal aprovando a criao de novos entes estaduais. 9. No processo de impedimento do Presidente da Repblica, ocorre a necessidade de preenchimento de alguns requisitos. Com base nas normas constitucionais, correto afirmar que (A) a Cmara autoriza a instaurao do processo pelo voto da maioria absoluta dos seus membros. (B) o julgamento ocorre pelo Senado Federal, cuja deciso dever ocorrer pela maioria simples. (C) condenado o Presidente, cumprir sua pena privativa de liberdade em regime semiaberto. (D) no julgamento ocorrido no Senado, funcionar como Presidente o do Supremo Tribunal Federal. 10. Lei estadual que regulamenta o servio de mototxi

(A) constitucional porque se trata de competncia legislativa reservada aos Estados. (B) constitucional porque se trata de competncia legislativa remanescente dos Estados. (C) inconstitucional porque se trata de competncia legislativa dos Municpios. (D) inconstitucional porque se trata de competncia legislativa privativa da Unio. 11. No que tange ao direito de nacionalidade, assinale a alternativa correta. (A) O brasileiro nato no pode perder a nacionalidade. (B) O filho de pais alemes que esto no Brasil a servio de empresa privada alem ser brasileiro nato caso venha a nascer no Brasil. (C) O brasileiro naturalizado pode ser extraditado pela prtica de crime comum aps a naturalizao. (D) O brasileiro nato somente poder ser extraditado no caso de envolvimento com o trfico de entorpecentes. 12. A iniciativa popular uma das formas de exerccio da soberania previstas na Constituio da Repblica. O projeto de lei resultante de iniciativa popular deve (A) ser dirigido Mesa do Congresso Nacional. (B) ser subscrito por, no mnimo, 2% do eleitorado nacional. (C) ser subscrito por eleitores de cinco Estados da Federao. (D) dispor sobre matria de lei ordinria. 13. O habeas data no pode ser impetrado em favor de terceiro PORQUE visa tutelar direito informao relativa pessoa do impetrante. A respeito do enunciado acima correto afirmar que (A) ambas as afirmativas so verdadeiras, e a primeira justifica a segunda. (B) a primeira afirmativa verdadeira, e a segunda falsa. (C) a primeira afirmativa falsa, e a segunda verdadeira. (D) ambas as afirmativas so falsas.

OAB VIII EXAME QUESTES Direito Constitucional Flvia Bahia

14. A respeito do regime de responsabilidade do Presidente da Repblica, assinale a alternativa correta. (A) O ato do Presidente da Repblica que atenta contra o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao considerado crime de responsabilidade.
(B) O Presidente ficar suspenso de suas funes nos crimes de responsabilidade somente aps a condenao pelo rgo competente. (C) Compete ao Congresso Nacional processar e julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. (D) S se admite acusao contra o Presidente da Repblica por trs quintos da Cmara dos Deputados. 15. Em relao ao controle de constitucionalidade em face da Constituio Estadual, assinale a alternativa correta.

idntico contedo de norma constitucional federal.


16. Considere a hiptese de Deputado Federal que cometeu crime (comum) aps a diplomao. Nesse caso, correto afirmar que

(A)a Cmara dos Deputados pode sustar andamento da ao penal. (B)o STF s pode receber a denncia aps licena da Cmara dos Deputados. (C)o STF s pode receber a denncia aps licena do Congresso Nacional. (D)o Congresso Nacional pode sustar andamento da ao penal.

o a a o

17. As alternativas a seguir apontam diferenas entre a ADI e a ADC, EXCEO DE UMA. Assinale-a.

(A)Compete aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, reconhecida a legitimao para agir aos mesmos rgos e entidades legitimados a propositura de ao direta de inconstitucionalidade. (B)A deciso do Tribunal de Justia que declara a inconstitucionalidade de lei local em face da Constituio Estadual irrecorrvel, ressalvada a oposio de embargos declaratrios. (C)No ofende a Constituio da Repblica norma de Constituio Estadual que atribui legitimidade para a propositura de representao de inconstitucionalidade aos Deputados Estaduais e ao Procurador-Geral do Estado. (D)No possvel o controle de constitucionalidade no plano estadual, no modo concentrado, se a norma constitucional estadual tomada como parmetro reproduzir

(A)Rol de legitimados para a propositura da ao. (B)Objeto da ao (C)Exigncia de controvrsia judicial relevante. (D)Manifestao do Advogado-Geral da Unio. 18. Os direitos polticos no podem ser cassados. Podem, no entanto, sofrer perda ou suspenso luz das normas constitucionais pelo seguinte fundamento: (A)condenao cvel sem trnsito em julgado. (B)incapacidade civil relativa, declarada judicialmente. (C)cancelamento de naturalizao por deciso administrativa. (D)improbidade administrativa
19. O Congresso Nacional e suas respectivas Casas se renem anualmente para a atividade legislativa. Com relao ao sistema constitucional brasileiro, assinale a alternativa correta.

OAB VIII EXAME QUESTES Direito Constitucional Flvia Bahia

(A) Legislatura: o perodo compreendido entre 2 de fevereiro a 17 de julho e 1 de agosto a 22 de dezembro. (B) Sesso legislativa: os quatro anos equivalentes ao mandato dos parlamentares. (C) Sesso conjunta: a reunio da Cmara dos Deputados e do Senado Federal destinada, por exemplo, a conhecer do veto presidencial e sobre ele deliberar. (D) Sesso extraordinria: a que ocorre por convocao ou do Presidente do Senado Federal ou do Presidente da Cmara dos Deputados ou do Presidente da Repblica e mesmo por requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas para, excepcionalmente, inaugurar a sesso legislativa e eleger as respectivas mesas diretoras. 20. Em relao inovao da ordem constitucional que instituiu a denominada Smula Vinculante, correto afirmar que: (A) somente os Tribunais Superiores podem editla. (B) podem ser canceladas, mas vedada a mera reviso. (C) a proposta para edio da Smula pode ser provocada pelos legitimados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade. (D) desde que haja reiteradas decises sobre matria constitucional, o Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, aprovar a Smula mediante deciso da maioria absoluta de seus membros.

OAB VIII EXAME QUESTES Direito Constitucional Flvia Bahia

GABARITO: 1. B 2. D 3. D 4. C 5. B 6. C 7. D 8. D 9. D 10. D 11. B 12. C 13. A 14. A 15. C 16. A 17. A 18. D 19. C 20. C

Das könnte Ihnen auch gefallen