Sie sind auf Seite 1von 4

Exercicios ajudam a melhorar a artrite

Para quem pratica exerccios, as dores nas articulaes podem tornar o treino muito menos prazeroso e muitas vezes impraticvel. Por isso, pessoas que sofrem com artrite deixam uma rotina saudvel de atividades fsicas por no suportar o incmodo. "Acontece que a artrite pode favorecer o aparecimento de outros problemas. Como as articulaes ficam mais doloridas, os indivduos ficam mais propensos ao sedentarismo, que pode causar obesidade, problemas cardacos e ortopdicos", explica o fisiologista do esporte Raul Santo de Oliveira, da Unifesp. importante exercitar-se para manter as articulaes saudveis. Quando o corpo est ativo, as articulaes ficam mais flexveis e tem suas funes motoras preservadas, mesmo com a artrite. Alm disso, msculos mais fortes evitam que as juntas se deformem. Mas, ao contrrio do que muitos pensam, no to simples ignorar a dor e entrar em uma rotina saudvel. Isso, na maioria das vezes, at desaconselhado. "Manter uma regio inflamada em constante movimento ou contato, impede que o organismo consiga se recuperar. Fazer exerccios que foram as articulaes durante um processo inflamatrio o mesmo que ficar tirando a casquinha de um machucado. A leso nunca ir cicatrizar e o desconforto s ir piorar", explica o fisioterapeuta do esporte e de ortopedia, Evaldo Bsio, diretor clnico da Prime, fisioterapia especializada. Existem vrios tipos de artrite, mas os mais comuns so a piognica aguda e a artrite reumatoide. Para continuar com o corpo em movimento preciso adaptar a rotina de exerccios de acordo com o tipo de inflamao nas articulaes. Tanto o fisiologista quanto o fisioterapeuta ressaltam que importante o aval de um mdico antes de comear a fazer qualquer tipo de atividade, principalmente se a artrite faz parte da sua vida.

Artrite aguda Quando a artrite causada por um trauma ou uma leso, ela chamada de artrite aguda ou piognica. As regies mais afetadas por esse problema so o joelho e o tornozelo. Nessa situao, os exerccios podem esperar at que a inflamao esteja sobre controle. "Depois que o processo inflamatrio nas articulaes se apresenta em uma fase j assintomtica, exerccios que trabalham a musculatura e protegem as articulaes j podem ser feitos", explica o fisioterapeuta. Para manter a musculatura apta a repetir os movimentos do dia a dia, muitos dos exerccios repetem os esforos feitos no cotidiano. "Os exerccios para quem sofre com artrite normalmente no envolvem pesos ou so feitos com carga muito reduzida. comum treinos que imitam movimento de acelerar um carro ou subir uma escada, por exemplo, para fortalecer os msculos mais usados", diz Evaldo Bsio. Artrite reumatoide Nesse caso, o acompanhamento de um mdico ainda mais importante, j que as dores e inflamaes so crnicas e causadas por fatores genticos. "O exerccio fsico um coadjuvante no tratamento com remdios. O mdico, ao analisar o estado das inflamaes nas articulaes, pode diagnosticar alguns exerccios que ajudam a diminuir o avano dos sintomas da doena", explica Raul Santo de Oliveira. "Por causa das dores comuns na artrite reumatoide, muitos indivduos deixam de praticar esportes, o que pode trazer malefcios musculatura a as prprias articulaes", diz o fisiologista. por isso que muitos mdicos indicam os exerccios como coadjuvante no tratamento base de remdios para a artrite. Entre na piscina A natao um timo jeito de aumentar o condicionamento das juntas de todo o corpo. "Ela uma boa escolha, j que trabalha com o fortalecimento

de grandes grupos musculares sem causar tenso nas articulaes, alm de condicionar o sistema cardiovascular", explica o fisiologista Raul Santo. A hidroginstica tambm provoca os mesmos benefcios. Como a gua amortece os impactos dos ps com o cho, e oferece maior resistncia que o ar, a ginstica feita dentro da piscina traz um maior gasto calrico sem prejudicar as articulaes.

Exerccios isomtricos Quando os exerccios tradicionais se tornam muito difceis de serem feitos, os exerccios isomtricos so uma maneira alternativa de fortalecer os msculos e proteger as juntas corporais. Esse tipo de exerccio consiste em forar os msculos sem provocar um movimento ou mudana de ngulo nas articulaes mais afetadas pela artrite reumatoide. "Eles podem ser feitos com vrias intensidades, que estabelecida de acordo com as limitaes e necessidades de cada pessoa", explica o fisiologista Raul Santo. Um exerccio bastante simples, que pode ser feito em casa, se encaixa nessa categoria. "Como a artrite na mo e nos dedos bastante comum em mulheres, fortalecer os msculos dessa rea previne contra dores e at a perda gradual dos movimentos dos dedos. Amarrar os dedos das mos com um elstico de escritrio comum, e fazer fora para tentar for-lo para fora, trabalha os msculos das mos e protege as articulaes", diz Evaldo Bsio.

Exerccios de baixo impacto Nesse grupo de atividades fsicas esto a caminhada, a dana, subir escadas e pilates. Essa turma de exerccios controla a presso sangunea, o colesterol, fortalece o sistema cardiovascular e ainda queimam calorias. Tais benefcios so importantes porque pessoas com artrite reumatoide esto mais propensas a desenvolver doenas cardacas. Alm disso, so exerccios que ajudam a retardar a perda de massa ssea causada pela artrite, diminuindo as chances de osteoporose no futuro. Tai Chi Essa tcnica oriental pode ajudar os pacientes com artrite a aumentar o alcance de seus movimentos, ficar com mais flexibilidade, tonificar mais os msculos, principalmente das pernas, e proporcionar um melhor equilbrio corporal. Alm disso, ao focar na respirao e na concentrao, o Tai Chi ajuda a relaxar e esquecer as dores causadas pela doena.

Saiba dosar o treino Para todos os esportistas, fica a dica: no adianta exigir mais do que o seu corpo capaz de suportar. Para quem sofre com a artrite, esse conselho ainda mais importante. Manter o corpo sempre em atividade impede a recuperao de microleses que acontecem durante o treino. "O educador fsico a melhor pessoa para dosar o ritmo dos exerccios e as pausas entre eles para atingir um equilbrio ideal, chamado de supercompensao. Por isso, esse profissional deve saber a gravidade do problema nas articulaes para montar um treino que deixem as articulaes ativas sem trazer malefcios", diz Raul Santo.

Das könnte Ihnen auch gefallen