Sie sind auf Seite 1von 11

Pr-tratamento

Um problema Geralmente, as peas que tero suas superfcies tratadas j se apresentam como produtos quase prontos, ou seja, trefilados, fundidos, forjados, estampados, usinados etc. As superfcies das peas nessas condies no podem ser tratadas imediatamente porque, normalmente, apresentam resduos de leo, trincas, restos de graxas e de abrasivos de polimento. Portanto, necessrio um pr-tratamento das superfcies, de modo que elas fiquem muito bem limpas antes do tratamento propriamente dito.

Procedimentos Os procedimentos de pr-tratamento de superfcies de metais podem ser mecnicos ou qumicos.

Pr-tratamento mecnico Os processos mecnicos constam de lixamento, jateamento, vibrao e tamboreamento. Por meio deles, so removidos defeitos e imperfeies. Lixamento No lixamento, a superfcie metlica da pea desgastada at o ponto em que os defeitos (riscos ou buracos) tenham sido remo-

11

vidos totalmente. O instrumento utilizado a lixa que pode ser usada manualmente ou com mquinas.

Lixamento manual

Mquinas lixadeiras

As lixas se compem de trs partes principais: costado, cola ou resina, abrasivo. O costado feito em tecido ou papel, e sua funo servir de suporte para os gros abrasivos. A cola ou resina serve para manter os gros abrasivos unidos e bem aderentes ao costado. O abrasivo corta e remove as imperfeies do metal. Portanto, deve ter alta dureza e formato em ngulo. Os abrasivos mais utilizados so o xido de alumnio e o carbeto de silcio, encontrados nas mais variadas granulaes. Os gros so classificados de acordo com seu tamanho, que identificado por um nmero colocado na parte posterior da lixa. medida que o nmero de identificao aumenta, diminui o tamanho do gro. Assim, lixas de gros mais finos so identificadas com nmeros mais altos. Para metais, so mais usadas as lixas de grana 150, 180, 220, 240, 280, 320. Em algumas operaes de pintura, utilizam-se lixas de granulao mais fina, de 400 at 600 granas. Nesses casos, faz-se uso das lixas junto com um jato de gua, para evitar seu empastamento e a perda do poder de corte.
12

Num processo normal de lixamento, os riscos ou imperfeies so eliminados com lixas mais grossas. Na seqncia, aplicam-se lixas de granas cada vez menores com a finalidade de apagar riscos causados pelas lixas anteriores. Duas outras operaes so muito utilizadas para se obter uma superfcie de boa qualidade aps o lixamento: escovamento e polimento. Com esses processos obtemos superfcies espelhadas. Eles devem ser usados somente em circunstncias que exijam esse tipo de acabamento. So empregadas escovas de pita ou sisal e rodas de pano, em uma mquina denominada politriz, com aplicao de massas de polimento.

Jateamento Trata-se de um processo empregado para a limpeza das peas em que sero aplicadas tintas, com a finalidade de proteger grandes estruturas metlicas da corroso.

Mquina de jatear

Jateamento de grandes estruturas

Com auxlio de um revlver, acionado por ar comprimido, projetase o abrasivo contra a estrutura metlica a ser limpa. A fora mecnica transmitida ao abrasivo suficiente para remover capas de ferrugens ou quaisquer outras substncias da superfcie. Esse processo deixa o metal perfeitamente limpo para receber as tintas anticorrosivas. Os abrasivos mais utilizados so: granalha de ao, esferas de vidro, areia e carbeto de silcio.

13

Vibrao e tamboreamento No se faz lixamento em peas com tamanho reduzido ou de conformao geomtrica complicada. Nesses casos, a vibrao e o tamboreamento so os procedimentos corretos. Esses dois processos partem do mesmo princpio, com mquinas diferentes. A idia atritar a superfcie da pea com um abrasivo adequado, de modo que ele remova as imperfeies da superfcie da pea. Na vibrao, o abrasivo e as peas so colocadas num recipiente com formato de uma grande panela acoplada a um vibrador. O vibrador faz com que o abrasivo atinja as peas para remover imperfeies da superfcie.

Tambor rotativo

No tamboreamento, peas e abrasivos so colocados dentro de um tambor. Por meio de movimentos rotatrios, o atrito do abrasivo contra as peas faz a limpeza necessria.

Pr-tratamento qumico Neste tipo de tratamento utilizamos produtos qumicos, prontos para uso ou dissolvidos em gua. Obtm-se solues com propriedades de desengraxamento ou de remoo de xidos da superfcie dos metais.

14

Os processos de desengraxamento e decapagem so usados universalmente. Desengraxamento Esta operao remove leos e graxas da superfcie do metal. Uma superfcie oleosa ou engraxada, ao ser atingida por um jato de gua, apresenta grande dificuldade para manter a gua. A presena de oleosidade faz com que se formem ilhas de gua intercaladas com regies secas, conhecidas popularmente como quebra dgua. A superfcie bem desengraxada deixa-se molhar em toda a sua extenso apresentando um filme contnuo sem interrupo. Essa a melhor maneira de distinguir se uma superfcie est bem ou mal desengraxada. Existem diversas maneiras de se desengraxar uma superfcie, dependendo da quantidade e da natureza do leo ou graxa. Trs substncias se destacam: solventes, emulsificantes, alcalinos. Desengraxamento por solventes No desengraxamento, a pea colocada no prprio solvente ou nos seus vapores. Nessas operaes so muito utilizados os solventes orgnicos dos tipos: tricloretileno e percloretileno. Esses solventes so eficientes no desengraxamento, porm apresentam efeitos txicos e devem ser substitudos por outros menos perigosos. Alm de serem txicos, sua decomposio em cido clordrico causa corroso.

15

Desengraxantes emulsificantes Os leos assumem a forma de glbulos finos na presena de um detergente. o que se chama de emulsificao. A emulsificao permite que gotas de leo de tamanho relativamente grande sejam transformadas em gotculas to pequenas que se distribuem na gua como se estivessem dissolvidas nela. Assim, fica mais fcil a remoo do leo da superfcie dos metais. O desengraxamento por emulso se d em duas fases processadas em dois tanques. No primeiro, existe um solvente orgnico, como a aguarrs, no qual dissolvido um detergente adequado. O segundo tanque contm apenas gua. Ao passar no primeiro tanque, os leos e graxas absorvem o detergente. No segundo tanque, transformam-se em gotculas que so removidas da superfcie. Uma lavagem posterior completa o ciclo de limpeza. Desengraxamento alcalino O meio alcalino - ou seja, soluo de gua com hidrxido de sdio, potssio etc. - se presta melhor ao desengraxamento. A transformao dos leos em gotculas mais eficiente no meio alcalino do que no meio cido. O desengraxamento alcalino pode se processar de duas maneiras: por imerso (pulverizao) e por processo eletroltico. No desengraxamento alcalino empregam-se solues de produtos qumicos de natureza alcalina juntamente com tensoativos (produtos que baixam a tenso da superfcie de um material). Os produtos mais utilizados na formulao de desengraxantes alcalinos so soda custica (ou hidrxido de sdio), silicato de sdio, carbonato de sdio, fosfatos de sdio e tripolifosfato de sdio. Desengraxamento por imerso (pulverizao)

16

As solues so preparadas em tanques com aquecimento. As peas so mergulhadas nas solues e l permanecem at a remoo dos leos da superfcie. Peas de grandes propores, como carrocerias de veculos, gabinetes de geladeira ou mquinas de lavar roupa, so desengraxadas numa operao contnua, em tneis. O produto aplicado com bicos que pulverizam desengraxante na sua superfcie. O desengraxamento por imerso (pulverizao) aplicado a temperaturas altas, entre 60C e 90C.

Mquinas para desengraxamento de peas pequenas

Desengraxamento eletroltico A limpeza de extrema importncia para peas que sero revestidas com metais. Nesses casos, usa-se o desengraxamento eletroltico. As solues empregadas no desengraxamento eletroltico tm composio semelhante a daquelas utilizadas no processo por imerso, com a diferena de que no processo eletroltico se faz passar uma corrente eltrica atravs da soluo. O princpio o mesmo de quando se lava um utenslio domstico com detergente. A eficincia sempre maior quando se esfrega uma esponja sobre o utenslio. No nosso caso, o efeito de esfregamento substitudo pelo desprendimento de gs na superfcie da pea. Faz-se passar uma corrente eltrica na soluo para gerar gs na superfcie dos eletrodos. A corrente pode ser ligada ao plo
17

positivo ou negativo de um retificador. Se a pea for ligada ao plo positivo, desprende-se oxignio; se for ligada ao plo negativo, desprende-se hidrognio. No primeiro caso, dizemos que o desengraxamento andico, e no segundo, catdico. Decapagem O processo de decapagem serve para remover xidos dos metais e deixar a superfcie quimicamente limpa. Utiliza-se a decapagem para limpar superfcies nas quais no se consegue uma limpeza perfeita com processos mecnicos, como o lixamento. O sistema aplicado, principalmente, em parafusos, porcas, arrue-las e pequenas peas. Nesse processo, a seleo do decapante depende da natureza do metal-base e da composio do xido superficial. Em princpio, o decapante deve remover o xido sem atacar o metal-base. Como decapantes, so usados cidos, substncias alcalinas e misturas de cidos ou aditivos que aumentam a velocidade da decapagem. Em ao de baixo teor de carbono, o produto mais utilizado o cido clordrico, aplicado por imerso. A pea mergulhada na soluo decapante, onde permanece at a remoo completa da ferrugem.

Operao de decapagem

Em geral, o cido clordrico aplicado diludo em gua, em propores variveis.

18

Para evitar ataque excessivo ao metal-base, adiciona-se soluo decapante um inibidor cuja funo permitir a ao do cido sobre os xidos e reprimir o ataque do cido sobre o metal. Outro cido muito empregado o sulfrico. aplicado em temperaturas de 50C para melhorar a eficincia da decapagem. A decapagem do alumnio feita com uma soluo de hidrxido de sdio (ou soda custica) numa temperatura de 80C. Os xidos so removidos e o alumnio pouco atacado, apesar de haver forte desprendimento de gases. Metais, como o cobre, e ligas, como o lato, so decapadas com solues de cido crmico ou com misturas de cidos fosfrico, sulfrico, ntrico e clordrico. Aps cada operao de desengraxamento ou decapagem devese fazer lavagens em quantidade suficiente para a remoo completa das solues de tratamento. Caso contrrio, a superfcie fica manchada ou ocasiona a contaminao dos tanques. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. O principal objetivo do pr-tratamento de superfcie de metais : a) ( ) polir as superfcies; b) ( ) deixar as superfcies engraxadas; c) ( ) deixar as superfcies perfeitamente limpas; d) ( ) trefilar as superfcies. 2. O pr-tratamento pode ser: a) ( ) mecnico ou qumico; b) ( ) manual ou mecnico; c) ( ) automtico ou qumico; d) ( ) manual ou automtico.
19

3. Os processos mecnicos podem ser dos seguintes tipos: a) ( ) tamboreamento, jateamento, engraxamento; b) ( ) jateamento, lixamento, vibrao, tamboreamento; c) ( ) vibrao, polimento, jateamento, desengraxamento; d) ( ) lixamento, engraxamento, jateamento. 4. Para obter superfcies espelhadas so necessrias as operaes, em seqncia, de: a) ( ) jateamento e lixamento; b) ( ) lixamento e escovamento; c) ( ) polimento e jateamento; d) ( ) escovamento e polimento. 5. Em peas de tamanho reduzido e com certa conformao geomtrica so recomendveis: a) ( ) polimento e lixamento; b) ( ) vibrao e tamboreamento; c) ( ) tamboreamento e polimento; d) ( ) vibrao e lixamento. 6. So processos de pr-tratamento qumico: a) ( ) decapagem e vibraes; b) ( ) jateamento e lixamento; c) ( ) desengraxamento e decapagem; d) ( ) vibrao e tamboreamento. 7. Para eliminar leos de superfcies podem ser usados: a) ( ) cidos; b) ( ) solventes; c) ( ) gua pura; d) ( ) gases. 8. O desengraxamento tem por finalidade: a) ( ) remover carepas; b) ( ) remover leos e graxas; c) ( ) dar brilho superfcie; d) ( ) eliminar porosidades. 9. Para remover xidos dos metais usa-se o processo de:
20

a) ( ) decapagem; b) ( ) emulso; c) ( ) desengraxamento; d) ( ) lavagem.

10. operao obrigatria entre dois processos: a) ( ) secagens; b) ( ) vaporizaes; c) ( ) lavagens; d) ( ) zincagem.

Gabarito 1. c 2. a 3. c 4. b 5. b 6. c 7. b 8. a 9. d 10. c

21

Das könnte Ihnen auch gefallen