Sie sind auf Seite 1von 11

P

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

Curso de Direito Civil Contratos 3 Srie 2012. Perodos Diurno e Noturno: Prof. Marco Aurlio Bortolin Aulas 29 e 30 Ementa: CONTRATO DE TROCA OU PERMUTA - conceito; classificao; troca ou permuta envolvendo bens de valores desiguais; troca ou permuta que envolve em parte pagamento em dinheiro. CONTRATO ESTIMATRIO conceito; classificao; caractersticas principais.

I. Contrato de Troca (Permuta).

1. Conceito. Os alunos e alunas j sabem que a compra e venda pode ser definida como sendo o contrato atravs do qual o proprietrio de um bem mvel ou imvel (vendedor) se obriga a transferir a propriedade desse bem (por tradio, no caso de mveis; pela escriturao e registro no caso de imveis) a outrem (comprador), mediante o recebimento de valor correspondente em dinheiro. Em aulas anteriores destacamos que para Slvio de Salvo Venosa, a compra e venda pode ser definida como a troca de uma coisa por dinheiro (Direito Civil: contratos em espcie 7 ed, 2 reimp So Paulo: Editora Atlas, 2.007, p. 5), e que os autores Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho apontam a compra e venda como um negcio jurdico bilateral pelo qual uma das partes (vendedora) se obriga a em transferir a propriedade de coisa mvel ou imvel outra (compradora), mediante o pagamento de uma quantia em dinheiro (preo) (Novo Curso de Direito Civil V 4, T. II, So Paulo: Saraiva, 2008).

No contrato de troca, tambm chamado de permuta (ou ainda, contrato de cmbio) h um negcio jurdico em que um dos contratantes (proprietrio de um bem mvel ou imvel) se obriga a transferir a propriedade desse bem a outrem, mediante o recebimento de outro bem mvel ou imvel, e no propriamente dinheiro.

Em primorosa lio, destaca VENOSA:

Nesse contrato, existe a obrigao de dar uma coisa em contraposio entrega de outra. Rem pro re em vez de re pro pretio, coisa por dinheiro, como na compra e venda. Nesse contrato, as partes comprometem-se a entregar uma coisa por outra. No aspecto material, a compra e venda tambm no deixa de ser uma troca de coisa por dinheiro. E logo adiante acrescenta o referido autor: Tudo o que pode ser objeto de compra e venda tambm pode ser de permuta, exceto o dinheiro. Desse modo, so passveis de troca
Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 1

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

coisas fungveis por infungveis... Todavia, a troca deve ter por objeto dois bens. No h troca se, em contraposio obrigao de entregar coisa, o outro contratante compromete-se a prestar fato, por exemplo, a execuo de determinado servio (Direito Civil: contratos em espcie 7 ed, 2 reimp So Paulo: Editora Atlas, 2.007, p. 85/86).

2. Classificao. O contrato de troca ou permuta um contrato BILATERAL, ONEROSO (comutativo), PARITRIO, CONSENSUAL, SOLENE OU NO SOLENE, NOMINADO, TPICO, IMPESSOAL, EVENTUALMENTE CAUSAL, INDIVIDUAL, COM FUNO ECONMICA DE TROCA, INSTANTNEO COM EXECUO IMEDIATA OU DIFERIDA, PRINCIPAL E DEFINITIVO.

A troca ou permuta um contrato primordialmente bilateral, j que sua carga obrigacional naturalmente dividida e assumida pelos contratantes, assim como seus efeitos. Possvel relembrar o estudo da compra e venda para admitir, igualmente para a troca ou permuta que este um contrato bilateral, em regra, no s em seus efeitos, mas tambm no seu processo de formao, pois exige o ajustamento de vontades inicialmente contrapostas, que se igualam e se ajustam em um ponto comum no processo de formulao da proposta e da aceitao, sendo que esse ponto de consenso o momento definidor do negcio, e devemos ressaltar que, tal como na compra e venda, dada a proximidade dos dois contratos, tambm se mostra perfeitamente possvel para a troca ou permuta a figura do contrato aparentemente formado de maneira unilateral (autocontrato), em que a aparncia a de contrato unilateral posto que formado e aceito por um dos permutantes que porventura ostente mandato do outro para aceit-lo em nome deste, mas ainda sob essa roupagem um contrato bilateral j que o mandatrio atua em nome e seguindo o interesse do mandante, podendo ser destacada a carga obrigacional e a onerosidade atribuda aos dois contratantes da permuta, ainda que um deles se faa representar pelo outro, da mesma forma que seria bilateral se um deles se fizesse representar por qualquer outro terceiro que viesse a agir em seu nome.

A troca ou permuta igualmente onerosa e comutativa, j que a vontade criadora das partes contratantes envolve obrigatoriamente um benefcio patrimonial dependente de uma perda patrimonial que ocorre, respectivamente, com o ingresso e a sada de dois bens do acervo patrimonial de cada contratante, em uma contratao sinalagmtica certa, por estabelecer uma correlao exata de mtua dependncia entre as obrigaes recprocas dos contratantes.

Destacamos ainda que a troca ou permuta um contrato bilateral e

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 2

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

translatcio de propriedade, capaz de gerar a transferncia da propriedade da coisa por sua troca, da porque recebe proteo e tratamento jurdico da lei civil para as situaes j estudadas de vcios redibitrios e evico, com a finalidade normativa de se garantir o equilbrio e o sinalagma das obrigaes. A troca ou permuta um contrato formado de maneira paritria, ou seja, negociada, em que a contratao brota como resultado de uma negociao autntica e concreta entre as partes, sem adesividade possvel.

Esse contrato ainda consensual, pois a lei civil o considera perfeito e acabado com a emisso do consentimento em torno dos bens alvo da permuta, no exigindo para a sua formao a efetiva entrega do bem.

Nesse sentido, necessrio adaptar o disposto no artigo 482, do Cdigo Civil, que regula a compra e venda, para considerar perfeita e acabada a troca ou permuta, desde que as partes definam os bens que integraro a permuta, posto que neste contrato, a definio da coisa encerra o contedo de preo do negcio.

Por outro lado, a troca ou permuta normalmente se apresenta como contrato no solene ou de forma livre, o que significa considerar que no necessita observar uma forma especfica, podendo se materializar verbalmente, por escrito particular ou escritura pblica. Essa a regra. No entanto, para a troca ou permuta envolvendo bem imvel que apresente valor superior a trinta salrios mnimos, a troca ou permuta passa a ser um contrato formal ou solene, que para ser vlido deve ser estabelecido por escritura pblica.

Sob tal prisma, exige o artigo 108, do Cdigo Civil: No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.

A troca ou permuta, como sabem os alunos, um contrato nominado, pois ostenta um nome jurdico estabelecido, e igualmente tpico por contar com uma disciplina legal especfica na lei civil brasileira, ou seja, um tratamento legal especfico atravs do artigo 533, do Cdigo Civil, e, subsidiariamente, os artigos 481 a 532, do Cdigo Civil, que regulam a compra e venda.

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 3

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

As demais classificaes seguem uma aplicao quase automtica por explicao lgica de cada critrio. Assim, possvel identificar que a troca ou permuta de fato uma contratao impessoal, pois no depende da estrita pessoa do vendedor para se aperfeioar, como na transferncia de um bem pelo esplio do contratante aps o falecimento deste. Normalmente a troca ou permuta tambm uma contratao abstrata em relao ao motivo determinante do negcio, mas as circunstncias podem levar as partes a uma contratao causal como decorrncia de um fator determinante qualquer. No podemos nos esquecer que a troca ou permuta um contrato individual porque os contratos normalmente so firmados por contratantes considerados individualmente e no coletivamente, e apresentam funo econmica de troca por permitir a circulao de riquezas, ativao da economia e satisfao das necessidades no meio social e econmico. A troca ou permuta prev a produo de seus efeitos de uma nica vez, motivo pelo qual esse contrato considerado instantneo, podendo conter previso de execuo imediata, ou seja, os efeitos so produzidos de uma nica vez e to logo celebrada a troca ou permuta, ou adotar execuo diferida, em que os efeitos so produzidos de uma nica vez, mas postergados para data futura. Por fim, a troca um contrato ainda principal, no se prestando a vincular as partes a uma contratao futura, e definitiva, pois no tem a finalidade de preparar a celebrao de outros contratos, ostentando, em regra, vida e inteno contratual prprias.

2. Troca (ou permuta) envolvendo bens de valores desiguais. Na compra e venda, normalmente, temos como elementos essenciais a definio da coisa e do preo, o que identifica de certa forma uma equivalncia entre as prestaes, independentemente da existncia ou no de algum lucro, visado sempre em atividades comerciais ou mercantis, e no sempre necessariamente visado em negcios de natureza exclusivamente civil. Para a troca ou permuta entendemos adequado o mesmo enfoque, no sendo uma exigncia legal que os bens alvo da troca ou permuta apresentem valor correspondente, e na verdade se considera at mesmo excepcional que os bens alvo de permuta tenham o mesmo valor pecunirio, ante a dificuldade natural de que tal circunstncia se verifique na prtica.

3. Troca (ou permuta) que envolve em parte pagamento em dinheiro. A troca ou permuta contendo bens de valor desigual pode ser compensada, e normalmente isso ocorre, com a chamada TORNA em dinheiro, ou seja, com uma complementao pecuniria que promova um equilbrio de valor entre as sadas patrimoniais de cada contratante, sem que tal fator possa descaracterizar a troca ou permuta.

No entanto, vislumbra a Doutrina o largo campo que envolve negcios jurdicos que contm parte do pagamento em dinheiro e parte com a entrega de um bem, pois, dependendo da hiptese, poderemos estar diante de uma compra e venda cujo pagamento em parte

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 4

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

dado com um bem, ou ento, poderemos estar diante de uma troca ou permuta com complementao em dinheiro.

O que ir determinar a correta identificao do negcio jurdico como sendo de compra e venda ou de troca est inarredavelmente ligado inteno das partes, muito embora ainda seja estabelecido doutrinariamente como critrio determinante o do valor pecunirio da TORNA, ou seja, se superior ao de metade do negcio estaramos diante de compra e venda; se inferior, estaramos diante de troca ou permuta. Em outro sentido, o critrio no seria matematicamente fixado por mais ou menos da metade, mas em valores consideravelmente discrepantes entre a entrega do bem e complemento em dinheiro, sendo que em sendo bem maior o valor em dinheiro do que o valor do bem, estaramos diante de compra e venda, e no caso inverso, diante de troca. Tais critrios, contudo, devem estar subordinados vontade das partes contratantes, e o intrprete da norma e do contrato ainda mais atento para perceber em que momento os contratantes se utilizam da troca para evitar o tratamento jurdico da compra e venda, j que h algumas diferenas importantes na disciplina legal dos dois contratos, que, alis, se percebidos e demonstrados, podem evitar a burla dos contratantes ao regime mais severo da compra e venda, em especial, no que diz respeito a algumas situaes especiais da compra e venda, tal como na venda de ascendente a descendente e na preferncia legal do locatrio.

4. Principais diferenas entre a troca e a compra e venda. Como vimos no tpico anterior, h relevantes diferenas entre a disciplina legal dos contratos de compra e venda e de troca, e so somente algumas, j que, em geral, o contrato de troca ou permuta regulado pelo regime legal da compra e venda, como expressamente estabelece a norma:

Aplicam-se troca as disposies referentes compra e venda, com as seguintes modificaes: I - salvo disposio em contrrio, cada um dos contratantes pagar por metade as despesas com o instrumento da troca; II - anulvel a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cnjuge do alienante (artigo 533, Cdigo Civil).

Por esse dispositivo legal, se faz possvel perceber duas diferenas importantes entre os dois referidos contratos, sendo que na primeira, os contratantes da troca ou permuta dividem por igual despesas do negcio jurdico que podem envolver a tradio para mveis ou a escriturao e o registro para imveis, e em geral, as despesas que recarem sobre um bem ficam a cargo daquele contratante que o recebeu em permuta (artigo 533, inciso I, Cdigo Civil), ao contrrio da

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 5

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

compra e venda, no qual as despesas de tradio ficam a cargo do vendedor, e as de escriturao e registro a cargo do comprador (artigo 490, Cdigo Civil).

J a segunda diferena ainda mais relevante, pois na compra e venda, qualquer que seja o proveito obtido pelo vendedor com a venda, se o fizer tendo como comprador um descendente, dever colher a anuncia dos demais herdeiros de mesma classe, sob pena de incorrer em anulabilidade do negcio jurdico, tratando-se, pois, de uma situao especial da compra e venda. Em contrapartida, no contrato de troca ou permuta, a situao especial envolvendo o negcio estabelecido entre ascendente e descendente igualmente gravado de anulabilidade se no contar com a anuncia dos demais herdeiros e cnjuges, mas apenas na hiptese de troca de bens de valores desiguais (artigo 533, inciso II, Cdigo Civil), o que no se exige para a compra e venda, da porque os contratantes nessa situao especial no podem ocultar uma compra e venda como se fosse uma permuta de bens contendo valores iguais, apenas para o especial fim de se afastarem de eventual anulabilidade pela ausncia de outorga dos demais descendentes e cnjuge, o que, alis, pode ser combatido pelos descendentes por ao anulatria prpria.

H, ainda, a questo que envolve a preferncia legal do locatrio. Com efeito, embora ainda no tenha sido estudado o contrato de locao, j houve expressa referncia ao longo do estudo da preempo, de que o locatrio goza de preferncia legal para a aquisio, tanto por tanto, de imvel locado que se encaminha para a venda pelo proprietrio a terceiro no locatrio, o que, em tese, no se aplica para a hiptese de permuta ou troca, vez que a Lei de Locaes estabelece tal preferncia legal apenas para a compra e venda do bem locado:

No caso de venda, promessa de venda, cesso ou promessa de cesso de direitos ou dao em pagamento, o locatrio tem preferncia para adquirir o imvel locado, em igualdade de condies com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negcio mediante notificao judicial, extrajudicial ou outro meio de cincia inequvoca (artigo 27, da Lei no. 8.245/91).

Em sentido diverso, para a hiptese de permuta, estabelece a mesma Lei de Locaes:

O direito de preferncia no alcana os casos de perda da propriedade ou venda por deciso judicial, permuta, doao, integralizao de capital, ciso,
Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 6

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

fuso e incorporao (artigo 32, Lei no. 8.245/91).

Por essa razo, novamente, devem os alunos atentar para a possibilidade de m utilizao do contrato de permuta com torna em dinheiro, apenas para evitar a preferncia legal do locatrio, hiptese que, se verificada, exige do locatrio reclamar pronta interveno judicial para considerar o contrato como sendo de autntica venda e compra com parte do pagamento por dao de bem, e no troca ou permuta com eventual torna em dinheiro.

III. Contrato Estimatrio.

1. Conceito.

O contrato estimatrio popularmente conhecido como

venda em consignao, atravs do qual um dos contratantes, denominado consignante, entrega bem mvel de sua propriedade ao outro contratante, chamado de consignatrio, para que este ltimo se incumba de vend-lo a outrem, mediante um preo que respeite, no mnimo, um patamar previamente estabelecido e estimado pelo consignante proprietrio, salvo se preferir o consignatrio, ao final do prazo estabelecido para a venda, restituir ao consignante a coisa, ou mesmo, comprar o prprio consignatrio o bem do consignante por aquele preo estimado. Perfeitamente adequado considerar ainda, que se o consignatrio vender o bem do consignante por valor superior ao estimado, todo o lucro ser revertido a ele, vendedor consignatrio. Nesse mesmo sentido, prev o artigo 534, do Cdigo Civil:

Pelo contrato estimatrio, o consignante entrega bens mveis ao consignatrio, que fica autorizado a vend-los, pagando quele o preo ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada (artigo 534, Cdigo Civil).

2. Classificao. O contrato estimatrio um contrato BILATERAL, REAL, ONEROSO (comutativo), NO SOLENE, NOMINADO, TPICO, IMPESSOAL, CAUSAL, INDIVIDUAL, COM FUNO ECONMICA DE ATIVIDADE, INSTANTNEO COM EXECUO DIFERIDA, PRINCIPAL E DEFINITIVO.

O contrato estimatrio um contrato primordialmente bilateral, j que sua carga obrigacional naturalmente dividida e assumida pelos contratantes, assim como seus efeitos. No h possibilidade de autocontrato nessa espcie de contrato.

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 7

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

Esse contrato ainda real, pois a lei civil o considera perfeito e acabado com a efetiva cesso da posse do bem mvel para o consignatrio, exigindo para a sua formao a efetiva entrega do bem.

O contrato estimatrio igualmente oneroso e comutativo, j que a onerosidade comutativa nasce para o consignante que admite ceder a posse do bem para alcanar a sua venda por um preo estimado, ainda que no seja esse preo o normal de venda, ao passo que o consignatrio suporta o depsito do bem, sua guarda e as despesas naturais de negociaes preliminares de venda, sendo tais sacrifcios patrimoniais recprocos sempre certos.

O contrato estimatrio um contrato formado normalmente de maneira paritria, ou seja, negociada, em que a contratao brota como resultado de uma negociao autntica e concreta entre as partes, mas eventualmente pode se dar sob forma adesiva.

Por outro lado, o contrato estimatrio se apresenta como contrato no solene ou de forma livre, o que significa considerar que no necessita observar uma forma especfica, podendo se materializar verbalmente, por escrito particular ou escritura pblica.

O contrato estimatrio um contrato nominado, pois ostenta um nome jurdico estabelecido, e igualmente tpico desde o advento do Cdigo Civil de 2002, por contar atualmente com uma disciplina legal especfica na lei civil brasileira, ou seja, um tratamento legal especfico atravs do artigo 534 a 537, do Cdigo Civil, pois no era disciplinado pela lei civil revogada.

As demais classificaes seguem uma aplicao quase automtica por explicao lgica de cada critrio. Assim, possvel identificar que o contrato estimatrio de fato uma contratao impessoal, pois no depende da estrita pessoa do consignatrio para se aperfeioar. Normalmente o contrato estimatrio tambm uma contratao causal como decorrncia de um fator determinante. No podemos nos esquecer que o contrato estimatrio um contrato individual porque os contratos normalmente so firmados por contratantes considerados individualmente e no coletivamente, e apresentam funo econmica de atividade por necessitarem do componente de atuao do consignatrio para seu perfazimento. O contrato estimatrio prev a produo de seus efeitos de uma nica vez, motivo pelo qual esse contrato considerado instantneo com execuo diferida, em que os efeitos so produzidos de uma nica vez, mas postergados para data futura. Por fim, o contrato estimatrio um contrato ainda principal, no se prestando a vincular as partes a uma contratao
Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 8

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

futura, e definitivo, pois no tem a finalidade de preparar a celebrao de outros contratos, ostentando, em regra, vida e inteno contratual prprias.

3. Caractersticas. O contrato estimatrio tem algumas caractersticas interessantes voltadas para a perda temporria do direito de alienao do consignante, dos riscos de perecimento da coisa para o consignatrio, e vedao de penhora, todas de razovel interesse prtico. Vamos detalh-las um pouco:

3.1. Suspenso do direito de alienao do bem por parte do consignante: atravs do referido negcio jurdico de venda em consignao (contrato estimatrio), o proprietrio de um bem mvel (o consignante, ou tradens) cede a posse da coisa em favor do contratante que se dispe a vend-lo em certo prazo (o consignatrio, ou accipiens), e enquanto perdura o exerccio da posse direta por parte do consignatrio, perde o consignante proprietrio o direito de dispor da coisa por sua prpria fora (primeira caracterstica), sendo conhecido dos alunos que a faculdade de dispor do bem um dos principais efeitos do direito real de propriedade. Essa recuperao da faculdade de disposio da coisa por parte do proprietrio somente se d, se no alienado o bem pelo consignatrio atravs do preo antes estimado, e se o prprio consignatrio no optar pela compra em nome prprio, ou seja, se vier o consignatrio a restituir o bem ao consignante proprietrio ou mesmo comunicar-lhe acerca da restituio.

No mesmo sentido estabelece o Cdigo Civil:

O consignante no pode dispor da coisa antes de lhe ser restituda ou de lhe ser comunicada a restituio (artigo 537, Cdigo Civil).

3.2. Riscos de perecimento do bem no curso do contrato estimatrio: normalmente, ao menos para a lio clssica aplicvel para os contratos de compra e venda, a coisa sempre perece para o seu dono (res perit domino), ainda que alvo de alienao, se ainda no ocorrida a tradio. No entanto, no curso do contrato estimatrio, fica fixado para o consignatrio a obrigao de vender o bem a outrem mediante preo mnimo estimado pelo consignante, ou a faculdade de restituir o bem no vendido ao consignante ao final ou mesmo antes do termo final do prazo, e assim, estabelece a lei civil que se houver perecimento do bem antes da sua restituio ou venda a outrem, mesmo que o perecimento no decorra de culpa do consignatrio, este ter a obrigao de restituir todo o preo estimado ao consignante proprietrio, e isso claramente se explica porque o
Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 9

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

consignatrio exerce posse prpria sobre a coisa segundo exemplar lio de Carlos Roberto Gonalves (Direito Civil Brasileiro/Vol. III: contratos e atos unilaterais 5 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2.008, p. 252), e conforme expressamente preceitua a norma:

O consignatrio no se exonera da obrigao de pagar o preo, se a restituio da coisa, em sua integridade, se tornar impossvel, ainda que por fato a ele no imputvel (artigo 535, Cdigo Civil).

3.3. Penhora sobre a coisa consignada: a estrutura do contrato estimatrio no permite concluirmos que o consignatrio ficar com o bem ao final do prazo de venda, j que se faculta ao consignatrio restituir o bem ao proprietrio a qualquer tempo, mesmo antes do encerramento do prazo para alienao e exerccio da posse. De qualquer forma, a norma reconhece que h a possibilidade do consignatrio possuidor tornar-se proprietrio do bem, o que significa considerar que no poder a coisa ser penhorada ou sequestrada por dvida executada por credores do consignatrio, consoante estabelece o artigo 536, do Cdigo Civil:

A coisa consignada no pode ser objeto de penhora ou sequestro pelos credores do consignatrio, enquanto no pago integralmente o preo (artigo 536, Cdigo Civil).

IV. Julgados relacionados aos temas da aula (fonte: www.tjsp.jus.br).

Bem mvel Reparao de danos. PERMUTA. Autor que deu ao ru seu veculo automotor e quantia em dinheiro, e dele recebeu motocicleta. Apreenso desta ltima em ao de busca e apreenso promovida por instituio financeira fundada em contrato de alienao fiduciria em garantia. Alegao voltada omisso dolosa, pelo ru, da restrio e do inadimplemento de terceiro financiado. No demonstrao. Prova testemunhal que logrou demonstrar a cincia do autor quanto a ambos os fatos. Indenizao por danos morais e lucros cessantes decorrentes da omisso dolosa. Inadmissibilidade. Danos materiais. Incontrovrsia. Condenao do ru ao pagamento de valor equivalente ao por ele recebido. Admissibilidade. Sucumbncia recproca. Repartio igualitria. Exegese do artigo 21, "caput", do Cdigo de Processo Civil. Recurso parcialmente provido (TJSP Apelao Com Reviso 895113004 - Relator(a): Rocha de Souza - Comarca: Marlia - rgo julgador: 32 Cmara de Direito Privado - Data do julgamento: 21/08/2008).

"CONDOMNIO EM EDIFCIO DE APARTAMENTOS - Vaga indeterminada de garagem - Atribuio mediante sorteio

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 10

R O F E S S O R

A R C O

U R L I O

O R T O L I N

- Permuta de vagas entre condminos, efetuada antes da compra pela autora da respectiva unidade autnoma Pretenso desta de haver a vaga com que a antecessora primitivamente havia sido contemplada, ajuizando para tanto ao reivindicatria - Descabimento, visto se tratar a permuta de ato jurdico perfeito e acabado - Apelo provido, para julgar a ao improcedente (TJSP Apelao Sem Reviso 1637904900 - Relator(a): Luiz Ambra - Comarca: So Paulo - rgo julgador: 8 Cmara de Direito Privado - Data do julgamento: 31/07/2008).

CAMBIAL - Duplicata - Emisso com base em contrato ESTIMATRIO - Inadmissibilidade - A duplicata um ttulo de crdito causal e, portanto, vinculada causa subjacente que lhe deu origem, qual seja a concluso de um contrato de compra e venda mercantil ou de prestao de servio, do qual se emite uma fatura, conforme determinam os artigos 1o e 2o da Lei n 5.474/68 - Circunstncia que no exime o apelante da obrigao de pagar integralmente o preo das coisas consignadas, cuja cobrana, no entanto, deve ser feita conforme o meio processual adequado e no por meio da emisso de duplicata - Ttulo inexigvel - Recurso provido (TJSP Apelao 7262655200 Relator(a): Tersio Negrato - Comarca: Praia Grande - rgo julgador: 17 Cmara de Direito Privado).

Todos os direitos reservados vedada a reproduo ou publicao de qualquer natureza Lei no. 9.610/98. 11

Das könnte Ihnen auch gefallen