Sie sind auf Seite 1von 62

MDULO I

NR 10 COMPLEMENTAR SEP Sistema Eltrico de Potncia e suas Proximidades

Proibida a reproduo sem prvia autorizao do INSTITUTO APRENDIZ CURSOS E TREINAMENTOS LTDA Conforme Lei n 9.610/98

SUMRIO
APRESENTAO ................................................................................................................ 03 RECOMENDAES ............................................................................................................ 04 INTRODUO ..................................................................................................................... 08 ARTIGOS TCNICOS COMPLEMENTARES ...................................................................... 14 RISCOS EM INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE ........................................ 63 NR-10................................................................................................................................... 72 PRODUTOS DA COMBUSTO ........................................................................................... 79 CLASSIFICAO DE INCNDIOS ...................................................................................... 82 CAUSAS DE INCNDIO ...................................................................................................... 83 PRIMEIROS SOCORROS ................................................................................................... 89 CONCLUINDO ................................................................................................................... 105 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................... 110

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

APRESENTAO

Esta primeira edio da apostila do Curso complementar de Segurana no sistema eltrico de potncia (SEP) e em suas proximidades, elaborada pelo Eng. Marcus Possi, um verdadeiro guia de segurana no SEP, que ser til ao aluno do curso nas suas reflexes futuras. Tambm ser muito til para aquele aluno que pretende ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos.

O treinamento de segurana em sistema eltrico de potncia (SEP) e em suas proximidades foi institudo pela Norma Regulamentadora N 10, publicada em dezembro de 2004 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. A publicao deste regulamento de segurana no trabalho, trar com certeza, um grande impacto na forma de se projetar, construir e manter as instalaes eltricas no Brasil. Mas quem de fato realizar as mudanas so as pessoas - os profissionais da rea - e esta mudana s ser feita se estes profissionais forem treinados adequadamente. Neste contexto pode-se verificar a grande importncia que ter este trabalho na formao dos profissionais que atuam no SEP ou em suas proximidades.

Esta apostila representa uma grande contribuio para o treinamento de segurana em instalaes e trabalho em eletricidade proposto pela NR-10, pela sua forma a apresentar os assuntos como eles so, mas questiona - como o esprito do seu autor - e leva o leitor pensar e formar os seus prprios conceitos.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

RECOMENDAES

PRAZOS PARA CUMPRIMENTO DOS ITENS DA NORMA REGULAMENTADORA NMO de 08-12-2004

1. prazo de seis meses: 10.3.1; 10.3.6 e 10.9.2; - at Junho-2005 10.3.1 obrigatrio que os projetos de instalaes eltricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa. Todo projeto deve prever condies para a adoo de aterramento temporrio. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

10.3.6 10.9.2

2. prazo de nove meses: 10.2.3; 10.7.3; 10.7.8 e 10.12.3; - at outubro-2005 10.2.3 As empresas esto obrigadas a manter esquemas unfilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia - SEP, no podem ser realizados individualmente. Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, devem ser submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se as especificaes do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausncia desses, anualmente.

10.7.3

10.7.8

10.12.3 A empresa deve possuir mtodos de resgate padronizados e adequados s suas atividades, disponibilizando os meios para a sua aplicao. 3. prazo de doze meses: 10.2.9.2 e 10.3.9; - at dezembro-2005 10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas s atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas. 10.3.9 O memorial descritivo do projeto deve conter, no mnimo, os seguintes itens de segurana:

a) especificao das caractersticas relativas proteo contra choques eltricos, queimaduras e outros riscos adicionais;

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

b) indicao de posio dos dispositivos de manobra dos circuitos eltricos: (Verde -"D", desligado e Vermelho -1", ligado); c) descrio do sistema de identificao de circuitos eltricos e equipamentos, incluindo dispositivos de manobra, de controle, de proteo, de intertravamento, dos condutores e os prprios equipamentos e estruturas, definindo como tais indicaes devem ser aplicadas fisicamente nos componentes das instalaes; d) recomendaes de restries e advertncias quarto ao acesso de pessoas aos componentes das instalaes; e) precaues aplicveis em face das influncias externas; f) o princpio funcional dos dispositivos de proteo, constantes do projeto, destinados segurana das pessoas; e g) descrio da compatibilidade dos dispositivos de proteo com a instalao eltrica. 4. prazo de dezoito meses: subitens 10.2.4; 10.2.5; 10.2.5,1 e 10.2.6; - at Junho-2006 10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de instalaes Eltricas, contendo, alm do disposto no subitem 10.2.3, no mnimo:

a) conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controle existentes; b) documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; c) especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR; d) documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; e) resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; f) certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas; e g) relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando as alneas de "a" a T. 10.2.5 As empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia devem construir pronturio com o contedo do item 10.2.4 e acrescentar ao pronturio os documentos a seguir listados:

a) descrio dos procedimentos para emergncias; e b) certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual; 10.2.5.1. As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Eltrico de Potencia devem constituir pronturio contemplando as alneas a, c, d e e, do item 10.2.4 e alneas a e b do item 10.2.5..
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

10.2.6

O Pronturio de Instalaes Eltricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade.

5. prazo de vinte e quatro meses: subitens 10.6.1.1; 10.7.2; 10.8.8 e 10.11.1. - at dezembro-2006. 10.6.1.1 Os trabalhadores de que trata o item anterior devem receber treinamento de segurana para trabalhos com instalaes eltricas energizadas, com currculo mnimo, carga horria e demais determinaes estabelecidas no Anexo II desta NR. 10.7.2 Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 devem receber treinamento de segurana, especifico em segurana no Sistema Eltrico de Potncia (SEP) e em suas proximidades, com currculo mnimo, carga horria e demais determinaes estabelecidas no Anexo II desta NR. Os trabalhadores autorizados a intervir em instalaes eltricas devem possuir treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR.

10.8.8

10.8.8.1 A empresa conceder autorizao na forma desta NR aos trabalhadores capacitados ou qualificados e aos profissionais habilitados que tenham participado com avaliao e aproveitamento satisfatrios dos cursos constantes do ANEXO II desta NR. 10.8.8.2 Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situaes a seguir: a) troca de funo ou mudana de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho inatividade, por perodo superior a trs meses; c) modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos, processos e organizao do trabalho. 10.8.8.3 A carga horria e o contedo programtico dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alneas "a", "b" e "c" do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situao que o motivou. 10.8.8.4 Os trabalhos em reas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido. 10.8.9 Os trabalhadores com atividades no relacionadas s instalaes eltricas desenvolvidas em zona livre e na vizinhana da zona controlada, conforme define esta NR, devem ser instrudos formalmente com conhecimentos que permitam identificar e avaliar seus possveis riscos e adotar as precaues cabveis. Os servios em instalaes eltricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 desta NR.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

10.11.1

O treinamento dos profissionais para o trabalho em reas de risco por conta de condies eltricas de mdia e alta tenso prev que seja feito um estudo particular e individual dos requisitos necessrios para a composio e ementa do contedo desse treinamento e possivelmente a realizao de procedimentos de trabalho que so especficos do sistema eltrico afetado. A diversidade dos servios possveis de serem realizados no campo das instalaes eltricas permite que sejam elencado um numero imenso de condies e requisitos especficos fazendo cada treinamento SEP nico em sua elaborao e aplicao. Um dos entendimentos, no inicio ainda da aplicao dessa Norma regulamentadora, permite verificar a preocupao da equipe formadora da comisso de estudos quanto especificidade do treinamento e sua eficcia e posterior comprovao. Acreditamos que o melhor indicador de desempenho no sejam as notas dos testes aplicados de conhecimento dos envolvidos nos treinamentos, mas sim a mudana de comportamento dos profissionais no que diz respeito considerao da vida humana prpria e de seus companheiros no dia a dia do trabalho. No deixando de preservar os equipamentos e instalaes, essa Norma Regulamentadora se detm no bem mais precioso de uma organizao: a vida e sade de seus empregados e prestadores de servio. Esse trabalho deve ser um guia de estudo para permitir aos participantes definir as linhas bsicas de ao para desenvolver, sempre luz da NR e das condies especificas encontradas na organizao, um procedimento de treinamento de segurana focado nas suas reais necessidades e caractersticas sistmicas. Esse trabalho dividido em 7 partes principais que devem servir como um guia para o fim j descrito anteriormente: 1 - Entendimento do Sistema Eltrico Envolvido. 2 - Entendimento dos Elementos Necessrios aos Trabalhos. 3 - Elementos necessrios a avaliao das condies de segurana. 4 - Tcnicas e Ferramentas para a anlise dos Riscos do trabalho. 5 - Elementos para a sinalizao e isolamento fsico da rea de trabalho. 6 - Elementos e Documentos para as Garantias de Liberao e entrega para o trabalho. 7 - Responsabilidades e Acidentes e Emergncia.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

INTRODUO
Na histria da sociedade, a energia eltrica, desde a sua descoberta, sempre ocupou lugar de destaque, tendo em vista a dependncia da qualidade de vida e do progresso econmico da qualidade dos servios eltricos, que por sua vez dependem de como as empresas de eletricidade projetam, operam e mantm os sistemas eltricos de potncia. A energia eltrica proporciona aos cidados conforto, comodidade e praticidade, conduzindo a sociedade moderna a tornar-se cada vez mais dependente de seu fornecimento e mais suscetvel s falhas do sistema eltrico. Em contrapartida esta dependncia dos usurios vem se traduzindo em exigncias por melhor qualidade de servio. Conforme o Balano Energtico Nacional - BEN de 2006 - base 2005, em 2005 a eletricidade representou 16,5% do consumo final por fonte, dentre gs natural, carvo mineral, lenha, bagao de cana, outras fontes primrias renovveis, gs de coqueria, coque de carvo mineral, carvo vegetal, lcool etlico, derivados de petrleo (42,7%): leo diesel, leo combustvel, gasolina, gs liquefeito de petrleo, nafta e querosene. O consumo de eletricidade foi superior ao consumo de qualquer derivado do petrleo, igualando-se ao consumo de leo diesel com 16,5%. Portanto, a eletricidade representa a segunda fonte de energia mais consumida no pas. Espera-se que a produo mundial de eletricidade dobre nos prximos 25 anos.

Figura 1.Gerao Mundial de Energia Eltrica

A energia eltrica uma das mais nobres formas de energia secundria. A sua facilidade de gerao, transporte, distribuio e utilizao, com as conseqentes transformaes em outras formas de energia, atribuem mesma uma caracterstica de universalizao, disseminando o seu uso pela humanidade. No mundo de hoje, eletricidade, como alimento e moradia, um direito humano bsico. A oferta da energia eltrica aos seus usurios realizada atravs da prestao de servio pblico concedido para explorao entidade privada ou governamental. As empresas que prestam servio pblico de energia eltrica o fazem por meio da concesso ou permisso concedidos pelo poder pblico. Uma das caractersticas marcantes da energia eltrica diante de outras formas de energia a dificuldade de armazenamento, fazendo com que a eletricidade seja produzida no
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

momento exato em que requerida ou consumida. Esta caracterstica impe que o dimensionamento do sistema eltrico seja determinado pelo nvel mximo de energia demandada, resultando em ociosidade dessas instalaes durante o perodo de menor demanda. No Brasil, as fontes primrias que se transformam em eletricidade so predominantemente de origem hidrulicos estando os locais produtores em regies quase sempre distantes dos centros consumidores (Fig.1.2). Com isso so necessrias grandes extenses de linhas de transmisso e instalaes para repartir e distribuir a energia nos centros de consumo.

Figura 2 Estrutura da oferta interna de energia eltrica Brasil 2006

O atendimento dos aspectos de simultaneidade de produo e consumo, exigindo instalaes dimensionadas para a ponta de carga, e a longa distncia entre os locais de gerao e os centros consumidores pode ser traduzido pela necessria existncia de um sistema de transmisso e de distribuio longos e complexos, apoiados por uma estrutura de instalaes e equipamentos que, alm de representar importantes investimentos, exigem aes permanentes de planejamento, operao e manuteno, e esto como qualquer produto tecnolgico sujeito falhas. Os sistemas eltricos so tipicamente divididos em segmentos como: gerao, transmisso, distribuio, utilizao e comercializao. A disciplina de sistemas de energia eltrica apresenta uma viso panormica dos sistemas de potncia. Estrutura de um Sistema Eltrico de Potncia O objetivo de um sistema eltrico de potncia (SEP) gerar, transmitir e distribuir energia eltrica atendendo a determinados padres de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurana e custos, com o mnimo impacto ambiental e o mximo de segurana pessoal. - Confiabilidade e disponibilidade so duas importantes e distintas caractersticas que os SEPs devem apresentar. A confiabilidade pode ser definida como a probabilidade do SEP prover um adequado suprimento de energia eltrica dentro de um perodo de tempo desejado de modo a satisfazer as necessidades do usurio.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

10

Disponibilidade definida como a probabilidade do SEP prover suprimento de energia quando requisitado pelo usurio. - Qualidade da energia a condio de compatibilidade entre sistema supridor e carga atendendo critrios de conformidade senoidal. - Segurana est relacionado com a habilidade do sistema de responder a distrbios que possam ocorrer no sistema. Em geral os sistemas eltricos so construdos para continuar operando aps ser submetido a uma contingncia. A estrutura do sistema eltrico de potncia compreende os sistemas de gerao, transmisso, distribuio e subestaes de energia eltrica, em geral cobrindo uma grande rea geogrfica. Na gerao de energia eltrica uma tenso alternada produzida, a qual expressa por uma onda senoidal, com freqncia fixa e amplitude que varia conforme a modalidade do atendimento em baixa, mdia ou alta tenso. Essa onda senoidal propaga-se pelo sistema eltrico mantendo a freqncia constante e modificando a amplitude medida que trafegue por transformadores. Os consumidores conectam-se ao sistema eltrico e recebem o produto e o servio de energia eltrica.

Figura 3 Estrutura Bsica de um Sistema Eltrico.

O sistema atual de energia eltrica baseado em grandes usinas de gerao que transmitem energia atravs de sistemas de transmisso de alta tenso, que ento distribuda para sistemas de distribuio de mdia e baixa tenso. Em geral o fluxo de energia unidirecional e a energia despachada e controlada por centro(s) de despacho com base em requisitos pr-definidos. Normalmente os sistemas de transmisso e de distribuio so gerenciados por monoplios empresariais, nacional ou regional, enquanto o setor de gerao apresenta certa competitividade em um sistema verticalmente integrado.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

11

Figura 4 Estrutura Tradicional de uma Rede de Energia Eltrica Fonte: Aneel

Rede de Transmisso A rede de transmisso liga as grandes usinas de gerao s reas de grande consumo. Em geral apenas poucos consumidores com um alto consumo de energia eltrica so conectados s redes de transmisso onde predomina a estrutura de linhas areas. A segurana um aspecto fundamental para as redes de transmisso. Qualquer falta neste nvel pode levar a descontinuidade de suprimento para um grande nmero de consumidores. A energia eltrica permanentemente monitorada e gerenciada por um centro de controle. O nvel de tenso depende do pas, mas normalmente o nvel de tenso estabelecido est entre 220 kV e 765 kV.

Rede de Sub-Transmisso A rede de sub-transmisso recebe energia da rede de transmisso com objetivo de transportar energia eltrica a pequenas cidades ou importantes consumidores industriais. O nvel de tenso est entre 35 kV e160kV. Em geral, o arranjo das redes de sub-transmisso em anel para aumentar a segurana do sistema. A estrutura dessas redes em geral em linhas areas, por vezes cabos subterrneos prximos a centros urbanos fazem parte da rede. A permisso para novas linhas areas est cada vez mais demorada devido ao grande nmero de estudos de impacto ambiental e oposio social. Como resultado, cada vez mais difcil e caro para as redes de sub-transmisso alcanar reas de alta densidade populacional. Os sistemas de proteo so do mesmo tipo daqueles usados para as redes de transmisso e o controle regional.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

12

Redes de Distribuio As redes de distribuio alimentam consumidores residenciais e consumidores industriais de mdio porte. As tenses esto entre 4 a 35 kV para a mdia tenso e algumas centenas de volts para a baixa tenso (440/220/110 V). a) Redes de Mdia Tenso O objetivo das redes de distribuio em mdia tenso transportar energia das redes de sub-transmisso para pontos de consumo mdio (p.ex. 250 kVA). O nmero de consumidores apenas uma pequena proporo do nmero total de consumidores suprido diretamente em baixa tenso. O setor tercirio, tais como hospitais, edifcios administrativos, pequenas indstrias, etc., so os principais usurios da rede. A estrutura do tipo linhas areas ou subterrneas. A operao dessas redes pode ser realizada manualmente ou por controle remoto a partir de centros de controle fixo/mvel, diferentemente do tipo usado nas redes de transmisso e sub-transmisso. b) Redes em Baixa Tenso (BT) O objetivo das redes em baixa tenso transportar eletricidade das redes de mdia tenso para pontos de baixo consumo (p.ex. < 250 kVA). A rede BT representa o nvel final na estrutura de um sistema de potncia. Um grande nmero de consumidores, setor residencial, atendido pelas redes em BT. Tais redes so em geral operadas manualmente. A Figura 5 mostra um diagrama com a representao dos vrios segmentos de um sistema de potncia com seus respectivos nveis de tenso.

Figura 5: Faixas de Tenso de Sistemas Eltricos.


NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

13

Os nveis de tenses praticados no Brasil so: 765 kV, 525 kV, 500 kV, 440 kV, 345 kV,300 kV, 230 kV, 161 kV, 138 kV, 132 kV, 115 kV, 88 kV, 69 kV, 34,5 kV, 23 kV, 13,8 kV, 440 V, 380 V, 220 V, 110 V. De acordo com a Resoluo N456/2000 da ANEEL, a tenso de fornecimento para a unidade consumidora se dar de acordo com a potncia instalada: - Tenso secundria de distribuio: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW; - Tenso primria de distribuio inferior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW; - Tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV: quando a demanda contratada ou estimada pelo interessado, para o fornecimento, for superior a 2.500 kW.

SISTEMA ELTRICO
Gerao Transmisso Distribuio Utilizao (consumo)

GERAO: Usinas 13,8 KV Itaipu; Ilha Solteira, Jupi; Americana; etc. Subestao Elevadora TRANSMISSO: Linhas / Torres de Transmisso 138 KV (69KV-440KV-600KV) (AT) Subestao Mantenedora Longas distncias Subestao Abaixadora

DISTRIBUIO: Linhas primria e secundria Cidades 11,95KV / 13,8 KV (MT) Transformadores de Distribuio 220V / 127V

UTILIZAO: Consumidores 220V / 127V (380V / 440V) (BT)

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

14

ARTIGOS TCNICOS COMPLEMENTARES


O texto a seguir foi retirado do Manual do Setor eltrico e uma publicao do MTE Conforme definio dada pela ABNT atravs das NBR (Normas Brasileiras Registradas), considera-se "baixa tenso", a tenso superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contnua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra. Da mesma forma considera-se "alta tenso", a tenso superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra.

SETOR DE TELEFONIA Os sinais de telefonia fixa so transmitidos entre os assinantes e as estaes por meio de cabos e fios telefnicos instalados em redes areas ou em redes subterrneas. Quando em redes areas os cabos telefnicos se instalam nas mesmas estruturas (postes) utilizadas pela distribuio de energia eltrica e, via de regra, esto fixados em posies abaixo (aproximadamente meio metro) dos fios de distribuio secundria para consumo (110, 220 e 380 v) e muito abaixo (aproximadamente 2 metros) dos cabos eltricos de distribuio primria (13.800 v). Quando os cabos telefnicos esto instalados em redes subterrneas, ela se utiliza de caixas e dutos independentes e distintos daqueles utilizados para distribuio eltrica, no apresentando, portanto, risco eltrico por proximidade de estruturas eltricas com tenses de risco. Cumpre-nos tecer algumas consideraes complementares, conforme apresentamos abaixo:

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

15

a)

Os sinais telefnicos so transmitidos em corrente contnua com tenso de 48 Volts, no apresentando risco de vida aos trabalhadores e usurios to poucos os riscos eltricos caractersticos das instalaes da distribuio e transmisso. b) A transmisso de sinais entre estaes telefnicas centrais (cidades, estados ou pases) realizada, normalmente, por emisso de radiao (microondas), que apresentam outros tipos de riscos segurana e sade dos trabalhadores. c) Atualmente as redes de transmisso de energia eltrica, instaladas em torres ao longo de imensas extenses deste territrio nacional, esto iniciando um processo de instalao de cabos de fibra tica destinados transmisso de sinais telefnicos e de dados, nessas mesmas estruturas (torres). Nessa situao os riscos segurana e sade so comuns aos trabalhadores do setor de transmisso eltrica e de telecomunicao, devendo o auditor fiscal dar o mesmo tratamento legal para efeitos de SST. O intuito deste trabalho analisar as atividades realizadas nas redes areas em situaes onde, por proximidade, coexistem a rede de distribuio ou transmisso de energia eltrica e a de telefonia e que conseqentemente, apresentam vrios riscos comuns s atividades, sobretudo o de origem eltrica. Nessa situao o auditor fiscal, dever entender que a rea de trabalho (estruturas, postes, torres) a mesma para ambos os trabalhadores de telefonia e do setor eltrico, tomando, dessa forma, o risco eltrico comum a ambas por compartilhar o mesmo "poste, digo, posto de trabalho". No sero objeto deste manual a anlise e a proposio de procedimentos e modelos de interveno nos demais riscos caractersticos do setor de telefonia, tais como: radiaes no ionizantes (microondas), riscos ergonmicos (call centers), emisso de sinais por "laser" para transmisso por fibra tica, dentre outros. BREVE HISTRICO E CENRIO ATUAL DO SETOR ELTRICO E DE TELEFONIA At 1998 todo o setor de energia eltrica e de telecomunicaes eram estatizados. A partir desse ano a distribuio de energia eltrica e o setor de telefonia, principalmente, comearam a sofrer profundas modificaes organizacionais, com a transformao de empresas estatais ou de economia mista em empresas privadas. Tais transformaes foram marcadas basicamente pelos seguintes fatores: a) Privatizao; b) Acentuado processo de terceirizao; c) Reduo de mo-de-obra, com grande nmero de demisses e aposentadorias sem reposio do efetivo, juntamente com "programas de demisso voluntria" (PDV); d) Insero de mo-de-obra sem a devida qualificao; e) Modificao de processos e equipamentos, com objetivo de modernizao e atendimento s novas demandas do setor por processos mais geis, de baixo custo e com menor exigncia de mo-de-obra. Uma viso atual da situao de privatizao ocorrida no setor eltrico do pas nos mostra que 80% da rea de distribuio de energia eltrica encontram-se privatizada, rea em que se concentra a maior parte da massa de trabalhadores eletricitrios. Da mesma forma, 20% da gerao de energia tambm foi privatizada, sendo que a transmisso continua sob administrao estatal.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

16

As transformaes descritas acima atingiram, de modo geral, todo o setor, at mesmo empresas que continuaram sendo estatais. A crescente terceirizao e reduo de mo-deobra, e suas conseqncias nos processos produtivos, procedimentos e equipamentos, configuram o panorama geral do sistema de energia eltrica atualmente. DESCRIO DAS ATIVIDADES TIPO DO SETOR DE ENERGIA ELTRICA E TELEFONIA Para facilitar a descrio e o entendimento das atividades abrangidas por este trabalho, vamos dividi-las em quatro segmentos, a saber: gerao, transmisso, distribuio de energia eltrica e redes telefnicas. GERAO DE ENERGIA ELTRICA A abordagem deste trabalho centraliza-se nas atividades realizadas aps os sistemas de gerao da energia eltrica. As atividades "tipo" necessrias ao processos que antecedem a produo de energia eltrica, ou seja, processos hidreltricos, termeltricos, nucleares, elicos, solares, biomassa etc., no sero objeto deste trabalho. Devemos lembrar que os riscos aps a fase de processamento da gerao (turbinas/geradores) de energia eltrica so similares e comuns a todos os sistemas de produo de energia, e esto presentes em diversas atividades, destacando: a) b) c) d) e) f) Instalao e manuteno equipamentos e maquinrio (turbinas, transformadores, disjuntores, capacitores, chaves, sistemas de medio) Manuteno das instalaes Industriais aps a gerao; Operao de painis de controle eltrico; Acompanhamento e superviso dos processos de tubo-gerao; Transformao e elevao da energia eltrica; Processos de medio da energia eltrica. geradores,

As atividades caractersticas da gerao se encerram nos sistemas de medio da energia, usualmente em tenses de 138 a 500 kV, interface com a transmisso.

TRANSMISSO DE ENERGIA ELTRICA Basicamente est constituda por linhas de condutores destinados a transportar a energia eltrica desde a fase de gerao at a fase de distribuio, abrangendo processos de elevao e rebaixamento de tenso eltrica, realizados em estaes prximas aos centros de consumo, ao lado das cidades. Essa energia transmitida em corrente alternada (60 Hz) em elevadas tenses (138 kV a 500 kV). Os elevados potenciais de transmisso se justificam para evitar as perdas por aquecimento e reduo no custo de condutores e mtodos de transmisso da energia, com o emprego de cabos com menor bitola ao longo das imensas extenses a serem transpostas, que ligam os geradores aos centros consumidores. Atualmente h grande demanda de servios no setor de transmisso de energia, ocasionada pelo envelhecimento das linhas instaladas, que datam de aproximadamente 30 anos de instalao e pela necessidade de construo de diversas novas linhas de transmisso, para fazer frente expanso e demanda, atuais no setor de energia eltrica.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

17

So atividades caractersticas do setor de transmisso: a) Inspeo de linhas de transmisso: Inspetores de linha verificam o estado da estrutura e seus elementos, a altura dos cabos eltricos e a faixa de servido, rea ao longo da extenso da linha de domnio da companhia de transmisso. Esse processo de inspeo peridica poder ser realizado por terra ou por helicptero, dependendo dos recursos da empresa e especificidade do servio. As inspees por terra demandam periodicamente subidas em torres e estruturas. b) Manuteno de Linhas de Transmisso: Compreende as seguintes atividades: substituio e manuteno de isoladores (dispositivo constitudo de uma srie de "pratos", cujo objetivo isolar a energia eltrica da estrutura); limpeza de isoladores substituio de elementos pra-raios; substituio e manuteno de elementos das torres e estruturas; manuteno dos elementos sinalizadores dos cabos; desmatamentos e limpeza da faixa de servido.

Reparo em isolador Linha de transmisso 230 Kv

c) Construo de linhas de transmisso: A construo de linhas de transmisso tem diversas etapas de trabalho desde desmatamento, construo de estruturas e lanamento de condutores destinados a transportar a energia eltrica, conforme descrio abaixo: desenvolvimento em campo de estudos de viabilidade, relatrios de impacto do meio ambiente e projetos; desmatamentos e desflorestamentos; escavaes e fundaes civis; montagem das estruturas metlicas; distribuio e posicionamento de bobinas em campo; lanamento de cabos (condutores eltricos); instalao de acessrios (isoladores, pra-raios); tensionamento de cabos e sua fixao; ensaios e testes eltricos. Salientamos que essas atividades de construo so sempre realizadas com os circuitos desenergizados, via de regra, destinadas ampliao ou em substituio a linhas j existentes, que normalmente esto energizadas. Dessa forma muito importante a adoo de procedimentos e medidas adequadas de segurana, tais como: seccionamento, aterramento eltrico; equipotencializao de todos os equipamentos e cabos; dentre outros que assegurem a execuo do servio em linha desenergizada.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

18

Montagem de torre

Instalao dos acessrios na construo de Torres de transmisso

Lanamento de cabos

Lanamento de cabos

DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA o segmento do setor de energia eltrica que congrega o maior nmero de trabalhadores eletricitrios, compreendendo os potenciais aps a transmisso (67 a138 kv), indo ate Estaes de Transformao e Distribuio - ETD, e entregando energia eltrica aos consumidores. A distribuio de energia eltrica aos consumidores realizada nos potenciais a) grandes consumidores abastecidos com tenses de 67kV a 88 kV; b) mdios consumidores abastecidos por tenso de 13,8 kV; c) consumidores residenciais, comerciais e industriais at a potncia de 75 kVA (o abastecimento de energia realizado no potencial de 110, 220 e 380 Volts). d) distribuio subterrnea no potencial de 24 kV. tambm o segmento que apresenta a maior quantidade e diversidades de atividades de trabalho, dentre as quais destacamos:

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

19

a) b) c) d) e) f) g)

recebimento e medio de energia eltrica nas estaes; rebaixamento do potencial de energia eltrica; construo de redes de distribuio; construo de estruturas e obras civis; montagens de estaes de transformao e distribuio; montagens de painis e centros de controle; montagens de transformadores e acessrios em estruturas nas redes de distribuio; h) manuteno das redes de distribuio area - alta e baixa tenso; i) manuteno das redes de distribuio subterrnea em alta e baixa tenso; j) poda de rvores; I) montagem de cabinas primrias de transformao; m) limpeza de isoladores, para raios e estruturas da rede; n) limpeza e desmatamento das faixas de servido; o) medio de energia eltrica nos consumidores; p) operao dos centros de controle e superviso da distribuio. As atividades de transmisso e distribuio de energia eltrica podem ser realizadas em sistemas energizados (linha viva) ou desenergizados, a seguir destacadas. Manuteno com a linha desenergizada Todas as atividades envolvendo manuteno no setor eltrico devem priorizar os trabalhos com circuitos desenergizados. Apesar de desenergizados devem obedecer a procedimentos e medidas de seguranas adequados. Somente sero consideradas desenergizadas as instalaes eltricas liberadas para servio mediante os procedimentos apropriados: seccionamento; impedimento de reenergizao; constatao da ausncia de tenso; instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos; proteo dos elementos energizados existentes; instalao da sinalizao de impedimento de energizao. Manuteno com a linha energizada ("linha viva") Essa atividade pode ser realizada mediante a adoo de procedimentos que garantam a segurana dos trabalhadores. Nessa condio de trabalho as atividades podem se desenvolver mediante Trs mtodos, abaixo descritos: Mtodo ao contato O trabalhador tem contato com a rede energizada, mas no fica ao mesmo potencial da rede eltrica, pois est devidamente isolado desta, utilizando equipamentos de proteo individuais adequados ao nvel de tenso tais como botas, luvas e mangas isolantes e equipamento de proteo coletiva como cobertura e mantas isolantes.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

Manuteno em linhas de distribuio desenergizadas

20

Manuteno realizada utilizando o mtodo ao contato - trabalhador em contato com a rede eltrica, mas isolado. Mtodo ao potencial o mtodo onde o trabalhador fica em contato direto com a tenso da linha, no mesmo potencial da rede eltrica. Nesse mtodo importantssimo o emprego de medidas de segurana que garantam o mesmo potencial eltrico no corpo inteiro do trabalhador, devendo ser utilizado conjunto de vestimentas condutoras (roupas, botinas, luvas, capuzes), ligadas atravs de cabo condutor eltrico e cinto a rede objeto da atividade. So necessrios treinamentos e condicionamentos especficos dos trabalhadores para tais atividades. Manuteno executada em "linha viva" de transmisso, mtodo ao potencial (trabalhador com vestimentas condutoras).

Mtodo a Distncia o mtodo onde o trabalhador interage com a parte energizada a uma distncia segura, atravs do emprego de procedimentos, estruturas, equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes apropriados. , tambm necessrio treinamentos e condicionamentos especficos dos trabalhadores em tais atividades.

Troca de isolador em linha de transmisso de 138 KV - linha "viva", mtodo distncia.

2.4. TELEFONIA Conforme afirmamos inicialmente este trabalho enfocar to somente as atividades realizadas nas redes de telefonia que coexistem com as estruturas de distribuio de energia eltrica e onde os riscos so comuns e similares, condio em que destacamos as atividades: a) montagens de acessrios nas estruturas (postes e estruturas areas); b) lanamentos de cabos telefnicos; c) manuteno das redes telefnicas; d) ligaes telefnicas residenciais; e) ensaios e testes. Atualmente h a instalao de sistemas de comunicao no setor de transmisso de energia eltrica, utilizando cabos de fibras ticas nas torres de transmisso. Assim sendo, deve-se ter ateno s atividades de:
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

21

a) montagens de acessrios nas torres de transmisso b) lanamentos de cabos de fibras ticas; c) manuteno das redes de comunicao instaladas em torres e estruturas eltricas; d) ensaios e testes. 3. PROPOSTA DE AUDITORIA DE GESTO DE SEGURANA E SADE OCUPACIONAL Neste tpico ser proposto nova metodologia para inspeo dos aspectos de segurana e sade no trabalho no setor de energia eltrica (gerao, transmisso e distribuio) e setor de telefonia, proposta pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Tal auditoria representa uma inspeo de carter amplo, com anlise crtica e sistemtica das condies de SST das empresas, com proposio de aes visando garantir o cumprimento da legislao e gerenciamento da segurana e sade nos seus ambientes de trabalho e nos de suas contratadas, com a participao de representaes de trabalhadores e outras instituies de interesse da ao fiscal. Observamos que, quando as empresas apresentam fiscalizao suas polticas de SST e seu programa de gesto de riscos, se existentes, essas condutas no so implementadas de fato ou o so de forma precria, ficando apenas no papel. fundamental ANLISE DE DOCUMENTOS Podemos considerar de grande importncia no processo de auditoria dos setores em questo a anlise dos documentos listados a seguir. PROCEDIMENTOS - INSTRUES DE SEGURANA Para cada atividade desenvolvida no setor eltrico necessrio procedimento especfico, incluindo instrues de segurana. Para tanto as empresas devem elaborar seus manuais de procedimentos, devendo indicar de forma clara e objetiva a seqncia de passos a sei seguida na execuo de cada servio, no caso, teramos o "passo a passo" de cada atividade. Salientamos que os procedimentos precisam estar atualizados e traduzirem a realidade de campo, com pleno conhecimento de todos os trabalhadores. Dentre as atividades desenvolvidas no setor eltrico, citamos algumas que necessitam de procedimentos: a) atividades do grupo de alta tenso; b) liberao de redes para servio; c) liberao de redes para reenergizao; d) bloqueio de religador automtico; e) servios de ligao, inspeo e corte de unidades de baixa tenso; f) trabalhos em redes desenergizadas nas proximidades de instalaes com tenso; g) troca de medidores em baixa tenso; h) poda de rvores em rede area de alta tenso energizada; i) poda de rvores em rede area de baixa tenso energizada; j) manuteno do sistema de iluminao; I) medies instantneas e grficas em subestaes e instalaes de baixa; tenso; m) lavagem de acessrios em redes energizadas; n) manuteno em redes de baixa tenso desenergizadas; o) atendimento emergencial em redes areas de mdia e baixa tenso energizadas; p) trabalhos em rede de alta tenso energizada; q) fiscalizao de fraude e desvio de energia em unidades de consumo de baixa tenso; r) construo de redes de alta tenso;
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

22

s) t) u) v) x)

construo de redes de baixa tenso; manuteno em rede de alta tenso desenergizada; anlise, aprovao e comissionamento de projetos de automao; inspeo em rede de alta tenso; inspeo em rede de baixa tenso.

O contedo dos manuais pode divergir por diversos fatores especficos de cada servio. Entretanto o manual de procedimento que traduz o "passo a passo" do exerccio laboral do trabalhador, dever conter no mnimo os itens abaixo e incluir dentre eles as instrues de segurana: 1. Objetivo Estabelecer os procedimentos tcnicos e de segurana para realizao de servio no sistema eltrico visando garantir a integridade do trabalhador. 2. Aplicao 2.1 Pessoal Definio de qual pessoal ser alvo desse manual, quer contratada, quer contratante. 2.2 Instalaes Indicao da rede eltrica se contratada, cliente, outra concessionria etc. 3. Caractersticas das instalaes Descrio da rede eltrica: alta ou baixa tenso, trifsica, monofsica, energizada, desenergizada. 4. Avaliao do risco e requisito de segurana 4.1 - Quanto segurana 4.2 - Quanto a execuo dos servios pela equipe 4.3 - Procedimento para execuo das tarefas 5. Distncia de atuao As distncias mnimas de segurana para execuo dos trabalhos em eletricidade. 6. Recursos humanos Composio e quantitativo da equipe executora do servio: chefe de turma, eletricista, ajudantes, motoristas. 7. Recursos materiais 7.1 Equipamentos de proteo individual Exemplos: capacete de segurana; culos de proteo; cinturo de segurana com talabarte; luvas de borracha; luvas de raspa; luvas de vaqueta; luva de cobertura para luva de borracha; botina de segurana. 7.2 Equipamentos de proteo coletiva, de servios e ferramentas. Exemplos: detetor de tenso para baixa tenso; detetor de tenso para alta tenso; alicate de corte universal isolado; sacola para Conduzir Materiais; Cones de sinalizao; fitas, cordas ou correntes; estojo de primeiros socorros; placa de advertncia - "ATENO - NO
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

23

OPERE ESTE EQUIPAMENTO"; corda de Manilha; escada extensvel ou dupla; escada singela; caminho com carroaria longa; caminho equipado com escada extensvel giratria isolada; rdio comunicao. 7.3 Recomendaes sobre cuidados com os equipamentos Diz respeito s condies dos equipamentos: higienizao, lubrificao, testes mecnico e eltrico, uso de material anticorrosivo, etc. 8. Seqncia de operaes Procedimentos de execuo passo a passo" Descrio da execuo do servio desde a chegada ao local e delimitao da rea de servio at a sada da equipe, aps concluso da tarefa. Sugere-se verificar se este item contm o desenvolvimento do servio passo a passo, o tempo gasto de cada um, de quem a competncia de cada passo, os riscos envolvidos e respectivos controles. Devem constar, ainda, desenhos, fotos, esquemas de cada passo do servio a ser realizado. 9. Necessidade de comunicao integrada primordial a comunicao entre contratada, contratante e centro de operaes, se for o caso. As intervenes no sistema eltrico devem ser precedidas de solicitao por escrito do setor competente e s autorizadas pelo centro de operaes. TREINAMENTOS A empresa deve realizar, e comprovar na ao fiscal, os treinamentos de qualificao necessrios autorizao, conforme abaixo descritos e outros para informar os trabalhadores quanto aos riscos profissionais nos locais de trabalho e para implementao dos procedimentos de trabalho "passo a passo", mencionados. Assim, os trabalhadores que instalam, operam, inspecionam ou reparam instalaes eltricas devem receber treinamento de: a) primeiros socorros, especialmente atravs das tcnicas de reanimao crdio-respiratria; b) de combate a incndios; c) de segurana no trabalho, contendo os riscos da atividade e seu controle; d) de curso tcnico na rea eltrica. Alm disso, o auditor deve solicitar curso especfico quando o trabalhador realize servios em "linha viva", em subestao, em iluminao pblica, em poda de rvores, em construo e manuteno em redes eltricas, em ligao e corte de residncias, etc. Para cada servio especfico, com respectivo procedimento tcnico existente na empresa, o trabalhador deve ser treinado para tanto. Os empregadores do ramo de telefonia devem comprovar que os trabalhadores foram treinados no que diz respeito aos riscos existentes nos locais de trabalho, aos meios para prevenir e limitar tais riscos e s medidas adotadas pela empresa. Outrossim, qualquer servio especfico a ser realizado tambm merecedor de treinamento e procedimento especficos, a exemplo: lanamento de cabo de fibra tica, trabalhos em ambientes fechados, ligao e corte de residncias. DOCUMENTOS DE QUALIFICAO E AUTORIZAO De acordo com a NR-10 em vigor, os trabalhadores que trabalham em instalaes eltricas devem possuir qualificao e autorizao para exerccio das atividades.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

24

a) Profissional qualificado: aquele que comprovar capacitao atravs de concluso de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial Ensino ou de treinamento conduzido por profissional autorizado. b) Profissional autorizado: aqueles qualificados, com estado de sade compatvel para sua funo, aptos a prestarem atendimento a primeiros socorros e em preveno e combate a incndios e que possurem autorizao formal da empresa, anotada no seu registro de empregado. Diante do exposto, o AFT tem elementos tcnicos para embasar o seu convencimento devendo solicitar das empresas os comprovantes da qualificao e autorizao dos trabalhadores. Dever ser solicitado: Profissional qualificado: a) certificado de curso tcnico da rea eltrica, reconhecido pelo sistema oficial de ensino Federal, Estadual ou Municipal; b) certificado de treinamento realizado na empresa ou atravs de cursos especializados, conduzido por profissional autorizado; c) certificado de treinamento especializado e realizado por centros de treinamento reconhecidos pelo sistema oficial de ensino. Profissional autorizado: a) documentos de profissional qualificado, conforme acima; b) atestado de sade Ocupacional - ASO, em que conste a compatibilidade de seu estado de sade com a funo; c) documento comprobatrio de aptido a prestarem atendimento a primeiros socorros; d) documento comprobatrio de aptido em preveno e combate a incndios; e) autorizao formal da empresa anotada no seu registro de empregado. CAT E RELATRIOS DE ACIDENTES As CAT so documentos teis para se conhecer a histria dos acidentes na empresa. Apesar de pouco precisas, as informaes das CAT permitem, por exemplo, selecionar os acidentes por ordem de importncia, de tipo, de gravidade da leso ou localiz-los no tempo por um perodo que, sugerimos, seja de Trs anos, alm de possibilitar o resgate das atas da CIPA com as investigaes e informaes complementares referentes aos acidentes. Essas informaes so mais importantes para a Auditoria do que as estatsticas que as empresas do setor eltrico e de telefonia costumam fazer e apresentar fiscalizao. A anlise das CAT permite ao Auditor tirar suas prprias concluses a respeito do tratamento que dado pela empresa ao acidente, ao acidentado e ao conjunto de trabalhadores, pela adoo de medidas que evitem a repetio de um acidente em condies semelhantes quelas descritas na CAT. A empresa dever elaborar relatrio de anlise de acidente, conduzido e assinado pelo SESMT e a CIPA, com todo detalhamento necessrio ao perfeito entendimento da ocorrncia, contendo: informaes da qualificao do acidentado; descries do ambiente e dos fatos da ocorrncia; entrevistas com o acidentado, quando possvel; entrevistas com testemunhas e entrevistas com companheiros; descries dos mtodos e processos, dos procedimentos de trabalho prescritos, da habitualidade e prticas regularmente adotadas, dos equipamentos ou sistemas de proteo coletiva adotada e dos equipamentos de proteo individuais.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

25

Devem, sobretudo, propor medidas a serem tomadas pela empresa a fim de que acidente em condies semelhantes no mais ocorra. Convm lembrar que, no caso de acidente com trabalhador de prestadora de servio, teremos um caso especial: o ambiente de trabalho geralmente da concessionria e o trabalhador da contratada. Nesta situao h as responsabilidades solidrias que envolvem contratantes e contratadas e ento ambas devem elaborar o relatrio de anlise de acidente do trabalho, realizar reunio extraordinria da CIPA, adotar medidas preventivas, etc. Os dados contidos nestes documentos podero servir para o auditor embasar seu relatrio de anlise de acidente do trabalho. Ainda, com relao a esse aspecto, os responsveis pela empresa onde tenha ocorrido o acidente, devem ser orientados pela Auditoria a darem ampla divulgao, no mbito da empresa, para cincia dos empregados, sobre as circunstncias que contriburam para aquele fato, sobre o estado de sade das vtimas do acidente, as medidas adotadas pela empresa para que acidente daquela natureza no mais se repita, conscientizando o empregador ou preposto cobre as vantagens de se alertar os seus empregados sobre os riscos da atividade e sobre as conseqncias do acidente. Essa conduta estimula a seriedade e compromisso da empresa, junto aos seus empregados, para atendimento do acidentado e correo das irregularidades relativas s medidas de controle dos riscos. CONTRATOS COM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIOS A terceirizao nos setores de energia eltrica e de telefonia tem se mostrado como significativo fator de precarizao das condies de SST, conforme explicado anteriormente. Assim, os contratos devem contemplar, de maneira precisa e responsvel, os diversos aspectos necessrios relativos SST, tais como equipamentos de proteo individual e coletiva e ferramentas utilizadas, o fornecimento desses materiais, a padronizao e cumprimento de procedimentos e instrues de segurana, capacitao e treinamento, controles mdicos, dentre outros fatores. A importncia, abrangncia, detalhamento, bem como a forma de abordagem dada s questes de SST nos contratos com empresas prestadoras de servios refletem o compromisso da contratante com a SST e esses documentos so importantes instrumentos para anlise do sistema de gesto em SST que, para ser eficaz, deve necessariamente abranger as empresas terceirizadas, de modo que o controle de riscos no seja simplesmente delegado a essas pela contratante, mas seja realizado por todos contratantes e terceirizados, de modo integrado e participativo. Tambm, a partir da anlise do contrato de prestao de servios celebrado entre concessionria e prestadora de servios e da verificao fsica efetuada pelo auditor que ser possvel definir o CNAE das terceirizadas, j que na maioria das vezes o CNPJ destas no traduz a realidade. O auditor tem, baseado na NR-4, subitem 4.2 ("O dimensionamento do SESMT vincula se gradao do risco da atividade principal...") ou subitem 4.2.2. ("As empresas que possuam mais de 50% de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradao de risco seja de grau superior ao da atividade principal devero dimensionar seu SESMT em funo do maior grau de risco...") fundamentao legal para alterar na sua ao fiscal o CNAE da prestadora de servios, adequado-o realidade. A partir da poder verificar o dimensionamento do SESMT e CIPA e outros atributos trabalhistas. Salientamos que as empresas que operam no setor eltrico e de telefonia podem ser enquadradas somente nos CNAE: 4010-0, 4525-0, 4532-2, 4533-0, 4541-1 e 6420-3. O CNAE 7420-9 foi colocado na estatstica de acidente, item 3.2 deste manual, porque foi detectado em campo, entretanto uma aberrao, pois no traduz a realidade dos servios executados pelas prestadoras de servios. Aps o convencimento do auditor sobre qual o
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

26

verdadeiro CNAE da empresa que est sendo fiscalizada importante que sua concluso conste no livro de inspeo do trabalho para orientar posteriores fiscalizaes. Muitas empresas contratadas costumam, ainda, subempreitar servios de forma precria, muitas vezes sem contrato, com subempreiteiras que sequer possuem suporte financeiro para atuar na rea de prestao se servios de energia e telefonia, havendo, por conseguinte, falta de registro de empregados, no fornecimento de EPI ou fornecimento de EPI sem qualidade, sem CA ou inadequado para a atividade, falta de qualificao tcnica dos empregados, utilizao de ferramenta sucateado, etc. Em algumas ocasies, a terceirizao realizada com empregador/empresa to desqualificada que impossvel, ao Auditor, admitir essa relao de prestao de servio como real. Entendemos, ento, que a empresa contratada pela concessionria o real empregador, desconsiderando a existncia de contrato de terceirizao. Necessrio se faz, ento, analisar os requisitos da relao de emprego e se for o caso lavrar na concessionria (empresa principal) auto de infrao capitulado no Artigo 41, caput, da CLT. Enfim, os contratos entre concessionrias e suas empreiteiras e subempreiteiras devem rezar relaes de responsabilidades entre as empresas e no servir a estes como instrumentos de precarizao das condies de segurana do trabalho. PCMSO fundamental que o PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional seja elaborado e replanejado anualmente com base em um preciso reconhecimento e avaliao dos riscos presentes em cada ambiente de trabalho, em conformidade com os riscos levantados e avaliados no PPRA-Programa de Preveno de Riscos Ambientais, no PCMAT - Programa de Auditor Fiscal do Trabalho por meio da correo dos Atestados de Sade Ocupacionais, quanto a cuidados obrigatrios e periodicidade, disponibilidade dos relatrios anuais e, caso necessrio, por meio da anlise dos pronturios mdicos (neste caso atravs de Auditor Fiscal do Trabalho Mdico do Trabalho). PPRA O Programa de Preveno dos Riscos Ambientais um documento de reviso anual, sendo fundamental a abordagem, dentre todos os riscos ambientais, sobretudo dos riscos relativos a) radiao eletromagntica, principalmente na construo e manuteno de linhas de elevado potencial (transmisso e sub-transmisso) e subestaes; b) rudo em usinas de gerao eltrica e subestaes; c) calor em usinas de gerao eltrica (sala de mquinas), servios em redes subterrneas de distribuio de energia eltrica e telefonia e em subestaes. d) umidade em caixas subterrneas; e) riscos biolgicos diversos nos servios em redes subterrneas de distribuio de energia eltrica e telefonia (eventual proximidade com redes de esgoto), e obras de construo de modo geral; f) gases txicos, asfixiantes, inflamveis nos servios em redes subterrneas de distribuio de energia eltrica e telefonia tais como metano, monxido de carbono, etc.; e) produtos qumicos diversos como solventes para limpeza de acessrios; leos dieltricos utilizados nos equipamentos, leos lubrificantes minerais e hidrocarbonetos nos servios de manuteno mecnica em equipamentos, sobretudo em subestaes de energia, usinas de gerao e transformadores na rede de distribuio; f) cido sulfrico em baterias fixas de acumuladores em usinas de gerao eltrica e nas estaes telefnicas;
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

27

g) ascarel ou Bifenis Policlorados (PCBs), ainda presente em transformadores e capacitares de instalaes eltricas antigas, em atividades de manuteno em subestaes de distribuio eltrica e em usinas de gerao eltrica, por ocasio da troca de transformadores e capacitores e, em especial, de recuperao de transformadores e descarte desse produto. h) outros riscos ambientais, conforme a especificidade dos ambientes (trabalho e riscos porventura decorrentes de atividades de construo, tal como vapores orgnicos em atividades de pintura, fumos metlicos em solda poeiras em redes subterrneas e obras, etc.). fundamental a verificao da existncia dos aspectos estruturais no documente base do PPRA, que dentre todos legalmente estabelecidos, cabe especial ateno par; os seguintes: a) discusso do documento base com os empregados (CIPA); b) descrio de todos os riscos potenciais existentes em todos ambientes (trabalho, internos ou externos e em todas as atividades realizadas na empresa; (trabalhadores prprios ou de empresa contratadas)); c) realizao de avaliaes ambientais quantitativas dos riscos ambientais levantados (radiao; calor, rudo, produtos qumicos, agentes biolgicos, dentre outros), contendo descrio de metodologia adotadas nas avaliaes, resultados das avaliaes, limites de tolerncia estabelecidos na NR15 ou na omisso dessa Norma na ACGIH (American Conference of Govemmental Industrial Higyenists) e medidas de controle sugeridas, devendo ser assinado por profissional legalmente habilitado; d) descrio das medidas de controle coletivas adotadas; e) cronograma das aes a serem adotadas no perodo de vigncia do programa. O PPRA deve estar articulado com os demais documentos de SST, como PCMSO, PCA e o PCMAT (em caso de construo de linhas eltricas, obras civis de apoio a estruturas, prediais), e, inclusive, com todos os documentos relativos ao sistema de gesto em SST adotado pela empresa. PCMAT O PCMAT - Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo - um documento de extrema importncia no caso das atividades de construo nos setores em questo. Sabemos que o PPRA um documento de higiene e no contempla o risco eltrico, assim o PCMAT, obrigatrio nas atividades de construo, dever abordar de modo detalhado os riscos de origem eltrica, bem como todos os riscos de acidentes presentes nos ambientes, tais como riscos de queda, riscos relacionados ao transporte, reas de vivncia, operao de equipamentos, etc. As medidas preventivas para cada risco identificado, sobretudo de acidentes, os equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental necessrio devero ser especificados para cada operao. A execuo das protees coletivas tais como aterramento, equipotencializao de equipamentos e instalaes eltricas, dentre outras, dever ser objeto de projeto em conformidade com as etapas de execuo da obra. DOCUMENTOS DA CIPA A comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA j de conhecimento e domnio de todos os AFT, no sendo necessrios detalhamentos das formalidades legais e funcionais, contudo cabe ressaltar alguns aspectos de interesse particular ao setor eltrico, que abaixo destacamos: a) deve ser constituda baseada no CNAE "real" da concessionria ou prestadora, por estabelecimento, e sua organizao dever obedecer a critrios que permitam
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

28

obrigatoriamente a representao dos setores que ofeream maior risco ou que apresentem o maior nmero de acidentes; b) as constataes ou comunicaes de risco ou as ocorrncias de acidentes do trabalho devem estar formalizadas nas atas das reunies, com os encaminhamentos necessrios (discusso, anlises, vistorias e inspees realizadas, recomendaes, encaminhamentos realizados, convocaes); c) as concessionrias e prestadoras de servio devero promover a integrao de suas CIPAS e de todos os responsveis pela atribuio da NR-5 (no caso de estabelecimentos desobrigados de constituir CIPA); d) deve ser considerada pela concessionria e prestadora como instituto fundamental para a gesto de SST. SESMT Alm do registro do SESMT no MTE, fichas de registro e registros de ponto de seus membros pertinente a verificao de documentos que traduzam o efetivo trabalho realizado pelo SESMT, seu envolvimento e autonomia na empresa, como atas de reunies, relatrios, etc. Os SESMT e CIPAS ou designados para atribuies da NR-5 da concessionria e das prestadoras de servios, onde houver, devem trabalhar em conjunto e integrados com o principal objetivo de fornecer as mesmas condies de dignidade quer seja o trabalhador prprio ou terceirizado, bem como buscar a reduo de acidentes do trabalho. DOCUMENTOS DE REGISTRO FUNCIONAL DO TRABALHADOR As concessionrias de energia eltrica e de telefonia mantm seus empregados registrados, de acordo com a legislao. Entretanto, o mesmo no se aplica s suas empreiteiras e subempreiteiras, que possuem grande quantidade de empregados sem o devido registro. Desse modo, com relao s contratadas e subcontratadas das concessionrias de energia eltrica e de telefonia, o Auditor deveria verificar o registro de empregados. Nas empresas prestadoras de servio de energia, atentar para que seja corretamente anotada a funo do empregado eletricista, informao que omitida por algumas empresas, com a finalidade de descaracterizar pagamento de adicional de periculosidade, obrigatoriedade de curso de qualificao para trabalho com eletricidade, etc. importante, ainda, que nas empresas do setor de energia eltrica e tambm do setor de telefonia, se verifique a existncia de menor de 18 anos trabalhando exposto a riscos de acidentes com energia eltrica, o que proibido. Nos servios realizados nos postes e nos cabos de telefonia suspensos pelos postes, o risco de choque eltrico est sempre presente. PROVA DE ENTREGA DE EPI Conforme temos observado, os Comprovantes de Entrega de EPI no discriminam corretamente o tipo de EPI fornecido ao empregado, trazendo informaes genricas, tais como substituio de BOTINAS, CAPACETES, LUVAS. Desse modo, tomando-se come base apenas a Ficha de Controle de Fornecimento de EPI, impossvel saber se o EPI fornecido o adequado para a funo do empregado. Maiores informaes podem sei obtidas atravs das notas fiscais de compra de EPI que costumam conter nome do fabricante modelo, e algumas vezes, at o nmero do CA do EPI. O Auditor deve solicitar as notas fiscais mencionadas, sempre que entenda necessrio e ento, com base nas notas fiscais, poder verificar a quantidade de EPI adquirida em determinado perodo de tempo (sugerimos dois anos) e a freqncia de substituio desses EPI (informao obtida atravs da Ficha de Controle de Entrega de EPI). Uma visita ao
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

29

almoxarifado da empresa, quando possvel, para verificar a quantidade de EPI em estoque, as notas fiscais de aquisio de EPI e as Fichas de Controle de Fornecimento de EPI so elementos importantes para se formar juzo a respeito da seriedade com que o fornecimento de equipamento adequado e em boas condies tratado dentro da empresa que se est auditando. CERTIFICAO DE EPC Os dispositivos de proteo coletiva utilizados nas concessionrias de energia eltrica e suas empreiteiras e sub-empreiteiras devem garantir perfeita funcionalidade eltrica e mecnica com isolao para execuo das tarefas sem riscos de choque eltrico. As empresas fabricantes dessa ferramenta realizam testes de isolao do equipamento, por ocasio da fabricao dos mesmos. Entretanto, devido s solicitaes dos servios e do manuseio e guarda no apropriado, esses EPC acabam perdendo essa condio de funcionalidade segura. Por esse motivo, necessrio que as empresas submetam esses EPC a testes de integridade, sempre que se suspeitar de algum dano que possa comprometer o seu bom funcionamento, ou periodicamente, de acordo com o fabricante, devendo as empresas documentar esses procedimentos, atravs do arquivamento de certificados de integridade dos equipamentos, emitidos pela empresa que realizou os testes. REGISTROS DE HORAS DE TRABALHO As atividades mencionadas neste trabalho, relativas aos setores de eletricidade e telefonia, exigem grande sobrecarga fsica. Esses trabalhadores ficam expostos a intempries durante sua jornada de trabalho, despendem muito esforo fsico por sua condio de trabalho e por carregar e descarregar materiais e equipamentos permanentemente. Essa condio de sobrecarga fsica agravada nos casos de eletricistas e empregados do setor de telefonia que trabalham sem auxiliares, denominados eletricistas isolados, uma vez que realizam os servios sozinhos, sem equipe e dirigindo o veculo de servio. Isso sem contar com a quantidade de EPI que os trabalhadores devem utilizar e os riscos envolvidos na atividade que executam. Existe, ainda, outra condio de risco a ser considerada que a remunerao por produo, que faz com que o trabalhador negligencie diversos procedimentos de segurana, a fim de apresentar produtividade empresa. Se a essas condies descritas so acrescentadas horas extras jornada de trabalho, teremos um cenrio totalmente favorvel ocorrncia de acidente, que, como sabemos, quando h energia eltrica envolvida, sempre grave. O Auditor,quando constatar horas extraordinrias na jornada, alm do limite estabelecido em lei ou conveno ou o desrespeito ao intervalo regulamentar de descanso, dever coibir essa prtica, a fim de preservar a integridade fsica dos empregados. LAUDOS PERICIAIS DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE necessria a realizao de percia para trabalhadores em condies de periculosidade, com elaborao de laudo tcnico assinado por profissional legalmente habilitado, destinada caracterizao da condio de periculosidade. Esse documento dever ser exigido das empresas envolvidas (concessionrias e suas contratadas, empresas de telecomunicaes e suas contratadas) para caracterizao ou no da condio de periculosidade dos trabalhadores que interagem com o risco eltrico, e ento comparar se o exerccio dessa atividade compatvel com a qualificao tcnica exigida e se todos os trabalhadores submetidos a esse risco percebem o referido adicional.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

30

Entendemos que qualquer empregado que faa jus ao adicional de periculosidade, dever possuir capacitao para avaliar os riscos a que estar exposto, possuir estado de sade compatvel com a funo e ser profissional autorizado, como menciona no item referente a esse assunto (5.1.2.3 deste manual). Finalmente, devemos salientar que o pagamento de um adicional no elimina o risco da atividade sendo, portanto, fundamental a eliminao ou minimizao do risco pela empresa atravs da implantao de sistemas, equipamentos, procedimentos ou outras medidas de segurana que garantam a integridade fsica do trabalhador. Quanto ao adicional de insalubridade, dever o Auditor verificar os agentes insalubres aos quais os trabalhadores esto expostos, relacion-los aos exames mdicos ocupacionais que so realizados, com que freqncias o so, comparar essas informaes com as CAT emitidas por doenas ocupacionais e com os relatrios anuais do PCMSO. OUTROS DOCUMENTOS Tambm podem ser solicitados, dentre outros documentos, conforme as especificidades dos ambientes de trabalho: a) Ordens de servio. b) Medies da qualidade do sistema de aterramento e dos sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (pra-raios). Os sistemas de aterramento eltrico fixos devem ser avaliados periodicamente com o objetivo de comprovao de sua eficincia, mediante inspees do sistema e medio hmica da resistividade dos elementos. Tais inspees e medies devero ser realizadas por profissional legalmente habilitado e possuir registro em relatrio de inspeo ou laudo tcnico. c) Programa de Conservao Auditiva. Conforme os nveis de rudo e as particularidades de estaes e subestaes e usinas de gerao. VERIFICAO FSICA EM CAMPO Compreende a vistoria nos estabelecimentos e nas atividades de campo. No necessariamente ser realizado aps a verificao de documentos, pois depender da estratgia adotada em cada caso e da necessidade da demanda. importante que todos os estabelecimentos onde existam postos de trabalho 01 trabalhadores exercendo atividades, mesmo que eventualmente, sejam vistoriados Estabelecimentos, ainda que semelhantes, devem sempre ser inspecionados, mesmo que tenham particularidades em comum com relao a riscos no exerccio das atividades ou no controle destes. Ainda, convm que todos os tipos de operaes executadas pelos trabalhadores sejam avaliados "in loco" pelo Auditor Fiscal do Trabalho. Como orientao geral, segue abaixo sugesto de questionrio para auxiliar a fiscalizao e estabelecer um diagnstico de segurana e sade nos setores eltricos e de telefonia. GUIA DE AUDITORIA DE CAMPO As equipes de campo encontram-se munidas de ordens de servio que informam o: riscos das atividades, os meios de preveno e as medidas adotadas pela empresa' Existe condio de grave e iminente risco? Interditado () Embargado ()
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

31

A empresa assegura meios para que os profissionais do SESMT desempenhem suas funes? Os profissionais do SESMT atuam na rea de segurana e medicina do trabalho? H integrao entre SESMT da contratante e contratada? / H integrao entre Cl PA da contratante e contratada? So implementadas, de forma integrada, pela contratante e contratadas medidas de preveno de acidentes e doenas? Os equipamentos de proteo individual (EPI) possuem Certificado de Aprovao (CA)? Os equipamentos de proteo individual (EPI) so adequados ao risco da atividade e encontra-se em perfeito estado de conservao e funcionamento? Os EPI utilizados possuem isolamento compatvel tenso de trabalho envolvida? Existe um estoque em nmero suficiente de EPI para reposio imediata, quando necessria? Os equipamentos de proteo coletiva (EPC) e ferramentas so adequados ao risco da atividade e encontra-se em perfeito estado de conservao e funcionamento? Os equipamentos de proteo coletiva (EPC) e ferramentas eltricas utilizadas possuem isolamento compatvel tenso de trabalho envolvida? Existe um estoque em nmero suficiente de EPC e ferramentas para reposio imediata, quando necessria? As equipes de campo dispem de material de primeiros socorros? H procedimentos operacionais com instrues de segurana? Os trabalhadores tm domnio dos procedimentos? Os procedimentos esto sendo cumpridos, sobretudo quanto s medidas de segurana? Os servios em eletricidade so executados individualmente? H improviso no exerccio das atividades e no uso de equipamentos e ferramentas? Antes da liberao para os servios em linhas desenergizadas so adotados, nesta ordem, os procedimentos de: seccionamento, impedimento de reenergizao, constatao da ausncia de tenso por detectores de tenso, instalao de aterramento temporrio com equipotencializao dos condutores dos circuitos; proteo dos elementos energizados existentes prximos aos locais onde os servios sero executados, instalao da sinalizao de impedimento de energizao? A reenergizao da linha precedida dos seguintes procedimentos: retirada de todas as ferramentas, equipamentos e utenslios, retirada de todos os trabalhadores no envolvidos no processo de energizao, remoo do aterramento temporrio da equipotencializao e das protees adicionais, destravamento, se houver, e religao dos dispositivos de seccionamento? Foram tomados cuidados especiais quanto ao risco de contatos eventuais e de induo eltrica? H comunicao entre as equipes de campo e entre estas e o setor de liberao do \ servio? Os dispositivos de desligamento e manobra dos circuitos e instalaes eltricas so bloqueados ou travados por meios eltricos ou mecnicos e sinalizados na execuo de servios em linha desenergizada? Os dispositivos de desligamento e manobra das instalaes eltricas possuem adequada identificao de posio ligada e desligada? Em ambientes fechados h monitoramento permanente de substncia que cause asfixia, exploso ou intoxicao de trabalhadores? Em ambientes fechados h ventilao local exaustora? Em ambientes fechados h ventilao geral que garanta de forma permanente a renovao contnua do ar? Em ambientes fechados h dispositivos que possibilitem meios seguros de resgate do trabalhador?
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

32

Os trabalhadores portam identificao contendo nome, funo e autorizao para a atividade que est aptos a exercer? Os trabalhadores exercem mltiplas funes? As atividades so executadas com premncia de tempo ou sob formas de controle da produo com repercusso sobre a segurana ou sade dos trabalhadores? Salvo restries tcnicas documentadas, todas as partes condutoras das instalaes eltricas, mquinas e equipamentos no destinados conduo de eletricidade encontram-se aterradas? Os estabelecimentos e instalaes oferecem espao suficiente para trabalho seguro? As instalaes, equipamentos e condutores eltricos acessveis a contatos eventuais se encontram adequadamente isolados? Os estabelecimentos, canteiros de obras e veculos de transporte dos trabalhadores possuem proteo adequada contra incndio? Os veculos de transporte so adequados ao risco atividade e esto em perfeito estado de funcionamento? Os veculos de transporte de trabalhadores atendem aos requisitos de espao adequado e assento para acomodao dos obreiros? Os veculos de transporte so dotados de copos individuais e recipientes com gua potvel para consumo pelos trabalhadores? As reas de trabalho so delimitadas e sinalizadas? Os estabelecimentos, canteiros de obras e alojamento possuem adequadas condies sanitrias e de conforto, conforme NR-24? 4. ENTREVISTAS COM TRABALHADORES So de grande importncia para a auditoria estratgica entrevistas informais, preferencialmente de maneira reservada, com os trabalhadores operacionais (eletricistas, empregados de manuteno, operadores de mquinas e equipamentos, etc.) e membros da CIPA, sobretudo quando da verificao dos ambientes de trabalho e da execuo das atividades em campo. Com tais entrevistas ou conversas com os trabalhadores podemos: a) conhecer melhor a atividade executada; b) checar como se processa a gesto em SST na empresa; c) checar se os procedimentos so conhecidos e os trabalhadores esto condicionados a eles, sobretudo nas atividades em "linha-viva" e construo e manuteno de torres de transmisso; d) verificar a capacitao e treinamentos dos trabalhadores e se correspondem aos documentos apresentados pela empresa; e) checar se os EPIs e equipamentos de proteo coletiva esto sendo sempre disponibilizados; f) checar informaes a respeito das aes em SST contidas em documentos como PPRA, PCMSO, exames mdicos, documentos relativos ao sistema de gesto em SST; g) checar aspectos relativos jornada e organizao do trabalho; h) investigar se h demandas por parte dos trabalhadores com relao aos aspectos de segurana e sade; i) verificar se os trabalhadores tm dificuldades no exerccio da atividade ou propostas de melhoria; j) avaliar se a CIPA e profissionais de SST tem atuao efetiva e se esto integrados ao sistema de gesto adotado pela empresa. Para a conversa com os cipistas poder ser utilizada reunio da CIPA, ou outra estratgia. Empregados da alta administrao, sobretudo da concessionria, e profissionais de SST devem tambm ser questionados sobre:
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

33

a) como se processa a gesto em SST e se esta tem o efetivo comprometimento dos setores estratgicos da empresa; b) se a gesto em SST da contratante promove a melhoria contnua dos terceirizados em condies iguais a dos empregados prprios; c) se h canais de comunicao adequados entre terceirizados, profissionais de SST e contratante; d) se as atribuies de todos os profissionais de SST claramente definidas e se h interlocuo e atuao conjunta destes com a CIPA. DIAGNSTICO Aps as anlises de documentos, verificaes fsicas e entrevistas com os trabalhadores e Diretores da empresa, temos elementos suficientes para, analisados conjuntamente, avaliar trs empresa quanto SST. O que no significa somente avaliarmos o cumprimento de determinaes legais ou aspectos pontuais de segurana e sade dos trabalhadores, nas, mais que isso, avaliarmos a gesto em SST e sua eficcia. Devemos considerar para o diagnstico da empresa quanto gesto em SST : a) irregularidades encontradas quanto ao cumprimento da legislao de SST; b) comprometimento dos nveis gerenciais e estratgicos da empresa com a SST e responsabilidade e transparncia no tratamento com as questes relativas SST; c) participao de todos os trabalhadores na gesto; d) sistema de gesto em SST adotado : sua poltica, organizao, planejamento, implementao, formas de avaliao, aes para melhorias; d) integrao do sistema de gesto em SST diretamente ligado ao sistema geral de gesto da empresa; e) envolvimento das contratadas no sistema de gesto adotado; f) monitoramento da performance em SST das contratadas como elemento fundamental do sistema de gesto adotado. EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA No desenvolvimento de servios em instalaes eltricas e em suas proximidades devem ser previstos e adotados prioritariamente equipamentos de proteo coletiva. Os EPC so dispositivos, sistemas, fixos ou mveis de abrangncia coletiva, destinados a preservar a integridade fsica e a sade dos trabalhadores, usurios e terceiros. As ferramentas utilizadas nos servios em instalaes eltricas e em suas proximidades devem ser eletricamente isoladas, em especial quelas destinadas a servios em instalaes eltricas energizadas. Abaixo citamos alguns dos principais equipamentos de proteo que constituem protees coletivas para atividades realizadas nos setores em questo, sobretudo no setor eltrico. DISPOSITIVOS DE SECCIONAMENTO a) Chaves Fusveis So dispositivos automticos de manobra (conexo/desconexo), que na ocorrncia de sobrecorrente (corrente eltrica acima do limite projetado) promove a fuso do elo metlico fundvel (fusvel), e consequentemente a aberture eltrica do circuito. Dessa forma, quando h uma sobrecarga, o elo fusvel se funde (queima) e o trecho desligado. Normalmente em rede de distribuio eltrica esto instaladas em cruzetas. Tambm permitem a abertura mecnica, devendo ser operadas por dispositivo de manobra, a exemplo de vara de manobra.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

34

b) Chaves Facas So dispositivos que permitem a conexo e desconexo mecnica do circuito. Geralmente esto instaladas em cruzetas e so usadas na distribuio e transmisso. Existem dois tipos: mecnica e telecomandada.

DISPOSITIVOS DE ISOLAO ELTRICA So elementos construdos com materiais dieltricos (no condutores de eletricidade) que tm por objetivo isolar condutores ou outras partes da estrutura que esto energizadas, para que os servios possam ser executados sem exposio do trabalhador ao risco eltrico. Tm de ser compatveis com os nveis de tenso do servio Normalmente so de cor laranja. Esses dispositivos devem ser bem acondicionados para evitar sujidade e umidade, que possam torn-los condutivos. Tambm devem ser inspecionados a cada uso. Exemplos: a) Calha isolante Em geral so de polietileno rgido.

b) Mantas ou lenol de isolamento c) Tapetes isolantes d) Coberturas isolantes para dispositivos especficos

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

35

DISPOSITIVOS DE BLOQUEIO Bloqueio ou travamento a ao destinada a manter, por meios mecnicos um dispositivo de manobra fixa numa determinada posio, de forma a impedir uma ao no autorizada. Assim, dispositivos de travamento so aqueles que impedem o acionamento ou religamento de dispositivos de manobra, (chaves, interruptores), Em geral utilizam cadeados. importante que tais dispositivos possibilitem mais de um bloqueio, ou seja, a insero de mais de um cadeado, por exemplo, para trabalhos simultneos de mais de uma equipe de manuteno. importante salientar que o controle do dispositivo de travamento individual por trabalhador. Toda ao de bloqueio ou travamento deve estar acompanhada de "etiqueta de sinalizao", com o nome do profissional responsvel, data, setor de trabalho e forma de comunicao. As empresas devem possuir procedimentos padronizados do sistema de bloqueio ou travamento, documentado e de conhecimento de todos os trabalhadores, alm de etiquetas, formulrios e ordens documentais prprias. Cuidado especial deve ser dado ao termo "Bloqueio", que no SEP (sistema eltrico de potncia) tambm consiste na ao de impedimento de religamento automtico de circuito, sistema ou equipamento eltrico. Isto , quando h algum problema na rede, devido a acidentes ou desfunes, existem equipamentos destinados ao religamento automtico do disjuntor na subestao, que reconectam (religam) os circuitos automaticamente tantas vezes quanto for pr-programado e, consequentemente, podem colocar em perigo os trabalhadores. Quando se trabalha em linha viva, obrigatria a desativao desse equipamento, pois se eventualmente houver algum acidente ou um contato ou uma descarga indesejada o circuito se desliga atravs da abertura do disjuntor da subestao, desenergizando todo o trecho. Essa ao tambm denominada "bloqueio" do sistema de religamento automtico e possui um procedimento especial para sua adoo. 4.4. DISPOSITIVOS CONTRA QUEDA DE ALTURA a) Esporas: Duplo T: utilizada para escalar postes duplos T. de ao redondo com dimetro de 16 mm ou mais, com correias de couro. Ferro Meia Lua (redonda): utilizada para postes de madeira. So de ao, com estribo para apoio total do p, correias de couro, e trs pontas de ao para fixao ao poste. Espora Extensvel: utilizada para escalar postes de madeira. Composta por haste em forma de "J" com duas almofadas. b) Escadas: Escada extensvel porttil de madeira. Em desuso. Escada extensvel de fibra de vidro. Esta muito mais adequada que a de madeira, pois mais leve e mais isolante que a de madeira. Escada extensvel de madeira ou de fibra de vidro para suporte giratrio. Escada singela de madeira ou fibra de vidro. Escada para trabalhos em linha viva. Escada para linha viva

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

36

c) Cestas Areas:

Confeccionadas em PVC, revestidas com fibra de vidro, normalmente acoplado ao 'munck' ou grua. Pode ser individual ou duplo. Utilizado principalmente nas atividades em linha viva, pelas suas caractersticas isolantes e devido a melhor condio de conforto em relao a escada. Os movimentos do cesto possuem duplo comando (no veculo e no cesto) e so normalmente comandados no cesto. Tanto as hastes de levantamento como os cestos devem sofrer ensaios de isolamento eltrico peridico e possuir relatrio das avaliaes realizadas. d) Plataformas para degraus de escada Isolantes - em fibra de vidro ou madeira. e) Grua, "munck", guindaste. f) Extenso isolante para grua Em fibra de vidro ou madeira. g) Plataformas e gaiolas Confeccionadas em fibra de vidro e alumnio e tambm utilizada em linha viva. h) Andaime isolante simplesmente apoiado Devem ser dotado de sistema guarda-corpo e rodap de modo a atender todos os requisitos determinados pela NR-18. i) Cadeira de acesso ao potencial Para grua ou para a extenso da grua. j) Gancho de escalada Para escalada em torres de transmisso. Neste gancho fixada a corda guia com a travaquedas. medida que o operador escala a torre, transfere-o de posio, encaixando num ponto superior da torre.

Gancho de escalada, andaimes isolantes simplesmente apoiadas e gaiolas em grua dotada de extenso.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

37

4.5. DISPOSITIVOS DE MANOBRA So instrumentos isolantes utilizados para executar trabalhos em linha viva e operaes em equipamentos e instalaes energizadas ou desenergizadas onde existe possibilidade de energizao acidental, tais como: a) operaes de instalao e retirada dos conjuntos de aterramento e curtocircuitamento temporrio em linhas desenergizadas. (distribuio e transmisso); b) manobras de chave faca e chave fusvel; c) retirada e colocao de cartucho porta fusvel ou elo fusvel; d) operao de deteco de tenso; e) troca de lmpadas e elementos do sistema eltrico; f) poda de rvores; g) limpeza de rede. Varas de manobra So fabricadas com materiais isolantes, normalmente em fibra de vidro e epxi, e, em geral, na cor laranja. So segmentos (aprox. 1 m cada) que se somam de acordo com a necessidade de alcance.

Observe a famlia de produtos das Varas e Bastes de Manobra:

Vara de Manobra Seccionvel

Vara de Manobra Telescpica - VTT Seo Triangular

......
Basto de Manobra Basto de Salvamento Cabeotes de Manobra

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

38

Teste de isolao em vara de manobra So providas de suporte universal e cabeote, onde na ponta pudesse colocar o detector de tenso, gancho para desligar chave fusvel ou para conectar o cabo de aterramento nos fios, etc. Nesta ponta h uma "borboleta" onde se aperta com a mo o que se deseja acoplar. As varas mais usuais suportam uma tenso de at 100 KV para cada metro. Sujidades (poeiras, graxas) reduzem drasticamente o isolamento. Por isso, antes de serem usadas devem ser limpas de acordo com procedimento Outro aspecto importante o acondicionamento para o transporte, que deve ser adequado. Para tenses acima de 60 KV devem ser testadas quanto sua condutividade antes de cada uso, com aparelho prprio. Bastes So similares e do mesmo material das varas de manobra. So utilizados para outras operaes de apoio. Nos bastes de salvamento h ganchos para remover o acidentado. INSTRUMENTOS DE DETECO DE TENSO E AUSNCIA DE TENSO So pequenos aparelhos de medio ou deteco acoplados na ponta da vara que serve para verificar se existe tenso no condutor. Antes do incio dos trabalhos em circuitos desenergizados obrigatria a constatao de ausncia de tenso atravs desses equipamentos. Esses aparelhos emitem sinais sonoros e luminosos na presena da tenso. Este equipamento sempre deve estar no veculo das equipes de campo. freqente improvisaes na verificao da tenso, ou no usarem o aparelho, fato que tem gerado acidentes graves. Esses instrumentos devem ser regularmente aferidos e possurem um certificado de aferio. So encontrados os seguintes tipos: a) detectores de tenso por contato; b) detectores de tenso por aproximao; c) micro ampermetro para medio de correntes de fuga - para medio de correntes de fuga em cestas areas, escadas e andaimes isolantes nas atividades de manuteno em instalaes energizadas. ATERRAMENTO ELTRICO Aterramento eltrico fixo em Equipamentos Esse sistema de proteo coletiva obrigatrio nos invlucros, carcaas de equipamentos, barreiras e obstculos aplicados s instalaes eltricas, fazendo parte integrante e definitiva delas. Visa assegurar rpida e efetiva proteo eltrica, assegurando o escoamento da energia para potenciais inferiores (terra), evitando a passagem da corrente eltrica pelo corpo do trabalhador ou usurio, caso ocorra mau funcionamento (ruptura no isolamento, contato acidental de partes). visvel e muito comum nas subestaes cercas e telas de proteo, carcaas de transformadores e componentes, quadros e painis eltricos, torres de transmisso, etc. Nos transformadores, h o terminal de terra conectado ao neutro da rede e ao cabo de praraios.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

39

Aterramento fixo em redes e linhas Quando o neutro est disponvel estar ligado ao circuito de aterramento. Neste caso (freqente) o condutor neutro aterrado a cada 300 m, de modo que nenhum ponto da rede ou linha fica a mais de 200 m de um ponto de aterramento. Aterramento fixo em estais Os estais de ncora e contra poste so sempre aterrados e conectados ao neutro da rede se estiver disponvel. O condutor de aterramento instalado internamente ao poste, sempre que possvel. Aterramento de veculos Nas atividades com linha viva de distribuio, o veculo sempre deve ser aterrado com grampo de conexo no veculo, grampo no trado e cabo flexvel que liga ambos. 4.8. ATERRAMENTO TEMPORRIO E EQUIPOTENC1ALIZAO Toda instalao eltrica somente poder ser considerada desenergizada aps adotado o procedimento de aterramento eltrico. O aterramento eltrico da linha desenergizada tem por funo evitar acidentes gerados pela energizao acidental da rede, propiciando rpida atuao do sistema automtico de seccionamento ou proteo. Tambm tem o objetivo de promover proteo aos trabalhadores contra descargas atmosfricas que possam interagir ao longo do circuito em interveno. O aterramento temporrio deve ser realizado em todos os circuitos (cabos) em interveno atravs de seu curto-circuitamentos, ou seja, da equipotencializao desses (colocar todos os cabos no mesmo potencial eltrico) e conexo com o ponto de terra. Esse procedimento dever ser adotado a montante (antes) e a jusante (depois) do ponto de interveno do, salvo quando a interveno ocorrer no final do trecho. Deve ser retirado ao final doe servios. A energizao acidental pode ser causada por: a) erros na manobra; b) fechamento de chave seccionadora; c) contato acidental com outros circuitos energizados, situados ao longo do circuito; d) tenses induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede; e) fontes de alimentao de terceiros (geradores); f) linhas de distribuio para operaes de manuteno e instalao e colocao de trafos; g) torres e cabos de transmisso nas operaes de construo de linhas de transmisso; h) linhas de transmisso nas operaes de substituio de torres ou manuteno de componentes da linha. Para cada situao existe um tipo de aterramento temporrio. O mais usado em trabalhos de manuteno ou instalao nas linhas de distribuio um conjunto ou 'Kit' padro composto pelos seguintes elementos: a) vara ou basto de manobra em material isolante e acessrio, isto , cabeotes de manobra; b) grampos condutores - para conexo do conjunto de aterramento com os pontos a serem aterrados; c) trapzio de suspenso - para elevao do conjunto de grampos linha e conexo dos cabos de interligao das fases, de material leve e bom condutor, permitindo perfeita conexo eltrica e mecnica dos cabos de interligao das fases e descida para terra;
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

40

d) trapzio tipo sela, para instalao do ponto intermedirio de terra na estrutura (poste, torre), propiciando o jumpeamento da rea de trabalho e eliminando, praticamente, a diferena de potencial em que o homem estaria exposto; e) grampos de terra - para conexo dos demais itens do conjunto com o ponto de terra, estrutura ou trado; f) cabos de aterramento de cobre, flexvel e isolado; g) trado ou haste de aterramento - para ligao do conjunto de aterramento com o solo, deve ser dimensionado para propiciar baixa resistncia de terra e boa rea de contato com o solo. Todo o conjunto deve ser dimensionado considerando: - tenso da rede de distribuio ou linha de transmisso; - material da estrutura (poste ou torre); - procedimentos de operao. Nas subestaes, por ocasio da manuteno dos componentes, se conecta os componentes do aterramento temporrio malha de aterramento fixa, j existente.

DISPOSITIVOS DE SINALIZAO A sinalizao um procedimento de segurana simples e eficiente para prevenir acidentes de origem eltrica. Os materiais de sinalizao constituem-se de adesivos, placas, luminosos, fitas de identificao, cartes, faixas, cavaletes, cones, etc... Destinados ao aviso e advertncia de pessoas sobre os riscos ou condies de perigo existentes, proibies de ingresso ou acesso e cuidados ou ainda aplicados para identificao dos circuitos ou partes. fundamental a existncia de procedimentos de sinalizao padronizados, documentados e que sejam conhecidos por todos trabalhadores (prprios e prestadores de servios), especialmente para aplicao em: a) identificao de circuitos eltricos, de quadros e partes; b) travamentos e bloqueios de dispositivos de manobra; c) restries e impedimentos de acesso; d) delimitaes de reas; e) interdio de circulao, de vias pblicas. OUTROS DISPOSITIVOS Invlucros: envoltrios de partes energizadas destinado a impedir todo e qualquer contato com partes internas. Barreiras: dispositivos que impedem todo e qualquer contato com partes energizadas das instalaes eltricas.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

41

Obstculos: elementos que impedem o contato acidental, mas no impedem o contato direto por ao deliberada. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAIS A segurana e sade nos ambientes de trabalho devem ser garantidas por medidas de ordem geral ou especfica que assegurem a proteo coletiva dos trabalhadores. Contudo na inviabilidade tcnica da adoo de medidas de segurana de carter coletivo ou quando estas no garantirem a proteo total do trabalhador, ou ainda como uma forma adicional de proteo, deve ser utilizado equipamento de proteo individual ou simplesmente EPI, definido como todo dispositivo ou produto individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho, Os EPI's devem ser fornecidos aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento. Sua utilizao deve ser realizada mediante orientao e treinamento do trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao. A higienizao e manuteno e testes devero ser realizados periodicamente em conformidade com procedimentos especficos. Os EPI's devem possuir Certificado de Aprovao - CA, atualmente sob responsabilidade do INMETRO, ser selecionados e implantados, aps uma anlise criteriosa realizada por profissionais legalmente habilitados, considerando principalmente os aspectos: a) a melhor adaptao ao usurio, visando minimizar o desconforto natural pele seu uso; b) atender as peculiaridades de cada atividade profissional. c) adequao ao nvel de segurana requerido face gradao dos riscos. Para o desempenho de suas funes, os trabalhadores dos setores eltricos e de telefonia devem utilizar equipamentos de proteo individual de acordo com as situaes e atividades executadas, dentre os quais destacamos: PROTEO DO CORPO INTEIRO Vestimentas de trabalho: Vestimenta de segurana para proteo de todo o corpo contra arcos voltaicos e agentes mecnicos, podendo ser um conjunto de segurana, formado por cala e bluso ou jaqueta ou macaco de segurana. Lembramos que: - para trabalhos externos as vestimentas vero possuir elementos refletivos e cores adequadas; - na ocorrncia de abelhas, marimbondos, etc., em postes ou em estruturas devero ser utilizados vestimenta adequada remoo de insetos. E liberao da rea para servio eltrico. Vestimenta condutiva para servios ao potencial (linha viva) Destina-se a proteger o trabalhador contra efeitos do campo e trinco criado quando em servios ao potencial. Compe-se de macaco feito com tecido aluminizado, luvas, gorro e galochas feitas com o mesmo material, alm de possuir uma malha flexvel acoplada a um basto de grampo de presso, o qual ser conectado instalao e manter o eletricista equipotencializado em relao tenso da instalao em todos os pontos. Dever se usado em servios com tenses iguais ou superiores a 66 kV.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

42

PROTEO DA CABEA Capacete segurana para proteo contra impactos e contra choques eltricos Destina-se a proteger o trabalhador contra leses decorrentes de queda de objetos sobre a cabea, bem como, isol-lo contra choques eltricos de at 600 Volts. Deve ser usado sempre com a carneira bem ajustada ao topo da cabea e com a jugular passada sob o queixo, para evitar a queda do capacete. Devem ser substitudos quando apresentarem trincas, furos, deformaes ou esfolamento excessivo. A carneira dever ser substituda quando apresentar deformaes ou estiver em mau estado. Para atividades com eletricidade o empregado o tipo com aba total. (NBR 8221).

PROTEO DOS OLHOS E FACE culos de proteo Destinam-se a proteger o trabalhador contra leses nos olhos decorrentes da projeo de corpos estranhos ou exposio a radiaes nocivas. Cada eletricista deve ter culos de proteo com lentes adequadas ao risco especfico da atividade, podendo ser de lentes incolores para proteo contra impactos de partculas volantes, ou lentes coloridas para proteo do excesso de luminosidade ou outra radiao quer solar quer por possveis arcos voltaicos decorrentes de manobras de dispositivos ou em linha viva. Creme protetor solar Para trabalhos externos com exposio solar poder ser usado creme protetor da face e outras partes expostas, com filtro solar contra a radiao. EPI PARA PROTEO DOS MEMBROS SUPERIORES Luvas de segurana isolantes para proteo contra choques eltricos Destinam-se a proteger o trabalhador contra a ocorrncia de choque eltrico, por contato pelas mos, com instalaes ou partes energizadas em alta e baixa tenso. H luvas para vrios nveis de isolamento e em vrios tamanhos, que devem ser especificados visando permitir o uso correto da luva. Devem ser usadas em conjunto com luvas de pelica, para proteo externa contra perfuraes e outros danos. Deve-se usar talco neutro no interior das luvas, facilitando a colocao e retirada da mo. Elas sempre devem estar em perfeitas condies e serem acondicionadas em sacola prpria. Antes do uso, as luvas isolantes devem sofrer vistoria e periodicamente ensaiadas quanto ao seu isolamento. Caso estejam furadas, mesmo que sejam micros furos, ou rasgadas, com deformidades ou desgastes intensos, ou ainda, no passem no ensaio eltrico, devem ser rejeitadas e substitudas. Existem aparelhos que insuflam essas luvas e medem seu isolamento (infladores de luvas).

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

43

So fabricadas em seis classes: 00, 0, 1, 2, 3, 4 e nove tamanhos (8; 8,5 a 12) Classe Tenso Mxima de Trabalho - V 00 500 0 1000 1 7500 2 17000 3 26500 4 36000 Geralmente os eletricistas de distribuio se utilizam de dois tipos: a de classe '0', para trabalhos em baixa tenso e a de classe '2' para trabalhos em circuito primrio de em 13.800 Volts. (Normas: NBR 10.622/1989). Luvas de pelica As luvas de pelica so utilizadas como cobertura das luvas isolantes (sobrepostas a estas) e destinam-se a proteg-las contra perfuraes e cortes originados de pontos perfurantes, abrasivos e escoriantes. So confeccionadas em pelica com costuras finas para manter a mxima mobilidade dos dedos e possui um dispositivo de aperto com presilhas para ajuste acima do punho. Luvas de segurana para proteo das mos contra agentes abrasivos e escoriantes Confeccionadas em raspa de couro ou vaqueta e com costuras reforadas, destinam-se a proteger as mos do trabalhador contra cortes, perfuraes e abrases. O trabalhador deve us-las sempre que estiver manuseando materiais genricos abrasivos ou cortantes que no exijam grande mobilidade e preciso de movimentos dos dedos. Mangas de segurana isolantes para proteo dos braos e antebraos contra choques eltricos Destinam-se a proteger o trabalhador contra a ocorrncia de contato, pelos braos e antebraos, com instalaes ou partes energizadas. As mangas so normalmente empregadas com nvel de isolamento de at 20 kV e em vrios tamanhos. Possuem alas e botes que as unem nas costas. Devem ser usadas em conjunto com luvas isolantes. Antes do uso, as mangas isolantes devem sofrer vistoria e periodicamente ensaiadas quanto ao seu isolamento.

5.5. PROTEO DOS MEMBROS INFERIORES Calados de segurana para proteo contra agentes mecnicos e choques eltricos Destinam-se a proteger os ps do trabalhador contra acidentes originados por agentes cortantes, irregularidades e instabilidades de terrenos, evitarem queda causada por escorrego e fornecer isolamento eltrico at 1000 Volts (tenso de toque e tenso de passo). Os calados de segurana para trabalhos eltricos so, normalmente de couro, com palmilha de couro e solado de borracha ou poliuretano e no devem possuir componentes metlicos. Normas: NBR 12561 Calado de Proteo; NBR 12594 - Exigncias tcnicas para construo de Calados de Proteo (Procedimentos).

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

44

Calados condutivos Destinam-se aos trabalhos em linha "viva" ao potencial. Possui condutor metlico para conexo com a vestimenta de trabalho.

Perneiras de segurana isolantes para proteo da perna contra choques eltricos Destinam-se a proteger o trabalhador contra a ocorrncia de contato pelas coxas e pernas com instalaes ou partes energizadas. As perneiras so normalmente empregadas com nvel de isolamento de at 20 kV e em vrios tamanhos. Devem ser usadas em conjunto com calado apropriado para trabalhos eltricos. Antes do uso, as perneiras isolantes devem sofrer vistoria e periodicamente submetidas a ensaios quanto ao seu isolamento.

EPI PARA PROTEO CONTRA QUEDAS Cinturo de segurana O conjunto cinturo/talabarte destina-se a proteger o trabalhador contra a queda de alturas (sobre escadas e estruturas). Seu uso obrigatrio em servios em altura superior a 2 m em relao ao piso. O cinturo deve ser posicionado na regio da cintura plvica (pouco acima das ndegas) para que, no caso de uma queda, no haja ferimentos na coluna vertebral. Deve ser usado em conjunto com talabarte. Talabarte acoplado ao cinturo de segurana, e permite o posicionamento em estruturas (torres, postes). Normalmente confeccionado em poliamida tranada e revestida com neoprene e possui dois mosquetes forjados e galvanizados, dotados de dupla trava. Existem modelos em y muito usados em torres de transmisso. Normas: NBR 11370 e 11371.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

45

Cinturo de segurana tipo pra-quedista um cinturo confeccionado em tiras de nylon de alta resistncia tanto no material quanto nas costuras e ferragens. Os pontos de apoio so distribudos em alas presas ao redor das coxas, no trax e nas costas. O ponto de apoio situado nas tiras existentes nas costas. Conjugado com sistema trava-quedas, permite a subida, descida ou resgate de forma totalmente segura e eficaz. Dispositivo trava-queda Dispositivo de segurana para proteo do usurio contra quedas em operaes com movimentao vertical ou horizontal, quando utilizado com cinturo de segurana para proteo contra quedas. acoplado corda-guia (ou "linha de ancoragem" ou "linha de vida"). Fita ou cabo de ao retrtil Amortecedor de queda utilizado para fixao em ponto de ancoragem em estruturas. EPI PARA PROTEO CONTRA OUTROS RISCOS Para servios eltricos em ambientes onde houver a presena de outros agentes de risco, devero ser utilizados equipamentos de proteo individual especfico e apropriadas dos agentes envolvidos, tais como: a) Respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra poeiras nvoas, gases, fumos, etc. b) Protetor auricular para proteo do sistema auditivo, quando o trabalhado^ estiver exposto a nveis de presso sonora superiores ao estabelecido. c) Vestimenta adequadas a riscos qumicos, umidade, calor, frio, etc. eventualmente presentes no ambiente. d) Calado de segurana para proteo contra umidade. e) Luvas de proteo aos riscos mecnicos, qumicos e biolgicos. f) Outros em funo da especificidade dos riscos adicionais.
NR-10 INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE

Instalaes e servios em eletricidade

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

46

Instalaes e servios em eletricidade

CHOQUE ELTRICO E SUAS CONSEQNCIAS PARA O SER HUMANO

DIRETAS

- Contraes musculares, - fibrilao ventricular, - parada cardaca, - queimaduras, - asfixia, anoxia, anoxemia.

INDRETAS

- Quedas de nveis elevados, - batidas, - fraturas, - traumatismos, - perda de membros.

MORTE

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

47

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

48

TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO (AT) Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia - SEP, no podem ser realizados individualmente. Todo trabalho em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea.

TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO (AT) Antes de iniciar trabalhos em circuitos energizados em AT, o superior imediato e a equipe, responsveis pela execuo do servio, devem realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes a serem desenvolvidas de forma a atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana em eletricidade aplicveis ao servio. Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional autorizado. TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO (AT) Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tenso, devem ser submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos, obedecendo-se as especificaes do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausncia desses, anualmente. Todo trabalhador em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicao permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operao durante a realizao do servio. TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO (AT) Os trabalhadores que intervenham em instalaes eltricas energizadas com alta tenso, que exeram suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, conforme Anexo 1, devem atender ao disposto no item 10.8 desta NR. Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 devem receber treinamento de segurana, especfico em segurana no Sistema Eltrico de Potncia (SFP) e em suas proximidades, com currculo mnimo, carga horria e demais determinaes estabelecidas no Anexo II desta NR. TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO (AT) A interveno em instalaes eltricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme Anexo I desta NR, somente pode ser realizada mediante a desativao, tambm conhecida como bloqueio, dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento. Os equipamentos e dispositivos desativados devem ser sinalizados com identificao da condio de desativao, conforme procedimento de trabalho especfico padronizado.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

49

SINALIZAO DE SEGURANA Nas instalaes e servios em eletricidade deve ser adotada sinalizao adequada de segurana, destinada advertncia e identificao, obedecendo ao disposto na NR-26 Sinalizao de Segurana, de forma a atender, dentre outras, as situaes a seguir: SINALIZAO DE SEGURANA a) b) c) d) e) identificao de circuitos eltricos; travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos; restries e impedimentos de acesso; delimitaes de reas; sinalizao de reas de circulao, de vias pblicas, de veculos e de movimentao de cargas; f) sinalizao de impedimento de energizao; e g) identificao de equipamento ou circuito impedido.

Item 10.7/Subitens 10.7.1 e 10.7.2 - Trabalhos Envolvendo Alta Tenso (AT) A exigncia de qualificao profissional e de treinamento especfico em segurana est reforada quando se fala em trabalhos em alta tenso. A NR10 considera uma infrao de grau mximo a desobedincia a essas exigncias. Subitem 10.7.3 - Trabalhos Envolvendo Alta Tenso (AT) O trabalho individual em instalaes energizadas em alta tenso foi o nico item da norma que no conseguiu o consenso do grupo tcnico tripartite que discutiu e aprovou a nova NR 10. Embora traga um impacto grande para empresas que tinham reduzido as equipes tcnicas e agora tero que redimension-las, uma recomendao muito importante. Isto porque prev uma alternativa mais rpida de socorro, no caso de ocorrncia de um acidente ou mesmo uma melhor avaliao prvia das atividades e dos seus riscos correspondentes. A norma tcnica NBR 14039, ao tratar das manobras em subestaes de alta tenso, tambm prev a necessidade de pelo menos duas pessoas durante a realizao da atividade. O item 10.7.3 est em vigor, embora seja objeto de discusso para uma tentativa de flexibilizao na Comisso Permanente Nacional de Segurana em Energia Eltrica (CPNSEE), instituda pelo Ministrio do Trabalho na mesma Portaria 598/ 04 que estabeleceu o novo texto da NR 10. Os profissionais devem acompanhar a evoluo dessa discusso conscientes do ponto de vista da segurana pessoal dos trabalhadores. Subitens 10.7.4 a 10.7.6 - Trabalhos Envolvendo Alta Tenso (AT) Fica evidente nesses itens a necessidade da emisso de uma Permisso de Trabalho (PT) para realizar qualquer tipo de servio em instalaes eltricas de AT. A caracterstica principal da PT analisar e relembrar controles de segurana para atividades no rotineiras que apresentem agentes de fatalidade, como o caso dos trabalhos em sistemas eltricos. A exigncia da PT uma das principais rotinas de segurana, sendo obrigatria sua emisso para trabalhos eltricos. Existem diversos modelos, mas, de uma forma geral, ela deve, no mnimo: ser emitida em pelo menos duas vias em papel timbrado da empresa, numerada e possuir assinatura do contratante e do responsvel pela execuo do servio. Em algumas empresas, existe a necessidade de assinatura de um
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

50

responsvel pelo SESMT da empresa contratante e do SESMT da empresa terceirizada responsvel pelo trabalho. Destaca-se que a pessoa que deve conhecer melhor do que ningum o servio a ser realizado o responsvel pela rea de manuteno eltrica contratante dos servios e no o profissional do SESMT. Por isso, a responsabilidade deve ser solidria pela elaborao da PT. Da mesma forma, a partir da Permisso de Trabalho, se faz necessria uma anlise prvia que, em alguns casos, chamada de anlise de risco da tarefa ou anlise preliminar de risco, feita no prprio local pela equipe executora, a partir das recomendaes dos documentos padronizados e da situao real encontrada no momento do servio. Subitem 10.7.7 - Trabalhos Envolvendo Alta Tenso (AT) Os dispositivos de religamento automtico (religadores) so comuns na rede de distribuio de energia eltrica e esto programados para interromper o circuito eltrico no caso de curto-circuito e restabelecer a energia automaticamente, pouco tempo depois. Eles foram projetados para diminuir o tempo de interrupo de energia causada por eventos instantneos de curta durao, como o caso de contatos de galhos de rvores, ventos fortes ou outras situaes semelhantes. A prescrio de bloqueio dos religadores durante os trabalhos em instalaes energizadas em alta tenso para impedir que, em caso de contato acidental dos trabalhadores com a rede energizada, o circuito que tenha sido automaticamente desligado no seja religado por esses dispositivos antes que os trabalhadores tenham sido retirados da zona de risco. Subitem 10.7.8 a 10.7.9 - Trabalhos Envolvendo Alta Tenso (AT) Os testes eltricos ou ensaios, mencionados no item 10.7.8, referem-se verificao peridica da caracterstica isolante dos materiais de que so constitudos esses equipamentos e ferramentas. Alguns testes so de fcil aplicao e pode ser realizados na prpria empresa, como o caso do teste em bastes de manobra ou a verificao de ausncia de furos, com o uso dos infladores de luvas isolantes. Alguns ensaios so destrutivos, como o caso de capacetes. Portanto, toma-se mais adequado providenciar um sistema organizado de substituies. s vezes, os ensaios tm um custo unitrio muito alto se comparado ao custo do equipamento. Sendo assim, cada caso dever ser avaliado de acordo com as caractersticas especficas da empresa e dos equipamentos e ferramentas. De qualquer forma, qualquer alterao visvel, sinalizando um possvel desgaste, trincas, furos, penetrao de umidade, entre outros, deve ser motivo de retirar o dispositivo de uso, seja para descarte ou para testes especficos. Para realizar os ensaios, recomenda-se utilizar laboratrios credenciados pelo Ministrio do Trabalho (no caso de EPI) ou pelo INMETRO. Nesses dois casos, a relao de laboratrios est disponvel no endereo eletrnico desses rgos, na Internet. Item 10.8 / Subitem 10.8.1 - Habilitao, Qualificao, Capacitao e autorizao dos Trabalhadores Entre os trs nveis mencionados, a norma prev uma distino, chamando de habilitados aqueles previamente qualificados e que tenham registro em um conselho de classe. o caso dos tcnicos e engenheiros. Para os habilitados, h competncias exclusivas, como por exemplo, na assinatura dos documentos tcnicos previstos na norma, projetos procedimentos. Ao definir uma nomenclatura especfica para os trabalhadores que atuam em instalaes
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

51

eltricas ou em suas proximidades, a NR 10 estabelece algumas novidades quanto aplicao prescrio da CLT sobre o assunto, que exige profissionais qualificados paria a realizao de qualquer tipo de servio em instalaes eltricas. No entendimento do profissional qualificado, definido pela NR 10, aquele que tenha realizado um curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino, o que pode ocorrer, segundo a regulamentao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), em trs nveis: cursos de formao inicial (eletricistas, por exemplo), de nvel mdio (eletro tcnicos ou eletromecnicos) e superior (engenheiros eletricistas). Os treinamentos na empresa, previstos no texto anterior da norma, no bastam para qualificar o trabalhador, necessria a apresentao de um diploma ou certificado de qualificao profissional. A exigncia de qualificao de pessoas para trabalhar em servios de eletricidade encontra-se amparada na prpria CLT, em seu artigo 180 (Decreto 5452 de 01/05/ 1943): "Somente profissional qualificado poder instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas". O item 10.8 da NR 10 (Portaria MTE 598 de 07/12/2004) reitera a exigncia prevista no artigo 180 da CLT, e esclarece muitas dvidas quanto necessidade de que os trabalhadores da rea eltrica estejam preparados especificamente para este fim. Neste sentido (item 10.8.1), a qualificao deve ocorrer atravs de cursos regulares, reconhecidos e autorizados pelo Ministrio da Educao e Cultura, com currculo aprovado e mediante comprovao de aproveitamento em exames de avaliao, estabelecida no Sistema Oficial de Ensino (portadores de certificados ou diplomas). Desta forma, a qualificao acontece em trs nveis, com responsabilidades e atribuies distintas a serem observadas pelas empresas. Todos os trabalhadores so considerados profissionais qualificados. a) Atravs de Cursos de Preparao de Mo-de-obra, ministrados por centros de treinamentos reconhecidos pelo sistema oficial de ensino, que requerem pessoas com escolaridade mnima de ensino fundamental (formal ou supletiva), alm de qualificao profissional de 100 a 150 horas. b) So exemplos destas ocupaes, eletricistas de instalao e manuteno de linhas eltricas, telefnicas e de comunicao de dados, instaladores de linhas eltricas de alta e baixa tenso, eletricistas de redes eltricas, eletricistas de iluminao pblica, instalador de linhas subterrneas, entre outras (ver CBO 7321). O desempenho completo do exerccio profissional atingido aps trs ou quatro anos, sob orientao e acompanhamento permanente de supervisores, tcnicos, tecnlogos e engenheiros. c) Alm destes profissionais, temos os eletricistas de instalaes (comerciais, residenciais, prediais, industriais, de minas, de antenas de televiso, de instalao de semforos, de planejamento), com cursos de qualificao entre 200 e 400 horas, que requerem pessoas com escolaridade mnima de ensino mdio do primeiro grau - formal ou supletivo (ver CBO 7156). d) Atravs de Cursos Tcnicos ou Tcnicos Profissionalizantes, que requerem pessoas com escolaridade mnima de ensino mdio completo e qualificao profissional especfica em torno de 1200 horas. So exemplos os tcnicos, em eletricidade, eletro tcnica, eletrnica, eletromecnica, mecatrnica, telecomunicaes, projetistas tcnicos, encarregados de manuteno e montagem, supervisores de montagem e manuteno de mquinas (ver CBO 3131 e 3303). e) Cursos Superiores plenos ou no. So exemplos os tecnlogos de nvel superior, os engenheiros operacionais e engenheiros plenos nas modalidades de eletricistas, eletro tcnicos, eletro-eletrnicos, mecatrnicos, e de telecomunicaes (ver CBOs 2021, 2032,
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

52

2143). Subitem 10.8.2 Trabalhadores

Habilitao,

Qualificao,

Capacitao

Autorizao

dos

Para que os profissionais qualificados sejam considerados legalmente habilitados (item 10.8.2), necessrio preencher as formalidades de registro nos respectivos conselhos regionais de fiscalizao do exerccio profissional. Estes conselhos profissionais que estabelecem as atribuies e responsabilidades de cada qualificao em funo dos cursos, cargas horrias e matrias ministradas. So os conselhos regionais que habilitam os profissionais com nvel mdio e superior (tcnicos, tecnlogos e engenheiros). A regularidade do registro junto ao conselho competente que resulta na habilitao profissional. Subitem 10.8.3 Trabalhadores Habilitao, Qualificao, Capacitao e Autorizao dos

O subitem complementa que so considerados trabalhadores capacitados (item 10.8.3), aqueles que, embora no tenham freqentado cursos regulares ou reconhecidos pelo Sistema Oficial de Ensino, tornou-se apto ao exerccio de atividades especficas mediante a aquisio de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e experincias prticas, realizados sob a orientao e responsabilidade de um profissional habilitado e autorizado (item 10.8.3a). Desta forma, o profissional habilitado quem estabelece os limites de atividades em que esta capacitao pode ser exercida. O trabalhador capacitado s pode exercer suas atividades sob a responsabilidade de um profissional habilitado, no sendo necessrio, no entanto, que este profissional seja o mesmo que o capacitou (item 10.8.3b). Alm dos trabalhadores qualificados, est prevista pela NR 10 a atuao de trabalhadores capacitados, isto , aqueles que embora no possuam uma qualificao formal, possam atuar em situaes especficas, para as quais tenham sido formalmente treinados e sob a responsabilidade de um profissional habilitado. Seria o caso dos ajudantes e auxiliares que no dispem de autonomia de atuao. Mesmo assim, esta capacitao s vlida para a empresa que o capacitou (10.8.3.1). O processo de capacitao s tem validade na empresa em que o mesmo ocorreu (item 10.8.3.1). Para que o empregado capacitado seja aproveitado na mesma funo em outra empresa, este dever ter seus conhecimentos e experincias reavaliadas e ratificadas por um profissional habilitado e autorizado da nova empresa. Subitens 10.8.4 a 10.8.6 - Habilitao, Qualificao, Capacitao e Autorizao dos Trabalhadores Segundo o entendimento do engenheiro Fernando Cirne, M.Sc., os profissionais autorizados (item 10.8.4) so aqueles formalmente autorizados pela empresa atravs de um processo administrativo, para operar suas instalaes eltricas. Este processo abrange todo o conjunto de trabalhadores capacitados, qualificados e habilitados envolvidos nestas atividades. Na verso anterior da norma, no havia esta exigncia de formalizao de autorizao. Bastava que os empregados fossem qualificados, que estivessem instrudos quanto s precaues e riscos do trabalho e em condies de sade compatveis com suas atividades, para que fossem considerados autorizados. A obrigatoriedade da empresa em autorizar seus empregados implica em responsabilidade para com este ato. Portanto, de fundamental importncia que as mesmas adotem critrios bem claros para assumir tais responsabilidades. No item 10.8.5, a autorizao no um ato genrico que permitem a todos os autorizados ampla interveno nos sistemas eltricos. Ela deve ser segmentada em
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

53

nveis de conhecimento, e funes das profisses envolvidas, de modo que a empresa possa identificar e documentar e registrar as atribuies de cada trabalhador, atravs de um sistema de gerenciamento. Para atender ao item 10.8.6, o engenheiro Fernando Cirne entende que o sistema de gerenciamento deve, portanto, dispor de informao especfica quanto abrangncia de cada autorizao e estas documentaes deve fazer parte do pronturio das instalaes. Referncias - Subitem 10.8.7 - Habilitao, Qualificao, Capacitao e Autorizao dos Trabalhadores O processo de autorizao para trabalhos no sistema eltrico passa obrigatoriamente pela avaliao da sade fsica e mental dos trabalhadores e deve ser realizado por mdico do trabalho, observando-se mutuamente, tanto a natureza dos trabalhos, quanto o desempenho destas tarefas sob condies ambientais especficas (trabalhos em altura, rudo, calor, radiao solar, linhas areas, estruturas, salas de controle, tneis de cabos, galerias, valas, espaos confinados, condies posturais diversas e em presena de atmosferas txicas e explosivas). Tais condies devem ser claramente descritas pelos profissionais habilitados de modo a nortearem adequadamente os exames psicobiofsicos e o cumprimento da legislao vigente. Os exames mdicos pertinentes, estabelecidos no PCMSO, cabero empresa promover a autorizao formal para que esses trabalhadores possam intervir em instalaes eltricas da sua empresa, estipulando, quando for o caso, os limites de atuao de cada trabalhador ou grupo de trabalhadores. Ainda no h uma definio exata sobre a restrio de atuao dos trabalhadores que atuam h muitos anos em instalaes eltricas e no tm um curso especfico que os torne qualificados. Uma soluo seria o estabelecimento de um processo de certificao profissional, ou seja, o estabelecimento de um conjunto de critrios que incluam avaliao terica e prtica para verificar se eles tm as competncias requeridas para o desempenho das atribuies previstas. Subitem 10.8.8 e 10.8.9 - Habilitao, Qualificao, Capacitao e Autorizao dos Trabalhadores O item 10.8.8 destaca que outro ponto de fundamental importncia no processo de autorizao o conhecimento pelo trabalhador, quanto aos riscos e medidas preventivas de acidentes em instalaes eltricas. Comprovada a qualificao ou capacitao, todos devero realizar um curso bsico de segurana em instalaes e servios em eletricidade, com carga horria de 40 horas e ementa que inclui, alm dos riscos inerentes eletricidade, noes de preveno e combate a incndio e primeiros socorros. Aqueles que atuam em sistemas eltricos de potncia, depois de aprovados no curso bsico, devero passar por um curso complementar, tambm com 40 horas, porm dirigido aos riscos especficos da rea ou setor onde iro atuar. O curso bsico de 40 horas prev um currculo mnimo com os assuntos de natureza multiprofissional (efeitos fisiolgicos da eletricidade sobre o organismo humano, medidas de proteo disponveis, anlise e antecipao de riscos, metodologias seguras, normas tcnicas, noes de responsabilidade, civil, penal, tcnica e trabalhista) que devero ser abordados de maneira a preparar os trabalhadores em geral, para as atividades envolvendo o risco eltrico. O segundo mdulo (complementar, tambm de 40 horas), de currculo mais abrangente, permite que alguns assuntos sejam focados para atividades de natureza especfica do sistema eltrico de potncia (SEP) e tem como pr-requisito o primeiro. Destina-se aos trabalhadores envolvidos nestas atividades, bem como aqueles que atuam nas suas proximidades. O trabalho em proximidade aquele durante o qual o trabalhador possa
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

54

entrar na zona controlada, ainda que seja com uma das partes de seu corpo, ou com extenses condutoras, representadas por ferramentas, equipamentos ou materiais que manipule. oportuno observar que as empresas prestadoras de servios, que deslocam empregados entre clientes distintos, devem necessariamente ambient-los especificamente nestas instalaes, em suas normas, cultura e procedimentos internos. Cabe salientar ainda que estes cursos no tm por objetivo fornecer subsdios tcnicos de instalaes eltricas, nem de servir de elemento de capacitao para trabalhos com eletricidade, muito embora parte destes contedos no seja estanque. O subitem 10.8.8.1 torna claro que o critrio para o "aproveitamento satisfatrio" nos cursos do Anexo II uma prerrogativa estabelecida pela empresa, bem como a responsabilidade por autorizar e por suas respectivas conseqncias. O item 10.8.8.2 estabelece uma periodicidade mxima (a cada dois anos), independentemente dos casos citados abaixo, para que as empresas promovam a reciclagem de seus empregados. No entanto, ele no define especificamente contedo programtico, carga horria ou recursos a serem utilizados. Estes cursos devem obedecer, porm, mesma temtica servindo para nivelar, aprofundar e atualizar conhecimentos de modo a maximizar os efeitos na preveno de acidentes eltricos. A reciclagem pode ocorrer a qualquer tempo anterior h dois anos sempre que ocorrer os seguintes casos: a) Troca de funo ou mudana de empresa: a troca de funo ou mudana de empresa pressupe alteraes de atribuies ou de ambientes e condies de trabalho que implicam em alteraes de riscos do trabalho e consequentemente em treinamento de adequao (reciclagem). b) Afastamento ou inatividade; o afastamento por perodo igual ou superior a trs meses de trabalho entendido como suficiente para que o trabalhador receba um novo treinamento de reciclagem de forma a fazer aflorar os conhecimentos e prticas preventivas de suas atividades. c) Modificaes significativas nas instalaes: Todas as alteraes significativas oriundas de trocas, reformas ou instalaes de novos equipamentos ou mquinas, bem como de mtodos e processos que impliquem em mudanas ou alteraes na organizao do trabalho, devero fazer parte dos treinamentos, de maneira a manter atualizados os conhecimentos e as competncias nos novos cenrios de trabalho. O subitem 10.8.8.3 mais uma vez refora a autonomia da empresa em definir a programao de seus cursos de reciclagem, o que fortalece o modelo de gerenciamento e responsabilidade, permitindo que esta adapte os respectivos contedos e carga horria sua real necessidade. J o subitem 10.8.8.4 alerta sobre a necessidade de treinamento especifico para trabalhos em locais de possvel ocorrncia de atmosfera explosiva (ABNT - NBR 5418). Nestas reas, existe restrio severa quanto realizao de trabalhos envolvendo eletricidade e impedimento de que se realize qualquer interveno em instalaes com a rede energizada. Os materiais, tcnicas de montagem, blindagens e ferramentas so especiais e devem ser prprios para essas reas. Para evitar riscos de faiscamento, devem ser utilizadas ferramentas construdas com ligas especiais de cobre-berilo e de lato e bronze. O subitem 10.8.9 destaca a necessidade de se treinar os trabalhadores que atuem em atividades diversas (soldadores, pintores, mecnicos, pedreiros, ajudantes), perto de regies limtrofes de zona controlada - tanto em ferramentas de reconhecimento e anlise risco como em procedimentos e recomendaes-, de modo a se reduzir a possibilidade de acidentes. Estas atividades pressupem que este trabalhador, em hiptese alguma, saia da zona livre e invada a zona controlada, seja com partes do corpo ou extenses condutoras. Em zonas controladas ou de riscos, s permitido adentrar trabalhadores autorizados, e com procedimentos adequados seqncia de
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

55

suas atividades (item 10.6). O processo de certificao pode ser desenvolvido para uma empresa, entretanto, considerando a abrangncia desejada e a empregabilidade do trabalhador, o ideal que esse processo seja de carter amplo e formalmente reconhecido. Algumas instituies j atuam em processos desse tipo, como o caso da ABRAMAN, SENAI, ABENDE, entre outras. A certificao de pessoas um tipo de avaliao de conformidade. Est normalizada pela NBR ISO/IEC 17024 e prevista no Plano de Qualificao do Ministrio do Trabalho e Emprego. Porm, ainda no est claro na NR 10 ou no entendimento das autoridades se poder ser uma soluo para os profissionais que j esto no mercado, mas no esto qualificados, segundo os critrios estabelecidos para atuao com segurana em instalaes e servios em eletricidade. A seguir ser apresentado um fluxograma ilustrativo do processo de qualificao, habilitao, capacitao e autorizao para trabalhos eltricos idealizado pelo engenheiro Fernando Cirne MSc.

Item 10.9 / Subitens 10.9.1 e 10.9.2 Proteo Contra Incndio e Exploso de responsabilidade do Inmetro a elaborao dos Regulamentos Tcnicos (RT) necessrios para avaliao da conformidade dos materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas. As lmpadas de mo esto entre os equipamentos portteis mais perigosos, em qualquer local de trabalho. Na medida do possvel, o uso delas deve ser limitado, sendo substitudas por iluminao localizada prova de exploso para reas classificadas. No caso de ser imprescindvel seu uso, esteja certo de que o modelo seja adequado e certificado por entidades competentes. Uma lmpada porttil deve ter uma armao e uma ala feita de material isolante com armao tambm isolante em volta do bulbo. As lmpadas portteis desgastam-se com facilidade e devem ser inspecionadas, periodicamente, para garantir a integridade.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

56

Uma causa comum de acidentes fatais a conexo de cabos eltricos a tubulaes de gs inflamvel. Os fios de eletricidade e os cabos no devem ser pendurados em pregos ou outros tipos de gancho de metal, j que estes podem se desgastar e atravessar a capa de isolamento que envolve os cabos eltricos. Arrastar e enrolar os cabos pode danificar a capa de isolamento. O sistema de proteo contra incndio em instalaes industriais deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com as normas tcnicas vigentes no pas. Muitas empresas manuseiam substncias inflamveis perto de instalaes eltricas sem atender s normas tcnicas especficas sobre o assunto. As principais no conformidades so: conexes de aterramento inadequados ou inexistentes; ausncia de parafuso ou parafusos soltos em invlucros a prova de exploso; inexistncia de unidades seladoras; e equipamentos prova de exploso inadequada para substncias em uso, como por exemplo, equipamentos para propano aplicados em reas de grupo do hidrognio. Subitens 10.9,3 a 10.9.5 - Proteo Contra Incndio e Exploso As instalaes eltricas em atmosferas explosivas necessitam de superviso e acompanhamento em toda sua vida til. Quando falamos em atmosferas explosivas, devemos mencionar imediatamente as tcnicas de proteo que garantam um nvel de segurana aceitvel para as instalaes em funo da classificao das reas que representem uma avaliao do risco devido presena de misturas inflamvel presentes no local de trabalho. A classificao de rea pode ser realizada atravs de uma representao grfica, definindo o grau de risco em cada local. Essas recomendaes so baseadas em normas internacionais, como, por exemplo, a srie IEC 60.079. No Brasil, durante muitos anos adotou-se a normalizao americana, como o caso da NFPA 497. Segundo a ABNT 9.518, rea classificada aquela na qual uma atmosfera explosiva de gs est presente ou na qual provvel sua ocorrncia a ponto de exigir precaues especiais para a construo, instalao e utilizao de equipamento eltrico. rea no classificada aquela na qual no provvel a ocorrncia de uma atmosfera explosiva de gs a ponto de exigir precaues especiais para a construo, instalao e utilizao de equipamento eltrico. Os equipamentos eltricos para as reas classificadas podem ser afetados pelas condies ambientais como, por exemplo: umidade, acmulo de poeira, corroso, temperatura, pancadas mecnicas, ataque qumico e radiao ultravioleta. Os equipamentos eltricos para operar em atmosferas potencialmente explosivas, por sua prpria natureza, constituem uma fonte de ignio e devem atender aos requisitos estabelecidos nas normas tcnicas especficas. Essas normas apresentam os critrios para definio de rea classificada, em funo do potencial de risco das substncias inflamveis. Assim sendo, os ambientes com presena de substncias inflamveis podem ser divididos em trs classes: a) Classe I - gases e vapores b) Classe II - poeiras c) Classe III - fibras

As classes I e II so subdivididas em:

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

57

Classe I Grupo A Acetileno Hidrognio, butadieno, xido de eteno, de propileno, gases fabricados contendo Grupo B mais do que 30% de hidrognio. Grupo C Acetaldeido, ter dietilico, eteno, dimetil hidrazina, cicloprano, CO e outros. Acetona, acrilonitrila, amnia, benzeno, butano, gasolina, nafta, propano, Grupo D propanol, cloreto de vinila, metano, hexano e outros. Classe II Poeiras metlicas combustveis, independente de sua resistividade ou outro tipo Grupo E de poeira combustvel de risco similar, tendo resistividade menor do que 105 ohm.cm Poeiras carbonaceas, como carvo mineral, hulha que tenha mais do que 8% Grupo F de material voltil e resistividade entre 102 e 108 ohm.cm Poeira combustvel, com resistividade superior ou igual 105 ohm.cm como, Grupo G farinha de trigo, ovo em p, goma arbica, celulose e vitaminas. Classe lll Fibras combustveis como rayon, sisal, fibras de madeira e outras. Para as classes e os grupos, ainda temos uma classificao em funo da possibilidade de ocorrer a mistura explosiva resultando em duas divises: a) Diviso 1 - locais com alta probabilidade de presena de mistura inflamvel; b) Diviso 2 - locais com baixa probabilidade de presena de mistura inflamvel. No caso da normalizao internacional, em lugar do termo "Diviso" foi designado o termo "Zona", dividido em trs formas: a) Zona 0 - local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva contnua ou existe por longos perodos; b) Zona 1 - local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva provvel de ocorrer em condies normais de operao do equipamento do processo; c) Zona 2 - local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva pouco provvel de acontecer e se ocorrer por curtos perodos e est associada operao normal do equipamento de processo. Pelas definies contidas na norma NFPA 497 e NEC (NFPA 70), temos a seguinte correspondncia: a) Zona 1 corresponde Diviso 1 b) Zona 2 corresponde Diviso 2 Para atender a essas solicitaes, foram desenvolvidos vrios equipamentos eltricos com diversos tipos de proteo atendendo s normas brasileiras e internacionais para que possam operar dentro dessas reas classificadas. Os principais tipos de proteo so: equipamentos prova de exploso, pressurizados, imersos em leo, em areia, em resina, de segurana aumentada, hermticos, especiais e de segurana intrnseca. Fazendo um resumo comparativo entre a norma ABNT e as normas internacionais (IEC) e (NEC - Americana), temos:

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

58

Gases Normas ABNT /IEC API/NEC

Grupo do Acetileno Grupo II C Grupo A

Grupo do Hidrognio Grupo II C Grupo B

Grupo do Eteno Grupo II B Grupo C

Grupo do Propano Grupo II A Grupo D

Para classificao de rea, pode-se adotar a normalizao norte-americana ou Internacional IEC que a correspondente norma brasileira (ABNT). Os resultados obtidos adotando-se qualquer uma das duas normas citadas levam basicamente ao mesmo resultado. A norma americana dispe de figuras padronizadas para a classificao de rea e a Norma IEC necessria para a definio caso a caso para a delimitao de rea. A tabela representa a equivalncia de classificao de rea entre as normas americana e internacional. Ocorrncia de mistura inflamvel IEC/ABNT API/NEC Continuamente Zona 0 Diviso 1 Em operao normal Zona 1 Sob condio anormal Zona 2 Diviso 2

Os fatores necessrios para classificao de rea so as seguintes: geometria da fonte de risco; velocidade da liberao; da concentrao; volatilidade; temperatura, limite inferior de inflamabilidade, ventilao e densidade relativa. Os elementos necessrios para confeco do estudo de classificao de rea so as seguintes: planta de situao dos equipamentos; dimenses dos equipamentos; informaes sobre o produto; visita para avaliao da situao da rea e identificao dos equipamentos envolvidos. Para entender na prtica a classificao prevista na Norma ABNT, entende-se que: a) Zona 0 - A atmosfera explosiva est sempre presente - zona na qual uma mistura explosiva de gs, vapor ou poeira est permanente presente (a fase gasosa, no interior de um recipiente ou de um reservatrio, constitui uma zona "0"); b) Zona 1 - A atmosfera explosiva est frequentemente presente - zona na qual uma mistura explosiva de gs, vapores e poeiras, podem eventualmente se formar em servio normal de instalao; c) Zona 2 - A atmosfera explosiva pode estar acidentalmente presente - zona na qual uma mistura explosiva pode aparecer s em caso de funcionamento anormal da instalao (perdas ou uso negligente). ARTIGOS TCNICOS COMPLEMENTARES Risco de Exploso por Poeiras Combustveis As indstrias que operam ou geram partculas de poeira cuja dimenso varia de 0,1 a 0,001 mm esto sujeitas a risco de exploso. Quanto mais fino for o p, mais violenta a exploso, devido necessidade de menor quantidade de energia para ignio.
NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

59

O perigo do acumulo de poeira no ambiente sem que exista controle e a presena de fontes de energia, constituem as condies necessrias para exploso ou incndios. O procedimento de classificao de rea de gases e vapores no muito diferente, basicamente a diferena reside nos limites de explosividade e na extenso das zonas. Os parmetros que definem a extenso das zonas causadas por poeira, so: a) As camadas de no so diludas por ventilao ou difuso aps o vazamento ter cessado; b) A ventilao pode aumentar o risco, devido a criao de poeira suspensa (nuvens), o que resulta no aumento da extenso da zona com risco de exploso; c) Camadas de poeiras depositadas podem criar risco acumulativo, diferentemente dos gases e vapores; d) As camadas de poeira podem ser objeto de turbulncia inadvertida e se espalhar pelo movimento de pessoas, veculos e equipamentos, etc. Fontes de Ignio As fontes de ignio so divididas em dois tipos: a) Fontes de ignio geral: So as chamas abertas, equipamentos de solda, etc. As quais podem ser controladas numa rea de risco. A utilizao destas fontes geradas em reas classificadas deve estar sujeita a procedimento de trabalho e segurana. b) Fontes de ignio especficas: Estas fontes esto presentes em funo da prpria operao da planta (da unidade). Temos como exemplo as cargas eletrostticas durante as transferncias de ps e lquidos, ou a frico durante a moagem. Os equipamentos eltricos esto posicionados a meio termo desta classificao. Os riscos do equipamento eltrico sero determinados e como os equipamentos eltricos so especificados, instalados mantidos e operados. Os equipamentos eltricos so regidos por normas tcnicas que visam reduzir o risco destes equipamentos se tornarem fontes de ignio de atmosferas explosivas. Descargas estticas As descargas de eletricidade esttica uma fonte de ignio que deve ser considerada < reas de atmosfera explosiva contendo p. So consideradas com fonte de eletricidade esttica; a) Material pulverizado, transportado em sistemas pneumticos; b) Gs, vapor ou ar fluido por meio de uma abertura ou orifcio, por exemplo, bicos aspersores e nebulizadores; c) Operaes onde existe separao de duas superfcies de contato (geralmente materiais distintos), podendo ser lquidos ou slidos, onde pelo menos um deles mau condutor de eletricidade (agitadores, misturadores, corre acionando polias e esteias transportadoras (principalmente em ali velocidades ou em ambientes quentes). d) O corpo humano em atmosferas com baixo teor de umidade, o contato sapato com o piso a andar pode gerar eletricidade esttica, conseqentemente centelhamento (ver item da NR 16). Segundo, Dcio de Miranda Jordo, no livro Manual de Instalaes Eltricas indstrias Qumicas, Petroqumicas e de Petrleo: "Descargas desse tipo envolve diferenas de potencial de vrios quilo volts (sob condies crticas, at 45 kV em este transportadoras), e correntes que podem ser inferiores a 106 amperes.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

60

Certificao de Equipamentos para Atmosfera Explosiva Definida a classificao de rea necessrio especificar os equipamentos focados atender os requisitos de segurana demandados. Para garantir que o produto ou servio est conforme a uma determinada norma ou especificao tcnica. A certificao realizada por meio de ensaios e/ou verificaes baseadas em mtodos normalizados. A certificao de equipamentos para reas classificadas no Brasil se tornou obrigatrio a partir da Resoluo CONMETRO n 7 de 24/08/1992 pela Lei 5.966, de 11/12/1973. Manuteno Para fazer manuteno nas reas de risco com p necessrio ter ateno turbulncia causada pala atividade. Caso estudo classifique a rea, utilizar as medidas das NR 19 e NR Referncias - Item 10.10 / Subitens 10.10.1 - Sinalizao de Segurana A identificao dos circuitos eltricos, alm de estabelecida no projeto e esquema unifilar, deve estar registrada nos painis e quadros de distribuio por meio placas indicativas, etiquetas ou adesivos no facilmente removveis. No c; especfico de quadros de baixa tenso, cujo acesso menos restritivo, fundamental que existam informaes sobre os riscos da eletricidade, potncia mxima a instalada em cada circuito e espao destinado a futuras instalaes (reserva). A identificao por cores dos condutores deve ser feita em obedincia normalizai tcnica, que exige a cobertura isolante na cor azul para o condutor neutro e na verdeamarela ou simplesmente verde para o condutor de proteo (fio-terra). O impedimento de acesso, especialmente em subestaes ou quaisquer outras instalaes que possuam circuitos acessveis, em alta tenso, deve ser indicado por placas com os dizeres "Perigo de Morte", acompanhadas do smbolo caracterstico (crnio e tbias cruzadas). A sinalizao de impedimento de energizao feita, usualmente, por meio de etiquetas indicativas da condio de bloqueio, acrescidas de informaes bsicas, tais como o nome do responsvel pelo servio, a forma de localiz-lo (rdio, telefone, ramal, setor etc.), a data e a previso de tempo de interrupo. H etiquetas de vrios padres venda no mercado, mas a empresa pode desenvolver e aplicar solues prprias, adequadas ao seu sistema de padronizao, qualidade e segurana. As demais medidas mencionadas devem obedecer s normas especficas e s cores estabelecidas na NR 26 (Sinalizao). Item 10.11 / Subitens 10.11.1 e 10.11.2 - Procedimentos de Trabalho Recomenda-se que todos os trabalhos envolvendo inspeo e manuteno de equipamentos energizados ou que possuam risco de serem acionados inadvertidamente devem ser precedidos de anlise de risco antes da emisso da ordem de servio especfica, tambm denominada Permisso para Trabalho. Independentemente do nome utilizado, o mais importante a ser destacado, sua importncia no contexto da segurana. Cada organizao tem uma rotina especfica para implementao de permisses para trabalho ou ordens de servio. Entretanto, destaca-se que o contratante deve ser o responsvel final pela liberao do trabalho em condio de risco. Vale ressaltar que este documento formaliza a responsabilidade do executor e da chefia imediata na verificao das medidas de segurana antes da execuo do trabalho.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

61

Subitens 10.11.3 a 10.11.8 - Procedimentos de Trabalho Uma Permisso para Trabalho deve ser emitida por uma pessoa autorizada antes do incio dos trabalhos em equipamentos energizados. Este documento assegura que todas as medidas de segurana foram tomadas e que todos os setores envolvidos, direta ou indiretamente, foram comunicados. Embora cada empresa possa adotar seus procedimentos, os itens a seguir, servem como exemplo e referncia: Deve ser preenchido e assinado em duas vias com escrita legvel; A pessoa responsvel por estabelecer os requisitos mnimos de segurana deve ser qualificada e habilitada, nos termos estabelecidos por esta NR; Orientao pessoal do responsvel pelo preenchimento do documento para a pessoa responsvel pela execuo; A pessoa responsvel pela execuo deve assinar o recebimento do documento; Quando houver mais de um grupo executando o trabalho, a permisso para trabalho dever ser entregue a cada pessoa responsvel pela execuo; Os requisitos mnimos de segurana devem ser acordados entre o supervisor e o executor dos trabalhos; No caso de servios realizados por empresas terceirizadas, a autorizao de trabalho emitida pela empresa contratada deve ser aprovada pela empresa contratante; As boas prticas determinam que as permisses de trabalho sejam revalidadas diariamente pelo supervisor do contratante do servio.

a) b) c) d) f) g) h) i)

Toda permisso para trabalho deve ser encerrada e cancelada nas seguintes situaes: a) Quando o trabalho for finalizado; b) Quando for necessrio operar o equipamento na fase de testes; c) Quando ocorrer a substituio da pessoa responsvel pela execuo; d) Nas situaes em que o supervisor entenda que existe uma condio de risco grave e iminente que coloque em riscos os trabalhadores envolvidos na operao. Item 10.12 / Subitens 10.12.1 a 10.12.4 - Situao de Emergncia Alm da qualificao profissional, os trabalhadores devem estar aptos a agir em caso de emergncias. Esta prescrio, que consta na CLT e estava especificada no texto anterior da NR 10, apresenta-se de forma clara e explcita nesses itens, incluindo a preocupao com a integrao ao plano de emergncia da empresa. A exigncia quanto ao treinamento dos trabalhadores est sendo atendida pela ementa do curso bsico, que inclui em seu contedo as noes de primeiros socorros e de preveno e combate a incndios. Ainda nesse assunto, a ementa do curso complementar prev treinamentos especficos em remoo, atendimento e transporte de acidentados. Item 10.13 / Subitens 10.13.1 a 10.13.4 - Responsabilidades A responsabilidade solidria, instrumento do Direito vem se apresentar neste texto regulamentador de segurana e sade, para reforar que a contratao de servios de terceiros no desobriga a empresa contratante de informar sobre os riscos e adotar medidas de controle. Aos trabalhadores, cabem tambm responsabilidades sobre sua prpria segurana e a de terceiros, devendo obrigaes de obedincia s normas e procedimentos e comunicao de irregularidades ou situaes de risco.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

62

10.13- RESPONSABILIDADES 10.13.1 As responsabilidades quanto ao cumprimento desta NR so solidrias aos contratantes e contratados envolvidos. 10.13.2 de responsabilidade dos contratantes manterem os trabalhadores informados sobre os riscos as que esto expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos eltricos a serem adotados. 10.13.3 Cabe empresa, na ocorrncia de acidentes de trabalho envolvendo instalaes e servios em eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas. 10.13.4 Cabe aos trabalhadores: a) zelar pela sua segurana e sade e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas aes ou omisses no trabalho; b) responsabilizar-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposies legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurana e sade; e c) comunicar, de imediato, ao responsvel pela execuo do servio as situaes que considerar de risco para sua segurana e sade e a de outras pessoas.

NR 10 Complementar / SEP Sistema Eltrico de Potncia Instituto Aprendiz Cursos e Treinamentos Ltda

Das könnte Ihnen auch gefallen