Sie sind auf Seite 1von 6

MANUALPARAAPRESENTAODE ORIGINAISEDITORASENACDF

MaterialaapresentarEditoraSenacDF
1. Os originais de texto e Sinopse devem ser apresentados digitados e salvos no formato Word(.doc),armazenadosemCDROMouPenDrive. 2. Deveserapresentadatambmuma cpiaimpressa,encadernadaporespiraleprotegida porcapasplsticastransparentes.

Sobreomaterialdigitalizado
1. Texto

OcorpodotextodeverserfeitocomfonteTimesNewRoman,corpo12.Oautor deveutilizaroalinhamentoqueacharpertinenteaoseutexto,assimcomonegrito,itlico, aspas simples, aspas duplas, sublinhado, subescrito, sobrescrito e tachado. Lembrando que o produtofinal obedecer oque for solicitado pelo autornooriginal. Apadronizao desseselementosdeveserfeitosantesdomaterialserenviadoparaadiagramao.Em caso de dvidas quanto linha editorial do SenacDF, converse antes com a Editora Chefe. Os textos provenientes de dissertaes/teses, palestras, seminrios devem ser revisados/atualizados,almdeteremsualinguagemadequadaaumapublicaoeditorial ensastica. O autor deve ter cuidado de suprimir espaos duplos entre as palavras antes de entregarseumaterialparaaeditora. As tabelasdevem serformatadas normalmente nopontoem que ,porm afonte deveserArial,corpo10.

JAMAISUTILIZAR: Caixadetexto Colunas Textonavertical WordArt

Bordasesombreamento Capitular Realce(ferramentamarcatextodoWord) Diversosespaoscomoformadeindentao(utilizarateclaTABnolugar)

EVITARAOMXIMO: Notasderodapdentrodetabelas Colunas Textonavertical WordArt Fontecoloridacomoformadedestaque Comentrios Notasdereviso(ferramentadoWord) Mudaraorientaodapgina(retrato/paisagem) Quebrasdeseo

SINAISGRFICOS

Quantoforusarotravessoparaoraesintercaladas,utilizarotravessomdio: Paraentradasdedilogo,utilizarotravessogrande: Cdigosparainserodestessmbolosnodocumento ALT+0150

ALT+0151

2.Elementosnotextuais

FOTOGRAFIASEILUSTRAES

Casoolivrotenhafotografiase/ouilustraes,deresponsabilidadedoautor providenciar as autorizaes, por escrito. Estas autorizaes devem acompanhar o original quando ele for entregue na Editora, pois as imagens s faro parte do livro se tiveremadevidaautorizaodaquelesquedetmocopyright .

Aocontrriodastabelasegrficos,asfotografiasNODEVEMSERINSERIDAS NO ORIGINAL. Apenas uma marcao, em letras vermelhas, do tipo Inserir foto nomedafoto.jpg, onde o nome do arquivo da imagem relacionado. A imagem deve constar no CDRom ou PenDrive junto do original em Word, com as seguintes caractersticas:

Tipodoarquivo:JPGouTIF FormatodeCores:CMYKouRGB Resoluomnima:300dpi Larguramnima:16cm

GRFICOS,FLUXOGRAMASEORNOGRAMAS

Osgrficos,fluxogramaseorganogramasdevemserinseridosnotrabalhonoponto em queoautoracharpertinente,porm,devemserelaboradosapartirdeprogramasdo pacote Office. Caso contrrio, devem ser tratados como fotografias, obedecendo os parmetrosjcitados.

Sobreaestruturadaobra
OsoriginaisdevemserapresentadosEditoraSenacDFdeforma completa, dentro daseguinteestruturafsica: Elementosprtextuais(intercaladosporquebradepgina) falsafolhaderosto(apenasonomedaobra) folhaderosto(nomedoautore/ouorganizadornomedaobra,local,editorae anodapublicao) dedicatria(opcional) agradecimentos(opcionais) epgrafe(opcional) listas apresentao(peloprprioautor) sumrio(OPCIONAL),semnumeraodepginaselinhaspontilhadas prefcio(poralgumconvidado)

textuais(texto,elementosdeapoioelocalizao,fontesbibliogrficas) pstextuais(posfcio,anexosouapndices,glossrio,ndice)

Toda ilustrao que j tenha sido publicada anteriormente deve conter, abaixo da legenda, dados bibliogrficos completos sobre a fonte de onde foi extrada. As ilustraesdevemserrelacionadasemlistasprprias,depoisdosumrio,e,nodecorrer do texto, devem ser numeradas seqencialmente, independente da numerao das pginasdapublicao,devendoaindaestardevidamentemarcadasemlocaisprximos dotrechoondesomencionadas

citaes(palavras,expresses,perodos)deverosercuidadosamenteconferidaspelos autorese/outradutores,poisserodeinteiraresponsabilidadedelesasincorreesde textosougrafia toda citao (palavras, expresses, perodos) em lngua estrangeira dever ser substitudapelasuatraduoemlnguaportuguesa osttulosdeobrasemlnguaestrangeiradeverotertraduoregistradaentrecolchetes titulaopadronizadanaapresentaodasdiviseseseesdotrabalho,comousoda numeraoprogressiva as citaes textuais longas (mais de trs linhas) devem constituir um pargrafo independente, recuado da margemesquerda, com o corpo menor que o do texto, e o nmerodachamada(emalgarismosarbicos,naentrelinhasuperior,semparnteses), referentenotabibliogrfica,virapsosinaldepontuao.

Exemplo:
O mito representa o pecado como um comeo, o que significa que ele primeiro logicamente, que ele no precedido por uma disposio culpvel, o que excluiria a responsabilidade e a liberdade do pecador. Dizendo de outra forma, o mal radical contingente ele um surgimento absoluto, para cada um de ns como para Ado a cada 1 vez,comoprimeiravez,eledestriumestadodeinocncia.

ascitaestextuaispequenas(attrslinhas)devemserinseridasnotexto,entreaspase semitlico,eonmerodachamada(emalgarismosarbicos,naentrelinhasuperior,sem parnteses),referentenotabibliogrfica,virapsosinaldepontuao.

Exemplo:

Omaljnomaisausncia,masoposioreal,posionoumsimplesfenmeno,um acontecimento que se esvaneceria com a intuio dascoisas, tais como elas so em si. Kant deixa entender,claramente,queoprincpiodomalpertencescoisasemsi.Comentandosobreisso,Weil nosdiz:Kant,nesteponto,platnico:omalnascede umadeciso prtemporal,deumaescolha anterior a todas as escolhas, origem de tudo o que vai querer o indivduo temporal, fenomenal, 2 observvel.

unificaraformadeusarasexpressesapriori,aposteriori,versus,persietc.Devemvir semitlico,desdequeseencontremjdicionarizadas padronizargrifosmeus,grifosnossosougrifosacrescentadosetc. evitar o uso doop.cit., doibidem e do idem nas notas bibliogrficas e usar sempre o nomedaobraporextenso unificaromododecitarosnomesdasobras:

a)dentrodotexto

obras em geral (livros, filmes, msicas, programas de TV, quadros, esculturas etc.) itlicoe s a primeira palavra com inicial maiscula, exceo paraosnomes prprios:

Manualdeeditorao/Duasfacesdamoeda:umaleituradaobradeAzevedo
peridicos e revistas itlico e todas as palavras com iniciais maisculas: Folha de S.Paulo/RevistadaPropriedadeIndustrial artigos, ensaios, poemas sem itlico, entre aspas e apenas a palavra inicial maiscula:Ocorvo/Humagotadesangueemcadapoema b)nasnotasbibliogrficas obras(livros,filmes,msicas,programasdeTV,quadros,esculturasetc.)itlicoesa primeirapalavra com inicial maiscula, exceo para os nomes prprios. Caso a obra tenhattuloesubttulo,esseltimovirsemitlico:Duasfacesdamoeda:umaleiturada obradeAzevedo

Obs.:asemissorasdeTV,asgravadoraseasprodutorasdefilmevirosemitlicoecominiciais maisculas. peridicos e revistas itlico e todas as palavras com iniciais maisculas: Folha de

S.Paulo/RevistadaPropriedadeIndustrial
artigos, ensaios, poemas sem aspas e maiscula s na primeira palavra, exceo paraosnomesprprios:Ocorvo/Humagotadesangueemcadapoema.

*ParacomporasNOTASbibliogrficasusarasseguintesnormas: seforlivro SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO. Ttulo da obra, nmero da(s) pgina(s) citada(s) seforcaptulodeumlivro(tantoocaptuloquantoolivrosodomesmoautor) SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO. Ttulo do captulo, nmero da(s) pgina(s) citada(s) se for artigo de um determinado autor dentro de uma obra de outro autor e/ou organizador SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO. Nome do artigo, nmero da(s) pgina(s) citada seforartigodentrodejornalourevista SOBRENOMEDOAUTORDOARTIGO.Nomedoperidico,nmeroda(s) pgina(s)ondeseencontraoartigo. seformsica SOBRENOMEDOAUTORDALETRA.Ttulodamsica,data seforfilme

SOBRENOMEDODIRETOR.Ttulodofilme,data.

ABIBLIOGRAFIA,comosdadoscompletosreferentesaessasNOTASbibliogrficas,vir logoabaixodaltimanota(nocasodascoletneas)ouaofinaldolivroeserrelacionadaemlista prpriaeseparada,incluindosetodasasfontespesquisadasparaaelaboraodotrabalho.Deve ser ordenada em ordem alfabtica de sobrenome do autor. Para orientarse quanto normalizao dessasnotas e da bibliografia, o autor deve consultar a ltima edio do Manual

paranormalizaodepublicaestcnicocientficas,especialmenteoCaptulo15,emfunoda
novaversoNBR6023daABNT,guiaesteusadopelaEditoraSenacDFparaanormatizao desuasnotasebibliografia.

Sobreacpiaimpressa
Ooriginaldeveobedecerrigorosamentesseguintescaractersticas: boalegibilidade,semacrscimos,rasurasecortes todasaspginasnumeradasseqencialmente acpiaimpressadeveserencadernadacomespiral

Das könnte Ihnen auch gefallen