Sie sind auf Seite 1von 4

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econmico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. Parte I: Subdesenvolvimento e dependncia: conexes fundamentais.

Segundo a tica de Furtado, o subdesenvolvimento est relacionado origem do capitalismo. Hiptese, p. 78: A origem do subdesenvolvimento est ligada ao sentido dado pelo aumento da produtividade dos pases subdesenvolvidos (maximizao das vantagens comparativas, ex.: Tratado dos Panos e Vinhos). Acentuao da estrutura agrria prexistente especializao geogrfica. Problema: o excedente do 3 Mundo foi utilizado para financiar o consumo das elites locais, para a reproduo do modo de vida das elites dos pases cntricos (dependncia cultural o grande debate dos anos 1970). Da, o problema no era s a produo, mas a circulao do excedente de capital, utilizado para reproduo dos padres de consumo (dependncia cultural). Conceito chave: modernizao. A adoo de padres de consumo sofisticados sem acumulao de capital e progresso nos mtodos produtivos. O incremento da modernizao estava alinhado ampliao do excedente para a importao de produtos sofisticados. Como se dava tal ampliao? Aumentando as exportaes e/ou aumentando a taxa de explorao do trabalho. Os dois processos ocorreram no Brasil; mas no milagre, a criao de postos de trabalho deu-se simultaneamente ao arrocho: Exemplo: antes do milagre 1 trabalhador ocupado com 3 dependentes. Salrio individual: 100 unidades monetrias. Renda per capita: 25 unidades monetrias. Depois do milagre 2 trabalhadores ocupados e 2 dependentes. Salrio individual: 80 unidades monetrias. Renda per capita: 40 unidades monetrias. A modernizao se acentua com a substituio das importaes. No mundo subdesenvolvido, as primeiras indstrias competem com a produo artesanal. Os bens produzidos so voltados para as massas. Problema: quando as elites locais aumentam a procura por bens de consumo (modernizados), tenta-se implantar uma indstria de bens de consumo durveis (esta tentativa ocorreu de fato no Brasil at 1984, com grandes empresas como Gurgel, Cobra ou mesmo a Imbel). Para terem acesso a tal modo de consumo, amplia-se a taxa de explorao, estimulando a concentrao de renda.

A expanso do consumo das elites est ligada diversificao do consumo (P&D), enquanto a expanso do consumo das massas est ligada tecnologias com custos amortizados. Da: Transnacionais (se aproveitam de:) mo-de-obra barata tecnologia amortizada cntricos) (pases perifricos) P&D (pases

Questo desde os anos 1970: transferncia de tecnologia. O aumento na renda per capita implica em maior diversificao na cesta de consumo dos cidados mdios do pas, o que no ocorreu no Brasil em razo das modestas dimenses do setor mdio. Mas, cerca de 10 milhes de cidados compunham a elite modernizada no Brasil, altura de 1968/1973. Da, com a aliana dos 3 capitais (estatal, privado nacional, privado estrangeiro), certa industrializao vingou no pas. Quadro sinttico

Problema: com a colonizao cultural dos pases cntricos sobre os perifricos, o antagonismo de classes diminuiu muito nos pases cntricos. Isto porque o excedente gerado permitiu aos cntricos acesso, por parte das massas, a produtos anteriormente consumidos pelas elites.

Aliana: entre a elite dos pases perifricos e a elite dos pases cntricos. Furtado aponta ainda que pases desenvolvidos (Canad e Argentida, com IDH anlogo ao europeu dos anos 1950) tambm eram dependentes culturalmente. Da, a mxima: nem toda economia dependente subdesenvolvida, mas toda economia subdesenvolvida dependente. Problema: para acompanharem a diversificao de consumo dos cntricos, as elites locais apropriam-se dos excedentes do comrcio exterior. Mas, quanto maior a diversificao dos produtos dos pases cntricos (P&D), maior a dependncia. A indstria, dada a concentrao de renda, dividiu-se em dois setores uma indstria para as massas, outra para as minorias privilegiadas. Ao miniaturizar num pas perifrico o sistema industrial dos pases cntricos, a polarizao social refletiu-se numa coexistncia de indstrias nos 2 nveis tecnolgicos. Quanto maior a dependncia, mais as elites locais tiveram de canalizar os excedentes de exportao. Esgotada esta alternativa, ampliou-se a taxa de explorao do trabalho concentrao de renda. O aumento da diversificao, ditado pelos pases cntricos, implicava na dependncia, inclusive cultural, nos pases perifricos. Alternativa encontrada: facilitar o ingresso de indstrias transnacionais nos pases perifricos, que utilizariam nestes tecnologias j amortizadas em seus pases de origem e mo-de-obra barata dos perifricos. Problema: nos pases perifricos, as primeiras indstrias no mudaram a estrutura da economia, visto que os salrios industriais eram mantidos prximos ao de subsistncia. O consumo dos pases perifricos, mesmo pelas elites, anlogo ao dos centrais, tornar-se-ia invivel, dado o menor grau de acumulao de capital do pas. Problema: acentuado controle externo dos sistemas de produo dos pases perifricos pelos cntricos. Da, a razo da industrializao na periferia a existncia de mo-de-obra barata. A razo da reproduo do subdesenvolvimento no tempo foi a reproduo do estilo de consumo dos pases onde comeou a revoluo industrial por parte das elites locais dos pases perifricos, que, para manter tal padro de consumo, elevaram a concentrao de renda. Concluso: o subdesenvolvimento evidenciava as contradies histricas entre o processo interno de explorao e o processo externo de dependncia. Se se aumenta a dependncia externa (pela diversificao do consumo), tambm se aumenta a taxa de explorao (concentrao de renda). O subdesenvolvimento reproduz-se no tempo e permite que o capitalismo se expanda no mundo sem comprometer as estruturas sociais pr-existentes.

Os

Das könnte Ihnen auch gefallen