Sie sind auf Seite 1von 75

Marcos Aurlio Oliveira

Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo


www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

DE OLHO NA BANCA ESAF

DIREITO ADMINISTRATIVO

Amigos, gostaria de comentar rapidamente com vocs um item de uma questo de Direito Administrativo do concurso de Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil, realizado em 2009 pela ESAF. A inteno demonstrar a ateno que vocs devem ter quando lerem os itens e tambm revisar o tem do abuso de autoridade. Eis o item: 51- Marque a opo incorreta. a) O abuso de poder pode ser defi nido, em sentido amplo, como o vcio do ato administrativo que ocorre quando o agente pblico exorbita em suas atribuies (desvio de poder), ou pratica o ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei (excesso de poder). O item a simplesmente inverte as noes de excesso de poder e desvio de finalidade, espcies de gnero abuso de poder. No primeiro caso, o agente exorbita dos seus poderes (ex.: tem competncia apenas para advertir servidor, mas o suspende), ao passo que, no desvio de finalidade, a competncia exercida dentro do crculo de atribuies, mas visando finalidade diversa da pblica (ex.: expedio de decreto desapropriatrio com o fim de prejudicar desafeto). Vejam que o candidato desatento acaba deixando esse detalhe de lado, considerando de forma apressada o item correto, quando, na verdade, apresenta incorreo. Muito cuidado com esses trocadilhos da ESAF!

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Amigos, comento hoje com vocs mais um item de Direito Administrativo do concurso de Analista Tributrio da Receita Federal do Brasil, realizado em 2009 pela ESAF. Vejam o item: b) A expresso regime jurdico da Administrao Pblica utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que pode submeter-se a Administrao Pblica. A questo envolve um tema que muitos candidatos acabam esquecendo de estudar, mas que, como visto, cobrado pela ESAF. Alis, a ESAF adora essas classificaes. MUITA ATENO! Vejamos. A administrao pblica, ao praticar os seus atos, pode se valer basicamente de dois regimes jurdicos, ou seja, dois mbitos de normatizao: normas de direito pblico e normas de direito privado. Embora na maioria das atuaes predomine a aplicao de normas da primeira espcie, h ocasies em que o administrador pblico se vale do regime jurdico privado, como, por exemplo, nas locaes de imveis para sediar rgos pblicos. Aqui so estabelecidas relaes jurdicas horizontalizadas entre a Administrao e o particular. Da a razo pela qual, em sentido amplo, regime jurdico da Administrao Pblica abrange ambos os regimes praticados pela Administrao Pblica: o de direito pblico e o de direito privado. Por outro lado, em sentido estrito, a expresso alcana apenas e to somente as situaes em que a Administrao estabelece com os particulares relaes jurdicas verticalizadas, sob o plido de normas de direito pblico. Aqui se fala em regime jurdico administrativo. Exemplo tpico se d nos contratos de concesso de servio pblico, em que normas tipicamente de direito pblico so aplicadas, levando s chamadas clusulas exorbitantes dos contratos administrativos. Muita ateno para essa distino. At a prxima. Forte abrao.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Amigos, comento hoje com vocs dois itens de Direito Administrativo cobrados no concurso de Analista de Planejamento e Oramento, realizado em 2008 pela ESAF. Leiam e vero a razo pela qual fiz questo de lhes trazer esses dois itens. O tema central da questo um dos mais importantes para concursos: o ato administrativo. Vejam os itens: ( ) Entre os atributos do ato administrativo, encontra-se a presuno de veracidade a qual diz respeito conformidade do ato com a lei; em decorrncia desse atributo, presume-se, at prova em contrrio, que os atos administrativos foram emitidos com observncia da lei; ( ) A auto-executoriedade consiste em atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia; Comentrios: A primeira assertiva mais uma vez demonstra que a ESAF adora os trocadilhos. So atributos de todos os atos administrativos a presuno de legalidade e de veracidade. A primeira presuno diz respeito adequao do ato lei; ou seja, presume-se que diante de determinado fato o administrador se valeu da normatizao correta para a prtica do ato administrativo. J a presuno de veracidade diz respeito aos fatos relacionados ao ato administrativo praticado. Presume-se que os fatos relatados pelo administrador so verdadeiros, correspondem realidade. Tal presuno se d, por exemplo, nos atos de certificao de direitos, servindo como exemplo, dentre vrios, as certides de tempo de servio. Presume-se, at prova em contrrio, que o perodo de tempo relatado na certido corresponde realidade. No item analisado, a ESAF simplesmente troca os conceitos. Muita ateno. Quanto segunda assertiva, a ESAF se vale da expresso auto-executoriedade para descrever, na verdade, a imperatividade. A administrao pblica no necessidade da vontade do particular para lhe impor obrigaes, dede que, por bvio, esteja pautada sua atuao na legalidade. Lembre-se que nem todo ato administrativo goza desse atributo. Exemplo tpico so os atos certificadores de direito, atestadores de fato, os pareceres, dentre outros, em que no h imposio de obrigao. Aqui tambm a ESAF tenta inverter conceitos.

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Concluindo, as duas assertivas so incorretas. Amigos, comento hoje com vocs uma questo de Direito Administrativo cobrada no concurso de Analista de Finanas e Controle, realizado em 2006 pela ESAF. A escolha da questo se deu por dois motivos especialssimos. Primeiro porque ela acaba servindo de reviso sobre as formas de extino do ato administrativo. Em segundo lugar, porque quero chamar ateno de vocs para o tema da CADUCIDADE, que apresenta uma pequena sutileza quando comparamos a invalidao dos atos administrativos e as formas de extino dos contratos de concesso de servio pblico. Vejamos a questo: No mbito das teorias relativas invalidao do ato administrativo, entende-se a figura da cassao como a) retirada do ato porque o destinatrio descumpriu condies que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade situao jurdica. b) retirada do ato porque sobreveio norma jurdica que tornou inadmissvel situao anteriormente permitida. c) retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competncia diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos so contrapostos aos daquele. d) retirada do ato por razes de convenincia e oportunidade. e) retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurdica. COMENTRIOS: A questo, como j disse, faz um apanhado das formas de extino dos atos administrativos. O item a a assertiva correta. Quando o destinatrio do ato deixa de cumprir as condies para a sua manuteno do ato administrativo, compete administrao casslo. O item c, por sua vez, descreve a chamada contraposio. Exemplo tpico o ato de demisso de servidor pblico, contrapondo-se ao de nomeao. Embora este ltimo tenha sido praticado sob o manto da licitude, com o ato demissional ele deixa de produzir efeitos pelo fenmeno da contraposio, porquanto so evidentemente incompatveis entre si.

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

O item d refere-se revogao do ato administrativo, cuja competncia exclusiva da Administrao Pblica e gera efeitos ex nunc. O item e descreve a anulao do ato, decorrente de vcios de ilicitude. Lembrando que, regra geral, vcios na competncia e na forma so convalidveis. De forma proposital, deixei o item b para o final. Na teoria da extino dos atos administrativos, a doutrina denomina de CADUCIDADE a extino do ato em razo de alterao no regramento normativo que o fundamenta. Ou seja, embora o ato tenha sido praticado licitamente e o destinatrio atenda s condies para o seu gozo, a legislao pertinente modificada, impedindo a manuteno do ato no mundo jurdico. Exemplo tpico se d quando a autorizao de uso privativo de bem pblico no mais pode subsistir pelo advento de disposio legal que a veda. Ocorre que o mesmo termo utilizado na Lei n. 8.987/97, que versa sobre as concesses e permisses de servios pblicos, referindo situao em que o contratado deixa de cumprir total ou parcialmente o contraro. OU SEJA, NO MBITO DAS CONCESSES DE SERVIO PBLICO A CADUCIDADE EST LIGADA A

COMPORTAMENTO INDEVIDO DO PARTICULAR, NO ALTERAO QUALQUER NO QUADRO NORMATIVO FUNDAMENTADOR DA PRTICA DO ATO. MUITO CUIDADO COM ISSO. Assim: a) extino do ato: caducidade est ligada ao advento de novas disposies legais; b) concesso de servio pblico: caducidade est ligada inexecuo contratual. Amigos, comento hoje com vocs uma questo de Direito Administrativo cobrada no concurso do MPOG, em 2008, abordando o tema dos consrcios pblicos. Os consrcios pblicos so normatizados pela Lei n. 11.107/2005, e sua cobrana vem crescendo nos concursos pblicos. So associaes (entendido o termo em sentido amplo) entre entes federativos, com a finalidade de realizar objetivos de interesse comum, formando (o que o mais interessante) uma nova pessoa jurdica (de direito pblico ou de direito privado).

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Eis a questo: (ESAF MPOG 2008) Modernamente, a Organizao Administrativa do Estado Brasileiro adquiriu novos contornos com a edio da Lei n. 11.107/2005. Nesse diapaso, analise os itens abaixo e marque a opo correta.

I. O consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados.

II. No caso de se revestir de personalidade jurdica de direito privado, o consrcio pblico observar as normas de direito pblico quanto celebrao de contratos. III. Os consrcios pblicos ou privados, na rea de sade, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade - SUS. IV. Os entes da Federao consorciados, ou com eles conveniados, no podero cederlhe servidores, na forma e condies da legislao de cada um ante a observncia constitucional de exigncia de concurso pblico. Comentrios: Item I Nos termos do art. 1, 1, da Lei n. 11.107/2005, o consrcio pblico constituir associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado. Constituindo associao pblica, assume a personalidade jurdica de direito pblico; assumindo a personalidade jurdica de direito privado, no pode ter fins lucrativos. Caso ostente personalidade jurdica de direito pblico, integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. (1, do art. 6, da Lei n. 11.107/2005). Da a razo de a doutrina denomina-los, nesse caso, de ENTIDADES PLURIFEDERATIVAS. Portanto, o item I est correto. Item II a assertiva atende ao disposto no art. 6, 2, da Lei n. 11.107/2005, segundo o qual, no caso de se revestir de personalidade jurdica de direito privado, o consrcio pblico observar as normas de direito pblico no que concerne realizao de licitao, celebrao de contratos, prestao de contas e admisso de pessoal, que ser regido pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. Ou seja, a personalidade jurdica de direito privado no implica que o consrcio estar livre para realizar contrataes nos termos das normas de direito privado. MUITO CUIDADO COM ESSA DISPOSIO!

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

O item II, portanto, est correto. Item III- os consrcios no necessariamente so firmados com o fim de gesto associada de servios pblicos. O Decreto n. 6.017/2007 traz um rol EXEMPLIFICATIVO de atividades. Sendo firmados, entretanto, para a prestao de servios em tal rea, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade SUS., nos termos do 3,do art. 1, da Lei n. 11.107/05. A lei no distingue, em tal regra, os consrcios firmados sob o regime de direito publicou ou privado, o que me leva a entender que a disposio legal se aplica a ambas as espcies de consrcios pblicos. Tambm no h distino no Decreto n. 6.017/2007, que, no 3, do art. 3, dispe que 2o Os consrcios pblicos, ou entidade a ele vinculada, podero desenvolver as aes e os servios de sade, obedecidos os princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade - SUS. Ou seja, o decreto se vale da expresso consrcios pblicos, sem diferenciar se constitudo sob personalidade de direito pblico (associao pblica) ou de direito privado. A ESAF, entretanto, fala em CONSRCIOS PBLICOS ou PRIVADOS. Vejam a sutileza: CONSRCIO PRIVADO no o mesmo que conscio pblico constitudo sob o regime de direito privado. Consrcio privado aquele constitudo por empresas, os conhecidos consrcios de empresas. Estes, se formados por empresas prestadoras de servio de sade, no esto obrigados a ser orientados pelas regras do SUS. Alis, a Lei n. 11.107/2005 nem versa sobre eles. Por isso, o gabarito da ESAF aponta o item como incorreto. Vejam que, para o item ser correto, deveria estar redigido na seguinte forma: Os consrcios pblicos (com personalidade jurdica de direito pblico ou de direito privado), na rea de sade, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade SUS. MUITA ATENO! O item III, portanto, est incorreto. Item IV O ltimo item afronta o disposto no 4, do art. 4, da Lei n.11.107/2005, sendo, portanto, incorreto: 4o Os entes da Federao consorciados, ou os com eles conveniados, podero cederlhe servidores, na forma e condies da legislao de cada um. O item IV, ento, est incorreto.

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

DE OLHO NA BANCA ESAF

DIREITO TRIBUTRIO

Vejam esse item de um concurso do MPOG de 2010: (ESAF 2010 MPOG) "as multas pelo descumprimento da obrigao tributria no so tributos, mas consideradas pelo CTN como obrigao tributria, ao lado do tributo, para que se submetam ao mesmo regime de constituio, discusso administrativa, inscrio em dvida ativa e execuo dos tributos." Fixem suas atenes nesse item. Ele bem interessante. O fundamento da resposta est no art. 113, 3, do CTN: " 3 A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria." A multa, portanto, no tem natureza tributria, mas integra a obrigao tributria principal! Vejamos mais um item cobrado pela ESAF. Trata-se de uma questo cobrada na prova de Auditor do Tesouro Nacional Prefeitura do RN, realizado no ano de 2008, abordando o importantssimo tema do lanamento tributrio. Quero destacar o item a da questo, porquanto envolve a discusso em torno da natureza do lanamento tributrio. Vejam a assertiva. a) O lanamento o ato administrativo declaratrio do crdito tributrio e constitutivo da obrigao tributria. Sua finalidade a de tornar lquido e certo o crdito tributrio j existente e constitudo por ocasio da ocorrncia do fato gerador. Comentrio: muita ateno para essa assertiva, porque ela demonstra o entendimento da ESAF com relao natureza do lanamento tributrio: declaratria da obrigao tributria e constitutiva do crdito tributrio, razo pela qual o item est incorreto. Parte da doutrina defende que o lanamento seria constitutivo tanto da obrigao quanto do crdito tributrio. Vejam, portanto, que no esse o entendimento adotado pela ESAF. A orientao adotada pela banca decorre de dois importantes artigos do CTN: Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria.

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. Art. 142. Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Vejam que para o legislador a obrigao tributria surge no momento da ocorrncia do fato gerador, ao passo que o crdito tributrio constitudo atravs do lanamento. Assim, no momento em que o lanamento procedido, a obrigao tributria j existia, j que sua realizao se d em momento posterior ocorrncia do fato gerador, de forma que h declarao de algo que j existia, a obrigao. O crdito, por outro lado, s nasce com o lanamento, o que nos leva concluso de que a autoridade fiscal o constitui quanto procede atividade administrativa vinculada de lanar. Simples, porm muitssimo importante: declara-se a obrigao, constitui-se o crdito. Muita ateno para isso!

Vejamos mais esse item cobrado pela ESAF. Trata-se tambm de assertiva abordada na prova de Auditor do Tesouro Nacional Prefeitura do RN, realizado no ano de 2008 que j divulguei ontem: b) A competncia atribuda autoridade administrativa para efetuar o lanamento no exclusiva, podendo a autoridade judiciria, quando constatado vcio formal, promover as devidas retificaes. Agora observem o ltimo Recortando o Direito Direito Tributrio (27/04/2012) Concluso: no esqueam de que a autoridade judiciria no realiza o lanamento, ela aprecia sua legalidade e determina que a autoridade fiscal, existido vcio, proceda-o novamente. Em uma prova subjetiva, abordar essa questo fundamental.

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Amigos, Gostaria de comentar hoje dois itens de uma questo de Direito Tributrio da ESAF cobrada no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal de 2003. Observem como importante estudar a jurisprudncia dos Tribunais Superiores. Eis os itens: 23- Entidade fechada de previdncia privada, que s confere benefcios aos seus filiados desde que eles recolham as contribuies pactuadas, goza de imunidade tributria? Segundo entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, filmes fotogrficos destinados composio de livros, jornais e peridicos esto abrangidos por imunidade tributria? A primeira assertiva tem como tema central a questo da imunidade aplicvel s entidades fechadas de previdncia social. A matria encontra-se pacificada no mbito da jurisprudncia do STF, atravs da Smula n. 730:

SMULA N 730 A IMUNIDADE TRIBUTRIA CONFERIDA A INSTITUIES DE ASSISTNCIA SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS PELO ART. 150, VI, "C", DA CONSTITUIO, SOMENTE ALCANA AS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDNCIA SOCIAL PRIVADA SE NO HOUVER CONTRIBUIO DOS BENEFICIRIOS. Observem que o STF entende que para que haja o gozo da imunidade tributria prevista no art. 150, VI, c, da CF/88 a entidade no pode cobrar contribuio dos beneficirios. O fundamento principal para tal entendimento de que o eventual carter contributivo em relao ao beneficirio desnaturaria a natureza assistencial da entidade. Lembrem-se de que as entidades de previdncia complementar envolvem as figuras do beneficirio e do patrocinador. O que no pode ocorrer a cobrana de contribuio dos beneficirios apenas. Muito cuidado com isso. O custeio deve ser apenas pelo patrocinador. A segunda assertiva versa sobre a imunidade cultural prevista no art. 150, VI, d, da CF/88. Tambm aborda entendimento sumulado do STF, consubstanciado na Smula 657:

10

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Smula 657 A IMUNIDADE PREVISTA NO ART. 150, VI, "D", DA CONSTITUIO FEDERAL ABRANGE OS FILMES E PAPIS FOTOGRFICOS NECESSRIOS PUBLICAO DE JORNAIS E PERIDICOS. O fundamento utilizado pelo STF o de que o papel fotogrfico constitui insumo equivalente ao papel, merecendo, pois, tratamento idntico a este. Exatamente por isso, o STF entende que: Tributrio. Imunidade conferida pelo art. 150, VI, "d" da Constituio. Impossibilidade de ser estendida a outros insumos no compreendidos no significado da expresso "papel destinado sua impresso". Precedentes do Tribunal. - Incabvel a condenao em honorrios advocatcios na ao de mandado de segurana, nos termos da Smula 512/STF. Agravos regimentais desprovidos. (RE 324600 AgR, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Primeira Turma, julgado em 03/09/2002, DJ 25-10-2002 PP-00047 EMENT VOL-02088-05 PP-01030) Ou seja, a imunidade no pode ser estendida a outros insumos no compreendidos no significado da expresso papel destinado sua impresso. Portanto, a dica : fiquem de olho nas Smulas.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

11

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

DE OLHO NA JURISPRUDNCIA DIREITO ADMINISTRATIVO


Desapropriao Indireta: prazo prescricional. Quanto ao prazo prescricional para indenizao por desapropriao indireta, o Superior Tribunal de Justia tem entendido que a ao indenizatria decorrente de desapropriao indireta prescreve em 20 (vinte) anos. Recente precedente: AgRg no AREsp 65.995/RS. Concesso de Servio Pblico: telefonia. Segundo o Superior Tribunal de Justia, legtima a cobrana de tarifa bsica pelo uso dos servios de telefonia fixa. (Smula n. 356). Precedente recente: REsp 1254926/SP. Concurso Pblico: direito nomeao. Vejam recente precedente do Superior Tribunal de Justia que reafirma a orientao no sentido da existncia de direito lquido e certo nomeao de candidatos aprovados dentro do nmero de vagas previsto no edital. Por outro lado, eventuais vagas criadas/surgidas no decorrer da vigncia do concurso pblico, por si s, geram apenas mera expectativa de direito ao candidato aprovado em concurso pblico, pois o preenchimento das referidas vagas est submetido discricionariedade da Administrao Pblica. Entretanto, tal expectativa de direito transformada em direito subjetivo nomeao do candidato aprovado se, no decorrer do prazo de validade do edital, houver a contratao precria de terceiros para o exerccio dos cargos vagos, salvo situaes excepcionais plenamente justificadas pela Administrao, de acordo com o interesse pblico. (AgRg nos EDcl nos EDcl no Ag 1398319/ES) A respeito da denunciao lide no caso de ao proposta por particular em face do Estado, fundado em sua responsabilidade civil objetiva, vejam precedente do final do ano de 2011, em que a Segunda Turma do STJ se manifestou no sentido da desnecessidade de denunciao da lide em matria de responsabilidade civil objetiva do Estado.

12

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL. CONCLUSES DO TRIBUNAL DE ORIGEM. REVISO. IMPOSSIBILIDADE. INCIDNCIA DA SMULA N. 7 DO STJ. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR ATO ILCITO PRATICADO POR AGENTE PBLICO QUE, NESSA QUALIDADE, CAUSA DANO A TERCEIRO. DENUNCIAO DA LIDE. FACULDADE. 1. Sobre a alegada contrariedade aos arts. 186 e 403 do Cdigo Civil, nota-se que a reviso do valor fixado a ttulo de danos morais encontra bice na Smula n. 7/STJ, uma vez que este fora estipulado em razo das peculiaridades do caso concreto, a exemplo, a capacidade econmica do ofensor e do ofendido, a extenso do dano, o carter pedaggico da indenizao. 2. No demais lembrar que, segundo a jurisprudncia deste Tribunal, a reviso do valor a ser indenizado somente possvel quando exorbitante ou irrisria a importncia arbitrada, em violao dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, o que no se observa in casu diante da quantia fixada em R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Precedentes. 3. Quanto aludida ofensa ao art. 76 do CPC, tambm no prospera a alegao do recorrente, em virtude de esta Corte ter pacificado-se no sentido da desnecessidade de denunciao da lide em matria de responsabilidade civil objetiva do Estado. Precedentes. 4. Agravo regimental no provido. (AgRg no AREsp 60.305/CE, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 22/11/2011, DJe 01/12/2011) Natureza Jurdica da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e sua posio na Administrao Pblica: Muito cuidado com questes que envolvam a natureza jurdica da OAB. Isto porque se por um lado se reconhece natureza autrquica ampla maioria dos Conselhos Profissionais (CRM, CRP, CREA etc.), em relao OAB o entendimento do STF distinto. Na ADI 3026, o STF reconheceu que a OAB: - no uma entidade da Administrao Indireta da Unio; - um servio pblico independente, categoria mpar no elenco das personalidades jurdicas existentes no direito brasileiro; - no est includa na categoria na qual se inserem essas que se tem referido como autarquias especiais; - no est sujeita a controle da Administrao, nem a qualquer das suas partes est vinculada; - no h ordem de relao ou dependncia entre a OAB e qualquer rgo pblico. - no pode ser tida como congnere dos demais rgos de fiscalizao profissional.

13

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Concesso de Servios Pblicos: inadimplemento por parte do usurio. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia consolidou-se no sentido de que a contraprestao pela oferta de servio de gua no tem natureza jurdica de obrigao propter rem na medida em que no se vincula titularidade do imvel. Assim, o inadimplemento do usurio, ou seja, de quem efetivamente obteve a prestao do servio.(AgRg no AREsp 93.156/SP, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 13/03/2012, DJe 19/03/2012) (grifou-se) (omitiu-se) Desapropriao Indireta: promessa de compra e venda x direito dos promissrios compradores a recebimento de indenizao. Vejam recente precedente do STJ (Segunda Turma), noticiado no Informativo 493, que reconhece aos promitentes compradores de imvel direito indenizao decorrente de desapropriao indireta: DESAPROPRIAO INDIRETA. ESBULHO. PROMESSA DE COMPRA E VENDA NO REGISTRADA. INDENIZAO. A Turma negou provimento ao recurso ao reafirmar que, em se tratando de desapropriao indireta, a promessa de compra e venda, ainda que no registrada no cartrio de imveis, habilita os promissrios compradores a receber a indenizao pelo esbulho praticado pelo ente pblico. Consignou-se que a promessa de compra e venda constitui negcio jurdico, sendo imanentes a ele direitos, deveres, obrigaes, excees e demais categorias eficaciais. Portanto, o registro no interfere na relao de direito obrigacional, apenas produz eficcia perante terceiros que no participaram do contrato. Ademais, possuem direito indenizao o titular do domnio, o titular do direito real limitado e o detentor da posse. Precedente citado: REsp 769.731-PR, DJ 31/5/2007. REsp 1.204.923-RJ, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 20/3/2012. (informativo 493 Segunda Turma) CONCESSO DE SERVIO PBLICO FORNECIMENTO DE GUA E ENERGIA EXISTNCIA DE DBITOS SUSPENSO. O STJ j consolidou o entendimento no sentido de ser legal a suspenso do servio de fornecimento de gua ou de energia pelo inadimplemento do consumidor, desde que procedido ao aviso prvio, exceto quanto aos dbitos antigos. Estes ltimos o STJ entende que so passveis de cobrana pelas vias ordinrias. Assim, no lcito concessionria interromper o fornecimento de energia eltrica por dvida pretrita, a ttulo de recuperao de consumo, em face da existncia de outros meios legtimos de cobrana de dbitos antigos no-pagos. (AgRg no AREsp 102.600/RS)

14

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

VALORES RECEBIDOS POR SERVIDOR PBLICO - BOA-F. Vejam recente deciso do STJ que reafirma o entendimento no sentido de que no devida a restituio dos valores recebidos de boa-f pelo servidor pblico ou pensionista,em decorrncia de equvoco ou m aplicao da lei pela Administrao, ou ainda, por erro administrativo operacional AgRg no AREsp 74.372/SC, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/02/2012, DJe 27/02/2012) O principal fundamento para tal entendimento reside na natureza alimentar das verbas recebidas. o que ocorre tambm na hiptese de funcionrios de fato. Por oportuno, lembre-se que a figura do funcionrio de fato (servidor cuja investidura padece de algum vcio) no se confunde com a do usurpador de funo pblica, que no possui qualquer vnculo com a administrao pblica. NATUREZA DO ATO CONCESSIVO DE APOSENTADORIA: Em diversos precedentes o STJ vem confirmando o entendimento de que o ato de aposentadoria consubstancia ato administrativo complexo, aperfeioando-se somente com o registro perante o Tribunal de Contas. Submetido a condio resolutiva, no se operam os efeitos da decadncia antes da vontade final da Administrao." Tal entendimento tambm sufragado pelo STF: MS n. 25.072/DF, Tribunal Pleno, Rel. Min.MARCO AURLIO, DJ de 27/04/2007. Muita ateno para tal orientao jurisprudencial, por envolver dois importantes temas: a) natureza do ato de aposentadoria: complexo, segundo o entendimento adotado pelo STF e STJ; b) decadncia: cujos efeitos no se operam antes da vontade final do Tribunal de Contas. AO DE DESAPROPRIAO: VALOR DA INDENIZAO. O tema da desapropriao recorrente em provas, bem como rico em decises no mbito da jurisprudncia. A respeito do valor da indenizao, vejam recente notcia veiculada no Informativo n. 494, do STJ, que reafirma o entendimento no sentido de que, nas aes de desapropriao, o valor da indenizao contemporneo data da avaliao judicial. Muita ateno nesse julgado da Segunda Turma: DESAPROPRIAO. VALOR DA INDENIZAO. DATA DA AVALIAO. A Turma, por maioria, reafirmou o entendimento de que, nas aes de desapropriao - a teor do disposto no artigo 26 do DL n. 3.365/1941 - o valor da indenizao ser contemporneo data da avaliao judicial, no sendo relevante a data em que ocorreu a imisso na posse, tampouco a data em que se deu a vistoria do expropriante. Precedentes citados: REsp 1.195.011-PR, DJe 14/2/2011, e REsp 1.035.057-GO, DJe 8/9/2009. REsp 1.274.005-MA, Rel. originrio Min. Mauro Campbell Marques, Rel. para acrdo Min. Castro Meira, julgado em 27/3/2012.

15

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO: VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICINCIA FSICA, EXAME PSICOTCNICO, INTERVENO JUDICIAL. Outro tema bastante discutido na jurisprudncia o dos concursos pblicos. So incontveis as discusses levadas apreciao do Poder Judicirio, as quais, com frequncia, so objeto de cobrana dos examinadores. Trago para vocs trs pontos que se encontram consolidados e que foram objeto de decises recentes do STF e do STJ. O primeira concerne previso de vagas para portadores de deficincia fsica. O STF, no julgamento do AG. REG. NO RE N. 440.988-DF, reafirmou o entendimento no sentido de que a reserva de vagas para portadores de deficincia deve ater-se aos limites da lei, na medida da viabilidade das vagas oferecidas, no sendo possvel seu arredondamento no caso de majorao das porcentagens mnima e mxima previstas. Quanto ao exame psicotcnico, exigido em alguns concursos pblicos, o STJ, em reiteradas decises, adota o entendimento de que sua legalidade em provas de concurso pblico est submetida a previso legal e no deve ostentar carter subjetivo e sigiloso. A propsito, recente deciso proferida no AgRg no AREsp 111.010/DF, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES. Por fim, tema de no menos importncia diz respeito aos limites da interveno do Poder Judicirio quanto aos atos das bancas examinadoras. Em recente julgado (AgRg no REsp 1301144/RJ), o STJ reafirmou sua jurisprudncia no sentido de que a interveno do Judicirio no controle dos atos de banca examinadora em concurso pblico est restrita ao exame da legalidade do procedimento, no lhe cabendo substituir-se referida banca para reexaminar o contedo das questes formuladas ou os critrios de correo das provas. Muita ateno para esses temas. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA X ILEGALIDADE. Por fim, destaco para vocs recente deciso do STJ, que, por didtica, merece ser lembrada. No AgRg no AREsp 66.764/MT, o STJ manifestou-se no sentido de que "no se pode confundir improbidade com simples ilegalidade. A improbidade ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo da conduta do agente. Por isso mesmo, a jurisprudncia do STJ considera indispensvel, para a caracterizao de improbidade, que a conduta do agente seja dolosa, para a tipificao das condutas descritas nos artigos 9 e 11 da Lei 8.429/92, ou pelo menos eivada de culpa grave, nas do artigo 10" Trata-se de deciso que refora o entendimento veiculado no AIA 30/AM. @MarcosPFN Marcos Aurlio Oliveira marcosaurelioce@gmail.com

16

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. O tema do processo administrativo disciplinar tem sido cada vez mais recorrente em informativos do Superior Tribunal de Justia. Os questionamentos levados apreciao do Tribunal giram principalmente em torno da aplicao dos princpios do contraditrio e da ampla defesa e de aspectos formais exigidos no procedimento em que se apura a falta disciplinar de agente pblico. Reputo tema que merece ateno na preparao para concursos. Por isso, gostaria de trazer para vocs recente precedente da Terceira Turma, noticiado no Informativo n. 494, do STJ, em que alguns entendimentos esto colocados de forma bastante didtica e direta. Cuida-se da deciso proferida no MS 14.797-DF, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 28/3/2012. Nesse julgado, restaram confirmados os seguintes entendimentos: a) inexigibilidade da narrativa minuciosa dos fatos na portaria inaugural do processo disciplinar, tendo em vista que a finalidade principal do mencionado ato dar publicidade designao dos agentes responsveis pela instruo do feito; b) o art. 149 da Lei n. 8.112/1990 reza que apenas o presidente do colegiado tenha a mesma hierarquia, seja ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou tenha escolaridade igual ou superior do indiciado, mas no dos demais membros da comisso. c) no h nulidade na ausncia de termo de compromisso do secretrio da comisso, uma vez que a nomeao para a funo de membro de comisso de PAD decorre da prpria lei e recai sobre servidor pblico, cujos atos gozam da presuno de veracidade; d) Quanto ao aproveitamento, em PAD, de prova licitamente obtida mediante o afastamento do sigilo telefnico em investigao criminal ou ao penal, o STJ tem aceito a sua utilizao, desde que autorizada a sua remessa pelo juzo responsvel pela guarda dos dados coletados, devendo ser observado, no mbito administrativo, o contraditrio. e) A realizao do PAD compete ao rgo ou entidade pblica ao qual o servidor encontra-se vinculado no momento da infrao, at porque esse ente o que est mais prximo dos fatos, e possui, em todos os sentidos, maior interesse no exame de tais condutas. MUITA ATENO para esses entendimentos.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

17

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

DESAPROPRIAO CONFISCATRIA. Entre as diversas formas de desapropriao previstas no ordenamento jurdico (ordinria, urbana, rural etc.), a nica que no resulta em indenizao em favor do particular a prevista no art. 243, da CF/88, por fora do qual as glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. No RE 543974, Relator(a): Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 26/03/2009, foi colocado apreciao do Supremo Tribunal Federal a questo atinente abrangncia da desapropriao confiscatria nas hipteses em que as culturas ilegais de plantas psicotrpicas abarcarem apenas parte da propriedade. Na oportunidade, o STF entendeu que gleba, no artigo 243 da Constituio do Brasil, s pode ser entendida como a propriedade na qual sejam localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas. O preceito no refere reas em que sejam cultivadas plantas psicotrpicas, mas as glebas, no seu todo. Trata-se de julgado MUITO IMPORTANTE! Dito de outra forma, a desapropriao, ainda que a plantao ilcita alcance apenas parte da propriedade, deve alcanar toda ela. Eis a ementa da deciso: EMENTA: RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. EXPROPRIAO. GLEBAS. CULTURAS ILEGAIS. PLANTAS PSICOTRPICAS. ARTIGO 243 DA CONSTITUIO DO BRASIL. INTERPRETAO DO DIREITO. LINGUAGEM DO DIREITO. LINGUAGEM JURDICA. ARTIGO 5, LIV DA CONSTITUIO DO BRASIL. O CHAMADO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE. 1. Gleba, no artigo 243 da Constituio do Brasil, s pode ser entendida como a propriedade na qual sejam localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas. O preceito no refere reas em que sejam cultivadas plantas psicotrpicas, mas as glebas, no seu todo. 2. A gleba expropriada ser destinada ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos. 3. A linguagem jurdica corresponde linguagem natural, de modo que nesta, linguagem natural, que se h de buscar o significado das palavras e expresses que se compem naquela. Cada vocbulo nela assume significado no contexto no qual inserido. O sentido de cada palavra h de ser discernido em cada caso. No seu contexto e em face das circunstncias do caso. No se pode atribuir palavra qualquer sentido distinto do que ela tem em estado de dicionrio, ainda que no baste a consulta aos dicionrios, ignorando-se o contexto no qual ela usada, para que esse sentido seja em cada caso discernido. A interpretao/aplicao do direito se faz no apenas a partir de elementos colhidos do texto normativo [mundo do dever-ser], mas tambm a partir de elementos do caso ao qual ser ela aplicada, isto , a partir de dados da realidade [mundo do ser]. 4. O direito, qual ensinou CARLOS MAXIMILIANO, deve ser interpretado "inteligentemente, no de modo que a ordem legal envolva um absurdo, prescreva inconvenincias, v ter a concluses inconsistentes ou impossveis". 5. O entendimento sufragado no acrdo recorrido no pode ser acolhido, conduzindo ao absurdo de expropriar-se 150 m2 de

18

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

terra rural para nesses mesmos 150 m2 assentar-se colonos, tendo em vista o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos. 6. No violao do preceito veiculado pelo artigo 5, LIV da Constituio do Brasil e do chamado "princpio" da proporcionalidade. Ausncia de "desvio de poder legislativo" Recurso extraordinrio a que se d provimento. (RE 543974, Relator(a): Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 26/03/2009, DJe-099 DIVULG 28-05-2009 PUBLIC 29-05-2009 EMENT VOL-02362-08 PP-01477 RTJ VOL-00209-01 PP-00395)

LEI

DE IMPROBIDADE POLTICOS.

ADMINISTRATIVA:

APLICAO

AOS

AGENTES

Outro tema bastante recorrente em provas, e que, por isso venho abordando bastante, o da Improbidade Administrativa. Quero lembr-los que, apesar de ser tema ainda bastante debatido a nvel doutrinrio, o Superior Tribunal de Justia e o Supremo Tribunal Federal vem entendendo perfeitamente possvel a aplicao da Lei de Improbidade Administrativa aos agentes polticos. A propsito, deciso do STJ do final do ano passado (AgRg no REsp 1220011/PR, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 22/11/2011, DJe 06/12/2011) confirma este entendimento. Da ementa cabe destacar o seguinte trecho: II - O posicionamento adotado pela Corte de origem se afina com o deste Sodalcio Superior no sentido de que perfeitamente possvel a aplicao da lei de improbidade administrativa aos agentes polticos. Precedentes: Rcl n 2.790/SC, Rel. Min. TEORI ALBINO ZAVASCKI, CORTE ESPECIAL, DJe de 04/03/2010; AgRg no REsp n 1.189.265/MS, Rel. Min. HUMBERTO MARTINS, DJe de 14/02/2011. Incidncia do verbete sumular n 83/STJ.

) RENOVAO DE CONTRATO DE CONCESSO SEM LICITAO.


As bancas de concurso esto cada vez mais preocupadas em cobrar questionamentos que envolvam mais de um ramo do Direito. Em recentes julgados, o STJ tem reafirmado o entendimento no sentido de que a renovao do contrato de concesso sem observncia da exigncia de licitao pblica impinge o contrato de nulidade durante todo o perodo de renovao, de forma que o prazo decadencial da ao civil pblica destinada a anul-lo no se conta, portanto, do ato de renovao. Dito de outra forma, a pecha de ilegalidade, por ausncia do procedimento licitatrio, contamina toda a renovao contratual. Vejam, a propsito, o recente julgado proferido no REsp 1238478/RS, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, julgado em 13/03/2012:

19

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. CONCESSO DE RODOVIRIA. PRORROGAO SEM LICITAO. PRESCRIO/DECADNCIA. INEXISTNCIA. ATO JURDICO PERFEITO. INCOMPETNCIA DO STJ. 1. Trata-se, na origem, de Ao Civil Pblica na qual se debate a prorrogao de concesso pblica para explorao de rodoviria de So Sebastio do Ca sem licitao. A sentena de procedncia foi mantida pelo Tribunal de origem. 2. A parte alega ter sido violado o art. 535, II, do CPC, mas no aponta, de forma clara, o vcio em que teria incorrido o acrdo impugnado. Smula 284/STF. No obstante, o Tribunal de origem julgou integralmente a lide e solucionou a controvrsia, tal como lhe foi apresentada. 3. O dissdio jurisprudencial no foi caracterizado na forma exigida pelo art. 541, pargrafo nico, do CPC c.c. art. 255, 1 e 2, do RISTJ, uma vez que o acrdo recorrido e o paradigma partem de premissas fticas distintas. 4. O ato administrativo de prorrogao do contrato de concesso estende seus efeitos no tempo, ou seja, suas consequncias e resultados sucedem por toda sua durao, de maneira que seu trmino deve ser estabelecido como marco inicial da prescrio da Ao Civil Pblica. Precedentes do STJ. 5. Invivel a discusso sobre a ofensa ao art. 6, 1 e 2, da LICC, porquanto tem natureza eminentemente constitucional. A matria tambm envolve debate sobre legislao estadual (Smula 280/STF). Precedentes do STJ. 6. "A renovao do contrato de concesso sem a regular licitao, traz como consequncia a perpetuao da alegada irregularidade durante o perodo de renovao, devendo ser afastada a decadncia de ao civil pblica ajuizada no perodo" (AgRg no AgRg no Ag 1.104.333/RS, Rel. Min. Francisco Falco, Primeira Turma, julgado em 26.5.2009, DJe 10.6.2009.) 7. Recurso Especial no provido. (REsp 1238478/RS, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 13/03/2012, DJe 12/04/2012) Merecem destaques os seguintes trechos da ementa: 4. O ato administrativo de prorrogao do contrato de concesso estende seus efeitos no tempo, ou seja, suas consequncias e resultados sucedem por toda sua durao, de maneira que seu trmino deve ser estabelecido como marco inicial da prescrio da Ao Civil Pblica. Precedentes do STJ. 6. "A renovao do contrato de concesso sem a regular licitao, traz como consequncia a perpetuao da alegada irregularidade durante o perodo de renovao, devendo ser afastada a decadncia de ao civil pblica ajuizada no perodo" (AgRg no AgRg no Ag 1.104.333/RS, Rel. Min. Francisco Falco, Primeira Turma, julgado em 26.5.2009, DJe 10.6.2009.) Muito cuidado com esse tema.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

20

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

IMPROBIDADE

ADMINISTRATIVA SUBJETIVO DA CONDUTA.

DEMONSTRAO

DO

ELEMENTO

O tema da improbidade administrativa, no me canso de repetir, de importncia mpar em provas de concurso pblico. A respeito do elemento subjetivo que deve ser comprovado pelo autor da ao de improbidade administrativa, o STJ tem, em reiteradas decises, asseverado que a tipificao da conduta do agente como incurso nas previses da LIA necessria a demonstrao do elemento subjetivo, consubstanciado pelo dolo para os tipos previstos nos arts. 9 (enriquecimento ilcito) e 11 (violao dos princpios da Administrao Pblica) e, ao menos, pela culpa nas hipteses do art. 10 (prejuzo ao errio). V-se, portanto, que inexiste responsabilidade objetiva no mbito dos atos de improbidade, porquanto a prpria Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92) exige a demonstrao do elemento subjetivo da conduta, o que reforado pela jurisprudncia. A respeito, vejam recente notcia veiculada no Informativo n. 495, do Superior Tribunal de Justia: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ART. 11, I, DA LIA. DOLO. A Turma, por maioria, deu provimento ao recurso para afastar a condenao dos recorrentes nas sanes do art. 11, I, da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) sob o entendimento de que no ficou evidenciada nos autos a conduta dolosa dos acusados. Segundo iterativa jurisprudncia desta Corte, para que seja reconhecida a tipificao da conduta do agente como incurso nas previses da LIA necessria a demonstrao do elemento subjetivo, consubstanciado pelo dolo para os tipos previstos nos arts. 9 (enriquecimento ilcito) e 11 (violao dos princpios da Administrao Pblica) e, ao menos, pela culpa nas hipteses do art. 10 (prejuzo ao errio). No voto divergente, sustentou o Min. Relator Teori Zavascki que o reexame das razes fticas apresentadas no dito condenatrio pelo tribunal a quo esbarraria no bice da Sm. n. 7 desta Corte, da mesma forma, a reviso da pena fixada com observncia dos princpios da proporcionalidade e da razoabilidade. REsp 1.192.056-DF, Rel. originrio Min. Teori Albino Zavascki, Rel. para o acrdo Min. Benedito Gonalves, julgado em 17/4/2012. (Informativo 495 Primeira Turma)

INDEPENDNCIA ENTRE INSTNCIAS ADMINISTRATIVA E PENAL.


Embora seja tema h muito consolidado, importante relembrar o entendimento no sentido de que, em matria de responsabilidade dos agentes pblicos, so independentes as instncias penal e administrativa, de forma que as decises prolatadas em uma, via de regra, no interferem no mbito de cognio da outra.

21

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Duas excees so lembradas pela jurisprudncia: as hipteses de absolvio na esfera penal por ausncia de autoria e inexistncia do fato tpico. Apenas nesses dois casos temse reconhecido que a esfera penal repercute na esfera administrativa. Trata-se, alis, de concluso bvia, porquanto se o fato no ocorreu ou o agente pblico efetivamente no o praticou, seria incongruente responsabiliz-lo na esfera administrativa. Em deciso do final do ano passado o STJ reiterou o entendimento no sentido de que a absolvio na esfera criminal, por ausncia de prova nos autos relativa ao fato de ter o acusado concorrido para a infrao penal, no tem o condo de excluir a condenao administrativa. Vejam a ementa da deciso: ADMINISTRATIVO. MILITAR. RECURSO ESPECIAL. POLICIAL MILITAR. MANDADO DE SEGURANA. REINTEGRAO AO CARGO. SENTENA ABSOLVITRIA COM FUNDAMENTO NO ART. 439, C, DO CPPM. DIREITO LQUIDO E CERTO. AUSNCIA. 1. O STJ pacificou entendimento no sentido de que a absolvio na esfera criminal, por ausncia de prova nos autos relativa ao fato de ter o acusado concorrido para a infrao penal, no tem o condo de excluir a condenao administrativa. 2. Recurso especial a que se nega provimento. (REsp 1028436/SP, Rel. Ministro ADILSON VIEIRA MACABU (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RJ), QUINTA TURMA, julgado em 15/09/2011, DJe 17/11/2011)

RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO.


Em concursos pblicos, especialmente para preenchimento de cargos da Advocacia Pblica, sobressai importantssimo o tema da responsabilidade extracontratual do Estado. A respeito de tal tema, gostaria de destacar dois entendimentos do STJ, um deles j sumulado. O primeiro diz respeito questo ao nexo de causalidade que deve ser comprovado no mbito das aes de responsabilidade extracontratual. Dado seu carter didtico, fao questo de destacar para vocs trecho da ementa da deciso do STJ proferida no REsp 1198829/MS, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, PRIMEIRA TURMA, julgado em 05/10/2010, DJe 25/11/2010: 3. Relativamente ao elemento normativo do nexo causal em matria de responsabilidade civil, vigora, no direito brasileiro, o princpio de causalidade adequada (ou do dano direto e imediato), cujo enunciado pode ser decomposto em duas partes: a primeira (que decorre, a contrario sensu, do art. 159 do CC/16 e do art 927 do CC/2002, que fixa a indispensabilidade do nexo causal), segundo a qual ningum pode ser responsabilizado por aquilo a que no tiver dado causa; e a outra (que decorre do art. 1.060 do CC/16 e do art. 403 do CC/2002, que fixa o contedo e os limites do nexo causal) segundo a qual somente se considera causa o evento que produziu direta e concretamente o resultado danoso.

22

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Quanto ao entendimento j sumulado no mbito da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, destaco a Smula n. 54, por fora da qual para as hipteses de condenao em aes de responsabilidade extracontratual os juros de mora incidem desde a data do evento danoso (no da data do trnsito em julgado da sentena condenatria, como, por exemplo, nas repeties de indbito tributrio).

REGISTRO DE DIPLOMAS EXPEDIDOS NO EXTERIOR.


A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia considera que "o registro, no Brasil, de diplomas expedidos por entidades de ensino estrangeiras est submetido ao regime jurdico vigente data da sua expedio e no ao da data do incio do curso a que se referem" (REsp 880.051/RS, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ 29/03/2007 - grifado).

AUTORIZAO AO ADVOGADO GERAL DA UNIO PARA DETERMINAR O


EXERCCIO PROVISRIO DE PROCURADORES FEDERAIS EM SEU GABINETE. Para os candidatos ao cargo de Advogado da Unio, ateno para o precedente do Superior Tribunal de Justia no MS 10.272/DF, Rel. Ministro VASCO DELLA GIUSTINA, que esclarece os seguintes pontos: A Lei Orgnica da Advocacia-Geral da Unio (LC 73/93), combinada com a Lei 10.480/02, aliadas, ainda, ao Parecer Normativo GQ-162 AGU, aprovado pelo Presidente da Repblica, autorizam o Advogado-Geral da Unio a determinar o exerccio provisrio de Procuradores Federais em seu gabinete. A natureza jurdica da Procuradoria-Geral Federal refoge teoria clssica de organizao administrativa, no podendo ser definida, em todos os seus aspectos, nem como entidade na administrao indireta, nem como rgo da administrao direta. A natureza jurdica de determinado ente ou rgo pode se constituir em vetor inicial indicativo para o legislador na elaborao de suas competncias administrativas, mas no em fonte normativa nica, capaz de legitimar direitos ou vincular a atuao administrativa. Quem determina, de fato, a organizao e estrutura da Administrao Pblica, a Lei. As funes desempenhadas no Gabinete do Advogado-Geral da Unio no se equiparam s funes institucionais estabelecidas para os Advogados da Unio, tornando-se imprprio o entendimento de que o aproveitamento de Procuradores Federais naquele gabinete ensejaria desvio de funo. No desarrazoado que ordenamento jurdico autorize, por meio de Lei, que o Advogado-Geral da Unio, altura de seu status de Ministro de Estado, possa discricionariamente indicar as pessoas que iro assessor-lo em seu gabinete no desempenho de suas funes. Se o Advogado-Geral da Unio est autorizado a requisitar qualquer servidor dos rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal, independentemente da titulao exercida, a fortiori, poder ele dispor, notoriamente, da capacidade funcional dos membros da categoria irm dos Advogados da Unio, que a dos Procuradores Federais, para o exerccio de atividades em seu gabinete, mesmo porque a seleo do staff, para o assessoramento direto em confiana, est inserida no campo discricionrio daquela

23

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

autoridade poltica, no sendo cargo privativo de nenhuma categoria Muita ateno nesses pontos do julgado. Eles trazem uma sria de informaes importantes acerca do tema.

DE OLHO NA JURISPRUDNCIA DIREITO TRIBUTRIO O art. 170-A, do CTN, exige que a compensao tributria pressupe o trnsito em
julgado da deciso que reconhece o crdito em favor do sujeito passivo. O Superior Tribunal de Justia, no julgamento do REsp 1164452/MG, submetido ao rito do art. 543-C do CPC, sedimentou o entendimento de que a limitao imposta pelo art. 170-A, do CTN deve ser aplicada s causas iniciadas posteriormente sua vigncia. Ateno. Dica de tributos em espcie. A jurisprudncia do STJ no sentido de que incide o ITR e, no, o IPTU sobre imveis nos quais so comprovadamente utilizados em explorao extrativa, vegetal, agrcola, pecuria ou agroindustrial, ainda que localizados em reas consideradas urbanas por legislao municipal. (REsp 1112646/SP). O instituto da denncia espontnea (art. 138 do CTN) no se aplica nos casos de parcelamento de dbito tributrio (REsp .102.577/DF. Para que o sujeito passivo se beneficie da excluso de responsabilidade por infrao em razo de denncia espontnea imprescindvel o pagamento integral do tributo acrescido de juros de mora. O STJ entende que a denncia espontnea exclui a multa de ofcio e a multa de mora.

Crditos Escriturais de IPI Correo Monetria:


A respeito da atualizao monetria dos crditos escriturais de IPI, o STF tem entendido seu cabimento apenas em duas hipteses: expressa previso legal ou resistncia da Fazenda pretenso do contribuinte quanto sua utilizao. Lembrando que os crditos escriturais so aqueles obtidos no regime constitucional da no-cumulatividade do IPI. Vejam recente precedente do STF que confirma tal orientao: Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. CONSTITUCIONAL. TRIBUTRIO. IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. CUMULATIVIDADE. CRDITO EXTEMPORNEO. ESCRITURAO. CORREO MONETRIA. CABIMENTO. Segundo jurisprudncia desta Corte, a aplicao de correo monetria aos crditos escriturais do IPI utilizados ou registrados tardiamente depende de lei autorizadora ou de prova quanto ao obstculo injustamente posto pelas autoridades fiscais pretenso do contribuinte. No caso em exame, o Tribunal de origem reconheceu expressamente a conduta injusta da administrao, representada pelo atraso injustificado na apreciao de pedido de compensao. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (AI 736148 AgR, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 06/03/2012, ACRDO ELETRNICO DJe-057 DIVULG 19-03-2012 PUBLIC 20-03-2012)

24

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Iniciativa de lei em matria tributria: exclusividade do Chefe de Pode Executivo.


Embora seja posio firmada h muito no STF, bastante abordada em provas. Entende o Pretrio Excelso que a iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo em matria tributria aplicvel somente aos Territrios (art. 61, 2, b da Constituio). Vejam recente precedente que reafirma tal entendimento. O julgado abaixo tambm bastante interessante, por tratar dos limites constitucionais concesso de benefcios fiscais, em razo do balizamento do princpio da isonomia. Ementa: TRIBUTRIO. FINANCEIRO. ISENO DO PAGAMENTO DE ZONA AZUL CONCEDIDA AOS AGENTES FISCAIS DA UNIO, DO ESTADO DE SO PAULO E DO MUNICPIO DE SO PAULO. CARACTERIZAO COMO PREO PBLICO PELO ACRDO RECORRIDO. VCIO DE INICIATIVA. COMPETNCIA EXCLUSIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO. ARGUMENTO PELA CARACTERIZAO COMO TRIBUTO. INICIATIVA DE LEI COMPARTILHADA COM O PODER LEGISLATIVO. IRRELEVNCIA NO CASO CONCRETO. AGRAVO REGIMENTAL. 1. Segundo a orientao firmada por esta Suprema Corte, a iniciativa do Chefe do Poder Executivo em matria tributria aplicvel somente aos Territrios (art. 61, 2, b da Constituio). 2. Contudo, ainda que o valor cobrado com o objetivo de ordenar o estacionamento de veculos em locais pblicos (zona azul) fosse classificado como tributo, seria necessrio justificar a necessidade e a adequao do benefcio concedido, em razo de a Constituio no tolerar a quebra da isonomia (concesso de benefcios odiosos), bem como exigir a adoo de cautelas oramentrias (estimativa da renncia e eventuais medidas destinadas a contrabalancear a perda de arrecadao). 3. A parte-agravante no demonstrou o atendimento desses requisitos constitucionais imprescindveis para validar a exonerao tributria. 4. Ademais, a exonerao em exame afeta diretamente a competncia dos Chefes dos Poderes Executivos federal, estadual e municipal de organizar a atividade de fiscalizao. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (RE 492816 AgR, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 06/03/2012, ACRDO ELETRNICO DJe-058 DIVULG 20-03-2012 PUBLIC 21-032012)

Tributos indiretos (ICMS): imunidades contribuinte de fato x contribuinte de direito.


Vejam o entendimento do STF em matria de imunidades com relao ao ICMS (tributo indireto). A anlise da viabilidade do gozo da imunidade se faz em relao ao contribuinte de direito, no ao contribuinte de fato. Existem inmeros outros precedentes nesse sentido. Muito cuidado com esse tema: Ementa: TRIBUTRIO. ICMS. SERVIOS DE ENERGIA ELTRICA. MUNICPIO. CONTRIBUINTE DE FATO. IMUNIDADE RECPROCA. ART. 150, VI, A, DA CONSTITUIO. INAPLICABILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. I - A imunidade do art. 150, VI, a, da Constituio somente se aplica ao imposto incidente sobre servio, patrimnio ou renda do prprio ente beneficiado, na qualidade de contribuinte de direito. II - Como o Municpio no contribuinte de direito do ICMS relativo a servios de energia eltrica, no tem o benefcio da imunidade em questo, uma vez que esta no alcana o contribuinte de fato. Precedentes. III Agravo regimental improvido. (ARE 663552 AgR,

25

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Segunda Turma, julgado em 28/02/2012, ACRDO ELETRNICO DJe-051 DIVULG 09-03-2012 PUBLIC 12-03-2012) (grifou-se)

Execuo Fiscal Penhora On-line: esgotamento das medidas destinadas


localizao de bens penhorveis. O STJ consolidou o entendimento no sentido de que, em sede de execuo fiscal, a Fazenda Pblica, a partir da Lei n. 11.382/2006, no precisa esgotar todas as medidas de persecuo patrimonial para que possa requer a penhora on-line. Precedente recente que confirma tal entendimento: AgRg no REsp 1297961/ES. Muito cuidado porque tal entendimento ressalta expressamente que a inexigibilidade de esgotamento patrimonial s se aplica s constries posteriores Lei n. 11.382/2006, que incluiu o art. 655-A, do CPC. Caso sejam anteriores, exige-se da Fazenda o esgotamento das medidas persecutrias. Em concursos para a Advocacia Pblica, o conhecimento desse entendimento fundamental.

Execuo Fiscal: penhora sobre o faturamento.


A jurisprudncia do STJ aceita de forma pacfica a jurisprudncia sobre o faturamento da sociedade empresria em execuo fiscal. Condiciona, entretanto, a medida a dois requisitos: a) o atendimento das condies previstas na legislao processual (arts. 655A, 3, do CPC); b) o percentual fixado no tornar invivel o exerccio da atividade empresarial (proporcionalidade).

Execuo Fiscal Multa Administrativa: prescrio.


Aps bastante celeuma, o STJ consolidou o entendimento, sob o regime do art. 543-C do CPC, de que de cinco anos o prazo prescricional para o ajuizamento da execuo fiscal de cobrana de multa de natureza administrativa, contado do momento em que se torna exigvel o crdito (artigo 1 do Decreto 20.910/32). Assim, versando a execuo fiscal sobre multa trabalhista (tpica multa administrativa), o prazo prescricional de cinco anos, contados do momento em que se torna exigvel o crdito constitudo em desfavor do autuado. Tal momento depender da apresentao ou no de impugnao administrativa por parte do sujeito autuado.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

26

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

IMUNIDADE FINANCEIRAS.

PATRIMNIO,

RENDAS

SERVIOS:

OPERAES

Doutrina e jurisprudncia so controvertidas quanto abrangncia do termo patrimnio, rendas e servios, utilizado pelo Constituinte de 1988 ao prever a imunidade tributria do art. 150, VI, C, da CF/88. A respeito desse tema, inclusive, escrevi comentrio acerca de uma questo relativa a concurso para ingresso na magistratura federal, no site Jurisprudncia e Concursos: http://www.jurisprudenciaeconcursos.com.br/espaco/questao-comentada-de-direitotributario--concurso-trf5-juiz-federal--2011. Nesses breves comentrios aponto a duas vertentes que se opem quanto ao tema. Tal discusso, ressalto, foi objeto de questo da segunda fase do ltimo concurso para Procurador da Fazenda Nacional. Discute-se, em verdade, se a imunidade referida alcana ou no as operaes financeiras realizadas pelas entidades referidas no dispositivo constitucional, j que o Constituinte fez referncia expressa apenas a patrimnio, rendas e servios. Em recente precedente (AI 749009 AgR, Relator: Min. LUIZ FUX) , o STF confirmou o entendimento no sentido de que a imunidade tributria prevista no art. 150, VI, c, da CF alcana todos os bens das entidades assistenciais de que cuida o referido dispositivo constitucional, alm de suas aplicaes financeiras. Assim, a jurisprudncia do STF no sentido de conferir interpretao abrangente locuo patrimnio, rendas e servios.

IMUNIDADE OAB: CAIXA DE ASSISTNCIA DOS ADVOGADOS.


A OAB, embora no integre a administrao pblica, tampouco tenha natureza autrquica, conforme vimos em uma edio anterior de De Olho na Jurisprudncia Direito Administrativo, goza, segundo o STF, da imunidade prevista no art. 150, VI, a, da CF/88. No confundam tal orientao com a relativa ao gozo da imunidade pela Caixas de Assistncia dos Advogados. Muita ateno. Em recente julgado (RE 662816 AgR, Relator Min. LUIZ FUX), o STF confirmou o entendimento no sentido de que o fato da Caixa de Assistncia dos Advogados integrar a estrutura maior da OAB, no implica a extenso da imunidade tributria recproca (art. 150, VI, a, da Constituio Federal) conferida a esta, dada a dissociao entre as atividades inerentes atuao da OAB e as atividades providas em benefcio individual dos associados.

27

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

IMUNIDADE CULTURAL: DISTRIBUIO, INSUMOS ASSIMILVEIS AO PAPEL E


OPERAES FINANCEIRAS. A imunidade cultural, prevista no art. 150, VI, d j foi objeto de diversas discusses no mbito da jurisprudncia. No RE 630462 AgR (Relator Min. AYRES BRITTO), o STF confirmou o entendimento no sentido de que a distribuio de peridicos, revistas, publicaes, jornais e livros no est abrangida pela imunidade tributria da alnea d do inciso VI do art. 150 do Magno Texto. Ainda com relao a tal imunidade, lembro que o entendimento do STF no sentido de que a imunidade tributria prevista no art. 150, VI, d, da Constituio Federal deve ser interpretada restritivamente e que seu alcance, tratando-se de insumos destinados impresso de livros, jornais e peridicos, estende-se, exclusivamente, a materiais que se mostrem assimilveis ao papel, abrangendo, por consequncia, os filmes e papis fotogrficos. (RE 504615 AgR, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI). Nesse mesmo julgado o STF tambm se manifestou no sentido de que a imunidade prevista no art. 150, VI, d, da Lei Maior no abrange as operaes financeiras realizadas pela agravante. . AQUI VOCS DEVEM TER MUITO CUIDADO. Vejam que, no item 1, falei para vocs de uma imunidade subjetiva (das entidades assistenciais), em que esto abrangidos patrimnio rendas e servios. Aqui, por outro lado, estamos tratando de uma imunidade objetiva, de forma que, nesse caso, no se fala em patrimnio, rendas e servios, ou seja, aqui as operaes financeiras realizadas pelas entidades que produzem os livros, jornais e peridicos no esto abrangidas pela imunidade. MUITO CUIDADO.

Execuo Fiscal Penhora On-line: esgotamento das medidas destinadas


localizao de bens penhorveis. O STJ consolidou o entendimento no sentido de que, em sede de execuo fiscal, a Fazenda Pblica, a partir da Lei n. 11.382/2006, no precisa esgotar todas as medidas de persecuo patrimonial para que possa requer a penhora on-line. Precedente recente que confirma tal entendimento: AgRg no REsp 1297961/ES. Muito cuidado porque tal entendimento ressalta expressamente que a inexigibilidade de esgotamento patrimonial s se aplica s constries posteriores Lei n. 11.382/2006, que incluiu o art. 655-A, do CPC. Caso sejam anteriores, exige-se da Fazenda o esgotamento das medidas persecutrias. Em concursos para a Advocacia Pblica, o conhecimento desse entendimento fundamental.

28

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Execuo Fiscal: penhora sobre o faturamento.


A jurisprudncia do STJ aceita de forma pacfica a jurisprudncia sobre o faturamento da sociedade empresria em execuo fiscal. Condiciona, entretanto, a medida a dois requisitos: a) o atendimento das condies previstas na legislao processual (arts. 655A, 3, do CPC); b) o percentual fixado no tornar invivel o exerccio da atividade empresarial (proporcionalidade).

Execuo Fiscal Multa Administrativa: prescrio.


Aps bastante celeuma, o STJ consolidou o entendimento, sob o regime do art. 543-C do CPC, de que de cinco anos o prazo prescricional para o ajuizamento da execuo fiscal de cobrana de multa de natureza administrativa, contado do momento em que se torna exigvel o crdito (artigo 1 do Decreto 20.910/32). Assim, versando a execuo fiscal sobre multa trabalhista (tpica multa administrativa), o prazo prescricional de cinco anos, contados do momento em que se torna exigvel o crdito constitudo em desfavor do autuado. Tal momento depender da apresentao ou no de impugnao administrativa por parte do sujeito autuado.

IPI: INSUMOS NO TRIBUTADOS, ISENTOS OU SUJEITOS ALQUOTA ZERO.


O IPI, tributo reconhecido pela doutrina como indireto, , por fora de expressa disposio constitucional, no cumulativo. Com efeito, o IPI no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao com o montante cobrado nas anteriores. (art. 153, 3, inciso II, da CF/88). Discutiu-se muito no mbito jurisprudencial se h direito a crdito quando os insumos destinados industrializao no so tributados, so isentos ou so sujeitos a alquota zero. Aps amplo debate, o STF acabou por entender pela negativa de crdito em tais hipteses. Recente julgamento do STF confirmou tal entendimento (AI 716234 AgR, Relator(a): Min. LUIZ FUX). Nos termos de tal deciso, tem-se que: - O princpio da no-cumulatividade alicerado especialmente sobre o direito compensao, o que significa que o valor a ser pago na operao posterior sofre a diminuio do que pago anteriormente, pressupondo, portanto, dupla incidncia tributria. Assim, se nada foi pago na entrada do produto, nada h a ser compensado; - O aproveitamento dos crditos do IPI no se caracteriza quando a matria-prima utilizada na fabricao de produtos tributados reste desonerada, sejam os insumos isentos, sujeitos alquota zero ou no tributveis. Isso porque a compensao com o montante devido na operao subsequente pressupe, necessariamente, a existncia de crdito gerado na operao anterior, o que no ocorre nas hipteses exoneratrias.

29

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PRAZO DE RECOLHIMENTO: RESERVA LEGAL.


No que se refere ao veculo normativo apropriado para a fixao do prazo de recolhimento dos tributos, veja-se recente deciso do STF, em que se reafirma o entendimento de que no est a matria sujeita reserva legal. entendimento j consolidado e, portanto, de incidncia recorrente em provas: Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. TRIBUTRIO. REGRA DA LEGALIDADE. PRAZO DE RECOLHIMENTO DE TRIBUTO. INSUBMISSO. A aplicao da regra da legalidade modificao do prazo de recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados IPI foi diretamente abordada pelo TRF da 3 Regio e, portanto, a matria est prequestionada. Segundo orientao firmada por esta Suprema Corte, a fixao do prazo de recolhimento de tributo pode ser realizada por norma infraordinria, isto , sem o rigor do processo legislativo prprio de lei em sentido estrito. Se a reduo abrupta do prazo de recolhimento implicou a majorao artificial do montante real devido, eventual violao constitucional ocorreria em relao capacidade contributiva (equilbrio base de clculo ' critrio material), segurana jurdica e proibio do uso de tributo com efeito confiscatrio, mas no em relao regra da legalidade. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (RE 546316 AgR, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 18/10/2011, DJe-212 DIVULG 07-11-2011 PUBLIC 08-11-2011 EMENT VOL-02621-01 PP-00135)

ISS: SERVIOS PRESTADOS CONCOMITANTEMENTE LOCAO DE BENS


MVEIS. Nos termos da Smula Vinculante n. 31, do STF, no incide ISS sobre locao de bens mveis. Trata-se, alis, de entendimento sumulado importantssimo para provas de concursos. Muito cuidado, entretanto, quando essa locao estiver acompanha de uma prestao de servios, estes constantes da lista da LC 116/03. Em recente deciso, o STF deixou evidenciado que, nesse caso, em que a prestao de servio concomitante locao de bens mveis, devido o ISS sobre a prestao. Veja-se a ementa do julgado: Ementa: TRIBUTRIO. IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA. LOCAO DE BENS MVEIS ASSOCIADA A PRESTAO DE SERVIOS. LOCAO DE GUINDASTE E APRESENTAO DO RESPECTIVO OPERADOR. INCIDNCIA DO ISS SOBRE A PRESTAO DE SERVIO. NO INCIDNCIA SOBRE A LOCAO DE BENS MVEIS. SMULA VINCULANTE 31. AGRAVO REGIMENTAL. 1. A Smula Vinculante 31 no exonera a prestao de servios concomitante locao de bens mveis do pagamento do ISS. 2. Se houver ao mesmo tempo locao de bem mvel e prestao de servios, o ISS incide sobre o segundo fato, sem atingir o primeiro. 3. O que a agravante poderia ter discutido, mas no o fez, a necessidade de adequao da base de clculo do tributo para refletir o vulto econmico da prestao de servio, sem a incluso dos valores relacionados locao. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (ARE 656709 AgR, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Segunda Turma, julgado em 14/02/2012, ACRDO ELETRNICO DJe-048 DIVULG 07-03-2012 PUBLIC 08-032012)

30

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

ARROLAMENTO DE BENS.
recorrente na prtica o arrolamento de bens de contribuintes, muito confundido por alguns como uma penhora realizada pela Fazenda Pblica. No se cuida, entretanto, de medida constritiva at porque as constries patrimoniais no so passveis de ser concretizadas seno pelo Poder Judicirio. O resultado do procedimento anotao junto aos registros pblicos de dbitos existentes em nome de proprietrio, no havendo, entretanto, de fato uma penhora. Est o procedimento regulado na Lei n. 9.532/97, cuja leitura recomendo a partir do art. 64, que assim dispe: Art. 64. A autoridade fiscal competente proceder ao arrolamento de bens e direitos do sujeito passivo sempre que o valor dos crditos tributrios de sua responsabilidade for superior a trinta por cento do seu patrimnio conhecido. A propsito de tal procedimento, achei bem didtica recente deciso do Superior Tribunal de Justia, proferida no AgRg nos EDcl no REsp 1190872/RJ, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, em que, inclusive, restou analisado o arrolamento luz do art. 198, do CTN. Poucos livros abordam esse tema, por isso fiz questo de traz-lo para vocs: TRIBUTRIO. PROCESSUAL CIVIL. ARROLAMENTO DE BENS. LEI N. 9.532/97. ACRDO A QUO. HARMONIA COM A JURISPRUDNCIA DO STJ. 1. Cinge-se a questo em verificar a legalidade de o Fisco proceder ao arrolamento de bens do sujeito passivo para garantia do crdito fiscal, antes de sua constituio definitiva; ou seja, antes do julgamento de todos os recursos administrativos interpostos em face do lanamento. 2. O arrolamento de bens disciplinado pelo art. 64 da Lei n. 9.532 de 1997 revela-se por meio de um procedimento administrativo, no qual o ente estatal efetua levantamento de bens dos contribuintes, arrolando-os sempre que o valor dos crditos tributrios de sua responsabilidade for superior a trinta por cento do seu patrimnio conhecido e superar R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Finalizado o arrolamento, providencia-se o registro nos rgos prprios, para efeitos de dar publicidade. 3. No viola o art. 198 do CTN, pois o arrolamento em exame almeja, em ltimo ratio, a execuo do crdito fiscal, bem como a proteo de terceiros, inexistindo, portanto, suposta violao do direito de propriedade, do princpio da ampla defesa e do devido processo legal. 4. A medida acautelatria, sob a tica do interesse pblico, tem o intuito de evitar o despojamento patrimonial indevido, por parte de contribuintes. . Precedentes: (AgRg no REsp 726.339/SC, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, julgado em 10.11.2009, DJe 19.11.2009, REsp 770.863/RS, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, julgado em 1.3.2007, DJ 22.3.2007) Agravo regimental improvido. (AgRg nos EDcl no REsp 1190872/RJ, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 12/04/2012, DJe 19/04/2012)

31

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Do julgado, extraem-se as seguintes concluses: - legal o arrolamento antes da constituio definitiva do crdito, como de fato ocorre na prtica; - no afronta o procedimento o art. 198, do CTN legislao criminal, vedada a divulgao, por servidores, de informao obtida em razo do financeira do sujeito passivo ou de terceiros e negcios ou atividades); - ostenta o procedimento natureza acautelatria. (Art. 198. Sem prejuzo do disposto na parte da Fazenda Pblica ou de seus ofcio sobre a situao econmica ou sobre a natureza e o estado de seus

TRIBUTOS DEVIDOS POR FILIAL E MATRIZ: LEGITIMIDADE PROCESSUAL


DESTA. A criao de filiais de determinada sociedade empresria, nada obstante no constitua novas pessoas jurdicas, criam figuras autnomas do ponto de vista fiscal. Isto traz algumas repercusses prticas, dentre as quais a existncia de CNPJs individualizados para cada filial e para a matriz. MUITA ATENO para a orientao que predomina no mbito da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no que se refere legitimidade da matriz para demandar em juzo em nome das filiais. Cuida-se de tema importante em matria de processo tributrio. Observem que o fundamento do entendimento do STJ reside exatamente na autonomia das filiais para fins fiscais, o que impede que elas demandem judicialmente atravs da matriz. Vejam recente precedente: TRIBUTRIO. PROCESSUAL CIVIL. CONTRIBUIO AO INCRA. ILEGITIMIDADE ATIVA DA MATRIZ PARA BUSCAR A REPETIO DE VALORES RECOLHIDOS INDEVIDAMENTE POR SUAS FILIAIS. 1. Nos termos da jurisprudncia pacfica desta Corte, em se tratando de tributo cujo fato gerador operou-se de forma individualizada tanto na matriz quanto na filial, no se outorga quela legitimidade para demandar, isoladamente, em juzo, em nome das filiais. Isso porque, para fins fiscais, ambos os estabelecimentos so considerados entes autnomos. 2. Precedentes: AgRg no AREsp 73.337/MA, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, julgado em 06/12/2011, DJe 13/12/2011; EDcl no AgRg no REsp 1.075.805/SC, Rel. Min. Humberto Martins, Segunda Turma, julgado em 05/03/2009, DJe 31/03/2009; AgRg no REsp 642.928/SC, Rel. Ministra Denise Arruda, Primeira Turma, julgado em 06/03/2007, DJ 02/04/2007, p. 233. Agravo regimental improvido. (AgRg nos EDcl no REsp 1283387/RS, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 10/04/2012, DJe 19/04/2012)

32

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

SUBSTITUIO DE CDA.
Muita ateno para o entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia, no que se refere possibilidade de substituio da CDA pela Fazenda Pblica no curso da execuo fiscal. A Smula n. 392, do STJ, de fortssima incidncia em concursos, especialmente nos destinados Advocacia Pblica: A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo. Quero que vocs prestem bastante ateno na parte final do enunciado sumular, que deixa claro que vedada a modificao do sujeito passivo na substituio da CDA. Assim, se a Fazenda Pblica, administrativamente, constata erro na indicao do sujeito passivo, dever pedir a extino da execuo fiscal, emitir nova CDA e ajuza outra execuo fiscal.

PARCELAMENTO PRESCRIO.

DO

CRDITO

TRIBUTRIO

APS

CONSUMADA

O parcelamento do crdito tributrio, constituindo reconhecimento da dvida pelo sujeito passivo, alm de suspender a exigibilidade, interrompe a prescrio, nos termos do disposto no art. 174, pargrafo nico, inciso IV. Alguns precedentes do STJ so no sentido de que, quando o contribuinte parcela o crdito quando j consumada a prescrio, o reconhecimento da dvida realizadas nestes termos, no tem o condo de restabelecer a exigibilidade do crdito, posto que este j teria sido extinto, nos moldes do disposto no art. 156, V. A propsito, a seguinte deciso: TRIBUTRIO. PRESCRIO. EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO. PARCELAMENTO POSTERIOR. RESTAURAO DA EXIGIBILIDADE DO TRIBUTO. NO OCORRNCIA. 1. Trata-se de Agravo Regimental contra deciso que negou seguimento ao Recurso Ordinrio em Mandado de Segurana no qual se discute a ocorrncia de renncia prescrio do crdito tributrio pela celebrao de parcelamento, posteriormente consumao dessa causa extintiva. 2. O STJ possui jurisprudncia no sentido de que o parcelamento firmado aps a prescrio no restaura a exigibilidade do crdito tributrio (REsp 1.278.212/MG, Rel. Ministro Castro Meira, Segunda Turma, DJe 10.11.2011; REsp 1.210.340/RS, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, DJe 10.11.2010; AgRg no REsp 1.234.812/MG, Rel. Ministro Hamilton Carvalhido, DJe 11.5.2011). 3. O Direito Tributrio possui regime jurdico prprio a reger a questo, no sendo aplicvel a norma civilista invocada pelo agravante (art. 191 do CC). 4. In casu, o crdito controvertido tornou-se exigvel em 10.2.1999, segundo informao constante na CDA (fl. 62). Como a Execuo Fiscal foi ajuizada em 6.9.2009 (fl. 59), j havia

33

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

transcorrido o prazo prescricional previsto no art. 174 do CTN. Por seu turno, o pedido de parcelamento ocorreu somente em 29.6.2007 (fl. 61), aps extinto o crdito tributrio. 5. Agravo Regimental no provido. (AgRg no RMS 36.492/SP, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 10/04/2012, DJe 23/04/2012)

COMPENSAO EM MATRIA TRIBUTRIA.


A compensao, enquanto uma das modalidade de extino do crdito tributrio, um dos temas mais importantes em concursos, especialmente da Advocacia Pblica. A relevncia da matria decorre da recorrncia com que se depara o advogado pblico nas atividades dirias. Portanto, especial ateno. Quero destacar para vocs alguns, dentre vrios, entendimentos do STJ com relao matria: a) o STJ tem entendido que o disposto no art. 170-A do CTN, que exige o trnsito em julgado para fins de compensao de crdito tributrio, somente se aplica s demandas ajuizadas aps a vigncia da Lei Complementar n. 104/01, ou seja, a partir de 11.1.2001 (REsp 1266798/CE, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 17/04/2012, DJe 25/04/2012) b) tambm entendimento do STJ o de que compete legislao de cada ente federativo estabelecer o regramento da compensao de tributos de sua responsabilidade, ainda que para fins do art. 78, 2, do ADCT (AgRg no RMS 36.074/PR, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 02/02/2012, DJe 06/03/2012); c) entendimento sumulado no mbito do STJ o de que "O mandado de segurana constitui ao adequada para a declarao do direito compensao tributria"(Smula 213) d) outro importante entendimento de que "o contribuinte pode optar por receber, por meio de precatrio ou por compensao, o indbito tributrio certificado por sentena declaratria transitada em julgado". (EDcl no AgRg no AgRg no Ag 1399296/RS, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 08/11/2011, DJe 14/11/2011)

EXECUO FISCAL INTERRUPO DA PRESCRIO


Nos termos do art. 174, pargrafo nico, inciso I, do CTN, o despacho do juiz que ordenar a citao em execuo fiscal interrompe a prescrio. O STJ tem entendido aplicvel execuo fiscal a disposio contida no art. 219, 1, do CPC, de forma que a citao retroage data da propositura da ao para efeitos de interrupo da prescrio. (REsp 1.120.295/SP)

34

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Lembre-se, porm, que demora na citao no pode ser atribuvel prpria Fazenda Exequente, sob pena de ofensa Smula n. 106 do prprio STJ.

SUBSTITUIO DE CDA.
Muita ateno para o entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia, no que se refere possibilidade de substituio da CDA pela Fazenda Pblica no curso da execuo fiscal. A Smula n. 392, do STJ, de fortssima incidncia em concursos, especialmente nos destinados Advocacia Pblica: A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo. Quero que vocs prestem bastante ateno na parte final do enunciado sumular, que deixa claro que vedada a modificao do sujeito passivo na substituio da CDA. Assim, se a Fazenda Pblica, administrativamente, constata erro na indicao do sujeito passivo, dever pedir a extino da execuo fiscal, emitir nova CDA e ajuza outra execuo fiscal.

IMUNIDADES.
As imunidades tributrias, regras de competncia negativa na perspectiva de parte da doutrina tema muito importante em provas de concursos. A propsito de tal matria, gostaria de destacar dois importantes entendimento jurisprudenciais: 1.1 IMUNIDADE RELIGIOSA: art. 150, VI, b, CF/88.No RE 578562, Relator Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em 21/05/2008, o STF entendeu que os cemitrios que consubstanciam extenses de entidades de cunho religioso esto abrangidos por tal imunidade. Observe-se que tal deciso se refere a cemitrio que vinculado a entidade religiosa. 1.2 IMUNIDADE POLTICA: art. 150, VI, C, CF/88. Com relao a tal imunidade, cabe lembrar que, segundo a Smula 724, do STF, ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c , da CF/88, desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

35

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

EXECUO FISCAL.
Ateno para a deciso proferida pelo STF no ARE 637975: o Tribunal reafirmou sua jurisprudncia no sentido de que o artigo 34 da Lei 6.830/80 - que afirma ser incabvel a apelao em casos execuo fiscal cujo valor seja inferior a 50 ORTN compatvel com os princpios constitucionais do devido processo legal, do contraditrio, da ampla defesa, do acesso jurisdio e do duplo grau de jurisdio.

EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE
A jurisprudncia do STJ possui o entendimento de que a imunidade tributria, comprovada de plano, pode ser suscitada em exceo de pr-executividade, por no exigir para a verificao do direito do executado a dilao probatria. Veja-se recente precedente: AGRAVO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL E TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. EXCEO DE PR-EXECUTIVIDADE. IMUNIDADE TRIBUTRIA. RECONHECIMENTO DE OFCIO. POSSIBILIDADE. DILAO PROBATRIA DESNECESSRIA. - Conforme jurisprudncia assente nesta Corte, possvel a arguio de imunidade tributria incidente em exceo de pr-executividade nas hipteses em que ela comprovada de plano, sem necessidade de dilao probatria. - Ainda que j realizada a penhora, pode o executado suscitar matrias passveis de serem conhecidas de ofcio pelo juiz por meio da exceo de pr-executividade (Precedentes do STJ). Agravo regimental improvido. (AgRg no AREsp 12.591/RJ, Rel. Ministro CESAR ASFOR ROCHA, SEGUNDA TURMA, julgado em 06/03/2012, DJe 14/03/2012)

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

36

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

EST NA LEI - DIREITO ADMINISTRATIVO Em relao s competncias administrativas, quero lembra-los de que elas gozam de
trs atributos: a) imprescritibilidade: no se perdem pelo no exerccio; b) irrenunciabilidade: no podem ser renunciadas pelo agente competente, podendo, entretanto, ser objeto de delegao e avocao, nos termos da Lei n. 9.784/99; c) improrrogabilidade: no se adquirem pelo exerccio prolongado no tempo em casos de delegao ou avocao. Ainda com relao s competncias administrativas, vale lembrar que a delegao (art. 14, da Lei n. 97.84/99) pode se dar entre agentes ou rgos de mesma hierarquia, ao passo que a avocao (art. 14, da Lei n. 9.784/99) pressupe que o agente ou rgo que avoca a competncia seja hierarquicamente superior ao agente ou rgo legalmente competente. Por fim, lembrem-se de que, nos termos do art. 13, da Lei n 9.784/99, no podem ser objeto de delegao: a) a edio de atos de carter normativo; b) a deciso de recursos administrativos; c) as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Em relao aos aspectos formais de criao dos entes da Administrao Pblica


Indireta, no deixem de perceber uma sutil diferena no texto da Constituio Federal entre a criao das autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista e a criao de suas subsidirias. Em relao s primeiras, o Constituinte se valeu da expresso somente por lei especfica (art. 37, XIX, CF/88), ao passo que com relao s subsidirias fez referncia a autorizao legal (art. 37, inciso XX, CF/88), sem se reportar, portanto, ao termo especfica. Isso em provas objetivas pode constituir uma pegadinha do examinador.

No que se refere criao das fundaes, a redao do inciso XIX, do art. 37, da
CF/88, prescreve que sua criao depende de autorizao legal especfica. Lembrem-se, entretanto, de que tais fundaes referidas no Texto Constitucional so aquelas que venham a ser dotadas de personalidade jurdica de direito privado (ex.: Fundao Padre Anchieta). As fundaes dotadas de personalidade jurdica de direito pblico (ex.: FUNASA, FUNAI) devem ser criadas por lei especfica (no autorizadas), sendo seu regime jurdico-administrativo idntico aos das autarquias. Muito cuidado com isso.

37

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Nos termos do pargrafo 1, do art. 37, da CF/88, a publicidade dos atos, programas,
obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. Tal previso constitucional constitui consagrao do princpio da impessoalidade, apesar do dispositivo iniciar sua redao com a expresso publicidade. Cuidado em provas objetivas para no cair nessa pegadinha.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA SANES: APLICAO ISOLADA OU


CUMULATIVA. Em 2009, o art. 12, da Lei n. 8.429/1992, sofreu alterao pela Lei n. 12.120/2009, visando aclarar, no plano legislativo, celeuma acerca da aplicao, isolada ou cumulativa, das sanes decorrentes da prtica de atos de improbidade administrativa. A redao anterior do dispositivo no continha expressamente a clusula isolada ou cumulatividade hoje nela explicitamente presente. Muito cuidado com essa disposio legal: Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009).

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: SANES APLICVEIS.


Com relao s sanes que podem ser aplicadas em razo da prtica de atos de improbidade, muita ateno para as diferenas entre as penalidades previstas na CF/88 e as trazidas pelo legislador ordinrio (Lei n. 8.429/1992). A CF/88 prev as seguintes sanes: suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. A Lei n. 8.429/1992, por sua vez, alm das sanes previstas no Texto Constitucional, prev: perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio do sujeito (a par de sua indisponibilidade, claro), pagamento de multa civil e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios. Cuidado, portanto, quando, em provas objetivas, o examinador fizer referncia expressa a algum diploma normativo e requerer conhecimento acerca das sanes nele previstas.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

38

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

CONSRCIOS PBLICOS PARTICIPAO DA UNIO:


recorrente em provas objetivas a cobrana do disposto no 2, da Lei n. 11.107/2005, por fora do qual a Unio somente participar de consrcios pblicos em que tambm faam parte todos os Estados em cujos territrios estejam situados os Municpios consorciados. Ou seja, no pode a Unio celebrar consrcio pblico diretamente com municpios, sem que o Estado cujo territrio integra as municipalidades tambm no se consorciem. Muita ateno para essa exigncia legal. Oportunamente, lembro que os consrcios pblicos so sempre celebrados por entes da administrao pblica direta e podem assumir personalidade jurdica de direito pbico (associao pblica) ou de direito privado.

PARCERIAS PBLICO-PRIVADAS - VEDAES.


Muito cuidado com as vedaes constantes do 4, do art. 2, da Lei n. 11.079/04. Elas so recorrentes em provas objetivas. Nos termos do referido dispositivo, vedada a celebrao de contratos de parcerias pblico-privadas em trs situaes: a) quando o valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais); b) quando o perodo de prestao do servio seja inferior a 5 (cinco) anos; c) quando o contrato tenha como objeto nico o fornecimento de mo-de-obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. Lembrando que as parcerias pblico-privadas (PPPs) so contratos de concesso de servio pblico, sempre que envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. (1, art. 2, da Lei n. 11.079/04) ou quando a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. (2, art. 2, da Lei n. 11.079/04).

CONCESSES COMUNS DE SERVIO PBLICO - SUBCONTRATAO.


Com relao s concesses comuns de servios pblicos, regidas pela Lei n. 8.987/95, admitida a subconcesso pelo concessionrio, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente (art. 26, da Lei n. 8.987/95). Muito cuidado que, nesse caso, a outorga de subconcesso ser sempre precedida de concorrncia. (1, do art. 26, da Lei n. 8.987/95), como aplicao do princpio da simetria das formas, j que as concesses tambm so precedidas de licitao na modalidade concorrncia. Por fim, no termos do 2, do mesmo artigo, o subconcessionrio se sub-rogar todos os direitos e obrigaes da subconcedente dentro dos limites da subconcesso.

39

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: GARANTIA CONTRATUAL X GARANTIA NA


LICITAO. PECULIARIDADE NO PREGO. A celebrao de contratos administrativos com a Administrao Pblica possui normatizao geral na Lei n. 8.666/93. Dentre as normas gerais contidas em tal diploma legal, gostaria de lembrar da garantia contratual que pode ser exigida dos particulares contratados, nos termos do disposto no art. 56, da Lei 8.666/93: Art. 56. A critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. Algumas observaes so muito importantes em relao a tal garantia. Primeiro cabe ao contratado escolher, no administrao pblica, qual garantia prestar no bojo do contrato, dentre aquelas constantes do 1, do mencionado art. 56: cauo em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica; seguro-garantia e fiana bancria. Tal garantia, MUITO CUIDADO, nos termos do 2, ainda do art. 56, no exceder a 5% (cinco por cento) do valor do contrato. Para obras, servios e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, o limite de garantia poder ser elevado para at 10% (dez por cento) do valor do contrato, nos termos do 3, do art. 56, da Lei n. 8.666/93. MUITO CUIDADO para no confundir tal garantia, prestada j na celebrao do contrato administrativo, com aquela exigida do licitante (garantia de proposta), a ttulo de qualificao econmico-financeira, nos termos do disposto no art. 31, da Lei n. 8.666/93: Art. 31. A documentao relativa qualificao econmico-financeira limitar-se- a: (...) III - garantia, nas mesmas modalidades e critrios previstos no "caput" e 1 o do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao. Observem que tal garantia pode ser de no mximo 1% (um por cento) por cento, ao passo que a garantia contratual pode ser no mximo, em regra, de 5% (cinco por cento). Muita ateno para tais distines. Destaque-se, por oportuno, que nos termos do art. 5, da Lei n. 10.520/02, no prego, vedada a exigncia de garantia de proposta. Ou seja, a regra geral cede lugar regra especial, de forma que no prego no se pode exigir a garantia de no mximo 1% (um por cento), prevista na Lei n. 8.666/93.

PREGO NO MBITO FEDERAL.


O prego constitui modalidade de licitao destinada aquisio de bens e servios comuns, sendo regido pela Lei n. 10.520/02. No mbito federal, por fora do disposto no Decreto n. 5.450/2005 (art. 4) a aquisio de bens e servios comuns ser OBRIGATRIA a modalidade prego, sendo PREFEENCIAL a utilizao da sua forma eletrnica. Muito cuidado com essa disposio normativa em provas objetivas. Nos termos do art. 2, do mesmo Decreto, o prego, na forma eletrnica, como modalidade de licitao do tipo menor preo, realizar-se- quando a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns for feita distncia em sesso pblica, por meio de sistema que promova a comunicao pela internet.

40

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

RECURSOS EM PROCESSO ADMINISTRATIVO NO MBITO FEDERAL: EFEITO


SUSPENSIVO. O processo administrativo, no mbito federal, tem regramento geral na Lei n. 9.784/99. Dentre as diversas disposies atinentes matria, destaco o disposto no art. 61, por fora do qual, salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. Ou seja regra geral, mngua de disposio legal em sentido contrrio, os recursos interpostos no tm efeito suspensivo, podendo a deciso atacada ser executada imediatamente. Para que seja dotado de efeito suspensivo, h de existir previso normativa expressa, tal qual se d no mbito do processo administrativo fiscal federal, no seio do qual, da deciso de primeira instncia caber recurso voluntrio, total ou parcial, dotado de efeito suspensivo.

ENCAMPAO E CADUCIDADE.
Em provas objetivas, bastante frequente a cobrana de institutos de Direito Administrativo nomeados pela prpria legislao. Entre eles destacam-se, em matria de concesso de servios pblicos, a encampao e a caducidade previstas nos artigos 37 e 38 da Lei n. 8.987/95, relacionadas ambas com a extino do contrato de concesso. Muita ateno para essas duas figuras. A encampao, nos termos do art. 37, da Lei n. 8.987/95, consiste na retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao, na forma do artigo anterior. Muito cuidado com os requisitos impostos pela lei, quais sejam, a) interesse pblico; b) autorizao legal especfica; c) pagamento de indenizao. A caducidade, por sua vez, est prevista no artigo 38, sendo declarada quando a concessionria no executa total ou parcialmente os servios. Nada tem a ver, portanto, com hiptese de extino motivada por interesse pblico, mas sim por inexecuo contratual. Aqui necessrio destacar que, nos termos do 4, do art. 38, instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplncia, a caducidade ser declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenizao prvia, calculada no decurso do processo. Ou seja, na caducidade no se h de falar em indenizao.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

41

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

CONTRATOS DE GESTO:
Merece ateno a distino entre os contratos de gesto celebrados entre as organizaes sociais e o Poder Pblico, previsto na Lei n. 9.637/98, e os contratos de gesto previstos no 8, do art. 37, da Constituio Federal de 1988. Os contratos de gesto relativos s organizaes sociais possuem previso mais especfica no art. 5, da Lei n. 9.637/98. Cuida-se de instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo das atividades descritas no art. 1 o da lei em meno. J os contratos de gesto previstos no art. 37 do Texto Constitucional so celebrados entre rgos e entidades da administrao direta e indireta e visam ampliar sua autonomia gerencial, oramentria e financeira tendo como objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade. figura, portanto, completamente diversa. Destaque-se que tambm aqui no se origina pessoa jurdica nova, mas to somente se lhes confere um ttulo especfico, qual seja, agncias executivas. Muita ateno para esse tema.

CONSULTORIA E ASSESSORAMENTE NO MBITO DA PGFN:


A partir de hoje, procurarei sempre trazer alguma disposio legal especfica para os concursos da PGFN e da AGU. Lembro hoje que a PGFN, nos termos do art. 13, da LC n 73/93, desempenha as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos no mbito do Ministrio da Fazenda e seus rgos autnomos e entes tutelados. Eis a dico completa do artigo: Art. 13 - A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional desempenha as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos no mbito do Ministrio da Fazenda e seus rgos autnomos e entes tutelados. Pargrafo nico. No desempenho das atividades de consultoria e assessoramento jurdicos, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional rege-se pela presente Lei Complementar. Na prtica diria tais consultas acontecem frequentemente em matria de licitaes e contratos, inclusive advindas da Receita Federal do Brasil, tambm integrante do Ministrio da Fazenda. Assim, quem ir fazer o concurso da PGFN deve dar uma ateno especial Lei n. 8.666/93, tendo em vista que constitui diploma legal bastante utilizado pelos Procuradores que ficam lotados em divises responsveis por consultoria jurdica.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

42

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PARCERIAS PBLICO PRIVADAS PPPS.


Em relao ao tema das parcerias pblico-privadas, importante o conhecimento acerca das peculiaridades que envolvem a licitao para a contratao. Lembrem-se de que os contratos de parcerias pblico-privadas nada mais so que contratos de concesso de servio pblico dotados de certas peculiaridades, quais sejam: contraprestao por parte poder concedente (ao lado da contraprestao dos usurios parceria patrocinada) e a figurao deste como usurio direto ou indireto dos servios (parceria administrativa). Vejamos alguns pontos bastante importantes em relao licitao: 1.1) nos termos do art. 12, inciso II da Lei n. 11.079/2004, a par dos critrios de julgamento constantes da Lei n. 8.987/95, podem ser utilizados, nos certames para a celebrao das PPPs, os seguintes: a) menor valor da contraprestao a ser paga pela Administrao Pblica; b) melhor proposta em razo da combinao do critrio do item a com o de melhor tcnica, de acordo com os pesos estabelecidos no edital; Lembrem-se de que nas licitaes para as contrataes comuns para a concesso de servios pblicos valem os seguintes critrios de julgamento:a) o menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado; b) a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concesso; c) a combinao, dois a dois, dos critrios referidos nos incisos I, II e VII; d) melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital;e) melhor proposta em razo da combinao dos critrios de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado com o de melhor tcnica; f) melhor proposta em razo da combinao dos critrios de maior oferta pela outorga da concesso com o de melhor tcnica; ou g) melhor oferta de pagamento pela outorga aps qualificao de propostas tcnicas. 1.2) Nos termos do art. 12, inciso I, da Lei n. 11.079/2004, o julgamento das propostas poder ser precedido de etapa de qualificao de propostas tcnicas, desclassificandose os licitantes que no alcanarem a pontuao mnima, os quais no participaro das etapas seguintes; 1.3) Nos termos do art. 12, inciso III, da Lei n.11.079/2004, o edital poder prever a possibilidade de saneamento de falhas, de complementao de insuficincias ou ainda de correes de carter formal no curso do procedimento, desde que o licitante possa satisfazer as exigncias dentro do prazo fixado no instrumento convocatrio. Observem que para que seja vivel essa oportunidade de saneamento de falhas necessrio previso editalcia. Cuidado com esse detalhe!

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

43

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

ORGANIZAES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO OSCIPS.


O chamado Terceiro Setor tem sido cada vez mais cobrado em provas de concurso. Entre as entidades que o integra, tem-se as chamadas OSCIPs. Em relao a estas, destaco: 2.1) a outorga da qualificao ato vinculado (2, do art. 1, da Lei n. 9.790/99); 2.2) as organizaes sociais no so passveis de serem qualificadas como OSCIP (art. 2, inciso IX, da Lei n.9.790/96); 2.3) da competncia do Ministrio da Justia a apreciao e deferimento do pedido de qualificao de certa pessoa jurdica como OSCIP (art. 6, da Lei n. 9.790/96).

CONCESSES X PERMISSES DE SERVIO PBLICO


So recorrentes em provas objetivas questes abordando as diferenas existentes entre concesso de servio pblico e permisso de servio pblico. Por isso, quero chamar ateno de vocs para o didtico art. 2, da Lei n. 8.897, que esclarece os principais elementos caracterizadores das permisses e concesses. Vejase: Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...) II - concesso de servio pblico: a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado; III - concesso de servio pblico precedida da execuo de obra pblica: a construo, total ou parcial, conservao, reforma, ampliao ou melhoramento de quaisquer obras de interesse pblico, delegada pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realizao, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionria seja remunerado e amortizado mediante a explorao do servio ou da obra por prazo determinado; IV - permisso de servio pblico: a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Das disposies legais, conclui-se: a) concesso: sempre precedida de licitao, na modalidade de concorrncia; sempre a pessoas jurdicas ou consrcios de empresas; e por prazo determinado; b) permisso: delegada a ttulo precrio (j que, em regra, d-se por prazo determinado); precedida de licitao (no necessariamente na modalidade concorrncia); pessoa fsica ou jurdica. Ateno especial, ainda, para o art. 40, da Lei n. 8.987, que prescrever que a permisso de servio pblico ser formalizada mediante contrato de adeso, que observar os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente. Apesar de a lei prescrever o instrumento do contrato de adeso, a doutrina lembra que se trata de delegao unilateral, ao contrrio da concesso, em que verdadeiramente celebrado um contrato administrativo, sendo, portanto, bilateral.

44

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PREGO.
Em relao ao prego, quero destacar dois importantes artigos da Lei do Prego (Lei n. 10.520). O primeira : no prego, ao invs da existncia de uma comisso de licitao (art. 6, inciso XI, da Lei n. 8.666), o procedimento presidido por um leiloeiro acompanhado de uma equipe, nos termos do art. 3, da Lei n. 10.520: Art. 3 A fase preparatria do prego observar o seguinte: (...) IV - a autoridade competente designar, dentre os servidores do rgo ou entidade promotora da licitao, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuio inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a anlise de sua aceitabilidade e sua classificao, bem como a habilitao e a adjudicao do objeto do certame ao licitante vencedor. A segunda observao que so vedadas a exigncia de (art. 5, da Lei n. 10.520): I - garantia de proposta; II - aquisio do edital pelos licitantes, como condio para participao no certame; e III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que no sero superiores ao custo de sua reproduo grfica, e aos custos de utilizao de recursos de tecnologia da informao, quando for o caso.

EST NA LEI - DIREITO TRIBUTRIO Embora os decretos integrem a legislao tributria (art. 96, CTN), o legislador
complementar tributrio no os classifica como normas complementares, que, por sua vez, esto apontadas no art. 100, do CTN (os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas, as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribua eficcia normativa; as prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas; os convnios que entre si celebrem a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios).Muito cuidado porque em prova objetiva isso pode acabar sendo uma pegadinha. A retroatividade em matria tributria (art. 106, do CTN) s se aplica em hipteses de lei expressamente interpretativas e em matria infracional. Observem que o art. 106, I, do CTN, no que concerne s leis expressamente interpretativas, usa a expresso em qualquer caso. J com relao matria infracional (art. 106, II) no traz tal expresso, condicionando a retroatividade inexistncia de ato definitivamente julgado, o que vem sendo entendido quando ainda no realizada arrematao ou adjudicao em execuo fiscal (STJ, Resp 183.994/SP).

A consignao em pagamento em matria tributria s pode ser feita judicialmente (art.


164, CTN). Algumas questes de concurso tentam induzir o candidato em erro afirmando ser possvel que a consignao se d extrajudicialmente. No caiam nessa. A compensao em matria tributria pode ser dar com crditos vincendos, no apenas vencidos, ao contrrio, portanto, do que se d na seara privada (art. 170, CTN). Cuidado que de vez em quando as questes falam em exigncia de crditos vencidos. Tambm

45

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

lembrem que o CTN fala em crdito tributrio, no apenas em tributo, de forma que a compensao pode abranger tambm penalidades pecunirias. Por fim, lembrem que, nos termos da teoria adotada pelo CTN, o fato gerador constitutivo da obrigao tributria (art. 113, 1) e o lanamento constitutivo do crdito tributrio (art. 142, CTN).

Em relao s normas gerais em matria tributria, lembrem-se de que, nos termos do


art. 146, da CF/88, cabe LC regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar. Em razo disso, a imunidade das instituies de assistncia social, sem fins lucrativos, pressupe o atendimento das condies estabelecidas em LC, no caso, o CTN (art. 14). Quando a Constituio se refere a atendidos os requisitos em lei, tal lei ordinria, mas diz respeito s condies de constituio e funcionamento da instituio, no s condies para o gozo da imunidade. MUITO CUIDADO COM ISSO. Ainda no que se refere LC prevista no art. 146, I, II e III, da CF/88, lembrem que apenas em relao aos impostos se exige norma geral com relao aos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes. Muito cuidado com isso, porque j vi vrias questes de concurso tentando induzir o candidato em erro afirmando que a disposio constitucional abrange tambm as contribuies. Por fim, o STF tem admitido que os cemitrios ligados a instituies religiosas gozam da imunidade prevista no art. 150, VI, b. Cuidado que apenas cemitrios que sejam extenso da entidade religiosa, no cemitrios privados que comercializem, com finalidade lucrativa, jazigos e no estejam vinculados a qualquer entidade religiosa.

Nos termos do art. 16, do CTN, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato
gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Essa a razo pela qual a doutrina classifica os impostos como tributos no vinculados. No confundam, entretanto, tributos no vinculados com tributos de arrecadao no vinculada, que, por sua vez, so aqueles cujo destino da arrecadao no vinculado a qualquer finalidade especfica. As taxas, por exemplo, so tributos vinculados, j que pressupem uma atividade estatal (exerccio do poder de polcia ou prestao de servio pblico), mas so de arrecadao no vinculada, ao contrrio, por exemplo, das contribuies sociais. Lembrem-se de que, nos termo do art. 144, do CTN, o lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. No confundam tal disposio normativa com a prevista no 1, do mesmo art. 144, por fora da qual aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ocorrncia do fato gerador da obrigao, tenha institudo novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliado os poderes de investigao das autoridades administrativas, ou outorgado ao crdito maiores garantias ou privilgios, exceto, neste ltimo caso, para o efeito de atribuir responsabilidade tributria a terceiros. A primeira diz respeitos aos aspectos materiais do lanamento; a segunda, tem relao com os aspectos processuais (adjetivos). Segundo o disposto no art. 188, do CTN, so extraconcursais os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falncia. Ou seja, tais crditos, por serem extraconcursais, so pagos antes dos crditos relativos a fatos geradores ocorridos em momento anterior decretao da falncia.

46

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Contribuies de melhoria - valorizao imobiliria: CF x CTN:


As contribuies de melhoria indiscutivelmente esto entre as espcies tributrias, sendo expressamente referidas pelo Constituinte, no art. 145, inciso III, da CF/88. Em provas objetivas, muito cuidado com um detalhe que pode vir em forma de pegadinha. Observem que a CF/88 se refere s contribuies, decorrentes de obras pblicas, sem fazer referncia expressa valorizao do imvel (III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas). O CTN, por outro lado, em seu art. 81, prescreve que a contribuio de melhoria instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria. Assim, se a questo fizer indicao expressa de um dos textos normativos, muito cuidado para esse detalhe. Aproveito para ressaltar que, apesar de no ser tema pacfico, tem-se entendido que a valorizao imobiliria continua sendo requisito para a cobrana do tributo em tela.

Taxas: exerccio regular do poder de polcia.


Observem que o pargrafo nico do art. 78, do CTN, esclarece a abrangncia do termo regular anteposto ao exerccio do poder de polcia como condio para a cobrana de taxas. Nos termos da disposio, considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. Ou seja, so condies para que seja considerado regular o poder de polcia: a) exerccio por rgo competente; b) observncia do processo legal; b) exerccio sem abuso ou desvio de poder. Lembrando que o desvio vcio de finalidade e o abuso vcio de competncia.

Responsabilidade Tributria:
Observem que o art. 128, do CTN, prescreve que a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao. Tal disposio dirigida ao legislador ordinrio, que, entretanto, para imputar responsabilidade tributria deve necessariamente eleger sujeito que esteja vinculado ao fato gerador da obrigao tributria.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

47

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

ITR: progressividade.
A progressividade do ITR foi autorizada pela EC n. 42/2003, que cuidou de acrescer trs incisos ao 4, do art. 153, da CF/88. Em seu inciso I, dispe que o imposto ser progressivo e ter suas alquotas fixadas de forma a desestimular a manuteno de propriedades improdutivas, em substituio antiga redao que previa apenas que as alquotas deveriam ser fixadas de modo a desestimular a manuteno das propriedades improdutivas, sem se referir progressividade. Lembre-se, oportunamente, que o ITR, por ser imposto dotado de natureza real, teria que ter sua progressividade autorizada por Emenda, sob pena de inconstitucionalidade.

Eqidade:
Muitssimo cuidado com duas disposies do CTN que podem leva-los a fazer confuso. Nos termo do art. 108, 2, do CTN, o emprego da eqidade no poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. Ou seja, no pode a autoridade administrativa dispensar o sujeito passivo do pagamento de tributo atravs do emprego da equidade. Muito cuidado que o mesmo CTN permite que a lei autorize a autoridade administrativa a conceder remisso atendendo a consideraes de eqidade, em relao com as caractersticas pessoais ou materiais do caso. Vejam que aqui a autoridade administrativa dever estar, ao conceder a remisso, autorizada por lei. Muito cuidado com essas duas previses legais.

Execuo Fiscal: petio inicial.


Em provas objetivas, especial ateno para o disposto nos art. 7 e 8, da Lei de Execues Fiscais (LEF). So disposies legais de incidncia recorrente em provas que exigem conhecimento acerca da cobrana dos crditos fiscais. Observem que, nos termos do art. 7, o despacho do Juiz que deferir a inicial importa em ordem para: I - citao, pelas sucessivas modalidades previstas no artigo 8; II - penhora, se no for paga a dvida, nem garantida a execuo, por meio de depsito ou fiana; III arresto, se o executado no tiver domiclio ou dele se ocultar; IV - registro da penhora ou do arresto, independentemente do pagamento de custas ou outras despesas, observado o disposto no artigo 14; e V - avaliao dos bens penhorados ou arrestados. Por outro lado, o art. 6, da mesma Lei, dispe que a petio inicial indicar apenas: I - o Juiz a quem dirigida; II - o pedido; e III - o requerimento para a citao. Assim, se bens interpretadas tais previses normativas, pouco importa que, no bojo da petio inicial, exista pedido expresso da Fazenda Pblica no sentido de serem penhorados bens em nome do devedor. O simples requerimento de citao, uma vez despachada a inicial, deferindo-a, suficiente para a realizao de constries patrimoniais em desfavor do executado.

48

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Execuo Fiscal: processo administrativo.


Embora no seja mais to frequente na prtica, houve poca em que alguns executados, em sede de execuo fiscal, alegavam a necessidade de a inicial da ao executiva ser acompanhada de cpia integral do processo administrativo em que foi constitudo o crdito tributrio. Cuida-se de alegao completamente infunda, em razo de duas disposies da LEF. A primeira delas reside no disposto no 1, do art. 6, da LEF, segundo o qual a petio inicial ser instruda com a Certido da Dvida Ativa, que dela far parte integrante, como se estivesse transcrita.. Ou seja, o legislador no fez referncia alguma ao PAF (processo administrativo fiscal). Alm disso, o art. 41, pouco lembrado, porquanto situado no final do diploma legal, expresso em prescrever que o processo administrativo correspondente inscrio de Dvida Ativa, execuo fiscal ou ao proposta contra a Fazenda Pblica ser mantido na repartio competente, dele se extraindo as cpias autenticadas ou certides, que forem requeridas pelas partes ou requisitadas pelo Juiz ou pelo Ministrio Pblico. Assim, apenas quando requisitadas, sero juntadas cpias do PAF na execuo fiscal, no sendo requisito da inicial da ao executiva sua presena entre os documentos que a instruem.

Competncia Tributria.
O tema da competncia tributria frequentemente cobrado em provas objetivas. Em nvel de normatizao geral, a matria versada no art. 7, do CTN, que, expressamente, prescreve que a a competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. Cuidado, portanto, com o jogo de palavras. A competncia indelegvel. As funes descritas no restante do item so delegveis. A estas ltimas a doutrina denomina de capacidade tributria. Assim, competncia tributria indelegvel, ao passo que capacidade tributria delegvel. Lembrando que a competncia tributria envolve a competncia impositiva (instituir tributos) e isentiva (iseno tributria). Quanto questo da revogao da delegao, o prprio CTN tambm, no 2, do art. 7, dispe que a atribuio pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurdica de direito pblico que a tenha conferido.

Reserva Legal: base de clculo.


Muita ateno para as disposies contidas nos 1 e 2, do art. 97, do CTN, bastante cobrados em provas objetivas. Ambas esto inseridas em artigo que dispe sobre a reserva legal em matria tributria. A primeira diz respeito modificao da base de clculo do tributo. A base de clculo, juntamente com a alquota, integram o que a doutrina chama de aspecto quantitativo da regra-matriz de incidncia tributria. Se por um lado o aspecto quantitativo pode ser manipulado atravs da alterao de alquotas, o pode tambm mediante a modificao da base de clculo do tributo. Nos termos do CTN, equipara-se majorao do tributo a

49

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

modificao da sua base de clculo, que importe em torn-lo mais oneroso, estando, por isso, sujeita reserva legal. O mesmo CTN dispe tambm que no constitui majorao de tributo, (...) a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo. Ou seja, a mera atualizao monetria no constitui modificao da base de clculo e, portanto, no est tal atualizao sujeita reserva legal. Muito cuidado com essas duas previses legais.

Extino do crdito tributrio: pagamento antecipado.


Entre as formas de extino do crdito tributrio, o pagamento se sobressai como um dos mais importantes, tendo em vista ser, ao menos no plano terico, o caminho natural de liquidao do crdito. A respeito do pagamento, importante o disposto no art. 160, do CTN, por duas razes. Em primeiro lugar, por trazer previso relativa ao prazo de pagamento que funciona como uma normatizao subsidiria na hiptese de o legislador tributrio ter sido omisso. Nos termos do artigo em meno, quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento. O segundo ponto importante diz respeito possibilidade de a legislao tributria conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelea. Ou seja, pode o legislador tributrio, dispondo de parte do crdito tributrio, conferir ao contribuinte o benefcio de, pagando de forma antecipado, recolher aos cofres pblicos valor menor que o devido. Muita ateno com essa disposio legal.

Competncia Tributria.
O tema da competncia tributria frequentemente cobrado em provas objetivas. Em nvel de normatizao geral, a matria versada no art. 7, do CTN, que, expressamente, prescreve que a a competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra. Cuidado, portanto, com o jogo de palavras. A competncia indelegvel. As funes descritas no restante do item so delegveis. A estas ltimas a doutrina denomina de capacidade tributria. Assim, competncia tributria indelegvel, ao passo que capacidade tributria delegvel. Lembrando que a competncia tributria envolve a competncia impositiva (instituir tributos) e isentiva (iseno tributria). Quanto questo da revogao da delegao, o prprio CTN tambm, no 2, do art. 7, dispe que a atribuio pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurdica de direito pblico que a tenha conferido.

50

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Reserva Legal: base de clculo.


Muita ateno para as disposies contidas nos 1 e 2, do art. 97, do CTN, bastante cobrados em provas objetivas. Ambas esto inseridas em artigo que dispe sobre a reserva legal em matria tributria. A primeira diz respeito modificao da base de clculo do tributo. A base de clculo, juntamente com a alquota, integram o que a doutrina chama de aspecto quantitativo da regra-matriz de incidncia tributria. Se por um lado o aspecto quantitativo pode ser manipulado atravs da alterao de alquotas, o pode tambm mediante a modificao da base de clculo do tributo. Nos termos do CTN, equipara-se majorao do tributo a modificao da sua base de clculo, que importe em torn-lo mais oneroso, estando, por isso, sujeita reserva legal. O mesmo CTN dispe tambm que no constitui majorao de tributo, (...) a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo. Ou seja, a mera atualizao monetria no constitui modificao da base de clculo e, portanto, no est tal atualizao sujeita reserva legal. Muito cuidado com essas duas previses legais. 3)Extino do crdito tributrio: pagamento antecipado. Entre as formas de extino do crdito tributrio, o pagamento se sobressai como um dos mais importantes, tendo em vista ser, ao menos no plano terico, o caminho natural de liquidao do crdito. A respeito do pagamento, importante o disposto no art. 160, do CTN, por duas razes. Em primeiro lugar, por trazer previso relativa ao prazo de pagamento que funciona como uma normatizao subsidiria na hiptese de o legislador tributrio ter sido omisso. Nos termos do artigo em meno, quando a legislao tributria no fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crdito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lanamento. O segundo ponto importante diz respeito possibilidade de a legislao tributria conceder desconto pela antecipao do pagamento, nas condies que estabelea. Ou seja, pode o legislador tributrio, dispondo de parte do crdito tributrio, conferir ao contribuinte o benefcio de, pagando de forma antecipado, recolher aos cofres pblicos valor menor que o devido. Muita ateno com essa disposio legal.

Moratria Heternoma.
Gostaria de lembra-los da previso contida no art. 152, I, b, do CTN, que expressamente autoriza a chamada moratria federal heternoma, ou seja, aquela concedida pela Unio com relao a tributos de competncias de outros entes federativos. Abstraindo a questo da constitucionalidade de tal dispositivo, fiquem atentos para sua cobrana em provas objetivas, tendo o cuidado de no confundir com as chamadas isenes heternomas, objeto de tratamento prprio. Assim, nos termos do referido dispositivo legal, a moratria somente pode ser concedida: pela Unio, quanto a tributos de competncia dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, quando simultaneamente concedida quanto aos tributos de competncia federal e s obrigaes de direito privado;.

51

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Parcelamentos: juros e multas.


O parcelamento constitui, na forma do disposto no art. 151, VI, do CTN, importante causa de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio. Cuida-se, alis, de benefcio fiscal amplamente utilizado na prtica, de forma que reputo tema bastante importante em provas de concurso, especialmente naquelas destinadas a prover cargos da Advocacia Pblica. Quero lembra-los da disposio contida no 1, do art. 155-A, do CTN, por fora do qual, salvo disposio de lei em contrrio, o parcelamento do crdito tributrio no exclui a incidncia de juros e multas. Isso significa, portanto, que , se o legislador nenhuma previso fizer, o contribuinte pode parcelar seus crditos, desde que atendidos os requisitos legais, mas no se beneficia de qualquer abatimento nos encargos da dvida. o que ocorre, por exemplo, no mbito federal, no parcelamento previsto na Lei n. 10.522/02.

Espcies Tributrias.
Algumas teorias foram construdas pela doutrina no que concerne classificao das espcies tributrias. Para alguns doutrinadores, haveria apenas duas espcies de tributos: impostos e taxas. Impostos seriam todos os tributos que no contenham em sua hiptese de incidncia a descrio de alguma atividade estatal, ao passo que taxas, aqueles cuja hiptese de incidncia descreva uma atividade do Estado perante o contribuinte. Nesse contexto, as contribuies sociais e os emprstimos compulsrios, por exemplo, seriam classificadas como impostos. As classificaes tripartites, por sua vez, consideram trs espcies tributrias, quais sejam, impostos, taxas e contribuies de melhoria. a teoria adotada pelo CTN, em seu art. 5: Art. 5 Os tributos so impostos, taxas e contribuies de melhoria. Por fim, as classificaes pentapartites consideram cinco espcies de tributos: taxas, impostos, contribuies de melhoria, contribuies especiais e emprstimos compulsrios. o que vinha se considerando como sendo a teoria adotada pela CF/88, em interpretao conjunta dos artigos 145, 148 e 149. Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: (...) Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III,

52

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. Com o advento das contribuies para o custeio do servio de iluminao pblica (art. 149-A, CF/88), tem-se discutido se o Constituinte Derivado teria criado uma nova espcie tributria ou tal contribuio se enquadraria na figura das contribuies especiais. Muito importante essas teorias classificatrias.

Impostos em Territrios Federais.


Muita ateno para a competncia tributria da Unio em matria de impostos nos Territrios Federais. Nos termos do art. 147, da CF/88, competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais. Assim, tem-se: a) Territrio Federal no dividido em municpios: compete Unio impostos estaduais e municipais. b) Territrio Federal dividido em municpios: compete Unio somente impostos estaduais; aos respectivos municpios, obviamente, competem os impostos municipais.

Parcelamento Simplificado e Ordinrio (Lei n. 10.522).


Ateno para o parcelamento de dbitos perante a Fazenda Nacional, previsto pela Lei n. 10.522. O conhecimento dessa lei fundamental para o concurso da PGFN. Muita ateno. Vejamos hoje alguns pontos importantes, abordando outros em postagens posteriores. a) permite parcelamento de dbitos de qualquer natureza para com a Fazenda Nacional em at 60 (sessenta) meses. Lembrem-se: de qualquer natureza inclui dbitos NO tributrios. Art. 10. Os dbitos de qualquer natureza para com a Fazenda Nacional podero ser parcelados em at sessenta parcelas mensais, a exclusivo critrio da autoridade fazendria, na forma e condies previstas nesta Lei.(Redao dada pela Lei n 10.637, de 2002) b) tem sua formalizao condicionada ao prvio pagamento da primeira prestao. Art. 11. O parcelamento ter sua formalizao condicionada ao prvio pagamento da primeira prestao, conforme o montante do dbito e o prazo solicitado, observado o disposto no 1o do art. 13 desta Lei. (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) c) o seu pedido constitui confisso de dvida e instrumento hbil e suficiente para exigncia do crdito tributrio. Art. 12. O pedido de parcelamento deferido constitui confisso de dvida e instrumento hbil e suficiente para a exigncia do crdito tributrio, podendo a exatido dos valores parcelados ser objeto de verificao. (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009)

53

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

RECORTANDO O DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO

Atos administrativos: atos simples colegiados x atos complexos.


82. (1) Atos simples os que so produzidos pela declarao jurdica de um nico rgo. Exemplo: uma licena de habilitao para dirigir automvel. Os atos simples poder ser simples singulares e simples colegiais. No primeiro caso a vontade expressada no ato provm de uma s autoridade, como corrente. No segundo caso provm do concurso de vrias vontades unificadas de um mesmo rgo no exerccio de uma mesma funo jurdica e cujo resultado final substancia-se na declarao do rgo colegial. o caso das decises de Comisses, Conselhos etc. 2) Atos complexos os que resultam da conjugao de vontade de rgos diferentes. Exemplo: a nomeao, procedida por autoridade de um dado rgo, que deve recair sobre pessoa cujo nome consta de lista trplice elaborada por outro rgo. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 427428).

Poder de Polcia: discricionariedade?


(...)Basta considerar que, enquanto as autorizaes,, atos tpicos da polcia administrativa, so expedidas no uso da competncia exercitvel discricionariamente, as licenas, igualmente expresses tpicas dela, so atos vinculados, consoante pacfico entendimento da doutrina. Basta a considerao de tal fato para se perceber que inexato o afirmar-se que o poder de polcia discricionrio. Pode-se, com propriedade, asserverar, isto sim, que a polcia administrativa se expressa ora atravs de atos no exerccio de competncia discricionria, ora atravs de atos vinculados. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 843844).

54

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Interesse pblico primrio x interesse pblico secundrio.


Interesse pblico ou primrio, repita-se, o pertinente sociedade como um todo, e s ele pode ser validamente objetivado, pois este o interesse que a lei consagra e entrega compita do Estado como representante do corpo social. Interesse secundrio aquele que atina to-s ao aparelho estatal enquanto entidade personalizada, e que por isso mesmo pode lhe ser referido e nele encarnar-se pelo simples fato de ser pessoa, mas que s pode ser validamente perseguido pelo Estado quando coincidente com o interesse pblico primrio. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 99).

Responsabilidade Civil do Estado: dano injusto x dano justo (previamente


autorizado). Em brilhante passagem do seu Curso de Direito Administrativo, o Prof. Celso Antnio deixa claro que s se pode falar em responsabilidade civil do Estado, propriamente dita, quando se est diante de um dano no autorizado previamente pelo sistema jurdico (chamado por parte da doutrina de dano injusto). Cuida-se de distino importantssima: importante esclarecer que o problema da responsabilidade do Estado no pode nem deve ser confundido com a obrigao, a cargo do Poder Pblico, de indenizar a particulares naqueles casos em que a ordem jurdica lhe confere o pode de investir diretamente contra o direito de terceiros, sacrificando certos interesses privados e convertendo-os em sua correspondente expresso patrimonial. A desapropriao o exemplo tpico dessa situao. (...) No h falar, pois, em responsabilidade, propriamente dita, quando o Estado debilita, enfraquece, sacrifica um direito de outrem, ao exercitar um poder que a ordem jurdica lhe confere, autorizando-o a praticar um ato cujo contedo jurdico intrnseco consiste precisa e exatamente em ingressar na esfera alheia para incidir sobre o direito de algum. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.1002/1003).

Princpio da motivao: atos discricionrios x atos vinculados; grau de


detalhamento. Celso Antnio, ao dissertar sobre o princpio da motivao no mbito da Administrao Pblica, faz importante observao no que concerne ao grau de detalhamento por parte do administrador pblico, comparando sua aplicao entre os atos vinculados e discricionrios: A motivao deve ser prvia ou contempornea expedio do ato. Em algumas hipteses de atos vinculados, isto , naqueles em que h aplicao quase automtica da lei, por no existir campo para interferncia de juzos subjetivos do administrador, a simples meno do fato e da regra de Direito aplicanda pode ser suficiente, por estar implcita a motivao. Naqueles outros, todavia, em que existe discricionariedade administrativa ou em que a prtica do ato vinculado depende de aturada apreciao e sopesamento dos fatos e das regras jurdicas em causa, imprescindvel motivao

55

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

detalhada. o que sucede, por exemplo, na tomada das decises em procedimentos nos quais exista uma situao contenciosa, como no chamado processo administrativo disciplinar. Idem em certos procedimentos em que vrios interessados concorrem a um mesmo objeto, como nas licitaes. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.112).

Atos Administrativos: exigibilidade x executoriedade.


A respeito das diferenas entre exigibilidade e executoriedade dos atos administrativos, assim leciona Celso Antnio, deixando claras as diferenas entre meios de coero indireta (exigibilidade) e direta (executoriedadade): Sintetizando: graas exigibilidade, a Administrao pode valer-se de meios indiretos que induziro o administrado a atender ao comando imperativo. Graas executoriedade, quando esta exista, a Administrao pode ir alm, isto , pode satisfazer diretamente sua pretenso jurdica compelindo materialmente o administrado, por meios prprios e sem necessidade de ordem judicial para proceder a esta compulso. Quer-se dizer: pela exigibilidade pode-se induzir obedincia, pela executoriedade pode-se compelir, constranger fisicamente. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.420).

Responsabilidade Civil do Estado: hiptese de responsabilidade subsidiria.


Ao dissertar, em seu Curso de Direito Administrativo, sobre a responsabilidade extracontratual do Estado, o Prof. Celso Antnio faz importante observao acerca da responsabilidade subsidiria dos entes da Administrao Pblica Direta com relao aos atos lesivos praticados pelos entes da Administrao Pblica Indireta prestadores de servios pblicos ou pelas pessoas jurdicas de direito privado que, porquanto autorizadas, prestem servios de tal natureza. Trata-se de tema pouco lembrado pela doutrina, em razo do que o trago para vocs: Ademais, para fins de responsabilidade subsidiria do Estado, incluem-se, tambm, as demais pessoas jurdicas de Direito Pblico, auxiliares do Estado, bem como quaisquer outras, inclusive de Direito Privado, que, inobstante alheias sua estrutura orgnica central, desempenham cometimentos estatais sob concesso ou delegao explcitas (concessionrias de servio pblico e delegados de funo pblica) ou implcitas (sociedades mistas e empresas do Estado em geral, quando no desempenho de servio pblico propriamente dito). Isto porque no faria sentido que o Estado se esquivasse a responder subsidiariamente ou seja, depois de exaustas as foras da pessoa alheia sua intimidade estrutural se a atividade lesiva s foi possvel porque o Estado lhe colocou em mos o desempenho da atividade exclusivamente pblica geradora do dano. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.1017).

56

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Controle da Administrao Pblica: controle direto.


Celso Antnio, ao dissertar sobre o controle da Administrao Pblica, faz importante observao no que se refere ao controle parlamentar, denominando de direto aquele exercido com fundamento no art. 49, X, da CF/88: II. Controle parlamentar direto 8. Sob esse tpico ser cogitado o controle exercido diretamente pelo Congresso Nacional, isto , de fora parte, o controle que realiza de maneira sistemtica e minuciosa, por intermdio do Tribunal de Contas, rgo que auxilia neste ltimo mister e cujas atribuies sero analisadas subsequentemente. De acordo com o inciso X do art. 49, entre os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional incluem-se os de fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da Administrao indireta. Este dispositivo est regulamentado pela Lei n. 7.295, de 19.12.1984. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.948).

Desafetao de bens pblicos: uso comum x uso especial.


A respeito da desafetao de bens pblicos de uso especial, Celso Antnio esclarece os meios pelos quais pode se dar. Importante observar que o procedimento de desafetao, nos casos de bens de uso especial, segundo o autor, no depende de lei em sentido estrito: A desafetao de bem de uso especial, trespassando-o para a classe dos dominicais, depende de lei ou de ato do prprio Executivo, como, por exemplo, ao transferir determinado servio que se realizava em dado prdio para outro prdio, ficando o primeiro imvel desligado de qualquer destinao. O que este no pode fazer sem autorizao legislativa desativar o prprio servio institudo por lei e que nele se prestava. Tambm um fato da natureza pode determinar a passagem de um bem de uso especial para a categoria dominical. Seria o caso, por exemplo, de um terremoto destruir o prdio onde funcionava uma repartio pblica, como lembra Digenes Gasparini. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.922). Por outro lado, na hiptese de bens de uso comum, o autor entende que h de ser precedida de autorizao legislativa: J, a desafetao dos bens de uso comum, isto , seu trespasse para o uso especial ou sua converso em bens meramente dominicais, depende de lei ou de ato do Executivo praticado na conformidade dela. que, possuindo originariamente destinao natural para o uso comum ou tendo-a adquirido em consequncia de ato administrativo que os tenha preposto neste destino, havero,, de toda sorte, neste caso, terminado por assumir uma destinao natural para tal fim. S um ato de hierarquia jurdica superior, como o a lei, poderia ulteriormente contrariar o destino natural que adquiriram ou habilitar o Executivo a faz-lo. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.922).

57

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Servidores Pblicos: demisso x exonerao.


Ao dissertar, em seu Curso de Direito Administrativo, sobre os servidores pblicos, o Prof. Celso Antnio lembra das distines existentes entre as figuras da demisso e da exonerao. So duas formas de desligamento do cargo pblico (vacncia), mas que se distinguem no que concerne ao carter sancionatrio da primeira, inexistente na segunda. Por conta dos vrios exemplos trazidos pelo autor, alguns deles possveis geradores de dvidas, trago para vocs importante trecho de sua obra: Demisso e exonerao Demisso o desligamento do cargo com carter sancionador. Corresponde a uma expulso, aplicvel nas hipteses legalmente previstas. No se confunde com exonerao. Exonerao o desligamento sem carter sancionador, e tanto pode ter lugar a pedido do servidor quanto ex officio, isto , por deliberao espontnea da Administrao, nos seguintes casos: (I) quanto se tratar de desinvestir algum de um cargo em comisso; (II) quando, em cargo de provimento efetivo e antes de completado o trinio para estabilidade, o servidor se revela inadequado ao cargo e a Administrao o desliga depois de regular aferio de sua ausncia de capacidade para permanecer; (III) quando, na avaliao peridica de desempenho, este haja sido considerado insatisfatrio; (IV) quando o servidor, depois de nomeado e empossado, no entrar em exerccio no prazo legal; (V) quando o servidor incorrer, de boa-f, em acumulao proibida, sendo-lhe permitido optar pelo cargo em que deseja persistir. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 307/308).

Procedimento administrativo: princpio da oficialidade.


Celso Antnio, ao dissertar sobre o procedimento administrativo, faz referncia ao princpio da oficialidade, um de seus princpios reitores, por fora do qual a movimentao dos atos procedimentais de incumbncia oficial, ou seja, da prpria Administrao Pblica. O autor, entretanto, faz importantssima observao relativa queles procedimentos de exclusivo interesse do administrado, em que o princpio em meno no se aplica. Exemplo seria um pedido de autorizao de uso exclusivo de bem pblico: (X) Princpio da oficialidade de acordo com o qual a mobilizao do procedimento administrativo, uma vez desencadeado pela Administrao ou por instigao da parte, encargo da prpria Administrao; vale dizer, cabe a ela, e no a um terceiro, a impulso de ofcio, ou seja, o empenho na conduo e desdobramento da sequencia de atos que o compem at a produo do ato final conclusivo. Disto decorre a irrelevncia (quanto continuidade do procedimento) de prazos preclusivos ou de caducidade para o administrado, porque a prpria Administrao tem de conduzir o procedimento at seu termo final. certo, todavia, que nos procedimentos de exclusivo interesse do administrado a Administrao no tem o dever de prossegui-los por si prpria e poder encerr-los prematuramente ante a inrcia do postulante. Eis por que no se pode considera-lo aplicvel a todo e qualquer procedimento. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.508/509).

58

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Revogao do ato administrativo: natureza constitutiva.


A respeito da revogao dos atos administrativos, Celso Antnio faz importantssima observao acerca de sua natureza, utilizando-se de linguagem tcnica apurada, pouco vista na doutrina. O autor deixa evidente, de forma mpar, o aspecto positivo/construtivo de interesses pblicos pela revogao, em razo do que trago o trecho da obra atinente matria. Muita ateno nesse trecho: Natureza do ato revogador 130. A revogao ato de administrao ativa, e no de administrao controladora, consultiva, verificadora ou contenciosa. Vale dizer: ato que gera a criao de utilidade pblica, e no ato que apenas concorre para sua produo. constitutiva, pois sua funo a de instaurar uma situao nova, ao invs de simplesmente reconhecer ou declarar situao precedente. 131. A revogao exprime um poder positivo, idntico ao do ato revogado (ou que criou a relao revogada). Com efeito, com a revogao, o que se est fazendo, tal como no ato anterior, decidir sobre a maneira de criar um interesse pblico. Trata-se de um novo provimento pelo qual se modifica a disposio precedente. O segundo difere do primeiro apenas em que d soluo diferente mesma questo, mas se parifica com ele em que ambos so decises expedidas para criar um interesse pblico. Ainda quando cinge-se a estatuir que extingue o provido anteriormente, seu alcance o de repristinar, recriar a situao que existia antes do ato ou relao revogados. A revogao s negativa no sentido bvio de que nega, isto , termina com a situao precedente. Com efeito, o ato revogador tem a mesma ndole do ato revogado ou gerador da situao revogada. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.459).

Poder de Polcia: definio.


O tema do poder de polcia de importncia fundamental em provas objetivas e subjetivas, especialmente quanto ao estudo dos seus limites, sua natureza e suas formas de manifestao. O Direito Brasileiro contm definio legal expressa de poder de polcia, contida no pargrafo nico, do art. 77, do Cdigo Tributrio Nacional, cuja sede justificada no fato de ser uma das atividades estatais passveis de figurar na hiptese de incidncia do tributo taxas. A doutrina, por outro lado, rica em definies, algumas mais abrangentes, outras mais superficiais. Dentre elas, gostaria de trazer para vocs a sustentada pelo Prof. Celso Antnio Bandeira de Mello, em seu Curso de Direito Administrativo, porquanto se trata de definio bastante completa e que contm importantes caratersticas do poder de polcia: Em face de todo o exposto, pode-se definir a polcia administrativa como a atividade da Administrao Pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere) a fim de conformarlhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 844).

59

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Poder de Polcia: delegao de atos materiais a particulares.


Celso Antnio, ao dissertar sobre o tema do Poder de Polcia, faz importante observao acerca da delegao dos chamados ator materiais que precedem o efetivo exerccio da polcia administrativa. entendimento que, inclusive, j se encontra sufragado na jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia. Assim, aps sustentar que a polcia administrativa no pode ser delegada a particulares (posio predominante na doutrina), o autor assim leciona: Da no se segue, entretanto, que certos atos materiais que precedem atos jurdicos de polcia no possam ser praticados por particulares, mediante delegao, propriamente dita, ou em decorrncia de um simples contrato de prestao. Em ambos os casos (isto , com ou sem delegao), s vezes, tal figura aparecer sob o rtulo de credenciamento. Adlson Dallari, em interessantssimo estudo, recolhe variado exemplrio de credenciamentos. o que sucede, por exemplo, na fiscalizao do cumprimento de normas de trnsito mediante equipamentos fotossenssores, pertencentes e operados por empresas privadas contratadas pelo Poder Pblico, que acusam a velocidade do veculo ao ultrapassar determinado ponto e lhe captam eletronicamente a imagem, registrando dia e momento da ocorrncia. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 846).

Revogao do ato administrativo.


Mais uma vez trago o tema da revogao dos atos administrativos que, indiscutivelmente, ao lado da anulao, tema importantssimo para concursos. A propsito do tema, vale a pena trazer para vocs sntese feita pelo Professor Celso Antnio Bandeira de Mello, tendo em vista seu carter didtico e objetivo: Portanto: a) o sujeito ativo da revogao uma autoridade no exerccio da funo administrativa; b) seu objeto um ato ou uma relao jurdica vlidos; c) seu fundamento uma competncia discricionria para incidir sobre situaes dantes reguladas; d) seu motivo a inconvenincia ou inoportunidade da mentena de situao precedente; e) seus efeitos, em relao ao disposto anteriormente, so os de extinguir o que fora provido, sem ofender os efeitos passados; f) sua natureza de ato da administrao ativa, constitutivo (no apenas declaratrio), e expressa em poder positivo; g) seus limites so os que resultam destas caractersticas, conforme ser explanado. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p.453).

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

60

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Uso de bem pblico por particular: uso normal x uso anormal.


Maria Sylvia Zanella Di Pietro, ao dissertar sobre uso privativo de bens pblicos por particulares, faz importante distino entre uso normal e uso anormal. Muita ateno para essa classificao:]] O uso de bem pblico por particular nem sempre tem por objeto o mesmo fim a que ele se destina, embora deva ser sempre com ele compatvel. Da resulta distino, aceita por alguns autores, entre uso normal e anormal. Uso normal o que se exerce de conformidade com a destinao principal do bem; e uso anormal o que atende a finalidades diversas ou acessrias, s vezes em contradio com aquela destinao. Se uma rua est aberta circulao, tem uso comum normal; supondo-se que essa mesma rua seja utilizada, em perodo determinado, para realizao de festejos, comemoraes, desfiles, tem-se uso comum anormal, pois esses no so os fins a que normalmente se destinam tais bens. Por outro lado, quando uma pessoa obtm permisso para ocupar determinado box em mercado municipal, tem-se uso privativo normal, j que essa a finalidade precpua do bem; no entanto, se a permisso visa instalao de terrao de caf sobre a calada, o uso privativo passa a ser anormal. (Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. Editora Atlas, 12 Edio, p.535).

Atos administrativos nulos x atos administrativos anulveis.


A doutrina leciona algumas distines entre os atos administrativos nulos e anulveis. A par da questo da origem dos vcios, tidos como sanveis quando incidentes sobre os elementos competncia e forma, e insanveis quando recaiam sobre os elementos finalidade, motivo e objeto, o Professor Celso Antnio, em trecho sinttico, porm importantssimo, apresenta outras duas distines. Muito cuidado com a segunda distino, posto que pouco falada pelos doutrinadores: Atos nulos e anulveis apresentam regime jurdico diferente quanto a: a) possibilidade de convalidao. S os anulveis podem ser convalidados; os nulos no; estes podem, apenas e quando a hiptese comportar - , ser convertidos em outros atos; b) arguio do vcio que possuem. No curso de uma lide o juiz pode pronunciar de ofcio ou sob provocao do Ministrio Pblico (quando a este caiba intervir no feito) a nulidade de ato gravado deste vcio mesmo que o interessado no o arga. O vcio do ato anulvel s pode ser conhecido se o interessado o arguir. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 488). Com relao ao prazo de prescrio e decadncia, Celso Antnio expressamente declara ter mudado seu posicionamento a partir da 12 Edio do seu Curso de Direito Administrativo. Eis o atual entendimento do autor: (...) parece-nos que a regra geral isto , na falta de disposio especfica que estabelea de modo diverso que o prazo prescricional ou decadencial para que o Poder Pblico invista contra atos nulos e anulveis o mesmo: cinco anos. Anote-se que a Lei Federal 9.784, de 29.1.99, que regula o processo administrativo no mbito da

61

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Administrao Pblica Federal, em seu art. 54, 1, sem estabelecer distino alguma entre atos nulos e anulveis, estabelece que o direito da Administrao de anular atos administrativos de que decorram efeitos favorveis aos administrados decai em cinco anos contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 488). Ateno mxima para esse tema.

Reverso na hiptese de extino de contratos administrativos de concesso de


servios pblicos. Aproveitando tema versado no ltimo Est na Lei Direito Administrativo, trago os comentrios de Celso Antnio chamada reverso, ocorrida no mbito da extino dos contratos de concesso. Celso Antnio, ao dissertar sobre o tema, deixa claro que a reverso no propriamente hiptese de extino do contrato, embora ocorra em seu mbito, sendo, portanto, consequncia daquela: A reverso a passagem ao poder concedente dos bens do concessionrio aplicados ao servio, uma vez extinta a concesso (art. 35, 2). Portanto, atravs da chamada reverso, os bens do concessionrio, necessrios ao exerccio do servio pblico, integram-se ao patrimnio do concedente ao se findar a concesso. Est visto que a reverso tambm no , de modo algum ao contrrio do que s vezes se v afirmado -, uma forma de extino da concesso. , isto sim, uma consequncia dela; portanto, a pressupe. Sem a extino da concesso no h reverso. Esta procede desta mas, evidenteente, no se confundem as duas coisas. (Mello, Celso Antnio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. Editora Malheiros, 28 Edio, p. 760).

RECORTANDO O DIREITO DIREITO TRIBUTRIO Seletividade do IPI: relao com o princpio da capacidade contributiva.
A respeito da seletividade do IPI, achei interessante a relao que o Prof. Ricardo Alexandre fez com o princpio da capacidade contributiva. Embora no seja uma relao absoluta, concordo com o entendimento do autor, no sentido de que a seletividade constitui consagrao indireta do princpio da capacidade contributiva. Isso bem passvel de cobrana numa prova subjetiva: O objetivo final do princpio conseguir, de maneira indireta, graduar a carga tributria do imposto de acordo com a capacidade contributiva dos consumidores, uma vez que os produtos essenciais so consumidos por todas as classes sociais, devendo, justamente por isso, estar sujeitos a uma suave ou inexistente carga tributria. J os gneros suprfluos so presumidamente consumidos apenas (ou, ao menos, principalmente) pelas pessoas das classes sociais mais privilegiadas, devendo ser tributadas de uma maneira mais gravosa. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 575)

62

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Aproveito e lembro que a seletividade do IPI OBRIGATRIA, ao passo que a do ICMS, tambm constitucionalmente prevista, facultativa. H quem sustente na doutrina que a seletividade do ICMS tambm imperativa, mas se cuida de opinio minoritria.

Suspenso da exigibilidade do crdito tributrio: efeito quanto prescrio.


Suspensa a exigibilidade do crdito tributrio dois caminhos se abrem Fazenda Pblica. Se o crdito j est em fase de cobrana, dever o Procurador responsvel requerer a suspenso dos atos executivos. No estando o crdito ainda em fase de cobrana judicial, impedida estar a Fazenda de ajuizar a pertinente execuo fiscal. A pergunta que se coloca : como fica a fluncia do prazo prescricional? Ricardo Alexandre deixa evidenciado que, nada obstante previso legal expressa especfica no sentido de que estaria aquele suspenso, decorre tal efeito da prpria natureza da prescrio, que, se entendida enquanto norma jurdica, tem como um de seus elementos a inrcia culposa do credor, inexistente na situao de suspenso de exigibilidade do crdito. Eis a lio do autor: Alm dessas hipteses, tem-se entendido que, em todos os casos em que a exigibilidade do crdito tributrio est suspensa (CTN, art. 151), tambm estar suspenso o respectivo prazo prescricional. O raciocnio decorre do simples fato de que a prescrio no pode punir o credor que no age porque est legalmente impedido de faz-lo. Ora, no se pode continuar a contagem de um prazo para que a Fazenda Pblica tome uma providncia que est legalmente proibida de tomar (promover ao de execuo fiscal). (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 485)

Lanamento: atividade privativa da autoridade administrativa.


Nos termos do art. 142, do CTN, o lanamento tributrio, constitutivo do crdito tributrio, atividade privativa da autoridade administrativa. Tal disposio normativa tem uma repercusso prtica evidente. Impugnando o contribuinte o lanamento tributrio, e constatando o juiz algum vcio de ordem material ou formal, no pode se substituir autoridade fiscal, procedendo a novo lanamento tributrio, porquanto, como j dito, trata-se de autoridade privativa da autoridade fiscal. Deve, em verdade, determinar autoridade competente que realize novo lanamento, apresentando-lhe, atravs da deciso prolatada, os novos parmetros para a constituio do crdito. A propsito desse tema, a lio do Prof. Ricardo Alexandre: A exclusividade da competncia para a realizao do lanamento vincula at mesmo o juiz, que no pode lanar, e tampouco corrigir, lanamento realizado pela autoridade administrativa. Reconhecendo algum vcio no lanamento realizado, deve o juiz proclamar-lhe a nulidade, cabendo autoridade administrativa competente, se for o caso,

63

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

novamente constituir o crdito. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 376)

Taxas: o que se deve entender por servios pblicos especficos e


divisveis? Pelo exposto, um servio rene as caractersticas da especificidade e da divisibilidade, podendo ser remunerado por taxa, quando para ele possvel, tanto ao Estado quanto ao contribuinte, a utilizao da frase: Eu te vejo e tu me vs. O contribuinte v o Estado prestando o servio, pois sabe exatamente por qual servio est pagando (especificidade atendida) e o Estado v o contribuinte, uma vez que consegue precisamente identificar os usurios (divisibilidade presente) (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 64)

Legislao Tributria: o rol do art. 96, do CTN exemplificativo ou exaustivo?


O Cdigo Tributrio Nacional, em seu art. 96, afirma que a expresso legislao tributria compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. Todavia, tal enumerao de normas que compem a legislao tributria no exaustiva, conforme demonstra o prprio CTN, em seu art. 2, ao asseverar que o sistema tributrio nacional regido pelo disposto na Emenda Constitucional 18, de 1 de dezembro de 1965, em leis complementares, em resolues do Senado Federal e, nos limites das respectivas competncias, em leis federais, nas Constituies e leis estaduais, e em leis municipais. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 223

Nos Embargos Execuo Fiscal qual valor deve ser atribudo causa pelo
embargante. sempre o valor da CDA? Todavia, apenas quando a defesa do executado versar sobre a totalidade do dbito (impugnando, v.g., a existncia de relao jurdica que autorize a cobrana), parece-nos razovel que os embargos devam ter o mesmo valor atribudo ao executivo fiscal, retratando o dbito e seus acrscimos, conforme estabelecido na CDA, computados juros e atualizao monetria at o momento em que ajuizado. (Lopes, Mauro Lus Rocha. Processo Judicial Tributrio. Execuo Fiscal e Aes Tributrias. Editora Lumen Juris. 4 Edio, revista, ampliada e atualizada. Rio de Janeiro, 2007, p. 111)

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

64

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Taxas x princpio do no confisco:


Com relao s taxas, a anlise da ocorrncia ou inocorrncia de confisco feita de maneira diferente. O motivo da diferenciao que, ao contrrio do imposto, as taxas no se fundamentam primordialmente na solidariedade social; no tm por fato gerador uma manifestao de riqueza do contribuinte. As taxas tm carter contraprestacional, remunerando o Estado por uma atividade especificamente voltada para o contribuinte. Justamente por conta disso, a verificao do carter confiscatrio da taxa feita comparando-se o custo da atividade estatal com o valor cobrado a ttulo de taxa. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 159)

Pedgio: tributo?
Atente-se para o fato de que o pedgio considerado como tributo, nos termos constitucionais, apenas aquele cobrado pelo Poder Pblico pela utilizao de vias por ele conservadas. A expresso Poder Pblico engloba tanto um rgo da administrao direta como as pessoas jurdicas de direito pblico integrantes da administrao indireta (uma autarquia, por exemplo). Neste caso, o regime jurdico da exao ser o tributrio, de forma que a cobrana est sujeita a todas as restries da decorrentes (legalidade, anterioridade do exerccio, noventena, entre outras). (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 161) 3) Ao de Repetio de Indbito Tributrio: legitimidade passiva na hiptese de delegao de capacidade tributria. Legitimada a figurar no plo passivo da ao de repetio do indbito tributrio ser a pessoa jurdica de direito pblico em favor de quem foi recolhida a prestao indevida. Nem sempre, portanto, estar legitimada a tanto a entidade federativa titular da competncia tributria, pois, tendo delegado a capacidade tributria a outra pessoa jurdica, a ltima dever figurar como nica r na repetitria. (Lopes, Mauro Lus Rocha. Processo Judicial Tributrio. Execuo Fiscal e Aes Tributrias. Editora Lumen Juris. 4 Edio, revista, ampliada e atualizada. Rio de Janeiro, 2007, p. 342)

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

65

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI TRIBUTRIA CF/88 X CTN:


Nesse trecho de sua obra, Ricardo Alexandre lembra, de forma lapidar, as diferenas de tratamento do princpio da irretroatividade nos regramentos constitucional e o infraconstitucional (CTN). Lembra, oportunamente, que a CF/88 no positiva qualquer exceo ao princpio em meno: Neste ponto, fundamental entender que o princpio da irretroatividade, conforme definido no art. 150, III, a, da CF, no possui qualquer exceo. No h, portanto, nenhuma hiptese em que se possa cobrar tributo em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. No que se refere ao princpio da irretroatividade disciplinado no CTN, a abrangncia mais ampla, o que d ensejo ao surgimento de excees. A maior amplitude ocorre porque o Cdigo trata da irretroatividade de toda a legislao tributria e no apenas da lei que institua ou majore tributos. J as excees tero vez em situaes bem especficas, no relacionadas majorao ou instituio de tributo. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 256)

IPI ASPECTO MATERIAL: A IMPORTNCIA DO SIGNO LINGUSTICO


"OPERAO: Leandro Paulsen examina com preciso o aspecto material do IPI, deixando claro que a cobrana de tal exao pressupe sempre uma operao. Vejam as importantes observaes que o autor faz a respeito de tal matria: Com isso, deixa claro ser despiciendo perquirir-se sobre a finalidade do produto, ou seja, se destinado ao comrcio, incorporao ao ativo fixo do adquirente ou a qualquer outra finalidade. Vale ressaltar, contudo, que se impe a sada por fora de uma operao com produto industrializado, como visto quando da anlise da base econmica, ou seja, por fora de um negcio jurdico. A sadas sem tal pressuposto no do ensejo, a rigor, incidncia do IPI. (...) Da por que a sada de produto para feira, e.g., no d ensejo tributao, sendo que a legislao cuida da questo autorizando a sada, em casos como esse, com suspenso do imposto, conforme se v do art. 11 do DL 400/68, repetido pelos incisos II e III do art. 42 do RIPI/02: (...) (Paulsen, Leandro; Melo, Jos Eduardo Soares de. Impostos Federais, Estaduais e Municipais. Editora Livraria do Advogado. 3 Edio revista e atualizada. Porto Alegre, 2007, p. 98)

66

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

AO ANULATRIA X EXECUO FISCAL.


Questo extremamente importante e delicada a que se refere possibilidade de ajuizamento de ao anulatria (ou qualquer outra ao desconstitutiva do lanamento tributrio) aps o ajuizamento da execuo fiscal. Discute-se se vivel, quando j ajuizado o executivo, a propositura da anulatria; por outro, decorrido o prazo para embargos, ou julgados estes, debate-se se ainda pode o contribuinte propor demanda em que pretenda desconstituir o lanamento. Particularmente comungo do entendimento de que o crdito passa por um ciclo de positivao, integrado por sucessivas fases que vo se esgotando e inviabilizando as anteriores. At o ajuizamento da execuo fiscal, o sistema processual autoriza o sujeito passivo a se insurgir contra o lanamento atravs das diversas aes desconstitutivas de que dispe. Proposta a execuo fiscal, por outro lado, o campo processual de atuao do contribuinte reduzido, pelo sistema processual, devendo as pretenses desconstitutivas ser apresentadas nos embargos execuo fiscal. Por fim, superada a fase dos embargos, indiscutvel se torna o crdito, fluindo normalmente os atos executivos at a satisfao da obrigao fiscal. Trago a lio de Mauro Lus Rocha Lopes, com a qual comungo, mas, destaco, no pacfica: Discordamos frontalmente de tais posicionamentos. Entendemos que no sendo embargada a execuo fiscal ou rejeitados os mesmos, com ou sem o julgamento do mrito o crdito fiscal, j definitivamente constitudo em sede administrativa, torna-se imutvel tambm na esfera judicial, ensejando a tomada das providncias necessrias satisfao forada da pretenso do credor (execuo da garantia do dbito). (...) Resumindo, estamos com os que entendem que: a) ajuizada a execuo fiscal, a seara prpria veiculao da pretenso defensiva (desconstitutiva) do executado a dos embargos do devedor, depois de garantido o dbito, por fora do preceito do art. 16, 1 e 2, da LEF, e b) no embargada a execuo fiscal, extintos os embargos sem o julgamento do mrito ou julgados estes improcedentes, por deciso definitiva, o dbito h de ser considerado irrefutavelmente lquido e certo, inviabilizando com isso a propositura de ao que vise a desconstituir o ttulo executivo, ainda que indiretamente. (Lopes, Mauro Lus Rocha. Processo Judicial Tributrio. Execuo Fiscal e Aes Tributrias. Editora Lumen Juris. 4 Edio, revista, ampliada e atualizada. Rio de Janeiro, 2007, p. 290/292)

67

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

PRESUNO DE FRAUDE NA ALIENAO OU ONERAO DE BENS OU


RENDAS: O art. 185, do CTN sofreu alterao em sua redao pela LC n. 118/05, antecipando o momento lgico da presuno de fraude na alienao ou onerao de bens ou rendas de sujeito passivo de dbito tributrio. Antes da modificao, presumia-se a fraude a partir da citao, segundo jurisprudncia do STJ. Com a modificao, a presuno passou a ter como marco temporal a inscrio do dbito em dvida ativa. Nesse trecho de sua obra, Ricardo Alexandre sustenta que no seria suficiente a simples inscrio, sendo necessrio, em verdade, que o Fisco comunique o ato administrativo ao sujeito passivo. Trata-se de interpretao doutrinria, em razo do que a trago para vocs: Atualmente, pela nova redao dado ao dispositivo, a possibilidade de presuno de fraude foi antecipada para o momento da regular inscrio em dvida ativa. H de ser entender que a aplicabilidade da nova regra depende de comunicao formal ao sujeito passivo de que o mesmo foi inscrito em dvida ativa. Recorde-se que, aps o advento da Lei Complementar 104/2001, a inscrio em dvida ativa pode ser divulgada, o que facilita a operacionalizao da regra (CTN, art. 198, 3, II). Apesar de a exigncia de comunicao formal da inscrio no constar expressamente no artigo transcrito, ela decorre do bom senso, no sendo razovel presumir que obrou em fraude o sujeito passivo que no sabia que seu dbito estava inscrito em dvida ativa. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 511/512)

LANAMENTO POR HOMOLOGAO - DECADNCIA:


Ricardo Alexandre faz importante observao acerca de detalhe relativo homologao das declaraes apresentadas pelo sujeito passivo no mbito do lanamento por homologao. O autor lembra que, ao contrrio do que se d com a regra geral (art. 173, I, CTN), o prazo para homologao contado da data da ocorrncia do fato gerador: interessante notar que, na sistemtica do lanamento por homologao, tem-se o nico caso em que o prazo decadencial contado exatamente da data da ocorrncia do fato gerador. Entende-se que no se justificaria esperar um prazo razovel para o incio da contagem do prazo (conforme ocorre na regra geral) porque a antecipao do pagamento provoca imediatamente o Estado a verificar sua correo, de forma que a inrcia inicial j configura cochilo. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 474)

68

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

RESPONSABILIDADE TRANSFERNCIA.

TRIBUTRIA:

POR

SUBSTITUIO

POR

A sujeio passiva tributria abrange duas figuras: o contribuinte e o responsvel tributrio. No primeiro caso, o sujeito tem relao direta com o fato gerador, praticando o verbo presente no antecedente da regra-matriz de incidncia tributria. O responsvel, por outro lado, embora no tenha relao direta com o fato gerador, eleito pelo legislador como integrante da relao jurdico-tributria. A sujeio na modalidade responsabilidade pode surgir contempornea ocorrncia do fato gerador ou em momento posterior, por fora da realizao de um ato lcito ou ilcito. Quanto a tal distino, interessante a anlise comparativa feita pelo Prof. Ricardo Alexandre entre as responsabilidades por substituio e por transferncia: Em apertada sntese (os conceitos sero aprofundados nos itens a seguir), na responsabilidade por substituio, a sujeio passiva do responsvel surge contemporaneamente ocorrncia do fato gerador. J na responsabilidade por transferncia, no momento do surgimento da obrigao, determinada pessoa figura como sujeito passivo, contudo, num momento posterior, um evento definido em lei causa a modificao da pessoa que ocupa o polo passivo da obrigao, surgindo, assim, a figura do responsvel, conforme definida na lei. Segundo a doutrina, a responsabilidade por transferncia abrange os casos de responsabilidade por sucesso, por solidariedade e de terceiros, conforme esquematizado a seguir (...) (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 321)

BIS IN IDEM.
As hipteses de incidncia tributria descrevem sempre o que a doutrina denomina de signos presuntivos de riqueza, ou seja, descries fticas que expressam uma parcela de riqueza do contribuinte. Quando uma mesma esfera tributante prev em mais de uma regra de incidncia a mesma base econmica, ou seja, quando uma mesma manifestao de riqueza serve para constituir distintas regras-matrizes de incidncia de tributos de competncia de um mesmo ente tributante, fala-se em bis in idem. A respeito de tal tema, Ricardo Alexandre assim leciona: Ocorre o bis in idem (duas vezes sobre a mesma coisa) quando o mesmo ente tributante edita diversas leis instituindo mltiplas exigncias tributrias, decorrentes do mesmo fato gerador.

69

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Apesar de no se coadunar com o princpio da praticabilidade que deve nortear todo sistema tributrio, no h, no texto constitucional brasileiro, uma genrica vedao expressa ao bis in idem. Assim, a Unio est autorizada a criar contribuio social para financiamento da seguridade social incidente sobre a receita ou faturamento (CF, art. 195, I, b). No exerccio de tal competncia, a Unio Federal instituiu no somente uma, mas duas contribuies (COFINS e PIS), num cristalino exemplo de bis in idem. Registre-se que, para parte da doutrina, no obstante a diferena das espcies tributrias, tambm pode ser considerada bis in idem a tributao do lucro de uma empresa pelo Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurdicas IRPJ e pela Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL. Apesar da inexistncia de vedao genrica ao bis in idem, h de se recordar que o dispositivo constitucional que atribui Unio Federal a chamada competncia residual (CF, art. 154, I) exige que os novos impostos criados possuam fatos geradores e bases de clculo diferentes dos discriminados na Constituio.(...) (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 220)

LIMITAES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR: O PAPEL DA LEI


COMPLEMENTAR. Ricardo Alexandre faz importante observao acerca do papel da lei complementar no campo das limitaes constitucionais ao poder de tributar, qual seja, o de apenas regullas, sem restringi-las, dada a sede prpria para a sua criao (Constituio): O art. 146, II, da CF/1988 tambm atribui lei complementar a regulao das limitaes constitucionais ao poder de tributar. As limitaes ao poder de tributar, por serem constitucionais, j esto, por bvio, no prprio texto da Constituio Federal, de forma que no cabe lei complementar inovar nesta seara, criando novas limitaes. cabe-lhe, to somente, ser o veculo normativo utilizado para disciplinar as limitaes que o legislador constituinte optou por submeter regulao infraconstitucional. Assim, a ttulo de exemplo, o legislador constituinte imunizou (em relao aos impostos) o patrimnio, a renda e os servios das instituies de educao e de assistncia social sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei. Como a lei reclamada est regulando uma imunidade (limitao constitucional ao poder de tributar), o STF entende que dever ser necessariamente complementar (ADI 1.802-MC). (...) (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 210)

70

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

ITR: ASPECTO ESPACIAL.


Tem sido bastante cobrados em provas de concurso os chamados aspectos da regramatriz de incidncia tributria. A doutrina elenca os seguintes aspectos: a) no antecedente da regra-matriz: aspectos material, temporal e espacial; b) no consequente: aspectos pessoal e quantitativo. A respeito do aspecto espacial da regra-matriz de incidncia do ITR, trago para vocs as lies de Leandro Paulsen e Jos Eduardo Soares de Melo, que destacam questo interessante atinente hiptese em que, havendo a delegao de capacidade tributria prevista no inciso III, do 4, do art. 153, da CF/88, um imvel rural ocupa mais de um municpio: O aspecto espacial da hiptese de incidncia do ITR o territrio nacional, pois se trata de imposto de competncia da Unio, e no h norma alguma em sentido contrrio. Ou seja, verificada a propriedade de imvel situado em zona rural no territrio nacional, em 1 de janeiro de cada ano, surge a obrigao de pagar o ITR. Mas, embora tenhamos um imposto federal, da competncia da Unio, j vimos que o inciso III, do 4 do art. 153 da CRFB, acrescido pela EC 42/03, permite que seja fiscalizado e cobrado pelos Municpios que assim optarem, na forma da lei, cabendo, ento, totalidade da receita do ITR ao Municpio, nos termos do que dispe o art. 158, III, da CRFB, tambm com a redao que lhe foi atribuda pela EC 42/03. Sobrevindo tal lei, teremos, ento, discusses sobre o Municpio competente para a exigncia do ITR relativo a imvel cujas reas alcanarem mais de um Municpio. Ainda que no cuidado especificamente de tal hiptese, pois ausente tal autorizao poca, o 3 do art. 1 da Lei 9.393/96 dispe: 3 O imvel que pertencer a mais de um municpio dever ser enquadrado no municpio onde fique a sede do imvel e, se esta no existir, ser enquadrado no municpio onde se localize a maior parte do imvel. (Paulsen, Leandro; Melo, Jos Eduardo Soares de. Impostos Federais, Estaduais e Municipais. Editora Livraria do Advogado. 3 Edio revista e atualizada. Porto Alegre, 2007, p. 186)

CAPACIDADE ECONMICA X TRIBUTAO BASEADA NOS ASPECTOS


PESSOAIS. O princpio da capacidade contributiva um tema de extrema importncia no estudo da tributao. Pode ser o mesmo analisado sobre dois prismas: objetivo e subjetivo. O primeiro consiste na exigncia de o legislador tributrio descrever na hiptese de incidncia os chamados fatos presuntivos de riqueza, ou seja, o fato descrito pelo legislador deve ter expresso econmica. Sob o vis subjetivo, consiste na exigncia de que a tributao seja relao direta da capacidade que o sujeito passivo tem contribuir. Expressa-se na idia de que paga mais tributo quem pode mais. A respeito desse importante princpio, Humberto vila, em sua brilhante obra Sistema

71

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Constitucional Tributrio lembra que no se pode confundir a tributao em funo da capacidade econmica com a tributao em funo dos aspectos pessoais do sujeito passivo. So conceitos diferentes, lembra o autor: Inicialmente preciso registrar que a tributao conforme a capacidade econmica no se identifica com a tributao baseada nas caractersticas pessoais do sujeito passivo. O pargrafo 1 do artigo 145 da Constituio Brasileira indicou essas diferenas (os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte.). A opinio dominante no sentido de que a considerao dos aspectos pessoais, nos casos dos impostos que no levam em conta, na sua hiptese material aspectos pessoais, deve ser feita por outros instrumentos como a progressividade baseada na essencialidade dos produtos ou servios, por exemplo. (vila, Humberto. Sistema Constitucional Tributrio. Editora Saraiva. 4 Edio, 2010, p. 389-390)

CONCESSO DE LIMINAR-EFEITOS QUANTO AO LANAMENTO.


Ricardo Alexandre faz importante observao acerca de efeito de liminares em favor do sujeito passivo com relao ao lanamento tributrio. Lembra o autor que liminares (ou qualquer outro provimento) suspendendo a exigibilidade do dbito, no impedem a constituio do crdito, mas apenas sua cobrana: Por tudo, a concesso da liminar apenas probe a promoo de atos executrios, impedindo a exigibilidade do crdito. Dessa forma, ao se deparar com um caso em que o sujeito passivo faz um pagamento a menor protegido por liminar em mandado de segurana, a autoridade fiscal deve proceder ao lanamento da diferena. Todavia, em vez de encerrar o auto de infrao concedendo o prazo para que o sujeito passivo pague ou impugne o objeto da autuao, deve consignar a expresso suspenso por medida judicial, ou equivalente. (Alexandre, Ricardo. Direito Tributrio Esquematizado. Editora Mtodo. 5 Edio revista e atualizada. So Paulo, 2011, p. 419)

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

72

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

CONHECENDO O EDITAL PGFN

Amigos,
Algumas dvidas sempre surgem com relao a detalhes do edital. Como sei que vocs esto focados nos estudos, vou ajuda-los trazendo coisas importantes que verifiquei. Em relao consulta de cdigos, o edital do concurso da PGFN faz distino entre as etapas do concurso. A primeira fase (objetiva) no permite qualquer consulta a livros, manuais, impressos, anotaes ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta legislao comentada e/ou anotada, a verbetes sumulares, a livros doutrinrios, a manuais ou a cdigos (item 9.19). J nas provas discursivas a consulta legislao possvel. Vejam: 9.20.1 - O material de uso permitido nas provas discursivas consiste apenas de legislao no comentada, em cdigo ou em separata, e ser objeto de inspeo antes do incio de sua realizao quanto existncia de anotaes no permitidas. Por fim, na prova oral, caso a Banca Avaliadora entenda necessrio, haver disponibilizao ao candidato de material para consulta. Ou seja, ficar a critrio da banca.

Amigos,
Conforme j lembrado, nas provas discursivas ser permitida a consulta a cdigos (ao contrrio da prova objetiva). A respeito de tal consulta, quero lembra-los de dois importantes pontos do edital: 9.20.3 - Podero ser utilizados os verbetes sumulares dos tribunais superiores. 9.20.4 - vedada a utilizao de exposio de motivos de atos legislativos. Fao questo de refora-los porque no dia da prova quero que vocs se preocupem com o mnimo de coisas possveis. Assim, quando estiverem se preparando para as provas discursivas, j sabero que ser permitido consultar as Smulas. Isso orienta o estudo de forma diferenciada. Alm disso, antes de sair de casa j grampeiem as exposies de motivo das leis. Os fiscais faro isso, mas no custo nada antecipar o trabalho. Forte abrao e at a prxima.

73

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Amigos,
Nas minhas experincias em concurso, j vi muito candidato se estressando com algo muito simples: a identificao na hora da prova. Isso pelo simples fato de no lerem o edital. Como eu sei que vocs esto bem ocupados, vamos l para mais um lembrete. A respeito de como os candidatos devero se identificar no dia do concurso, vejam o que o edital da PGFN fala: 9.14 - Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (ordens, conselhos etc); passaporte brasileiro (ainda vlido); certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura; carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitao (somente o modelo com foto, obedecido o perodo de validade). 9.15 - No sero aceitos como documentos de identidade: certides de nascimento ou casamento, CPF, ttulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto ou com o perodo de validade vencido), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, boletins de ocorrncia emitidos por rgos policiais, nem documentos vencidos, ilegveis, no-identificveis e/ou danificados. 9.16 - Nenhum outro documento poder ser aceito em substituio ao documento de identidade. 9.17 - Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitirem, com clareza, a identificao do candidato e devero conter, obrigatoriamente, filiao, fotografia e data de nascimento. Portanto, NO levem como documento de identificao: CNH fora de validade ou sem foto, CPF, ttulo de eleitor, boletim de ocorrncia etc. VOCS SERO IMPEDIDOS DE FAZER PROVA SE LEVAREM ESSES DOCUMENTOS. Se estiverem com documentos em ms condies, de forma que no possa ser identificada uma das informaes do item 9.17 providenciem logo uma segunda via. Vamos evitar os contratempos.

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

74

Marcos Aurlio Oliveira


Procurador da Fazenda Nacional Professor de Direito Tributrio e Administrativo
www.jurisprudenciaeconcursos.com.br

Amigos,
Ano passado fiquei muito chocado com vrios candidatos sendo barrados no porto de entrada do concurso do MP/SP. uma cena bem triste. No quero que acontea isso com vocs. Vejamos, portanto, a clusula do edital que versa sobre isso: 9.6 - O candidato dever comparecer ao local das provas com antecedncia mnima de 30 (trinta) minutos em relao ao horrio fixado para o fechamento dos portes de acesso aos locais das provas, com referncia s provas objetiva e oral, e com antecedncia mnima de 1 (uma) hora em relao ao horrio fixado para o fechamento dos portes de acesso aos locais das provas, com referncia s provas discursivas, considerado o horrio de Braslia-DF, para todo o territrio nacional, munido do original do seu documento de identificao e de caneta esferogrfica (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente. No ser permitido o uso de lpis, lapiseira e/ou borracha durante a realizao das provas. A primeira observao diz respeito ao horrio de comparecimento do candidato, qual seja, com antecedncia de 30 (trinta) minutos em relao ao horrio fixado para o fechamento dos portes de acesso aos locais das provas, com referncia s provas objetiva e oral e antecedncia mnima de 1 (uma) hora em relao ao horrio fixado para o fechamento dos portes de acesso aos locais das provas, com referncia s provas discursivas A CANETA O segundo ponto versado na clusula o uso da caneta: deve ser fabricada em material transparente, tinta azul ou preta. Prestem muita ateno nesse detalhe!!! Vejam as demais clusulas que dizem respeito cor da caneta: AZUL OU PRETA: 11.6 - Durante a realizao da prova objetiva, o candidato dever transcrever, mo, em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, um texto apresentado para posterior exame grafolgico e confirmao de sua identificao, observado o contido na letra f do subitem 18.5. No ser permitida a interferncia e/ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realizao das provas quanto a esse aspecto. 12.2.4 - A Prova Discursiva I ter por objeto matrias integrantes do Grupo I, constantes do subitem 10.1, e consistir na elaborao, em letra legvel e com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, de:

@MarcosPFN

Marcos Aurlio Oliveira

marcosaurelioce@gmail.com

75

Das könnte Ihnen auch gefallen