Sie sind auf Seite 1von 2

O texto enfatiza com clareza, os 10 aspectos chaves de um modelo de educao infantil, eficiente.

Porm, como toda metodologia construda, testada e adaptada realidade de cada professor, no se deve encarar esses aspectos como verdade absoluta, mas como propostas abertas para reflexes. O primeiro aspecto retrata a organizao dos espaos que explicita a importncia dos espaos amplos e de fcil acesso, alm de possibilitar atividades coletivas. No segundo aspecto,o equilbrio entre iniciativa infantil e trabalho dirigido no momento de planejar e desenvolver as atividades, imprescindvel. Coordenar e dividir a rotina da criana de maneira equilibrada, de forma que possa influenciar tanto a autonomia e a espontaneidade da criana, quanto o desenvolvimento de competncias que atendam a trabalhos orientados. A ateno privilegiada a aspectos emocionais o terceiro aspecto retratado no texto. Alm de mostrar que o aspecto emocional da criana fator importante no seu desenvolvimento cognitivo, observa-se a necessidade de oferecer confiana pois com essa segurana que a criana tender a desenvolver sua autonomia, enfrentar desafios e lidar com as relaes sociais.

No quarto aspecto, que aborda a utilizao de uma linguagem enriquecida, refora que essa uma pea chave da educao infantil, pois a base para a construo do pensamento e da percepo da realidade a sua volta. A criana deve esta em um ambiente onde constantemente exista troca de experincias oralmente, para que possa ampliar sua bagagem de palavras.

Diferenciao

de

atividades

para

abordar

todas

as

dimenses

do

desenvolvimento e todas as capacidades, ou seja, o desenvolvimento infantil global e integrado, mas ao mesmo tempo no nem homogneo e nem automtico. Assim, apesar das capacidades intelectual, motora e emocional estarem interligadas, essas devem ser entendidas e trabalhadas de forma especifica.

As rotinas estveis outro aspecto importante na proposta da educao infantil. Rotinas so essenciais para crianas, com ela as crianas com dificuldades de construir esquemas temporais, ganham mais segurana e autonomia.

A utilizao de matrias diversificados e polivalentes um aspecto de valor, pois a sala de aula, deve ser um lugar que seja estimulante para a criana. Alm de se trabalhar com uma gama de materiais diversificados, estes devem possibilitar aes que ampliem as vivencias e o aprendizado das crianas.

Atender as crianas e entender suas individualidades citado no texto como oitavo aspecto. Quando o professor tem uma turma muito grande, no se percebe as singularidades de cada um, complicado para atender individualmente cada aluno. Porem, importante o contato direto com cada aluno, pois esse contato individual eleva o nvel da linguagem pessoal do aluno.

No nono aspecto que fala sobre os sistemas de avaliao, anotaes etc. que permitem o acompanhamento global do grupo e de cada uma das crianas, nos permite perceber que necessrio saber o que se quer realizar e quais so os meios de se desenvolver seus objetivos. necessrio planejamento, anotao de como fazer para conseguir alcanar os objetivos desejados.

No dcimo e ultimo aspecto, que fala do trabalho com os pais e mes e com o meio ambiente, pretende mostrar que famlia, meio ambiente escola devem trabalhar conjuntamente para que a criana se desenvolva por experincias formativas significantes, e tenha sempre um

acompanhamento de perto.

Das könnte Ihnen auch gefallen