Sie sind auf Seite 1von 174

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico

1808-1889

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Reitor: Prof. Dr. Jacques Marcovitch Vice-Reitor: Prof. Dr. Adolpho Jos Melfi

FFLCH

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS Diretor: Prof. Dr. Francis Henrik Aubert Vice-Diretor: Prof. Dr. Renato da Silva Queiroz DEPARTAMENTO DE HISTRIA Chefe: Prof Dr Laura de Mello e Souza APOIO Programa Especial de Treinamento (PET) - CAPES PIBIC USP-CNPq

Vendas HUMANITAS LIVRARIA FFLCH/USP Rua do Lago, 717 Cid. Universitria 05508-900 So Paulo SP Brasil Tel.: 3818-4589 Fax: 3818-4593 e-mail: pubfflch@edu.usp.br http://www.fflch.usp.br/humanitas

Orientador: Finalizadores:

Prof. Dr. Istvn Jancs Andr R.A. Machado; Carlos A.C. Gandra Jr.; Eric R.G. Zen; Fernanda Spsito; Renata I.C. Consegliere.

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico


1808-1889

Departamento de Histria - FFLCH - USP So Paulo - 2000

Copyright 2000 dos autores proibida a reproduo parcial ou integral, sem autorizao prvia dos detentores do copyright

Servio de Biblioteca e Documentao da FFLCH/USP Ficha catalogrfica: Mrcia Elisa Garcia de Grandi CRB 3608

C957 Cronologia de histria do Brasil monrquico : 1808 - 1889 / orientao de Istvn Jancs ; Andr R.A. Machado... [et al.] .So Paulo : Humanitas / FFLCH / USP 2000. , 184p. (Srie Iniciao, 5) ISBN 85-86087-80-7 1. Histria do Brasil (Imprio) I. Jancs, Istvn II. Machado, Andr R.A. III. Gandra Jr., Carlos A.C. IV Zen, Eric R.G. V . . Spsito, Fernanda VI. Consegliere, Renata I.C.

CDD 981.04

HUMANITAS FFLCH/USP e-mail: editflch@edu.usp.br http://www.fflch.usp.br/humanitas Tel./Fax: 3818-4593

Equipe e Produo: Projeto grfico e editorao: Carlos A.C. Gandra Jr. Capa: Carlos A.C. Gandra Jr. Fonte gravura da capa: DEBRET, Jean Baptiste. Viagem Pitoresca ao Brasil, Vista Geral da Cidade do Rio de Janeiro do Lado do Mar. Ed. Crculo do Livro, So Paulo, 1985.

Srie Iniciao uma publicao de trabalhos de iniciao cientfica do Departamento de Histria da USP.
Endereo paracorrespondncia:

Srie Iniciao Departamento de Histria - FFLCH-USP Av. Prof. Lineu Prestes, 338. Cidade Universitria CEP 05508-900 - So Paulo/SP - Brasil.

Graduandos que participaram de fases da elaborao desta Cronologia: Alexandre Bebiano de Almeida (bolsista PET) Ana Rita Uhle (bolsista PIBIC) Andr Roberto Arruda Machado (bolsista PET) Caio Roberto Bourg de Mello (bolsista PET) Carlos Alberto de Castro Gandra Jnior Cristiane Checchia (bolsista PET) Denilson Santos de Souza (bolsista PIBIC) Eduardo Ribas dvila (bolsista PET) Eric Reis Godliauskas Zen rico Menezes Pedroso Fernanda Spsito (bolsista PET) Fernando Marques Camargo Ferraz (bolsista PET) Larissa Raeli Cestari (bolsista PET) Maria ngela Raus (bolsista PET) Maria Beatriz Conte Carboni Renata I.C. Consegliere (bolsista PET) Rita de Cssia Hasmann Pereira (bolsista PIBIC) Vincius Carneiro de Albuquerque (bolsista PET)

Dedicado memria de Ilana Blaj

Sumrio

Apresentao .................................................................................... xi Agradecimentos ............................................................................. xiii Palavras do Orientador ................................................................... xv Informaes Demogrficas ............................................................. 01 Cronologia do Brasil Monrquico ................................................. 07 Bibliografia ...................................................................................... 99 Sugesto de Leituras ..................................................................... 105 ndice Remissivo ........................................................................... 117

Apresentao

Profa. Dra. Laura de Mello e Souza


Chefe do Departamento de Histria da FFLCH - USP

Esta Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808-1889) surge seis anos depois da sua companheira sobre o perodo anterior, Cronologia de Histria do Brasil Colonial (1500-1831), premiada e consagrada tanto pelo orgos mais oficiais da pesquisa em nosso pas quanto pelos milhares de usurios que a consultam e, aos quais, ao fim e ao cabo, ela se destinava. Na qualidade de pesquisadora, de membro do corpo docente do Departamento de Histria da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP e na circunstncia passageira de ocupar a chefia do Departamento, s posso me orgulhar de mais uma realizao de qualidade levada a cabo pelo grupo de bolsistas do PET e de alunos nossos que a ele se juntaram. O trabalho que vem sendo realizado nesse sentido atesta a vitalidade de nosso Departamento e nos d motivos de otimismo para o futuro, corrigindo saudavelmente nossas freqentes crises de desnimo ante as dificuldades enfrentadas pelo ensino pblico e pelo financiamento da pesquisa no Brasil. No poderia deixar de registrar o reconhecimento pelo trabalho que nossos docentes desenvolvem junto aos alunos de Iniciao Cientfica e que tem redundado em resultados to importantes. As Cronologias no so seus nicos frutos, apesar de contarem entre os mais significativos; e, neste caso especfico, dou os parabns ao Prof. Istvn Jancs, seu idealizador e orientador competentssimo. Gostaria de lembrar, sempre com saudade, o quanto nos beneficiamos com a atuao mpar da Profa. Ilana Blaj pesquisadora, colega, orientadora, mestra e amiga incomparvel, que infelizmente no est mais aqui para ver os resultados magnficos de mais uma das tantas iniciativas das quais participou, emprestando-lhe seu brilho, sua paixo e sua generosidade.

xi

Agradecimentos
Para que esta Cronologia fosse concluda, contamos com a generosa colaborao de muitas pessoas com variados envolvimentos institucionais. O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES constituiu-se num dos suportes do Grupo de cujas atividades esta Cronologia um dos resultados, os nossos primeiros agradecimentos dirigem-se Professora Leonora Cavalcanti, Coordenadora do Programa, sua Equipe e aos pareceristas que, desconhecidos, em muito contriburam para a sempre necessria auto-avaliao do Grupo. Na esfera da Universidade de So Paulo, justia destacar o permanente interesse na valorizao do PET pela Sra. Pr-Reitora de Graduao, Professora Ada Pellegrini Grinover, apoio especialmente relevante a partir de quando as presses ardilosamente emanadas do Ministrio da Educao ameaavam a estabilidade do Programa visando, ao cabo, destru-lo. No mbito da Faculdade de Filosofia, somos gratos ao Professor Francis H. Aubert, seu diretor, e Milton Meira do Nascimento que, frente da Humanitas acolheram a proposta de publicao desta Cronologia. Da mesma forma, e pelo mesmo motivo, somos Professora Laura de Mello e Souza, Chefe do Departamento de Histria. E ainda na esfera do Departamento, para alm dos nossos colegas que nunca pouparam seu estmulo aos experimentos nos quais nos envolvemos, registramos nosso especial dbito para com os Professores Colaboradores do Programa PET, nomeadamente Norberto Lus Guarinello, Vera Lucia do Amaral Ferlini e, mais que a todos, a Ilana Blaj, saudosa amiga a quem este volume dedicado.

Prof.Dr. Istvn Jancs Andr R.A. Machado Carlos A.C. Gandra Jr. Eric R.G. Zen Fernanda Spsito Renata I.C. Consegliere

(Orientador) (Graduando em Histria e bolsista PET) (Graduando em Histria) (Graduando em Histria) (Graduanda em Histria e bolsista PET) (Graduanda em Histria e bolsista PET)

xiii

Palavras do Orientador
Prof. Dr. Istvn Jancs* Esta cronologia vem juntar-se a outra dedicada Amrica portuguesa1 e, como a precedente, resultou de atividades desenvolvidas com estudantes de graduao em Histria na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. Semelhantes na forma e destinao, os dois produtos resultaram, entretanto, de relaes acadmicas que guardam menor proximidade entre si do que pode parecer primeira vista, ainda que ambos tragam a marca do encantamento com a Histria partilhado por orientador e orientandos, bem como procurem objetivar parcial resposta ao que pode ser entendido como exigncia do aprendizado de alguns dos fundamentos operacionais bsicos do ofcio de historiador. Para que essas experincias tivessem tido seu curso, os que delas participaram contaram com as facilidades oferecidas por um ambiente onde so poucos os que contestam que a qualidade do trabalho do historiador tenha imediata relao com a percia no manejo de duas operaes simultneas: a anlise terica e a pesquisa, tanto bibliogrfica quanto documental. Em nosso meio geralmente aceito (e praticado) que o avano do saber histrico resulta da combinao equilibrada de erudio (rigoroso domnio do saber j sabido, terreno da incessante atualizao bibliogrfica), e de capacidade de propor e resolver problemas envolvendo o conhecimento de passadas trajetrias humanas, coisa somente acessvel mediante consistente anlise de documentos, esses exclusivos canais de acesso s relaes socais que os engendraram, e que neles permanecem como que hibernando espera de quem se disponha a trazer vida o que seu silncio encerra. Mas ainda que tenha-se mais ou menos por assentado que essas quase obviedades encerram o cerne dos critrios de aferio da qualidade da produo historiogrfica, nem todos aceitam que o diferencial que permite distinguir estudos substantivamente enriquecedores do nosso conhecimento do passado de outros que, similares na forma, so pouco mais que exerccios atendendo a motivaes bem pedestres, esteja na solidez da anlise. De fato, ainda est por construir-se entre ns o consenso quanto a admitir-se que a consistncia terica da anlise determinante da pertinncia das questes postas a passados que, como objetos de investigao, so presentes ao historiador, esse perguntador cujo dilogo nunca se d com os
*

Professor do Departamento de Histria da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas - FFLCH-USP.

xv

mortos mas com os homens de seu tempo e sempre em meio a circunstncias que, sendo deles, so tambm as suas, circunstncias por cuja qualidade inescapavelmente responsvel. Mas que no se pense que a feitura de cronologias buscou atender a urgncias dessa envergadura. Muito pelo contrrio, o que levou sua feitura foi vo bem razante, menos de guia e mais de macuco preso terra, mas, at por isso, portador de lio ineludvel. Na verdade, a feitura das cronologias visou apenas atender aos reclamos de uma evidncia do nosso ofcio naquilo que ele tem em comum com todos os outros: a velha exigncia de hbil domnio de seus fundamentos operacionais. Recorrendo prtica controlada da exigente disciplina inerente ininterrupta repetio de operaes que formam alguns dos fundamentos do nosso ofcio, o treinamento oferecido a estudantes de graduao por meio da feitura desta cronologia procurou responder s exigncias prticas da verdade banal - mas freqentemente esquecida - de que buscar, recolher, classificar e organizar informaes a partir de critrios ainda que provisrios deve tornar-se, para quem aspira vir a ser historiador, reflexo de tal modo entranhado que parea inato e no duramente adquirido. Quanto a isso, realmente surpreendente a escassez das oportunidades de treinamento oferecidas pelos cursos destinados aos futuros praticantes deste nosso ofcio, fenmeno que deve envolver algo de muito estranho, dado que o reconhecimento da importncia dessa dimenso do aprendizado exige pouco, certamente nada que implique em sofisticada formao intelectual. Afinal, como esquecer que, para alcan-lo, bastam pouco mais que alguns momentos de reflexo sobre o porqu da exaustiva repetio de um mesmo movimento por quem visa aprimorar suas habilidades esportivas ou, para os que cultivam outras predilees, atentar para o modo pelo qual um torneiro mecnico atinge mestria no manejo de sua arte. Mas como no estamos envolvidos com a formao de nadadores, ferramenteiros, almoxarifes ou taxidermistas, e sim de historiadores, e porque foi preciso traduzir em prtica especfica aquilo que comum a todos os ofcios, buscou-se ajustar esse espao de treinamento de estudantes de Histria (pois disso que se trata) ao que peculiar matria a ser moldada pela nossa ao, o fato humano sempre dotado de um agente (o quem) individual ou coletivo; sempre datado (o quando), e inevitavelmente localizado em algum ponto preciso do espao (o onde), acabamos por adotar a feitura desta cronologia como plataforma de treinamento. Por outro lado, e agora adentrando o terreno das diferenas entre os processos pedaggicos envolvendo a feitura de uma e outra cronologia, convm esclarecer que, se elas integram um mesmo trajeto, o fato da primeira constituir-se em marco inicial e a segunda em provisrio ponto de chegada envolve diferenas que, se no transparecem no formato e eventual consistncia dos dois produtos, remetem lembrana da grande diferena entre as experincias acadmicas xvi

que cada qual encerra. A existncia de uma linha de continuidade entre ambas mais que evidente, assim como o o fato de que o sucesso da primeira experincia2 transformou-a em inevitvel referncia para a configurao da posterior, ainda que esta ltima viesse a desenvolver-se em meio a circunstncias institucionais totalmente diferentes das que abrigaram primeira. De fato, no h como deixar de recordar que a elaborao da primeira cronologia comeou como tarefa escolar objetivando to somente um consistente exerccio de aprendizado de estudantes em incio de curso, e que a idia de dar-lhe formato de publicao deveu-se um tanto ao acaso. Por seu turno, as atividades que desde seu incio envolveram a feitura desta Cronologia traziam o compromisso de sua publicao, e isso por dois bons motivos, o primeiro estando nas exigncias do acesso a recursos pblicos de superior qualidade visando a melhoria das condies materiais de treinamento para o Grupo, e o segundo na certeza de poder honrar o compromisso publicamente assumido. Quanto a isso, ainda que no seja adequado relatar detalhadamente o percurso iniciado em 19953 com a proposta de adeso de um Grupo de Histria da Universidade de So Paulo ao Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES, registrar algumas das lies deste envolvimento pode ter alguma utilidade. A instalao do Grupo PET-Histria deu-se em meio s melhores expectativas. As regras do jogo eram claras e, por mais trabalhoso que fosse o atendimento das exigncias institucionais envolvendo um grande nmero de relatrios circunstanciados, faz-lo justificava-se pelo enorme ganho de qualidade que o Programa aportava para as condies de formao dos estudantes nele direta e indiretamente envolvidos. Comparativamente aos outros programas de tipo Iniciao Cientfica, o Programa PET impunha o compromisso de integrao dos envolvidos (estudantes e professor) no cotidiano do Departamento, este qualificado como local de trabalho permanente e no somente de passagem rumo s salas de aula. Isso no representou, em si mesmo, novidade num meio acadmico como o nosso, cuja vitalidade resulta de bem sucedidas trajetrias partilhadas por orientadores e orientandos, envolvendo freqentemente percursos que comeam na graduao e concluem-se em doutorados. A novidade com a qual o PET acenava estava na dimenso coletiva que esta permanncia deveria assumir. Enfatizando esse aspecto da proposta do PET, no muito dizer-se que ele encerra um potencial quase subversivo se inserido em ambientes tendentes rotinizao da vida universitria, essa patologia dissolvente tanto da tenso intelectual necessria crtica, quanto daquela de carter cvico que confere estatuto de espao de liberdade universidade pblica, tenses sem as quais esta acaba reduzindo-se a pouco mais que indiferenciada repartio prestadora de servios de discutvel qualidade. De fato, a voluntria aceitao das normas que regulamentam o ingresso e a permanncia de estudantes no PET, porque somente podem ser xvii

honradas mediante trabalho consistente envolvendo alunos e professores, induz a uma sinergia que inevitavelmente repercute sobre a relao destes com o curso em cujo interior o Programa opera. Foi em meio implantao do Programa PET no curso de Histria na Universidade de So Paulo que esta Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808-1889) foi concebida como espao de treinamento de estudantes no manejo de algumas das ferramentas do ofcio. Ao contrrio da anterior, resultado de aes destinadas apropriao organizada de informaes sobre um perodo cujo conhecimento era condio do desvendamento do enigma que justificava o esforo naquele caso: as origens do Estado nacional brasileiro - os objetivos esperados com a feitura da nova Cronologia deslocaram-se para a esfera do treinamento instrumental. Essa alterao foi funo da progressiva ampliao do Grupo que, dos cinco participantes iniciais (quatro bolsistas e um professor), ampliou-se para 16 pessoas (doze bolsistas e quatro professores), configurando uma diversidade de interesses (temticos, metodolgicos, pedaggicos ou profissionalizantes) que no poderiam ser contemplados com a adoo de um nico recorte temtico ou metodolgico. Foi naquilo, ento, que comum a qualquer operao historiogrfica - o domnio das operaes bsicas e apropriao do instrumental terico que confere sentido queles - que tomaram forma as linhas de trabalho instrumental contemplando os interesses dos estudantes integrados no Programa. Para fins prticos de treinamento, optou-se por uma atividade centrada na linha do tempo, uma outra na organizao de conjuntos documentais, e uma terceira estruturada com vistas organizao de documentao relativa a cultura material4 , tudo isso em paralelo com outras atividades envolvendo formao terica, nica base de dilogo capaz de conferir coeso ao Grupo sem desconsiderar a diversidade de projetos pessoais nele reunidos. Tudo isso obviamente no foi fcil, ainda que tenha sido excepcionalmente estimulante, ao menos at quando o Ministrio da Educao passou a cuidar da desestabilizao (visando sua posterior liquidao) do Programa Especial de Treinamento em escala nacional. Mesmo que a truculncia dos procedimentos adotados em esfera palaciana tenha gerado (inevitvel sub-produto) a salutar percepo pelos estudantes das implicaes prticas do entranhado autoritarismo dos que manejavam ento o aparelho do Estado, na esfera da vida acadmica (onde reside a dimenso substantiva do Programa) o impacto desestabilizador foi considervel, atingindo escala e profundidade que provavelmente nenhum dos envolvidos no tortuoso processo decisrio que corroeu a credibilidade de um programa de sucesso operando em meio a mais de 300 cursos de graduao pelo Pas afora poder avaliar, se que algum dentre eles tenha interesse em faz-lo.. E isso tanto mais lamentvel que o confronto entre a feitura desta cronologia com a da anterior revela importantes mudanas no comportamento de xviii

variveis significativas para a definio de estratgias de futuro para as graduaes em Histria, posto que a qualidade da projeo das demandas futuras s quais os cursos de Histria das universidades pblicas (ou das similares privadas que optem por tornarem-se instituies acadmicas de superior qualidade) passa pelo teor da resposta que se d seguinte pergunta: qual o perfil projetado do historiador, do ano 2020, data de referncia para a plena maturidade profissional dos atuais alunos das graduaes? Quanto a isso, e novamente retomando o confronto entre a feitura dos produtos aqui considerados, salta vista a enorme diferena na desenvoltura dos estudantes na utilizao das novas tecnologias de manejo de informaes em cada um dos casos. Apenas passados cinco anos, toda a produo desta Cronologia de Histria do Imprio Brasileiro, desde a organizao de bancos de dados at a programao visual do volume que agora est nas mos do leitor deu-se mediante a utilizao de recursos prprios, ao contrrio do que era o padro anterior, com os envolvidos (professor e estudantes) totalmente dependentes de recuros externos. O fato da relao dos estudantes com as novas tecnologias de informao ser qualitativamente diferente daquela que foi dado desenvolver por seus professores tem imensas implicaes presentes e futuras. Eles no apenas so permanentemente confrontados com novas possibilidades no trato de informaes e de imagens, mas isso d-se de um modo radicalmente distinto daquele que envolve seus professores, com o futuro desenhando-se cada vez mais nas suas perguntas e menos nas respostas que estes so capazes de dar-lhes. No h como deixar de reconhecer que o perfil dos estudantes de Histria do futuro j vem esboado na nova gerao que procura os cursos, bem como admitir que a tarefa primordial dos que tem a responsabilidade de acolh-los est em dotar esses cursos dos recursos necessrios para o atendimento das demandas emergentes. O que mudou nesses cinco anos no se restringe, entretanto, ao domnio de recursos tecnolgicos, talvez a parte menos complexa da equao pedaggica proposta pelas mudanas em curso. As transformaes afloram tambm no maior apetite do estudantes pelo que substantivo ao seu aprendizado: o conhecimento histrico, coisa que percebem constituir-se de mais do que informao. Assim que juntamente com o mudana na qualidade do manejo de instrumentos (as novas tecnologias), esta Cronologia documenta ganhos em outra esfera do aprendizado, com as Sugestes de leitura, contrariamente ao que se deu cinco anos atrs, resultarem agora da experincia dos prprios estudantes, e no de aporte do Orientador.
***

xix

Notas
1

Cronologia de Histria do Brasil Colonial (1500-1831),So Paulo, DH/FFLCH/USP, 1994 (Srie Iniciao vol.1)

Envolvendo quatro graduandos, na esteira da Cronologia de Histria do Brsail Colonial j foram concludas duas dissertaes de mestrado j desdobradas em projetos de doutorado, uma outra estando em fase final de elaborao, alm da experincia adquirida por sua feitura ter-se constitudo em base de promissora carreira de programadora cultural junto MIT (Massachussets Institut of Tecnology) nos EUA. Como repercusso da proposta pedaggica que a Cronologia encerra, cabe o registro dele ter sido contemplado com a distino de Primeiro Lugar na Segunda Jornada Nacional de Iniciao Cientfica na 47 Reunio Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia ( SBPC ) realizada em So Luiz do Maranho, em 1995.
2

Esse percurso est documentado por 7 (sete) relatrios, o mesmo nmero de programaes contemplando trabalhos instrumentais, seminrios internos e externos, participao em Congressos, follow-up das proposies de variada origem envolvendo a graduao em Histria num total de 1700 pginas, e tudo isso com seus anexos, cujo nmero quarenta e um, conjunto que est depositado nos arquivos da CAPES.
3

Trata-se do Catlogo de fontes impressas sobre a Histria de So Paulo Colonial Seleo de documentos do Sculo XVI, orientado pela Profa. Dra. Ilana Blaj e envolvendo quatro bolsistas, e de Iconografia dos engenhos no Brasil Colonial, tambm envolvendo quatro bolsistas e contando com a orientao dos Professores Doutores Norberto Luiz Guarinello e Vera Lcia do Amaral Ferlini.
4

xx

Informaes Demogrficas

2
1819 (1) 19.350 123.901 200.000 61.226 201.170 70.921 96.448 368.465 111.973 114.996 477.912 631.885 72.845 510.000 238.323 59.942 44.031 92.180 37.396 63.168 3.596.132 3.680.866 4.740.000 7.677.200 11.280.000 10.200.000 10.112.061 128.000 ... 164.836 90.000 200.000 71.053 122.407 480.000 130.000 120.000 671.922 640.000 120.000 451.648 280000 (6) ... 50.000 150.000 30.000 61.000 ... 190.000 183.000 46.000 273.000 69.000 246.000 602.000 257.000 267.000 560.000 930.000 74.000 591.000 600000 (6) ... 50.000 170.000 82.000 150.000 42.600 207.400 360.000 150.400 385.300 190.000 209.300 950.000 204.200 183.000 1.100.000 1.300.000 51.300 1.200.000 500.000 72.400 105.000 201.300 85.000 180.000 100.000 350.000 500.000 250.000 550.000 240.000 300.000 1.220.000 300.000 320.000 1.450.000 1.600.000 100.000 1.850.000 900.000 120.000 200.000 580.000 100.000 250.000 76.000 320.000 400.000 220.000 560.000 240.000 300.000 1.250.000 300.000 280.000 1.400.000 1.500.000 70.000 1.530.000 850.000 100.000 140.000 440.000 64.000 160.000 57.610 275.237 360.640 211.822 721.686 233.979 376.226 841.539 348.009 234.643 1.379.616 2.102.689 82.137 1.094.576 837.354 126.722 159.802 446.962 60.417 160.395 1823 1830 1854 1867 (2) 1869 (3) 1872 (4) 1890 147.915 328.455 431.172 267.609 789.748 268.273 457.232 1.030.224 511.440 310.926 1.919.802 3.184.099 135.997 1.399.535 1.384.753 249.491 283.769 897.455 92.827 227.572 14.318.294

Estimativa de Populao Geral - 1808-1890

Srie Iniciao

1808

Amazonas Par Maranho Piau Cear R.G.do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro (e Corte) So Paulo Paran Santa Catarina R.G.do Sul Mato Grosso Gois

96000 (5) ... 120.000 70.000 160.000 50.000 95.182 244.277 116.000 75.061 335.961 350.000 70.219 235.079 200408 (6) ... 38.687 87.167 25.000 55422 (7)

Total

2.072.633

Fonte: FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Estatstica Histricas do Brasil: sries econmicas, demogrficas e sociais, de 1550 a 1988. 2a. edio, revisada e atualizada do volume 3 de series estatstica retrospectivas, Rio de Janeiro, IBGE, 1990. Seo I, Demografia, p.19-52.

(1)Exclusive 800.000 ndios no domesticados. (2) Exclusive 500.000 ndios errantes. (3) Exclusive 215.000 ndios. (4) Total corrigido pelo conselheiro Manoel Francisco Correia, incluindo estimativas e/ou dados das parquias omitidos da seguinte forma: 1.600 habitantes para o Maranho; 62.954 habitantes para Minas Gerais; 9.600 habitantes para o Piau; 36.880 habitantes para o Rio de Janeiro; 12.149 habitantes para o Rio Grande do Sul e 58.400 habitantes para Sergipe. (5) Inclusive a :Provncia do Par. (6) Inclusive a a Provncia de So Paulo e Paran. (7) Estimado pelo Monsenhor Pizarro de Arajo, fonte e pgina 147.

400.000 350.000 300.000 250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 -

1.000.000

1.200.000

1.400.000

1.000.000

1.500.000

2.000.000

2.500.000

3.000.000

3.500.000

500.000

200.000

400.000

600.000

800.000

Am
-

Am az on as Pa r M Pi au Pa r ar an h o az on as

Am

az on as M ar an h o Pi au

Pa r

Estimativa de Populao - 1808

Estimativa de Populao - 1854

Estimativa de Populao - 1890

Fonte: IBGE (1990)

Fonte: IBGE (1990)

Fonte: IBGE (1990)

ar an h o Pi au Ce R. ar G .d o No rte Pa ra Pe b rn a am bu co Al ag oa s Se rg ip e Ba M hi in a as Ri G Es er o p ai de rit s Ja o Sa ne iro nt o (e Co S rte) o Pa ul o Pa Sa ra nt n a Ca ta rin R. a G .d o M Su at o l G ro ss o G oi s Ce R. ar G .d o No rt e Pa ra Pe b rn a am bu co Al ag oa s Se rg ip e Ba M hi in a as G Ri Es er o p ai de rit s Ja o Sa ne iro nt o (e Co S rte) o Pa ul o Pa Sa ra nt n a Ca ta rin R. a G .d o M Su at o l G ro ss o G oi s Ce R. ar G .d o No rte Pa ra Pe b a rn am bu co Al ag oa s Se rg ip e Ba M hi in a as G Ri Es er o ai p de s rit Ja o Sa ne iro nt o (e Co rte S ) o Pa ul o Sa Par an nt a Ca ta rin R. a G .d o M Su at l o G ro ss o G oi s

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

4
1823 Livres Escravos 88.000 40.000 67.704 80.000 180.000 56.677 102.407 330.000 90.000 88.000 434.464 425.000 60.000 301.099 259.000 47.500 47.500 142.500 24.000 37.000 2.500 7.500 6.000 24.000 1.147.515 9.880.000 1.400.000 2.813.351 8.510.000 1.690.000 8.419.672 97.132 10.000 20.000 14.376 20.000 150.000 40.000 32.000 237.458 215.000 60.000 150.549 21.000 1867 (5) Livres Escravos 95.000 5.000 325.000 25.000 450.000 50.000 230.000 20.000 520.000 30.000 235.000 5.000 260.000 40.000 970.000 250.000 250.000 50.000 285.000 35.000 1.170.000 280.000 1.440.000 160.000 90.000 10.000 1.550.000 300.000 825.000 75.000 110.000 10.000 190.000 10.000 550.000 30.000 95.000 5.000 240.000 10.000 1869 (6) Livres Escravos 75.000 1.000 290.000 30.000 340.000 60.000 200.000 20.000 540.000 20.000 220.000 20.000 270.000 30.000 1.000.000 250.000 250.000 50.000 230.000 50.000 1.140.000 260.000 1.200.000 300.000 55.000 15.000 1.150.000 380.000 770.000 80.000 90.000 10.000 125.000 15.000 360.000 80.000 60.000 4.000 145.000 15.000 1872 (7) Livres Escravos 56.631 979 247.779 27.458 284.101 74.939 178.427 23.795 689.773 31.913 220.959 13.020 354.700 21.526 752.511 89.028 312.268 35.741 153.620 22.623 1.211.792 167.824 1.669.276 370.459 59.478 22.659 716.120 341.576 680.742 156.612 116.162 10.560 144.818 14.984 367.022 67.791 53.750 6.667 149.743 10.652 1.510.806

Estimativa da Populao por Condio Civil, Segundo as Provncias - 1819-1872

Srie Iniciao

Provncias

Amazonas Par Maranho Piau Cear R.G.do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro (e Corte) So Paulo Paran Santa Catarina R.G.do Sul Mato Grosso Gois

1819 (1) Livres Escravos 13.310 6.040 90.901 33.000 66.668 133.332 48.821 12.405 145.731 55.439 61.812 9.109 79.725 16.723 270.832 97.633 42.879 69.094 88.783 26.213 330.649 147.263 463.342 168.543 52573 (2) 20.272 363.940 146.060 160656 (3) 77.667 49.751 10.191 34.859 9.172 63927 (4) 28.253 23.216 14.180 36.368 26.800

Total

2.488.743

1.107.389

Fonte: FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Estatstica Histricas do Brasil: sries econmicas, demogrficas e sociais, de 1550 a 1988. 2a. edio, revisada e atualizada do volume 3 de series estatstica retrospectivas, Rio de Janeiro, IBGE, 1990. Seo I, Demografia, p.19-52.

(1)Exclusive 800.000 ndios no domesticados. (2) Inclusive os habitantes de Campos e So Joo da Barra pertencentes ao Rio de Janeiro. (3) Inclusive os habitantes da Comarca de Cabo Verde pertencentes a Minas Gerais. (4) INclusive os habitantes de Sete Misses do Uruguai. (5) Exclusive 500.000 ndios errantes. (6) Exclusive 215.000 ndios. (7) Exclusive 181.583 pessoas estimadas de 32 parquias, nas quais no foi feito o recenseamento na poca determinada.

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)


Estimativa de Condio Civil no Brasil - 1819
3.000.000 2.500.000 2.000.000 1.500.000 1.000.000 500.000 0 Livres Escravos 1.107.389 2.488.743

Fonte: IBGE (1990)

Estimativa deCondio Civil - 1867


12.000.000 10.000.000 8.000.000 6.000.000 4.000.000 2.000.000 0 Livres Escravos 1.400.000

9.880.000

Fonte: IBGE (1990)

Estimativa de Condio Civil - 1872


9.000.000 8.000.000 7.000.000 6.000.000 5.000.000 4.000.000 3.000.000 2.000.000 1.000.000 0 8.419.672

1.510.806

Livres

Escravos

Fonte: IBGE (1990)

Quanto utilizao desta Cronologia, alguns recursos adotados podero ser teis a quem dele vier a servir-se. O ndice remissivo est organizado por ano e no por pgina, com o que facilita-se a procura. Para quem desejar ultrapassar a simples notcia de fatos, o nmero entre parnteses que segue cada registro permite chegar fonte bibliogrfica da informao, indicao de obra que pode servir como primeira orientao de leitura. E os que desejarem ir mais longe, estes tem sua disposio, aps os quadros cronolgicos, uma orientao sumria de leitura conformada aos grandes conjuntos temticos que informaram a feitura deste instrumento de trabalho.

Cronologia do Brasil Imperial

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1808

! Posse de Jos Bonaparte como rei da Espanha e de Murat como rei de Npoles - 06/06. (5) ! Publicao do Discurso nao alem de Fichte.(5 ) ! Publicao da primeira parte do Fausto de Goethe.(5)

Morte do governador Muoz de Gusman no Chile. (10) ! Abolio do trfico de escravos nos Estados Unidos. (12)
!

Chegada da famlia real em Salvador - 24/01 - e no Rio de Janeiro - 08/03. (2c) ! Determinao de que agravos e apelaes teriam de vir ao Rio de Janeiro, por alvar de 10/05. (1d) ! Criao do imposto de dcima dos prdios urbanos, por alvar - 27/06. (1d) ! Concesso de terras em sesmarias a estrangeiros por decreto - 25/11. (3c) ! Declarao considerando devolutas as terras conquistadas dos ndios atravs da Guerra Justa, pelo prncipe regente D. Joo - 02/12. (13)
!

1809

Estabelecimento de aliana entre ustria e Inglaterra - 24/04. (5) ! Tomada de Viena por Napoleo - 12/05.(5) ! Publicao de As afinidades eletivas de Goethe. (5) ! Publicao de Filosofia zoolgica de Lamarck. (5)
!

Ocupao da Guiana Francesa e da Martinica pela Inglaterra. (5) ! Revoluo de ndios em Charcas no Alto Peru. (10) ! Revoluo mestia em La Paz. (10) ! Deposio do presidente intendente em Quito agosto. (10)
!

Criao do Corpo da Guarda Real de Polcia da Corte, por decreto - 13/05. (1d) (4d)
!

1810

! Restabelecimento da censura e das prises de Estado na Frana - 05/02 e 03/03. (5)

Instalao de governo revolucionrio em Buenos Aires - 25/05. (6) (20)


!

Criao da Academia Real Militar no Rio de Janeiro. (9)


!

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Ocupao da Guiana Francesa por ordem do regente D. Joo - 10/06. (2c) (1d) ! Declarao de Guerra Justa aos Botocudos e Kaingangs e legalizao de sua escravido. (13) ! Revolta dos escravos das naes nag e hauss na Bahia. (52) (62)

Artes
Fundao do Museu Nacional no Rio de Janeiro. (18)
!

Abertura dos portos do Brasil s naes estrangeiras aliadas da coroa portuguesa por carta rgia - 28/01. (2c) (4d) ! Permisso para o estabelecimento de fbricas e manufaturas no Brasil por alvar - 01/04. (2c) (3b) (4d) ! Proibio da circulao de ouro em p como moeda por alvar - 01/09. (4) ! Fundao do Banco do Brasil - 08/12. (1d) (3b) ! Criao do tribunal da Real Junta do Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao do Estado do Brasil. (3b)
!

Fundao da Oficina de Imprensa Rgia no Rio de Janeiro. (2c) (3b) (21) ! Circulao dos peridicos Correio Brasiliense, em Londres e Gazeta do Rio de Janeiro. (2c) (7a) (21)
!

! Rendio da Guiana Francesa para Portugal - janeiro. (1d) (2c) (3b) ! Formao de quilombos pelos escravos das fazendas de Itu, Sorocaba, Campinas e So Paulo. (12) ! Revolta dos escravos das naes hauss e nag na Bahia. (52) ! Revolta de escravos na Bahia. (62)

Iseno de impostos para as manufaturas nacionais - 28/04. (1d) (3b) ! Criao do cdigo comercial e da Junta Geral do Comrcio - 29/07. (1d) ! Concesso de auxlio oficial s construes navais. (3b)
!

Publicao de Reflexes sobre o Correio Brasiliense por Joaquim de Santo Agostinho Brito Frana Galvo em Lisboa. (21)
!

Encenao de espetculo em comemorao da vitoriosa invaso da Guiana Francesa, em Belm do Par. (30) ! Execuo Le Due Gemelle, pera curta do Padre Jos Maurcio (32)
!

Firmao dos Tratados de Comrcio e Amizade com a Inglaterra - 19/02. (2c) (3b) (9)
!

Criao da Biblioteca pblica no Convento do Carmo, por decreto. (1d)


!

Criao do Real Teatro de So Joo no Rio de Janeiro, por decreto. (1d)


!

Srie Iniciao

Data

Mundo
! Anexao dos Pases Baixos e da regio Alem do mar do Norte por Napoleo - 09/07. (5) ! Ocupao de Guadalupe pela Inglaterra. (5) !

Amrica
Separao das Provncias do Vice-Reinado do Rio da Prata da Espanha. (24) ! Rebelio camponesa e decretao do fim da escravido e do tributo indgena no Mxico. (6) (10) ! Instituio de Juntas pelos cabildos abiertos de Caracas, Buenos Aires, Bogot e Santiago para substituir os representantes designados pela metrpole. (10) ! Revoluo da sexta-feira santa na Venezuela. (10) Declarao de independncia venezuelana do governo de Jos Bonaparte e incio da guerra civil entre patriotas e legitimistas - 07/07. (5) ! Revolta camponesa chefiada por Artigas, na Banda Oriental. (10) ! Represso de conspirao monrquica no Chile, com vitria da tendncia radical - abril. Incio da ditadura de Carrera novembro. (10) ! Auto-Proclamao de Henri-Christophe como rei Henri I, do Haiti. (10)
!

Poltica/Administrao

1811

! Incio da fabricao do aucar de beterraba na Europa. (5)

Elevao do Piau capitania autnoma - 11/10. (1d) (4b) ! Fundao do Jardim Botnico no Rio de Janeiro. (1d)
!

1812

! Estabelecimento das alianas franco-prussiana e francoaustraca - 23/02 e 04/03. (5) ! Ataque Rssia - 25/06 e tomada de Moscou pelas tropas de Napoleo. (5)

Fim do predomnio das milcias urbanas por revoluo militar em Buenos Aires. (10) ! Chegada de San Martn a Buenos Aires. (10) ! Ditadura de Rodriguez de Francia no Paraguai. (10)
!

Criao da Relao da capitania do Maranho - 13/05. (1d)


!

10

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
Estabelecimento da fbrica de Ipanema, em Sorocaba, por carta rgia de 01/12. (1d) (3b)

Cultura Imprensa/Literat.
!

Artes
Encenao de Triunfo da Amrica de autor desconhecido. (32) (41) ! Pintura do quadro Via Sacra por Manoel da Costa Athaide. (43)

! Autorizao de guerra contra os ndios Karajs, Apinays, Xavantes e Canoeiros em Gois, por carta rgia - 05/09. (13) ! Entrada de tropas luso-brasileiras em territrio uruguaio. (3b)

Iseno do imposto da dcima para as construes no Rio de Janeiro (cidade nova), por decreto - 26/04. (1d)
!

Inaugurao da Biblioteca Pblica da Bahia. (3b) (4b) ! Permisso para instalao de uma tipografia na Bahia. (1d) (3b) (4b) ! Circulao dos peridicos Idade de Ouro do Brasil na Bahia e O Investigador Portugus em Londres. (1d) (3b) (4b) (21)
!

Execuo da pera Demofoonte do luso Marcos Portugal, que chega ao Brasil. (32) (35) (38)
!

! Retirada das tropas luso-brasileiras do territrio da Banda Oriental. (3)

Extino do Banco de Troco em Minas Gerais por decreto - 05/09. (4d) ! Concluso da estrada que liga Vitria a Ouro Preto. (4b) ! Fundio de ferro
!

Circulao da revista As Variedades ou Ensaios de Literatura na Bahia. (1d) (3b) (4b) (21) ! Publicao de Cartas Filosficas de Sousa Caldas e Palafox em Sa!

Inaugurao do Teatro So Joo com o drama A Escocesa pelo Conde dos Arcos na Bahia. (1d) (4b) (32) (41)
!

11

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

! Reconquista da Srvia pelos turcos - outubro.(5) ! Incio da retirada das tropas napolenicas do territrio russo - 19/10.(5)

Incio de guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra. (14)


!

1813

! Declarao de guerra da Prssia Napoleo - 16/03. (5) ! Declarao de guerra da ustria Napoleo - 10/08. (5) ! Invaso da Aquitnia pelos ingleses - 08/08. (5)

Alterao da legislao de Buenos Aires e oficializao de braso, bandeira e hino-nacional da nova soberania. (10) ! Rompimento de Artigas com o governo de Buenos Aires. (20) ! Desembarque de tropas do Peru no Chile meridional. (10)
!

Limitao do nmero de negros nos navios e estabelecimento de um cirurgio nos mesmos. (3c)
!

1814

! Entrada das foras aliadas de ingleses, espanhis e portugueses na Frana, ocasionando a queda do Imprio Napolenico - 31/03. (2c) (3b) (5) ! Reocupao do trono espanhol por Fernando VII, substituindo Jos Bonaparte. (2c) ! Abdicao de Napoleo - 06/04. (5) ! Pintura do Dos de Mayo, de Goya. (5) ! Estabelecimento de aliana entre Frana, Inglaterra e ustria e da Santa Aliana - 26/09. (5) ! Ato final do Congresso de Viena - 09/06. (5) ! Batalha de Waterloo. (5)

Conquista de Montevidu por corpo expedicionrio de Buenos Aires. (10) ! Expanso do movimento de Artigas Santa F, Entre Rios e Corrientes. (10) ! Supresso da revolta no Chile. (10) ! Negociao de paz entre Estados Unidos e Inglaterra pelo Tratado de Ghent. (14)
!

Fundao do Curso de Agricultura no Rio de Janeiro. (4d) ! Reivindicao de posse da Guiana Francesa por Lus XVIII da Frana - 30/05. (2c)
!

1815

Aliana entre Brasil e Buenos Aires contra Artigas. (6) ! Destituio de Alvear do governo de Buenos Aires. (10) ! Execuo de Morelos no Mxico. (10)
!

Elevao do Brasil condio de Reino Unido de Portugal e Algarves por carta de lei do regente D.Joo - 16/12. (3b) (1d)
!

12

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia


lquido na Fbrica Patritica de Congonhas do Campo em Minas Gerais - dezembro. (3b) (4b) ! Proposta de oramento com a reviso do sistema tributrio. (1d)

Cultura Imprensa/Literat.
ragoa de Antonio Xavier. (7a) (31)
!

Artes
Execuo da burleta A Saloia Namorada de Marcos Portugal (37)

! Revolta de escravos para ocupao de Salvador, esmagado pelas foras legais - 28/02. (52) ! Ataque dos ndios Karaj, Xavante e Xerente ao presdio Santa Maria do Araguaia em Gois. (13)

Proibio da penhora das lavras de ouro pertencentes aos mineradores. (3b)


!

Publicao do peridico O Patriota. (2c) (3b) (7a) (21) ! Chegada dos naturalistas Baro Heinrich von Landsdorff e Georg W. Freyreiss no Rio de Janeiro. (4c)
!

Inaugurao do Real Teatro de So Joo com encenao dos dramas O juramento de Nunes de D. Gasto Coutinho e Combate do Vimieiro no Rio de Janeiro. (1d) (32) (37) (41)
!

! Revolta de quilombolas na Bahia - fevereiro. (13) ! Revolta dos escravos da pesca na zona de Itapu. (62)

Fabricao de ferro gusa no Pilar em Minas Gerais. (3b)


!

Abertura da Biblioteca Real ao pblico no Hospital do Carmo no Rio de Janeiro. (7a) ! Circulao do peridico O Portugus ou Mercrio Poltico Comercial e Literrio em Londres. (21) ! Chegada do naturalista Frierich Sellow no Rio de Janeiro. (4c)
!

Execuo da Missa Grande Orquestra de Marcos Portugal. (35)


!

Partida do Ministro ingls Lord Strangford do Rio de Janeiro. (3c) ! Instalao da Casa da Moeda no Rio de Janeiro. (1d)
!

Publicao da traduo de Jos Eli Ottoni de Provrbios de Salomo. (7a)


!

Pintura do Retrato de D. Joo VI e Dona Carlota Joaquina por Manoel Dias de Oliveira. (43)
!

13

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

Segunda abdicao de Napoleo - 21/06. (5)


!

Vitria do exrcito americano sobre tropa inglesa em Nova Orleans - 08/01. (14) ! Supresso do trfico de escravos nos Estados Unidos. (14)
!

1816

Realizao do Congresso de Tucum, firmando a independncia da Argentina - 09/07. (5) (58) ! Exlio de Bolvar no Haiti. (10) ! Formao da Repblica das Provncias Unidas do Rio do Prata. (24)
!

Morte de D.Maria I, elevando D.Joo condio de rei - 20/03. (3b) (4b) ! Regularizao da navegao do sistema fluvial Tapajs Jurema - Arinos. (13) ! Anexao dos territrios de Arax e Desemboque Comarca de Paracatu, por decreto - 04/04. (4b) ! Concesso de armas ao Reino do Brasil, por carta de lei - 13/05. (1d)
!

1817

Incio da luta de San Martin para a independncia do Chile. (5) ! Eleio de James Monroe como presidente dos Estados Unidos. (14)
!

Substituio do ttulo de Prncipe do Brasil pelo de Prncipe Real do Reino do Brasil, por alvar - 09/01. (1d)
!

14

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
Introduo de mquinas a vapor nos engenhos da Bahia. (4b)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Chegada do naturalista Prncipe Maximiliano von Wied Neuwied no Rio de Janeiro. (4c)

Artes

! Revolta de escravos em Santo Amaro e So Francisco do Conde na Bahia - 12/02. (12) ! Invaso da Banda Oriental por tropas lusobrasileiras. (1d) (3b) (58)

Inaugurao da Praa do Comrcio na Bahia - 28/01. (1d) ! Estabelecimento de filiais do Banco do Brasil na Bahia e em outras cidade por carta de lei - 16/02. (1d)
!

Chegada do naturalista William Swainson em Recife e de Pierre-Antoine Delalande e Auguste Prouvenal de SaintHilaire ao Brasil. (4c)
!

Fundao do Teatro Unio no Maranho. (30) ! Chegada do pianista e compositor austraco Sigismund Neuckomm, nomeado mestre de contraponto para Capela Real. (35) ! Encomenda ao Padre Jos Maurcio a Missa de Requiem para as exquias de D. Maria I. (38) ! Chegada da Misso Artstica Francesa ao Brasil. (1d) (3b) (4c) (43)
!

! Revoluo Pernambucana - 07/03. (2c) (3b) (9) ! Priso e execuo de revolucionrios pernambucanos - 20/05. (2c) (3b) (9) ! Estabelecimento do quilombo Calcut nos arredores de Recife. (12) ! Ocupao de Montevidu por tropas lusobrasileiras - 20/01. (58)

Criao da Companhia de Minerao de Cuiab por carta rgia - 16/01. (4d) ! Monoplio de venda da Real Fbrica de Sedas s tropas reais por carta rgia de 14/09. (1d) ! Fundao da Caixa de Descontos na Bahia. (4b)
!

Execuo das peras Loro nom compra amore e Mrope e da serenata Augurio de felicit, ossia il triumpho de lamore de Marcos Portugal. (32) (35) (37) (41) ! Pintura de Menino com Co e Retrato de Senhora por Antnio Joaquim Franco Velasco, do Retrato de D.Joo VI por Jean Baptiste Debret e da Vista da Fazenda da Mandioca por Thomas Ender. (43)
!

15

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1818

Assinatura de conveno que submete o territrio do Oregon dupla cidadania norte-americana e britnica. (14)
!

Proibio do funcionamento de sociedades secretas, por alvar - 30/03. (3b) ! Fundao do Laboratrio de Qumica no Rio de Janeiro. (4d) ! Aclamao de D.Joo VI condio de rei de Portugal, Brasil e Algarves. (3b)
!

1819

! Publicao de O mundo como vontade e como representao, de Schopenhauer. (5)

Fundao da Repblica da Gran Colmbia, por Bolvar - 17/12. (5) (6)


!

Reconhecimento legal da primazia dos ndios sobre suas terras - 26/03. (13) ! Distribuio do ttulo de benemritos aos particulares que aldeassem ndios s suas prprias expensas. (13)
!

16

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Encerramento da devassa da Revoluo Pernambucana por decreto - 06/02. (2c) (3b)

Artes
Convite a Jos Joaquim de Souza Negro para a regncia da cadeira de Msica. (35) ! Pintura de Alegoria a Nossa Senhora da Conceio por Manoel Dias de Oliveira, Desembarque da Imperatriz Dona Leopoldina por Jean Baptiste Debret, Familie de LInterieur du Brsil em Voyage por Adrien Aime Taunay e Palcio do enviado extraordinrio... e Antiga ponte dos marinheiros por Thomas Ender. (43) (44)
!

Reforma das taxas alfandegrias, igualandoas para Portugal e Inglaterra - 25/04. (3b) (1d) ! Autorizao de explorao da navegao a vapor na Bahia por D.Joo VI. (3b)
!

Proibio da publicao do peridico O Portugus. (21)


!

! Conveno de 1819 estabelecendo limites entre o Brasil e a Banda Oriental. (3b) ! Expedio contra os ndios Canoeiros em Gois. (13)

Criao da Coudelaria de Cachoeira do Campo em Minas Gerais por carta rgia - julho. (4b) ! Fundao da Sociedade Mineralgica, na mina da Passagem, entre Ouro Preto e Mariana. (4b)
!

Proibio da publicao do peridico Campeo ou O Amigo do Rei e do Povo. (21) ! Publicao de Assuno, Poema composto em honra de Santa Virgem de Frei Francisco de S.Carlos, Di alcune specie nuovi de rittili e piante brasiliane de Giuseppe Raddi em Roma e O Grande Califa de Bagdad de Luigi de Simoni (4c) (7a) (30)
!

Inaugurao do Teatro Rgio, com encenao de Maria Tereza, Primeira Imperatriz da ustria. (30) ! Encenao de Avare de Molire, Zelo DAmor de Manuel Arajo Cunha e a Histria do Imperador Carlos Magno. (32) (41) ! Pintura de Alegoria ao Nascimento de Dona Maria da Glria por Manoel Dias de Oliveira, Panorama do Rio de Janeiro de Henry Chamberlain e do teto da Igreja do Recolhimento dos Perdes por Jos Tefilo de Jesus. (43) (44)
!

17

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1820

! Proclamao da revoluo liberal na Espanha. (10)

Partida das tropas de San Martn para o Peru.(10) ! Realizao da Conveno de Pilar na Argentina. (20)
!

Elevao de Sergipe capitania autnoma - 08/07. (1d) (4b) ! Fundao da Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro. (1) (3) (4) (9) ! Fundao do Colgio Caraa de Minas Gerais pelos padres lazaristas. (1) (3) (4) (9)
!

1821

! Morte de Napoleo Bonaparte - 05/05. (5)

Declarao da independncia do Peru, Venezuela e Mxico. (5) (10) ! Unio do territrio do Panam Gran Colmbia. (6) ! Reeleio de James Monroe nos Estados Unidos. (14) ! Implantao da primeira colnia anglo-americana no Texas. (14)
!

Declarao de apoio da Coroa Constituio que se elaborava em Lisboa, por decreto - 26/02. (2d) ! Determinao de eleio para escolha dos deputados brasileiros que deveriam participar das Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa, por decreto - 07/03. (3b) ! Embarque de D.Joo VI para Portugal - 26/04. (2d) (4b) (3b) ! Juramento s Bases Constitucionais aprovadas em Portugal: Itu - 17/05, Bahia - 25/05 e Vila Rica - 17/06. (4b) ! Aclamao de Juntas Provisria de Governo em Mato Grosso, Gois, Minas Gerais e Piau. (4b) ! Reconhecimento pelo Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves da independncia da Repblica das Provncias Unidas do Rio da Prata. (24)
!

18

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Destruio do vilarejo do movimento messinico Cidade do Paraiso Terrestre, em Pernambuco - 25/10. (56) ! Revolta escrava em Minas Gerais. (49)
!

Artes
Encenao de A Castro de Antonio Ferreira. (33) ! Execuo do TeDeum de Marcos Portugal (35) ! Pintura de Nossa Senhora do Carmo e So Simo Stock por Manuel da Costa Atahide. (43)
!

Exigncia da prova de origem de todo ouro levado s casas de fundio por alvar - 28/09. (4d) ! Decreto passa o controle dos portos a Repartio de Marinha. (22) ! O caf brasileiro representa 20% do comrcio mundial do produto. (23)
!

! Revoluo constitucionalista,na Bahia 10/02. (2d)(3b) (4b) ! Agitaes militares em So Paulo - 03/06, Santos - 28/06 e Vitria julho. (1d) (4b) ! Incorporao da Banda Oriental do Uruguai com o nome de Provncia Cisplatina - 31/07. (3b)

Quebra do monoplio de publicao da Impresso Rgia. (1d) ! Circulao dos peridicos Dirio Constitucional e Semanrio Cvico na Bahia, Segarrega e O Relator Verdadeiro em Pernambuco, O Alfaiate Constitucional no Rio de Janeiro, O Conciliador no Maranho, Aurora Pernambucana, Revrbero Constitucional Fluminense, Dirio do Rio de Janeiro, O Conciliador do Reino Unido, O Espelho, O Alfaiate Constitucional e A Malagueta. (3b) (4b) (21) ! Publicao de Poe-sias Sacras e Profanas e a verso parcial de Salmos de David de Sousa Caldas, ambas em Paris. (4c) (7a)
!

Encenao de O Verdadeiro Herosmo ou O Anel de Ferro de Fernando Jos de Queiroz e A Revoluo. (30) (31) (32) ! Execuo das peras La Cenerentola, LItaliana in Algeri, Otelo, O Engano Feliz, Tancredo, Aureliano em Palmira e Semramis de Rossini, Don Giovanni de Mozart, Camila de Ferdinando Paer e La Vestale de Gasparo Sportini. (30) (32) (41) ! Pintura de Floresta Brasileira de Joham Monitz Rugendas. (43)
!

19

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1822

! Declarao de independncia da Grcia - 13/01. (5) ! Congresso de Verona, no qual os pases da Santa Aliana discutem o envio de foras para a Amrica do Sul. (10)

Posse de Iturbide como imperador do Mxico - 21/07. (5) ! Encontro de Bolvar e San Martn em Guaiaquil - julho. (10) ! Aquisio da Flrida pelos Estados Unidos. (10)
!

Declarao do Fico, por D. Pedro I - 09/01. (2) (3) ! Nomeao de Jos Bonifcio de Andrada e Silva para o Ministrio do Reino e Estrangeiros - 16/01. (3) ! Convocao de Conselho de Procuradores-Gerais das Provncias do Brasil, a fim de represent - las interinamente no Rio de Janeiro - 16/02. (1) (3) (4) ! Deciso da bancada de Minas Gerais de no seguir para Lisboa - 25/02. (3) ! Determinao para que fossem executados apenas os decretos das Cortes que obtivessem o cumpra -se do prncipe regente - 04/05. (3) ! Aclamao de D. Pedro ao ttulo de Defensor Perptuo do Brasil - 13/05. (3) ! Convocao por decreto de uma Assemblia Geral e Contituinte para o Brasil - 03/06. (3) ! Proibio do desembarque de tropas portuguesas no Brasil por decreto - 01/08. (3) ! Publicao do Manifesto do Prncipe Regente do Reino do Brasil aos Governos e Naes - 06/08. (3) (4) ! Proclamao da Independncia do Brasil em So Paulo 07/09. (2) ! Instituio de armas e bandeira nacional por decreto - 18/09. (1) (3)
!

20

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Confronto entre tropas brasileiras e portuguesas na Bahia. (2d) (4b) ! Proibio do desembarque de tropas portuguesas no Brasil. (1e) (3b) ! Revolta de civis e militares em So Paulo. (2d) (4b) ! Revolta de escravos na Vila de So Mateus na Bahia. (52)

Artes
Encenao do O Prncipe Amante da Liberdade ou a Independncia da Esccia e D. Jos de Winterberg. (30) (31) (41) ! Pintura de Estudo Original para Sagrao de D.Pedro I por Jean Baptiste Debret. (43)
!

Circulao dos peridicos O Constitucional na Bahia; Compilador Constitucional Poltico e Literrio Brasiliense e Regulador Braslico-Luso no Rio de Janeiro; O Conciliador Nacional, O Maribondo e Gazeta Pernambucana em Recife; O Paraense, Reclamao do Brasil e O Correio do Rio de Janeiro e da srie Sentinelas da Liberdade de Cipriano Barata. (4b) (21) ! Publicao da Dissertao sobre o que se deve entender por ptria do cidado, etc. de Frei Caneca, Poesias Dedicadas aos Amigos e Amantes do Brasil de Natividade Saldanha (em Coimbra), Anais Fluminenses de Cincias, Artes e Literatura de Jose Vitorino dos Santos de Souza, o drama O Verdadeiro Herosmo ou o Anel de Ferro de Fernando Jos de Queiroz e dos panfletos A Causa do Brasil no Juzo dos Governos e Estadistas da Europa, O Imprio do Equador na Terra de Santa Cruz e Roteiro Braslico ou Coleo Princpios e Documentos do Direito Pol!

21

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Proclamao da adeso Independncia do Brasil no Piau - 19/10 e em Gois - 16/12. (1) (3) (4) ! Realizao das cerimnias de Coroao e Sagrao de D.Pedro I - 01/12. (1) (3)
!

1823

! Envio de tropas francesas e restaurao Absolutista na Espanha - 07/04 30/09. (5) (10) ! Fundao da Associao Catlica na Irlanda. (5) ! Composio da IX Sinfonia de Bethoven. (5)

Declarao da Doutrina Monroe nos Estados Unidos dezembro. (5) (14) ! Entrada de Bolvar no Peru. (10) ! Expedio militar sobe o rio Missouri para render tribos indgenas nos Estados Unidos. (14)
!

Juramento de fidelidade ao Imperador por Gois 01/01, Maranho - 28/07 e Amazonas - 09/11. (4b) ! Pedido de demisso de Jos Bonifcio de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada - 17/07. (2b) (3b) ! Instalao da Assemblia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio no Rio de Janeiro - 03/05. (1) (3) (21) ! Desaprovao da independncia e desmembramento do norte de Gois do governo da provncia, por portaria - 23/06. (4b) ! Apresentao do projeto constitucional de Antnio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva - setembro. (3b) ! Resoluo revogando a proibio das sociedades secretas pela Assemblia Constituinte - 20/10. (3b) ! Dissoluo da Assemblia Constituinte por D.Pedro I e suas tropas - 12/11. (2d) (3b) ! Criao do Conselho de Estado por D.Pedro I. (3b) (9) ! Supresso da liberdade de imprensa por D.Pedro I. (2d)
!

22

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


tico em Srie de Nmeros de Jos da Silva Lisboa. (4c) (7a) (21) (31)

Artes

! Fim da guerra de independncia nas provncias do Piau - 24/01, Bahia - 18/07, Maranho - 20/07 e Par agosto. (4b) ! Revolta de milicianos brasileiros contra oficiais e negociantes portugueses no Par - 15/10. (1e) (2d) ! Expulso das tropas portuguesas da Banda Oriental - 23/10. (1e) (2d) (20) ! Destruio do quilombo de Trombetas no Par. (62)

Chegada da Typographia Imperial e Nacional em Cachoeira. (4b) ! Circulao dos peridicos O Tamoio e A Sentinela no Rio de Janeiro; Compiliador Mineiro em Minas; O Luso-Parense e O Independente no Par; O Independente Constitucional na Bahia; Sentinela da Liberdade em Pernambuco; Tifis Pernambucano e Atalaia. (4b) (21) (24)
!

Fundao do Teatro do Plcido no Rio de Janeiro e destruio por um incndio do Teatro S. Joo na Bahia. (30) (41) ! Encenao de Catarina I, Imperatriz da Rssia. (30) ! Execuo da pera Adelaide di Borgonha de Rossini. (30) ! Pintura do teto da nave matriz do Santssimo Sacramento da Ilha de Itaparica por Jos Tefilo de Jesus. (43)
!

23

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Concluso do projeto constitucional, pelo Conselho de Estado, aps a dissoluo da Assemblia - 11/12. (3c)
!

1824

! Estabelecimento de lei sobre o direito de greve na Inglaterra - 03/06. (5) ! Carlos X assume o trono da Frana - 16/09. (5)

Derrota das ltimas foras militares espanholas da Amrica Latina na Batalha de Ayacucho - 09/12. (5) ! Reconhecimento da Independncia do Brasil pelos Estados Unidos. (3b) ! Reconhecimento da Independncia do Paraguai pelo Brasil. (20)
!

Adoo pela Cmara do Rio de Janeiro do projeto constitucional e pedindo s demais Cmaras que faam o mesmo - 09/01. (1e) ! Outorga e juramento da Constituio do Imprio por D.Pedro I - 25/03. (1e) (3b) (4d) (9) ! Juramento da Constituio outorgada no Esprito Santo - 19/04, Piau - 17/06, Recife -01/12 e Fortaleza 04/12. (3b) (4b) ! Anexao da Comarca de So Francisco, desmembrada da provncia de Pernambuco, provncia de Minas Gerais, por decreto - 07/07. (4b) ! Entrada do baro de Laguna em Montevidu, onde foi jurada a Constituio do Imprio e aclamado D.Pedro I. (3b) ! Pronunciamento das Cmaras Municipais de Recife e Olinda contra o juramento da Constituio outorgada - junho. (3b)
!

1825

! Nicolau I assume como Czar da Rssia - 19/11. (5) ! Reconhecimento da independncia brasileira pela corte de Lisboa. (10)

Definio das fronteiras do Alasca pelo tratado anglorusso. (14) ! Constituio da Repblica da Bolvia. (10)
!

Remoo dos ndios de gua Azeda em Sergipe - 27/08. (13) ! Reconhecimento de D.Joo VI como Imperador Honorrio do Brasil. (3b) ! Criao por decreto do Liceu Provincial de Pernambuco. (4b)
!

24

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat. Artes

! Revoluo republicana e separatista estabelecendo a Confederao do Equador em Recife - 02/07. (2d) (3b) (9) ! Ataque dos ndios Xavante aldeia Graciosa s margens do Tocantins. (13)

Estabelecimento da empresa inglesa Imperial Brazilian Mining Association para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4b) (4d) ! Primeiro emprstimo externo efetuado pelo governo brasileiro de 1.4000.000 libras junto a Inglaterra, como condio do reconhecimento por Portugal de sua Independncia. (47) ! Emprestimo de 3 milhes de libras feito junto a casa Nathan Mayer Rothschild e a Bazeth, Farghuar, Alexander & Co. (47)
!

Circulao dos peridicos Desenganos dos Brasileiros em Pernambuco; Abelha do Itacolom em Minas; Dirio do Governo do Cear e O Spectador Brasileiro. (1e) (21) ! Publicao de Avium novae de Spix. (4c)
!

Destruio do Real Teatro S.Joo por um incndio no Rio de Janeiro. (30) (32) (41) ! Encenao da Vida de Santo Hermenegildo. (30) (32) (41) ! Pintura do retrato de D.Pedro I por Jos Tefilo de Jesus. (43)
!

Condenao e execuo de Frei Caneca e de outros membros da Confederao do Equador em Recife - janeiro. (1e) (2d) (3b)
!

Circulao dos peridicos O Universal, O Companheiro do Conselho, O Patriota Mineiro e O Dirio do Conselho do Governo da Provncia de Minas Gerais em Minas Gerais;
!

Nomeao de Simplcio de S para Pintor da Real Cmara. (44)


!

25

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

Incio da Guerra Cisplatina - 19/04. (3b) (10) ! Proclamao de independncia da Provncia da Banda Oriental, sob o protetorado da Repblica das Provncias Unidas do Prata - 25/08. (2d) ! Anexao da antiga Banda Oriental s Provncias Unidas do Prata - 25/10. (2d) (3b) (58)
!

1826

! Reconhecimento da independncia do Brasil pela Frana - 08/01. (4d) ! Tomada de Missologhi, pelos turcos - 23/04. (5)

Proibio do trfico negreiro ao norte do Equador - 23/11. (1d) (3c) ! Realizao do Congresso do Panam - 22/06 15/07. (5) ! Adoo da Constituio boliviana pelo Peru. (10) ! Declarao de Indepndencia do Uruguai - setembro. (58)
!

Visita de D.Pedro I provncia da Bahia - fevereiro. (4b) ! Instalao no Rio de Janeiro da Assemblia Geraldo Imprio - 06/05. (21) ! Recomendao do presidente da provncia do Esprito Santo de concesso de sesmarias em terras indgenas - 04/08. (14)
!

26

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


O Triunfo da Legalidade no Rio de Janeiro; O Dirio de Pernambuco, Triunfo da Legitimidade contra a Faco Anarquista e A Gazeta do Governo da Parayba. (4b) (21) (24) ! Publicao de Poesias Avulsas de Amrica Elsio de Jos Bonifcio de Andrada e Silva e Poesias Oferecidas s Senhoras Brasileiras por um Bahiano de Domingos Borges de Barros. (4c) ! Chegada do naturalista Peter Wilhem Lund ao Rio de Janeiro. (4c)
! Revolta do quilombo do Urubu, na Bahia. (12) ! Invaso da cadeia pblica de Vila Nova pelos ndios do aldeamento de Pacatuba em Sergipe. (13)

Artes

Incio da construo de usina metalurgica s margens do rio de Piracicaba. (4d) ! O caf brasileiro representa 40% do comrcio mundial do produto. (23)
!

Circulao dos peridicos O Verdadeiro Liberal e Atalaia da Liberdade no Rio de Janeiro; Astria, Dirio da Cmara dos Deputados Assemblia Legislativa do Brasil e o Jornal Cientfico Econmico e Literrio. (21) (24) ! Publicao de Discurso sobre a Tolerancia de Natividade Saldanha (na Venezuela), e Rsum de LHistoire Littraire du Portugal suivi du Rsum Littraire du Brsil de Ferdinand Denis. (4c) (7a)
!

Inaugurao do Teatrinho da Rua dos Arcos, da Academia de Belas Artes e reabertura do Real Teatro S.Joo com o nome de Imperial Teatro So Pedro de Alcantra no Rio de Janeiro. (30) (34) (41) ! Encenao de O Bruto de Babilnia, Destruio de Jerusalm, Santa Ceclia e Herodes Rei da Judia. (30) (32) (41) ! Pintura do Retrato da Marquesa de Santos por Francisco Pedro do Amaral e o Retrato de D.Pedro I por Simplcio Rodrigues de S. (43)
!

27

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1827

Vitria da Argentina sobre o Brasil na Guerra Cisplatina. (10)


!

Incorporao da comarca de So Francisco, desmembrada da provncia de Minas Gerais, provncia da Bahia. (4b) ! Criao do cargo de Juiz de Paz eletivo. (3b) ! Ordem a todas as provncias para que enviem ndios para o Arsenal de Marinha da Corte. (13) ! Fundao da misso carmelita de Sapucaiaoroca, na margem esquerda do baixo Madeira. (13) ! Criao por lei de cursos jurdicos em So Paulo e Olinda e de escolas primrias em todas as capitanias e centros mais populosos. (1e) (2e) (3b) (9) (21)
!

1828

! Guerra russo-turca 27/04. (5) ! Auto-proclamao de D. Miguel como rei de Portugal - 23/06. (5)

Realizao da Conveno de Paz, estabelecendo a criao da Repblica Oriental do Uruguai - 27/08. (2d) (3b) (10)
!

Reforma da legislao relativa aos municpios. (3b) ! Organizao dos Conselhos Gerais das Provncias. (3b) ! Criao do Supremo Tribunal de Justia e do cargo de Juiz de Paz - 18/09. (1e) (3b) (9) ! Extino por lei da Mesa da Conscincia e Ordens e o Desembargo do Pao - 22/09. (1d)
!

1829

! Ato de emancipao dos catlicos ingleses 13/04. (5)

Posse de Juan Manuel de Rosas como governador de Buenos Aires. (10)


!

Criao dos servios do Correio - 05/03. (1e) ! Substituio do Ministrio organizado pelo marqus de Barbacena. (3b)
!

28

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Revolta dos escravos do engenho Vitria no Recncavo Baiano. (12) ! Expedio ao Porto de Cuiab contra os ndios Guaykuru. (13)
!

Artes

Renovao do Tratado de Amizade, Comrcio e Navegao entre Brasil e Inglaterra. (3c) (10) ! Criao da Caixa de Amortizao, para cuidar da dvida interna. (8) ! Instalao da sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional. (4c) (9)
!

Circulao dos peridicos O Propagador das Cincias Mdicas ou Anais de Medicina, Cirurgia e Farmcia, Gazeta do Brasil e O Espelho Diamantino no Rio de Janeiro; O Farol Paulistano em So Paulo; Astros de Minas e O Amigo da Verdade em So Joo Del Rey; O Dirio de Porto Alegre no Rio Grande do Sul; O Farol Maranhense e Minerva no Maranho; Jornal do Comrcio e Aurora Fluminense. (1e) (4c) (7a) (21) (41)
!

! Dissoluo do quilombo formado no engenho de Santana de Ilhus na Bahia. (12) ! Revolta dos mercenrios contratados pelo Imprio para lutarem na Cisplatina. (20) ! Levante de Batalhes estrangeiros no Rio de Janeiro - 09/06. (1) (3)

Determinao de imposto de 15% sobre direitos aduaneiros independente de sua nacionalidade. (19)
!

Circulao dos peridicos Eco do Seco e Percurso das Eleies em Minas Gerais; Nova Luz Brasileira, Honra do Brasil Desafrontada de Insultos da Astria Espadachina e A Gazeta Paraibana. (4b) (21) ! Publicao de Parecer Sobre o Sistema Tributrio de Bernardo Pereira Vasconcelos. (4d)
!

Execuo das peras Os Dois Gmeos de Alessandro Guglielmi, Ser Marco Antnio de Stefano Pavesi. (32) ! Composio do Hino 2 de Julho. (37)
!

! Revolta criando a Repblica dos Afogados em Pernambuco. (2d) (3b) (4b)

Liquidao do primeiro Banco do Brasil. (1e) ! Crise na circulao monetria gerada pelo
!

Circulao dos peridicos Eco na Vila Real da Praia Grande, Litteraru Intelligencer, Revue Brsilienne, Revis!

Ordenao para que se examine as peas montadas no Teatro S. Pedro de Alcantra. (41)
!

29

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Reinvindicao de municpios de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para a constituio da provncia de Resende. (23) ! Abertura da Academia Nacional de Medicina no Rio de Janeiro. (4b)
!

1830

! Tomada da Arglia pelos franceses - 05/07. (5) ! Deposio de Carlos X por revolta popular na Frana 27 29/07 - e posse de Luis Felipe como rei da Frana - 07/08. (4b) (5) ! Revolta em Bruxelas - 25/ 08 - e em Varsvia 29/01. (5) ! Realizao da Conferncia de Londres estabelecendo a independncia e a neutralidade da Blgica - 20/12. (5)

Aprovao da primeira Constituio da Repblica Oriental do Uruguai pelo Brasil e pelas Provncias Unidas - 18/07. (2e) (3b) ! Eleio de Rivera como presidente da Repblica Oriental do Uruguai. (20) ! Desmembramento da Gran Colombia em Nova Granada, Equador e Venezuela. (6) (10)
!

Instalao da Cmara Municipal do Rio de Janeiro sob a presidncia de Bento de Oliveira Braga - 30/01. (4b) ! Partida de D.Pedro I do Rio de Janeiro a Minas Gerais - 29/12. (4b) ! Abertura da segunda legislatura do Imprio. (3b)
!

30

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
! Declarao de guerra de D.Pedro I do Brasil a D.Miguel de Portugal 01/04. (2d)

Economia
abuso na emisso de moeda de cobre. (29) ! Emprstimo de 769.200 libras junto a casa inglesa de Nathan M. Rothschild (47)

Cultura Imprensa/Literat.
ta Brasileira de Cincias, Artes e Indstria, Beija-Flor: Anais Brasileiros de Cincia, Poltica e Literatura e O Amigo do Povo no Rio de Janeiro; O Observador Constitucional e O Amigo das Letras em So Paulo; O Sargitrio no Par; Sentinela Constitucional no Cear; Sentinela do Serro em Minas Gerais; Abelha Pernambucana em Pernambuco; A Nova Luz Brasileira, Sentinela da Liberdade na Guarita ao Norte de So Pedro de Sul. (21) (24) Circulao dos peridicos Matutina Meiapontese em Gois; O Sentinela do Serro em Minas Gerais; O Repblico e O Tribuno do Povo no Rio de Janeiro. (21) ! Publicao de Jakar-Ouassou ou Les Tupinambas de Daniel Gavet e Philipe Boucher, Idlios Brasileiros de Flix mile em Paris; Viagem pelas Provncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais de SaintHilaire (4c) (7a)
! !

Artes
Encenao de O Escravo ou Elisa e Raul, O Ermito e a Besta e O Amigo do Homem e da Ptria. (32) (41) ! Execuo das peras Elisa e Cludio de Saverio Mercadante, Corradimo ou Corao de Ferro de Stefano Pavesi e O Cruzado no Egito de Giacomo Meyerbeer e da Missa de D.Pedro I. (32) (35) (41) ! Inaugurao de uma Oficina Litogrfica e Exposio da Classe de Pintura Histrica no Rio de Janeiro. (43)

! Revolta de escravos na Bahia - abril. (52)

Estabelecimento da Saint John dEl Rey Mining Company Limited para a explorao das minas de ouro de Minas Gerais. (4b) (4d)
!

Recomendao aos presidentes das provncias que no permitam em teatro a representao de peas que ofendam corporaes e autoridades. (30) (33) (34) (41) ! Encenao de O Grande Califa de Bagdad de Luigi de Simoni, O Castigo da Prepotncia e As Quatro Estaes. (30) (33) (34) (41) ! Inaugurao do Teatro Novo em Santa Catarina. (34) ! Pintura do Retrato de D.Pedro de Alcantra por Armand Julien Pallire. (43)
!

31

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1831

! Tomada de Varsvia pelos russos - 08/07. (5) ! Invaso da Siria pelo Egto - 01/11. (5)

Revolta escrava nos Estados Unidos. (14)


!

Retorno de D.Pedro I ao Rio de Janeiro - 11/03. (3b) (4b) ! Demisso do Gabinete de maro, voltando ao Ministrio seus antigos menbros - abril. (3b) ! Nomeao de Jos Bonifcio tutor dos prncipes residentes no Brasil - 07/04. (2d) (3b) ! Abdicao de D.Pedro I 07/04. (2d) (3b) (4b) (4d) ! Eleio da Regncia Provisria composta pelo marqus de Caravela, Campos Vergueiro e Francisco de Lima e Silva - 07/04. (2d) (3c) ! Eleio da Regncia Permanente, composta por Francisco Lima e Silva, Costa Carvalho e Joo Brulio Muniz - 17/06. (2d) (3c) ! Criao da Guarda Nacional - 18/08. (4d) ! Declarao de liberdade a todos os escravos que entrassem no Imprio a partir desta data por lei - 07/11. (2d) (3c) (4c) (4d) ! Restituio da liberdade de imprensa. (2d)
!

1832

Construo de usina de gerao e distribuio de eletricidade por Thomas Edson em Nova York. (14) ! Apoio de Bento Gonalves e Rosas Lavalleja na luta contra Rivera. (20)
!

Extino do Distrito Diamantino em Minas Gerais. (4b) ! Reformulao da organizao judiciria do pas, atravs do Cdigo de Processo Criminal. (9)
!

32

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Confrontos entre nacionalistas e absolutistas no Rio de Janeiro, Noite das Garrafadas - 13 e 14/03. (2d) ! Revolta de civis e militares na Bahia, Sergipe, Paraba, Santa Catarina, Par, Rio de Janeiro, Maranho, Pernambuco e Cear em oposio Regncia. (2b) (2d) (3c) (4b) ! Revolta da soldadesca do 14 Batalho de tropa de linha com a adeso de outros corpos, em Pernambuco - 14/09 (Setembrada). (4b) ! Revolta na fortaleza de Cinco Pontas, em Pernambuco (Novembrada). (4b)

Artes
Encenao de O Dia de Jbilo Para os Amantes da Liberdade ou Queda do Tirano de Camilo Jos do Rosrio Guedes, A Independncia do Brasil de Gonalves de Magalhes, Rusgas da Praia Grande, O Ministro Constitucional, Quanto Pode a Opinio Pblica ou o Dia da Instalao da Regncia Constitucional, O Estaturio, O Aldeo Magistrado e Frederico II, Rei da Prssia, em Hasbelawer, no Condade de Glatz. (31) (33) (34) (41) ! Renomeao do Teatro S. Pedro de Alcntara para Constitucional Fluminense. (33) ! Criao da Sociedade do Teatrinho no Rio Grande do Sul. (30) (41)
!

Estimativa de ingresso de 138 escravos no Brasil. (46)


!

Circulao dos peridicos Voz Paulistana , O Correio Paulistano e Novo Farol Paulistano em So Paulo; O Catarinense em Santa Catarina; Iris Alagoense em Alagoas; O Olindense em Pernambuco; O Grito da Ptria Contra os Anarquistas e O Homem no Rio de Janeiro; Sentinela Maranhense na Garita do Par e A Bssola da Liberdade (21) ! Publicao de A Rusga da Praia Grande de Janurio da Cunha Barbosa. (7a)
!

! Revolta de carter restaurador em Pernambuco (Abrilada). (4b) ! Levantes militares no interior do Par 12/04, em Recife 14/04, e em Minas Gerais. (2d) (4b) ! Golpe dos Trs Padres no Rio de Janeiro. (9)

Fundao da empresa inglesa Brazilian Company para a explorao das minas de ouro em Minas Gerais. (4b) (4d) ! Exportao de caf do Rio de Janeiro ultrapassa as 800.000 sacas. (29)
!

Circulao dos peridicos O Brasileiro e O Farol Maranhense no Maranho; O Federalista em So Paulo; Dirio Geral no Piau; O Independente, O Piauiense, Jornal da Sociedade de Agricultura, Comrcio e Indstria da
!

Encenao de O Bom Amigo de Antonio Xavier de Azevedo, Brutus de Voltaire, Casamento por Gosto, Patriotismo e Gratido, Irmo Sagaz e Novo Entremez Intitulado o Poltico e Liberal por Especulao. (33)
!

33

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1833

! Morte de Fernando VII, rei da Espanha. Assume Isabel II - 27/08. (5) ! Revolta carlista na Frana - 29/09. (5)

Fundao da Sociedade americana anti-escravista no Estados Unidos - dezembro. (5)


!

Fundao da Sociedade dos Zelosos da Independncia na provncia do Mato Grosso agosto. (4b) ! Suspenso de Jos Bonifcio de Andrada e Silva como tutor dos prncipes, substitudo pelo marqus de Itanham por decreto de 15/12. (2d) (3c)
!

1834

! Renncia de D.Miguel em Portugal - 24/05. (5) ! Abolio da escravido nas colnias inglesas 01/08. (5)

Invaso da Repblica Uruguaia por Lavalleja, auxiliado por milicianos gachos. (20)
!

Morte de D.Pedro I em Portugal - 24/09. (21) ! Aprovao do Ato Adicional Constituio com o estabelecimento da Regncia Una - 12/08. (1e) (3c) (9) ! Extino do Conselho de Estado pela Reforma Constitucional. (9) ! Criao do Ateneu do Rio Grande do Norte.(4)
!

34

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
! Guerra dos Cabanos na zona da mata e do agreste pernambucano. (2d) (4b) (9) ! Revolta dos Camurus (2d) !

Economia
Estimativa de ingresso de 116 escravos africanos no Brasil. (46)

Cultura Imprensa/Literat.
Provncia da Bahia, O Natalense e Recopilador Sergipano. (1e) (4b) (21) ! Publicao da obra do Cnego Lus Antnio da Silva e Souza na Tipografia Nacional do Rio de Janeiro. (4b)
!

Artes
Inaugurao do Teatro 7 de Setembro no Rio Grande do Sul. (32) (33) (34) (41)

! Revolta do Forte do Mar na Bahia - 26/04. (4b) ! Invaso da fronteira do Rio Grande do Sul por tropas do governo da Banda Oriental. (2d) ! Revolta de escravos em Minas Gerais. (49)

Fundao da empresa inglesa National Brazilian Mining Association para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4b) ! Ampliao do comrcio de cabotagem por decreto de 08/10. (22) ! Estimativa de ingresso de 1.233 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos Revista da Sociedade Filomtica em So Paulo; A Voz da Religio na Bahia; A Gazeta dos Oprimidos e O Grito dos Oprimidos no Rio de Janeiro ; 7 de Abril, O Publicador Paraibano e O Auxiliador da Indstria Nacional. (4b) (9) (17e) (21)
!

Encenao de Patriotismo, Benemritos da Ptria, Astcias de Gafanhoto, A Escrava de Mariamburgo e Corcunda por Amor. (33) ! Fundao da companhia de teatro de Joo Caetano, do Teatro So Francisco de Paula no Rio de Janeiro e do Teatro 7 de Abril no Rio Grande do Sul. (30) (31) (32) (33) (41)
!

! Revolta da Guarda Nacional (Carneirada) no campo dos Canecas - 16/01. (4b) ! Revolta em Cuiab - 30/05. (4b) ! Matana de portugueses durante a Rusga, em MatoGrosso - 30/05. (1e) ! Revolta dos indos Karri-Sapuy no aldeamento Pedra Branca na Bahia. (4b) (13)

Fundao da Caixa Econmica na Bahia. (4b) ! Inicio da cunhagem de moedas de prata denominadas cruzado. (8) ! Estimativa de ingresso de 749 escravos africanos. (46).
!

Circulao dos peridicos O Repblico e The Rio Packet no Rio de Janeiro; Eco do Norte e O Paulista Oficial. (2) (17e) ! Publicao de Novo Entremez intitulado O Poltico e Liberal por Especulao. (4c) (7b) (33) (43)
!

Encenao de A Expulso dos Holandeses e Misantropia e Arrependimento de F. Kotzbue, com traduo de Cetano Lopes de Moura. (33) (41) ! Fundao do Teatro da Praia de D.Manuel. (30) (41) ! Lanamento de Voyge Pittoresque et Historique au Brsil por Jean Baptiste Debret em Paris. (43)
!

35

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1835

Eleio de Manuel Oribe no Uruguai. (10) ! Posse de Rosas ao governo de Buenos Aires. (20)
!

Instalao da Assemblia Provincial no Rio de Janeiro 01/02, no Piau - 04/03 e no Mato Grosso - 03/07. (4b) ! Posse de Diogo Feij como Regente nico do Imprio - 12/10. (2d) (3c) (9) ! Lei visando a ligao por ferrovia o Rio de Janeiro capitania de Minas Gerais. (4d) ! Apresentao Cmara de projeto favorvel antecipao da maioridade de D.Pedro II. (3c)
!

1836

! Criao do Museu Etnogrfico de Cincias de So Petesburgo. (18) ! Publicao de Cours de Philosophie de Victor Cousin. (18)

Formao da Confederao Peru - Bolvia. (10) ! Declarao de independncia do Texas - 02/03. (5) ! Rebelio chefiada por Rivera contra Oribe. (20)
!

Fundao do Ateneu do Rio Grande do Norte e do Liceu Provinial da Bahia. (2e) (4d)
!

36

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Incio da Cabanagem no Par. (1e) (3c) (4b) ! Revolta em Recife, Segunda Carneirada 21/01, e Terceira Carneirada. (4b) ! Revolta dos Mals em Salvador na Bahia - 24/01. (1e) (3c) (4b) (9) (13) ! Revoluo Farroupilha no Rio Grande do Sul. (2e) (3c) (4d) (9) ! Invaso francesa no Amap. (3c)

Artes
Pintura de Judith e Holofernes e Cena Histrica de Jos Tefilo de Jesus, Vista da Cidade do Rio de Janeiro Tomada da Ilha das Cobras de Flix mile Taunay, Little Happy Valley of Tijuca, Rio de Janeiro de Emeric Essex Vidal e Chcara das Mangueiras de Willian Gore Ouseley. (43) (44)
!

Criao do Banco Nacional do Cear 07/09. (4b) ! Produo de 1 milho de sacas de caf no Rio de Janeiro (27) ! Estimativa de ingresso de 745 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos O Mensageiro no Rio Grande do Sul; O Anarquista Fluminense, O Paulista Oficial, O Noticiador Sergipense e O Mensageiro Niteroiense. (4b) (17e) (21) (24) ! Publicao de Reise in Chile, Peru und auf dem Amazonemstrome do naturalista Eduard F. Poeppig em Leipzig; Thelaira ou Hespanhoes no Novo Mundo de Antnio Jos de Arajo e do Voyage Pittoresque au Brsil de Rugendas na Europa. (4c) (42) (43)
!

Conquista pelos rebeldes cabanos da cidade de Manaus - 06/03. (4b) ! Recuperao de Porto Alegre pelos legalistas - 15/06. (2e) ! Proclamao da repblica Rio-Grandense pelos farroupilhas - 11/09. (2e) (3c) ! Derrota das tropas de Bento Gonalves, chefe dos farroupilhas, no rio Jacu - 04/10. (2e) (3c)
!

Produo paulista de caf de 584.486 arrobas e a fluminense de 2.321.710 arrobas (23) ! Estimativa de ingresso de 4.966 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos O Mensageiro no Rio Grande do Sul; Niteri, Revista Brasiliense de Cincias, Letras e Artes em Paris e Raio de Jpiter (4c) (5) (7b) (17c) (21) ! Publicao dos livros Suspiros Poticos e Saudades de Gonalves de Magalhes (em Paris) e Bosquejo histrico, poltico e literrio do Imprio do Brasil de Jos Incio de Abreu e Lima. (4c) (5) (7b) (17c)
!

Encenao de A Torre de Nesle de Alexandre Dumas, O Rei se Diverte de Vitor Hugo, Os Maus Conselhos de Scribe com traduo de Paula Brito, Trinta Anos ou A Vida de um Jogador com traduo de Paula Brito e A Morte de Napoleo. (31) (33) (42)
!

37

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1837

! Criao do National Museum of Ethnology em Leiden. (18)

Declarao de guerra do Chile contra a Confederao Peru - Bolvia. (10) ! Revolta indgena na serra guatemalteca sob a liderana de Rafael Carrera. (10) ! Bloqueio naval francs em Buenos Aires. (10) ! Assassinato de Diogo Portales, presidente do Chile. (10)
!

Criao da Companhia de Municipais Permanentes por lei da Assemblia Legislativa Provincial de So Paulo - 16/03. (24) ! Queda do ministrio escolhido por Diogo Feij - 16/05. (2d) ! Renncia de Diogo Feij da Regncia do Imprio, substitudo por Arajo Lima - 18 e 19/09. (2d) (3c) (9) ! Criao do Colgio Pedro II no Rio de Janeiro. (1e) (2d) (3c) (4d) (9)
!

1838

! Fim da revolta carlista na Espanha - 31/08. (5) ! Ocupao de Adem pelos ingleses. (5) ! Publicao de Fragments Philosophiques de Victor Cousin. (18) ! Abolio da escravido pela Inglaterra. (9)

Incio da guerra entre o Mxico e a Frana. (6) ! Retomada de Montevidu por Rivera, lder dos colorados. (10) ! Refgio de Oribe em Buenos Aires - 15/06. (2e) (10) (20)
!

Instituio do Arquivo Pblico Nacional no Rio de Janeiro por regulamento de 02/01. (2e) (3c) ! Instalao da Assemblia Provincial no Par - 28/02. (4b) ! Realizao da segunda eleio para Regente nico, assumindo Arajo Lima -abril. (3c) ! Fundao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro no Rio de Janeiro. (2d) (3c) (4c) (7b)
!

1839

! Representao da pea teatral Marino Faliero de Casimir Delavigne na Frana. (18)

Ataque chileno contra a Confederao Peru - Bolvia. (10) ! Declarao de guerra a Rosas pelo presidente do Uruguai, Rivera - fevereiro. (58)
!

Regulamentao de aldeamento dos ndios do Rio Doce, no Esprito Santo - 28/01. (14) ! Regulamentao para trs misses indgenas na provncia do Maranho - 02/07. (14)
!

38

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Levante militar no Forte de So Pedro na Bahia (Sabinada). (2d) (3c) (4b) (9) ! Instalao da Repblica de Sabino Vieira na Bahia. (52)

Artes
Encenao de Prlogo Dramtico de Arajo Porto Alegre e Restaurao da Bahia em 1625 ou A Expulso dos Holandeses, Glria e Infortnio ou A Morte de Cames, Lus de Cames, A rf ou A ltima Assemblia dos Condes Livres e Pedro Sem, Quem J Teve e Agora No Tem, de Luis Antonio Burgain. (16) (33) (41)
!

Estimativa de ingresso de 35.209 escravos africanos no Brasil. (46)


!

Publicao de Nnia de Firmino Rodrigues Silva, Os Garimpeiros de Janurio da Cunha Barbosa, Novo Dirio da Bahia de Sabino Vieira, A Luz Baiana de Joo Carneiro Filho e Prlogo Dramtico de Arajo Porto Alegre. (4b) (4c) (7a) (7b) (21) (30)
!

! Rendio do Forte de So Pedro e do Forte do Mar, extinguindo a Sabinada na Bahia - 14/03. (2d) (3c) (4b) ! Incio da Balaiada no Maranho - 13/12. (2d) (3c) (4b) (9) ! Revolta de escravos em Vassouras, e em Santa Catarina. (12) (52) ! Chacina de ndios Mawu, Munduruku e Mura, participantes da Cabanagem. (13)

Fundao do Banco Comercial do Rio de Janeiro. (8) ! Concesso firma Aguiar, Viva, Filhos & Cia e Platt & Reid para construo de ferrovia ligando Santos ao Planalto por lei da Assemblia Provincial de S. Paulo 30/05. (4d) ! Estimativa de ingresso de 40.256 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos O Povo no Rio Grande do Sul; O Bentevi no Maranho; Crnica Maranhense, O Observador Paulistano. (17e) (21) ! Publicao de O Ensaio de um Quadro Estatstico da Provncia de So Paulo de Daniel Pedro Muller e de um compndio de msica por Francisco Manoel. (21) (37) (39)
!

Encenao de Antonio Jos ou Poeta da Inquisio de Gonalves de Magalhes, Juiz de Paz da Roa de Martins Pena, Conjurao de Veneza de Martinez de La Rosa, A Entrada de Napolo Bonaparte no Egito ou A Tomada do Cairo de Luis Jos Baiardo, O Mercador de Veneza de Shakespeare. (16) (17c) (17d) (31) (33) (40) (41) (42) ! Fundao do Teatro D. Pedro II no Rio de Janeiro. (30) (41)
!

! Extenso da Balaiada para o Cear e Piau. (2d) ! Proclamao da Repblica Catarinense 24/07. (2) (3c)

Fundao da empresa de tecelagem Companhia Industrial Mineira em Minas Gerais. (4b)


!

Circulao dos peridicos Theiopolita na Bahia; O Telgrafo no Piau; Themis Matogrossense e Correio das Modas. (4b) (41)
!

39

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Estabelecimento de Macei como capital de Alagoas 09/12. (4b) ! Criao da Escola de Farmcia em Ouro Preto. (9)
!

Marcha das tropas de Lavalle contra o governo de Rosas em Buenos Aires. (10) (58) ! Movimento contra Rosas no sul de Buenos Aires. (58)
!

1840

! Instalao de ingleses na Nova Zelndia. (5) ! Incio da Guerra do pio entre a Inglaterra e a China. (5)

Morte de Francia, ditador paraguaio. Ascenso de Carlos Lpes ao poder. (10) (20) ! Reunio das duas provncias canadenses. (14) ! Conflito interno entre Rosas e a chamada Liga do Norte. (58)
!

Fundao do Clube da Maioridade, pela antecipao de D.Pedro II ao poder - abril. (3c) ! Declarao da maioridade de D.Pedro II pela Assemblia Geral de 23/07. (2d) (3c) (9) ! Composio do primeiro gabinete ministerial da maioridade - 24/07. (2e) (3c)
!

1841

Dissoluo das Provncias Unidas da Amrica Central. (10) ! Declarao de guerra Bolvia pelo Peru. (10) ! Assinatura de um pacto pelas provncias de Santa F e Corrientes contra Rosas. (58)
!

Organizao de novo Ministrio (Gabinete Palaciano), presidido pelo Marqus de Paranagu - 23/03. (2e) (3c) (4b) ! Reforma do Cdigo de Processo Criminal de 1832 por lei - 03/12. (9) ! Restaurao do Conselho de Estado promovida pelo gabinete ministerial. (3c) (9) ! Fundao da Sociedade de Medicina de Pernambuco 04/04. (4b)
!

40

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
! Rendio da cidade de Caxias aos balaios 01/08. (4b) ! Dissoluo da Repblica Catarinense pelas tropas imperiais. (2e) ! Adeso do lder farrapo Bento Manuel s tropas legalistas. (20) !

Economia
Estimativa de ingresso de 42.182 escravos africanos no Brasil. (46) ! Emprstimo no valor de 411.200 libras junto a casa Samuel & Philips. (47)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Publicao de O aniversrio de D. Miguel em 1828 e Religio, Amor e Ptria de Pereira da Silva, da pea Antonio Jos ou O Poeta e a Inquisio de Gonalves Magalhes e da Revista do Instituto Histrico Brasileiro. (2e) (7b) (16) (17c) (30) (31) (42) Circulao dos peridicos O Estafeta no Esprito Santo; O Solitrio em So Paulo; Coruja Theatral e O Sganarello no Rio de Janeiro e O Brasil. (17e) (21) (41)
!

Artes

! Rendio final dos cabanos - 25/03. (4b) ! Chegada de expedio pacificadora no Maranho - 04/02. (2) (3) (4)

Incio da cultura de caf com mo-de-obra livre em So Paulo. (10) ! Imposto sobre a importao da carne salgada oriunda do Prata. (20) ! Produo fluminense de caf 4.547.312 arrobas. (23) ! Estimativa de ingresso de 20.796 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Encenao de A Famlia e a Festa da Roa de Martins Pena. (17d) (33) (42) ! Pintura de Retrato de Zephyrin Ferrez e A Baa do Rio de Janeiro vista da Ilha de Villegaignon de August Muller. (43) ! Primeira Exposio Geral da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. (43)
!

! Fim da Balaiada no Maranho - 19/01, e no Piau - 22/04. (2) (4)

Construo do Cais da Sagrao em So Luiz do Maranho. (22) ! Fundao da Companhia para Introduo e Fundao de Fbricas teis na Provncia da Bahia. (4b) ! Estimativa de ingresso de 13.804 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos O Filho do Sganarello no Rio de Janeiro e O Publicador Maranhense. (21) (41) ! Publicao de As Duas rfs e Modulaes poticas de Joaquim Norberto, Cantos Lricos de Teixeira e Sousa, e das peas Olgiato de Gonalves de Magalhes. (7b) (16) (17c) (30) (42)
!

Encenao de Vitiza ou O Nero de Espanha de Martins Pena, Os Dois Renegados de Mendes Leal, O Delator Hungaro, O Galego Lorpa, Os Desterrados de Mossaik ou Justia de Pedro, o Grande, da Rssia. (16) (30) (33) (41) (42)
!

41

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1842

! Reforma econmica de carter liberalizante realizada por Robert Pell, na Inglaterra (9) ! Fim da guerra do pio. (5)

Congresso Extraordinrio em Assuno declara Paraguai independente. (58)


!

Reunio de deputados para a abertura da Assemblia Constituinte na capital provisria da Repblica Riograndense - 01/12. (2e) (3c)
!

1843

Emigrao de norte-americanos pela trilha de Oregon rumo ao Pacfico. (14) ! Incio do cerco de Oribe a Montevidu - fevereiro. (2c) (20) (58) ! Exigncia pelo Paraguai s potncias platinas do reconhecimento formal de sua independncia. (20) ! Revolta operria na Mina Carbonfera de Chararcillo no Chile. (61d)
!

Constituio de novo Ministrio, sob a presidncia do Marqus de Paranagu. (2e) ! Incio da poltica de imigrao de frades capuchinhos da Itlia. (13) ! Primeira apresentao da Lei de Terras. (9) ! Atingida a maioridade constitucional de D.Pedro II 02/12. (4b)
!

42

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Revolta Liberal em So Paulo e em Minas Gerais. (2e) (3c) (4b) (9)

Artes
Encenao de Os Trs Amores de Lus Antonio Burgain.(33) (34) (40) ! Pintura de Estudo para Sagrao de D.Pedro II por Manuel Arajo Porto Alegre. (43)
!

Renovao do tratado de comrcio entre o Brasil e Inglaterra de 1827 no Rio de Janeiro. (4b) ! Estimativa de ingresso de 17.435 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos Paulista em So Paulo; Dirio Novo e O Guarda Nacional em Pernambuco; O Americano no Rio Grande do Sul; Publicador Maranhense, Estrela do Sul e Sentinela da Monarquia. (2e) (4b) (7b) (17e) (21) ! Publicao de O Filho do Pescador de Teixeira e Sousa, Otello de Gonalves de Magalhes, O Juiz de Paz na Roa e A Famlia e a Festa da Roa de Martins Pena. (4b) (7b) (30) (42)
!

Determinao de impostos alfandegrios de 30 a 60% sobre produtos Ingleses, pela Tarifa Alves Branco - 17/05. (1e) ! Estimativa de ingresso de 19.095 escravos africanos no Brasil. (46) ! Emprstimo de 732.600 libras contrado junto a casa inglesa Issac Lyon Goldsmid. (47)
!

Circulao dos peridicos O Gosto, O Ramalhete e Minerva Brasiliense no Rio de Janeiro. (4c) (7b) (21) (38) (41) ! Publicao do Compndio de Histria do Brasil desde seu descobrimento at a coroao de D.Pedro II de Jos Incio de Abreu e Lima, a traduo do Curso de Histria da Filosofia de Victor Cousin por Antnio Pedro de Figueiredo e da traduo do Die Rauber de Schiller por Joo Carlos de Sousa Machado. (4c) (7b) (17e) (34)
!

Encenao de Fernandes Vieira ou Pernambuco Libertado de Luis Burgain, Hamlet de Shakespeare, Um Auto de Gil Vicente de Almeida Garrett e A Ciumenta de Francisco Jos Pinheiro Guimares. (16) (30) (33) (41) (42) ! Criao do Conservatrio Dramtico no Rio de Janeiro. (16) (30) (33) (41) (42)
!

43

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1844

! Guerra Franco-marroquina e bombardeamento de Tanger - 01/08. (5) ! Descoberta do processo de vulcanizao da borracha por Goodyear. (14)

Volta dos jesutas Nova Granada, expulsos no sculo XVIII. (6) ! Expulso das foras armadas haitianas em So Domingos. (10) ! Extino do sistema biconsular no Paraguai e eleio de Carlos Lpes como presidente da Repblica. (20)
!

Organizao de um novo gabinete ministerial, presidido por Jos Carlos Pereira de Almeida Torres - 02/02. (2e) (3c) (4) ! Dissoluo da Cmara do Rio de Janeiro - 24/05. (4b) ! Reconhecimento oficial da Repblica do Paraguai pelo Imprio do Brasil - 14/09. (2e) ! Extino da Conservatoria, fro autnomo para os comerciantes ingleses - 31/12. (1d)
!

1845

! Incio da Grande Fome na Irlanda. (5)

Bloqueio naval anglofrancs a Buenos Aires. (10) ! Formao de aliana entre Carlos Lpes, do Paraguai, e a provncia de Corrientes, contra Rosas - 11/11. (20) ! Expedio no Pacfico Meridional organizada pela Espanha. (10) ! Reincorporao do Texas aos Estados Unidos. (14)
!

Estabelecimento do Regulamento acerca das misses de catequese e civilizao dos ndios. (13) ! Estabelecimento da misso So Jos do Jamimbu e Santa Maria de Araguaia em Gois. (13) ! Fundao do Liceu do Cear. (4b)
!

44

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Revolta dos lisos em Alagoas. (3c) ! Pilhagens na regio do Cariri cearense pelo bando dos Serenos. (63) ! Revolta de escravos na Bahia. (52)

Artes
Encenao de O Judas em Sbado de Aleluia e Os Irmos das Almas de Martins Pena, Frei Lus de Sousa de Almeida Garrett e O Brasileiro em Lisboa de Francisco Jos Pinheiro Guimares. (17d) (30) (33) (42)
!

Promulgao de nova tarifa para as alfndegas do Brasil, tarifa Alves Branco, por decreto de 12/08. (3c) (4d) ! Expirao do tratado comercial com a GrBretanha firmado em 1827 - 10/11. (1e) (4d) ! Estimativa de ingresso de 22.849 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos Lanterna Mgica:Peridico Plstico-Filosfico no Rio de Janeiro; A Malagueta Maranhense no Maranho; O Tribuno do Povo no Par; Mosaico na Bahia; Dirio Novo em Recife; Sentinela do Teatro , O Foguete e O Verdadeiro Regenerador. (4b) (21) ! Publicao de Amncia de Gonalves de Magalhes e A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo. (4c) (7b) (17c) (17d)
!

! Fim da Guerra dos Farrapos. (3c) (20)

Fundao do Banco Comercial da Bahia. (4b) ! Regulamentao da profisso de corretor em trs categorias: Fundos pblicos, navios e mercadorias. (22) ! Estimativa de ingresso de 19.453 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Publicao de Sinopsis ou deduo cronolgica dos fatos mais notveis da Histria do Brasil de Jos Incio de Abreu e Lima, Moo Loiro de Manuel de Macedo, Pedro-Sem, que j Teve e Agora No Tem, O Remdio de Smyrna ou um Dia de Soberania, A ltima Assemblia dos Condes Livres e Fernandes Vieira ou Pernambuco Libertado de Luis Burgain. (7b) (16) (17d) (17e) (30) (34) (42)
!

Encenao de Os Dous ou O Ingls Maquinista, O Diletante, Os Namorados ou A Noite de So Joo, Os Trs Mdicos, O Cigano, O Novio, Bolyngbrock S. C. ou As Casadas Solteiras, O Caixeiro da Taverna e Quem casa quer casa de Martins Pena. (17d) (33) (42) ! Inaugurao do Teatro S. Salvador no Rio de Janeiro. (17d) (33) (42) ! Censura de 228 peas pelo Conservatrio Dramtico. (41)
!

45

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1846

! Exaltao do Papa Pio IX - 16/06. (5)

Incio da guerra entre o Mxico e os Estados Unidos - 13/05. (6) (14) ! Tratado entre Estados Unidos e Nova Granada assegurando o livre trnsito atravs do istmo. (14)
!

Fundao do municpio de Rio Bonito no Rio de Janeiro. (4b) ! Nomeao de gabinete ministerial presidido pelo Visconde de Albuquerque - 05/05. (2e) ! Fundao dos Liceus de Taubat e Curitiba e da Escola Normal em So Paulo. (4d)
!

1847

! Pubicao do Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels. (5)

Estabelecimento de fbrica de mquinas em Chicago para a plantao de cereais no oeste norte-americano. (14) ! Fracasso das negociaes fronteirias entre Brasil e Paraguai (misso Gelly). (20)
!

Nomeao de gabinete ministerial presidido pelo Visconde de Caravelas - 22/05. (2e) ! Criao da Presidncia do Conselho de Estado assumida por Alves Branco, por decreto de 20/07. (4b) (3c) (9) ! Fundao do Liceu de Sergipe - 31/07. (4b)
!

46

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Iseno de impostos aduaneiros na importao de maquinrio para as fbricas de tecidos de algodo - 08/08. (4d) ! Fundao do Banco Comercial do Maranho. (8) ! Estimativa de ingresso de 50.324 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Artes
Encenao de Itaminda ou o Guerreiro Tup, Os Meirinhos, Os Cimes de um Pedestre, As Desgraas de uma Criancinha, O Terrvel Capito do Mato, O Segredo de Estado e A Barriga de Meu Tio de Martins Pena, Amador Bueno ou A Fidelidade Paulistana de Joaquim Norberto. (16) (17d) (30) (33) (34) (41) (42) ! Fundao do Teatro Melpmene em Alagoas e do Teatro Apolo em Pernambuco. (30) (41)
!

Publicao de Os Primeiros Cantos de Gonalves Dias, O Fantasma Branco de Joaquim Manuel de Macedo, Clytemnestra, Rainha de Mycena de Sousa e Silva, A Imprudncia de um Pai de Francisco Jacinto da Silva Coelho, Noivado de Sangue de Olavo Jos Rodrigues Pimenta, Judas em Sbado de Aleluia e O Diletante de Martins Pena e Histria Universal desde os tempos mais remotos at nossos dias de Jos Incio de Abreu e Lima (pseudnimo Um Brasileiro). (4c) (7b) (17d) (17e) (30) (33) (42)
!

! Espancamento de portugueses nas ruas de Recife - 08, 09 e 10/12. (2e) ! Revolta de escravos no Esprito Santo. (12)

Iseno de impostos na importao de matrias-primas para as fbricas nacionais por decreto de 28/07. (4d) ! Implantao do sistema de parceria na Fazenda Ibicaba no Oeste Paulista entre cafeicultores e colonos pela empresa Vergueiro & Cia. (4c) (3) ! Estimativa de ingresso de 56.172 escravos africanos no Brasil (46)
!

Circulao dos peridicos O Voto Livre no Rio de Janeiro. (21) (24) ! Publicao de Irmos das Almas, O Caixeiro da Taverna e Quem Casa Quer Casa de Martins Pena,, Plutarco Brasileiro de Pereira da Silva, parte da epopia A Independncia do Brasil de Teixeira e Sousa e do mesmo Tarde de um Pintor ou As Intrigas de Jesuta, Primeiros Cantos e D. Leonor de Mendona de Gonalves de Dias. (4b) (4c) (7b) (17c) (21) (30) (42)
!

Encenao de Abamoacara de Antonio de Castro Lopes, Otelo ou O Mouro de Veneza de Shakespeare, Lucrcia Borgia de Vitor Hugo, Francesca da Rimini de Silvio Pellico, Artur ou Dezesseis Anos Depois, A Farda do Duque de Wellington, O Marido Mando e O Martrio de Santa Ins. (30) (33) (34) (41) ! Fundao do Teatro Tivoly no Rio. (30) (41)
!

47

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1848

! Revolta na Siclia - 12/ 01, em Berlim - 18/03, em Milo - 18 22/03. (5) ! Inssurreio em Paris seguida da abdicao de Luis Felipe e da proclamao da II Repblica - 22, 24 e 25/02. (5) (9) ! Declarao da independncia de Veneza - 22/03. (5) ! Reconhecimento da independncia hngara - 23/03. (5) ! Guerra ustro-piemontesa - 26/03. (5) ! Formao do comit nacional de Praga - 13/04. (5) ! Guerra entre hngaros e croatas - 27/07. (5) ! Eleio de Luis Napoleo como presidente da Frana - 10/12. (5)

Anexao do Texas e do Novo Mxico aos Estados Unidos. (10) (14) ! Descoberta das minas de ouro na Califrnia - 24/01. (5)
!

Presidncia do Conselho de Estado assumida pelo Visconde de Maca - 08/03, por Francisco de Paula Souza e Melo - 31/05, por Pedro de Arajo Lima - 29/09, e por Jos da Costa Carvalho - 06/10. (4c) ! Substituio do gabinete ministerial liberal por gabinete conser vador, presidido pelo Marqus de Olinda - 29/09. (2e) (3c) (9)
!

1849

! Tomada de Budapeste pelos austracos - 05/01. (5) ! Proclamao da repblica em Roma - 09/02. (5) ! Retomada de Budapeste pelos hngaros e interveno Russa na Hungria - abril. (5) ! Tomada de Roma pela Frana - 01/07. (5)

Posse de Jos Hilrio Lopez como presidente de Nova Granada. (6) ! Realizao de acordos anglo-franco-argentinos. (10)
!

Fundao do municpio de Rio Claro no Rio de Janeiro. (4b) ! Etabelecimento das misses de So Pedro Afonso, em Gois, e do Andir, na rea Madeira-Tapajs. (13)
!

48

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Revoluo Praieira em Pernambuco. (2e) (9) ! Revolta de escravos no Vale do Paraba e no sul de Minas Gerais. (12)

Artes
Encenao de Macbeth de Shakespeare, Dona Maria de Alencastre de Mendes Leal, Leonor de Mendona de Gonalves Dias, A Castanheira, O Proscrito e O Primo dImbofia ou Estafrdio Logrado. (33) (41) ! Inaugurao do Teatro Nacional em Pernambuco. (33)
!

Fundao da Sociedade de Comrcio e do Banco de Lavoura na provncia da Bahia. (4b) ! Estimativa de ingresso de 60.000 escravos africanos no Brasil (46)
!

Circulao dos peridicos Iris no Rio de Janeiro. (1e) (4b) (21) ! Publicao da Memria histrica e documentada da revoluo do Maranho de Gonalves de Magalhes, do 1 volume de Gonzaga ou A Conjurao de Tiradentes de Teixeira e Sousa, O Libelo do Povo de Francisco de Salles Torres Homem, Segundos Cantos de Gonalves Dias e Os Dois Amores de Manuel de Macedo. (7b) (17c) (17d) ! Chegada dos naturalista ingleses Henry W. Bates e Alfred Russel Wallace em Belm. (4c)
!

Revolta de escravos no Espirito Santo - 19/03. (4b) (13) ! Fim da Revoluo Praieira em Pernambuco - 30/03. (2e)
!

Estimativa de ingresso de 54.061 escravos africanos no Brasil. (46)

Circulao dos peridicos Iris em So Paulo; O Artista, O Lustre do Theatro, O Grito Anarquial e O Povo no Rio de Janeiro. (4b) (7b) (21) (24) (31) (41) ! Publicao de Cartilha do Povo de Jos Incio de Abreu e Lima (pseudnimo de Franklin), O Cego de Manuel de Macedo e Lus de Cames de Lus Antnio Burgain, Rosas e Goivos de Jos Bonifcio. (7b) (17c) (17d) (17e) (30)
!

Encenao de O Cego de Joaquim Manuel de Macedo, Caetaninho ou o Tempo Colonial de Paulo Antnio do Vale, Baile Mascarado de Jos Virglio Ramos de Azevedo e Carlos Augusto, Ricardo Darlington de Alexandre Dumas Pai. (30) (33) (34) (40) (41) ! Criao do cargo de Inspetor de Teatros Subvencionados. (41)
!

49

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1850

! Ocupao de Hesse pela Prssia - 20/09. (5)

Morte de Artigas no Paraguai, onde havia se refugiado - 23/09. (20) ! Promulgao de lei de descentralizao das rendas pblicas em Nova Granada. (6) ! Segunda expulso dos jesutas de Nova Granada. (6) ! Acordo entre Estados Unidos e Inglaterra para abertura de um canal na Amrica Central. (10) ! Estabelecimento do Compromisso de 1850 entre estados escravistas e abolicionistas nos Estados Unidos. (14)
!

Proibio do trfico de escravos no Brasil, lei Eusbio de Queiroz - 04/09. (3c) (4c) (9) ! Criao da provncia do Amazonas - 05/09. (1e) (13) ! Reforma no estatuto da Guarda Nacional - 19/09. (4d) (9) ! Criao da Lei de Terras. (9)
!

1851

! Revolta de Tai-ping na China - 25/09. (5) ! Golpe de Estado de Luis Napoleo na Frana - 02/12. (5)

Abolio da escravido em Nova Granada. (6) ! Assinatura do tratado de aliana entre Brasil, Montevidu e Provncias de Entre- Rios e Corrientes. (10) (58) ! Publicao de Moby Dick, de Herman Melville. (14)
!

Assinatura de tratados confirmando a fronteira de 1812, assegurada pelo uti possidetis - 12/09. (1e) ! Fundao de Joinville, centro colonial alemo em Santa Catarina. (3c) ! Estabelecimento da misso Teresa Cristina em Gois. (13)
!

50

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
Suspenso das relaes diplomticas entre o Brasil e Buenos Aires. (3c) (20)
!

Economia
Concesso a Irineu Evangelista de Souza, futuro Baro de Mau, para construo e uso de uma estrada de ferro que ligasse Mau a Petrpolis. (2e) ! Autorizao da entrada de colonos custa do tesouro. (2e) ! Fundao da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. (22) ! Contrato com a sociedade colonizadora de Hamburgo para a fundao de uma colnia agrcola. (23) ! Estimativa de ingresso de 22.856 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Fundao da Biblioteca Fluminense. (2e) ! Circulao dos peridicos Revista Teatral, O Recreativo e A Revoluo de Novembro em Pernambuco; O Nacional e O Mercantil em So Paulo; O Apstolo em Minas Gerais; O Brasil, Ancapura e Revista Mensal do Ensaio Filosfico Paulistano. (21) (34) (41) ! Chegada do naturalista alemo Hermann Burmeister ao Rio de Janeiro. (4c)
! !

Artes
Encenao de O Pajem de Aljubarrota de Mendes Leal. (4b) (34) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro de Santa Isabel em Pernambuco e do Teatro S. Carlos em So Paulo. (41) ! Pintura do Retrato do Cavaleiro Minardi de Francisco Antonio Nery, Calvrio de Jean Leon Pallire Grandjean, Mata Reduzida a Carvo e Vista da Me Dgua de Flix mile Taunay. (43)

Nomeao de Caxias para Presidente e Comandante das Armas da Provncia do Rio Grande do Sul. (3c)
!

Aprovao do projeto de construo de uma linha de ferro ligando o Rio de Janeiro a So Paulo - agosto. (2e) ! Organizao do segundo Banco do Brasil pelo futuro Baro de Mau (3c) ! Fundao do Banco de Pernambuco. (8) ! Instalao da iluminao do Rio de Janeiro por meio de gs hidrognio. (22) ! Estimativa de ingresso de 3.287 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Circulao dos peridicos O Corsrio Vermelho, O Orsatista, O Corsrio, A Caricatura, O Atheo e Guanabara no Rio de Janeiro. (21) (41) ! Publicao de ltimos Cantos de Gonalves Dias, do 2 volume de Gonzaga ou A Conjurao de Tiradentes de Teixeira e Souza, Compndio de Filosofia de Jos Maria de Morais Valle, A Esttua Amaznica de Arajo Porto Alegre, O Chapim
!

Encenao de O Fantasma Branco de Manuel de Macedo, O Capito do Leme ou A Palavra de Honra de Paulo Antnio do Vale, O Homem da Mscara Negra de Mendes Leal, Dom Sisnando, Conde de Coimbra de Jos Freire Serpa-Pimentel, O Cativo de Fez de Antonio Joaquim da Siva Abranches. (17d) (30) (33) (34) ! Incndio do Teatro S. Pedro no Rio de Janeiro. (41)
!

51

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1852

! Restabelecimento do Imprio na Frana - 02/12. (5) ! Ocupao de Rangoon pela Inglaterra. (5) ! Publicao de Catecismo Positivista, de August Comte. (5)

Batalha entre as foras aliadas (Uruguai, Brasil, EntreRios e Corrientes) e o exrcito de Rosas - 03/02. (2e) (3c) (20) ! Reconhecimento da Independncia do Paraguai pela Argentina. (20) ! Eleio de Gir presidncia do Uruguai. (20)
!

Perseguio aos navios traficantes de escravos. (2e) ! Exonerao do Conselho de Estado e constituio de novo sob a direo de Joaquim Jos Rodrigues Torres - 11/05. (4c) ! Liberao da navegao no Rio Madeira. (13)
!

1853

! Ocupao de Nankin pelos Tai-ping na China - 19/ 03. (5) ! Ocupao de provncias danubienses pela Russia - 03/07. (5) ! Guerra russo-turca 23/10. (5) ! Publicao de Essai sur linegalit des races humaines, do Conde de Gobineau. (18)

Revolta no Uruguai com deposio do presidente Gir - setembro. (2e) (3c) ! Separao entre a Igreja e o Estado em Nova Granada. (6) ! Proclamao da Constituio da Confederao Argentina, exceto Buenos Aires. (10) ! Expedio norte-americana baa de Tquio. (14)
!

Formao de Conselho de Estado (Ministrio da Conciliao) presidido por Honrio Hermeto Carneiro Leo - 06/09. (2e) (3c) (4c) (9) ! Criao da provncia do Paran, por lei de 29/08. (1e) (24) ! Abertura de Academia Militar no Rio Grande do Sul. (4d)
!

52

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


do Rei de Sousa e Silva, O Cames de Francisco Manuel Raposo de Almeida. (30) Concesso de construo de ferrovia, ligando a Corte s capitais das provncias de S.Paulo e M.Gerais por lei - 26/06. (4d) (3c) ! Estimativa de ingresso de 800 escravos africanos no Brasil (46) ! Emprstimo junto a casa Rothschild no valor de 1.040.600 libras. (47) ! Instalao do primeiro telgrafo eltrico no Brasil. (2e)
! !

Artes
Restrio do poder de censura do Conservatrio Drmatico ao campo literrio das peas. (41) Encenao de O Livro Negro. (30) (35) (38) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro Lrico Fluminense e reabertura do Teatro S. Pedro no Rio de Janeiro. (30) (38) (41) ! Pintura do Retrato de D.Pedro II de Francisco de Souza Lobo. (43)
!

Circulao dos peridicos Jornal de Senhoras no Rio de Janeiro; O Acaiaba, O Cometa e O Defensor em So Paulo. (17e) (21) (41) ! Publicao de Memrias de um Sargento de Milcias (em folhetim) de Manuel Antnio de Almeida, Cob de Manuel de Macedo, Cantos da Solido de Bernardo Guimares, Compndio de Filosofia de D.Jos Afonso de Morais Torres, Brasil e Ocenia de Gonalves Dias e a traduo de Jos Eli Ottoni de O Livro de J. (4c) (7a) (7b) (7c) (17d) (21) (30) (42)
!

Exclusividade na emisso de dinheiro pelo Banco do Brasil. (3c) ! Fundao do terceiro Banco do Brasil, fuso do Banco de Mau e do Banco Comercial do Rio de Janeiro por lei de 05/07. (4c) ! Fundao do Banco Comercial do Par
!

Circulao dos peridicos A Honra e O Constitucional em So Paulo; Jornal de Timon no Maranho; O Repblico no Rio de Janeiro; O Dezenonve de Dezembro no Paran e O Careteiro em Pernambuco.(17e) (21) (41)
!

53

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Instalao dos primeiros frades capuchinhos na regio do rio Macuri. (13)
!

Refgio de Venncio Flores em Buenos Aires. (20)


!

1854

! Guerra da Crimia 27/03. (5) ! Retirada dos russos das provncias danubienses - 30/07. (5) ! Abertura do Japo ao comrcio ocidental. (13)

Revolta de artesos em Bogot na Colmbia - 17/04. (6) ! Revoluo liberal no Mxico e incio da guerra-civil. (10) ! Supresso do regime senhorial no Baixo Canad. (14) ! Eleio de Venncio Flres presidncia do Uruguai. (20)
!

Criao da Junta Central de Higiene no Rio de Janeiro e de comisso de sade nas capitais das provncias. (2e) ! Publicao do regulamento da Lei de Terras e criao da Repartio Geral das Terras Pblicas. (3c) (9) ! Fundao de duas colnias indgenas sob direo de missionrios, no Maranho, e da misso franciscana So Pedro de Alcntara, nas margens do Rio Madeira - 11/04. (13) ! Inaugurao do Liceu em Vitria e transferncia do curso de Direito de Olinda para Recife. (4b) (9) (43)
!

54

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia


e do Banco Rural e Hipotecrio do Rio de Janeiro. (8) ! O caf brasileiro representa 53% do comrcio mundial do produto. (23).
!

Cultura Imprensa/Literat.
Publicao de A Narrativa Of Travels On The Amazon And Rio Negro de Alfred Russel Wallace em Londres; Reise nach Brasilien de Hermann Burmeister em Berlim; Poesias de lvares de Azevedo , Vicentina de Manuel de Macedo, O Novio de Martins Pena . (4c) (7b) (17d) (30) (34) Circulao dos peridicos Courrier du Brsil e Ilustrao Brasileira no Rio de Janeiro; Correio Paulistano em So Paulo. (4d) (21) (41) ! Publicao do 1 volume de A Providncia de Teixeira e Sousa, Investigaes de Psicologia de Eduardo Ferreira Frana, Histria Geral do Brasil de Francisco Adolfo de Varnhagen, Notvel Coincidncia ou Justia Divina e Rainha de Espanha ou a Vingana de um Filho de Carlos Antnio Cordeiro e Systhematische Vebersicht der Thiere Brasiliens de Hermann Burmeister em Berlim. (1e) (4c) (7b) (17e) (30) (34)
!

Artes

Envio de tropas brasileiras ao Uruguai. (20) ! Revolta de escravos em Pernambuco. (64)


!

Fundao do Banco Mau, Mac Gregor & Company. (4c) ! Desativados 54 engenhos de acar na regio de Campinas (23) ! O Brasil possui 14,5 Km de ferrovias. (26)
!

Encenao de Ghigi ou O Quadro da Virgem de Francisco Gomes Amorim, A Garg alhada de Jacques Argo e A Dama de Saint Tropez. (34) (41) ! Criao do Conservatrio Dramtico de Pernambuco. (41)
!

55

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Reforma da Lei Eleitoral e criao da suplncia de deputados - 19/09. (3c) (4c) (9) ! Transferncia da capital de Sergipe de So Cristiano para Aracaju. (4b) ! Distribuio de ndios recm-contatados ao trabalho com particulares em Santa Catarina. (13) ! Fundao do Museu Paraense. (18)
!

1855

! Aliana de Piemonte com a Frana e a Inglaterra - 26/01. (5) ! Morte de Nicolau I, czar da Rssia. Assume Alexandre II - 03/03. (5)

Renncia de Venncio Flores presidncia do Uruguai. (3c) ! Abolio dos foros militares e eclesisticos no Mxico. (6) ! Fim de religio oficial em Nova Granada e instituio do matrimnio civil obrigatrio e do divrcio. (6) ! Expedio norte-americana Nicargua. (14)
!

1856

! Publicao de Madame Bovary, de Flaubert. (5)

Desamortizao dos bens da Igreja no Mxico. (6) ! Eleio de Bustamante como presidente do Uruguai. (20)
!

Ordenao de transferncia dos ndios de Minas Gerais para o Aldeamento Imperial Affonsino - 07/01. (13) ! Presidncia do Conselho de Estado pelo Marechal Caxias. (3c) (4c) ! Assinatura do Tratado de Amizade, Comrcio e Navegao entre o Brasil e a Argentina. (3c) (20)
!

56

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
Nomeao dos Rothschilds como agentes exclusvos para os emprstimos brasileiros (23) ! O caf brasileiro representa 60% do comrcio mundial do produto. (23) ! Estimativa de ingresso de 90 escravos africanos no Brasil. (46)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Circulao dos peridicos O Povo em Pernambuco; Brasil Ilustrado, Filo Harmnico e A Sentinela do Povo no Rio de Janeiro. (21) (24) (38) ! Publicao de Inspiraes do Claustro de Junqueira Freire, O Cavaleiro Teutnico ou A Freira de Mariemburgo de Teixeira e Sousa; Amador Bueno ou A Fidelidade Paulistana de Joaquim Norberto, O Forasteiro e A Carta de Meu Tio de Joaquim Manuel de Macedo, Clssicos e Romnticos de Moniz Barreto, O Socialismo do General Jos Abreu e Lima, Pluto Brasilienses de Wilheilm Ludwig von Eschwege na Alemanha. (4c) (4e) (7b) (16) (17c) (17d) (21) (24) (30) (33) (42) Circulao dos peridicos Recreio do Bello-Sexo e Revista Brasileira no Rio de Janeiro e O Patulia. (4b) (21) (41) ! Publicao de Erluterungen Zur Fauna Brasiliens de Hermann Burmeister em Berlim, O Fantasma Branco de Joaquim Manoel de Ma! !

Artes
Encenao de O Primo da Califrnia de Joaquim Manuel de Macedo e Independncia do Brasil de Incio Firmo Xavier. (30) (34) (41) ! Inaugurao do Teatro Variedades em Pernambuco (34) ! Execuo da pera Traviata de Verdi. (36) (37) (38)

Incio da construo da rodovia Unio e Indstria ligando Petrpolis a Juiz de Fora, e da Estrada de Santa Clara, ligando o norte de Minas ao Litoral. (3c) (4d) ! Abertura de Caixas Comerciais em Cachoeira e em Santo Amaro na provncia da Bahia. (4b)
!

Inagurao da Sociedade de Belas-Artes na Bahia. (4b) (4d) ! Incndio no Teatro S. Pedro no Rio de Janeiro. (41)
!

57

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Fundao do Liceu de Artes e Ofcios no Rio de Janeiro e da Sociedade de Belas Artes na Bahia. (4b) (4d)
!

1857

Bombardeio de Canto, na China , por tropas francoinglesas - 28/12. (5) ! Publicao de As flores do mal de Baudelaire. (5)
!

! Juramento de constituio de carter liberal no Mxico, e incio de guerra civil entre liberais e conservadores. (6) ! Morte de Oribe no Uruguai. (20)

!""Formao do Conselho de

Estado presidido por Pedro de Arajo Lima - 04/05. (4c) ! Fundao de oito colnias agrcolas indgenas no Paran e Mato Grosso, sob a direo de missionrios - 25/04. (13) ! Assinatura de Tratado estabelecendo como limites entre Brasil e Argentina os rios Pepiri-Guau, Santo Antnio e Iguau - 14/12. (24)

58

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


cedo, A Tulipa de Jos Vitorino da Silva Azevedo, Memria Histrica e Documentada das Aldeias de Indios e da Descoberta do Rio de Janeiro de Joaqim Norberto, A Confederao dos Tamoios de Gonalves de Magalhes, As Fatalidades de Dois Jovens de Teixeira e Sousa, Cinco Minutos de Jos de Alencar (em folhetins), O Trovador de Quintino Bocaiva. (4c) (7b) (17b) (17c) (30) (33) (34) (42) Revolta dos colonos suios, na fazenda Ibicaba em SoPaulo. (4c) (59) ! Greve dos negros de ganho em Salvador na Bahia. (12)
!

Artes

Revogao da Tarifa Alves Branco, diminuindo os impostos alfandegrios. (4d) (19) ! Fundao do Banco Comercial e Agrcola do Rio de Janeiro e do Banco da Provncia do Rio Grande do Sul. (8) ! Assinatura do contrato para a instalao da rede de esgotos, no Rio de Janeiro, com a City Improvements (23)
!

Circulao dos peridicos O 25 de Maro em So Paulo; O Clamor Pblico no Rio de Janeiro e O Conciliador Piauiense. (21) (24) (33) ! Publicao de parte de Os Timbiras de Gonalves Dias, Harpas Selvagens de Sousa Andrade; O Guarani (em folhetins), O Rio de Janeiro, Verso e Reverso e A Noite de S. Joo de Jos de Alencar e A Nebulosa de Joaquim Manuel de Macedo (4c) (7b) (17d) (21) (30) (33) (42)
!

Encenao de O Crdito, O Demnio Familar e O Rio de Janeiro, Verso e Reverso de Jos de Alencar. (4c) (7b) (30) (33) (34) (40) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro So Joaquim em Gois, do Conservatrio Dramtico na Bahia, da Imperial Academia de Msica e pera Nacional e reabertura do Teatro S. Pedro no Rio de Janeiro. (4c) (7b) (30) (33) (34) (40) (41) (42) ! Execuo dos espetculos lricos O Beijo de Angelo Frondoni, Boas Noites, D. Simo de Cristobal Oudrid e A Estria de um Artista. (30) (35) (38) (41)
!

59

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1858

! Ocupao francesa na Indochina - 17/06. (5) ! Abolio da servido nos domnios imperiais russos - 02/07. (5) ! Fundao da Fraternidade Republicana Irlandesa. (5) ! Composio de Siegfried de Wagner. (5)

Abertura do Rio Paraguai a todos os pases - 12/02. (20) ! Conflitos entre blancos e colorados no Uruguai. (2e) ! Golpe de liberais e conservadores contra o governo na Venezuela. (10) ! Fundao da Colmbia britnica, colnia inglesa no Canad. (14)
!

Formao de novo gabinete ministerial conservador, em substituio ao Gabinete de Conciliao - 12/12. (2e) (4c) ! Criao da Associao Central de Colonizao pelo governo. (1e)
!

1859

! Ocupao de Saigon pela Frana - 18/02. (5) ! Revolta e anexao de Parma - 09/06. (5) ! Proibio da ida de emigrantes prussianos para o Brasil. (3c) (9) ! Publicao de A origem das espcies, de Charles Darwin. (5)

Nacionalizao dos bens eclesisticos sem indenizao e supresso das ordens religiosas no Mxico. (6) ! Derrota de Mitre em Cepada. Buenos Aires volta a pertencer Confederao Argentina. (20) ! Reiterao da neutralidade uruguaia por tratado entre Brasil e Argentina. (20)
!

Formao de novo gabinete ministerial conservador, presidido por ngelo Munis da Silva Ferraz - 10/08. (2e) (4c) ! Assinatura de Tratado com a Venezuela relativo fronteira. (3c)
!

60

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
! Revolta da Carne sem Osso na Bahia. (4b) ! Greve dos tipgrafos no Rio de Janeiro. (11)

Economia
Fundao do Banco da Bahia. (8) ! Inaugurao da Ferrovia Recife-So Francisco. (22) ! Passagem da iluminao a gs no Rio de Janeiro para para a companhia inglesa Rio de Janeiro Gaz Co. Ltd. (22) ! Emprstimos junto a casa dos Rothschild, no valor de 2.034.500 libras para os investimentos ferrovirios. (47)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Circulao dos peridicos Charivari Nacional, O Popular e Jornal dos Tipgrafos no Rio de Janeiro. (21) (24) ! Publicao de ltimas Pginas de Pedro Calass, Cantos da Solido acrescido Inspirao da Tarde de Bernardo Guimares, Fatos do Esprito Humano de Gonalves de Magalhes, O Primo da Califrnia de Manuel de Macedo, Calabar de Agrrio de Meneses, Demnio Familiar de Jos de Alencar e Antonio Maciel. (4c) (7b) (16) (17c) (30) (34) (42)
! !

Artes
Encenao de O Agiota de Furtado Coelho e As Asas de um Anjo de Jos de Alencar. (34) (41) ! Inaugurao do Teatro So Pedro no Rio Grande do Sul e do Teatro 7 de Setembro em Santa Catarina. (33) (34) (35) (41) (42) ! Pintura da Vista Panormica de Botafogo tomada do Morro do Pasmado por Agostinho Jos Motta. (44)

! Tratado definitivo entre Brasil, Argentina e Uruguai, no Rio de Janeiro - 02/01. (2e) (3c)

Proibio ao Banco do Brasil de emisses monetrias correspondentes ao triplo do fundo que dispe - 30/04. (4c) ! O Brasil possui 109,4 Km de ferrovias (26)
!

Circulao dos peridicos O Espelho no Rio de Janeiro. (4c) (21) (41) ! Publicao de Enlevos de Franklin Dria, Poesias de Bittencourt Sampaio, Macedo Soares e Salvador de Mendona, As Primaveras de Casimiro de Abreu, O Sacrifcio de Isaac de Manuel de Macedo, Maria ou Menina Roubada de Teixeira e Sousa, Compndio de Filosofia de Frei Francisco de MontAlegre e As delcias da Traviata. (4c) (7c) (17d)
!

Encenao de Cob e Amor e Ptria de Joaquim Manuel de Macedo, Escravo Fiel de Carlos Antnio Cordeiro, O Parricida de Almeida Garret. (30) (33) (34) (40) ! Inaugurao do Teatro Recreio Dramtico na Paraba, do Alcazar no Rio de Janeiro. (33) (34) (41) ! Execuo da pera do Hino Acadmico de Carlos Gomes. (36) (39)
!

61

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Criao do Ministrio da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas - 28/07. (4c) (9)
!

1860

! Incorporao de Savia e Nice Frana, cedidas por Piemonte - 24/03. (5) ! Entrada de Garibaldi em Npoles - 07/09. (5) ! Realizao do Tratado de Pequin - 24 e 25/10. (5)

Eleio de A. Lincoln para presidente dos Estados Unidos - 06/11. (5) ! Mudana de nome de Nova Granada para Colmbia. (10) ! Incio da Guerra de Secesso nos Estados Unidos. (14) ! Reincio da luta entre as foras de Urquiza e de Mitre. (20) ! Eleio de Berro presidncia do Uruguai. Perseguio aos adversrios colorados. (20)
!

1861

Fim da guerra civil no Mxico. (6) (10) ! Vitria dos federalistas na Venezuela. (10) ! Deposio de Linares por golpe de estado na Bolvia. (10) ! Derrota de Urquiza na batalha de Pavn. Buenos Aires volta a ser capital da Argentina. (20)
!

Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo marechal Caxias - 02/03. (2e) (4c) ! Instituio de registro especial para lecionadores de religies que no a do Estado, por decreto de 11/09. (2e)
!

62

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
Promulgao de nova tarifa para as alfndegas do Brasil, por decreto de 03/11. (4d) ! Inaugurao da Railway Company Limited, ligando Jundia ao Porto de Santos. (22) ! Incio da extrao comercial da borracha na Amaznia. (27) ! Estimativa da exportao de algodo chega a 22.000 toneladas (29) ! Emprstimo de 1.377.000 libras junto a casa de Rothischild. (47)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Circulao dos peridicos Entreacto, Revista Theatral, Revista Dramtica e A Semana Ilustrada no Rio de Janeiro. (4c) (4d) (21) (41) ! Publicao de Trs Amores ou O Governador de Braga e O Mosteiro de Santo Iago Lus Burgain, Luxo e Vaidade de Manuel de Macedo, Beatriz ou os Franceses no Rio de Janeiro de Souza e Silva, As Asas de um Anjo e A Noite de S. Joo de Jos de Alencar, Hoje Avental, Amanh Luva e Odissia dos Vinte Anos de Machado de Assis, Lusa e Maral de Jlio Csar Leal, A Sombra de Tiradentes de Nunes Machado e A Viuvinha de Jos de Alencar (em folhetins). (7b) (16) (17c) (17d) (21) (30) (34) (42)
!

Artes
Encenao de Me de Jos de Alencar, Luxo e Vaidade e O Novo Otelo de Joaquim Manuel de Macedo, A Voz do Paj de Bernardo Guimares, Miguel, o Taverneiro de Sizenando Nabuco, Tipos da Atualidade de Frana Jnior, Dom Rafael ou Os Maus Conselhos de Mendes Leal, Onflia de Quintino Bocaiva, O Sapateiro Homeopata. (30) (33) (34) (40) (42) ! Inaugurao do Teatro Santa Leopoldina e do Teatro de Variedades no Rio de Janeiro, do Teatro Carlos Gomes em Alagoas. (33) (34) (41) ! Fechamento da Imperial Academia de Msica e pera Nacional. (30) ! Pintura da Primeira Missa no Brasil por Vitor Meireles. (43) Encenao de Sangue Limpo de Paulo Eir, A Repblica Modelo e Meia Hora de Cinismo de Frana Junior, Histria de uma Moa Rica de Francisco Pinheiro Guimares Filho, Sete de Setembro de Valentim Lopes, Os Tempos da Independn!

Criao da mineradora East del Rey Mining Company Limited. (4d)

Circulao dos peridicos O Clarim dos Bastidores e Gazeta Musical no Rio de Janeiro e Noturnas. (17d) (21) (38) (41) ! Publicao de Romances da Semana e de Lies de Histria do Brasil de Manuel de Macedo, Cantos pi!

63

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

Nacionalizao dos bens eclesisticos na Colm-bia. (61c)


!

1862

! Posse de Bismarck como primeiro-ministro da Prssia - 23/09. (5)

Posse de Francisco Solano Lpes no governo do Paraguai. (2e) (20) ! Ocupao de Vera Cruz, no Mxico, pela Inglaterra, Frana e Espanha. (10) ! Eleio de Mitre como presidente da Argentina. (10)
!

Queda do gabinete ministerial Caxias - Paranhos. (20) ! Formao de Conselho de Estado presidido pelo marqus de Olinda - 30/05. (3c) (4c) ! Fundao do Instituto Archeologico e Geographico Pernambucano (IAGP) - 28/01. (18)
!

64

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


cos de Joaquim Norberto, LOyapock et IAmazone - Questions bresilienne et franaise de Joaquim Caetano da Silva, Cartas do Solitrio de Tavares Bastos, Colombo ou o Descobrimento da Amrica de Sousa e Silva, Desencantos de Machado de Assis, Os Episdios de um Noivado e Lusa e Maral de Jlio Csar Leal, Dous Amores de Manuel Antonio de Almeida. (17b) (17d) (17e) (30) (33) (34) (42) Decretao da liberdade de navegao (19) ! Fundao do Banco do Brasil com exclusividade na emisso de moedas pela Corte. (8)
!

Artes
cia de Constantino do Amaral Tavares, Mineiros da Desgraa de Quintino Bocaiva, Torre em Concurso de Joaquim Manuel de Macedo. (2e) (16) (33) (34) (41) (42) ! Execuo dos espetculos lricos As Bodas de Joaninha com libreto de Machado de Assis e msica de Martin All, Noite no Castelo de Carlos Gomes. (35) (38) (41)

Circulao dos peridicos O Conservador Vermelho em Pernambuco; A Revoluo Pacfica e O Binculo no Rio de Janeiro. (17d) (21) (24) (41) ! Publicao de Um Passeio Pela Cidade do Rio de Janeiro de Manuel de Macedo, Brasileiras Clebres de Joaquim Norberto, Ensaio sobre o Direito Administrativo de Paulino Jos Soares de Sousa, Curso Elementar da Literatura Nacional de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro, Lies Dramticas de Joo Caetano, Me de Jos de Alencar, Os Mineiros da Desgraa de Quintino Bocaiva. (4c) (7b) (17c) (17d) (30) (34) (42)
!

Encenao de Gabriela, Caminho da Porta e O Protocolo de Machado de Assis, Meia Hora de Cinismo de Frana Junior, Lusbela de Joaquim Manoel de Macedo, Tipos de Atualidade de Frana Junior e O que Casamento de Jos de Alencar. (30) (33) (34) (40) (41) (42) ! Execuo das peras A Transviada, traduo da pera de Verdi e A Corte de Monaco com libreto de Francisco Gonalves Braga e msica de Domingos Jos Ferreira. (35) (38)
!

65

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1863

! Revolta na Polnia 15/01. (5) ! Estabelecimento de protetorado francs no Cambodja - 11/08. (5)

Aproximao entre Uruguai e Paraguai - 09/07. (20) ! Invaso do Uruguai por Venncio Flores, lder colorado. (3) ! Conquista da capital mexicana pelas tropas de Napoleo III - junho. (10)
!

Dissoluo da legislatura da Cmara por D.Pedro II - 12/05. (4c) ! Rompimento das relaes diplomticas entre Brasil e Inglaterra por conta da Questo Christie. (1e) (3c) ! Criao da Agncia Oficial de Colonizao. (9)
!

1864

! Conveno franco-italiana para a desocupao de Roma - 15/09. (5) ! Fundao da Primeira Internacional - 28/09. (5) ! Publicao de A cidade Antiga, de Fustel de Coulanges. (5)

Derrubada de Aguirre do governo do Uruguai por Flores. (2e) (20) ! Posse de Maximiliano como imperador do Mxico 10/04. (5) (10) ! Interveno francesa no Mxico. (6) ! Concesso de parte do territrio da Bolvia ao Chile. (10) ! Abertura do porto fluvial de Iquitos no Peru. (14)
!

Formao de Conselho de Estado presidido por Zacarias de Gis e Vasconcelos - 15/01. (2e) (4c) (9) ! Formao de Conselho de Estado presidido por Francisco Jos Furtado - 31/08. (4c) (2e) ! Formao do Partido Progressista a partir da Liga Progressista. (9)
!

66

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Criao da mineradora Anglo Brasilian Mining Company Limited. (4d) ! Emprestimo de 3.855.000 e de 1.963.000 junto a casa dos Rothschild e Sons. (47)
!

Artes
Encenao de Quase Ministro de Machado de Assis, Esmeralda de Vitor Hugo, Seis Degraus de um Crime de Antonio Xavier, John Bull ou o Pirata Ingls de Joaquim Felcio dos Santos. (30) (33) (34) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro Eldorado no Rio de Janeiro e do Teatro da Misericrdia em Minas Gerais. (33) (41) ! Execuo das peras Joana de Flandres de Carlos Gomes. (38) (35)
!

Circulao dos peridicos O Pendo Auriverde, Merrimac e Bazar Volante no Rio de Janeiro; A Guarda Avanada em Pernambuco. (3c) (7b) (17d) (21) (24) ! Publicao de The Naturalist on The River Amazons de Henr y W. Bates em Londres, A Torre em Concurso, Lusbela, Amor e Ptria e O Novo Otelo de Joaquim Manuel de Macedo, Sangue Limpo de Paulo Eir, Os Miserveis de Agrrio de Menezes. (4c) (7b) (16) (17) (30) (33) (42)
!

! Interveno brasileira na Banda Oriental do Uruguai - agosto outubro. (3c) (4d) ! Declarao de guerra do presidente paraguaio, Solano Lpes, ao Imprio do Brasil - 13/12. (2e) (3c) (4d) (20) (24)

Falncia da firma A.J.A. Souto & Cia e de outras firmas comerciais, no Rio de Janeiro. (2e) (4d) ! O Brasil possiu 411,3 Km de ferrovias. (26)
!

Publicao de Diva de Jos de Alencar, Vozes da Amrica de Fagundes Varela, Uma Cena de Nossos Dias, Ofensia e Wiesbade de Pedro Calass, Poesias Avulsas de Gonalves Magalhes, Flores entre Espinhos de Joaquim Norberto, Crislidas de Machado de Assis, o nicio da Histria da Fundao do Imprio Brasileirio de Pereira da Silva. (4c) (7b) (17d) (30) (34) (42)
!

Fechamento do Conservatrio Dramtico no Rio de Janeiro. (41)


!

67

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1865

Captura de navios argentinos e ocupao da provncia de Corrientes por tropas paraguaias - abril. (2e) (4d) (24) ! Movimento de retirada das foras paraguais dos territrios correntinos - outubro. (20) ! Fim da Guerra de Sesseo e supresso da escravido nos Estados Unidos. (14) ! Assassinato de Abraham Lincoln, nos Estados Unidos - 14/04. (14) ! Greve dos trabalhadores de fbricas de tabaco em Cuba. (61a)
!

Demisso do ministro Paranhos aps convnio estabelecido com o Uruguai. (20) ! Queda do gabinete Furtado - maio. (20) ! Formao de Conselho de Estado presidido pelo Marqus de Olinda - 12/05. (2e) (4c) ! Retomada das relaes de amizade entre Inglaterra e Brasil. (3c)
!

1866

! Estabelecimentode aliana talo-prussiana - 08/04. (5) ! Inagurao do primeiro telgrafo transatlntico. (5) ! Publicao de Crime e Castigo de Dostoiewski. (5)

Retirada das tropas francesas do Mxico - 12/02. (5) ! Invaso do Paraguai pelos aliados - abril. (20) ! Retorno de Venncio Flores para o Uruguai onde reassumir a presidncia do estado - 23/09. (4d) (20) ! Revolta federalista na Argentina. (10)
!

Declarao de liberdade aos escravos que estivessem em condies de servir ao exrcito, por decreto de 06/11. (4c) (9) (20) ! Abertura dos rios Amazonas, Tocantins, Tapajs, Madeira, Negro e So Francisco navegao de todas as naes, por decreto - 07/12. (4c) ! Formao de Conselho de Estado presidido por Zacarias de Gis e Vasconcelos. (2e) (4c) (20)
!

68

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Criao dos Voluntrios da Ptria e destacamento de contingentes da Guarda Nacional para lutar na Guerra do Paraguai. (20) ! Declarao de guerra a Solano Lpes, feita pelo ministro brasileiro no Prata - 17/01. (2) ! Assinatura do Tratado da Trplice Aliana (Uruguai, Brasil e Confederao Argentina) contra o Paraguai - 01/05. (2c) (3c) (4d) (24)

Artes
Encenao de Os Voluntrios da Ptria de Ernesto Cibro, Briga de Galo de Lus Guimares Junior, Os Deuses de Casaca de Machado de Assis e Suplcio de uma Mulher de Alexandre Dumas Filho com traduo de Machado de Assis. (34) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro Ginsio no Rio de Janeiro. (34) ! Pintura de Abordagem da Fragata Imperatriz em Montevidu por Eduardo de Martino. (43) (44)
!

Contrado emprstimo de 3.459.600 libras, junto a casa Rothschild, em virtude da Guerra do Paraguai e a seca no Nordeste. (47)
!

Circulao do peridico Dirio de So Pauloem So Paulo. (21) ! Publicao de Poesias de Bernardo Guimares, Cantos e Fantasias de Fagundes Varela, Iracema e a parte final de As Minas de Prata de Jos de Alencar, O Culto do Dever de Manuel de Macedo, Estudos Prticos Sobre a Administrao das Provncias no Brasil de Paulino Jos Soares de Sousa e A Escravatura no Brasil de Francisco Brando Jnior. (4c) (7b) (17d)
!

Convocaes de juntas de guerra entre os aliados 30/05 a 28/08. (20) ! Nomeao de Caxias para comandante-chefe das tropas brasileiras na Guerra do Paraguai - 06/10. (20) (4d) (3c)
!

Concesso ao Tesouro da exclusividade das emisses do papelmoeda. (3c)

Publicao de Cartas de Erasmo de Jos de Alencar, Mocidade e Tristeza de Vitoriano Palhares, O Guesa Errante de Sousa Andrade, Colombo de Porto Alegre, Manuel de Morais de Pereira da Silva, Os Deuses de Casaca de Machado de Assis e A Famlia de Quintino Bocaiva. (4c) (7b) (17d) (30) (34) (42)
!

Encenao de Os Cancros Sociais de Maria Anglica Ribeiro, Orgulho Abatido de Herminio Olmpio da Rocha, O Anjo da Meia Noite de Thodore Barnire e Edouard Plouvier e O Barbeiro de Sevilha de Beaumarchais, com traduo de Machado de Assis. (34) (42)
!

69

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1867

! Voto da constituio da Confederao da Alemanha do Norte - 16/04. (5) ! Estabelecimento do compromisso ustro-hngaro - 12/06. (5) ! Abdicao do ltimo shogun do Japo - 08/11. (5) ! Publicao de O Capital de Karl Marx. (5)

Manobras da esquadra da trplice aliana para a tomada da Fortaleza de Humait - julho. (3c) (4d) ! Conquista pelas tropas da trplice aliana de S.Solano - 18/08, de Vila do Pilar - 20/09, e de Ta 02/11, no Paraguai. (4d) ! Fuzilamento de Maximiliano, Imperador do Mxico, pelos liberais - 19/06. (5) (6) ! Anexao do Alasca pelos Estados Unidos. (14)
!

Celebrao do Tratado de Comrcio e Amizade entre Brasil e Chile - maro. (2e) ! Concesso ao Brasil de 300 mil km de floresta amaznica pela Bolvia. (10)
!

1868

! Revolta na Espanha deposio da rainha Isabel II - 17/09. (5) ! Realizao do primeiro congresso das Trade Unions. (5)

Retorno de Mitre Argentina para reassumir a presidncia do pas - 13/01. (4d) (20) ! Incio da primeira guerra de independncia em Cuba. (10) ! Estabelecimento da jornada de 8 horas de trabalho nos servios pblicos nos Estados Unidos. (14) ! Sequncia de batalhas (Dezembrada) na Guerra do Paraguai. (20)
!

Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo Visconde de Itabora - 16/07. (2e) (4c) ! Dissoluo da legislatura dos deputados da Cmara, por decreto - 18/07. (4c) ! Fundao do Centro Liberal e do Clube Radical pelos liberais histricos, faco do Partido Progressista - 25.07. (4c) (9) ! Demisso de Zacarias de Gis do Conselho de Estado julho. (3c) (9)
!

70

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Expulso das tropas paraguaias da provncia do Mato Grosso - fevereiro a maio. (3c) (4d) ! Ocupao de vrias fazendas no Maranho por quilombolas. (12) ! Destruio do quilombo de So Benedito do Cu, no Maranho. (52)

Artes
Encenao de Gonzaga ou A Revoluo em Minas de Castro Alves, Duas Faltas de Teodomiro Alves Pereira, Remorso Vivo de Machado de Assis, Furtado Coelho e Joaquim Serra. (34) (42) ! Inaugurao do Teatro de Curitiba no Paran e do Ginsio Bonfim na Bahia. (35) (41) ! Pintura de A Esquadra Imperial Brasileira na Baa do Desterro por Joseph Brugemann. (44)
!

Promulgao da lei de reforma das tarifas alfandegrias - 26.09. (4d) ! Aumento e Criao de impostos devido a Guerra do Paraguai. (19) (9)
!

Circulao dos peridicos Tribuna Liberal em So Paulo; Arcdia no Rio de Janeiro. (17d) (21) ! Publicao de Mazelas da Atualidade de Manuel de Macedo, A Retirada de Laguna de Alfredo dEscragnolle Taunay, Furtado Coelho e Joaquim Serra. (4d) (7b) (17d) (21) (30) (33) (34)
!

Nomeao do marechal Caxias para o comando-geral dos exrcitos da Trplice Aliana - 09/02. (4d) (20)
!

Criada a moeda de bronze, com valores de 10 e 20 reis (8) ! Produo mineira de caf 2.149.354 arrobas. (23) ! Concesso de incentivo ao uso de mo-de-obra imigrante na provncia do Maranho - 20/06. (4c)
!

Circulao dos peridicos Palco Scenico no Rio de Janeiro. (21) ! Publicao da Memrias do Sobrinho do Meu Tio de Joaquim Manuel de Macedo, Cenas de Viagem de Alfredo Taunay, Memrias do Distrito Diamantino da Comarca do SerroFrio de Joaquim Felcio dos Santos, Jorney in Brazil de J. Louis T. Agassiz e Elizabeth C. Agassiz em Boston, Expiao de Jos de Alencar. (4c) (7b) (17d) (17e) (30) (33) (34) (42)
!

Encenao de O Fantasma da Aldeia de Artur Azevedo, Os Destinos de Joaquim Nabuco. (30) (34) (41) ! Inaugurao do Ginsio Campestre em Pernambuco. (30) (34) (41) ! Pintura de Enseada de Botafogo por Nicola Antonio Facchinetti. (44)
!

71

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1869

! Convocao do Conselho do Vaticano - 08/09. (5) ! Inaugurao do Canal de Suez - 17/11. (5) ! Revogao do Bill Aberdeen pela Inglaterra. (4d) ! Realizao do Tribunal Internacional de Genebra. (5)

Promulgao de Constituio no Equador. (6) ! Desamortizao dos bens da Igreja na Colmbia. (6) ! Concesso exclusiva da explorao do guano no Peru pela Frana. (10) ! Concluso da Union and Central Pacific, ferrovia que une o Leste ao Oeste norte-americano - 10/05. (14)
!

Organizao do novo Partido Liberal, em lugar da coalizo progressista. (9)


!

1870

! Incio da guerra francoprussiana - 19/07. (5) ! Deposio de Napoleo III, Imperador da Frana - 04/09. (5) ! Ocupao de Roma pelos italianos - 20/09. (5)

Deposio de Melgarejo do governo da Bolvia. (10) ! Fundao da Standard Oil por John D. Rockefeller. (5) ! Vitria dos aliados na guerra do Paraguai, com a morte de Solano Lopz.(58) ! Sancionada a nova constituio do Paraguai, tendo como presidente Rivarola. (58)
!

Organizao do Partido Republicano e primeira reunio do Clube Republicano - 03/11. (1e) (2e) (9) ! Dissoluo da Cmara do Rio de Janeiro. (3c) ! Formao do Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo Marqus de So Vicente - 21/09. (2e) ! Criao da Comisso do Registro Geral e Estatstica das Terras Pblicas e Possudas. (9)
!

72

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Entrada das tropas da Trplice Aliana em Assuno no Paraguai - 05/01. (1e) (3c) (4d) ! Instalao de Governo Provisrio em Assuno - 15/08. (2e) (4d)
!

Artes
Encenao de A Justia de Camilo Castelo Branco, Y-JucaPirama de Gonalves Dias com adaptao de Jos Bernardino dos Santos. (33) (34)
!

Promulgao de novas tarifas alfandegrias, por decreto 22/03. (4d) ! O Brasil possui 713,1 Km de ferrovias (26)
!

Circulao dos peridicosO Mosquito: Jornal Caricato e Critco e Sentinela da Liberdade no Rio de Janeiro; O Operrio em So Paulo; A Conscincia Livre em Pernambuco. (21) (24) (41) ! Publicao da A Luneta Mgica, O Rio de Quarto, Nina e As Vtimas Algozes de Manuel de Macedo, Espumas Flutuantes de Castro Alves,Falenas de Machado de Assis, Viagem de regresso de Mato Grosso Corte de Escragnolle Taunay. (4c) (7b) (17c) (42)
!

Inaugurao da Nunes e Gafre & Cia para comercializar tecidos no Rio de Janeiro. (22) ! O governo imperial incentiva vinda de imigrantes chineses para as lavouras. (29) ! A exportao de algodo chega a 45.000 toneladas. (29)
!

Circulao dos peridicos A Repblica no Rio de Janeiro. (3c) (4c) (21) ! Publicao de Geology and Physical Geography of Brazil de W. Hartt em Boston, As Mulheres de Mantilha, A Namoradeira e Remisso dos Pecados de Manuel de Macedo, Contos Fluminenses de Machado de Assis. (4c) (7b) (17c) (17d) (30) (34)
!

Encenao de Romance de Uma Velha e Remisso de Pecados de Joaquim Manoel de Macedo, Direito por Linhas Tortas, O Defeito de Famlia e Amor com Amor se Paga de Frana Junior. (33) (34) (40) (42) ! Inaugurao do Teatro Perseverana em Minas Gerais e do Teatro S. Lus e Teatro Lucinda no Rio de Janeiro. (34) (41) ! Pintura da Chegada da Fragata Constituio ao Rio de Janeiro em 1843 por Edoardo de Martinho. (43) (44)
!

73

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1871

! Fundao do Imprio alemo - 18/01. (5) ! Estabelecimento do armistcio franco - prussiano - 28/01. (5) ! Incio da Comuna de Paris liderada por Babeuf - 18/03. (5) ! Proibio no Imprio Alemo da ida de imigrantes para o Brasil. (3c)

Dissoluo do Congresso pelo presidente do Paraguai Rivarola. (58)


!

Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo futuro Baro do Rio Branco (Visconde do Rio Branco) - 07/03. (2e) (9) ! Promulgao da Lei do Ventre Livre - 28/09. (2e) (3c) (4d) (9) ! Reforma do Cdigo de Processo Criminal de 1841, criando o cargo de Juiz substituto. (9)
!

1872

! Incio da segunda guerra carlista. (5) ! Introduo do voto secreto na Inglaterra. (5)

Assinatura de tratado de paz entre Brasil e Paraguai - 09/01. (3c) (4d) ! Greve dos barreteros da mina de Real del Monte no Mxico. (61)
!

Tratado de limites entre Brasil e Paraguai, com os limites do perodo colonial - 09/01. (24) ! Primeira reunio do Partido Republicano Paulista - 17/01. (1e) ! Realizao do primeiro recenseamento nacional. (9) (18) ! Dissoluo da Cmara a pedido do futuro Baro do Rio Branco. (9)
!

74

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Publicao de O Defeito de Famlia, Direito por Linhas Tortas e Amor com Amor se Paga de Frana Junior, Um Noivo e Duas Noivas de Manuel de Macedo, A Retirada de Laguna e A Mocidade de Trajano de Alfredo de Escragnolle Taunay , Segundo Imprio do Reinado de Pedro I de Pereira da Silva, Lies de Filosofia Elementar, Racional e Moral de Jos Soriano de Sousa, A Cantora Brasileira. (4c) (7b) (17d)
! ! Conflito entre os Mucker e os colonos da regio de So Leopoldo no Rio Grande do Sul. (48) (56) ! Expedio para combater um grupo de quilombolas do Rosrio, no Sergipe - 08/02. (52) !

Artes
Encenao de Os ltimos Momentos do Tirano Lpez de Augusto Pinto Pacca, Amor Filial de Francisco Lus Machado, Trs Casamentos Felizes de Pires de Almeida, Duas Pginas de um Livro de Xisto Bahia e Cincinato Quebra-Loua de Joaquim Manoel de Macedo. (33) (34) (40) (42) ! Criao do Conservatrio Dramtico e da Associao Dramtica e Beneficente dos Artistas Portugueses no Rio de Janeiro.(41) Encenao de Amor por Anexins de Artur Azevedo, A Enjeitada de Antonio Duarte Mandacaru, Segredo de Uma Famlia de Camilo Castelo Branco. (30) (34) ! Fundao do Teatro S. Joo em Minas Gerais. (34) ! Pintura da Vista da Baa do Rio de Janeiro Tomada da Praia de Icara em Niteri por Henri Nicolas Vinet. (43)
!

Estimativa da existncia de 10.256 trabalhadores na indstria em So Paulo. (28) ! Chegam ao Brasil 19.219 imigrantes europeus (29)
!

Circulao do peridico Polichinello no Rio. (41) ! Publicao do Os Quatro Pontos Cardeais e A Misteriosa de Manuel de Macedo, Ressureio de Machado de Assis, Inocncia de Alfredo dEscragnolle Taunay, Histrias e Tradies da Provncia de Minas Gerais e O Garimpeiro de Bernardo Guimares, Cartas a Cincinato de Franklin Tvora, O Capadcio de Artur Azevedo. (4c) (7b) (17c) (17d) (21) (30) (34) (42)
!

75

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Realizao da Conveno Republicana em Itu e criao do Partido Republicano Paulista. (3c) (9) ! Criao do aldeamento capuchinho Nossa Senhora da Imaculada Conceio de Itambacuri. (13)
!

1873

! Publicao de Anna Karnine, de Tolstoi. (5) ! Fim da ocupao alem na Frana (5).

Desmonetarizao da prata pelo congresso norte-americano. (14) ! Abolio do trabalho servil e da escravido em Porto Rico. (61a) (49)
!

1874

! Declarao do carter pblico dos Arquivos Nacionais na Frana. (18)

Greve dos jornaleiros em Valparaiso no Chile. (61d)


!

Criaoda Escola Politcnica e da Comisso Geolgica do Imprio do Brasil, dirigida pelo naturalista W. Hartt. (3c) ! Instalao do cabo submarino, ligando telegraficamente o Brasil e a Europa (25)
!

76

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
Depredao da redao do jornal A Repblica pela polcia imperial - 27/02. (21)
! !

Economia
Fundao da empresa inglesa Brazil Consols Gold Mining Company Limited para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Circulao dos peridicos O Colombo em Minas Gerais; A Lanterna, Chrysalida e Revista dos Theatros no Rio de Janeiro. (24) (21) (41) ! Publicao de Cincinato QuebraLoua de Joaquim Manuel de Macedo, O ndio Afonso de Bernardo Guimares, Manuscrito de uma Mulher de Alfredo de Escragnolle Taunay, Histria da Conjurao Mineira de Joaquim Norberto, Curso de Literatura Brasileira e Portuguesa de Francisco Sotero dos Reis, Cenas de Vida do Rio de Janeiro de Machado de Assis. (4c) (7b) (17c) (17d) (30) Publicao de Evangelina de Longfellow com traduo de Franklin Dria, Ouro sobre Azul e Histrias Brasileiras de Alfredo de Escragnolle Taunay, Favos e Travos de Rosendo Muniz Barreto, A Mo e a Luva de Machado de Assis, As Trs Filosofias: 1 Parte, Filosofia Teolgica de Pereira Barret e Rogrio de Joo Jos de Brito. (4c) (7b) (17d) (21) (42)
! !

Artes
Encenao de Como Elas So Todas de A. Musset com traduo de Machado de Assis e Dois Namorados Sem Ventura. (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Chalet no Par, do Teatro Provisorio Paulistano em So Paulo e do Teatro Santa Cruz na Paraba. (34)

Revolta contra a implantao do Sistema Mtrico Decimal em Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro (Quebra-Quilo). (52)(57) ! Formao de quilombo em Itapetininga, So Paulo. (52) ! Depredao de templos catlicos, no Cear. (57) ! Extermnio do ltimo reduto Mucker por soldados e colonos de So Leopoldo. (56) (48)
!

Promulgao de novas tarifas alfandegrias - 31/03. (4d) ! Fundao da Associao Brasileira de Minerao para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d) ! O Brasil possui 1357,3 Km de ferrovias sendo 1053,1 Km na regio cafeeira (23) ! Chegam ao Brasil 20.332 imigrantes europeus. (29)
!

Encenao de O Guarani de Jos de Alencar com adaptao de Jos Alves Visconti Corracy e Lus Jos Pereira da Silva. (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Empreo, do Teatro Vaudeville e do Teatro Petropolitano no Rio de Janeiro, do Teatro S.Teodoro no Paran e do Teatro S.Sebastio em Minas Gerais. (34) (41) ! Pintura da Paisagem com Figuras e
!

77

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1875

! Revolta em Herzgovine - 29/07. (5) ! Composio da pera Carmem, de Bizet. (5)

Deposio do governo do Mxico por Porfrio Diaz. (10) ! Assassinato de Garca Moreno, presidente do Equador. (10) ! Acordo de paz da monarquia espanhola com os cubanos. (10) ! Greve dos chapeleiros e dos trabalhadores de empresas txteis no Mxico. (61)
!

Alterao da lei penal relativa a crimes cometidos por escravos. (2e) ! Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo Marechal Caxias - 25/06. (2e) ! Direito de venda e uso pelas Cmaras Municipais das terras indgenas das aldeias extintas. (13) ! Declarao de que os ndios so alistveis no exrcito e na armada - 30/07 e 17/09. (13) ! Introduo do ttulo eleitoral. (9) ! Fundao da Sociedade para o Culto e a Propagao Positivista e da Escola Agrcola, em Itabira. (1e) (4d)
!

1876

! Eleies republicanas na Frana - fevereiro e maro. (5) ! Revolta na Bulgria 02/05. (5) ! Declarao de guerra da Srvia e de Montenegro Turquia - 01/07. (5) ! Criao da Associao Internacional Africana, du-

Incio do governo de Porfrio Dias no Mxico. (6) ! Guerra civil na Colmbia. (6) ! Inaugurao do cotonifcio de William Gregg na Carolina do Sul, E.U.A. (14)
!

Adoo do sistema mtrico francs para uniformizao dos pesos e medidas em todo o Imprio. (2e) ! Negociao de limites entre o Brasil e a Argentina tendo por base o tratado de 1857. (24) ! Inaugurao da Escola de Minas em Ouro Preto. (9)
!

78

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
A exportao de algodo chega a aproximadamente 78.000 toneladas (29) Falncia de vrios estabelecimentos de crdito, entre eles o Banco Nacional e o Banco Mau. (19)

Cultura Imprensa/Literat. Artes


Paisagem de Niteri com o Rio de Janeiro ao Fundo por Henri-Nicolas Vinet (44) Circulao dos peridicos Gazeta dos Operrios, Lazarista, A Espocha e O Mequetrefe no Rio de Janeiro; O Coaraci e Provncia de So Paulo. (21) (24) (41) ! Publicao de Americanas de Machado de Assis, A Escrava Isaura de Bernardo Guimares, Senhora de Jos de Alencar, Anchieta ou O Evangelho nas Selvas de Fagundes Varela, Alvoradas de Lcio Mendona, Poesias de Natividade Saldanha, Teses sobre a Colonizao do Brasil de Joo Cardoso, Ensaios e Estudos de Filosofia e Crtica de Tobias Barreto. (4c) (7a) (7b) (17c) (17d)
!

! Anistia aos bispos de Olinda e Par. (3)

Encenao de O Jesuta de Jos de AlencarAs Aparncias Iludem de Jos Avelino Gurgel do Amaral, O Filho de Teodorino Alves Pereira, O Cenrio de Machado de Assis, Uma Vspera de Reis de Artur de Azevedo e O Diabo atrs da Porta. (30) (34) (40) (42) ! Inaugurao do Teatro Santa Isabel em Santa Catarina. (16) (30) (34) (40) (42) ! Pintura do Retrato de D. Pedro II por Delfim Camara, No Atlier por Pedro Weingartner e A Borrasca por Gustave James. (43) (44)
!

Fundao da empresa inglesa Pitangui Gold Mining Company Limited para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d) ! Chegam ao Brasil 30.747 imigrantes europeus. (29)
!

Circulao dos peridicos A Revoluo Social, Revista Ilustrada e Ilustrao do Brasil no Rio de Janeiro. (21) (24) ! Publicao de Novas Poesias de Bernardo Guimarres, A Cachoeira de Paulo
!

Encenao de O Martins no Inferno de Moreira Sampaio, Surpresas de um Tio de Aristides Freire, A Filha de Maria Angu e Casadinha de Fresco de Artur de Azevedo. (30) (34) (42)
!

79

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

rante a Conferncia de Bruxelas - 12/09. (5) ! Inveno do telefone por G. Bell. (5)

Exibio do primeiro aparelho telefnico nos Estados Unidos. (14)


!

1877

! Guerra entre Rssia e Turquia (5)

Greve ferroviria nos Estados Unidos. (14) ! Obteno do direito exclusivo de utilizao de Pearl Harbor como base naval pelos Estados Unidos. (14)
!

Entrada do Brasil no regime da Unio Geral dos Correios e da Conveno Telegrfica Internacional de So Petesburgo. (2e) ! Criao da Academia de Belas Artes em Salvador. (43)
!

80

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
!

Economia
Construo da Hospedaria do Imigrante e outras incentivos para a imigrao europia em So Paulo. (29)

Cultura Imprensa/Literat.
Afonsode Castro Alves, Ensaios de Cincia de Batista Caetano, Ano Biogrfico Brasileiro e A Baronesa do Amor de Manuel de Macedo, Curso de Histria dos Descobrimentos e Colonizao dos Diferentes Estados Americanos de Pereira da Silva, O Cabeleira de Franklin Tvora, A Alma e o Crebro de Gonalves de Magalhes, As Trs Filosofias: 2 Parte, Filosofia Metafsica de Pereira Barreto. (4c) (7b) (17c) (17d) (30) (34) (42) Circulao dos peridicos O Pedreiro Livre e o Proletrio no Rio de Janeiro. (24) ! Publicao das Lies de Corografia do Brasil, Efemrides da Histria do Brasil e Vingana por Vinganade Manuel de Macedo, Maurcio ou Os Paulistas em So Joo Del Rey de Bernardo Guimares, Botnica Mdica e Geral de Joaquim Monteirio Caminho e Ensiglopdia ou Seis Meses de uma Enfermidade de Qorpo Santo. (1e) (17c) (17d) (30) (42)
! !

Artes
Inaugurao do Teatro So Jos e o Teatro Apolo Sobralense no Cear, do Politeama Fluminense no Rio de Janeiro. (34) ! Pintura de So Tom das Letras por Nicolao Antonio Facchinetti e bulo da Viva por Zeferino da Costa. (43)

Greve dos trabalhadores do porto de Santos. (65) ! Pilhagens promovidas por bando de cangaceiros independentes, no Cear. (55)
!

Encenao de Os Escravocratas ou a Lei de 28 de Setembro de Fernando Pinto de Almeida,Abel e Helena e A Pele do Lobo de Artur de Azevedo, A Moreninha de Joaquim Manoel de Macedo. (30) (34) (40) (42) ! Inaugurao do Teatro Mecnico na Bahia, do Teatro de Variedades no Cear, do Teatro Varits, da Opereta Le Canard Trois Bec no Rio de Janeiro e da Academia de Belas Artes em Salvador. (30) (34) (40) (41) (42) (43)
!

81

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Sinimb - 05/01. (2e) (3c)
!

1878

! Primeira utilizao industrial da hulha branca. (5) ! Fim da Guerra entre Rssia e Turquia (5)

Demarcao das fronteiras entre Argentina e Paraguai. (3c) ! Fim da primeira guerra de independncia em Cuba. (10) ! Greve dos trabalhadores ferrovirios de Buenaventura na Colmbia. (61c)
!

1879

! Fundao da liga agrria irlandesa - 21/09. (5)

Transformao da Standart Oil em truste. (14) ! Incio da guerra do Pacfico. (61c)


!

82

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
! Pilhagens promovidas por bandos de cangaceiros no serto de Pernambuco, Cear, Paraba e Rio Grande do Norte. (63) (57) !

Economia
Fundao da Empresa de Minerao do Municpio de Tiradentes para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d) ! Elevao das tarifas alfandegrias para 50% sobre produtos importados. (19) ! Campanha de incentivo imigrao de chineses e coolies. (29)
!

Cultura Imprensa/Literat.
Circulao dos peridicos A lanterna no Rio de Janeiro e O Socialista. (24) ! Publicao de Cantos do fim do sculo de Slvio Romero, Iai Garcia e Antes da Missa, Conversa de Duas Almas de Machado de Assis, Memrias da Rua do Ouvidor e Mulheres Clebres de Manuel de Macedo, Narrativas Militares de Alfredo de Escragnolle Taunay, O Primo Baslio de Ea de Queiroz, A Filosofia no Brasil de Silvio Romero. (4c) (17a) (17d) (21) (30) (42) Circulao dos peridicosO Grito do Povo e Revista Musical e de Belas Artes no Rio de Janeiro e O Operrio em Pernambuco. (21) (24) ! Publicao de A Ilha Maldita e O Po de Ouro de Bernardo Guimares, O Sacrifcio de Franklin Tvora, Histria do Brasil de 1831 a 1840 de Pereira da Silva, , Questes Militares de Alfredo de Escragnolle Taunay, Estudos sobre a Poesia e Contos Populares do Brasil de Silvio Romero, A Nova Gerao de Machado de Assis. (4c) (17c) (17d) (18) (21) (30) (40)
! !

Artes
Encenao de A Condessa Ramansi de Moreira Sampaio, A Ferida Invisvel de Aristides Freire, O Rio de Janeiro em 1877 de Artur Azevedo e Lino dAssuno. (30) (34) (42) ! Inaugurao do Teatro da Paz no Par. (33) (34) (41) ! Pintura da Descida da Cruz por Adolfo Cirilo de Souza Carneiro, Exquias de Atala por Augusto Rodrigues Duarte. (43) (44)

Combate de foras legais e cangaceiros, no Cear e na Paraba.(63) ! Revolta de escravos em Limeira, So Paulo. (51)
!

Encenao de O Diabo e Sapateiro de Moreira Sampaio, Marques de Torres Novas de Camilo Castelo Branco, Niniche, A Jia, Kellar e Fagundes, Genro e Sogro e As Mulheres do Mercado de Artur Azevedo e Um Erro ou Remorsos. (30) (34) (42) ! Pintura da Batalha de Guararapes por Vitor Meireles, A Pompeiana por Zeferino da Costa, Fazenda das guas Claras por Johann Georg Grimm e Auto Retrato na Paisagem por Bernhardt Wiegandt. (43) (44)
!

83

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1880

! Publicao de Os irmos Karamazov de Dostoiewski. (5) ! O Pensador por August Rodin. (5) ! O acar de beterraba domina 50% do mercado mundial aucareiro. (27)

Eleio de Rafael Nuez como presidente da Colmbia. (10)


!

Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Saraiva - 28/03. (2e)
!

1881

! Assassinato de Alexandre II, Czar da Rssia. Assume o trono Alexandre III - 13/03. (5)

Supresso dos subsdios concedidos imigrao pelo Ministrio da Agricultura. (3c) ! Eliminao do direito de voto aos analfabetos. (9)
!

84

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


! Protestos populares contra imposto no Rio de Janeiro (Motim do Vintm) - 4/01. (4e) (51) ! Greve de engenheiros ferrovirios em So Paulo. (59)

Artes
Encenao de Tu, S Tu, Puro Amor de Machado de Assis, Antonica da Silva de Joaquim Manuel de Macedo, A Princesa dos Cajueiros e Os Noivos de Artur de Azevedo. (30) (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Santa Cruz no Rio Grande do Norte, do Teatro So Joo e do Teatro S. Luis no Cear, do Teatro Lucinda e do Teatro Recreio Dramtico no Rio de Janeiro. (33) (34) (41) ! Execuo da pera Salvador Rosa de Carlos Gomes e composio do Hino a Cames por Carlos Gomes. (35)
!

Promulgao de novas tarifas alfandegrias por lei de 05/11. (4d) ! Fundao, no Rio de Janeiro, do Clube da Engenharia - 24/12. (22) ! Criao no Rio de Janeiro da Associao Industrial, substituindo a Soc. Auxiliadora da Indstria Nacional. (25)
!

Circulao dos peridicos O Abolicionista e O Corsrio no Rio de Janeiro; A Gazetinha e O Abolicionista (21) (24) ! Publicao de Preito a Cames e Interpretao Filosfica dos Fatos Histricos de Rosendo Muniz Barreto, Memrias Pstumas de Brz Cubas de Machado de Assis, Comentrios e Pensamentos de Gonalves de Magalhes, O Positivismo e a Teologia de Pereira Barreto, A Literatura Brasileira e a Crtica Moderna de Silvio Romero. (4c) (17a) (17d) (21) (30) (34) (42)
!

Revolta de escravos em Resende, no Rio de Janeiro. (51) ! Greve dos jangadeiros em Fortaleza. (50)
!

Promulgao de novas tarifas alfandegrias. (4d) (19)

Circulao dos peridicos A Onda em So Paulo; O Gutemberg em Alagoas; Jornal do Theatro Lucinda no Rio de Janeiro; A Marselhesa e O Tiradentes. (21) (24) (41) ! Publicao de Cronos de Bernardino Lopes, Tu, S Tu, Puro Amor de Machado de Assis, O Liberato de Artur Azevedo, Os Artistas Improvisados de Constantino da Costa Pereira, Loureno de
!

Encenao de O Pai da Escrava de Manoel Joaquim Valado, A Filha Desendada e O Pirata ou A Escrava de Guadalupe de Alexandre Dumas, O Filho de Corlia de Delpit com traduo de Artur de Azevedo, O Liberato e O Pimpolho de Artur Azevedo, Os Candidatos de Jos Fogliani com traduo de Frana Junior, O Casamentode Olmpia, O Fogo do Cu e A Viva da Camlia. (34)
!

85

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1882

! Ocupaco do Egito pela Inglaterra - 11/07. (5) ! Composio de Parsifal de Wagner. (5) ! O aucar de beterraba domina 50% do mercado mundial aucareiro. (27)

Disoluo do truste da Standart Oil e fragmentao deste em 20 unidades. (14) ! Proibio da imigrao de chineses aos Estados Unidos. (14)
!

Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Martinho Campos - 21/01. (2e) ! Estabelecimento de colnias militares ao oriente dos rios Chapec e Chopim, rea de fronteira argentina. (24)
!

86

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Franklin Tvora, O Mulato de Alusio de Azevedo, Cantos do Equador de Melo Morais Filho, Apostolado Positivista do Brasil. (4c) (17d) (17e) Revolta de escravos em So Paulo. (51) (12) (50) ! Formao do Quilombo do Jabaquara em Santos, So Paulo.(51) ! Tumultos motivados pelo aumento do preo de gs no Rio de Janeiro. (60)
! !

Artes
Inaugurao do Teatro Prncipe Imperial no Rio de Janeiro. (34) (42)

Promulgao de lei que da maior liberdade s sociedades annimas. (19) ! A produo de caf brasileiro ultrapassa o consumo mundial do produto. (26) (27)
!

Circulao dos peridicos a Ira! em So Paulo; O Niilista, O Talma e O Espectador no Rio de Janeiro; Estao Lirica em Pernambuco e O Naturalismo em Literatura. (17d) (24) (41) ! Publicao de Introduo Histria da Literatura Brasileira de Slvio Romero, Cus e Terras do Brasil de Alfredo de Escragnolle Taunay, Martrio de Tiradentes ou Frei Jos do Desterro de Joaquim Norberto, Rosaura - A Enjeitada de Bernardo Guimares, Papis Avulsos de Machado de Assis e Fanfarras de Tefilo Dias, Trs Candidatos , Um Carnaval no Rio de Janeiro e Como se Fazia um Deputado de Frana Junior, Fatinitza e A Mascote na Roa de Artur Azevedo, A Festa dos Crnios de Pires de Almeida e As Tristezas Beira Mar. (1e) (4c) (17a) (17c) (17d) (30) (34)
!

Encenao de A Casa de Orates e Flor de Liz de Alusio Azevedo, A Escrava Branca de Jos Carvalho da Silva, Filho de uma Escrava de Aparcio Marious e Silva, Caiu o Ministrio, O Tipo Brasileiro, Os Trs Candidos, Um Carnaval no Rio de Janeiro e Como se Fazia um Deputado de Frana Junior, Um Cavaleiro Particular e A Mascote na Roa de Artur Azevedo, A Rosa da Montanha de Aristides Freire, Mulheres Garantidas por Atacado e a Varejo, Os Botocudos e O Alferes Buscap por Moreira Sampaio. (30) (34) (42) ! Pintura de A Carioca por Pedro Amrico. (43) (44)
!

87

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1883

! Publicao Assim falou Zaratustra de Nietzsche. (5) ! Incio do governo de Cromer no Egito. (5) ! Criao do termo eugenia por Francis Galton, cientista britnico. (18)

Proibio de pronunciamentos dos oficiais do exrcito imprensa sem o consentimento do ministro da guerra. (2e) ! Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Lafayete Pereira - 24/05, e pelo Marqus de Paranagu - 03/07. (2e)
!

1884

! Fundao da colnia alem do sudoeste africano. (5)

Greve dos trabalhadores do Canal do Panam na Colmbia. (61c) ! Greve dos trabalhadores da mina de ouro de Cuapuru no Uruguai. (61d)
!

Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Dantas - 06/06. (2e) (3c) ! Determinao de que todo escravo com mais de 60 anos homem livre, Lei dos Sexagenrios. (26)
!

88

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Fundao da Companhia Melhoramentos em So Paulo (27) ! Instalao da primeira usina hidroeltrica com a capacidade de 52 Kw em Minas Gerais (29) ! Fracasso do projeto de introduo de chineses e Coolies nas lavouras. (29) ! Emprstimo de 4.599.600 libras junto aos banqueiros Rothschild. (47)
!

Artes
Encenao de O Napoleo das Moas de Moreira Sampaio, A Escrava Branca de Jlio Csar Leal, O Rprobo de Aristides Freire, Talento e Ouro de Lencio Correia. (30) (34) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro 28 de Setembro no Rio Grande do Sul. (34) ! Execuo da pera Lohengrin de Vagner. (38) ! Pintura de Joana DArc e A Noite dos Gnios do Estudo e do Amor por Pedro Amrico. (43) (44)
!

Circulao dos peridicos A Lanterna, O Amigo do Escravo, A Galegada e Terra de Redeno no Rio de Janeiro e Revista Lyrica em Pernambuco. (24) (41) ! Publicao de Sinfonias de Raimundo Correia, ltimos Arpejos de Silvio Romero, Limites do Brasil com a Confederao Argentina: Memria sobre quais sejam os verdadeiros Santo-Antonio e Peperi de Jos Alexandre Teixeira de Melo, O Abolucionismo de Joaquim Nabuco. (4c) (7b) (9) (17a) (17c) (17e) (21) (30) (42)
!

! Manifestao da populao de Santos contra a Companhia de abastecimento de gua. (54) ! Revolta de escravos em Ribeiro Preto, So Paulo. (51) ! Fe ch a m e n t o pelos barqueiros do Porto de Manaus ao trfico de escravos. (50)

Fundao da empresa inglesa Ouro Preto Gold Mines Of Brazil Limited para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d) ! O Brasil possui 6324,6Km de ferrovias, 3830,1Km na regio cafeeira (26) ! Chegada ao Brasil de 24.890 imigrantes europeus. (29)
!

Circulao dos peridicos A Federao no Rio Grande do Sul; Ordem e Progresso em Minas Gerais; A Tribuna Livre e Vinte e Cinco de Maro no Rio de Janeiro. (21) (24) (41) ! Publicao de Poemas da Escravido de Bittencourt Sampaio, Histria sem Data de Machado de Assis, Estudos de Literatura Contempornea de Silvio Romero. (4c) (7b) (17a) (17d) (30) (42)
!

Encenao de Pecados Velhos e Penitcia Nova de Moreira Sampaio, A Condessa de Randal de Aristides Freire, O Mandarim de Artur Azevedo, O Gran Ga-leoto de Filinto de Almeida, O Mulato e Filomena Borges de Alusio Azevedo, Uma Noite em Claro de Artur Azevedo e De Petrpolis a Paris de Frana Junior. (30) (34) (41) (42) ! Inaugurao do Teatro Sete de Setembro em Alagoas. (41) ! Pintura de Iracema
!

89

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1885

! Criao do Congo, na f r i c a , p e l o Tra t a d o d e Berlim - 26/02. (5) ! Unio da Bulgria e da Romnia - 18/09. (5) ! Reunio do primeiro congresso pan-indiano. (5) ! Primeira inoculao da vacina anti-rbica criada por Pasteur. (5)

Concluso da Canadian Pacific Railway, primeira ferrovia transcanadense. (14) ! Greve dos trabalhadores das linhas de trem em Bogot na Colmbia. (61c)
!

Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido por Saraiva - 06/05. (2e) ! Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido pelo Baro de Cotegipe - 20/08. (2e) ! Promulgao da sano do imperador libertao dos escravos sexagenrios. (3c) ! Fundao do Colgio Americano em Porto Alegre e incio da construo do Museu Paulista em So Paulo. (4) (18)
!

1886

! Descoberta das ondas eletromagnticas por Hertz. (5)

Formao da American Federation of Labor nos Estados Unidos. (14) ! Abolio da escravido em Cuba. (61a)
!

Fundao do Colgio Anchieta em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. (4)


!

90

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat. Artes


por Jos Maria de Medeiros, Moiss e Jacobed e Rabequista Arbe por Pedro Am-rico e Vista da Ponta do Icara por Johann Georg Grimm. (43) (44)

! Revolta de escravos no Rio de Janeiro. (51)

Existem 13 fbricas texteis, 3 fbricas de chapus e 7 metalurgicas, na Provncia de So Paulo. (26) ! Chegam ao Brasil 35.440 imigrantes europeus. (29) ! Criao do Clube da Lavoura e Comrcio. (2e)
!

Circulao dos peridicos Revista Theatral no Rio de Janeiro e Querubim. (21) ! Publicao de Sonetos e Poemas de Alberto de Oliveira, A Lotao dos Bonds de Frana Junior e Cocota de Artur Azevedo. (4c) (30) (42)
!

Encenao de Domador de Feras de Moreira Sampaio, Kean de Alexandre Dumas, A Penitente de Aristides Freire, Venenos que Curam, O Cabloco de Alusio Azevedo e Cocota de Artur Azevedo. (30) (34) (42) ! Pintura de Estudo para o Panorama do Rio de Janeiro: Entrada da Barra por Vitor Meireles e Grito do Ipiranga por Pedro Amrico, em Florena. (43) (44)
!

! Conflitos de rua envolvendo abolicionistas e as autoridades policial e militar em Santos. (51) (50)

Chegam ao Brasil 33.436 imigrantes europeus, 9.536 em So Paulo (29)

Circulao dos peridicos O Contemporneo em Minas Gerais e Vida Moderna no Rio de Janeiro. (21) ! Publicao de Pizzicatos de Bernardino Lopes, Crnica Geral do Brasil de Alexandre Jos de Melo Morais, Rio de Janeiro a Cuiab de H. Smith, Casamento Cvil e Nacionalizao de
!

Encenao de Ver para crer, H Alguma Novidade e Umas Cousas Clebres de Moreira Sampaio, A Donzela Theodora, Heri Fora, Cano do Fortnio e Processo Bilontra - Falso Baronato de Vila Rica de Artur Azevedo, O Carioca de Moreira Sampaio e Artur Azevedo, Gaspar, o Ser!

91

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao

1887

Assinatura de tratado fronteirio entre Brasil e Bolvia. (3c) ! Assinatura de uma concordata na Colmbia, devolvendo bens Igreja e reinstaurando o catolicismo como religio oficial. (6) ! Greve dos trabalhadores das fbricas de tabaco em Cuba. (61a)
!

Moo contrria ao governo na questo da inconstitucionalidade da liberdade de expresso dos militares na imprensa. (2e) ! Transferncia das terras indgenas das aldeias extintas ao domnio das provncias - 20/10. (13) ! Fundao do Imperial Instituto Agrcola em Campinas. (4d) (18)
!

1888

! Incio do conflito duaneiro franco-italiano - 28/02. (5) ! Inveno do motor gasolina por Forest. (5)

Manifestao organizada pelo Partido Democrtico do Chile. (61d)


!

Formao de Conselho de Estado de carter conservador, presidido por Joo Alfredo maro. (2e) (3c) (9)
!

92

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat.


Alfredo de Escragnolle Taunay, O Bilontra, A Donzela Theodora, A Terra das Maravilhas e Heri Fora de Artur Azevedo e Menores e Loucos em Direito Criminal de Tobias Barreto. (4c) (17c) (17d) (17e) (30)

Artes
ralheiro, As Duas Bengalas, As Vtimas do Amor ou a Revoluo no Mxico, O Diabo leve as Mulheres e As Tribulaes de um Estudante. (30) (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Politeana na Bahia, do Teatro Bernardo Guimares em Minas Gerais e do Teatro Apolo no Rio de Janeiro. (34) (41) Encenao de O Homem e O Amor Molhado de Moreira Sampaio, O Louco do Cear de Manuel Jos da Silva, Os Sonhadores de Alusio de Azevedo, Mercrio de Artur Azevedo e Moreira Sampaio e Baro de Pituau de Artur Azevedo. (30) (34) (42) ! Instituio dos Concertos Populares no Rio de Janeiro. (45) ! Pintura de Prece a Nossa Senhora dos Navegantes por Hiplyto Boaventura Caron e Amolando a Faca por Abigail de Andrade. (43) (44)
!

! Conflito entre abolicionistas e a polcia em Santos. (51) ! Fuga de escravos em So Paulo. (50) (49) ! Greve dos escravos provocando fugas para Campos, no Rio de Janeiro. (50) ! Campanha de represso ao movimento abolicionista de Campos, no Rio de Janeiro. (50) ! Conflito entre os colonos de Nova Petrpolis e o grupo dos Mucker, no Rio Gande do Sul. (56)

Fundao da empresa francesa Societ des Mines dOr de Faria para a explorao de minas de ouro em Minas Gerais. (4d) ! Promulgao de novas tarifas alfandegrias - 22/04. (4d) ! Chegam ao Brasil 55.965 imigrantes europeus, 32.112 em So Paulo. (29)
!

Circulao dos peridicos Brazil Mdico no Rio de Janeiro. (18) ! Publicao de Moniz Barreto, o repentista de Rosendo Muniz Barreto, Amlia Smith de Alfredo de Escragnolle Taunay, O Homem de Alusio de Azevedo, O Carioca e Mercrio de Artur Azevedo e Moreira Sampaio, Mosquitos de Filinto de Almeida e As Asas de Icaro de Fernando Pinto de Almeida Junior. (17d) (17e) (30) (42)
!

Greve dos operrios da construo civil em Santos. (59) ! Choque entre abolicionistas e foras
!

Inaugurao da metalrgica Usina Esperana em Itabira do Campo. (4d)

Circulao dos peridicos O Grito do Povo em So Paulo; A Unio, O Jasmim e


!

Encenao de O Diabo na Terra, Suspeitas do Gregrio e O duo da Africana de Moreira Sampaio, Metam!

93

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Promulgao da lei urea, abolindo a escravido - 13/05. (1e) (3c) (4c) (9)
!

1889

! Promulgao de Regulamento Crispi na Itlia,tratando o aumento da imigrao italiana para o Brasil. (3c)

Resoluo da questo fronteiria no territrio de Palmas com a Argentina. (3c) ! Realizao da Conferncia Pan-americana de Washington. (10) ! Greve dos trabalhadores das fbricas de tabaco em Cuba, dos ferrovirios no Paraguai e dos trabalhadores da indstria grfica, dos ferrovirios e outros setores no Uruguai. (61a)
!

Formao de Conselho de Estado de carter liberal, presidido pelo Visconde de Ouro Preto - junho. (2e) (3c) (9) ! Tratado entre o Brasil e a Repblica Argentina, submetendo controvrsia sobre fronteiras deciso arbitral do Presidente dos Estados Unidos. (24) ! Rebelio liderada por Deodoro da Fonseca, Mena Barreto, Floriano Peixoto, Benjamin Constant, exigindo a derrubada do Conselho de Estado e do Imperador D. Pedro II, instalando governo provisrio republicano - 15/11. (2e) ! Proclamao da Repblica do Brasil - 15/11. (3c) (4d) (9)
!

94

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos
policiais em So Paulo e Campinas, So Paulo janeiro. (50) ! Invaso de trens por abolicionistas na Estrada de Ferro So Paulo Rio, em Taubat.(49)
!

Economia
Chegam ao Bra-sil 133.253 imigrantes europeus, 92.086 em So Paulo. (29) ! Emprstimo de 6.431.000 de libras junto aos Rothschild (47)

Cultura Imprensa/Literat.
A Platia no Rio de Janeiro. (24) (41) ! Publicao de Histria da Literatura Brasileira e Etnografia brasileira de Slvio Romero, O Ateneu de Raul Pompia, A Carne de Jlio Ribeiro, Poesias de Olavo Bilac, Questes Vigentes de Tobias Barreto, O Buraco de Accio Antunes e Moreira Sampaio, A Cruz do Martrio de Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa e O Chromo: Um Estudo de Temperamentos de Horcio Carvalho. (4c) (17a) (18) Circulao dos peridicos O Movimento, A Revoluo, O Tambor e A Idia em Minas Gerais; O Grito dos Pobres e IL Fumine em So Paulo; O Contemporneo e A Ptria Mineira. (21) ! Publicao de Vergastas de Lcio de Mendona, As Doutoras de Frana Junior, Fritznac de Alusio Azevedo e Artur Azevedo e Pginas Recolhidas de Machado de Assis. (4c) (30)
!

Artes
se e Almanjarra de Artur Azevedo, Um Marido Vtima das Modas a Vingana do Escravo.(30) (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Provisrio e do Teatro Filodrmatico em Minas Gerais. (34) ! Execuo do Hino da Liberdade do Padre Valadares no Panteon Alagoano. (34) ! Pintura de Navios Engalanados no Porto de Santos por Benedito Calixto, Vista da Baa do Rio de Janeiro por Thomas Driendl, Caipiras Negaceando por Jos Ferraz de Almeida Junior. (43) (44) Encenao de Indenizao ou Repblica de Coelho Neto, Os Jesutas ou Os Ladres da Honra de Henrique Peixoto, Abolindenrepcotchinddeg de Filinto de Almeida e Valentim Magalhes, Fritzmac de Alusio Azevedo e Artur Azevedo, As Doutoras de Frana Junior, O Ramo de Ouro e A Vnus dArtes de Moreira Sampaio. (30) (34) (42) ! Inaugurao do Teatro Juiz de Fora, do Tea!

Choque entre estudantes e Cadetes da Escola Militar contra a polcia na rua do Ouvidor no Rio de Janeiro. (53)
!

Promulgao de novas tarifas alfandegrias no Rio Grande do Sul. (4d) ! O Brasil possui 9076,1Km de ferrovias, 5590,3Km na regio cafeeira (26) ! Existiam no Brasil 636 indstrias com cerca de 54 mil operrios (26) ! Chegam ao Brasil 65.246 imigrantes europeus, 27.893 em So Paulo (29) ! Emprstimo de 19.837.000 de libras, junto aos Rothschild. (47)
!

95

Srie Iniciao

Data

Mundo

Amrica

Poltica/Administrao
Comunicao de D.Pedro II anunciando sua retirada do pas - 16/11. (2e)
!

96

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Brasil Conflitos Economia Cultura Imprensa/Literat. Artes


tro Perseverana em Minas Gerais e do Teatro Santa Rosa na Paraba. (34) (41) ! Execuo da pera O Escravo de Carlos Gomes. (35) (36) (38) ! Pintura de Frutas Brasileiras por Estevo Silva, Paisagem de Petrpolis por Francisco Aurlio de Figueiredo e Melo. (43) (44)

97

Bibliografia

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Bibliografia- Cronologia Brasil Monrquico

(1a) (1b) (2a) (2b) (2c) (3a) (3b)

CALMON, Pedro. Histria do Brasil. Rio de Janeiro, 2 edio, Jos Olympio, vol. 3 . CALMON, Pedro. Histria do Brasil. Rio de Janeiro, 2 edio, Jos Olympio, vol. 4. POMBO, Rocha. Histria do Brasil. So Pauo, W. M. Jackson, 1953, vol. 3. POMBO, Rocha. Histria do Brasil. So Pauo, W. M. Jackson, 1953, vol. 4. POMBO, Rocha. Histria do Brasil. So Pauo, W. M. Jackson, 1953, vol. 5. VIANA, Hlio. Histria do Brasil. So Paulo, 10 edio, Melhoramentos, 1972, vol. 2. VIANA, Hlio. Histria do Brasil. So Paulo, 10 edio, Melhoramentos, 1972, vol. 3.

(4) HOLANDA, Srgio Buarque de (org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. So Paulo, Difel, 1974. (5) DELORME, Jean. Les grandes dates de lpoque contemporaine. Paris, Presses Universitaires de France, 1980. (6) PRADO, Maria Lgia Coelho. A formao das naes latino-americanas. So Paulo, 2 edio, Atual/Editora da Unicamp, 1986. (7a) CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1981, vol. 1. (7b) CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1981, vol. 2. (8) TRIGUEIROS, Florivaldo dos Santos. Dinheiro no Brasil. Rio de Janeiro, 2 edio, Lo Cristiano, 1987. (9a) CARVALHO, Jos Murilo de. A Construo da Ordem: a elite poltica imperial. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 1997. (9b) ____________. Teatro de Sombras: a poltica imperial. Rio de Janeiro/So Paulo, IUPERJ/Vrtice, 1988. (10) DONGHI, Tulio Halpern. Histria da Amrica Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. (11) RODRIGUES, Jos Albertino. Sindicato e desenvolvimento no Brasil. So Paulo, 2 edio, Smbolo, 1979. (12) REIS, Joo Jos e Flvio dos Santos Gomes - Liberdade por um fio - Histria dos quilombos no Brasil. So Paulo, Cia. das Letras, 1996

101

(13) CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). Histria dos ndios no Brasil. So Paulo, Fapesp/ Cia. das Letras/SMC, 1992. (14) (15) (16) FOHLEN, Claude. Amrica anglo-saxnica. So Paulo, Pioneira, 1981. CARONE, Edgar. Movimento operrio no Brasil (1877-1944). So Paulo, Difel, 1979. PRADO, Dcio de Almeida. O drama romntico brasileiro. So Paulo, Perspectiva, 1996.

(17) ROMERO, Slvio. Histria da literatura brasileira. Rio de Janeiro/Braslia, 7 edio, Jos Olympio/Instituto Nacional do Livro, 1980. (18) (19) SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas. So Paulo, Cia. das Letras, 1993. VILELA, Ncia Luz. A luta pela industrializao. So Paulo, Alfa-Omega, 1975.

(20) COSTA, Wilma Peres. A espada de Dmocles: O exrcito, a Guerra do Paraguai e a crise do Imprio. So Paulo, Hucitec, 1996. (21) SODR, Nelson Werneck. A histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. (22) HONORATO, Cezar Teixeira. O polvo e o porto: subsdios para uma histria do comrcio porturio capitalista no Brasil. Tese de Doutoramento, USP, FFLCH, 1994. (23) MATTOS, Ilmar Rohlof. Tempo Saquarema. So Paulo, Hucitec, 1985. (24) RIO BRANCO, Baro do. Questes de Limites: Repblica Argentina. Rio de Janeiro, Ministrio das Relaes Exteriores, 1945. (25) IGLESIAS, Francisco. A industrializao brasileira. So Paulo, 5 edio, Brasiliense, 1993. (26) SILVA, Srgio. Expanso Cafeeira e origens da indstria no Brasil. So Paulo, Editora Alfa e Omega, 1978. (27) CANO, Wilson. Razes da concentrao industrial em So Paulo. So Paulo, 3 edio, Huciec, 1990. (28) RIBEIRO, Maria Alice Rosa. Condies de trabalho na indstria txtil paulista (18701930). So Paulo, Hucitec/Unicamp, 1988. (29) SIMONSEN, Roberto Cochrane. Evoluo industrial do Brasil e outros. So Paulo, S.N., 1939. (30) (31) CACCIAGLIA, Mrio. Pequena histria do teatro no Brasil. So Paulo, T.A. Queiroz, 1986. PRADO, Dcio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. So Paulo, Perspectiva, 1993.

(32) HESSEL, Lothar e Georges Raeders. O teatro no Brasil: da colnia regncia. Porto Alegre, Editora URGS, 1974. (33) ____________. O teatro no Brasil sob D. Pedro II - 1 parte. Porto Alegre, Editora URGS, 1979.

(34) ____________. O teatro no Brasil sob D. Pedro II - 2 parte. Porto Alegre, Editora UFRGS, 1986. (35) ACQUARONE, F. Histria da msica brasileira. Rio de Janeiro, Pinto de Azevedo, s.d. (36) ALMEIDA, Renato, F. Briguiet e outros. Compndio de histria da msica brasileira. Rio de Janeiro, Editores, 1948. (37) MELO, Guilherme Teodoro Pereira de. A msica no Brasil: Desde os tempos coloniais at o primeiro decnio da Repblica. Bahia, Tipografia de So Joaquim, 1908. (38) HEITOR, Luiz. Msica e msicos no Brasil. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1950. (39) (40) ANDRADE, Mrio de. Modinhas imperiais. So Paulo, L.G. Miranda, 1964. MAGALDI, Sbato. Panorama do teatro brasileiro. So Paulo, Difuso Europia, 1962.

(41) SOUSA. Jos Galante de. O teatro no Brasil: Tomo I: Evoluo do teatro no Brasil. Rio de Janeiro, INL, 1960. (42) ____________. O teatro no Brasil: Tomo II: Subsdios para uma biografia do teatro no Brasil. Rio de Janeiro, INL, 1960. (43) CAMPOFIORITO, Quirino. Histria da pintura brasileira no sculo XIX. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1983. (44) GULLAR, Ferreira, Donato Melo Jr., Noemi Ribeiro e Rogrio Faria. 150 anos de pintura no Brasil - 1820-1970. Rio de Janeiro, Colorama, 1989. (45) ANDRADE, Mrio de. Pequena Histria da Msica. So Paulo, Martins Fontes, s.d. (46) BETHELL, Leslie. A abolio do trfico de escravos no Brasil: A Gr-Bretanha, o Brasil e a questo do trfico de escravos (1807-1869). Rio de Janeiro, Expresso e Cultura, 1976. (47) FERREIRA, Pinto. Capitais estrangeiros e dvida externa do Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1975. (48) (49) AMADO, Janana. Conflito social no Brasil. So Paulo, Smbolo, 1978. COSTA, Emlia Viotti da. Da senzala colnia. So Paulo, Difel, 1966.

(50) CONRAD, Robert Edgard. Os ltimos anos da escravatura no Brasil - 1850-1888. Rio de Janeiro, 2 edio, Civilizao Brasileira, 1978. (51) MACHADO, Maria Helena. O plano e o pnico - Os movimentos sociais na dcada da abolio. So Paulo, Edusp, 1994 (52) MOURA, Clvis. Rebelies da senzala. Porto Alegre, 4 edio, Mercado Aberto, 1988. (53) SODR, Nelson Werneck. Histria militar do Brasil. Rio de Janeiro, 3 edio, Civilizao Brasileira, 1979.

Srie Iniciao (54) LANNA, Ana Lcia Duarte. Santos 1870-1914: transformaes urbanas e sociais. So Paulo, FAUUSP/FAPESP, 1998. (55) (56) (57) (58) QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Os cangaceiros. So Paulo, Duas Cidades, 1977. ____________. Messianismo no Brasil e no mundo. So Paulo, Edusp, 1965. FAC, Rui. Cangaceiros e fanticos. Rio de Janeiro, Bertrand, 1988. POMER, Leon. Conflitos da bacia do Prata. So Paulo: Brasiliense, 1979.

(59) AZIZ, Simo. Sindicato e Estado. Suas relaes na formao do proletariado de So Paulo. So Paulo, Dominus, 1996. (60) CARVALHO, Jos Murilo de. Bestializados: O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo, Cia. das Letras, 1987. (61a) CASANOVA, Pablo Gonzlez. Histria del movimiento obrero. Mxico, Siglo Veintiuno, 1985. vol. 1. (61b) ____________. Histria del movimiento obrero. Mxico, Siglo Veintiuno, 1985. vol. 2. (61c) ____________. Histria del movimiento obrero. Mxico, Siglo Veintiuno, 1985. vol. 3. (61d) ____________. Histria del movimiento obrero. Mxico, Siglo Veintiuno, 1985. vol. 4. *** (62) MATTOSO, Ktia M. de Queiroz. Ser escravo no Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1988. (63) MELLO, Frederico Pernambuco de. Guerreiros do Sol: O banditismo no nordeste do Brasil. Recife: Fundao Joaquim Nabuco/Massangana, 1985. (64) REIS Joo Jos. Negiociao e Conflito: A resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo, Cia. das Letras, 1989. (65) RODRIGUES, Edgar. Socialismo e sindicalismo no Brasil - 1673-1913. Rio de Janeiro, Laemmert, 1969. (66) DAVATZ, Thomas. Memrias de um colono no Brasil (1850). Belo Horizonte, So Paulo, Editora Itatiaia, Edusp, 1980. (67) LINHARES, Hermnio. Contribuio histria das lutas operrias no Brasil. So Paulo, Alfa-Omega, 1977. ***

104

Sugesto de Leituras

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Esta sugesto de leituras no tem o carter de um balano bibliogrfico. O que se pretende oferecer ao leitor uma relao de obras disponveis abordando o perodo, organizando-a por grandes conjuntos temticos. Como em qualquer relao desta ordem, h muito de arbitrrio na escolha dos ttulos, prevalecendo, em geral, as preferncias de quem a elabora. Para os que desejarem ultrapassar os limites estreitos dessa relao, existem alternativas razoavelmente simples e que sero indicadas adiante. Feita essa ressalva preliminar, cabem alguns esclarecimentos. Optou-se por obras publicadas em portugus, por razes bvias de acesso. A produo publicada em outras lnguas e ainda no traduzida, com exceo do espanhol, no foi incorporada lista. No geral, buscou-se indicar obras recentes, ou quando no, reeditadas, presumivelmente disponveis nas bibliotecas universitrias ou nas boas bibliotecas pblicas, o que facilita o acesso s mesmas. Tambm por facilidade de acesso, deu-se preferncia sugesto de livros em prejuzo da indicao de artigos em revista, em geral mais difceis de serem encontrados. De qualquer forma, a quem interessar um aprofundamento temtico, recomendamos a consulta s bibliografias das obras citadas, procedimento usual para este fim. O leitor no encontrar, nesta relao, teses acadmicas no publicadas por mais importantes que venham a ser. Para quem desejar conhec-las, as facilidades tendem a aumentar, dado o avano da informatizao dos acervos. No caso da Universidade de So Paulo o leitor pode ter informaes sobre o acervo atravs da internet, pelo site http:// www.usp.br/sibi. No caso de impossibilidade de contato via computador, o leitor poder entrar em contato com o Catlogo Coletivo da USP pelos telefones (0XX11) 818-4193, 818-4198 e 818-4199. Tambm esto disponveis informaes do acervo da Unicamp pela internet, atravs do site http://www.unicamp.br. Para os leitores que se encontrarem em So Paulo, as teses da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP podem ser consultadas no CAPH (Centro de Apoio Pesquisa Histrica Srgio Buarque de Holanda), localizado no Departamento de Histria. Outras universidades brasileiras oferecem servios da mesma natureza. Na maior parte dos tpicos, julgou-se conveniente indicar algumas obras que contemplem dimenses mais abrangentes (planetria, europia ou americana). Ainda a o critrio da lngua foi observado na seleo das obras, restringindo-se as indicaes quelas que foram publicadas em portugus ou, quando no, em espanhol. Obviamente obras importantes foram deixadas de lado, resultado do escopo desta relao. Caber ao leitor superar os limites desse ponto de partida. Muitas vezes estudos importantes vieram luz como captulos de obras coletivas. Optou-se pela indicao do nome do organizador destas, pelo que caber ao leitor ampliar as relaes sugeridas, desdobrando os ttulos das obras coletivas, integrando-os nos diversos itens ou em outros, novos, que venha a organizar.
107

Srie Iniciao

Obras Gerais
Vrios autores preocuparam-se em compor obras gerais que procuram abarcar a totalidade do perodo estudado nesta cronologia ou partes significativas dele, muitas vezes representadas como simples continuidade de suas obras dedicadas Histria da Amrica Portuguesa. O leitor poder encontrar essa preocupao mais descritiva nos textos a de Pedro Calmon - Histria do Brasil. 2 edio, Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1963, volumes 4 e 5, de Rocha Pombo - Histria do Brasil. So Paulo, W. M. Jackson, 1953, volumes 3, 4 a e 5, e de Hlio Viana - Histria do Brasil. 10 edio, So Paulo, Melhoramentos, 1972, volumes 2 e 3. Com uma preocupao mais analtica, so de indispensvel leitura os cinco volumes organizados por Srgio Buarque de Holanda - Histria Geral da Civilizao Brasileira, Tomo II: O Brasil Monrquico. So Paulo, Difel, 1974, onde poderemos encontrar, entre outros textos de qualidade, o fundamental A Herana Colonial - Sua Desagregao, artigo composto pelo organizador. Para o perodo joanino, ainda referncia o livro de Oliveira a Lima - Dom Joo VI no Brasil. 3 edio, Rio de Janeiro, Topbooks, 1996. Iniciando a sua histria tambm em 1808, mas avanando at a abdicao, o texto de John Armitage Histria do Brasil. Belo Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Edusp,1981, guarda sua importncia, entre outros motivos, por ter sido escrito no calor dos acontecimentos. Outro trabalho que merece ser visitado o clssico de Francisco Adolfo Varnhagen - Histria da Independncia a do Brasil. 10 edio, Belo Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Edusp, 1981, que nesta edio acompanha a Histria Geral do Brasil, do mesmo autor. Ao estudar este perodo, o leitor deve levar em considerao o cenrio mundial. Assim, as profundas transformaes por que passa a Amrica Portuguesa nas primeiras dcadas do sculo XIX devem ser contextualizadas, levando-se em conta a beligerncia europia e o avanar do processo de emancipao da Amrica Espanhola. O cenrio europeu tem uma competente anlise na obra de sntese de Eric J. Hobsbawm - A Era das Revolues a (1789-1848). 2 edio, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979, cronologicamente complementada a pela A Era do Capital. 2 edio, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979, do mesmo autor. Mudando o foco, o processo de emancipao hispano-americano revisto por Tulio Halpern Donghi - Reforma y Disolucin de los Imprios Ibricos (1750-1850). Madri, Alianza Editorial, 1985, autor tambm de Histria da Amrica Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975, uma abordagem mais genrica. J uma anlise integrada destes processos pode ser visto no livro de Jaques Godechot - Europa e Amrica no Tempo de Napoleo (1800-1815). So Paulo, Pioneira/Edusp, 1984. Por fim, e tambm decisiva para a Amrica Portuguesa, a Europa da Restaurao analisada por Jean B. Duroselle - Europa de 1815 aos Nossos Dias: Vida Poltica e Relaes Internacionais. So Paulo, Pioneira, 1976.

108

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889)

Economia
Uma viso geral da economia do Imprio ser satisfeita com a leitura dos livros a de Caio Prado Jr. - Histria Econmica do Brasil. 35 edio, So Paulo, Editora Brasiliense, a 1987, e de Celso Furtado - Formao Econmica do Brasil. 22 edio, So Paulo, Cia Editora Nacional, 1987, obras que extrapolam cronologicamente o perodo imperial no estudo da economia brasileira. Para uma viso abrangente do tema tambm ser til a leitura do volume organizado por Jos Roberto do Amaral Lapa e Tams Szmrecsnyi - Histria Econmica da Independncia e do Imprio. So Paulo, Hucitec/Fapesp, 1996, sendo esta uma obra recente. Se o leitor tiver interesse, poder encontrar no trabalho de Fernando A. Novais a Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). 6 edio, So Paulo, Hucitec, 1996, um belo estudo sobre o perodo imediatamente anterior emancipao poltica da Amrica Portuguesa, cujo entendimento primordial para desvendar a nova ordem. Em oposio a algumas das teses defendidas por Novais, a obra de Joo Luis R. Fragoso Homens de Grossa Aventura: Acumulao e Hierarquia na Praa Mercantil do Rio de Janeiro (17901830). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992, centra o debate numa linha j anunciada em O Arcasmo com Projeto: mercado Atlntico, sociedade agrria e elite mercantil no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Diadorim, 1993, do mesmo autor em parceria com Manolo Florentino. A perspectiva econmica tambm se aplica anlise da escravido. Alm dos livros j mencionados, podemos citar o volume organizado por Paulo Srgio Pinheiro Trabalho Escravo, Economia e Sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984, e de Fernando Henrique Cardoso - Capitalismo e Escravido no Brasil Meridional. So Paulo, Difel, 1962, originalmente Tese de Doutorado. A Soberania Nacional e a importncia das relaes das classes no interior da nao so revistas por Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto - Dependncia e a Desenvolvimento na Amrica Latina. Ensaio de Interpretao Sociolgica. 7 edio, Rio de Janeiro, LTC, sd, anlise que pode ser enriquecida e at contraposta pela obra de Florestan Fernandes a - Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. 2 edio, Rio de Janeiro, Zahar, 1972. Estas duas ltimas obras ajudam a pensar no s o Imprio brasileiro, mas o contexto latino-americano. Neste sentido pode ser til a leitura de Celso Furtado - Formao Econmica da Amrica Latina. Rio de Janeiro, Lia Editor, 1969, para compreenso do contexto Latino-americano. A economia interna do Imprio continua sustentada pela agricultura exportadora, em que se destaca a cultura do caf. Estudos especficos do tema devem-se a Antnio Delfim Neto - O Problema do Caf. Rio de Janeiro, FGV, 1979, Srgio Silva - Expanso Cafeeira e origem da Indstria no Brasil. Alfa-mega, 1976, e Afonso de E. Taunay - Histria do Caf no Brasil. Rio de Janeiro, Departamento Nacional do Caf, 1939. A circulao da produo, e o papel das ferrovias, mereceu ateno de Fabrcio Calo - Ferrovias Paulistas. So Paulo, FAU, 1978 e Flvio A. M. de Saes - As Ferrovias de So Paulo (1870-1940). So Paulo, Hucitec, 1981.
109

Srie Iniciao

A dinmica da nova realidade econmica do Imprio foi analisada por Zlia Maria Cardoso de Mello - Metamorfoses da Riqueza. So Paulo, 1845-1895. Contribuio ao Estudo da Passagem da Economia Mercantil-Escravista a Economia Exportadora Capitalista. 2a edio, So Paulo, Hucitec, 1990, que pode ser acrescida ao texto de Warren Dean - A Industrializao de So Paulo (1880-1945). So Paulo, Difel/Edusp, 1971. Um crtica valiosa ao desenvolvimento econmico do Brasil e sua forma de insero no capitalismo est no livro de Joo Manuel Cardoso de Mello - Capitalismo Tardio. 4a edio, So Paulo, Brasiliense, 1986. Estudos centrados na Economia Financeira do Imprio foram produzidos por Felisbelo Freire - Histria do Banco do Brasil. Rio de Janeiro, Tipografia do Economista Brasileiro, 1907, e de Liberato C. Carreira - Histria Financeira e Oramentria do Imprio do Brasil. Braslia, Casa Rui Barbosa, 1980, que podem ser bons pontos de partida. Para um contexto da economia mundial sero teis as leituras de Maurice Dobb a A Evoluo do Capitalismo. 9 edio, Rio de Janeiro, Zahar, 1983, e Frederic Mauro - A Expanso Europia (1600-1870). So Paulo, Pioneira, Edusp, 1980.

Poltica e Administrao
A transferncia da Famlia Real para a Amrica Portuguesa e a posterior emancipao poltica so alguns dos eventos que adensam a vida poltica da colnia e do futuro Estado independente no sculo XIX. Como ponto de partida para o estudo dessa importante varivel, alm da leitura das obras gerais, ser proveitoso deter-se sobre obras a de sntese como a de Caio Prado Jr. - Evoluo Poltica do Brasil e Outros Estudos. 8 edio, So Paulo, Editora Brasiliense, 1972, e de Francisco Iglsias - Trajetria Poltica do Brasil (1500-1964). So Paulo, Cia das Letras, 1993. J o clssico de Joaquim Nabuco - Um a Estadista do Imprio. 5 edio, Rio de Janeiro, Topbooks, 1997, mesmo ultrapassando a pretenso de uma obra de sntese, uma rica possibilidade de obter uma viso ampla da vida poltica do Imprio. Ao lado dessas obras, multiplicam-se estudos mais especficos. De Mrcia R. Berbel - A Nao como Artefato - Os Deputados do Brasil nas Cortes Portuguesas de 1821-22. So Paulo, Hucitec, 1999, temos uma viso das Cortes Portuguesas que pode ser contraposta anlise do historiador portugus Valentim Alexandre - Os Sentidos do Imprio: Questo Nacional e Questo Colonial na Crise do Antigo Regime Portugus. Porto, Edies Afrontamento, 1993. Com outro enfoque, questes fundamentais das primeiras dcadas do sculo XIX, entre elas a emancipao poltica da Amrica Portuguesa, so abordadas no livro organizado por Carlos Guilherme Mota - 1822: Dimenses. So Paulo, Perspectiva, 1972. O mesmo autor em parceria com Fernando A. Novais faz uma releitura da independncia em A Independncia a Poltica do Brasil, 2 edio, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982. Em um trabalho de maior flego, o tema da emancipao poltica, seus autores e seus limites, so analisados na indispensvel leitura de Florestan Fernandes A Revoluo Burguesa no Brasil: Ensaios de
110

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Interpretao Sociolgica. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. A reflexo sobre a formao do Estado Brasileiro pode ainda ser enriquecida pela anlise dos textos de Jos Bonifcio, um de seus principais artfices, organizados por Mirian Dolhnikoff - Jos Bonifcio de Andrada e Silva Projetos para o Brasil. So Paulo, Cia das Letras, 1998. A figura poltica de Bonifcio, objeto de um dos captulos, assim como diversos outros aspectos da nova ordem estabelecida, tem uma refinada anlise em Emlia Viotti da Costa - Da Monarquia Repblica: Momentos Decisivos. So Paulo, Editorial Grijalbo, 1977. Os complicados mecanismos de representao e funcionamento dos organismos polticos do nascente imprio so ilustrados por Joo Camilo de Oliveira Torres - A Democracia a Coroada. 2 edio, Petrpolis, Vozes, 1964. Uma anlise do funcionamento desse novo poder encontrada em Raimundo Faoro - Os Donos do Poder: Formao do Patronato Poltico a Brasileiro. 5 edio, Porto Alegre, Globo 1979, uma referncia constante. Dentre os vrios estudos sobre a vida poltica do Imprio destacam-se as obras de Ilmar Rohloff de Mattos - Tempo Saquarema. So Paulo, Hucitec, 1985, de Jos Murilo de Carvalho - A Construo da Ordem. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 1997 e Teatro das Sombras: a Poltica Imperial. Rio de Janerio/So Paulo, IUPERJ/Vrtice, 1988, do mesmo autor. Pensando a problemtica das relaes entre o poder central do Rio de Janeiro e as velhas elites agrrias, temos de Evaldo Cabral de Melo - O Norte Agrrio e o Imprio: 1871-1889. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984 e de Ktia M. de Queirs Mattoso Bahia Sculo XIX. Uma Provncia do Imprio. Rio de Janeiro, Editora Moderna, 1992. J as fontes do poder poltico local no Brasil, ligadas a estrutura fundiria e ao patrimonialismo, so objeto de estudo de Jos de Souza Martins O Cativeiro da Terra. 6a edio, So Paulo, Hucitec, 1996, de Maria Isaura Pereira de Queiroz - Mandonismo Local na Vida Poltica Brasileira e Outros Ensaios. So Paulo, Alfa-Omega, 1976, e de Richard Graham - Clientelismo e Poltica no Brasil do Sculo XIX. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997. Dependentes da camada senhorial, o papel dos homens que no estavam enquadrados no binmio senhor-escravo analisado por Maria Sylvia de Carvalho Franco - Homens Livres na Ordem Escravocrata. So Paulo, tica, 1974. Sobre a questo fundiria no Imprio a obra de Ligia Osorio Silva Terras Devolutas e Latifndio: efeitos da Lei de 1850. Campinas, Unicamp, 1996, lana luz sobre o impacto da Lei de Terras no Brasil. Para a poltica externa brasileira, sobretudo as questes ligadas configurao das fronteiras, merece ateno o estudo de Demtrio Magnoli - O Corpo da Ptria. Imaginao Geogrfica e Poltica Externa no Brasil (1808-1912). So Paulo, Editora Unesp/Editora Moderna, 1997. As relaes com a Inglaterra, figura central na poltica externa brasileira no sculo XIX, e seus desdobramentos mereceram estudos de Richard Graham - GrBretanha e o Incio da Modernizao no Brasil (1850-1914). So Paulo, Brasiliense, 1973, de Gilberto Freyre - Ingleses no Brasil: Aspectos da Influncia Britnica Sobre a Vida, a Paisagem e a a Cultura do Brasil. 2 edio, Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1977, e de Alan Krebs Manchester Preeminncia Inglesa no Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1973. Caso o leitor se interesse por um estudo centrado nas figuras politicamente mais influentes do imprio, poder satisfazer-se com o trabalho de Otvio Tarqunio de Souza 111

Srie Iniciao Histria dos Fundadores do Imprio do Brasil. 10 volumes, Rio de Janeiro, Jos Olimpio Editora, 1960. J a trajetria do segundo imperador brasileiro tratada por Heitor Lyra - Histria de D. Pedro II. 3 volumes, Belo Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Edusp, 1977, sendo tambm objeto de estudo para a antroploga Lilia Moritz Schwarcz - As Barbas do Imperador. D. Pedro II, um Monarca nos Trpicos. So Paulo, Cia das Letras, 1999.

Sociedade
Para compreenso desta sociedade so valiosos os clssicos de Srgio Buarque de Holanda - Razes do Brasil. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1968, e de Gilberto Freyre - Casa a Grande e Senzala. 26 edio, Rio de Janeiro, Record, 1989 e Sobrados e Mocambos. Rio de Janeiro, Editora Jos Olympio, 1961, do mesmo autor. Estes textos podem ser somados a trabalhos recentes, como o volume organizado por Luis Felipe Alencastro - Imprio: A Corte e a Modernidade Nacional, segundo livro da coleo dirigida por Fernando A. Novais - Histria da Vida Privada no Brasil. So Paulo, Cia das Letras, 1997. Sobre o escravismo, caracterstica determinante desta sociedade, temos uma abordagem global do tema oferecida no magnfico livro de Florestan Fernandes - Circuito Fechado: Quatro Ensaios sobre o Poder Institucional. So Paulo, Hucitec, 1979, que pode ser adicionada leitura de Jacob Gorender - A Escravido Reabilitada. So Paulo, tica, 1990, um balano crtico da literatura dedicada ao tema. Com outro enfoque, pode ser til a leitura dos livros de Ktia M. de Queiroz Mattoso - Ser Escravo no Brasil. So Paulo Brasiliense, 1988 e de Sidney Chalhoub - Vises da Liberdade: Uma Histria das ltimas Dcadas da Escravido na Corte. So Paulo, Companhia das Letras, 1990. A gradual passagem para o trabalho livre, o assunto do clssico de Emlia Viotti da Costa - Da Senzala Colnia. So Paulo, Difel, 1966. Longe das senzalas, a sociedade das Cortes exprime-se de outra forma. Este a universo est descrito na obra de Wanderley Pinho - Sales e Damas do Segundo Reinado. 4 edio, So Paulo, Livraria Martins Editora, 1970, enquanto outro elemento fundamental para a anlise da sociedade imperial, sua demografia, merece estudo de Paul Hugon Demografia Brasileira: ensaio de demoeconomia. So Paulo, Atlas, 1973, e do volume organizado por Iraci del Nero da Costa Brasil: Histria Econmica e Demogrfica. So Paulo, IPE, 1986.

Conflitos
Todo o perodo analisado nesta cronologia marcado por conflitos, ora evidentes, ora sutis, o que demonstra em ltima anlise o embate de diversos projetos de formao do Estado Nacional. Dos movimentos de contestao da ordem j no perodo joanino, destaca-se a Revoluo em Pernambuco em 1817, descrito poca por Francisco Muniz Tavares - Histria da Revoluo de Pernambuco, 1817. Recife, Governo do Estado de Pernambuco, 1969, cuja a leitura deve ser complementada pela anlise crtica de Carlos Guilherme Mota - Nordeste 1817: Estruturas e Argumentos. So Paulo, Perspectiva/Edusp, 1972.
112

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Ao estudar a independncia, ser desejvel perceb-la no como um pacfico e consensual acordo poltico, para o que sero teis as leituras, alm dos livros indicados no item de Poltica e Administrao, da obra de Jos Honrio Rodrigues - Independncia: Revoluo e Contra-Revoluo. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alvess, 1975, 5 volumes, e o estudo de Luis Henrique Dias Tavares - Independncia do Brasil na Bahia. 2a edio, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982. Parte essencial da histria do Imprio Brasileiro, devemos atentar para o ciclo de revoltas regionais que se intensificam a partir da Regncia e perduraram pelo menos at 1848, j no Segundo Reinado, quando findou-se a Praieira, a ltima revolta regional significativa do Imprio. Para a Revolta dos Mals recomendamos o belo trabalho de Joo Jos Reis - Rebelio Escrava no Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1986, que d conta da mais peculiar de todas as revoltas do Perodo Regencial. A Cabanagem no Par objeto de estudo de Jlio J. Chiavenato - Cabanagem - O Povo no Poder. So Paulo, Brasiliense, 1984, enquanto que a Balaiada no Maranho mereceu ateno de Maria Januria V. Santos - A Balaiada e a Insurreio de Escravos no Maranho. So Paulo, tica, 1983, leitura que pode ser complementada pelo artigo de Matthias Rhrig Assuno - Quilombos Maranhenses, captulo do livro organizado por Joo Jos Reis e Flvio dos S. Gomes - Liberdade por um Fio. Histria dos Quilombos no Brasil. So Paulo, Cia das Letras, 1996. A respeito da Sabinada, na Bahia, seria til a leitura de Paulo Csar Souza - A Sabinada. Revolta Separatista na Bahia. So Paulo, Brasiliense, 1987, enquanto que o movimento liberal paulista de 1842 estudado por Jos A. Marinho - Histria do Movimento Poltico de 1842. Belo Horizonte/So Paulo, Itatiaia/Edusp, 1977. Sobre a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul, a mais longa das revoltas iniciada na Regncia, temos o trabalho de Spencer Leitman - Razes Scio-econmicas da Guerra dos Farrapos. Rio de Janeiro, Graal, 1979, e por fim sobre a Praieira indicamos o estudo de Isabel Marson - Movimento Praieiro, 1842-1848: Imprensa, Ideologia e Poder Poltico. So Paulo, Moderna, 1980. No se deve pensar, contudo, que os conflitos no Imprio se resumem a isolados episdios militares. O embate muitas vezes se d cotidianamente entre os donos dos meios de produo e os destitudos, algumas vezes no s dos meios de produo mas tambm da liberdade. Sob essa ptica o escravismo resiste no pela passividade e sim em meio ao embate, como pretende demonstrar o livro organizado por Joo Jos Reis e Eduardo Silva - Negociao e Conflito. A Resistncia Negra no Brasil Escravista. So Paulo, Cia das Letras, 1989. Da mesma forma episdios como a Abolio merecem ser revistos como prope o livro de Maria Helena Machado - O Plano e o Pnico. Movimentos Sociais na Dcada da Abolio. So Paulo, Edusp, 1994, em que a autora defende a idia da Abolio como uma conquista pela mobilizao de movimentos sociais. Quando o trabalho livre passa a substituir o trabalho cativo nascem novas questes como demonstra Emlia Viotti da Costa, cuja a leitura j sugerimos no item de Sociedade. Neste sentido, alguns autores debruam-se sobre o perodo Imperial buscando os primeiros passos de associaes de trabalhadores livres. Ser til
113

Srie Iniciao para este tema a leitura do texto Maria Alice Rosa Ribeiro - Condies de Trabalho na Indstria Txtil Paulista. So Paulo, Hucitec/Unicamp, 1988, e de Simo Aziz - Sindicato e Estado. Suas Relaes na Formao do Proletariado de So Paulo. So Paulo, Dominus, 1996. Para quem estiver interessado em pensar esta mesma problemtica para o conjunto da Amrica Latina, recomendamos o livro organizado por Pablo Gonzlez Casanova - Histria del Movimiento Obrero en Amrica Latina. Mxico, Siglo XXI, 1985. Ainda ligado ao escravismo e sua manuteno, os conflitos com a Inglaterra por causa do Trfico Negreiro so abordados por Leslie Bethell - A Abolio do Trfico de Escravos no Brasil: A Gr-Bretanha, o Brasil e a Questo do Trfico de Escravos (1807-1869). Rio de Janeiro, Expresso e Cultura, 1976. Em outra perspectiva, o mesmo tema analisado pelos trabalhos de Robert E. Conrad Tumbeiros: O Trfico Escravista para o Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1985 e Manolo Florentino - Em Costas Negras: Uma Historia do Trfico Atlntico de escravos entre a frica e o Rio de Janeiro: Sculos XVIII e XIX. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1995. Episdio relevante de contestao da ordem nas bases da sociedade, o QuebraQuilos foi objeto de estudo de Armando Souto Maior - Quebra Quilos, Lutas Sociais no Outubro do Imprio. So Paulo, Cia. Editora Nacional, 1978. A poltica do Imprio em relao aos ndios, freqentemente conflituosa, est contemplada no volume organizado por Manuela Carneiro da Cunha Histria dos ndios no Brasil. So Paulo, Cia das Letras, 1992. Outro assunto que deve ser examinado a formao e desenvolvimento do exrcito brasileiro ao longo do sculo XIX, que decorre em grande medida dos conflitos na Bacia do Prata. Analisando de forma mais complexa estes fenmenos temos de Wilma Peres Costa - A Espada de Dmocles: O Exrcito, A Guerra do Paraguai e a Crise do Imprio. So Paulo, Hucitec, 1996, e de Ricardo Salles - Guerra do Paraguai: Escravido e Cidadania na Formao do Exrcito . Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990. Para anlise mais centrada no a exrcito temos de Nelson Werneck Sodr - Histria Militar do Brasil. 3 edio, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1979. Outro captulo importante da Histria do Imprio a formao da Guarda Nacional, estudada por Jeanne Berrance de Castro - A Milcia Cidad. A Guarda Nacional de 1831 a 1850. So Paulo, Brasiliana, 1979. Por fim, para um estudo do embate dos projetos polticos que daro forma a nova ordem republicana, veja de Jos Murilo de Carvalho - Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo, Cia das Letras, 1987.

Cultura
Um painel da produo e vida cultural do perodo pode ser encontrado no estudo a de Wilson Martins - Histria da Inteligncia Brasileira. 2 edio, So Paulo, TA Queiroz Editora, 1996, especialmente o terceiro e quarto volumes. No campo das letras, a referncia continua sendo, numa abordagem geral, a obra de Antonio Candido - Formao da Literatura Brasileira. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1981, 2 volumes. Trabalhando com temas mais
114

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) especficos, recomendamos para o romantismo a obra de Dcio de Almeida Prado - O Drama Romntico Brasileiro. So Paulo, Perspectiva, 1996, e para a obra de Machado de Assis temos por fundamental a leitura de Roberto Schwarz - Ao Vencedor as Batatas. Forma a Literria e Processo Social nos Incios do Romance Brasileiro. 4 edio, Livraria Duas Cidades, 1992. Para o estudo da imprensa no perodo so relevantes os trabalhos de Nelson Werneck Sodr - Histria da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966, de Carlos Rizzini Hiplito da Costa e o Correio Brasiliense. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1957, alm do volume organizado por Barbosa Lima Sobrinho - Antologia do Correio Brasiliense. Rio de Janeiro/Braslia, Ed. Catdra/MEC, 1977, sobre o importante peridico impresso em Londres. Alm da imprensa, outros setores culturais sofreriam o impacto de uma crescente liberalizao. Algumas atividades foram diretamente incentivadas, como a vinda de artistas e cientistas europeus para o Novo Mundo, como analisa Karen Macknow Lisboa - A Nova Atlntida de Spix e Martius: Natureza e Civilizao na Viagem pelo Brasil (1817-1820). So Paulo, Hucitec, 1997. A produo musical sofrer tambm significativas mudanas pela presena das Cortes, como descrevem os estudos de Mrio de Andrade - Pequena Histria da Msica. So Paulo, Livraria Martins Fontes, e Modinhas Imperiais. So Paulo, Editora LG Miranda, 1964. Para o teatro, o leitor poder contar com obras mais genricas como o sinttico livro de Mrio Cacciaglia - Pequena Histria do Teatro no Brasil. So Paulo, TA Queiroz, 1986, ou o extenso trabalho de Jos Galante de Souza - Teatro no Brasil. Rio de Janeiro, INL, 1960, 2 volumes, que traz no seu segundo volume uma preciosa bibliografia sobre o tema. Estudos mais analticos sobre as artes cnicas podem ser encontrados em Dcio de Almeida Prado - Teatro de Anchieta a Alencar. So Paulo, Perspectiva, 1993, e de Sbato Magaldi Panorama do Teatro Brasileiro. So Paulo, Difuso Europia do Livro, 1962. Finalmente, de lembrar a criao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, entidade destinada a construir a histria oficial do Brasil. Para seu estudo recomendamos o livro de Lilia Moritz Schwarcz Guardies da Nossa Histria Oficial: Os Institutos Histricos e Geogrficos Brasileiros. So Paulo, Idesp, 1989. ***

115

ndice Remissivo: Cronologia do Brasil Monrquico

Srie Iniciao

-AAbelha do Itacolom 1824. Abelha Pernambucana 1829. Abolicionista, O 1880. Acabaia, O 1852. Alfaiate Constitucional, O 1821. Americano, O 1842. Amigo da Verdade, O 1827. Amigo das Letras, O 1829. Amigo do Escravo, O 1883. Amigo do Povo, O 1829. Anarquista Fluminense, O 1835. Ancapura 1850. Apstolo, O 1850. Arcdia 1867. Artista, O 1849. Astria 1826. Astros de Minas 1827. Atalaia 1823. Atalaia da Liberdade 1826. Atheo, O 1851. Aurora Fluminense 1827. Aurora Pernambucana 1821. Auxiliador da Indstria Nacional, O 1833. A.J.A. Souto & Cia Ltda 1864. Abolio 1850, 1851, 1865, 1873, 1886, 1887, 1888. Abranches, Antnio Joaquim 1851. Abro, Ernesto 1865. Abreu, Casimiro de 1859.
118

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Abrilada 1832. Academia de Belas Artes 1820, 1826, 1877. Academia Nacional de Medicina 1829. Academia Real Militar 1810, 1853. Acar 1854. Acar de beterraba 1811, 1880, 1882. Adem 1838. frica 1876, 1884, 1885. Agassiz, Elizabeth C. 1868. Agassiz, J.Louis 1868. Agncia Oficial de Colonizao 1863. gua 1886. Aguiar, Viva, Filhos & Cia 1838. Aguirre 1864. Alagoas 1831, 1839, 1844, 1846, 1860, 1884. Alasca 1825. Albuquerque, Visconde de 1846. Aldeamento Imperial Affonsino 1856. Alegre, Apolinrio Porto 1866. Alegre, Arajo Porto 1837, 1842, 1851. Alemanha 1810, 1867, 1871, 1873, 1884. Alencar, Jos de 1856, 1857, 1858, 1860, 1865, 1865, 1866, 1868, 1874, 1875. Alexandre I 1825, 1855. Alexandre II 1881. Alexandre III 1881. Alfredo, Joo 1888. Algarves 1818. Algodo 1860, 1870, 1874. All, Martin 1861.
119

Srie Iniciao Almeida Jnior, Jos Ferraz de 1888. Almeida, Fernando Pinto 1877. Almeida, Filinto 1887, 1889. Almeida, Francisco Manuel 1851. Almeida, Joaquim Pereira de 1861, 1864. Almeida, Manuel Antnio 1852, 1861. Almeida, Pires de 1861, 1864, 1871, 1882. Alvear 1815. Alves, Castro 1867, 1869, 1876. Amap 1835. Amaral, Francisco Pedro do 1826. Amaral, Jos Avelino 1875. Amazonas 1823, 1836, 1850, 1860, 1867, 1884. Amazonas (rio) 1866. American Federation of Labor 1886. Amrico, Pedro 1882, 1883, 1884, 1885. Amorim, Francisco Gomes 1854. Andir (misso) 1849. Andrada, Martim Francisco de 1823. Andrade, Abigail de 1887. Andrade, Souza 1857, 1866. Anglo Brazilian Mining Company Limited 1863. Apinay (ndios) 1811. Aracaju 1855. Arajo, Antonio Jos de 1835. Arax 1816. Arcos, Conde dos 1812. Arglia 1830. Argentina 1816, 1820, 1827, 1849, 1850, 1853, 1859, 1861, 1862, 1866, 1868, 1878,
120

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) 1882, 1885, 1889. Argo, Jaques 1854. Arinos (rio) 1816. Arquivo Pblico Nacional 1838. Artigas 1814, 1815, 1850. Assemblia Geral Constituinte do Imprio 1822, 1823, 1826, 1840, 1842. Assemblia Provincial de So Paulo 1837. Assemblia Provincial do Mato Grosso 1835. Assemblia Provincial do Piau 1835. Assemblia Provincial do Rio de Janeiro 1835. Assis, Machado de 1860, 1861, 1862, 1865, 1866, 1867, 1869, 1870, 1872, 1873, 1874, 1874, 1878, 1879, 1880, 1881, 1882, 1884, 1889. Associao Brasileira de Minerao 1874. Associao Catlica 1823. Associao Central de Colonizao 1858. Associao Dramtica e Beneficente dos Artistas Portugueses 1871. Associao Industrial 1880. Associao Internacional Africana 1876. Assuno 1842, 1869. Assuno, Lino d 1878. Ateneu do Rio Grande do Norte 1836, 1839. Athaide, Manoel da Costa 1810, 1820. Ato Adicional Constituio 1834. Augusto, Carlos 1849. ustria 1809, 1813, 1814, 1849, 1812, 1867. Azevedo, Alusio de 1881, 1882, 1884, 1885, 1887, 1888, 1889. Azevedo, lvares 1853. Azevedo, Antonio Xavier de 1832. Azevedo, Artur 1868, 1872, 1875, 1876, 1977, 1878, 1880, 1881, 1882, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889.
121

Srie Iniciao Azevedo, Jos Virglio de 1849. Azevedo, Jos Vitorino 1856. Ayacucho (batalha) 1824.

-BBazar Volante 1863. Beija Flor: Anais Brasileiros de Cincia, Poltica e Literatura 1829. Bentevi, O 1838. Binculo 1862. Brasil Ilustrado 1855. Brasil, O 1840, 1850. Brasileiro, O 1832. Brazil Mdico 1887. Bssola da Liberdade, A 1831. Babef 1871. Bahia 1808, 1809, 1810, 1811, 1812, 1813, 1814, 1815, 1816, 1817, 1818, 1821, 1822, 1823, 1826, 1827, 1829, 1830, 1831, 1833, 1834, 1835, 1837, 1838, 1839, 1841, 1844, 1848, 1856, 1857, 1858, 1867, 1877, 1886. Bahia, Xisto 1871. Baiardo, Luis Jos 1838. Baixo Madeira (rio) 1827. Balaiada 1838, 1839, 1840, 1841. Banco Comercial 1838, 1846, 1853. Banco Comercial e Agrcola 1857. Banco da Bahia 1858. Banco de Pernambuco 1851. Banco de Troco 1812. Banco do Brasil 1808, 1851, 1853 1855, 1862. Banco Nacional 1875. Banco Nacional do Cear 1835. Banda Oriental do Uruguai 1811, 1812, 1816, 1819, 1821, 1823, 1825, 1833, 1864.
122

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Barata, Cipriano 1822. Barbacena, Marqus de 1825. Barbosa, Janurio da Cunha 1831, 1837. Barnire, Thodore 1866. Barreto, Mena 1889. Barreto, Pereira 1874, 1876, 1880. Barreto, Rosendo Muniz 1874, 1880, 1887. Barreto, Tobias 1875, 1886, 1888. Barros, Domingos Borges de 1825. Bastos, Manuel Jos 1858. Bastos, Tavares 1861. Bates, Henry W. 1848, 1863. Baudelaire 1857. Bazeth, Farghuar, Alexander & Co. 1824. Beaumarchais 1866. Belm 1848. Blgica 1830. Bell, G. 1876. Berlim 1848, 1853, 1854, 1856, 1885. Berro 1860. Beethoven 1823. Biblioteca Fluminense 1850. Biblioteca Pblica 1810, 1811. Biblioteca Real 1814. Bilac, Olavo 1888. Bill Aberdeen (tratado) 1869. Bismark 1862. Bizet 1875. Blancos 1858.
123

Srie Iniciao Bocaiva, Quintino 1856, 1860, 1861, 1862, 1866. Bogot 1810, 1853, 1885. Bolvar 1816, 1819, 1823. Bolvia 1825, 1841, 1861, 1863, 1867, 1870, 1887. Bolsa de Valores 1850. Bonaparte, Jos 1808, 1811, 1814. Bonifcio, Jos 1822, 1823, 1825, 1831, 1833, 1849. Borracha 1844, 1860. Boston 1868, 1870. Botocudo (ndios) 1809. Braga, Bento Oliveira 1830. Braga, Francisco Gonalves 1862. Branco, Camilo Castelo 1869, 1872, 1879. Brando Jnior, Francisco 1865. Brazil Consols Gold Mining Company Limited 1873. Brazilian Company 1832. Brito, Paula 1836. Bronze 1868. Brugemann, Joseph 1867. Bruxelas 1830, 1876. Budapeste 1848. Buenaventura 1878. Buenos Aires 1810, 1812, 1813, 1815, 1827, 1829, 1835, 1837, 1839, 1845, 1850, 1853, 1859, 1861. Bulgria 1876, 1885. Burgain, Luis Antnio 1837, 1839, 1842, 1843, 1845, 1849, 1860. Burmeister, Hermann 1850, 1853, 1854, 1856. Bustamante 1856.

-CCampeo ou O amigo do Rei e do Povo 1819.


124

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Careteiro, O 1853. Caricatura, A 1851. Catarinense, O 1831. Charivari Nacional 1858. Chrysalida 1873. Clamor Pblico, O 1857. Clarim dos Bastidores, O 1861. Coaraci, O 1875. Cometa, O 1852. Companheiro do Conselho, O 1825. Compilador Constitucional... 1822. Compilador Mineiro 1823. Conciliador do Reino Unido, O 1821. Conciliador Nacional, O 1822. Conciliador Piauiense, O 1857. Conciliador, O 1821. Conscincia Livre, A 1869. Conservador Vermelho, O 1862. Constitucional, O 1822, 1853. Contemporneo, O 1886, 1889. Correio Brasiliense 1808. Correio das Modas 1839. Correio do Rio de Janeiro, O 1822. Correio Paulistano, O 1831, 1854. Corsrio Vermelho, O 1851. Corsrio, O 1851, 1880. Coruja Theatral 1840. Courrier du Brsil 1854. Crnica Maranhense 1838.
125

Srie Iniciao Cabanagem 1835, 1836, 1838, 1840. Cabildos 1810. Cachoeira 1823, 1854. Cachoeira do Campo 1819. Caetano, Batista 1876. Caetano, Joo 1833, 1862. Caf 1820, 1826, 1832, 1835, 1836, 1844, 1853, 1855, 1868, 1882, 1884. Cais da Sagrao 1841. Caixa de Amortizao 1827. Caixa de Descontos 1817. Caixa Econmica 1834. Caixas Comerciais 1856. Calazs, Pedro 1858, 1864. Calcut (quilombo) 1817. Caldas, Souza 1812, 1821. Califrnia 1848. Calixto, Benedito 1888. Cmara do Deputados 1835, 1844, 1863, 1870, 1872. Cmara Municipal do Rio de Janeiro 1824, 1830. Camara, Delfim 1875. Camboja 1863. Caminho, Joaquim Monteiro 1877. Campinas 1809, 1854, 1888. Campos 1887. Campos, Martinho 1882. Canad 1840, 1854, 1858. Canadian Pacific Railway 1885. Canal do Panam 1884. Caneca, Frei 1822, 1825.
126

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Cangaceiros 1844, 1877, 1878, 1879. Canoeiro (ndios) 1811, 1819. Canto 1857. Capuchinhos 1843, 1853, 1873. Caracas 1810. Caravela, Marqus de 1831, 1847. Cardoso, Joo 1875. Cariri 1844. Carlos X 1824, 1830. Carlos, Frei Francisco de S. 1819. Carneirada (1, 2 e 3) 1834, 1835. Carneiro Filho, Joo 1837. Carneiro, Adolfo Cirilo 1878. Carolina do Sul 1876. Caron, Hiplyto Boaventura 1887. Carrera, Rafael 1811, 1837. Carvalho, Costa 1831. Carvalho, Horcio 1888. Casa da Moeda 1815. Castro, Augusto de 1864. Caxias 1851, 1856, 1861, 1862, 1866, 1868. Caxias (cidade) 1839. Cear 1829, 1831, 1839, 1844, 1845, 1874, 1876, 1877, 1878, 1879, 1880. Centro Liberal 1868. Cepada 1859. Chamberlain, Henry 1819. Chapec (rio) 1882. Charcas 1809. Charnacillo 1843.
127

Srie Iniciao Chicago 1847. Chile 1808, 1811, 1814, 1817, 1837, 1839, 1843, 1863, 1874, 1888. China 1840, 1851, 1852, 1857, 1870. Chopim (rio) 1882. Cidade do Paraso Terrestre 1820. Cinco Pontas (fortaleza) 1831. City Improvement 1857. Clube da Engenharia 1880. Clube da Lavoura e Comrcio 1885. Clube Radical 1868. Clube Republicano 1870. Cobre 1829. Cdigo de Processo Criminal 1871. Coelho Neto 1889. Coelho, Francisco Jacinto 1846. Coelho, Furtado 1867. Coimbra 1822. Colgio Americano 1885. Colgio Anchieta 1886. Colgio D.Pedro II 1837. Colgio Graa 1820. Colmbia 1819, 1854, 1860, 1861, 1876, 1878, 1884, 1885, 1887, 1889. Colorados 1838, 1858, 1860, 1863. Comisso do Registro Geral e Estatstica das Terras Pblicas e Possudas 1870. Companhia de Minerao de Cuiab 1817. Companhia de Municipais Permanentes 1837. Companhia Industrial Mineira 1839. Companhia Melhoramentos 1882. Companhia para Introduo e Fundao de Fbricas teis 1841.
128

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Comte, August 1852. Comuna de Paris 1871. Concertos Populares 1887. Confederao Argentina 1853, 1859. Confederao do Equador 1824,1825. Confederao Peru Bolvia 1836, 1837, 1839. Conferncia de Bruxelas 1876. Conferncia Pan Americana 1889. Congo 1885. Congonhas do Campo 1812. Congresso de Tucum 1816. Congresso do Panam 1826. Congresso Pan Indiano 1885. Conselho de Estado 1823, 1834, 1841, 1947, 1852, 1853, 1856, 1857, 1861, 1862, 1864, 1865, 1866, 1868, 1870, 1871, 1875, 1878, 1880, 1882, 1883, 1884, 1885, 1888, 1889. Conselho de Procuradores Gerais das Provncias do Brasil 1822. Conselho do Vaticano 1869. Conselhos Gerais das Provncias 1828. Conservatoria 1844. Conservatrio Dramtico 1843, 1845, 1850, 1851, 1854, 1857, 1864, 1871. Constant, Benjamin 1889. Constituio de Portugal 1821. Constituio do Imprio 1824, 1834. Conveno de Pilar 1820. Coolies 1878, 1883. Cordeiro, Carlos Antnio 1854, 1859. Corracy, Jos Alves 1874. Correia, Lencio 1883. Correia, Raimundo 1883.
129

Srie Iniciao Correio 1829, 1877. Corrientes 1814, 1841, 1845, 1851, 1852, 1865. Cortes Gerais Extraordinrias de Portugal 1821, 1822. Costa, Zeferino da 1876, 1879. Cotegipe, Baro de 1885. Coudelaria de Cachoeira do Campo 1819. Coulanges, Fustel de 1864. Cousin, Victor 1836, 1838, 1843. Coutinho, D. Gasto 1813. Crimia 1854. Cromer 1883. Cuba 1865, 1868, 1875, 1878, 1886, 1887. Cuiab 1817, 1827, 1834. Cunha, Manuel Arajo 1819. Cuapuru 1884. Curitiba 1846. Curso de Agricultura 1814. Curso Jurdico 1827.

-DDefensor, O 1852. Desenganos dos Brasileiros 1824. Dezenove de Novembro, O 1853. Dirio Constitucional 1821. Dirio de Pernambuco, O 1825. Dirio de Porto Alegre, O 1827. Dirio de So Paulo 1865. Dirio do Conselho do Governo da Provncia de Minas Gerais 1825, 1826. Dirio do Governo do Cear 1824. Dirio do Rio de Janeiro 1821.

130

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Dirio Geral 1832. Dirio Novo 1842, 1844. Dantas 1884. Danbio 1853, 1854. Darwin, Charles 1859. Debret, Jean Baptiste 1817, 1818, 1822, 1834. Delalande, PierreAntoine 1816. Delavigne, Casimir 1839. Delpit 1881. Denis, Ferdinand 1826. Desembargo do Pao 1828. Desemboque 1816. Dezembrada 1868. Dias, Gonalves 1846, 1847, 1848, 1851, 1852, 1857, 1869. Dias, Tefilo 1882. Diaz, Porfrio 1875, 1876. Distrito Diamantino 1832. Doce (rio) 1839. Dria, Franklin 1859, 1874. Dostoiewski 1866, 1880. Doutrina Monroe 1821. Driendl, Thomas 1888. Duarte, Augusto Rodrigues 1878. Duarte, Urbano 1882. Dumas, Alexandre 1836, 1849, 1881, 1885. Dumas, Alexandre Filho 1865.

-EEco do Norte 1834. Eco do Seco 1828.

131

Srie Iniciao Eco na Vila Real da Praia Grande 1829. Entreacto 1860. Espectador, O 1882. Espelho Diamantino, O 1827. Espelho, O 1821, 1859. Espocha, A 1875. Estafeta, O 1840. Estrelas do Amazonas 1854. East dEl Rey Mining Company Limited 1861. Edson, Thomas 1832. Egito 1831, 1882, 1883. Eir, Paulo 1861, 1863. Empresa de Minerao do Municpio de Tiradentes 1878. Emprstimos 1824, 1829, 1839, 1843, 1852, 1855, 1858, 1860, 1863, 1865, 1888, 1889. Ender, Thomas 1817, 1818. Engels 1847. Entre Rios 1814, 1851, 1852. Equador 1826, 1830. Eschwege, Wilheilm Ludwig von 1855. Escola Agrcola 1875. Escola de Minas 1876. Escola Militar 1889. Escola Normal 1846. Escola Politcnica e Comisso Geolgica do Imprio do Brasil 1874. Escravos 1808, 1809, 1810, 1813, 1814, 1815, 1816, 1817, 1820, 1822, 1823, 1826, 1827, 1828, 1830, 1831, 1832, 1833, 1834, 1835, 1836, 1837, 1838, 1839, 1840, 1841, 1842, 1843, 1844, 1845, 1846, 1847, 1848, 1849, 1850, 1851, 1852, 1854, 1859, 1865, 1867, 1872, 1873, 1874, 1879, 1881, 1882, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888. Esgotos 1857.

132

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Espanha 1808, 1810, 1814, 1820, 1823, 1824, 1833, 1838, 1845, 1862, 1868. Esprito Santo 1821, 1824, 1826, 1839, 1840, 1847, 1849. Estados Unidos 1808, 1812, 1814, 1815, 1817, 1818, 1821, 1822, 1823, 1831, 1833, 1845, 1846, 1847, 1850, 1860, 1865, 1867, 1868, 1869, 1873, 1876, 1877, 1882, 1886. Estrada de Ferro So Paulo Rio de Janeiro 1888. Eugenia 1883. Exposio da Classe de Pintura Histrica 1829. Exposio Geral da Academia de Belas Artes 1840.

-FFarol Maranhense, O 1827, 1832. Farol Paulistano, O 1827. Federao, A 1884. Federalista, O 1832. Filho do Sganarello, O 1841. Filo Harmnico 1855. Foguete, O 1844. Fbrica Ipanema 1810. Fbrica Patritica de Congonhas do Campo 1812. Facchinetti, Nicolao Antonio 1868, 1876. Famlia Real 1808. Fazenda Ibicaba 1847. Feij, Diogo 1835, 1837. Fernando III 1814, 1833. Ferraz, ngelo Muniz da Silva 1859. Ferreira, Antonio 1820. Ferreira, Domingos Jos 1862. Ferro 1812, 1814. Ferrovias 1864, 1869, 1874, 1884, 1885, 1889. Feuillet, O 1864. Figueiredo, Antonio Pedro de 1843.
133

Srie Iniciao Flaubert 1856. Florena 1885. Flores, Venncio 1854, 1863, 1864, 1866. Fogliani, Jos 1881. Fonseca, Deodoro da 1835, 1838, 1850, 1851, 1852, 1854, 1858, 1859, 1860. Forest 1888. Fortaleza 1824, 1881. Francis, M. 1885. Frana 1812, 1814, 1815, 1826, 1830, 1833, 1835, 1837, 1838, 1839, 1845, 1848, 1849, 1851, 1852, 1855, 1857, 1858, 1859, 1860, 1861, 1863, 1864, 1865, 1869, 1870, 1871, 1873, 1874, 1876, 1888. Frana Junior 1860, 1861, 1870, 1871, 1881, 1882, 1884, 1885, 1889. Frana, Eduardo Ferreira 1854. Francia 1840. Francia, Rodriguez de 1812. Fraternidade Republicana Irlandesa 1858. Freire, Aristides 1878, 1882, 1883, 1884. Freire, Junqueira 1855. Freyreiss, George W. 1813. Frondoni, Angelo 1857. Fumine, Il 1889. Furtado, Francisco Jos 1864, 1865.

-GGaleada, A 1883. Gazeta de Notcias, A 1874. Gazeta do Brasil 1827. Gazeta do Governo da Parayba, A 1825. Gazeta do Rio de Janeiro 1808. Gazeta dos Operrios 1875. Gazeta dos Oprimidos, A 1833.
134

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Gazeta Musical 1861. Gazeta Paraibana, A 1828. Gazeta Pernambucana 1822. Gosto, O 1843. Grito Anarquial, O 1849. Grito da Ptria Contra os Anarquistas, O 1831. Grito do Povo, O 1879, 1888. Grito dos Oprimidos, O 1833. Grito dos Pobres, O 1889. Guanabara 1851. Guarda Avanada, A 1863. Guarda Nacional, O 1842. Gutemberg, O 1881. Gabinete da Conciliao 1858. Gabinete Palaciano 1841. Galvo, Joaquim 1809. Garibaldi 1860. Garrett, Almeida 1843, 1844, 1859. Gs 1882. Gavet, Daniel e Philipe Boucher 1830. Genebra 1869. Genrali 1826. Ginsio Bonfim 1867. Ginsio Campestre 1868. Gir 1852, 1853. Gobineau, Conde de 1853. Goethe 1809. Gois 1811, 1813, 1819, 1822, 1823, 1824, 1830, 1845, 1851, 1857. Gis, Zacarias de 1864, 1866, 1868.
135

Srie Iniciao Golpe dos Trs Padres 1832. Gomensoro, Ataliba Gomes de 1864. Gomes Junior, Joo Batista 1839. Gomes, Carlos 1861, 1863, 1880, 1889. Gonalves, Bento 1832, 1836. Goodyear 1844. Goya 1814. Graciosa (aldeia) 1824. Gran Colombia 1819, 1821, 1830. Grande Fome 1845. Grandjean, Jean Leon 1850. Grcia 1822. Gregg, William 1876. Greves 1824, 1858, 1863, 1865, 1866, 1872, 1874, 1877, 1878, 1880, 1881, 1884, 1885, 1887, 1889. Grimm, Johann Georg 1879, 1884. Guadalupe 1810. Guano 1869. Guarda Nacional 1831, 1834, 1835, 1850, 1865. Guarda Real 1809. Guatemala 1837. Guaykuru (ndios) 1827. Guedes, Camilo Jos do Rosrio 1831. Guerra Cisplatina 1825, 1827, 1828. Guerra de Independncia 1822, 1823. Guerra de Secesso 1860, 1865. Guerra do pio 1840, 1842. Guerra do Pacfico 1879. Guerra do Paraguai 1864, 1865, 1866, 1867, 1868, 1869, 1970.

136

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Guerra dos Cabanos 1832, 1835, 1836, 1838, 1840. Guerra dos Farrapos 1835, 1836, 1839, 1845. Guerra Justa 1809. Guglielmi, Alessandro 1828. Guiana Francesa 1808, 1809, 1814. Guimares Junior, Lus 1865. Guimares, Bernardo 1852, 1858, 1860, 1865, 1872, 1873, 1875, 1876, 1877, 1879, 1882, 1883. Guimares, Francisco Jos 1843, 1844. Gusman, Muoz de 1808.

-HHomem, O 1831. Honra do Brasil Desafrontada de Insultos da Astria Espadachina 1828. Honra, A 1853. Haiti 1811, 1816, 1844. Hamburgo 1856. Hartt, W. 1870. Hauss (escravos) 1808, 1809. Henri I 1811. Henri-Christopher 1811. Herman, Melville 1851. Hertz 1886. Herzegovina 1875. Hesse 1850. Hidroeltrica 1883. Homem, Francisco de Sales 1848. Hospedaria do Imigrante 1876. Hugo, Vitor 1836, 1847, 1863. Hulha Branca 1878. Humait (fortaleza) 1867.
137

Srie Iniciao Hungria 1848, 1867.

-IIdade de Ouro do Brasil 1811. Idia, A 1889. Ilustrao Brasileira 1854. Ilustrao do Brasil 1876. Independente Constitucional, O 1823. Independente, O 1823, 1832. Investigador Portugus, O 1811. Iris 1848, 1849. Iris Alagoense 1831. Ibicaba (fazenda) 1857. Imigrantes 1850, 1868, 1870, 1872, 1874, 1876, 1878, 1880, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889. Imperial Academia de Msica e pera Nacional 1857, 1860. Imperial Brazilian Mining Association 1824. Imperial Instituto Agrcola 1887. Imprio Alemo 1871. Impresso Rgia 1821. Independncia 1811, 1816, 1817, 1821, 1822, 1823, 1824, 1825, 1826, 1836, 1842, 1843, 1848, 1852, 1867, 1878. ndia 1885. ndios 1808, 1809, 1810, 1811, 1813, 1819, 1823, 1824, 1825, 1826, 1827, 1834, 1835, 1837, 1839, 1845, 1849, 1851, 1854, 1855, 1856, 1857, 1873, 1875, 1887. Indochina 1858. Inglaterra 1809, 1810, 1813, 1812, 1814, 1815, 1817, 1818, 1824, 1827, 1829, 1834, 1838, 1840, 1842, 1843, 1844, 1845, 1849, 1852, 1857, 1862, 1865, 1869, 1872, 1882. Inspetor de Teatros Subvencionados 1849. Instituto Arqueolgico e Geogrfico Pernambucano 1862. Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro 1838.

138

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Iquitos 1864. Irlanda 1823, 1845, 1858, 1878. Isabel II 1833, 1867. Itabira 1875. Itabira do Campo 1888. Itabora, Visconde de 1868. Itlia 1864, 1866, 1888, 1889. Itanham, Marqus de 1833. Itapetininga 1874. Itapu 1814. Itu 1809, 1821.

-JJasmim, O 1888. Jornal Cientfico Econmico e Literrio 1826. Jornal da Sociedade de Agricultura, Comrcio e Indstria da Provncia da Bahia 1832. Jornal de Senhoras 1852. Jornal do Comrcio 1827. Jornal do Theatro Lucinda 1881. Jornal dos Tipgrafos 1858. Jabaquara (quilombo) 1882. James, Gustave 1875. Japo 1854, 1867. Jardim Botnico 1811. Jesutas 1844, 1850. Jesus, Jos Tefilo 1819, 1823, 1824, 1835. Joo VI, D. 1818, 1821, 1825. Joo, D. 1808, 1815, 1816. Joinville 1851. Juiz de Fora 1856.

139

Srie Iniciao Juiz de Paz 1828. Juiz de Paz Eletivo 1827. Jundia 1860. Junta Central de Higiene 1854. Junta Geral do Comrcio 1809. Jurema (rio) 1816.

-KKaingang (ndios) 1809. Karaj (ndios) 1811, 1813. Karri-Sapuy (ndios) 1834. Kotzbue, F. 1834.

-LLanterna, A 1873, 1878, 1883. Lanterna Mgica: Peridico Plstico-Filosfico 1844. Lazarista 1875. Literatu Intelligencer 1829. Luso-Paraense, O 1823. La Paz 1809. Laboratrio de Qumica 1818. Laguna, Baro de 1824. Landsdorff, Baro Heinrich von 1813. Lavalleja 1834, 1839. Leal, Jlio Csar 1860, 1861. Leal, Mendes 1841, 1848, 1850, 1851, 1860. Leo, Honrio Hermeto Carneiro 1853. Lei urea 1888. Lei de Terras 1843, 1850, 1854. Lei do Ventre Livre 1871. Lei dos Sexagenrios 1884. Lei Eleitoral 1855.
140

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Lei Eusbio de Queiroz 1850. Leiden 1837. Leipzig 1835. Levantes militares 1812, 1821, 1822, 1823, 1828, 1831, 1832. Liceu de Artes e Ofcios 1856. Liceu de Curitiba 1846. Liceu de Sergipe 1847. Liceu de Taubat 1846. Liceu de Vitria 1854. Liceu do Cear 1845. Liceu Provincial 1825. Liceu Provincial da Bahia 1836. Liga Progressista 1864. Lima, Arajo 1837, 1838, 1848, 1857. Lima, General Jos Abreu e 1855. Lima, Jos Incio de Abreu e 1836, 1843, 1845, 1849. Limeira 1879. Lamark 1809. Linares 1861. Lincoln, Abraham 1860, 1865. Lisboa 1809, 1821, 1822, 1823. Lisboa, Jos da Silva 1822. Londres 1808, 1811, 1814, 1830, 1953, 1863. Longfellow 1874. Lopes, Bernardino 1881, 1886. Lopes, Carlos 1840, 1844, 1845. Lopes, Jos Hilrio 1849. Lpes, Solano 1862, 1864, 1865, 1870. Lopes, Valentim 1861.
141

Srie Iniciao Luis Felipe 1830, 1848. Lus XVIII 1814, 1824. Lund, Peter Wilhem 1825.

-MMalagueta Maranhense, A 1844. Malagueta, A 1812. Marimbondo, O 1822. Marselhesa, A 1881. Matutino Meiapontense 1830. Mensageiro Niteroiense, O 1835. Mensageiro, O 1835. Mequetrefe, O 1875. Mercantil, O 1850. Merrimac 1863. Minerva 1827. Minerva Brasiliense 1843. Mosaico, O 1844. Mosquito, O 1869. Movimento, O 1889. Mac Gregor & Company 1854. Maca, Visconde de 1848. Macedo, Joaquim Manuel de 1844, 1845, 1846, 1848, 1849, 1851, 1852, 1853, 1855, 1856, 1857, 1858, 1859, 1860, 1861, 1862, 1863, 1865, 1867, 1868, 1869, 1870, 1871, 1873, 1876, 1877, 1878, 1880. Macei 1839. Machado, Francisco Lus 1871. Machado, Joo Carlos 1843. Machado, Nunes 1860. Macuri (rio) 1853. Madeira (rio) 1849, 1852, 1854, 1866.
142

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Madeira-Tapajs (rios) 1849, 1866. Magalhes, Gonalves de 1831, 1836, 1839, 1841, 1844, 1848, 1856, 1858, 1864, 1876, 1880. Magalhes, Valentim 1889. Manaus 1836, 1884. Mandacaru, Antonio Duarte 1872. Manifesto do Prncipe Regente 1822. Manoel, Francisco 1838. Manuel, Bento 1839, 1889. Maranho 1812, 1816, 1823, 1827, 1831, 1832, 1838, 1839, 1840, 1841, 1844, 1846, 1849, 1854, 1867, 1868. Maria I, D. 1816. Mariana 1819. Martn, San 1812, 1817, 1820. Martino, Eduardo de 1865, 1870. Marx, Karl 1846, 1867. Mato Grosso 1821, 1833, 1834, 1835, 1867. Mau 1850. Mau, Baro de 1850, 1851, 1854. Maurcio, Padre Jos 1809. Mawu 1838. Maximiliano 1867. Medeiros, Jos Maria de 1884. Meireles, Vitor 1860, 1879, 1885. Melgarejo 1870. Melo, Francisco de Figueiredo e 1885, 1889. Melo, Francisco de Paula Souza e 1848. Melo, Jos Alexandre de 1883. Mendona, Lcio 1875, 1889. Mendona, Salvador de 1859.
143

Srie Iniciao Meneses, Agrrio de 1858, 1863. Mercadante, Saverio 1829. Mesa da Conscincia e Ordens 1828. Metalrgicas 1885, 1888. Mxico 1810, 1815, 1821, 1838, 1846, 1855, 1857, 1859, 1861, 1862, 1863, 1865, 1867, 1872, 1874, 1875, 1876. Meyerbeer, Giacomo 1829. Miguel, D. 1828, 1829, 1834. Milo 1848. Minas Gerais 1812, 1814, 1819, 1820, 1821, 1822, 1823, 1824, 1825, 1827, 1828, 1829, 1830, 1832, 1833, 1835, 1839, 1842, 1848, 1850, 1852, 1856, 1863, 1870, 1872, 1873, 1874, 1876, 1878, 1883, 1884, 1886, 1887, 1888, 1889. Ministrio da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas 1860, 1881. Ministrio da Conciliao 1853. Ministrio do Reino e Estrangeiros 1822. Misso Artstica Francesa 1816. Misso Gelly 1847. Misses 1845, 1849, 1851, 1854, 1873. Missouri (rio) 1823. Mitre 1859, 1860, 1862, 1868. Molire 1819. Monroe, James 1817, 1821, 1822. MontAlegre, Frei Francisco de 1860. Montenegro 1876. Montevidu 1817, 1824, 1838, 1843, 1851. Morais Filho, Melo 1881. Morais, Alexandre de Melo 1886. Morelos 1815. Moreno, Garcia 1874. Moscou 1812.
144

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Motim do Vintm 1880. Motor gasolina 1888. Motta, Agostinho Jos 1858. Moura, Caetano Lopes de 1834. Movimento messinico 1820. Mozart 1821. Mucker 1872, 1874, 1887. Muller, August 1840. Muller, Daniel Pedro 1838. Munduruku 1838. Muniz, Joo Brulio 1831. Mura 1838. Murat 1808. Museu Etnogrfuco de Cincias 1836. Museu Nacional 1808. Museu Paraense 1855. Museu Paulista 1885. Musset, A. 1873.

-NNacional, O 1850. Natalense, O 1832. Niilista, O 1882. Niteri, Revista Brasileira de Cincias, Letras e Artes 1836. Noticiador Sergipense, O 1835. Noturnas 1861. Nova Luz Brasileira 1828. Nabuco, Joaquim 1868, 1883. Nabuco, Sizenando 1860, 1865. Nag (escravos) 1808, 1809.

145

Srie Iniciao Nankin 1853. Napoleo 1809, 1810, 1812, 1813, 1814, 1815, 1821. Napoleo, Luis 1851. Npoles 1860. National Museum of Ethnology 1837. Negro, Jos Joaquim de Souza 1818. Negro (rio) 1866. Negros de ganho 1857. Nery, Francisco Antonio 1850. Neuckomm, Sigismund 1816. Neuwied, Prncipe Maximiliano von Wied 1815. Nicargua 1855. Nice 1860. Nicolau I 1825, 1855. Nietzsche 1883. Noberto, Joaquim 1841, 1846, 1855, 1856, 1861, 1862, 1864, 1873, 1882. Noite das Garrafadas 1831. Nova Friburgo 1886. Nova Granada 1830, 1844, 1846, 1850, 1851, 1853, 1855, 1860. Nova Orleans 1815. Nova Petrpolis 1887. Nova Zelandia 1840. Novembrada 1831. Novo Mxico 1848. Nuez, Rafael 1870, 1880.

-OObservador Paulistano, O 1838. Olindense, O 1831. Onda, A 1881.

146

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Operrio, O 1869, 1879. Ordem e Progresso 1884. Oficina de Imprensa Rgia 1808. Oficina Litogrfica 1829. Olinda 1823, 1827, 1875. Olinda, Marqus de 1848, 1862, 1865. Oliveira, Alberto de 1885. Oliveira, Manoel Dias de 1815, 1818, 1819. Ondas eletromagnticas 1886. Opereta Le Canard Trois Bec 1877. Oregon 1818, 1843. Oribe, Manuel 1835, 1835, 1836, 1838, 1857. Ottoni, Jos Eli 1815, 1852. Ourid, Cristobal 1857. Ouro 1808, 1813, 1820, 1830, 1833, 1848, 1861, 1863, 1873, 1874, 1876, 1878, 1884, 1887. Ouro Preto 1819, 1876. Ouro Preto Gold Mines of Brazil Limited 1884. Ouro Preto, Visconde de 1889. Ouseley, Willian Gore 1835.

-PPalco Scenico 1868. Paraense, O 1822. Patriota Mineiro, O 1825. Patriota, O 1813. Pedreiro Livre, O 1877. Pendo Auriverde, O 1863. Percurso das Eleies 1828. Piauiense, O 1834. Platia, A 1888.
147

Srie Iniciao Polichinello 1872. Popular, O 1858. Portugus ou Mercrio Poltico Comercial e Literrio, O 1814, 1818. Povo, O 1838, 1849, 1855. Proletrio, O 1877. Propagador das Cincias Mdicas ou Anais de Medicina..., O 1827. Provncia de So Paulo 1875. Publicador Maranhense, O 1841. Pacatuba 1826. Pacca, Augusto Pinto 1871. Paer, Ferdinando 1821. Pases Baixos 1810. Palhares, Vitoriano 1866. Pallire, Armand Julien 1830. Palmas 1889. Panam 1821, 1826, 1884. Par 1809, 1823, 1829, 1835, 1838, 1844, 1873, 1875, 1878. Paracatu (comarca) 1816. Paraguai (rio) 1858. Paraguai 1821, 1840, 1842, 1843, 1844, 1845, 1847, 1850, 1864, 1865, 1866, 1867, 1869, 1870, 1872, 1878, 1889. Paraba 1873, 1878, 1879, 1889. Paran 1853, 1859, 1867, 1874. Paranagu, Marqus de 1841, 1843, 1883. Paranhos 1862, 1865. Paranhos, Jos Maria 1884. Paris 1821, 1830, 1836, 1848. Parma 1859. Partido Liberal 1869.

148

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Partido Progressista 1864, 1868. Partido Republicano 1870. Partido Republicano Paulista 1872, 1873. Pasteur 1885. Pavesi, Stefano 1828, 1829. Pearl Harbor 1877. Pedra Branca (aldeamento) 1834. Pedro Afonso (misso) 1849. Pedro I, D. 1822, 1823, 1824, 1826, 1829, 1830, 1831, 1834. Pedro II, D. 1835, 1843, 1863, 1888. Peixoto, Floriano 1889. Peixoto, Henrique 1889. Pell, Robert 1842. Pellico, Silvio 1847. Pena, Martins 1838, 1840, 1841, 1842, 1844, 1845, 1846, 1847, 1853. Pequim 1860. Pereira, Constantino da Costa 1881. Pereira, Lafayete 1883. Pereira, Teodomiro Alves 1864, 1875. Pernambuco 1821, 1823, 1824, 1825, 1829, 1831, 1841, 1842, 1849, 1850, 1853, 1854, 1855, 1862, 1853, 1868, 1878, 1879, 1883. Peru 1809, 1811, 1820, 1821, 1823, 1826, 1841, 1864, 1869. Pessoa, Pedro Salazar 1888. Petrpolis 1856. Piau 1811, 1821, 1822, 1824, 1832, 1835, 1839. Piemonte 1848, 1855, 1860. Pilar 1814. Pilhagens 1836. Pimenta, Olavo Jos 1846.

149

Srie Iniciao Pinheiro, Joaquim Caetano 1862. Pio IX, Papa 1846. Piracicaba 1826. Pitangui Gold Mining Company Limited 1876. Platt & Reid 1838. Plouvier, Edouard 1866. Poeppig, Eduard F. 1835. Polnia 1960. Pompia, Raul 1888. Portales, Diogo 1837. Porto Alegre 1836. Porto Rico 1873. Portugal 1808, 1809, 1814, 1817, 1818, 1821, 1822, 1823, 1824, 1828, 1834. Portugal, Marcos 1811, 1812, 1814, 1817, 1820. Praa do Comrcio 1816. Praga 1848. Prata (rio) 1810, 1816, 1840. Prata 1834, 1873. Primeira Internacional 1864. Provncia Cisplatina 1821, 1827. Provncia Oriental 1825. Provncias do Vice-Reinado do Prata 1810, 1825, 1830. Provncias Unidas da Amrica Central 1841. Prssia 1812, 1850, 1859, 1860, 1866, 1870, 1871.

-QQuerubim 1885. Quebra-Quilo 1874. Queiroz, Ea de 1878. Queiroz, Fernando Jos de 1821, 1822.

150

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Questo Christie 1863. Quilombos quilombolas 1814, 1817, 1823, 1826, 1828, 1867, 1872, 1874, 1882. Quito 1809.

-RRaio de Jpiter 1836. Ramalhete, O 1843. Reclamao do Brasil 1822. Recopilador Sergipano 1832. Recreativo, O 1850. Recreio do Bello-Sexo 1856. Regulador Braslico-Luso 1822. Relator Verdadeiro, O 1821. Repblica, A 1870, 1873. Repblico, O 1830, 1834, 1853. Revrbero Constitucional Fluminense 1821. Revista Brasileira 1856. Revista Brasileira de Cincias, Artes e Indstria 1829. Revista da Sociedade Filomtica 1833. Revista do Instituto Histrico Brasileiro 1839. Revista dos Theatros 1873. Revista Dramtica 1860. Revista Ilustrada 1876. Revista Lyrica 1883. Revista Mensal do Ensaio Filosfico Paulistano 1850. Revista Musical e de Belas Artes 1879. Revista Teatral 1850, 1860, 1885. Revoluo de Novembro em Pernambuco 1850. Revoluo Pacfica, A 1862. Revoluo Social, A 1876.

151

Srie Iniciao Revoluo, A 1889. Revue Brsilienne 1829. Rio Packet, The 1834. Raddi, Giuseppe 1819. Railway Company Limited 1860. Rangoon 1852. Real del Monte 1872. Real Fbrica de Seda 1817. Real Junta do Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao 1808. Real Teatro de So Joo 1810, 1813, 1824, 1826. Recife 1816, 1817, 1822, 1824, 1825, 1834, 1835, 1847. Regncia una 1834. Regulamento Crispi 1889. Reino Unido de Portugal e Algarves 1815, 1821. Reis, Francisco Sotero dos 1873. Repartio Geral das Terras Pblicas 1854. Repblica 1816, 1819, 1821, 1825, 1828, 1829, 1830, 1839, 1842, 1844, 1848, 1849, 1872, 1889. Repblica Catarinense 1839. Repblica da Bolvia 1825. Repblica da Gran-Colmbia 1819, 1830. Repblica das Provncias Unidas do Prata 1816, 1821, 1825. Repblica do Paraguai 1844. Repblica dos Afogados 1829. Repblica Oriental do Uruguai 1828, 1830. Repblica Riograndense 1842. Resende 1829, 1881. Restaurao Absolutista 1823. Revolta Carlista 1833, 1838, 1872.

152

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Revolta da Carne sem Osso 1858. Revolta de Tai-Ping 1851, 1853. Revolta do Forte do Mar 1833. Revolta dos Lisos 1844. Revolta dos Mals 1835. Revolta Liberal 1842. Revoluo Constitucionalista 1821. Revoluo da Sexta-Feira Santa 1810. Revoluo Farroupilha 1835, 1836, 1839, 1845. Revoluo Liberal 1854. Revoluo Pernambucana 1817, 1818. Revoluo Praieira 1848, 1849. Ribeiro Preto 1884. Ribeiro, Jlio 1888. Ribeiro, Maria Anglica 1866. Rio Bonito 1846. Rio Branco, Baro de 1871, 1872. Rio Claro 1849. Rio de Janeiro 1808, 1810, 1811, 1813, 1814, 1815, 1818, 1819, 1824, 1825, 1826, 1827, 1828, 1829, 1830, 1831, 1832, 1833, 1834, 1840, 1841, 1842, 1843, 1844, 1845, 1846, 1847, 1848, 1849, 1850, 1854, 1855, 1856, 1857, 1858, 1859, 1860, 1861, 1862, 1863, 1864, 1869, 1870, 1871, 1872, 1873, 1874, 1875, 1876, 1877, 1878, 1879, 1883, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889. Rio Grande do Norte 1832, 1878, 1880. Rio Grande do Sul 1827, 1831, 1832, 1835, 1836, 1838, 1842, 1835, 1851, 1857, 1858, 1872, 1874, 1883, 1884, 1887, 1889. Rivarola 1870, 1871. Rivera 1830, 1836, 1838, 1839. Rocha, Hermnio Olmpio de 1866. Rockefeller 1870.
153

1821, 1835, 1851, 1865, 1880,

1822, 1837, 1852, 1867, 1881,

1823, 1838, 1853, 1868, 1882,

Srie Iniciao Rodin, August 1880. Rodovia 1856. Roma 1849, 1864, 1870. Romnia 1885. Romero, Slvio 1878, 1879, 1880, 1882, 1883, 1884, 1888. Rosa, Martinez de La 1838. Rosrio 1872. Rosas, Juan Manuel 1829, 1832, 1835, 1839, 1840, 1841, 1845, 1852. Rossini 1823. Rothschild 1824, 1829, 1852, 1858, 1860, 1863, 1865, 1883, 1888, 1889. Rugendas 1835. Rugendas, Joham Monitz 1821. Rssia 1812, 1825, 1828, 1831, 1849, 1853, 1855, 1858, 1877, 1878, 1881.

-S7 de Abril 1833. Sagitrio, O 1829. Segarrega 1921. Semana Ilustrada, A 1860. Semanrio Cvico 1821. Sentinela Constitucional 1829. Sentinela da Liberdade 1823, 1869. Sentinela da Liberdade na Guarita ao Norte de So Pedro do Sul 1829. Sentinela da Monarquia 1842. Sentinela do Povo, A 1855. Sentinela do Serro 1829. Sentinela do Teatro 1844, 1851. Sentinela Maranhense na Guarita do Par 1831. Sentinela, A 1823. Sentinelas da Liberdade 1822.

154

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Sganarello, O 1840. Socialista, O 1875. Solitrio, O 1840. Spectador Brasileiro 1824. S, Simplcio de 1825, 1826. Sabinada 1837, 1838. Saigon 1859. Saint-Hilaire, Auguste Prouvenal de 1816, 1830. Saldanha, Natividade 1822, 1826, 1875. Salvador 1808, 1813, 1835, 1857, 1877. Sampaio, Bittencourt 1859, 1884. Sampaio, Moreira 1876, 1878, 1879, 1882, 1883, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889. Samuel & Philip 1839. Sant John dEl Rey Mining Company Limited 1830. Santa Aliana 1815, 1822. Santa Catarina 1830, 1831, 1838, 1851, 1855, 1858, 1875. Santa F 1814, 1841. Santa Maria de Araguaia (misso) 1845. Santa Maria do Araguaia (presdio) 1813. Santana de Ilhus 1828. Santiago 1810. Santo Amaro 1816, 1856. Santo, Qorpo 1866, 1877. Santos 1821, 1838, 1860, 1877, 1882, 1884, 1886, 1887, 1888. Santos, Joaquim Felcio dos 1863, 1868. Santos, Jos Bernardino dos 1869. So Benedito do Cu (quilombo) 1867. So Cristiano 1855. So Domingos 1844.
155

Srie Iniciao So Francisco (comarca) 1824, 1827. So Francisco (rio) 1866. So Francisco do Conde 1816. So Joo Del Rey 1827. So Jos do Jaminbu (misso) 1845. So Leopoldo 1872, 1874. So Luiz do Maranho 1841. So Mateus (vila) 1822. So Paulo 1809, 1821, 1822, 1827, 1829, 1831, 1833, 1836, 1838, 1840, 1842, 1847, 1848, 1849, 1850, 1851, 1852, 1853, 1854, 1857, 1865, 1867, 1869, 1872, 1873, 1874, 1876, 1877, 1879, 1880, 1881, 1882, 1884, 1885, 1886, 1887, 1888, 1889. So Pedro (forte) 1837, 1838. So Pedro de Alcntara (misso) 1854. So Petesburgo 1836. So Vicente, Marqus de 1870. Saraiva 1878, 1885. Savia 1860. Schiller 1843. Schopenhauer 1819. Scribe 1836. Sellow, Frierich 1814. Sereno (cangaceiros) 1844. Sergipe 1820, 1825, 1826, 1847, 1855, 1872. Serpa-Pimentel, Jos Freire 1851. Serra, Joaquim 1867. Srvia 1812, 1876. Setembrada 1831. Shakespeare 1838, 1843, 1847, 1848. Siclia 1848. Silva, Aparcio Marious e 1882.
156

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Silva, Estevo 1889. Silva, Firmino Rodrigues 1837. Silva, Francisco de Lima e 1831. Silva, Joaquim Caetano da 1861. Silva, Jos Carvalho da 1882. Silva, Lus Jos 1874. Silva, Manuel Jos da 1857, 1887. Silva, Pereira da 1847, 1864, 1866, 1871, 1876, 1879. Silva, Sousa e 1851, 1860, 1861. Simoni, Luigi de 1819, 1830. Sinimbu 1878. Sria 1831. Sistema Biconsular 1844. Sistema Mtrico Decimal 1874. Smith, H. 1886. Soares, Macedo 1859. Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional 1827, 1880. Sociedade de Belas Artes 1856. Sociedade de Comrcio e do Banco da Lavoura 1848. Sociedade de Medicina de Pernanbuco 1841. Sociedade do Teatrinho 1831. Sociedade dos Zelosos da Independncia 1833. Sociedade Instrumental Clube Beethoven 1882. Sociedade Mineralgica 1819. Sociedade para o Culto e a Propagao Positivista 1875. Sociedades secretas 1818, 1823. Societ des Mines dOr de Francia 1887. Sorocaba 1809, 1810. Sousa, Jos Soriano 1871.
157

Srie Iniciao Sousa, Paulino Jos 1862, 1865. Sousa, Teixeira e 1841, 1842, 1847, 1848, 1851, 1854, 1855, 1856, 1859. Souza, Cnego Lus Antnio da Silva e 1832. Souza, Jos Vitorino dos Santos de 1822. Spix 1824. Sportini, Gasparo 1821. Standard Oil 1870, 1879, 1882. Stanford, Lord 1815. Suez (Canal) 1869. Supremo Tribunal de Justia 1829. Swainson, William 1816.

-TTalma, O 1882. Tambor, O 1889. Tamoio, O 1823. Telgrafo, O 1839. Terra de Redeno 1883. Theiopolita 1839. Themis Matogrossense 1839. Tfis Pernambucano 1823. Tribuna Liberal 1867. Tribuna Livre, A 1884. Tribuno do Povo, O 1830, 1844. Triunfo da Legalidade, O 1825. Triunfo da Legitimidade Contra a Faco Anarquista 1825. Tanger 1844. Tapajs (rio) 1816, 1866. Tarifa Alves Branco 1843, 1844, 1857. Taubat 1846, 1888.

158

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Taunay, Adrien Aime 1818. Taunay, Alfredo dEscragnolle 1867, 1868, 1869, 1871, 1872, 1873, 1874, 1878, 1879, 1882, 1886, 1887. Taunay, Fliz mile 1830, 1835, 1850. Tavares, Constantino do Amaral 1861. Tvora, Franklin 1872, 1876, 1879, 1881. Teatrinho da Rua dos Arcos 1826. Teatro 28 de setembro 1883. Teatro 7 de abril 1833. Teatro 7 de setembro 1832, 1858, 1885. Teatro Alcazar 1959. Teatro Apolo 1846, 1886. Teatro Apolo Sobralense 1876. Teatro Bernardo Guimares 1886. Teatro Carlos Gomes 1860. Teatro Chalet 1873. Teatro Constitucional Fluminense 1831. Teatro D. Pedro II 1838. Teatro da Misericrdia 1863. Teatro da Praia de D. Manuel 1834. Teatro de Curitiba 1867. Teatro de Variedades 1860, 1877. Teatro do Plcido 1823. Teatro Eldorado 1863. Teatro Emprio 1874. Teatro Filodramtico 1888. Teatro Ginsio 1865. Teatro Juiz de Fora 1889. Teatro Lucinda 1870, 1880.

159

Srie Iniciao Teatro Mecnico 1877. Teatro Melpmene 1846. Teatro Nacional 1848. Teatro Novo 1830. Teatro Perseverana 1870, 1889. Teatro Petropolitano 1874. Teatro Politeama 1886. Teatro Politeama Fluminense 1876. Teatro Prncipe Imperial 1881. Teatro Provisrio 1888. Teatro Provisrio Paulistano 1873. Teatro Recreio Dramtico 1859, 1880. Teatro Rgio 1819. Teatro Santa Cruz 1873. Teatro Santa Isabel 1850, 1875. Teatro Santa Leopoldina 1860. Teatro So Carlos 1850. Teatro So Francisco de Paula 1833. Teatro So Joo 1812, 1823, 1872, 1880. Teatro So Joaquim 1857. Teatro So Jos 1876. Teatro So Lus 1870, 1880. Teatro So Pedro 1858. Teatro So Pedro de Alcntara 1826, 1829, 1831, 1851, 1852, 1856, 1867. Teatro So Salvador 1845. Teatro So Sebastio 1874. Teatro So Teodoro 1874. Teatro Tivoly 1847. Teatro Variedades 1855.
160

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Teatro Varits 1877. Teatro Vaudeville 1874. Telefone 1876. Telgrafo 1852, 1866, 1874. Teresa Cristina (misso) 1851. Texas 1836, 1845, 1848. Tipografia 1811. Tipografia Imperial e Nacional 1823. Tipografia Nacional 1832. Tiradentes (municpio) 1878. Ttulo Eleitoral 1875. Tocantins (rio) 1866. Tocantins 1824. Tolsti 1873. Torres, D. Jos Afonso 1852. Torres, Jos Carlos de Almeida 1844, 1852. Trade Unions 1868. Tratado de Amizade, Comrcio de Navegao 1810, 1827, 1856, 1867. Tratado de Berlim 1885. Tratado de Comrcio e Amizade 1867. Tratado de Ghent 1814. Tribunal Internacional de Genebra 1869. Trplice Aliana (Brasil, Uruguai e Confederao Argentina) 1865, 1866, 1868, 1869, 1879. Trplice Aliana 1867. Trombetas 1823. Turquia 1812, 1826, 1876, 1877, 1878, 1853.

-UUnio, A 1888. Universal, O 1825.


161

Srie Iniciao Unio Industrial 1856. Union and Central Pacific 1869. Urquiza 1860. Urubu (quilombo) 1826. Uruguai 1811, 1812, 1816, 1817, 1819, 1821, 1823, 1825, 1826, 1827, 1828, 1833, 1839, 1852, 1853, 1854, 1856, 1857, 1859, 1860, 1863, 1864, 1865, 1884, 1889. Usina Esperana 1888.

-V25 de Maro, O 1857, 1884. Variedades ou Ensaios de Literatura, As 1812. Verdadeiro Liberal, O 1826. Verdadeiro Regenerador, O 1844. Vida Moderna 1886. Voto Livre, O 1847. Voz da Religio, A 1833. Voz Paulistana 1831. Vacina anti-rbica 1885. Valado, Manoel Joaquim 1881. Valadares, Padre 1888. Vale, Paulo Antnio do 1849, 1851. Valle, Jos Maria 1851. Valparaso 1874. Varela, Fagundes 1864, 1865, 1875. Varnhagen, Francisco Adolfo de 1854. Varsvia 1830, 1831. Vasconcelos, Bernardo Pereira 1828. Vassouras 1838. Vaticano 1869. Velasco, Antnio Joaquim Franco 1817. Veneza 1848.
162

Cronologia de Histria do Brasil Monrquico (1808 -1889) Venezuela 1810, 1811, 1821, 1826, 1830, 1858, 1859, 1861. Vera Cruz 1862. Verdi 1855, 1862. Vergueiro, Campos 1831. Verona 1822. Vidal, Emeric Essex 1835. Vieira, Sabino 1837. Viena 1809, 1815. Vila do Pilar 1867. Vila Nova 1826. Vila Rica 1821. Vitria 1812, 1821, 1854. Voluntrios da Ptria 1865. Voto secreto 1872.

-WWagner 1858, 1882, 1883. Wallace, Alfred Russel 1848, 1853. Washington 1889. Waterloo 1815. Weingartner, Pedro 1875. Wiegandt, Bernhardt 1879.

-XXavante (ndios) 1811, 1813, 1824. Xavier, Antonio 1812, 1863. Xavier, Incio Firmo 1855. Xerente (ndios) 1813.

163

Ficha Tcnica Divulgao Mancha Formato Tipologia Papel Impresso e acabamento Nmero de pginas Tiragem Humanitas Livraria FFLCH/USP 14,8 x 22,4 cm 17,3 x 25 cm Garamond 12/14,4 miolo: plem rustic 85 g/m2 capa: carto color plus roma 180 g/m2 GRFICA DA FFLCH/USP 184 500

Das könnte Ihnen auch gefallen