Sie sind auf Seite 1von 76

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

ROTEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 BIBLIOGRAFIA BSICA PARA O EXAME DE ORDEM: 1. MORAES, Alexandre. Direito constitucional. So Paulo: Atlas, 2004. 2. KNOERR, Cibele Fernandes Dias. Direito constitucional didtico. Curitiba: Juru. 3. PINHO, Rodrigo Csar Rebello. Coleo Sinopses Jurdicas. Tomos 17 e 18. So Paulo: Saraiva, 2005. AULA 1: PODER CONSTITUINTE. 1. PODER CONSTITUINTE. 2. CONSTITUIES E DIREITO CONSTITUCIONAL. Conceituao de Constituio. Utilidade da conceituao. Direito Constitucional. Existncia ou no da matria constitucional. A forma constitucional. Constituies rgidas e flexveis. 2 I - PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO. a) CONCEITO o poder responsvel pela elaborao da Constituio Federal.

b) TITULARIDADE E EXERCCIO (1, nico, C F relao com o regime de governo) O titular o povo. O exerccio depende da origem da Constituio. Se ela foi promulgada, quem exerceu a funo constituinte originria foi uma Assemblia Nacional Constituinte. Se outorgada, a autoridade que ditou a Constituio em nome do povo.

c) CARACTERSTICAS JUSPOSITIVISTAS (STF) 1. inicial ou inaugural 2. ilimitado 3. incondicionado 4. soberano * 3 5. Natureza: poder de fato

JUSNATURALISTAS 1. derivado 2. limitado 3. condicionado 4. autnomo 5. Natureza: poder de direito

d) NORMAS CONSTITUCIONAIS QUE ELABORA:


1

Roteiro elaborado pela Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr. Mestre e Doutoranda em Direito Constitucional PUC/SP. Professora de Direito Constitucional da Faculdade Tuiuti, no curso preparatrio para concursos do Professor Luiz Carlos, na Escola da Magistratura Federal (ESMAFE) e na FEMPAR. Professora de Direito Constitucional no curso de ensino distncia da Saraiva (viasaraiva.com.br). Advogada. 2 Todas as questes do roteiro so do Exame de Ordem da OAB/Pr.
3

A OAB/Pr insiste, porm, que o poder constituinte originrio autnomo, conforme a teoria juspositivista. No est correto porque soberania implica o exerccio de um poder ilimitado e autonomia, de um poder limitado pelo Direito. 1

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

Normas constitucionais originrias: normas da Constituio Federal que no sofreram processo de reforma (emenda).

e) CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DAS NORMAS C O N S T I T U C I O N A I S E L A B O R A D A S P E L O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO? 1. JUSPOSITIVISTAS 2. JUSNATURALISTAS Nunca. Sim, se ofenderem o Direito Natural. II CONCEITO E CLASSIFICAO DA CONSTITUIO 1 . Elaboradas por uma Assemblia Nacional Constituinte I Origem: composta de representantes do povo, eleitos com a finalidade de sua elaborao. PROMULGADAS, DEMOCRTICAS OU POPULARES 2. Elaboradas sem a participao popular, mediante imposio do poder da poca. OUTORGADAS II Estabilidade (ou 3. Podem ser alteradas pelo mesmo processo legislativo de elaborao das leis. FLEXVEIS mutabilidade): 4. Podem ser alteradas por um processo legislativo mais solene e oneroso do que o existente para a edio das demais espcies normativas. RGIDAS 5 . Algumas regras podero ser alteradas pelo processo legislativo ordinrio, enquanto outras somente por um processo legislativo especial e mais dificultoso. SEMI-RGIDAS OU SEMIFLEXVEIS II a) CONSTITUIES BRASILEIRAS 1. A Constituio brasileira : (a) democrtica, sinttica, promulgada, rgida e dogmtica; (b) democrtica, promulgada, semi-rgida, sinttica e dogmtica; (c) democrtica, outorgada, rgida, analtica e dogmtica; (d) democrtica, promulgada, rgida, analtica e dogmtica; (e) democrtica, promulgada, analtica, flexvel e dogmtica. 2. Tendo em vista a distino doutrinria entre constituio material e constituio formal, correto afirmar, a respeito da emenda constitucional n. 1, de 17 de outubro de 1969 (Ec 1/69): (Agosto de 2003) a) Que ela constituio material, mas no constituio formal. b) Que ela constituio formal, mas no constituio material. c) Que ela constituio formal e constituio material.

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(d) Que ela no se encaixa na referida classificao doutrinria. 3. A doutrina costuma apontar como contedo constitucional mnimo (normas materialmente constitucionais) os assuntos: (a) separao de poderes e direitos fundamentais; (b) direitos fundamentais e regime jurdico da magistratura; direitos fundamentais e normas formalmente constitucionais; (d) regime jurdico da magistratura e separao de poderes; (e) regime jurdico dos servidores pblicos e direitos polticos. 4. Assinale a alternativa correta: (2 Semestre 2004) (a) no direito brasileiro, h normas materialmente constitucionais e normas formalmente constitucionais, razo pela qual somente as primeiras so consideradas vigentes; (b) no direito brasileiro, a distino entre normas formalmente constitucionais e normas materialmente constitucionais nunca existiu; (c) no direito brasileiro, a distino entre normas formalmente constitucionais e normas materialmente constitucionais existiu somente na Constituio de 1824; (d) no direito brasileiro, a diferenciao entre normas materialmente constitucionais e formalmente constitucionais surgiu com a promulgao da CF de 1988. 5. Sobre o poder constituinte originrio, assinale a alternativa correta (2004 e 2 Exame de 2005): (a) inaugural, incondicionado e ilimitado juridicamente; (b) limitado apenas no que tange ao respeito aos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na ordem jurdica anterior; (c) deve respeito apenas aos tratados internacionais antes ratificados pelo rgo competente; (d) constitudo, ilimitado e incondicionado juridicamente. 6. Assinale a alternativa correta (1 Exame de 2005): (a) Poder constituinte originrio aquele exercitado pelo povo na constituio do Estado, novo e soberano; (b) o Poder constituinte originrio manifesta-se no surgimento, apenas, de uma primeira Constituio, jamais nas posteriores; o Poder Constituinte derivado manifesta-se de duas formas distintas: enquanto reformador ou decorrente; (d) no obstante seja incondicionado e ilimitado, o Poder Constituinte originrio somente pode legitimamente se manifestar, contemporaneamente, na forma mundialmente consagrada para os estados constitucionais e democrticos de direito. 7. Assinale a alternativa incorreta (2 Exame 2006) (a) o povo pode ser reconhecido como o titular do Poder Constituinte, mas no jamais quem o exerce.
3

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) o Poder Constituinte pode ser classificado em Poder Constituinte Originrio e Poder Constituinte Derivado. (c) o Poder Constituinte Originrio caracteriza-se por ser inicial, ilimitado, autnomo e incondicionado. (d) o Poder Constituinte Originrio esgota-se com a elaborao da Constituio. 8. Assinale a alternativa incorreta: (3 Exame OAB 2006) (a) pela teoria da recepo, uma lei anterior Constituio, continua vlida desde que com ela compatvel. (b) o poder constituinte originrio caracteriza-se por ser inicial e autnomo, ilimitado e incondicionado. o povo pode ser reconhecido como o titular do poder constituinte, mas no pode exercelo. (d) as normas infraconstitucionais compatveis com a nova Constituio geram o fenmeno da constitucionalizao. III PODER CONSTITUINTE DERIVADO (SEGUNDO GRAU, CONSTITUDO, INSTITUDO OU REFORMADOR) a) CONCEITO o poder responsvel pela reforma da Constituio Federal. b) TITULARIDADE e EXERCCIO O titular o povo. O exerccio realizado pelo Congresso Nacional. c) CARACTERSTICAS 1. derivado 2. limitado 3. condicionado 4. Natureza: Poder de direito FORMAS DE MANIFESTAO 1. (3, ADCT) emendas constitucionais de reviso (total: 6) 2. (60, CF) emendas constitucionais (total: 53) EMENDAS CONSTITUIO FEDERAL

d) NORMAS CONSTITUCIONAIS QUE ELABORA: Normas constitucionais derivadas: emendas constitucionais e emendas constitucionais de reviso.

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

e) C O N T R O L E D E C O N S T I T U C I O N A L I D A D E D A S N O R M A S CONSTITUCIONAIS ELABORADAS PELO PODER CONSTITUINTE DERIVADO? Sim, se ofenderem as normas constitucionais originrias que contm limites ao poder constituinte derivado. f) LIMITES REFORMA CONSTITUCIONAL (art. 60 + 3, ADCT, CF) EMENDA CONSTITUCIONAL (60, CF) I LIMITES EXPRESSOS 1. LIMITES FORMAIS OU PROCEDIMENTAIS: (a) INICIATIVA (60, I a III, CF): Presidente da Repblica; um tero, no mnimo, dos deputados federais (so 513 no total) ou um tero, no mnimo dos senadores (so 81 no total); mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da federao manifestando-s e c a d a u m a d e l a s p e l a m a i o r i a r e l a t i v a d e s e u s membros. (b)DISCUSSO E VOTAO (60, 2, CF): a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos de discusso e votao, e ser considerada aprovada se obtiver, em ambos os turnos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. (c) PROMULGAO e PUBLICAO (60, 3, CF): a emenda constitucional promulgada e publicada pela Mesa da Cmara dos Deputados e pela Mesa do Senado Federal. (d) PROPOSTA DE EMENDA COM VOTAO PREJUDICADA OU REJEITADA (60, 5, CF) somente poder ser reapresentada na prxima sesso legislativa (57, CF) 2. LIMITES CIRCUNSTANCIAIS (60, 1, CF): a Constituio Federal no poder ser reformada na vigncia de estado de stio, estado de defesa e interveno federal. 3. LIMITES MATERIAIS (clusulas ptreas) (60, 4, I a IV, CF): no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais. I I LIMITES IMPLCITOS MATERIAIS: no possvel por via de emenda revogar o art. 60, da CF para (a) suprimir os limites expressos; (b) alterar os limites expressos (a fim de facilitar ou dificultar o processo de reforma); (c) vedao ao processo de dupla reviso. REVISO CONSTITUCIONAL (3, ADCT) I LIMITES EXPRESSOS:
5

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

1. LIMITES FORMAIS (3, ADCT) A proposta de emenda constitucional de reviso foi discutida e votada em sesso unicameral, num s turno de discusso e votao e aprovada por, no mnimo, a maioria absoluta dos deputados federais e senadores. 2. LIMITE TEMPORAL (3, ADCT): a reviso somente foi possvel aps cinco anos da data da promulgao da Constituio de 1988 (aps 5 de outubro de 1993) 3. LIMITES IMPLCITOS: 1. Limites circunstanciais (60, 1, CF) 2. Clusulas ptreas (60, 4, CF) 3. Limites materiais implcitos das emendas constitucionais g) HOJE, POSSVEL MODIFICAR A CONSTITUIO FEDERAL PELO PROCEDIMENTO DA REVISO CONSTITUCIONAL? (ligao com o art. 2, ADCT) No. A Constituio previu uma nica reviso, j realizada em 1993. Em 1994, concluda a reviso, o poder constituinte derivado promulgou e publicou 6 emendas constitucionais de reviso. h) PLEBISCITO (2, ADCT) h1) OPO PELA FORMA DE GOVERNO: REPBLICA h2) OPO PELO SISTEMA DE GOVERNO: PRESIDENCIALISMO 9. Uma Constituio qualificada de rgida quando: (a) traz em seu texto as chamadas clusulas ptreas, que no podem ser modificadas pelo constituinte derivado; (b) pode ser alterada pelo mesmo processo legislativo gerador de normas legais ordinrias; (c) possui uma parte imodificvel por processo legislativo comum; (d) s pode ser modificada por um processo legislativo solene, especial e qualificado, diverso do processo legislativo comum criador das normas ordinrias. 10. Assinale a alternativa incorreta (1 Exame de 2005): (a) Constituio rgida aquela cujo processo de elaborao de emendas diverso do relativo s normas infraconstitucionais; (b) Constituio flexvel aquela que permite sua reforma pelo mesmo processo estabelecido para os decretos-regulamentares; Constituio semi-rgida (ou semi-flexvel) aquela sujeita a um processo de elaborao de emendas, pelo menos em parte, diferente do relativo s normas infraconstitucionais; (d) a Constituio Federal de 1988 emendada rgida. 11. Assinale a alternativa correta: (1 Exame 2007) (a) Constituio rgida aquela que no admite qualquer alterao,
6

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) Constituio rgida aquela que pode ser alterada por um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido para a edio das outras espcies normativas, (c) Constituio rgida aquela que possui regras que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinrio e outras regras que apenas podem ser modificadas atravs do processo legislativo especial, (d) Constituio rgida aquela que tem um ncleo imodificvel e outro ncleo que pode ser alterado da mesma forma exigida para a elaborao das outras espcies normativas. 12. Assinale a alternativa correta. No que diz respeito ao poder constituinte derivado, suas caractersticas so: (Agosto de 2003) (a) Ilimitado, condicionado e constitudo. (b) Limitado, condicionado e constitudo. (c) Ilimitado, originrio e constitudo. (d) ilimitado, incondicionado e constitudo 13. incorreto afirmar que o Poder Constituinte: (a) originrio no pode alterar as clusulas ptreas; (b) um poder de fato para os adeptos do juspositivismo e um poder de direito para os que adotam o jusnaturalismo; (c) denomina-se poder de terceiro grau ou decorrente quando alude ao poder dos Estados de editarem suas prprias Constituies; (d) em seu sentido lato, abrange tambm o poder de reforma da Constituio poder constituinte derivado. 14. Assinale a alternativa correta: (2 semestre - 2004) (a) uma importante diferena entre Constituio e as leis que estas ltimas podem ser alteradas, enquanto aquela no admite alterao, por ser obra do poder constituinte originrio; (b) a Constituio considerada obra do poder constituinte originrio enquanto as leis so obra do poder constituinte reformador; (c) no direito brasileiro, o processo legislativo de reforma da Constituio diferente do processo legislativo de reforma das leis; (d) as Constituies dos Estados-membros da federao brasileira so obra do poder constituinte derivado e no do poder constituinte originrio. 15. (1 Exame 2006) Emenda constitucional ato normativo que pode ser proposto pelo Presidente da Repblica, mas que no pode vir a integrar a ordem jurdica na vigncia de interveno federal e de estado de stio, exclusivamente. (falsa) 16. (2 Exame 2003) A forma federativa de Estado se constitui em clusula ptrea. (verdadeira)

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

17. Assinale a alternativa correta (3 Exame 2006): (a) a supresso do poder de veto do Presidente da Repblica no processo legislativo poder ser objeto de deliberao em proposta de emenda Constituio; (b) a extino da justia desportiva poder ser objeto de deliberao em proposta de emenda Constituio; o direito de impenhorabilidade da pequena propriedade rural poder ser objeto de deliberao em proposta de emenda Constituio; (d) as competncias legislativas do Distrito Federal podero ser objeto de deliberao em proposta de emenda Constituio. 18. Assinale a alternativa correta: (1 Exame 2007) (a) a pena de morte no pode ser aplicada no Brasil, em nenhuma hiptese, (b) a pena de morte pode ser introduzida no Brasil por meio de emenda constitucional, (c) a pena de morte pode ser aplicada em caso de guerra declarada, (d) a pena de morte pode ser introduzida em processo de reviso constitucional. 19. (2 Exame 2004) (a) O Presidente da Repblica pode vetar proposta de emenda Constituio (PEC) invocando razo de inconstitucionalidade. (falsa) (b) o Presidente da Repblica pode vetar proposta de emenda Constituio (PEC) invocando falta de interesse pblico. (falsa) 20. A emenda constitucional promulgada: (a) pelo Presidente da Repblica; (b) pelo Presidente do Congresso Nacional; (c) pela Mesa da Cmara dos Deputados; (d) pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. 21. (1 Exame 2003) As emendas constitucionais podem ser submetidas a controle de constitucionalidade. (verdadeira)

APLICABILIDADE DA CONSTITUIO NO TEMPO: 1. RELAO DA CONSTITUIO NOVA COM A CONSTITUIO ANTERIOR: a. TESE DA AB-ROGAO (STF) b. T E S E D A A Constituio nova revoga totalmente a DESCONSTITUCIONALIZAO Constituio anterior (revogao tcita). (Maria Helena Diniz doutrina minoritria): Normas da Constituio anterior so recepcionadas como lei ordinria federal se compatveis com o texto da nova Constituio. O STF aceita a desconstitucionalizao expressa, mas rejeita a tcita.

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

RELAO DA CONSTITUIO NOVA COM A LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL ANTERIOR: A RECEPO (princpio da continuidade da ordem jurdica e da segurana jurdica): as leis anteriores compatveis com o contedo da nova Constituio so recebidas e continuam em vigor. Como regra, esta recepo tcita. a. T E S E D A R E V O G A O T O T A L ( A B -R O G A O ) O U P A R C I A L (DERROGAO) (STF): b.1 Requisitos para revogao: se a lei anterior incompatvel com o contedo da nova Constituio, ela ser revogada totalmente (ab-rogao) se for totalmente contrria, parcialmente (derrogao) se somente uma parte dela contrariar a nova Constituio. Como regra, esta revogao tcita.

22. Com a entrada em vigor de uma nova ordem constitucional, correto afirmar que (Agosto de 2003): (a) A constituio nova permite a sobrevivncia da constituio revogada. (b) A constituio nova somente ser vlida se for compatvel com a constituio revogada. (c) As normas infraconstitucionais incompatveis com a nova constituio podem vir a ser recepcionadas pelo Supremo Tribunal Federal. (e) As normas infraconstitucionais compatveis com a nova constituio so recepcionadas, independentemente de manifestao do Supremo Tribunal Federal. J) A CONSTITUIO CIDAD: (1) FUNDAMENTOS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1, CF): soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico ; (2) OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: construir uma sociedade livre, justa e solidria; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. (3) 23. Ao consagrar o princpio do pluralismo poltico, a Constituio do Brasil institui (1 Exame 2003): (a) um dos fundamentos da Repblica; (b) os sindicatos como categorias sociais de produo, (c) a multiplicidade de legendas partidrias, (d) o princpio democrtico. 24. Assinale a alternativa correta: (1 Exame 2007) (a) constituem objetivos da Repblica Federativa do Brasil a garantia do desenvolvimento nacional, a prevalncia dos direitos humanos e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria,

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) constituem objetivos da Repblica Federativa do Brasil a prevalncia dos direitos humanos, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais, (c) constituem objetivos da Repblica Federativa do Brasil a garantia do desenvolvimento nacional, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a erradicao da pobreza, (d) constituem objetivos da Repblica Federativa do Brasil a prevalncia dos direitos humanos, a reduo das desigualdades regionais e a garantia do desenvolvimento nacional. 25. (2 Semestre - 2003) A soberania um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. (verdadeira)

10

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(AULA 2): DIREITOS FUNDAMENTAIS 7. DIREITOS E GARANTIAS. Princpio da supremacia do interesse pblico. Princpio da isonomia. 1. CONCEITO E ESPCIES de DIREITOS e GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Ttulo II, CF) (art. 1, III, CF) Os direitos e garantias so fundamentais em sentido material, porque essenciais proteo da dignidade da pessoa humana; so fundamentais em sentido formal porque esto positivados em normas constitucionais. So 5 (cinco) espcies: direitos e garantias individuais e coletivos; direitos sociais; direitos de nacionalidade; direitos polticos; direitos de participao em partidos polticos.

2. TITULARIDADE dos direitos e garantias fundamentais (5, caput) Os brasileiros e estrangeiros residentes no pas (mas para estes somente os direitos e garantias individuais e coletivos e os direitos sociais). Pessoas fsicas e pessoas jurdicas q u a n d o o d i r e i t o f o r compatvel com sua personalidade (exemplo: direito honra objetiva, direito de pleitear indenizao por danos morais e materiais, direito de propriedade).

3. Direitos e garantias fundamentais expressos e implcitos (art. 5, 2, CF) Os expressos esto escritos na letra da Constituio Federal. Os implcitos decorrem do regime democrtico ou dos princpios constitucionais (exemplo: privilgio contra a auto-incriminao e o direito de impetrar mandado de injuno coletivo).

26. (1 Exame 2007) os direitos e garantias expressos na Constituio da Repblica no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. (verdadeira) a) Os direitos e garantias previstos em tratados internacionais do qual a Repblica Federativa do Brasil seja parte (art. 5, 2 e 3, CF, na redao da Emenda n. 45/04 os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais) 27. Assinale a alternativa correta (2 semestre - 2004): (a) o artigo 5, 2 da Constituio brasileira garante, de forma clara e taxativa, a primazia dos tratados decorrentes de direitos humanos, sobre o ordenamento constitucional;

11

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) na hiptese de conflito entre tratado, decorrente de direitos humanos, e a Constituio Federal, prevalecer esta; os tratados decorrentes de direitos humanos tm aplicabilidade direta no ordenamento jurdico nacional, isto , no precisam ser recepcionados, segundo previso expressa do 1, do art. 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil; (d) os tratados decorrentes de direitos humanos no tm aplicabilidade direta em nosso ordenamento jurdico constitucional, entretanto, tm primazia sobre as leis (ordinrias ou complementares), que versem sobre a mesma matria. 28. (1 Exame 2007) (a) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros sero equivalentes s emendas constitucionais. (verdadeira) (b) O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. (verdadeira) 29. (ltima Exame 2004) (Direito Civil) Aplica-se s pessoas jurdicas a proteo aos direitos de personalidade, embora nem todos os direitos de personalidade assegurados para a pessoa natural o sejam para as pessoas jurdicas. (verdadeiro) 30. (1 Exame 2006) (Direito Civil) Nem todos os direitos de personalidade se aplicam s pessoas jurdicas. (verdadeiro) 4. APLICAES DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS. De eficcia plena. De eficcia contida. APLICABILIDADE: capacidade da norma constitucional de produzir efeitos jurdicos. EFICCIA PLENA As normas constitucionais d e e f i c c i a p l e n a so normas de aplicabilidade direta, imediata e integral. Sozinhas, automaticamente, sem necessidade de l e i regulamentadora, j produzem todos os seus efeitos (positivos e n e g a t i v o s ) . Exemplos: a r t . 5 , caput (princpio da igualdade), 5, LII; EFICCIA CONTIDA A s normas constitucionais de eficcia contida s o normas de aplicabilidade direta, imediata, mas possivelmente no integral. Embora sozinhas j consigam produzir todos os seus efeitos (positivos e negativos), permitem que o legislador restrinja, diminua, EFICCIA LIMITADA As normas constitucionais de e f i c c i a l i m i t a d a tm aplicabilidade indireta, mediata e reduzida. Sozinhas, s produzem efeitos negativos (servem d e par m e t r o p a r a r e v o g a r l e i s anteriores ou declarar a inconstitucionalidade de leis posteriores com elas incompatveis). Precisam de lei regulamentadora, que complete o seu comando normativo para produzirem efeitos positivos e

12

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

12, 3 e 4; 14, 7; 17, contenha a sua eficcia, 4; 21 a 24; 53; 66, entre prevendo excees ou condicionamentos sua outros. incidncia. Exemplos: 5, VIII; 5, XII; 5, XIII; 5, XV; 5, XLV; 5 LX; 5, LXI.

assegurar o exerccio do direito ou da competncia nela previstos. Exemplos: 5, XXXII; 5, XLII; 5, XLIII; 7, XXIII; 14, 9; 33; 37, VII; 107, nico; 143, caput. ESPCIES: a) PROGRAMTICAS (fixam programas de ao que o Estado deve cumprir na rea social, econmica ou cultural exemplos: arts. 196, 205 e 217, CF) b)PRINCPIOS INSTITUTIVOS (princpios de organizao de entes ou instituies pblicas exemplos: arts, 88, 109, inciso VI, CF) c) NORMAS DEFINIDORAS DE DIREITOS (definem direitos que somente podero ser exercidos aps a regulamentao legislativa exemplo: art. 37, VII, CF) ART. 5, 1, CF: As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. 4 presuno de aplicabilidade imediata: como regra, normas definidoras de direitos e garantias fundamentais tm eficcia plena ou contida; em carter excepcional, tm eficcia limitada (aplicabilidade mediata).

A doutrina e a jurisprudncia referem-se, muitas vezes, a normas constitucionais auto-aplicveis (so as de eficcia plena e contida que no dependem do legislador para a produo de efeitos positivos) e a normas constitucionais no auto-aplicveis (so as de eficcia limitada, que dependem do legislador para produo de efeitos positivos). Exemplo de utilizao dessa classificao: Smula 24, do Tribunal Regional Federal da 4 Regio: So auto-aplicveis os pargrafos 5 e 6 do art. 201 da Constituio Federal de 1988; Smula 648, do STF: A norma do 3, do artigo 192 da Constituio, revogada pela Emenda Constitucional 40/2003, que limitava a taxa de juros reais a 12% ao ano, tinha sua aplicabilidade condicionada edio de lei complementar; Smula 13, do TSE: No auto-aplicvel o 9, do art. 14, da Constituio, com a redao da emenda constitucional de reviso n 4/94. Essa nomenclatura merece crticas porque as normas de eficcia limitada so auto-aplicveis no tocante eficcia negativa, podendo servir, imediatamente, como parmetro para declarao de inconstitucionalidade de leis posteriores e revogao de leis anteriores com ela colidentes (imediatamente j produzem uma eficcia reduzida, a eficcia negativa ou paralisante). Exemplo de eficcia negativa de norma constitucional o que mostra a Smula 280 do STJ: O art. 35 do Decreto-Lei n. 7661, de 1945, que estabelece a priso administrativa, foi revogado pelos incisos LXI e LXVII do art. 5, da Constituio Federal de 1988.
13

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

5, LXXI, CF: conceder-se- mandado de injuno sempre que a FALTA de NORMA REGULAMENTADORA torne invivel o exerccio dos DIREITOS E LIBERDADES CONSTITUCIONAIS e das prerrogativas inerentes NACIONALIDADE, SOBERANIA e CIDADANIA. 31. Normas constitucionais que tm aplicabilidade imediata, integral, plena, mas que podem ter reduzido seu alcance pela atividade infraconstitucional, so denominadas 5: (a) normas constitucionais de eficcia superior; (b) normas constitucionais de eficcia postergada; (c) normas constitucionais de eficcia contida; (d) normas constitucionais de eficcia subjetiva. 32. Assinale a alternativa correta (1 semestre - 2004): (a) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. (b) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao retroativa. as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao programtica. (d) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais so todas de eficcia contida. 33. (1 Exame 2007) As normas definidoras de direitos e garantias fundamentais tm aplicao direta, mas no imediata, pois dependem de regulamentao. (falsa) 34. Assinale a alternativa incorreta: (2 semestre - 2004): (a) nos termos da classificao formulada por Jos Afonso da Silva, norma constitucional de eficcia plena aquela que produz desde logo todos os seus efeitos jurdicos e no comporta a possibilidade de restrio em nvel legal; (b) nos termos da classificao proposta por Jos Afonso da Silva, norma constitucional de eficcia plena aquela que no pode ser alterada nem por via de emenda Constituio; (c) nos termos da classificao formulada por Jos Afonso da Silva, norma constitucional de eficcia contida aquela que produz desde logo todos os seus efeitos jurdicos, mas admite algum condicionamento no mbito legal; (d) nos termos da classificao formulada por Jos Afonso da Silva, norma constitucional de eficcia limitada aquela que no produz desde logo todos os seus efeitos e precisa ser completada pelo legislador ordinrio. 35. Doutrina e jurisprudncia entendem que o mandado de injuno cabe apenas em relao a: (a) normas constitucionais de eficcia plena e aplicabilidade imediata; (b) normas constitucionais de eficcia plena definidoras de situaes subjetivas;
5

Todas as questes so de provas anteriores do Exame de Ordem do Paran.


14

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

normas constitucionais de eficcia contida e aplicabilidade imediata; (d) normas constitucionais de eficcia contida, definidoras de situaes subjetivas; (e) normas constitucionais de eficcia limitada e aplicabilidade reduzida. 36. Assinale a alternativa incorreta: (OAB ltima 2004) (a) o mandado de injuno pode ser impetrado por qualquer pessoa, desde que comprove o nexo de causalidade entre a omisso e o direito que quer exercer; (b) o mandado de injuno incide sobre legislao inconstitucional que interfere no exerccio da cidadania, nacionalidade e soberania; (c) o mandado de injuno no pode ser impetrado perante qualquer juiz ou tribunal; (d) o mandado de injuno, como garantia constitucional, tem aplicao imediata, prescindindo de lei regulamentadora para sua adequada utilizao. 37. (OAB 1 Exame 2006) Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio de quaisquer direitos ou liberdades e/ou das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. (falsa) 38. (OAB 2 Exame 2006) Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora dificultar o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. (falsa) 5. DIREITOS FUNDAMENTAIS positivados no art. 5, CF 1. IGUALDADE (Art. 5, caput: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza; 5, I, 3, III) a) igualdade formal ou jurdica a.1. vedao discriminao negativa b) igualdade material ou de fato: b.1 a discriminao positiva ou revertida e as polticas compensatrias (art. 37, VIII, CF) 2 . INAFASTABILIDADE DO PODER JUDICIRIO (5, XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito) Excees constitucionais: art. 142, 2 e 217, 1, CF 3. JUIZ NATURAL (5, XXXVII no haver juzo ou tribunal de exceo e LIII ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente.) 3. PROMOTOR NATURAL (127, 1, CF princpio institucional do Ministrio Pblico: independncia funcional) 4. DEVIDO PROCESSO LEGAL (5, LIV ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal) (a) em sentido material ou substancial 6: as normas processuais devem ser lgicas, justas e razoveis
6

O Princpio da razoabilidade nas Smulas: SMULAS DO STF: 70: inadmissvel a interdio de estabelecimento como meio coercitivo para cobrana de tributo 547: No lcito a autoridade proibir que o
15

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

( b ) em sentido formal: direito observncia das formalidades previstas na Constituio e na lei para a defesa dos direitos RAZOVEL DURAO DO PROCESSO (5, LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.) 5. CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA (5, LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.) 6. INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS ILCITAS (5, LVI so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos) a) Prova ilcita e prova ilegtima: prova ilcita obtida com violao a normas constitucionais, enquanto a ilegtima com atentado a normas infraconstitucionais de carter processual 7. PRESUNO DE INOCNCIA (5, LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria) 8. DIREITO AO SILNCIO (5, LXIII o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e do advogado.)

39. Assinale a alternativa correta: (ltimo Exame 2004) (a) a discriminao positiva mecanismo previsto pela prpria Constituio Federal como forma de realizao da igualdade material; (b) o Brasil repudia qualquer forma de discriminao, seja ela negativa ou positiva; (c) a discriminao positiva somente pode ser admitida entre homens e mulheres; (d) a discriminao positiva somente pode ser admitida em relao quota de deficientes nos servios pblicos. 40. Assinale a alternativa incorreta (1 e 2 Exame 2005): (a) homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio Federal;

contribuinte em dbito adquira estampilhas, despache mercadorias nas alfndegas e exera suas atividades profissionais. 667: Viola a garantia constitucional de acesso jurisdio a taxa judiciria calculada sem limite sobre o valor da causa 680:O direito ao auxlio-alimentao no se estende aos servidores inativos. 14: No admissvel, por ato administrativo, restringir, em razo da idade, inscrio em concurso para cargo pblico. 683: O limite de idade para a inscrio em concurso pblico s se legitima em face do art. 7, XXX, da Constituio, quando possa ser justificado pela natureza das atribuies do cargo a ser preenchido. Smula 266 do STJ: O diploma ou habilitao legal para o exerccio do cargo deve ser exigido na posse e no na inscrio para o concurso pblico.
16

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) ser inconstitucional qualquer tentativa de legal proteo do mercado de trabalho da mulher; conforme o caso, ser constitucional a restrio de acesso aos cargos pblicos por limite de idade; (d) conforme o caso, ser inconstitucional a restrio de acesso aos cargos pblicos a pessoas portadoras de deficincia. 41. Sobre o direito fundamental tutela jurisdicional, assinale a alternativa correta: (1 Exame 2006) (a) fica obstada a via judicial at que se esgotem os recursos na via administrativa. (b) em hiptese alguma pode ser excluda da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. (c) a tutela inibitria (preventiva) corolrio do direito fundamental tutela jurisdicional. (d) ao publicar a sentena de mrito o juiz torna efetivo o direito fundamental tutela jurisdicional. 42. (1 Exame 2005) (a) O princpio da humanidade no fundamenta apenas a proibio de penas cruis e degradantes, mas tambm atinge a formulao dos preceitos primrios. (verdadeira) (b) o Tratado de Roma, que acolheu o Tribunal Penal Internacional e foi ratificado pelo Brasil, no pode ser aplicado a fatos anteriores a sua vigncia. (verdadeira) 43. Segundo o princpio do Juiz natural: (a) todos so iguais perante a lei, (b) ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. (c) no haver juzo ou tribunal de exceo. (d) A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. 44. Assinale a alternativa correta (3 Exame 2006): (a) a assistncia jurdica ao economicamente hipossuficiente da competncia do Poder Judicirio. (b) cabe lei complementar a definio da assistncia jurdica a ser prestada pela Ordem dos Advogados do Brasil ao hipossuficiente. de competncia do Poder Executivo a assistncia jurdica ao hipossuficiente. (d) cabe Lei Orgnica do Ministrio Pblico disciplinar a prestao, por este rgo, da assistncia jurdica ao hipossuficiente. 45. (1 Semestre 2003) (a) Como corolrio do princpio do devido processo legal podem ser citados o contraditrio e a ampla defesa. (verdadeira) (b) A vedao obteno da prova por meios ilcitos somente incide na fase da persecuo penal em juzo, permitindose que a autoridade policial use de todos os meios necessrios para a busca da verdade real. (falsa) (d) o princpio do juiz natural tem como um de seus desdobramentos a proibio de tribunais e juzos de exceo, princpio este invocado para questionar a
17

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

instituio do tribunal ad hoc para tratar dos crimes que teriam sido praticados na exIugoslvia. (verdadeira) 46. Assinale a alternativa incorreta (1 Semestre - 2004): (a) livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, em qualquer hiptese; (b) haver juzo ou tribunal de exceo, (c) o preso tem o direito de permanecer calado, (d) a priso ilegal no ser necessariamente relaxada. (5, LXV) foi anulada 47. Sobre a ordem econmica, assinale a alternativa correta (2 Exame 2005): (a) assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. (b) a lei reprimir o abuso de poder econmico que vise dominao dos mercados, eliminao da concorrncia, mas no reprimir o aumento arbitrrio dos lucros. as empresas pblicas e as sociedades de economia mista podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. (d) a ordem econmica fundada exclusivamente na livre iniciativa. 6. DIREITOS DE NACIONALIDADE a) Conceito de nacionalidade: vnculo jurdico poltico que liga um indivduo a certo e determinado Estado, fazendo deste indivduo um componente do povo.7 b) Espcies de nacionalidade: 1) NACIONALIDADE PRIMRIA OU ORIGINRIA (12, I, a, b, c, CF brasileiro nato): (a) jus soli: nascidos na Repblica Federativa do Brasil ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio do seu pas. Logo, para que uma pessoa nascida no Brasil no seja brasileiro nato, preciso a conjugao de dois fatores: ambos os pais estrangeiros (ius sanguinis) + um dos pais, no mnimo, esteja a servio do seu pas. (b) jus sanguinis + critrio funcional: os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira no exterior (ius sanguinis) + quando o pai ou a me est a servio da Repblica Federativa do Brasil (critrio funcional). (c) nacionalidade potestativa: (1) nascidos de pai brasileiro ou me brasileira no exterior, (2) pai brasileiro ou me brasileira no esto a servio do Brasil, (3) se fixarem residncia no Brasil a qualquer tempo, (4) e realizarem a opo a qualquer tempo. (na redao da Emenda Constitucional de Reviso n. 3, de 7.6.1994) 2) NACIONALIDADE SECUNDRIA, DERIVADA OU ADQUIRIDA (12. II, a, b,

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 15. ed. So Paulo: Atlas, 2004. p. 213.
18

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

CF - brasileiro naturalizado): (a) naturalizao ordinria: ( 1 ) estrangeiros originrios de pases de lngua portuguesa: os requisitos so constitucionais: residncia por um ano ininterrupto no Brasil + idoneidade moral (12, II, a); (2) estrangeiros no originrios de pases de lngua portuguesa: adquirem a nacionalidade na forma da lei, que o Estatuto do Estrangeiro, a Lei 6815/80 (12, II, a) (b) naturalizao extraordinria estrangeiros de qualquer nacionalidade: residncia no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos (quinzenria) + ausncia de condenao penal + requerimento do interessado (12, II, b). PROCEDIMENTO da NATURALIZAO: (1) requerimento do interessado perante o Ministrio da Justia, (2) o Poder Executivo dispe de competncia para conceder a naturalizao, (3) entrega do certificado de naturalizao pelo juiz federal competente (109, X, CF). 3 ) EQUIPARAO COM BRASILEIRO NATURALIZADO (1 2 , 1 , C F o portugus equiparado ou a quase nacionalidade): (1) o ttulo somente pode ser adquirido por portugueses com residncia permanente no pas, (2) concede os direitos do brasileiro naturalizado desde que haja reciprocidade em favor de brasileiros 8, (3) no estabelece um regime de dupla nacionalidade ou nacionalidade comum luso-brasileira, porque o portugus equiparado continua sendo estrangeiro (no perde a nacionalidade portuguesa e nem adquire a nacionalidade brasileira) mas pode exercer alguns direitos (exclusivamente direitos civis caso adquira equiparao civil e tambm direitos polticos caso adquira equiparao poltica) inerentes aos brasileiros naturalizados, (4) Para o exerccio dos direitos polticos, h necessidade de requerimento e residncia permanente no pas por, pelos menos, 5 anos. (QUESTO) Quem so os heimatlos, aptridas ou aplidos? So aqueles que no tem nenhuma nacionalidade. Trata-se de um conflito negativo de nacionalidade. 48. (1 Exame 2006) Sobre a nacionalidade, assinale a alternativa INCORRETA: (a) so brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. (b) so brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. (c) so brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
8

Clusula do ut des ou de admisso de reciprocidade que depende de ato internacional. A conveno internacional entre Brasil e Portugal prevendo os direitos e deveres dos brasileiros e dos portugueses equiparados foi assinada em 7 de setembro de 1971 dando origem Conveno sobre Igualdade de Direitos e Deveres entre Brasileiros e Portugueses, ratificada pelo Decreto Legislativo 82/71 e promulgada pelo Decreto 70391/72.
19

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(d) so brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na Repblica Federativa do Brasil h pelo menos 10 (dez) anos ininterruptos ou 20 (vinte) anos alternados e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. c) S O M E N T E A C O N S T I T U I O F E D E R A L p o d e o u t o r g a r t r a t a m e n t o diferenciado aos brasileiros natos e naturalizados matria sujeita reserva constitucional absoluta (12, 2): 1 . C a r g o s 2. Extradio, 3. Direito de 4 . F u n o n o privativos de e x p u l s o e propriedade de C o n s e l h o d a brasileiros n a t o s deportao (5, LI empresa Repblica: (89, VII, (12, 3): Presidente e LII): jornalstica e de CF): Cargos privativos da Repblica e Vice; Brasileiro nato no pode radiodifuso p a r a 6 (seis) cidados Presidente da Cmara s o f r e r e x t r a d i o sonora e de sons brasileiros natos. d o s D e p u t a d o s ; passiva. Brasileiro e imagens (222, Presidente do Senado naturalizado pode sofrer o Federal; Ministro do extradio passiva em C F ) :
STF; oficial das foras armadas; membro de carreira diplomtica e Ministro de Estado da Defesa. duas situaes excepcionais: (1) crime comum (desde que no seja crime poltico ou de opinio) praticado antes da naturalizao ou (2) participao comprovada em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins. Agora, expulso e deportao somente cabem em relao a estrangeiros. proprietrio tem de ser brasileiro n a t o o u naturalizado h mais de dez anos.

d) PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA: 1) PERDA MUDANA: (1) atinge brasileiros natos e naturalizados (12, 4, II) (2) Requisitos: (1) aquisio de nacionalidade secundria estrangeira (exemplo: se naturaliza americano) + (2) por um ato voluntrio (3) Procedimento: perda efetivada por meio de um procedimento administrativo no Ministrio da Justia oficializada por meio de decreto presidencial com efeitos ex nunc 2) PERDA-PUNIO: (1) atinge somente brasileiros naturalizados (12, 4, I e 15, I, CF) (2) Requisitos: prtica de atividade nociva ao interesse nacional
20

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(3) Procedimento: cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado de competncia da justia federal na ao de cancelamento da naturalizao de legitimidade exclusiva do Ministrio Pblico Federal (109, X, CF) e) POLIPATRDIA (12, 4, II, a, b, na redao da EC de reviso n. 3/94): um conflito positivo de nacionalidade, porque o brasileiro pode acumular outras nacionalidades nas hipteses de: (a) reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira (b) imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em Estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou exerccio de direitos civis. 49. Nossa Constituio de 1988 adotou para definir a nacionalidade brasileira: (a) o jus sanguinis, com exceo concedida ao jus soli; (b) o jus soli, com exceo concedida ao jus sanguinis; (c) o jus soli, exclusivamente; (d) o jus sanguinis, exclusivamente; (e) no usou como critrio definidor nem o jus soli, nem o jus sanguinis. 50. Ambrosino, brasileiro nato, v a i r e s i d i r e m I s r a e l . L r e q u e r e o b t m a nacionalidade israelense. Como fica sua situao em face da nacionalidade brasileira? (1 Semestre - 2004) (a) permanece com a nacionalidade brasileira, (b) perde a nacionalidade brasileira atravs de decreto da Presidncia da Repblica, permanece com as duas nacionalidades, (GABARITO DA OAB) (e) ter prazo de cinco anos para optar por uma das nacionalidades. 51. (2 Semestre - 2003) Quanto aos agentes pblicos, correto afirmar que: (a) Somente podem ser brasileiros, sendo vedado aos estrangeiros o acesso aos cargos pblicos no Brasil. (falsa) 52. (OAB 2006) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. (verdadeira) 7. DIREITOS POLTICOS e CIDADANIA 1. Regime de governo DEMOCRTICO (1, nico): espcies a) DEMOCRACIA DIRETA OU b ) D E M O C R A C I A I N D I R E T A O U PARTICIPATIVA REPRESENTATIVA

21

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

2. Conceito e espcies de DIREITOS POLTICOS POSITIVOS So direitos que permitem a participao na vida poltica do Estado e propiciam o exerccio da cidadania. LIGADOS DEMOCRACIA DIRETA 1. (14, I e II) Direito de sufrgio na modalidade capacidade eleitoral ativa (direito de votar) quan d o s e t r a t a d o v o t o e m plebiscitos e referendos 2. (61, 2) Iniciativa popular 3. (5, LXXIII) Ao popular LIGADOS DEMOCRACIA INDIRETA 1. ( 1 4 ) D i r e i t o d e 2. (17) sufrgio Direito de se filiar a a ) C a p a c i d a d e partidos polticos. eleitoral ativa (direito de votar): voto em e l e i e s ALISTABILIDADE b) Capacidade eleitoral passiva (direito de ser v o t a d o ) ELEGIBILIDADE

2a. CAPACIDADE ELEITORAL ATIVA OU ALISTABILIDADE 1) Caractersticas do VOTO (60, 4, II e 14, caput, CF): voto direto, secreto, universal, peridico, com valor igual para todos 2) Alistamento eleitoral (os inalistveis 14, 2, CF estrangeiros, conscritos, menores de 16 anos e os que sofreram privao de direitos polticos): OBRIGATRIO (14, 1, I) FACULTATIVO (14, 1, II) Para os alfabetizados maiores de 18 e Para os analfabetos menores de 70 anos. Para os maiores de 16 e menores de 18 Para os maiores de 70 anos

3. CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA a) As condies gerais de elegibilidade (14, 3. CF): nacionalidade brasileira; pleno exerccio dos direitos polticos; alistamento eleitoral; domiclio eleitoral na circunscrio; filiao partidria; idade mnima: 35 para Presidente, Vice-Presidente e Senador; 30 para Governador e Vice-Governador; 21 para deputados (federais, estaduais e distritais), prefeito, vice-prefeito e juiz de paz; 18 para vereadores. 4. DIREITOS POLTICOS NEGATIVOS: IMPEDEM a participao na vida poltica do Estado.

22

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

a) Privao de direitos polticos (15, CF): um impedimento TOTAL, quem est privado de direitos polticos no pode votar, ser votado, participar de iniciativa popular, ajuizar ao popular ou se filiar a partidos polticos. a.1. Hipteses de perda (privao definitiva) 15, I e IV, CF a.2. Hipteses de suspenso (privao temporria) 15, II, III e V, CF b) Inelegibilidades: so impedimentos PARCIAIS, porque obstam somente o exerccio da capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado). b.1. Absoluta (14, 4): CONSTITUCIONAIS + TOTAIS b.2. Relativa (14, 5 a 9, CF): CONSTITUCIONAIS + regra (PARCIAIS) e INFRACONSTITUCIONAIS: previstas na Lei Complementar 64/90 para proteger os valores do art. 14, 9, CF. 5. LEI ELEITORAL (16, CF): princpio da anualidade eleitoral: a lei que alterar o processo eleitoral entra em vigor na data de sua publicao, mas s pode ser aplicada s eleies que ocorram aps um ano da data de sua vigncia. 53. (2 Semestre 2003) So instrumentos de manifestao popular: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. (verdadeira) 54. Assinale a alternativa correta (1 Semestre 2004): (a) a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia; (b) a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, aplicando-se a eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia; (c) a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor noventa dias aps a sua promulgao; (d) a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, aplicando-se desde logo. 6. PARTIDOS POLTICOS (17, CF) a. Personalidade jurdica: pessoa jurdica de direito privado (so associaes constitudas na forma da lei civil) + necessidade de registro posterior de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (17, 2) + carter nacional b. Autonomia partidria (17, caput, 1 na redao da Emenda 52/06, II, III e IV, CF): autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal. c. Vedaes: (1) vinculao financeira ou hierrquica a entidade ou governo estrangeiro (I e II), (2) utilizao de organizao paramilitar (4)

23

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

d. Direitos: (1) recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso na forma da lei direito de antena - (3), (2) imunidade tributria em relao a impostos sobre seu patrimnio, renda ou servios e de suas fundaes (150, VI, c) e. Dever: prestao de contas Justia Eleitoral. 55. (1 Exame 2006) Sobre os partidos polticos, assinale a alternativa CORRETA: (a) assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento, devendo seus estatutos estabelecer normas de fidelidade e disciplina partidrias. (b) os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Congresso Nacional. (c) os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral. (d) permitida a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar.

24

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

AULA (3) CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 3. AO DIRETA DA DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE. Perfil constitucional da ao. Competncia e legitimidade ativa. I - CRITRIOS DE CLASSIFICAO DO CONTROLE JURISDICIONAL DE CONSTITUCIONALIDADE a) Conceitos operacionais da jurisdio constitucional: PARMETRO e OBJETO O parmetro a norma constitucional que serve de paradigma para o controle. O objeto diz respeito s normas que sero impugnadas e, eventualmente, declaradas inconstitucionais, se ofenderem normas constitucionais paramtricas. II) CONTROLE JURISDICIONAL INSPIRADO NO SISTEMA NORTEAMERICANO (DESDE A CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1891) 1. Finalidade: CONCRETO OU SUBJETIVO Existe um caso concreto onde se discute a aplicao de uma determinada lei tendo em vista sua antinomia com a Constituio Federal e h direitos subjetivos supostamente ameaados ou violados por uma lei que se alega ser inconstitucional. A finalidade do controle defender as liberdades, os direitos subjetivos que so ameaados ou violados por uma lei inconstitucional. Por isso, Piero Calamandrei refere-se a este controle como a jurisdio constitucional das liberdades. DIFUSO OU ABERTO Todos os juzes e tribunais sejam federais ou estaduais so competentes para o controle de constitucionalidade. POR VIA DE EXCEO OU DE DEFESA As partes se utilizam da questo da inconstitucionalidade da lei para fundamentar sua pretenso jurdica ou mesmo o Ministrio Pblico para respaldar sua opinio ou o prprio Juiz para motivar sua deciso. POR VIA INCIDENTAL A questo da inconstitucionalidade da lei prejudicial, obstculo que o juiz precisar enfrentar para julgar o mrito da ao. Por isso, a declarao d e inconstitucionalidade no far parte do pedido do autor e, sim, eventualmente, da causa de pedir. De outro lado, no integra o dispositivo da deciso e sim a sua fundamentao.

2. Nmero de rgos dotados de competncia: 3. Modo de provocao do rgo competente

4. Modo de manifestao do controle de constitucionalidade

25

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

a1) CLUSULA DE RESERVA DE PLENRIO (Art. 97, CF e art. 480 a 482, CPC 9) A declarao de inconstitucionalidade, nos Tribunais deve ser proferida pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal Pleno ou do rgo Especial. Excees (quando o rgo fracionrio pode declarar a inconstitucionalidade, sem submeter o incidente ao Tribunal Pleno ou rgo Especial): quando j houver deciso do (1) Plenrio do STF ou (2) do Tribunal Pleno ou rgo Especial a que pertence o rgo fracionrio.

a2) EFEITOS DA DECLARAO DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. inter partes; 2. ex tunc; 3. no produz efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio; 4. integra a fundamentao da deciso e no o dispositivo e por isso no transita em julgado.

a3) COMPETNCIA PRIVATIVA DO SENADO FEDERAL PARA SUSPENDER A E X E C U O , N O T O D O O U E M P ARTE, DE LEI DECLARADA INCONSTITUCIONAL POR DECISO DEFINITIVA DO STF (ART. 52, X, CF) O Senado pode suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo STF, atribuindo com isso efeito erga omnes deciso do STF que tinha efeitos meramente inter partes. A competncia do Senado: (1) discricionria; (2) pode ser exercida em relao a qualquer lei ou ato normativo (federal, estadual, distrital ou municipal); (3) tem efeitos erga omnes e ex tunc.

a4) OBJETO E PARMETRO Qualquer lei ou ato normativo (federal, estadual, distrital ou municipal) posteriores Constituio Federal de 1988 podem ser objeto de controle concreto de constitucionalidade. Qualquer norma constitucional pode servir de parmetro (CF, Constituio Estadual ou Lei Orgnica do Distrito Federal) conforme o caso.

II) CONTROLE JURISDICIONAL INSPIRADO NO SISTEMA AUSTRACO (DESDE A CONSTITUIO DE 1946, COM A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 16/65) 1. Finalidade ABSTRATO OU OBJETIVO No h caso concreto, o caso abstrato porque se examina se, em tese, uma lei ou ato normativo ofende ou no a Constituio. A
9

Pargrafo nico, art. 481. Os rgos fracionrios dos tribunais no submetero ao plenrio, ou ao rgo especial, a argio de inconstitucionalidade, quando j houver pronunciamento destes ou do plenrio do Supremo Tribunal Federal sobre a questo.
26

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

fiscalizao objetiva porque o interesse protegido objetivo: a defesa da Constituio enquanto ordem objetiva. um controle que no tem por finalidade imediata proteger pessoas ou direitos fundamentais e sim a prpria Constituio.) 2. Nmero de CONCENTRADO rgos dotados de Se o parmetro a Constituio Federal, o rgo competente ser o Supremo Tribunal Federal; se o parmetro Constituio competncia: Estadual, o rgo competente ser o Tribunal de Justia do respectivo Estado-Membro; se o parmetro a Lei Orgnica do Distrito Federal, o rgo competente ser o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios. 3 . M o d o d e POR VIA DE AO AES: p r o v o c a o d o O J u d i c i r i o (1) competncia originria do STF: rgo competente provocado por meio (a) ADIN (102, I, a, CF) de aes especficas (b) ADIN por omisso (103, 2 CF) em que o pedido a ADC (102, I, a, CF) d e c l a r a o d e (d) ADPF(102, 1, CF) inconstitucionalidade (2) competncia originria do Tribunal o u d e de Justia do Estado-Membro: constitucionalidade (a) R E P R E S E N T A O D E em tese (que se torna, INCONSTITUCIONALIDADE (125, portanto, questo 2, CF) principal do (b) REPRESENTAO DE processo).. INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO (c) ADC (se houver previso expressa na Constituio Estadual. No h na paranaense.) (3) competncia originria do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios: (a) ADIN (b)ADIN por omisso 4. Modo de manifestao do controle de constitucionalidade POR VIA PRINCIPAL A questo da constitucionalidade ou inconstitucionalidade o tema principal do processo: faz parte do pedido do autor e, por sua vez, do dispositivo da deciso.

a) TPICOS DAS AES DO CONTROLE ABSTRATO DE COMPETNCIA DO STF:

27

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

ADIN (102, I, a, 102, 2 e 103, caput, CF + Lei 9868/99) 1. rgo competente: STF 2. Parmetro: Normas da CF.

ADC (102, I, a; 102, 2; ADPF (102, 1, CF + Lei 103, CF + Lei 9868/99) 9882/99) STF Normas da CF.

STF Somente os preceitos fundamentais da CF [clusulas ptreas (60, 4, CF) e princpios constitucionais sensveis (34, VII, CF)]. 3. EFEITOS DA DECISO DEFINITIVA DE MRITO : (a) erga omnes (contra todos) (como regra) (b) efeito vinculante e m r e l a o a o s demais rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal (102, 2, CF (na redao da EC 45/04), art. 28, nico, Lei 9868/99 e 10, 3, Lei 9882/99) (c) ex tunc (como regra) (d) repristinatrio, quando h declarao de inconstitucionalidade (como regra) COMPETNCIA DO STF PARA MODULAR (ou MODIFICAR) os efeitos da deciso: pode o STF por maioria de dois teros dos Ministros (mnimo 8) e estando presentes razes de segurana jurdica ou excepcional interesse social restringir os efeitos erga omnes, manipular a eficcia temporal (atribuindo efeitos ex nunc ou decidindo que a invalidao da lei ser a partir de outro momento que venha ser fixado, no passado ou no futuro) e afastar o efeito repristinatrio. e. A questo do carter dplice ou ambivalente da ADIN e ADC: a procedncia de uma igual improcedncia da outra; em ambas possvel tanto declarar a inconstitucionalidade quanto a constitucionalidade. 4. CLUSULA DE RESERVA DE PLENRIO (97, CF + 23, Lei 9868/99) A declarao de inconstitucionalidade ou de constitucionalidade somente pode ser proferida pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal Pleno (quando se trata de conferir efeitos erga omnes e ex tunc ). 56. No que diz respeito ao controle de constitucionalidade das leis no Brasil, correto afirmar que 10: (a) no controle difuso, por ser exercido por via de exceo, a competncia para julgamento do Supremo Tribunal Federal; (b) o controle difuso exercido por qualquer juiz e o controle concentrado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justia;
10

Todas as questes deste roteiro so do exame de ordem do Paran.


28

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(c) o controle difuso exercido por qualquer juiz e o concentrado pelos Tribunais de Justia, em alguns casos, e pelo Supremo Tribunal Federal, em outros; (d) no existe controle difuso no Brasil, eis que se trata de instrumento tpico dos pases de tradio jurdica da common law. 57. Assinale a alternativa correta (1 Semestre - 2004): (a) no Direito brasileiro, o controle de constitucionalidade de uma lei pelo Poder Judicirio difuso, unicamente; (b) no Direito brasileiro, o controle de constitucionalidade de uma lei pelo Poder Judicirio incidental e nunca principal; (c) no Direito brasileiro, o controle de constitucionalidade de uma lei pelo Poder Judicirio produz efeitos erga omnes, jamais inter partes; (d) no direito brasileiro, o controle de constitucionalidade de uma lei pelo Poder Judicirio pode ser abstrato e concreto. 58. Sobre o controle de constitucionalidade vigente no Brasil, assinale a alternativa correta: (ltimo Exame 2004): (a) as leis municipais somente podem ser questionadas em face da Constituio do Estado, jamais em face da Constituio Federal; (b) no controle difuso, podem ser objeto de questionamento todas as leis editadas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios; (c) apenas os magistrados estaduais tm, em primeira instncia, competncia para declarar a inconstitucionalidade de lei estadual em face da Constituio Federal; (d) a deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de controle incidental, declarando a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, produzir efeitos erga omnes. 59. Assinale a alternativa correta: (2 Semestre - 2003): (a) a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo proferida pelos tribunais regionais federais produz efeitos apenas erga omnes; (b) a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo proferida pelo STJ possui efeitos erga omnes e inter partes; (c) a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo proferida pelo STF possui efeitos erga omnes; (d) a declarao de inconstitucionalidade proferida pelo senado federal produz efeitos erga omnes e ex tunc. 60. Diante de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal, compete ao Senado Federal: (a) praticar ato vinculado, suspendendo a respectiva execuo, na parte em que concorde com a deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal; (b) praticar ato discricionrio, podendo deixar de suspender a parte da lei que, discordando da deciso do STF, consider-la inconstitucional;
29

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(c) revogar, mediante resoluo, o dispositivo legal declarado inconstitucional; (d) suspender, total ou parcialmente, mediante resoluo, a respectiva execuo. 61. Assinale a alternativa correta (3 Exame 2006 e 1 Exame 2007): (a) ao Presidente da Repblica compete exclusivamente suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. (b) compete privativamente Mesa da Cmara dos Deputados suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. ao Presidente da Cmara dos Deputados compete exclusivamente suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. (d) ao Senado Federal compete privativamente suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. 62. Assinale a alternativa correta: (a) O controle de constitucionalidade de lei municipal face a Constituio Federal feito na modalidade concentrada. (b) o mandado de segurana uma das aes em que se pode suscitar o controle incidental da constitucionalidade. (c) No existe controle difuso da constitucionalidade no ordenamento brasileiro. (d) A ao direta de inconstitucionalidade por omisso forma de controle difuso da constitucionalidade. 63. Assinale a alternativa falsa: (a) a incompatibilidade de lei federal, estadual ou municipal, face a Constituio Federal, legitima a propositura de ao direta de inconstitucionalidade pelos legitimados do art. 103; (b) a inconstitucionalidade exige quorum de maioria absoluta, quando declarada por rgos jurisdicionais colegiados (Tribunais); (c) a inconstitucionalidade orgnica ou formal aquela decorrente de vcio na formao do ato legislativo; (d) as emendas constitucionais podem ser submetidas a controle de constitucionalidade.

1. ADIN 4. LEGITIMAO ATIVA (103, I a IX, CF e 2, Lei 9868/99): a) UNIVERSAIS Presidente da Repblica, Mesa da Cmara dos Deputados, Mesa do Senado Federal,

ADC ADPF 4 . L E G I T I M A O 4. LEGITIMAO ATIVA ATIVA (103, I a IX, CF (2, I, Lei 9882/99) e 13, Lei 9868/99) O s l e g i t i m a d o s d a Os legitimados da ADIN. ADIN.

30

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

Procurador-G e r a l d a Repblica, Conselho Federal da OAB, Partidos polticos com representao no Congresso Nacional. b) ESPECIAIS Governadores de Estados e do Distrito Federal, Mesas da Assemblias Legislativas e da Cmara Legislativa do Distrito Federal, entidade de classe de mbito nacional e confederao sindical. 5. OBJETO (102, I, a, CF) Leis ou at os norma tivos F E D E R A I S O U ESTADUAIS 1. Emenda CF? SIM 2. Norma de CE? SIM 3. Lei ou ato normativo municipal? NO 4 . L ei ou ato normativo distrital? (32, 1, CF) SIM, se tiver carter estadual; NO, se tiver carter municipal 5. Lei ou ato normativo anterior CF (direito prconstitucional)? NO

5. OBJETO (102, I, a, CF) LEIS OU ATOS NORMATIVOS FEDERAIS 1. Emenda CF? SIM 2. Norma de CE? NO 3. Lei ou ato normativo municipal? NO 4. Lei ou ato normativo distrital? NO 5. Lei ou ato normativo anterior CF (direito pr-constitucional)? NO

5. OBJETO (1 Lei 9882/99) a ) P r i n c p i o d a subsidiariedade (4, 1, Lei 9882/99 no ser admitida ADPF quando houver outro meio eficaz de sanar a lesividade) a 1 ) q u a n d o f o r relevante o fundamento de controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores CF 1. LEIS OU ATOS NORMATIVOS MUNICIPAIS ( e distritais com carter municipal) posteriores e anteriores CF de 1988 2. LEIS OU ATOS NORMATIVOS ANTERIORES CF d e 1 9 8 8 (federais, estaduais, distritais ou municipais)

31

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

6. ADVOGADO-GERAL No atua. DA UNIO A t u a como curador da norma impugnada, contestando o pedido do autor, d e f e n d e n d o a constitucionalidade da lei. 7. PROCURADORIgual na ADIN. G E R A L D A REPBLICA Pode atuar como legitimado ativo e sempre a t u a , d e f o r m a independente, como fiscal da lei, elaborando um parecer sobre a ao.

Atua como curador da norma impugnada, contestando o pedido do autor, defendendo a constitucionalidade da lei.

Igual na ADIN.

64. Assinale a alternativa CORRETA (2 Exame 2006): (a) a Mesa do Senado Federal pode propor ao direta de inconstitucionalidade, mas no ao declaratria de constitucionalidade. (b) o Procurador-Geral da Repblica pode propor ao direta de inconstitucionalidade e ao declaratria de constitucionalidade. ( c ) a Mesa da Cmara dos Deputados no pode propor ao direta de inconstitucionalidade, mas pode propor ao declaratria de constitucionalidade. (d) a Mesa da Cmara Legislativa do Distrito Federal pode propor a ao direta de inconstitucionalidade, mas somente a Mesa de Assemblia Legislativa do Distrito Federal pode propor a ao declaratria de inconstitucionalidade. 65. Assinale a alternativa correta (3 Exame 2006): (a) a argio de descumprimento de preceito fundamental, prevista na Constituio da Repblica, tem como legitimados os mesmos para a ao direta de inconstitucionalidade. (b) a argio de descumprimento de preceito fundamental, prevista na Constituio da Repblica, tem como legitimados os mesmos para a ao declaratria de constitucionalidade. a argio de descumprimento de preceito fundamental, prevista na Constituio da Repblica, tem como objetivo exclusivo reparar leso a preceito fundamental resultante de lei ou ato normativo federal e estadual. (d) a argio de descumprimento de preceito fundamental, prevista na Constituio da Repblica, tem por objetivo exclusivo reparar leso a preceito fundamental resultante de ato da administrao federal e estadual. * questo anulada por conter duas afirmaes corretas.

32

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

66. No que diz com a ao direta de inconstitucionalidade (Adin), correto afirmar: (a) organizaes poltico-partidrias que tenham integrantes eleitos deputados estaduais tm legitimidade para propor Adin; (b) leis municipais que contrariem dispositivo da Constituio Federal podero ser objeto de Adin perante o STF; (c) a deciso do Supremo, pela procedncia da Adin, pode ser tomada pela maioria simples dos Ministros que integrarem a Turma a que estiver afeto o julgamento; (d) a declarao de inconstitucionalidade pode atingir somente um ou alguns dos dispositivos da lei ou ato normativo, mesmo que a ADin busque invalidar a totalidade daquele ou deste. 67. No que diz respeito Ao Declaratria de Constitucionalidade (ADC), correto afirmar que: (a) Esto legitimados a sua impetrao apenas o presidente da repblica, os governadores de estado e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. (b) O j u l g a m e n t o p e l a i m p r o c e d n c i a d a A D C i m p l i c a n a d e c l a r a o d e inconstitucionalidade da lei ou ato normativo objeto da sua propositura. (c) A deciso proferida pelo STF produz efeitos apenas entre as partes envolvidas no processo. (d) A deciso proferida pelo STF no possui efeito vinculante, e os magistrados singulares podero decidir em sentido contrrio ao entendimento manifestado pelo STF. 68. Assinale a alternativa incorreta (1 e 2 Exame 2005): (a) as decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esfera federal, estadual e municipal. (b) o Governador do Distrito Federal pode propor ao direta de inconstitucionalidade e declaratria de constitucionalidade, o ajuizamento da ao direta de inconstitucionalidade no se sujeita observncia de qualquer prazo de natureza prescricional ou decadencial, pois os atos normativos de natureza infraconstitucional jamais se convalidam pelo decurso do tempo, (d) mediante controle concentrado, a declarao de inconstitucionalidade da lei operar efeitos ex nunc e erga omnes. 69. (2 semestre 2003) (a) Atravs da argio de descumprimento de preceito fundamental, possvel questionar, diretamente perante o Supremo Tribunal Federal, a validade de lei municipal em matria tributria. (verdadeira) (b) possvel ao declaratria de constitucionalidade para defender a validade de uma lei municipal perante o Supremo Tribunal Federal. (falsa) (d) A argio de descumprimento de preceito

33

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

fundamental, em matria tributria, pode ser utilizada por qualquer cidado, nos termos da Lei n. 9882/99. (falsa) 2. ADIN por OMISSO (103, 2, CF) O pedido a declarao de inconstitucionalidade por omisso. Se a ao julgada procedente, o STF d cincia ao Poder Legislativo para que adote as providncias necessrias (no fixa prazo para o Legislativo nem pode determinar sanes caso este no adote as providncias) e, em se tratando de rgo administrativo, determina que o faa trinta dias (nesta ltima hiptese, a deciso tem efeito mandamental). Os legitimados so os da ADIN. 3 . S M U L A V I N C U L A N T E ( 1 0 3 -A , a c r e s c e n t a d o p e l a E m e n d a 4 5 / 0 4 e regulamentado pela Lei 11.417, de 2006): Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma prevista em lei. 1 A Smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e a relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal que, julgandoa procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso. 70. (OAB 1 Exame 2006) Assinale a alternativa INCORRETA: (a) o Supremo Tribunal Federal tem competncia para aprovar smula com efeitos vinculantes at mesmo em relao administrao pblica indireta municipal. (b) a smula com efeitos vinculantes tem por objetivo evitar grave insegurana jurdica ou relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. (c) o Conselho Federal da OAB pode provocar o Supremo Tribunal Federal no sentido de ver cancelada uma smula aprovada com efeitos vinculantes. (d) cabe reclamao ao Supremo Tribunal Federal voltada a garantir a aplicao de smula, aprovada com efeitos vinculantes, pela prpria Administrao Pblica.

34

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

71. Sobre a relao da smula vinculante com o ato administrativo, assinale a alternativa CORRETA (2 Exame 2006 e 1 Exame 2007 Direito Administrativo): (a) se o ato administrativo contrariar smula vinculante ou indevidamente a aplicar, no caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal com a finalidade de que seja declarada a sua anulao, pois as smulas vinculantes somente so de observncia obrigatria pelos rgos do Poder Judicirio, e no pela administrao pblica direta e indireta das esferas federal, estadual e municipal. (b) se o ato administrativo contrariar smula vinculante ou indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal com a finalidade de que seja declarada a sua anulao, desde que este ato tenha sido editado por autoridade integrante da administrao pblica federal, pois as smulas vinculantes somente so de observncia obrigatria pelos rgos do Poder Judicirio e pela administrao pblica direta e indireta das esferas federal e estadual. (c) se o ato administrativo contrariar smula vinculante ou indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal com a finalidade de que seja declarada a sua anulao, pois as smulas vinculantes so de observncia obrigatria pelos rgos do Poder Judicirio e pela administrao pblica direta e indireta das esferas federal, estadual e municipal. (d) se o ato administrativo contrariar smula vinculante ou indevidamente a aplicar, o Supremo Tribunal Federal poder revog-lo a qualquer momento, independentemente de provocao do interessado. CONTROLE ABSTRATO NA ESFERA ESTADUAL: 1. REPRESENTAO DE INCONSTITUCIONALIDADE (125, 1, CF) a. rgo competente: Tribunal de Justia do Estado-Membro b. Parmetro: normas da Constituio Estadual c. Efeitos: erga omnes e ex tunc; no tem efeito vinculante d. LEGITIMAO ATIVA (Constituio do Estado do Paran): Governador do Estado, Mesa da Assemblia Legislativa, Procurador-Geral de Justia, ProcuradorGeral do Estado, Prefeito, Mesa da Cmara Municipal (quando se tratar de lei ou ato normativo local ou estadual que afete a autonomia local), Conselho Seccional da OAB, Partidos polticos com representao na Assemblia Legislativa, federaes sindicais, entidades de classe de mbito estadual e o deputado estadual. e. OBJETO: leis ou atos normativos estaduais e municipais

35

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

AULA (4) AES CONSTITUCIONAIS 7. DIREITOS E GARANTIAS. Mandado de segurana unitrio e coletivo. Mandado de injuno. Ao popular. Ao civil pblica. Habeas corpus. Habeas data. 2. GARANTIAS FUNDAMENTAIS OU REMDIOS CONSTITUCIONAIS 1. 5, XXXIV DIREITO DE PETIO o nico remdio constitucional que no constitui ao constitucional porque no forma de provocao da tutela jurisdicional. Provoca-se os Poderes Pblicos contra ilegalidade ou abuso de poder. 2. 5, LXVIII + LXXVII + 142, 2 - HABEAS CORPUS conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder a) Necessidade de capacidade postulatria? No, a ao no precisa ser ajuizada por advogado. b) Possvel impetrar em favor de terceiros? Sim. c) H diferena entre impetrante e paciente? Sim. O impetrante quem ajuiza a ao. O paciente quem sofre coao ou ameaa de coao em sua liberdade de ir e vir. possvel que o impetrante e o paciente sejam a mesma pessoa. possvel tambm o impetrante ajuizar a ao em favor de terceiro (paciente). d) Habeas corpus preventivo e repressivo. O preventivo para evitar concretizao da ameaa de leso (salvo-conduto). O repressivo ou liberatrio para fazer cessar a coao ou violncia j consumada. e) O coator pode ser um particular? Sim. O caso clssico de um hospital particular que no d alta ao paciente em virtude do no pagamento da conta. O coator ser o diretor do hospital. f) Existe diferena entre ilegalidade e abuso de poder? Sim. Ilegalidade gnero, do qual abuso de poder espcie. O abuso de poder divide-se em: excesso de poder (a autoridade pratica um ato para o qual no tem competncia) e o desvio de poder (a autoridade pratica um ato tendo em vista objetivos estranhos ao interesse pblico). O particular pode ser coator ao praticar um ato ilegal, j o agente pblico pode ser autoridade coatora se praticar atos ilegais ou com abuso de poder. g) A ao gratuita? Sim. h) Existe restrio ao habeas corpus em se tratando de punio disciplinar militar? Sim. No possvel impetrar habeas corpus para discutir o mrito da punio disciplinar militar, embora possvel para impugnar vcios formais (ofensa ao contraditrio, ampla defesa, autoridade competente, por exemplo). 3. 5, LXII + LXXVII HABEAS DATA (Criado pela CF de 1988 e regulamentado pela Lei 9507/97) conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de d a d o s , q u a n d o n o s e p r e f i r a f a z -l o p o r p r o c e s s o s i g i l o s o , j u d i c i a l o u
36

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

administrativo. a) possvel impetrar habeas data em favor de terceiros? Como regra, no. H somente uma exceo: uma pessoa da famlia pode impetrar habeas data em favor de algum j falecido para proteo da sua memria. Pessoa jurdica pode impetrar habeas data. b) Quais so as finalidades do habeas data? Segundo a CF, garantir o acesso a informaes pessoais constantes de banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico e a retificao. (b.1) constitucional a previso da Lei 9507/97 no sentido de ser possvel o habeas data para a anotao dos assentamentos do interessado, de contestao ou explicao sobre dado verdadeiro mas justificvel e que esteja sob pendncia judicial ou amigvel? Sim. (b.2) Cabe habeas data para obteno de certides em reparties pblicas (5, XXXIV, b)? No, caso de mandado de segurana. c) Existe diferena entre banco de dados de entidade governamental e banco de dados de carter pblico? Sim. Banco de dados de entidade governamental um banco de dados de um rgo ou ente pblico que contm informaes de carter pblico, porque acessveis ao pblico. Banco de dados de carter pblico um banco de dados de uma entidade privada que contm informaes de carter pblico, porque acessveis ao pblico (exemplo: banco de dados do servio de proteo ao crdito). d) A ao gratuita? Sim. 4. 5, LXIX MANDADO DE SEGURANA INDIVIDUAL (Lei 1533/51) conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. a) O que direito lquido e certo? direito respaldado em fato certo, comprovado de plano por prova pr-constituda. b) O que significa o carter subsidirio do mandado de segurana? S cabe mandado de segurana quando no couber habeas corpus ou habeas data. c) Por que o mandado de segurana no substitui a ao popular? (Smula 101, STF) Porque a ao popular protege os interesses da coletividade no tocante preservao do patrimnio pblico. J o mandado de segurana protege direito material prprio do impetrante. d) Quem pode ser aut oridade coatora no mandado de segurana? Autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica de Direito Privado no exerccio de atribuies do poder pblico (exemplo: diretor de uma empresa concessionria ou permissionria de servio pblico; um notrio ou registrador) e) Por que no cabe mandado de segurana contra lei em tese? (Smula 266, STF). Porque a lei em tese todo ato normativo geral e abstrato que no atinge, dada a sua
37

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

generalidade e abstrao, diretamente a esfera jurdica individual. No mandado de segurana, o ato impugnado tem de ser individual e concreto, ou seja, atingir diretamente a esfera jurdica de algum. f) Existe prazo para impetrao do mandado de segurana? Sim, o prazo decadencial de 120 dias para impetrao de mandado de segurana repressivo contra ato do Poder Pblico. Este prazo decadencial, previsto na Lei 1533/51, foi recepcionado pela CF de 1988, conforme a Smula 632 do STF: constitucional lei que fixa o prazo de decadncia para a impetrao de mandado de segurana . No existe este prazo quando se trata de (1) mandado de segurana preventivo ou (2) mandado de segurana repressivo contra omisso. 5, LXX - MANDADO DE SEGURANA COLETIVO o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional ou organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos 1 ano na defesa dos interesses de seus membros ou associados. 5, LXXI MANDADO DE INJUNO (Criado pela CF de 1988) conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. 6. 5, LXXIII AO POPULAR (Lei 4717/65) qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. a) Quem pode ajuizar ao popular? Qualquer cidado (pessoa fsica, brasileiro ou portugus equiparado, no pleno exerccio dos seus direitos polticos). Pessoa jurdica ou mesmo rgos pblicos, porque no so cidados, no podem ajuizar ao popular. Nesse sentido, a Smula 365 do STF: Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular. b) Quais so os bens jurdicos protegidos nessa ao? Patrimnio pblico, patrimnio de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, meio ambiente, patrimnio histrico e cultural. b) A ao gratuita? S se o autor estiver de boa-f. Comprovada a m-f, o autor ter de arcar com custas e nus da sucumbncia caso a ao seja julgada improcedente. 7. 129, III AO CIVIL PBLICA (Lei 7347/85) So funes institucionais do Ministrio Pblico: [...] promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
38

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

72. So caractersticas do mandado de segurana: (a) proteo de direito lquido e certo, inclusive contra lei em tese, quando o abuso for cometido por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico; (b) proteo de direito lquido e certo, exceto contra lei em tese, quando o abuso for cometido por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico; (c) proteo ao direito lquido e certo de ir, vir e permanecer, quando o abuso for cometido por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico; (d) proteo contra leso de direito lquido e certo, exceto contra lei em tese. 73. Assinale a alternativa incorreta (ltimo Exame 2004): (a) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico, desde que com representao no Congresso Nacional; (b) o mandado de segurana pode ser impetrado, em sua faceta coletiva, por qualquer associao, bastando estar legalmente constituda, em defesa dos interesses de seus associados; (c) o mandado de segurana tem por escopo proteger direito lquido e certo em face de dano potencial ou j consumado; (d) o mandado de segurana tem como destinatrio (impetrado) necessariamente uma autoridade pblica, ou quem lhe faa as vezes, no exerccio de atribuies do poder pblico. 74. Assinale a alternativa incorreta (1 Exame 2005): (a) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por qualquer entidade de classe, desde que legalmente constituda, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; (b) qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico; conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; (d) conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. 75. (1 Exame 2006) (a) conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de carter pblico, de pessoas jurdicas de direito pblico ou de direito privado. (verdadeira) (b) conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por abuso de
39

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

poder praticado por autoridade pblica ou, at mesmo, por particular. (falsa) (d) a ao popular poder ser proposta por qualquer um com vistas anulao de ato lesivo ao patrimnio pblico, desde que tambm atentatrio moralidade administrativa. (falsa) 76. Assinale a alternativa CORRETA (2 Exame 2006): (a) conceder-se- habeas corpus sempre que algum, por qualquer motivo, sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo. (falsa) (b) conceder-se- habeas data para a retificao de dados do impetrante, quando constante de registro ou banco de dados de entidades de carter pblico. (verdadeira) (c) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por qualquer associao na defesa dos interesses de seus associados. (falsa) 77. Assinale a alternativa correta (3 Exame 2006 e 1 Exame 2007): (a) qualquer brasileiro pode propor ao popular. (b) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por organizao sindical em funcionamento h pelo menos um ano. o mandado de injuno tem como pressuposto a existncia de norma regulamentar. (d) o habeas data no pode ser impetrado por pessoa jurdica. 78. Sobre a ao popular, assinale a alternativa correta (OAB ltima 2004): (a) pode ser proposta at mesmo por um condenado no cumprimento da pena de priso; (b) sujeita sempre o autor ao pagamento de custas judiciais, apenas ao final do processo e antes da sentena; (c) serve, exclusivamente, para anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa e ao meio ambiente; (d) afasta o nus da sucumbncia, salvo se comprovada a m-f do autor. 79. Sobre as aes constitucionais, correto afirmar: (a) a ao popular proposta pelo Ministrio Pblico visa anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; (b) o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico em qualquer circunstncia; (c) so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data; (d) O STF no tem competncia originria para julgar mandado de segurana aforado contra ato do Procurador-Geral da Repblica. 80. Marque a alternativa INCORRETA: (a) o julgamento e a concesso de mandado de injuno cabem exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal;

40

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) o habeas data o remdio constitucional indicado em inqurito policial que resultou arquivado, para que se possa obter do Instituto de Identificao da Polcia Civil ou de rgo congnere a anotao do arquivamento. (c) No cabvel habeas data para que pessoas j indiciadas ou sob investigao em inqurito policial possam obter informaes da autoridade policial sobre as diligncias que digam ou possam dizer respeito a elas; (d) A ao popular, o mandado de injuno e o habeas data s podero ser ajuizados atravs de advogado.

41

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

AULA (5) 8. REGIME CONSTITUCIONAL DOS SERVIDORES PBLICOS. Aplicabilidade das normas constitucionais aos servidores em geral. Classificao dos cargos pblicos. Acumulao. Estabilidade e efetividade. Aposentadoria e reviso de proventos. 81. A Administrao Pblica obedecer os princpios constitucionais da: (a) moralidade, eficincia, publicidade, impessoalidade e da legalidade, (b) moralidade, competncia, publicidade, legalidade e honestidade, (c) legalidade, moralidade, eficincia e poder de polcia; (d) moralidade, legalidade, sigilo fiscal e bancrio, impessoalidade. Art. 41. So estveis aps 3 (trs) anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. 4. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. 82. Os servidores pblicos nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico so estveis aps: (a) um ano de efetivo exerccio; (b) dois anos de efetivo exerccio; (c) trs anos de efetivo exerccio; (d) cinco anos de efetivo exerccio. Art. 37 I I a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. III o prazo de validade do concurso ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; IV durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira; V as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. VI garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical, VII o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; IX a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a

42

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

necessidade temporria de excepcional interesse pblico; XII os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores ao pagos pelo Poder Executivo XVI vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor, b) a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico, c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. 10. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do artigo 40 ou dos artigos 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. 83. No regime da Constituio Brasileira de 1988, os servidores pblicos: (a) no dependem de concurso pblico para investidura em cargo em comisso; (b) so responsveis pessoalmente pelos atos que, nessa qualidade, pratiquem, independente de culpa; (c) no podem acumular cargos ou empregos pblicos em hiptese alguma; (d) no podem, em qualquer hiptese, associar-se a sindicatos. 84. Assinale a alternativa correta (ltimo Exame 2004 e 2 Exame 2005): (a) a nomeao para cargo em comisso independe de aprovao prvia em concurso pblico, desde que o referido cargo seja declarado em lei de livre nomeao e exonerao. (b) o prazo de validade do concurso pblico ser de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual perodo, tantas vezes quanto necessrio para o preenchimento dos cargos ou empregos disponveis. durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, ser convocado com prioridade sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira, a no ser que os novos concursados tenham atingido notas superiores aos aprovados no concurso pblico anterior. (d) o direito de greve dos servidores pblicos ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei ordinria. 85. propsito do regime constitucional dos servidores pblicos, falso afirmar que: (a) a exigncia constitucional de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos no fica restrita ao preenchimento de cargos da administrao, estendendo-se tambm investidura em empregos pblicos; (b) a proibio constitucional de acumulao de cargos pblicos compreende tambm a acumulao de funes pblicas, alcanando os funcionrios e empregados de autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico;

43

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(c) o servidor pblico que tenha praticado crime contra a administrao, mesmo que estvel, poder ser demitido aps responder a processo disciplinar, no obstante sua absolvio no processo criminal referente a esse mesmo c r i m e , d e v i d a a o reconhecimento de causa de iseno de culpabilidade; (d) dispondo o art. 37, IX, da CF que a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, a administrao pblica poder dispensar a realizao de concurso pblico, uma vez presentes os requisitos do citado dispositivo constitucional. 86. Sobre o regime constitucional dos servidores pblicos, assinale a alternativa INCORRETA (1 Exame 2007 Prova de Direito Administrativo): (a) a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. (b) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, desde que isso seja previsto expressamente na lei do oramento. (c) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto em alguns casos expressamente elencados na Constituio da Repblica, e desde que haja compatibilidade de horrios, observado, sempre, o teto remuneratrio estabelecido no texto constitucional. (d) os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. 87. Assinale a alternativa correta: (a) vedada, em qualquer hiptese, a acumulao remunerada de cargos pblicos; (b) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando prestado o servio para entes pblicos distintos; (c) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios para o exerccio de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; (d) todas as alternativas esto incorretas. 88. Assinale a alternativa incorreta: (ltimo Exame 2004) (a) a Constituio Federal admite a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; (b) a Constituio Federal autoriza a acumulao remunerada de 2 (dois) cargos pblicos privativos de profissionais de sade, desde que ocorra compatibilidade de horrios e se trate de profisso regulamentada; (c) a vedao de acumulao remunerada de cargos pblicos estende-se a empregos e funes, mesmo que exercidas em subsidirias de sociedades de economia mista ou sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder pblico; (d) aos servidores que foram titulares de cargos efetivos vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria com a remunerao de cargo, emprego ou funo

44

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

pblica, mesmo nas hipteses de cargos acumulveis previstos pela Constituio Federal. Art. 41, 1. O servidor pblico estvel s perder o cargo: I em virtude de sentena judicial transitada em julgado, II mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, III mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 89. Assinale a alternativa correta: (a) a Constituio Federal atribui estabilidade aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio aos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (b) a Constituio Federal prev que o servidor pblico estvel perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou deciso judicial sujeita ao duplo grau de jurisdio. (c) O servidor pblico estvel no perder o cargo mediante processo administrativo, mesmo que lhe seja assegurada a ampla defesa, porque a Constituio Federal prev que a perda do cargo pblico depende de deciso judicial transitada em julgado. (d) A Constituio Federal prev que o servidor pblico estvel perder o cargo mediante processo de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 90. Assinale a alternativa correta (Verificar 37, X e 39, 1): (a) A alterao dos subsdios do detentor de mandato eletivo independe de lei especfica. (b) A fixao dos padres de vencimentos dos servidores pblicos observar a complexidade dos cargos componentes de cada carreira. (c) A fixao dos padres de vencimentos dos servidores pblicos no observar o grau de responsabilidade dos cargos componentes de cada carreira. (d) A fixao dos padres de vencimentos dos servidores pblicos independe dos requisitos para a investidura. Art. 40, CF. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 1. Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: I por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; I I compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio;

45

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

I I I voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em qu e s e d a r a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; 91. Com relao aposentadoria dos servidores pblicos civis da Unio, correto afirmar que atualmente: (a) sero aposentados, compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; (b) sero aposentados, voluntariamente, aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher com proventos integrais; (c) sero aposentados, compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; (d) o tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal ser computado integralmente para os efeitos de aposentadoria e disponibilidade. 92. Assinale a alternativa INCORRETA: (1 Exame 2006) (a) aos servidores da Unio titulares de cargos efetivos assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio. (b) aos servidores dos Estados titulares de cargos efetivos assegurado regime de previdncia custeado pelo ente pblico, pelos servidores ativos, inativos e pensionistas. (c) o regime de previdncia dos servidores titulares de cargos pblicos dos Municpios observar critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. (d) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por representantes designados pelos servidores. 93. Assinale a alternativa CORRETA (2 Exame 2006): ( a ) os servidores titulares de cargos efetivos da Unio sero aposentados compulsoriamente aos 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (b) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, observado o teto constitucional estipulado e quando se tratar, por exemplo, de dois cargos tcnicos ou cientficos. (c) o teto constitucional de remunerao aos ocupantes de cargos pblicos h de ser considerado como limite mesmo quando o titular possuir vantagem pessoal de carter indenizatrio, prevista em lei. (d) so estveis os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio.

46

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

AULA (6) PROCESSO LEGISLATIVO 8. PODERES E FUNES ESTATAIS. Tripartio dos poderes. Funo legislativa. F u n o executiva. Funo judiciria. Critrios de classificao. Processo legislativo. Espcies normativas. 1. PROCESSO LEGISLATIVO E ESPCIES LEGISLATIVAS (59, CF) O processo legislativo compreende a elaborao de atos legislativos. Os atos legislativos esto tipifica d o s ta x a ti v a m e n te n o a r t. 5 9 , d a CF : l ei s complementares, leis ordinrias, medidas provisrias, leis delegadas, resolues (da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional), decretos legislativos (do Congresso Nacional). 1.a. Diferena entre atos legislativos (primrios) e atos administrativos (secundrios) Os atos primrios encontram seu fundamento de validade na prpria Constituio Federal e tm capacidade para inovar originariamente a ordem jurdica. Os atos legislativos so atos primrios. Os atos secundrios encontram seu fundamento de validade na lei e, indiretamente, na Constituio Federal. No tm capacidade para inovar originariamente a ordem jurdica, mas to-somente secundariamente (nos termos da lei). Os atos administrativos so secundrios. O regulamento um ato administrativo de competncia privativa dos Chefes do Poderes Executivos (Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos) expedido para completar, regulamentar, desenvolver o sentido de uma lei para que ela possa ser fielmente executada pela Administrao Pblica. A funo regulamentar tem natureza administrativa e no pode ser transferida para outras autoridades, pois indelegvel (84, inc. IV, da CF). 94. (OAB agosto 2004) Assinale a alternativa correta: (a) O chefe do poder executivo no pode delegar o exerccio da atividade regulamentar que lhe foi deferida constitucionalmente. (b) Os regulamentos podem inovar, de forma originria, o ordenamento jurdico. (c) A lei no pode tratar de matria estritamente tcnica eis que este campo est reservado ao plano dos regulamentos. (d) Os regulamentos no Brasil equiparam-se formalmente aos atos legislativos. 95. (1 Exame 2005) Assinale a alternativa correta: (a) por ser manifestao do exerccio da funo administrativa, o regulamento somente pode ser expedido pelas autoridades do Poder Executivo; (b) o regulamento pode, apenas, ampliar direitos, jamais restringi-los, sob pena de ilegalidade; excepcionalmente, pode o Presidente da Repblica editar regulamentos autnomos, desde que posteriormente edite medida provisria com efeitos ex tunc;

47

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(d) o regulamento deve, como condio de validade, buscar fundamento na lei e, excepcionalmente, na prpria Constituio Federal. 1.b. FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO ORDINRIO: 1. INICIATIVA (61, CF) Ato de apresentao do projeto de lei. 2. CONSTITUTIVA 2a. DELIBERAO PARLAMENTAR (65, CF) O projeto de lei ser discutido e votado em cada Casa do Congresso Nacional, separadamente, e ser considerado aprovado se obtiver, em ambas, o voto favorvel da maioria simples ou relativa (maioria dos presentes na sesso)

2b. DELIBERAO EXECUTIVA (66, CF) b.1 SANO: a aquiescncia do Presidente da Repblica, o seu consentimento. Quando um projeto de lei sancionado, ele se torna lei. 1. A s a n o p o d e s e r EXP RESSA o u TCITA. 2. A s a n o p o d e s e r T O T A L o u PARCIAL. 3. A sano IRRETRATVEL. b.2 VETO: a negativa do Presidente da Repblica em relao ao projeto de lei. O veto tem as seguintes caractersticas: 1. EXPRESSO (por escrito no prazo fatal de quinze dias teis a contar do recebimento do projeto de lei) 2. MOTIVADO OU FORMALIZADO: o Presidente deve justific-lo, podendo alegar inconstitucionalidade do projeto ou sua contrariedade ao interesse pblico 3. TOTAL OU PARCIAL (mas o veto parci a l s o m e n t e a b r a n g e r t e x t o integral de artigo, inciso, pargrafo ou alnea) 4. S U P E R V E L O U R E L A T I V O (porque o veto pode ser derrubado pelos deputados federais e senadores, numa sesso conjunta, por maioria absoluta, em votao secreta) 5. SUPRESSIVO (o Presidente no pode alterar o projeto de lei, somente suprimir o que no aceita)

48

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

6. IRRETRATVEL 3.INTEGRATIVA DE EFICCIA: a. PROMULGAO (66, 7): O primeiro que deve promulgar a lei ordinria o Presidente da Repblica, mas se ele no o fizer em quarenta e oito horas, a competncia ser do Presidente do Senado Federal e se ele tambm no o fizer em quarenta e oito horas, a competncia ser do Vice-Presidente do Senado Federal. b. PUBLICAO: quem promulga, publica a lei ordinria determinando a sua remessa ao Dirio Oficial da Unio. 96. Assinale a alternativa INCORRETA (2 Exame 2006): (a) a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao ao Senado Federal de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por 5 (cinco) Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. (b) a Constituio da Repblica de 1988 poder ser emendada mediante proposta de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (c) a iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso do Senado Federal. (d) a iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados. * A questo foi anulada pela OAB, porque tem duas alternativas incorretas. INICIATIVA COMUM OU CONCORRENTE (todos os legitimados podem apresentar o projeto de lei ordinria ou complementar, salvo as matrias sujeitas iniciativa privativa): Presidente da Repblica, deputados federais, senadores, Comisso da Cmara dos Deputados, Comisso do Senado Federal, Comisso do Congresso Nacional, cidados (iniciativa popular, 61, 2, CF). (61,caput, CF) REGRA INICIATIVA PRIVATIVA OU EXCLUSIVA (s uma autoridade ou um rgo pode apresentar o projeto de lei ordinria ou complementar): a. Presidente da Repblica (61, 1 + 165, CF) a.1. Presidente da Repblica em se tratando da lei ordinria que fixa normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e Defensoria Pblica dos Estados, Distrito Federal e Territrios (61, 1, d, CF) (Lei Orgnica Nacional do MP: Lei 8625/93) b . Supremo Tribunal Federal ( 9 3 , c a p u t , C F ) , Tribunais Superiores e Tribunais de Justia (96, II, CF), Tribunal de Contas da Unio (73, CF) c. Procurador-Geral da Repblica (127, 2, CF) EXCEO: DEPENDE SEMPRE DE PREVISO EXPRESSA NA CF INICIATIVA FACULTADA (ou o Presidente ou o Procurador-Geral da Repblica/ ou o Governador ou o Procurador-Geral de Justia)
49

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

a . Presidente da Repblica ou Procurador-Geral da Repblica em se tratando da lei complementar que estabelece a organizao, atribuies e o estatuto do Ministrio Pblico da Unio (61, 1, d + 128, 5, CF) (Lei Complementar 75/93) b. Governador de Estado ou Procurador-Geral de J u s t i a e m s e t r a t a n d o d a lei complementar que estabelece a organizao, atribuies e o estatuto do Ministrio Pblico dos Estados (128, 5, CF) EXCEO A INICIATIVA LEGISLATIVA DETERMINA A CASA INICIAL E CASA REVISORA: 1. Projeto de lei de iniciativa de deputado 2. Projeto de lei de iniciativa de senador, f e d e r a l , C o m i s s o d a C m a r a dos Comisso do Senado Federal: Deputados, Presidente da Repblica, CASA INICIAL: Senado Federal Supremo Tribunal Federal, Tribunais C A S A R E V I S O R A : C m a r a d o s Superiores, Tribunal de Contas da Unio, Deputados iniciativa popular e Procurador-Geral da Repblica: CASA INICIAL: Cmara dos Deputados CASA REVISORA: Senado Federal b) Quem tem o poder de apresentar emendas a um projeto de lei? 11 Somente os parlamentares na fase de discusso e votao do projeto de lei (fase de deliberao parlamentar). c) Os parlamentares podem emendar projeto de lei de iniciativa privativa ou reservada? Sim. 4) Limites s emendas parlamentares: (4a) Limite expresso: a emenda parlamentar que no pode causar aumento da despesa prevista (63, I e II, CF): projetos de lei de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica e que verse sobre organizao dos servios administrativos da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais ou do Ministrio Pblico. Ateno: esta proibio no se aplica em se tratando de emendas parlamentares lei do
11

Emenda a proposio apresentada, com exclusividade, pelos parlamentares, como acessria de outra. Espcies de emendas parlamentares: supressivas (determinam a erradicao de qualquer parte da proposio inicial); aditivas (acrescentam algo proposio inicial); modificativas (alteram a proposio sem modificar substancialmente); emendas de redao (sanar vcio de linguagem, incorreo de tcnica legislativa ou lapso manifesto). (MORAES, Constituio..., op. cit., p. 1177). O poder de emendar , em regra, exclusivo dos parlamentares. Excees: projetos de lei de natureza oramentria, sobre os quais o Chefe do Poder Executivo pode propor modificaes enquanto no iniciada a votao da parte que se quer alterar, na Comisso mista (art. 166, 1 e 5, da CF).
50

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

oramento anual que indicarem a fonte dos recursos necessrios (admitidos apenas os recursos decorrentes de anulao de outras despesas). (166, 3 e 4, CF). (4b) Limite: o vnculo de pertinncia temtica ou adequao temtica entre a emenda parlamentar e o projeto de lei: em se tratando de iniciativa privativa ou exclusiva decorre imediatamente do princpio da separao dos poderes (Adin 1835/SC), na iniciativa comum decorre exclusivamente do Regimento Interno da Cmara e do Senado Federal.12 97. Assinale a alternativa correta: (a) o Presidente da Repblica no poder vetar projeto de lei sob fundamento de contrariedade ao interesse pblico (b) o Presidente da Repblica no pode solicitar urgncia na apreciao de projetos de sua iniciativa porque pode lanar mo das medidas provisrias; (c) projeto de lei de iniciativa do Presidente da Repblica, que teve seu processo legislativo deflagrado por senador, pode ter o vcio sanado na hiptese de sano presidencial posterior; (d) admitido o veto parcial no sistema brasileiro desde que incida sobre texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 98. Nossa Constituio Federal prev que, rejeitado o veto presidencial em um projeto de lei pelo Congresso Nacional, a lei ser: (a) promulgada pelo Vice-Presidente da Repblica; (b) remetida ao Presidente da Repblica para promulgao; (c) sancionada e promulgada pelo Presidente do Congresso Nacional; (d) remetida ao Presidente para sano e promulgao; (e) arquivada, s podendo ser analisada, novamente, na prxima sesso legislativa. 99. Sobre o processo legislativo, correto afirmar que: (a) a discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica ter incio no Senado Federal; (b) as medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicao, devendo o Senado Federal disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes; (c) o projeto de lei delegada pode ser emendado pelo Congresso Nacional; (d) no h, no direito brasileiro, veto tcito.
12

O art. 230, do Regimento Interno do Senado Federal estabelece: No se admitir emenda: a) sem relao com a matria da disposio que se pretenda emendar; b) em sentido contrrio proposio quando se trate de proposta de emenda Constituio, projeto de lei ou de resoluo. Excepcionalmente, a Constituio Federal exige a adequao temtica no prprio projeto de lei, ou seja, a exigncia de que os artigos do projeto de lei versem sobre o mesmo tema, o que acontece nas leis do oramento: art. 165, 8, CF (estabelece que a lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, ressalvada a possibilidade de autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita).
51

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

1.c. OUTRAS ESPCIES DE ATOS LEGISLATIVOS: 1. LEIS COMPLEMENTARES (69, CF): apresentam to-somente duas diferenas em relao s leis ordinrias: (1) no processo legislativo, porque a sua aprovao depende do voto favorvel da maioria absoluta dos deputados federais e senadores, (2) no aspecto material, porque a Constituio Federal reserva assuntos que somente podero ser tratados por lei complementar. 100. (1 Exame 2006) A iniciativa das leis complementares cabe, dentre outros e salvo excees em relao ao seu contedo, aos cidados, mas sua aprovao, mediante processo legislativo prprio, exige maioria absoluta. (verdadeira) 2. RESOLUES (Cmara dos Deputados art. 51; Senado Federal art. 52; ou do Congresso Nacional art. 68, 2, todos da CF): so atos legislativos em que o Poder Legislativo formaliza suas competncias privativas. No h, nesse processo legislativo, participao do Presidente da Repblica - no h iniciativa presidencial, sano ou veto, promulgao ou publicao presidencial). Se uma resoluo da Cmara dos Deputados, ser discutida e votada somente na Cmara, aprovada por maioria simples ou relativa e promulgada e publicada pelo Presidente da Cmara. Se uma resoluo do Senado, ser discutida e votada somente no Senado, aprovada por maioria simples ou relativa e promulgada e publicada pelo Presidente do Senado. Se uma resoluo do Congresso Nacional, ser discutida e votada em ambas as Casas, aprovada por maioria simples, promulgada e publicada pelo Presidente do Senado enquanto Presidente do Congresso Nacional. 3. DECRETOS LEGISLATIVOS (CN artigos 49 e 62, 3, da CF): so atos legislativos em que o Congresso Nacional formaliza suas competncias privativas previstas no artigo 49, da CF e no art. 62, 3, da CF. So discutidos e votados em ambas as Casas do Congresso, no h participao do Presidente da Repblica, so aprovador por maioria simples ou relativa, promulgados e publicados pelo Presidente do Senado enquanto Presidente do Congresso. 101. (1 Exame 2007) Assinale a alternativa incorreta: (a) de competncia exclusiva do Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas, (b) compete privativamente ao Presidente da Repblica fixar os seus subsdios, do VicePresidente e dos Ministros de Estado, compete exclusivamente ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa, (d) compete privativamente ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo.
52

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

4. FUNO LEGISLATIVA ATPICA DO PRESIDENTE DA REPBLICA e PRINCPIO DA SEPARAO DE PODERES (2, CF): leis delegadas e medidas provisrias 4a. LEIS DELEGADAS (68, CF): o Presidente da Repblica pede ao Congresso Nacional que este lhe transfira competncia para legislar sobre determinado assunto. Caso autorizado pelo Congresso, o Presidente elabora uma lei delegada. a. LIMITES MATERIAIS EXPRESSOS OU MATRIAS QUE NO PODEM SER OBJETO DE LEI DELEGADA (68, 1, I a III, CF) 1. Atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal (1, 68) 2. Matria reservada lei complementar (1, 68) 3. Legislao sobre organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros (I, 68) 4. Nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais (II, 68) 5. Planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos (III, 68) b. Delegao tpica (art. 68, 2, CF): o Presidente da Repblica pede ao Congresso Nacional que lhe transfira competncia legislativa sobre matria especfica. O Congresso Nacional autoriza, mediante resoluo, o Presidente da Repblica a editar lei delegada sobre um assunto. O Presidente elabora a lei delegada. c. Delegao atpica ou imprpria (art. 68, 3, CF): Quando o Congresso Nacional transfere ao Presidente o exerccio da competncia legislativa, exige, na resoluo, que o projeto de lei delegada, depois de elaborado pelo Presidente da Repblica, retorne ao Congresso Nacional para ser discutido e votado. Nessa situao, o Congresso Nacional discutir e votar o projeto de lei delegada, mas no poder apresentar emendas parlamentares (alis, trata-se de nica hiptese, num processo legislativo, em que a CF probe a apresentao de emendas parlamentares ao projeto de lei). Assim, ou o Congresso aprova o projeto de lei delegada que, automaticamente, se transforma em lei delegada, seguindo para promulgao e publicao pelo Presidente da Repblica; ou o Congresso rejeita o projeto de lei delegada que ser arquivado. Note-se que o projeto de lei delegada, justamente porque no pode sofrer emendas parlamentares, no passa pela fase da sano ou veto. d. O veto parlamentar: ocorre na delegao atpica, quando o Congresso Nacional rejeita e arquiva o projeto de lei delegada. e. A competncia do Congresso Nacional de sustar a lei delegada que exorbita dos limites da delegao legislativa (a r t . 4 9 , X , C F ) : t r a t a-s e d e u m c o n t r o l e d e constitucionalidade poltico repressivo, porque o Congresso retira a eficcia de uma

53

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

lei delegada inconstitucional. Esta competncia do Congresso pode ser exercida tanto na delegao tpica, quanto na delegao atpica. 102. Assinale a alternativa correta (1 Semestre 2004): (a) a lei delegada elaborada pelo Presidente da Repblica mediante delegao congressual; (b) a lei delegada delega aos Ministros do Supremo Tribunal Federal o controle de constitucionalidade das leis; (c) a lei delegada pode dispor sobre matria de lei ordinria ou de lei complementar; (d) a lei delegada delega poderes excepcionais aos Ministros de Estado. 103. (2 Semestre 2004) (a) Veto parlamentar pode ocorrer, no caso das leis delegadas, somente nas hipteses em que a resoluo delegante prev a apreciao do projeto pelo Congresso Nacional. (verdadeira) (b) Veto parlamentar aquele exercido pelo poder legislativo para impor ao Presidente da Repblica o afastamento de um ministro de Estado. (falsa) 104. (1 Exame 2006) As leis delegadas so elaboradas pelo Presidente da Repblica, mas dependem de ratificao pelo Congresso Nacional para sua vlida entrada no ordenamento jurdico. (falsa) 105. Diante de ato normativo que exorbite do poder regulamentar ou dos limites de delegao do legislativo, compete exclusivamente ao Congresso Nacional (2002): (a) Argir a inconstitucionalidade do ato; (b) Extinguir o poder regulamentar; (c) Sustar o ato; (d) Emendar o ato, a fim de enquadr-lo nos limites da delegao legislativa. 4.b MEDIDAS PROVISRIAS (62, CF, de acordo com a redao da EC 32/01) 1. Natureza jurdica e pressupostos constitucionais para sua edio: a medida provisria tem fora de lei e pode ser editada pelo Presidente da Repblica se estiverem presentes os pressupostos de relevncia e urgncia. 2. LIMITES MATERIAIS ou matrias que no podem ser objeto de medida provisria (acrescentado pela Emenda Constitucional n. 32/2001): (c.1) Vedaes similares queles previstos para a edio de lei delegada: 1. Matria relativa nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral (I, a, 1, 62) (similar ao II, 1, 68) 2. Organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros (I, c, 1, 62) (= I, 1, 68) 3. planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o disposto no 167, 3 (similar ao III, 1, 168) (exceo: para

54

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

abertura de crdito extraordinrio para atender despesas imprevisveis e urgentes como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica) 4. reservada lei complementar (III, 1, art. 62) (= parte do 1, 68) 5. Faltou vedar medida provisria em matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional, privativa do Senado ou da Cmara dos Deputados (c.2) Vedaes previstas exclusivamente para a medida provisria: 1. direito penal, processual penal e processual civil (b, I, 62) 2. que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou de qualquer outro ativo financeiro (II, 62) 3. j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica (IV, 62) 4. regulamentar a explorao do servio local de gs canalizado, de competncia estadual (25, 2) (c.3) A questo da medida provisria sobre direito tributrio 1. O art. 62, 2 admite expres samente a instituio e majorao de impostos, estabelecendo limites constitucionais. (c.4) art. 246, CF (acrescentado pela Emenda n. 6/95, na redao da Emenda 32/01) Vedada a adoo de medida provisria na regulamentao de artigo da Constituio cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1 de janeiro de 1995, at a promulgao desta emenda, inclusive. 106. (1 Exame 2006) Medida provisria ato normativo de competncia do Presidente da Repblica, com fora de lei, a ser adotado em situaes de relevncia e urgncia, mas que no pode tratar, dentre outras matrias, de direito eleitoral, de direito penal e de direito tributrio. (falsa) 107. Assinale a alternativa INCORRETA (2 Exame 2006): (a) vedada a edio de medida provisria sobre matria relativa nacionalidade, ao direito processual penal e organizao do Ministrio Pblico. (b) vedada a edio de medida provisria sobre matria relativa cidadania, ao direito penal e organizao do Poder Judicirio. (c) vedada a edio de medida provisria que vise o seqestro de bens e/ou de poupana popular. (d) vedada a edio de medida provisria sobre matria j disciplinada em projeto de lei pendente de aprovao pelo Congresso Nacional. d. Procedimento: d.1. DURAO DA MEDIDA PROVISRIA (3, 4, 6 e 7 do art. 62 + 8, do art. 57, CF)
55

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

1. Prazo inicial de vigncia: 60 (sessenta) dias 2. Prorrogao automtica da vigncia: se no for concluda a votao no prazo inicial de sessenta dias, a medida provisria dever ter seu prazo de vigncia prorrogado, uma nica vez, por igual perodo (mais sessenta dias). a) A contagem do prazo ininterrupta? No. A contagem suspensa durante o recesso parlamentar (frias do Congresso Nacional). b) No 45 dia, se no tiver sido concluda a votao da MP: entra em regime de urgncia, trancando a pauta da Casa que estiver sobre ela deliberando.

d.2 Tramitao da medida provisria no Poder Legislativo (5, 8 e 9, do art. 62): 1. COMISSO MISTA (62, 9, CF Caber Comisso mista de deputados e senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional) 2. CASA INICIAL: Cmara dos Deputados 3. CASA REVISORA: Senado Federal (62, 5, CF: A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais) 4. Rejeio EXPRESSA ou perda de eficcia por decurso de prazo (art. 62, 11, CF): a. Aps 60 dias, o Congresso Nacional, edita o decreto legislativo regulando as situaes jurdicas constitudas durante a vigncia da MP: a medida provisria perde eficcia desde a sua publicao (efeitos ex tunc) b. Aps 60 dias, o Congresso no edita o decreto legislativo: a medida provisria perde eficcia desde a sua rejeio ou desde o momento em que perdeu vigncia (efeitos ex nunc) 5. REEDIO DA MEDIDA PROVISRIA a r t . 62, 10, C F vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo. 6. O art. 2 da Emenda 32/2001: As medidas provisrias editadas em data anterior da publicao desta emenda continuam em vigor at que medida provisria ulterior as revogue explicitamente ou at deliberao definitiva do Congresso Nacional. PODER LEGISLATIVO 1. Bicameralismo do Poder Legislativo da Unio (44 a 46, CF) O Poder Legislativo da Unio divide-se em duas Casas: Cmara dos Deputados (que representa o povo) e Senado Federal (que representa os Estados e o Distrito Federal).

56

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

O bicameralismo uma conseqncia da adoo do federalismo.

2. INVIOLABILIDADE OU IMUNIDADE MATERIAL 13: (53, caput, CF) Os deputados e senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. (a) Causa excludente penal e civil da ilicitude do fato: A inviolabilidade parlamentar elide no apenas a criminalidade ou a imputabilidade criminal do parlamentar, mas tambm a sua responsabilidade civil por danos oriundos da manifestao coberta pela imunidade ou pela divulgao dela: concluso assente, na doutrina nacional e estrangeira, por quantos se tem ocupado especificamente do tema.14 (b) Palavras, opinies e votos que guardem pertinncia temtica com o exerccio do mandato legislativo ATOS FUNCIONAIS (c) Dentro ou fora do recinto parlamentar (d) No afasta a responsabilidade disciplinar pelos excessos quebra de decoro parlamentar (55, II, CF) (e) eficcia temporal permanente ou absoluta: mesmo depois de extinto o mandato, o parlamentar no poder ser processado por opinies, palavras e votos proferidos, enquanto durou o mandato, relacionados ao exerccio das funes parlamentares. 2. IMUNIDADE FORMAL (53, 2 a 5): (a) imunidade em relao priso, (b) imunidade processual: em relao ao processo penal tratando-se de crimes ocorridos aps a diplomao a) Imunidade em relao priso (53, 2) Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em fragrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. (a.1) Abrangncia: priso penal e civil (a.2) Termo inicial e final: comea na diplomao e termina quando findar o mandato b) Imunidade em relao ao processo penal somente nos crimes ocorridos aps a diplomao (53, 3) Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa

13 14

Informativo do STF n. 232, Relator: Ministro Celso de Mello, RE 210.917-RJ. Informativo do STF n. 118. RE 210.917-RJ. Relator: Ministro Seplveda Pertence. DJU 18.6.01.
57

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. (b.1) Termo inicial e final eficcia temporal limitada: comea na diplomao e termina quando finda o mandato (b.2) Requisitos para a sustao do processo penal pela Casa parlamentar: (1) Momento da prtica do crime: somente se o crime tiver sido cometido depois da diplomao (2)Termos para sustao do processo exclusivamente criminal: a Casa (Cmara dos Deputados se um deputado federal; Senado Federal, se um Senador) pode sustar o andamento de uma ao penal depois de recebida a denncia e antes da deciso final (3) Pessoa competente para instaurar o processo de sustao: a prpria Casa se houver pedido de partido poltico nela representado (4) Qurum qualificado para a sustao do processo penal: maioria absoluta dos membros da Casa (5) Prazo para o exerc cio da competncia de sustao: 45 dias a partir do recebimento do pedido do partido poltico (trata-se de prazo improrrogvel) (6) Suspenso da prescrio (53, 5): A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato 3. Prerrogativa de foro (53, 1) Os deputados e senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (a) Abrangncia: infraes penais comuns: crime comum (inclusive crime doloso contra a vida), contraveno penal e crime eleitoral 4. No podem ser obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do mandato (53, 6, CF) 5. Imunidade em relao incorporao s Foras Armadas (53, 7, CF) a incorporao, mesmo em tempo de paz, e ainda que militares, depende de licena da respectiva Casa 6. Suspenso das imunidades no estado de stio: 53, 8, CF - As imunidades dos deputados ou senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida. 7. DEPUTADOS ESTADUAIS e DISTRITAIS: 27, 1, CF a ) G o z a m d e i m u n i d a d e m a t e r i a l e f o r m a l ? S i m , n a m e s m a extenso dos parlamentares federais. b) Prerrogativa de foro (implcita na Constituio Federal decorrente do princpio da simetria):
58

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

1. crimes de competncia da Justia Estadual: Tribunal de Justia (inclusive os crimes dolosos contra a vida) 2. crimes de competncia da Justia Federal: Tribunal Regional Federal (inclusive os crimes dolosos contra a vida) 4. crimes eleitorais: Tribunal Regional Eleitoral 8. VEREADORES (29, VIII e IX, CF) a) Gozam de imunidade material? Sim, nos limites da circunscrio do municpio b) Gozam de imunidade formal: No c ) G o z a m d e p r e r r o g a t i v a d e f o r o ? (S m u l a 7 2 1 d o S T F : A competncia constitucional do Tribunal do Jri prevalece sobre o foro por prerrogativa de funo estabelecido exclusivamente pela Constituio Estadual) 1. crimes comuns de competncia da justia estadual que no sejam dolosos contra a vida? No Tribunal de Justia, somente se houver previso expressa na Constituio Estadual. No Paran, como no h dispositivo na nossa Constituio, eles no tem prerrogativa de foro. 2. crimes comuns de competncia da justia estadual que sejam dolosos contra a vida? No tem prerrogativa de foro. Sero julgados pelo Tribunal do Jri. 3. crimes de competncia da justia federal? No tem prerrogativa de foro. 4. crimes eleitorais? No tem prerrogativa de foro. 9. QUANDO O DETENTOR DE MANDATO ELETIVO SERVIDOR PBLICO (art. 38, CF) 108. Quanto ao Poder Legislativo na CF de 1988 correto afirmar que: (1 Semestre 2003) (a) os deputados federais e senadores da Repblica so eleitos segundo o critrio da proporcionalidade, representando no Congresso Nacional, os Estados-Membros e o Distrito Federal, compem o Poder Legislativo federal; (b) os deputados federais representando o povo e os senadores da repblica, representando os Estados-Membros e o Distrito Federal, compem o Poder Legislativo Federal; (c) os deputados federais e senadores da repblica reprentando o povo, compem o Poder Legislativo federal; (d) os deputados federais, os deputados estaduais, os vereadores e os senadores, compem o Poder Legislativo federal. 109. Assinale a alternativa falsa: (a) a imunidade parlamentar formal e material, aplicvel aos deputados federais e senadores estende-se aos deputados estaduais, distritais e vereadores; (b) a imunidade parlamentar material implica na no punio aos membros do legislativo pelas suas opinies, palavras e votos;

59

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(c) a imunidade parlamentar formal, dispe sobre garantias processuais dos parlamentares, entre elas, o foro privilegiado e a remessa dos autos de priso de deputados e senadores para a anlise do plenrio do parlamento; (d) a imunidade parlamentar subsistir durante o estado de stio e o estado de defesa, s podendo ser suspensa pelo voto de 2/3 dos membros da Casa respectiva, nos casos praticados fora do Congresso e incompatveis com a execuo da medida. 110. (1 Exame 2006) Os parlamentares, atualmente, possuem imunidade material, a qual concretiza a exigncia prvia de autorizao da casa legislativa respectiva para o incio da persecuo penal. (falsa) 2. FUNO TPICA DO PODER LEGISLATIVO: FISCALIZAO a. ESPCIES DE FISCALIZAO 1. ( 7 0 , C F ) Fiscalizao contbil, oramentria, patrimonial, operacional, financeira e operacional o Poder Legislativo exerce com o auxlio dos Tribunais de Contas 2. (58, 3, CF) Fiscalizao poltico-administrativa: o Poder Legislativo exerce por meio das Comisses Parlamentares de Inqurito. 58, 3, da Constituio Federal As Comisses Parlamentares de Inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 1. Requisitos formais para criao: requerimento de pelo menos um tero dos membros da Casa em que ela criada 2. Prazo certo: delimitado na sua extenso 3. Amplitude do seu campo de atuao: fatos determinados, (ii) fatos definidos e relacionados ao Poder Pblico, o que no impede a apurao de fatos conexos ao principal ou o aditamento do objeto inicial da CPI ao longo da investigao, (iii) o objeto da investigao tem de se relacionar com a competncia legislativa ou fiscalizatria do Congresso no podendo adentrar na anlise dos negcios privados Quando no estejam ligados com a gesto da coisa pblica, (iv) respeito ao princpio federativo e s competncias dos Poderes Legislativos locais. 4. Limites de seu poder investigatrio: (i) poder de investigao sinnimo de poder de instruo processual penal respeitando os mesmos limites constitucionais impostos ao Poder Judicirio (necessria fundamentao (exposio dos motivos de fato e de direito) de suas decises (93, IX e X, CF), respeito ao sigilo de determinadas informaes). 5. PODERES O QUE A CPI PODE FAZER:

60

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(a) (5, X, CF) quebrar sigilo bancrio, fiscal e telefnico (b) (5LXIII, CF) ouvir testemunhas e investigados, intim-los para comparecer, determinar sua conduo coercitiva se necessrio, respeitando o direito ao silncio (c) determinar a realizao de provas lcitas (obtidas sem agresso Constituio Federal) como, por exemplo, provas periciais, exames e requisio de documentos (d) determinar duas medidas cautelares: busca e apreenso (desde que no seja domiciliar) e busca pessoal (revistar a pessoa e seus pertences estando presentes os pressupostos do Cdigo de Processo Penal) 6. O QUE A CPI NO PODE FAZER (a) exercer o poder geral de cautela, como por exemplo, determinar arresto, seqestro, hipoteca judiciria, indisponibilidade de bens, proibio de o investigado se ausentar do pas ou da comarca, priso preventiva; porque estes atos dependem de ordem judicial (b)(5, LIV e LV) proibir ou restringir a assistncia jurdica dos investigados, devendo respeito o direito ao contraditrio, ampla defesa e devido processo legal (c) (5, LXI, CF) determinar priso, porque este ato depende de ordem judicial (com exceo da priso em flagrante que pode ser decretada pela CPI) (d)(5, XI, CF) determinar qualquer ato que implique invaso domiciliar, porque este ato depende de ordem judicial (e) (5, XII, CF) quebrar o sigilo da comunicao telefnica (realizando interceptao telefnica) porque este ato depende de ordem judicial (f) (2, CF) investigar atos praticados pelo Poder Judicirio no exerccio da funo jurisdicional (podendo investigar, no entanto, atos administrativos do Poder Judicirio) (g) Ajuizar ao penal porque no detm poderes acusatrios (h) Julgar, condenando ou absolvendo porque no dispem deste poder jurisdicional 7. Possibilidade de controle judicial dos atos das CPIs: Sim, quando os atos das CPIs ameaarem ou violarem direitos fundamentais, ou seja, abusivos. b. Tribunais de Contas (art. 75, CF): so rgos do Poder Legislativo e o auxiliam no controle externo, ou seja, na fiscalizao das contas do Poder Judicirio, Poder Executivo e particulares que gerenciam recursos pblicos. O Tribunal de Contas da Unio auxilia o Congresso Nacional. Os Tribunais de Contas Estaduais auxiliam as Assemblias Legislativas e as Cmaras Municipais. A CF probe a criao de Tribunais e Conselhos de Contas municipais, aceitando somente os que j existiam antes da CF de 1988 (31, 1 e 4, CF) 111. Assinale a alternativa incorreta (2 Exame 2004 e 2 Exame 2005): (a) as comisses parlamentares de inqurito CPIs no podem julgar ou condenar ningum;

61

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(b) a proporcionalidade partidria na composio de uma CPI no necessariamente matemtica; (c) Comisso Parlamentar de Inqurito somente pode decretar priso de testemunhas em se situao que tipifique flagrante delito; (d) As CPIs, embora possam ser abertas pelo requerimento de 1/3 da casa parlamentar, podem ser trancadas pela deliberao da maioria em plenrio em vista do princpio majoritrio que orienta o poder legislativo. 112. Assinale a alternativa correta (1 Exame 2007): (a) as Comisses parlamentares de Inqurito esto constitucionalmente autorizadas a determinar a priso preventiva dos infratores, nos termos da lei processual penal, pois possuem os mesmos poderes da autoridade judicial, (b) as Comisses parlamentares de Inqurito esto constitucionalmente autorizadas a solicitar o depoimento de qualquer autoridade ou cidado, pois possuem os mesmos poderes da autoridade judicial, as Comisses parlamentares de Inqurito esto constitucionalmente autorizadas a determinar a quebra do sigilo bancrio, pois possuem os mesmos poderes investigatrios da autoridade policial, (d) as Comisses parlamentares de Inqurito esto constitucionalmente autorizadas a promover a responsabilizao civil ou criminal dos infratores. 113. Segundo o direito constitucional vigente, a criao dos tribunais, conselhos e rgos de contas municipais: (a) reclama prvia inscrio no plano plurianual; (b) encontra-se vedada; (c) exige aprovao de quorum de 2/3 dos membros do Parlamento; (d) requer a prvia demonstrao de populao superior a 200.000 (duzentos mil) habitantes na localidade a ser beneficiada. 114. Os Tribunais de Contas so rgos auxiliares do: (a) Poder Legislativo (b) Poder Executivo (c) Poder Judicirio (d) Nenhuma das alternativas anteriores. 115. Sobre o Tribunal de Contas, assinale a alternativa correta: (1 Exame 2007) (a) somente as pessoas jurdicas de direito pblico prestaro contas ao Tribunal de Contas, (b) o Tribunal de Contas um rgo auxiliar do Poder Executivo, pois a ele compete julgar as contas dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, unicamente; (c) as decises dos Tribunais de Contas de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo, (d) o Tribunal de Contas jamais poder sustar a execuo de atos administrativos, se verificada ilegalidade, pois esta atribuio exclusiva do Poder Judicirio.
62

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

116. Sobre o Poder Legislativo correto afirmar que: (a) exerce funes exclusivamente legislativas em face do princpio da autonomia entre os Poderes; (b) alm das funes legislativas pratica, excepcionalmente, atos judiciais, mas jamais atos administrativos; (c) as Comisses Parlamentares de Inqurito so manifestaes do poder fiscalizatrio do qual o Poder Legislativo tambm est imbudo; (d) exerce funo indelegvel na medida em que o interesse pblico inalienvel. 117. Assinale a alternativa INCORRETA (2 Exame 2006): (a) ao Poder Executivo incumbe, tipicamente, o exerccio da funo administrativa e, atipicamente, o exerccio da funo legislativa. (b) ao Poder Judicirio incumbe, tipicamente, o exerccio da funo jurisdicional e, atipicamente, o exerccio das funes executiva e legislativa. (c) ao Poder Legislativo incumbe, tipicamente, o exerccio da funo legislativa e, atipicamente, o exerccio da funo executiva. (d) os Tribunais de Contas exercem funo tipicamente jurisdicional.

63

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

PODER EXECUTIVO 1. O SISTEMA DE GOVERNO PRESIDENCIALISTA a) Competncias privativas do Presidente da Repblica (art. 84, CF) 2. Responsabilidade penal do Presidente da Repblica a) crimes comuns (51, I; 102, I, b, CF): prerrogativa de foro no STF se for crime funcional b) crimes de responsabilidade (51, I; 52, I e pargrafo nico, CF): prerrogativa de foro no Senado Federal RESPONSABILIDADE (jurdico-penal) do Presidente da Repblica e do VicePresidente: INFRAO PENAL C R I M E S D E C O M U M ( in officio o u RESPONSABILIDADE propter officium) (85, CF + Lei 1079/50) 1 . C o n c e i t o e 1 . P o d e s e r u m c r i m e 1. I n f r a o p o l t i c o abrangncia: c o m u m , c o n t r a v e n o administrativa penal ou crime eleitoral praticados no cargo ou em razo dele 2. Quem pode oferecer 2. P r o c u r a d o r -G e r a l d a 2 . Q u a l q u e r c i d a d o denncia: R e p b l i c a p o d e a j u i z a r exercendo o seu direito de a o p e n a l c o n t r a o petio pode reclamar Presidente da Repblica Cmara dos Deputados providncias polticas para instaurao do processo 3 . C o m p e t e n t e p a r a 3. Cmara dos Deputados 3. Cmara dos Deputados a u t o r i z a r a i n staurao por maioria de dois teros por maioria de dois teros do processo-crime juzo de seus membros de seus membros de admissibilidade da acusao (51, I, CF): 4. P r e r r o g a t i v a d e 4. rgo competente para 4. rgo competente para foro 15: receber a denncia, instaurar o processo, processar e julgar (102, I, instruir e julg-lo (52, I, b, CF ): Supremo Tribunal CF): Senado Federal Federal 5. Natureza do processo: 5. JURISDICIONAL 5. POLTICO

15

Revogao da Smula 394, do STF: Cometido o crime durante o exerccio funcional, prevalece a competncia especial por prerrogativa de funo, ainda que o inqurito ou a ao penal sejam iniciados aps a cessao daquele exerccio. Prevalece, todavia, a Smula 451, do STF: A competncia especial por prerrogativa de funo no se estende ao crime cometido aps a cessao definitiva do exerccio funcional.
64

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

6. Conseqncia

6. Conseqncia do recebimento da denncia (86, 1, I, CF): suspenso das funes presidenciais 7 . N o c o n c l u s o d o 7. O Presidente retorna ao processo em 180 dias (86, exerccio de suas funes 2, CF) 8. Penas 8. (15, III, CF): pena prevista na lei + efeito da condenao: suspenso dos direitos polticos

6. Conseqncia da instaurao do processo (86, 1, II, CF): suspenso das funes presidenciais 7. O Presidente retorna ao exerccio de suas funes 8. (52, nico, CF): penas de perda do cargo e inabilitao para o exerccio de qualquer funo pblica por oito anos a) a p r i m e i r a p e n a principal e a segunda, acessria ou so penas autnomas? S o p e n a s autnomas b) a r e n n c i a d e p o i s d a instaurao do processo impede a continuidade do processo? No.

118. No julgamento por crime de responsabilidade do Presidente da Repblica, aps aprovado o processo pela Cmara dos Deputados: (a) sob a presidncia do Presidente do Congresso, o Plenrio do Senado julga o impeachment; (b) sob a presidncia do Presidente da Cmara, o Congresso julga o impeachment; (c) sob a presidncia do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado julga o impeachment; (d) sob a presidncia do Presidente do STF no prprio STF.

65

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

AULA (7) FEDERAO 5. ESTADO. Estado unitrio e estado federal. Discriminao da competncia do Estado. Limites autonomia, auto-organizao e competncia do estado-membro. O municpio em face das demais pessoas de direito pblico. Autonomia municipal. FEDERAO 1. os Estados federados so autnomos CONFEDERAO 1. os Estados confederados so soberanos

2. o pacto federativo est formalizado 2. o pacto confederativo est formalizado numa Constituio escrita num tratado internacional 3 . n o e x i s t e o d i r e i t o d e s e c e s s o , 3. existe o direito de secesso porque o pacto indissolvel a. O Decreto n. 1, de 15 de novembro de 1889: formalizao da Repblica e da Federao no Brasil. A Constituio brasileira de 1891. 1. Requisitos de caracterizao da federao 16: a. DESCENTRALIZAO POLTICA PREVISTA NUMA CONSTITUIO ESCRITA Os entes federados (Unio, Estados-Membros, Distrito Federal e Municpios) gozam de autonomia Poltica: b. (44, CF) BICAMERALISMO DO PODER LEGISLATIVO DA UNIO (o Congresso Nacional se divide em Cmara dos Deputados e Senado Federal) c. c . ( 2 5 e 3 2 caput, CF e 11, ADCT) PODER CONSTITUINTE DERIVADO DECORRENTE (dos Estados-M e m b r o s p a r a e l a b o r a r e r e f o r m a r a s s u a s Constituies Estaduais e do Distrito Federal para elaborar e reformar a sua Lei Orgnica) 2. Requisitos de manuteno da federao: a. (60, 4 , I , C F ) R I G I D E Z C O N S T I T U C I O N A L + A F E D E R A O CLUSULA PTREA b. CONTROLE JURISDICIONAL DE CONSTITUCIONALIDADE c. (34 a 36, CF) INTERVENO FEDERAL (da Unio nos Estados -Membros, Distrito Federal e Municpios localizados em Territrio Federal) e ESTADUAL (dos Estados-Membros em seus Municpios)

16

Segundo Michel TEMER. Elementos de direito constitucional. So Paulo: Malheiros.


66

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

ESTADO FEDERAL 1. Quem ? Repblica Federativa do Brasil (pessoa jurdica de Direito Pblico Internacional) 2. Atributo: soberania

ENTES FEDERADOS 1. Quem so? Unio, Estados-Membros, Distrito Federal e Municpios (pessoas jurdicas de Direito Pblico Interno) 2. Atributo: autonomia poltica

PECULIARIDADE DO DISTRITO FEDERAL: No Estado-Membro, nem Municpio. A Constituio Federal probe a diviso do Distrito Federal em Municpios. Como equiparado aos Estados e no pode ser dividido em Municpios, exerce competncias estaduais (quase todas) e municipais. A estrutura dos Poderes semelhante a dos Estados. Governador do Distrito Federal, Cmara Legislativa (composta por deputados distritais), com a particularidade que o Poder Judicirio do Distrito Federal e Territrios organizado e mantido pela Unio. 2. Quem no tem autonomia poltica? a) TERRITRIOS (18, 2 + 33): (1) autarquias territoriais com capacidade genrica (art. 18, 2, CF 14 e 15, ADCT), (2) podem ser criados por lei complementar a partir de Estados Membros (18, 2) e podem ser divididos em Municpios (33, 1), (3) Governo sem autonomia poltica em Territrios com mais de cem mil habitantes: Governador nomeado pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Senado Federal (art. 84, XIV), eleio de Cmara Territorial com competncia deliberativa, Justia do Distrito Federal e Territrios organizada e mantida pela Unio (21, XIII + 22, XVII), (4) Cada territrio, independentemente do nmero de habitantes, elege quatro Deputados Federais (45, 2), (5) Os Territrios Federais no tem autonomia financeira e, por essa razo, compete Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, os impostos municipais (art. 147, da CF). b) REGIES METROPOLITANAS, AGLOMERAES URBANAS E MICROREGIES (25, 3): (1) lei complementar estadual + conjunto de Municpios limtrofes + finalidade de organizao, planejamento e execuo de funes pblicas de interesse comum. c) REGIES EM DESENVOLVIMENTO (43, CF) 119. O Estado Federal clssico no tem como caracterstica essencial: (a) a autonomia dos municpios; (b) a pluralidade de ordens jurdicas incidentes sobre um mesmo territrio; (c) o poder de auto-organizao dos Estados-Membros; (d) a repartio de competncias entre os entes federados prevista na Constituio Federal; (e) a Constituio como seu elemento criador. 120. (2 Semestre - OAB 2003) O Distrito Federal no entidade federativa. (falsa)

67

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

121. Assinale a alternativa correta: (3 Exame 2006) (a) os Estados, o Distrito Federal e os Territrios podem ser divididos em Municpios. (b) apenas os Estados e o Distrito Federal podem ser divididos em Municpios. apenas os Estados e os Territrios podem ser divididos em Municpios. (d) apenas os Estados podem ser divididos em Municpios. 122. possvel aos Estados: (25, 3, CF) (a) mediante decreto, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes; (b) mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes; (c) no competncia dos Estados e sim, competncia exclusiva dos Municpios que integraro a regio metropolitana a ser criada; (d) no competncia dos Estados e sim, competncia exclusiva da Unio. 123. Assinale a alternativa INCORRETA (2 Exame 2006): (a) a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Territrios Federais e os Municpios, todos autnomos, nos termos da lei complementar. (b) os Territrios Federais integram a Unio, e sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar. (c) os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. (d) a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

3. REPARTIO CONSTITUCIONAL DE COMPETNCIAS COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS (MATERIAIS) COMPETNCIAS LEGISLATIVAS (FORMAIS)

1. EXCLUSIVAS da UNIO (21, CF) 1 . P R I V A T I V A S d a U N I O ( 2 2 , C F ) Indelegvel Requisitos para delegao aos EstadosMembros e (ao Distrito Federal): a. LEI COMPLEMENTAR FEDERAL b. DELEGAR QUESTES ESPECFICAS
68

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

2. MUNICPIOS (30, III a IX, CF): servios pblicos de interesse local: transporte coletivo intramunicipal, i l u m i n a o p b l i c a 17, s e r v i o s funerrios18

2. MUNICPIOS: a. LEGISLAR SOBRE INTERESSE LOCAL 30,I,CF19 b. SUPLEMENTAR A LEGISLAO FEDERAL E ESTADUAL NO QUE COUBER 30,II, CF c. IMPOSTOS MUNICIPAIS (156, I a III, CF) d. PLANO DIRETOR (182, CF) e. GUARDA MUNICIPAL (144, 8, CF) 3. CONCORRENTE (NO CUMULATIVA OU VERTICAL) ENTRE UNIO, ESTADOS-MEMBROS E DISTRITO FEDERAL (24, CF): a. UNIO LEGISLA NORMAS GERAIS (24,1,CF) b. ESTADOS-MEMBROS E DISTRITO FEDERAL EXERCEM COMPETNCIA SUPLEMENTAR (COMPLETAR A LEGISLAO FEDERAL PARA ADAPT-LAS S PECULIARIDADES LOCAIS) (24, 2, CF) c. SUPLETIVA DOS ESTADOSMEMBROS E DISTRITO FEDERAL (24, 3, CF) (pressuposto: inrcia do legislador federal, possibilidade do exerccio de competncia legislativa plena temporria)

3. COMUM (CUMULATIVA OU PARALELA) ENTRE UNIO, ESTADOS-M E M B R O S , D I S T R I T O FEDERAL E MUNICPIOS (23, CF)

17

Smula 670 do STF: O servio de iluminao pblica no pode ser remunerado mediante taxa. Todavia, a Emenda Constitucional n. 39/02 permitiu a instituio, pelos Municpios, de contribuio para custeio da prestao do servio de iluminao pblica que poder ser cobrada na fatura de consumo de energia eltrica. 18 Deciso do STF na ADIN 1.221-RJ, rel. Min. Carlos Velloso, 9.10.2003. Informativo 324. 19 Smula 645 do Supremo Tribunal Federal: competente o municpio para fixar o horrio de funcionamento de estabelecimento comercial e Smula 419 do Supremo Tribunal Federal: Os Municpios tem competncia para regular o horrio do comrcio local, desde que no infrinjam leis estaduais ou federais vlidas. Smula 646 do Supremo Tribunal Federal: Ofende o princpio da livre concorrncia lei municipal que impede a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea. O Municpio (e no a Unio) competente para, dispondo sobre segurana de sua populao, impor a estabelecimentos bancrios a obrigao de instalarem portas eletrnicas, como detector de metais, travamento e retorno automtico e vidros prova de balas. (STF, RE 240406-RS, Relator Ministro Carlos Velloso, julgamento: 25.11.2003).

69

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

d. A supervenincia de lei federal: SUSPENDE A LEGISLAO ESTADUAL OU DISTRITAL CONTRRIA (24, 4, CF) 4. RESERVADA OU REMANESCENTE 4 . R E S E R V A D A O U R E M A N E S C E N T E ( 2 5 , 1 , C F ) ESTADOS-MEMBROS (25, 1, CF): o ESTADOS-MEMBROS: o que sobra que sobra das outras das outras 4a.Competncia enumerada (25, 2, 4a . Competncias enumeradas (18, 4, 25, CF) 3, 125 e 126, 155, I a III, CF) 5. DISTRITO FEDERAL: EXERCE 5 . D I S T R I T O F E D E R A L : EXERCE C O M P E T N C I A S E S T A D U A I S COMPETNCIAS ESTADUAIS ( q u a s e (quase todas) E MUNICIPAIS (32, 1, todas) E MUNICIPAIS (32, 1, CF) CF) 124. Assinale a alternativa correta (1 Exame - 2005): (a) uma lei nacional , tambm e por evidente, uma lei federal; (b) uma lei federal , tambm e por evidente, uma lei estadual; uma lei estadual , tambm e por evidente, uma lei municipal; (d) todas as alternativas anteriores esto incorretas. 125. Assinale a alternativa correta: (Abril 2004) (a) a Constituio Federal elenca, de forma precisa e expressa, a competncia dos EstadosMembros e da Unio; (b) Adotou-se, no sistema federativo brasileiro, um rgido modelo horizont al de distribuio de competncia legislativa; (c) Nos termos da Constituio Brasileira, os municpios no dispem de competncia material especfica; (d) O Distrito Federal dotado de todas as competncias legislativas reservadas ao EstadoMembro. 126. Assinale a alternativa correta: (Agosto 2004): (a) Competncia privativa e competncia exclusiva distinguem-se apenas pelos entes da federao aos quais se destinam; (b) Competncia exclusiva e competncia privativa distinguem-se pela possibilidade de delegao inerente segunda; (c) Competncia concorrente e competncia comum so ambas inerentes competncia material;

70

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(d) Competncia suplementar aquela atribuda Unio no caso de os Estados-Membros e Municpios no legislarem sobre matrias locais.

127. (1 Exame 2006) Assinale a alternativa INCORRETA: (a) a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos da Constituio da Repblica. (b) compete privativamente Unio legislar sobre trnsito e transporte. (c) compete Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios legislar concorrentemente sobre proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico. (d) so reservadas aos Estados as competncias que no lhe sejam vedadas pela Constituio da Repblica. 128. Assinale a alternativa INCORRETA (2 Exame 2006): (a) so reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas pela Constituio da Repblica. (b) compete aos Municpios suplementar a legislao federal e a estadual, quando se tratar de assunto de interesse local.* (c) competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas. (d) compete privativamente Unio legislar sobre defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa martima, defesa civil e mobilizao nacional. 129. Na distribuio constitucional de competncia legislativa concorrente: (a) a Unio edita as normas suplementares e os Estados e o Distrito Federal as normas gerais; (b) a competncia da Unio para editar normas gerais exclui a competncia suplementar dos Estados; (c) inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena; (d) as atribuies para Unio e Estados so rigorosamente iguais. 130. A competncia concorrente dos Estados e do Distrito Federal: (a) uma competncia no cumulativa suplementar; (b) uma competncia cumulativa de normas gerais; (c) uma competncia cumulativa suplementar; (d) uma competncia cumulativa residual. 131. Assinale a alternativa correta:

71

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(a) Os Estados-membros podem adotar, no mbito do seu poder de conformao, o regime parlamentar de governo. (b) A no aplicao, pelo Estado-membro, do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, configura violao a princpio constitucional, podendo dar ensejo a representao para fins de interveno federal. ( a no aplicao na sade e educao, conforme art. 34, inciso VII) (c) Os Estados-membros podem dispor sobre o sistema eleitoral, sendo-lhes possvel adotar, por exemplo, o sistema distrital misto nas eleies parlamentares estaduais e municipais. (d) A competncia legislativa concorrente disciplinada na Constituio Federal impe que o Estado-membro somente atue supletivamente. 132. Assinale a alternativa CORRETA: (1 Exame 2006) (a) cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, podendo ser editada medida provisria para a sua regulamentao. (b) os Municpios reger-se-o por lei orgnica, votada em turno nico e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal. (c) ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios. (d) a organizao administrativa e judiciria dos Territrios ser regulada por decreto do Presidente da Repblica. 133. Assinale a alternativa correta: (3 Exame 2006) (a) compete privativamente Unio legislar sobre direito econmico, guas e energia. (b) compete privativamente Unio legislar sobre previdncia social, direito econmico e guas. (c) compete privativamente Unio legislar sobre trnsito, previdncia social e direito econmico. (d) compete privativamente Unio legislar sobre guas, energia e trnsito. 134. Assinale a alternativa correta: (1 Exame 2007) (a) legislar sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico constitui competncia privativa da Unio, (b) legislar sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico constitui competncia privativa dos Municpios, (c) legislar sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico constitui competncia concorrente da Unio, Estados e Distrito Federal, (d) legislar sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico constitui competncia concorrente dos Estados, Municpio e Distrito Federal 135. Sobre a guarda municipal, assinale a alternativa correta: (3 Exame 2006)

72

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(a) a Constituio da Repblica autoriza a criao de guarda municipal pelos municpios com o objetivo de suplementar eventual omisso do Estado em matria de segurana pblica, (b) pode a guarda municipal, constitucionalmente autorizada, colaborar com a polcia civil na funo de polcia judiciria, (c) a proteo dos bens, servios e instalaes do Municpio representa o escopo da guarda municipal, conforme a Constituio da Repblica. (d) o Municpio est constitucionalmente autorizado a criar guarda municipal com o objetivo de auxiliar na preservao da ordem pblica no mbito do seu territrio. 4. PODER CONSTITUINTE DERIVADO DECORRENTE (ou de terceiro grau) (artigos 25 e 32, CF) a) Titularidade e exerccio: O titular o povo dos Estados-Membros e do Distrito Federal. Quem exerce so as Assemblias Legislativas e a Cmara Legislativa do Distrito Federal b) Caractersticas: derivado decorrente, limitado e condicionado c) Limites: ( 3 4 , V I I , C F ) p r i n c p i o s ( 2 5 a 2 8 , C F ) princpios constitucionais constitucionais SENSVEIS: tm esse ESTABELECIDOS no m e p o r q u e a s u a v i o l a o p elo Estado-membro o u p e l o D i s t r i t o Federal pode desencadear o processo da interveno federal

5. INTERVENO FEDERAL a. Sujeitos (ativo e passivo) b. PRESSUPOSTOS DE FUNDO OU MATERIAIS da interveno federal nos Estados-Membros e Distrito Federal ESPONTNEA: O Presidente age de ofcio e sua competncia discricionria 1. Defesa da unidade nacional (34, I e II) 2. Defesa da ordem pblica (34, III) 3. Defesa das finanas pblicas (34, V, a, b)20
20

Se o Estado ou o Distrito Federal (a) suspenderem, por mais de dois anos consecutivos, o pagamento da dvida fundada, salvo motivo de fora maior ou o (b) Estado deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas nesta Constituio, dentro dos prazos estabelecidos em lei. O conceito de dvida fundada jurdico-legal (art. 98, da Lei Federal 4320/67: A dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou financiamentos de obras e servios pblicos) e artigos 29 a 42 da Lei Complementar n. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Os artigos 157 a 162, da CF e 83 a 94 do Cdigo Tributrio Nacional tratam da repartio de receitas, tpica do federalismo cooperativo.
73

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

PROVOCADA: O P r e s i d e n t e precisa ser provocado, mas sua competncia discricionria 1. POR SOLICITAO: garantir o livre exerccio dos Poderes das unidades da federao: coao contra o Poder Executivo ou Poder Legislativo locais (34, IV + 36, I)

PROVOCADA: O P r e s i d e n t e p r e c i s a s e r provocado, mas sua competncia vinculada 1. POR REQUISIO a. Do STF: garantir o livre exerccio do Poder Judicirio nas unidades da federao coao exercida contra o Poder Judicirio (34, IV + 36, I) b. Do STF, STJ ou TSE: descumprimento de ordem ou deciso judicial (34, VI + 36, II) c. Do STF: recusa de execuo de lei federal representao interventiva ou ao de executoriedade de lei federal de legitimidade exclusiva do Procurador-Geral da Repblica (34, VI + 36, III, redao da Emenda 45/04) d. D o S T F : v i o l a o a p r i n c p i o s constitucionais sensveis representao interventiva ou ao direta de inconstitucionalidade interventiva de legitimidade exclusiva do Procurador-Geral da Repblica (34, VII + 36, III)21

c. PRESSUPOSTOS FORMAIS (procedimento) da INTERVENO FEDERAL: 1. Procedimento da Interveno Espontnea, da Interveno provocada por solicitao e da provocada por requisio quando se trata de coao contra o Poder Judicirio: (1) o Presidente da Repblica decreta a interveno, devendo especificar, no decreto interventivo, o prazo, a amplitude, condies de execuo e, se couber, nomear um interventor (art. 36, 1); (2) o Congresso Nacional deve realizar o controle poltico posterior da interveno, se aprov-la, h continuidade, se reprovla, cessa a interveno (art. 36, 2 e 3). 2. Procedimento da interveno provocada por requisio quando h descumprimento de ordem ou deciso judicial, recusa de cumprir lei federal ou violao de princpios constitucionais sensveis pelo Estado-Membro ou pelo Distrito Federal: (1) o Presidente da Repblica decreta a interveno normativa, porque somente suspende a execuo do ato impugnado, se a medida bastar ao restabelecimento da normalidade (art. 36, 4), (2) o controle poltico do Congresso
21

nica modalidade de controle de constitucionalidade concreto concentrado no direito brasileiro, ao lado da ao direta de inconstitucionalidade interventiva de ato municipal perante princpios indicados na Constituio Estadual, de competncia originria do Tribunal de Justia local. A Lei 4337/64 (parcialmente recepcionada pela Constituio de 1988) regula o processo da representao interventiva.

74

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

Nacional dispensado.

6. INTERVENO ESTADUAL a. Sujeito ativo (Estado-Membro) e passivo (Municpios pertencentes ao Estado) b. PRESSUPOSTOS DE FUNDO c. PRESSUPOSTOS FORMAIS ESPONTNEA: 1. DEFESA DAS FINANAS PBLICAS: suspenso do pagamento da d v i d a f u n d a d a p o r d o i s a n o s consecutivos, salvo motivo de fora maior (35, I); ausncia de prestao de contas (35, II), no aplicao do mnimo da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade. a) DECRETO INTERVENTIVO b) CONTROLE POLTICO POSTERIOR DA ASSEMBLIA LEGISLATIVA PROVOCADA 2. POR REQUISIO DO TRIBUNAL DE JUSTIA para assegurar a observncia de princpios indicados na Constituio Estadual ou para prover a execuo de lei, ordem ou deciso judicial.

a) DISPENSA DE CONTROLE POLTICO DA ASSEMBLIA LEGISLATIVA (36, 3): o decreto limita-se a suspender a execuo do ato impugnado se bastar para o restabelecimento da normalidade

136. Aponte a alternativa INCORRETA. O Estado no intervir em seus Municpios, exceto quando: (a) no forem prestadas contas devidas, na forma da lei; (b) deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por dois anos consecutivos, a dvida fundada; (c) no tiver sido aplicado o mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino; (d) a eleio do Prefeito e do Vice-Prefeito for anulada atravs de sentena judicial. 137. Sobre a autonomia municipal, correto afirmar que: (a) fenmeno meramente retrico na medida em que inexistem instrumentos jurdicos para sua proteo; (b) integra as chamadas clusulas ptreas, sendo protegida juridicamente, dentre outros, pelo instituto da interveno da Unio nos Estados; (c) no constando do rol das clusulas ptreas, desafia mecanismo de proteo de feio exclusivamente poltica;

75

Professora Cibele Fernandes Dias Knoerr

(d) princpio sem efetividade porque a prpria Constituio dispe que os Municpios sero criados por lei estadual. 138. Assinale a alternativa CORRETA: (1 Exame 2006) (a) a Unio poder intervir nos Estados para assegurar a aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade. (b) O Estado poder intervir em seus Municpios quando deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por 3 (trs) anos consecutivos a dvida fundada. (c) o decreto de interveno, que especificar a amplitude, o prazo e as condies de execuo e que, se couber, nomear o interventor, ser submetido apreciao do Cmara dos Deputados ou da Assemblia Legislativa do Estado, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. (d) cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadas somente voltaro aos seus cargos aps determinao do Chefe do Poder Executivo respectivo. 139. Assinale a alternativa incorreta: (3 Exame 2006) (a) o descumprimento de lei estadual pelo Estado configura causa de interveno federal. (b) a no-aplicao pelo Estado na manuteno e desenvolvimento do ensino, do percentual de receita exigido na Constituio, configura causa de interveno federal no Estado. (c) o descumprimento pelo Estado de deciso judicial estadual configura causa de interveno federal. (d) o desrespeito da autonomia municipal pelo Estado configura causa de interveno federal. 140. manifestao da autonomia constitucional consagrada aos Municpios: (a) a atribuio exclusiva de competncias concorrentes com os demais entes federativos; (b) a possibilidade de fiscalizao abstrata da compatibilidade das leis municipais em relao Constituio da Repblica; (c) a criao de novos Municpios atravs de lei complementar federal; (d) a competncia legislativa suplementar, no que couber, da legislao estadual; (e) a interveno direta da Unio nos Municpios que deixarem de prestar contas ao Tribunal de Contas do respectivo Estado.

76

Das könnte Ihnen auch gefallen