Sie sind auf Seite 1von 7

1

O verdadeiro sentido do Natal


As comemoraes natalinas acontecem e julgo oportuno compartilhar deste tema com todos do Corpo do Messias. Inicialmente gostaria de afirmar bem claro que no tenho a menor inteno em agredir suas tradies e seus costumes quanto comemorao do natal, quer pelos catlicos, protestantes, evanglicos, espritas e por qualquer outra forma mesmo que ela no esteja filiada a uma religio denominada crist. Mesmo nos pases orientais de religio predominantemente budista muitos celebram a festa de natal. Portanto, o objetivo de minha mensagem esclarecer os fatos histricos, confrontar tradies e costumes com os ensinamentos bblicos e deixar que cada leitor tire suas prprias concluses, sem com isto, querer impor ningum aceitar meu ponto de vista. Se voc ler esta mensagem com este esprito com certeza tirar bom proveito.

Pensando bem, o que o Natal?


Nesta poca comum enfeites nas portas das casas e no seu interior grandes ou pequenas rvores de Natal. Decoraes nas ruas da cidade com bolas coloridas variadas, perus, leites recheados, patos, gansos, muitas nozes, castanhas, passas de uvas, whiskys, champanhe, etc., no faltam para um famlia de classe mdia-alta. Enfim, todos do um jeitinho, nem que seja comer um franguinho com farofa. s vezes acontece que muitas pessoas gastam muito dinheiro e herdam uma grande dvida para ser paga em suaves prestaes no ano que vem, pois afinal, quem recebe um presente de natal se v quase na obrigao de retribuir, tudo bem! Mas, quando no se pode, a coisa se complica e constrange at mesmo numa humilhao. Para as pobres crianas de rua tempo de tentao, pois vem presentes e guloseimas expostas nas vitrines das lojas e fica por isso mesmo. Mas com certeza, as esmolas neste tempo se dobram tambm, pois Natal. Afinal vamos dar uma trgua s dificuldades e problemas; vamos esquecer um pouquinho das coisas ruins, nos alegrando com a famlia, desejando a todos um feliz natal cheio de sade, muita paz, e porque no dizer boas festas. Mas afinal, o que se comemora no Natal? Muitos diro: Comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Mesmo para a maioria dos cristos o que isto significa no muito fcil de se entender. Mas atualmente, at o Japo que um pas budista, comemora tambm o Natal. Ento se pergunta: Que esprito este do Natal? Com toda considerao ao leitor, gostaria de compartilhar um pouco sobre as origens da festa natalina, pois no temos a inteno de critic-lo ou to pouco conden-lo porque voc ainda comemora o Natal. Mas a verdadeira inteno que voc entenda o verdadeiro sentido do Natal, suas tradies e costumes, a fim de

que voc como salvo no Messias, esteja livre de todo paganismo do mundo moderno. Se pesquisarmos um pouco, veremos que o Natal atual tem todas as caractersticas de uma festa pag. Vejamos alguns exemplos:

Pinheiros
Os escandinavos adoravam rvores e sacrifcios eram feitos debaixo das rvores ao deus Thor. A Enciclopdia Barsa descreve que a rvore de Natal tem origem germnica, datando do tempo de So Bonifcio (800 d.C.). Os pagos germnicos faziam sacrifcios ao carvalho sagrado de Odim (demnio das tempestades) e ao seu filho Thor. O ato de cortar as rvores para enfeit-las bem antigo. Vejamos o que diz o profeta Jeremias (10:3 e 4): porque os costumes dos povos so vaidades, pois cortam do bosque um madeiro, obra das mos do artfice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam para que no se movam. Quando os pagos se tornaram cristos, normalmente sem uma profunda experincia com Yeshua ( Jesus), levaram consigo todos os costumes pagos.

Escultura do sc. 9 a.C. , palcio de Ashur-Nasir-pal II, em Nimrud - Assria (atual Iraque). Pode-se ver Ashur-Nasir-pal II e um esprito protetor tomar parte em rito do "pinheiro".

Prespio
Foi institudo no sculo XIII por Francisco de Assis, que quis representar o cenrio no qual Yeshua nasceu. sabido que Francisco de Assis propositalmente coloca em seu prespio o boi e o jumento (animais que tradicionalmente fazem parte de qualquer prespio) como uma aluso ignorncia do judeu, remetendo ao texto de Is 1:3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel no tem conhecimento, o meu povo no entende. (Is

1:3). Um claro elemento de antissemitismo sutilmente introduzido em todo prespio at os dias de hoje.

Prespio no Santurio de Ftima - Ftima - Portugal (nota-se o boi e o jumento sempre presentes)

Papai Noel
Noel, em francs, significa Natal. Porm, esta palavra no consta na Bblia e sua origem, conforme minha pesquisa, incerta. H contudo, aqueles que ligam o mito Papai Noel com a lenda de So Nicolau, Bispo de Mira, na sia Menor, no sculo IV. A Holanda o escolheu como patrono das crianas e neste dia era costume dar presentes. Este costume, ento, se espalhou pela Europa. Os noruegueses criam que a deusa Hertha aparecia na lareira e trazia consigo sorte para o lar. A lenda conta que as crianas colocavam seus sapatinhos na janela e So Nicolau passava de noite colocando chocolates e caramelos dentro dos sapatos. Tudo isto foi descaracterizando o verdadeiro esprito do Natal.

So Nicolau, bispo de Myra - santo homenageado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro. Uma lenda da sua outorga sub-reptcia de dotes sobre as trs filhas de um cidado empobrecido deu origem ao velho costume de dar presentes em secreto na vspera de So Nicolau.

NASCIMENTO DE YESHUA (JESUS)


At o ano 300 d.C. o nascimento de Yeshua era comemorado pelos cristos em diferentes datas. No ano 354 d.C. o papa Librio, sendo imperador romano Justiniano, ordenou que os cristos celebrassem o nascimento de Yeshua no dia 25 de dezembro. Provavelmente, ele escolheu esta data porque em Roma j se comemorava neste dia o dia de Saturno, ou seja, a festa chamada Saturnlia. A religio mitraica dos persas (inimiga dos cristos) comemorava neste dia o NATALIS INVICTI SOLIS, ou seja, O Nascimento do Sol Vitorioso.

Mosaico de Jesus Cristo retratado como Sol, ou "deus Sol", no Mausolu "M" na necrpole pr-quarto sculo sob a Baslica de So Pedro, em Roma. nomeado "Christo Sole" (Cristo, o Sol) e datado do final do sculo terceiro pelos arquelogos italianos. Os deuses continuam os mesmos, s os nomes so alterados. Na tentativa de cristianizar cultos pagos, o clero da era das trevas (de Constantino at a Idade Mdia) tentou de todas as formas conciliar o paganismo com o cristianismo. Um bom exemplo disto foi a criao dos santos catlicos,

substituindo as festas e padroeiros pagos. Vnus, deusa do amor; Ceres, deusa da colheita; Netuno deus do Mar; assim como So Cristovo o padroeiro dos viajantes; Santa Brbara, protetora dos troves e o famoso Santo Antnio o padroeiro do casamento. interessante notar que vrios pais da Igreja catlica deixaram registros de exortao contra as prticas pags dos recm-convertidos cristos do imprio romano. Sobre o antigo costume romano de se pendurar coroas de flores (girlandas) nas portas das casas, Tertuliano (160 220 d.C.), escreveu para os cristos: Se vocs renunciaram aos templos, no transformem as vossas portas e as vossas casas em templos. (A Idolatria sc. III d.C) No Brasil ainda foi muito pior quando os santos se misturaram com os demnios e guias do candombl, umbanda, vodu, etc. Paulo, na carta aos romanos (1.25) diz que mudaram a verdade de Dus em mentira. AFINAL, QUANDO NASCEU YESHUA? (Creio eu, ser uma verdade revelada Hb 1.1) Lucas foi o evangelista mais minucioso. Vejamos algumas passagens: Lucas 2.8 diz que haviam pastores guardando seus rebanhos durante as viglias da noite. O inverno em Israel rigoroso e isto pouco provvel que tenha acontecido no inverno. Lucas 2.1 diz que Csar Augusto convocou um recenseamento para o povo judeu. pouco provvel que realizariam um recenseamento no inverno, onde povo deveria percorrer a p ou no mximo em lombo de animal, grandes distncias durante o inverno. Alm do mais, Yosef (Jos) no iria expor uma mulher grvida a andar a cu aberto nestas condies. Lucas 1.5 diz que naquele exato momento Zacarias servia no templo como sacerdote no turno de ABIAS. Isto , os sacerdotes se revezavam no templo em turnos, (cada turno tinha um nome; ABIAS era o 8 turno, sendo portanto, um dos 24 turnos de revezamento dos sacerdotes). Lucas 1.8,9 e 13 diz que neste exato momento Zacarias recebe a anunciao do nascimento de Yohanam Ben Zechariah (Joo Batista filho de Zacarias). Lucas 1.23 e 24 diz que Isabel estava grvida de Joo Batista. Vejamos, portanto, quando realmente Yeshua(Jesus) nasceu. Analisando atentamente alguns versculos bblicos, podemos concluir que Yeshua no nasceu em dezembro e sim nos provveis meses de setembro ou quando muito outubro, meses em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernculos, como diz Joo 1.14: e a Palavra se fez carne e habitou entre ns, habitou no original grego skenesei que se traduz como TABERNACULOU. xodo 12.1 e 2 e Deuteronmio 16.1 mencionam que a Pscoa a principal festa do ano e acontece no primeiro ms.

xodo 23.15 diz que Aviv o primeiro ms do calendrio religioso judeu (bblico). I Crnicas 24.7-10 diz que os sacerdotes se revezavam em turnos de dois turnos/ms e que ABIAS era o oitavo turno. Qual , portanto, a deduo lgica para descobrir o ms do nascimento de Yeshua (Jesus)? Nosso Dus, um Dus lgico e para Ele no h coincidncias. bem provvel que o primeiro turno dos sacerdotes deveria comear no primeiro ms religioso do calendrio judaico, por qu? Imaginem, se os sacerdotes faziam rodzio para servir no templo, eles deveriam ter um ms de referncia para que, antecipadamente, pudessem conhecer seus respectivos turnos e meses nos quais eles (os 24 sacerdotes) fariam o revezamento. E bem lgico que eles escolheriam o mais importante dos meses judaicos, que era o primeiro ms, Aviv, no qual se comemora Pscoa. Ento, se isto lgico e aceitvel, no restam dvidas que o turno de ABIAS de Zacarias que era o oitavo da escala e coincidiu com o ms chamado TAMUZ. Ora, a Bblia diz que poucos dias aps Zacarias ter recebido a anunciao do anjo sobre o nascimento de Joo Batista (Yohanam Ben Zechariah), Isabel, sua mulher ficou grvida. Lucas 1.25 e 36 diz que estando Isabel no 6 ms de gravidez (ms de Tevet), foi ela visitada por Miriam (Maria me de Yeshua) que acabara de ficar grvida. Ora, se contarmos 6 meses no calendrio judaico vamos concluir que Maria ficou grvida de Yeshua no ms de TEVET e, se contarmos nove meses a partir de TEVET chegaremos concluso que Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias) nasceu nos meses de setembro ou no mais tardar em outubro, meses estes que coincidem sempre com o ms do calendrio judaico de Tishrei (7 ms do calendrio), no qual os judeus comemoram a Festa dos Tabernculos. O Calendrio judaico lunar e por isso h diferena entre os meses do calendrio gregoriano, que baseado no sistema solar. propsito, no jornal Estado de Minas do dia 16 de dezembro de 1990, foi publicada uma matria pelo Prof. Nelson Travnik, do observatrio Municipal de Campinas SP, que os computadores j calcularam com base em dados astronmicos, que a data provvel do nascimento de cristo foi em 15 de Setembro do ano 7 E.C. No tenho ferramentas ou argumentos cientficos para endossar essa data e nem to pouco informao Bblica para contradiz-la. Mas, uma coisa eu sei, esta publicao veio exatamente confirmar essa mensagem, na qual eu j cria pela f e por meio dos fatos bblicos e histricos aqui mencionados. CONCLUSO: Fique, portanto, no corao de cada um esta mensagem. Ore a Dus, pea para entend-la bem. Julgue tambm a palavra. Mas, tenho certeza que grande libertao vir na sua vida e com certeza voc se sentir mais livre das tradies

mundanas, no sendo cmplice e nem comungando com outros espritos os quais no testemunham da verdade, que o prprio YESHUA ! Seja sbio! No saia agora por a condenando tudo e todos. Voc nasceu para ser luz onde h trevas. No Verdadeiro Shalom do Messias, Yeshua HaMashiach. Amm.

Das könnte Ihnen auch gefallen