Sie sind auf Seite 1von 6

L eR MAR

Regulamento do Concurso
1. O Concurso LeR o MAR uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular. Esta iniciativa enquadra-se na 7 Edio da Semana da Leitura e tem como temtica central o MAR. 2. O Concurso desenvolve-se no quadro dos objectivos gerais definidos para a Semana da Leitura 2011: Promover e dar visibilidade leitura e escrita, na comunidade escolar; Promover a transversalidade curricular, desenvolvendo um trabalho colaborativo que mobilize um conjunto articulado de saberes que vo da lngua portuguesa, s cincias e s artes; estimular a imaginao e o trabalho em equipa entre os docentes e entre as crianas e os jovens. 3. O pblico-alvo do concurso so as crianas da educao pr-escolar e os alunos dos 1, 2 e 3 ciclos do ensino bsico e do ensino secundrio, abrangendo os estabelecimentos de educao e de ensino das redes pblica e privada. 4. Os trabalhos a desenvolver devem ter em conta as orientaes relativas Semana da Leitura, nomeadamente: considerar um ou vrios dos motes propostos; enquadrar-se numa ou em vrias reas relacionadas com a temtica da Semana da Leitura o MAR (ver sugestes).
Apoios

Concurso

L eR MAR

4.1. s crianas da educao pr-escolar proposta: a) a recolha/explorao de um ou mais provrbios ou lengalengas

relacionados com o mar a realizar pelo coletivo das crianas de uma sala; b) a recolha e explorao de provrbios ou lengalengas pode ter como ponto de partida uma histria ouvida ou lida sobre o MAR, devendo ser referido o ttulo e a autoria da mesma; c) as reflexes e questes abordadas com as crianas devero ser registadas/ recontadas atravs de desenhos, colagens, pinturas ou outras tcnicas que se enquadram na produo de trabalhos de expresso plstica; d) O trabalho final deve ser registado em fotografia ou em vdeo. 4.2. Aos alunos do 1 ciclo do ensino bsico proposta: a) a elaborao de uma histria (por exemplo banda desenhada) que alie texto e imagem e que tenha como ponto de partida uma histria previamente lida (identificada com ttulo e autoria). b) a ilustrao poder realizar-se a partir de desenhos, colagens, pinturas ou outras tcnicas que se enquadram na produo de trabalhos de expresso plstica. 4.3. Aos alunos do 2 ciclo do ensino bsico proposta: a) a construo de um texto jornalstico (notcia ou entrevista) que mobilize diversas reas curriculares na abordagem dos motes e das reas relacionadas com a Semana da Leitura; b) ao texto podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, atravs do recurso a materiais e a tcnicas plsticas ou grficas diversas. 4.4. Aos alunos do 3 ciclo do ensino bsico proposta: a) a construo de um texto jornalstico reportagem que mobilize diversas reas curriculares na abordagem dos motes e das reas
Apoios

Concurso

L eR MAR

relacionadas com a Semana da Leitura;

b) ao texto podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, atravs do recurso a materiais e a tcnicas plsticas ou grficas diversas. 4.5. Aos alunos do ensino secundria proposta: a) a construo de um texto argumentativo que mobilize diversas reas curriculares na abordagem dos motes e das reas relacionadas com a Semana da Leitura; b) ao texto podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, atravs do recurso a materiais e a tcnicas plsticas ou grficas diversas.

5. Cada agrupamento ou escola no agrupada seleciona os trabalhos realizados pelas crianas e pelos alunos, escolhendo um nico trabalho por cada nvel de educao e de ensino para apresentar a concurso (educao pr-escolar/ 1 ciclo do ensino bsico/ 2 ciclo do ensino bsico/ 3 ciclo do ensino bsico/ ensino secundrio).

6. Calendarizao Dezembro de 2012 lanamento do concurso e divulgao da respetiva informao junto dos estabelecimentos de educao e de ensino; Janeiro e Fevereiro de 2013 inscrio da escola/ do agrupamento no SIPNL; elaborao dos trabalhos; seleo pelo agrupamento/ escola no agrupada de um trabalho por nvel/ciclo de educao e de ensino a apresentar a concurso;

Apoios

Concurso

L eR MAR

Maro de 2013 envio pela escola sede do agrupamento/ escola no agrupada do(s) trabalhos(s) selecionado(s), por nvel/ciclo de educao ou de ensino, para o endereo concursos@pnlonline.net; Abril e Maio de 2013 anlise e seleo, pelo jri, dos trabalhos apresentados a concurso; Junho de 2013 divulgao dos vencedores 1 por cada nvel/ciclo de educao e de ensino entrega de prmios aos vencedores.

7. So admitidos a concurso: a) ao nvel da educao pr-escolar, trabalhos coletivos realizados pelo conjunto de crianas de uma mesma sala; b) ao nvel dos 1, 2 e 3 ciclos do ensino bsico e do ensino secundrio, trabalhos individuais.

8. Entre 1 e 31 de Maro de 2013, cada trabalho selecionado pelos agrupamentos/ escolas no agrupadas (um trabalho, por nvel/ciclo de educao e/ou de ensino) deve ser apresentado, via correio eletrnico, para o endereo

concursos@pnlonline.net. 8.1. Cada mensagem de correio electrnico deve incluir apenas um trabalho, gravado como imagem, texto, udio ou vdeo, no devendo exceder 1GB.
Apoios

Concurso

L eR MAR

8.2. No corpo de cada mensagem, tm obrigatoriamente que ser indicadas: - designao do concurso; - identificao do professor responsvel e respetivos contactos; - identificao do agrupamento; - identificao da escola; - identificao da(s) criana(s) ou do/a aluno/a (autores/as dos trabalhos); - identificao do nvel/ ciclo de educao ou de ensino.

9. No final de Maio de 2013, sero divulgados os vencedores do Concurso LeR o


MAR.

10. Sero atribudos prmios aos autores dos trabalhos vencedores (crianas e jovens) e s escolas/ agrupamentos que estes frequentam. 10.1. Os prmios divergem em funo dos nveis/ ciclos de educao e de ensino: a) s crianas da educao pr-escolar, ser atribudo Um dia de Aventuras; b) /Ao aluna/o do 1 ciclo do ensino bsico, sero atribudos 150,00; c) /Ao aluna/o do 2 ciclo do ensino bsico, sero atribudos 200,00; d) /Ao aluna/o do 3 ciclo do ensino bsico, sero atribudos 250,00; e) /Ao aluna/o do ensino secundrio, sero atribudos 300,00. 10.2. (s) sede(s) de agrupamento/ escola(s) no agrupada(s) sero atribudos 400,00 para a aquisio de ttulos para as suas Bibliotecas Escolares.

Apoios

Concurso

L eR MAR

11. Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, cedem os direitos de reproduo e utilizao das imagens/ trabalhos ao Plano Nacional de Leitura, Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental e ao Banco Popular, os quais podem ser utilizados como contedos de comunicao e de divulgao por cada uma das instituies. 12. O Plano Nacional de Leitura, a Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental e o Banco Popular reservam-se o direito de no admitirem a concurso os trabalhos que no cumpram integralmente as condies descritas neste Regulamento. 13. O Jri do Concurso ser constitudo por um representante do Plano Nacional de Leitura, um representante da Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental, um representante do Banco Popular e especialistas relacionados com as reas abordadas nos trabalhos em causa. 13.1. Na avaliao dos trabalhos, o jri ter em conta critrios como a relao entre os motes e as reas, o rigor lingustico, o rigor cientfico, a originalidade e a criatividade. 14. Os trabalhos premiados sero divulgados nos stios do Plano Nacional de Leitura, da Estrutura de Misso para a Extenso da Plataforma Continental e do Banco Popular.

Apoios

Das könnte Ihnen auch gefallen