Sie sind auf Seite 1von 9

4

1 INTRODUO

A microbiologia dos alimentos o ramo da microbiologia que estuda a influncia dos microrganismos nas caractersticas dos produtos de consumo alimentcio humano ou animal, por consequncia, engloba aspectos da ecologia microbiana e de biotecnologia para a produo. Logo, as aulas prticas de microbiologia de alimentos tm o objetivo de apresentar os princpios gerais e mtodos utilizados no estudo da microbiologia. Assim, o laboratrio de microbiologia de alimentos possui instrumentos e equipamentos que so fundamentais para a realizao das atividades prticas. So eles: balanas analtica e semianaltica, autoclave, buretas, provetas, pissetas, microscpio, pipetas, pinas, lminas, lamnulas, tubos de Durham, bales de Erlenmeyer, suportes, estantes, placas de Petri, placas de amianto, tubos de cultura dentre outros. Alm disso, importante conhecer as funes desses instrumentos, para que possa realizar corretamente as atividades prticas. O ambiente laboratorial oferece riscos sade, pois so utilizadas bactrias, algumas patognicas ao homem. Dessa forma, importante ressaltar a biossegurana, que definida como um conjunto de aes destinadas a prevenir, controlar e reduzir ou eliminar riscos inerentes s atividades que possam comprometer a sade humana, animal, vegetal e o meio ambiente. Portanto, medidas como uso de jaleco, prender cabelos longos, limpar e desinfetar a superfcie das bancadas antes e depois da aula prtica, no comer, beber ou fumar no laboratrio, utilizar exclusivamente material estril para anlise, manter canetas, dedos e outros longe da boca, no utilizar material de uso pessoal para limpar os objetos de trabalho, avisar o professor em caso de contaminao acidental, depositar todo o material utilizado em recipiente adequado, jamais os deixando sobre a bancada, colocar os materiais contaminados em recipientes apropriados colocados na bancada, se for portador de algum ferimento nas mos no tocar no material, lavar as mos e calar luvas de procedimentos antes de iniciar alguma anlise, assim como ao deixar o laboratrio tornam-se obrigatrias a fim de evitar contaminaes acidentais. O objetivo da prtica identificar os materiais utilizados no laboratrio de microbiologia, com suas respectivas funes.

2 METODOLOGIA

A prtica foi realizada no Laboratrio de Microbiologia de Alimentos da UFPI, com a finalidade de identificar os equipamentos utilizados e suas respectivas funes. A turma foi dividida em grupos para trabalharem durante a prtica. Havia um total de 20 equipamentos, identificados por nmeros em fichas, colocados sobre a bancada. Primeiro foi feita a identificao de cada um e depois foram relatadas as suas funes caractersticas.

3 RESULTADOS E DISCUSSO

3.1. Balo de fundo chato: usado para aquecimento e armazenamento de lquidos. (CARDOSO, 2011) Tambm usado, em microbiologia, para armazenar quantidades maiores de meios de cultura. (MENDONA et al, 2007)

3.2. Copo de Becker: utilizado para aquecimento de lquidos, reaes de precipitao e etc. (CARDOSO, 2011)

3.3. Erlenmeyer: utilizado para aquecimento de lquidos. (CARDOSO, 2011) O erlenmeyer uma vidraria muito utilizada tambm na multiplicao celular de microorganismos em meio de cultura lquido com agitao ou aerao. (MENDONA et al, 2007)

3.4. Tubo de cultura: destinado ao cultivo de microorganismos em pequeno volume de meio (lquido ou slido). (CAMPOS et al, 2012) * Tubos de Durham: so tubos pequenos, cilndricos, medindo mais ou menos 5x3 mm, colocados invertidos no meio lquido contido em um tubo de cultura comum. Servem para aprisionar o gs formado em uma fermentao. Durante a esterilizao, o tubo de Durham se enche do meio lquido, aps inoculao e fermentao, o lquido deslocado parcialmente ou totalmente. (CAMPOS et al, 2012)

3.5. Estante: suporte para tubos. (CARDOSO, 2011)

3.6. Pina para tubos: podendo ou no apresentar material isolante no cabo, utilizada para manipular tubos com meio slido fundido ou outros materiais quentes de vidro. (CAMPOS et al, 2012)

3.7. Trip de ferro: utilizado para sustentar a tela de amianto ou balo de fundo redondo. (CARDOSO, 2011)

3.8. Bureta: utilizada para medidas precisas de lquidos. Utilizadas em anlises volumtricas. (CARDOSO, 2011)

3.9. Pipeta volumtrica e pipeta graduada: utilizadas para medir volumes fixos de lquidos e volumes variveis de lquidos, respectivamente. (CARDOSO, 2011) Utilizadas para destilao, inoculao, etc. Contm um tampo de algodo em uma das extremidades. (CAMPOS et al, 2012)

3.10. Bico de Bunsen: um aquecedor a gs com chama, cuja temperatura varia de acordo com a regulagem. suprido com gs liquefeito de petrleo (GLP) e proporciona uma chama que permite a realizao da manipulao das anlises microbianas. Deve-se verificar com frequncia se no h vazamentos de gs nas conexes. (MENDONA et al, 2007).

10

3.11. Suporte Universal: utilizado em operaes como: filtrao, suporte para condensador, bureta, sistemas de destilao, etc. Serve tambm para sustentar peas em geral. (CARDOSO, 2011)

3.12. Tela de Amianto: utilizada para distribuir uniformemente o calor em aquecimentos. (CARDOSO, 2011)

3.13. Proveta: utilizada para medidas de volumes de lquidos. (CARDOSO, 2011)

3.14 Balana semi-analtica: usada para a medida de massa de slidos e lquidos no volteis. (CARDOSO, 2011)

3.15. Pisseta: utilizada para lavagens, remoo de precipitados e outros fins. (CARDOSO, 2011)

3.16. Placa de Petri: recipiente redondo de vidro com tampa rasa, destinada ao cultivo de microorganismos em meio slido. (CAMPOS et al, 2012)

3.17. Microscpio: utilizado para observao de microorganismos. (CAMPOS et al, 2012)

3.18. Estufa esterilizadora ou Forno Pauster: utilizada para esterilizar materiais secos tais como tubos, placas, etc. (CAMPOS et al, 2012)

3.19. Contador de Colnias Manual: utilizado para contagem de colnias em placa de Petri. constitudo de um suporte onde colocada a placa e acima desta, em distncia definida, situa-se uma lente (lupa) que possibilita o aumento de 1,5 vezes. Pode acompanhar uma caneta para contagem. Quando o equipamento est funcionando, a placa iluminada, permitindo assim maior nitidez e realce das linhas que subdividem o suporte. (MENDONA et al, 2007)

3.20. Basto: utilizado para agitar solues, transporte de lquidos, etc. (CARDOSO, 2012)

11

4 CONCLUSO

A realizao da prtica registrada no presente relatrio possibilitou o conhecimento dos utenslios de uso em laboratrio, bem como suas funes, sendo tais de suma importncia para o manuseio seguro e realizao correta de prticas futuras.

12

REFERNCIAS

CAMPOS, C. M. F. et al. Aulas prticas. Universidade Federal do Piau, Departamento de Nutrio, pg. 3, 2012.

CARDOSO, O. O. Instrues Gerais para o Trabalho no Laboratrio. Universidade Federal do Piau, Departamento de Bioqumica e Farmacologia, pgs. 4-6, 2011.

MENDONA, S. et al. Manual ilustrado: normas gerais para uso de laboratrio de microbiologia e materiais e equipamentos utilizados na prtica analtica microbiolgica. Instituto Federal de Pernambuco IFPE, Coord. do curso tcnico em Qumica Industrial. 5 ed. 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen